SóProvas



Questões de Empréstimo / Consulta na Fase Permanente


ID
330028
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere às políticas públicas nos arquivos permanentes,
julgue os itens seguintes.

Nos arquivos permanentes, permite-se a transferência física e temporária de documentos para locação interna ou externa com fins de referência, consulta, reprodução, pesquisa ou exposição.

Alternativas
Comentários
  •   Os arquivos permanentes constituem-se de materiais selecionados, que são escolhidos de uma grande massa de documentos produzidos e recebidos por um governo, devido ao seu valor comprobatório e informativo. São escolhidos tomando-se por base não a apreciação de certos documentos em particular, mas devido ao seu significado no conjunto da documentação de um determinado assunto ou atividade, ou, em termos mais amplos, na documentação de um órgão, de um governo, ou mesmo da sociedade em certo estágio de desenvolvimento. O trabalho de recolhimento de documentos a arquivos permanentes tem um duplo objetivo: preservá-los e torná-los disponíveis para serem usados. Os documentos públicos devem ser reconhecidos por lei como propriedade pública. O direito a tais documentos será exclusivamente do governo que os criou e serão conservados para a perpetuidade.
  • os documentos que estão no arquivo permanente foram escolhidos dentre outros pelo seu valor probatório ou informativo e consequentemente serão objeto de consulta, reprodução, pesquisa ou exposição.
  • Senhores,
    estou com uma dúvida nessa questão. Segundo os autores, João Tiago e Leonardo Reis, os arquivos permanentes não podem ser emprestados e a consulta deve ser feita na própria instituição custodiadora desses documentos. Alguém pode me ajudar?

    Sou iniciante nessa matéria. Peço desculpas se estou falando alguma besteira.
  • Essa questão me parece errada, pois a característica de LOCAÇÃO interna e externa é peculiar a BIBLIOTECAS e não a ARQUIVOS PERMANENTES. Não sei se estou levando ao pé da letra, mas a PESQUISA também é um perfil para BIBLIOTECAS.
    Corrijam-me, caso esteja errado.
    O melhor de Deus a todos! Estudem com saúde.

  • Galera fiquei com a mesma dúvida quanto ao empréstimo do arquivo e vejam o que encontrei no material do professor Antonio do EVP:
    ARQUIVOS PERMANENTES
    • DESCRIÇÃO E PUBLICAÇÃO: elaboração de instrumentos de pesquisa para identificar, rastrear, localizar dados, seja pela via sumária ou pela  analítica, facilitando o acesso aos documentos e a divulgação do acervo.
    • REFERÊNCIA: estabelecer políticas de acesso aos documentos.
    Espero ter ajudado.
  • Para dirimir as dúvidas dos colegas.

    A questão é o conceito dado pelo Dicionário de Terminologia Arquivística ao termo Empréstimo. 

    o CESPE só copiou e colou.

    A questão está correta, pois os arquivos podem emprestar seus documentos para serem parte constituinte de alguma exposição cuja temática esteja relacionado ao documento. ou até mesmo para que algum centro de documentação reproduza o documento para que a cópia venha a fazer parte de seu acervo.

    PORÉM, é fato e de conhecimento geral que a CONSULTA/PESQUISA só é feita através da locação interna.

    a Locação Externa é possível para fins de reprodução e exposição. sendo esta locação feita de forma temporária e geralmente é feita entre órgãos ou entidades que possuem de certa forma alguma relação de parceria.

    à exemplo, quando o Arquivo Nacional empresta à Biblioteca Nacional um documento do período monárquico para que este sirva de alguma exposição na BN. 


    Posso estar equivocada, por isso me corrijam!

  • Achei essa questão bem contraditória.. na academia e nas literaturas arquivísticas não é bem assim que funciona. Até aonde eu sei e estudei, documento permanente DEVE ser consultado no mesmo local de custódia, e ainda em hipótese alguma devem sair visando a preservação do documento. Existem documentos que em função da sua fragilidade não podem mais serem manuseados, senão acabam rasgando e danificando. Ai eu pergunto, como é que esses documentos vão ser transferidos de forma temporária com esses riscos? seria uma leviandade, não???? E sobretudo, uma contradição ao que diz as literaturas arquivísticas...

  • Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística

    Empréstimo: transferência física e temporária de documentos para locação interna ou externa, com fins de referência, consulta, reprodução, pesquisa ou exposição. 

     

     

  • Empréstimo → Fora do órgão

    Consulta → Consulta dentro do órgão


ID
358114
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os direitos e deveres dos usuários e das concessionárias dos
serviços de energia elétrica são regulados pela ANEEL, por meio
de resoluções. Com relação a esse assunto, julgue os itens
de 56 a 59.

A enorme quantidade de documentos que caracteriza o arquivo permanente público versus a necessidade urgente de pesquisa e divulgação motiva o estabelecimento de políticas de descrição que se concretizem em programas descritivos viáveis e eficazes.

Heloisa Liberalli Bellotto. Arquivos permanentes: tratamento documental. São Paulo: T.A. Queiroz, 1991. p. 141 (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue os próximos itens, acerca do programa descritivo de documentos.

A função dos arquivos permanentes de franquear o acesso aos documentos sob sua custódia é irrestrita até mesmo aos documentos classificados com alto grau de sigilo.

Alternativas
Comentários
  • Corrijam-me se eu estiver enganado!
     
    Vou basear minha resposta pelo art. 36 do Decreto nº 7.845/2012:

    Art. 36. O documento de guarda permanente que contiver informação classificada em qualquer grau de sigilo será encaminhado, em caso de desclassificação, ao Arquivo Nacional ou ao arquivo permanente do órgão público, da entidade pública ou da instituição de caráter público, para fins de organização, preservação e acesso.
     
    Portanto, quando o documento é enviado ao arquivo permanente, deve ser enviado sem restrição de acesso.
    Gabarito: errado.


  • Essa questão devia ser anulada.

    De acordo com os Princípios de acesso aos arquivos do CIA "Os arquivistas apoiam uma cultura de abertura, mas aceitam restrições conforme exigido pela legislação e outras autoridades, pela ética, ou por exigência dos doadores."

    Mas o problema é arquivo permanente é de acesso público, sempre.


ID
937414
Banca
FCC
Órgão
ANS
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Para controlar melhor os documentos que saem do arquivo e para garantir a sua integridade, é interessante que se adote um sistema de controle de empréstimo de documentos. Isto pode ser melhor atingido pela elaboração de um formulário de Requisição de documentos, do qual deverão constar os seguintes dados:

Alternativas
Comentários
  • Letra E

     

  • Gabarito E

    As outras alternativas podem ser eliminadas pelo simples fato de, todas elas, conterem "natureza da solicitação", e isso não é um recurso permitido, segundo a lei de acesso a informação 12.527.


ID
1967605
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

As atividades do arquivo permanente são classificadas em grupos por Paes (1991). O grupo que está corretamente definido é:

Alternativas
Comentários
  • descrição
    Conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos
    para elaboração de instrumentos de pesquisa.

     

    dicionário brasileiro de terminologia aquivística (2005)

  • a) arranjo e sumarização – reunião e ordenação adequada da tabela de equivalência ou concordância. (Incorreto, a atividade que pertecente ao arquivo permanente é o arranjo, a sumarização não faz parte).

     

    b) reserva e empréstimo – consulta mediante uso de senha ou agendamento prévio. (Incorreta, a atividade de empréstimo pertence ao arquivo corrente).

     

    c) descrição e publicação – acesso aos documentos para consulta e divulgação do acervo. Correta

     

     d) conservação e preservação – medidas de proteção aos documentos em mídia eletrônica. (Incorreta, a conservação e proteção são para todos os tipos de documentos).

     

     e) referência e índice – política de citação da origem dos documentos. (Incorreto, a referência se refere à política de acesso e uso dos documentos).

  • Para responder a esta questão devemos considerar a obra Arquivo: teoria e práticade Marilena Leite Paes. Vamos analisar os itens conforme ensina a professora:

    A - arranjo e sumarização: ordenação adequada dos documentos e seus conteúdos.
    B - reserva e empréstimo: consulta mediante agendamento prévio.
    C - descrição e publicação: acesso aos documentos para consulta e divulgação do acervo.
    D - conservação e preservação: medidas de proteção a todos os documentos.
    E - referência e índice: política de citação do conteúdo dos documentos.

    Gabarito do professor: Letra "C"
  • GABARITO LETRA C

    Para responder a esta questão devemos considerar a obra Arquivo: teoria e práticade Marilena Leite Paes. Vamos analisar os itens conforme ensina a professora:

    A - arranjo e sumarização: ordenação adequada dos documentos e seus conteúdos.
    B - reserva e empréstimo: consulta mediante agendamento prévio.
    C - descrição e publicação: acesso aos documentos para consulta e divulgação do acervo.
    D - conservação e preservação: medidas de proteção a todos os documentos.
    E - referência e índice: política de citação do conteúdo dos documentos

    RESPOSTA DO PROF. MAYKO GOMES DO QC

    ERROS:

     a) arranjo e sumarização – reunião e ordenação adequada da tabela de equivalência ou concordância.

     b) reserva e empréstimo – consulta mediante uso de senha ou agendamento prévio.

     d) conservação e preservação – medidas de proteção aos documentos em mídia eletrônica.

     e) referência e índice – política de citação da origem dos documentos.


ID
1967656
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre os arquivos permanentes. Assinale com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas.

( ) Os documentos de arquivos permanentes perderam seu valor administrativo e são guardados pelo seu valor histórico.

( ) Os documentos de arquivos permanentes são passíveis de eliminação, desde que extrapolados os prazos da tabela de temporalidade.

( ) O empréstimo de documentos de arquivos permanentes, inclusive para órgãos e usuários externos, é um procedimento habitual.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B: c) Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo (vide esquema mnemônico no 2, abaixo):
    Esquema mnemônico no 2
    corrente → corre → tramita (consulta frequente)
    intermediário → transitoriedade (consulta não frequente)
    permanente → preservados sempre (matéria-prima da história)
    Obs.: Segundo Marilena Leite Paes, as 3 idades são complementares. Cada uma delas “corresponde a uma maneira diferente de conservar e tratar os documentos e, consequentemente, uma organização adequada”.

     

     

  • (V) Os documentos de arquivos permanentes perderam seu valor administrativo e são guardados pelo seu valor histórico.

     

    (F ) Os documentos de arquivos permanentes são passíveis de eliminação, desde que extrapolados os prazos da tabela de temporalidade.

    OS DOCUMENTOS PERMANENTES NÃO PODEM SER ELIMINADOS. 

     

    ( F) O empréstimo de documentos de arquivos permanentes, inclusive para órgãos e usuários externos, é um procedimento habitual.

    OS DOCUMENTOS PERMANENTES SÃO ABERTOS AO PÚBLICO EM GERAL, ISTO É O SEU ACESSO. 

  • O empréstimo de documentos de arquivos permanentes, inclusive para órgãos e usuários externos, é um procedimento habitual.

    Documentos históricos são emprestados habitualmente? Nunca! Para órgãos e usuários externos? Menos ainda!

    Eu não acredito que o erro esteja relacionado ao fato de ser, ou não, aberto ao público, mas relacionado à necessidade de conservação dos documentos históricos. Fato que não é compatível com o empréstimo habitual aos externos.

  • Imagina você pedindo a carta do Pero Vaz de Caminha emprestada. Será que deixariam vc levá-la?


ID
2411329
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O empréstimo gratuito de um documento por via contratual, com direito de uso por tempo predeterminado, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Consignação - procedimento de venda no qual o risco é do fornecedor, que disponibiliza para o empresário vendedor uma determinada quantidade de produtos, com margem previamente definida, e cujo acerto é realizado em data acordada.

    Depósito - Alguém recebe bem móvel de outrem, para guardar temporariamente, até ser reclamado. Difere do comodato, pois neste há o uso da coisa.

    Comodato - O comodato é o empréstimo gratuito de coisas não fungíveis. (Coisas fungíveis é a característica de bens que podem ser substituídos por outro da mesma espécie, qualidade ou quantidade)

     

  • Qual a diferença de depósito e comodato? Pq não poderia ser depósito?
    "Alguém recebe bem móvel de outrem, para guardar temporariamente, até ser reclamado. Difere do comodato, pois neste há o uso da coisa."
    Definição estranha, no comodato não há uso da coisa? (do documento, no caso)???

  • Comodato é um tipo de contrato em que ocorre o empréstimo gratuito de coisas que não podem ser substituídas por outra igual, como um imóvel. A única obrigação de quem recebe o bem é devolver no prazo combinado e nas mesmas condições que recebeu.

  • Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, a entrada de documentos sob custódia temporária, mas sem a cessão da propriedade do mesmo, chama-se depósito.

    A destinação é a ecisão, com base na avaliação, quanto ao encaminhamento de documentos para guarda permanente, descarte ou eliminação.

    Não há no documento qualquer relação aos demais termos apresentados na questão.

    Gabarito do professor: Letra "C"
  • Comodato: contrato por tempo predeterminado para o empréstimo;

    Guia-fora: indicador colocado no local para assinalar a remoção do documento.

    Importante diferenciar, pois já vi questão trocar os conceitos.

    Gab C


ID
3039157
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito de gestão da informação e gestão de documentos, julgue o item a seguir.


As atividades do arquivo permanente consistem na transferência, na eliminação dos documentos e na manutenção dos valores primários.

Alternativas
Comentários
  • Atividades vitais do arquivo permanente:

    *Arranjo

    *Descrição

    *Difusão

    _Conservação

  • O documento é recolhido para o arquivo permanente quando ele perde o valor primário, ou seja, não 

    possui mais nenhum valor para as atividades da administração. Esses documentos, por outro lado, possuem

    valor secundário: histórico, cultural, probatório e informativo e são guardados para fins científicos, sociais e culturais. 

  • ERRADO

    NÃO SE ELIMINA UM ARQUIVO PERMANENTE.

  • As atividades do arquivo permanente consistem na transferência, na eliminação dos documentos e na manutenção dos valores primários.

    Arquivos permantentes: são recolhidos, não são eliminados e tem valor secundário

  • Eliminação não combina com arquivos permanentes.

    gab. E

  • valores secundários.

    Não são eliminados.

  • ERRADO

    FASE DE DOCUMENTOS 

    Os documentos públicos são identificados:

    •       CORRENTE

    o  VALOR PRIMARIO- Administrativo, jurídico e fiscal;

    o  É arquivo ativo, de uso frequente, geralmente uso administrativo. E a única idade obrigatória pela qual passam todos documentos, que podem migrar tanto para fase intermediaria, quanto para fase permanente. 

    •       INTERMEDIARIA

    o  VALOR PRIMARIO ou IMEDIATO - Administrativo, jurídico e fiscal;

    o  É arquivo semiativo, de uso administrativo. É o LIMBO, na qual os documentos tanto podem voltar para a fase corrente, como migrar para a fase permanente.

    •       PERMANENTE

    o  VALOR SECUNDARIO ou MEDIATO - Probatório, histórico e informativo;

    o  É arquivo inativo, de valor histórico, que será recolhido. Jamais será eliminado, emprestado ou passará para fases anteriores. 

  • Não pagaria um centavo de inscrição para essa banca...

  • Lembrando q o protocolo não faz TRAMITAÇÃO e sim,CONTROLE da tramitação.

  • As principais atividades dos arquivos permanentes são:

    Arranjo: Sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.

    Descrição: Conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa.

    Preservação: Prevenção da deterioração e danos em documentos por meio de adequado controle ambiental e/ou tratamento físico e/ou químico.

    Acesso: Possibilidade de consulta a documentos e informações

    https://centraldefavoritos.com.br/2016/09/09/arquivos-permanentes/

  • Segundo Marilena Leite Paes

    “Classificam-se em quatro grupos distintos as atividades do arquivo permanente:

    1. Arranjo – reunião e ordenação adequada dos documentos;

    2. Descrição e publicação – acesso aos documentos para consulta e divulgação do acervo;

    3. Conservação – medidas de proteção aos documentos e, consequentemente, ao local de sua guarda, visando impedir sua destruição;

    4. Referência – política de acesso e uso dos documentos”


ID
3220282
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Serviço de referência é o processo de comunicação que tem, como principal objetivo, o de satisfazer as necessidades de informação de determinado grupo de usuários em uma unidade de informação (arquivo, biblioteca, centro de documentação, centro de memória), para que o usuário seja atendido de forma rápida e funcional. Nesse sentido, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a interferência exercida pelos profissionais na construção dos instrumentos de pesquisa, se não for explicitada e cuidadosamente trabalhada, poderá resultar em fortes obstáculos ao serviço de referência, uma vez que a terminologia utilizada e a forma de representação do acervo documental poderiam impedir o usuário do acesso à informação.


ID
3319252
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Para cumprir suas finalidades, as principais atividades dos arquivos permanentes são:

Alternativas
Comentários
  • B

  • Falou em arranjo pense logo em arquivo permanente.

  • Gabarito B.. Lembra documento permanente deve ser bem preservado..

  • Fases do arquivo permanente:

    Descrição

    Arranjo

    Preservação

    Acesso


ID
3390775
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A função de um arquivo permanente é reunir, conservar, arranjar, descrever e facilitar a consulta dos documentos oficiais, de uso não corrente, ou seja, concentrar sob sua custódia, conservar e tornar acessíveis documentos não correntes, que possam tornar-se úteis para fins administrativos, pesquisas históricas e outros fins. São classificações de atividades do arquivo permanente, exceto:

Alternativas
Comentários
  • “Classificam-se em quatro grupos distintos as atividades do arquivo permanente:

    1. Arranjo – reunião e ordenação adequada dos documentos;

    2. Descrição e publicação – acesso aos documentos para consulta e divulgação do acervo;

    3. Conservação – medidas de proteção aos documentos e, consequentemente, ao local de sua guarda, visando impedir sua destruição;

    4. Referência – política de acesso e uso dos documentos”

    https://www.grancursosonline.com.br/download-demonstrativo/download-aula-pdf/codigo/2nn8riItiRs%3D página 15

  • Projeção é um material de arquivo (Acessório). É a saliência na parte superior da Guia Divisória.

  • GAB.C--> PROJEÇÃO NÃO FAZ PARTE DO ARQUIVO PERMANENTE.

    Segundo Paes, Marilena (Arquivo: teoria e prática, 2004), as principais atividades dos arquivos permanentes são:

    - Arranjo

    - Descrição

    -Publicação

    -Conservação

    -Referência.

  • GABARITO: LETRA C

    O arquivo permanente possui documentos que devem ser preservados para sempre, por terem valor secundário. Segundo Marilena Leite Paes, “a função de um arquivo permanente é reunir, conservar, arranjar, descrever e facilitar a consulta dos documentos oficiais, de uso não corrente”.

    Atividades de um arquivo permanente:

    Arranjo

    Descrição e publicação (facilitar o acesso aos documentos)

    Conservação

    Referência (política de acesso e uso dos documentos)

    FONTE:  Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

  • as principais atividades dos arquivos permanentes são : Arranjo , Descrição ,Publicação , Conservação, Referência.

  • As principais atividades dos arquivos permanentes são: Arranjo: Sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido. Descrição: Conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa. Preservação: Prevenção da deterioração e danos em documentos por meio de adequado controle ambiental e/ou tratamento físico e/ou químico. Acesso: Possibilidade de consulta a documentos e informações

ID
3571381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2004
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito dos arquivos permanentes, julgue o item a seguir.


Os alunos de ensino médio e fundamental inserem-se nas categorias de usuários freqüentes dos arquivos permanentes.

Alternativas
Comentários
  • Errado. São usuários frequentes de biblioteca e Museu.

  • Biblioteca e museu.

  • Arquivos permanentes não tem uso frequente


ID
3575860
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Presidente Prudente - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os dois principais instrumentos de gestão de documentos são o plano de classificação e a tabela de temporalidade documental. No entanto, eles não são os únicos. Assinale a alternativa que apresenta o instrumento de gestão responsável pela definição das categorias de usuários e permissões de acesso e uso do sistema de gestão arquivística de documentos.

Alternativas
Comentários
  • Esquema de classificação de acesso e segurança.

    GAB: D

    Intuitivamente dá para responder.


ID
3575878
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Presidente Prudente - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra : A

    O arquivo permanente público , principalmente o municipal, ao ser o repositório do patrimônio documental local, É o principal testemunho da história de um município .

    O conjunto formado por seus fundos arquivísticos e pelos demais bens culturais produzidos no decorrer da evolução de determinada comunidade constitui o patrimônio cultural dessa mesma comunidade. A preservação do patrimônio cultural significa a preservação da memória de toda uma sociedade que tenha produzido e acumulado aquele patrimônio, que é a soma de todos os saberes, fazeres, comportamentos e experiências que, a partir dos seus objetos, registros e produtos concretos, foram produzidos no evoluir dessa sociedade.

    Fonte: arquivodoestado.sp.gov

  • A alternativa B é extremamente ardilosa, mas o erro está na palavra COLEÇÃO. A palavra coleção está associada ao conceito de biblioteca, não de arquivo.

    Boa sorte a todos! : )


ID
3670813
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MI
Ano
2006
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Quanto às ações culturais e educativas nos arquivos permanentes, julgue o item que se segue.


As exposições de documentos devem ser evitadas nos arquivos permanentes, tendo em vista o risco que representam para o acervo.

Alternativas
Comentários
  • kd os comentários dos professores? estão de quarentena?
  • Na verdade é o oposto, uma das funções do arquivo permanente é a difusão, ou seja de nada adianta preservar um arquivo permanente que contém a história da instituição, se o público não tem acesso, então é através da difusão que se expõe os arquivos históricos. Exemplo: Quando as escolas visitam exposições com documentos históricos, que podem ser da construção de Brasília ou outro exemplo qualquer. Mas não confundam com museus, bom lembrar.
  • A palavra "exposição" na questão é apresentada com sentido de "visitação pública". Portanto, deve ocorrer o contrário ao que a assertiva traz: o acesso aos documentos públicos (permanentes) deve ser garantido, não evitado.

    O comentário do Marcos Vinicius também contribui bastante para entendimento.

  • Uma das funções do arquivo permanente, é justamente a exposição, afinal, grande parte de seus documentos são de cunho cultural e histórico.

  • Direto ao Ponto!

    As exposições de documentos devem (ser incentivadas para conhecimento do público) ser evitadas nos arquivos permanentes, tendo em vista o risco que representam para o acervo.

    Além disso, arquivos permanentes existem justamente para esse propósito. Servir a história, conhecimento do povo, etc.

    GABARITO: ERRADO

    Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para fuvio10@outlook.com ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.

  • O problema aqui é que a palavra "exposição" pode assumir dois sentidos:

    Exposição no sentido de difusão, que é o objetivo do arquivo permanente.

    Exposição no sentido de exposição à intempéries (chuva, poeira, sol), o que não deve ocorrer no arquivo permanente.

    Na hora da prova é aponta pra fé e rema.