- ID
- 3791932
- Banca
- UDESC
- Órgão
- UDESC
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Matemática
- Assuntos
Sejam a e b números naturais para os quais log(a+1) (b + 2a) = 2 e 1+ loga ( b - 1) = a.
Então log3a (3b - a) é igual a:
Considere os números reais a, b e c, que fazem com que as sequências S1 = (2c, a, 7a), S2 = (b, c, 2c - 1) e S3 = (4b, a - c, - 2c) sejam três progressões aritméticas de razões r1 , r2 e r3 , respectivamente. Então a sequência S = (r1, r2, r3) é uma progressão:
Analise cada proposição em relação ao processo de embriogênese e assinale (V) para verdadeira ou (F) para falsa.
( ) A fecundação é a união entre os gametas masculino e feminino, que são haploides, para formar um zigoto (diploide).
( ) Quando vários espermatozoides se aproximam do óvulo, ocorre o processo chamado de ativação.
( ) A monoespermia ocorre quando o espermatozoide é formado por apenas um flagelo.
( ) A anfimixia consiste na formação do tubo polínico nas plantas superiores.
( ) A partenogênese é o processo sem fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Este processo ocorre, por exemplo, nas abelhas.
Assinale a alternativa que apresenta um fator que explique o processo de especiação.
Analise as proposições a respeito dos organismos do Reino Protista.
I. Os protozoários são eucariontes unicelulares heterótrofos.
II. A organela de locomoção dos protozoários é apenas do tipo flagelo.
III. O Trypanosoma cruzi é o protozoário flagelado causador da doença de Chagas.
IV. As diatomáceas são algas do grupo das crisófitas; têm parede celular rígida por causa da presença de celulose
V. Nos protistas predomina a reprodução assexuada por cissiparidade, que se inicia com a divisão do núcleo e depois em divisão do citoplasma.
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa incorreta a respeito das características gerais dos vírus.
Assinale a alternativa incorreta em relação às membranas plasmáticas.
I. Bioma caracterizado pela presença de uma grande diversidade de gramíneas. Estendese por áreas de planície, apresentando um clima subtropical, com verões quentes e invernos frios. Devido à intensa exploração para a agricultura e a pecuária, apresenta apenas 36% de sua cobertura original.
II. Segundo bioma em extensão do Brasil. Caracteriza-se pelo clima tropical-sazonal, com chuvas concentradas em um período do ano. O solo é ácido e pouco fértil, com plantas adaptadas a estas condições, como árvores de cascas grossas e troncos retorcidos. Dados atuais mostram que o bioma já perdeu quase 50% de sua cobertura original.
III. Maior Floresta Pluvial Tropical do mundo. Caracteriza-se pela presença de um dossel fechado formado por árvores altas e um subdossel onde pode ser identificada uma grande quantidade de lianas e epífitas. Encontra-se ameaçada, tendo perdido aproximadamente 20% de sua cobertura original.
IV. Bioma único no Planeta, tombado como patrimônio natural da humanidade pela Unesco. Considerado a maior planície inundável do mundo, apresenta uma elevada biodiversidade, onde se destaca a fauna aquática. Dados atuais revelam que o bioma já perdeu aproximadamente 15% de sua cobertura original.
V. Bioma que se estendia, originalmente, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, pela linha costeira do país. Apresenta clima que vai do tropical ao subtropical e uma grande diversidade de ecossistemas, como as Florestas Ombrófilas Densas, as Florestas Ombrófilas Mistas e as formações pioneiras. Apresenta apenas 7% de sua cobertura original.
Assinale a alternativa que relaciona
corretamente a descrição do bioma com o seu
nome.
Assinale a alternativa correta a respeito das características gerais das briófitas.
Analise as proposições abaixo, a respeito da energia nos ecossistemas.
I. Organismos fotossintetizantes (como algas e plantas) são capazes de capturar a energia luminosa do Sol e convertê-la em energia química, que fica armazenada nas moléculas das substâncias orgânicas. Este processo é chamado de fotossíntese.
II. Em uma cadeia alimentar, a quantidade de energia de um nível trófico é sempre maior que a energia que pode ser transferida ao nível seguinte, uma vez que todos os seres vivos consomem parte da energia do alimento para a manutenção de sua própria vida.
III. A transferência de energia na cadeia alimentar é unidirecional; tem início nos organismos produtores, passa para os consumidores e finaliza com os organismos decompositores.
IV. Os consumidores primários obtêm a energia necessária à sua sobrevivência alimentando-se diretamente dos organismos fotossintetizantes.
V. Os organismos decompositores obtêm a energia necessária à sua sobrevivência através da decomposição da matéria orgânica morta.
Assinale a alternativa correta.
Leia a notícia abaixo.
“França proíbe o uso do véu islâmico em locais públicos – Projeto de lei veta traje que cobre todo o corpo e/ou deixa só olhos à mostra. A França está prestes a entrar para o grupo de países europeus que decidiu proibir o uso do véu islâmico em locais públicos. A Câmara Baixa francesa aprovou, com 335 votos a favor e um contra, o projeto de lei que proíbe o uso da burca (cobre todo o corpo e rosto) ou o niqab (deixa apenas os olhos à mostra). O texto foi aprovado na última segunda-feira pelos deputados da maioria conservadora da União por Movimento Popular (UMP), sem a presença dos socialistas, que já haviam alertado que não participariam da votação. O projeto segue para o voto no Senado em setembro, onde se espera que passe facilmente. A medida conta com o apoio da população francesa, segundo pesquisas divulgadas nas últimas semanas, mas atrai críticas do mundo muçulmano.”
(Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/donna/19,206,2970 825,Franca-proibe-o-uso-do-veu-islamico-em-locaispublicos.html)
Leia o excerto abaixo.
“As classes dominantes, sob liderança do bloco multinacional e associado, empreenderam uma campanha ideológica e político-militar em frentes diversas, através de uma série de instituições e organizações de classe, muitas das quais eram parte integrantes do sistema político populista.”
(DREIFUSS, René Armand. 1964: a Conquista do Estado– Ação Política, Poder e Golpe de Classe. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 1986. p. 483.)
Relacionando as motivações do golpe militar de
1964 no Brasil, expostas no excerto, à cultura
política brasileira, assinale a alternativa correta.
As décadas de 1950 e 1980 foram marcadas por uma polarização global entre duas formas de pensar e organizar o mundo, conhecida como Guerra Fria.
Analise cada proposição sobre os acontecimentos e processos que contribuem para o entendimento desse período e assinale (V) para verdadeira ou (F) para falsa.
( ) A emergência da União da República Socialista Soviética – URSS, após a Segunda Guerra, como uma das grandes potências militares e políticas do mundo, alarmou os países capitalistas, sobretudo diante do avanço do comunismo na Europa.
( ) A Doutrina Truman foi o ponto de partida para a Guerra Fria; o Plano Marshall, que dela fez parte, foi proposto pelos Estados Unidos com a intenção de conter a expansão socialista, mantendo os países europeus sob influência norte-americana.
( ) O bloqueio de Berlim, em 1948, foi o primeiro grande conflito entre os dois blocos; mais tarde a construção de um muro separando as duas partes da cidade tornaria o Muro de Berlim o principal símbolo da Guerra Fria.
( ) A crise dos mísseis foi um dos momentos mais críticos da Guerra Fria.
( v) A Guerra Fria significou ações que iam da ameaça militar à coação política, econômica e ideológica. A hostilidade gerada por estas ações colocava no horizonte a possibilidade de uma guerra nuclear, gerando um clima de medo que se espraiou para todo o mundo, nesse período.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
Observe o quadro abaixo, com informações dos seis municípios catarinenses que mais cresceram em população entre 1991-2000.
População
Total Urbana
Município Crescimento (%) Absoluta Posição em SC % Posição em SC
Itapoá 9,28 8.839 122º 92,67 25º
Itapema 8,82 25.869 39º 95,79 10º
Araquari 7,37 23.645 43º 93,04 23º
Bombinhas 7,09 8.716 125º 100 1º
Balneário Camboriú 6,96 73.455 13º 100 1º
Balneário Barra do Sul 6,36 6.032 262º 99,78 3º
(IBGE. Censo 2000)
Sobre os municípios apresentados na tabela acima, é incorreto afirmar:
Sobre a Revolução Federalista e suas implicações no Estado de Santa Catarina, assinale a alternativa incorreta.
Leia o excerto abaixo.
“O primeiro navio com casais chegou a Santa Catarina em começo de 1748. O governador José da Silva Paes foi quem os recebeu. Com data de 20 de fevereiro, escreveu uma carta ao rei, lastimando as mortes e o estado de saúde dos que desembarcaram [...] A viagem não terminava no porto da Ilha de Santa Catarina. Ainda era preciso alcançar o sítio destinado a ser povoado. Para a grande maioria, esse último pedaço era ainda mais difícil.”
(FLORES, Maria Bernardete Ramos. Povoadores da fronteira: os casais açorianos rumo ao Sul do Brasil. Florianópolis: UFSC, 2000, p. 50-55.)
Considerando o texto acima e a história dos
açorianos em Santa Catarina, analise as
proposições.
I. O texto retrata a viagem que realizaram os casais de açorianos à Ilha de Santa Catarina ainda no século XVIII, e suas posteriores dispersões pelo Estado Catarinense.
II. Além do estado de saúde precário que a maioria apresentava no desembarque, as famílias tinham dificuldades com o assentamento em terras e enfrentavam promessas não cumpridas.
III. Duzentos e sessenta e dois anos depois da chegada dos primeiros casais, fica clara a impossibilidade da manutenção da originalidade integral da cultura açoriana.
IV. Sabe-se que Santa Catarina é um Estado que
se destaca pela pluralidade cultural e
geográfica. A população compõe-se de
povos de origem portuguesa, alemã,
italiana, austríaca, suíça, espanhola,
africana, indígena, polonesa e outras tantas.
Os açorianos são um entre estes grupos e
suas singularidades.
Assinale a alternativa correta.
Leia o excerto abaixo.
“O slogan ‘Bela e Santa Catarina’ foi criado para melhor vender a imagem do Estado. O maior atrativo como produto turístico era sua diversidade cultural, amalgamada agora no Estado de Festa. [...] As festas e eventos culturais, mesmo como criações recentes, têm um papel importante na vida local. No Sul do Brasil, o Estado de Santa Catarina tem sido palco de eventos [festivos]. [...] Surgem várias festas ressaltando os respectivos elementos, permeadas, evidentemente, com caráter mercadológico.”
(SEVERINO, José Roberto. Itajaí e a identidade açoriana: a maquiagem do possível. Itajaí: UNIVALI, 1999, p. 11-49.)
Analise as proposições em relação ao texto e à realidade de Santa Catarina.
I. Pode-se afirmar que Santa Catarina é um Estado Belo, europeu e sem problemas sociais.
II. As festas mais recentes, criadas no Estado, procuram manter um certo vínculo com a cultura local, mas tentam, sob diferentes formas, aproveitar o que de vendável e espetacular pode ser comercializado.
III. A ênfase no caráter étnico dessas festas pode
provocar a crença e mesmo o preconceito de
que o Estado de Santa Catarina é o mais
organizado, limpo e dinâmico da Federação,
em detrimento dos demais.
Sobre a capital dos catarinenses, pode-se afirmar que:
I. Florianópolis, maior cidade do Estado, é a capital e o centro administrativo do Estado;
II. com seus inúmeros encantos e belezas, Florianópolis é atualmente um dos principais destinos turísticos do país e de quem busca melhorar de vida em uma nova cidade. O futuro do paraíso, porém, está em jogo, ameaçado pelo crescimento recente;
III. Florianópolis é a capital brasileira que oferece melhor qualidade de vida e o terceiro município brasileiro mais visitado por turistas estrangeiros, atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo;
IV. entre 1980 e 2007, a população de Florianópolis mais que dobrou. O município, composto pela Ilha de Santa Catarina e por uma parte no continente, viu seu número de habitantes saltar de 187.880 para cerca de 400 mil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
Assinale a alternativa correta.
Analise as proposições.
I. Pelo que indicam os registros literários, Marcelino Antônio Dutra é considerado o primeiro autor de Florianópolis, autor do poemeto Assembleia das aves.
II. Virgílio Vázea é considerado o introdutor do gênero Marinhista na literatura brasileira e também o criador do conto catarinense.
III. Álvaro de Carvalho é considerado o primeiro dramaturgo catarinense.
IV. O Grupo Litoral fundou o Clube de Cinema, criando O Preço da ilusão, primeiro longa metragem catarinense.
Assinale a alternativa correta.
Analise as proposições.
I. Zeca Pires – catarinense, diretor de cinema, produziu vários documentários e “curtas”, como Perto do mar, Caminhos do Divino, entre outros.
II. Willy Zumblick – artista plástico catarinense, retratou aspectos das tradições, da cultura e da história, como Bandeiras do Divino, a Epopeia de Giuseppe e Anita Garibaldi, entre outros.
III. Alcides Buss – escritor catarinense, publicou obras como Olhar a vida, Pomar de palavras, entre
outras.
IV. Rodrigo de Haro – artista como seu pai, Martinho de Haro – foi um dos integrantes da primeira exposição coletiva realizada pelo GAPF – Grupo de Artistas Plásticos de Florianópolis, à época do Grupo Sul.
Assinale a alternativa correta.