SóProvas



Prova UEMG - 2019 - UEMG - Vestibular - EAD - Prova 02


ID
4212238
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Por meio da fotossíntese, o gás carbônico (CO2) é fixado e transformado em matéria orgânica pelos seres produtores. Já os consumidores somente adquirem carbono pela nutrição.

O carbono aprisionado no organismo dos seres vivos pode ser devolvido ao meio ambiente por diversas formas, exceto pela

Alternativas
Comentários
  • Os seres vivos são também responsáveis pela liberação de gás carbônico no ambiente. A liberação ocorre por dois processos: o processo de respiração e o processo de decomposição. Na respiração, os organismos utilizam oxigênio e liberam gás carbônico no processo. Já na decomposição, ocorre a liberação de gás carbônico e água. Ciclo biológico do carbono Envolve os seres vivos do planeta e pode ocorrer no meio terrestre e no meio aquático. Organismos fotossintetizantes são responsáveis por retirar o gás carbônico da atmosfera. No processo de fotossíntese, esses organismos utilizam o CO2 e liberam o oxigênio (O2). Na fotossíntese, o carbono é utilizado na fabricação de moléculas orgânicas.
  • A - Verdade , a combustão de álcool (C2H5OH) , madeira e até mesmo combustíveis fósseis liberando compostos com o elemento carbono.

    B- Verdade , pela decomposição da matéria orgânica dos organismos são liberados compostos como : Carbono , nitrogênio e etc .

    C- Falso , a Fotossíntese é o processo de conversão de energia luminosa em energia química , ou seja , faz a utilização dos compostos com carbono é libera oxigênio.

    D- Verdade , apesar de não parecer as plantas também respiram é consomem oxigênio , mesmo que de maneira mínima . Portanto , no processo de fotossíntese a planta consome gás carbônico e libera oxigênio . Já na respiração as plantas consomem oxigênio igual aos outros organismos e liberam como produto gás carbônico.

  • A- Qualquer combustão completa libera CO2 na atmosfera.

    B-Os organismos decompositores transformam matéria orgânica em inorgânica, logo, há liberação de CO2.

    C- A fotossíntese captura CO2 da atmosfera para realizar fotossíntese, então o CO2 é retirado, não devolvido.

    D- A respiração consome O2 e libera CO2 como produto.

    Alternativa correta: Letra C


ID
4212241
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Bactérias e protozoários são seres vivos unicelulares que possuem em comum:

Alternativas
Comentários
  • Bactérias não tem membrana nuclear e nem mitocôndrias e muito menos cloroplasto.

  • Tanto a bactéria, quanto o protozoário, possuem material genético próprio, que armazenam as informações e controla as atividades da célula. Esse material genético é formado por ácidos nucléicos e são responsáveis por armazenar as informações genéticas. E o DNA é um ácido nucleico que apresenta todas as informações genéticas


ID
4212244
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O processo de evolução das angiospermas foi marcado pelo desenvolvimento de uma estrutura peculiar a este grupo que certamente favoreceu a sua ampla distribuição geográfica. Essa estrutura é a (o)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Entre as estruturas citadas nas letra A,B e C a única exclusiva das angiospermas é o fruto.

  • Gimnospermas também possuem grãos de pólen.

  • Lembre-se, gminospermas também tem grãos de pólen

    GAB D

    APMBB


ID
4212247
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O cruzamento entre animais com cauda longa foi feito repetidas vezes entre si, originando sempre descendentes com cauda longa. Os descendentes, quando cruzados entre si, também somente originaram filhotes de cauda longa. De acordo com os princípios da genética mendeliana, isso se dá porque

Alternativas
Comentários
  • Marquei D, faz mais sentido que a A

  • Ser dominante não necessáriamente significa que eles serão heterozigotos mas se os descendentes apenas geram dominantes tbm isso é forte indício de raça pura, homozigota

  • ué, o caráter pode ser recessivo.

    o gabarito deveria ser a (D).

  • Questão Errada, não entende nada !!!


ID
4212250
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O processo de formação de gametas masculinos (espermatogênese) na espécie humana tem relações com os sistemas nervoso e hormonal. Sendo assim,

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de anulação. Como assim alcolismo e má nutrição não afeta a gametogenese

  • "A infertilidade masculina é causada por fatores que bloqueiam ou alteram a espermatogênese. O alcoolismo e o fumo afetam a qualidade sexual e a capacidade de concepção no homem podendo desenvolver problemas de fertilidade."

    Questão estranha...

  • LH e não FSH quem está relacionado com a sintese da testosterona. O FSH atua na formação de espermatozóides na células de Sertolli.

    Gabarito A e não D

  • Não é a questão que é estranha, é esse vestibular. Nível baixíssimo nas questões.

  • ??????????? como assim...


ID
4212253
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação ao aquecimento global, conseqüência da atividade humana, são feitas as seguintes afirmativas:


I. O aumento da temperatura média da superfície terrestre poderá provocar a formação de novos desertos, com conseqüências danosas para a agricultura e para a continuidade da vida em nosso planeta.

II. Quando se alerta sobre os riscos relacionados com o efeito estufa, o que está em foco é sua intensificação e, conseqüentemente, a alteração climática do planeta.

III. O efeito estufa é imprescindível à manutenção da vida sobre a Terra.


A alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas é

Alternativas

ID
4212256
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Ao desligar o motor de um carro em movimento numa estrada plana, reta e sem imperfeições, ele percorre uma distância e pára. Isto acontece devido

Alternativas
Comentários
  • Aumento a diminuição das forças externas

    eu

    Aumento a distância percorrida até parar


ID
4212259
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Há alguns anos, o Brasil viveu o conhecido “apagão”, e, nessa época, o governo federal incentivou a população, a indústria e o setor público a economizarem energia elétrica. Em relação à matriz energética, esse momento histórico causou

Alternativas
Comentários
  • R: C

    menos consumo de Energia Elétrica


ID
4212268
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A economia brasileira poderá perder até R$ 3,6 trilhões nos próximos 40 anos em decorrência das mudanças climáticas, indica um estudo realizado por pesquisadores das principais instituições públicas e privadas do país. No setor de energia, seria necessário instalar capacidade extra de geração, "de preferência, com geração por gás natural, bagaço de cana e energia eólica".

(http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/bbc/2009/11/25/jhtm. Acesso: 04/03/2010.)


A geração de energia a partir do gás natural, bagaço de cana e energia eólica é preferível, porque essas fontes de energia

Alternativas

ID
4212271
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

11 de setembro e segurança mundial

Os ataques de 11 de setembro (2001) introduziram um grau de organização e uma capacidade de destruição que não existiam nos atentados terroristas. O que nos deixa com a sensação de estarmos menos seguros é a consciência de que um pequeno grupo de terroristas pode infligir danos enormes sem que nada possa nos alertar para o perigo.

(Veja. S.P.: edição 1972, ano 39, n. 35, 6 set. 2006. p.100. Adaptado.)


Com os atentados de 2001 e o impacto psicológico provocado sobre a população norte-americana e mundial, o governo Bush veiculou um discurso no qual a nação norte-americana emergiu como a defensora dos valores do Ocidente diante do terrorismo. O episódio desencadeado pelos ataques foi

Alternativas

ID
4212274
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Empresa chinesa de informática compra segundo maior fabricante brasileiro


A maior empresa chinesa de informática anunciou, no dia 5 de setembro de 2012, a aquisição do segundo maior produtor de computadores do Brasil. O fabricante chinês explicou que uma posição forte no Brasil é "fundamental para melhorar a posição do grupo e chegar à liderança mundial no setor de computadores pessoais". Além disso, ela considera que a aquisição do grupo brasileiro será uma grande oportunidade para aumentar sua presença em todo o mercado da América Latina. A baixa participação da marca no mercado brasileiro antes da aquisição se devia principalmente aos altos impostos sobre os produtos de informática importados, o que exigia que a empresa contasse com uma planta industrial no país para poder crescer. Com a operação, ela incorpora um complexo no polo industrial de Manaus com cerca de 5.900 empregados.

(http://goo.gl/PVF4B. Acesso: 06/09/2012. Adaptado.)


Nos últimos anos, as empresas chinesas têm investido na aquisição de empreendimentos em outros países. Uma das explicações para isso é

Alternativas

ID
4212277
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Além de terem nascido com mais força no Sudeste, as atividades industriais tenderam à concentração espacial nessa região, devido a dois fatores: à complementaridade industrial – as indústrias de autopeças tendem a se localizar próximo às automobilísticas, às petroquímicas, próximo às refinarias, e à concentração de investimentos públicos de infra-estrutura industrial. Atualmente, seguindo uma tendência de descentralização já verificada nos países desenvolvidos, assiste-se a um processo de deslocamento das indústrias em direção às cidades médias do interior.

(SENE, E. e MOREIRA, J. C. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1998.)


Qual é o principal motivo que explica a migração dessas indústrias para o interior?

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    -O espaço industrial brasileiro começou a se alterar apenas a partir da década de 1970, quando o poder público iniciou uma série de planejamentos a fim de gerar uma maior democratização no espaço industrial do país. Uma das medidas foi a criação da Sudam (Superintendência de desenvolvimento da Amazônia) e da Sudene (Superintendência de desenvolvimento do Nordeste). Outra ação foi a autorização do Governo Federal dada aos governos estaduais de promoverem incentivos fiscais para a presença de indústrias em seus territórios. Soma-se a essas questões políticas o fato de que, com os avanços tecnológicos nos meios de transporte e comunicações, não eram mais necessárias uma aglomeração industrial e, tampouco, a proximidade entre indústria e mercado consumidor. Por isso, muitas empresas resolveram migrar para regiões interioranas e cidades médias, longe dos problemas relacionados às grandes cidades.

  • a)Presença de um mercado consumidor exigente e com melhor poder aquisitivo.

    As cidades do interior não há um vasto mercado consumidor e com baixo poder aquisitivo

    b) Desenvolvimento de infraestrutura de energia, transportes, comunicação e informatização.

    Os governos para atraírem as empresas melhoram infraestrutura de transporte, energia e comunicação

    c) Investimento do setor privado em universidades e centros de pesquisa e tecnologia

    Em todo mundo o investimento em tecnologia e pesquisa depende em grande parte do Estado

    d)Menores índices de violência e legislação ambiental menos exigente

    A Legislação ambiental é a mesma para todo país (pegadinha clássica!!!!)


ID
4212283
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“E agora, fanfarrão, agora falo contigo,

e só contigo. Por que causa

ordena que se faça uma cobrança

tão rápida e tão forte contra aqueles

que ao Erário só devem tênues somas?”

(GONZAGA, T. A. Cartas Chilenas. Apud: SANTIAGO, P. Por dentro da História: ensino médio. SP: Escala Educacional. 2007. p.408.)


Os versos referem-se à

Alternativas
Comentários
  • Inconfidência Mineira, movimento influenciado pelo ideário dos rebeldes da Revolução Americana e planejado após o anúncio da cobrança da derrama. causa desse conflito foi a derrama.

  • Erário era o tesouro do estado na Roma Antiga e, num sentido derivado, as próprias finanças públicas. O termo é derivado de "æs", cujo sentido secundário é "reserva de moedas". Atualmente o termo indica genericamente as finanças do Estado e de esferas subestatais

    Cobrança do estado = derrama = Inconfidencia Mineira

  • Grande Tomás António Gonzaga, no seguinte excerto verificamos a natureza da revolta:

    "Por que causa

    ordena que se faça uma cobrança

    tão rápida e tão forte contra aqueles

    que ao Erário só devem tênues somas?”

    Logo, é notório a insatisfação existente com alguma cobrança deveras injusta, nesse caso, ele se refere a derrama. A mesma já havia sido realizada pelo Marquês de Pombal, em 1751, portanto, a iminência de outra cobrança desse tipo causava medo nos colonos. A derrama foi uma prática abusiva na qual os mineradores deveriam atingir a cota minima de 100 arrobas com os seus próprios bens, ela foi uma das principais causas Inconfidência mineira.

    Letra B

    EsPCEx

    BRASIL!


ID
4212286
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os historiadores passaram a analisar o funcionamento da colônia. A realidade se revelava complexa. No lugar da imagem de colonos engessados pela metrópole, vem à tona um grande dinamismo nas relações comerciais dos principais portos do Brasil com o rio da Prata no sul da América, com Angola, Costa da Mina e Moçambique na África e Índia, e com Goa e Macau na Ásia. O que salta à vista é que muitas dessas áreas não eram de domínio português. Colonos do Brasil, portanto, comercializavam diretamente com outras regiões. Os comerciantes residentes no Brasil, no auge do Sistema Colonial, detinham o monopólio do lucrativo tráfico negreiro – e não a metrópole.

(www.revistadehistoria.com.br/secao/educacao/a-colonia-e-mais-embaixo. Acesso: 02/03/2014. Adaptado.)


As comparações entre a colonização inglesa e a colonização ibérica na América contribuíram para a atribuição de sentidos distintos a essas colonizações, povoamento e exploração, respectivamente. No entanto, a análise do texto revela que as recentes revisões historiográficas ampliaram as interpretações sobre as relações coloniais no clássico modelo de exploração, isso porque na prática a

Alternativas
Comentários
  • ''Os comerciantes residentes no Brasil, no auge do Sistema Colonial, detinham o monopólio do lucrativo tráfico negreiro – e não a metrópole''

    Pela interpretação deste trecho, conclui-se que a colônia que possuía o monopólio do tráfico negreiro, o que configura uma certa autonomia comercial em relação à metrópole, que de acordo com a política da época, esta (a metrópole) que deveria ter os lucros, mas como a colônia possuía certa autonomia comercial, essa ficava com a maioria dos lucros.

    GAB LETRA A


ID
4212289
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em uma visita ao Brasil em 1869, Joseph Arthur Gobineau, responsável pela criação das teorias raciais, fez o seguinte depoimento: Nem um só brasileiro tem sangue puro porque os exemplos de casamentos entre brancos e negros são tão disseminados que as nuances de cor são infinitas, causando uma degeneração do tipo mais deprimente tanto nas classes baixas como nas superiores.

(CARONE, I.; BENTO, M. A. S. (Org.). Psicologia social do racismo: Estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. RJ: Vozes, 2002. p. 14.)


O pensamento de Gobineau, que influenciou setores da elite brasileira no final do século XIX, alimentou um imaginário

Alternativas
Comentários
  • Gab.: B

    Entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, vigoraram em várias partes do globo as teses eugenistas, isto é, teses que defendiam um padrão genético superior para a “raça” humana. A defesa do branqueamento, ou do “embranquecimento”, tinha como ponto de partida o fato de que, dada a realidade do processo de miscigenação na história brasileira, os descendentes de negros passariam a ficar progressivamente mais brancos a cada nova prole gerada.

    Esse pensamento justificou, entre outras políticas, o incentivo à imigração europeia por parte das elites econômicas e do próprio Estado, enquanto, ao mesmo tempo, defendia a ideia de que os não-brancos, principalmente os negros, representavam um fator de atraso para a nação brasileira e, portanto, não era interessante promover sua integração.

    [https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/tese-branqueamento.htm] [http://www.pordentrodaafrica.com/educacao/as-politicas-de-branqueamento-1888-1920-uma-reflexao-sobre-o-racismo-estrutural-brasileiro]


ID
4212292
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em 1953 foi criada uma empresa que provocou o descontentamento dos capitalistas estrangeiros, principalmente dos Estados Unidos da América, porque reservou ao Brasil o direito de explorar uma importante riqueza mineral. Essa empresa é a

Alternativas

ID
4212295
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Foi uma lei que não passou de uma manobra política para acalmar as forças dos abolicionistas. Criada em 1871, libertava os bebês nascidos dos escravos brasileiros, mas, na prática, fez com que eles ficassem na escravidão até os 21 anos. A lei abolicionista a qual estamos nos referindo é a:

Alternativas
Comentários
  • A) Lei Áurea (1888) → Fim da escravidão.

    B) Lei dos Sexagenários (1885) → Escravos acima de 60 anos era livre.

    C) GABARITO

    D) Lei Eusébio de Queirós (1850) → Extingue Tráfico Negreiro.

    Bons estudos!

  • GABARITO LETRA C

    Leis abolicionistas: 

    1)Eusébio de queirós (1850): proibia o tráfico negreiro. 

    2)Lei do ventre livre (1871):  libertava os bebês nascidos dos escravos brasileiros, mas, na prática, fez com que eles ficassem na escravidão até os 21 anos. 

    3)Lei do sexagenário (1887): maiores de 60 anos eram livres. 

    4)Lei Áurea (1888): fim da escravidão. 

    • não pode ser vista como uma concessão da monarquia, sendo resultado de um longo processo de luta e resistência que contou com a presença ativa de escravizados e escravizadas para sua libertação do cativeiro. 
    • Escravizados receberam apoio de muitos setores da sociedade da época ligados ao movimento abolicionista, sendo Luís Gama, filho de escrava e advogado autodidata, um dos personagens mais célebres e atuantes, empenhando-se na libertação de centenas de cativos e cativas. 
    • Os segmentos da sociedade adeptos do regime escravista defendiam a “emancipação gradual” e nutriam o profundo receio de que a abolição imediata da escravidão trouxesse desorganização econômica e provocasse o caos social. 

  • gabarito letra C

    contexto histórico:

    Lei pra inglês ver Lei Feijó – 1831 A Lei Feijó, também conhecida como Lei de 7 de novembro de 1831, foi a primeira lei a proibir a importação de escravos no Brasil, além de declarar livres todos os escravos trazidos para terras brasileiras a partir daquela data, com duas exceções:

    (Bill Aberdeen: 8 de agosto de 1845. foi um ato do Parlamento do Reino Unido, que autorizava os britânicos a prender qualquer navio suspeito de transportar escravos no oceano Atlântico.)

    Com esse empurrãozinho o BR se mexeu! 

    Lei Eusébio de Queirós de 1850: proibiu a entrada de africanos escravos no Brasil, criminalizando quem a infringisse,

    Lei do Ventre Livre, também conhecida como Lei Rio Branco,1871, A fim de limitar a duração da escravidão no Brasil Imperial, a lei propunha, a partir da data de sua promulgação, a concessão da alforria às crianças nascidas de mulheres escravizadas no Império do Brasil.

    A Lei dos Sexagenários, também conhecida como Lei Saraiva-Cotegipe ou Lei n.º 3.270, foi promulgada 28 de setembro de 1885 que garantia liberdade aos escravos com 60 anos de idade ou mais, cabendo aos proprietários de escravos indenização. A indenização deveria ser paga pelo liberto, sendo, portanto, obrigado a prestar serviços ao seu ex-senhor por mais três anos ou até completar 65 anos de idade.

     Lei Áurea, oficialmente Lei Imperial n.º 3.353, sancionada em 13 de maio de 1888, foi o diploma legal que extinguiu a escravidão no Brasil. 

    bons estudos

    mais conteúdo no insta @mike_estudante

    https://www.instagram.com/mike_estudante/

  • mesmo se você não soubesse né galera convenhamos dava pra matar falando bebês então tem algo a ver com ventre

  • LETRA C. Questão muito fácil que só precisava ler o enunciado, mas vamos destrinchar um pouco mais acerca do ventre livre.

    Havia uma pressão externa para que o Brasil extinguisse a escravidão, não só externa, mas também interna com grandes pensadores pró-abolicionismo e revoltas violentas de escravos.

    Mas como realizar uma abolição sem ter uma ruptura e reação extrema das elites agrárias do país?

    O único caminho foi realizar uma abolição gradual e quando falamos da lei do ventre livre, devemos lembrar que todo filho de escravo seria liberto, mas suas mães ainda continuavam presas a esse regime, então esses libertos por nascença, permaneceriam aos cuidados de suas mães até os primeiros 8 anos de vida. Quando chagava-se ao 8º ano, o senhor poderia optar por receber uma indenização 600 mil réis ou utilizar os serviços do menor até seus 21 anos de idade. Ou seja, mesmo que livre, esse "liberto" poderia ser escravizado por seu senhor por mais 13 anos, fora que como os senhores de escravos possuíam o monopólio do controle de nascimento de seus escravos, eles adulteravam as datas de nascimento para obter uma vantagem ainda maior.


ID
4212298
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Doar vida

Doar sangue não engorda, não emagrece, não purifica o sangue nem altera o desempenho sexual. É apenas um ato de boa vontade e uma demonstração de cidadania, que infelizmente no Brasil ainda esquecida. Por aqui, apenas 2% da população doa sangue, enquanto em países da Europa, como França e Inglaterra, 30% da população é doadora de carteirinha. Segundo a Organização Mundial da Saúde, para que não falte sangue nos bancos é fundamental que 5% da população de cada país tenha esse hábito. Também é importante ressaltar que nenhuma doença é transmitida durante a doação, que é feita com material descartável e dura 10 minutos. Por isso, todas as pessoas que têm mais de 18 anos, mais de 50 quilos e boa saúde podem ser voluntárias. Vamos arregaçar as mangas. (Revista Criativa – dez/2002 p. 32)


A frase transcrita do texto que pode provocar dupla interpretação é:

Alternativas

ID
4212301
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

GUGA, O NOVO HERÓI

O garoto brasileiro de cabelos desalinhados e visual desleixado conseguiu. Gustavo Kuerten fez história ao conquistar ontem o Aberto da França de Tênis, em Roland Garros. A final contra o espanhol Sergi Bruguera foi uma aula de tênis diante de um público que incluía lendas do esporte como Bjorn Borg e Guillermo Villas. Em 1h50min, Guga massacrou o adversário, duas vezes campeão do torneio francês, vencendo por 3 sets a 0. Ao receber o troféu de campeão, ele agradeceu a torcida brasileira e, em especial, ao técnico Larri Passos. “Quando cheguei à final sabia que podia ganhar. Eu tinha preparado para isso”, comemorou.

(Estado de Minas – 09/06/97)


KUERTEN CONQUISTA TÍTULO INÉDITO

O tenista Gustavo Kuerten, 20, ganhou ontem o Aberto da França, tornando-se o primeiro brasileiro a conquistar um dos quatro torneios mais importantes do mundo, que formam o chamado Grand Slam.

Kuerten venceu o espanhol Sergi Bruguera, 26, por 3 a 0, em uma hora e 50 minutos.

Guga, como é conhecido, passa a ser o tenista de pior colocação no ranking a vencer um torneio de Grand Slam. Ele ocupava a 66ª. Colocação e deve ir, com a vitória em Roland Garros, para a 19ª. posição, segundo Marta Avancini e Igor Gielow.

A conquista rendeu a Kuerten US$740 mil de prêmio. A mãe do tenista, Alice, teme que ele seja visto como herói. “Não gostaria de chegar ao Brasil e ter uma multidão me esperando.”

(Folha de S.Paulo – 09/06/97)


O fato de o texto apresentar um tom mais noticioso não permite concluir que houve um grau máximo de imparcialidade: não se pode afirmar que o texto seja neutro.

Há uma relação adequada entre o trecho selecionado e a explicação de sua parcialidade:

Alternativas

ID
4212304
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

De olho no futuro


Conheça o mouse voltado a deficientes físicos que se destacou na edição de 2009 da Febrace

Entre os 280 projetos expostos na Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), os Óculos-Mouse eram um dos mais comentados. O evento, que foi do dia 9 ao 11, em São Paulo, era voltado a alunos do ensino médio. Bolado por três alunos de curso técnico do Rio Grande do Sul, os Óculos-Mouse são um dispositivo voltado a pessoas sem movimentos nos braços. Permite que, com a cabeça, elas controlem um mouse. "Os equipamentos inclusivos são muito caros", explica Filipe Carvalho, 18. Os outros integrantes são Cleber Quadros, 18, e Alexandre Sampaio, 19. Pensando no preço, bolaram um dispositivo que custa R$ 50. Até o fechamento desta edição, não se sabia se os Óculos-Mouse haviam sido premiados na Febrace. Enquanto isso, deficientes físicos em visita à feira testavam o aparelho. “Eles acharam trilegal!”, comemora Filipe.

Folhateen, edição de 15/03/2010.

(www1.folha.uol.com.br/fsp/folhatee. Acesso: 31/03/2010.)


A palavra que indica que esse texto é destinado ao público jovem é

Alternativas

ID
4212310
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No mundo nascem mais homens ou mulheres?

Em média, nascem cerca de 105 homens para cada 100 mulheres. Estranhamente, no geral, existem mais espermatozoides com o cromossomo X, que determina o nascimento de meninas, do que com o Y. Mas como os espermatozoides “fêmeas” são mais lentos, suas chances de fertilizar o óvulo são menores. Esse descompasso inicial, no entanto, é amenizado ao longo da vida. “Existe maior mortalidade de homens em relação a mulheres desde o nascimento, principalmente entre os 18 e os 35 anos”, explicam especialistas. A consequência disso é que a média da população global é de 101 homens para 100 mulheres. E, em muitos países, inclusive no Brasil, há mais mulheres do que homens.

(http://goo.gl/qf9Fa. Acesso: 21/11/2012. Adaptado.)


Ao analisar o conteúdo desse texto, infere-se que ele foi escrito com o objetivo de

Alternativas

ID
4212319
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma emissora de TV apresentará durante o mês de abril 30 filmes (um por dia) dos quais 6 serão infantis, 2 de drama, 12 de comédia e 10 de terror. Qual a probabilidade de você ligar a TV nessa emissora, no horário reservado para os filmes, num determinado dia do mês de abril, e estar passando um filme de terror?

Alternativas
Comentários
  • 10 filmes de terror e 30 filmes no total. A probabilidade será:

    10/30 = 5/15 = 1/3

    Alternativa C.


ID
4212322
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O gráfico que representa mais adequadamente a função f(x) = log x é

Alternativas

ID
4212325
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A função g(x) inversa de ƒ(x) = 2 x 3x é dada por

Alternativas
Comentários
  • F(X) = 2 . 3^X

    Y = 2 . 3^X

    Para fazer a inversa, geralmente substituo o X por Y e vice-versa.

    X = 2 . 3^Y

    Log3 ( x) = Log3 (2 . 3^Y)

    Log3 (x) = Log3 ( 2 ) + Log3 ( 3^Y)

    Log3 (x) - Log3 (2) = Y . 1

    Log 3 ( x / 2 ) = Y

    G(X) = Y = Log3 ( x / 2 )

    GAB: C


ID
4212328
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Nos garimpos, o mercúrio (Hg) é usado para separar ouro das impurezas. Quando entra em contato com a água dos rios, o mercúrio causa uma séria contaminação: é absorvido pelos microorganismos, que são ingeridos pelos peixes pequenos, e estes são devorados pelos peixes grandes utilizados na alimentação humana. Com o auxílio da tabela periódica, podemos prever que um elemento com comportamento semelhante ao do mercúrio é:

Alternativas
Comentários
  • Um elemento muito semelhante ao mercurio seria o cádmio pelo motivo que ele fica na mesma família que o mércurio (Hg)

  • O mercúrio decorre para a biomagnificação trófica (acumulo na cadeia alimentar). Ou seja, maiores concentrações no topo da cadeia. Dessa, forma o elemento semelhante seria o Cádmio. Visto que, os outros elementos citados nas alternativas fazem parte da composição do organismo dos seres vivos.


ID
4212331
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Pode-se verificar que uma determinada massa de água ocupa maior volume no estado sólido que no estado líquido. Isso pode ser explicado pela natureza das ligações entre os átomos de hidrogênio e oxigênio, pela geometria da molécula de água e pela rigidez dos cristais.

As interações entre as moléculas de água são denominadas

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que temos ligações de hidrogênio quando existir hidrogênios ligados ao F O N

  • Gabarito: D

    Lembrando que dipolo induzido e entre moleculas apolar


ID
4212337
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O soro fisiológico comercial é preparado com 0,900g de NaCl em 100 mL de solução aquosa. A massa molar de NaCl é igual a 58,5 g/mol. A concentração do soro fisiológico, expressa em mol/L, é igual a

Alternativas
Comentários
  • 0,900g ------ 0,1 L

    x --------------- 1 L

    x= 9g/L

    58,5g ------- 1 mol

    9g ------------- x

    x~= 0,154

  • M= 0,9/0,1x58,5 -> 0,153846.... aproximadamente 0,154


ID
4212340
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A formação da casca dos ovos das aves é, geralmente, proveniente da reação:


Ca2+(aq) + CO32-(aq) CaCO3(s)


Os íons CO32- são naturalmente produzidos a partir do metabolismo do CO2 e do Ca2+, que são convertidos em H2CO3 enzimaticamente, originando os seguintes equilíbrios:


CO2(g) + H2O(I) ⇄ H2CO3(aq)

H2CO3(aq) ⇄ H+(aq) + HCO3-(aq)

HCO3-(aq) ⇄ H+(aq) + CO32-(aq)


Como as aves não transpiram, faz-se necessária uma intensa respiração para resfriar seus corpos, acarretando grande liberação de CO2 e, conseqüentemente, a deficiência de íons CO32-, comprometendo a formação da casca dos ovos. De acordo com o princípio de Le Chatelier, a melhoria do processo de formação da casca dos ovos das aves se dá com

Alternativas