A hipérbole é uma figura de pensamento que se caracteriza pelo exagero proposital em uma declaração. Ela pode ser identificada em falas do cotidiano, em textos literários ou artísticos e também na propaganda. Essa figura de linguagem tem caráter emotivo e busca enfatizar determinado fato ou situação por meio da deformação da realidade, já que extrapola o sentido original do texto.
A hipérbole é uma , já que o sentido figurado reside na ideia sugerida. Assim, ela consiste no exagero proposital em uma afirmação. Daí o adjetivo “hiperbólico”, isto é, exagerado, excessivo. A hipérbole caracteriza-se pelo tom dramático da declaração, portanto é emotiva e enfática, e pelo seu caráter de distorção da realidade.
Dessa forma, ela pode ser usada nos do cotidiano, para maior expressividade da ideia do enunciador, como também na , com propósitos mercantilistas ou ideológicos, além de ser usada em textos literários ou artísticos em geral, fantásticos ou não, para enfatizar, menosprezar, criticar ou encantar, entre outros objetivos.
No cotidiano, usamos hipérboles como:
Faz uma hora que estou esperando esse ônibus.
Quando, na verdade, o enunciador dessa frase está no ponto de ônibus há apenas cinco minutos.
Já falei um milhão de vezes que não quero que você faça isso, meu filho!
Na realidade, é a segunda vez que a mãe ou pai adverte o filho.
Vou morrer de tanto estudar!
Assim, o enunciador quer enfatizar o fato de que está estudando bastante.
Para ilustrar o uso da hipérbole em um texto literário, vamos ler alguns trechos da letra da música “Exagerado”, de Cazuza, Leoni e Ezequiel Neves, do álbum Exagerado, de 1985:
Exagerado
Amor da minha vida
Daqui até a eternidade
Nossos destinos
Foram traçados na maternidade
Paixão cruel, desenfreada
Te trago mil rosas roubadas
Pra desculpar minhas mentiras
Minhas mancadas
[...]
Eu nunca mais vou respirar
Se você não me notar
Eu posso até morrer de fome
Se você não me amar
[...]
Assim, podemos apontar as hipérboles: “mil rosas roubadas”, “nunca mais vou respirar” e “morrer de fome”, que são expressões exageradas condizentes com o título da canção, que descreve uma pessoa exagerada quando o assunto é amor.
Fonte:
https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/hiperbole.htm