SóProvas



Questões de Sigilo da Fonte


ID
96028
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os editores de organizações jornalísticas responsáveis estão ficando cada vez mais cautelosos a respeito do uso de fontes secretas. Sua preocupação parece centralizarse no seguinte: 1) a possibilidade de que a mídia esteja sendo usada por fontes que insistem no sigilo ou por repórteres que inventam as coisas e as colocam nas suas matérias, atribuindo-as às chamadas fontes confidenciais; 2) a possibilidade de perda de credibilidade, sempre que os leitores ou telespectadores não recebam a informação exata a respeito das fontes específicas de informações importantes; e 3) as dificuldades de defesa em processos por difamação, quando os juizes se recusam a considerar a prova da exatidão das matérias em disputa, desde que baseadas em fontes que a mídia se recusa a identificar.
(http://www.igutenberg.org/analise1.html. Acesso em 12/01/2009)

Em jornalismo essa forma de veicular informação é chamada de

Alternativas
Comentários
  • Resposta: a) off the record.

    "off the record" - Em inglês, fora dos registros. Designa informação de fonte que se mantém anônima. O oposto de "off" é a informação "on", em que a fonte aparece identificada. No Brasil, a maioria das informações "off the record" são publicadas. A Folha trabalha com três tipos de informação "off the record": 

    a) "Off" simples - Obtido pelo jornalista e não cruzado com outras fontes independentes. Se tiver relevância jornalística, pode ser publicado em coluna de bastidores, com indicação explícita de que se trata de informação ainda não confirmada. Eventualmente, um "off" simples de fonte muito confiável pode ser publicado como notícia sem cruzamento;

    b) "Off" checado - Informação "off" cruzada com o outro lado ou com pelo menos duas outras fontes independentes. Em texto noticioso, o "off" checado deve aparecer sob a forma A Folha apurou que etc., a ser usada com comedimento. Admite-se que o texto indique a origem aproximada da informação: A Folha apurou junto a médicos do manicômio Santa Izildinha que o ministro está internado para tratamento de psicose maníaco-depressiva; 

    c) "Off" total - Informação que, a pedido da fonte, não deve ser publicada de modo algum, mesmo que se mantenha o anonimato de quem passa a informação. O "off" total serve só para nortear o trabalho jornalístico. Exemplo: um assessor da Prefeitura diz, em "off" total, que um novo sistema de multas de trânsito será implantado na cidade e já está em estudos na Secretaria de Transportes. O jornalista não publica a informação, mas começa a investigar, na secretaria, o teor das mudanças. Veja cruzar 

    Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/manual_producao_o.htm

ID
214552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes a respeito da pauta jornalística interna e do
atendimento das pautas externas, que demandam procedimentos
inerentes às rotinas produtivas das assessorias de imprensa e fazem
parte de uma cultura profissional.

As conversas em off-the-record asseguram que as informações acerca das quais a fonte solicitou sigilo não serão publicadas.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Vera Íris Paternostro, off-the-record é a  Informação confidencial que o jornalista não pode divulgar. O repórter recebe de uma fonte um dado, que vai apurar e checar, para então colocar no ar.
  • Vi outra questão do Cespe sobre esse mesmo assunto e considerava o seguinte entendimento:
     ´Off the Record  pode significar que qualquer declaração ou informação privilegiada passada ao jornalista pode ser publicada, contanto que não seja atribuída à pessoa que falou.”
     Já as declarações em “off”acontecem quando nem a identidade da fonte nem a informação que esta passou podem ser reveladas.
    Fonte: http://www.comunicacaoecrise.com
  • Embora haja diferentes conceitos sobre o off-the-record, nessa questão nem era necessário conhece-los. A simples utilização do termo "asseguram" é mais do que suficiente para tornar a questão errada. O fato de uma conversa com qualquer jornalista que seja ter ocorrido em off não garante por si só o resguardo do sigilo, o qual está vinculado ao acordo entre as partes e à ética do jornalista que recebe a informação.

    Item ERRADO

  • As informações serão divulgadas, o nome da fonte, por sua vez, que será resguardado.

  • Esse é o conceito de notícia com embargo, caso acrescente-se que foi fornecida previamente ao jornalista pelo assessor para ser publicada em data conveniente.


ID
234745
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao sigilo da fonte na matéria jornalística, considere as seguintes afirmativas:

1. Off total: informação que tem somente a função de nortear o trabalho jornalístico.
2. On-the-record: fonte que não aparece identificada em uma matéria jornalística, a partir de sua própria solicitação.
3. Off simples: é obtido pelo jornalista e não cruzado com outras fontes independentes. Pode eventualmente ser publicado em coluna, ressalvando que se trata de informação ainda não confirmada.
4. Vários manuais de redação recomendam que, sempre que solicitados, os repórteres comuniquem a origem de informações off-the-record aos seus superiores hierárquicos.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • OFF THE RECORD(jornalismo)

    • Informação confidencial, prestada por um entrevistado ao jornalista, com condição de não ser publicada, mas sim usadapara preparar o seu trabalho futuro relativamente à informação que obteve. Segundo o documento, nada de substantivo deve ser discutido “off record”, pela simples razão de que nada de substantivo deve ser escondido do público. Vários manuais de redação recomendam que, sempre que solicitados, os repórteres comuniquem a origem de informações off-the-record aos seus superiores hierárquicos.
    FONTE: http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com/p/s-u.html
  •  "Off" simples - Obtido pelo jornalista e não cruzado com outras fontes independentes. Se tiver relevância jornalística, pode ser publicado em coluna de bastidores, com indicação explícita de que se trata de informação ainda não confirmada. Eventualmente, um "off" simples de fonte muito confiável pode ser publicado como notícia sem cruzamento;

     "Off" total - Informação que, a pedido da fonte, não deve ser publicada de modo algum, mesmo que se mantenha o anonimato de quem passa a informação. O "off" total serve só para nortear o trabalho jornalístico. Exemplo: um assessor da Prefeitura diz, em "off" total, que um novo sistema de multas de trânsito será implantado na cidade e já está em estudos na Secretaria de Transportes. O jornalista não publica a informação, mas começa a investigar, na secretaria, o teor das mudanças. Veja cruzar informação; classificação de fontes.

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/manual_producao_o.htm

ID
532570
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação aos possíveis casos de utilização da denominação off em telejornalismo, o termo não compreende:

Alternativas
Comentários
  • A resposta (e) seria a mais aproximada da correta, por eliminação. Entretanto, não concordo com ela. A chamada de bloco lida pelo apresentador de um telejornal é chamada de LOC, não de OFF. Mas num esforço à mente, tentando conquistar a vaga, somos levados a imaginar que as chamadas seriam no estilo nota coberta.. Uum repórter, assistindo a tudo, chamou aquilo de OFF...

    Questão merecia ter sido anulada.

  • ESSE MOMENTO  EM QUE O (A) REPÓRTER APARECE NO VÍDEO, NO CORPO DA MATÉRIA É A PASSAGEM.

    PASSAGEM:  momento da reportagem em que o repórter aparece e fala diretamente ao espectador.


ID
544153
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O sigilo da fonte é, sem dúvida, a grande garantia de trabalho do profissional da imprensa. Sem ela, nenhum jornalista tem condição de fazer bom jornalismo, mormente o investigativo. Não conseguirá informar os leitores e ouvintes sobre fatos que são revelados off the record, porque os que detêm a informação muitas vezes não podem torná-la pública sob pena de sofrerem sanções dos mais variados tipos. Entre nós, tem se revelado de extrema importância essa garantia, especialmente para desvendar atos de improbidade administrativa dos agentes públicos. (http://jus.uol.com.br/revista/texto/7167/sigilo-da-fonte)

Essa prerrogativa jornalística é assegurada

Alternativas
Comentários
  • É o que consta no Art. 5º da CF/1988:
    XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;
  • Referência atualizada:

    BARRETTO, Carlos Roberto. Sigilo da fonte. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 10, n. 776, 18 ago. 2005. Disponível em: . Acesso em: 29 out. 2015.

  • AI-5 foi sacanagem >.<


ID
596998
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere a princípios que regem a ética e a deontologia na
prática do jornalismo, julgue os próximos itens.

Segundo o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, o sigilo da fonte pode ser quebrado em circunstâncias extremamente graves, como, por exemplo, a de se constatar que as revelações representam ameaça à segurança nacional.

Alternativas
Comentários
  • Item ERRADO.

    Em nenhum momento o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros faz referência à possibilidade de quebrar o sigilo da fonte. Os únicos artigos que citam a fonte são:

    Art. 5º É direito do jornalista resguardar o sigilo da fonte.

    Art. 6º É dever do jornalista:
    VI – não colocar em risco a integridade das fontes e dos profissionais com quem trabalha.

  • Pô, tudo bem, mas quer dizer que se eu, em conversa com um jornalista, afirmo a ele: vou plantar uma bomba numa escola infantil, será que o jornalista não poderia "quebrar o sigilo da fonte" e avisar às autoridades? Tudo bem, não está plasmado no código de ética, não questiono o gabarito, mas na prática, como diz a questão, numa situação extremamente grave? Sei não...
  • A questão fica um pouco confusa para quem, assim como eu, lembra, de imediato, o que diz a Constituição Federal quando cita o sigilo das informações.

  • Eu estou de acordo com o que pensa Klaus Serra em seu comentário. Porém, temos que levar em conta o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, que deixa claro em seus artigos que citam a fonte:

    Art. 5º É direito do jornalista resguardar o sigilo da fonte.

    Art. 6º É dever do jornalista:
    VI – não colocar em risco a integridade das fontes e dos profissionais com quem trabalha.



  • Pessoal, é um direito resguardado ao jornalista. Entendo então q ele pode "quebrar" esse sigilo num caso de segurança nacional, por exemplo, mas somente ele. Ninguém poderia obriga-lo a revelar.
  • Concordo com a opinião de alguns colegas, em questões extremamente graves ou por ordem judicial, o jornalista poderá quebrar o sigilo da fonte, nem sempre a teoria é igual a prática. Porém, devemos ficar atentos ao COMANDO da questão, que fica claro quando diz: 'Segundo o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, o sigilo da fonte...', então, item ERRADO !

  • Pessoal, vamos responder o que a banca quer que respondamos. Muita viagem Klaus.   

  • Não só o Código de Ética dos Jornalistas, mas a própria CF88 diz a mesma coisa:

    Art. 5º...

    XIV– é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;

     

    Portanto a conclusão é simples: entregar a fonte nem quando de ponta-cabeça no pau-de-arara.


ID
987181
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um dos mais importantes princípios do jornalismo está garantido pelo inciso XIV, pelo qual é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte,quando necessário ao exercício profissional. Este inciso pertence ao Art. 5 o :

Alternativas
Comentários
  • CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;   

  • mentira que cai uma dessas.


ID
1036132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em uma organização pública, a comunicação faz parte do serviço prestado pelo órgão, razão pela qual as informações jornalísticas de uma instituição pública devem estar focadas no cidadão, na cidadania e no devido decoro. A partir de tais premissas, julgue os itens a seguir.

Informações adquiridas em off não são adequadas para o material informativo de uma instituição pública, embora o sigilo da fonte seja uma prerrogativa profissional do jornalista.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Mesmo que ao jornalista seja constitucionalmente assegurado o anonimato das fontes, na comunicação pública isso vai de encontro ao princípio da transparência. Uma exceção à regra.

  • Informações adquiridas em OFF são aquelas em que a fonte, que forneceu a informação, não é identificada na publicação. O OFF é uma exceção do Jornalismo, a regra é o ON (identificar sempre a fonte que deu a informação, porque isso representa credibilidade). Como a Comunicação Pública prima pela transparência nas informações e pela veracidade, o OFF (não identificação da fonte) realmente não é adequado, pois "fere" esses princípios da transparência, levantando dúvidas sobre a veracidade da informação. Mas, o sigilo é realmente uma prerrogativa (direito) do jornalista, e isto está expresso logo no início do Código de Ética dos Jornalistas. O sigilo só nunca será um dever do jornalista (isso tb costuma ser "pegadinha" de banca" = trocar a palavra direito de sigilo por dever).


ID
1469149
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A expressão off the record designa:

Alternativas
Comentários
  • O contrário está na questão: Q851584

     

    On: revela a fonte da matéria.
    Off: informação de fonte que se mantém anônima.

  • Entendo que esta questão está simplesmente errada.

    Off the record, ou em off, é uma informação que uma fonte dá a um jonalista com a condição de que não seja publicada, não que a fonte permaneça anônima.

    Se eu estivere equivocado, por favor me corrijam. Grato.

  • OFF pode ser tanto a omissão da fonte, quanto à informação de fonte que deseja que o conteúdo não seja publicado. Na maioria dos casos, provavelmente, a questão estará se referindo a omissão da fonte, já que a prática de solicitar a não publicação de determinado assunto, por parte da fonte, não é recomendada pela maioria dos manuais de media training. O problema reside no fato de que uma vez que o jornalista esteja com a informação repassada, dependendo de quão importante ela seja, a publicação pode tornar-se irresistível.

    Junte a este caldeirão a não obrigatoriedade do diploma no Brasil e você terá dilemas éticos interessantes. Segue trecho de publicação do observatório da imprensa que ilustra bem a problemática. 

    "Outra história de repercussão intensa no meio jornalístico, protagonizada por nosso homem. Ele decidiu por conta própria não respeitar uma revelação em off – uma instituição sagrada do jornalismo, qual seja a de não publicá-la, num compromisso tácito equivalente ao do padre confessor da Igreja Católica – que obteve do deputado José Janene, do PP, envolvido no mensalão do valerioduto. Em sua coluna na Veja, transcreveu o teor da conversa que teve com o parlamentar, quando o dito-cujo entregou o deputado cassado José Dirceu. O ex-chefe da Casa Civil de Lula, segundo a inconfidência de Janene, de fato cooptava deputados para votar a favor dos projetos de interesse do governo Lula. ‘Eu imaginei que o Janene não fosse falar comigo. Ele falou porque queria me usar como garoto de recados. Outros repórteres são obrigados a fazer esse papel, para manter fontes, para conseguir interlocutores políticos. Eu não tenho o menor interesse em ter interlocutor político de qualquer partido. A minha coluna não se baseia nisso’, explicou-se Mainardi na entrevista referida lá em cima."

    Disponível em http://observatoriodaimprensa.com.br/entre-aspas/o-estado-de-s-paulo-31381/


ID
1647472
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base no Código de Ética dos jornalistas brasileiros e na legislação sobre comunicação social presente na Constituição Federal (CF), julgue o item subsecutivo.

Segundo o Código de Ética dos jornalistas, essa categoria profissional tem o direito de resguardar a origem e identidade de suas fontes de informação, ainda que seja esse um assunto polêmico.

Alternativas
Comentários
  • Correto!


    Art. 8º - Sempre que considerar correto e necessário, o jornalista resguardará a origem e identidade das suas fontes de informação. 

ID
1776835
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue o item seguinte, a respeito da conduta profissional do jornalista.

O direito do jornalista de guardar o sigilo de suas fontes deixa de vigorar caso a informação prejudique a reputação de terceiros.

Alternativas
Comentários
  • Proíbe-se a censura prévia e ainda a posterior que se traduz no impedimento de sua difusão ou divulgação.

  • Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros

    art. 5 é direito do jornalista guardar o sigilo da fonte.


ID
1835443
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O uso do “off the record” em entrevistas para a imprensa deve ser utilizado para:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E 

     

    Off-the-record

    Não Gravado, Fora da gravação.

     Não para ser divulgado. Confidencial, sigiloso, secreto.


ID
2027554
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta. O jornalista não é obrigado a divulgar a sua fonte de informação quando julgar que é fundamental preservar o sigilo, o que está assegurado na legislação das democracias contemporâneas.

Alternativas

ID
2027566
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando a conduta ética jornalística, analise as assertivas e assinale as alternativas INCORRETAS.

I. Omitir nomes de empresas, pessoas ou entidades é aceitável em casos especiais, como a proteção de um inocente ou quando, por alguma razão, não se permita divulgar determinado nome.

II. Cidadãos que tem vida pública perdem – pelo menos em parte – o direito à privacidade.

III. A identificação de uma fonte de informação jamais deve ser feita, ainda que ela gere uma notícia falsa.

IV. Para o jornalista, uma fonte oficial – ministros, secretários de estado, representantes de instituições – tem maior importância do que as chamadas fontes não oficiais – um motorista, morador de determinado bairro, o vizinho ou um professor.

Alternativas

ID
2033698
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à conformidade do conteúdo do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros ao conteúdo da CF acerca de temas relevantes para a comunicação social, julgue o item a seguir.

Tanto a CF quanto o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros preservam e protegem as garantias individuais e coletivas de crianças e adolescentes, sendo de longa tradição jornalística a preservação da identidade e a proteção de vulneráveis, para assegurar-lhes, quando necessário, a identidade.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia indicar em qual artigo encontro essa questão?

  • Art. 6º É dever do jornalista:

    XI - defender os direitos do cidadão, contribuindo para a promoção das garantias
    individuais e coletivas, em especial as das crianças, adolescentes, mulheres, idosos,
    negros e minorias;

  • "..sendo de longa tradição jornalística a preservação da identidade e a proteção de vulneráveis..." Pra mim esse trecho tornou a questão ERRADA.

  • Milena, não sei o quanto para você é "longa tradição"...

    Mas estou com quase 60 e, desde que me conheço por gente, sempre houve tarjas nos olhos dos menores e seus nomes indicados apenas pelas iniciais.

  • GAB C

    Há uma consonância entre a Constituição Federal e o texto do Código de Ética no sentido de defender e proteger a criança e o adolescente de forma especial:

     

    CF/88
    Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

    CEJB
    Art. 6º É dever do jornalista:
    XI - defender os direitos do cidadão, contribuindo para a promoção das garantias individuais e coletivas, em especial as das crianças, dos adolescentes, das mulheres, dos idosos, dos negros e das minorias; 

  • é... longa tradição foi puxado.

  • O que não entendi na questão foi: preservação da identidade para assegurar a identidade? achei incoerente. "sendo de longa tradição jornalística a preservação da identidade e a proteção de vulneráveis, para assegurar-lhes, quando necessário, a identidade".


ID
2033704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à conformidade do conteúdo do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros ao conteúdo da CF acerca de temas relevantes para a comunicação social, julgue o item a seguir.

Quando necessário ao exercício profissional, resguardar o sigilo da fonte é um direito do jornalista.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = CERTO)

    ---------------------------------------------------------

     

    CF 88 ART. 5º, XIV -  é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;

     

    ---------------------------------------------------------

     

    Fé em Deus, não desista.

     

  • GABARITO: CERTO

     

    Art. 5º É direito do jornalista resguardar o sigilo da fonte. 

     

    Fonte:  Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros / Capítulo II - Da conduta profissional do jornalista

  • GAB C
     

    Por coincidência são os Art. 5º da Constituição Federal e do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros que resguardam o direito de sigilo da fonte como prerrogativa profissional dos jornalistas:

     

    CF/88
    Art. 5º 
    XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;   

    CEJB
    Art. 5º É direito do jornalista resguardar o sigilo da fonte. 

  • GABARITO: CERTO

    Art. 5º 

    XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional; 


ID
2338741
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma informação dada a um repórter em off (de off the record) durante uma crise foi publicada em um jornal identificando a fonte indevidamente. Depois desse episódio a melhor atitude a ser tomada por parte da fonte é

Alternativas
Comentários
  • Na teoria: D.

    Na prática: A.

    Não se pode confiar no tal repórter.


ID
2435020
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Lage(2003)/ como se denominam as fontes que são mantidas pelo Estado, ou por instituições que preservam algum Poder de Estado?

Alternativas

ID
2736067
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com Ferraretto (2014), a realização de uma entrevista não é um processo aleatório e/ou instintivo, pois exige conhecimento técnico e planejamento. Sendo assim, assinale a opção INCORRETA sobre entrevista.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode comentar?

  • Fui na fé na C pq achei que não dá para selecionar e organizar o que vai ser respondido.

  • É impossível agendar certas entrevistas com antecedência.

  • Ferrareto fala em seu livro que a agilidade no rádio IMPEDE a marcação da maioria das entrevistas. Pela rapidez e o grau de instantaneidade que tem.


ID
3007570
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Barbeiro (2015) aponta a importância das fontes de informação no contato com a imprensa. Sendo assim, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) A entrevista corporativa de sucesso é aquela em que a fonte insere o maior número de key messagens

    b) As fontes fornecem muito mais notícias em OFF do que em ON

    c) Resposta certa

    d) O jornalista pode romper do segredo da fonte quando descobre que ela agiu com dolo ou má fé

    e) O jornalista tem o dever de guardar um OFF, desde que a fonte não tenha agido com dolo ou má fé


ID
3008944
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito das fontes na comunicação jornalística, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. É a nascente de mensagens e iniciadora do ciclo de comunicação.

II. Elemento que em uma cadeia comunicativa seleciona um conjunto de mensagens possíveis e a mensagem a ser emitida.

III. Procedência da notícia.

IV. Nome, tamanho e formato de uma família de tipos.

Alternativas
Comentários
  • II. Elemento que em uma cadeia comunicativa seleciona um conjunto de mensagens possíveis e a mensagem a ser emitida.

    ???

  • Gabarito D

    Contudo fiquei em dúvida na assertiva II - Elemento que em uma cadeia comunicativa seleciona um conjunto de mensagens possíveis e a mensagem a ser emitida.

    Esse não seria o papel do jornalista selecionar as mensagens que serão emitidas?

    Marquei Gabarito B, se algum puder esclarecer comentem, por favor.

  • Se a II está certa (sem pé nem cabeça), a IV também tem de estar. Aliás, a IV faz mais sentido que a II.

    Por que não? Ah! é em comunicação jornalística! E daí, a produção gráfica faz parte do jornalismo também.

    FONTE

    1. Em artes gráficas, o nome e formato de uma família de tipos: letras. (Ver Tipos)

  • A II está certa. O problema é que estamos tão familiarizados com a teoria do Gatekeeper que temos dificuldade de enxegarmos na fonte o papel de filtro. Veja que, dentro de todas as possibilidades de mensagens possíveis, a fonte seleciona, ela escolhe o discurso que quer apresentar. A chave da questão está na ausência da palavra "teoria". A questão falou em teoria? Não. Logo, não devemos pensar nos editores e na teoria do gatekeeper neste caso.

  • Vinícius Yungtay fez um belo comentário, pra que eu pudesse enxergar a questão como sendo verdadeira. Só que eu fiquei pensando numa coisa e quero jogar aqui como forma de reflexão:

    Uma fonte, não necessariamente é uma pessoa. Pode ser um dado coletado no Portal da Transparência (por exemplo). Se pensarmos na fonte em sua abrangência, então a assertiva IV fará menos sentido, uma vez que o elemento não, necessariamente, "seleciona um conjunto de mensagens e a mensagem a ser emitida". Se pensarmos em uma fonte de DADOS, essa fonte simplesmente está lá para consulta, mas ela não selecionou nada. Caberá ao jornalista selecionar e emitir aquela fonte.

    Contraditoriamente, podemos dar o mesmo exemplo e dizer que os dados não são a fonte em si. Os dados seria (e acho que são) apenas as informações emitidas e publicadas por uma fonte (no caso do portal da transparência, a fonte seria o Governo).

    Legal podermos refletir sobre isso. Gostei da questão. Achei inteligente.

  • Gente, essa IV tá certa sim. Não é possível kkkkkk


ID
3023725
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de São José do Rio Preto - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com o site do Governo Federal, “com a Lei de Acesso, a publicidade passou a ser ________________, e o sigilo, __________________. Dessa forma, as pessoas podem ter acesso a qualquer informação pública produzida ou custodiada pelos órgãos e entidades da Administração Pública.”

Os termos que completam, correta e respectivamente, a frase são:

Alternativas
Comentários
  • CORRETA: LETRA B

    LEI 12527/11

    Art. 3º Os procedimentos previstos nesta Lei destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação e devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública e com as seguintes diretrizes:

    I - observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção

    Sem Deus eu não sou nada!


ID
3023758
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de São José do Rio Preto - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A 4ª Vara Federal de Rio Preto atendeu pedido do Ministério Público Federal (MPF) que quer ter acesso ao conteúdo telefônico do repórter Allan de Abreu Aio e do Jornal da Região sobre a Operação Tamburutaca que investigou esquema suspeito de corrupção na Delegacia do Trabalho da cidade. A ANJ recorreu, e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, suspendeu liminarmente a decisão judicial. Segundo a ANJ, além de violar o direito à liberdade de informação e expressão jornalística, o pedido do MPF viola o Art. 5º da Constituição Federal que garante

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → Na ação, a Associação Nacional dos Jornais (ANJ) alega que a decisão do juízo de primeira instância viola autoridade do STF no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 130, ocasião na qual a Corte considerou não recepcionada pela Constituição Federal de 1988 a Lei de Imprensa (Lei 5.250/1967). Segundo a associação, a decisão representa violação ao direito fundamental da liberdade de imprensa, bem como à regra constitucional que resguarda o sigilo de fonte jornalística.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Previsão constitucional: Art.5º, XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;


ID
3043582
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sabe-se que, para apurar informações úteis à elaboração de textos jornalísticos, o jornalista é dependente do contato e do relacionamento com as fontes.


Quanto a essa situação, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    Acredito que é uma questão de bom senso a resposta a essa questão, contudo seguem algumas diretrizes, que considerei pertinentes, para a utilização de fontes anônimas em matérias jornalísticas.

    A Online News Association (ONA) oferece uma ferramenta para construir o seu próprio de Código de Ética que contém orientações específicas para o uso de fontes anônimas. O processo foca em uma série de perguntas:

    (...) Quando eu me encontro com gerentes de mídia, sugiro nomear uma comissão de redação para desenvolver ou atualizar diretrizes para fontes anônimas. Forneço um pacote de materiais -- estudos de caso, exercícios e apostilas -- que podem ajudar a conduzir as normas.

    Durante as oficinas, peço aos participantes para achar uma matéria de jornal, revista ou publicação online que contenha fontes não identificadas. Nós, então, trabalhamos em pequenos grupos para decidir se o anonimato foi justificado usando estas diretrizes:

    FONTE: https://ijnet.org/pt-br/story/o-que-todo-jornalista-deve-saber-sobre-fontes-an%C3%B4nimas


ID
3777661
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre a exposição da imagem de fontes no jornalismo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gab. - O jornalista não pode expor pessoas ameaçadas ou sob risco de vida, portanto não pode haver identificação dessas fontes, nem mesmo parcial.

  • O Código de Ética dos Jornalistas é um conjunto de leis que orienta a atuação desse profissional de comunicação nos quesitos direito à informação, conduta, responsabilidade e relações profissionais. Foi elaborado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e sua última atualização ocorreu em 2007.

    Vamos analisar as alternativas de acordo com esse Código:

    A) ERRADO. De acordo com o artigo nº 11, o jornalista não pode divulgar informações obtidas de maneira inadequada, por exemplo, com o uso de identidades falsas, câmeras escondidas ou microfones ocultos, salvo em casos de incontestável interesse público e quando esgotadas todas as outras possibilidades de apuração.

    B) CERTO.

    C) ERRADO. De acordo com o artigo 5º, é direito do jornalista resguardar o sigilo da fonte.

    D) ERRADO. De acordo com o artigo 5º, o jornalista não pode divulgar informações de caráter mórbido, sensacionalista ou contrário aos valores humanos, especialmente em cobertura de crimes e acidentes.

    E) ERRADO. De acordo com o artigo 6º, é dever do jornalista respeitar o direito à intimidade, à privacidade, à honra e à imagem do cidadão.
    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Essa é uma das orientações presentes no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.

    Você quer saber mais sobre os conteúdos que são cobrados pelas bancas em concursos da área de Comunicação Social? Se inscreva no canal do youtube Jornalista Concurseiro: https://www.youtube.com/channel/UCcsmvFXbLH3cY7JJ1Q-hffQ