SóProvas



Questões de Lei Complementar nº 412, de 26 de junho de 2008 (Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina)


ID
203581
Banca
FEPESE
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Conforme a Lei Complementar nº412, de 26 de junho de 2008, é correto afirmar:

Alternativas

ID
1110889
Banca
FEPESE
Órgão
IPREV
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Assinale a alternativa correta de acordo com o Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina.

Alternativas
Comentários
  • A. Falsa: § 2º Na hipótese de acumulação lícita, prevista na Constituição Federal, o servidor será segurado obrigatório em relação a cada um dos cargos ocupados.

    B. Correta: Art. 17 A contribuição previdenciária será devida ao RPPS/SC: (redação dada pela Lei complementar nº 662, de 11/12/2015) .... II - pelo Poder Executivo, incluídas suas autarquias e fundações, pelo Poder Legislativo, pelo Poder Judiciário, pelo Ministério Público, pela Defensoria Pública e pelo Tribunal de Contas, destinada ao Fundo Financeiro, com alíquota patronal em dobro à prevista no inciso I do caput deste artigo, calculada sobre o salário de contribuição dos segurados ativos pertencentes àquele Fundo; e (redação dada pela Lei complementar nº 662, de 11/12/2015)

    C. Falso: § 3º Permanece filiado ao RPPS/SC, mediante contribuição previdenciária, o segurado que estiver afastado de suas funções, quando: ... II - afastado ou licenciado, temporariamente, do cargo e de suas funções; 

    D. Falso: § 4º Para manter a qualidade de segurado do RPPS/SC, nos casos de afastamento ou de licenciamento dos cargos ou das funções exercidas, sem vencimento, remuneração ou subsídio, o interessado poderá optar pela manutenção da vinculação e, neste caso, deverá obrigatoriamente efetuar o recolhimento mensal das suas contribuições previdenciárias e da parte patronal, estabelecidas no art. 17 desta Lei Complementar. (redação dada pela Lei Complementar nº 662, de 11/12/2015).

    E. Falso: Art. 4º Os segurados definidos no art. 3º, XXV, desta Lei Complementar, são obrigatoriamente filiados ao RPPS/SC, quando integrantes: I - do Poder Executivo, neste incluídas suas autarquias e fundações; II - do Poder Judiciário; III - do Poder Legislativo; IV - do Ministério Público; e V - do Tribunal de Contas

     

     


ID
1110892
Banca
FEPESE
Órgão
IPREV
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com o Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina, assinale a alternativa correta em relação ao Conselho de Administração.

Alternativas
Comentários
  • Art. 39. O Conselho de Administração será composto por 14 (quatorze) membros, nomeados por ato do Chefe do Poder Executivo.

    § 4º O quorum mínimo para a instalação de sessão do Conselho de Administração é de 10 (dez) membros.

    § 5º Fica assegurada a participação dos membros do Conselho de Administração em suas sessões, sem prejuízo das funções dos seus cargos efetivos.

    § 6º As decisões do Conselho de Administração serão tomadas pela maioria absoluta de seus membros, garantido o voto de qualidade ao seu Presidente.

    § 9º O mandato dos membros do Conselho de Administração é de 2 (dois) anos, permitida sua recondução por única vez


ID
1110895
Banca
FEPESE
Órgão
IPREV
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Assinale a alternativa correta de acordo com a organização e o funcionamento do Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º A organização e o funcionamento do RPPS/SC, observadas as peculiaridades dos Fundos Financeiro e Previdenciário, são baseados nas seguintes diretrizes:

    I - garantia da totalidade dos riscos cobertos no plano de benefícios, preservando o equilíbrio atuarial das operações, mediante recursos provenientes das contribuições previdenciárias dos segurados, dos beneficiários e dos poderes e órgãos;

    II - realização de avaliação atuarial em cada balanço anual para a organização e revisão do Plano de Custeio e do Plano de Benefícios;

    III - cobertura exclusiva aos segurados e a seus respectivos dependentes, vedado o pagamento de benefícios mediante convênio ou consórcio;

    IV - pleno acesso dos segurados e dos beneficiários às informações relativas à gestão do RPPS/SC;

    V - participação de representantes dos servidores públicos titulares de cargo efetivo, ativos e inativos, e dos pensionistas nos colegiados e nas instâncias de decisão em que os seus interesses sejam objeto de discussão e deliberação;

    VI - registros individualizados das contribuições de cada segurado, beneficiário, poder e órgão;

    VII - identificação e consolidação em demonstrativos financeiros e orçamentários de todas as despesas fixas e variáveis com inativos e pensionistas, bem como dos encargos incidentes sobre os proventos e as pensões por morte pagas;

    VIII - sujeição a inspeções e auditorias de natureza atuarial, contábil, financeira, orçamentária e patrimonial dos órgãos de controle interno e externo;

    IX - regime de previdência de caráter contributivo e filiação automática e obrigatória;

    X - proibição de instituição, majoração ou extensão de qualquer benefício sem a correspondente fonte de custeio total, de forma a preservar o seu equilíbrio financeiro-atuarial;

    XI - vedação à instituição ou concessão de benefícios especiais ou diferenciados daqueles oferecidos pelo Regime Geral de Previdência Social - RGPS, salvo disposição em contrário da Constituição Federal;

    XII - caráter participativo e paritário da gestão administrativa, com representantes do Poder Público Estadual, dos segurados e dos pensionistas;

    XIII - organização baseada em normas gerais de contabilidade e atuária, de modo a garantir o equilíbrio financeiro e atuarial do Regime;

    XIV - aplicação de recursos conforme estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional, resoluções do Banco Central e legislação federal aplicável; e

    XV - identificação e consolidação em demonstrativos financeiros e orçamentários de todas as despesas fixas e variáveis do RPPS/SC.


ID
1110898
Banca
FEPESE
Órgão
IPREV
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com o Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina, aquele que ingressar no serviço púbico estadual, no ano 2013, será contribuinte do:

Alternativas

ID
1110901
Banca
FEPESE
Órgão
IPREV
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com o Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina, assinale a alternativa correta em relação à condição de dependente

Alternativas
Comentários
  • Art. 6º São considerados dependentes:

    I - filho solteiro menor de 21 (vinte e um) anos; II - filho maior, solteiro, inválido em caráter permanente para o exercício de toda e qualquer atividade laboral e que viva sob a dependência econômica do segurado; III - cônjuge; IV - companheiro; V - ex-cônjuge ou ex-companheiro que perceba pensão alimentícia; VI - enteado, nas condições dos incisos I e II, que não perceba pensão alimentícia ou benefício de outro órgão previdenciário e que não possua bens e direitos aptos a lhe garantir o sustento e a educação; VII - tutelado, menor de 18 (dezoito) anos, que não perceba pensão alimentícia, rendas ou benefícios de outro órgão previdenciário; VIII - pais que vivam sob a dependência econômica do segurado; e IX - irmão solteiro, nas condições dos incisos I e II, e que viva sob a dependência econômica do segurado.

    § 1º A dependência econômica é condição para caracterização da dependência previdenciária e deverá ser exclusivamente em relação ao segurado e comprovada na forma prevista no regulamento do RPPS/SC.

    § 2º Presume-se a dependência econômica em relação aos: I - filhos solteiros menores de 21 (vinte e um) anos; e II - cônjuge e companheiro.

    § 3º São vedadas, para efeitos de reconhecimento da dependência previdenciária em relação ao segurado do RPPS/SC, quaisquer condições diferentes das estabelecidas nesta Lei Complementar.

    § 4º Considera-se companheiro a pessoa que mantém união estável com o segurado, nos termos da Lei Civil, para tal considerada, também, a que mantém relação homoafetiva.

    § 5º A condição de invalidez, prevista no inciso II do caput, caracterizada pela perda total e permanente da capacidade para exercer toda e qualquer atividade laboral, deverá ser atestada por perícia médica própria da unidade gestora do RPPS/SC ou por esta designada, e comprovada periodicamente, conforme definido em regulamento.

    § 6º Os dependentes arrolados nos incisos I a VII do caput são beneficiários preferenciais, concorrendo entre si, e os arrolados nos incisos VIII e IX do caput somente poderão perceber benefício previdenciário na falta daqueles.

    § 7º A inscrição de dependentes deverá ser formalizada junto ao setorial de recursos humanos do poder ou órgão a que o segurado estiver vinculado.

    § 8º As informações referentes aos dependentes deverão ser comprovadas documentalmente e, nos casos dos incisos II e IV a IX do caput, a inscrição dependerá de prova inequívoca da condição invocada.

    § 9º O segurado é responsável pela comunicação de fato que importe na inclusão ou exclusão de dependente, bem como pela apresentação dos documentos necessários à sua comprovação.


ID
1110904
Banca
FEPESE
Órgão
IPREV
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com o Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina, assinale a alternativa correta em relação ao Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (IPREV).

Alternativas
Comentários
  • Art. 11. A unidade gestora do RPPS/SC é o Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina - IPREV, mantido na forma jurídica de autarquia, com personalidade jurídica própria e autonomia administrativa, patrimonial e financeira, em relação ao Poder Executivo, e vinculado à Secretaria de Estado da Administração, com sede no Município de Florianópolis e foro na Comarca da Capital do Estado de Santa Catarina.


ID
1110907
Banca
FEPESE
Órgão
IPREV
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com o Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina, assinale a alternativa correta em relação à contribuição previdenciária.

Alternativas

ID
1110910
Banca
FEPESE
Órgão
IPREV
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com o Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina, assinale a alternativa correta em relação à constituição dos fundos especiais.

Alternativas

ID
1110913
Banca
FEPESE
Órgão
IPREV
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com o Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina, identifique
as afirmativas corretas em relação ao Conselho Fiscal.

1. O quorum mínimo para a instalação de sessão do Conselho Fiscal é de quatro membros.
2. O servidor ocupante de cargo comissionado não poderá compor o Conselho Fiscal.
3. O Presidente do IPREV poderá participar das sessões do Conselho Fiscal, sem direito a voto.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas

ID
1110916
Banca
FEPESE
Órgão
IPREV
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com o Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina, assinale a alternativa correta em relação ao Conselho de Administração

Alternativas

ID
1110919
Banca
FEPESE
Órgão
IPREV
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com o Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina, assinale a alternativa correta em relação à aposentadoria por invalidez.

Alternativas

ID
1110922
Banca
FEPESE
Órgão
IPREV
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com o Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina, assinale a alternativa correta em relação à aposentadoria voluntária.

Alternativas

ID
1110925
Banca
FEPESE
Órgão
IPREV
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com o Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina, assi- nale a alternativa correta em relação ao abono de permanência.

Alternativas

ID
1110928
Banca
FEPESE
Órgão
IPREV
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Em relação ao Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina, as contribuições previdenciárias recolhidas em atraso sujeitarão o devedor ao pagamento do acréscimo de:

Alternativas

ID
1110931
Banca
FEPESE
Órgão
IPREV
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre o salário contribuição previsto no Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina.

Alternativas

ID
1110934
Banca
FEPESE
Órgão
IPREV
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com o Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina, para compor o Conselho Fiscal, os membros deverão satisfazer as seguintes condições:

1. ser segurado do regime geral de previdência e estável.

2. possuir formação em curso superior e experiência na área de administração pública.

3. não haver incorrido em falta apurada em processo administrativo ou condenação criminal.

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

Alternativas

ID
1110937
Banca
FEPESE
Órgão
IPREV
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com o Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina, os procedimentos de auditoria previdenciária compreendem:

1. fscalização quanto ao cumprimento da legislação previdenciária, no âmbito da sua competência, cabendo-lhe representar ao órgão competente na hipótese de constatação de irregularidade.

2. controle da arrecadação previdenciária.

3. fscalização da cobrança de débitos lançados.

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

Alternativas

ID
1110940
Banca
FEPESE
Órgão
IPREV
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com o Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1110943
Banca
FEPESE
Órgão
IPREV
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com o Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina, assinale a alternativa correta em relação ao auxílio reclusão.

Alternativas

ID
1110973
Banca
FEPESE
Órgão
IPREV
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com o Estatuto do Servidor Público Civil do Estado de Santa Catarina, será punida com demissão simples:

Alternativas
Comentários
  • Letra B:

    Art. 137 – São infrações disciplinares, entre outras definidas nesta Lei:

    II – puníveis com demissão simples:

    2 – inassiduidade permanente;


    a; c) art. 137, III – puníveis com suspensão até 30 (trinta) dias:

    1 – ofensa moral contra qualquer pessoa no recinto da repartição;

    5 – impontualidade;


    d e e)

    art. 137, 

    IV – puníveis com suspensão até 10 (dez) dias:

    1 – deixar de atender:

    a) – às requisições para defesa da Fazenda Pública;

    4 – exercer, mesmo fora das horas de expediente, funções em entidades 

    privadas que dependam, de qualquer modo, de sua repartição.



ID
1110976
Banca
FEPESE
Órgão
IPREV
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com o Estatuto do Servidor Público Civil do Estado de Santa Catarina, assinale a alternativa correta sobre a licença para tratamento de saúde

Alternativas
Comentários
  • Letra e:

    Art. 65 – O funcionário portador de doença transmissível, poderá ser 

    compulsoriamente licenciado, enquanto durar essa condição, a juízo do órgão 

    sanitário.


    Letra a: 

    Art. 64 – Ao funcionário que, por motivo de saúde, esteja impossibilitado de exercer o seu cargo, será concedida licença com remuneração, mediante inspeção do órgão médico oficial, até 24 (vinte e quatro) meses, prorrogáveis por idêntico período, guardado o sigilo médico (arts. 32, 35 e 110).


    Letra b: 

    Art. 66 – A licença para tratamento de saúde será concedida por iniciativa da Administração Pública ou a pedido do funcionário ou de seu representante:

    § 2° - O funcionário licenciado não poderá recusar a inspeção médica, sob pena de suspensão da licença


    Letra c:

    Art. 67 – A inspeção médica será feita por intermédio de órgão médico oficial e, subsidiariamente, por outros especialistas.

    § 1° - Será admitido laudo de médico ou especialista não credenciado, mediante a homologação do órgão médico oficial. 


    Letra d: 

    Art. 64 –

    Parágrafo único – A licença concedida dentro de 60 (sessenta) dias, contados do término da anterior, será considerada como prorrogação, para os fins deste artigo.


ID
2380555
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Verificada a acumulação ilegal de cargos, funções ou empregos, o servidor, provada a sua boa fé, será obrigado a optar por um dos cargos.

Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao prazo de opção.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C???

     

    Lei 8.112

     

    Art. 133.  Detectada a qualquer tempo a acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas, a autoridade a que se refere o art. 143 notificará o servidor, por intermédio de sua chefia imediata, para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência e, na hipótese de omissão, adotará procedimento sumário para a sua apuração e regularização imediata, cujo processo administrativo disciplinar se desenvolverá nas seguintes fases. (...)

  • A questão cobra o RJU do servidores públicos de SC (Lei 6745/85), NÃO a Lei 8112/1990.

     

    TÍTULO V DOS DEVERES

    CAPÍTULO I Da Acumulação

    Art. 128 – Verificada acumulação proibida de cargos, funções ou empregos e, em processo sumário, provada a boa fé, o funcionário será obrigado a optar por um dos cargos no prazo de 15 (quinze) dias.

    Gabarito: Letra A.

     

    Link da lei: http://leisestaduais.com.br/sc/lei-ordinaria-n-6745-1985-santa-catarina-dispoe-sobre-o-estatuto-dos-servidores-publicos-civis-do-estado-de-santa-catarina

  • Acumulação ilegal de cargos, se não comprovada a boa-fé gera demissão simples;

    Diante de Boa-fé o servidor tem 15 dias para optar por um dos cargos;

    A constituição Estadual permite a acumulação de cargos públicos, quando houver compatibilidade de horários:

    a de dois cargos de professores,

    a de um cargo de professor + outro de técnico ou científico,

    a de dois cargos ou empregos privativos de saúde.