SóProvas



Prova IF-PE - 2017 - IF-PE - Engenheiro Elétrica


ID
2305306
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 01 para responder à questão.


TEXTO 01

MÃES SURPREENDEM TORCEDORES UNIFORMIZADOS EM CLÁSSICO EM PE

Jogo entre Sport e Náutico na Arena PE teve iniciativa inédita de combate à violência

Por Daniel Gomes (08/02/2015)


    Escoltados pela Polícia Militar, torcedores organizados chegam à Arena Pernambuco. Enfileiram-se e tiram o ingresso do bolso para passar pelas catracas. Entram no palco da partida e, quando começam a entoar gritos de ordem, se deparam com seguranças de rostos bem conhecidos: suas próprias mães. Foi o que aconteceu antes do clássico entre Sport e Náutico, neste domingo. A ação, inédita, logicamente pegou de surpresa os uniformizados. 

    A iniciativa foi idealizada por uma agência internacional como mais uma medida de combate à violência. Há uma semana, na primeira rodada do Campeonato Pernambucano, cenas lamentáveis foram registradas antes de Sport x Santa Cruz.

  Cerca de 30 mães se dividiram nas seguranças do setor onde são instaladas normalmente as organizadas. Todas elas, na torcida do Sport. Cristyane dos Santos Almeida era uma delas. Mãe de Jonatas Santos da Silva, de 22 anos e membro da principal organizada do Sport.

  - Acho que ele é da Torcida Jovem desde a primeira vez que foi para o campo. Não sei nem quem levou. Ele escondeu de mim durante um bom tempo que era da Torcida Jovem. Só me disse quando já estava maior de idade. Ele já se meteu em algumas fugindo de confusões... Por isso que eu acho válida esta ação.

(GOMES, Daniel. Mães surpreendem torcedores uniformizados em clássico em PE (Adaptado). Disponível em: < http://globoesporte.globo.com/pe/futebol/campeonato-pernambucano/noticia/2015/02/maessurpreendem-torcedores-uniformizados-em-classico-em-pe.html>. Acesso em: 08 out. 2016.)

Acerca das estratégias e elementos coesivos do TEXTO 01, considere as afirmações abaixo.

I. A expressão “torcedores organizados” (1º parágrafo) mantém-se sem a necessidade do uso de pronomes pessoais do caso reto.
II. Há uma relação anafórica entre “seguranças de rostos bem conhecidos” e “suas próprias mães” (1º parágrafo).
III. As expressões “a ação” (1º parágrafo) e “a iniciativa” (2º parágrafo) relacionam-se ao mesmo referente.
IV. O pronome relativo “onde” (3º parágrafo) foi utilizado adequadamente, pois refere-se à palavra “setor”, que constitui lugar.
V. O pronome demonstrativo “isso”, presente na última frase do TEXTO 01, se relaciona à presença das mães dos torcedores nos estádios disfarçadas de seguranças.

Estão CORRETAS, apenas, as assertivas

Alternativas

ID
2305309
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 02 para responder à questão.

TEXTO 02
FAZER CONTAS DE CABEÇA É BOM PARA O SEU EMOCIONAL 

  Você já deve ter ouvido a expressão "frio e calculista" sendo usada para descrever alguém que não demonstra nenhuma emoção. Mas um novo estudo da Universidade Duke, nos Estados Unidos, mostra que a inteligência emocional e a habilidade de fazer contas mentais são mais conectadas do que imaginávamos.
  Para a neurociência, o exercício cerebral de fazer cálculos matemáticos era chamado de "controle executivo frio", porque era totalmente desassociado das emoções. Agora, pesquisadores encontraram as primeiras evidências de que, pelo menos no cérebro, esse processo é mais "quente" do que a gente imaginava.
  Eles recrutaram 186 estudantes universitários, que passaram por ressonâncias magnéticas enquanto resolviam, de cabeça, alguns problemas da matemática. Cálculos como esse ativam a memória e estimulam uma área do cérebro chamada de córtex pré-frontal dorsolateral. Além disso, os participantes precisavam contar como lidaram com seus problemas mais recentes como “bombar” em uma matéria na faculdade - e como estava sua saúde mental.
  Quando analisaram os resultados, os cientistas perceberam que os participantes que tinham o córtex pré-frontal dorsolateral mais ativos também usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções. De acordo com os relatos dos estudantes que tinham o cérebro mais estimulado pelas contas matemáticas, quando eles tinham problemas como repetir uma matéria na faculdade, a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam de reavaliação cognitiva.
  Funciona assim: ao invés de focar na sensação negativa que aquele problema causa, a pessoa tenta analisar e processar o problema, adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas (e aí, à nota baixa acrescenta-se a motivação e o desafio da superação, por exemplo). Quem usava esse tipo de regulação emocional também apresentou níveis mais baixos de ansiedade e depressão.
  Segundo o artigo, a gestão das emoções depende de três fatores: construir expectativas, ser capaz de enxergar uma série de explicações alternativas e fazer análises racionais antes de sair fazendo julgamentos - habilidades necessárias também nas contas matemáticas. "Nossa pesquisa mostra a primeira evidência direta de que nossa habilidade de regular emoções como medo ou raiva reflete a capacidade do cérebro de fazer cálculos numéricos mentalmente", falou Matthew Scult, autor do estudo.
  Só que o estudo tem a famosa limitação das correlações: não dá para saber que fator causou o outro. Ou seja: pode ser que pessoas que já têm uma melhor regulação emocional sejam melhores em fazer cálculos matemáticos mentais. A solução que os pesquisadores querem adotar é acompanhar crianças até a vida adulta e ver qual das habilidades se apresenta primeiro.
(LEONARDI, Ana Carolina. Fazer contas de cabeça é bom para o seu emocional (Adaptado). Revista Superinteressante. Disponível em: <http://super.abril.com.br/comportamento/fazer-contas-de-cabeca-e-bom-para-oseu-emocional>. Acesso: 12 out. 2016.)

A correspondência harmoniosa entre palavras de uma frase caracteriza concordância. A esse respeito, analise as afirmações a seguir.

I. Em “porque era totalmente desassociado das emoções” (2º parágrafo), se os vocábulos destacados fossem colocados no plural concordariam com “cálculos matemáticos”, desse modo, a correção gramatical e o sentido do trecho seriam mantidos.
II. Em “os participantes [...] também usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções” (4º parágrafo), os termos destacados têm o mesmo referente, por isso,ambos deveriam ter sido grafados no plural.
III. Em “a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam” (4º parágrafo), se o termo destacado fosse trocado por “a”, embora mudasse o referente, a correção gramatical do trecho seria mantida.
IV. No trecho “adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas” (5º parágrafo), a variação em gênero e número das palavras destacadas mudaria o termo ao qual se referem.
V. Em “a gestão das emoções depende de três fatores” (6º parágrafo), os termos destacados poderiam ser pluralizados para concordarem com “emoções” sem que houvesse alteração de sentido do trecho.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições

Alternativas
Comentários
  • I ' ERRADA. Muda o referente e altera o sentido do texto.

    II. ERRADA. "controlar" não precisa estar no plural necessariamente

    III. CORRETA. Muda o referente mas preserva a correçao gramatical.

    IV. CORRETO. Muda o referente mas preserva a correçao gramatical.

    V. ERRADA. Tornaria errada gramaticalmente

    "Segundo o artigo, as gestões das emoções depende de três fatores:..."

  • Aos especialistas, minha dúvida:

    III. Em “a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam” (4º parágrafo), se o termo destacado fosse trocado por “a”, embora mudasse o referente, a correção gramatical do trecho seria mantida.

     

    Fazendo a alteração, a frase não deveria receber crase?

     

    III. Em “a estratégia que usavam era muito parecida com à (estratégia) que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam” (4º parágrafo), se o termo destacado fosse trocado por “a”, embora mudasse o referente, a correção gramatical do trecho seria mantida.

  • Caro R neto, não há crase, pois essa é vedada após preposição. 

  • questãozinha difícil! Mas ótima para aprender bem sujeito.

  • III. Em “a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam” (4º parágrafo), se o termo destacado fosse trocado por “a”, embora mudasse o referente, a correção gramatical do trecho seria mantida.

    FAZENDO O QUE A QUESTÃO PEDE:

    Em “a estratégia que usavam era muito parecida com que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam”

    MUDOU!

    IV. No trecho “adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas” (5º parágrafo), a variação em gênero e número das palavras destacadas mudaria o termo ao qual se referem.

    FAZENDO O QUE A QUESTÃO PEDE:

    No trecho “adaptando as emoções associadas a esse acontecimentotornando-o mais positivo

    MUDARAM!

  • Para responder é só ler até o III


ID
2305312
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 02 para responder à questão.

TEXTO 02
FAZER CONTAS DE CABEÇA É BOM PARA O SEU EMOCIONAL 

  Você já deve ter ouvido a expressão "frio e calculista" sendo usada para descrever alguém que não demonstra nenhuma emoção. Mas um novo estudo da Universidade Duke, nos Estados Unidos, mostra que a inteligência emocional e a habilidade de fazer contas mentais são mais conectadas do que imaginávamos.
  Para a neurociência, o exercício cerebral de fazer cálculos matemáticos era chamado de "controle executivo frio", porque era totalmente desassociado das emoções. Agora, pesquisadores encontraram as primeiras evidências de que, pelo menos no cérebro, esse processo é mais "quente" do que a gente imaginava.
  Eles recrutaram 186 estudantes universitários, que passaram por ressonâncias magnéticas enquanto resolviam, de cabeça, alguns problemas da matemática. Cálculos como esse ativam a memória e estimulam uma área do cérebro chamada de córtex pré-frontal dorsolateral. Além disso, os participantes precisavam contar como lidaram com seus problemas mais recentes como “bombar” em uma matéria na faculdade - e como estava sua saúde mental.
  Quando analisaram os resultados, os cientistas perceberam que os participantes que tinham o córtex pré-frontal dorsolateral mais ativos também usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções. De acordo com os relatos dos estudantes que tinham o cérebro mais estimulado pelas contas matemáticas, quando eles tinham problemas como repetir uma matéria na faculdade, a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam de reavaliação cognitiva.
  Funciona assim: ao invés de focar na sensação negativa que aquele problema causa, a pessoa tenta analisar e processar o problema, adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas (e aí, à nota baixa acrescenta-se a motivação e o desafio da superação, por exemplo). Quem usava esse tipo de regulação emocional também apresentou níveis mais baixos de ansiedade e depressão.
  Segundo o artigo, a gestão das emoções depende de três fatores: construir expectativas, ser capaz de enxergar uma série de explicações alternativas e fazer análises racionais antes de sair fazendo julgamentos - habilidades necessárias também nas contas matemáticas. "Nossa pesquisa mostra a primeira evidência direta de que nossa habilidade de regular emoções como medo ou raiva reflete a capacidade do cérebro de fazer cálculos numéricos mentalmente", falou Matthew Scult, autor do estudo.
  Só que o estudo tem a famosa limitação das correlações: não dá para saber que fator causou o outro. Ou seja: pode ser que pessoas que já têm uma melhor regulação emocional sejam melhores em fazer cálculos matemáticos mentais. A solução que os pesquisadores querem adotar é acompanhar crianças até a vida adulta e ver qual das habilidades se apresenta primeiro.
(LEONARDI, Ana Carolina. Fazer contas de cabeça é bom para o seu emocional (Adaptado). Revista Superinteressante. Disponível em: <http://super.abril.com.br/comportamento/fazer-contas-de-cabeca-e-bom-para-oseu-emocional>. Acesso: 12 out. 2016.)

A respeito do emprego da pontuação no TEXTO 02, analise as proposições a seguir.

I. No trecho “Funciona assim: ao invés de focar na sensação negativa que aquele problema causa” (5º parágrafo), os dois-pontos indicam a citação da fala de um dos cientistas, o qual comenta as características que explicam o funcionamento do cérebro.

II. Em “a gestão das emoções depende de três fatores: construir expectativas, ser capaz de enxergar uma série de explicações alternativas e fazer análises racionais” (6º parágrafo), os dois-pontos anunciam uma enumeração.

III. Em “antes de sair fazendo julgamentos - habilidades necessárias também nas contas matemáticas” (6º parágrafo), o termo em destaque poderia estar entre vírgulas sem que houvesse alteração de sentido do trecho.

IV. No trecho “Eles recrutaram 186 estudantes universitários, que passaram por ressonâncias magnéticas” (3º parágrafo), a vírgula, por ser um recurso discursivo que caracteriza os estudantes, torna-se facultativa.

V. Em “Ou seja: pode ser que pessoas que já têm uma melhor regulação emocional sejam melhores em fazer cálculos matemáticos mentais”, os dois-pontos poderiam ser substituídos por uma vírgula, e isso não alteraria o sentido do trecho.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições 

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me explicar porque nao pode ser a letra B?

     

  • Não pode ser a "B", pois o item IV está errado, nele a vírgula esta sendo usada para separar orações subordinadas. 

  • Alguém me explique a proposição l e lll, por favor? Obrigada

  • vamos ao que segue...

     

    I - ERRADA, pois a citação é do autor e não do cientista.

     

    II - CERTO - os dois pontos estão introduzindo uma enumeração.

     

    III - CERTO - pois a vírgula é opcional para adjunto adverbial deslocado que tenha até três palavras. 

     

    IV - ERRADO - Nesse caso não é facultativo, pois a retirada da vírgula mudaria o sentido da frase. Passando de uma subordinada adjetiva explicatica para uma restritiva.

     

    V - CERTO - podem ser trocados sem alterar o sentido. 

     

    Espero ter ajudado.

     

    Abraço


ID
2305315
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 02 para responder à questão.

TEXTO 02
FAZER CONTAS DE CABEÇA É BOM PARA O SEU EMOCIONAL 

  Você já deve ter ouvido a expressão "frio e calculista" sendo usada para descrever alguém que não demonstra nenhuma emoção. Mas um novo estudo da Universidade Duke, nos Estados Unidos, mostra que a inteligência emocional e a habilidade de fazer contas mentais são mais conectadas do que imaginávamos.
  Para a neurociência, o exercício cerebral de fazer cálculos matemáticos era chamado de "controle executivo frio", porque era totalmente desassociado das emoções. Agora, pesquisadores encontraram as primeiras evidências de que, pelo menos no cérebro, esse processo é mais "quente" do que a gente imaginava.
  Eles recrutaram 186 estudantes universitários, que passaram por ressonâncias magnéticas enquanto resolviam, de cabeça, alguns problemas da matemática. Cálculos como esse ativam a memória e estimulam uma área do cérebro chamada de córtex pré-frontal dorsolateral. Além disso, os participantes precisavam contar como lidaram com seus problemas mais recentes como “bombar” em uma matéria na faculdade - e como estava sua saúde mental.
  Quando analisaram os resultados, os cientistas perceberam que os participantes que tinham o córtex pré-frontal dorsolateral mais ativos também usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções. De acordo com os relatos dos estudantes que tinham o cérebro mais estimulado pelas contas matemáticas, quando eles tinham problemas como repetir uma matéria na faculdade, a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam de reavaliação cognitiva.
  Funciona assim: ao invés de focar na sensação negativa que aquele problema causa, a pessoa tenta analisar e processar o problema, adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas (e aí, à nota baixa acrescenta-se a motivação e o desafio da superação, por exemplo). Quem usava esse tipo de regulação emocional também apresentou níveis mais baixos de ansiedade e depressão.
  Segundo o artigo, a gestão das emoções depende de três fatores: construir expectativas, ser capaz de enxergar uma série de explicações alternativas e fazer análises racionais antes de sair fazendo julgamentos - habilidades necessárias também nas contas matemáticas. "Nossa pesquisa mostra a primeira evidência direta de que nossa habilidade de regular emoções como medo ou raiva reflete a capacidade do cérebro de fazer cálculos numéricos mentalmente", falou Matthew Scult, autor do estudo.
  Só que o estudo tem a famosa limitação das correlações: não dá para saber que fator causou o outro. Ou seja: pode ser que pessoas que já têm uma melhor regulação emocional sejam melhores em fazer cálculos matemáticos mentais. A solução que os pesquisadores querem adotar é acompanhar crianças até a vida adulta e ver qual das habilidades se apresenta primeiro.
(LEONARDI, Ana Carolina. Fazer contas de cabeça é bom para o seu emocional (Adaptado). Revista Superinteressante. Disponível em: <http://super.abril.com.br/comportamento/fazer-contas-de-cabeca-e-bom-para-oseu-emocional>. Acesso: 12 out. 2016.)

A coesão textual pode ser entendida como o fenômeno que diz respeito ao modo como os elementos linguísticos presentes no texto encontram-se interligados entre si, por meio de recursos também linguísticos, formando sequências veiculadoras de sentidos. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Em “Agora, pesquisadores encontraram as primeiras evidências” (2º parágrafo), o advérbio funciona como um articulador de discurso e indica uma sequência temporal iniciada no período anterior, o qual sugere uma constatação antecedente a que é tratada no texto.

II. No trecho “eles tinham problemas como repetir uma matéria na faculdade” (4º parágrafo), o vocábulo em destaque refere-se, anaforicamente, a “cientistas”, termo que, embora esteja no período anterior, é retomado pelo uso do pronome.

III. Em “Eles recrutaram 186 estudantes universitários” (3º parágrafo), e “eles tinham problemas como repetir uma matéria” (4º parágrafo), os pronomes pessoais em destaque possuem o mesmo referente.

IV. Em “adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas” (5º parágrafo) os pronomes destacados constituem elementos coesivos e referem-se, respectivamente, a “problema” e “emoções”.

V. No trecho “usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções” (4º parágrafo), o termo em destaque refere-se, cataforicamente, aos “participantes que tinham o córtex pré-frontal dorsolateral mais ativos”.

Estão CORRETAS, apenas, as afirmações constantes nos itens 

Alternativas
Comentários
  • A V está errada porque a referência é anafórica e não catafórica!

  • I. Em “Agora, pesquisadores encontraram as primeiras evidências” (2º parágrafo), o advérbio funciona como um articulador de discurso e indica uma sequência temporal iniciada no período anterior, o qual sugere uma constatação antecedente a que é tratada no texto. Existia um conhecimento anterior, que é retomado com uma nova informação. Correto. 

    II. No trecho “eles tinham problemas como repetir uma matéria na faculdade” (4º parágrafo), o vocábulo em destaque refere-se, anaforicamente, a “cientistas”, termo que, embora esteja no período anterior, é retomado pelo uso do pronome. Eles= estudantes 

    ANÁFORA (não confundir com a figura de linguagem de mesmo nome) o termo ou expressão que, em um texto ou discurso, faz referência direta ou indireta a um termo anterior.

    III. Em “Eles recrutaram 186 estudantes universitários” (3º parágrafo), e “eles tinham problemas como repetir uma matéria” (4º parágrafo), os pronomes pessoais em destaque possuem o mesmo referente. Pesquisadores/Estudantes

    IV. Em “adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas” (5º parágrafo) os pronomes destacados constituem elementos coesivos e referem-se, respectivamente, a “problema” e “emoções”.

    V. No trecho “usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções” (4º parágrafo), o termo em destaque refere-se, cataforicamente, aos “participantes que tinham o córtex pré-frontal dorsolateral mais ativos”. Errado

    pronomes catafóricos são aqueles que fazem referência a um termo subsequente, estabelecendo com ele uma relação não autônoma, portanto, dependente. Para compreender um termo catafórico é necessário interpretar o termo ao qual faz referência.


ID
2305324
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 05 para responder à questão.

TEXTO 05
RECEITA

Tome-se um poeta não cansado,
Uma nuvem de sonho e uma flor,
Três gotas de tristeza, um tom dourado,
Uma veia sangrando de pavor.
Quando a massa já ferve e se retorce
Deita-se a luz dum corpo de mulher,
Duma pitada de morte se reforce,
Que um amor de poeta assim requer.

(SARAMAGO, José. Receita. Disponível em: http://www.avozdapoesia.com.br/obras_ler.php?obra_id=7542. Acesso: 04 out. 2016.)

A leitura do TEXTO 05 nos permite constatar que

Alternativas
Comentários
  • Texto injuntivo tem como exemplo uma recita de bolo, um manual de instruções. E a metáfora que o autor utiliza é de como se fazer um poema. Porém não se pode afirmar que eleé pragmático.

    Gabarito letra E

  • odeio interpretação de poema! ter que advinhar oq o poeta pensou é uó


ID
2305327
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 06 para responder à questão.

TEXTO 06
BOB DYLAN VENCE NOBEL DE LITERATURA

  O prêmio Nobel de Literatura 2016 foi atribuído a Bob Dylan, por ele ter criado novas formas de expressão poética no quadro da grande tradição da música americana, anunciou hoje (13) a Academia Sueca. Bob Dylan é o nome artístico de Robert Allen Zimmerman, nascido em 24 de maio de 1941 - compositor, cantor, pintor, ator e escritor norte-americano.
  Nascido no estado de Minnesota, neto de imigrantes judeus russos, aos 10 anos Dylan escreveu seus primeiros poemas e, ainda adolescente, aprendeu piano e guitarra sozinho. Começou cantando em grupos de rock, imitando Little Richard e Buddy Holly, mas quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para folk music, impressionado com a obra musical do lendário cantor folk Woody Guthrie, a quem foi visitar em Nova York em 1961.
  Em 2004, foi eleito pela revista Rolling Stone o sétimo maior cantor de todos os tempos e, pela mesma revista, o segundo melhor artista da música de todos os tempos, ficando atrás somente dos Beatles. Uma de suas principais canções, Like a Rolling Stones, foi escolhida como uma das melhores de todos os tempos.
  Em 2012 Dylan foi condecorado com a Medalha da Liberdade pelo presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

Autor não informado. Bob Dylan vence Nobel de Literatura (Adaptado). NE 10 – Portal do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Disponível em: <http://entretenimento.ne10.uol.com.br/literatura/noticia/2016/10/13/bob-dylan-vence-nobel-de-literatura- 642412.php>. Acesso: 15 out. 2016.

A utilização de pronomes e advérbios pode contribuir para a coesão textual. Sobre esse assunto, assinale a alternativa que analisa corretamente o processo coesivo em questão.

Alternativas
Comentários
  • não concordo com o gabarito a relação entre os termos é catafórica, pois o trecho "uma de suas principais canções" refere-se ao próximo termo "Like a Rolling Stones" e se está depois logo a menção é catafórica.

  • concordo com Lucas. Pensei a mesma coisa. 

  • ​a)​ Em "por ele ter criado novas formas de expressão poética" (1º parágrafo), o pronome pessoal destacado possibilita a coesão por elipse, uma vez que o nome do cantor é omitido, isto é, fica elíptico. O pronome pessoal é o sujeito da oração, nada tem a ver com omissão do nome do cantor.

    b) No trecho "Uma de suas principais canções" (3º parágrafo), o pronome possessivo em destaque promove a coesão referencial, pois faz uma menção anafórica a um elemento citado anteriormente no texto. ​​correto, o elemento citado anteriormente: cantor, segundo melhor artista.

    c) No trecho "anunciou hoje (13) a Academia Sueca" (1º parágrafo), a utilização do advérbio promove a coesão circunstancial, uma vez que situa o interlocutor no tempo em que se deu o fato relatado. ​Pode ser em qualquer dia o "hoje", não situa no tempo do fato, situa no momento da leitura.​

    d) Em "aos 10 anos Dylan escreveu seus primeiros poemas" (2º parágrafo), a coesão foi estabelecida pelo pronome por causa da ênfase que se quis dar à determinada informação, priorizando a posse que ele tinha dos poemas, em vez de sua idade. ​A ênfase é dada na idade.

    e) No trecho "quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para folk music" (2º parágrafo), a coesão por substituição é possibilitada pela partícula destacada, um pronome pessoal do caso oblíquo. ​"Se" é parte integrante do verbo: voltar-se = tender.

     

    Esse foi meu entendimento, se alguém puder complementar/corrigir, agradeço...​

  • Lucas, entendo que seria catafórica se estivesse mencionando à canção. No entanto o termo "suas" é um pronome possessivo que remete às canções ao cantor.

  • Alguém sabe dizer se essa resposta é do gabarito oficial, se não houve alteração de gabarito? Eu penso igual ao Lucas Rangel.

  • Pq a letra C está errada?

  • letra C é coesão referencial, pois apesar do "hoje" normalmente ser abstrato, neste caso foi identificado pelo "(13)".

    Para mim, a letra E estaria certa, pois o "se" se refere ao cantor "O cantor voltou-se ao...", havendo substituição de "cantor" por "se".

     

  • LETRA B

    ->No trecho “Uma de suas principais canções” (3º parágrafo), o pronome possessivo em destaque promove a coesão referencial, pois faz uma menção anafórica a um elemento citado anteriormente no texto.

    Sua não se refere a canção , se refere ao Bob. Por isso é anafórica mesmo.

  • Gabarito B.

    Ótima explicação da colega Priscilla Marcelle.

  • Inacreditável esse gabarito! Essa banca não tem lógica alguma! É marcar a mais absurda para tentar acertar!


ID
2305333
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 08 para responder à questão.

TEXTO 08
UMA ESPERANÇA

    Aqui em casa pousou uma esperança. Não a clássica, que tantas vezes verifica-se ser ilusória, embora mesmo assim nos sustente sempre. Mas a outra, bem concreta e verde: o inseto.
    Houve um grito abafado de um de meus filhos:
  - Uma esperança! E na parede, bem em cima de sua cadeira!
    Emoção dele também que unia em uma só as duas esperanças, já tem idade para isso. Antes surpresa minha: esperança é coisa secreta e costuma pousar diretamente em mim, sem ninguém saber, e não acima de minha cabeça numa parede. Pequeno rebuliço: mas era indubitável, lá estava ela, e mais magra e verde não poderia ser.
[...]

(LISPECTOR, Clarice. Uma esperança (trecho). In: Felicidade Clandestina (contos). Rio de Janeiro: Rocco, 2009.) 

Analise as proposições e assinale a alternativa em que os termos destacados estabelecem a correta relação sintático-semântica entre as orações e preservam o que foi dito no TEXTO 08.

I. A esperança não deveria ter pousado e pousou. – Adição.
II. A emoção do meu filho foi grande, mesmo que tenha unido as duas esperanças. – Conformidade.
III. Se bem que a esperança clássica verifique-se ser ilusória, nos sustenta sempre. – Concessão.
IV. O inseto é tão concreto e verde que se diferencia da esperança clássica. – Comparação.
V. Consoante era indubitável, a esperança causou um pequeno rebuliço. – Conformidade.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições 

Alternativas
Comentários
  • I. A esperança não deveria ter pousado e pousou. – Adversativa

    II. A emoção do meu filho foi grande, mesmo que tenha unido as duas esperanças. – Concessivas

    III. Se bem que a esperança clássica verifique-se ser ilusória, nos sustenta sempre. – Concessivas

    IV. O inseto é tão concreto e verde que se diferencia da esperança clássica. – Consecutiva

    V. Consoante era indubitável, a esperança causou um pequeno rebuliço. – Conformativas

  • III. Se bem que a esperança clássica verifique-se ser ilusória, nos sustenta sempre. – Concessão.

    CONCESSIVAS: EMBORA, AINDA QUE, MESMO QUE, POSTO QUE, PIOR QUE, APESAR DE QUE, POR MAIS QUE, SE BEM QUE, CONQUANTO, DADO QUE, NÃO OBSTANTE, MALGRADO, NEM QUE

     

    V. Consoante era indubitável, a esperança causou um pequeno rebuliço. – Conformidade.

    CONFORMATIVAS: SENGUNDO, COMO, CONFORME, CONSOANTE

     

  • GABARITO B

    ATENÇÃO : Pessoal, cuidado com a conjunção "e". Ela pode ser ADITIVA ou ADVERSATIVA. NUNCA deixem de analisar o contexto. Vejam que na frase "A esperança não deveria ter pousado e pousou.", uma coisa não deveria ter acontecido MAS aconteceu. A esperança não deveria ter pousado MAS pousou. Conseguem ver a ideia contrária? Então sempre analisem a questão.

    bons estudos

  • Alguém explica o erro do IV, por favor!

  • Bárbara Fonsêca, a IV é uma conjunção consecutiva.


ID
2314630
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Eletrônica
Assuntos

Os cabos de par trançados utilizados devem possuir desempenho conforme definido na ABNT NBR 14565. Para o cabeamento de par trançado balanceado, blindado ou não, categoria 6A, é definido o seguinte desempenho para seus componentes (cabos e conectores): 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

     

    5e (enhaced) - 125 MHz

    6 - 250 MHz

    6a (augmented) - 500 MHz 


ID
2314636
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

No que diz respeito aos tipos de manutenção, analise as proposições a seguir.

I. Manutenção corretiva não planejada é a correção da falha de maneira aleatória.

II. Manutenção corretiva planejada é a correção do desempenho menor do que o esperado ou correção da falha por decisão gerencial.

III. Manutenção preventiva é a atuação realizada de forma a reduzir ou evitar a falha ou queda no desempenho, obedecendo a um plano previamente elaborado baseado em intervalos definidos de tempo.

IV. Manutenção preditiva é a atuação realizada com base na modificação de parâmetros de condição ou desempenho, cujo acompanhamento obedece a uma sistemática.

V. Manutenção detectiva é a atuação efetuada em sistemas de proteção, comando e controle, buscando detectar falhas ocultas ou não perceptíveis ao pessoal de operação e manutenção.

Estão CORRETAS as proposições 

Alternativas

ID
2314642
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica

Assinale a alternativa CORRETA em relação à Resolução ANEEL 482/2012.

Alternativas

ID
2314645
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Eletrônica
Assuntos

Qualquer sinal de corrente ou de tensão, cuja forma de onda não seja senoidal, pode produzir componentes harmônicas que podem provocar danos na instalação elétrica em que está presente e/ou em seus componentes e aparelhos a ela conectados. Há vários efeitos provocados pelas harmônicas; sobre estes efeitos, analise as afirmações abaixo.

I. Devido ao “efeito skin”, à medida que a frequência do sinal de corrente aumenta (harmônicas), ela tende a circular pela periferia do condutor, o que significa uma diminuição da sua resistência elétrica e, consequentemente, das perdas por efeito Joule devido ao aumento da corrente.

II. Os sinais harmônicos podem apresentar correntes com alto fator de crista, o que pode fazer com que alguns dispositivos de proteção termomagnéticos e diferencias disparem.

III. Vibrações, acoplamentos, ferrorressonância e aumento da queda de tensão são algumas das consequências da alta distorção harmônica.

IV. Uma forma de lidar com a presença de harmônicas em uma instalação elétrica é a utilização de transformadores para confinar certas formas de harmônicas. Como exemplo, temos a utilização de transformadores com a ligação triângulo/estrela, que provocará o confinamento da terceira harmônica e suas múltiplas inteiras.

V. Para segregação de harmônicas de ordem 9 e 11, uma técnica recomendada é a utilização de um transformador isolador com duplo secundário onde se realiza um defasamento angular de 60 graus entre os enrolamentos.

Estão CORRETAS as afirmações

Alternativas

ID
2314648
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um GMG (Grupo Motor-Gerador) é acionado por um motor do ciclo diesel de 4 cilindros, 200 CV, e o gerador síncrono é de 4 pólos, 380V-60Hz, trifásico, 120 kVA. Esse GMG alimenta um motor trifásico de indução de 30CV, 380V, 60Hz, 2 pólos, s=4%. Após uma manutenção no GMG foi constatado que, em condições nominais de tensão, a velocidade do motor era de 3283rpm. Qual deve ser o implemento percentual da velocidade do motor diesel para que o motor de indução opere em sua velocidade nominal? 

Alternativas
Comentários
  • Leandro Santos, você poderia me informar, fazendo favor, qual livro que teria explicitado essa teoria da sua resposta?

  • Velocidade Nominal :  nr_nom. = [120f/p]*(1-s) = 3.600*0,96 = 3456rpm
    Velocidade atual      :  nr_atual = 3283rpm
    Velocidade que incremental : nr_inc = 3456 - 3283 = 173rpm

    Então é necessário incrementar a velocidade do rotor em 173rpm
    Na condição atual do motor isso representaria um aumento percentual de: ( nr_inc / nr_atual ) * 100 = 5,26% - LETRA C

    Apesar de parecer e os valores serem idênticos a resolução da questão nada tem a ver com o valor de regulação de velocidade!

    Bons Estudos!!!


ID
2314651
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito da ameaça de descarga atmosférica na NBR 5419, a ZPR2 é definida como

Alternativas
Comentários
  • A alternativa c) é a cópia da definição de ZPR2 em 8.3 d)

    a) é a definição de ZPR 0B

    b) definição de ZPR 0A

    d) é a definição de ZPR 1

  • As definições estão na NBR 5419-4. Para melhor visualização, recomendo dar uma olhada nas Figuras 1 e 2 desta mesma norma.

     

    4.3 Zonas de proteção contra raios (ZPR)

     


    Com relação à ameaça de descargas atmosféricas, são definidas as seguintes ZPR (ver ABNT NBR 5419-1):


    4.3.1 Zonas externas:


    a) ZPR 0: zona onde a ameaça é devido a não atenuação do campo eletromagnético da descarga atmosférica e onde os sistemas internos podem ser sujeitos às correntes de surto totais ou parciais. A ZPR 0 é subdividida em:
    b) ZPR 0A: zona onde a ameaça é devido à descarga atmosférica direta e a totalidade do campo eletromagnético gerado por esta descarga. Os sistemas internos podem estar sujeitos à totalidade da corrente de surto;
    c) ZPR 0B: zona protegida contra as descargas atmosféricas diretas, mas onde a ameaça é causada pela totalidade do campo eletromagnético. Os sistemas internos podem estar sujeitos às correntes de surto parciais.


    4.3.2 Zonas internas (protegidas contra descargas atmosféricas diretas):


    a) ZPR 1: zona onde a corrente de surto é limitada pela distribuição das correntes e interfaces isolantes e/ou por DPS ou blindagem espacial instalados na fronteira das zonas. Blindagens espaciais em formas de grade podem atenuar significativamente o campo eletromagnético;
    b) ZPR 2…n: zona onde a corrente de surto pode ser ainda mais limitada pela distribuição de correntes e interfaces isolantes e/ou por DPS adicionais nas fronteiras entre as zonas mais internas. Blindagens adicionais podem ser usadas para atenuação adicional do campo eletromagnético gerado pela descarga atmosférica.

     

    GABARITO C


ID
2314654
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Analise os procedimentos listados a seguir, os quais referem-se à reenergização da instalação, segundo a NR-10.

I. Retirada da zona controlada de todos os trabalhadores envolvidos no processo de reenergização;

II. Remoção da sinalização de impedimento de reenergização;

III. Destravamento, se houver, e religação dos dispositivos seccionamento.

IV. Retirada das ferramentas, utensílios e equipamentos;

V. Remoção do aterramento temporário, da equipotencialização e das proteções adicionais.

Assinale a alternativa que contêm a sequência CORRETA destes procedimentos.

Alternativas
Comentários
  • 10.5.2 O estado de instalação desenergizada deve ser mantido até a autorização para reenergização, devendo ser reenergizada respeitando a sequencia de procedimentos abaixo: 

    a) retirada das ferramentas, utensílios e equipamentos; 

    b) retirada da zona controlada de todos os trabalhadores não envolvidos no processo de reenergização; 

    c) remoção do aterramento temporário, da equipotencialização e das proteções adicionais; 

    d) remoção da sinalização de impedimento de reenergização; e 

    e) destravamento, se houver, e religação dos dispositivos de seccionamento. 


ID
2314663
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

No que diz respeito aos Indicadores de Performance de Manutenção, analise as proposições a seguir.

I. "Benchmarking" é o processo de melhoria da performance pela contínua identificação, compreensão e adaptação de práticas e processos excelentes encontrados dentro e fora das organizações.

II. Distribuição da atividade por tipo de manutenção é um indicador que revela qual percentual da aplicação de cada tipo de manutenção está sendo desenvolvido.

III. Paradas de equipamento causadas por falhas não previstas são um indicador da eficácia do acompanhamento de falhas corretivas e do acerto do plano de manutenção corretiva da empresa. Quanto maior seu valor, menor o acerto, ou seja, maior o número de horas paradas por falhas não previstas.

IV. Total de HH (homem-hora) gastos em reparos de emergência é uma maneira de avaliar o acerto da política preventiva e preditiva da manutenção.

V. Total de horas paradas por intervenção da preventiva é o indicador que não permite uma avaliação do quanto o programa de manutenção preventiva influi nas horas paradas de equipamentos na planta.

Estão CORRETAS as proposições 

Alternativas

ID
2314666
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Segundo a norma CELPE, nas subestações simplificadas o dimensionamento dos medidores e transformadores de corrente deve ser feito a partir da potência dos transformadores dos modelos padronizados. Analise as afirmações abaixo para trafos com secundários em 380/220V.

I. Trafo de 45 kVA – medição direta sem o uso de TC’s.

II. Trafo de 75 kVA – medição direta sem o uso de TC’s.

III. Trafo de 112,5 kVA – medição indireta com TC’s de 200/5ª.

IV. Trafo de 150 kVA – medição indireta com o uso de TC’s de 200/5ª.

V. Trafo de 225 kVA – medição indireta com o uso de TC’s de 300/5ª.

Estão CORRETAS as afirmações presentes nas alternativas 

Alternativas
Comentários
  • I. Trafo de 45 kVA – medição direta sem o uso de TC’s.

    II. Trafo de 75 kVA – medição direta sem o uso de TC’s.

    III. Trafo de 112,5 kVA – medição indireta com TC’s de 200/5ª.

    IV. Trafo de 150 kVA – medição indireta com o uso de TC’s de 200/5ª.

    V. Trafo de 225 kVA – medição indireta com o uso de TC’s de 400/5ª.

    E para completar o de 300 kVA também deve utilizar 400/5ª.

  • Questão mal formulada, pois seria necessário a informação de fator de sobrecorrente dos TCs.


ID
2314669
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Os medidores destinados a consumidores livres devem obedecer certas características. Qual das características abaixo não se aplica a medidores destinados a esse tipo de consumidor? 

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o módulo 12.2 do PRODIST:

    1.2.1.12  -  Consumidores livres ou especiais dos subgrupos A3a, A4 e AS

    A classe de exatidão dos medidores para esses consumidores deve atender a todos os requisitos metrológicos pertinentes ao índice de classe C (0,5), ou melhor, prescritos no RTM, aprovado pela Portaria INMETRO no 587, de 5 de novembro de 2012, ou aquela que vier substituí-la. 

  • Resposta correta: d)

    1.2.1 Medidores de Energia

             1.2.1.12 Consumidores Livres dos Subgrupos A4 e A3a

    A classe de exatidão dos medidores para esses tipos de consumidores deve atender a todos os requisitos metrológicos pertinentes a classe 0,5, ou melhor, prescritos na norma NBR 14519.

    http://www2.aneel.gov.br/arquivos/PDF/Submodulo12%5b1%5d.2_v8.0.pdf

  • Questão desatualizada. Não é mais necessário uso de multicondutores com blindagem de cobre como diz no Item A, para medidores livres.

  • 1.2.1.2 Classe de exatidão Devem atender a todos os requisitos metrológicos pertinentes a classe 0,2 prescritos na norma NBR 14519 ou a classe 0,2S da norma IEC-60687 e suas revisões, para todos os sentidos de fluxo de energia.

    Para os sistemas de medição existentes, ou medição de serviço auxiliar, podem ser aceitos medidores com classe 0,5 nos pontos cuja potência não exceda a 10MW, desde que sejam aprovados pela CCEE e ONS


ID
2314672
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Pela atual definição da norma NBR IEC 60439.1, um painel “TTA” é um painel de BT que está em conformidade com um tipo ou sistema estabelecido. Qual dos ensaios abaixo não faz parte do escopo exigido pela norma?

Alternativas

ID
2314675
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A taxa de ocupação do eletroduto, dada pelo quociente entre a soma das áreas das seções transversais dos condutores previstos, calculadas com base no diâmetro externo, e a área útil da seção transversal do eletroduto, não deve ser superior a

I. 52% no caso de um condutor.

II. 31% no caso de dois condutores.

III. 45% no caso de três ou mais condutores.

IV. 33% no caso de dois condutores.

V. 40% no caso de três ou mais condutores.

Estão CORRETAS as afirmações presentes nas alternativas 

Alternativas
Comentários
  • 1 condutor - 53%

    2 condutores - 31%

    3 condutores ou mais - 40%

  • da onde voce tirou isso???

  • (NBR 5410) 6.2.11.1.6 As dimensões internas dos eletrodutos e de suas conexões devem permitir que, após montagem da linha, os condutores possam ser instalados e retirados com facilidade. Para tanto:
    a) a taxa de ocupação do eletroduto, dada pelo quociente entre a soma das áreas das seções transversais dos condutores previstos, calculadas com base no diâmetro externo, e a área útil da seção transversal do eletroduto, não deve ser superior a:
    - 53% no caso de um condutor;
    - 31% no caso de dois condutores;
    - 40% no caso de três ou mais condutores;

  • Gabarito E


ID
2314678
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A Resolução Normativa ANEEL nº 479, de 03.04.2012 trata, além de outras questões, das modalidades tarifárias. Sobre as modalidades tarifárias para o grupo A, analise as proposições abaixo. 

I. A modalidade tarifária convencional é aplicada sem distinção horária, na forma binômia e constituída por:

I.1 tarifa única para a demanda de potência (R$/kW);

I.2 tarifa para o consumo de energia para o posto horário (R$/MWh);

I.3 tarifa para o consumo de energia para o posto horário fora da ponta (R$/MWh).

II. A modalidade tarifária horária azul é aplicada considerando-se o seguinte:

    II.1 Para a demanda de potência (kW):

          II.1.1 uma tarifa para o posto tarifário ponta (R$/kW); e

          II.1.2 uma tarifa para o posto tarifário fora de ponta (R$/kW).

    II.2 Para o consumo de energia (MWh):

          II.2.1 uma tarifa para o posto tarifário ponta em período úmido (R$/MWh);

          II.2.2 uma tarifa para o posto tarifário fora de ponta em período úmido (R$/MWh);

          II.2.3 uma tarifa para o posto tarifário ponta em período seco (R$/MWh); e

          II.2.4 uma tarifa para o posto tarifário fora de ponta em período seco (R$/MWh).

III. Unidades consumidoras, aquelas com tensão de fornecimento inferior a 69 kV e demanda contratada igual ou superior a 300 kW, devem ser enquadradas nas modalidades tarifárias horárias azul ou verde, de acordo com a opção do consumidor.

IV Unidades consumidoras com tensão de fornecimento igual ou superior a 69 kV devem ser enquadradas na modalidade tarifária horária verde.

V Unidades consumidoras devem ser enquadradas na modalidade tarifária convencional binômia, quando sua tensão de fornecimento for inferior a 69 kV e a demanda contratada for inferior a 300 kW.

Estão CORRETAS as proposições 

Alternativas
Comentários
  • "Art. 54. A modalidade tarifária convencional é aplicada sem distinção horária, considerando-se o seguinte:

    I - para o grupo A, na forma binômia e constituída por:

    a) tarifa única para a demanda de potência (R$/kW); e

    b) tarifa única para o consumo de energia (R$/MWh).

    II - para o grupo B, na forma monômia, com tarifa única aplicável ao consumo de energia (R$/MWh)."

    Art. 34º. Alterar a redação do título da Seção II do Capítulo IV da Resolução Normativa nº 414, de 2010, que passa a vigorar com a seguinte redação:

    "Das Modalidades Tarifárias Horárias"

    Art. 35º. Alterar a redação do art. 55 da Resolução Normativa nº 414, de 2010, que passa a vigorar com a seguinte redação:

    "Art. 55. A modalidade tarifária horária azul é aplicada considerando-se o seguinte:

    I - para a demanda de potência (kW):

    a) uma tarifa para o posto tarifário ponta (R$/kW); e

    b) uma tarifa para o posto tarifário fora de ponta (R$/kW).

    II - para o consumo de energia (MWh):

    a) uma tarifa para o posto tarifário ponta em período úmido (R$/MWh);

    b) uma tarifa para o posto tarifário fora de ponta em período úmido (R$/MWh);

    c) uma tarifa para o posto tarifário ponta em período seco (R$/MWh); e

    d) uma tarifa para o posto tarifário fora de ponta em período seco (R$/MWh).

  • V Unidades consumidoras devem ser enquadradas na modalidade tarifária convencional BINÔMIA, quando sua tensão de fornecimento for inferior a 69 kV e a demanda contratada for inferior a 300 kW.

    Item FALSO, pois o termo "binômia" se refere a cobrança de energia referente a demanda e potencia consumida. A tarifa convencional considera somente potencia consumida, sendo assim uma tarifa MONÔMIA.


ID
2314681
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um inversor de frequência é um dispositivo capaz de gerar tensão e frequência trifásicas ajustáveis, com a finalidade de controlar a velocidade de um motor de indução trifásico. Ele possui um circuito de potência composto por um retificador, um filtro e um inversor constituído por seis chaves, que, na verdade, são IGBT’s. Analise as proposições abaixo a respeito dos inversores de frequência, e escolha a CORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • No controle escalar, a variação da relação V/F é feita linearmente até a frequência nominal do motor. Para frequências acima da frequência de alimentação nominal, seriam necessários níveis de tensão acima do valor da tensão nominal do motor para manter a relação V/F constante.

    Letra B


ID
2314684
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Segundo a NBR-5419, qual dos dados abaixo não depende da classe de proteção de um SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas)?

Alternativas
Comentários
  • Em 8.2:

    Os valores máximos dos parâmetros das correntes das descargas atmosféricas para os diferentes
    níveis de proteção são dados na Tabela 3 e são usados para projetar componentes de proteção
    contra descargas atmosféricas (por exemplo, seção transversal dos condutores, espessuras das
    chapas metálicas, capacidade de condução de corrente dos DPS, distância de segurança contra
    centelhamentos perigosos) e para definir parâmetros de ensaios que simulam os efeitos das descargas
    atmosféricas sob tais componentes (ver Anexo D).
    Os valores mínimos de amplitudes das correntes das descargas atmosféricas para os diferentes NP
    são usados para se determinar o raio da esfera rolante (ver A.4) de modo a definir a zona de proteção
    contra descargas atmosféricas ZPR 0 B

     

    Em 8.4.1.2:

    Quatro classes de SPDA (I, II, III e IV) são definidas como um conjunto de regras de construção,
    baseadas nos correspondentes níveis de proteção (NP). Cada conjunto inclui regras dependentes do
    nível de proteção (por exemplo, raio da esfera rolante, largura da malha etc) e regras independentes
    do nível de proteção (por exemplo, seções transversais de cabos, materiais etc).

  • GABARITO E

     

    Observe a tabela 3 da NBR 5419-3 e veja que a escolha do material e a espessura não variam com a classe da SPDA.

     

     

    Excerto da NBR 5419-3

     

     

    Cada classe de SPDA é caracterizada pelo seguinte.


    a) dados dependentes da classe de SPDA:


    —— parâmetros da descarga atmosférica (ver ABNT NBR 5419-1:2015, Tabelas 3 e 4);
    —— raio da esfera rolante, tamanho da malha e ângulo de proteção (ver 5.2.2);
    —— distâncias típicas entre condutores de descida e dos condutores em anel (ver 5.3.3);
    —— distância de segurança contra centelhamento perigoso (ver 6.3);
    —— comprimento mínimo dos eletrodos de terra (ver 5.4.2).


    b) fatores não dependentes da classe do SPDA:


    —— equipotencialização para descargas atmosféricas (ver 6.2);
    —— espessura mínima de placas ou tubulações metálicas nos sistemas de captação (ver 5.2.5);
    —— materiais do SPDA e condições de uso (ver 5.5);
    —— materiais, configuração e dimensões mínimas para captores, descidas e eletrodos de aterramento (ver 5.6);
    —— dimensões mínimas dos condutores de conexão (ver 6.2.2).


ID
2314687
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Analise as proposições abaixo sobre os motores de corrente contínua.

I. O motor campo série apresenta elevado torque de partida, próprio para cargas de elevada inércia, ou sistemas de tração.

II. O motor campo paralelo dispara na ausência de excitação do campo.

III. A utilização do motor campo série é mais segura que a utilização do motor campo paralelo, uma vez que não existe possibilidade do motor campo série disparar.

IV. Não produzem interferência eletromagnética.

V. Além de a mesma máquina poder trabalhar como motor ou gerador, eles têm controle de velocidade simples.

Estão CORRETAS as proposições 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    I - O motor série é conveniente quando parte com cargas pesadas ligadas a ele (guindastes e guinchos), porque com altas correntes na armadura ele produz um torque elevado e funciona em baixa rotação. 

    II - Não se pode abrir o circuito do campo de um motor em derivação que está rodando sem carga, porque a velocidade do motor aumenta descontroladamente até o motor queimar.

    III -  Sem nenhuma carga, a velocidade de um motor série aumentará ilimitadamente até o motor se destruir. Logo, ele pode sim disparar. 


ID
2314690
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em uma subestação, o transformador é o principal e mais caro componente. De acordo com a NBR 5440, todo transformador possui uma placa de identificação com suas características. Entre as alternativas abaixo, apenas uma NÃO é um dado de placa de transformador, assinale a alternativa que a identifica. 

Alternativas
Comentários
  • Tensões nominais de alta tensão (linha, não de fase)


ID
2314693
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

De acordo com as características básicas dos motores e geradores elétricos, assinale a opção CORRETA. 

Alternativas

ID
2314696
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em uma unidade fabril existem 3 sistemas de detecção de incêndio O sistema “A” tem uma confiabilidade de 0,94; o sistema “B” tem uma confiabilidade de 0,85; e, o sistema “C,” uma confiabilidade de 0,85. Sabendo que os sistemas “A” e “B” são dependentes um do outro e o sistema “C” é independente dos anteriores, calcule as chances que um incêndio não seja detectado por nenhum dos sistemas. 

Alternativas
Comentários
  • Os sistemas A e B são dependentes, ou seja, o incêndio só é detectado quando os dois detectam ao mesmo tempo.

    Assim, a confiabilidade do conjunto AB é 0,94*0,85=0,799.

    Logo, a chance do conjunto AB não detectar o incêndio vale 1-0,799=0,201.

    A chance do sistema C não detectar é 1-0,85=0,15.

    Portanto, o incêndio não será detectado se nem o sistema AB e nem o sistema C detectar, logo, 0,201*0,15 = 0,03015.


ID
2314699
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um transformador de 750 kVA alimenta uma carga com fator de potência indutivo igual a 0,8. Nessa condição, o seu carregamento é 100%. Se, através da adição de um banco de capacitores de 252 kvar, o fator de potência da instalação passa a ser igual a 0,95, indutivo, qual será, aproximadamente, o novo carregamento do transformador? 

Alternativas
Comentários
  • Potência ativa = 750*0,8 = 600[W]
    Potência aparente com o novo fator de potência = 600/0,95=631 [VA]
    Carregamento = 631/750 = 84%


ID
2314702
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Observando atentamente a placa de um motor de indução trifásico, podemos obter várias informações sobre o funcionamento desse motor. Identifique nos itens abaixo qual deles possui a informação CORRETA. 

Alternativas

ID
2314705
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Eletrônica
Assuntos

Com relação ao cabeamento estruturado assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    A alternativa apresenta a definição pura e simples do que é um cabeamento estruturado.


ID
2314708
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O fator de potência de referência “fR”, indutivo ou capacitivo, tem como limite mínimo permitido, para as unidades consumidoras do grupo A, o valor de 0,92. Caso o fator de potência medido seja inferior ao “fR”, será cobrado o excedente de energia reativa como tarifas de fornecimento de energia ativa. Porém, a unidade consumidora que não possua equipamento que possibilite a medição por posto horário, tem seu fator de potência calculado por avaliação mensal (fator de potência médio). Portanto, se uma determinada unidade consumidora, que tem seu fator de potência calculado pela média, tem os consumos ativo e reativo medidos dentro de um ciclo de faturamento iguais a 85.800 kWh e 64.350 kvarh respectivamente. Qual das alternativas abaixo representa a energia reativa excedente?

Alternativas
Comentários
  • tg(theta) = Q/P = 64350/85800 = 0,75 = 3/4

    Reparem que temos um triângulo 3, 4 e 5.

    Portanto Q será dividido por 3, P será dividido por 4 e S por 5.

    Utilizando P como exemplo:

    P/4 = 85800/4 = 21450

    Logo S = 21450*5 = 107250 kVa

    cos(theta) = P/S = 85800/107250 = 0,80

    theta1 = 0,92 (novo fator de potência)

    Pnovo = S*cos(theta1) = 107250*0,92 = 98670 kW

    Pnovo - P = 98670 - 85800 = 12870 kWh


ID
2314711
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um determinado consumidor de energia elétrica instalou no secundário do seu transformador um analisador de qualidade de energia durante um ciclo de medição. Foi levantado o espectro harmônico da fundamental ao 51º harmônico. Com esse espectro notou-se uma forte presença de componentes homopolares. Com base nestes dados pode-se concluir que 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    Predominância de componentes homopolares = predominância de sequência zero

     

     

    Fundamental (1º Harmônico) -> Sequência (+)

    2º Harmônico                       -> Sequência (-)

    3º Harmônico                       -> Sequência (0)

    4º Harmônico                       -> Sequência (+)

    5º Harmônico                       -> Sequência (-)

    6º Harmônico                       -> Sequência (0)

    7º Harmônico                       -> Sequência (+)

    8º Harmônico                       -> Sequência (-)

    9º Harmônico                       -> Sequência (0)

    etc...

     

     

    A) ERRADA. A componente de 27º harmônica existe sim -> 3º, 6º, 9º, 12º, 15º, 18º, 21º, 24º, 27º.

    B) ERRADA. Os indícios apontam para a 3º e seus múltiplos.

    C) CORRETA. A existência de harmônicos na sequência zero faz com que a corrente no neutro seja alta (>0)

    D) ERRADA. Sequência zero predominante.

    E) ERRADA. Sequência zero predominante.


ID
2314714
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Podemos entender cogeração como a geração simultânea e combinada de energia térmica e energia elétrica ou mecânica, a partir de uma mesma fonte. Analise as proposições abaixo e assinale a CORRETA, com relação à cogeração. 

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADO: TURBINA A VAPOR OU GAS

    c)  Processo 4-1: Primeiro, o fluido de trabalho é bombeado (idealmente numa forma adiabática reversível) de uma pressão baixa para uma pressão alta utilizando-se uma bomba. O bombeamento requer algum tipo de energia para se realizar.

    Processo 1-2: O fluido pressurizado entra numa caldeira, onde é aquecido a pressão constante até se tornar vapor superaquecido. Fontes comuns de calor incluem carvão, gás natural e energia nuclear.

    Processo 2-3: O vapor superaquecido expande através de uma turbina para gerar trabalho. Idealmente, esta expansão é adiabática reversível. Com esta expansão, tanto a pressão quanto a temperatura se reduzem.

    e) ERRADO: brayton e combinado sao mais eficientes 

    Processo 3-4: O vapor então entra num condensador, onde ele é resfriado, idealmente a pressão constante, até a condição de líquido saturado. Este líquido então retorna à bomba e o ciclo se repete.

  • Com relação ao item (D), acredito que o erro está em ter citado motor a gás. No motor a gás não há produção de vapor.


ID
2314717
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Na elaboração de um projeto de iluminação para uma instituição educacional, devemos levar em consideração vários aspectos para fazermos um bom projeto. Dentre os aspectos citados abaixo assinale aquele que não deve ser considerado na construção do projeto. 

Alternativas
Comentários
  • Essa quesão está muito mal elaborada. A alternativa menos ruim é a D), porém quando você faz um projeto de escritorio o número de pessoas circulando pode alterar a iluminação de pontos de bancadas, por exemplo.