Sobre o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, podemos afirmar que:
Sobre o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, podemos afirmar que:
Conforme Regattieri, o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, do Plano de Desenvolvimento da Educação, formalizado pelo Decreto no 6.094, de 24/4/2007, reforça a importância da participação das famílias e da comunidade na busca da melhoria da qualidade da educação básica. O Plano de Metas estabelece, dentre outros, a seguinte diretriz para gestores e profissionais da Educação:
O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação do Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, entre outras, a seguinte diretriz para a atuação dos gestores e profissionais da educação, segundo Castro e Regattieri (2009):
Julgue o item subsequente, relativo ao planejamento e seus elementos constitutivos, e ao processo de ensino e aprendizagem.
O planejamento da ação docente deve ser articulado com o
planejamento escolar e institucional.
O programa Educação Para Todos (EPT), da Unesco, tem apontado alguns desafios a fim de melhorar a relação entre a educação e o mundo do trabalho.
No que se refere ao contexto brasileiro, são qualificações que vêm sendo monitoradas pelo EPT:
Numa sociedade democrática, a existência e atuação de instâncias colegiadas, a exemplo dos conselhos, é condição fundamental para formulação e desenvolvimento das políticas públicas. Em relação aos conselhos, assinale a afirmativa INCORRETA.
O Plano Nacional de Educação (PNE) vigente foi criado com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração. Busca também definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e o desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades. Sobre as metas estabelecidas no plano, considere:
I - Erradicação do analfabetismo e universalização do atendimento escolar.
II - Melhoria da qualidade do ensino e formação para o trabalho.
III - Promoção técnica instrumental, com base no desenvolvimento científico e tecnológico dos países do primeiro mundo.
IV - Estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto.
São metas do PNE:
O Relatório de Monitoramento da Educação para Todos, de 2014, lançado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), mostra que a taxa de reprovação no Ensino Fundamental no Brasil é de 18,7%. Este número significa que um em cada cinco alunos precisa voltar à estaca zero no ano seguinte.
Sobre a reprovação é CORRETO afirmar que
Segundo Martins (2006), hoje se tem a antiga pretensão da educação para todos, com a exigência de que essa seja de qualidade e eficaz.
Analise as seguintes afirmativas sobre qualidade e eficácia escolar.
I. O questionamento sobre o significado investimentos na educação/formação passou a ser feito pelo Estado, preocupando-se em conhecer o que ocorria ou ocorre nas escolas e como torná-las mais eficazes.
II. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) descreve a educação de qualidade como aquela educação que assegura a todos os jovens a aquisição de conhecimentos/saberes, capacidades, competências, habilidades e atitudes necessárias para praticar na vida adulta.
III. A eficácia nos processos escolares passa a inserir as dimensões associadas com uma gestão de qualidade nas escolas, realizando tipos de avaliação (rendimento e desempenho acadêmico e institucional), para detectar os pontos fracos a melhorar.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS as afirmativas