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Prova Aeronáutica - 2012 - CIAAR - Primeiro Tenente - Pastor Evangélico


ID
868804
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Marque a alternativa em que todas as palavras estão corretamente acentuadas.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA C.

    a) Árvore / difícil / país / tabu
    b) Bônus / café / rubrica / vírus
    d) Hífen / lâmpada / recorde / saída
  • Álbuns = Paroxitona terminada em uns.=;
    Histórico =
    Todos os proparoxitonas são acentuados;
    Lápis = Paroxitona terminada em is.
    Órfã = paroxitona terminada em ã . (ã tem som de AN, pois isso que são acentuados).


    Jesus os abençõe.
    • a) Árvore / difícil / país / tabú.
    • Tabu é oxítona. E acentuam oxítonas terminadas em a(s), e(s) e o (s)
    • b) Bônus / café / rúbrica / vírus.
    • Trata-se de uma palavra grave e por isso devemos pronunciar /rubríca/ e não /rúbrica/.
    • c) Álbuns / histórico / lápis / órfã.
    • álbuns - acentua porque é paroxítona terminada em uns
    • histórico - é uma palavra proparoxítonos e quase todos são acentuados.
    • órfã - paroxítonas terminadas em ã(s) acentuam.
    • d) Hífen / lâmpada / récorde / saída
    • hífen - acentua porque é paroxítona terminada em en
    • lâmpada - é proparoxítona e quase todos são acentuados.
    • récorde - é uma palavra paroxítona e não proparoxítona.
    • saída - hiato que tenha a segunda vogal (i ou u)será acentuada normalmente, se estiver sozinha na própria sílaba ou se vier acompanhada de s.
    •  
  • Acentuação é um dos assuntos mais cobrados pelas banca de concurso, principalmente após a reforma ortográfica. Para complementar o estudo sugiro este post com diversas questões discursivas sobre o assunto acompanhadas de cometários de professores.

    http://praticandoalinguaportuguesananet.blogspot.com.br/2012/11/acentuacao-grafica-questoes-discursivas.html

  • EU DEVO SER MUITO RETARDADO! OU SE ESTOU VENDO BEM, EXITE DOIS ACENTOS NA PALAVRA (Órfã), ISTO É CORRETO?
  • Andrei,
    esta correto os dois sinais de acentuação na palavra "órfã", visto que o til nao influencia na silaba tonica da palavra, sempre que tiver palavras desse tipo, com acento e um til, considere como sendo a silaba mais forte a parte que contem o acento.
  • Hifens tb não tem acento, é uma paroxítona terminada em ens.
  • Só incrementando o comentário do Marcus, o til se trata de um acento fonético e não grafico, representando uma nasalização.
  • Apenas complementando os excelentes comentários...

    NÃO acentua paroxítonas terminadas em -a(s), -e(s), -o(s) e em (ens). As outras paroxítonas podem ser acentuadas.

    ATENÇÃO!

    História, cáries, órgão - NÃO são terminados por aes e o e sim por DITONGO.
    Órfã, ímãs - NÃO são terminadas em -a(s) e sim Ã(s).
    Isso faz diferença neste assunto.
    Espero ter ajudado

    Força e Perseverança!
  • O erro da alternativa E está na palavra "recorde". Essa pode significar:    

    1- Façanha esportiva registrada oficialmente;

    2- Verbo recordar na primeira pessoa do singular, no Presente do Subjuntivo. 

    Em ambos os casos essa é uma palavra PAROXÍTONA terminada em E que, portanto, não deverá ser acentuada.    


  • Álbuns / histórico / lápis / órfã.

  • GABARITO: LETRA C

    A) Árvore / difícil / país / tabú. → oxítona terminada em -u NÃO é acentuada.

    B) Bônus / café / rúbrica / vírus. → ru-briii-ca (paroxítona terminada em -a, não é acentuada).

    C) Álbuns / histórico / lápis / órfã.

    D) Hífen / lâmpada / récorde / saída. → re-cooor-de (paroxítona terminada em -e, não é acentuada).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
868879
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise os itens abaixo.


I. O aluno respondeu mal a professora.


II. Obedeceram o que foi pedido e partiram.


III. Após longa espera, atenderam ao seu pedido.


IV. Amou-o como um filho, apesar de tê-la rejeitado.


De acordo com a norma culta da Língua Portuguesa, estão corretos apenas:

Alternativas
Comentários
  • I. O aluno respondeu mal à professora. 


    II. Obedeceram ao que foi pedido e partiram. 


    III. Após longa espera, atenderam ao seu pedido. 


    IV. Amou-o como um filho, apesar de tê-la rejeitado.

    :

    gabarito d.

  • Boa Tarde,

    Alguem poderia me explicar o item IV.

    Não seria " tê-lo rejeitado" ?

    Obrigada.

  • Uma mulher amou um homem como um filho apesar de ELE TÊ-LA rejeitado.


ID
868987
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

Na Bíblia existem 66 livros, distribuídos em dois testamentos e em outras subdivisões: Pentateuco, históricos, poéticos, profetas, etc. Identifique a alternativa que apresenta apenas livros pertencentes ao grupo dos profetas menores.

Alternativas
Comentários
  • No contexto histórico e político, os seguintes profetas são classificados como pós-exílicos: Zacarias, Malaquias e Ageu.

    Fontes:

     ELWELL, Walter A. Enciclopédia Histórico – Teológica da Igreja Cristã. Vol. III São Paulo: Vida Nova, 1990. p. 188-

    190.

     Bíblia de Estudo de Genebra. Introdução aos Livros Proféticos. 2ª Ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2009. p. 879-882


ID
868990
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

Então, caindo em si, disse: (...) Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti. (Lc. 15,17 – 18) Quando se é alcançado pelo amor de Deus, entende-se a atual condição e entrega-se ao arrependimento assim como o filho pródigo.


Associe as colunas, relacionando os elementos envolvidos no arrependimento com suas respectivas definições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


(1) Elemento volitivo
(2) Elemento intelectual
(3) Elemento emocional


( ) quando existe uma mudança de sentimento que se manifesta em tristeza pelo pecado contra um Deus santo e justo.

( ) consiste na mudança de propósito, o abandono interior do pecado e a busca pelo perdão.

( ) quando há uma mudança de conceito, um reconhecimento de que o pecado envolve culpa pessoal.

Alternativas
Comentários
  • Sequencia Correta é 3 - 2 - 1

     

  • São elementos no arrependimento:

    Elemento volitivo: há também um elemento volitivo, que consiste numa mudança de propósito, num abandono interior do pecado e numa disposição para a busca do perdão e da purificação. (Sl. 51:5,7,10; Jr. 25:5). Este elemento inclui os outros dois e, portanto, é o aspecto mais importante do arrependimento. É indicado na Escritura pela palavra

    metanoia (At. 2:38; Rm. 2:4).

    Elemento intelectual: há uma mudança de conceito, um reconhecimento de que o pecado envolve culpa pessoal,

    contaminação e desamparo. Este elemento é designado na Escritura como epignosis hamartias (conhecimento do

    pecado) (Rm 3:20, cf. 1:32). Se este não for acompanhado pelos elementos subsequentes, poderá manifestar-se

    como temor do castigo, sem ódio ao pecado.

    Elemento emocional: há uma mudança de sentimento que se manifesta em tristeza pelo pecado contra um Deus santo e justo, (Sl. 51:2,10,14). Este elemento do arrependimento é indicado pelo verbo metamelomai. Quando acompanhado pelo elemento subsequente é lupe kata Theou (tristeza segundo Deus), mas se não for acompanhado por ele será Iupe tou kosmou (tristeza do mundo), que se manifesta em remorso e desespero (2Co. 7:9, 10; Mt. 27:3; Lc. 18:23).

    Fonte: BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. Campinas: LPC, 1998. p. 488.

  • São elementos no arrependimento:

    Elemento volitivo: há também um elemento volitivo, que consiste numa mudança de propósito, num abandono interior do pecado e numa disposição para a busca do perdão e da purificação. (Sl. 51:5,7,10; Jr. 25:5). Este elemento inclui os outros dois e, portanto, é o aspecto mais importante do arrependimento. É indicado na Escritura pela palavra

    metanoia (At. 2:38; Rm. 2:4).

    Elemento intelectual: há uma mudança de conceito, um reconhecimento de que o pecado envolve culpa pessoal,

    contaminação e desamparo. Este elemento é designado na Escritura como epignosis hamartias (conhecimento do

    pecado) (Rm 3:20, cf. 1:32). Se este não for acompanhado pelos elementos subsequentes, poderá manifestar-se

    como temor do castigo, sem ódio ao pecado.

    Elemento emocional: há uma mudança de sentimento que se manifesta em tristeza pelo pecado contra um Deus santo e justo, (Sl. 51:2,10,14). Este elemento do arrependimento é indicado pelo verbo metamelomai. Quando acompanhado pelo elemento subsequente é lupe kata Theou (tristeza segundo Deus), mas se não for acompanhado por ele será Iupe tou kosmou (tristeza do mundo), que se manifesta em remorso e desespero (2Co. 7:9, 10; Mt. 27:3; Lc. 18:23).

    Fonte: BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. Campinas: LPC, 1998. p. 488.


ID
868993
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

A literatura apocalíptica e alguns livros proféticos do Antigo Testamento abordam assuntos referentes ao fim dos tempos. Na Teologia Sistemática há um estudo específico dessa doutrina. Assinale a alternativa correspondente ao estudo das últimas coisas.

Alternativas
Comentários
  • O estudo das últimas coisas é visto na escatologia.

    Fontes:

     BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. Campinas: LPC, 1998. p. 667.

     RYRIE, Charles C. Teologia Básica – Ao alcance de todos. São Paulo: Mundo Cristão, 2004. p. 509.


ID
868996
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

Em 1517 tem início, oficialmente, a Reforma Protestante. Muitos nomes surgiram e, até hoje, colhem-se frutos desse movimento. Apesar de muitos mestres terem se levantado com seus estudos e escritos, indique a alternativa que apresenta o teólogo da Reforma Protestante.

Alternativas
Comentários
  • Mesmo Lutero estando à frente do movimento, ele é considerado como a voz profética da Reforma. Melanchton é

    considerado, então, o teólogo do movimento juntamente com outros teólogos da faculdade de Wittenberg.

    Fonte: CAIRNS, Earle E. O Cristianismo Através dos Séculos – Uma História da Igreja Cristã. São Paulo: Vida Nova,

    2002. p. 236.


ID
868999
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.


Porque pela ________________ sois salvos, mediante a _______________; e isso não vem de _______________ é dom de _______________.

Alternativas
Comentários
  • O texto bíblico denota que: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus.”

    (Efésios 2:8)

    Fonte: Bíblia de Estudo de Genebra. 2ª Ed. Evangelho de Mateus 12:38-41; João 3:14. São Paulo: Cultura Cristã, 2009.

    p. 1570.


ID
869002
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

No que diz respeito às provas racionais da existência de Deus, leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.


Em toda parte, o mundo revela inteligência, ordem, harmonia e propósito apropriado para a produção de um mundo como este. Essa declaração é uma afirmação do argumento

Alternativas
Comentários
  • Proponentes Argumentativo da Existência de Deus

    os proponentes e os argumentos a favor da existência de Deus: argumento antropológico =Immanuel Kant ; argumento ontológico. = Anselmo de Cantuária ; argumento cosmológico e argumento teleológico = Tomás de Aquino.

    - Um argumento ontológico é qualquer que defende a através da ideia de que Ele é obrigatoriamente um ser perfeito e, portanto, deve existir.  , que argumentou que a existência de Deus pode ser deduzida a partir da existência do bem.

    - Argumento cosmológico é um filosófico que visa a buscar uma causa primeira (ou uma causa sem causa) para o . Por extensão, esse é frequentemente utilizado para a existência de um ser incondicionado e supremo, identificado como .

    A básica é que, já que há um universo em vez de nenhum, ele deve ter sido causado por algo ou alguém além dele mesmo. E essa primeira causa deve ser Deus. Esse raciocínio baseia-se na , que diz que toda coisa ou é causada agora por algo além de si mesma.

    Esse argumento é tradicionalmente conhecido como argumento a partir da causalidade universal, argumento da causa primeira, argumento causal ou o argumento da existência. Qualquer que seja o empregado, há três variantes básicas do argumento cosmológico, cada uma com distinções sutis, mas importantes: os argumentos da causa (), da (essencialidade), do (tornando-se), além do argumento da

    Esse raciocínio tem sido utilizado por vários e ao longo dos séculos, desde a com e , passando pela com .

     

    - Um Argumento teleológico da existência de Deus, também chamado de argumento da criação ou , é um argumento para a com base na criação aparente e propósito na , para além do âmbito de qualquer atividade humana. Vários conceitos de teleologia são desenvolvidos por filósofos antigos e clássicos, como , que propôs um divino, outros, nomeadamente , rejeitaram essa conclusão em favor de uma teleologia mais .

  • A afirmação refere-se ao argumento teleológico.

    O argumento ontológico denota que o homem tem a ideia de um ser absolutamente perfeito; que existência é tributo de perfeição.

    O argumento etenológico é vivenciado entre todos os povos e tribos da Terra, onde existe um sentimento religioso que se revela em cultos exteriores.

    O argumento cosmológico afirma que cada coisa existente no mundo tem que ter uma causa adequada.

    Fonte: BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. Campinas: LPC, 1998. p. 27-30


ID
869005
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

No passado, havia escassez de matéria-prima e dificuldade no preparo do material indicado para a impressão de bíblias.


Indique a alternativa que apresenta apenas materiais de impressão utilizados na produção dos textos bíblicos antigos.

Alternativas
Comentários
  • materiais de impressão utilizados na produção dos textos bíblicos antigos eram: Papiro, pergaminho e códice.

    Na época de produção do texto bíblico havia o papiro, que era um tipo de junco. Suas hastes eram trançadas, secas e prensadas até ficarem com a superfície lisa, apropriada para a escrita. Encontra-se também o pergaminho, usado a partir do século III, que eram lâminas feitas com a pele de animais, geralmente carneiros ou ovelhas. A pele era raspada, lavada na cal e polida com pedra-pomes. Por fim, temos o códice, que substituiu o rolo de papiro e pergaminho. Eles eram organizados e amarrados em conjuntos de folhas e tinham diferentes tamanhos. O papel só começou a ser utilizado a partir do século XIII.

    Fonte: PAROSCHI, Wilson. Crítica Textual do Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1999. p. 25-30


ID
869008
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

Uma das grandes habilidades no perfil de um líder é a capacidade de delegar. Não importa a forma de governo da igreja, delegar é sempre importante para que o cuidado diário do rebanho não se torne pesado, porém efetivo e participativo.

(Bíblia Anotada 1ª ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1991, p. 105)


Com base no exposto, indique quem apresentou um excelente projeto de delegação a Moisés, durante o tempo de peregrinação no deserto.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o relato bíblico de Exôdo 18:13-27 (passagem descrita embaixo), após testemunhar seu genro julgando as causas do povo, desde a alvorada até o por-do-sol, Jetro, sogro de Moisés, o orienta a diminuir seu fardo, dividindo as responsabilidades de liderar com outros.

    Fonte: Bíblia Anotada. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1991. p. 105

    Jetro, sogro de Moisés e sacerdote de Midiã....

    14 O sogro, vendo o tempo que aquilo lhe tomava, disse-lhe: “Porque é que fazes isso sozinho, deixando o povo o dia todo aguardando a vez de saber a tua opinião?”

    15 “É porque o povo é comigo que vem ter para o ajudar a resolver as suas querelas e saber qual a vontade de Deus”, respondeu-lhe Moisés. 16 “Eu sou o seu juiz, aquele que decide quem tem ou não razão, e que os instrui no caminho de Deus. Indico-lhes as ordens de Deus que se aplicam aos seus problemas particulares.”

    17 “Não está certo!”, exclamou o sogro. 18 “Estás a desgastar-te; e até mesmo o povo não irá aguentar isto sempre. Escuta Moisés: é uma responsabilidade demasiada para que a suportes sozinho. 19 Ouve o que eu te digo: é um conselho que te vou dar e com certeza que Deus será contigo. Continua a ser tu o advogado deste povo, o seu representante diante de Deus, a quem continuarás a apresentar os seus anseios, e problemas. 20 A eles apresentarás as decisões de Deus e as suas ordens, indicando-lhes os princípios de uma vida de justiça. 21 Mas por outro lado, procura homens dignos, tementes a Deus, honestos e competentes, e nomeia-os juízes, um por cada mil pessoas. Estes mesmos terão à sua responsabilidade dez outros juízes, cada um deles ocupando-se de cem pessoas. Por sua vez, a cada um destes também estarão subordinados dois juízes, um para cinquenta indivíduos. E por fim estes igualmente chefiarão mais cinco que terão a seu cargo as questões de dez pessoas. 22 Que estes indivíduos sejam responsabilizados por servir o povo com justiça a todo o momento. Qualquer assunto de maior importância ou mais complicado podem trazer junto de ti. Mas as pequenas questões devem eles resolvê-las. Assim será mais fácil o teu cargo, se o repartires com eles. 23 Se seguires este conselho e se Deus o aceitar, serás capaz de resistir, de ir até ao fim da tua missão, e haverá paz e harmonia entre o povo.”

    24 Moisés aceitou o conselho do sogro e pôs em execução a sugestão. 25 Escolheu, de entre todo o Israel, homens competentes e fê-los juízes do povo, por escalões de mil, cem, cinquenta e dez pessoas, 26 e em toda a ocasião à disposição do povo para aplicar a justiça. Os casos mais delicados traziam-nos diante de Moisés, mas todos os outros assuntos julgavam-nos eles próprios. (Êxodo 18)


ID
869011
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

Dentre os muitos homens e mulheres utilizados por Deus na proclamação do Reino, pode-se citar Charles H. Spurgeon, Jim e Elizabeth Elliot, Hudson Taylor, Dwight L. Moody, Billy Gram, entre outros. Não apenas seus nomes e ações entraram para o rol de heróis da fé, mas também suas mensagens.


Marque a alternativa que apresenta o pregador do sermão “Pecadores nas mãos de um Deus irado”, de 1741.

Alternativas
Comentários
  • Uma das mensagens mais conhecidas pela forma que Deus usou o pastor e trabalhou nos corações de uma comunidade foi “Pecadores nas mãos de um Deus irado”, de Jonathan Edwards.

    Fonte: ELWELL, Walter A. Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã. Vol. II. São Paulo: Vida Nova, 1990. p. 7.


ID
869014
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

O Senhor Jesus, por ocasião do seu primeiro advento, deixou claro que quando partisse não nos deixaria órfãos, mas quando fosse para o Pai, nos seria enviado o Consolador.
(João, 14.)


Dentre os ministérios do Espírito Santo, assinale o incorreto.

Alternativas
Comentários
  • Com exceção da alternativa B, as demais são ministérios do Espírito Santo. A expiação foi confiada ao Filho, o Senhor Jesus.

    Fontes:

     RYRIE, Charles C. Teologia Básica – Ao alcance de todos. São Paulo: Mundo Cristão, 2004. p. 441-444.

     Bíblia Anotada. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1991. p. 1344-1345.


ID
869017
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) O Espírito Santo iluminou os autores bíblicos para a escrita do Texto Sagrado.


( ) Davi, Salomão e Moisés fazem parte do grupo de autores do livro dos Salmos.


( ) Em 397 a.C., na cidade de Cartago, foram reconhecidos os vinte e sete livros do Novo Testamento como canônicos.


( ) A formação do Texto Sagrado contou com cerca de quarenta autores e demorou, aproximadamente, mil e quinhentos anos para sua conclusão.



Alternativas
Comentários
  • Essa questão deveria ser anulada, porque a a afirmativa "Em 397 a.C., na cidade de Cartago, foram reconhecidos os vinte e sete livros do Novo Testamento como canônicos". é falsa. O canon foi reconhecido em 397 d.C, e não a.C, como diz o texto.

  • F - A biblia é inspirada. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,

    V - Os autores dos Salmos identificados são: Davi (73 salmos), Salomão (2 salmos). Os filhos de Coré (12 salmos), Asafe

    (12 salmos), Hemã (1 salmo), Etã (1 salmo) e Moisés (1 salmo).

    Anulada - Estaria certa se fosse no ano de 397 d.C , porem, na questão tem Em 397 a.C., na cidade de Cartago, foram reconhecidos os vinte e sete livros do Novo Testamento como canônicos.

    V - A Bíblia foi escrita por cerca de 40 autores (unidade bíblica) e levou cerca de 1.500 anos para sua formação

    Fontes:

     Bíblia Anotada. 1ª Ed Introdução aos Livros dos Salmos. São Paulo: Mundo Cristão, 1991. p 696.

     Bíblia Anotada. 1ª Ed. Bibliologia. São Paulo: Mundo Cristão, 1991. p. 1624-1625.


ID
869020
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

Dentre as inúmeras controvérsias surgidas nos primórdios da história eclesiástica, destaca-se o papel fundamental dos Concílios na elucidação das problemáticas doutrinárias e teológicas, objetivando apaziguar os conflitos.


No que diz respeito ao período das controvérsias, leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.


• A controvérsia __________________ de 318-319 alegava que Cristo era de substância diferente da do Pai e que veio a existir de um ato divino, negando assim sua eternidade.


• No Concílio de __________________, de 451, foi tratada a questão das duas naturezas de Cristo. Tal Concílio se empenhou para estabelecer que Cristo era completo em sua divindade e completo em sua humanidade.


• A questão do “filioque”, que estabelecia o Espírito como procedente do Pai “e do Filho”, só foi recitada no Concílio de __________________, de 589. O assunto já havia sido tratado em concílios anteriores, mas o acréscimo só veio acontecer nessa ocasião.


Alternativas
Comentários
  • A controvérsia Ariana de 318-319 alegava que Cristo era de substância diferente da do Pai e que veio a existir de um ato divino, negando assim sua eternidade.

    No Concílio de Calcedônia, de 451, foi tratada a questão das duas naturezas de Cristo. Tal Concílio se empenhou para estabelecer que Cristo era completo em sua divindade e completo em sua humanidade.

    • A questão do “filioque”, que estabelecia o Espírito como procedente do Pai “e do Filho”, só foi recitada no Concílio de Toledo, de 589. O assunto já havia sido tratado em concílios anteriores, mas o acréscimo só veio acontecer nessa ocasião.

    completando:

    Ário, na tentativa de evitar um conceito politeísta acerca de Deus, recusava reconhecer que Cristo era Deus, negando,

    assim, a sua divindade.

    Calcedônia foi a cidade que hospedou o Concílio, o qual tratou a questão das duas naturezas de Cristo.

    A cidade de Toledo testifica a inserção da expressão “filioque” à procedência do Espírito Santo.

    As demais possibilidades não se encaixam, pois Atanásio foi defensor do posicionamento ortodoxo em relação à pessoa de Cristo; Pelágio levantava questionamentos acerca da salvação e teve suas ideias reprovadas em Éfeso (431). Os ebionitas eram judaizantes. O Concílio de Constantinopla de 381 estabeleceu como correta a profissão de fé de Nicéia, que deveria permanecer como correta e não abandonada. Em Hipona, o Cânon do Novo Testamento foi ratificado. O Concílio de Roma, em Atos 15, tratou da salvação dos gentios e, em Cartago (397), do Cânon do Novo Testamento. E Lausane está totalmente fora do contexto “período das controvérsias”.

    Fonte: CAIRNS, Earle E. O Cristianismo Através dos Séculos – Uma História da Igreja Cristã. São Paulo: Vida Nova,

    2002. p. 105-112


ID
869023
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

O apóstolo Paulo apresenta um tremendo compêndio teológico em suas cartas, que foram escritas para doutrinar, consolar, encorajar etc. Entretanto, em alguns casos, Paulo redigia um confronto direto aos inimigos que atentassem contra as igrejas. Um desses inimigos, encontrado na Epístola aos Gálatas, que estava corrompendo a igreja gálata, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • De acordo as introduções bíblicas, todos apontam para os judaizantes, que seguiam a Paulo na tentativa de fazer prosélitos, forçando-os a observarem a Lei Judaica. Paulo se surpreende como muitos haviam crido em tal doutrina e estavam abandonando os princípios de liberdade da graça.

    Fonte: KÜMMEL, Werner G. Introdução ao Novo testamento. 2ª Ed. São Paulo: Paulus, 1982. p. 386-388


ID
869029
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

Analise os fragmentos de texto relacionados à ética cristã e, em seguida, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa B está incorreta, pois Deus comissionou o homem para estar no controle do seu mundo. Ao primeiro homem foi dito: “enchei a terra, e a sujeitai-a; dominai [...]” (Gn,1:28). Dito isso, Deus ordena ao homem para que cuide do ecossistema no qual está inserido, pois sem o devido cuidado o próprio homem estaria colocando em risco sua própria existência.

     Uma vez que o próprio sexo é o vínculo do casamento, não pode, no sentido bíblico estrito, haver sexo antes do casamento, já que no momento do ato estão casando, ou iniciando um casamento. Em se tratando de uma fornicação, sem o compromisso vitalício do amor, a decisão causará num terrível “casamento”.

     O posicionamento de Kant era absolutista, sem margens para se avaliar um mal maior ou menor em nossas decisões.

    Claro que o mal em nossas decisões não se torna bem, simplesmente continuará como males, entretanto, são permitidos visando o menor dos males, que foi o caso de Raabe. Entretanto, o erro não deixa de ser erro e é passivo de arrependimento e confissão. Mas a decisão de Raabe foi, sem dúvida, a melhor.

     O mandamento “Não matarás”, na verdade, é não cometerás assassinato, portanto, nem sempre que se tira uma vida se transgride esse mandamento.

    Fonte: GEISLER, Normam L. Ética Cristã – Alternativas e Questões Contemporâneas. São Paulo: Vida Nova, 2005. p. 84-96, 168-178, 197-201, 213-221


ID
869032
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

O apóstolo Paulo, em sua carta aos Gálatas 4.4, faz menção ao período conhecido como a “plenitude dos tempos”. Desde a Babilônia até o período romano, Deus orquestrou cada império na sua relação com Israel, visando à preparação do momento da vinda do Messias, bem como a propagação do Evangelho. Assim, cada império deu sua parcela de contribuição para o primeiro advento do Messias.


Foram contribuições dos macedônicos, romanos e judeus, respectivamente, o(a)

Alternativas
Comentários
  • Desde o cativeiro babilônico, as nações mencionadas por Daniel, na referência do sonho do rei Nabucodonosor, contribuíram com mudanças importantes para o primeiro advento do Messias, de forma que viesse à Terra e cumprisse todas as profecias referentes ao Antigo Testamento, auxiliando, também, na propagação do Evangelho. Assim, foram contribuídos:

    Macedônicos: a difusão da língua (o grego koinê ou comum) como universal, a filosofia que frustrou a busca pela satisfação das necessidades espirituais do homem, a compreensão da insuficiência da razão humana e do politeísmo.

    Romanos: a Pax Romana, um sistema eficiente e seguro de estradas, a pena de morte pela crucificação e as conquistas de povos politeístas que abandonaram sua fé nos deuses.

    Judeus: o monoteísmo, a esperança messiânica, um sistema ético puro, o Antigo Testamento e as sinagogas. De acordo com Cairns, tais contribuições foram de aspecto político, intelectual e religioso de cada um dos povos mencionados, respectivamente.

    Fonte: CAIRNS, Earle E. O Cristianismo Através dos Séculos – Uma História da Igreja Cristã. São Paulo: Vida Nova

    2002. p. 29-36


ID
869035
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

Tomás de Aquino afirmava que os atributos de Deus não revelam o que Ele é em si mesmo nas profundezas do seu ser, mas somente o que Ele é em relação às suas criaturas. Sabe-se ainda que fora da revelação de Deus em seus atributos, não se tem absolutamente nenhum conhecimento do ser de Deus. Mas, até onde Deus se revela em seus atributos, também tem-se algum conhecimento do seu ser divino, embora, mesmo assim, o nosso conhecimento esteja sujeito às limitações humanas.


Assinale a alternativa cujas classificações relativas aos atributos de Deus estão corretas.

Alternativas
Comentários
  • Com o fito de facilitar o estudo, costuma-se classificar os atributos divinos em dois grupos: atributos incomunicáveis e comunicáveis, ou ainda como "atributos exclusivos de Deus" e "atributos não-exclusivos de Deus".

    Atributos incomunicáveis são aqueles que enfatizam a distinção absoluta entre Deus e a criatura (não podem ser comunicados à criatura). Geralmente, fala-se deles por via negativa, afirmando aquilo que Deus não é - esta descrição é conhecida como teologia negativa ou apofática.

    Atributos comunicáveis são aqueles em que são encontradas semelhanças ou analogias na criatura, especialmente no ser humano (estes atributos podem ser comunicados à criatura).

    completando:

    De acordo com Ryrie e Berkhof, os atributos divinos estão comumente classificados em: morais e naturais; absolutos e relativos; incomunicáveis e comunicáveis. Todas essas classificações indicam o relacionamento, o compartilhar e a manifestação deles em Deus e nos homens.

    Fontes:

     RYRIE, Charles C. Teologia Básica – Ao alcance de todos. São Paulo: Mundo Cristão, 2004. p. 42.

     BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. Campinas: LPC, 1998. p. 43-47; 54-59.


ID
869041
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

Há, na Bíblia, centenas de figuras de linguagem, apesar de as regras gramaticais determinarem a função habitual das palavras. Em alguns casos, entretanto, os autores preferem empregar novas fórmulas, que são as figuras de linguagem, dando mais vida ao texto.


Relacione as passagens a seguir à figura de linguagem e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


(1) “O deserto e a terra se alegrarão...” (Is. 35,1)

(2) “Ele antes te foi inútil; atualmente, porém, é útil, a ti e a mim.” (Fl. 11)

(3) “... Quem perder a vida por causa de mim e do evangelho, salvá-la-á.” (Mc. 8,35)

(4) “... Deus, mediante Jesus, trará juntamente em sua companhia os que dormem.”
(1 Ts. 4,14)


( ) personificação.
( ) eufemismo.
( ) paronomásia.
( ) paradoxo.

Alternativas
Comentários
  • a) 1 – 4 – 2 – 3



    Personificação: É a figura pela qual fazemos os seres inanimados ou irracionais agirem e sentirem como pessoas humanas. É um precioso recurso da expressão poética. Por meio desta figura, também chamada de prosopopeia e animização, emprega- se vida e ação a seres inanimados. Exemplo: "Os sinos chamam para o amor." (Mario Quintana)



    Eufemismo: Consiste em suavizar a expressão de uma ideia triste, molesta ou desagradável, substituindo o termo contundente por palavras ou circunlocuções amenas ou polidas. Exemplo: Fulano foi desta para melhor. [= morreu]



    Paronomásia: Consiste em usar palavras ou frases semelhantes (no som e na grafia), de sentidos diferentes, ou seja, parônimas, para efeito retorico ou poético. Exemplo: "Amor/ Humor."  (Oswald de Andrade)



    Paradoxo: Consiste esta figura, também chamada de oxímoro, em usar, intencionalmente, um contrassenso. Exemplo: "Feliz culpa, que nos valeu tão grande Redentor!" (Santo Agostinho)


    Fonte: CEGALLA

  • De acordo com os princípios norteadores da exegese bíblica, as figuras de linguagem são importantes na compreensão do contexto. Segundo Zuck,

    personificação: atribuição de características ou ações humanas a objetos inanimados, a conceitos ou a animais.

    eufemismo: a substituição de um termo desagradável ou injuriosa por outra mais branda ou suave.

    paranomásia: consiste no emprego das mesmas palavras ou de palavras de sons semelhantes para produzir sentidos diferentes. É também chamada de “trocadilho” ou “jogo de palavras”.

    paradoxo: é uma afirmação aparentemente absurda ou contrária ao bom senso.

    Fonte: ZUCK, Roy B. A Interpretação Bíblica – Meios de descobrir a verdade da Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 2001.

    p.165-196.


ID
869044
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

Na Bíblia, existe uma série de divisões que facilitam a organização e uma maior compreensão da estrutura progressiva da Revelação (ex: Novo Testamento, Pentateuco, Históricos etc.). Nos Livros Proféticos, além das divisões maiores e menores, têm-se ainda outras divisões, como, por exemplo, os profetas messiânicos, os profetas escatológicos e as divisões quanto ao período histórico da escrita.


Indique a alternativa em que estão elencados apenas profetas pós-exílicos.

Alternativas
Comentários
  • No contexto histórico e político, os seguintes profetas são classificados como pós-exílicos: Zacarias, Malaquias e Ageu.

    Fontes:

     ELWELL, Walter A. Enciclopédia Histórico – Teológica da Igreja Cristã. Vol. III São Paulo: Vida Nova, 1990. p. 188-

    190.

     Bíblia de Estudo de Genebra. Introdução aos Livros Proféticos. 2ª Ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2009. p. 879-882.


ID
869047
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

Uma das grandes controvérsias concernentes à Cristologia diz respeito à união hipostática. Associe a coluna da direita com a da esquerda, relacionando a concepção ao movimento e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


(1) Ebionismo ( ) negou a natureza divina.
(2) Eutiquianismo ( ) negou a natureza humana.
(3) Nestorianismo ( ) negou a união das naturezas.
(4) Docetismo ( ) negou a distinção das naturezas.


Alternativas
Comentários
  • União hipostática (também conhecida como união mística ou dupla natureza de Cristo) é a doutrina clássica da que afirma ter duas naturezas, sendo e ao mesmo tempo.

    Ebionismo (do אביונים, Evyonim, "pobres") Eles consideravam como o , mas rejeitavam sua divindade e seu

    Eutiquianismo - seguidores do grego Êutiques 378-440, que sustentou a existência de apenas uma natureza divina em Cristo após a encarnação;

    O nestorianismo é uma doutrina cristológica proposta por Nestório, Patriarca de Constantinopla (428–431). enfatiza a desunião entre as naturezas humana e divina de Jesus.

    Docetismo - O docetismo acreditava que Jesus Cristo era um espectro, logo, este apesar de ter uma aparência humana, não possuía carne e nem sangue.

    RESUMINDO:

     Ebionismo: negou a natureza divina de Cristo.

     Docetismo: negou a natureza humana de Cristo.

     Nestorianismo: negou a união das naturezas de Cristo.

     Eutiquianismo: negou a distinção das naturezas de Cristo.

    Fontes:

     MCGRATH, Alister E. Teologia Sistemática, Histórica e Filosófica – Uma Introduçãoà Teologia Cristã. São Paulo:

    Shedd, 2005. p. 412-417.

     BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. Campinas: LPC, 1998. p. 315-325.

     HOUSE, H. Wayne. Teologia Cristã – Em Quadros. São Paulo: Vida, 1999. p. 61-63.


ID
869050
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

• “Para compreendermos a ligação entre as ideias religiosas fundamentais do protestantismo ascético e suas máximas sobre a conduta econômica cotidiana, faz-se necessário examinar com especial cuidado os escritos que foram evidentemente derivados da prática clerical. Para um tempo em que o além significava tudo, quando a posição social de um cristão dependia de sua admissão à comunhão, os clérigos com seu ministério, a disciplina da Igreja e a pregação exerciam uma influência (que pode ser apreciada nas coleções consilia, casus conscietiae etc.) que nós, homens modernos, somos totalmente incapazes de imaginar. Naquele tempo, as forças religiosas que se expressavam por esses canais eram as influências decisivas na formação do caráter nacional.”


• “A ideia de que o moderno trabalho teria naturalmente um caráter ascético não é nova. O limitar-se ao trabalho especializado, com a faustiana renúncia à universalidade do homem que envolve, é uma condição para qualquer trabalho válido no mundo moderno; daí que a realização e a renúncia, inevitavelmente, são, no mundo de hoje, mutuamente condicionadas. [...] O puritano quis trabalhar no âmbito da vocação; e todos fomos forçados a segui-lo. Pois quando o ascetismo foi levado para fora das celas monásticas e introduzido na vida cotidiana e começou a dominar a moralidade laica, desempenhou seu papel na construção da tremenda harmonia da moderna ordem econômica.”


Os fragmentos acima, retirados das obras A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, apresentam pinceladas do início da formação sócio-econômica de alguns países colonizados, em sua grande maioria, por reformadores, os quais, espelhados no capitalismo, fincaram seus alicerces. A obra mencionada é de autoria de

Alternativas
Comentários
  • A obra mencionada no enunciado da questão – A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo – é de autoria de Max Weber.

    e recomendo a leitura do livro

    Fonte: WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. 2ª Ed. São Paulo: Pioneira Thompson


ID
869053
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

Em Gênesis 5:3, vê-se Sete nascido à imagem de Adão. Apesar de Sete ser também Imago Dei, sua humanidade foi transmitida por seus pais. Identifica-se a procedência da parte material, mas qual a origem da parte imaterial? Para essa pergunta existem algumas propostas. Não é um exemplo de proposta de transmissão da parte imaterial do homem o(a)

Alternativas
Comentários
  •  DICOTOMISMO ensina que o homem compõe-se de suas partes ou divisões, material e imaterial, isto é, de corpo e alma e que a alma e o espírito são a mesma coisa. Essa teoria foi defendida por Atanásio, Teodoreto e Agostinho. 

    o traducionismo é uma doutrina sobre a origem da alma ou, sinonimamente, espírito, sustentando que esse aspecto imaterial é transmitido através da geração natural junto com o corpo, o aspecto material dos seres humanos. Ou seja, a alma de um indivíduo é derivada das almas dos pais do indivíduo.

    O criacionismo, seguido por Aristóteles, Jerônimo, Pelágio, Calvino, católicos romanos e teólogos reformados modernos, diz que cada alma individual é criada imediatamente por Deus e colocada no corpo na concepção.

    A preexistência de Cristo se refere à doutrina da existência pessoal ou de antes de sua . Uma das passagens relevantes da sobre o assunto é , onde, na visão , Cristo é identificado com a divina preexistente chamada ou . Porém, outros pontos de vista questionam a preexistência pessoal ou a sua divindade ou ambos.

    OBS. O criacionismo afirma que cada alma é criada por Deus ex nihilo, enquanto o traducianismo propõe que a alma é transmitida pelos pais.

    RESUMINDO:

    A alternativa que não é exemplo de proposta é a B, tendo em vista que a dicotomia e tricotomia dizem respeito ao ser como um todo. As demais correspondem e são traduzidas da seguinte forma: o criacionismo, defendido por Charles Hodge, ensina que Deus cria a alma no momento da concepção ou do nascimento e imediatamente a une ao corpo; a pré-existência diz que as almas de todos os homens foram criadas por Deus no início do universo [...];o traducianismo afirma que a alma é transmitida pelo processo de geração natural, assim como o corpo, sendo essa proposta defendida por William G. T. Shedd.

    Fonte: RYRIE, Charles C. Teologia Básica – Ao alcance de todos. São Paulo: Mundo Cristão, 2004. p. 221-222.


ID
869056
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

Um dos grandes questionamentos da humanidade diz respeito à existência de Deus e alguns argumentos foram elaborados em favor dela. Apesar de existirem pessoas que escolhem não acreditar em Deus, elas não poderão negar as evidências. No entanto, a forma mais sublime de aceitar que Ele existe é, e continuará sendo, a “fé”.


Associe a coluna da direita com a da esquerda, relacionando os proponentes e os argumentos a favor da existência de Deus e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. (Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez.)
,

(1) Tomás de Aquino
(2) Anselmo de Cantuária
(3) Immanuel Kant

( ) argumento antropológico.
( ) argumento cosmológico.
( ) argumento ontológico.
( ) argumento teleológico.

Alternativas
Comentários
  • Tomás de Aquino foi o proponente de vários argumentos a favor da existência de Deus, dentre eles estão o argumento cosmológico e o teleológico; Anselmo de Cantuária propôs o argumento ontológico; e, Immanuel Kant foi o proponente do argumento moral, ou antropológico.

    Fontes:

     BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. Campinas: LPC, 1998. p. 27-30.

     HOUSE, H. Wayne. Teologia Cristã – Em Quadros. São Paulo: Vida, 1999. p.44-46


ID
869059
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

A Palavra de Deus faz menção à mudança de direção, de mente, de propósito e de destino. No Antigo Testamento, as palavras Nacham e Shubh são exemplos disso e significam conversão.


São palavras usadas no Novo Testamento para expressar a ideia de “conversão”, exceto:

Alternativas
Comentários
  • A palavra Metanoia, de fato, representa uma mudança de mente e reflete a ideia neotestamentária de conversão.

    Apesar da palavra Epistrepho significar mudança, traduz a ideia de remorso, mas também é usada no Novo Testamento. Como no caso de Metanoia, Metamelomai também reflete uma mudança de direção, contudo não reflete uma mudança permanente. A palavra Epitáfio não corresponde ao significado de mudança.

    RESUMINDO:

    Epitáfios (do  ἐπιτάφιος; "sobre a tumba") são frases escritas sobre ,  e campas  para homenagear pessoas ali sepultadas.Normalmente, os dizeres são colocados em placas de metal ou pedra. Tradicionalmente escritos em , alguns epitáfios são célebres como o de :

    metanoia - mudança essencial de pensamento ou de caráter.

    Epistrophe (Grego: ἐπιστροφή, "return" “retorno”

    Metamelomai. Termo grego cujo significado refere-se a "arrepender-se" no Novo Testamento.

    Fonte: BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. Campinas: LPC, 1998. p. 482-484

  • Mas desde que ela seja considerada elemento de convicção pelo magistrado , conforme dispõe a súmula 545 do STJ : " Quando a confissão for utilizada para a formação do convencimento do julgador , o réu fará jus à atenuante prevista no art. 65, III, d, do Código Penal " .

  • Mas desde que ela seja considerada elemento de convicção pelo magistrado , conforme dispõe a súmula 545 do STJ : " Quando a confissão for utilizada para a formação do convencimento do julgador , o réu fará jus à atenuante prevista no art. 65, III, d, do Código Penal " .


ID
869062
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

Após o período de cativeiro, Deus começa a cumprir sua promessa de restauração da nação de Israel. Primeiro por mão do Rei Ciro e, em seguida, por mão do Rei Artaxerxes. Isso aconteceu na época em que Neemias era copeiro do rei. Deus havia escolhido Neemias como líder do retorno do povo à sua terra para ali organizar a nação e reconstruir seus muros. Após meses de preparo, de montagem de estratégias, de oposição de inimigos, Neemias e o povo finalmente celebram a reconstrução dos muros de Jerusalém. Quantos dias foram necessários para que o reparo de toda a extensão dos muros fosse concluído?

Alternativas
Comentários
  • Quando de sua chegada em Jerusalém, Neemias estudou secretamente a cidade à noite, formando um plano para a sua restauração; o plano foi executado com tamanha habilidade e ímpeto que todas as suas muralhas teriam sido finalizadas num período assombroso de cinquenta e dois dias - Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de Elul, em cinqüenta e dois dias."().

    Fonte: Bíblia Anotada. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1991. p. 633.

    @marvysondarley


ID
869065
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

No período da Segunda Aliá (retorno à Jerusalém), Deus havia ordenado cinco festas (Levíticos, 23) para seu povo, mas, devido à desobediência, à idolatria e, por fim, ao cativeiro, as celebrações foram cessando. Entretanto, em razão do grande avivamento, ou renovação da aliança, em virtude da volta, também, às Escrituras, o povo observa novamente as festas. Por estarem no mês de tsiri, ou o sétimo mês, que festa religiosa foi celebrada naquela ocasião de avivamento?

Alternativas
Comentários
  • 6 A festa dos pães sem fermento começará no dia seguinte ao da Páscoa. Durante sete dias devem comer pão sem fermento. No primeiro dia desta celebração convocarão o povo para adorar, e deverá cessar todo o trabalho comum. Farão o mesmo no sétimo dia da celebração. Nos outros dias farão uma oferta queimada ao Senhor.”A festa dos primeiros frutos.

    FESTA DO PRIMEIROS FRUTOS - Quando chegarem à terra que eu vos der, e fizerem as primeiras colheitas, trarão o molho da primeira ceifa ao sacerdote 11 no dia seguinte ao sábado. Ele o moverá perante o Senhor, num gesto de oferta, e será aceite pelo Senhor como oferta. 12 Nesse mesmo dia, oferecerão um cordeiro macho de um ano sem defeito como holocausto. 13 E também uma oferta de cereais, que consistirá em 4,4 litros de farinha fina amassada com azeite, a ser oferecida ao Senhor pelo fogo. -

    FESTA DE PENTECOSTE - Cinquenta dias depois trarão ao Senhor como oferta uma amostra da vossa nova colheita. Consistirá em dois pães da vossa casa a serem movimentados perante o Senhor com o gesto de apresentação cerimonial. Cozam este pão com 4,4 litros de farinha fina contendo fermento. É uma oferta ao Senhor dos primeiros frutos colhidos. 18 A acompanhar o pão e o vinho, deverão sacrificar ao Senhor

    FESTA DA TROMBETA - O Senhor disse a Moisés 24 que comunicasse aos israelitas o seguinte: “O primeiro dia do sétimo mês é uma ocasião solene para todo o povo se encontrar e juntamente adorarem. É um tempo de recordação e deve ser anunciado com forte som de trombetas. 25 Não façam qualquer espécie de trabalho nesse dia de celebração; e ofereçam um sacrifício, uma oferta queimada ao Senhor.”

    FESTA DOS TABERNÁCULOS - No dia 15 do sétimo mês é a festa dos abrigos (tabernáculos) que será celebrada perante o Senhor durante sete dias. 35 No primeiro dia haverá uma santa assembleia de todo o povo. Não farão nenhum trabalho nesse dia. 36 E em cada um dos sete dias de celebração deverão sacrificar uma oferta queimada ao Senhor. No oitavo dia será convocada nova assembleia de todo o povo, em que haverá novamente um sacrifício queimado ao Senhor. É uma festividade a realizar com alegria; não será permitido realizar nenhuma espécie de trabalho.

    RESUMINDO:

    Três festas eram observadas no sétimo mês: Trombetas, Expiação e Tabernáculos. Era o mês que dava início ao ano civil em Israel. Entretanto, a celebração que ocorreu em Jerusalém, por ocasião da renovação da aliança e o retorno do povo à Terra, foi a festa dos Tabernáculos.

    Fonte: Bíblia Anotada. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1991. p. 196-172, 635-637.


ID
869071
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

A teologia cristã, como a maioria das disciplinas, é proveniente de diversas fontes. Assinale a alternativa que apresenta uma das quatro fontes reconhecidas como principais na tradição cristã.

Alternativas
Comentários
  • No texto de McGrath sobre as fontes da teologia, destacam-se as principais e as reconhecidas. São elas: as Escrituras, a razão, a tradição e a experiência.

    Fonte: MCGRATH, Alister E. Teologia Sistemática, Histórica e Filosófica – Uma Introdução à Teologia Cristã. São Paulo:

    Shedd, 2005. p. 199


ID
869074
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

A Igreja tem sofrido, ao longo dos anos, ataques de diversas fontes e formas. Heresias adentram nas Igrejas e podem até destruir toda uma estrutura doutrinária. Assim como no passado, deve-se estar preparado para responder sobre a razão da nossa fé (1 Pe. 3,15), bem como manejar bem a Palavra da Verdade (2 Tm. 2,15). Que grupo de opositores foi alvo da primeira epístola de João?

Alternativas
Comentários
  • O grupo era os gnósticos. João combate os falsos profetas e o anticristo, encorajando seus leitores a permanecerem na Palavra.

    Fonte: KÜMMEL, Werner G. Introdução ao Novo Testamento. 2ª Ed. São Paulo: Paulus, 1982. p. 571-580