SóProvas



Prova AMEOSC - 2021 - Prefeitura de Bandeirante - SC - Professor de História


ID
5158891
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei nº 9.394/1996 prevê que a educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Sobre a educação básica, assinale a alternativa correta, de acordo com a referida Lei:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    LETRA A - Art. 23. § 1º A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.

    LETRA B - Art. 23. § 2º O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto nesta Lei.

    LETRA C - Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

    LETRA D - Art. 22. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

    FONTE: LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996

  • O famoso Mnemônico:

    Só Para Contrariar A Gata Fugiu:

    Séries anuais

    Períodos semestrais

    Ciclos,

    Alternância regular de períodos de estudos

    Grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios,

    Forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

    Na hora da prova para acertar a questão, vale tudo.

    Gabarito ''c''.


ID
5158894
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Em relação aos direitos e garantias fundamentais, previstos na Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
5158897
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Cataria (IMA) administra as Unidades de Conservação Estaduais. Por exemplo, a Reserva Biológica Estadual do Sassafrás, criada em 04 de fevereiro de 1977 com uma área de aproximadamente 5.229 hectares. Esta é classificada como uma Reserva Ambiental, o que significa:

Alternativas

ID
5158900
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Tratado de Santo Idelfonso, assinado entre Portugal e Espanha no ano de 1777, teve um papel importante para a história de Santa Catarina. Uma das consequências diretas do referido documento para o estado foi:

Alternativas
Comentários
  • Em 1739, Santa Catarina passou a ser o posto português mais avançado da América do Sul, o que ambicionou os espanhóis que decidiram invadir a ilha, em 1777. Os espanhóis expulsaram tropas e autoridades para o continente, sendo a ilha devolvida para Portugal após o Tratado de Santo Idelfonso naquele mesmo ano.

    Resposta: C


ID
5158903
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Recém-derrotado nas urnas, o presidente estadunidense Donald Trump concedeu indulto ao seu ex-assessor de segurança nacional Michael Flynn no fim do mês de novembro de 2020. Assinale a afirmativa procedente a respeito de Flynn:

Alternativas
Comentários
  • Recém-derrotado nas urnas, o presidente estadunidense Donald Trump concedeu indulto (clemência com relação a faltas, erros; absolvição, desculpa, perdão) ao seu ex-assessor de segurança nacional Michael Flynn no fim do mês de novembro de 2020. Assinale a afirmativa procedente a respeito de Flynn:

    B) Confessou ser culpado de mentir para o FBI durante uma investigação sobre a interferência russa na eleição presidencial de 2016. [Gabarito]

    Quem é Michael Flynn, o ex-assessor de Trump que confessou ter mentido ao FBI e foi perdoado pelo presidente

    26 novembro 2020

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, perdoou seu ex-conselheiro de segurança nacional Michael Flynn, que havia se declarado culpado de mentir para o FBI (a polícia federal americana).

    Segundo Trump, o ato de clemência há muito aguardado foi graças à "grande honra" de Flynn.

    O ex-assessor foi condenado durante uma investigação do Departamento de Justiça sobre as suspeitas de interferência russa nas eleições presidenciais de 2016, na qual o republicano Trump derrotou a democrata Hillary Clinton.

    Líderes do Partido Democrata condenaram o perdão presidencial. Para a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, Trump cometeu "um ato de grave corrupção e um descarado abuso de poder".

    A Casa Branca, por outro lado, afirmou que o perdão concedido finalmente encerraria "a perseguição partidária e implacável contra um homem inocente".

    Flynn, que admitiu em 2017 ter mentido para o FBI sobre contatos com o embaixador da Rússia, mas depois tentou revogar sua admissão formal, respondeu postando um tuíte contendo um emoji da bandeira dos EUA e um versículo bíblico, Jeremias 1:19.

    O versículo diz: "Eles pelejarão contra ti, mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar."

    [...]

    Link: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-55086817

  • Indulto = contempla o perdão da pena a ser cumprida


ID
5158906
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Faraó Amenófis IV promoveu uma mudança na religião egípcia durante o período conhecido como Império Novo, também alterou seu próprio nome para Akhenaton, que significava o servidor de Aton. A principal mudança religiosa realizada por este faraó foi:

Alternativas
Comentários
  • Esse foi um dos primeiros registros do MONOTEÍSMO (um único Deus criador do céu, terra e seres vivos).

    O Faraó Amenófis IV promoveu uma reforma religiosa, oficializando o culto monoteísta no Egito.

    Gabarito: A

    PM AL

  • Amenófis IV foi o faraó, no Egito Antigo, casado com a famosa Nefertiti e que buscou estabelecer o poder do faraó sobre a poderosa e rica classe sacerdotal . Ela controlava o culto das várias divindades, as oferendas, a região dedicada à produção de  cereais para comércio exterior e, os templos eram usados como armazéns  para estocar excedentes para épocas de escassez. 
    O caminho encontrado pelo faraó foi o de abolir o politeísmo e estabelecer o culto em um só deus, que não seria nenhum dos mais comuns entre os egípcios como Ptah , Hórus ou Rá. Amenófis instaura o culto ao deus Aton, representado por raios de sol. Para demonstrar a seriedade da proposta, o faraó modificou seu nome para Akhenaton “aquele que adora a Aton" . Após sua morte, face à oposição crescente de sacerdotes e população em geral , o filho de Akhenaton, Tutankamon restabeleceu o politeísmo, os cultos e os templos fechados por seu pai. 
    O tema é clássico no estudo de história do Egito Antigo e não apresenta grandes dificuldades, assim como de bibliografia. 
    Uma das alternativas indica corretamente as ações de Amenófis IV 
    A) CORRETA – O faraó Amenofis IV, em sua reforma religiosa pretendeu abolir o politeísmo. O culto a vários deuses auxiliava a autonomia das várias cidades, que privilegiavam deuses diferentes. O monoteísmo significaria também uma afirmação do poder do faraó, com a neutralização do poder dos sacerdotes. 
    B) INCORRETA – O que pretendeu Amenófis foi o inverso: estabelecer o monoteísmo e abolir o politeísmo 
    C) INCORRETA – O culto ao sol , ou aos raios de sol – Aton – passou a ser o culto religioso como um todo e não apenas a adoração central. 
    D) INCORRETA- A mumificação advinha da crença em uma vida posterior à morte física, o que é anterior à reforma.
    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Novo Império (1580 a.C. – 715 a.C.)

    Iniciou-se com a expulsão dos hicsos e foi marcado por numerosas conquistas territoriais. Em seu final ocorreram agitações internas e outra onda de invasões. Devido ao enfraquecimento do Estado, o Egito foi conquistado sucessivamente pelos assírios (670 a.C.), persas (525 a.C.), gregos (332 a.C.) e romanos (30 a.C.).

    Ainda durante o Novo Império, o Faraó Amenófis IV alterou seu próprio nome para Akhenaton e, mais importante, aboliu o culto a diferentes deuses ao adotar o monoteísmo.

    Resposta: A


ID
5158909
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os pintores egípcios retratavam diversos aspectos de seu cotidiano, caça, trabalho e guerras. Suas pinturas se baseavam em regras rígidas, como por exemplo ______________________, que determinava que toda pintura deveria apresentar um dos olhos e o tronco sempre de frente para o observador, enquanto a cabeça, as pernas e os pés aparecem de perfil.

A lacuna no texto deve ser completada pela alternativa:

Alternativas
Comentários
  • O tema é clássico no estudo de história do Egito Antigo e não apresenta grandes dificuldades, assim
    como de bibliografia. São descritas  as características da arte egípcia que a fazem tão específica e original.
     Não há como não reconhecer a pintura egípcia antiga, mesmo que longe dos murais e paredes de templos, palácios e tumbas. Ou ainda mesmo que não esteja em papiros. 
    A arte egípcia é tema de estudo e pesquisa de historiadores da arte, historiadores, antropólogos, arqueólogos e museólogos ao redor do mundo. Mas , é claro, deve ser dado especial destaque àqueles lavados a cabo sob a chancela do museu do Cairo.

    Uma das alternativas indica corretamente como completar o espaço no trecho dado.

    A) INCORRETA – Ao colocar trono, olhos, braços e pernas em posições diferentes os egípcios fugiam da ideia de perspectiva.

    B) INCORRETA – Profundidade em perspectiva é mais característica das pinturas renascentistas, do século XV.

    C) CORRETA – Ao colocar olhos e tronco sempre de frente os artistas obedeciam à frontalidade.

    D) INCORRETA-. Seria lateralidade se todo o corpo humano fosse representado de lado, o que não acontecia nas pinturas egípcias.

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Uma das mais fortes características estéticas das pinturas da arte egípcia é a chamada Regra da Frontalidade. As representações das pessoas são feitas da seguinte forma: os olhos, o peito e os ombros são representados de frente, enquanto a cabeça e as pernas ficam de lado.


ID
5158912
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia abaixo as proposições sobre a religião da Grécia clássica e responda:

I. As cidades-estados gregas possuíam deuses protetores, e atos cívicos incluíam oferendas aos deuses.
II. Em Atenas a veneração a deusa Atena eram consagrados o Partenon e o templo de Atena Niké.
III. Era comum nos templos religiosos a presença de sacerdotes ou sacerdotisas, que atuavam como oráculos, davam conselhos e faziam previsões.
IV. Os heróis gregos eram considerados semideuses, ou seja, eram fruto da relação de deuses com humanos mortais.

Estão corretos.

Alternativas
Comentários
  • Ao se analisar a cultura grega clássica da antiguidade percebe-se como a mitologia tinha um lugar preponderante no dia a dia dos gregos. O seu panteão  de deuses “vivia" com cada grego - ou heleno. Os deuses tinham características, desejos e sentimentos humanos. Tinham moradia, fome, sede, sentiam frio. Amavam e odiavam. Premiavam e castigavam. Faziam trapaças ou eram honestos. A grande diferença entre eles e os humanos é que seriam imortais . 
    Não é possível entender a cultura e o modo de vida dos gregos antigos se colocamos seus deuses e heróis mitológicos como paralelos à vida diária e não como parte intrínseca a ela, em todos os aspectos. 
    Há uma boa quantidade de pesquisa e de trabalhos publicados,  acerca da civilização grega. Alguns não tão contemporâneos mas clássicos como “ A cidade antiga" de Foustel de Colanges. As obras de Jean Pierre Vernant , publicadas pela primeira vez em 1990, ainda são bastante importantes para o estudo em pauta . Sobre a civilização grega antiga pede-se a análise das afirmativas
    I- Cada cidade estado grega, por ser independente, era dedicada a um dos deuses do panteão, sendo feitas oferendas e festejos especiais. Competições esportivas eram uma das formas de louvar a divindade protetora. CORRETA 
    II- A divindade protetora de Atenas era a deusa Palas Atena, da sabedoria, da inteligência, do senso de justiça e das artes. Seus templos mais conhecidos eram o Atena Niké , que quer dizer vitória, e o Partenon. Ambos localizados na Acrópole de Atenas. CORRETA 
    III-- Muitos entre os templos dedicados aos vários deuses eram também oráculos, onde sacerdotes e sacerdotisas faziam profecias ao se comunicar com as divindades. Um dos mais famosos era o Oráculos de Delfos, localizado na ilha de Delfos e o templo era dedicado ao deus Apolo. CORRETA 
    IV-  Os heróis gregos que fazem “trabalhos" extraordinários que explicam muitas conquistas importantes para a vida dos povos como, por exemplo, a conquista do Fogo, que teria sido “roubado" dos deuses. Por terem condições de fazer tais trabalhos eram semideuses, resultantes de ligações entre deuses e humanos. CORRETA 

    Entre as alternativas uma indica quais são as afirmativas corretas. 
    A) INCORRETA – Outras afirmativas, além da III e da IV, estão corretas 
    B) INCORRETA- Outras afirmativas, além da III, estão corretas 
    C) INCORRETA- Outra afirmativa, além da I, II E IV , está correta. 
    D) CORRETA – Todas as afirmativas são corretas 
    Gabarito do Professor: Letra D.
  • A deusa grega Atena (Minerva para os povos romanos) é a divindade da sabedoria, inteligência, do senso de justiça e das artes. Era ainda a protetora dos heróis, arquitetos, tecelões, poetas e filósofos.

    As cidades-estados gregas possuíam deuses protetores, e atos cívicos incluíam oferendas aos deuses.

    Em Atenas em veneração à deusa Atena eram consagrados o Partenon e o templo de Atena Niké.

    Era comum nos templos religiosos a presença de sacerdotes ou sacerdotisas, que atuavam como oráculos, dando conselhos e fazendo previsões.

    Os heróis gregos eram considerados semideuses, ou seja, eram fruto da relação de deuses com humanos mortais.

    Resposta: D


ID
5158915
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a alternativa que descreve corretamente um dos fatores que impulsionou as invasões bárbaras no território do Império Romano:

Alternativas
Comentários
  • No século II, no período de governo do Imperador Adriano, o Império Romano atingiu sua extensão máxima: todas as terras ao redor do Mar Mediterrâneo estavam sob comando romano. E, os seus  exércitos haviam chegado à ilha da Bretanha. A partir daí a manutenção das fronteiras tornou-se mais complicada na medida em que Roma, o epicentro do Império, estava geograficamente cada vez mais  distante.
    Na mesma época, povos que viviam perto das fronteiras à leste começaram a buscar melhores condições de vida, atraídos pelo brilho e ecos de Roma. Pouco a pouco foram se tornando trabalhadores nos campos e soldados no exército. 
    E assim começa a “ invasão dos bárbaros" ou melhor, dos povos germanos, chamados de “ bárbaros", palavra de origem grega que significa mais ou menos “ aqueles que não partilham nossa cultura". Essa entrada, de início pacífica, passa a ter conotação de invasão guerreira a partir mais ou menos do século IV, adentrando em um império em crise e que se enfraquecia por disputas políticas. 
    Este é um tema clássico de História Antiga tanto da escola básica quanto da graduação de História. Não há dificuldades quanto ao estudo ou à obtenção de bibliografia. Bons manuais de escola básica como as publicações de Miriam Becho e Patrícia Braick, oferecem material de estudo de qualidade. É necessário estudo específico do assunto para responder a questão proposta. 

    Entre as alternativas uma indica, de forma correta, uma das razões para as migrações germanas ou invasões bárbaras. 
    A) INCORRETA- Os triunviratos existiram entre o final do período republicano (século I a.C) quando a crise política se instalou e havia vários líderes – militares em sua maioria – disputando o poder. Em suma: não se relaciona com a questão dos bárbaros. 
    B) CORRETA- A pressão dos hunos vindos da Ásia, em busca de pastagens e terras férteis, “empurrou" os povos germanos para o Império Romano. Este foi , sem dúvida, um dos motivos das invasões. 
    C) INCORRETA- As guerras púnicas , entre Roma e Cartago, aconteceram em momento de expansão do Império Romano pelo Mediterrâneo. Cartago era o concorrente a ser eliminado. A vitória dos romanos abriu a possibilidade dos romanos controlarem as rotas de comércio pelo Mediterrâneo. 
    D) INCORRETA – A divisão em dois impérios, o Romano do Ocidente e o Romano do Oriente, não é causa mas, efeito das incursões bárbaras. A parte oriental, em momento de estabilidade econômica e crescimento, conseguiu evitar as invasões, incluso negociando com os chefes dos “bandos de guerra" germanos. 

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Um dos fatores que impulsionaram as invasões germânicas foi a chegada dos hunos ( mongóis) à Europa. Estes vindo da Ásia , começaram a invadir vários territórios germânicos, obrigando-os a entrar no domínio Romano. Os hunos aniquilaram os Ostrogodos em 375. e logo em seguida os Visigodos


ID
5158918
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante a expansão militar empreendida por Carlos Magno, foi adotado um antigo costume germânico, os territórios conquistados eram doados, juntamente com privilégios, aos nobres que serviram e lutaram em seu nome. Desse modo, os nobres estavam ligados a Carlos Magno por laços de dependência e fidelidade, tal relação recebe o nome de:

Alternativas
Comentários
  • Um dos grandes reis bárbaros germanos da Idade Média foi Carlos Magno. E, sua proposta era a de,a partir do Reino Franco, reconstituir o Império Romano do Ocidente. Suas conquistas levaram à formação do Império Carolíngio, que agregou boa parte da Europa Ocidental . 
    O entendimento de costumes e práticas administrativas do Império, assim como sua desagregação após a morte de Carlos Magno e assinatura do Tratado de Verdun, que o dividiu entre seus netos, são importantes para explicar a gênese de determinadas práticas do feudalismo. 

    Entre as alternativas uma indica a definição correta do laço de fidelidade e dependência usado por Carlos Magno 
    A) INCORRETA – Suserania indica o doador da terra. Suserano é o doador a quem o recebedor fica ligado por laços de fidelidade e honra. 
    B) CORRETA- Vassalagem aponta, corretamente, aqueles que recebem a doação de terras e que , como vassalos, passam a dever ao suserano auxílio militar e fidelidade , além de ajuda econômica se o suserano assim necessitasse. 
    C) INCORRETA- O comitatus era um grupo de guerra formado por um chefe e seus guerreiros ligados por laços de fidelidade. Foi o costume germano que deu origem ao costume de suserania e vassalagem.
    D) INCORRETA – A capitulação não se refere nem ao comitatus tampouco à vassalagem e à suserania . 
    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Suserano é aquele que doa a terra e Vassalo quem a recebe. São ligados por laços de proteção e fidelidade. O rei não é Vassalo de ninguém. relação de obrigações mutuas  (entre nobres), servos não tinham terras

  • Comitatos (em latim: Comitatus , lit. "condado") é uma relação da sociedade feudal entre o suserano e o vassalo baseadas na honra e lealdade.

    Ao meu ver o gabarito deveria ser letra C, pois ele pergunta o nome da relação, mas.....

  • Meramente em relação aos nobres, é a vassalagem em favor do Magno, a relação susserania e vassalagem no contexto geral é o comitatus.


ID
5158921
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho abaixo que trata das relações de trabalho na América espanhola durante a colonização:

“Na hacienda praticou-se, largamente, o sistema de endividamento de trabalhadores, a fim de retê-los na propriedade. O trabalhador recebia como salário um crédito na tienda de raya, onde retirava alimentos, roupas entre outros itens, além de um lote mínimo de subsistência.”

Tendo em vista os diferentes tipos de exploração do trabalho indígena, a descrição se refere especificamente a:

Alternativas
Comentários
  • Diferentemente da América Portuguesa que utilizou majoritariamente o braço escravizado de africanos, na América Espanhola foi utilizado o trabalho servil de nativos, a não ser em regiões onde as populações nativas foram dizimadas nos primeiros contatos com os espanhóis, ou por doenças ou por guerras. Nestas regiões - como nas ilhas do Caribe – houve intensa exploração da mão de obra africana escravizada. 
    Os espanhóis aproveitaram-se de estruturas de exploração de trabalho que já existiam no Império Asteca – América Central e México, e Império Inca ( na verdade Império Quechua Aimará) na América do Sul. Formas de trabalho como a mita foram adaptadas às necessidades e ambições do colonizador europeu. 
    O fato de haver, nas chamadas altas civilizações da Meso América e do oeste da América do Sul, concentrações urbanas e aldeias plenamente sedentárias, facilitou, e muito, a exploração espanhola do trabalho nativo. 
    Livros sobre História da América para a escola básica fornecem informações suficientes para o estudo do tema que, aliás, é clássico e não apresenta uma dificuldade maior. 

    Entre as opções dadas, uma nomeia a forma de trabalho descrita no trecho transcrito. 
    A) INCORRETA – A descrição não corresponde à encomienda. Ela consistia no direito de exploração de um grupo ou comunidade de indígenas por um colono em um dado território, a partir da concessão das autoridades espanholas, em nome da coroa,  enquanto o colono vivesse. Em troca, o colono deveria pagar um tributo à metrópole e promover a cristianização dos indígenas. 
    B) INCORRETA- De acordo com a mita, também conhecida como quatequil ,  amplamente empregada na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios. Normalmente ficavam longo tempo sem sair de dentro das minas, o que resultou em alta taxa de mortalidade. É uma forma de trabalho derivada de formas de trabalho do império Inca. 
    C) CORRETA- O péon era, em teoria, trabalhador livre assalariado. Porém, ficava sob o controle do grande proprietário de terras pelo fato de ficar em débito por conta do adquiria na 'tienda', para sua sobrevivência. Este é o tipo de trabalho descrito no trecho .
    D) INCORRETA –A plantation consistia na produção de produtos tropicais em latifúndios monocultores para o mercado externo, utilizando para isso força de trabalho escrava. Na plantation utilizava-se diretamente a escravidão de nativos e de africanos. 

    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
5158924
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

É conhecido que o açúcar foi o principal produto impulsionador da colonização brasileira, por outro lado, outros produtos também tiveram papel considerável na economia colonial já nos primeiros séculos do domínio português. Por exemplo, é correto afirmar a produção agrícola de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    'já nos primeiros séculos do domínio português'.

    Café- Segundo reinado, início da produção entre 1830 e 1850. Inicialmente na região do vale do Paraíba, divisa entre RJ e SP.

    Soja- Século XX.

  • Gabarito: A) Tabaco. ✅

    No decorrer da história do Brasil, o cultivo do tabaco representa setor importante da economia. Utilizada pelos nativos em crenças e rituais, a planta é originária dos Andes e acompanhou a migração dos indios por toda a América Central até chegar ao Brasil. Cultivada durante o periodo colonial brasileiro, inicialmente – entre Salvador e Recife – no Recôncavo Baiano, foi utilizada como escambo (troca) por escravos no litoral africano. Responsável por introdução de inúmeros escravos utilizados como mão de obra importantes para o desenvolvimento da economia do Brasil Colonial.

    Com a independência e o final da vigia que Portugal impunha ao Brasil, durante o período colonial, deu grande impulso às lavouras de fumo. Possibilitou o comércio direto com países estrangeiros, representou um grande incentivo. E, a partir de 1850, as províncias que se destacavam eram Minas Gerais, Bahia e, decorrente da vinda dos imigrantes alemães, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

    A partir de 1917, a cidade de Santa Cruz do Sul recebe empresas fumageiras do exterior a fim de investir no ramo do tabaco. Foi o inicio do desenvolvimento da região e transformação da Cidade em polo nacional da indústria fumageira, sediando a Festa Nacional do Fumo (FENAF), na década de 1970.

    Tefon: celestedummer.com.br/web/a-cultura-do-tabaco-e-importancia-economica-2/

    Gosto de relacionar as datas a algo que já sei para decorar mais fácil.

    →1850, por exemplo, foi a Lei de Terras, que reconhecia a posse da terra somente através da venda.

    →Minas Gerais e Bahia eram os dois estados que queriam a emancipação do Paraná(1853), isso devido à concetração de poder na mão dos paulistas.

  • Utilizando-se de feitorias instaladas ao longo da costa africana desde a época das Grandes Navegações, os portugueses adquiriam escravizados a partir de alianças firmadas com povos nativos, participando das rivalidades existentes entre reinos e linhagens locais. Para estes, o comércio de humanos também se mostrava lucrativo, afinal lhes permitia o acesso a mercadorias trazidas pelos europeus que não existiam no continente, incluindo tabaco, cachaça, tecidos desconhecidos e armas. Além disso, a tecnologia bélica fornecida pelos recém-chegados conferia aqueles que a recebiam vantagens sobre os povos inimigos, que quando vencidos, eram escravizados e comercializados para os europeus em troca de mais mercadorias

  • As raízes do café no Brasil foram plantadas no século XVIII, quando as mudas da planta foram cultivadas pela primeira vez, que se tem notícia, por Francisco de Melo Palheta, em 1727, no Pará.

    No Brasil, no início do século XVI, os primeiros portugueses a desembarcarem no País já encontraram o cultivo de tabaco em quase todas as tribos indígenas. Para os índios brasileiros, a planta possuía caráter sagrado e origem mítica.

    SOJA NÃO.

    GUARANA TEMBÉM NAO.

    GABARITO É A LETRA -A SIM.

    OUXE MANIA DE PODERAR.

  • Robinson Cruzoé, antes de ficar isolado em uma ilha, passou pelo Brasil e foi dono de uma plantação de cana-de-açucar e tabaco.

  • O TABACO ERA USADO PRINCIPALMENTE PARA SER TROCADO POR ESCRAVOS NEGROS NOS PORTOS AFRICANOS

  • A ocupação portuguesa no Brasil teve como objetivo principal o fornecimento de riquezas que pudessem, de acordo com a lógica mercantilista dos séculos XVI, XVII e parte do XVIII, manter a balança comercial de Portugal favorável .
    Na medida em que não foram achados metais preciosos, era necessário que a terra fornecesse produtos de alto valor de revenda no mercado internacional. A questão não está elaborada de forma muito clara mas, não apresenta grandes dificuldades, sendo uma questão de memorização, com uma temática clássica, sempre presente nos estudos de História na escola básica. 

    Entre as opções dadas, uma nomeia um produto cultivado por portugueses no Brasil colonial, além do produto maior de exportação no século XVII : cana de açúcar. 
    A) CORRETA – O tabaco, além de ser consumido entre os próprios colonizadores , alcançava preços interessantes no mercado internacional à época de dominação portuguesa no Brasil. 
    B) INCORRETA- O café foi importante produto de exportação no final do século XIX e início do século XX, quando o Brasil já era independente.
    C) INCORRETA- A soja é, atualmente, um produto de ponta na exportação brasileira. Não se relaciona com o período colonial. A exportação da soja iniciou-se na década de 1960. 
    D) INCORRETA – O guaraná era utilizado pelos nativos e sua exportação – não sendo um produto especial na pauta de exportação do Brasil – é mais atual. Na verdade cabe ao Brasil 95% da produção de guaraná no mundo. 
    Gabarito do Professor: Letra A.
  • O tabaco foi cultivado, principalmente, no estado da atual Alagoas.


ID
5158927
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No ano de 1688, Guilherme de Orange entrou na Inglaterra com seu exército e foi declarado rei pelo Parlamento inglês, que anteriormente havia deposto Jaime II, que saiu sem resistir a pressão do Parlamento, ou seja, a transição ocorreu sem maiores conflitos ou derramamento de sangue. O processo descrito se refere à:

Alternativas
Comentários
  • O processo da Revolução Inglesa, que mescla questões políticas e religiosas na Grã- Bretanha, é o que dá fim à possibilidade de reis absolutistas na Inglaterra. O primeiro momento é de guerra civil – Revolução Puritana, em 1640 – que opõe as forças do rei e as do parlamento.
    A vitória das forças do parlamento leva à decapitação do rei Carlos I e Oliver Cromwell assume o poder até sua morte, como Lorde Protetor. A falta de liderança sólida no parlamento leva à restauração monárquica após a morte de Cromwell,  com a continuação da dinastia Stuart, o que não acontece sem conflitos entre os monarcas e o parlamento. 
    O momento histórico que é brevemente descrito no trecho corresponde ao final do processo, sendo que esse processo histórico é bastante complexo. Ele é estudado de forma superficial na escola básica, com a utilização de manuais de História Geral.
    Embora haja vasta bibliografia acerca do processo histórico em pauta, com especial destaque para a obra " O mundo de ponta cabeça" de Christopher Hill,  a questão proposta não exige análise mas tão somente memorização.  . Para tal o material de escola básica é suficiente para fornecer dados necessários à resposta da questão. É necessário também ter noções de outros processos revolucionários da história do mundo ocidental. 

    Umas das alternativas nomeia o processo histórico descrito no trecho. 
    A) INCORRETA – A Revolução Puritana, de 1640, faz parte do processo que é conhecido como Revolução Inglesa e opôs os nobres defensores do absolutismo e as forças do parlamento, lideradas pela gentry – classe social dos proprietários , de uma pequena nobreza que produzia para mercado. 
    B) INCORRETA- A Revolução ou Reforma Anglicana ocorreu no século XVI, quando o rei Henrique VIII rompeu com a Igreja Católica e pressionou o parlamento para a aprovação do Ato de Supremacia, em 1534, que separava a igreja inglesa da igreja católica de Roma. 
    C) INCORRETA- A Revolução dos Cravos ocorreu em Portugal e não na Inglaterra e não no século XVII mas em 1974. Ela dá fim, de forma definitiva , ao modelo fascista português: salazarismo. 
    D) CORRETA – A chamada “ Revolução Gloriosa" , acontecida na Inglaterra em 1688, levou à assinatura da “Bill of Rights" por Guilherme d`Orange , que assegurou os direitos e funções do parlamento perante a figura do monarca . Foi o que abriu caminho para a construção do parlamentarismo britânico. 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • A chamada “ Revolução Gloriosa" , acontecida na Inglaterra em 1688, levou à assinatura da “Bill of Rights" por Guilherme d`Orange , que assegurou os direitos e funções do parlamento perante a figura do monarca . Foi o que abriu caminho para a construção do parlamentarismo britânico

ID
5158930
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Um dos grandes autores do iluminismo foi o autor da obra O espírito das leis, publicada em 1748. Sua discussão central é que há necessidade de separar os poderes políticos para que não haja abuso de poder. Além disso, as leis não podem ser justas ou injustas, apenas inadequadas a um povo, tempo ou lugar. O autor da conhecida obra, referencia do iluminismo europeu é:

Alternativas
Comentários
  • O movimento cultural conhecido como Iluminismo ou Século das Luzes ou ainda  Ilustração, aconteceu basicamente na França, no século XVIII. As ideias e propostas de filósofos e pensadores deste momento de transformação cultural são aquelas que formam as bases do Liberalismo, tanto político quanto econômico ou, de visão de mundo. 
    Caudatário do movimento renascentista, estabelece a racionalidade como fundamento do progresso dos seres humanos e das sociedades. Na verdade foram lançadas as bases da civilização ocidental contemporânea, que é, até hoje, marcada pelo racionalismo. O Iluminismo é um processo histórico amplo e diverso. É uma temática que faz parte de estudos de História na escola básica e , os dados deste etapa escolar são suficientes para responder a questão. No entanto, é fundamento de estudos de sociologia e economia, além e História e Ciência Política. 

    Umas das alternativas nomeia o autor das ideias apontadas no trecho transcrito. 
    A) INCORRETA – François Bouchot não foi autor, mas pintor e gravador francês, do século XIX e não da época do Iluminismo. 
    B) INCORRETA- Voltaire, igualmente nobre como o autor do Espírito das Leis, defendia ferrenhamente a liberdade de expressão e de credo, como um direito dos homens. Foi o autor de Édipo, A Henríada, Elementos da Filosofia de Newton, entre outros. 
    C) INCORRETA. Jean Jacques Rousseau, considerado o “pai da democracia moderna" , foi considerado radical à época do Iluminismo. Defendeu a soberania popular e a participação direta dos cidadãos nas decisões de Estado. Entre suas obras destaca-se O Emílio e Discurso sobre a Desigualdade. 
    D) CORRETA – O autor de “ O espírito das leis “ foi o barão de Montesquieu. Importante obra do Iluminismo que propõe a separação de poderes  do Estado em executivo, legislativo e judiciário. 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Em sua obra, Montesquieu defendia que existem três espécies de governo: o republicano, o monárquico e o despótico. O republicano é aquele em que o povo, ou parte dele, governa. A monarquia, quando um homem governa segundo suas leis fixas e estabelecidas, sendo assim, “o príncipe é a fonte de todo poder político civil”.

    Ele era completamente contra o poder despótico (o poder absoluto concentrado nas mãos de um tirano). Seu modelo defendia o respeito à liberdade e à vida, além dos direitos políticos dos cidadãos. Havia, para Montesquieu, três formas de governo centrais, sendo duas legítimas e uma ilegítima.


ID
5158933
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante as investidas de Napoleão no continente europeu, foi adotado um bloqueio continental como estratégia de enfraquecimento da Inglaterra, impedindo que qualquer do continente a país manter trocas comerciais com os ingleses. No entanto, alguns países rejeitaram o bloqueio napoleônico, entre eles:

Alternativas
Comentários
  • O período Napoleônico sucede o processo revolucionário francês iniciado em 1789, segundo alguns. Segundo outros faz parte do processo da Revolução Francesa. Os debates giram, acima de tudo, acerca de periodização. 
    Mas, há uma tendência ao consenso ao se destacar a importância dos tempos de Napoleão para a difusão dos ideais revolucionários, sintetizados pelo lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade", além das fronteiras da França. Além disso, a estrutura jurídica organizada no período são fundamentais para a solidificação das conquistas da burguesia nos dez anos de revolução. 
    É durante o governo de Napoleão que é proclamado o Bloqueio Continental, em 1805, cuja proposta era a de sufocar o fluxo de comércio da Inglaterra. Em tese esse comércio seria dirigido para a França. Por isso, as regiões controladas pela França Napoleônica foram proibidas de comerciar com os ingleses. E outras foram compelidas a aceitar a decisão sob a ameaça de invasão. No entanto, havia países que dependiam dos produtos e de financiamento britânico, o que os levou a desafiar as ordens do todo poderoso Napoleão. 
    Há vasta bibliografia acerca do tema, que foi enriquecida de forma substancial quando da comemoração dos 200 anos da revolução. Bibliografia essa que nutre tanto a escola básica quanto o mundo acadêmico.

    Uma das alternativas indica um país europeu que desobedeceu ao Bloqueio Continental 

    A) INCORRETA – À época não havia Itália como país unificado. Na região da atual Itália houve Estados que apoiaram e outros que se colocaram contra a França Napoleônica. 

    B) INCORRETA - A Espanha foi invadida e tomada por tropas francesas. O rei Ferdinando VII foi destronado e Napoleão colocou no trono um de seus vários irmãos. 

    C) CORRETA - Desde 1703, quando da assinatura do Tratado de Methuen, ou Tratado de Panos e Vinhos, Portugal desenvolveu profunda dependência em relação à Grã- Bretanha. Daí , não havia como obedecer ao bloqueio. Por este motivo o regente D. João colocou em prática uma proposta antiga entre parte dos políticos portugueses : a cúpula do governo português – a corte – foi transferida para o Rio de Janeiro. 

    D) INCORRETA – O império Austríaco era inimigo de França e, à época, com poder suficiente para enfrentar Napoleão e não temer invasão. A rainha da França, morta pela guilhotina durante a revolução, era Maria Antonieta de Habsbugo, de Áustria. 

    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
5158936
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmações sobre o período da Revolução Francesa (1789) e responda:

(__) A Assembleia Nacional Constituinte francesa, além de abolir a escravidão e a justiça senhorial, também estabeleceu a aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
(__) No período do Terror houve diversas perseguições e execuções, uma das mais conhecidas foi a de Robespierre, condenado por seu antigo aliado, Danton.
(__) Em 1795 uma nova Constituição reestabeleceu o voto censitário, excluindo a maioria da população do direito ao voto, no período conhecido como Diretório.
(__) O período revolucionário francês só chega efetivamente ao fim com o golpe de estado desfechado por Napoleão Bonaparte, conhecido como 18 de Brumário (10 de novembro de 1799).

Levando-se em consideração de (V) significa verdadeiro e (F) significa falso, a ordem correta das proposições acima é:

Alternativas
Comentários
  • Danton foi guilhotinado antes de Robespierre, ambos em 1794.

  • Os estudos acerca da Revolução Francesa apresentam, às vezes, periodizações diversas. Há aqueles que consideram o processo revolucionário tendo sido iniciado em 1789 e terminado em 1799. Outros entendem que o período Napoleônico, de 1799 a 1815 como parte intrínseca da revolução. 
    Este é um exemplo de divergência de cronologia e periodização. Portanto, a questão apresentada pode apresentar dúvidas face à essas diferenças. Para alguns estudiosos o período de Assembleia Nacional vai até a promulgação da constituição em 1791 , sendo monarquia constitucional até o momento da proclamação da Primeira República Francesa em 1792.

    A entrada da questão não informa qual a periodização está informando a pergunta, apenas indicando que se trata da Revolução de 1789. São apresentadas nas opções fatos referentes a várias etapas do processo revolucionário francês. Pede-se que sejam assinaladas aquelas que são verdadeiras ou falsas .
    1- Embora de maneira geral seja destacada apenas a Declaração dos Direitos do Homem como a grande contribuição da etapa da Assembleia, nesta etapa também foi abolida a escravidão nas colônias – em função de revoltas de escravos no Haiti – e a abolição do direito dos senhores de terra de atuar como poder judiciário, sendo juiz e júri em seus domínios. VERDADEIRA
    2- O período do Terror, durante a Primeira República , foi marcado pela violência. Os opositores, considerados contra-revolucinários eram submetidos à julgamentos sumários e guilhotinados. Assim aconteceu com Danton, um dos líderes dos jacobinos que, no entanto, se opunha a Robespierre. Foi Danton e não Robespierre quem foi guilhotinado no período em questão. FALSA 
    3-A constituição de 1795 , ou constituição do ano V, regimenta o regime do Diretório após o golpe de 9 de Termidor. Ela elimina os direitos da população de baixa renda alcançados durante o período radical da Convenção. A constituição retoma o voto censitário, permitindo a hegemonia da burguesia . VERDADEIRA 
    4- A afirmativa destaca a periodização que entende o golpe de 18 de Brumário de Napoleão como o marco final do processo revolucionário francês. Segundo tal proposta apresenta uma ideia correta. VERDADEIRA 

    A) CORRETA- A opção indica corretamente que só a afirmativa 2 é falsa
    B) INCORRETA- As afirmativas 3 e 4 foram destacadas como falsas e são verdadeiras 
    C) INCORRETA- A afirmativa 1 é verdadeira, assim como a 3 e a 4.
    D) INCORRETA- A afirmativa 2 é falsa. 

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • não seria o governo jacobino que acabou com a escravidão

  • O 18 de Brumário corresponde ao dia 09 de Nov de 1799 e não ao dia 10..


ID
5158939
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No ano de 1848 diversas revoluções ocorreram na Europa, tais como na França e na Itália, por exemplo. Tais revoluções tiveram cunho liberal, em consequência de governos centralizados com uma política engessada que não permitia renovação no plano econômico. Em paralelo, um movimento com características semelhantes ocorreu no Brasil, tendo início no mesmo ano, este foi:

Alternativas
Comentários
  • A Inconfidência Mineira : contra o QUINTO , movimento separatista (Tiradentes)

    Revolução Praieira: A Revolução Praieira, também denominada como Insurreição Praieira, Revolta Praieira ou simplesmente Praieira, foi um movimento de caráter liberal e federalista que eclodiu na província de Pernambuco, no Brasil, entre 1848 e 1850

    A Revolta da Vacina: República Velha(1889-1930) / Governo Rodrigues Alves

    Guerra dos Emboabas: Foi um confronto travado de 1707 a 1709 pelo direito de exploração das recém-descobertas jazidas de ouro na região do atual estado de Minas Gerais

    Firme e Forte PMPR

  • O ano de 1848 é tradicionalmente conhecido, na história da Europa, como o ano da “Primavera dos Povos", ano em que também é publicado, pela primeira vez, o Manifesto do Partido Comunista de Marx e Engels.
    É um momento de crise econômica, que trouxe desemprego e fome, piorando significativamente o padrão de vida de camponeses e operários. Essa faixa da população se levanta contra governos em vários países europeus, junto àqueles que demandavam maior liberdade política e práticas liberais para a economia. O eco das revoluções chegou à América e, evidentemente, ao Brasil.
    O tema da questão é recorrente em aulas de História do ensino Médio e na graduação de História. Não apresenta maiores dificuldades de análise e a disponibilidade de bibliografia é bastante satisfatória. Especial destaque deve ser  para a obra  “ Era das Revoluções" de Eric Hobsbawm. 

    Era época do governo pessoal de Pedro II, ainda marcado por disputas entre liberais e conservadores, embora os movimentos com ampla participação popular já tivessem sido sufocados. Há, porém , uma última verdadeira Revolução Liberal, em 1848 . Pede-se que ela seja apontada entre as alternativas.
    A) INCORRETA- A Inconfidência Mineira acompanhou a Revolução Francesa de 1789, embora tenha  sido também organizada em torno de ideais liberais.  
    B) CORRETA- A Revolução Praieira, acontecida em Pernambuco, aconteceu entre os anos de 1848 e 1850. Um dos motivos foi a crise econômica devido à decadência do comércio açucareiro. O movimento colocou em confronto os conservadores e os praieiros – liberais. 
    C) INCORRETA- A Revolta da Vacina aconteceu em 1904 e sua motivação primeira foi o autoritarismo da campanha de vacinação contra a varíola, sem que tenha sido explicado à população o que era a vacina. Já abalada pela perda de suas moradias, por conta da reforma urbana de Pereira Passos- o “ bota-abaixo", a população de baixa renda se revolta contra a vacinação acreditando que o prefeito pretendia elimina-la.
    D) INCORRETA- A Guerra dos Emboabas aconteceu durante o período de dominação portuguesa no Brasil. Aconteceu na região de Minas Gerais. Constituiu-se na disputa do direito de exploração de minérios entre os desbravadores vicentinos , os primeiros a chegar e os forasteiros que vieram depois da descoberta de ouro. “Emboabas" significa em Tupi “Pássaro de Pés Emplumados". É uma ironia aos forasteiros que usavam botas; enquanto os paulistas- vicentinos - andavam descalços.

    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
5158942
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O período da história brasileira conhecido como Milagre Econômico, que durou entre os anos 1968 e 1973 ocorreu devido a fatores internos e externos. No plano externo a conjuntura era favorável, e no plano interno o governo comprimiu os salários dos trabalhadores, atraiu investimentos estrangeiros, contraiu empréstimos e manteve um equilíbrio nas contas públicas. Esta política econômica foi elaborada pelo economista, ministro da fazenda:

Alternativas
Comentários
  • Milagre econômico brasileiro foi a época de crescimento econômico elevado durante os "". Nesse período de   o Ministro da Economia era Delfim Netto.

  • Gab: D

    Delfim Neto foi o ministro da economia que disse " 1° é preciso fazer o bolo crescer para depois dividi-lo"

  • Não achei nada citando ele como ministro da economia, sim da Fazenda. Cautela rapaziada.

    Antonio Delfim Netto, economista formado pela USP em 1951, foi ministro da Fazenda dos governos militares de Costa e Silva (1967-1969) e Médici (1969-1973), e ministro da Agricultura do governo Figueiredo (1979-1984), gestão durante a qual também foi secretário do Planejamento, controlando o Conselho Monetário Nacional e o Banco Central. Além disso, foi integrante do Conselho Consultivo de Planejamento do governo Castelo Branco (1964-1967). É lembrado, ainda, por ter sido um dos signatários do Ato Institucional Nº 5, de dezembro de 1968, medida que endureceu o regime militar.

    fonte: memoriasdaditadura.org

  • Gabarito D -

    Delfim Netto, foi ministro da fazenda nos governos de Costa e Silva (1967-1969) e Médici (1969-1973).

    Em sua gestão ocorreu o "milagre econômico", o país teve um grande crescimento do (PIB), em média 11%, queda da inflação e aumento do poder aquisitivo do empresariado e da classe média.

  • Só lembrar  "Fazer o bolo crescer para depois distribuí-lo"

    Delfim Neto.

  • No governo do presidente Médici foi implantado no Brasil uma medida de crescimento econômico, o principal idealizador dessa medida foi o ministro da fazenda, que atuava desde o governo Costa e Silva, Antonio Delfim Netto, esse projeto tinha como princípio o crescimento rápido. O que ocorreu para provocar esse chamado “milagre” foi o imenso capital estrangeiro no país.

    D.

  • Maluco ainda tá vivo, 92 anos a peste, gordão, fez o bolo e comeu

  • Plínio Salgado (1895-1975) foi um escritor, jornalista, poeta, historiador, teólogo e político conservador brasileiro que fundou e liderou a Ação Integralista Brasileira (AIB), partido nacionalista católico de extrema-direita inspirado nos princípios do movimento fascista italiano.

    → Antônio Carlos Moraes Pires, mais conhecido como Moraes Moreira, foi um músico brasileiro. Durante a década de 1970, ele foi membro do grupo Novos Baianos, entrando mais tarde numa carreira solo que rendeu 29 álbuns.

    Carlos Frederico Werneck de Lacerda foi um jornalista e político brasileiro. Foi membro da União Democrática Nacional, vereador, deputado federal e governador do estado da Guanabara. Foi fundador e proprietário do jornal Tribuna da Imprensa, assim como criador da editora Nova Fronteira.

    Antonio Delfim Netto, economista formado pela USP em 1951, foi ministro da Fazenda dos governos militares de Costa e Silva (1967-1969) e Médici (1969-1973), sendo que em sua gestão ocorreu o "milagre econômico", o país teve um grande crescimento do (PIB), em média 11%, queda da inflação e aumento do poder aquisitivo do empresariado e da classe média. Foi também ministro da Agricultura do governo Figueiredo (1979-1984), gestão durante a qual também foi secretário do Planejamento, controlando o Conselho Monetário Nacional e o Banco Central. É lembrado, ainda, por ter sido um dos signatários do Ato Institucional Nº 5, de dezembro de 1968, medida que endureceu o regime militar.

  • ORIGEM DO MILAGRE ECONOMICO

    • O início do milagre econômico está na criação do Programa de Ação Econômica do Governo (Paeg) na gestão do presidente Castelo Branco (1964-1967).

    • O Paeg previa incentivo às exportações, abertura ao capital exterior, bem como reforma nas áreas fiscal, tributária e financeira.

    • Durante o milagre econômico, o PIB alcançou 11,1% de crescimento anual.

    • Para centralizar as decisões econômicas foi criado o Banco Central. Da mesma forma, a fim de favorecer o crédito e resolver o déficit habitacional, o governo instituiu o SFH (Sistema Financeiro Habitacional), formado pelo BNH (Banco Nacional de Habitação) e pela CEF (Caixa Econômica Federal).

    • A principal fonte de recursos para o sistema habitacional viria do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Este imposto, criado em 1966, era descontado do trabalhador e foi usado para estimular a construção civil.

    • Também se favoreceu a criação de bancos para estimular o mercado de capitais e a abertura de crédito para o consumidor melhorando, entre outros, o desempenho da indústria de automóvel.

    • Além disso, nada mais que 274 estatais, como a Telebrás, Embratel e Infraero foram abertas neste período.
    • Na época, o ministro da Fazenda, Delfim Neto, justificou essas medidas como fundamentais para impulsionar o crescimento do País. Delfim Neto utilizava a metáfora que “o bolo precisava crescer para depois ser repartido”.

    https://www.todamateria.com.br/milagre-economico/

  • Grande parte do apoio da população de camada média ao regime militar existiu por conta do sucesso inicial do chamado Milagre Brasileiro", o modelo econômico do Regime Militar. Sua execução dependia de importação de capital estrangeiro, tanto financeiro quanto tecnológico. E, a mão de obra seria a nacional, barata e controlada pelo autoritarismo do regime.
    A proposta não era  de justiça social e melhor distribuição de renda e sim o crescimento da economia, o que favoreceria o Estado e o empresariado, base de apoio ao golpe de 1964 e ao regime. 
    “ Crescer o bolo e depois dividir" foi o lema divulgado pelo então poderoso ministro que gerenciou o Milagre. A bibliografia sobre o regime militar no Brasil é vasta e variada, tanto acadêmica quanto jornalística. E a temática é objeto de estudo na graduação de História. 

    A questão demanda que seja apontado o nome do ministro da Fazenda à época do Milagre Econômico. É uma questão de memorização e não apresenta maior dificuldade. 
    A) INCORRETA- Plínio Salgado foi um líder do Partido Integralista, o partido fascista brasileiro, na década de 1930 
    B) INCORRETA- Moraes Moreira foi um músico que, na década de 1970, fez parte do grupo Novos Baianos , falecido em 2020. 
    C) INCORRETA –Carlos Lacerda foi vereador, deputado e depois governador do estado da Guanabara entre 1960 e 1965 . Foi também fundador e proprietário do jornal Tribuna da Imprensa. 
    D) CORRETA- Delfim Neto foi o economista que trabalhou como Ministro da fazenda à época do “Milagre Brasileiro" 
    Gabarito do Professor: Letra D.
  • GAB-D

    Delfim Neto.

    ONTEM ELE ESTAVA AQUI, CHURRASCADA E ESTAVA FALANDO SOBRE O PLANO ECONÔMICO DA ÉPOCA.


ID
5158945
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em diversos países, durante a década de 1920 e 1930, ocorreu a ascensão de movimentos classificados como fascistas, cujas características os historiadores descrevem a preocupação obsessiva com a comunidade, vista como vítima de humilhações e que necessita de uma purificação imediata. São práticas fascistas utilizadas para chegar ao poder neste período:

I. Culto à violência e a vontade como meios de obtenção de sucesso.
II. Ênfase em um líder, masculino, que é considerado o único capaz de acabar com a crise e a dirigir a comunidade rumo ao seu destino.
III. Foco nas políticas socialistas e liberais, que são utilizadas como ferramentas de atuação.
IV. Prega o desenvolvimento do indivíduo e de suas qualidades, que deve se destacar frente à horda coletiva.

Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • O fascismo nasceu na Itália , na década de 1920, na esteira da crise após a primeira guerra mundial. Ela não foi somente uma crise econômica e social. Foi um momento de quebra de paradigmas que tinham sua origem no racionalismo iluminista, que acreditava na capacidade racional do ser humano de construir o progresso e a sociedade democrática. A longa primeira guerra e a barbárie das lutas, tais como a guerra química e a suja guerra de trincheiras, trouxe profunda crise de mentalidade e de crenças. 
    As propostas do fascismo iam além de um projeto de Estado e de economia.  Seriam  uma nova “maneira de viver" e de organização social. As ideias do fascismo eram divulgadas pela propaganda e efeitos visuais – paradas, bandeiras, uniformes , organização de tropas compostas por civis e militares – o que garantiu em muito a possibilidade de sucesso entre uma população desgastada, empobrecida, desiludida e ansiosa por “ algo novo". 
    Há uma enorme quantidade de publicações sobre o Fascismo, percorrendo várias áreas de conhecimento. Foi e é objeto de estudo porquanto um período histórico complexo e múltiplo, que alcançou vários países europeus e cujos ecos ainda se fazem sentir.

    A questão não apresenta grandes dificuldades pois o que é demandado é o reconhecimento das práticas mais comuns entre os vários modelos de fascismo. Aqueles que são graduados em História, candidatos ao posto de professor, tem acesso à bibliografia específica acerca do tema. Pode-se dar especial destaque ao clássico “Fascismo e Ditadura", de Nicos Poulantzas e “ Anatomia do Fascismo “ de Robert Paxton 
    1- A violência é considerada um meio justo para que seja obtida a obediência ao líder e para que seja efetivo o combate contra os que são “contra a comunidade pois atendem a seus interesses individuais". E, a vontade do líder é soberana, porque responde às necessidades da comunidade. AFIRMATIVA VERDADEIRA 
    2- O líder é sempre um homem que é considerado onipotente e onisciente. Ao líder cabe a interpretação das necessidades da comunidade. AFIRMATIVA VERDADEIRA 
    3- As práticas socialistas e liberais são combatidas. Liberais são individualistas e socialistas são contra a ideia de propriedade. Ambos considerados nocivos pelos fascistas. AFIRMATIVA FALSA 
    4- O ideário fascista destaca a importância da comunidade acima do indivíduo. Portanto, é o indivíduo que serve o Estado- que representa o Coletivo . AFIRMATIVA FALSA. 
    A) INCORRETA- O item 2 também é correto. 
    B) CORRETA- Os itens 1 e 2 são corretos 
    C) INCORRETA -Os itens 3 e 4 estão incorretos. 
    D) INCORRETA- Os itens 3 e 4 estão incorretos e o item 2 está correto
    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
5183080
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A Lei Orgânica do Município de Bandeirante (SC) prevê que ao Município compete suplementara legislação federal e estadual no que couber e naquilo que disser respeito ao seu peculiar interesse, visando adaptá-la à realidade e às necessidades locais. Sobre a possibilidade ou não de celebração de convênios, acordos e outros termos de ajustes pelo Município, assinale a alternativa correta, com base na referida Lei Orgânica:

Alternativas