SóProvas



Prova AMEOSC - 2021 - Prefeitura de Mondaí - SC - Professor de Geografia (Habilitado)


ID
5023093
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Baseado em seus conhecimentos a respeito da história do pensamento geográfico, leia o trecho abaixo e responda:
No final da Idade Média temos importantes relatos de viagens como as Cruzadas, tendo como consequência a dinamização das relações comerciais entre Ocidente e Oriente. Com o ressurgimento das curiosidades pelo mundo desconhecido, torna-se necessário o desenvolvimento dos instrumentos de navegação, com a utilização de uma Cartografia denominada realista e não mais uma Cartografia religiosa como no início da Idade Média quando a busca por respostas se encontrava numa ordem religiosa.
É desse contexto a reformulação da cartografia que desenvolveu os mapas que tinham a capacidade de descrever com detalhes as rotas marítimas, chamados:

Alternativas
Comentários
  • 1. Carta de navegar usada na Antiguidade .

    2. Livro que contém indicações técnicas dos portos, das costas e das correntes

    Um portulano (do latim "portus", porto), ou portolano, é uma antiga carta náutica Europeia, datada do século XIII ou posterior, que tinha a função de fornecer direções e distâncias aproximadas entre os principais portos europeus e africanos.

  • Portulano

    1. carta marítima us. pelos navegadores do mar Mediterrâneo na Antiguidade.
    2. manual de navegação medieval, com a descrição das costas e dos portos, ilustrado com mapas [Foi aperfeiçoado pelos portugueses na segunda metade do sXIII; continha informações desde o mar Negro até as ilhas Britânicas.].

    Corografia foi a especialidade da Geografia que se dedicava ao estudo geográfico de um país ou de uma de suas regiões, mais concretamente «estudo geográfico particular de uma região ou de um país» ou «compêndio que trata do estudo geográfico de uma região ou de um país».

    Zênite: ponto no qual a vertical do lugar (perpendicular ao horizonte) intercepta a esfera celeste, acima da cabeça do observador. A vertical do lugar é definida por um fio a prumo.

    Nadir: ponto diametralmente oposto ao Zênite.

  • LIGUEI PORTULANOS A PORTUGUESES KKKKK POR ISSO ACERTEI


ID
5023096
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia os trechos abaixo que tematizam propostas elaboradas por Karl Ritter (1779-1859):
I- Ritter define o conceito de “sistema natural”, isto é, uma área delimitada dotada de uma individualidade, segundo ele cabe a Geografia se valer dos estudos dos lugares, mas em busca de suas individualidades.
II- A proposta de Ritter é antropocêntrica e regional, ou seja, fazendo relações entre a natureza e o homem, fazendo uso das individualidades dos lugares, deixando o empirismo de lado, pois para fazer tais relações não fazia uso da observação.
III- Sua visão contribui para o desenvolvimento das divisões regionais fundadas em critérios naturais, em vez de divisões regionais baseadas nos limites administrativos e políticos.
Estão corretos:

Alternativas

ID
5023099
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

De acordo com dados divulgados em 2010 pelo Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP), a população mundial atingiu a marca de 6,908 bilhões de habitantes. Tal população está distribuída de modo irregular no planeta, de modo que:
(__)- Cerca de 60% da população planetária encontra-se no continente asiático.
(__)- A partir da obtenção dos números da população relativa torna-se possível identificar a intensidade do povoamento de um determinado lugar. Quando os dados apontam mais de 100 pessoas por quilômetro quadrado o lugar é considerado povoado.
(__)- A Europa é o continente de povoamento mais uniforme, com predomínio de grandes cidades em quase todo o território.
(__)- As condições naturais de uma região ou país já não são mais consideradas fatores de influência do povoamento, tendo em vista que a tecnologia minimiza, quase anula, as adversidades naturais contra a vida humana.

Considerando-se que (V) significa verdadeiro e (F) significa falso a sequência correta das proposições acima é:

Alternativas
Comentários
  • Não confundir população relativa (numero de hab/km² dentro de um país) com densidade demográfica (concentracao de pessoas em um determinado espaço - hab/km²).

  • Atenção: População relativa, densidade demográfica e densidade populacional são 3 termos usados para a mesma coisa. A diferença está apenas na aplicação, que pode ser de um Estado, Município, País, etc.

  • gabarito letra D

    (_V_)- Cerca de 60% da população planetária encontra-se no continente asiático. ➡ Verdadeiro: Se o continente asiático corresponde a um terço das terras emersas do planeta, seus habitantes correspondem a 61% da população mundial, com cerca de 4,299 bilhões de pessoas.

    (_V_)- A partir da obtenção dos números da população relativa torna-se possível identificar a intensidade do povoamento de um determinado lugar. Quando os dados apontam mais de 100 pessoas por quilômetro quadrado o lugar é considerado povoado. ➡ está certo mas não fiquei satisfeito, pois se tiver pessoas lá por menos que for vai ser povoado, o que muda é se é pouco ou densamente povoado. não necessariamente deve ter 100 pessoas por KM². o BR mesmo tem algo perto de 28,3 pessoas KM² e é considerado pouco povoado. se é pouco ou muito não deixa de ser. mas enfim. por ser uma prova de professor vc fica meio cabreiro kkk

    Um local densamente povoado é um local com muitos habitantes por metro quadrado, enquanto que um local populoso é um local com uma população muito grande em termos absolutos e um lugar superpovoado é caracterizado por não ter recursos suficientes para abastecer toda a sua população. 

    (_V_)- A Europa é o continente de povoamento mais uniforme, com predomínio de grandes cidades em quase todo o território. ➡ Atualmente, o número de habitantes do continente Europeu soma-se 730 milhões de pessoas, isso deriva uma densidade demográfica de 32 habitantes por cada quilômetro quadrado, o resultado demonstra que a área é bastante povoada. Em algumas áreas onde há maior concentração de pessoas a densidade demográfica supera 100 habitantes por quilômetro quadrado, geralmente essas aglomerações estão estabelecidas em áreas próximas aos principais mananciais (rios), um exemplo disso é o rio Reno (Alemanha e Países Baixos), Sena, Tâmisa e Pó. (mundo edu)

    (_F_)- As condições naturais de uma região ou país já não são mais consideradas fatores de influência do povoamento, tendo em vista que a tecnologia minimiza, quase anula, as adversidades naturais contra a vida humana. ➡ errado, pega a densidade demográfica de um deserto (sem petróleo e sheiks kkk) pra tu ver.

    qualquer erro só notificar no inbox

    bons estudos

  • População relativa(densidade): habitantes / km2  (povoado, ou seja, vai dizer se as áreas do país são ou não povoadas). 

    População absoluta: quantidade de pessoas no espaço (populoso). 

  • Mas a questão não disse que somente é considerado povoado quando se tem 100 pessoas por km2

    Coube interpretação

  • A Geografia da população e a demografia são temas clássicos e recorrentes. Na escala global temos o envelhecimento populacional de países desenvolvidos, contrastando com a grande natalidade de países em desenvolvimento. Compreender as estruturas etárias, condições de vida e distribuição  da população dos locais é fundamental nos estudos sobre o tema.  Sobre a população mundial julgamos as afirmativas.


    I - Só com a China e a Índia já temos praticamente um terço de toda a população mundial. Somadas a grandes populações como Indonésia, Japão, Paquistão e Bangladesh a afirmativa é verdadeira.

    II - Povoado é uma característica de distribuição populacional o que significa população x território nacional. A afirmativa é verdadeira.

    III - Sem a presença de desertos, geleiras, cordilheiras inabitáveis e com grande desenvolvimento humano na maior parte de seu território de fato é o local onde ocorre a melhor distribuição populacional do planeta. 

    IV - As condições tecnológicas podem tornar estes espaço habitáveis mais estes locais seguem  incapazes de sustentar grande grupos populacionais devido a falta de recursos básicos como água. 



    GABARITO DO PROFESSOR: D 

ID
5023102
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia a descrição e responda o que se pede:
No século XIX, a Geografia tradicional se fundamenta em pressupostos como descrição, enumeração e classificação. A Geografia se fundamenta como uma ciência de contato entre o domínio da natureza e o da humanidade. Verifica-se que o homem não está inserido nos estudos geográficos como indivíduo, apenas através de dados numéricos como estudo populacional, sem uma visão social, mas como um elemento da paisagem.
Esta descrição demonstra uma das grandes influências epistemológicas presentes em diversas concepções científicas deste momento histórico, assim como na geografia, que se refere a (ao):

Alternativas
Comentários
  • Positivismo.

  • A questão acima tem como tema as vertentes da chamada Geografia Tradicional, levando-se em consideração a citação utilizada no enunciado, que afirma que o homem é elemento constituinte da paisagem.

    Para responder corretamente a questão, é importante que o candidato saiba relacionar a citação do enunciado com o momento histórico correspondente a esse período epistemológico da Geografia Tradicional.

    Feito isso, vamos analisar as alternativas abaixo:

    Letra A - Incorreta, pois o Marxismo foi uma vertente que foi utilizada durante a chamada Geografia Crítica, em meados da década de 1970, em que essa corrente epistemológica tinha como objeto central de análise a crítica à organização política, econômica e social que vigorava na sociedade capitalista, na qual eram denunciadas as relações de exploração sobre o homem em prol da acumulação de capital. Portanto, nesse sentido, o homem não era visto como elemento constituinte da paisagem, conforme citado na assertiva acima, e sim como um agente que era explorado para a reprodução do capital na sociedade, na qual se assentava a crítica marxista.
    Letra B - Correta, pois o Positivismo, enquanto corrente epistemológica da Geografia Tradicional, se destinava a estudar aos aspectos visíveis do espaço real, baseando no método de descrição e observação. Por conta disso, o papel do homem era secundarizado nas análises descritivas, uma vez que ele era visto como um elemento a mais na paisagem. Sendo assim, o lado humano ficava fora das análises positivistas do espaço geográfico, dando mais ênfase para aspectos meramente observáveis e descritivos. 
    Letra C - Incorreta, pois no Darwinismo social, o lado social era mais enfatizado, ao contrário do que se afirma no enunciado contido na questão. Nessa corrente epistemológica, era pregada a ideia de hierarquia entre as sociedades, na ideia de haver civilizações mais fortes e superiores do que a outra. Nesse sentido, povos mais fortes e superiores intelectualmente, deveriam governar as sociedades consideradas "mais fracas" e levar consigo ideias de sobrevivência e civilização, discurso que foi muito utilizado na época do Neocolonialismo que ocorreu nos continentes asiático e africano. Portanto, pautados nesse princípio, os estudos sobre o homem e a sociedade como um todo eram mais enfatizados e situados na análise central do Darwinismo Social.
    Letra D - Incorreta, pois no método dialético, os estudos geográficos colocavam os homens como produto das condições materiais e sociais determinadas, e como agentes que constroem a sua própria história. Notem que esse princípio utilizado pela dialética, coloca o homem como destaque nas análises geográficas, e não de forma complementar e secundária, conforme ressaltado no enunciado da questão.


    Gabarito da questão: Letra B.

ID
5023105
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O conceito de ____________________ procura compreender a relação na oscilação das taxas de crescimento e variações populacionais e por definir que não há um crescimento acelerado da população, mas sim oscilações periódicas, que alternam crescimentos e desacelerações demográficos, podendo envolver, inclusive, estágios de estabilidade. A alternativa que preenche a lacuna é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    A teoria da transição demográfica explica a redução nas taxas de crescimento populacional, fenômeno que não ocorre só no Brasil, mas no mundo inteiro.

    Transição demográfica é o processo pelo qual as sociedades passam do estágio de altas taxas de natalidade e mortalidade para o de baixas taxas de natalidade e de mortalidade. 

  • A evolução das taxas de mortalidade, natalidade e fecundidade a partir de 1950 caracteriza o processo de transição demográfica no Brasil. De uma população predominante jovem em um passado nem tão distante, observa-se, nos dias atuais, um contingente, cada vez mais importante, de pessoas com 60 anos ou mais de idade.

  • A questão descreve exatamente aquele gráfico da transição demográfica de um país, dividido em 4 etapas, cada uma referindo-se a um período do crescimento demográfico do país.

    Gráfico: blogdoenem.com.br/transicao-demografica/

  • TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA:

    -A transição demográfica é a mudança/oscilação nos patamares de natalidade e mortalidade em fases cíclicas. Em cada país, há uma forma de crescimento populacional, logo, existem ciclos diferentes em cada um. Os fatores para isso ocorrer são: desenvolvimento econômico e a modernização das sociedades, os quais levarão a mudanças nas taxas de natalidade e mortalidade. Além disso, pelo fato de ocorrer de maneiras diferentes em cada país, não existe um processo homogêneo e unificado de constante explosão de crescimento populacional. Segundo a teoria de transição demográfica, o que ocorre é a futura estabilização da natalidade e da mortalidade e o envelhecimento populacional. 

  • Transição Demográfica

    Fase 01 – Regime demográfico clássico: taxas de natalidade e mortalidade elevadas, com uma pequena redução nessa última; crescimento vegetativo controlado.

    Fase 02 – Explosão demográfica: taxas de natalidade ainda muito altas e queda brusca das taxas de mortalidade, com o consequente aumento no crescimento vegetativo; população jovem.

    Fase 03 – Transição demográfica: queda nas taxas de natalidade acompanhando a queda nas taxas de mortalidade; crescimento vegetativo reduz-se aceleradamente; população adulta.

    Fase 04 – Regime demográfico moderno: estabilização demográfica; baixo crescimento vegetativo e controle nas taxas de mortalidade e natalidade; envelhecimento da população.


ID
5023108
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Se por um lado a alta taxa de natalidade e crescimento demográfico pode representar um problema populacional, o baixo crescimento vegetativo, com baixas taxas de natalidade, e uma alta expectativa de vida também podem ter consequências negativas, tais como:

Alternativas
Comentários
  • o que o Brasil vive atualmente...

  • É a inversão da pirâmide, característica dos países desenvolvidos...

    Maior expectativa de vida, alargamento do topo da pirâmide, estreitamento da base...

  • Os jovens que estão trabalhando agora estão sustentando a previdência dos aposentados... Então, como as pessoas estão tendo menos filhos, quando os jovens de agora se aposentarem haverá um problema na previdência, que encontrará dificuldades para manter os aposentados, pois não haverá tantos trabalhadores para movimentar esses valores.

  • Problemas do envelhecimento provocado pelo aumento da expectativa de vida:

    I. diminuição da mão de obra disponível;

    II. aumento dos gastos com a previdência social;

    III. tendência a diminuição do dinamismo econômico.

  • Gab A - Sobrecarga PEA.

  • GAB- A) Sobrecarga da população economicamente ativa pela produção e encargos previdenciários, PORQUE o montante/capital/dinheiro da PEA vai para a PEI para investir na saúde, educação e programas sociais.

    Tentei representar isso que eu disse: http://sketchtoy.com/69540835

  • alternativa um tanto complexa para entendimento


ID
5023111
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As propostas de aumentar a participação de fontes renováveis e não hidráulicas, como a eólica e solar e aumentar a participação da bioenergia sustentável, biocombustíveis e biomassa, juntamente com a busca de Aumentar a eficiência energética no setor elétrico e promover tecnologia limpa e eficiência energética nos setores industrial e de transporte, fazem parte da _________________________ firmada pelo governo brasileiro em 2015 na Convenção de Paris. A lacuna remete a:

Alternativas
Comentários
  • O Brasil apresentou em 2015 sua pretendida Contribuição Nacionalmente Determinada (iNDC) ao Acordo de Paris. Com o depósito do instrumento de ratificação do acordo pelo País, em setembro de 2016, a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil deixou de ser “pretendida”. O Brasil assumiu, pelo acordo, o qual entrou em vigor no plano internacional em 4 de novembro de 2016, o compromisso de implantar ações e medidas que apoiem o cumprimento da meta estabelecida na NDC.

  • As propostas de aumentar a participação de fontes renováveis e não hidráulicas, como a eólica e solar e aumentar a participação da bioenergia sustentável, biocombustíveis e biomassa, juntamente com a busca de Aumentar a eficiência energética no setor elétrico e promover tecnologia limpa e eficiência energética nos setores industrial e de transporte, fazem parte da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) firmada pelo governo brasileiro em 2015 na Convenção de Paris.

  • Não consigo ver erro na letra A.

  • Nos últimos anos, são exemplos de ações que o mundo tem feito para avançar na luta contra as mudanças climáticas:

    Transição para veículos elétricos,

    Maior uso de fontes renováveis de energia;

    Nações com metas ambiciosas de redução de emissões para 2030; e

    União entre países e empresas em busca de metas ambiciosas de emissões líquidas zero.

    Ao mesmo tempo, os atuais Compromissos Climáticos Nacionais (ou NDCs, sigla em inglês para Contribuições Nacionalmente Determinadas) ainda não são suficientes para que o planeta não ultrapasse o limite de 1,5°C de aquecimento. Ademais, os países mais vulneráveis ​​ao clima não estão recebendo o apoio que precisam para:

    Proteger as florestas;

    Adotar o uso de energia mais limpa; ou

    Proteger-se melhor dos impactos do clima.

    Resposta: B


ID
5023117
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O xique-xique é uma planta da família Cactaceae que desenvolve-se nas áreas mais secas da região semiárida do Nordeste, em solos rasos, sobre rochas e se multiplica regularmente, cobrindo extensas áreas da caatinga. Na época da seca essa planta é utilizada como:

Alternativas
Comentários
  • http://glo.bo/1HuVGMe

  • Gabarito (C)

    Espécies como o xiquexique, o mandacaru, o umbuzeiro e o juazeiro são utilizadas como alimento e para a obtenção de madeira.

    Bons estudos!


ID
5023120
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) ordena as áreas protegidas por lei no Brasil, estabelecendo diferentes níveis de proteção, tais como: Estação Ecológica Reserva Biológica, Parque Nacional, Monumento Nacional e Refúgio de Vida Silvestre. Dentre os objetivos do SNUC podemos descrever:
I. Proporcionar meio e incentivos para atividades de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental.
II. Favorecer condições e promover a educação e a interpretação ambiental e a recreação em contato com a natureza.
III. Contribuir para a conservação das variedades de espécies biológicas e dos recursos genéticos no território nacional e nas águas jurisdicionais.
IV. Proteger os recursos naturais necessários à subsistência de populações tradicionais, auxiliando-os com conhecimentos e tecnologias necessários a sua promoção social e econômica.
Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C.

    Lei 9985/2000(SNUC)

     Art. 4º O SNUC tem os seguintes objetivos:

    I - contribuir para a manutenção da diversidade biológica e dos recursos genéticos no território nacional e nas águas jurisdicionais; >>> ITEM III.

    II - proteger as espécies ameaçadas de extinção no âmbito regional e nacional;

    III - contribuir para a preservação e a restauração da diversidade de ecossistemas naturais;

    IV - promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais;

    V - promover a utilização dos princípios e práticas de conservação da natureza no processo de desenvolvimento;

    VI - proteger paisagens naturais e pouco alteradas de notável beleza cênica;

    VII - proteger as características relevantes de natureza geológica, geomorfológica, espeleológica, arqueológica, paleontológica e cultural;

    VIII - proteger e recuperar recursos hídricos e edáficos;

    IX - recuperar ou restaurar ecossistemas degradados;

    X - proporcionar meios e incentivos para atividades de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental;

    XI - valorizar econômica e socialmente a diversidade biológica; >>> ITEM I.

    XII - favorecer condições e promover a educação e interpretação ambiental, a recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico; >>> ITEM II.

    XIII - proteger os recursos naturais necessários à subsistência de populações tradicionais, respeitando e valorizando seu conhecimento e sua cultura e promovendo-as social e economicamente. >>> ITEM IV está incorreto. Proteger os recursos naturais necessários à subsistência de populações tradicionais, auxiliando-os com conhecimentos e tecnologias necessários a sua promoção social e econômica.


ID
5023123
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a única alternativa que não contém informações corretas sobre chamado GPS – Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global), amplamente utilizado atualmente:

Alternativas
Comentários
  • A maioria das pessoas têm GPS em seus celulares, logo não há necessidade de intermediação do governo.

    Gab: A

    Bons Estudos!


ID
5023126
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As usinas nucleares de Angra 1 e 2 são responsáveis pela produção de 3% da energia consumida no país. Angra 1 entrou em operação comercial em 1985 e, Angra 2, em 2001. Ambas as usinas utilizam como matéria prima o elemento químico:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra B

    Em uma usina nuclear, a energia é gerada pelo processo de fissão nuclear do urânio - ou seja, a quebra dos átomos - que ocorre dentro de uma estrutura chamada de reator.

    Uma pequena pastilha de urânio enriquecido, com o tamanho de uma bala, é capaz de produzir a mesma eletricidade que 22 caminhões tanques de óleo diesel. "O combustível nuclear é o mais denso que o homem pode utilizar, ou seja, uma pequena quantidade produz muita energia", explica Guimarães.

    O combustível usado no reator é formado por centenas dessas pastilhas. É um material radioativo, que se torna ainda mais radioativo com o processo de fissão.

    curiosidades:

    Já o reator de Chernobyl usava grafite para controlar o processo. Depois de uma explosão de vapor, o grafite incendiou, enviando radioatividade para atmosfera. O fogo demorou oito dias para ser controlado. ... Em usinas como as de Angra, a quantidade dessas barreiras de contenção é superior à que existia em Chernobyl

    bons estudos!

  • Gab - B

    URÂNIO.


ID
5023129
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Este domínio morfoclimático está presente na área meridional do estado do Rio Grande do Sul. Suas principais características são clima subtropical, vegetação composta basicamente por gramíneas e herbáceas e com relevo de planalto com presença de leves ondulações. A descrição se refere à:

Alternativas
Comentários
  • O domínio das pradarias é formado por extensos campos que recobrem os baixos planaltos do centro-sul gaúcho.

    O relevo dessa área é levemente ondulado, e essas colinas são chamadas regionalmente de coxilhas.

    Principal atividade econômica: pecuária, destacando-se a bovina e a ovina.

  • As pradarias (ou relvados) indicam um tipo de vegetação herbácea fechada semelhante aos estepes, ou seja, coberta de vegetação rasteira (grama, capim) em vastas planícies desprovidas de árvores e arbustos, geralmente formada próxima aos desertos. A diferença essencial entre as pradarias e os estepes é determinada pelo clima, ou seja, as pradarias ocorrem em climas mais úmidos, enquanto os estepes em climas mais secos.

  • Domínio das Pradarias (coxilhas – relevo com suaves ondulações) –Localiza-se no extremo Sul, na área meridional do Rio Grande do Sul, com predomínio dos pampas (relevo) e das pradarias (vegetação). Suas principais características são clima subtropical, vegetação composta basicamente por gramíneas e herbáceas e com relevo de planalto com presença de leves ondulações.

    Resposta: D


ID
5023132
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Este, em seu gênero, é o maior do mundo, resultado de uma inundação de lavas ocorridas durante o triássico superior na principal bacia gonduânica do continente. Esta é uma das mais conspícuas feições do relevo sul-americano, uma província fisiográfica que acolhe a maioria da cultura do café no Brasil, bem como grande parte da população do sul do país. Esta descrição se refere a:

Alternativas
Comentários
  • Planalto Basáltico da Bacia do Paraná fruto de derramamentos vulcânicos que deram a característica de solo escuro (vermelho) e fértil para a região

  •  bem como grande parte da população do sul do país

    Imaginei logo ser no Paraná.


ID
5034640
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com a Lei Orgânica do Município de Mondaí (SC), é correto afirmar que a suplementação da Legislação Federal e Estadual no que couber é de competência:

Alternativas
Comentários
  • gab c

    • questão já citou federal e estadual, falta o municipal, logo letra c
    • sobre a = nível federal
    • sobre b, d = As Assembleias Legislativas são compostas por deputados (estaduais) eleitos a cada quatro anos em voto direto e secreto 

ID
5034643
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre as universidades, assinale a alternativa correta, de acordo com a Constituição Federal de 1988:

Alternativas
Comentários
  • Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

      § 1º É facultado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei.

      § 2º O disposto neste artigo aplica-se às instituições de pesquisa científica e tecnológica.

  • GAB. C

    Fonte: CF

    Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    A Não gozam de autonomia didático-científica. INCORRETA

    Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, ...

    B Gozam de autonomia apenas financeira, mas não patrimonial. INCORRETA

    Art. 207. As universidades gozam de autonomia ... gestão financeira e patrimonial...

    C Obedecem ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. CORRETA

    Art. 207. As universidades ... obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    D Não podem gerir a parte administrativa sem controle estadual. INCORRETA

    Art. 207. As universidades gozam de autonomia ... administrativa ...

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB

  • A questão exige conhecimento acerca da ordem social - da educação, previsto na Constituição Federal e pede ao candidato que assinale o item correto, no tocante às universidades. Vejamos:

    a) Não gozam de autonomia didático-científica.

    Errado. Ao contrário: as universidades gozam, sim, de autonomia didática-científica, vide item "C".

    b) Gozam de autonomia apenas financeira, mas não patrimonial.

    Errado. As universidades gozam de autonomia didática-científica, administrativa, e de gestão financeira e patrimonial, vide item "C".

    c) Obedecem ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 207, caput, CF:  Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    d) Não podem gerir a parte administrativa sem controle estadual.

    Errado. As universidades gozam de autonomia administrativa, vide item "C".

    Gabarito: C

  • GABARITO: C

    Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

  • gab c

    Sobre universidade:

     Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    § 1º É facultado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei.         

    § 2º O disposto neste artigo aplica-se às instituições de pesquisa científica e tecnológic


ID
5034646
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

João Pedro, estudante de Direito da Universidade Alpha, estava em debate com seu colega Caio após a aula de Direito Constitucional, no que diz respeito às disposições da Constituição Federal de 1988 sobre a Educação. João Pedro sustentava que o acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo. Caio, por outro lado, sustentava que o acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público objetivo, nos termos da Constituição Federal. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • GAB. A

    CF. Art. 209

    § 1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB

  • Resposta: letra A

    Complementando os comentários dos colegas

    Direito objetivo: conjunto de normas elaboradas pelo Estado, que tem como objetivo regular os fatos sociais. Seu descumprimento resulta em uma sanção.

    Direito subjetivo: é um bem a disposição de determinada pessoa, ou seja, trata-se de uma garantia que cada indivíduo tem de fazer valer ou exigir os seus direitos individuais.

    Disponível em: <https://www.educamundo.com.br/blog/direito-objetivo>.

  • A questão exige conhecimento acerca da ordem social - da educação, previsto na Constituição Federal e pede ao candidato que assinale o item correto, de acordo com o texto que segue: "João Pedro, (...), estava em debate com seu colega Caio (...) no que diz respeito às disposições da Constituição Federal de 1988 sobre a Educação. João Pedro sustentava que o acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo. Caio, por outro lado, sustentava que o acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público objetivo, nos termos da Constituição Federal."

    Para responder a questão, necessário conhecimento do art. 208, § 1º, CF, que preceitua:

    § 1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

    Desta forma, considerando que João Pedro quem sustentava que o acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo, ele quem possui razão, de modo que somente o item "A" encontra-se correto.

    Gabarito: A

  • GABARITO: A

    Art. 209, § 1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

  • **** Direito objetivo: conjunto de normas elaboradas pelo Estado, que tem como objetivo regular os fatos sociais. Seu descumprimento resulta em uma sanção.

    **** Direito subjetivo: é um bem a disposição de determinada pessoa, ou seja, trata-se de uma garantia que cada indivíduo tem de fazer valer ou exigir os seus direitos individuais.

  • Gab A!

    I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria;   

    § 1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

    § 2º O não-oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.

  • Direito Objetivo estabelece normas de conduta social.

    O direito subjetivo, poder e dever das pessoas. Fazer valer seus direitos individuais.


ID
5034649
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Recentemente, na Argentina, com o objetivo de financiar a luta contra a Covid-19 e aprovar subsídios à pobreza e créditos a pequenas e médias empresas, entre outras ajudas sociais urgentes o Congresso do país converteu em lei a seguinte medida:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - D

  • Imposto aos mais ricos na Argentina pode arrecadar o equivalente a R$ 18,7 bilhões

    A taxa será de 2% sobre os patrimônios que tenham declarado mais de 200 mil pesos argentinos (US$ 2,4 mil);  2,25% aos patrimônios entre 800 mil pesos (US$ 9,6 mil) e 1,5 milhão de pesos (US$ 18 mil); 3,25% para patrimônios de até 3 milhões pesos (US$ 36,2 mil) e, a partir dessa cifra, a taxa será de 3,5%.

    https://www.brasildefato.com.br/2020/12/20/imposto-aos-mais-ricos-na-argentina-pode-arrecadar-o-equivalente-a-r-18-7-bilhoes

    Gabarito D

  • contra o capitalismo

  • A crise econômica já rondava a Argentina antes da pandemia do coronavírus. A crise sanitária, instalada na América do Sul por volta de fevereiro de 2020, só piorou a situação. E, as medidas tomadas pelo governo são insuficientes para reverter o quadro de pobreza e miséria da população. 

    Segundo o jornal El País, em edição de outubro de 2021, na Argentina, 4 em cada 10 pessoas são pobres e, 1 em cada 10 vive na miséria. Medidas foram tomadas para evitar o agravamento da situação e prover o básico à população de baixa renda. No entanto, a pobreza só diminuiu 1,4 ponto percentual com relação aos 42% de seis meses anteriores. Assim sendo, segue muito longe dos 32,2% de cinco anos atrás, e ainda mais dos 24,7% registrados há dez. 

    Ainda segundo o El País, de outubro de 2021
    “18,8 milhões de habitantes da Argentina são pobres, ou seja, têm renda insuficiente para arcar com gastos básicos. Destes, quase cinco milhões estão em uma situação muito mais grave: não contam com dinheiro suficiente para comprar alimentos e devem recorrer a refeitórios gratuitos ou a outro tipo de ajuda." 
    Entre as alternativas uma aponta uma ação de emergência do governo argentino para poder financiar o combate ao coronavírus no país, através da compra de equipamentos e insumos e, financiar a assistência de pequenas e médias empresas, apoiar bairros pobres e ajudar a desenvolver o setor doméstico de gás natural. As informações acerca do tema em pauta estão disponíveis na mídia impressa e digital.

    A) INCORRETA- A lei aprovada na Argentina não se refere à taxas de importação pois isso pioraria a questão do comércio, já abalado pela pandemia. 

    B) INCORRETA- A ideia base é de transposição de renda , sim, a partir da taxação de fortunas mas , não da forma descrita na opção.

    C) INCORRETA- A Lei de solidariedade aprovada incide diretamente sobre a renda de pessoas físicas e não em transações bancárias. 

    D) CORRETA- A 'Lei de Solidariedade e Contribuição Extraordinária' foi aprovada no Senado argentino, com 42 votos a favor e 26 contra, no dia 4 de dezembro de 2020. Ela estabelece um imposto único de 2% sobre pessoas físicas, cujos patrimônios superem 200 milhões de pesos (US$ 2,45 milhões). O destino do montante arrecadado iria para o combate ao coronavírus e à pobreza. 

    Gabarito do Professor: D
  • Fizeram isso e não deu certo. Os mais ricos caíram fora antes que tal lei fosse aplicada, fazendo com que houvesse grande fuga de capital do país.

    RESULTADO: a inflação argentina disparou ainda mais e como se não bastasse a fuga de capitais. passaram também a ter fuga de cerébros (trata-se da saída - emigração - abrupta e constante de pessoas consideradas com grande capital intelectual).


ID
5034652
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No início de dezembro de 2020 foi anunciada a descoberta de novas pinturas rupestres na região amazônica colombiana, com pelo menos 12,5 mil anos isolada num antigo território das Farc. Uma das possibilidades abertas por tal descoberta reside no fato:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - C

  • Gab C

    Região densamente povoada por índios.

    Dá para subentender e matar a questão por meio de: "seus habitantes se comunicavam e seus rituais xamânicos."

    No Brasil, as práticas xamânicas são habituais nas tribos indígenas, tendo como xamã o pajé.

    • região Amazônica colombiana;
    • região ribeirinha;
    • só tem índios lá, bendizer;
    • índios e rituais xamã.

  • "Os arqueólogos esperam que o sensacional achado revele novas facetas da vida humana na Amazônia da era glacial. Pois as pinturas não só informam sobre as espécies animais e vegetais então existentes, como também sobre como seus habitantes se comunicavam, seus rituais xamânicos. O tesouro de conhecimento preservado na Amazônia colombiana provavelmente levará décadas para se documentar e analisar."

    https://www.dw.com/pt-br/descobertas-pinturas-da-idade-do-gelo-na-amaz%C3%B4nia-colombiana/a-55825158

  • No início de dezembro de 2020 foi anunciada a descoberta de novas pinturas rupestres na região amazônica colombiana, com pelo menos 12,5 mil anos isolada num antigo território das Farc.

    As pinturas rupestres na Serranía de la Lindosa estão em uma superfície de quase 12 quilômetros coberta de formas geométricas e dezenas de milhares de imagens de animais e humanos.

    Elas retratam, também, animais há muito extintos, como bichos-preguiça gigantes, cavalos da era glacial ou palaeolamas, um mamífero da família dos camelos. Há até um mastodonte, ancestral pré-histórico dos elefantes que há pelo menos 12 mil anos não vive mais na América do Sul. Eles são um dos indícios de que essas pinturas foram realizadas há mais de 12,5 mil anos.

    Resposta: C


ID
5034655
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nos Estados Unidos, a instituição National Embryo Donation Center (NEDC) promove a adoção de embriões, num processo semelhante a adoção, na qual os casais podem decidir se desejam uma adoção de embrião "fechada" ou "aberta” permitindo alguma forma de contato com a família doadora. No ano de 2020, junto a um casal, tal instituição quebrou um recorde, com a ação: 

Alternativas
Comentários
  • O casal americano, Tina, de 29 anos, e Ben Gibson, de 26 anos, escolheram a pequena Molly Gibson para ser sua filha. Porém, nessa história há um fato curioso: a menina nasceu em outubro deste ano a partir de um embrião que ficou congelado por 27 anos.

    O jornal informa ainda que acredita-se que a menina tenha estabelecido um novo recorde para o embrião congelado por mais tempo que resultou em um nascimento. “Estamos nas nuvens, eu ainda fico emocionada”, ressalta a mãe.

  • onde está seu deus?