Diferentemente de Piaget, que supõe a equilibração como um princípio básico para explicar o desenvolvimento cognitivo, Vygotsky parte da premissa de que esse desenvolvimento deve ser entendido com referência ao contexto social e cultural (microescala) no qual ocorre. Ou seja, os processos mentais superiores (pensamento, linguagem, comportamento volitivo, atenção consciente,memória voluntária, etc) têm origem em processos sociais.
Questão bem interessante que, na verdade, só trocou as opções. Mas para conseguir responder adequadamente, o candidato precisaria dominar alguns conceitos da teoria de Piaget (desenvolvimento cognitivo e equilibração) e de Vygotsky (funções mentais superiores e processos sociais)
A teoria de Piaget diz respeito ao desenvolvimento cognitivo que, segundo ele, se dá por etapas previamente estipuladas (período sensório-motor, pré-operacional, operacional-concreto e operacional-formal)
Vygotsky propõe uma ênfase maior no processo socio-histórico e no papel da linguagem.
Funções mentais superiores, para ele são processos voluntários, ações conscientes, mecanismos intencionais, tipicamente humanos
Um dos princípios básicos de sua teoria é a equilibração (busca de equilíbrio entre os esquemas e o ambiente)