O autor do texto atua como:
O autor do texto atua como:
“O Estado só deveria dar ao indivíduo...”; o emprego do futuro do pretérito, nesse caso, se justi? ca porque esse tempo verbal expressa:
“O Estado só deveria dar ao indivíduo, como educação, o aprendizado da leitura”; a única forma de reescrever-se essa frase do texto que altera o seu signi?cado original é:
O texto lido pode ser classificado como argumentativo; um pensamento que não é defendido pelo autor do texto é:
“O sistema educacional vigente é apenas uma maneira de levar a ignorância às suas extremas consequências”. Esse último período do texto representa:
A alternativa que apresenta uma afirmação adequada sobre aspectos gráficos do texto é:
O ponto de contato entre os textos 2 e 3 é:
"Será que as novas tecnologias vão ser uma ferramenta, a par de outras, para ensinar e aprender?"
Diante da pergunta inicial do entrevistador, o entrevistado manifesta-se do seguinte modo:
“A opinião comum é que essas ferramentas serão usadas principalmente nas escolas. A minha visão é que serão usadas majoritariamente em casa e em centros de recursos publicamente disponíveis (centros estes que evoluirão a partir das bibliotecas públicas)”.
A relação entre esses dois períodos do texto é:
O texto 3 é de autoria de um autor lusitano. A comprovação dessa a?rmativa se dá por meio do seguinte fato:
“Não quero dizer com isto que as escolas não explorarão as novas tecnologias. Nada disso! O que pretendo dizer é que o farão de forma muito mais moderada do que seria de esperar, em torno de centros de recursos - esses sim, bem equipados, com um conjunto variado de títulos didáticos, e com uma indispensável ligação às redes eletrônicas. Em contrapartida, duvido em absoluto da viabilidade (e justificação) dos cenários, ainda muito defendidos, de escolas com um terminal para cada aluno e com redes internas por todo o lado”.
O vocábulo que, nesse segmento do texto, não apresenta a função de coesão referencial é:
“Não quero dizer com isto que as escolas não explorarão as novas tecnologias. Nada disso! O que pretendo dizer é que o farão de forma muito mais moderada do que seria de esperar, em torno de centros de recursos - esses sim, bem equipados, com um conjunto variado de títulos didáticos, e com uma indispensável ligação às redes electrônicas. Em contrapartida, duvido em absoluto da viabilidade (e justificação) dos cenários, ainda muito defendidos, de escolas com um terminal para cada aluno e com redes internas por todo o lado”.
O comentário adequado sobre componentes desse segmento do texto é:
Os principais argumentos do entrevistado no texto 3 se apoiam em:
Conforme Antoni Zabala, em “A Prática Educativa”, o termo conteúdos atitudinais engloba uma série de conteúdos que podem ser agrupados em valores, atitudes e normas. É correto afirmar que constitui um exemplo de atitude:
A história da defesa do princípio do ensino público e gratuito no Brasil envolveu vários defensores da Escola Nova. Entre esses diferentes defensores destacam-se os seguintes:
Jussara Hoffman aponta que a avaliação se configura em mito ou desafio. Em conformidade com a visão da autora é correto afirmar que se constitui mito quando o professor:
De acordo com o art. 54 do Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:
Em “Magistério: construção cotidiana”, Vera Candau aponta como uma perspectiva mais atual na formação continuada de professores a:
Antoni Zabala diz que nossa estrutura cognitiva está configurada por uma rede de esquemas de conhecimento. Esses esquemas se definem como as representações que uma pessoa possui, num momento dado de sua existência, sobre algum objeto do conhecimento. Assim, é correto afirmar que a natureza dos esquemas de conhecimento de um aluno depende de:
Segundo Vera Candau, quando pensamos a docência, sua formação continuada e sua prática no cotidiano, não podemos deixar de considerar que temos de estar conscientes da necessidade de articular dialeticamente as diferentes dimensões da profissão docente. Em conformidade com a autora podemos afirmar que constituem dimensões da profissão docente:
O ensino médio constitui a etapa final da educação básica. Em conformidade com a legislação educacional em vigor a carga horária mínima total é de:
Em termos de políticas públicas de educação no Brasil, nas décadas de 1960 e 1970 o escolanovismo cede ao tecnicismo na orientação oficial. No que concerne à prática do professor nesse período, é correto afirmar que os professores, em geral, apresentaram o seguinte procedimento:
ZABALA, em “A Prática Educativa”, afirma que muitos educadores menosprezam as contribuições da Psicologia da Aprendizagem acerca de como se ensina e se aprende. Segundo o autor esse comportamento se explica em função da seguinte razão:
Em “Pensamento Pedagógico Brasileiro”, Gadotti menciona que Paulo Freire, em seu trabalho, não separa método da teoria e esta da prática. É correto afirmar que na sua obra o saber tem um papel:
Em conformidade com as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio, o projeto-político pedagógico - PPP das unidades escolares deve traduzir a proposta educativa da escola. Sobre o PPP, está correta a seguinte assertiva:
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a alternativa abaixo que constitui finalidade da educação brasileira é:
Uma das questões formativas fundamentais da vida humana, incorporadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, é a orientação sexual. Segundo os PCNs, as questões relativas à orientação sexual devem constituir:
Em conformidade com o art. 23 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação básica poderá organizar-se das diversas formas previstas nesse dispositivo legal, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. Sobre as disposições constantes desse diploma legal, a alternativa que traz um comentário correto é: