SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2010 - BR Distribuidora - Profissional Júnior - Engenharia Mecânica


ID
969358
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Durante a navegação em uma página da Web, ao passar o ponteiro do mouse sobre uma imagem, o usuário verificou que ele assumiu o formato de uma pequena mão. Esse formato indica que aquela imagem é um:


Alternativas
Comentários
  • Olá amigos do QC, o cursor em forma de mão indica que ele paira sobre um link. Em uma página da web, em um aplicativo, indica que o documento, foto ou algum outro arquivo pode ser manipulado com o mouse.
    Grande abraço e Deus é bom.
  • Uma mão com o dedo indicador apontado, não? De qualquer forma é uma mão...

  • Olá prezados!


    Apenas para complementar os links ou hyperlinks são vínculos , ou ainda ligações entre os documentos. Quando você está numa página, e então aparece a mãozinha,neste momento você sedepara com um link.
    Abs 

ID
1075369
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

É possível especificar configurações para diversos recursos do Microsoft Word 2003, selecionando-se o comando Opções no menu Ferramentas. Na guia Geral deste comando, localiza-se o item Repaginação em segundo plano que, quando é selecionado, faz com que os documentos sejam repaginados automaticamente à medida que são digitados. Porém, quando se usa o modo de exibição Layout de impressão, esse item fica indisponível para seleção, porque a repaginação em segundo plano.

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    O modo de exibição Layout de Impressão mostrará o documento como ele seria impresso. Portanto, enquanto estamos digitando, ele é repaginado imediatamente. E este é o motivo pelo qual estará desativada a opção correspondente.


ID
1075372
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Durante a digitação de dados em uma planilha do Microsoft Excel 2003, o funcionário de uma determinada empresa sentiu a necessidade de incluir algumas informações contidas em uma apresentação do Microsoft PowerPoint 2003 e resolveu abrir o arquivo referente à apresentação, acionando o comando Abrir no menu Arquivo do Excel. Após a execução desse procedimento, o programa Excel

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    Ao contrário do BrOffice/LibreOffice, o Microsoft Office (versões antigas) não abre arquivos de outros programas do próprio Microsoft Office. Se você está no Excel, só pode abrir arquivos do Excel (ou formatos intercambiáveis, como XML, HTML, TXT, RTF, etc)


ID
1075375
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A World Wide Web é um conjunto de milhões de páginas de informação distribuídas pela rede mundial de computadores. Para o acesso ao conteúdo dessas páginas, é preciso ter instalado no computador um software denominado browser, que encontra a página desejada por meio da introdução de um (a)

Alternativas
Comentários
  • c) endereço.

  • Q504659

     

    O URL (Uniform Resource Locator) é o padrão utilizado para identificar a localização de qualquer recurso disponibilizado na internet. Nessa padronização, caso o URL seja de uma página web (site), ele deve ser iniciado por:

     

     

    Q355695

     

     

    o FTP é:

     

    Membro do conjunto de protocolos TCP/IP usado para copiar arquivos entre dois computadores na Internet. Os dois computadores devem dar suporte às suas respectivas funções: um deles deve ser um cliente e o outro deve ser um servidor.

     

     

    Q108294            FTP       =  ARQUIVOS  -  DOIS COMPUTADORES

     

    O FTP tem por função realizar o serviço de transferência de arquivos entre dois computadores.

     

     

     

     

    Q447474

     

     

    Na internet o serviço que traduz um nome de site ou de computador para seu endereço IP é o DNS

     

     

    DNS  =      Componente da Internet é responsável pela tradução de nomes de domínios para endereços IP e vice-versa

     

     

    HOST é a designação de um nó, um ponto da rede, um dispositivo, como o localhost (identificado com o IP 127.0.0.1).

     

     

     

     

     

     


ID
1075378
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Desde o surgimento das primeiras redes de computadores e, principalmente, após a difusão do uso da Internet para o desenvolvimento dos negócios corporativos, a segurança da informação tornou-se uma preocupação constante dos gestores de tecnologia da informação. Dentre as diversas políticas de segurança implementadas, a manutenção de softwares antivírus atualizados é de grande importância, porque

Alternativas
Comentários
  • a) permite o acesso às informações necessárias, mas evita instalações mal-intencionadas


ID
1390813
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

No ensaio de tração de uma peça prismática fabricada de material elástico linear, o estado tridimensional de deformações em um ponto do material é tal que as deformações principais são

Alternativas
Comentários
  • o material será tracionado, logo, vai ficar mais fino no sentido longitudinal e transversal, ao mesmo tempo fica mais comprido no sentido do tracionamento. letra E

  • E

    Usando a lei de Hooke generalizada e considerando o estado uniaxial, verifica-se que a deformação é positiva no sentido de aplicação da tração e negativa nos outros dois sentidos.

  • De acordo com a Lei de Hooke generalizada, pode-se notar que, se em uma direção há extensão, nas outras duas há redução de medidas, proporcionais ao coeficiente de poisson do material.

  • O material tracionado será alongado na direção principal z (deformação +) e sofrerá compressão nas direções transversais x e y (deformação -) de acordo com coeficiente de Poisson do material.


ID
1390828
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Um determinado sistema mecânico possui uma frequência natural ( ωn=√k/m ) igual a 10 rad/s. Deseja-se aumentar essa frequência natural em 20% substituindo a mola. A constante elástica da nova mola (k = d4G/8D3N) deve ser obtida modificando-se apenas o número de espiras N. Mantidos inalterados todos os demais parâmetros do sistema, e considerando-se que a mola original tenha 14,4 espiras, o número de espiras necessárias à nova mola é

Alternativas
Comentários
  • Considerando k = C/N, pois todos os outros valores da fórmula são constantes, tem-se:

    wn = (k/m)^1/2 => 10=(C/N.m)^1/2 => 100=[C/(m.14,4)] => C/m = 1440

    wn2 = 12 rad/s = (C/m.N)^1/2 => 144 = 1440/N => N = 10


ID
1390831
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Um elemento estrutural pode falhar em níveis de tensão significativamente inferiores ao limite de resistência de um ensaio estático, se for submetido a carregamentos repetidos em substituição a um carregamento estático. O fenômeno da falha por fratura sob cargas flutuantes é denominado Fadiga. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.

I – A fadiga é influenciada por descontinuidades estruturais menores, dimensões, geometria e qualidade de acabamento superficial de uma peça.
II – Uma trinca por fadiga se inicia, geralmente, em um ponto de concentração de tensões.
III – A falha por fadiga possui natureza dúctil, mesmo nos materiais que normalmente são frágeis.

Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • I - Correto;

    II - Correto;

    III - Errado, pois a fratura tem características de uma fratura frágil.


  • Na afirmativa "I" a vírgula que está após a palavra "menores" deveria estar antes. 


ID
1390834
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

No dimensionamento de um eixo de material dúctil sujeito à torção combinada com flexão, onde o ponto mais solicitado situa-se na superfície do eixo, o critério de resistência mais adequado é o da (de)

Alternativas
Comentários
  • No dimensionamento de um eixo de material dúctil sujeito à torção combinada com flexão, onde o ponto mais solicitado situa-se na superfície do eixo, o critério de resistência mais adequado é o da (de): energia de distorção, com as tensões principais de si- nais opostos.

  • Tresca: Máxima Tensão Cisalhante: + conservativo; ↑ ϕeixo; suporta ↓ Mt

    Von Mises: Máxima Energia de Distorção: - conservativo; ↓ ϕeixo; suporta ↑ Mt

    .

    Para flexo-torção em eixos:

    σtresca = √(σ² + 4.τ²)

    σvon mises = √(σ² + 3.τ²)

     .

    Ao traçar o Círculo de Mohr para um eixo sujeito a Flexo-Torção, verifica-se que as Tensões Principais σ₁ e σ₂ são de sinais opostos.

    .

    Gabarito: Letra C

    .

    Bons estudos!


ID
1390840
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A transformação das variáveis de corrente e tensão entre circuitos e subcircuitos é de grande necessidade, tanto para equipamentos utilizados no dia a dia da sociedade quanto para as linhas de transmissão de alta tensão que precisam atender às demandas dos consumidores de energia elétrica. Embora os transformadores, em geral, apresentem perdas de energia durante seu funcionamento, o modelo denominado transformador ideal, considerado sem perdas, pode ser utilizado nas diversas situações em que as perdas são desprezíveis. Esse modelo representa, portanto, a condição em que o transformador

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o livro de Milton Gussow - Eletricidade Básica (2º edição) na página 444, a eficiência de um transformador é dada por:

    EF = (POTÊNCIA DE SAÍDA DO ENROLAMENTO SECUNDÁRIO)/(POTÊNCIA DE ENTRADA DO ENROLAMENTO PRIMÁRIO)

    Um transformador ideal possui EF = 1. Logo, ele libera toda a energia que recebe e mantém a potência de entrada no circuito primário igual à potência de saída pelo circuito secundário.

    Portanto, letra D


ID
1390843
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A Constituição Federal de 1988 estabelece, em alguns de seus artigos, a repartição de competência legislativa referente à administração, exploração e controle do meio ambiente. Analise as afirmativas abaixo sobre legislação ambiental.

I - Compete à União, aos estados e aos municípios legislar sobre jazidas, minas, outros recursos minerais e metalurgia.
II - Compete à União, aos estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre florestas, caça, pesca, fauna, conservação da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e controle da poluição.
III - Compete privativamente aos estados legislar sobre águas, energia, informática, telecomunicações e radiodifusão.

Está(ão) correta(s) a(s) APENAS a(s) afirmativa(s):

Alternativas

ID
1390846
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Vários sistemas e entidades foram criados nas últimas duas décadas para articular e dar suporte institucional e técnico para a gestão ambiental no país, entre eles, o Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, que é um órgão

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A.

    Art. 6º Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, bem como as fundações instituídas pelo Poder Público, responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental, constituirão o Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, assim estruturado:

    I - órgão superior: o Conselho de Governo, com a função de assessorar o Presidente da República na formulação da política nacional e nas diretrizes governamentais para o meio ambiente e os recursos ambientais;                (Redação dada pela Lei nº 8.028, de 1990)

    II - órgão consultivo e deliberativo: o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), com a finalidade de assessorar, estudar e propor ao Conselho de Governo, diretrizes de políticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais e deliberar, no âmbito de sua competência, sobre normas e padrões compatíveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial à sadia qualidade de vida;           (Redação dada pela Lei nº 8.028, de 1990)

    III - órgão central: a Secretaria do Meio Ambiente da Presidência da República, com a finalidade de planejar, coordenar, supervisionar e controlar, como órgão federal, a política nacional e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente;               (Redação dada pela Lei nº 8.028, de 1990)

    IV - órgãos executores: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Instituto Chico Mendes, com a finalidade de executar e fazer executar a política e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente, de acordo com as respectivas competências;              (Redação dada pela Lei nº 12.856, de 2013)

    V - Órgãos Seccionais: os órgãos ou entidades estaduais responsáveis pela execução de programas, projetos e pelo controle e fiscalização de atividades capazes de provocar a degradação ambiental;                (Redação dada pela Lei nº 7.804, de 1989)

    VI - Órgãos Locais: os órgãos ou entidades municipais, responsáveis pelo controle e fiscalização dessas atividades, nas suas respectivas jurisdições;                (Incluído pela Lei nº 7.804, de 1989)


ID
1390849
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Em suas atividades diárias, os engenheiros se deparam com a necessidade de desenvolver e registrar soluções por meio de procedimentos digitais. Atividades como confecção de relatórios, edição de tabelas e gráficos e elaboração de programas técnico-científicos têm seu melhor desenvolvimento, respectivamente, através de

Alternativas

ID
1390852
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Durante o desenvolvimento de um programa, o uso de sub-rotinas é bastante recomendável para tornar mais modular o procedimento de programação. As sub-rotinas são constituídas de um conjunto de comandos ordenados, entre os quais não deve constar a definição dos valores das variáveis, pois

Alternativas
Comentários
  • Quando uma sub-rotina é chamada, ocorre um desvio do programa para o ponto de entrada, e quando a subrotina atinge seu ponto de saída, o programa desaloca a sub-rotina, e volta para o mesmo ponto de onde tinha saído. Quando uma sub-rotina termina, ela é desalocada das estruturas internas do programa, seu tempo de vida termina! É praticamente como se ela nunca tivesse existido. Podemos chamá- de novo, mas será uma nova encarnação da sub-rotina: o programa novamente começará executando desde seu ponto de entrada.


ID
1390855
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Para garantir a implantação de um empreendimento de qualidade com o menor custo e o menor prazo é imprescindível que sua administração contemple três fases principais: planejamento, programação e controle. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.

I - O planejamento consiste no estudo do empreendimento como um todo, levando em conta Diretrizes Básicas preestabelecidas, a solução de problemas econômicos com a obtenção de financiamentos, o atendimento aos problemas legais, sociais, de logística, etc., com o estabelecimento de datas- marco para os eventos principais, e a elaboração da respectiva Rede de Precedências.
II - A programação consiste no detalhamento das atividades que constam da Rede de Precedências, levando em conta os recursos disponíveis e os métodos de execução, permite que se determine a relação entre uma atividade planejada e uma ativi- dade realizada, sempre com base na qualidade, nos custos e nos prazos.
III - O controle abrange o acompanhamento de todas as atividades relacionadas com qualidade, custos e prazos referentes à elaboração de projetos, à execução das obras e ao fornecimento de materiais.

Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)

Alternativas
Comentários
  • A programação remete ao termo "Quando?" e não "Como?"


ID
1390858
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Uma das principais etapas do planejamento de uma obra é a elaboração da rede de precedência de atividades. Analise as afirmações a seguir relacionadas à referida rede.

I - A rede de precedência é um procedimento para focalizar a atenção do administrador sobre providências e alterações com referência a emprego de tempo, recursos ou à atuação para aumentar as probabilidades de conclusão do projetado na data preestabelecida.
II - A rede de precedência é um instrumento que permite ao administrador definir e coordenar o que deve ser realizado, a fim de que seja atingido, com sucesso, o objetivo projetado dentro do tempo preestabelecido.
III - A rede de precedência é uma técnica que fornece ao administrador a solução de problemas, com base na precedência de eventos e nos tempos destinados às atividades.

Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)

Alternativas
Comentários
  • Ao meu ver, a assertiva II está incorreta, visto que o dispositivo que define o que deve ser feito num projeto não é a rede de precedência, mas sim a Estrutura Analítica de Projeto. A rede de precedência estabelece apenas em que "momento" as tarefas do projeto devem ser feitas, ou seja, quais são as atividades antecessoras e sucessoras a cada uma.


ID
1390861
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O princípio da isonomia dentro de um processo licitatório tem como objetivo

Alternativas
Comentários
  • A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional

    da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração

    e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será

    processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da

    legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade,

    da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório,

    do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.


ID
1390864
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Em relação a uma Liga Hipoeutetoide de Ferro-Carbono com 0,5% (peso) de carbono, considere as afirmativas a seguir.

I - a microestrutura do material, abaixo de 727 oC apresenta três fases: Perlita, Cementita e Ferrita.
II - a estrutura apresenta, entre 1000 oC e 1200 oC, duas fases: a Austenita e a Ferrita.
III - o metal apresenta uma fase única a uma temperatura acima de 1600 oC .

Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • I - Errado, haveria duas fases: cementita e ferrita;

    II - Errado, somente austenita;

    III - Correto, a 1600ºC ter-se-á somente a formação de líquido.

     

  • Só pra constar, perlita não é uma fase. Então a I está errada. 

    II - Somente austenita.

    III - Só líquido. Acima do ponto de fusão.

  • Tem que ficar atento pois perlita é a junção de duas fases (Ferrita e cementita). 


ID
1390867
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A seleção de materiais é uma atividade da Engenharia que envolve um processo de decisão não trivial, pois deve-se realizar uma escolha entre as propriedades, por vezes uma em detrimento de outra, em função das condições de utilização da peça. Para selecionar um material, deve-se considerar, além das questões econômicas, fatores como corrosão, desgaste e integridade estrutural. A seleção de um aço de alta resistência e baixa liga (ARBL ou, em inglês, HSLA) está relacionada à aplicação em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Por causa de seu baixo teor de carbono apresentam excelente conformabilidade (dúcteis) e soldabilidade.

     A resistência destes aços é aumentada pela adição de pequenas quantidades de elementos de liga 

  • Aços Microligados - ARBL - de Alta Resistência e Baixa Liga

     

    Aços de alta resistência e baixa liga, conhecidos pela sigla ARBL (ou HSLA no idioma inglês, significando: high strength low alloy) são definidos do seguinte modo: aços específicos com composição química especialmente desenvolvida para proporcionar mais altos valores de propriedades mecânicas, e, em alguns casos melhor resistência à corrosão atmosférica do que aquela obtida em aços carbono convencionais. São produzidos com maior ênfase nas propriedades mecânicas do que na composição química. Por outro lado, não podem ser considerados aços de alta liga, pois os teores de elementos de liga adicionados aos aços ARBL são muito mais baixos do que em aços de outras categorias, como aços inoxidáveis, aços ferramenta e etc.

    Aços ARBL podem ser produzidos na condição de laminados com resistência ao escoamento na faixa de 290 a 550 MPa e resistência à tração na faixa de 415 a 700 MPa. Por causa de seu baixo teor de carbono apresentam excelente soldabilidade. Seu desenvolvimento foi impulsionado pela demanda por aços resistentes, tenazes e soldáveis para tubulações de transporte de óleo e gás, navios e plataformas de perfuração “off-shore”. Também podem ser usados para reduzir o peso (massa), e assim o consumo de combustível, de (componentes de) automóveis. Os graus de classificação de aços ARBL são definidos pelos níveis de resistência ao escoamento e não pela composição química.

    Os mecanismos de endurecimento utilizados nos aços ARBL incluem: a) refino de grão; b) precipitação; c) subestrutura de discordâncias; d) endurecimento por solução sólida; e) envelhecimento com deformação.

    A sua produção pode envolver: a) pequenas adições de elementos formadores de carbetos e nitretos (microligantes); b) laminação controlada; c) resfriamento controlado; d) controle de forma de inclusões.

    Estes fatores podem ser abordados separadamente ou em combinações para produzir as propriedades desejadas.

     

    http://www.infomet.com.br/site/acos-e-ligas-conteudo-ler.php?codConteudo=199

  • Aço de Alta Resistência e Baixa Liga

    Um grupo de ligas com baixo teor de carbono são os aços de alta resistência e baixa liga (ARBL ou HSLA High Strength, Low-Alloy).

    Possuem elementos de liga, como o cobre, o vanádio, o níquel e o molibdênio, em concentrações combinadas que podem ser tão elevadas quanto 10%.

    Possuem maiores resistências do que os aços comuns ao carbono com baixo teor de carbono.

    São dúcteis, conformáveis e podem ser usinados.

    São mais resistentes à corrosão do que os aços comuns ao carbono.

    Referência Bibliográfica: Ciência e Engenharia de Materiais – Uma Introdução (William D. Callister, Jr.), 8a Edição

    Gabarito: Letra E.

    Bons estudos!

  • Qual o erro da D?

  • Ainda não descobri qual o erro da letra D.


ID
1390870
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A maioria dos ferros fundidos utilizados na indústria apresenta, na composição química, teor de carbono entre 3 e 5%, além de outros elementos de liga. A denominação recebida se deve ao fato de fundir a temperaturas mais baixas que os aços, além de compor peças de estrutura frágil, adequadas a serem fabricadas a partir do processo de fundição. Dentre esses materiais, está o Ferro Fundido Branco, que se caracteriza por apresentar

Alternativas
Comentários
  • O Si é um elemento grafitizante e como o ferro fundido branco não possui grafita, obviamente ele deve ser isento deste elemento ao máximo.

  • Teor de silício no:

     

    Ferro Fundido Branco: menores que do FoFo Cinzento
    Ferro Fundido Cinzento: 1,00-3,00%
    Ferro Fundido Maleável: 0,45-0,75%
    Ferro Fundido Dúctil/Nodular: 1,6-2,8% (semelhante ao do FoFo Cinzento)

  • Além do já exposto

    Ferro fundido branco: O carbono se apresenta quase em sua totalidade na forma combinada (Cementita)

    Ferro fundido cinzento: O carbono se apresenta quase em sua totalidade na forma de grafita

  • Como eu cheguei à uma resposta mesmo não lembrando tudo:

    1 - Quanto maior teor de carbono nos FF menos resistentes são (contrário aos aços). O FF Branco é muito frágil e muito duro (sem aplicação comercial), logo se localiza mais à direita no diagrama Fe-C. Quanto mais à direita, maior possibilidade de ser formado por carbono na forma de cementita (Fe3C).

    2 - Além disso, como ele tem baixo teor de silício (segundo a questão) ele deve consequentemente não ter grafita (Si é o elemento grafitizantes, conforme já mencionado anteriormente).

    3 - eliminei a letra A porque ela coloca o FF Branco na posição de um aço hipoeutetóide (ferrita + perlita)

  • Teor de silício:

    Ferro Fundido Branco: menores que do FoFo Cinzento

    Ferro Fundido Cinzento: 1,00-3,00%

    Ferro Fundido Maleável: 0,45-0,75%

    Ferro Fundido Dúctil/Nodular: 1,6-2,8% (semelhante ao do FoFo Cinzento)


ID
1390873
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A utilização de pastilhas intercambiáveis de metal duro para usinagem tem reduzido custos da indústria, pois preserva o corpo da ferramenta, substituindo apenas a pastilha, seja em troca de pastilhas diferentes, ao usinar diferentes materiais ou ao apresentar desgaste elevado. As pastilhas são divididas comercialmente em diferentes classes para usinar diferentes materiais. As características do material a seguir relacionam-se a três diferentes classes de pastilhas.

I - Nesta classe, a pastilha é composta de carbonetos de tungstênio aglomerados pelo cobalto, indicada para usinagem de materiais frágeis que formam cavacos curtos, como ferros fundidos e latões.
II - Com elevado teor de TiC e TaC, esta classe apresenta alta dureza a quente e resistência ao desgaste, e é indicada para a usinagem de aços e materiais dúcteis em geral.
III - Esta classe tem propriedades intermediárias entre as classes I e II e é destinada a ferramentas com aplicações múltiplas.

A relação correta entre material e classe da pastilha é:

Alternativas
Comentários
  • A indústria de usinagem produz uma variedade extremamente ampla de peças usinadas em materiais muito diferentes. Cada material tem suas características exclusivas que são influenciadas pelos elementos de liga, tratamento térmico, dureza etc. A combinação desses influencia significativamente a escolha da geometria da ferramenta de corte, a classe e os dados de corte. Para facilitar a escolha, os materiais da peça foram divididos em seis grupos principais de acordo com a norma ISO e cada grupo tem propriedades exclusivas em relação à usinabilidade:

    ISO P – O aço é o maior grupo de materiais na área de usinagem, variando de materiais sem ligas a de alta liga e incluindo aços fundidos e aços inoxidáveis ferríticos e martensíticos. A usinabilidade geralmente é boa, mas varia muito de acordo com a dureza do material, do teor de carbono etc.​

    ISO M – Os aços inoxidáveis são materiais com liga com um mínimo de 12% de cromo. Outras ligas podem incluir níquel e molibdênio. As diferentes condições como ferríticos, martensíticos, austeníticos e austeníticos-ferríticos (duplex) formam a grande gama de materiais. Um ponto comum para todos esses tipos de materiais é que as arestas de corte são expostas a uma grande quantidade de calor, desgaste tipo entalhe e aresta postiça.

    ISO K – Ao contrário dos aços, os ferros fundidos são um tipo de material de cavacos curtos. Os ferros fundidos cinzentos (GCI) e os ferros fundidos maleáveis (MCI) são bastante fáceis de usinar enquanto que os ferros fundidos nodulares (NCI), ferros fundidos vermiculares (CGI) e ferros fundidos austemperados (ADI) são mais difíceis. Todos os ferros fundidos contêm SiC (carboneto de silício) que é muito abrasivo para a aresta de corte.

    ISO N – Os metais não ferrosos são mais macios que o alumínio, cobre, latão ​etc. O alumínio contém um teor de (Si de 13% que é muito abrasivo. Geralmente, as altas velocidades de corte e vida útil longa podem ser esperadas para pastilhas com arestas vivas.

    ISO S – As superligas resistentes ao calor incluem um grande número de ferros alta-liga, níquel, cobalto e materiais à base de titânio. Eles são pastosos, criam aresta postiça, endurecem durante o trabalho (endurecido por trabalho) e geram calor. Eles são muito semelhantes à área ISO M, mas são muito mais difíceis de cortar e reduzem a vida útil das arestas da pastilha.

    ISO H – Esse grupo inclui aços com uma dureza entre 45-65 HRc e também ferros fundidos coquilhados com cerca de 400-600 HB. A dureza faz com que sejam difíceis de usinar. Os materiais geram calor durante o corte e são muito abrasivos para a aresta de corte.

    O (Outros): Não ISO Termoplásticos, termomoldados, GFRP (polímeros/plásticos reforçados com fibras de vidro), CFRP (plástico reforçado com fibra de carbono), compósitos de fibra de carbono, plástico reforçado com fibra de aramida, borracha endurecido, grafite (técnico). Diversas indústrias estão usando compósitos para ampliar a extensão, especialmente na indústria aeroespacial.

     

  • Classes: P - Aços;

    M - Aços inoxidáveis;

    K - Ferros Fundidos;


ID
1390876
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Os processos de conformação têm a característica de transformar a geometria da peça e, em muitos casos, alterar as propriedades mecânicas do material. O aparecimento da anisotropia na ductilidade e tenacidade associa-se

Alternativas
Comentários
  • Na deformação a frio os grãos se alongam de forma a proporcionar ao material um sentido preferencial de deformação, por exemplo. Isso não ocorre na deformação a quente pois no próprio processo pode-se considerar que ocorre um tratamento térmico.

  • Na deformação a frio os grão se alongam no sentido da deformação e assim permanecem, visto que não tem liberdade o suficiente para se rearranjarem. Este rearranjo só ocorre nos trabalhos a quente, assim como a segregação de elementos de liga.

  • Em aços de corte rápido, adiciona-se enxofre para formar, sob efeito do trabalho a quente, inclusões alongadas. Isso provoca a quebra dos cavacos na usinagem, prolongando a vida da ferramenta de corte.

    Aços e Ligas Especiais, Silva e Mei

    Cuidado ao afirmar que trabalho a quente elimina inclusões


ID
1390879
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O processo de soldagem que produz a união por fusão dos elementos metálicos através do arco elétrico estabelecido entre um eletrodo de tungstênio, não consumível, e a peça ou um bocal constritor, que limita o diâmetro do arco e aumenta a intensidade da fonte de calor, com a presença de fluxo de gases, é

Alternativas
Comentários
  • A Soldagem TIG não tem Bocal Constritor.

  • O bocal constritor aumenta a pressão e como consequência a temperatura fazendo o gás passar ao estado chamado de plasma.

  • O único processo de soldagem que utiliza um eletrodo de tungstênio ,não consumível, é o GTAW. Como o próprio nome já diz: TUNGSTEN INERT GAS = TIG. O gabarito está incorreto.

  • https://www.infosolda.com.br/biblioteca-digital/livros-senai/processos/153-processo-por-arco-plasma-caracteristicas

  • Questão deveria ser anulada, eles tentaram colocar uma casca de banana, mas eles mesmos caíram nela e fizeram lambança!

    Os consumíveis

    utilizados na soldagem por arco plasma são: metal de adição, gás de proteção e

    eletrodo. O eletrodo é tratado como consumível porque também se desgasta com o

    tempo, embora seja de tungstênio.

    Se eles colocam que o eletrodo é consumível ou simplesmente não restringem a caraterística do eletrodo, a alternativa D estaria correta, mas a partir do momento que ele falou que o eletrodo não é consumível, estão citando uma característica única da soldagem TIG, só que ela não usa bocal constritor, o que descarta essa possibilidade!

    Deixando a questão sem alternativa correta!

    Enfim a questão misturou conceitos de TIG e PAW e a própria banca se enrolou!

  • No livro "Soldagem Processos e Metalurgia" o autor do capítulo, Paulo Roberto Rela, afirma várias vezes a semelhança da soldagem por Plasma com a soldagem TIG e em nenhum momento, pelo menos não fui capaz de encontrar, o mesmo fala sobre consumo do eletrodo como sendo uma diferença entre soldagem a Plasma e TIG, ou seja, não sendo o consumo ou não do eletrodo algo diferente entre as duas, logo, admite-se que o eletrodo também não é consumível (assim como na TIG), e sim, desgastado pelo uso. Além disso, na página 160, o autor escreve "No processo com plasma, o eletrodo está confinado no bocal de constrição e é impossível seu contato com a peça a ser soldada; esse arranjo dá maior vida ao eletrodo (...)", logo ele é ainda menos desgastado que no TIG, muito menos consumido. Ao meu ver, a questão não deve ser anulada.

  • Questão excelente para pegar desavisado. A única observação para distinguir a soldagem Plasma da soldagem TIG é a presença do "bocal constritor" na soldagem à plasma.

  • A Soldagem TIG não tem Bocal Constritor.


ID
1390897
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Um escritório no inverno é aquecido com uma bomba de calor. A temperatura do escritório deve ser mantida a 24 °C, enquanto o ambiente externo permanece a -8 °C. A potência necessária para acionar a bomba de calor é de 3 kW. Supondo-se que o ciclo da bomba de calor seja reversível, a taxa de transferência de calor do escritório para o ambiente externo, em kW, é

Alternativas
Comentários
  • B' = (24+273)/(24+8) = QH/3 => 297/32 = Qh/3 => QL = 27 (aproximadamente)

  • B' = Qh(pretendida)/W(gasta = Qh - QL)    = > B" = 1/[1 - (265/297)]  = 1/0,11   = 9,09 aprox...

    mas B' = (Pot pretendida)/(Pot gasta) =>   Assim, Taxa de Transf de Calor => Pot Pretendida = 9,09 * 3= 27.2 ou alternativa C aprox...

  • Fórmulas:  COP = Qh / W        e       COP = Th / (Th-TL)

    Dados: W = 3kW

    Th = 24 + 273 = 297K

    TL = -8 + 273 = 265K

    Qh / W = Th / (Th-TL)

    Qh = W.Th / (Th-TL)

    Qh = 3.297 / (297 - 265)  ----> Qh ≈ 27

     


ID
1390903
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Uma bomba centrífuga é utilizada em um determinado sistema, fornecendo a vazão correta, porém apresentando uma altura de carga muito inferior à necessária. Uma possível solução para tal problema é

Alternativas
Comentários
  • Quando a altura manométrica for muito elevada, devemos analisar a possibilidade do emprego de bombas em série, pois esta solução poderá ser mais viável, tanto em termos técnicos como econômicos. Para melhor operacionalidade do sistema é aconselhável a associação de bombas idênticas, pois este procedimento flexibiliza a manutenção e reposição de peças

  • Bombas em SÉRIE: Soma-se as Alturas Manométricas

    Bombas em PARALELO: Soma-se as Vazões

  • Segue esquemático.

    Note que em Série as alturas se somam e em paralelo as vazões se somam.


ID
1390909
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O monitoramento de vibração em máquinas rotativas, de ruídos em rolamentos, de aumentos de temperatura em alguns pontos de mancais e o uso de técnicas de ultrassom são exemplos de manutenção

Alternativas
Comentários
  • MONITORAMENTE, ANÁLISE = PREDITIVA

  • Manutenção Preditiva

    . Acompanhamento de medições realizadas quando ele estiver em pleno funcionamento.

    . Diagnóstico é feito a partir de parâmetros.

    . Aquela que indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação, atuando-se com base na modificação de parâmetro de condição ou desempenho do equipamento, cujo acompanhamento obedece a uma sistemática.

    . Deve prever algum tipo de monitoramento.

    .

    Gabarito: A

    .

    Bons estudos!


ID
1390915
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Um engenheiro consulta os resultados de ensaio de uma bomba centrífuga trabalhando com uma velocidade constante de 875 rpm. Esses resultados estão representados em um diagrama com as curvas características de carga, rendimento e potência absorvida, em relação à vazão. Através deste diagrama, ele observa o comportamento de uma bomba de 75 HP, 340 l/s e 13,5 m de altura manométrica. O engenheiro decide, então, verificar o que ocorreria, caso fosse introduzida uma determinada alteração na condição de funcionamento da bomba, no caso, uma redução de velocidade para 700 rpm. Para essa situação específica, quais são, respectivamente, os novos valores de potência (HP), vazão (l/s) e de altura manométrica (m)?

Alternativas
Comentários
  • A potência será dada por:

    N2/N1 = (n2/n1)^3 => N2 = N1.(n2/n1)^3 = 75.(700/875)^3 = 38,4HP

    A vazão é dada por:

    Q2/Q1 = n2/n1 => Q2 = Q1.n2/n1 = 340.(700/875) = 272 l/s

    A altura manométrica é dada por:

    H2/H1 = (n2/n1)^2 => H2 = H1.(n2/n1)^2 = 13,5.0,8^2 = 8,64 m



ID
1390921
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas sobre bomba centrífuga.

I - A sigla NPSH, adotada universalmente, indica a energia disponível na sucção, ou seja, a carga positiva e efetiva na sucção.
II - Antes de ser colocada em funcionamento, deve-se encher sua carcaça e toda a tubulação de sucção com o líquido a ser bombeado para que ela entre em funcionamento sem possibilidade de bolhas de ar em seu interior, denominando-se tal processo escorvamento.
III - A cavitação pode ser evitada, se a pressão, em todos os pontos da bomba, for mantida abaixo da pressão de vapor do líquido de trabalho.
IV - O ponto de operação é definido pela interseção de das curvas do sistema e do desempenho da bomba e corresponde à única condição em que as vazões do sistema e da bomba e as alturas de carga do sistema e da bomba são simultaneamente iguais.

Estão corretas SOMENTE as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • A cavitação ocorre quando a pressão na ENTRADA do rotor é inferior a pressão de vapor do fluído.

  • A cavitação pode ser evitada, se a pressão, em todos os pontos da bomba, for mantida ACIMA da pressão de vapor do líquido de trabalho.

  • A afirmativa IV é quase sempre verdadeira porém, em bombas com curva característica do tipo Drooping (instável), existe uma pequena possibilidade da ocorrência de dois pontos de funcionamento, principalmente se a curva da tubulação for quase plana (baixa perda de carga).


ID
1390924
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Quando ocorre a diminuição total ou parcial do desempenho de uma peça ou equipamento, durante um período de tempo, com relação à sua função específica, o referido item deve sofrer manutenção ou ser substituído. Na área da manutenção, essa perda da capacidade é vista como um(a)

Alternativas
Comentários
  • Falha é definida como a cessação ou queda de desempenho de um componente/máquina.

  • O gabarito está errado.

    Falha impede o funcionamento da máquina. O defeito por sua vez, não impede que o equipamento funcione, porém o mesmo funcionará com uma eficiência abaixo do normal.

    A resposta correta é a alternativa A.

  • Defeito é algo que ja vem com a maquina, geralmente deficiencia de projeto. Pode ou não acarretar em falha.

  • Falha é definida como não atendimento total ou parcial da função que é requerida do equipamento. Falha é degradação.

  • Questão confusa, acredito que eles não especificaram nem uma nem a outra corretamente!

    Falha: É o término da capacidade de uma máquina e/ou equipamento em desempenhar a função requerida, ocasionar quebra do item e interrompe a produção, deve ser tratada como emergência (não dá para esperar).

    Exemplo: Quebra do dente da engrenagem, para o funcionamento da máquina que utiliza.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Defeito: É a diminuição parcial da capacidade e/ou desempenho de uma máquina e/ou equipamento em desempenhar a sua função durante um período de tempo, quando o item deverá ser reparado ou substituído. Não provoca a quebra de máquina instantaneamente, porém deve ser sanada senão evolui para falha (quebra).

    Exemplo: Queima do giroflex da empilhadeira, necessita consertar (item de segurança), porém a empilhadeira funciona normalmente.

  • Falha: É o término da capacidade de uma máquina e/ou equipamento em desempenhar a função requerida, ocasionar quebra do item e interrompe a produção, deve ser tratada como emergência (não dá para esperar).

    Exemplo: Quebra do dente da engrenagem, para o funcionamento da máquina que utiliza.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Defeito: É a diminuição parcial da capacidade e/ou desempenho de uma máquina e/ou equipamento em desempenhar a sua função durante um período de tempo, quando o item deverá ser reparado ou substituído. Não provoca a quebra de máquina instantaneamente, porém deve ser sanada senão evolui para falha (quebra).

    Exemplo: Queima do giroflex da empilhadeira, necessita consertar (item de segurança), porém a empilhadeira funciona normalmente.


ID
1390927
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir.

I - No conceito ABC de estoques, os itens são ordenados de acordo com os seus valores relativos e classificados em três grupos: no grupo correspondente à Classe A, estão incluídos todos os itens de valor elevado e, portanto, os que requerem controle rigoroso; na Classe B, estão os itens de valor intermediário e que requerem um controle menos rigoroso e na Classe C, os de menor valor relativo e que necessitam de um controle apenas rotineiro.
II - A rotatividade ou giro do estoque é a relação entre o consumo anual e a quantidade mínima de mercadoria ou matéria-prima que a empresa deve manter em estoque.
III - Existem certas características comuns a todos os problemas de controle de estoque, não importando se são matérias-primas, material em processo ou produto acabado, a saber: custos associados ao estoque, função de controle de estoque, objetivo do controle de estoque, política de estoque e princípios básicos para controle de estoque.
IV - O JIT (Just in Time) é um sistema de produção com base em uma metodologia racional com a finalidade de eliminar todas as formas de desperdício na indústria, visando ao aumento da competitividade, sendo que tais desperdícios, geralmente camufla- dos, aparecem sob a forma de perdas sutis, como altos estoques, baixa qualidade, tempo de fabrica- ção demorado, excesso de movimentação, além de outros.

Estão corretas SOMENTE as afirmativas

Alternativas
Comentários
  •  “Giro de Estoque” (GE) ou “Rotatividade dos Estoques”, é o número (velocidade) de vezes que um produto ou mercadoria é reposto nas prateleiras de um estabelecimento durante um período de tempo, no decorrer de um ano. Quanto maior for o GE maior será, certamente, o volume de vendas e a margem de lucratividade.

  • Giro = vendas anuais a custo de estoque/investimento médio em estoque


ID
1390930
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O fluido ideal, ou seja, aquele que serve para todos os tipos de sistemas hidráulicos, sob as mais diversas condições de serviço, deve ser bom lubrificante. Tal fluido deve reunir, entre outras, as seguintes características:

Alternativas
Comentários
  • Fluido ideal: invíscido (sem viscosidade)

     

    Se a fluidez é o inverso da viscosidade, ele não deveria ter alta fluidez para ser menos viscoso?

  • A fluidez nao é o inverso da viscosidade, essa definição nao é certa. A fluidez é o ponto em que o fluido ainda escoa quando se diminui a temperatura, quanto mais baixo esse ponto melhor.

  •  a) ter baixa demulsibilidade e não ser inflamável. INCORRETO. Existem lubrificantes que são puramente orgânicos e inflamáveis, que são utilizado apenas em situações em que não existe riscos.

     b) ter baixo ponto de fluidez e ser quimicamente estável. CORRETO. 

     c) ter baixo ponto de fulgor e não ser tóxico. INCORRETO. Um baixo ponto de fulgor significa que a temperatura de ignição ou de combustão do lubrificante é baixa, isso não é uma característica desejável.

     d) ser compressível e resistir ao cisalhamento. INCORRETO. Não é desejável que se tenha um lubrificante compressível, uma vez que ele precisa preencher fisicamente determinados espaços e não ser comprimido.

     e) possuir baixo índice de viscosidade e não ser corrosivo. INCORRETO. Existem lubrificantes que devem ter a viscosidade alta, como as graxas.

  • Quanto maior for o IV de um lubrificante, menor será sua variação de viscosidade entre duas temperaturas.