SóProvas



Prova CESPE - 2010 - INCA - Tecnologista Júnior – Infectologia


ID
1319377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Controle social é a forma pela qual se garante o direito de participação da sociedade na formulação, implementação e controle da política e ações de saúde. Ele se dá por meio dos conselhos de saúde e das conferências de saúde. Julgue o próximo item, referente aos conselhos de saúde.

Os conselhos de saúde são órgãos colegiados deliberativos.

Alternativas
Comentários
  • Lei Nº 8.142Art. 1º, § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

  • GABARITO: CERTO

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.

    LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.


ID
1319380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Controle social é a forma pela qual se garante o direito de participação da sociedade na formulação, implementação e controle da política e ações de saúde. Ele se dá por meio dos conselhos de saúde e das conferências de saúde. Julgue o próximo item, referente aos conselhos de saúde.

Os conselhos de saúde atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

Alternativas
Comentários
  • 8.080

     

    Art. 33. Os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

     

    Art. 14A

    I - decidir sobre os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, em conformidade com a definição da política consubstanciada em planos de saúde, aprovados pelos conselhos de saúde; 

  • geovana, a 14A fala sobre as Comissões.

    o art. 33 já resolve nosso problema

  • § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.


ID
1319383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

É permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa, desde que aprovados pelo respectivo conselho de saúde.

Alternativas
Comentários
  • Art. 38 lei 8080/90 não é permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

  • Lei 8080/90. Art. 38. Não será permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

     

    CF/88. Art. 199, § 2º É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.


ID
1319386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O processo de planejamento e orçamento do SUS será descendente, do nível federal até o local, ouvidos seus órgãos consultivos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 36 da L 8080. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • LEI Nº 8.080

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União

  • Esquema para ninguem errar:

    Orçamento e planejamento =  Municipios --->  Estados/DF---> União l Local p/ federal (Ascendente) 

    Distribuição dos valores = União---> Estados/DF ---> Municipios l Federal para local (Decrescente/descendente)

     

    Lembrando que "Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do SUS e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária."

     

    Bons estudos!

  • Art. 36 da L 8080. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendentedo nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • Cespe 2010

    As ações e serviços públicos de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizados em nível de complexidade crescente.

  • errado = ascendente; local ao federal; respectivos conselhos de saúde

    ___________

    Questões, artigos mais cobrados e suas frequências e resumos (área da saúde, veterinária, nutrição, alimentos, vigilância sanitária e ambiental) de R$ 1,00 a R$10,00. Veja informações no meu perfil.


ID
1319389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do SUS e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Art 36 - Lei 8.080/1990

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do
    Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

  • Letra da Lei. 

  • Art 36 lei 8.080

     

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

  • QUESTÃO :

    O PLANEJAMENTO e ORÇAMENTO do Sistema Único de Saúde (SUS) :

    Os PLANOS de SAÚDE serão :

    A base das : ATIVIDADES E PROGRAMAÇÕES DE CADA NÍVEL DE DIREÇÃO DO SUS .

    Seu FINANCIAMENTO será : previsto na respectiva PROPOSTA DAS NORMAS ORÇAMENTÁRIAS .

    GABARITO : CERTO .

    OBS :

    GESTÃO do FUNDO NACIONAL DE SAÚDE - FNS :

    A GESTÃO DOS RECURSOS DO FNS É EXERCIDA PELO DIRETOR do

    EXECUTIVO ( sob a orientação e supervisão da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde ) .

    OBSERVANDO O :

    PLANO NACIONAL DE SAÚDE e o

    PLANEJAMENTO ANUAL (MINISTÉRIO DA SAÚDE) nos termos das normas definidoras dos :

    ORÇAMENTOS ANUAIS ,

    DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS e

    PLANOS PLURIANUAIS .

    A EMENDA Constitucional Nº 29/2000 E A LEI Complementar Nº 141/2012 QUE REGULAMENTOU O FNS , DISPÕEM :

    QUE OS RECURSOS DOS :

    ESTADOS , DISTRITO FEDERAL e DOS MUNICÍPIOS , destinados às ações e serviços públicos de saúde E OS TRANSFERIDOS PELA UNIÃO PARA A MESMA FINALIDADE :

    SERÃO APLICADOS POR : FUNDO DE SAÚDE ( que será ACOMPANHADO e FISCALIZADO por : CONSELHO DE SAÚDE ) .

    A Lei Orgânica da Saúde - Lei Nº 8.080/1990 - Lei que disciplinou as TRANSFERÊNCIAS INTER/GOVERNAMENTAIS DE RECURSOS FINANCEIROS na área da saúde .

    - Lei Nº 8.142/1990 - estabelecem que os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde - SUS serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob a fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

    A Lei Nº 8.142/90 :

    Estabelece que compete ao CONSELHO DE SAÚDE controlar a execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

    Dispõe ainda que, para receberem os recursos

    de que trata o Art. 3º dessa Lei ,

    OS MUNICÍPIOS, os ESTADOS e o DISTRITO FFEDERAL DEVERÃO CONTAR COM :

    I - FUNDO de saúde .

    II - CONSELHO de saúde , com composição paritária de acordo com o Decreto n° 99.438, de 7 de agosto de 1990;

    III - PLANO de saúde ;

    IV - RELATÓRIOS DE GESTÃO que permitam o controle de que trata o § 4° do art. 33 da Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990;

    V - CONTRAPARTIDA de recursos para a saúde no respectivo orçamento ;

    VI - COMISSÃO de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto o prazo de dois anos para sua implantação.

    Parágrafo único. O não atendimento pelos Municípios, ou pelos Estados, ou pelo Distrito Federal, dos requisitos estabelecidos neste artigo, implicará em que os recursos concernentes sejam administrados, respectivamente, pelos Estados ou pela União.

     

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO III

    Do Planejamento e do Orçamento

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária

    LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1319392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

As ações de vigilância da saúde devem desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de entornos e ambientes mais seguros e saudáveis.

Alternativas
Comentários
  • Ano: 2010 Banca:  Órgão:  Provas:  

    A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

    As ações de vigilância da saúde devem desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de entornos e ambientes mais seguros e saudáveis.

    Ano: 2004 Banca:  Órgão:  Provas:  

    Os fatores determinantes e condicionantes da saúde incluem a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

    Ano: 2017 Banca:  Órgão:  Prova: 

    À luz do disposto na Lei Orgânica da Saúde, julgue o item que se segue. Nesse sentido, considere que a sigla SUS, sempre que utilizada, refere-se a Sistema Único de Saúde.

    Faz parte do campo de atuação do SUS colaborar com a proteção do meio ambiente, bem como fiscalizar e inspecionar a água consumida pela população.

    Ano: 2009 Banca:  Órgão:  Prova: 

    A chamada abordagem ecossistêmica da saúde enfatiza as relações entre saúde e meio ambiente, não apenas em sua vertente tradicional - poluição, saneamento, contaminação etc. -, mas também estudando os riscos modernos: monocultura, transgênicos, fontes energéticas, mudanças climáticas etc.


ID
1319395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

A média complexidade deve desenvolver mecanismos e parâmetros de avaliação do impacto a curto, médio e longo prazo das ações e serviços prestados em todos os níveis da atenção à saúde.

Alternativas

ID
1319398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

A atenção básica deve realizar, na rede de serviços básicos de saúde, ações de caráter individual ou coletivo, voltadas para a promoção da saúde e prevenção do câncer, bem como ao diagnóstico precoce e apoio à terapêutica de tumores, aos cuidados paliativos e às ações clínicas para o seguimento de doentes tratados.

Alternativas
Comentários
  • https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0874_16_05_2013.html


ID
1319401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item abaixo, referente à participação da comunidade no SUS.

A participação da comunidade é uma das três diretrizes da organização do SUS, junto com a descentralização e o atendimento integral.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o erro (não sei pq foi anulada) está em resumir a 3 diretrizes..
    Vide Lei 8.080 art. 7

  • O atendimento integral ou integralidade não é diretriz mas sim um princípio. 


ID
1319404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à Rede Câncer.

Rede Câncer é uma ferramenta de integração das diversas parcerias, desde que sejam públicas, visando o compartilhamento de conhecimento e recursos, para o controle do câncer.

Alternativas
Comentários
  • Rede Câncer é uma ferramenta de integração das diversas parcerias, desde que sejam públicas, visando o compartilhamento de conhecimento e recursos, para o controle do câncer.

    Existem também com redes privadas.


ID
1319407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à Rede Câncer.

A Rede Câncer tem, entre outros, o objetivo de promover a geração de conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológico no campo da atenção oncológica.

Alternativas

ID
1319410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue o item a seguir.

A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade.

Alternativas
Comentários
  • CERTA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA

    IV- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida,que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

  • Questão correta, acredito que outra semelhante ajude a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - TRT - 17ª Região (ES) - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação Disciplina: Ética na Administração Pública

    A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos indiretamente por todos; por isso, exige-se, como contrapartida, que ele aja conforme a moralidade administrativa.

    GABARITO: CERTA.

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). A REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio (recolhimento de impostos, por exemplo), e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.

     

    O povo é o patrão do servidor público. Ao maltratar o povo que procura o atendimento, o funcionário público está prejudicando seu próprio patrão, afinal é pelo imposto pago pelo cidadão que o servidor público é remunerado.

     

    Atender o cidadão com respeito e celeridade não é um favor do servidor público é uma obrigação. Se há problemas entre os governos ou prefeituras e o funcionalismo, não é a população quem deve pagar o pato. A mediação de conflitos trabalhistas e previdenciários deve ser feita pelo meio sindical. As oposições devem se apresentar e mostrar condições de dialogar com o governo, defendendo os interesses da categoria, mas sem prejudicar a população, que no fim das contas é que sai prejudicada com os impasses.

     

    Obs.: Legalidade + Moralidade + Finalidade = os princípios são normas.

  • jesus , o que ele filosofou ai que nao entendi nada kkkk


ID
1319413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue o item a seguir.

O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

Alternativas
Comentários
  • Muito pelo contrário ele deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

    •  

  • ERRADA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA (DECRETO 1171/94)

    V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendidocomo acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante dasociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

  • Se ler rápido erra fácil, fácil..

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

     

    O servidor já está tendo uma recompensa natural pela simples função que desempenha.

     

    Refira-se que, embora a norma enfatize o bem-estar do próprio servidor, é claro que, se o trabalho é voltado para terceiros (a coletividade), não há dúvidas de que representa, também, acréscimo ao bem-estar do próximo, ou seja, dos destinatários diretos do trabalho realizado pelo servidor, e não apenas ao bem-estar do próprio servidor.

     

    --- > Interpretar todos os atos conforme a lei e fazer um bom trabalho com atuação correta em benefício de si mesmo e da sociedade é o maior patrimônio do servido público.

     

    --- > É um bem que repercute pelo êxito de suas atividades para atendimento das necessidades coletivas.

     

    --- > Sentimento de colaboração e satisfação.

  • O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

  • O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

  • Baita pegadinha! Haja

    (Não deve ser)


ID
1319416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto pela Vida propõe uma agenda de repolitização do SUS com a sociedade e a busca de financiamento adequado.

Alternativas
Comentários
  • O PACTO PELA DEFESA DO SUS QUE PROPOE A REPOLITIZAÇÃO E GARANTIA DE FINANCIAMENTO.

  • PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

    O Pacto em Defesa do SUS deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde,  a Promoção da Cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito e a garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.

    O Pacto de Gestão do SUS estabelece Diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação Social e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.


ID
1319419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto em Defesa do SUS define as prioridades para o SUS.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    As 3 dimensões deste Pacto

    1 Pacto pela Vida

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em

    torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de

    saúde da população brasileira.

    São seis as prioridades pactuadas:

    A. Saúde do Idoso;

    B. Controle do câncer do colo do útero e da mama;

    C. Redução da mortalidade infantil e materna;

    D. Fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza;

    E. Promoção da Saúde;

    F. Fortalecimento da Atenção Básica.

    2 Pacto em Defesa do SUS

    1. Expressar os compromissos entre os gestores do SUS com a consolidação da Reforma Sanitária Brasileira, explicitada na defesa dos princípios do Sistema Único de Saúde estabelecidos na Constituição Federal.

    2. Desenvolver e articular ações, no seu âmbito de competência e em conjunto com os demais gestores, que visem qualificar e assegurar o Sistema Único de Saúde como política pública.


    3 Pacto de Gestão

    Estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação e Controle Social; Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

  • PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

    O Pacto em Defesa do SUS deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde,  a promoção da cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito e a garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.

    O Pacto de Gestão do SUS estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação Social e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

  • O PACTO é um esforço do SUS, EFETIVADO em 2016, PELAS 3 ESFERAS DE e GESTÃO : (União, Estados e Municípios).

    APROVADO PELO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE .

    Existe 3 PACTOS :

    1 PACTO PELA VIDA ;

    2 PACTO PELA DEFESA e

    3 PACTO PELA GESTÃO ) .

    JULGUE :

    O PACTO DEFESA do SUS : DEFINE PRIORIDADES para o SUS :

    GABARITO : ERRADO .

    ARGUMENTAÇÃO :

    Quem define PRIORIDADES é a saúde : prioridade para a vida ...rs

    CERTO SERÁ :

    1 PACTO PELA VIDA :

    DEFINE PRIORIDADES PARA PROMOVER A SAÚDE .

    COMENTÁRIOS DE OUTROS PACTOS :

    2 PACTO PELA DEFESA DO SUS :

    Promover POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DE SAÚDE para a sociedade ( todos seres humanos ).

    SAÚDE :

    Direito de todos.

    Dever do Estado.

    Defender : fundamento , normas, diretrizes = normas a serem executadas no setor de atendimento conforme a CONSTITUIÇÃO FEDERAL .

    3 PACTO DE GESTÃO = ADMINISTRAÇÃO do trabalho do SUS :

    ADMINISTRAR / ORGANIZAR AS AÇÕES E SERVIÇOS do SUS : recursos : materiais , operacionais e financeiros :

    PLANEJAR = programar ;

    PACTUAR entre os gestores ;

    DESCENTRALIZAR , REGIONALIZAR e INTEGRALIZAR as ações ;

    FINANCIAR ;

    REGULAR ;

    INCLUIIR A SOCIEDADE ( EDUCAÇÃO DA SAÚDE e PARTICIPAÇÃO SOCIAL ).


ID
1319422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto de Gestão estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da participação e do controle social.

Alternativas
Comentários
  • 7. Participação e Controle Social

    A Participação Social no SUS é um princípio doutrinário e está assegurado

    na Constituição e nas Leis Orgânicas da Saúde (8080/90 e

    8142/90) e é parte fundamental deste pacto. fonte : http://www.saude.mppr.mp.br/arquivos/File/volume1.pdf



  • III - O PACTO DE GESTÃO DO SUS

    [..]

    Reitera a importância da participação e do controle social com o compromisso de apoio à sua qualificação.

    Explicita as diretrizes para o sistema de financiamento público tripartite: busca critérios de alocação equitativa dos recursos; reforça os mecanismos de transferência fundo a fundo entre gestores; integra em grandes blocos o financiamento federal e estabelece relações contratuais entre os entes federativos.


ID
1319425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Nesse sentido, julgue o item subsequente, relativo às regiões de saúde.

As regiões de saúde são recortes territoriais em espaço geográfico contínuo, identificadas pelos gestores municipais e estaduais a partir de identidades comuns culturais, econômicas ou sociais e da existência de interligações por redes de comunicação, infraestrutura ou transportes.

Alternativas
Comentários
  •  Questao Correta.

    Decreto 7.508/11  que Regulamenta a Lei 8.080/90.

     

     Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.

     

    Bons Estudos............

  • Pessoal,

     

    CORRETA

     

    DECRETO Nº 7.508

    Art. 2o  Para efeito deste Decreto, considera-se:

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

     

    Bons estudos!

  • ART 4º DEC 7.508 

     

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

     

    Art. 4o  As Regiões de Saúde serão instituídas pelo Estado, em articulação com os Municípios, respeitadas as diretrizes gerais pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite - CIT

  • GABARITO: CERTO

    Art. 2º Para efeito deste Decreto, considera-se:

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

    FONTE: DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.


ID
1319428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Nesse sentido, julgue o item subsequente, relativo às regiões de saúde.

As regiões de saúde podem ser intermunicipais, intermunicipais, interestaduais e fronteiriças.

Alternativas
Comentários
  • As regiões podem ter os seguintes formatos:

    Regiões intraestaduais, compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado;

    Regiões Intramunicipais, organizadas dentro de um mesmo município de grande extensão territorial e densidade populacional; 

    Regiões Interestaduais, conformadas a partir de municípios limítrofes em diferentes estados; 

    Regiões Fronteiriças, conformadas a partir de municípios limítrofes com países vizinhos. 

  • Pessoal,

     

    ERRADO

     

    Pactos pela vida, em defesa do SUS e de gestão

    2. Regionalização

     

    Região ou na macrorregião deve ser pactuado na CIB, a partir da realidade de cada estado. Em alguns estados com mais adensamento tecnológico, a alta complexidade pode estar contemplada dentro de uma Região.

    m.As regiões podem ter os seguintes formatos:

    I. Regiões Intraestaduais, compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado;

    I.Regiões Intramunicipais, organizadas dentro de um mesmo município de grande extensão territorial e densidade populacional;

    I.Regiões Interestaduais, conformadas a partir de municípios limítrofes em diferentes estados;

    IV.Regiões Fronteiriças, conformadas a partir de municípios limítrofes com países vizinhos.

     

    Bons estudos!


ID
1319431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das ações e serviços públicos de saúde, julgue o item a seguir.

As ações e serviços públicos de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizados em nível de complexidade crescente.

Alternativas
Comentários
  • Questao Correta.

     Lei 8.080/90  -   Art. 8º  . As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

     

    Bons Estudos..........

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO III

    Da Organização, da Direção e da Gestão

    Art. 8º As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1319434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das ações e serviços públicos de saúde, julgue o item a seguir.

As ações e serviços públicos de saúde não são considerados de relevância pública, podendo sua execução ser feita diretamente ou por terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

Alternativas
Comentários
  • lei 8.080

    Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

    Parágrafo único. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público

     

  • GABARITO: ERRADO

    As ações e serviços públicos de saúde não são considerados de relevância pública. Essa aí matou rsrs. Se for levar em consideração o que temos na saúde pública hj, está até certo...Oh God!

     

    Constituição Federal - Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

    FONTE: CF 1988


ID
1327267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação a epidemiologia e bioestatística aplicadas ao controle de infecções hospitalares, julgue o item a seguir.

No registro de variáveis contínuas, a exatidão do registro tem fundamental valor para que estas não sejam transformadas em variáveis categóricas.

Alternativas
Comentários
  • variáveis contínuas : números exatos, inteiro.

     


ID
1327270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação a epidemiologia e bioestatística aplicadas ao controle de infecções hospitalares, julgue o item a seguir.

O teste qui-quadrado é utilizado quando se pretende avaliar a associação entre duas variáveis categóricas.

Alternativas

ID
1327273
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação a epidemiologia e bioestatística aplicadas ao controle de infecções hospitalares, julgue o item a seguir.

O teste t de Student é amplamente utilizado na comparação entre médias variáveis, em situações onde se tenham amostras com n > 100.

Alternativas
Comentários
  • Teste t: teste estatístico cujo objetivo é testar a igualdade entre duas médias. O teste supõe independência e normalidade das observações. As variâncias dos dois grupos podem ser iguais ou diferentes, havendo alternativas de teste para as duas situações. Neste serviço, consideramos apenas o caso em que as variâncias são iguais.
     


ID
1327276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação à epidemiologia de infecções hospitalares, julgue o item que se segue.

A vigilância epidemiológica hospitalar é capaz de detectar surtos, identificar fatores e populações de risco e de identificar medidas de controle das infecções, não sendo, no entanto, capaz de interferir nas ações a serem executadas para a prevenção dessas.

Alternativas

ID
1327279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação à epidemiologia de infecções hospitalares, julgue o item que se segue.

Estudos de incidência — casos novos de infecção detectados em determinado local e período de tempo — apresentam como vantagem a possibilidade de identificação precoce de surtos, apesar de serem geralmente caros e tenderem a consumir muito tempo.

Alternativas

ID
1327282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação à epidemiologia de infecções hospitalares, julgue o item que se segue.

Estudos de prevalência — casos de infecções presentes em determinado lugar e período de tempo, incluindo casos novos e antigos não resolvidos — apresentam-se como úteis na mensuração do risco de uma população exposta a determinado fator.

Alternativas

ID
1327285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação à epidemiologia de infecções hospitalares, julgue o item que se segue.

A escolha da técnica de vigilância a ser adotada em um serviço está relacionada com os recursos disponíveis.

Alternativas

ID
1327288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação à epidemiologia de infecções hospitalares, julgue o item que se segue.

O método de vigilância passivo, no qual as infecções são identificadas e relatadas por qualquer membro da equipe de assistência, apresenta baixa sensibilidade e especificidade, levando à identificação precária da ocorrência de infecções.

Alternativas

ID
1327291
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O risco de infecções relacionadas ao uso de cateteres intravasculares tornou-se evidente desde a utilização do primeiro cateter, em 1945. Com referência a infecções relacionadas a dispositivos intravasculares, julgue o item subsequente.

A flebite, complicação mais comum decorrente da utilização de cateteres venosos periféricos, constitui fenômeno infeccioso na grande maioria das vezes e, menos frequente fenômeno físico-químico.

Alternativas

ID
1327294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O risco de infecções relacionadas ao uso de cateteres intravasculares tornou-se evidente desde a utilização do primeiro cateter, em 1945. Com referência a infecções relacionadas a dispositivos intravasculares, julgue o item subsequente.

Constituem fatores associados à infecção em cateteres venosos periféricos a inserção em membros inferiores, no caso de pacientes adultos; a inserção de emergência e a infusão de soluções com altos valores de pH.

Alternativas

ID
1327297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O risco de infecções relacionadas ao uso de cateteres intravasculares tornou-se evidente desde a utilização do primeiro cateter, em 1945. Com referência a infecções relacionadas a dispositivos intravasculares, julgue o item subsequente.

Cateteres arteriais periféricos apresentam menos risco de infecção quando comparados a cateteres venosos periféricos, devido à sua exposição a uma pressão vascular mais alta.

Alternativas

ID
1327300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O risco de infecções relacionadas ao uso de cateteres intravasculares tornou-se evidente desde a utilização do primeiro cateter, em 1945. Com referência a infecções relacionadas a dispositivos intravasculares, julgue o item subsequente.

Cateteres venosos centrais não tunelizados são responsáveis pela maioria das infecções de corrente sanguínea associadas a dispositivos intravasculares.

Alternativas

ID
1327303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativos à infecção urinária nosocomial.

A infecção do trato urinário relacionada à sondagem vesical de demora é uma das mais comuns no ambiente hospitalar.

Alternativas

ID
1327306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativos à infecção urinária nosocomial.

São complicações decorrentes de infecção urinária: abscessos renais e perinefréticos, uretrite, epididimite e bacteremia.

Alternativas

ID
1327309
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativos à infecção urinária nosocomial.

A incidência de bacteriúria em pacientes sondados varia entre 40% e 50% por dia.

Alternativas

ID
1327312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativos à infecção urinária nosocomial.

A ocorrência de infecções do trato urinário relacionadas à sondagem vesical de demora em ambiente hospitalar não apresenta relação com o aumento da mortalidade e morbidade.

Alternativas

ID
1327315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativos à infecção urinária nosocomial.

Para o tratamento de infecções do trato urinário relacionadas à sondagem vesical de demora em ambiente hospitalar, o uso de fluoroquinolonas não se mostra tão eficaz quanto o de aminoglicosídios, devendo esses últimos ser priorizados como drogas de escolha.

Alternativas

ID
1327318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Julgue o próximo item, referentes à infecção de sítio cirúrgico.

Apesar de pouco relacionadas ao aumento da mortalidade, as infecções de sítio cirúrgico estão associadas com significativo aumento da permanência hospitalar e dos custos hospitalares.

Alternativas
Comentários
  • As Infecções do Sítio Cirúrgico (ISC) são as complicações mais comuns decorrentes do ato cirúrgico, que ocorrem no pós-operatório em cerca de 3 a 20% dos procedimentos realizados, tendo um impacto significativo na morbidade e mortalidade do paciente


ID
1327321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Julgue o próximo item, referentes à infecção de sítio cirúrgico.

A contaminação do sítio cirúrgico é em fator importante para o desenvolvimento de infecções, porém não constitui o único fator fundamental para o desenvolvimento desse processo.

Alternativas

ID
1327324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Julgue o próximo item, referentes à infecção de sítio cirúrgico.

Os microrganismos contaminantes de infecções de sítio cirúrgico, são, em sua grande maioria, advindos da flora endógena da pele ou das mucosas e vísceras do próprio paciente.

Alternativas

ID
1327327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Julgue o próximo item, referentes à infecção de sítio cirúrgico.

Staphylococcus aureus e Staphylococcus coagulase negativos constituem os agentes etiológicos mais comuns causadores de infecção de sítio cirúrgico em cirurgias limpas.

Alternativas

ID
1327330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Julgue o próximo item, referentes à infecção de sítio cirúrgico.

Constituem fatores de risco para infecções em sítio cirúrgico tabagismo, diabetes melito, gravidade do estado clínico do paciente e sexo masculino.

Alternativas
Comentários
  •  Fatores de risco:

    1 Obesidade -Ajuste da dose de antibióticos profiláticos.

    2 Diabetes- mellitus Controle da glicemia.

    3 Tabagismo- O ideal é que a abstenção seja um item obrigatório nas cirurgias eletivas pelo menos 30 dias antes da realização das mesmas.

    4 Uso de esteroides e outros imunossupressores -Evitar ou reduzir a dose ao máximo possível no período perioperátorio


ID
1327333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Segundo descrito na literatura, a pneumonia hospitalar é responsável por mais de 25% das infecções em terapia intensiva e por mais de 50% dos antimicrobianos prescritos em ambiente hospitalar. Julgue o item a seguir, referentes à pneumonia nosocomial.

De acordo com o Center for Disease Control Prevention, a pneumonia nosocomial relacionada à ventilação mecânica consiste em pneumonia desenvolvida em pacientes que necessitaram de suporte ventilatório continuamente, por meio de traqueostomia ou intubação endotraqueal, durante, pelo menos, cinco dias antes do surgimento da infecção.

Alternativas

ID
1327336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Segundo descrito na literatura, a pneumonia hospitalar é responsável por mais de 25% das infecções em terapia intensiva e por mais de 50% dos antimicrobianos prescritos em ambiente hospitalar. Julgue o item a seguir, referentes à pneumonia nosocomial.

A mortalidade por pneumonia associa-se à bacteremia e ao tratamento com antimicrobiano inadequado.

Alternativas

ID
1327339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Segundo descrito na literatura, a pneumonia hospitalar é responsável por mais de 25% das infecções em terapia intensiva e por mais de 50% dos antimicrobianos prescritos em ambiente hospitalar. Julgue o item a seguir, referentes à pneumonia nosocomial.

A pneumonia hospitalar relacionada à ventilação mecânica (VM) associa-se ao tempo de VM, sendo que mais da metade dos episódios dessa infecção ocorrem após o sétimo dia de VM.

Alternativas

ID
1327342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Segundo descrito na literatura, a pneumonia hospitalar é responsável por mais de 25% das infecções em terapia intensiva e por mais de 50% dos antimicrobianos prescritos em ambiente hospitalar. Julgue o item a seguir, referentes à pneumonia nosocomial.

Pacientes que desenvolvem pneumonia relacionada a VM apresentam maior morbidade e maior tempo de internação hospitalar.

Alternativas

ID
1327345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Segundo descrito na literatura, a pneumonia hospitalar é responsável por mais de 25% das infecções em terapia intensiva e por mais de 50% dos antimicrobianos prescritos em ambiente hospitalar. Julgue o item a seguir, referentes à pneumonia nosocomial.

Constituem risco acrescido para pneumonia relacionada à VM: pacientes submetidos a procedimentos de reintubação e pressão baixa do cuff do tubo endotraqueal.

Alternativas

ID
1327348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação às infecções hospitalares causadas por patógenos específicos, julgue o item que se segue.

S. aureus é uma das espécies mais comuns na colonização de pele, principalmente em adultos.

Alternativas

ID
1327351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação às infecções hospitalares causadas por patógenos específicos, julgue o item que se segue.

Pneumonias nosocomiais causadas por Legionella geralmente estão associadas à contaminação dos sistemas de água dos hospitais e podem ocorrer em surtos, situações em que representam mais de 30% das infecções hospitalares.

Alternativas

ID
1327354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação às infecções hospitalares causadas por patógenos específicos, julgue o item que se segue.

Infecções causadas por micobactérias atípicas necessitam de tratamento antimicrobiano por 10 dias e geralmente estão associadas a técnicas inadequadas de limpeza e esterilização de equipamentos cirúrgicos.

Alternativas
Comentários
  • Calcula em @ noooooooooox

ID
1327357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação às infecções hospitalares causadas por patógenos específicos, julgue o item que se segue.

Como medida de controle de infecções por micobactérias após procedimentos cirúrgicos invasivos, a esterilização química líquida de equipamentos cirúrgicos com glutaraldeído consiste em umas das alternativas.

Alternativas

ID
1327360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação às infecções hospitalares causadas por patógenos específicos, julgue o item que se segue.

Infecções fúngicas causadas por Candida spp. têm sido cada vez mais comuns em ambientes hospitalares, principalmente em pacientes com fatores de risco associados, como portadores de imunodeficiência, transplantados e aqueles sob quimioterapia antiblástica.

Alternativas

ID
1327363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A prevenção de infecções hospitalares em unidades de terapia intensiva (UTI) é fundamental, pois observam-se, nesses setores, pacientes com maior vulnerabilidade a infecções e maior exposição a fatores de risco que favorecem o desenvolvimento dessas infecções. Acerca de infecções hospitalares, julgue o item subsequente.

Infecções hospitalares em UTI constituem importante causa de morbimortalidade, podendo a mortalidade em UTI ser associada ao aumento desse tipo de infecção.

Alternativas

ID
1327366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A prevenção de infecções hospitalares em unidades de terapia intensiva (UTI) é fundamental, pois observam-se, nesses setores, pacientes com maior vulnerabilidade a infecções e maior exposição a fatores de risco que favorecem o desenvolvimento dessas infecções. Acerca de infecções hospitalares, julgue o item subsequente.

Apesar de pacientes internados em UTI apresentarem em sua grande maioria doenças de alta gravidade, estas não constituem fator associado a maior risco de infecção hospitalar.

Alternativas

ID
1327369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A prevenção de infecções hospitalares em unidades de terapia intensiva (UTI) é fundamental, pois observam-se, nesses setores, pacientes com maior vulnerabilidade a infecções e maior exposição a fatores de risco que favorecem o desenvolvimento dessas infecções. Acerca de infecções hospitalares, julgue o item subsequente.

Dispositivos invasivos instalados para monitoramento e tratamento de pacientes em UTI não apresentam relação com a colonização de microrganismos nos tecidos dos pacientes.

Alternativas

ID
1327372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A prevenção de infecções hospitalares em unidades de terapia intensiva (UTI) é fundamental, pois observam-se, nesses setores, pacientes com maior vulnerabilidade a infecções e maior exposição a fatores de risco que favorecem o desenvolvimento dessas infecções. Acerca de infecções hospitalares, julgue o item subsequente.

Infecções hospitalares causadas por microrganismos multirresistentes aumentam a mortalidade e a permanência em UTI.

Alternativas

ID
1327375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativos à epidemiologia e prevenção de infecções nosocomiais associadas a procedimentos diagnósticos e terapêuticos.

Procedimentos endoscópicos do trato gastrintestinal que envolvam a realização de biópsia e exames do trato biliar apresentam baixo risco de transmissão de infecção.

Alternativas

ID
1327378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativos à epidemiologia e prevenção de infecções nosocomiais associadas a procedimentos diagnósticos e terapêuticos.

Seringas e cateteres cardíacos utilizados em procedimentos diagnósticos e terapêuticos constituem itens descartáveis, de uso único, enquanto espéculos vaginais plásticos constituem material que pode ser reutilizado após desinfecção.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Consulta Pública nº 17, de 19 de março de 2004. , são iténs de uso único :

    Itém  37 : Espéculos vaginais plásticos


ID
1327381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A prevalência de pacientes renais em tratamento dialítico no Brasil está em torno de 20 a 30 pacientes por 100.000 habitantes, variando conforme a região do país. No que se refere ao controle de infecções em serviços de diálise, julgue o item a seguir.

Constituem agentes virais pouco importantes na transmissão de infecções em centros de diálise os vírus da imunodeficiência humana, da hepatite B, da hepatite C e da hepatite D.

Alternativas

ID
1327384
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A prevalência de pacientes renais em tratamento dialítico no Brasil está em torno de 20 a 30 pacientes por 100.000 habitantes, variando conforme a região do país. No que se refere ao controle de infecções em serviços de diálise, julgue o item a seguir.

A qualidade da água utilizada é fundamental para o sucesso do tratamento dialítico, devendo essa ser submetida a sistemas de tratamento específicos, que visam a redução de contaminantes inorgânicos e a eliminação de contaminantes orgânicos.

Alternativas

ID
1327387
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A prevalência de pacientes renais em tratamento dialítico no Brasil está em torno de 20 a 30 pacientes por 100.000 habitantes, variando conforme a região do país. No que se refere ao controle de infecções em serviços de diálise, julgue o item a seguir.

São patógenos comuns encontrados em serviços de diálise: Pseudomonas, Serratia e Moraxella, entre outros.

Alternativas

ID
1327390
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina

A prevalência de pacientes renais em tratamento dialítico no Brasil está em torno de 20 a 30 pacientes por 100.000 habitantes, variando conforme a região do país. No que se refere ao controle de infecções em serviços de diálise, julgue o item a seguir.

Cateteres de duplo lúmen implantados para realização de hemodiálise deverão ser preferencialmente inseridos em veias subclávias e poderão permanecer por algumas semanas.

Alternativas

ID
1327393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Situações que envolvam construções e reformas em serviços de saúde são frequentes e o controle de infecções consiste em ação importante a ser considerada nesses casos. Acerca do controle de infecções em unidades de saúde que estejam em fase de construções e (ou) reformas, julgue o próximo item.

Durante reformas e construções, a etapa de elaboração do projeto não necessita do acompanhamento de profissionais responsáveis pelo controle de infecção do serviço, pois, geralmente, os projetos são elaborados por profissionais que não são da área da saúde, como engenheiros e arquitetos.

Alternativas

ID
1327396
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Situações que envolvam construções e reformas em serviços de saúde são frequentes e o controle de infecções consiste em ação importante a ser considerada nesses casos. Acerca do controle de infecções em unidades de saúde que estejam em fase de construções e (ou) reformas, julgue o próximo item.

A avaliação de risco de controle de infecção, que consiste na avaliação do risco de pacientes suscetíveis terem maior chance de desenvolver infecções nosocomiais devido à interrupção de serviços essenciais durante reformas e construções, tem sido recomendada no planejamento de projetos.

Alternativas

ID
1327399
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Situações que envolvam construções e reformas em serviços de saúde são frequentes e o controle de infecções consiste em ação importante a ser considerada nesses casos. Acerca do controle de infecções em unidades de saúde que estejam em fase de construções e (ou) reformas, julgue o próximo item.

O acompanhamento da execução de projetos de construções e reformas hospitalares deverá ser feito pela comissão de controle de infecção hospitalar e a interrupção de uma obra será indicada, se houver risco de infecção relacionada aos pacientes ou se o projeto for complexo em relação à geração de poeiras e à duração das atividades.

Alternativas

ID
1327402
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Situações que envolvam construções e reformas em serviços de saúde são frequentes e o controle de infecções consiste em ação importante a ser considerada nesses casos. Acerca do controle de infecções em unidades de saúde que estejam em fase de construções e (ou) reformas, julgue o próximo item.

Tempo prolongado de execução de uma obra em unidades de aúde e interrupções frequentes nos sistemas de ar não constituem fatores importantes para aumento de risco de nfecção hospitalar.

Alternativas

ID
1327405
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Situações que envolvam construções e reformas em serviços de saúde são frequentes e o controle de infecções consiste em ação importante a ser considerada nesses casos. Acerca do controle de infecções em unidades de saúde que estejam em fase de construções e (ou) reformas, julgue o próximo item.

O isolamento da área de construção ou reforma constitui ação de pouca ou nenhuma importância antes do início de uma obra.

Alternativas

ID
1327408
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Acerca da concepção e manutenção de sistemas de ventilação hospitalar e prevenção de infecções nosocomiais pelo ar, julgue o próximo item.

Surtos de legionelose em hospitais têm sido associados ao uso de nebulizadores, aerossóis originados de chuveiros, torneiras de água quente e torres de resfriamento de ar condicionado.

Alternativas

ID
1327411
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Acerca da concepção e manutenção de sistemas de ventilação hospitalar e prevenção de infecções nosocomiais pelo ar, julgue o próximo item.

A aspergilose é uma doença de transmissão aérea, e pacientes portadores de imunossupressão, como anemia aplástica, e leucemia mieloide crônica e transplantados de medula óssea são menos suscetíveis a esse tipo de infecção.

Alternativas

ID
1327414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Acerca da concepção e manutenção de sistemas de ventilação hospitalar e prevenção de infecções nosocomiais pelo ar, julgue o próximo item.

Atividades geradoras de pó são potencialmente causadoras de surtos por Aspergillus em ambientes hospitalares.

Alternativas

ID
1327417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Acerca da concepção e manutenção de sistemas de ventilação hospitalar e prevenção de infecções nosocomiais pelo ar, julgue o próximo item.

A filtração do ar e o fluxo de ar ambiente direcionado, bem como a pressão de ar positivo, constituem recomendações para a prevenção de aspergilose nosocomial que apresentam eficácia demonstrada em estudos controlados.

Alternativas

ID
1327420
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Segundo a literatura, antimicrobianos são agentes farmacológicos com características próprias, únicas, que os diferenciam das demais drogas existentes: atuando na célula microbiana, têm o potencial de modificar a flora do hospedeiro e do ambiente; portanto, com forte impacto no ecossistema hospitalar. Considerando essa descrição e a importância dos agentes antimicrobianos no controle de infecções hospitalares, julgue o item a seguir.

Estratégias que objetivam controlar e melhorar o uso indiscriminado de antimicrobianos em hospitais, como programas educativos e auditoria de antimicrobianos, não se têm mostrado efetivos.

Alternativas

ID
1327423
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Segundo a literatura, antimicrobianos são agentes farmacológicos com características próprias, únicas, que os diferenciam das demais drogas existentes: atuando na célula microbiana, têm o potencial de modificar a flora do hospedeiro e do ambiente; portanto, com forte impacto no ecossistema hospitalar. Considerando essa descrição e a importância dos agentes antimicrobianos no controle de infecções hospitalares, julgue o item a seguir.

A ação promovida pelos antimicrobianos inclui a eliminação de bactérias sensíveis, a indução de bactérias resistentes, e a eliminação da flora anaeróbia, principalmente do trato gastrintestinal.

Alternativas

ID
1327426
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Para a ocorrência da transmissão de agentes infecciosos em ambientes hospitalares, três elementos são necessários: uma fonte de agentes infecciosos, um hospedeiro suscetível e um modo de transmissão para o agente. A respeito desse assunto e das recomendações referentes à transmissão de microrganismos, bem como das precauções para preveni-la, julgue o item que se segue.

Agentes transmitidos durante a assistência à saúde são provenientes principalmente de fontes humanas, tanto pela flora endógena quanto pela flora exógena.

Alternativas

ID
1327429
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Para a ocorrência da transmissão de agentes infecciosos em ambientes hospitalares, três elementos são necessários: uma fonte de agentes infecciosos, um hospedeiro suscetível e um modo de transmissão para o agente. A respeito desse assunto e das recomendações referentes à transmissão de microrganismos, bem como das precauções para preveni-la, julgue o item que se segue.

Constituem fatores de baixa relevância no desfecho em um processo infeccioso: o estado imune do paciente no momento da exposição a determinado agente infeccioso, fatores de virulência do agente e o modo de transmissão do agente.

Alternativas

ID
1327432
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Para a ocorrência da transmissão de agentes infecciosos em ambientes hospitalares, três elementos são necessários: uma fonte de agentes infecciosos, um hospedeiro suscetível e um modo de transmissão para o agente. A respeito desse assunto e das recomendações referentes à transmissão de microrganismos, bem como das precauções para preveni-la, julgue o item que se segue.

No que se refere à transmissão por gotículas, são consideradas as partículas geradas por meio da tosse, espirro ou conversa, procedimentos respiratórios fisioterápicos e de suporte ventilatório, como aspirações, intubações, que permanecem infectivos ao longo do tempo e por grandes distâncias.

Alternativas

ID
1327435
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Para a ocorrência da transmissão de agentes infecciosos em ambientes hospitalares, três elementos são necessários: uma fonte de agentes infecciosos, um hospedeiro suscetível e um modo de transmissão para o agente. A respeito desse assunto e das recomendações referentes à transmissão de microrganismos, bem como das precauções para preveni-la, julgue o item que se segue.

Constituem medidas recomendadas ao contato com qualquer paciente, também denominadas precauções padrão a lavagem das mãos, a etiqueta ao tossir, manuseio seguro de pérfuro- cortantes e o uso de máscaras respiratórias.

Alternativas

ID
1327438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Para a ocorrência da transmissão de agentes infecciosos em ambientes hospitalares, três elementos são necessários: uma fonte de agentes infecciosos, um hospedeiro suscetível e um modo de transmissão para o agente. A respeito desse assunto e das recomendações referentes à transmissão de microrganismos, bem como das precauções para preveni-la, julgue o item que se segue.

Constituem infecções que não se transmitem de pessoa a pessoa pelo contato direto: actinomicose, blastomicose, síndrome pulmonar por hantavírus.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    A principal forma de transmissão ocorre pela inalação de partículas aerolisadas presentes na saliva e fezes de roedores contaminados, mas foram descritos casos de transmissão interpessoal pessoa x pessoa na Argentina e no Chile.

  • se ja foi descrito transmissao por contato direto deveria estar errado o gabarito.


ID
1327441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerando a relação de custo/eficácia na implantação de programas de prevenção e controle de infecção hospitalar (PPCIH), julgue o item subsequente.

Constituem objetivos dos PPCIH proteger o paciente, os profissionais de saúde, visitantes e outras pessoas no ambiente da instituição, cumprindo a relação custo/benefício, sempre que possível.

Alternativas

ID
1327444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerando a relação de custo/eficácia na implantação de programas de prevenção e controle de infecção hospitalar (PPCIH), julgue o item subsequente.

As ações de controle de infecção hospitalar que comprovadamente reduzem os custos hospitalares incluem: a otimização do uso de luvas, definindo em que situações o uso das luvas é imprescindível e quando ele é desnecessário; a priorização da utilização de curativos transparentes em acessos venosos centrais, em vez de curativos oclusivos com gazes; e a aplicação da técnica adequada de diluição dos antimicrobianos, favorecendo a estabilidade dos medicamentos e diminuindo as perdas destes.

Alternativas