RESPOSTA: CORRETA
Vejamos:
TRANSTORNO BIPOLAR TIPO I: Sao episódios depressivos leves a graves, intercalados com fases de normalidade e fases maníacas bem-caracterizadas.
TRANSTORNO BIPOLAR TIPO ii: São episódios depressivos leves a graves, intercalados com períodos de normalidade e seguidos de fases hipomaníacas ( aqui o paciente não apresenta fases evidentemente maníacas, mas apenas hipomaníacas).
A hipomania é uma forma atenuada de episódio maníaco, que muitas vezes passa despercebida, não recebendo atenção médica. O indivíduo etá mais disposto que o normal, fala muito, conta piadas, faz muitos planos, nao se ressente com as dificuldades e os limites da vida. Pode ter diminuição do sono , não se sente cansado após muitas atividades e sempre deseja fazer mais. O característico da hipomania é que o indivíduo e seu meio não são seriamente prejudicados; a hipomania não produz disfunção social importante, e não há sintomas claramente psicóticos. Muitas vezes a pessoa acometida não busca serviços médicos.
Então está correto que a evolução do quadro clínico de Luiz é compatível com o transtorno afetivo bipolar do tipo 1, considerando que os comportamentos descritos são encontrados nas definições de depressão e de mania ( sua fase mania é bem caracterizada).
Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e Semiologia dos transtornos mentais. 2008
capítulo 28 págs. 315, 316 e 317