SóProvas



Prova CESPE - 2012 - Câmara dos Deputados - Analista - Engenharia Eletrônica


ID
728011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os microcontroladores surgiram como arquiteturas
microprocessadas dedicadas a aplicações embarcadas e autônomas.
Com esse objetivo, eram originalmente mais simples e menos
poderosos que os microprocessadores de uso geral. A respeito das
características típicas de arquiteturas de microcontroladores, julgue
os itens que se seguem.

A principal característica da chamada arquitetura Harvard é a existência de barramento de dados e barramento de endereços separados no microprocessador (ou microcontrolador).

Alternativas
Comentários
  • boiei... mas nao é justamente essa a vantagem? alguem sabe me dizer o que há de errado?

    [Edited]
    Vlw Alexandre!
    [/Edited]
  • Paulo,

    A característica citada acima na questão também é uma das características da arquitetura Harvard. No entanto, só não é a principal característica.

    A arquitetura Harvard é uma arquitetura de computador que se distingue das outras por possuir duas memórias diferentes e independentes em termos de barramento e ligação ao processador. É utilizada nos microcontroladores PIC, tem como principal característica acessar a memória de dados separadamente da memória de programa.

    Por isso a questão está incorreta.
  • Na arquitetura Harvard, os barramentos de dados e de entereços são separados. Portanto, fluxo de dados pela CPU pode ser maior e, desta forma, maior também a capacidade de processamento. 
    Essa arquitetura é a base dos RISC, enquanto nos CISC, costuma-se usar a arquitetura de Von Neumann.
    Fonte: http://www.electronics.dit.ie/staff/tscarff/architecture/computer_architecture.htm
  • Apesar das valiosas contribuições dos colegas com informações, o item é errado por uma questão boba de nomenclatura apenas. São separadas as memórias cache de dados e de INSTRUÇÕES. 
  • Impressionante a quantidade de gente que viaja nas questões e tenta inventar soluções.

    "A principal característica da chamada arquitetura Harvard é a existência de barramento de dados e barramento de endereços separados no microprocessador (ou microcontrolador)."

    Ocorre que ambas (Harvard e Neumann) possuem barramento de dados e de endereços mas apenas a de Harvard possui barramento de instruções separado do barramento de dados.

    Ficando assim:

    "A principal característica da chamada arquitetura Harvard é a existência de barramento de dados e barramento de instruções separados no microprocessador (ou microcontrolador)."
  • Gente, até onde eu sei, tanto faz chamar de "barramentos de instruções" como "barramentos de endereços". As bancas utilizam os dois termos para se referir exatamente à mesma coisa. Vejam as Video aulas  (1ª aula) de Arquitetura de Computadores (site ITnerante), professor Gustavo Pinto Vilar.
    A arquitetura de Harward possui duas características marcantes. Uma delas diz respeito a esta arquitetura possuir dois barramentos EXTERNOS (que ligam o processador à memória) separados: um para dados e outro para instruções (ou endereços). A outra é que, normalmente, possui duas memórias separadas também: uma para dados e a outra para instruções (programa). Sendo assim, se a alternativa foi considerada ERRADA, entendo que o erro possa ser o fato de a questão afirmar que os dois barramentos estão localizados dentro do microprocessador, quando na verdade, estes barramentos interligam o processador às duas memórias.

    Essa é a minha opinião.

    Bons estudos para todos.

  • Olá, pessoal!
    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Justificativa da banca:  Por haver divergências na literatura sobre o assunto tratado no item, opta-se por sua anulação.
    Bons estudos!
  • RWerneck , você deve te entendido errado o vídeo ou o profesor se equivocou.
    Barramento de endereços e barramento de instruções, neste contexto, tem significados totalmente diferentes.

    Barramento de endereços é a forma pela qual o processador "seleciona" qual a palavra de memória será lida da memória ou para onde esta palavra será escrita.
    No contexto, barramento de instruções é o BARRAMENTO DE DADOS por onde as instruções serão transferidas da memória para o processador. Na arquitertura Harvard, há uma memória para instruções ("programa que será executado", SO, etc) e outra para os dados. Para cada memória há, em tese, um barramento de endereço e um barramento de dados.

  • Arquitetura Harvard

     
    A Arquitetura de Harvard foi desenvolvida  visando a necessidade de se ter um microcontrolador  trabalhando mais rápido. É uma arquitetura de computador que se distingue das outras por possuir duas memórias diferentes e independentes em termos de barramento e ligação ao processador e na separação de barramentos de dados das memórias onde estão as instruções de programa e das memórias de dados, permitindo que um processador possa acessar as duas simultaneamente, obtendo um desempenho melhor , pois pode buscar uma nova instrução enquanto executa outra.
    A principal vantagem desta arquitetura é dada pela dupla ligação às memórias de dados e programa (código), permitindo assim que o processador leia uma instrução ao mesmo tempo que faz um acesso à memória de dados.
    A arquitetura Havard também possui uma quantidade menor de instruções que a de Von-Neumann, e essas são executadas apenas num único ciclo de Clock.
    Os microcontroladores com arquitetura Havard são também conhecidos como "microcontroladores RISC" (Computador com Conjunto Reduzido de Instruções).
  • Arquitetura Von Neumann

     
     
     
    A Arquitetura de Von Neumann , é uma arquitetura de computador que tem como principal caracteriza a possibilidade de uma máquina digital armazenar seus programas no mesmo espaço de memória que os dados, podendo assim manipular tais programas.
    A máquina proposta por Von Neumann reúne os seguintes componentes:
     
    • Possuir uma unidade de processamento central, para a execução de operações lógicas e aritméticas;
    • Possuir uma unidade de controle, responsável por determinar o seqüenciamento das instruções a serem executadas por meio de sinais de controle;
    •  Instruções dos programas armazenadas de maneira seqüencial, facilitando a busca;
    • Existência de registradores dedicados ao armazenamento dos    operandos e dos resultados das operações;
    • Unidade de armazenamento central, na qual são guardados programas e dados, de forma compartilhada;  
    • Existência de um único barramento do sistema, o qual deve ser usado de forma compartilhada para a transferência de dados e instruções entre os diversos blocos.

    Cada um dos elementos presente é realizado à custa de componentes físicos independentes, cuja implementação e as interações entre eles tem variado ao longo do tempo, mediante a evolução das tecnologias de fabricação, quem vem melhorando cada vez mais e cada vez mais rápido.  As duas últimas características resultam em restrições severas para a tentativa de aumento de desempenho de computadores baseados no modelo de von Neumann. Levando-se em conta que os tempos de

ID
728014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os microcontroladores surgiram como arquiteturas
microprocessadas dedicadas a aplicações embarcadas e autônomas.
Com esse objetivo, eram originalmente mais simples e menos
poderosos que os microprocessadores de uso geral. A respeito das
características típicas de arquiteturas de microcontroladores, julgue
os itens que se seguem.

A arquitetura RISC (reduced instruction set computer) caracteriza-se por um conjunto de instruções relativamente mais simples que o conjunto disponível nos microprocessadores de uso geral. Em relação aos microcontroladores, de acordo com essa arquitetura, é mais vantajoso ter um hardware de controle mais simples, mesmo que isso implique operações elementares menos poderosas.

Alternativas
Comentários
  • Os processadores baseados na computação de conjunto de instruções reduzido não têm micro-programação, as instruções são executadas diretamente pelo hardware. Como característica, esta arquitetura, além de não ter microcódigo, tem o conjunto de instruções reduzido, bem como baixo nível de complexidade.
  • Principais caracteristicas da arquitetura RISC:
    - Acesso à memória somente via load e store;
    - Grande número de registradores de propósito geral e poucos de propósito específico;
    - Todas as operações são do tipo registro-registro;
    - uso intenso de registradores;
    - Admite frequências mais altas;
    - instruções de tamanho fixo, padronizadas e de fácil codificação;
    - Pequeno conjunto de instruções de formato simples.
    - Exige mais espaço na memória e a programação é mais difícil;
    - A complexidade reside no compilador;
    - Uso intenso de pipeline.
  • O final da questão é confuso, ele disse:
    "Em relação aos microcontroladores, de acordo com essa arquitetura, é mais vantajoso ter um hardware de controle mais simples, mesmo que isso implique operações elementares menos poderosas"

    Não existe relação direta entre mais simples e operações elementares menos poderosas, pelo contrário, devido às operações serem simples elas podem ser feitas mais rápido. Para mim isso deixaria a questão inválida.
  • Questão com cara de examinador descuidado, vejamos a 1a frase: "A arquitetura RISC (reduced instruction set computer) caracteriza-se por um conjunto de instruções relativamente mais simples que o conjunto disponível nos microprocessadores de uso geral."
    Microprocessadores de uso geral talvez seja os mais usados certo? E os mais usados não são exatamente os RISC? Frase sem sentido, nem pé nem cabeça.

    agora a 2a frase: "Em relação aos microcontroladores, de acordo com essa arquitetura, é mais vantajoso ter um hardware de controle mais simples, mesmo que isso implique operações elementares menos poderosas."
    A guerra entre RISCxCISC já acabou faz tempo e o uso do RISC sobre o CISC já é a realidade. Mesmo que atualmente os processadores tenha componente das duas arquiteturas, o RISC é dominante. Podemos deixar essa segunda parte como certa, mesmo estando muito solta, mal escrita e supor a boa fé do examinador.

    Bons estudos.
  • Também tive que ler duas vezes a questão pra responder, tem algumas questões que a banca faz que você precisa responder só com o básico.


ID
728017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a fundamentos de redes de
telecomunicações.

Como componente das redes de telecomunicações, há as redes de transporte de sinais ou redes de transmissão, em que a fibra óptica é o meio de transmissão mais adequado para os sinais digitais, por causar menor atenuação e deterioração desses sinais, além de oferecer uma banda de transmissão extremamente larga.

Alternativas

ID
728020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Eletrônica
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a fundamentos de redes de
telecomunicações.

As redes PLC (power line communications) utilizam como principal meio de transmissão as linhas de baixa e média tensão de energia elétrica, permitindo transmissões de sinais de banda larga com largura de até 20 MHz.

Alternativas
Comentários
  • Uma das grandes vantagens do uso da PLC é que, por utilizar a rede de energia eléctrica, qualquer "ponto de energia" é um potencial ponto de rede, ou seja, só é preciso ligar o equipamento de conectividade (que normalmente é um modem) na tomada, e pode-se utilizar a rede de dados. Além disso, a tecnologia suporta altas taxas de transmissão, podendo chegar até aos 200Mbps em várias frequências entre 1,7 MHz e 30 MHz.

    Fonte: 
    http://pt.wikipedia.org/wiki/PLC
  • errado:  As redes PLC usam de 1 a 30 MHz.

    fonte: 
    http://www.tecmundo.com.br/o-que-e/3068-power-line-communication-a-rede-na-tomada.htm

ID
728026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações

Julgue os itens a seguir, relativos a fundamentos de redes de
telecomunicações.

O termo banda larga, usado na comunicação de dados, refere-se a uma comunicação de dados de alta velocidade, normalmente realizada com taxa de transmissão acima de 2 Mbps.

Alternativas
Comentários

  • Em uma rede de banda larga a conexão permite que mais dados passam ao mesmo tempo. A 'velocidade' da conexão de verdade é 'largura de banda'.

    Hoje em dia no Brasil, entendem-se por banda larga conexões acima de 256 kbps (kilobits por segundo).
  • não é esse o erro da questão.

    a definição de banda larga sofre variações de acordo com as principais organizações:

    OCDE  considera BL taxas de transmissão acima de 256 kb;

    A UIT considera BL redes com taxa de transmissão acima de um ISDN primário.



ID
728029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações

Acerca de redes de telecomunicações convergentes, julgue os
seguintes itens.

Em uma rede convergente de telecomunicações, entende-se por plataforma multimídia a capacidade de transmitir dados, voz e vídeo, simultaneamente, em um mesmo meio de transmissão.

Alternativas
Comentários
  • Convergência tecnológica é um termo que, de uma maneira geral, é utilizado para designar a tendência de utilização de uma única infra-estrutura de tecnologia para prover serviços que, anteriormente, requeriam equipamentos, canais de comunicaçãoprotocolos e padrões independentes.Faz-se para permitir que o utilizador aceda às informações de qualquer lugar e através de qualquer meio de comunicação por uma interface única e as suas evidências revelam-se em muitos sectores - na economia, na comunicação e na produção, entre outros. ODeutsche Bank Research define convergência como "um processo de mudança qualitativa que liga dois ou mais mercados existentes e anteriormente distintos"[1].

    As tecnologias envolvidas no processo de convergência são, de forma geral, tecnologias modernas detelecomunicações tais como rádiotelevisãoredes de computadores e de telefonia.

    Embora todos os horizontes apontem agora para outro tipo de convergência, mais alargada e cujas oportunidades de aplicação são ainda mais abrangentes do que as da Web, o encontro entre a nanotecnologiabiotecnologia etecnologia da informação, a atenção deste artigo visa apenas a convergência em telecomunicações.

  • a rede aderiu essa convergência nos últimos anos, há quarenta anos atrás para cada aparelho existia uma única rede. no entanto, nos dias atuais uma única rede pode fazer essa convergência com multi-aparelhos.


ID
728032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Acerca de redes de telecomunicações convergentes, julgue os
seguintes itens.

Com o crescimento das redes convergentes e a necessidades de disponibilização de mais bandas de transmissão, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) lançou edital de licitação para a denominada banda 4G, que compreende as faixas de 450 MHz e de 3,5 GHz.

Alternativas
Comentários
  • O leilão está marcado para acontecer no dia 12 de junho, e além das faixas de frequência para a 4G (2,5 GHz), também serão leiloadas faixas de 450 MHz, para oferta de serviço de telefonia móvel rural. O preço mínimo somado das outorgas é de R$ 3,8 bilhões.

ID
728035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações

Acerca de redes de telecomunicações convergentes, julgue os
seguintes itens.

Denominam-se redes de telecomunicações convergentes aquelas capazes de transmitir, por um único meio de transmissão, dados, voz e vídeo. Esse tipo de rede só é possível em uma infraestrutura que disponibilize taxas de transmissão de banda larga.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o erro está em "por um único meio de transmissão". o correto seria "em um mesmo meio de transmissão", conforme questão anterior da mesma prova:

    5 - Q242674  

    Prova: CESPE - 2012 - Câmara dos Deputados - Analista - Engenharia Eletrônica

    Disciplina: Engenharia de Telecomunicações

    Acerca de redes de telecomunicações convergentes, julgue os

    seguintes itens.

    Em uma rede convergente de telecomunicações, entende-se por plataforma multimídia a capacidade de transmitir dados, voz e vídeo, simultaneamente, em um mesmo meio de transmissão.

    Gabarito: CERTO



ID
728038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações

Com relação a noções de criptografia em redes de
telecomunicações, julgue os próximos itens.

A criptografia mais usada em sistemas de segurança na Internet é a RSA, cifrada e decifrada por duas chaves, uma pública e outra privada.

Alternativas
Comentários
  • O RSA envolve um par de chaves, uma chave pública que pode ser conhecida por todos e uma chave privada que deve ser mantida em sigilo. Toda mensagem cifrada usando uma chave pública só pode ser decifrada usando a respectiva chave privada. A criptografia RSA atua diretamente na internet, por exemplo, em mensagens de emails, em compras on-line e o que você imaginar; tudo isso é codificado e recodificado pela criptografia RSA.


ID
728041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações

Com relação a noções de criptografia em redes de
telecomunicações, julgue os próximos itens.

A criptografia, utilizada pelos atuais sistemas de telecomunicação digital, é a denominação do processo pelo qual, na transmissão, os dados são embaralhados — com o objetivo de torná-los ininteligíveis para quem não conheça a regra de embaralhamento utilizada — e, posteriormente, na recepção, são desembaralhados.

Alternativas

ID
728044
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

A respeito de sistemas digitais de radiodifusão, julgue os itens
subsequentes.

Estudos e pesquisas já realizados em Santa Catarina pela ANATEL preveem o uso dos canais 5 e 6 de TV em VHF, para extensão da faixa de rádio FM e migração das atuais emissoras de OM, após o desligamento dos canais de TV analógica, previsto para 2016.

Alternativas

ID
728047
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

A respeito de sistemas digitais de radiodifusão, julgue os itens
subsequentes.

Considerando-se os sistemas digitais de radiodifusão, é correto afirmar que, após a codificação dos sinais analógicos a serem modulados e transmitidos, toda a cadeia de transmissão até o receptor é digitalizada.

Alternativas
Comentários
  • Comunicação via Satélite


ID
728050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Em relação à codificação e modulação de sinais digitais, julgue os
itens subsequentes.

No tipo de modulação OFDM utilizado no Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), o número total de portadoras de RF geradas em uma banda de 6 MHz é sempre maior que 1.400, independentemente do modo de transmissão.

Alternativas
Comentários
  • Cada segumento tem 432 portadoras

    Programa HD 13 segmentos = 5617 portdoras - utiliza a portadora toda
    Programa Mid TV 8 segmente = 3456 - não utiliza a portadora toda
  • O SBTVD utiliza o OFDM-BST, que divide a banda em 13 segmentos. Existem 3 modos de operação do dado sistema, a saber:

    Modo 1 - 2k: 2048 portadoras

    Modo 2 - 4k: 4096 portadoras

    Modo 3 -8k: 8192 portadoras

    Gabarito: CORRETO


ID
728053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Em relação à codificação e modulação de sinais digitais, julgue os
itens subsequentes.

A técnica de modulação digital 64QAM, que é representada em um diagrama polar com 16 símbolos em cada quadrante, também denominado diagrama de constelação, é um dos parâmetros que mede a qualidade do sinal de TV digital.

Alternativas

ID
728056
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Em relação à codificação e modulação de sinais digitais, julgue os
itens subsequentes.

A taxa de erro de modulação (MER, do inglês modulation error rate) é uma das medidas básicas para avaliar a qualidade do sinal recebido em uma transmissão de TV digital. Ela mede, em radianos ou graus, o erro médio de fase dos símbolos recebidos.

Alternativas
Comentários
  • The modulation error ratio is equal to the ratio of the root mean square (RMS) power of the error vector to the power of the reference.

    \mathrm{MER (dB)} = 10 \log_{10} \left ( {P_\mathrm{signal} \over P_\mathrm{error}}  \right )

     

    \mathrm{MER (%)} = \sqrt{ {P_\mathrm{error} \over P_\mathrm{signal}} } * 100%
  • A MER, ou taxa de erro de modulacäo, é um parametro que mede o erro de mudanca de fase do Sinal de RF na modulacäo e demodulacäo de conteüdos digitais. A MER é medida em dB (decibéis)

    Fonte:

    [1] https://www.tivo.com.br/cont_tecnica3.php


ID
728059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações

Julgue os itens subsecutivos, referentes à compressão de áudio e
vídeo e à multiplexação desses sinais em sistemas de TV e rádio
digital.

Na compressão de áudio, o SBTVD adotou o padrão MPEG-4 AAC (advanced audio coding), que apresenta como vantagem a capacidade de transmitir até 48 canais de áudio com taxa de amostragem de 8 kHz.

Alternativas

ID
728062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações

Julgue os itens subsecutivos, referentes à compressão de áudio e
vídeo e à multiplexação desses sinais em sistemas de TV e rádio
digital.

No SBTVD, após a codificação e a multiplexação dos sinais digitais, os dados constituem o TS (transport stream), que é formado por pacotes contendo 188 bytes, cada.

Alternativas
Comentários
  • Fiquei confuso com o gabarito, pois no SBTVD segundo a norma ABNT NBR 15601, na saída do multiplexador teremos o transport stream de transmissão (BTS) que é composto por 204 bytes cada, ou seja os 188 bytes do MPEG-2 mais 16 bytes de informações do sistema. O item estaria correto se falasse apenas após a codificação, nesse momento sim estaríamos falando em Transport Stream (188 bytes).


ID
728065
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações

Julgue os itens subsecutivos, referentes à compressão de áudio e
vídeo e à multiplexação desses sinais em sistemas de TV e rádio
digital.

Nos sistemas de rádio digital, o formato de compressão de áudio mais usado é o MP3 ou MPEG, camada III, que permite, com uma taxa de 96 kbps, reproduzir com boa qualidade um áudio com banda de até 15 kHz.

Alternativas
Comentários

ID
728068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Acerca dos padrões de TV e rádio digital, julgue os itens a seguir.


Uma das características do sistema norte-americano de TV digital denominado ATSC é a robustez na recepção com aparelhos móveis.

Alternativas
Comentários
  • O padrão ATSC-T (ATSC – Terrestre/Norte Americano), como será visto adiante, em sua versão atual, não permite aplicações móveis e portáteis, devido a um conjunto de características, tais como: modulação, entrelaçamento temporal e inflexibilidade na configuração dos parâmetros de transmissão, que causam uma baixa imunidade a multipercurso afetando a recepção em campo (outdoor) e interiores (indoor).


ID
728071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

Acerca dos padrões de TV e rádio digital, julgue os itens a seguir.


Para a radiodifusão sonora digital, o Brasil adotou o sistema HD Rádio para emissões em ondas médias e em VHF e o sistema DRM (digital radio mondiale) para emissões em ondas curtas.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: "Errado"
    O padrão escolhido pelo governo brasileiro é o americano :In Band On Channel” (Iboc, na sigla em inglês), abrindo mão da opção européia de “Digital Radio Mondiale” (DRM).
    A diferença é que o sistema europeu não permite a transmissão simultânea da programação em analógico e digital, ou seja, deixaria todo mundo fora do ar. O Brasil é o quarto país do mundo a adotar rádio digital, atrás dos Estados Unidos, Canadá e México.

    fonte: http://webinsider.uol.com.br/2005/10/26/o-radio-digital-ja-comecou-no-brasil-sabia/

ID
728074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

A respeito do SBTVD, julgue os itens seguintes.

No SBTVD, a banda de 6 MHz do canal de transmissão é dividida em 13 segmentos: 12 segmentos são utilizados para transmissão de HDTV ou de até 4 programas de TV com resolução standard e um segmento é usado para a transmissão de até 2 programas de TV para recepção com aparelhos portáteis — o denominado one-seg.

Alternativas
Comentários
  • No Brasil cada canal tem uma largura de 6MHz. No ISDB-TB essa largura é
    dividida em 14 partes, sendo 13 partes usadas para transmissão e uma usada como
    banda de guarda entre os canais. Logo cada parte tem 428.57KHz, e é chamada de
    segmento OFDM. Cada tipo de serviço (fixo,móvel ou portátil) pode ser composto de
    um ou mais segmentos OFDM.

ID
728077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações

A respeito do SBTVD, julgue os itens seguintes.

A potência de um sinal SBTVD é, geralmente, distribuída uniformemente na banda de 6 MHz de um canal de TV, diferentemente da distribuição da potência de um sinal analógico de TV, que apresenta maiores concentrações nas proximidades das portadoras de vídeo e de áudio.

Alternativas

ID
728080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações

A respeito do SBTVD, julgue os itens seguintes.

O regulamento técnico para o SBTVD estabelece as seguintes classes de estações de TVD: Especial, A, B e C. O regulamento técnico para a TV analógica também estabelece essas classes de estação, entretanto a potência máxima permitida para uma estação de TVD é menor do que a permitida para uma estação analógica, ambas pertencentes a mesma classe.

Alternativas

ID
728083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

A respeito do SBTVD, julgue os itens seguintes.

No projeto de instalação de uma estação de TV Digital — de elaboração obrigatória, segundo o Ministério das Comunicações —, o contorno protegido a ser considerado tem valor de 70 dB:, o mesmo usado no projeto de uma estação de TV analógica.

Alternativas

ID
728086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Com base na Lei n.º 9.472/1997, denominada Lei Geral de
Telecomunicações, julgue os itens seguintes, relativos à ANATEL,
suas atribuições e organização.

Admite-se a realização, pela ANATEL, de licitação na modalidade de pregão para a contratação de obras que visem à ampliação de sede regional da agência.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    LEI Nº 9.472, DE 16 DE JULHO DE 1997.
     
    Art. 54. A contratação de obras e serviços de engenharia civil está sujeita ao procedimento das licitações previsto em lei geral para a Administração Pública.
     
    Parágrafo único. Para os casos não previstos no caput, a Agência poderá utilizar procedimentos próprios de contratação, nas modalidades de consulta e pregão.
  • Errado. Agência poderá utilizar procedimentos próprios de contratação, nas modalidades de CONSULTA e PREGÃO.


ID
728089
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Com base na Lei n.º 9.472/1997, denominada Lei Geral de
Telecomunicações, julgue os itens seguintes, relativos à ANATEL,
suas atribuições e organização.

A ANATEL, órgão regulador das telecomunicações no Brasil, subordina-se administrativamente ao Ministério das Comunicações.

Alternativas
Comentários
  • A Agência é administrativamente independente, financeiramente autônoma, não subordinada hierarquicamente a nenhum órgão de governo. Última instância administrativa, as decisões da Anatel só podem ser contestadas judicialmente.
  • Art. 9° A Agência atuará como autoridade administrativa independente, assegurando-se-lhe, nos termos desta Lei, as prerrogativas necessárias ao exercício adequado de sua competência.

    Art. 19. À Agência compete adotar as medidas necessárias para o atendimento do interesse público e para o desenvolvimento das telecomunicações brasileiras, atuando com independência, imparcialidade, legalidade, impessoalidade e publicidade, e especialmente

  • A ANATEL, órgão regulador das telecomunicações no Brasil, subordina-se administrativamente ao Ministério das Comunicações. R: A Agência é administrativamente independente... Questão errada por essa troca do texto.


ID
728092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Com base na Lei n.º 9.472/1997, denominada Lei Geral de
Telecomunicações, julgue os itens seguintes, relativos à ANATEL,
suas atribuições e organização.

Cabe ao Conselho Diretor da ANATEL a aprovação do plano geral de metas para a universalização dos serviços de telecomunicações no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Lei 9.472/1997 Lei geral das Telecomunicações

    Art. 18. Cabe ao Poder Executivo, observadas as disposições desta Lei, por meio de decreto:

            I - instituir ou eliminar a prestação de modalidade de serviço no regime público, concomitantemente ou não com sua prestação no regime privado;

            II - aprovar o plano geral de outorgas de serviço prestado no regime público;

            III - aprovar o plano geral de metas para a progressiva universalização de serviço prestado no regime público;

            IV - autorizar a participação de empresa brasileira em organizações ou consórcios intergovernamentais destinados ao provimento de meios ou à prestação de serviços de telecomunicações.

            Parágrafo único. O Poder Executivo, levando em conta os interesses do País no contexto de suas relações com os demais países, poderá estabelecer limites à participação estrangeira no capital de prestadora de serviços de telecomunicações.

  • Art. 19. À Agência compete adotar as medidas necessárias para o atendimento do interesse público e para o desenvolvimento das telecomunicações brasileiras, atuando com independência, imparcialidade, legalidade, impessoalidade e publicidade, e especialmente:

  • Cabe ao Poder Executivo, e não ao Conselho Diretor da ANATEL a aprovação do plano geral de metas para a universalização dos serviços de telecomunicações no Brasil. Questão errada por essa mudança no texto.


ID
728095
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Com base na Lei n.º 9.472/1997, denominada Lei Geral de
Telecomunicações, julgue os itens seguintes, relativos à ANATEL,
suas atribuições e organização.

A ANATEL representa oficialmente o Brasil na União Internacional das Telecomunicações.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Art.19
    II - representar o Brasil nos organismos internacionais de telecomunicações, sob a coordenação do Poder Executivo.
  • Art. 19. À Agência compete adotar as medidas necessárias para o atendimento do interesse público e para o desenvolvimento das telecomunicações brasileiras, atuando com independência, imparcialidade, legalidade, impessoalidade e publicidade, e especialmente:

    II - representar o Brasil nos organismos internacionais de telecomunicações, sob a coordenação do Poder Executivo;


ID
728098
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Com base na Lei n.º 9.472/1997, denominada Lei Geral de
Telecomunicações, julgue os itens seguintes, relativos à ANATEL,
suas atribuições e organização.

O Conselho Diretor, órgão superior da ANATEL, é composto por cinco conselheiros, escolhidos pelo presidente da República e por ele nomeados após a aprovação dos nomes pelo Senado Federal.

Alternativas
Comentários
  • Lei 9.472/1997
    Art. 23. Os conselheiros serão brasileiros, de reputação ilibada, formação universitária e elevado conceito no campo de sua especialidade, devendo ser escolhidos pelo Presidente da República e por ele nomeados, após aprovação pelo Senado Federal, nos termos da alínea f do inciso III do art. 52 da Constituição Federal.
     

  • Art. 20. O Conselho Diretor será composto por Presidente e 4 (quatro) conselheiros e decidirá por maioria absoluta.

    Art. 21. As sessões do Conselho Diretor serão registradas em atas, que ficarão arquivadas na Biblioteca, disponíveis para conhecimento geral.

    § 1º Quando a publicidade puder colocar em risco a segurança do País, ou violar segredo protegido ou a intimidade de alguém, os registros correspondentes serão mantidos em sigilo.

    Art. 23. Os membros do Conselho Diretor serão brasileiros e terão reputação ilibada, formação universitária e elevado conceito no campo de sua especialidade, devendo ser indicados pelo Presidente da República e por ele nomeados, após aprovação pelo Senado Federal,

    art 24 O mandato dos membros do Conselho Diretor será de 5 (cinco) anos, vedada a recondução


ID
728101
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Ainda com base na Lei Geral de Telecomunicações, julgue os
próximos itens.

A exploração de serviços de telecomunicação em regime público por empresas com sede no Brasil pode ser outorgada por meio de permissão, por período de até vinte anos, não prorrogável.

Alternativas
Comentários
  • A Lei 9.472 expressamente define o prazo de 20 anos para os contrados de concessão no art. 99. Contudo a mesma previsão (expressa) não existe para a permissão.

     Art. 99. O prazo máximo da concessão será de vinte anos, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, desde que a concessionária tenha cumprido as condições da concessão e manifeste expresso interesse na prorrogação, pelo menos, trinta meses antes de sua expiração.

    Mas em seu art. 124 a lei diz que o contrato de permissão pode ser prorrogado, por tempo indefinido. Logo a questão está errada. Contudo não ficou claro para mim o tempo máximo do contrato de permissão.

            Art. 124. A permissão poderá ser mantida, mesmo vencido seu prazo máximo, se persistir a situação excepcional que a motivou.



ID
728104
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Ainda com base na Lei Geral de Telecomunicações, julgue os
próximos itens.

A operação de sistema de comunicações sem fio pelo Exército Brasileiro dispensa autorização da ANATEL caso sejam utilizadas faixas de frequência destinadas às Forças Armadas.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    LEI Nº 9.472, DE 16 DE JULHO DE 1997.
     
     Art. 163. O uso de radiofreqüência, tendo ou não caráter de exclusividade, dependerá de prévia outorga da Agência, mediante autorização, nos termos da regulamentação.
     
            § 1° Autorização de uso de radiofreqüência é o ato administrativo vinculado, associado à concessão, permissão ou autorização para prestação de serviço de telecomunicações, que atribui a interessado, por prazo determinado, o direito de uso de radiofreqüência, nas condições legais e regulamentares.
     
            § 2° Independerão de outorga:
     
            I - o uso de radiofreqüência por meio de equipamentos de radiação restrita definidos pela Agência;
     
            II - o uso, pelas Forças Armadas, de radiofreqüências nas faixas destinadas a fins exclusivamente militares.
  • ART-163

    § 2° Independerão de outorga:

    I - o uso de radiofreqüência por meio de equipamentos de radiação restrita definidos pela Agência;

    II - o uso, pelas Forças Armadas, de radiofreqüências nas faixas destinadas a fins exclusivamente militares.


ID
728107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Ainda com base na Lei Geral de Telecomunicações, julgue os
próximos itens.

Serviços que não estejam sujeitos a metas de universalização podem ser explorados de acordo com o regime privado.

Alternativas
Comentários
  • Ver definição do paragrafo único do art. 63 da Lei 9.472

    Art. 63. Quanto ao regime jurídico de sua prestação, os serviços de telecomunicações classificam-se em públicos e privados.

            Parágrafo único. Serviço de telecomunicações em regime público é o prestado mediante concessão ou permissão, com atribuição a sua prestadora de obrigações de universalização e de continuidade.

  • Serviços que não estejam sujeitos a metas de universalização podem ser explorados de acordo com o regime privado. CORRETA


  • Lei 9.472, Art. 65. Cada modalidade de serviço será destinada à prestação:

      I - exclusivamente no regime público;

      II - exclusivamente no regime privado; ou

      III - concomitantemente nos regimes público e privado.

      § 1° Não serão deixadas à exploração apenas em regime privado as modalidades de serviço de interesse coletivo que, sendo essenciais, estejam sujeitas a deveres de universalização.


ID
728110
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Considerando o disposto na Resolução da ANATEL n.º 477/2007
e em seu anexo, julgue os itens a seguir, relativos ao serviço móvel
pessoal (SMP).

Suponha que, com o objetivo de garantir a universalização dos serviços móveis, seja instalada, em um município com 25 mil habitantes no interior da Amazônia, uma estação de rádio base (ERB). Nessa situação, dado o interesse coletivo ser protegido por legislação federal, a instalação da referida ERB deve ser realizada conforme as normas estabelecidas pela ANATEL, em detrimento do disposto em normas estaduais ou municipais sobre o assunto.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 9.472, DE 16 DE JULHO DE 1997.
     
      Art. 74. A concessão, permissão ou autorização de serviço de telecomunicações não isenta a prestadora do atendimento às normas de engenharia e às leis municipais, estaduais ou do Distrito Federal relativas à construção civil e à instalação de cabos e equipamentos em logradouros públicos.

ID
728113
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Considerando o disposto na Resolução da ANATEL n.º 477/2007
e em seu anexo, julgue os itens a seguir, relativos ao serviço móvel
pessoal (SMP).

Em regiões de fronteira entre áreas de registro, deve-se priorizar o uso de antenas omnidirecionais, a fim de reduzir a interferência entre as diferentes operadoras que utilizem a mesma faixa de frequências.

Alternativas
Comentários

  • resposta: errado

    Art. 104. A prestadora deve coordenar as freqüências que irá utilizar em suas Estações Rádio Base, com as entidades que possuam estações cujos equipamentos possam afetar ou serem afetados pelas Estações Rádio Base, proporcionando interferência ou restrição à capacidade do sistema.
    ...
    §2º Em regiões situadas nos limites geográficos de Áreas de Registro ou de Áreas de Prestação a prestadora deve, além dos procedimentos estabelecidos em regulamentação específica:
    ...
    III - dar prioridade à implantação de ERBs setorizadas em detrimento de ERB com sistemas irradiantes omnidirecionais, a fim de minimizar situações de interferência e facilitar o controle, quando de sua existência;

ID
728116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Considerando o disposto na Resolução da ANATEL n.º 477/2007
e em seu anexo, julgue os itens a seguir, relativos ao serviço móvel
pessoal (SMP).

As operadoras de SMP estão dispensadas de oferecer atendimento presencial ao cliente, desde que ofereçam atendimento por meio de telefone ou Internet 24 horas por dia.

Alternativas
Comentários

ID
728119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Considerando o disposto na Resolução da ANATEL n.º 477/2007
e em seu anexo, julgue os itens a seguir, relativos ao serviço móvel
pessoal (SMP).

Considere que, para melhorar a cobertura de sinal em uma região da zona rural, uma operadora de SMP pretenda aumentar a altura da antena de transmissão dessa região de 20 m para 35 m. Nessa situação, o projeto referente a essa alteração, assim como a anotação de responsabilidade técnica (ART), devem ser apresentados à ANATEL.

Alternativas

ID
728122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Com referência à Resolução da ANATEL n.º 426/2005 e ao seu
anexo, julgue os itens que se seguem, acerca do serviço telefônico
fixo comutado (STFC).

Considere que, em uma capital brasileira, uma falha ocorrida na central telefônica de uma operadora que provê 1 milhão de acessos à telefonia fixa tenha provocado interrupção na comunicação de 70 mil assinantes. Nessa situação, a operadora deverá notificar os usuários dessa localidade sobre a falha ocorrida.

Alternativas
Comentários
  • Art. 31. Ocorrida a interrupção do STFC, por qualquer razão, a prestadora deve notificar os usuários da localidade afetada mediante aviso público, comunicando-lhes os motivos, as providências adotadas para o restabelecimento dos serviços e a existência de meios alternativos para minimizar as conseqüências advindas da interrupção.

    § 1º O previsto no caput se aplica na ocorrência de falhas de rede de telecomunicações, de qualquer tipo, que venham a interromper o STFC em mais de 10% do total de acessos em serviço ou mais de 50 mil acessos em serviço da localidade, o que for menor.


ID
728125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Com referência à Resolução da ANATEL n.º 426/2005 e ao seu
anexo, julgue os itens que se seguem, acerca do serviço telefônico
fixo comutado (STFC).

Prestadora sem poder de mercado significativo não necessita submeter seus planos de serviços alternativos à aprovação da ANATEL.

Alternativas

ID
728128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Com referência à Resolução da ANATEL n.º 426/2005 e ao seu
anexo, julgue os itens que se seguem, acerca do serviço telefônico
fixo comutado (STFC).

As modalidades do STFC incluem as chamadas de longa distância internacional.

Alternativas

ID
728131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Considerando que um usuário do STFC não tenha pagado sua conta
telefônica, referente a despesas com serviço pós-pago, à operadora
A, julgue os itens subsecutivos.

O serviço não poderá ser suspenso, caso o assinante tenha solicitado contestação de débitos e esta ainda esteja sendo analisada pela operadora.

Alternativas

ID
728134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Considerando que um usuário do STFC não tenha pagado sua conta
telefônica, referente a despesas com serviço pós-pago, à operadora
A, julgue os itens subsecutivos.

O assinante poderá solicitar nova linha telefônica a outra prestadora de STFC, que, por sua vez, não poderá se recusar a celebrar com ele o contrato de prestação de serviços, apesar da aludida inadimplência.

Alternativas

ID
728137
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Considerando que um usuário do STFC não tenha pagado sua conta
telefônica, referente a despesas com serviço pós-pago, à operadora
A, julgue os itens subsecutivos.

A operadora A poderá suspender totalmente o serviço de STFC do assinante após trinta dias de atraso do pagamento da conta telefônica.

Alternativas

ID
728140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Com base no Plano Geral de Outorgas (PGO), que disciplina as
concessões de telefonia fixa local e de longa distância nacional e
internacional, julgue os itens subsequentes.

Sabendo-se que, de acordo com o PGO, o Brasil foi dividido em regiões, é correto afirmar que a um mesmo grupo econômico podem ser outorgadas concessões em duas regiões diferentes.

Alternativas
Comentários
  • O Decreto 6654 revogou o decreto 2534. Em seu art 6 o decreto 6654 estabelece:
    Art. 6o  As transferências de concessão ou de controle de concessionária do serviço a que se refere o art. 1o deverão observar o princípio do maior benefício ao usuário e ao interesse social e econômico do País.
    (...)

    § 3o  São vedadas as transferências que resultem em desmembramento de áreas de atuação de concessionária de um mesmo Grupo, em cada Região definida neste Plano Geral de Outorgas

ID
728143
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Com base no Plano Geral de Outorgas (PGO), que disciplina as
concessões de telefonia fixa local e de longa distância nacional e
internacional, julgue os itens subsequentes.

No caso de desmembramento de estados — como o proposto recentemente para o estado do Pará —, poderão ser redistribuídas as áreas de concessão estabelecidas no PGO.

Alternativas
Comentários
  • O Decreto 6654 revogou o decreto 2534. Em seu art 4 o decreto 6654 estabelece:

    Art. 4o  O território brasileiro, para efeito deste Plano Geral de Outorgas, é dividido nas áreas que constituem as quatro Regiões estabelecidas no Anexo I.
    § 1o  As Regiões referidas no Anexo I constituem áreas distintas entre si.
    § 2o  As Regiões I, II, e III são divididas em Setores, conforme Anexo II, sendo que a Região IV compreende todos os Setores.
    § 3o  As áreas de concessão ou de autorização estabelecidas neste Plano Geral de Outorgas não serão afetadas por desmembramento ou incorporação de Município, Território, Estado ou Distrito Federal.

ID
728146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos elementos de interconexão empregados em redes
de computadores, julgue os itens seguintes.

Gateways são dispositivos que atuam até a camada de rede, assim como roteadores, no entanto são mais adequados para interligar redes com tecnologias diferentes.

Alternativas
Comentários
  • Gateway, ou porta de ligação, é uma máquina intermediária geralmente destinada a interligar redes, separar domínios de colisão, ou mesmo traduzir protocolos. Exemplos de gateway podem ser os routers (ou roteadores) e firewalls, já que ambos servem de intermediários entre o utilizador e a rede. Um proxy também pode ser interpretado como um gateway (embora em outro nível, aquele da camada em que opera), já que serve de intermediário também.
  • Gateway tem como função traduzir e adaptar packets (pacotes de info.Contêm tipicamente header, payload & frame check sequence) originários de LAN para que estes possam atingir o host desejado. Tb traduzem as respostas e retorná-las ao peers de comunicação local. Assim, é freqüente a utilização de protocolos de tradução de addresses, como o NAT — simples implementação de gateway.
  • Vamos para a definição de gateway: Um gateway de rede é um sistema de internetworking (inter-redes) capaz de realizar a comunicação entre duas redes que utilizam protocolos diferentes. Ex.: um gateway voip permite a interconexão de uma rede de voz digital com uma analógica. Um gateway pode ser implementado completamente em software, completamente em hardware, ou uma combinação de ambos. Dependendo dos tipos de procolos suportados, gateways podem operar em qualquer camada do modelo OSI.
    O fato de operar em qualquer camada do modelo OSI é que torna a questão errada, pois ela informa que estes dispositivos operam até a camada de rede.
  • Galera, uma informação que matava a questão logo de primeira... Lembrem-se sempre disso:
    Gateways podem atuar em TODAS as camadas!
  • Outra questão CESPE que ajuda a entender porque o gabarito dessa questão está errado:

    (CESPE) Um gateway é um dispositivo que opera em todas as camadas de uma rede e é capaz de atuar nas cinco camadas da arquitetura TCP/IP e nas sete camadas do modelo OSI. (C)

    GAB E

  • GATEWAY É PIKA, DEVEMOS RESPEITAR A HISTÓRIA DO MLK. TRABALHA EM TODAS AS CAMADAS.


ID
728149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos elementos de interconexão empregados em redes
de computadores, julgue os itens seguintes.

O emprego de bridges propicia melhor desempenho às redes que se baseiam em hubs, visto que esse dispositivo segmenta os domínios de broadcast e, consequentemente, reduz o número de colisões de quadros Ethernet.

Alternativas
Comentários
  • Bridges não segmentam os domínios de broadcast, quem faz isso são os Roteadores e as VLANs.
  • Quando 2 networks usam diferentes protocols/padrões (e.g. Ethernet & Token Ring)há a necessidade de usar bridges para conectá-las.Bridge envia packet  para host final, enquanto que hub envia o packet em broadcast.
  • Switches e Bridges são dispositivos definidos na Camada de Enlace, que operam analisando os frames que cruzam a rede. Dispositivos da camada de Enlace propagam mensagens do tipo broadcast, ou seja, não há uma quebra desses domínios. Apenas dispositivos de camada 3 (rede), como routers, são capazes de realizar essa segmentação.
  • -Tráfegos de broadcast e multicast são encaminhados.
    -Diminui o domínio de colisão.
  • É freqüente serem confundidos os conceitos de bridge e concentrador (ou hub); uma das diferenças, é que o pacote é enviado unicamente para o destinatário, enquanto que o hub envia o pacote em broadcast.
  • Bridges segmentam redes formando dominios de colisão separados, e assim como os switches as pontes formam um único dominio de broadcast.
  • Simplificando os comentários abaixo:

    Bridges:

    - Definem domínios de colisão por porta;

    - Não segmentam/definem domínio de broadcast; (VLAN faz isso)

  • Vamos lá:

    1- Hub atua na camada 1. Um domínio de colisão por equipamento. Um domínio de broadcast por equipamento.

    2- Switch atua na camada 2. Um domínio de colisão por porta do equipamento. Um domínio de broadcast por equipamento.

    3- Bridge atua na camada 2. Um domínio de colisão por porta do equipamento. Um domínio de broadcast por equipamento.

    Sobre a questão especificamente: "O emprego de bridges propicia melhor desempenho às redes que se baseiam em hubs, visto que esse dispositivo segmenta os domínios de broadcast e, consequentemente, reduz o número de colisões de quadros Ethernet." Na verdade, o bridge não segmenta domínio de broadcast. Ele segmenta apenas os domínios de colisão.

    Logo,  a questão está ERRADA.

  • GAB: Errado

    O Bridges segmenta os domínios de colisão e não os domínios de broadcast(todos)

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    Segundo Sousa (2009, p.100), "Um domínio de broadcast é um conjunto de segmentos de redes locais interligado por bridges ou switches em que um frame de broadcast enviado por uma placa de rede de um dispositivo é recebido por todas as placas de rede de todos os dispositivos do mesmo domínio de broadcast.


ID
728152
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos elementos de interconexão empregados em redes
de computadores, julgue os itens seguintes.

Os repetidores, assim como os hubs, não possuem métodos de prevenção contra colisão de pacotes, o que exige, dos protocolos de acesso ao meio, execução de tratamento.

Alternativas
Comentários
  • O hub é um repetidor multiporta, e ambos não evitam colisões!
  • Hub atua em Physical Layer, portanto só repete o sinal. Não há collision detection.
  •   Afirmativa correta.
    Repetidor é um equipamento utilizado para interligar de redes idênticas, pois eles amplificam e regeneram eletricamente os sinais transmitidos no meio físico.
    O hub é um dispositivo que tem a função de interligar os computadores de uma rede local. Sua forma de trabalho é a mais simples se comparado ao switch e ao roteador: o hub recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas. No momento em que isso ocorre, nenhum outro computador consegue enviar sinal. Sua liberação acontece após o sinal anterior ter sido completamente distribuído.
    Ambos atuam apenas da camada física do modelo OSI, e não realizam nenhum tratamento sobre os dados.
    Fontes:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Repetidor
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hub
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_OSI

  • Atuando na camada física, o repetidor conecta segmentos de rede, amplificando e transmitindo os sinais elétricos que ocorrem em um segmento para o(s) outro(s).  Caso haja uma colisão ou interferência elétrica em um dos segmentos, ela se propagará para todos os outros segmentos.
  • O HUB não tem um domínio de colisão?

  • CERTO ☑ 

    HUB: distribui sinal em uma rede

    O HUB não é capaz de gerenciar endereços físicos MAC, por isso transmite broadcast.

    Hub é um dispositivo de rede de comunicação que atua na camada física sem examinar os endereços da camada de enlace

    Memorize: O HUB É BURRO.

  • CERTO

    A questão fala exatamente que por o HUB (repetidores) não ter controle de colisão, deverá usar protocolos que façam esse controle. Nesse caso, CSMA/CD.

    Fonte: Leo Matos


ID
728155
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos elementos de interconexão empregados em redes
de computadores, julgue os itens seguintes.

A configuração de VLANs permite que uma rede com base em switches seja segmentada em diferentes domínios de broadcast, de forma similar aos roteadores.

Alternativas
Comentários
  • as VLANs, juntamente com os roteadores são os únicos que isolam os domínios de broadcast!
  • A implantação de VLANs possibilta a partição de uma rede local em diferentes segmentos lógicos (criação de novos domínios broadcast), permitindo que usuários fisicamente distantes (por exemplo, um em cada andar de um edifício) estejam conectados a mesma rede.
  • Teoria
    VLAN é uma rede local virtual existente em um comutador (switch) de forma a dividir uma rede fisica em mais de uma rede virtual. Desde modo é possivel seguimentar a rede em varios dominios de broadcast separados. Uma VLAN também torna possível colocar em um mesmo domínio de broadcast, hosts com localizações físicas distintas e ligados a switches diferentes. Um outro propósito de uma rede virtual é restringir acesso a recursos de rede sem considerar a topologia da rede, porém este método é questionável.
    Redes virtuais operam na camada 2 do modelo OSI. No entanto, uma VLAN geralmente é configurada para mapear diretamente uma rede ou sub-rede IP, o que dá a impressão que a camada 3 está envolvida. Enlaces switch-a-switch e switch-a-roteador são chamados de troncos. Um roteador ou switch de camada 3 serve como o backbone entre o tráfego que passa através de VLAN's diferentes.

    Resposta: Certo

     
  • Questao mal formulada, deveria especificar que o switch é layer 3, uma vez que switches layer 2 não isolam domínios de broadcast.
  • Switch layer 2 isola dominio de broadcast sim. Pois estes, utilizam VLAN's para o mesmo.


ID
728158
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos elementos de interconexão empregados em redes
de computadores, julgue os itens seguintes.

O padrão 802.1Q, importante recurso dos switches modernos, proporciona maior segurança e desempenho à rede. Contudo, o formato dos seus quadros é incompatível com o padrão 802.3, não sendo apropriado, por exemplo, para operar com as interfaces de rede das estações de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Em 802.1Q, o tamanho de Ethernet frame para frames tagged foi aumentado e em 802.3 (1.522 bytes). Em switchs que não têm esse update pode haver descarte frames por oversized- frame maior que o permitido pela MTU (Maximum transmission unit).
  • O gabarito definitivo dessa questão foi alterado, a questão está ERRADA. A justificativa do CESPE foi que a incompatibilidade afirmada no segundo período não está correta.
  • Olá, pessoal!
    O gabarito foi atualizado para "E", conforme edital publicado pela banca e postado no site.
    Justificativa da banca:  A incompatibilidade afirmada no segundo período do item não está correta, razão suficiente para a alteração de gabarito.
    Bons estudos!
  • Infelizmente, em literaturas renomadas como  a do Tanenbaum, existem afirmações como a da questão acima, veja ed 5 pag 217. No entanto, deveriamos saber (ou talvez o elaborador deveria saber) que mesmo as literaturas consagradas estão desatualizadas. Hoje em dia as placas 302.3(ethernet) são compatíveis. 
  • O padrão IEEE 802.1ac alterou o formato dos quadros Ethernet a fim de que acomodar as necessidades de QoS e VLAN. O quadro Ethernet tradicional foi aumentado em 4Bytes, portanto afirmativa ERRADA.


ID
728161
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à arquitetura TCP/IP e aos seus
principais protocolos.

Apesar de cuidar do controle de fluxo fim a fim, o TCP (transmission control protocol) não faz a fragmentação e a reconstrução de pacotes, deixando essa tarefa para as camadas subjacentes.

Alternativas
Comentários
  • O TCP é um protocolo orientado a conexões confiável que permite a entrega sem erros de um fluxo de bytes originário de uma determinada máquina em qualquer computador da internet. Esse protocolo fragmenta o fluxo de bytes de entrada em mensagens discretas e passa cada uma delas para a camada internet. No destino, o processo TCP receptor volta a montar as mensagens recebidas no fluxo de saída.

    Tanenbaum, pg.29, 5ed
  • Urameshi está correto. Complementando:

    Segmentação é característica de TCP. Faz parte do conceito de entrega ordenada - em aplication layer há a entrega ao TCP de blocos de dados com um tamanho arbitrário num fluxo (ou stream) de dados em octetos. O TCP segmenta estes dados de tamanho especificado pelo valor MTU.
  • Para mim a questão está errada pois o TCP divide a mensagem recebida da camada de aplicação em segmentos e repassa esses segmentos ao IP, o qual encapsula os segmentos em datagramas que poderão ser divididos em pacotes. Assim, o TCP não lida diretamente com pacotes.
  • Na verdade acho que o grande problema da questão está no termo "pacotes". O termo correto seria mensagem. Pacote se refere, justamente, à fragmentos da mensagem gerado ( ai sim) pela camada de transporte. Por ser uma questão que cobra certo e errado, torna-se dificil saber o que a banca deseja saber.
  • Na verdade a diferença na nomenclatura é bastante crucial na área de redes e foi isso que causou a confusão nessa questão. Eu concordo com os colegas aí acima quanto à nomenclatura.
    A camada de transporte não FRAGMENTA ela SEGMENTA os dados e nessa área essa diferenciação é fundamental para a compreensão do conteúdo e das questões. Também acho que esta questão está errada. 
    Acho também que há outro erro em relação também a nomenclatura já que a camada de transporte lida com SEGMENTOS, os PACOTES são justamente da camada de REDES, assim como os QUADROS são da camada de ENLACE. 
    Então realmente o TCP não realiza a fragmentação e sim a SEGMENTAÇÃO, talvez o erro da questão esteja justamente no termo PACOTE, porém ele realmente não trata nem gera pacotes e sim a camada de REDE é que gera os pacotes. Não consegui ver o erro da questão
    Enfim de acordo com essa nomenclatura acho que o gabarito da questão está errado, a nao ser q eu não tenha visto algum erro além desses que eu citei acima, lembrando que esse é o gabarito PRELIMINAR, o CESPE ainda não lançou o definitivo dessa prova e com certeza está analisando uma chuva de recursos para essa questão. VAMOS ESPERAR e torcer para que eles tenham bom senso não só nessa questão, como na hora de formular outras tantas, eles deveriam ter o BOM SENSO para fazer questões que não gerassem tanta polêmica.

    Aos colegas peço que me corrijam se eu estiver errado.

    Obrigado
  • O TCP é um protocolo de transporte orientado a conexão e confiável que pode eventualmente transmitir pacotes fora de ordem, mas no destino ele remonta na ordem esses pacotes, ou seja ele fragmenta sim os pacotes, os envia e os remonta na ordem que deveriam estar, para posteriormente repassar à camada de aplicação.
    O erro está em dizer que ele não faz fragmentação e reconstrução de pacotes.
  • Vou discordar dos colegas acima.
    O TCP de fato não fragmenta e nem remonta pacotes. O PDU do TCP é segmento. Dizer que o TCP fragmenta fluxo de dados, que é sinônimo de segmentação é uma coisa. Dizer que fragmenta pacotes é outra.
    O erro da questão ocorre quando o autor coloca que a tarefa de fragmentação e remontagem dos pacotes é feita nas camadas subjacentes, quando na verdade é realizada apenas e tão somente na camada de rede. Perceba que o plural invalidou a questão.
  • Questão muito capciosa. O CESPE joga a afirmação "o TCP (transmission control protocol) não faz a fragmentação e a reconstrução de pacotes" para que o candidato faça uma reflexão fragmentação x segmentação e TCP x IP (como citado pelos colegas) e não dê muita atenção para a última oração da questão "deixando essa tarefa para as camadas subjacentes"; que é onde está o equívoco, uma vez que a fragmentação (e recosntrução) é feita SOMENTE pelo protocolo IPv4.
  • Realmente quem faz a Fragmentação (processo de divisão de datagramas em pequenas partes, denominadas fragmentos) é o protocolo IP. Os datagramas posseuem cabeçalhos e formatos identicos. Observa-se, ainda, que fragmentos podem ser fragmentados.
    Utiliza-se os seguintes campos do cabeçalho IP:
    - Identification: número inteiro que identifica o datagrama original, copiado para cada fragmento
    - Fragment Offset: deslocamento dos dados do fragmento em relação ao datagrama original; indicado em unidades de 8 bytes
    - Flags: conjuntos de 3 bits que auxiliam o processo de fragmentação; apenas dois bits são usados
    - Dont Fragment (DF): desabilita a fragmentação (ativa o campo DF)
    - More Fragments: indica se o fragmento transporta dados do fim do datagrama original,sendo o último, então, igual a 0.
  • Segundo Tanenbaum Quarta Edição no Capitulo 5, Item 5.6: 
    "Na Internet, a comunicação funciona da forma descrita a seguir. A camada de transporte recebe os fluxos de dados e os divide em datagramas. Teoricamente, cada datagrama pode ter até 64 Kbytes; no entanto, na prática, geralmente eles têm no máximo 1500 bytes (e portanto cabem em um único quadro Ethernet). Cada datagrama é transmitido pela Internet, talvez fragmentado em unidades menores durante o percurso até o destino. Quando todos os fragmentos finalmente chegam à máquina de destino, eles são remontados pela camada de rede no datagrama original. Em seguida, esse datagrama é entregue à camada de transporte, que o insere no fluxo de entrada do processo de recepção".
  • De acordo com Tanenbaum, 5ª edição, página 349:
    "As entidades transmissoras e receptoras do TCP trocam dados na forma de segmentos." (...)
    "Cada segmento deve caber na MTU no transmissor e receptor (...)."
    "Na prática, a MTU geralmente tem 1500 bytes (tamanho da carga útil Ethernet) (...)."
    "Porém, ainda é possível que os pacotes IP transportando segmentos TCP sejam fragmentados ao passar por um caminho da rede para o qual algum enlace tenha uma MTU pequena."
    "(...) as implementações TCP modernas realizam a descoberta da MTU do caminho " (evitando a fragmentação, pois ela reduz o desempenho)

    Portanto, existe sim a possibilidade do TCP realizar a fragmentação.
  • Essa questao me pegou, pois ate onde sei o TCP nao faz fragmentacao….estudar mais.

  • Além do protocolo IP ter como funcionalidade a fragmentação de pacotes, o TCP também possui essa característica. Sua fragmentação é baseada no tamanho especificado no valor MSS (Maximum Segment Size) definido no handshake de 3 vias do TCP, geralmente possuindo o valor 1460 (quando utiliza o protocolo ethernet na camada de enlace).

    Por essa razão, acredito que a questão esteja errada.

    Fonte: http://www.itnerante.com.br/group/redesdecomputadores/forum/topics/quest-o-de-redes-analista-da-c-mara-2012

  • Se o Tanenbaum disse que fragmenta, e o "Cid" disse que não fragmenta, me desculpe, mas fico com o Tanenbaum!!!

  • Perfeito os comentarios da CID(ou do cid, sei la) e do AporteLima. Divido com vcs a magoa, a raiva e a desgraca de ter errado esse questao por causa de put*** do CESPE. To com vcs e nao abro nessa, moçada!!

    E outra: se cair uma dessas na minha prova eu "erro" de proposito só de raiva.

    Misericordia!!!


ID
728164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à arquitetura TCP/IP e aos seus
principais protocolos.

O ARP é o protocolo cujo papel consiste em traduzir os endereços da camada de rede para endereços da camada de enlace. O RARP, por sua vez, corresponde ao protocolo que faz a operação inversa, não sendo, contudo, obrigatório em uma rede.

Alternativas
Comentários
  • Address Resolution Protocol ou ARP é um protocolo usado para encontrar um endereço da camada de enlace (Ethernet, por exemplo) a partir do endereço da camada de rede (como um endereço IP). Ao processo inverso dá-se o nome de RARP (Reverse ARP).
  • Address Resolution Protocol -ARP- é um protocolo usado para encontrar um data link layer address (e.g. Mac layer) a partir de network layer address (e.g. IP address).É compatível com ATM, Ethenet, FDDI & outras. Ao O processo inverso é RARP (Reverse ARP).
  • ARP - (protocolo de resolução de endereços) é usado para associar um endereço IP a um endereço de hardware.
    Quando um endereço IP é fornecido para entrega de um determinado datagrama, o computador que detem
    aquele endereço é localizado por meio do ARP, que lê o endereço IP e aponta qual o endereço
    MAC do computador que o possui.

    RARP - servia para o exato inverso do ARP, ou sejam com base na informação de um
    endereço MAC inicial, o RARP conseguia descobrir o endereço IP da máquina.
    Esse protocolo não é mais usado.
  • Senhores como ninguém falou sobre este trecho "O RARP [...] não sendo, contudo, obrigatório em uma rede." vou falar um pouco sobre ele.

    Este trecho está correto, visto que novos protocolos foram criados para substituí-lo, portanto não é obrigatório sua adoção. Vejam o que afirma Forouzan.

    Segundo Forouzan(2008,p.175),"Quando um computador sem disco é inicializado, ele precisa de mais informações, além do seu endereço IP. Normalmente, ele precisa conhecer sua máscara de sub-rede, o endereço IP de um roteador e o endereço IP de um servidor de nomes. O RARP não pode oferecer essas informações extras. Novos protocolos foram desenvolvidos para fornecê-las. [...] discutiremos dois protocolos, BOOTP e DHCP, que podem ser usados no lugar do RARP."

    **Portanto, se o RARP PODE SER SUBSTITUÍDO PELO BOOTP E DHCP, ENTÃO ELE NÃO É OBRIGATÓRIO

    Bibliografia:

    FOROUZAN, B. A.; FEGAN, S. C. Protocolo TCP/IP. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.


  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    O Address Resolution Protocol (ARP) é usado para associar um endereço lógico a um endereço físico.

    O Reverse Address Resolution Protocol (RARP) permite que um host descubra seu endereço Internet quando conhece apenas seu endereço físico.

    .

    .

    Comunicação de Dados e Redes de Computadores, Forouzan, 4ª edição.

  • Gabarito: Certo

    ARP - protocolo de resoluções de endereços, é usado para identificar os mapeamentos entre endereços IP e endereços MAC.

    RARP (protocolo de resolução reversa de endereços) - associa um endereço MAC conhecido a um endereço IP. Permite que os dispositivos de rede encapsulem os dados antes de enviá-los à rede... O RARP atua na camada de ligação de dados da pilha de Protocolos TCP/IP.

  • ARP: IP(rede) --------> MAC(enlace)

    RARP: MAC(enlace) --------> IP(rede)

    em outras palavras:

    ARP: quando conhece o IP e quer o MAC

    RARP: quando conhece o MAC e quer o IP(aqui ele possui um endereço IP estático)

  • RESUMO:

    ARP TEM IP E QUER O MAC

    RARP TEM O MAC E QUER O IP

    BIZU DO QC:

    RARP TEM R.

    R DE RICO E RICO TEM MAC!

  • O ARP é o protocolo cujo papel consiste em traduzir os endereços da camada de rede (IP – camada 3) para endereços da camada de enlace (MAC ADDRESS – camada 2).

    O RARP, por sua vez, corresponde ao protocolo que faz a operação inversa (MAC ADDRESS para IP), não sendo, contudo, obrigatório em uma rede.


ID
728167
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à arquitetura TCP/IP e aos seus
principais protocolos.

O SMTP consiste em um protocolo muito utilizado pelos servidores de transporte de email modernos, apesar de possuir tecnologia bastante arcaica, surgida antes mesmo do protocolo HTTP.

Alternativas
Comentários
  • Evidência de tecnologia bastante arcaica de SMTP pode ser encontrada em pt.wikipedia.org com a passagem acerca de SMTP:

    O Sendmail foi um dos primeiros (se não o primeiro) agente de transporte de email a implementar SMTP. Em 2001, havia, pelo menos, cerca de 50 programas que implementavam SMTP como cliente (emissor) ou servidor (receptor). Outros servidores SMTP muito conhecidos são: exim, Postfix, Qmail, Microsoft Exchange Server e o Mail da Apple disponivel apenas para usuários do Mac OS ou do iOS para dispositivos móveis da Apple.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/SMTP
  • O erro na questão, na minha opinião, está em dizer que  "O SMTP consiste em um protocolo muito utilizado pelos servidores de transporte de email modernos". Segundo tanenbaum, O SMTP tem diversos problemas como o tamanho das mensagens que ficam limitadas a 64KB, problemas dos timeouts, o problemas de emails com gráficos dentre outros. O utilizado nos servidores de emails modernos é o ESMTP. Alguem poderá dizer que o ESMTP é apenas uma extensão do SMTP, porém lembro que mesmo assim são protocolos diferentes, e por ser uma questão direta (certo ou errado) o texto deveria ser mais claro.
  • Gabarito: "Correto"

    "O SMTP é muito mais antigo que o HTTP. (O RFC original do SMTP data de 1982, e ele já existia muito antes disso.) Embora tenha inúmeras qualidades maravilhosas, como evidencia sua ubiquidade na Internet, o SMTP é uma tecnologia antiga que possui certas característcas arcaicas."
    KUROSE, James F. Redes de Computadores e a Internet - 2006
    Pág 86 - Item 2.4.1 SMTP.

  • Arcaico??? Segundo estudos da cespe há indicios que os gregos utilizavam SMTP...como marcar certo nisso numa prova?
  • NIXIMURAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHH

  • Da série: "agora tem que decorar até as penas dos crimes?"

  • LEMBREI LOGO DAS AULAS DE HISTÓRIA.

  • Há relatos que Noé utilizou o smtp para convocar os animais para a arca

  • Há relatos que homo sapiens enviavam suas pinturas rupestres através desse protocolo.

  • Gabarito: Certo.

    "O SMTP, definido no RFC 5321, está no cerne do correio eletrônico da Internet. Como já dissemos, esse protocolo transfere mensagens de servidores de correio remetentes para servidores de correio destinatários. O SMTP é muito mais antigo que o HTTP. (O RFC original do SMTP data de 1982, e ele já existia muito antes disso.) Embora tenha inúmeras qualidades maravilhosas, como evidencia sua ubiquidade na Internet, o SMTP é uma tecnologia antiga que possui certas características arcaicas."

    Fonte: Redes de Computadores e A Internet: Uma Abordagem Top-Down. Autor: Kurose, James F., Ross ,Keith W.

    Bons estudos!

  • GAB.: CERTO

    Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: PF Prova: ESCRIVÃO/PF

    Uma empresa tem unidades físicas localizadas em diferentes capitais do Brasil, cada uma delas com uma rede local, além de uma rede que integra a comunicação entre as unidades. Essa rede de integração facilita a centralização do serviço de email, que é compartilhado para todas as unidades da empresa e outros sistemas de informação.

    Tendo como referência inicial as informações apresentadas, julgue o item subsecutivo.

    SMTP é o protocolo utilizado para envio e recebimento de email e opera na camada de aplicação do modelo TCP/IP. CERTO

    Resposta: entre os servidores de correio, o SMTP faz envio e recebimento de e-mail.

    Ano: 2008 Banca: CESPE Órgão: Prova: 

    O serviço SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) permite o envio e o recebimento de mensagens de correio eletrônico em uma intranet, mesmo se ela não estiver conectada à Internet. CERTO

    Resposta: entre os servidores de correio, o SMTP faz envio e recebimento de e-mail.

  • Parando para pensar, as primeiras funções dos computadores iniciais , durante o período da guerra fria e descoberta da internet ARPANET, usavam apenas envio de mensagens/ e-mails, então um dos primeiros protocolos criados foram os SMTP/POP3/IMAP , antes do HTTP que veio a ser criado posteriormente quando ampliado o acesso a websites HTML.

    Gaba: CERTO


ID
728170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à arquitetura TCP/IP e aos seus
principais protocolos.

O sistema de DNS caracteriza-se por um banco de dados distribuído de registros de recursos (RRs — resource records), no qual cada registro de recurso possui um campo de TTL (time to live) que indica o tempo que a entrada deve ser mantida no servidor de nomes autoritativos antes de sua exclusão.

Alternativas
Comentários
  • DNS é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico (o que significa os segmentos de URL:www;com;org;gov etc) e tem a tarefa de fazer query look-up & update entries em seu banco de dados e resolver/converter URL simples em IP addresses.
  • Discordo do colega.

    O erro da questão:  "entrada deve ser mantida no servidor de nomes autoritativos antes de sua exclusão."
    O certo seria no servidor cliente (recursivo) ou do cliente. 
    A zona possui um TTL padrão que pode ser definido em $TLL.
  • O colega Adonai Cerqueira está correto.

    O campo TTL é obrigatório e preenchido pelo servidor de nomes autoritativos para informar ao cache do resolver ou de outro servidor DNS quando este deve ser excluido
  • Colegas, cuidado com alguns comentários errados.

    Vamos por parte:
    "O sistema de DNS caracteriza-se por um banco de dados distribuído de registros de recursos (RRs — resource records)" => Está corrreta a definição do DNS.

    "
    no qual cada registro de recurso possui um campo de TTL (time to live) que indica o tempo que a entrada deve ser mantida no servidor de nomes autoritativos antes de sua exclusão." = > ERRADO, pois a entrada NÃO É EXCLUÍDA, apenas o CACHE da entrada não é mantido nos outros servidores que fizeram a consulta no servidor autoritativo.

    O valor Time-to-Live (TTL) em um registro de recurso indica um período de tempo usado por outros servidores DNS para determinar quanto tempo armazenar em cache informações de um registro antes de expirar e serem descartadas.
     

  • "TTL é o tempo de vida útil do registro de recurso; determina quando um recurso deve ser removido de um cache."
  • Time_to_live fornece uma indicação da estabilidade do registro. As informações muito estáveis são definidas com um número alto, como 86.400 (o número de segundos em 1 dia). As informações muito voláteis recebem um número baixo, como 60 (1 minuto). Tanenbaum, pág 442
  • O Ricardo esqueceu de citar a fonte, segue ela abaixo e outros comentários pertinentes a questão:

    Segundo Kurose (2010, p. 112)"TTL é o tempo de vida útil do registro de recurso; determina quando um recurso deve ser removido de um cache."

    ========================================================================================

    Concordo em parte com o Winicius, segue meus comentários abaixo.

    Segundo Tanenbaum (2011, p. 391), "[..] as entradas em cache não devem ter vida longa. Esse é o motivo para o campo Tempo_de_vida ser incluído em cada registro de recurso. Ele diz aos servidores de nomes remotos por quanto tempo manter os registros em cache. Se determinada máquina tiver tido o mesmo endereço IP por anos, pode ser seguro manter essa informação em cache por um dia. Para informações mais voláteis, pode ser mais seguro eliminar os registros após alguns segundos ou minutos"



    Possível correção da questão:

    [O sistema de DNS caracteriza-se por um banco de dados distribuído de registros de recursos (RRs — resource records), no qual cada registro de recurso possui um campo de TTL (time to live) que indica o tempo que a entrada deve ser mantida no (cache) antes de sua exclusão.]

    Conclusão: Os registros de recursos realmente são excluídos ( eliminados ) do cache, e não do servidor de nomes autoritativos como afirma a questão.

    KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de Computadores e a Internet: Uma Abordagem Top-Down. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2010.
    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.
  • O TTL é um valor em um registro DNS que determina o número de segundos antes que alterações subsequentes no registro sejam efetuadas. 

    fonte: https://support.google.com/a/answer/48090#U

  • Nao confundir:

    DNS é Hierárquico e Distribuído. (não é centralizado)


ID
728179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

A respeito da propagação de sinais em meios diversos, julgue os
itens subsequentes.

O fenômeno da dispersão do sinal, causado pelos diferentes percursos do sinal em uma fibra óptica, é amenizado por meio do emprego de fibras monomodo.

Alternativas
Comentários
  • ✿ Cabo de Fibra Óptica

    Consiste em uma Casca e um Núcleo (de vidro) para transmissão de luz. Possui capacidade de transmissão virtualmente infinita, é imune a interferências eletromagnéticas e consegue ligar distâncias maiores sem a necessidade de repetidores. Como desvantagens, podemos dizer que é

    incapaz de fazer curvas acentuadas, além de ter um custo de instalação e manutenção muito alto em relação ao par trançado. Entendido? Há dois tipos de fibra: Monomodo e Multimodo.

    A Fibra Multimodo leva o feixe de luz por vários modos ou caminhos, por uma distância menor, com menores taxas de transmissão, mais imprecisa, diâmetro maior e alto índice de refração e atenuação, mas possui construção mais simples, é mais barata e utilizada em LANs.

    A Fibra Monomodo leva o feixe de luz por um único modo ou caminho, por uma distância maior, com maiores taxas de transmissão, mais precisa, diâmetro menor e baixo índice de refração e atenuação, mas possui construção mais complexa, é mais cara e utilizada em WANs.

    Fonte: Prof. Diogo Carvalho – Estratégia Concursos

  • Gabarito CORRETO para os não assinantes


ID
728182
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

A respeito da propagação de sinais em meios diversos, julgue os
itens subsequentes.

Considere que a ERP para determinada região da Terra coberta pela irradiação da antena de um satélite seja conhecida. Nesse caso, é possível calcular a potência que será recebida por uma antena localizada nessa região, mesmo que não se conheça a distância entre o satélite e a estação terrena.

Alternativas
Comentários
  • Errado, visto que não está sendo considerado o fator: atenuação por espaço livre que varia de acordo com a distância entre o transmissor e o receptor. Onde A0 = 92,44 + 20 log D (Km) + 20 log f (GHz)  e este por sua vez afeta diretamente na potência que chega ao receptor.

ID
728185
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações

A respeito da propagação de sinais em meios diversos, julgue os
itens subsequentes.

Na faixa de HF — ou seja, na faixa de 3 MHz a 30 MHz —, a influência da ionosfera sobre a propagação do sinal é tal que é possível a comunicação entre estações, na superfície da Terra, localizadas a uma distância de mais de 2.000 km uma da outra.

Alternativas

ID
728188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

A respeito da propagação de sinais em meios diversos, julgue os
itens subsequentes.

Para se obter, em região de campo distante, perfeito casamento de polarização na recepção de qualquer sinal eletromagnético, deve-se empregar uma antena com polarização circular.

Alternativas
Comentários
  • Esta região corresponde à porção mais afastada do entorno de uma fonte eletromagnética, onde a distância é suficientemente grande para que 
    apenas os elementos de campo radiante sejam significativos. Nesta região, os campos eletromagnéticos se aproximam de ondas planas, as 
    componentes de campo elétrico (Eθ ) e magnético (Hφ) são ortogonais e a sua razão é dada pela impedância intrínseca do meio. Logo a melhor opção é empregar uma antena com polarização ortogonal.

    fonte:http://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/95952/297690.pdf?sequence=1

ID
728200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações

Julgue os itens subsequentes, relativos à radiodifusão via satélite e
tecnologias relacionadas.

O padrão DVB-S permite a utilização das modulações QPSK e BPSK. Já pelo padrão DVD-S2, evolução do DVB-S, é permitida a utilização de quatro técnicas: QPSK, 8-PSK, 16APSK e 32APSK, sendo as duas últimas destinadas, principalmente, a aplicações profissionais, embora também possam ser usadas para broadcasting, mas requerem um nível mais alto de C/N disponível e a adoção de métodos de pré-distorção na estação de up-link para minimizar o efeito da não linearidade do transponder.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!
    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Justificativa da banca:  Onde constou o termo “DVD-S2”, deveria ter constado “DVB-S2”, razão pela qual opta-se pela anulação do item.
    Bons estudos!

ID
728203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos à radiodifusão via satélite e
tecnologias relacionadas.

A órbita terrestre baixa (low earth orbit — LEO) é um tipo de órbita adequado para um satélite utilizado para radiodifusão. Se comparada à órbita geoestacionária, a LEO apresenta a vantagem de o gasto de energia para lançar e posicionar o satélite ser menor, além de, para se ter eficácia na comunicação, serem requeridos amplificadores de transponder menos potentes para um satélite em uma LEO.

Alternativas

ID
728206
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos à radiodifusão via satélite e
tecnologias relacionadas.

O LNB (low-noise block downconverter) é um dispositivo instalado junto à corneta alimentadora (feedhorn) de uma antena de recepção de sinais de satélite e possui a função de amplificar, por meio de um amplificador de baixo ruído, o sinal recebido e de converter a faixa de frequências desejada em uma faixa de frequências intermediárias.

Alternativas