SóProvas



Prova COPERVE - UFSC - 2018 - UFSC - Técnico em Enfermagem


ID
2614522
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando a sequência textual abaixo e a norma padrão escrita, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

Quando eu chegar à universidade e avistar o tamanho do campus, ficarei encantado, absorto por tudo aquilo que me espera.

I. Ao se substituir os verbos “chegar” e “avistar” por “vir” e “ver”, estes devem flexionar-se em “vir” e “ver”, respectivamente.
II. Ao se substituir os verbos “chegar” e “avistar” por “vir” e “ver”, estes devem flexionar-se em “vier” e “vir”, respectivamente.
III. Ao se substituir os verbos “chegar” e “avistar” por “vir” e “ver”, estes devem flexionar-se em “vim” e “vê”, respectivamente.
IV. O termo “absorto” por ser substituído por “extasiado” sem prejuízo de significação.
V. A palavra “quando” exerce a função de conjunção subordinativa adverbial temporal.

Alternativas
Comentários
  • As alternativas I, II e III são exclusivas. Só uma pode estar correta e neste caso é a II.

  • Sinônimos de absorto:

    Apenas concentrado nos seus próprios pensamentos:

    concentrado, pensativo, ensimesmado, absorvido, abstraído, alheado, distraído, desatento, desconcentrado, imerso, ausente, distante,

    alienado, alheio, entregue, entretido, hipnotizado, reconcentrado, introvertido, introverso, preocupado.

  • Ver e Vir devem estar no futuro do subjuntivo .

    Quando eu VIR.

    Quando eu VIER

  • Lado bom: ou I ou II ou II está correta. A menos se o verbo for admitir duas conjugações distintas para a mesma pessoa e tempo. (Máximo que conheço são os abundantes, com 2 particípios distintos)

  • Não me conformo com: avistar = vir, na alternativa II.

  • Danilo, é pq ali o verbo VER tá no futuro do subjuntivo.

     

    Quando eu ver o carro de João, arranharei a porta dele... [FORMA ERRADA]

    Quando eu vir o carro de Joao, arranharei a porta dele ... [FORMA CORRETA]

  • gabrito E. bons estudos.

  • Manas, extasiado é sinonimo de encantado.

  • * GABARITO: "e"

    ---

    * COMENTÁRIO: os verbos "vir" e "ver" flexionaram-se, ambos, para o futuro do subjuntivo. Ademais, para quem ficou em dúvida sobre o sinônimo da palavra "absorto", segue lista:

    "Apenas concentrado nos seus próprios pensamentos:

    1 concentrado, pensativo, ensimesmado, absorvido, abstraído, alheado, distraído, desatento, desconcentrado, imerso, ausente, distante, alienado, alheio, entregue, entretido, hipnotizado, reconcentrado, introvertido, introverso, preocupado.

    Que está extasiado e encantado:

    2 extasiado, enlevado, encantado, arrebatado, admirado, embevecido, assombrado, pasmado, pasmo, cativado, extático."

    ---

    * FONTE: "https://www.sinonimos.com.br/absorto/".

    ---

    Bons estudos.

     

  • Esse tipo de questão dá gosto de resolver, mesmo errando, diferentemente das questões elaboradas pela FGV, pois você vê sentido em estar realmente sendo testado em conhecimentos úteis e relevantes.
    Errei devido não ter prestado atenção que os períodos não estão na ordem digamos "correta", que seria: 

    Ficarei encantado, absorto por tudo aquilo que me espera, quando eu chegar à universidade e avistar o tamanho do campus.

  • Ficou na dúvida na conjulgação do verbo, assim como eu? Vamos lá!

     

    III. Ao se substituir os verbos “chegar” e “avistar” por “vir” e “ver”, estes devem flexionar-se em “vim” e “vê”, respectivamente.

    Essa não pode de jeito nenhum, vim está no pretérito, eliminando, assim, 3 alternativas: B, C e D, respectivamente.

     

     

    V. A palavra “quando” exerce a função de conjunção subordinativa adverbial temporal.

     

    Essa altura do campeonato já sabemos que quando é conjução subordinativa adverbial, logo tem que ter a V, exclui-se a A, sobrando apenas a alternativa E.

    Pronto, resolveu sem conjulgar completamente o verbo!

     

     

  • Acertei por eliminação.

  • Cai muuuito a conjugação dos verbos VIR e VER no futuro do subjuntivo e infinitivo.

     

    VERBO VER:

    Futuro do Subjuntivo - Quando eu vir 

    Infinitivo - Para eu ver

     

    VERBO VIR:

    Futuro do Subjuntivo - Quando eu vier

    Infinitivo - Para eu vir

     

    A diferença está nos conectivos:

    Infinitivo - preposição

    Futuro do Subjuntivo - conector SE, QUANDO, TALVEZ, QUEM (=aquele que) 

     

  • Gab.: E

    Somente as afirmativas II, IV e V estão corretas.


ID
2617180
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O acolhimento, no campo da saúde, deve ser entendido como diretriz dos modos de produzir saúde e como ferramenta tecnológica relacional de intervenção na escuta, na construção de vínculo, na garantia do acesso com responsabilização e na resolutividade dos serviços. Sobre o acolhimento e a classificação de risco nas portas de acesso ao sistema de saúde no Brasil, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  A avaliação com classificação de risco pressupõe a determinação de agilidade no atendimento a partir da análise, sob a ótica de protocolo pré-estabelecido, do grau de necessidade do usuário, proporcionando atenção centrada no nível de complexidade e não na ordem de chegada.


ID
2617183
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O acompanhante pode ser visto como um representante da rede social da pessoa internada durante a permanência desta nos ambientes de assistência e é entendido como essencial no processo de restabelecimento da saúde. Manter esse vínculo afetivo e social é amplamente incentivado pelas políticas públicas de saúde no Brasil, que reconhecem a importância do acompanhante na dinâmica do cuidado. Nesse sentido, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     

     

     

    b) Correta.

     

    De acordo com a LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015.

    Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

     

    Art. 22.  À pessoa com deficiência internada ou em observação é assegurado o direito a acompanhante ou a atendente pessoal, devendo o órgão ou a instituição de saúde proporcionar condições adequadas para sua permanência em tempo integral.

  • Qual erro da alternativa D? 

  • "Qual erro da alternativa D?  "

    exceto em cesarianas.

  • ALTERNATIVA CORRETA: B

     

    A) ao idoso internado ou em observação é assegurado o amplo direito a acompanhante, em qualquer circunstância, devendo o hospital proporcionar as condições adequadas para a sua permanência.(ERRADO)

     

    Art. 16. Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico. (Lei nº 10.741 de 01 de Outubro de 2003)

     

     

    B) CORRETO

     

     

    C) os serviços de saúde são obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de um acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, exceto em cesarianas. (ERRADO)

     

    Art. 19-J. Os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde - SUS, da rede própria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de 1 (um) acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. (Lei 11.108 de 07/04/2005).

     

     

    D)os familiares e acompanhantes têm o amplo direito de serem informados sobre o estado de saúde da pessoa internada. (ERRADO)

     

    I- toda pessoa tem o direito de decidir se seus familiares e acompanhantes deverão ser informados sobre seu estado de saúde. (RESOLUÇÃO CNS N. 553, DE 9 DE AGOSTO DE 2017-Atualização da Carta dos Direitos e Deveres da Pessoa Usuária da Saúde).

     

     

    E) os acompanhantes devem ser vistos como elementos de obstrução ao trabalho do hospital, uma demanda que precisa ser contida, até porque faltam estrutura física e profissionais destinados a esse tipo de acolhimento.(ERRADO)

     

    III- direito a acompanhante, nos casos de internação, nas situações previstas em lei, assim como naqueles em que a autonomia da pessoa estiver comprometida, com oferta de orientação específica e adequada para os acompanhantes. (RESOLUÇÃO CNS N. 553, DE 9 DE AGOSTO DE 2017-Atualização da Carta dos Direitos e Deveres da Pessoa Usuária da Saúde).

    Visita e acompanhante são pessoas que devem ser consideradas “elementos integrantes do projeto terapêutico”, pois possuem evidente eficácia clínica. (HumanizaSUS VISITA ABERTA E DIREITO AO ACOMPANHANTE - 2ªedição, 2007).

  • o idoso internado ou em observação é assegurado o amplo direito a acompanhante, em qualquer circunstância, devendo o hospital proporcionar as condições adequadas para a sua permanência.

    Errado


    à pessoa com deficiência internada ou em observação é assegurado o direito a acompanhante ou a atendente pessoal em tempo integral. 

    CORRETO


    os serviços de saúde são obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de um acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, exceto em cesarianas.

    Errado


    os familiares e acompanhantes têm o amplo direito de serem informados sobre o estado de saúde da pessoa internada.

    Errado, O paciente decide quem vai ser informado sobre seu estado de Saúde


    os acompanhantes devem ser vistos como elementos de obstrução ao trabalho do hospital, uma demanda que precisa ser contida, até porque faltam estrutura física e profissionais destinados a esse tipo de acolhimento. 

    Errado

  • Acompanhante só serve pra uma coisa, obstrução ao trabalho do hospital


ID
2617186
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Deve-se administrar 500 ml de soro glicosado a 10%. Tem-se somente a apresentação soro glicosado 5% 500 ml e glicose a 50% ampola com 10 ml. Nesse caso, o SG 5% é transformado em SG 10% utilizando-se a ampola de glicose 50%. Para isso, calcule a quantidade necessária de glicose 50% e assinale a alternativa correta. (lembrando que 50% = 50 g de glicose em 100 ml)

Alternativas
Comentários
  • A conta é composta de três etapas:

    Sendo a 1° descobrir quantos miligramas tem cada ampola de Glicose.

     

    1°. ..... Gh 50% é pra cada ampola de glicose eu tenho 50mg de glicose em 100 ml

    Gh 50gr.......100ml

            X..............10ml tem a ampola  

    Faz regra de três a ampola tem 5 gr.

     

    2° tenho SG 5% Disponível em 500ml a mesma conta em regra de três.

    5gr.....100ml.          X= 25gr

    X.............500ml.      

     

    3° está prescrito:

    SG 10% 500ml

    10mg .......100ml.         X= 50gr

    X...............500ml.

     

    Resultado: preciso de 25gr equivalentes a 50 ml pra completar e transformar o soro em 10%

  • Transformação de soro

    x= vp x dc/ca

    vp= volume prescrito

    dc= diferença de concentração

    ca= concentração da ampola

  • Prescrito: 500ml de SG a 10%

    Disponível: 500 ml SG a 5% / Amp 10 ml SG a 50%

    SG 10%

    100ml - 10g

    500ml - x

    x = 50g

     

    SG 5%

    100ml - 5g

    500ml - x

    x = 25g

     

    Amp SG 50%

    100ml - 50g

    10ml - x

    x = 5g

     

    Para transformar o SG 5% em SG 10% precisarei acrescentar 25g de glicose (50g -25g = 25g)

    Se em cada ampola de 10ml temos 5g de glicose, teremos o seguinte cálculo:

    10ml - 5g

    x - 25g

    5x = 250

    x= 50ml, que corresponde a 5 ampolas de 10ml. Logo a resposta: 25g ou 50ml.


ID
2617189
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A humanização pode ser compreendida como um valor em resposta aos aspectos técnico-científicos em saúde que privilegiam a objetividade, a generalidade, a causalidade e a especialização do saber. Com isso, em 2003, o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar passou por uma revisão e mudou o patamar de alcance da humanização dos hospitais para toda a rede do Sistema Único de Saúde por meio da Política Nacional de Humanização (PNH). Assim, acerca da humanização da atenção à saúde, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     

     

    De acordo com a Política Nacional de Humanização (PNH).

     

     

     

    a) Errada.

    A PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que muitas vezes produzem atitudes e práticas desumanizadoras que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si.

     

    b) Correta.

     

    Princípio

    Indissociabilidade entre atenção e gestão

    As decisões da gestão interferem diretamente na atenção à saúde. Por isso, trabalhadores e usuários devem buscar conhecer como funciona a gestão dos serviços e da rede de saúde, assim como participar ativamente do processo de tomada de decisão nas organizações de saúde e nas ações de saúde coletiva.

     

    c) Errada.

    Tais mudanças são construídas não por uma pessoa ou grupo isolado, mas de forma coletiva e compartilhada. Incluir para estimular a produção de novos modos de cuidar e novas formas de organizar o trabalho.

     

    d) Errada.

    Humanizar o SUS requer estratégias que são construídas entre os trabalhadores, usuários e gestores do serviço do SUS.

     

    e) Errada.

     

    Diretrizes:

    Acolhimento,Gestão Participativa e Cogestão, Ambiência, Clínica ampliada e compartilhada,Valorização do Trabalhador,Defesa dos direitos dos Usuários. 

  • B) as decisões da gestão interferem diretamente na atenção à saúde. Por isso, trabalhadores e usuários devem buscar conhecer como funciona a gestão dos serviços e da rede de saúde, assim como participar ativamente do processo de tomada de decisão nas organizações de saúde e nas ações de saúde coletiva.


ID
2617192
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o parágrafo único do art. 2º da Lei n. 7.498/86, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem e dá outras providências, regulada pelo Decreto 94.406/87, a Enfermagem é exercida privativamente pelo(a) enfermeiro(a), pelo(a) técnico(a) de enfermagem, pelo(a) auxiliar de enfermagem e pela parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação. Considerando essa lei, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O técnico de enfermagem executa ações assistenciais de Enfermagem, exceto as privativas do(a) enfermeiro(a).

  • DECRETO 94.406/87

    Art. 10. O Técnico de Enfermagem exerce as atividades auxiliares, de nível médio técnico, atribuídas à equipe de enfermagem, cabendo-lhe:

    I - assistir ao Enfermeiro:

    a) no planejamento, programação, orientação e supervisão das atividades de assistência de enfermagem;

    b) na prestação de cuidados diretos de enfermagem a pacientes em estado grave;

    c) na prevenção e controle das doenças transmissíveis em geral em programas de vigilância epidemiológica;

    d) na prevenção e no controle sistemático da infecção hospitalar;

    e) na prevenção e controle sistemático de danos físicos que possam ser causados a pacientes durante a assistência de saúde;

    f) na execução dos programas referidos nas letras i e o do item II do art. 8º;

    II - executar atividades de assistência de enfermagem, excetuadas as privativas do enfermeiro e as referidas no art. 9º deste Decreto;

    III - integrar a equipe de saúde.

  • As funções do técnico de enfermagem, basicamente, são essas: TUDO, menos as privativas do enfermeiro.

    RESPOSTA: A.


ID
2617195
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando o art. 85 da Resolução n. 311/2007 (Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem), divulgar ou fazer referência a casos, situações ou fatos de forma que os envolvidos possam ser identificados refere-se a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     

     

    De acordo com a Resolução n. 311/2007

    Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem

     

     

     

    CAPÍTULO II

    DO SIGILO PROFISSIONAL

     

    PROIBIÇÕES 

    Art. 85 - Divulgar ou fazer referência a casos, situações ou fatos de forma que os envolvidos possam ser identificados.

  • Deveria ser proibido uma banca usar de uma resolução antiga para elaborar seus certames.

  • resolução antiga, caberia um recurso ai. mas não ganharia neh


ID
2617198
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O paciente R.D.S., internado na Clínica Médica com diagnóstico de hipertensão arterial, diabetes mellitus descompensada e angina pectoris, relata que está com uma leve dor epigástrica e nas costas. Considerando essa queixa em relação ao quadro clínico do paciente, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O infarto agudo do miocárdio em pacientes diabéticos pode se manifestar com sintomas atípicos. 

     

  • A manifestação clínica mais comum da DAC (Doença arterial coronariana) aguda é a dor precordial, grave ou transitória(6) e, na maioria das vezes, em evolução o IAM. Porém, no indivíduo diabético podem ocorrer sinais e sintomas atípicos, provavelmente devido à neuropatia sensitiva e autonômica; assim, podem prevalecer sintomas como dispnéia, sudorese, náuseas e vômitos, levando a uma postergação da procura de um serviço de emergência.




    FONTE: http://www.scielo.br/pdf/reben/v65n1/11.pdf


ID
2617201
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

J.L.P., 44 anos, masculino, com diagnóstico recente de diabetes mellitus, iniciou tratamento com insulina há duas semanas. Nos últimos dois dias, não está se alimentando adequadamente e teve dois episódios de tremores, sudorese, taquicardia e visão turva. Quanto ao quadro clínico apresentado por J.L.P., analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Os sinais de tremores, taquicardia e sudorese são manifestações de hipoglicemia.

II. Deve-se administrar ao paciente alimentos contendo açúcar.

III. A hipoglicemia caracteriza-se por níveis glicêmicos superiores a 70 mg/dL.

IV. O exame de hemoglobina glicada (HbA1c) é o mais indicado para a detecção e o controle do diabetes mellitus, porque mensura a glicemia de cerca de três meses anteriores à coleta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a SBD 2015/16 Os testes de glicemia refletem o nível glicêmico atual e instantâneo no momento exato em que foram realizados, enquanto os testes de HbA1c revelam a glicemia média pregressa dos últimos 4 meses.

  • Itens corretos:


    I. Os sinais de tremores, taquicardia e sudorese são manifestações de hipoglicemia.

    II. Deve-se administrar ao paciente alimentos contendo açúcar.

    IV. O exame de hemoglobina glicada (HbA1c) é o mais indicado para a detecção e o controle do diabetes mellitus, porque mensura a glicemia de cerca de três meses anteriores à coleta.


  • Somente as afirmativas l e lll são verdadeiras


ID
2617204
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente em pós-operatório de cirurgia abdominal relata dor intensa. A técnica de enfermagem já havia administrado a medicação analgésica prescrita, mas o paciente continua com dor. Considerando que a dor é definida pela International Association for the Study of Pain (IASP) como uma “experiência sensitiva e emocional desagradável associada ou relacionada à lesão real ou potencial dos tecidos”, analise as condutas abaixo e identifique quais podem ser adotadas para aliviar a dor do paciente. Em seguida, assinale a alternativa correta.


I. Solicitar ao paciente para definir a intensidade da dor, utilizando uma escala.

II. Qualificar a dor, solicitando que o paciente descreva o local e o tipo, se ela tem irradiação para alguma outra parte do corpo e se a movimentação no leito a intensifica.

III. Observar a posição do paciente no leito para avaliar se não está interferindo na ocorrência da dor.

IV. Solicitar ao paciente para aguardar o próximo horário da medicação, tendo em vista que só está prescrito um analgésico de oito em oito horas.

Alternativas
Comentários
  • Gab C.

    Pós-operatório de cirurgia abdominal relata dor intensa, quais CONDUTAS podem ser adotadas para aliviar a dor do paciente.

     

    I. Solicitar ao paciente para definir a intensidade da dor, utilizando uma escala.

    II. Qualificar a dor, solicitando que o paciente descreva o local e o tipo, se ela tem irradiação para alguma outra parte do corpo e se a movimentação no leito a intensifica.

    III. Observar a posição do paciente no leito para avaliar se não está interferindo na ocorrência da dor.

    IV. Solicitar ao paciente para aguardar o próximo horário da medicação, tendo em vista que só está prescrito um analgésico de oito em oito horas.

     


ID
2617207
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Antes de administrar o medicamento, o profissional de Enfermagem deve observar algumas regras básicas, como o medicamento certo, a dose certa, a via certa, a hora certa, o paciente certo, a forma certa, a orientação certa, o monitoramento certo e o registro certo. A esse respeito, associe os locais listados na coluna 1 aos locais relacionados à aplicação de medicamento por via intramuscular da coluna 2 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


Coluna 1

1. Quadrante superior lateral do glúteo

2. Anterolateral da coxa, terço médio

3. Hochstetter

4. Aproximadamente 4 cm abaixo do acrômio


Coluna 2

( ) Deltoide

( ) Dorsoglúteo

( ) Ventroglúteo

( ) Vasto lateral

Alternativas
Comentários
  • Olá diletissímos companheiros (as), Tudo bem? Qualquer equivoco, não hesite! comunique-se.

     

    REGIÃO                                                           LOCALIZAÇÃO

    DORSEOGLÚTEA                                            QUADRANTE SUPERIOR LATERAL (Até 4 cm)

    VASTO LATERAL                                              NO TERÇO MÉDIO (Até 4 cm)

    VENTRO GLÚTEA                                             HOCHSTTETER (Até 4 cm)

    DELTÓIDE                                                        4 cm abaixo do acrômio (até 2 ml)

     

    MATERIAL

     

    Bandeja

    Medicamento prescrito

    Diluente (se necessário)

    Etiqueta ou fita adesiva

    Luvas de procedimento

    Seringa de 5 ml

    Agulha adequada conforme a tabela

    Bolas de algodão

    Álcool a 70%

     

    PROCEDIMENTO

     

    Confira a prescrição médica e de enfermagem

    Prepare a medicação utilizando os 9 certos

    Leve a bandeja para o quarto do paciente e coloque na mesa auxiliar

    Oriente o paciente sobre o procedimento

    Higienize as mãos

    Calce as luvas de procedimento

    Expor a área de aplicação e fazer a antissepsia do local

    Pince a pele e o músculo do local selecionado com os dedos indicador e polegar da mão não dominante

    Insira a agulha a um angulo de 900 com o bisel lateralizado, no sentido das fibras musculares

    Com a mão não dominante, puxar o êmbolo, aspirando, verificando se não atingiu um vaso sanguíneo

    Injete o conteúdo da seringa, empurrando o êmbolo com a mão não dominante

    Terminada a aplicação, retirar rapidamente a agulha e fazer uma leve pressão com o algodão

    Verifique o local da punção, observando a formação de hematoma ou reação alérgica

    Recolha o material e coloque na bandeja (não reencape as agulhas)

    Retire as luvas de procedimento

    Descarte o material perfuro cortante em recipiente adequado

    Lave a bandeja com a água e sabão e higienize com álcool 70%

    Higienize as mãos

    Faça as anotações de enfermagem

     

    FONTE : http://aenfermagem.com.br/materia/administracao-de-medicamento-via-intramuscular/

     

    "Descanse na fidelidade de Deus,ele nunca falha."

  • 4 – 1 – 3 – 2

    gabarito D

  • COMENTÁRIOS

    Vamos localizar cada local:

    Deltoide: aproximadamente 4cm abaixo do acrômio.

    Dorsoglúteo: quadrante superior lateral do glúteo.

    Ventroglúteo: Hochstetter: correspondente ao glúteo médio.

    Vasto lateral: anterolateral da coxa, terço médio

    RESPOSTA: D.


ID
2617210
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Embora a insulina esteja em uso há mais de 90 anos, nas últimas três décadas ocorreram os maiores avanços na sua produção e na forma como ela é utilizada na prática clínica. As diversas preparações de insulina diferem entre si com relação a quatro características: concentração, grau de purificação, origem de espécie e tempo de ação. Quanto às diretrizes relacionadas à aplicação da insulina, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Olá diletissímos companheiros (as), Tudo bem? Qualquer equivoco, não hesite, comunique-se!

     

    Recomendações para crianças e adolescentes:

     

    · Canetas: agulhas de 4, 5 ou 6 mm.

     

    · Seringas: agulhas de 8 mm (angulação de 45 o e prega cutânea).

     

     

    Adultos (incluindo obesos)

     

    · Canetas: 4, 5 e 6 mm

     

    Agulha de 4 mm: ângulo de 90º, prega dispensável se não for magro.

     

    Agulha de 5 mm: ângulo de 90º, prega dispensável se não for magro.

     

    Agulha de 6 mm: ângulo de 90º graus e prega cutânea necessária ou ângulo de 45º.

     

    · Seringas: 8 mm (ângulo de 90º graus e prega cutânea).

     

    (Se magro: ângulo de 45º e prega cutânea)

     

    Gestantes

     

    · Sempre fazer a prega cutânea em qualquer local de aplicação

     

    · Evitar o uso do abdômen como local de aplicação no ultimo trimestre de gestação

     

    · Em pacientes magras é recomendada a utilização das nádegas como região para aplicação de insulina.

     

    · Canetas: 5 mm (ângulo de 45º)

     

    · Seringa: 8 mm (ângulo de 45º) – evitar o abdômen.

     

    As novas recomendações reforçam a necessidade da técnica correta de aplicação de insulinas e necessidade de revisão periódica da mesma no processo educacional, na tentativa de se alcançar bom controle glicêmico.

     

     

    FONTE :   http://aenfermagem.com.br/materia/novas-recomendacoes-para-aplicacao-de-insulinas/

     

    "Descanse na fidelidade de Deus, ele nunca falha."

  •  O rodízio nos pontos de aplicação é fator decisivo para o tratamento seguro e eficaz com insulina, além de prevenir a lipodistrofia e a consequente hiperglicemia.

  • Alternativa: C

    a) ERRADA. No caso do uso de agulhas mais curtas, o ângulo de inserção será sempre de 90 graus.

    b) ERRADA. A relação ML / UI não é de 1 para 1, como por exemplo, nas seringas de 1mL contém 100 UI.

    c) CERTA.

    d) ERRADA. Os locais adequados para a aplicação da insulina são: abdômen, região posterior superior dos braços, nádegas e lateral externa das coxas.

    e) ERRADA. A via de administração usual da insulina é a via subcutânea, mas a insulina regular também pode ser aplicada por vias intravenosa e intramuscular, em situações que requerem um efeito clínico imediato. 

    Estratégia Concursos

  • Pelo o que eu vi da resolução de outras questões, a autenticidade garante a autoria, mas não necessariamente a integridade do conteúdo.

  • CO MENTÁRIOS

    a) ERRADA. No caso do uso de agulhas mais curtas, o ângulo de inserção será sempre de 90 graus.

    b) ERRADA. A relação ML / UI não é de 1 para 1, como por exemplo, nas seringas de 1mL com 100 UI.

    c) CERTA.

    d) ERRADA. Os locais adequados para a aplicação da insulina são: abdômen, região posterior superior dos braços, nádegas e lateral externa das coxas.

    RESPOSTA: C.


ID
2617213
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em abril de 2016, o National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP), organização norte-americana dedicada à prevenção e ao tratamento de lesões por pressão, anunciou uma mudança em sua terminologia: a nomenclatura “úlceras por pressão”, datada de 2007, foi substituída pelo termo “lesão por pressão”, pois este descreve com mais precisão as lesões em peles intactas e ulceradas. Assinale a alternativa que apresenta uma das principais diretrizes para prevenir a lesão por pressão.

Alternativas
Comentários
  • Olá Prezados companheiros (as), tudo bem? qualquer equivoco, não hesite, comunique-se!

     

    Complementando....

     

     

     ESTÁGIO 01 das LESÕES POR PRESSÃO  apresenta a pele íntegra, mas com sinais de ulceração iminente. Existe o que chamamos hiperemia reativa, ou seja o alívio da pressão causa hiperemia (irrigação excessiva e vermelhidão), o aumento do fluxo sangüineo visa oxigenar os tecidos e remover os subprodutos do metabolismo prejudiciais. A hiperemia reativa cessa após 24h do alívio da pressão. Febrícula (calor local) e e endurecimento da pele (dermatosclerose) podem estar presentes. Pressão contínua cria um vermelhidão (eritema) que não se desfaz com uma leve pressão, marcando os dedos na palpação, e representa o primeiro sinal exterior de comprometimento do tecido.

     

     

     

     ESTÁGIO 02 das LESÕES POR PRESSÃO representa o comprometimento parcial de pele em espessura, com extensão mínima para o tecido subcutâneo. Esta lesão se apresenta como uma bolha, tecido levemente dilacerado (como se fora esfolado, raspado com efeito de abrasão), ou ainda como uma ulceração discreta.

     

     

     

    ESTÁGIO 03 das LESÕES POR PRESSÃO representa o comprometimento total de pele em espessura, com extensão para o tecido subcutâneo, mas não compromete ainda a fáscia (membrana que envolve os músculos, cavidades e estruturas como ligamentos e tendões). Esta lesão se apresenta já como uma Úlcera importante, com ou sem o descolamento dos tecidos adjacentes. Pode ainda haver presença de tecido necrótico, o que deve ser avaliado pela equipe médica, pois a profundidade e largura da base da ferida pode não representar a extensão interna do problema.

     

     

     

    ESTÁGIO 03 das LESÕES POR PRESSÃO representa o comprometimento total de pele em espessura, com extensão para o tecido subcutâneo, mas não compromete ainda a fáscia (membrana que envolve os músculos, cavidades e estruturas como ligamentos e tendões). Esta lesão se apresenta já como uma Úlcera importante, com ou sem o descolamento dos tecidos adjacentes. Pode ainda haver presença de tecido necrótico, o que deve ser avaliado pela equipe médica, pois a profundidade e largura da base da ferida pode não representar a extensão interna do problema.

     

     

     

    FONTE : http://www.equipeenfermagem.com.br/ulceraPressao.php

     

     

     

    "Descanse na fidelidade de Deus, ele nunca falha."

  • Na inspeção da pele, observe atentamente as regiões sacral, trocantérica e calcânea, procurando por escoriações, eritemas ou macerações.


ID
2617216
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao atendimento de pacientes politraumatizados, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. O mecanismo do trauma é fator fundamental na anamnese do traumatizado. São considerados traumatizados de risco para lesões graves os pacientes que foram atropelados, vítimas de quedas de mais de seis metros de altura e os que foram vítimas de ferimentos penetrantes em tronco.

II. No atendimento à vítima politraumatizada, a sondagem nasogástrica está contraindicada na suspeita de fratura de base de crânio, pelo risco de penetração da sonda no encéfalo durante a sua introdução pela narina.

III. O edema peniano e o sangramento no meato uretral não contraindicam a passagem de sonda vesical de demora em casos de politraumatizados.

IV. O uso da prancha rígida e do colar cervical em vítima de acidente com trauma na coluna é fundamental somente no paciente que não tenha sinais/sintomas de lesão.

Alternativas
Comentários
  • Itens corretos:

     

    I. O mecanismo do trauma é fator fundamental na anamnese do traumatizado. São considerados traumatizados de risco para lesões graves os pacientes que foram atropelados, vítimas de quedas de mais de seis metros de altura e os que foram vítimas de ferimentos penetrantes em tronco.

    II. No atendimento à vítima politraumatizada, a sondagem nasogástrica está contraindicada na suspeita de fratura de base de crânio, pelo risco de penetração da sonda no encéfalo durante a sua introdução pela narina.

  • Comentário da professora está errado. SNG é contra indicada em pacientes TCE com suspeita de lesão em base de crânio está contra indicada a passagem de sondagem sim, nesse caso.


ID
2617219
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Foram prescritos 30 mg de Escopolamina endovenosa em um paciente masculino que relatava cólica abdominal. O estoque disponível é de 20 mg em 1 ml. Qual volume da solução disponível deve ser preparado para administrar a dose prescrita?

Alternativas
Comentários
  • LETRA C PELA REGRA DE 3, TEMOS:   MG              ML

                                                                20mg             1 ml

                                                                 30mg            Xml

                                            20X= 30

                                            X= 30/20

                                            X= 1,5 ml

     

     

                                                

     


ID
2617222
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde à avaliação inicial de um indivíduo vítima de Parada Cárdiopulmonar (PCP) em ambiente hospitalar.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

    Complementando

     

     

    De acordo com os Protocolos de Suporte Básico de Vida (SBV).Samu.2016

     

     

    Avaliação inicial: um indivíduo vítima de Parada Cárdiopulmonar (PCP) em ambiente hospitalar.

     

     

    Verificação de irresponsividade e/ou gasping (respiração agônica),

     

    compressões cardíacas,

     

    ventilação

     

    e desfibrilação, se houver ritmo chocável ( Fibrilação Ventricular (FV) OU Taquicardia Ventricular sem Pulso (TVSP) )


ID
2617225
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) deve ser administrada por via subcutânea ou intramuscular. Qual é a principal contraindicação para a administração dessa vacina?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

    Complementando

     

     

    Q20302   Ano: 2008   Banca: CESPE    Órgão: STF    Prova: Analista Judiciário - Enfermagem

     

    Acerca de imunizações, julgue os itens que se seguem.

     

    A vacina tríplice viral, contra sarampo, rubéola e caxumba, pode ser administrada em pacientes HIV-positivos, mesmo na presença de imunossupressão grave.

     

    Errado

     

     

     

     

  • VACINA TRÍPLICE VIRAL (sarampo, caxumba e rubéola) deve ser administrada por VIA SUBCUTÂNEA OU INTRAMUSCULAR .

    PRINCIPAL CONTRA/INDICAÇÃO para a administração dessa vacina?

    GABARITO D ) GRAVIDEZ .

  • Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba);

    Tetra viral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela);

    Tríplice Bacteriana: difteria, tétano e coqueluche (pertússis)

    Segundo o calendário vacinal de 2020 - em vigência no presente momento:

    vacina tríplice viral é contraindicada para gestantes crianças abaixo dos (seis) meses de idade,

    mesmo em situações de surto de sarampo ou rubéola.

    A vacina é indicada a partir dos 12 meses de idade.

    Gestantes vacinadas inadvertidamente com a vacina tríplice viral não têm indicação para interromper a

    gravidezEntretanto, essas gestantes deverão ser acompanhadas no pré-natal para identificar possíveis intercorrências.


ID
2617228
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O médico prescreve 2.000 ml de soro fisiológico a 0,9% em 24 horas. Sabe-se que no hospital existem apenas frascos de SF 0,9% de 500 ml. Em dados aproximados, quais são a vazão (ml/h) e o gotejamento (gotas/min) esperados?

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO DO PROBLEMA

    FÓRMULA:

    gotas/min= V / T X 3 =

    2000 ML / 24 H X 3 = 2000 / 72 = 27,77 gts/min

     

    2000 --------- 24 h

    x -------------- 1 h

    X = 83,33

                 


ID
2617231
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Aranhas e escorpiões são animais encontrados muitas vezes no interior das casas, com uma tendência crescente a se adaptarem ao ambiente urbano, devido à facilidade de encontrarem alimento, como baratas. Inseticidas domésticos têm utilidade limitada no combate às aranhas e escorpiões; além de não impedirem que entrem nas casas, existe o risco de causarem intoxicação. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. A aranha-marrom é muito comum no sul do país. Não é agressiva e só pica quando comprimida contra a pele. No momento da picada pode ocorrer uma leve dor e, após algumas horas, o local fica vermelho.

II. Lavar o local da picada com água ou água e sabão.

III. O soro antiaracnídico é utilizado para neutralizar a ação do veneno da aranha-marrom, da aranha-armadeira, e o do escorpião. Somente deve ser administrado com indicação médica.

IV. Torniquete, incisão e sucção no local da picada ajudam a evitar a disseminação do veneno.

Alternativas
Comentários
  • II. Lavar o local da picada com água ou água e sabão.

    III. O soro antiaracnídico é utilizado para neutralizar a ação do veneno da aranha-marrom, da aranha-armadeira, e o do escorpião. Somente deve ser administrado com indicação médica.

  • Pensei que o soro para neutralizar o veneno do escorpião fosse o antiescorpiônico.


ID
2617234
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sabe-se que o desmaio é a perda súbita, temporária e repentina da consciência devido à diminuição de sangue e oxigênio no cérebro. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta os cuidados que devem ser administrados à vítima de desmaio.

Alternativas
Comentários
  • Colocar a vítima deitada, com sua cabeça e ombros em posição mais baixa que o resto do corpo, afrouxar roupas, manter ambiente arejado e lateralizar a cabeça se houver vômito.


ID
2617237
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após consulta médica, um paciente foi encaminhado para a sala de observação com prescrição de 1000 ml de soro fisiológico para correr em seis horas. Quantas gotas/minuto devem ser infundidas para atender essa prescrição?

Alternativas
Comentários
  • Gts/min= V/T.3

    Gts / min = 1000/6.3

    Gts/min=1000/18= 55,55 ~ 56


ID
2617240
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Conforme a Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização - SOBECC (2009), as infecções do sítio cirúrgico têm se destacado dentre os demais sítios de infecção devido às altas taxas de mortalidade e morbidade apresentadas e aos relevantes custos atribuídos ao tratamento. Consideram-se também os danos causados ao paciente com o afastamento do convívio familiar, da atividade profissional e os prejuízos econômicos, por manifestarem-se, na maioria das vezes, numa faixa etária em que o indivíduo é economicamente produtivo. Nesse sentido, em relação às fontes de microrganismos e agentes infecciosos causadores de infecções do sítio cirúrgico, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. As fontes de microrganismos pouco variam e nem sempre é possível identificar ao certo a sua origem.

II. A principal fonte de microrganismo é a inoculação direta da microbiota do próprio paciente, principalmente da pele e do sítio manipulado.

III. Dentre os principais microrganismos destacam-se os gram-negativos aeróbicos e anaeróbicos que são mais comuns em procedimentos assépticos.

IV. Em geral, a infecção do sítio cirúrgico é causada por microrganismos que colonizam a pele ou as mucosas do próprio paciente, sendo frequentemente polimicrobiana, em especial após as cirurgias abdominais.

Alternativas
Comentários
  • Itens certos:

     

    II. A principal fonte de microrganismo é a inoculação direta da microbiota do próprio paciente, principalmente da pele e do sítio manipulado.

    IV. Em geral, a infecção do sítio cirúrgico é causada por microrganismos que colonizam a pele ou as mucosas do próprio paciente, sendo frequentemente polimicrobiana, em especial após as cirurgias abdominais.


ID
2617243
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na ausência ou na indefinição diagnóstica, o paciente pode ser considerado transmissor de infecção e, ainda que desconhecida, isso justifica a importância de utilizar medidas de proteção. Acerca das precauções respiratórias, numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


Coluna 1

I. Precaução por gotícula

II. Precaução por aerossol


Coluna 2

( ) A máscara cirúrgica é a proteção satisfatória.

( ) Previne a transmissão de microrganismos que permanecem suspensas no ar e podem ser dispersas a longas distâncias.

( ) É aplicado aos profissionais de saúde durante a assistência a pacientes que necessitam de isolamento respiratório, como varicela e sarampo.

( ) A máscara tipo N95 ou PFF2 é a proteção apropriada.

( ) Previne a transmissão de microrganismos que podem ser geradas por tosse, espirro ou conversação.

( ) É aplicado aos profissionais de saúde, durante a assistência a pacientes que necessitam de isolamento respiratório, como meningite meningocócica, rubéola e caxumba.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E ( I – II – II – II – I – I ).

     

     

    I. Precaução por gotícula

    ( ) A máscara cirúrgica é a proteção satisfatória.

     

    II. Precaução por aerossol

    ( ) Previne a transmissão de microrganismos que permanecem suspensas no ar e podem ser dispersas a longas distâncias.

     

    II. Precaução por aerossol

    ( ) É aplicado aos profissionais de saúde durante a assistência a pacientes que necessitam de isolamento respiratório, como varicela e sarampo.

     

    II. Precaução por aerossol

    ( ) A máscara tipo N95 ou PFF2 é a proteção apropriada.

     

    I. Precaução por gotícula

    ( ) Previne a transmissão de microrganismos que podem ser geradas por tosse, espirro ou conversação.

     

    I. Precaução por gotícula

    ( ) É aplicado aos profissionais de saúde, durante a assistência a pacientes que necessitam de isolamento respiratório, como meningite meningocócica, rubéola e caxumba.


ID
2617246
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As unidades de terapia intensiva (UTIs) trabalham de modo constante para melhorar os métodos de otimização do atendimento e minimizar os riscos de segurança para os pacientes. Associe os incidentes listados na coluna 1, comuns nessas unidades, às respectivas medidas preventivas da coluna 2 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


Coluna 1

1. Pneumonia associada à ventilação mecânica

2. Infecção da corrente sanguínea

3. Infecção do trato urinário

4. Lesão por pressão

5. Erro de medicação


Coluna 2

( ) Evitar interrupções durante o preparo.

( ) Fazer a higiene oral com antissépticos.

( ) Utilizar técnicas de posicionamento no leito segundo o plano de assistência.

( ) Manter o sistema de drenagem fechado e estéril.

( ) Utilizar cobertura estéril para cateter periférico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D ( 5 – 1 – 4 – 3 – 2 ).

     

     

     

     

     

    5. Erro de medicação

    ( ) Evitar interrupções durante o preparo.

     

    1. Pneumonia associada à ventilação mecânica

    ( ) Fazer a higiene oral com antissépticos.

     

    4. Lesão por pressão

    ( ) Utilizar técnicas de posicionamento no leito segundo o plano de assistência.

     

    3. Infecção do trato urinário

    ( ) Manter o sistema de drenagem fechado e estéril.

     

    2. Infecção da corrente sanguínea

    ( ) Utilizar cobertura estéril para cateter periférico.


ID
2617249
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para a melhor compreensão das variáveis hemodinâmicas, o coração pode ser dividido em direito e esquerdo. Essas duas bombas, apesar de funcionarem sincronicamente, possuem diferenças estruturais. A esse respeito, numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1 e assinale a sequência correta que identifica a melhor associação.


Coluna 1

I. Coração direito

II. Coração esquerdo


Coluna 2

( ) Recebe sangue desoxigenado.

( ) Caracteriza-se por altas pressões.

( ) Caracteriza-se por baixas pressões.

( ) Caracteriza-se por bomba de pressão (Pós-Carga).

( ) Recebe sangue oxigenado.

( ) Caracteriza-se por bomba de volume (Pré-Carga).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E (I – II – I – II – II – I).

     

     

     

    I. Coração direito

    ( ) Recebe sangue desoxigenado.

     

    II. Coração esquerdo

    ( ) Caracteriza-se por altas pressões.

     

    I. Coração direito

    ( ) Caracteriza-se por baixas pressões.

     

    II. Coração esquerdo

    ( ) Caracteriza-se por bomba de pressão (Pós-Carga).

     

    II. Coração esquerdo

    ( ) Recebe sangue oxigenado.

     

    I. Coração direito

    ( ) Caracteriza-se por bomba de volume (Pré-Carga).

  • O que é pressão de pós carga?

    Na fisiologia cardíaca, o termo pós-carga deve ser entendido como sendo a dificuldade enfrentada pelo ventrículo, durante o processo de ejeção. Refere-se ao ventrículo direito

    Na  pré-carga é a pressão de  (pressão diastólica final) presente no  do , após seu enchimento passivo e  do . Refere-se ao .


ID
2617252
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A administração de fármacos por via intramuscular (IM) é um procedimento realizado com frequência nos serviços de saúde e deve seguir algumas técnicas para a obtenção de resultados adequados. Sobre a aplicação de fármacos por essa via em adultos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A- Os locais corretos para a administração são: Deltoide de 2 a 3 ml, Gluteo de 4 a 5 ml, Musculo da coxa (vasto lateral) 3 a 4 ml.

     

  • O calibre da agulha para a aplicação de soluções oleosas pode ser 25X8mm ou 25X9mm; 30X8mm ou 30X9mm; 40X8mm ou 40X9mm.