SóProvas



Prova COPESE - UFPI - 2015 - UFPI - Médico Clínico Geral


ID
2454682
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo no serviço público depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade. Nomeado o servidor poderá tomar posse e entrar em exercício. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança. Com relação à posse e exercício do cargo público, pode-se dizer que é CORRETO:

Alternativas
Comentários
  • Art. 18. O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto
    em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)
     

  • a) Art. 13, § 6o  Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo previsto no § 1o deste artigo.

     

    b) GABARITO: Art. 13, § 3o  A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

     

    c) Art. 13, § 1o  A posse ocorrerá no prazo de 30 dias contados da publicação do ato de provimento.

    Art. 14, § 1o  É de 15 dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.

     

    d) Art. 18.  O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, 10 e, no máximo, 30 dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

     

    e) Art. 14.  A posse em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial.

  • GABARITO: LETRA B

    Da Posse e do Exercício

    Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    § 3  A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

    FONTE: LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.112/1990. Vejamos:

    A. ERRADO.

    Art. 13, Lei 8.112/90. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    § 1º. A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.  

    § 6º. Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo previsto no § 1º deste artigo.

    B. CERTO.

    Art. 13, Lei 8.112/90. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    § 3º. A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

    C. ERRADO.

    Art. 15, Lei 8.112/90. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança. 

    § 1º. É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.      

    D. ERRADO.

    Art. 18, Lei 8.112/90. O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.    

    E. ERRADO.

    Art. 14, Lei 8.112/90. A posse em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial.

    GABARITO: ALTERNATIVA B.


ID
2454685
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A lei 8.112/90, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, traz a regulamentação sobre direitos e vantagens do servidor público federal. A lei também especifica as normas sobre vencimento e remuneração do servidor público. Em relação a isto, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

    Art. 48.  O vencimento, a remuneração e o provento NÃO serão objeto de arresto, seqüestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.

  • Letra D

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está correta, pois, conforme o § 4º, do artigo 41, da citada lei, "é assegurada a isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder, ou entre servidores dos três Poderes, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas à natureza ou ao local de trabalho."

    Letra b) Esta alternativa está correta, pois, conforme o caput, do artigo 42, da citada lei, "nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, no âmbito dos respectivos Poderes, pelos Ministros de Estado, por membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal."

    Letra c) Esta alternativa está correta, pois, conforme o § 1º, do artigo 45, da citada lei, "mediante autorização do servidor, poderá haver consignação em folha de pagamento em favor de terceiros, a critério da administração e com reposição de custos, na forma definida em regulamento."

    Letra d) Esta alternativa está incorreta e é o gabarito em tela. Conforme o artigo 48, da citada lei, "o vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, seqüestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial."

    Letra e) Esta alternativa está correta, pois, conforme o caput, do artigo 45, da citada lei, "salvo por imposição legal, ou mandado judicial, nenhum desconto incidirá sobre a remuneração ou provento."

    Gabarito: letra "d".


ID
2454688
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Além do vencimento, a lei 8.112/90 prevê que poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens: indenizações (ajuda de custo, diárias, transporte e auxílio moradia), gratificações e adicionais. Com relação às indenizações, gratificações e adicionais a que faz jus o servidor público federal, a lei dispõe que

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

     

    Art. 75.  O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos.

     

    ADICIONAL NOTURNO. CONTINUIDADE DA JORNADA CONTRATUAL. PRORROGAÇÃO. (...) embora o § 5º do art. 73 da CLT e a Súmula n. 60, II, do TST prevejam a extensão do adicional correspondente às horas laboradas em prorrogação do trabalho noturno, tal regra também há de ser aplicada à simples continuidade da jornada contratual padrão após as 5:00h - entendimento literalmente cristalizado na OJ n. 388 da SDI-1 do TST, que aborda a matéria na hipótese da jornada especial 12x36 (caso dos autos). Afinal, tanto na jornada mista quanto nas horas extras prestadas após o horário contratual noturno, os maléficos efeitos do trabalho noturno não cessam, automaticamente, após as 5:00h, uma vez que o obreiro continua privado do sono no período em que seu organismo está biologicamente (e, inclusive, socialmente) programado para dormir. (TRT da 3.ª Região; PJe: 0010197-60.2015.5.03.0137 (RO); Disponibilização: 09/06/2016, DEJT/TRT3/Cad.Jud, Página 410; Órgão Julgador: Decima Turma; Relator: Paulo Mauricio R. Pires).

  • Gabarito letra c).

     

    LEI 8.112/90

     

     

    a) Art. 49, § 1º As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

     

     

    b) Art. 49, § 2º As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.

     

     

    c) Art. 76. Independentemente de solicitação, será pago ao servidor, por ocasião das férias, um adicional correspondente a 1/3 (um terço) da remuneração do período das férias.

     

     

    d) Art. 75. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos.

     

     

    e) Art. 73. O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinqüenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

     

     

    Fonte: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/12/16213504/Lei-8112-1990-Atualizada-e-esquematizada.pdf

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • a) as indenizações devem ser incorporadas ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

    Art. 49 §1° - As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

     

     

     b) todas as gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, independentemente de indicação através de lei.

    Art 76 §3° - A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e pensões.

     

     

     c) independentemente de solicitação, será pago ao servidor, por ocasião das férias, um adicional correspondente a 1/3 (um terço) da remuneração do período das férias.

    Gabarito C.  Art. 76. Independentemente de solicitação, será pago ao servidor, por ocasião das férias, um adicional correspondente a 1/3 (um terço) da remuneração do período das férias.

     

     

     d) o serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 24 (vinte e quatro) horas de um dia e 7 (sete) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos.

    Art. 75 - O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos.

     

     

     e) o serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 20% (vinte por cento) em relação à hora normal de trabalho. 

    Art. 73 - O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (vinte por cento) em relação à hora normal de trabalho. 

  •  Art. 76. Independentemente de solicitação, será pago ao servidor, por ocasião das férias, um adicional correspondente a 1/3 (um terço) da remuneração do período das férias.

    gab;c

  • Hora extra (Serviço Extraordinário) - 50% em relação ao horário normal -> limitado a 2h por jornada

    Adicional Noturno - 25% (computando-se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos) -> corresponde ao trabalho entre 22h às 5h.

    8.112/90

    Art. 73. e Art. 75.

  • Essa banca adora esse tema. Vejam:

    Questão Q830681

    Ano: 2017

    Banca: COPESE - UFPI

    Órgão: UFPI

    Prova: COPESE - UFPI - 2017 - UFPI - Analista de Tecnologia da Informação

    No que se refere aos direitos e vantagens do servidor consignados na lei 8.112/1990, além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as vantagens de adicionais, gratificações e indenizações, sendo que a lei determina também que as vantagens pecuniárias não serão computadas, nem acumuladas, para efeito de concessão de quaisquer outros acréscimos pecuniários ulteriores, sob o mesmo título ou idêntico fundamento. À respeito do conteúdo fixado na lei 8.112/1990 sobre os adicionais, gratificações e indenizações, é CORRETO afirmar que:

    A) As indenizações se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

    B) As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.

    C) Constituem indenizações ao servidor a ajuda de custo, o pagamento de diárias e transporte, as férias e a retribuição pelo exercício de função, chefia e assessoramento.

    D) A ajuda de custo é calculada sobre a remuneração do servidor, conforme se dispuser em regulamento, não podendo exceder a importância correspondente a 12 (doze) meses.

    E) A diária será concedida por dia de afastamento, sendo devida integralmente mesmo quando o deslocamento não exigir pernoite fora da sede, ou quando a União custear, por meio diverso, as despesas extraordinárias cobertas por diárias.

  • Serviço extraordinário   +50%

     

    Adicional noturno     +25% 

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.112/1990. Vejamos:

    A. ERRADO.

    Art. 49, §1º, Lei 8.11/90. As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

    B. ERRADO.

    Art. 49, §2º, Lei 8.112/90. As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.

    C. CERTO.

    Art. 76, Lei 8.112/90. Independentemente de solicitação, será pago ao servidor, por ocasião das férias, um adicional correspondente a 1/3 (um terço) da remuneração do período das férias.

    D. ERRADO.

    Art. 75, Lei 8.112/90. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos.

    E. ERRADO.

    Art. 73, Lei 8.112/90. O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.


ID
2454691
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com o que prescreve a lei 8.112/90, conceder-se-á ao servidor licença por motivo de doença em pessoa da família, por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro, para o serviço militar, para atividade política, para capacitação, para tratar de assuntos de interesses particulares e para desempenhar mandato classista. O servidor também poderá pedir afastamento para servir em outro órgão ou entidade, para exercício de mandato eletivo e para estudo ou missão no exterior. A este respeito, de acordo com a lei 8.112/90, CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Correta, E
     

    Seção II - Do Afastamento para Exercício de Mandato Eletivo:

    Art. 94.  Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposições:

            
    I - tratando-se de mandato federal, estadual ou distrital, ficará afastado do cargoOu seja, só recebe a remuneração do cargo eletivo.

            
    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

            
    III - investido no mandato de vereador:

            
    a) havendo compatibilidade de horário, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo;

            
    b) não havendo compatibilidade de horário, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

            
    § 1o  No caso de afastamento do cargo, o servidor contribuirá para a seguridade social como se em exercício estivesse.

            
    § 2o  O servidor investido em mandato eletivo ou classista não poderá ser removido ou redistribuído de ofício para localidade diversa daquela onde exerce o mandato.

  • LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    a) a licença concedida dentro de 120 (cento e vinte) dias do término de outra da mesma espécie será considerada como prorrogação. ERRADO

    Art. 82.  A licença concedida dentro de 60 (sessenta) dias do término de outra da mesma espécie será considerada como prorrogação.

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    b) com relação à licença para atividade política, a partir da convenção partidária e até o décimo dia seguinte ao da eleição, o servidor fará jus à licença, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo período de 6 (seis) meses. ERRADO

    Art. 86.  § 2o  A partir do registro da candidatura e até o décimo dia seguinte ao da eleição, o servidor fará jus à licença, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo período de três meses.

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    c) com relação à licença para tratar de assuntos de interesses particulares a critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, mesmo que esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração. ERRADO

    Art. 91.  A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração.

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    d) com relação à licença para capacitação profissional, após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional, sendo estes períodos de licença acumuláveis. ERRADO

    Art. 87.  Parágrafo único.  Os períodos de licença de que trata o caput não são acumuláveis.

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    e) em se tratando de afastamento para exercício de mandato eletivo, o servidor investido no mandato de vereador, havendo compatibilidade de horário, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo.  GABARITO

     

  • Servidor em mandato eletivo federal, estadual ou distrital → fica afastado do cargo (recebe apenas pelo cargo eletivo, obrigatoriamente)

    Servidor em mandato de prefeito → fica afastado do cargo, mas pode optar por qual remuneração quer receber (do mandato eletivo ou do cargo público)

     

    Servidor em mandato de vereador:

    *Havendo compatibilidade de horários → fica nos dois empregos e recebe a remuneração de ambos;

    *Não havendo compatibilidade de horários → é afastado do cargo, mas pode optar pela remuneração.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o artigo 82, da citada lei, "a licença concedida dentro de 60 (sessenta) dias do término de outra da mesma espécie será considerada como prorrogação."

    Letra b) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o § 2º, do artigo 86, da citada lei, "a partir do registro da candidatura e até o décimo dia seguinte ao da eleição, o servidor fará jus à licença, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo período de três meses."

    Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o caput, do artigo 91, da citada lei, "a critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração."

    Letra d) Esta alternativa está incorreta, pois dispõe o artigo 87, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 87. Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.

    Parágrafo único. Os períodos de licença de que trata o caput não são acumuláveis.

    Letra e) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela. Dispõe o artigo 94, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 94. Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposições:

    I - tratando-se de mandato federal, estadual ou distrital, ficará afastado do cargo;

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

    III - investido no mandato de vereador:

    a) havendo compatibilidade de horário, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo;

    b) não havendo compatibilidade de horário, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração."

    Gabarito: letra "e".


ID
2454694
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa. O processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido. As penalidades possíveis de serem aplicadas ao servidor são advertência, suspensão, demissão, cassação da aposentadoria ou disponibilidade, destituição do cargo em comissão, destituição da função comissionada. Diante disto, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • De cara o Gabarito é letra A, pois a sindicancia pode ocorrer: Arquivamento do processo, advertência, ou suspenção de até 30 dias. 

    Pad: podem gerar suspensão de até 90 dias, demissão, cassação de aposentadoria. 

     

    Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

            I - arquivamento do processo;

            II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

            III - instauração de processo disciplinar.

     

    Art. 146.  Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

  • Correta, A

    Processo Administrativo Disciplinar - PAD:

    pode resultar:

    - suspensão de até 90 dias;
    - Demissão;
    - Cassação de Aposentadoria.

    Sindicância:

    pode resultar:

    - suspensão de até 30 dias;
    - arquivamento do processo;
    - intauração de PAD.

  • Incorreta a alternativa A, conforme já exposto pelos colegas.

     

    Fundamento legal das demais alternativas:

     

    B) 

     Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

            III - inassiduidade habitual;

            V - incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição;

            VI - insubordinação grave em serviço;

     

    C) 

    Art. 152.  O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.

     

    D) 

    Art. 164.  Considerar-se-á revel o indiciado que, regularmente citado, não apresentar defesa no prazo legal.

            § 1o  A revelia será declarada, por termo, nos autos do processo e devolverá o prazo para a defesa.

            § 2o  Para defender o indiciado revel, a autoridade instauradora do processo designará um servidor como defensor dativo, que deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado.

     

    E) 

     Art. 166.  O processo disciplinar, com o relatório da comissão, será remetido à autoridade que determinou a sua instauração, para julgamento.

    Art. 167. No prazo de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão.

  • Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

            I - arquivamento do processo;

            II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

            III - instauração de processo disciplinar.

  • GABARITO: LETRA A

    Do Processo Administrativo Disciplinar

    Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

    I - arquivamento do processo;

    II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

    III - instauração de processo disciplinar.

    Parágrafo único.  O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

    FONTE: LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • GAB A

     

                                                                         PAD                                X                       SINDICÂNCIA

                                                      SUSPENSÃO DE ATÉ 90 DIAS;                           SUSPENSÃO DE ATÉ 30 DIAS;

                                                                   DEMISSÃO;                                          ARQUIVAMENTO DO PROCESSO;         

                                                   CASSAÇÃO DE APOSENTADORIA.                           INSTAURAÇÃO DE PAD.

     


ID
2454697
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre os periféricos e dispositivos que podem ser instalados e conectados a um computador, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • SATA (Serial ATA)

     

    O padrão SATA é a evolução do padrão ATA, adotado atualmente para conexão interna dos dispositivos de armazenamento e de leitura de mídias. Foi criado no início dos anos 2000. Como o próprio nome diz, o SATA é um barramento serial, que trafega 1 bit por vez.

    Contudo, o cabo de menor dimensão é melhor blindado, e os clocks mais elevados é que tornam a transmissão de dados mais veloz.

     

    O padrão SATA I já trafegava dados a 150 MB/s.

     

    O SATA II a 300 MB/s.

     

    O padrão SATA III, mais atual, suporta 600 MB/s.

     

    Outra característica interessante do SATA é a possibilidade de uso da técnica hot-swap, que torna possível a troca de um dispositivo Serial ATA com o computador ligado.

    Por exemplo, é possível trocar um HD sem ser necessário desligar a máquina para isso. Este recurso é muito útil em servidores que precisam de manutenção/reparos, mas não podem parar de funcionar.

     

    e-SATA É uma extensão do SATA, dentro do computador, que permite a conexão de dispositivos SATA externos ao mesmo.

     

    PS/2

    Esse você já deve ter visto. O padrão PS/2, também serial, substituiu o RS-232 e passou a ser utilizado para a conexão de mouses e teclados nos computadores.

    Verde para mouse e roxo para teclado. Mas hoje em dia você não precisa mais decorar isso. O padrão USB está absorvendo tudo!

     

    placas de vídeo possuem:

    Processador próprio. Antigamente, as placas de vídeo eram apenas uma placa com memória de vídeo (VRAM). Hoje, possuem processador próprio, chamado de GPU (Graphics Processor Unit), com clocks na casa dos Mhz ou mesmo dos Ghz;

     Memória qualificada. As memórias das melhores placas de vídeo podem chegar também na casa dos Gigabytes, e com tecnologia Double Data Rate. Não-raro, você pode encontrar placas de vídeo com memória DDR3, ou mesmo com a memória GDDR5 (Graphics Double Data Rate 5).

  •  a) ERRADA. Universal Serial Bus (USB) é uma interface inteligente com protocolos definidos, que permite a um computador comunicar-se com uma variedade de dispositivos periféricos.(...) Ampla compatibilidade: O padrão USB é compatível com diversas plataformas e sistemas operacionais. O Windows, por exemplo, o suporta desde a versão 98. Sistemas operacionais Linux e Mac também são compatíveis. Atualmente, é possível encontrar portas USB em vários outros aparelhos, como televisores, sistemas de comunicação de carros e até aparelhos de som.  http://www.transcortec.com.br/interface-usb.php

     

     

     b)  ERRADA. E o contrário HDMI é digital e o VGA analógico. VGA é a norma mais antiga dos três, tendo sido introduzida em 1987. VGA manipula vídeo somente e não parecer, não contém a gestão da segurança ou de direitos digitais, e é um sinal analógico, o que significa que a qualidade do cabo, a qualidade dos pinos, e a distância do PC ao monitor podem ter um efeito sobre a qualidade do vídeo. Se o seu conector tem pequenos parafusos próximos ao cabo, e se parece com o gráfico à esquerda, é VGA.  HDMI, que apareceu pela primeira vez em 2003, é frequentemente encontrada em televisores modernos, mas também é na maioria dos monitores de PC mais recentes, e está rapidamente se tornando o hardware necessário na maioria dos laptops. HDMI é um padrão digital, ou seja, a conexão é ou em (1) ou desligado (0). A qualidade do cabo, a distância entre a máquina para o monitor e o tipo de metal no conector são praticamente irrelevantes (portanto, não pagar um lote inteiro para o seu cabo HDMI!) HDMI também pode lidar com segurança, o que significa que certos tipos de sinais, tais como TV por assinatura, pode ser impedido de viajar ao longo de um cabo HDMI. HDMI lida com som, bem como vídeo, para um monitor com um fone de ouvido e um cabo HDMI pode emitir som a partir do seu laptop. HDMI parece com o gráfico meio. https://www.reviversoft.com/pt/blog/2012/04/whats-the-difference-between-vga-hdmi-and-dvi/

     

     

     c) GABARITO.  Serial ATA, SATA ou S-ATA (acrônimo para Serial AT Attachment) é uma tecnologia de transferência de dados em série entre um computador e dispositivos de armazenamento em massa (mass storage devices) como unidades de disco rígido e drives ópticos https://pt.wikipedia.org/wiki/Serial_ATA

     

     

     d) ERRADA.  O Firewire (também conhecido como i.Link, IEEE 1394 ou High Performance Serial Bus/HPSB) é uma interface serial, criada pela Apple, Inc., para computadores pessoais e aparelhos digitais de áudio e vídeo, que oferece comunicações de alta velocidade e serviços de dados em tempo real

     

  • e)  ERRADA. A questão faz referência à unidade central de processamento (UCP ou CPU), estudo que acontece no tópico arquitetura de um computador. A unidade central de processamento ou processador central tem por função executar os programas armazenados na memória principal, buscando cada instrução, interpretando-a e depois a executando. www2.ic.uff.br/~aconci/componentes.html Aqui estuda-se a arquitetura do computador. Já quando faz referência ao ADSL trata-se do assunto comunicação de dados em Rede: “ ADSL (Asymetric Digital Subscriber Line) – A Linha Digital Assimétrica  de Assinante é uma nova tecnologia baseada em modem’s que convertem linhas de telefones de par-trançado comuns existentes em caminhos de acesso para multimídia e  comunicações de dados de alta velocidade. ADSL permite transmissões de mais de 6Mbps (chegando ao máximo, hoje, de 9 Mbps) de download para um assinante, e chegando a 640kbps (máximo de 1 Mbps) para upload. ADSL pode transformar a cadeia de informação já existente que é limitada à voz, a texto e a gráficos de baixa resolução para um sistema poderoso,  por exemplo, videoconferência, para a casa de todos." (apostila IOB)


ID
2454700
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Uma Distribuição Linux (ou simplesmente distro) é um sistema operacional baseado no Linux, que inclui também um conjunto de software variável, um sistema gestor de pacotes e um repositório. Numa típica distribuição Linux, a maior parte do software é livre e de código aberto. Assinale a opção que NÃO representa uma distribuição Linux.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

     

    Avira é antivírus.


ID
2454703
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a opção que corresponde ao significado da expressão =SOMA(Abril!D2:D8) no Excel 2013.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • Gabarito A, a Fórmula referencia a planilha "abril" e a fórmula é aplicada em outra planilha, fazendo assim a soma dos termos encontrados de D2 a D8.

ID
2454706
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas sobre a suíte de aplicativos de escritório, Microsoft Office:

i. O Excel, a partir de sua versão 2007, pode salvar e ler uma planilha usando a extensão .xls e .xlsx;

ii. No MS - ord 2007, ao salvar um documento através da opção "alvar como ...", pode-se escolher extensões do tipo ".doc", ".rtf", ".htm", ".dot", entre outras, o que pode permitir que outras versões do ord e até mesmo outros processadores de textos possam utilizá-lo;

iii. No Power Point, a partir de sua versão 2007, o primeiro slide de uma apresentação é chamado de slide mestre.

São CORRETAS apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Que programa é esse ord? 

    Não seria Word?

  • Diante de uma questão dessa o candidato não sabe se é erro de digitação ou uma pegdinha muito mal elaborada. Tá ruim.

    ii. No MS - ord 2007, ao salvar um documento através da opção "alvar como ...", pode-se escolher extensões do tipo ".doc", ".rtf", ".htm", ".dot", entre outras, o que pode permitir que outras versões do ord e até mesmo outros processadores de textos possam utilizá-lo;

  • Slide Mestre

     

    É criado para que todos os slides contenham as mesmas fontes e imagens (como logotipos). Essas alterações podem ser feitas em um só lugar (Slide Mestre), e serão aplicadas a todos os slides. O primeiro slide NÃO é automaticamente slide mestre

     

    Guia Exibir  >> Slide Mestre

     

    Fonte: https://support.office.com/pt-br/article/O-que-%C3%A9-um-slide-mestre-b9abb2a0-7aef-4257-a14e-4329c904da54

     

     

    Bons estudos!

  • vocês estão se apegando a detalhes, isso é um erro na hora de importa as questões para o banco de dados.

  • KKKK o kra na qul foi o elabrador nã sbe portgues ou qiz cofundr a galera.

  • Dá pra salvar como .doc?


ID
2454709
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Dado o seguinte conceito: "solução de segurança baseada em hardware ou software que, a partir de um conjunto de regras ou instruções, analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas". Assinale a alternativa que corresponde a este conceito.

Alternativas
Comentários
  • Letra E

     

    Firewall é uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso, mas sem impedir que os dados que precisam transitar continuem fluindo. Em inglês, “firewall” é o nome daquelas portas antichamas usadas nas passagens para as escadarias em prédios.

     

    Os firewalls trabalham usando regras de segurança, fazendo com que pacotes de dados que estejam dentro das regras sejam aprovados, enquanto todos os outros nunca chegam ao destino final.

     

    Os firewalls em forma de hardware são equipamentos específicos para este fim e são mais comumente usados em aplicações empresariais. A vantagem de usar equipamentos desse tipo é que o hardware é dedicado em vez de compartilhar recursos com outros aplicativos. Dessa forma, o firewall pode ser capaz de tratar mais requisições e aplicar os filtros de maneira mais ágil.

     

     

    https://www.tecmundo.com.br/firewall/182-o-que-e-firewall-.htm

     

  • Gabarito E

    Calavo de troia ou TROJAN - É um programa, normalmente recebido como um "presente", (por exemplo, cartão virtual, protetor de telas, álbum de fotos, jogo, etc.), que além de executar funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções normalmente maliciosas e sem o conhecimento do usuário.

    Antivírus - São programas de computador com o objetivo de prevenir, detectar e eliminar vírus de computador. Eles também detectam e eliminam wors, trojans entre outras pragas.

    Backdoor - [Porta dos fundos] Tipo de trojan que permite o acesso ao sistema infectado e seu controle remoto. O atacante pode eliminar ou modificar arquivos, executar programas, enviar emails massivamente ou instalar ferramentas maliciosas. 

    Roteador - É um equipamento usado para conectar diferentes redes de computadores entre si. 

    Firewall - Pode ser definido como uma barreira de proteção, que controla o tráfeco de dados entre seu computador e a internet ( ou entre a rede onde seu computador esta instalado e a internet). Protege a confidencialidade e a integridade dos dados. Permite somente a transmissão e a recepção de dados autorizados. 

    Fonte: Professor Márcio Lima

     

     

  • GABARITO E


    FIREWALL

    Para que ladrões não entrem em sua casa, você deve trancar suas portas e janelas, ou instalar grades, alarmes e sistemas de segurança, dificultando o acesso ao interior do imóvel. O Firewall tem função similar, pois “tranca” todas as portas e janelas do seu computador para que só os autorizados possam entrar e sair. Os Firewalls já são instalados com pré-definições de quais portas poderão permanecer abertas para que os programas as usem, mas o usuário pode adicionar permissões conforme a necessidade. 

    OBS.: O firewall pode ser um software ou um hardware. Ativando o software, dispensamos o uso do hardware. Instalando um hardware (alto custo), dispensamos o uso do software.


    Bons estudos

  • firewall parede de fogo

    é um software ou um hardware que controla a entrada de dados provenientes da Internet

  • A questão aborda conhecimentos acerca dos tipos de malwares e suas funções, bem como a funcionalidade dos recursos de segurança. 

     

    A)    Incorreta – O malware “Cavalo de Tróia" se passa por um programa legítimo para enganar o usuário e softwares de antivírus, logo não avisa que executa um código malicioso, o que permite ao malware realizar a abertura de portas para futuros ataques.

    B)    Incorreta - Os softwares antivírus têm como função realizar a proteção do computador contra a entrada e ataque de malwares, bem como eliminar os códigos maliciosos presentes no computador.

    C)    Incorreta - O malware “Backdoor” tem como função fornecer ao cracker portas de acesso à máquina do usuário para que o criminoso virtual consiga realizar o controle remoto da máquina.

    D)    Incorreta - O roteador é um aparelho utilizado para conexão de uma rede de computadores.

    E)    Correta – O Firewall é um sistema de segurança que tem como função monitorar a entrada e saída de dados e bloquear acessos externos não autorizados à rede de computadores.

     

    Gabarito – Alternativa E. 


ID
3763297
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

É considerado como resultado positivo entre os primeiros exames a serem solicitados para o diagnóstico do diabetes mellitus tipo 2 em adultos.

Alternativas

ID
3763300
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No tratamento do diabetes mellitus tipo 2 em adultos, a insulinoterapia é necessária para a hiperglicemia grave e é uma opção quando a monoterapia com metformina ou esquemas com vários medicamentos são inadequados. Sobre o tratamento com insulina, assinale a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3763303
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em toda a evolução, os seres humanos dependeram da exposição à luz solar para suprir suas necessidades de vitamina D. No entanto, por diversos motivos, mesmo nas áreas mais ensolaradas do mundo, incluindo Oriente Médio, Índia, México, Brasil e Austrália, a deficiência e a insuficiência de vitamina D são comuns devido à exposição inadequada ao sol. Assinale a opção CORRETA que apresenta a fonte natural de vitamina D e respectivo conteúdo aproximado de vitamina D3 (UI = 25 nanogramas).

Alternativas

ID
3763306
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A obesidade pode ser definida como uma condição adversa crônica causada pelo excesso de gordura corporal. Mesmo havendo vários métodos para determinar a quantidade relativa de gordura corporal, o método mais amplamente utilizado para determinar a obesidade é o Índice De Massa Corporal (IMC). Conforme a classificação do IMC, o paciente com IMC = 50,0 a 59,9 kg/m2 é considerado:

Alternativas

ID
3763309
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A abordagem inicial para pacientes obesos que desejam perder peso consiste em dieta e exercícios. A combinação de uma dieta com calorias reduzidas e exercícios é mais eficaz que um dos dois isoladamente. O objetivo inicial da terapia de perda de peso (dieta e exercícios) é uma redução de 10% no peso corporal em um período de 6 meses. Isso significa uma perda semanal em pacientes com um IMC > 35kg/m2 de:

Alternativas

ID
3763312
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Segundo as orientações atualizadas em 2015 pela Global Initiative for Asthma (GINA) o uso regular de baixa dose de corticosteroide inalatório deve ser prescrito para pacientes que apresentem:

Alternativas

ID
3763315
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No tratamento da insuficiência cardíaca congestiva crônica, os inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina (ECA) se apresentam como primeira linha de tratamento, diminuindo a morbidade e a mortalidade associadas a esta patologia. Sobre a prescrição dos inibidores da ECA, assinale a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3763318
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Os diuréticos produzem benefícios sintomáticos mais rapidamente que qualquer outro medicamento para insuficiência cardíaca. Poucos pacientes com insuficiência cardíaca e retenção de líquidos podem manter o equilíbrio de sódio sem o uso de medicamentos diuréticos. Sobre a conduta na prescrição de diuréticos, assinale a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3763321
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A insuficiência respiratória aguda ocorre quando problemas agudos ou crônicos graves na troca gasosa entre os pulmões e o sangue causam hipóxia com ou sem hipercapnia. Nos pacientes sem obstrução das vias aéreas, estáveis, conscientes, a ventilação não invasiva com pressão positiva (VNIPP) se apresenta como segunda opção. Sobre a utilização da VNIPP, assinale a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3763324
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A tosse é o sintoma mais comum apresentado nos consultórios de cuidados primários. A tosse crônica:

Alternativas

ID
3763327
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Episódios de urticária aguda com angioedema afetando a cabeça e o pescoço, o que pode potencialmente comprometer as vias aéreas, devem ser tratados prontamente com adrenalina. A adrenalina deve ser aplicada por via intramuscular a cada 1-2 horas, quando necessário, na dose:

Alternativas

ID
3763330
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A gripe é uma infecção aguda do trato respiratório causada pelo vírus da influenza sazonal A ou B, sendo o vírus transmitido por inalação de secreções respiratórias infectadas que foram aerossolizadas por tosse, espirros ou fala. A prevenção primária contra a gripe é fornecida pela vacina. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a vacinação da gripe sazonal como alta prioridade para:

Alternativas

ID
3763333
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Na abordagem diagnóstica do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), a positividade da patologia se apresenta entre os primeiros exames a serem solicitados quando:

Alternativas

ID
3763336
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Para o tratamento do LES, os sintomas articulares e serosite são tratados com alterações no estilo de vida e o uso do naproxeno na dose de:

Alternativas

ID
3763339
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Foi demonstrado que a capacidade funcional do paciente para realizar atividades comuns do cotidiano tem uma boa correlação com a captação máxima de oxigênio no teste ergométrico em esteira. O Equivalente Metabólico da Tarefa (EMDT) é um conceito fisiológico que expressa o custo energético de uma atividade física. São considerados como tendo baixa capacidade funcional e estão em risco relativamente elevado de um evento perioperatório os pacientes que apresentam:

Alternativas

ID
3763342
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Na avaliação da capacidade funcional do paciente, considera-se que tenha o valor de 1 EMDT a atividade física de:

Alternativas

ID
3763345
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O Linfogranuloma Venéreo (LGV) é uma doença sexualmente transmissível causada pelos sorotipos de Chlamydia trachomatis L1, L2 ou L3, que são endêmicos nos trópicos. Foram identificados três estágios do LGV: primário, secundário e terciário. O estágio terciário é caracterizado por:

Alternativas

ID
3763348
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em todos os estágios do LGV a doxiciclina é recomendada como tratamento de primeira linha, sendo o tratamento precoce a melhor conduta para evitar sequelas e complicações em longo prazo. A doxiciclina deve ser prescrita na dosagem de:

Alternativas

ID
3763351
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A hipófise fica localizada na fossa hipofisária (sela túrcica) e é funcionalmente ligada ao hipotálamo pelo pedúnculo hipofisário. Sobre a avaliação de massa hipofisária, assinale a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3763354
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No diagnóstico das massas hipofisárias, o hipogonadismo com fadiga e baixa libido sugerem um prolactinoma. Nas mulheres em idade fértil, também podem ocorrer oligomenorreia, amenorreia, galactorreia e redução da fertilidade. É indicativo de macroadenoma uma dosagem da prolactina sérica geralmente:

Alternativas

ID
3763357
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A listeriose é uma infecção transmitida por alimentos causada por um bacilo móvel, não formador de esporos e Gram-positivo. Na infecção sistêmica em adultos sem gastroenterite ou meningite/meningoencefalite, é indicado como tratamento de primeira escolha:

Alternativas

ID
3763360
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Esclerose sistêmica é uma doença autoimune do tecido conjuntivo caracterizada pela produção de autoanticorpos e pela superprodução de colágeno, que causa fibrose da pele e de órgãos, além de vasculopatia com fenômeno de Raynaud e obliteração de vasos sanguíneos. Sobre as medidas de prevenção da esclerose sistêmica e suas complicações, assinale a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3763363
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em todos os pacientes com a esclerose sistêmica em curso, a terapia imunossupressora que tem demonstrado uma leve melhora no escore da pele, aproximando-se da significância estatística, considerada como opção primária é o uso de:

Alternativas

ID
3763366
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O hemograma está indicado como um dos primeiros exames no diagnóstico da anemia ferropriva. A OMS define a anemia em homens maiores de 15 anos quando a hemoglobina se encontra:

Alternativas

ID
3763369
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em todos os pacientes com anemia ferropriva aguda, a primeira linha de tratamento é a reposição de ferro por via oral. Para repor as reservas de ferro, deve-se tratar o paciente por 3 a 6 meses após a correção da hemoglobina. Os sais usados incluem sulfato ferroso, gliconato ferroso e fumarato ferroso. Sobre a suplementação de ferro por via oral, assinale a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3763372
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Na investigação diagnóstica diferencial de anemia, a síndrome mielodisplásica apresenta ao hemograma:

Alternativas

ID
3763375
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A febre reumática aguda é uma doença autoimune que ocorre após infecção por estreptococos do grupo A. No tratamento da febre reumática confirmada, a antibioticoterapia encontra-se como primeira linha de tratamento sendo considerado como opção primária o uso de:

Alternativas

ID
3763378
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No manejo da monoartrite na febre reumática não confirmada, o fosfato de codeína como opção secundária pode ser usado para adultos na dose de:

Alternativas

ID
3763381
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A hipertensão é uma doença comum que afeta uma grande proporção da comunidade. Geralmente, é assintomática, sendo detectada em exames de rotina ou após a ocorrência de uma complicação, como ataque cardíaco ou acidente vascular encefálico. O estabelecimento de fatores de risco cardiovascular concomitantes é essencial para definir o risco cardiovascular geral. Entre os fatores de risco cardiovascular, encontra-se:

Alternativas

ID
3763384
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Coqueluche é uma infecção do trato respiratório superior caracterizada por tosse intensa. O tratamento em primeira linha consiste em um macrolídeo. No entanto, em pessoas com contraindicação ou intolerância a macrolídeos ou nos casos de resistência a macrolídeos suspeita ou confirmada, indica-se o uso de sulfametoxazol/trimetoprima na dose de 800/160mg por via oral duas vezes ao dia por:

Alternativas