SóProvas



Prova COPESE - UFPI - 2016 - UFPI - Engenheiro Civil


ID
3051613
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir sobre os navegadores Mozilla Firefox, Google Chrome e Internet Explorer.


I. Em todos os navegadores, a página inicial corresponde ao site do desenvolvedor, não sendo possível alterar tal configuração;

II. A cache do Mozilla Firefox é utilizada para guardar a estrutura básica das páginas mais acessadas para um acesso posterior mais rápido;

III. O Internet Explorer possui configurado o Yahoo! como site de buscas padrão;

IV. O recurso de bloqueio de pop-ups está presente em todos os navegadores, exceto no Google Chrome.


Estão CORRETAS somente a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • letra A para os não assinantes !!!

  • I - é possível sim alterar a página inicial

    II - CORRETA

    III - Bing! e não Yahoo

    IV - Chrome possui bloqueador de pop-ups

    Obs: ao meu ver a questão encontra-se sem gabarito.

  • questão nula pois o item I esta errado, e possível sim alterar a configuração da pagina inicial

  • Quem acertou deve estudar um pouco mais...

    Vamos pedir ao professor do QC pra comentar!

  • Que doideira!

  • uai achei que dava pra alterar a pag inicial...

  • Essa questão deve ter sido anulada! Não há alternativa certa para ser assinalada.

  • Questão passível de anulação, pois é possível alterar a página inicial.

  • Alternativa I está totalmente errada. Não há nem o que discutir, todo mundo modifica a página inicial do navegador. Questão nula.

  • Li a alternativa I e já excluí na hora...

  • I nunca será correta. Questão deve ser anulada
  • claro que é possessível configurar a pagina inicial .... anulada no nível Hardcore !!!!

  • PESSOAL, NOTIFIQUEM O ERRO.

  • A questão deveria ter sido anulada, porém ninguém recorreu.

  • COMENTÁRIOS DO PROFESSOR PABLO LEONARDO (ESTUDO TOP)

    Apenas o item II está correto e não existe uma alternativa que diga isso.

    O item I está incorreto. A página inicial de um navegador é a página que a gente quiser que seja. Para que esse item estivesse correto ele deveria ser: "Em todos os navegadores, por padrão, a página inicial corresponde ao site do desenvolvedor, embora seja possível modificar tal configuração;"

    A questão deve ser anulada por não possuir resposta correta.

    GABARITO: INEXISTENTE.

    ESTUDE COMIGO: TENHO GRUPOS DE ESTUDOS POR MEIO DE TEORIA E POR MEIO DE QUESTÕES COMENTADAS. TODOS ELES SÃO GRATUITOS. SE QUISER ENTRAR, ENVIE UM WHATS APP PARA (31) 9 8783-1775

    INSTAGRAM: @PROFESSORPABLOLEONARDO

  • Essa questão não tem gabarito. Até minha prima de cinco anos sabe que é possível alterar a página inicial.

  • Assertiva Mal formulada .

  • O Gabarito ta errado, mas ok!

  • Questão não tem gabarito!

  • Tá bão, aham.

  • Ressalva deve ser dada ao fato de que a "Página de inicialização" não é o mesmo que "Página Inicial/home". A páginia de inicialização pode ser configurada no brownser para ser aberta com a DNS que o usuário desejar. A página inicial é a página do desenvolvedor web do brownser.


ID
3051616
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre sistemas operacionais, para cada afirmativa abaixo, informe se é verdadeira (V) ou falsa (F). Em seguida, marque a opção que corresponde à sequência CORRETA.


( ) Firewall é um software ou um hardware que controla a entrada de dados provenientes da internet ou de uma rede local, aplicando uma política de segurança que depende de sua configuração.

( ) Os sistemas operacionais Windows e Linux não possibilitam a criação de um arquivo sem conteúdo.

( ) O tamanho de um determinado arquivo depende diretamente do sistema de arquivos que o sistema operacional utiliza.

( ) O Painel de Controle do sistema operacional Windows é uma ferramenta que pode ser usada, dentre outras coisas, para configurar conexões de rede e de internet.

Alternativas
Comentários
  • Gostaria de entender pq sempre soube de jeito errado. Pra mim, firewall sempre foi um software.
  • C :

    A palavra firewall tem estado cada vez mais comum no nosso cotidiano, ainda mais agora que a segurança digital está dia após dia mais em evidência. Você certamente já deve estar familiarizada com ela, mas sabe o que é o firewall ou o que ele faz? Continue acompanhando este artigo e descubra.

    Assim como a metáfora por trás do nome sugere, firewall é uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso, mas sem impedir que os dados que precisam transitar continuem fluindo. Em inglês, “firewall” é o nome daquelas portas antichamas usadas nas passagens para as escadarias em prédios.

    (Fonte da imagem: )

    Na informática, os firewalls são aplicativos ou equipamentos que ficam entre um link de comunicação e um computador, checando e filtrando todo o fluxo de dados. Esse tipo de solução serve tanto para aplicações empresariais quanto para domiciliar, protegendo não só a integridade dos dados na rede mas também a confidencialidade deles.

    Aplicações com a função de firewall já são parte integrante de qualquer sistema operacional moderno, garantindo a segurança do seu PC desde o momento em que ele é ligado pela primeira vez. Os firewalls trabalham usando regras de segurança, fazendo com que pacotes de dados que estejam dentro das regras sejam aprovados, enquanto todos os outros nunca chegam ao destino final.

    Além do firewall presente em cada máquina, é bastante comum empresas usarem computadores específicos que agem como um “guardião” de uma rede, filtrando todo o trânsito de dados entre os PCs locais e um ambiente mais hostil, como a internet. Usando essa segunda opção, é possível até aplicar regras exclusivas como: “Máquina X pode enviar arquivos por FTP à vontade, todas as outras estão limitadas apenas a downloads”.

    Vale lembrar que, em ambos os casos, todas essas regras podem ser personalizadas à vontade, permitindo que o protocolo de segurança seja modificado de acordo com as suas necessidades. No Windows 7, você pode checar as configurações do firewall entrando em Painel de Controle > Sistema e Segurança > Firewall do Windows.

    Painel de controle do firewall do Windows (Fonte da imagem: )

    CONTINUAN,,,

  • Outra medida muito usada são os filtros por portas e aplicativos. Com eles, o firewall pode determinar, exatamente, quais programas do seu computador podem ter acesso ao link de internet ou não. As portas de comunicação também podem ser controladas da mesma forma, permitindo que as portas mais “visadas” pelos malware sejam bloqueadas terminantemente.

    Os firewalls em forma de hardware são equipamentos específicos para este fim e são mais comumente usados em aplicações empresariais. A vantagem de usar equipamentos desse tipo é que o hardware é dedicado em vez de compartilhar recursos com outros aplicativos. Dessa forma, o firewall pode ser capaz de tratar mais requisições e aplicar os filtros de maneira mais ágil.

    Equipamentos de firewall empresariais (Fonte da imagem: )

    Boa parte dos roteadores de rede domiciliar disponíveis hoje também conta com algum tipo de aplicação de firewall. Uma das mais básicas é o controle sobre os computadores que estejam habilitados a se conectar na rede, impedindo que as “sanguessugas” de plantão usem a sua Wi-Fi sem permissão. Você pode aprender mais sobre a segurança de redes sem fio com  do Tecmundo.

  • Firewall: dispositivo que filtra a entrada e saída de pacotes na rede (filtro de conexões) que permite bloquear ou liberar o tráfego de entrada e saída dos pacotes de dados do computador. Não consegue excluir vírus. Fecha as portas de protocolo para os IPs que são considerados perigosos [filtro de IP]. Poderá ser um Software ou Hardware.

    *Proxy Server: é o firewall do servidor da internet. Utilizado juntamente com o firewall pessoal.

  • Firewall pode ser software ou hardware; ativando-se o software dispensa o uso do hardware; Instalando-se o hardware, dispensa o uso do software.

  • Exemplo de Firewall Hardware: Roteador de internet banda larga.

  • O tamanho do arquivo não depende do sistema de arquivos que o SO utiliza?

  • "O tamanho de um determinado arquivo depende diretamente do sistema de arquivos que o sistema operacional utiliza."

    O sistema de arquivo define as características fundamentais para se armazenar arquivos em um dispositivo de memória, são elas:

    * Tamanho máximo do nome do arquivo.

    * Permissões de acesso aos arquivos.

    * Suporte a criptografia.

    * Capacidade máxima de armazenamento e gerenciamento.

    * Recurso de recuperação de falhas.

    * Desempenho na leitura e gravação de dados.

    * Sistema operacional suportado.

    O tamanho de um determinado arquivo é dado pelo valor numérico baseado na quantidade bits ou bytes utilizados pela memória para guardar suas informações.

    Espero ter ajudado!

    Boa Sorte!!

  • COMENTÁRIOS DO PROFESSOR PABLO LEONARDO (ESTUDO TOP)

    (V) Note que não é afirmado que ele "controla exclusivamente a entrada de dados", mas sim que ele "controla a entrada de dados.". Digo isso porque ele também controle a saída de dados. Outro detalhe: O Firewall pode ser definido como Software, mas também existe firewall na forma de Hardware que, diga-se de passagem, são mais raros e mais caros.

    (F) É possível criar arquivos vazios.

    (F) O tamanho de um arquivo depende do tipo desse arquivo e da quantidade de informações que ele contém.

    (V) O Painel de controle do Windows é uma área onde modificamos quase todas as configurações do Windows.

    Essa questão reuniu atalhos que são muito cobrados em provas de concursos públicos. Fique atento(a) a eles.

    GABARITO: C.

    ESTUDE COMIGO: TENHO GRUPOS DE ESTUDOS POR MEIO DE TEORIA E POR MEIO DE QUESTÕES COMENTADAS. TODOS ELES SÃO GRATUITOS. SE QUISER ENTRAR, ENVIE UM WHATS APP PARA (31) 9 8783-1775

    INSTAGRAM: @PROFESSORPABLOLEONARDO

  • FIREWALL É UMA PAREDE DE FOGO

  • LETRA- C

    FIQUE EM CASA OU NA RUA, VC ESCOLHE ?!

    ENTRETANTO, TODAVIA, VOU FICAR EM CASA, PORÉM NO MEU QUARTO ESTUDANDO.

    ALÔ PC PR

    SIM, NEM CENTRÃO, NEM ESQUERDA, NEM DIREITA, NEM OS 600,00. NADA MUDA.

    QUEM MUDA É VC. ESTUDE !

    DEUS, CUIDA E LIVRA DE TODO MAL QUEM ESTUDA. AMÉM

  • GAB C

    TANTO FAZ SE VOCÊ TEM UM ARQUIVO GRANDE NO WINDOWS OU NO LINUX,OQUE INFLUENCIA É A CAPACIDADE DE SUA MAQUINA E NAO O SISTEMA

    CLARO SISTEMAS ANTIGOS COMO WINDOWS XP NÃO RODA COISAS MAIS ATUAIS POR EXEMPLO JOGOS DE ALTA CAPACIDADE GRÁFICA

  • GAB: C

    1 . Firewall - é tanto hardware como software (não é a primeira vez que cobra isso).

    2. Tanto no Windows quanto no Linux da pra criar um arquivo sem conteúdo (imagine o word - sem nada escrito).

    3. O tamanho do arquivo depende diretamente do que tem dentro dele. Não há relação quanto ao sistema de arquivos. (NTFS veio para melhorar desempenho e garantir a segurança e a integridade dos arquivos.)

    4. Painel de controle é as configurações do windows.


ID
3051619
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre atalhos de teclado no sistema operacional Windows e na suíte de escritório Office 2010, marque a opção que corresponde à afirmativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A - GABARITO

    B - todas as letras ficam em caixa alta quando digitado

    C - Alterna entre as janelas abertas

    D - Negritar o texto contido na célula

    E - Tecla de ajuda no sistema Windows e Office

  • Ctrl” e “b

    b de backup

  • CTRL + B = CONTRA BOBEIRA, vamos salvar!! ehhehe, nunca mais esqueci!

  • No Powerpoint, ao se pressionar a tecla F1 é iniciada a apresentação de slides. Não, é tecla F5

  • GABARITO A

    A - CORRETO

    B - todas as letras ficam em caixa alta quando digitado

    C - Alterna entre as janelas abertas

    D - CTRL + O

    E - é tecla F5

  • COMENTÁRIOS DO PROFESSOR PABLO LEONARDO (ESTUDO TOP)

    Comentando cada uma das alternativas:

    a) Correta. CTRL + B é usado para salvar um arquivo. Esse atalho funciona em qualquer aplicativo do Microsoft Office.

    b) Incorreta. CAPS LOCK faz com que todas as letras digitadas fiquem maiúsculas.

    c) Incorreta. ALT + TAB alterna entre janelas abertas.

    d) Incorreta. CTRL + N aplica negrito.

    e) Incorreta. Usamos F1 para acessar a central de ajuda da Microsoft.

    Essa questão reuniu atalhos que são muito cobrados em provas de concursos públicos. Fique atento(a) a eles.

    GABARITO: A.

    ESTUDE COMIGO: TENHO GRUPOS DE ESTUDOS POR MEIO DE TEORIA E POR MEIO DE QUESTÕES COMENTADAS. TODOS ELES SÃO GRATUITOS. SE QUISER ENTRAR, ENVIE UM WHATS APP PARA (31) 9 8783-1775

    INSTAGRAM: @PROFESSORPABLOLEONARDO

  • gabarito letra A

  • Cuidado com o comentário do Marcos Vinicius.

    CTRL + O - Cria uma NOVA PASTA DE TRABALHO no Excel, e não uma nova planilha, em que o atalho é SHIFT + F11.

  • A questão aborda conhecimentos acerca do uso dos atalhos e suas funções nos softwares inclusos no pacote Office 2010, bem como no sistema operacional Windows.

    A)     Correta – O atalho CTRL + B, no Word, tem como função salvar o documento e suas alterações.

    B)     Incorreta – A tecla CAPS Lock, quando habilitada, tem como função deixar todas as letras digitadas em maiúsculas, enquanto não for desabilitada as letras ficarão em caixa alta.

    C)     Incorreta – Para exibir o menu iniciar, o atalho correto é o CTRL + ESC. A combinação ALT + TAB tem como função alternar entre os programas abertos no computador.

    D)     Incorreta – Para exibir uma nova planilha em branco no Excel, o usuário deverá utilizar o atalho CTRL + O. A combinação CTRL + N realiza a inserção ou remoção do efeito negrito no item selecionado.

    E)     Incorreta – A tecla F1 é utilizada para exibir o menu de ajuda do PowerPoint. Para iniciar uma apresentação de slides, o usuário poderá utilizar a tecla F5, para iniciar a apresentação a partir do começo, ou o atalho SHIFT + F5, para iniciar a partir do slide atual.

    Gabarito – Alternativa A. 


ID
3051622
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Ariovaldo Bispo de Souza, servidor público federal efetivo e estável, é condenado em processo administrativo à penalidade de demissão. Posteriormente Ariovaldo tem invalidada a sua demissão por nova decisão administrativa, tendo direito, inclusive, ao ressarcimento de todas as suas vantagens. Pretendendo a sua volta ao cargo anteriormente ocupado, de acordo com a lei 8.112/90, Ariovaldo poderá requerer

Alternativas
Comentários
  • Palavras chaves

    Readaptação - Limitação fisica e mental

    ( adaptar- limitação)

    Recondução- Retorno cargo anteriormente ocupado

    (cargo era ocupado)

    Reversão - Retorno servidor aposentado invalidez

    ( V de vovô)

    Reintegração - voltar cargo anterior ilegamente demitido com ressarcimento

    (Demissão ilegal)

  • GABARITO: D

    Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

  • GABARITO: LETRA D

    Da Reintegração

    Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    COMPLEMENTANDO:

    A) Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    B) Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de: I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; II - reintegração do anterior ocupante.

    C) Art. 25.  Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Conforme o artigo 24, da citada lei, "readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica."

    Dispõem os artigos 25 e 29, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou

    II - no interesse da administração, desde que:

    a) tenha solicitado a reversão;

    b) a aposentadoria tenha sido voluntária;

    c) estável quando na atividade;

    d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação;

    e) haja cargo vago.

    (...)

    Art. 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

    Parágrafo único. Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30."

    Consoante o artigo 28, da citada lei, "a reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens."

    Por fim, cabe ressaltar que, de acordo com o caput, do artigo 41, da Constituição Federal, "são estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público."

    Analisando as alternativas

    Considerando o que foi explanado, Ariovaldo Bispo de Souza o qual foi condenado em processo administrativo à penalidade de demissão, sendo que, posteriormente, tem invalidada a sua demissão por nova decisão administrativa, tendo direito, inclusive, ao ressarcimento de todas as suas vantagens, poderá requerer a reintegração ao cargo anteriormente, de modo a pleitear o seu retorno ao serviço público.

    Gabarito: letra "d".


ID
3051625
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Dentro do regime disciplinar do servidor público federal, definido pela lei 8.112/90, são estabelecidas as responsabilidades do servidor federal. De acordo com o disposto no mencionado regime, é INCORRETO dizer que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Das Responsabilidades

    Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    FONTE: LEI 8.112, 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • Lei 8.112/90

    Das Responsabilidades

          a)  Art. 121.  O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

         b)  Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

           § 1  A indenização de prejuízo dolosamente causado ao erário somente será liquidada na forma prevista no art. 46, na falta de outros bens que assegurem a execução do débito pela via judicial.

         c)  § 2  Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva.

           § 3  A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

           Art. 123.  A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenções imputadas ao servidor, nessa qualidade.

           Art. 124.  A responsabilidade civil-administrativa resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo ou função.

         d)  Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

           Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

          e) Art. 126-A. Nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência à autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública. 

  • GABARITO: D

    a) CERTO: Art. 121. O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

    b) CERTO: Art. 122. A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

    c) CERTO: Art. 122. § 2 Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva.

    d) ERRADO: Art. 125. As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    e) CERTO: Art. 126-A. Nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência à autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública. 

  • GABARITO: LETRA D

    Das Responsabilidades

    Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está correta, pois, conforme o 121, da citada lei, "o servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições."

    Letra b) Esta alternativa está correta, pois, conforme o caput, do artigo 122, da citada lei, "a responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros."

    Letra c) Esta alternativa está correta, pois, conforme o § 2º, do artigo 122, da citada lei, "tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva."

    Letra d) Esta alternativa está incorreta e é o gabarito em tela. Conforme o artigo 125, da citada lei, "as sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si."

    Letra e) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 126-A, da citada lei, "nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência à autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública."

    Gabarito: letra "d".


ID
3051628
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação à prescrição da ação disciplinar prevista no processo administrativo disciplinar estabelecido no regime jurídico dos servidores públicos federais (lei 8.112/90), é INCORRETO dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Como assim ?

  • Gabarito: c)

    Art. 142.  A ação disciplinar prescreverá:

    I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

    II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;

    III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência.

    § 1  O prazo de prescrição começa a correr da data em que o fato se tornou conhecido.

    § 2  Os prazos de prescrição previstos na lei penal aplicam-se às infrações disciplinares capituladas também como crime.

    § 3  A abertura de sindicância ou a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição, até a decisão final proferida por autoridade competente.

  • GABARITO: LETRA C

    Art. 142. § 2   Os prazos de prescrição previstos na lei penal aplicam-se às infrações disciplinares capituladas também como crime.

    COMPLEMENTANDO:

    A) Art. 142. I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

    B) Art. 142. II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão; III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência.

    D) Art. 142. § 3   A abertura de sindicância ou a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição, até a decisão final proferida por autoridade competente.

    E) Art. 142. § 1   O prazo de prescrição começa a correr da data em que o fato se tornou conhecido.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • Questão trata da prescrição disciplinar e deve ser respondida segundo o que dispõe o estatuto dos servidores públicos civil da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei 8.112/1990).

    A alternativa “A” está correta, sendo transcrição ipsis litteris do inciso I do art. 142.

    A alternativa “B” está correta, sendo transcrição ipsis litteris dos inciso II e III do art. 142.

    A alternativa “C” está incorreta. Os prazos de prescrição previstos na lei penal aplicam-se às infrações disciplinares capituladas também como crime, nos moldes do §2º do art. 142.   

    A alternativa “D” está correta, sendo transcrição ipsis litteris do §3º do art. 142.

    A alternativa “E” está correta, sendo transcrição ipsis litteris do §1º do art. 142.

    GABARITO DA QUESTÃO: C.

  • LEi nº 8.112/90 - Art. 142.  A ação disciplinar prescreverá:

    I - em 5 anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

    II - em 2 anos, quanto à suspensão;

    III - em 180 dias, quanto à advertência.

    § 1  O prazo de prescrição começa a correr da data em que o fato se tornou conhecido.

    § 2  Os prazos de prescrição previstos na lei penal aplicam-se às infrações disciplinares capituladas também como crime.

  • Atenção

    1-O prazo de prescrição tem início quando a Adm tem ciência do fato: Ou seja, não é de quando se comete a infração e sim de quando a Administração toma conhecimento.

    2-Se houver crime a prescrição obedecerá também ao prazo da Lei Penal.


ID
3051631
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação aos benefícios da aposentadoria e salário-família, propostos pela seguridade social do servidor público federal devidamente disciplinada na lei 8.112/90, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Art. 189. O provento da aposentadoria será calculado com observância do disposto no § 3º do art. 41, e revisto na mesma data e proporção, sempre que se modificar a remuneração dos servidores em atividade.

    arágrafo único. São estendidos aos inativos quaisquer benefícios ou vantagens posteriormente concedidas aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes de transformação ou reclassificação do cargo ou função em que se deu a aposentadoria. Lei 8.112/90

    Comentário:

    ▪ Lei 8.112/1990, art. 41, § 3º: Art. 41. § 3º O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.

    ▪ O art. 189, parágrafo único, é incompatível com o atual texto constitucional, uma vez que a EC 41/2003 extinguiu o direito à paridade. 

    Lei-8112-1990-Atualizada-e-esquematizada-perda-vigência-MP-805.pdf

  • GABARITO: C

    a) CERTO: Art. 188. § 1o A aposentadoria por invalidez será precedida de licença para tratamento de saúde, por período não excedente a 24 (vinte e quatro) meses.

    b) CERTO: Art. 188. § 5o A critério da Administração, o servidor em licença para tratamento de saúde ou aposentado por invalidez poderá ser convocado a qualquer momento, para avaliação das condições que ensejaram o afastamento ou a aposentadoria.  

    c) ERRADO: Art. 189. Parágrafo único. São estendidos aos inativos quaisquer benefícios ou vantagens posteriormente concedidas aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes de transformação ou reclassificação do cargo ou função em que se deu a aposentadoria.

    d) CERTO: Art. 200. O salário-família não está sujeito a qualquer tributo, nem servirá de base para qualquer contribuição, inclusive para a Previdência Social.

    e) CERTO: Art. 201. O afastamento do cargo efetivo, sem remuneração, não acarreta a suspensão do pagamento do salário-família.

  • GABARITO: LETRA C

    Da Aposentadoria

    Art. 189.  O provento da aposentadoria será calculado com observância do disposto no § 3 do art. 41, e revisto na mesma data e proporção, sempre que se modificar a remuneração dos servidores em atividade.

    Parágrafo único.  São estendidos aos inativos quaisquer benefícios ou vantagens posteriormente concedidas aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes de transformação ou reclassificação do cargo ou função em que se deu a aposentadoria.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • Questão dubia, pois devido a EC 41/03 não existe mais a paridade entre servidores ativos e inativos. A aposentadoria somente enseja revisão anual sem distinção de índices, conforme previsto no artigo 37 da CF/88. Mas como ela pediu "em consoante a lei 8.112", é a literalidade, assim o sendo gabarito letra C.

  • ▪ Os arts. 189 e 224 tratam das regras de manutenção dos valores das aposentadorias e pensões.

    Contudo, deve-se observar que a EC 41/2003 extinguiu o benefício da paridade, que estendia aos aposentados e aos pensionistas os benefícios, vantagens e reajustes concedidos aos servidores em atividade.

    ▪ Dessa forma, ressalvando-se os servidores que adquiriram o direito à paridade, aos aposentados e pensionistas só deve ser concedida a revisão geral anual, prevista no art. 37, X, da Constituição Federal, e no art. 189, caput, da Lei 8.112/1990.

    ▪ Por conseguinte, como não há mais paridade (exceto quem já adquiriu tal direito), os benefícios previstos no art. 189, parágrafo único, bem como no art. 224, não são mais extensíveis aos aposentados e pensionistas.

    Fonte: Lei 8112/90 esquematizada e atualizada Estratégia Concursos.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está correta, pois, conforme o § 1º, do artigo 188, da citada lei, "a aposentadoria por invalidez será precedida de licença para tratamento de saúde, por período não excedente a 24 (vinte e quatro) meses."

    Letra b) Esta alternativa está correta, pois, conforme o § 5º, do artigo 188, da citada lei, "a critério da Administração, o servidor em licença para tratamento de saúde ou aposentado por invalidez poderá ser convocado a qualquer momento, para avaliação das condições que ensejaram o afastamento ou a aposentadoria."

    Letra c) Esta alternativa está incorreta e é o gabarito em tela. Conforme o Parágrafo único, do artigo 189, da citada lei, "são estendidos aos inativos quaisquer benefícios ou vantagens posteriormente concedidas aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes de transformação ou reclassificação do cargo ou função em que se deu a aposentadoria."

    Letra d) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 200, da citada lei, "o salário-família não está sujeito a qualquer tributo, nem servirá de base para qualquer contribuição, inclusive para a Previdência Social."

    Letra e) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 201, da citada lei, "o afastamento do cargo efetivo, sem remuneração, não acarreta a suspensão do pagamento do salário-família."

    Gabarito: letra "c".


ID
3051634
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A lei 8.112/90, que estabelece o regime jurídico dos servidores públicos federais, define com clareza o conceito de vencimento e remuneração. Conforme a lei, vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei. A este respeito, é INCORRETO dizer que

Alternativas
Comentários
  • Art. 44. O servidor perderá:

    I - a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado; (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    II - a parcela de remuneração diária, proporcional aos atrasos, ausências justificadas, ressalvadas as concessões de que trata o art. 975, e saídas antecipadas, salvo na hipótese de compensação de horário, até o mês subseqüente ao da ocorrência, a ser estabelecida pela chefia imediata. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    Parágrafo único. As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Título III

    Dos Direitos e Vantagens

    Capítulo I

    Do Vencimento e da Remuneração

    Parágrafo único: As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    FONTE: LEI 8.112, 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • GABARITO: B

    a) CERTO: Art. 41. § 3o O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.

    b) ERRADO: Art. 44. Parágrafo único. As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício.  

    c) CERTO: Art. 45. Salvo por imposição legal, ou mandado judicial, nenhum desconto incidirá sobre a remuneração ou provento.  

    d) CERTO: Art. 48. O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, seqüestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.

    e) CERTO: Art. 45. § 1o Mediante autorização do servidor, poderá haver consignação em folha de pagamento em favor de terceiros, a critério da administração e com reposição de custos, na forma definida em regulamento. 

  • GABARITO: LETRA B

    Do Vencimento e da Remuneração

    Art. 44.  O servidor perderá:

    Parágrafo único.  As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício.   

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • B incorreta.

    Quer dizer o servidor falta, justifica suas faltas e mesmo assim compensa as horas e não é computada como exercício?

    #Força guerreiros.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está correta, pois, conforme o § 3º, do artigo 41, da citada lei, "o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível."

    Letra b) Esta alternativa está incorreta e é o gabarito em tela. Conforme o Parágrafo único, do artigo 44, da citada lei, "as faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício."

    Letra c) Esta alternativa está correta, pois, conforme o caput, do artigo 45, da citada lei, "salvo por imposição legal, ou mandado judicial, nenhum desconto incidirá sobre a remuneração ou provento."

    Letra d) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 48, da citada lei, "o vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial."

    Letra e) Esta alternativa está correta, pois, conforme o § 1º, do artigo 45, da citada lei, "mediante autorização do servidor, poderá haver consignação em folha de pagamento em favor de terceiros, a critério da administração e com reposição de custos, na forma definida em regulamento."

    Gabarito: letra "b".


ID
3051637
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação ao Diagrama de Gantt, importante ferramenta no gerenciamento de obras, é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
3051640
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação ao recebimento de obras, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • [ERRADO] A comissão designada para o recebimento da obra tem prazo máximo improrrogável de 30 dias [90D – ART 73 8.666]  para a lavratura do termo circunstanciado.

    ART 73 8.666 § 3º O prazo a que se refere a alínea "b" do inciso I deste artigo não poderá ser superior a 90(noventa) dias, salvo em casos excepcionais, devidamente justificados e previstos no edital

    [ERRADO] Uma vez dado o recebimento definitivo da obra pela administração, a responsabilidade civil da obra [NÃO] deixa imediatamente de ser do contratado.

    ART 73 8.666 § 2º O recebimento provisório ou definitivo não exclui a responsabilidade civil pela solidez e segurança da obra ou do serviço, nem ético-profissional pela perfeita execução do contrato, dentro

    dos limites estabelecidos pela lei ou pelo contrato

    [ERRADO] A comissão de recebimento não deverá ser constituída por membros que tenham participado como responsáveis pelo acompanhamento e fiscalização da obra.

    NÃO PREVISÃO PARA ESTA VEDAÇÃO.

    [ERRADO] Ao verificar a conclusão da obra ou serviço, o engenheiro fiscal [NÃO]  poderá emitir o termo de Recebimento Provisório, não havendo necessidade de comunicação formal da contratada.

    [CERTO] O recebimento da obra só se consagrará mediante concluídas as etapas de recebimento provisório e definitivo.

  • [ERRADO] A comissão designada para o recebimento da obra tem prazo máximo improrrogável de 30 dias [90D – ART 73 8.666]  para a lavratura do termo circunstanciado.

    ART 73 8.666 § 3º O prazo a que se refere a alínea "b" do inciso I deste artigo não poderá ser superior a 90(noventa) dias, salvo em casos excepcionais, devidamente justificados e previstos no edital

    [ERRADO] Uma vez dado o recebimento definitivo da obra pela administração, a responsabilidade civil da obra [NÃO] deixa imediatamente de ser do contratado.

    ART 73 8.666 § 2º O recebimento provisório ou definitivo não exclui a responsabilidade civil pela solidez e segurança da obra ou do serviço, nem ético-profissional pela perfeita execução do contrato, dentro

    dos limites estabelecidos pela lei ou pelo contrato

    [ERRADO] A comissão de recebimento não deverá ser constituída por membros que tenham participado como responsáveis pelo acompanhamento e fiscalização da obra.

    NÃO PREVISÃO PARA ESTA VEDAÇÃO.

    [ERRADO] Ao verificar a conclusão da obra ou serviço, o engenheiro fiscal [NÃO]  poderá emitir o termo de Recebimento Provisório, não havendo necessidade de comunicação formal da contratada.

    [CERTO] O recebimento da obra só se consagrará mediante concluídas as etapas de recebimento provisório e definitivo.

  • [ERRADO] A comissão designada para o recebimento da obra tem prazo máximo improrrogável de 30 dias [90D – ART 73 8.666]  para a lavratura do termo circunstanciado.

    ART 73 8.666 § 3º O prazo a que se refere a alínea "b" do inciso I deste artigo não poderá ser superior a 90(noventa) dias, salvo em casos excepcionais, devidamente justificados e previstos no edital

    [ERRADO] Uma vez dado o recebimento definitivo da obra pela administração, a responsabilidade civil da obra [NÃO] deixa imediatamente de ser do contratado.

    ART 73 8.666 § 2º O recebimento provisório ou definitivo não exclui a responsabilidade civil pela solidez e segurança da obra ou do serviço, nem ético-profissional pela perfeita execução do contrato, dentro

    dos limites estabelecidos pela lei ou pelo contrato

    [ERRADO] A comissão de recebimento não deverá ser constituída por membros que tenham participado como responsáveis pelo acompanhamento e fiscalização da obra.

    NÃO PREVISÃO PARA ESTA VEDAÇÃO.

    [ERRADO] Ao verificar a conclusão da obra ou serviço, o engenheiro fiscal [NÃO]  poderá emitir o termo de Recebimento Provisório, não havendo necessidade de comunicação formal da contratada.

    [CERTO] O recebimento da obra só se consagrará mediante concluídas as etapas de recebimento provisório e definitivo.


ID
3051643
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os aglomerantes hidráulicos, ao serem misturados com água, formam uma pasta, cujas funções estão citadas abaixo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

  • Para mim, o gabarito correto deveria ser a letra D.

     O concreto é essencialmente poroso. Dizer que ele é impermeável é generalizar.

     E na letra C, a pasta (a matriz) é responsável pela resistência mecânica sim.

     

     

     

  • Concordo com o FLA. Mas analisando a questão direito, acredito que esteja se referindo à ARGAMASSA.
  • Questão passível de recurso.


ID
3051646
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação às tintas, assinale a opção que completa corretamente a assertiva:


________________ são aplicados(as) sobre as paredes, para isolá-las da pintura subsequente, neutralizando a superfície, promovendo isolação química da pintura, sem perda da aderência.

Alternativas
Comentários
  • A

    O Thinner é um solvente recomendado para diluição na hora da limpeza. Não é indicado para diluição de esmaltes e tintas para aplicação. O uso desse produto com essa finalidade adianta a secagem dos produtos, enruga a pintura e tira o brilho da tinta.

    B

    Um Primário ou Primer, também conhecido como fundo é uma tinta especial para preparação de superfícies. É universal em todos os esquemas de pintura onde é considerada um dos seus mais importantes constituintes.

    C

    Zarcão é um produto que serve de fundo protetor com função anticorrosiva e de uniformização da superfície, permitindo a aplicação de diversos acabamentos com máxima durabilidade. A proteção é transferida formando uma película de cor alaranjada e textura levemente acetinada, com excelente aderência e super-resistente à formação de ferrugem.

    Possui secagem rápida permitindo agilidade no processo de pintura e aplicação do acabamento no mesmo dia. Possui ótimo rendimento, é fácil de lixar e a aplicação é muito simples. Não pode ser utilizado como acabamento, pois é indicado como primeira demão sobre superfícies metálicas ferrosas em geral, tanto em interiores quanto em exteriores.

    D

    As resinas são formadoras da película da tinta e são responsáveis pela maioria das características físicas e químicas, pois determinam o brilho, a resistência química e física, a secagem, a aderência entre outras.

    E

    Um pigmento é um material que muda a cor da luz transmitida ou refletida como resultado de uma absorção seletiva num dado comprimento de onda. Este processo físico é diferente da fluorescência ou fosforescência nos quais é o material que emite luz.

    Os pigmentos são usados para dar cor a tintas, plásticos, têxteis, cosméticos, comida, e outros materiais.

    Gab B


ID
3051649
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre lançamento, adensamento e cura do concreto, julgue as assertivas abaixo:


I. No adensamento manual, a altura máxima das camadas de concreto deve ser de 20cm;

II. Os vibradores de imersão devem aplicados preferencialmente na posição vertical, não havendo contato com a fôrma e aplicados no maior número de pontos possíveis;

III. O momento correto para o adensamento é o início da cura do concreto;

IV. Quando o lançamento for submerso, deve-se prever concreto autoadensável.


Assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • I. No adensamento manual, a altura máxima das camadas de concreto deve ser de 20cm; (Correto)

    II. Os vibradores de imersão devem aplicados preferencialmente na posição vertical, não havendo contato com a fôrma e aplicados no maior número de pontos possíveis;(Correto)

    III. O momento correto para o adensamento é o início da cura do concreto; (Errado - Pois o concreto já estará endurecido e não terá como ser feito o adensamento.)

    IV. Quando o lançamento for submerso, deve-se prever concreto autoadensável.(Correto)

    .

    Calma, calma! Eu estou aqui!


ID
3051652
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação às argamassas de assentamento das alvenarias, julgue as assertivas e assinale a opção que contém a sequência CORRETA.


I. Permitem a distribuição uniforme das cargas atuantes nas paredes;

II. Têm capacidade de absorver as deformações a que a alvenaria está submetida;

III. Têm a função de vedar o conjunto dos tijolos, prevenindo a penetração de agentes agressivos ou indesejáveis (como água de chuva);

IV. Têm a capacidade de evitar a formação de fissuras.

Alternativas
Comentários
  • Evitar não, reduzir

  • Acredito que o item III falta informações para julgá-la objetivamente. Na literatura é dito: "selar o conjunto contra a penetração de águas de chuva e agentes agressivos, quando a alvenaria for aparente".

    A informação é importante, pois quando a alvenaria possui revestimento essa função passa a ser do revestimento, que terá contato direto com a água da chuva.


ID
3051655
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A NR- 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção também disciplina a operação de escavação. Dentre as diretrizes estabelecidas nesta norma, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • b) distância superior à metade da profundidade

  • Letra B

    Cuidado galera essa engana uma pouco.

    A) 18.6.3. Os serviços de escavação, fundação e desmonte de rochas devem ter responsável técnico legalmente habilitado

    B) 18.6.8. Os materiais retirados da escavação devem ser depositados a uma distância superior à metade da profundidade, medida a partir da borda do talude.

    C) 18.6.5. Os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,25m ( um metro e vinte e cinco centímetros) devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para este fim.

    D) 18.6.9. Os taludes com altura superior a 1,75m (um metro e setenta e cinco centímetros) devem ter estabilidade garantida

    E) 18.6.7. As escavações com mais de 1,25m (um metro e vinte e cinco centímetros) de profundidade devem dispor de escadas ou rampas, colocadas próximas aos postos de trabalho, a fim de permitir, em caso de emergência, a saída rápida dos trabalhadores.

    Boa sorte concurseiros, TMJ

  • PEGADINHA clássica, galera. Trocar METADE pelo DOBRO.

    ATENÇÃO! O material deve ser depositado a uma distância superior METADE da profundidade.

    @ocivilengenheiro

  • Queridos amigos, vamos analisar cada uma das alternativas, baseados na NR 18, para encontrar a incorreta:

    (A) Serviços de escavação, fundação e desmonte de rochas devem ter responsável técnico legalmente habilitado. CORRETO

    Conforme previsto no item 18.6.3, os serviços de escavação, fundação e desmonte de rochas devem ter responsável técnico legalmente habilitado.

    (B) Os materiais retirados de escavação devem ser depositados a uma distância superior ao dobro da profundidade, medida a partir da borda do talude. INCORRETO

    Os materiais retirados da escavação devem ser depositados a uma distância superior à metade da profundidade, medida a partir da borda do talude, de acordo com o item 18.6.8.

    (C) Os taludes instáveis com profundidade superior a 1,25m devem ter sua estabilidade garantida por meio de estrutura dimensionada para este fim. CORRETO

    Segundo o item 18.6.5, os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,25m (um metro e vinte e cinco centímetros) devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para este fim.

    (D) Taludes com altura superior a 1,75m devem ter estabilidade garantida. CORRETO

    Em concordância com o item 18.6.9.

    (E) Escavações com mais de 1,25m de profundidade devem dispor de escadas ou rampas, próximas ao posto de trabalho. CORRETO

    Conforme o item 18.6.7, as escavações com mais de 1,25m (um metro e vinte e cinco centímetros) de profundidade devem dispor de escadas ou rampas, colocadas próximas aos postos de trabalho, a fim de permitir, em caso de emergência, a saída rápida dos trabalhadores, independentemente do previsto no subitem 18.6.5.

    Resposta: B


ID
3051658
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Podem-se identificar quatro níveis (ou fases) de levantamento de custo de uma obra de construção civil: avaliação, estimativa, orçamento básico e orçamento executivo. Nesses níveis, a margem de erro no orçamento varia de 30% (na estimativa) a 5% (no projeto executivo), daí sua importância.


Relacione corretamente as fases aos elementos técnicos requeridos para sua elaboração, e em seguida, marque a opção que contém a sequência CORRETA.


I. AVALIAÇÃO

II. ESTIMATIVA

III. ORÇAMENTO BÁSICO

IV. ORÇAMENTO EXECUTIVO


( ) Anteprojeto, especificações técnicas genéricas e preços de referência de serviços.

( ) Memorial Descritivo, composições de preços (serviços genéricos) e preços dos insumos.

( ) Área de construção, tipo de acabamento(padrão/qualidade) e custo usuário básico.

( ) Especificações Técnicas detalhadas, composição de preços de todos os serviços e coleta de preços.

Alternativas
Comentários
  • Avaliação: (estimativa preliminar, define-se o padrão da obra) - margem de erro: 30%

    Estimativa: anteprojeto - margem de erro: 20%

    Orçamento básico: projeto básico com memorial descritivo - margem de erro: 10%

    Orçamento executivo: projeto executivo completo - margem de erro: 5%


ID
3051661
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A curva ABC é uma importante ferramenta nas fases de orçamentação e gerenciamento de obras. Acerca dessa curva, é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Curva ABC = Decorre da classificação dos itens em ordem decrescente de importância relativa, expressa de forma percentual.

    Para distinguir os itens mais importantes dos de menor importância, pode-se lançar mão do Princípio de Pareto, também conhecido como princípio dos " pouco significativos e muitos insignificantes".

    A classificação ABC, aplica ao controle de estoques nos processos industriais de produção.

    Essa classificação compõe-se de três faixas:

  • Letra D é a correta, mas achei a questão mal formulada. Os percentuais das faixas variam caso a caso, a Faixa C não representa, necessariamente, 20% do custo da obra.

  • Mattos, em sua obra intitulada Como preparar orçamentos de obras, dedica um capítulo a este tema.

    Nele, o referido autor cita:

    O mais comum, entretanto, é que a Curva ABC seja apresentada na forma tabular, com a descrição, unidade, quantidade, custo unitário, custo total e as percentagens unitária e acumulada de cada insumo;

    A Faixa C geralmente compreende em torno de 80% dos insumos, embora represente apenas 20% do custo da obra.

    Faixa - os insumos podem ser agrupados em três faixas - A, B e C:

    - Faixa A - engloba os insumos que perfazem 50% do custo total, isto é, todos aqueles que se encontram acima do percentual acumulado de 50% - no caso, argamassa pronta e cal;

    - Faixa B - engloba os insumos entre os percentuais acumulados de 50% e 80% do custo total;

    - Faixa C - todos os insumos restantes.

  • Gabarito D.

  • 30% dos ITENS totais da obra.


ID
3051664
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Nas instalações prediais hidrossanitárias, as tubulações mais comumente utilizadas são de PVC: linha hidráulica e linha sanitária. Sobre as afirmativas abaixo, marque a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Não vejo erro algum na letra B!

     


ID
3051667
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O engenheiro civil, ao receber um projeto de instalações prediais, deve saber interpretar todas as intervenções necessárias a serem executadas. Sobre a simbologia de um projeto de instalações elétricas, marque a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • e) tomada baixa, a 300mm do piso acabado

  • a) Eletroduto embutido no teto

    b) Interruptor de duas seções

    c) CORRETA

    d)Condutor neutro

    e) tomada baixa, a 30 cm do piso acabado

    .

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • A Noma NBR 5444/1989 que traz essa simbologia, atualmente está cancelada. Se caísse essa questão hoje caberia recurso.


ID
3051670
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre as instalações hidráulicas, complete a afirmativa: ________________é a canalização que conduz a água da rede pública ao imóvel.

Alternativas
Comentários
  • Ramal Predial: Tubulação compreendida entre a rede pública de abastecimento de água e a extremidade a montante do alimentador predial ou de rede predial de distribuição.

    Letra " A"

  • Rede Púb. --> Ramal Predial --> CAVALETE --> Alimentador Predial --> Rsvtório

  • ALIMENTADOR PREDIAL

    CONCEITO: Tubulação q liga Fonte abastecimento A 1 reservatório de água de uso doméstico

    ÁGUA RESERVADA: 24h

    RAMAL PREDIAL: Tubulação compreendida entre Rede pública de abastecimento de água Extremidade a montante do alimentador predial

    Estou comercializando meus mapas mentais de Engenharia Civil! São materiais feitos com os melhores materiais do Estratégia + lei seca + 29 mil questões resolvidas.

    Tenho sobre diversas matérias como:

    ·        Instalações hidráulicas

    ·        Abastecimento e saneamento

    ·        Concreto pré-moldado

    ·        Empuxo e Contenção de taludes

    ·        Estrutura metálica

    ·        Hidrologia

    ·        Hidráulica

    ·        Instalações elétricas

    ·        Instalações especiais (gás, rede lógica, água quente, Telefone)

    ·        Lei 5.194/1996 (Regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo, e dá outras providências)

    ·        Lei 6.496/1977 (Institui a " Anotação de Responsabilidade Técnica ")

    ·        Sistema nacional de viação

    ·        Fundações

    ·        Alvenaria

    ·        Tratamento de água

    ·        Estrutura de madeira

    ·        Segurança e saúde

    ·        Concreto Armado

    ·        Revestimento

    ·        Canteiro de obras

    ·        Cobertura

    ·        Terraplenagem

    ·        Sondagens

    ·        Pavimentação

    ·        Drenagem

    ·        OAE

    ·        Meio ambiente

    ·        Conservação rodoviária

    ·        Obras portuárias

    ·        Impermeabilização

    ·        Característica dos materiais

    ·        Análise orçamentária

    ·        Planejamento e gerenciamento obras

    ·        Ensaios

    ·        Fiscalização

    ·        Sinalização rodoviária

    ·        Ferrovia

    ·        Análise estrutura

    ·        Pisos

    ·        Esquadrias

    ·        Controle tecnológico

    ·        Argamassa

    ·        Lei 8.666/93

    ·        Entre outros

    O preço é camarada, apenas R$20 por matéria.

    Interessados entrem em contato por e-mail:consultoriaconcursos.wesley@gmail.com ou pelo bate-papo do qconcursos.

    Os arquivos estão em PDF, caso haja interesse na compra, eu disponibilizo o programa que realiza a criação e edição. Vc poderá alterar da forma que quiser e até mesmo fazer os seus próprios.

    Dou consultoria de estudo focada no concurso que estão estudando.

     


ID
3051673
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Nos mapas topográficos, as curvas de nível representam as linhas do terreno natural composta por pontos de mesma altitude e proporcionam uma interpretação tridimensional do relevo. Sobre a configuração dessas curvas no desenho, pode-se afirmar que quanto mais próximas forem as curvas de nível:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Quanto mais próximo a curva de nível, mais haverá a mudança do terreno, e quanto mais distante a curva de nivel maior sera a sua plasticidade.

    Boa sorte concurseiros, TMJ

  • A variação de cota de uma curva de nível até a subsequente é constante na planta, assim quanto mais próximas elas estiverem, menor será a distância horizontal onde essa variação de cota se dará, dessa forma mais acentuado será a inclinação desse trecho do terreno.

  • Curvas de nível:

    Curvas próximas significam declividade elevada e, por consequência, elevação/declive brusca no perfil do terreno.


ID
3051679
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em uma superfície plana e horizontal, estacionou-se a 1,5m de altura do solo um teodolito em dois pontos (A e B) distantes 16m entre si. A partir desses dois pontos, visou-se um ponto C situado no topo de um prédio que se encontra alinhado com os pontos A e B, obtendo-se os ângulos verticais zenitais 60º e 30º respectivamente. A altura do prédio é, portanto, de:


sen(60°) = 0,866; sen (30°) = 0,5

Alternativas
Comentários
  • Angulo vertical zenital é medido do eixo vertical do aparelho até a visada. Assim possuímos 2 triângulos retângulos, o primeiro com altura H e base e base CB, com ângulo em CB de 90 - 30 = 60 graus, e o segundo com altura H e base CA = CB +16, com ângulo em CA de 90 - 60 = 30 graus.

    Retirando a tangente dos angulos se tem que tg(60) = H/CB; (3)^(1/2) = H/CB; H = ((3)^(1/2)) *CB.

    tg(30) = H/(CB+16); ((3)^(1/2))/3 = ((3)^(1/2)) *CB / (CB +16);

    cortando -> 1/3 = CB/(CB+16); CB = 8

    H = ((3)^(1/2)) *CB, só que sen(60)=((3)^(1/2))/2

    H= 2*sen(60)*CB = 0,866 * 2 * 8 = 13,856

    A altura do prédio será a altura encontrada + a altura do teodolito, logo Hpredio = 13,856 + 1,5 = 15,356

    Resposta letra D


ID
3051682
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No dimensionamento de pilares de concreto armado segundo a NBR 6118, λ é a esbeltez do pilar e λ1 é definido como valor limite para esbeltez. Nesse sentido, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Na NBR 6118 - Item 15.8.2 - Temos a seguinte informação: Os efeitos de 2º ordem em elementos isolados podem ser desprezados quando o índice de esbeltez for menor que o valor-limite estabelecido nesta subseção.

    Portanto temos a letra B como gabarito

  • a) 15.8.4 Consideração da fluência

    A consideração da fluência deve obrigatoriamente ser realizada em pilares com índice de esbeltez λ > 90

    b) 15.8.2 Dispensa da análise dos efeitos locais de 2ª ordem

    Os esforços locais de 2ª ordem em elementos isolados podem ser desprezados quando o índice de esbeltez for menor que o valor-limite λ1 estabelecido nesta subseção.

    c)

    d) 15.8.3.2 Método geral 

    O método geral é obrigatório para λ >140. 

    e) 15.8.1 Generalidades

    Apenas no caso de elementos pouco comprimidos com força normal menor que 0,10 fcd*Ac, o índice de esbeltez pode ser maior que 200.


ID
3051685
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma viga de concreto armado submetida à flexão simples, executada com concreto C25 e armada com aço CA-50, sendo 4Φ16mm de armadura de tração e 2Φ12.5mm de armadura de compressão, rompe por esmagamento do concreto, na fibra mais comprimida na região de máximo momento, com deformação da armação de tração valendo εs =0,5%. É possível afirmar que o Estado Limite Último por solicitações normais ocorreu:

Alternativas
Comentários
  • Acho que é por isto:

                                  ϵyd

    CA-25 ->             0,010

    CA-50 ->             0,0207 (~2,1 por mil)     

    CA-60 ->             0,02048

    Como o concreto rompe por esmagamento e o aço está acima de ϵyd e abaixo (0,5% = 5 por mil) de 10 por mil = Domínio 3

  • Se o aço está com deformação de tração em 5 por mil, o único domínio onde isso acontece é o 3

  • Aço CA - 50

    fyk = 500 Mpa = 50kN/cm²

    fyd = 50/1,15 = 43,5kN/cm ²

    εyd = fyd/Es = 43,5/21000 = 0,00207 = 0,207% = 2,07 por mil

  • Domínio 3

    •Flexão simples ou composta;

    •Concreto na ruptura e aço tracionado em escoamento;

    •Seção subarmada (aço e concreto trabalham com suas resistências de cálculo);

    •Aproveitamento máximo dos materiais – ruína com aviso;

    •As com Eyd <= Es <=1,0%;

    •Borda comprimida: Ecu = 0,35%.


ID
3051688
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre as armações de lajes de concreto armado, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
3051697
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Leia as afirmações a seguir e assinale a opção CORRETA.


I. As estacas Franki são executadas através da cravação de um tubo por meio de golpes de um pilão sobre uma bucha seca de pedra e areia aderida ao tubo, posteriormente recuperado, durante a concretagem. Possuem base alargada;

II. As estacas escavadas com o uso de fluido estabilizante, que pode ser lama bentonítica ou polímero sintético, podem ter seções circulares ou retangulares e sua concretagem é submersa;

III. A estaca hélice contínua é uma estaca moldada in loco, executada pela introdução no terreno, por rotação de um trado helicoidal contínuo. O concreto é injetado pela haste central do trado, simultaneamente à sua retirada e à colocação da armação.

Alternativas
Comentários
  • C) A colocação da armação não é simultâneo a concretagem.

  • Pegadinha!

    Conforme a NBR 6122, temos:

    "3.21 - Estaca hélice contínua monitorada

    Estaca de concreto moldada in loco, executada mediante a introdução, por rotação, de um trado helicoidal contínuo no terreno e injeção de concreto pela própria haste central do trado simultaneamente com a sua retirada, sendo que a armadura é introduzida após a concretagem da estaca."

    A armadura é colocada após a concretagem e não durante.

    Resposta correta é a alternativa "B"

  • A questão induz ao erro, na hora da tensão da prova a pessoa pode errar. Muita calma na leitura!

  • @Marília Soares, o gabarito seria letra D, pois a bucha não é recuperado posteriormente.

  • @Rhuan Souza Rocha, o texto refere-se ao tubo e não a bucha, sendo assim, alternativa correta condiz com o gabarito.

    Alternativa B.

  • Uma questão bem complicadinha pra se resolver no momento da prova, pois nessa hora, facilmente passa despercebido o fato que o TUBO é recuperado como disse a I, mas na leitura em dia de prova provavelmente o iremos passar por alto e considerar a BUCHA que não é recuperada.

    Outro fato na III, facilmente passara por alto o fato que a concretagem realmente é simultânea a retirada do trado, mas a armadura não é colocada simultâneamente.

    Questão boa na minha opinião, julga atenção e um conhecimento básico, diferente de algumas questões de examinadores aventureiros que encontramos.

  • O erro da III é dizer que a armadura é colocada simultaneamente à concretagem, enquanto, na verdade, é colocada posteriormente.

    - - - - - - - -

    E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê ~ Marcos 9:23.

    @ocivilengenheiro


ID
3051712
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sabe-se que, para o cálculo de estruturas de Madeira e Aço, utilizam-se as orientações das NBR7190 e NBR8800, respectivamente. Assim, algumas condições de segurança e dimensionamento são referentes aos esforços: normais (tração e compressão), flexão e cisalhamento. De acordo com estes conceitos básicos, avalie as afirmativas abaixo como Verdadeira (V) ou Falsa (F).


I. Em viga com seção transversal tipo “I”, é correto afirmar que as mesas (superior e inferior) têm a função principal de resistir à tensão de cisalhamento e a alma tem a função principal de resistir à tensão normal de flexão;

II. Em peças tracionadas, deve-se verificar a flambagem devido ao esforço axial, sendo que um bom ponto de partida é análise do índice de esbeltez (λ). Com este índice, é possível classificar o elemento estrutural em: curto, semiesbelto e esbelto;

III. Em peças curtas, despreza-se o efeito de flambagem. No entanto, em peças semi-esbeltas e esbeltas, tal efeito deve ser considerado. Sabe-se, também, que a peça semi-esbelta tem carga crítica maior do que a peça esbelta, considerando a mesma seção transversal e o mesmo material do elemento estrutural;


Marque a opção que está de acordo com as avaliações dos itens I, II e III, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • NBR 7190/97 

    Compressão de peças curtas

    Para as peças curtas, definidas pelo índice de esbeltez λ ≤ 40, que na situação de projeto são admitidas como solicitadas apenas à compressão simples, dispensa-se a consideração de eventuais efeitos de flexão. Para as peças curtas, que na situação de projeto são admitidas como solicitadas à flexocompressão, as condições de segurança são as especificadas em 7.3.6, com os momentos fletores determinados na situação de projeto.

    7.5.4 Compressão de peças medianamente esbeltas

    Para as peças medianamente esbeltas, definidas pelo índice de esbeltez 40 < λ ≤ 80, submetidas na situação de projeto à flexocompressão com os esforços de cálculo Nd e M1d , além das condições de segurança especificadas em 7.3.6, também deve ser verificada a segurança em relação ao estado limite último de instabilidade, por meio de teoria de validade comprovada experimentalmente.

    7.5.5 Compressão de peças esbeltas

    Para as peças esbeltas, definidas pelo índice de esbeltez λ > 80, não se permitindo valor maior que 140, submetidas na situação de projeto à flexocompressão com os esforços de cálculo Nd e M1d , a verificação pode ser feita como em 7.5.4 pela expressão (...)

  • Gabarito, letra D) F,F,V

  • II Em peças comprimidas.... ( e não tracionadas).

  • Em todas as questões a leitura atenta é grande chave para o acerto, essa II por exemplo, se ler meio na pressa passa batido e marca como V.

  • PROPOSIÇÃO I:

    I. Em viga com seção transversal tipo “I”, é correto afirmar que as mesas (superior e inferior) têm a função principal de resistir à tensão de cisalhamento e a alma tem a função principal de resistir à tensão normal de flexão (ERRADO. Trata-se justamente do contrário, as MESAS têm a função principal de resistir às TENSÕES NORMAIS e a ALMA tem a função de resistir ao CISALHAMENTO);

    PROPOSIÇÃO II:

    II. Em peças tracionadas (ERRADO. Em peças comprimidas!), deve-se verificar a flambagem devido ao esforço axial, sendo que um bom ponto de partida é análise do índice de esbeltez (λ). Com este índice, é possível classificar o elemento estrutural em: curto, semiesbelto e esbelto;

    PROPOSIÇÃO III:

    III. Em peças curtas, despreza-se o efeito de flambagem. No entanto, em peças semi-esbeltas e esbeltas, tal efeito deve ser considerado. Sabe-se, também, que a peça semi-esbelta tem carga crítica maior do que a peça esbelta, considerando a mesma seção transversal e o mesmo material do elemento estrutural;

    IMPORTANTE: Não confundir CARGA CRÍTICA com ESBELTEZ. Quando comparadas às peças esbeltas, as peças semi-esbeltas apresentam a carga crítica maior e menor esbeltez.

    - - - - - - - - -

    Para a 7190/97 - Projeto de Estruturas de Madeira, os pilares podem ser classificados quanto à sua esbeltez em:

    Pilares curtos:

    λ ≤ 40 (admitidas como solicitadas apenas à compressão simples - 7.5.3)

    Pilares semi-esbeltos

    40 < λ ≤ 80 (já é necessário considerar os efeitos de 2º ordem devido à excentricidade)

    Pilares Esbeltos:

    80 < λ ≤ 140 (necessário considerar os efeitos de 2º ordem devido à excentricidade)

    Limite:

    λ ≤ 140

    @ocivilengenheiro


ID
3051718
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os aços possuem propriedades (físicas e químicas) importantes. O conceito “Trata-se de uma propriedade com características opostas à Fragilidade, sendo que o material, ao ser submetido a uma força, deforma-se plasticamente sem ocorrer a ruptura” define

Alternativas
Comentários
  • É a capacidade do material de se deformar sob a ação de cargas

  • Letra A

    O enunciado já entrega “Trata-se de uma propriedade com características opostas à Fragilidade" se voltamos aos gráficos de tensão e deformação, veremos que depois da fase dúctil ela se torna frágil.

    Ductibilidade é a propriedade que representa o grau de deformação que um material suporta, ate o seu momento de fratura ou fragilidade.

    Boa sorte Concurseiros, TMJ

  • Ductilidade: É a propriedade referente à capacidade do material se deformar até a ruptura, de suportar deformação plástica quando tracionado. Fragilidade: É o oposto da ductilidade, a facilidade com que a fratura ocorre quando o material é tracionado.

  • Meu a titulo de curiosidade

    Tenacidade>quantidade de energia que um corpo pode absorver antes de se fraturar

    Dureza>resistencia do corpo ao ser riscado

    Plasticidade> propriedade que permite a deformação continua e permananente.