SóProvas



Prova COTEC - 2020 - Prefeitura de São Francisco - MG - Professor - Educação Infantil


ID
3925021
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Muitos vírus de computador têm atacado o sistema operacional Microsoft Windows (Windows 10, 8.1 e 8). Nessa operação, esses programas indesejáveis tornam muitos arquivos ocultos e não permitem que os usuários acessem seus arquivos de maneira adequada ou induzem o usuário a contaminar novos computadores, a partir da utilização de dispositivos externos como pendrives ou discos rígidos externos. Nesse sentido, representa um comando de terminal capaz de reverter essa situação e tornar os arquivos ocultos novamente visíveis:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva D

     tornar os arquivos ocultos novamente visíveis: attrib.exe.

  • Questão pra técnico de informática sendo cobrada para Assistente social.

  • Só quem teve problema com autorun saberá o ódio de recuperar um pen drive com as pastas tudo ocultas kkk.

    Tacava-lhe um "attrib -R -A -S -H /S /D" no cmd e o bicho voltava todo bugado hssh.

  • Misericórdia....

    Sobre o tal vamos fazer anotações...vai apareça novamente..

    ATTRIB.EXE é um arquivo executável que faz parte do MS DOS Desenvolvido por microsoft. A versão Windows do software: 1.0.0.0 é geralmente sobre 8234 bytes de tamanho, mas a versão que você possui pode ser diferente.

    A extensão .exe de um nome de arquivo exibe um arquivo executável. Em alguns casos, os arquivos executáveis ​​podem danificar seu computador. Leia o seguinte para decidir por si mesmo se ele O arquivo no seu computador é um vírus ou malware que você deve excluir ou, na verdade, é um arquivo válido do sistema operacional Windows ou um aplicativo confiável.

  • MDS!

    Qual a real necessidade de uma questão desse nível para Assistente Social??

  • NEM O EINSTEIN ACERTA ESSA!

  • ACERTEI PORQUE SOU FORMADO NA ÁREA, MAS ACHEI PESADA PRA ASSISTENTE SOCIAL...

  • Achei muito específica para um cargo que não é da área de informática. Na vida real, se der M**** no teu pc, vc vai chamar a TI pra resolver, então não entendo o porquê dessas questões para cargos que não têm nada a ver com TI...

  • Bom, tentei utilizar a lógica e chute para acertar esta questão, porque vejamos, questões de múltipla escolha, muitas vezes, você consegue resolver não sabendo a resposta correta, mas sim, sabendo qual não é.

    A alternativa A traz explorer.exe, pela lógica, eu entendi que esse comando vai abrir o explorador de arquivos. Já na B, cmd.exe é o próprio prompt de comando. A C, dir.exe listará os arquivos no windows, porém os ocultos não. A alternativa E notepad.exe traz no próprio nome uma aplicação, então o que resta é a alternativa D.

  • GABARITO LETRA D

    a)explorer.exe.   ERRADA.

     EXPLORE WINDOWS É um gerenciador de arquivos e pastas do sistema Windows

    --------------------

    b) cmd.exe.  ERRADA

    (cmd.exe) é um interpretador de linha de comando no OS/2 e de sistemas baseados no Windows NT (incluindo Windows 2000, XP, Server 2003 e adiante até o mais recente Windows 10). Ele é um comando análogo ao command.com do MS-DOS e de sistemas Windows 9x, ou de shells utilizados pelos sistemas Unix.

    --------------------

    c)dir.exe.  ERRADA

    O "dir.EXE" é o nome do erro que contém os detalhes do erro, incluindo porque ele ocorreu, que componente ou aplicativo de sistema funcionou incorretamente para causar esse erro ao longo com algumas outras informações.

    --------------------

    d)attrib.exe. GABARITO.

    Attrib.exe é uma infecção por computador transmissível que vem sob categoria de Trojan. Foi desenvolvido por um grupo de ciber hackers com seu motivo maligno e intenção errada. À medida que esta infecção desagradável é ativada, ele faz alterações no arquivo HOST, configuração de DNS e outras configurações vitais

    e)notepad.exe. ERRADA

    Notepad.exe é uma arquivo executável (um programa) para Windows.

  • Agora quando meus arquivos ficarem assim pelo menos saberei com resolver

  • Acertei porque já tive um pen drive com esse vírus.

  • Gab. D

    marquei C de chutei. Essa banca pegou pesado nessa prova, além desta qc uma outra muito difícil foi a Q1308339.. questões extremamente difíceis, ainda mais considerando o cargo.

  • segura na mão de Deus e vai.

  • Bom, assistente social eu não serei.

    Até +.

  • Que banca é essa? Pegou pesado.

  • ACERTEI PORQUE SOU GRADUANDO NA ÁREA, MAS ACHEI PESADA PRA C....%$#

  • Desproporcional pra dizer o mínimo.

  • Assistente social do Tony Stark

  • Só acertei pois lembrei de um comando antigo para mostrar arquivos ocultos: attrib -h-r-s /s/d

  • Questão satanizada

  • LETRA D

  • Caracas kkk essa questão me deixou triste
  • fácil

  • Às vezes o indivíduo está louco na droga...

  • Só acertei porque fiz esse procedimento, recentemente, devo isso ao cara do youtube que me ajudou tnt no procedimento dos meus arquivos como fez eu acertar a questão.

    GAB D

  • informatica não é simples como se pensa, tem que saber muito

  • Muitos vírus de computador têm atacado o sistema operacional Microsoft Windows (Windows 10, 8.1 e 8). Nessa operação, esses programas indesejáveis tornam muitos arquivos ocultos e não permitem que os usuários acessem seus arquivos de maneira adequada ou induzem o usuário a contaminar novos computadores, a partir da utilização de dispositivos externos como pendrives ou discos rígidos externos. Nesse sentido, representa um comando de terminal capaz de reverter essa situação e tornar os arquivos ocultos novamente visíveis:

    Resposta: attrib.exe

    Uma das formas para a COTEC FADENOR eliminar candidatos é pegar pesado nas questões de Informática.

    FÉ, FOCO, FORÇA E PERSISTÊNCIA PARA VENCER!


ID
3925024
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário de computador realiza comumente um conjunto de atividades como copiar, recortar e colar arquivos utilizando o Windows Explorer. Dessa forma, existe um conjunto de ações de usuários, como realizar cliques com o mouse e utilizar-se de atalhos de teclado, que deve ser seguido com o fim de realizar o trabalho desejado. Assim, para mover um arquivo entre partições diferentes do sistema operacional Windows 10, é possível adotar o seguinte conjunto de ações:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me explicar o motivo de a letra B estar errada? Fiz o comando aqui no computador e deu certo. Já a que é marcada como gabarito para a questão, não obtive êxito.

  • O comando descrito pela opção B é o de COPIAR, uma vez que se trata de partições diferentes. Notem que a questão pede o comando MOVER, o qual se encaixa de forma precisa na opção E.

  • Outro erro não seria o "clicar com o botão DIREITO do mouse"? É com o botão ESQUERDO que a gente clica e pressiona, não!?

  • pessoal a alternativa "B" está incorreta pelo termos "partição de destino", neste sentido estaria fazendo uma copia para outro dispositivo (outra parte do HD, pendrive, qualquer outro disco).

  • Pessoal, boa tarde. Também marquei a B, mas acredito que agora entendi o porquê de a E está correta.

    Sim, sabemos que ao clicar com o botão esquerdo sobre o arquivo e arrastar para uma unidade diferente o arquivo é copiado, porém há uma forma de mover o arquivo, mesmo estando em unidades diferentes.

    Inseri um pendrive e arrastei o arquivo do computador com o botão DIREITO do mouse(sim, direito mesmo) sobre o arquivo e antes de soltar o botão na unidade do pendrive aparece ''copiar para esta unidade USB'', porém se eu soltar o botão do mouse, aparece as opções ''copiar aqui'' ou ''mover para cá'', ou seja, é possível mover o arquivo mesmo estando em unidades diferentes. Por isso a E como correta.

    Só complementando com algo interessante que pode ser cobrado em algum certame: arrastar o arquivo com o botão esquerdo do mouse e ao mesmo tempo pressionar SHIFT, irá MOVER o arquivo onde eu solta-lo, mesmo se for em unidades diferentes.

    Erros, avisem-me.

  • BOTÃO ESQUERDO DO MOUSE PRESSIONADO+ SOLTAR NA PASTA DE DESTINO= MOVE DIRETO; SÓ SOLTAR.

    BOTÃO DIREITO DO MOUSE PRESSIONADO+SOLTAR NA PASTA DE DESTINO= DÁ OPÇÕES

    1- Adicionar para o arquivo...

    2- Adicionar para ''Img...''

    3- Copiar aqui

    4-Mover para cá ( isso aqui)

    5- Criar atalhos aqui

    6- cancelar

    Gab:e

    Clicar sobre o arquivo com o botão direito do mouse, mantendo-o pressionado e mover o arquivo para a partição de destino e escolher a ação de mover.

  • Assertiva e

    Clicar sobre o arquivo com o botão direito do mouse, mantendo-o pressionado e mover o arquivo para a partição de destino e escolher a ação de mover.

    Botão esquerdo do mouse – O botão do lado esquerdo de um dispositivo de mouse. O botão esquerdo do mouse é normalmente usado para selecionar, ativar, pressionar botões, e assim por diante. Quando for solicitado que você clique no mouse, você deverá clicar com o botão esquerdo.

    Botão direito do mouse – O botão do lado direito de um dispositivo de mouse. Geralmente, esse botão exibe um menu de contexto para o objeto sob o ponteiro.

  • Questão confusa...

    Pois se você clicar com o botão esquerdo do mouse e soltar dentro da partição desejada, ele só irá criar um cópia ou mover o arquivo de uma partição para a outra, sendo que o mesmo acontece se você fizer com o botão direito do mouse, porém, ao fazer isso com o botão direito, irá abrir algumas opções, como: "Copiar aqui" "Mover para cá" "Criar atalhos aqui"

    Errei também, marquei a (B)

  • Eu nunca fiz esse passo de arrastar com o direito e soltar. Incrível essa função.

  • A vida é um enorme aprendizado ....QUE FUNÇÃO INCRÍVEL !!!!

  • A Letra B está incorreta visto que na questão ele coloca a palavra MOVER e ao fazer o que se fala na letra B iria COPIAR o arquivo por isso incorreta...

  • Meu Deus !! quando penso que sei, ai vem a certeza que não sei de nada, vot, Tomar um café para relaxar.

  • Pessoal, a parada é o seguinte....

    Apertar com o botão ESQUERDO e arrastar NA MESMA PARTIÇÃO = move o arquivo

    Apertar com o botão ESQUERDO e arrastar para OUTRA PARTIÇÃO = copia o arquivo

    Apertar com o botão DIREITO e arrastar (na mesma ou em outra partição) = abre uma caixa de opção e nessa é possível selecionar opção MOVER PARA CÁ

    PARTIÇÃO = unidade do disco - ex.: c: d: e: f:

  • Não sabia dessa. Copiando do Lucas:

    Apertar com o botão ESQUERDO e arrastar NA MESMA PARTIÇÃO = move o arquivo

    Apertar com o botão ESQUERDO e arrastar para OUTRA PARTIÇÃO = copia o arquivo

    Apertar com o botão DIREITO e arrastar (na mesma ou em outra partição) = abre uma caixa de opção e nessa é possível selecionar opção MOVER PARA CÁ

    PARTIÇÃO = unidade do disco - ex.: c: d: e: f:

    Ou seja, a ação mais comum (pelo menos a por mim realizada), apertar e segurar com o botão ESQUERDO e arrastar, MOVE o arquivo na mesma partição. Essa mesma ação, em se tratando de partições diferentes, copia o arquivo.

    Por fim, ao apertar e segurar com o botão DIREITO e arrastar, abre-se caixa de diálogo para mover, copiar ou criar atalho

  • Clicar com o botão Esquerdo e arrastar na mesma partição = move o arquivo

    Clicar com o botão Esquerdo e arrastar para outra partição = copia o arquivo

    Clicar com o botão Direito e arrastar para mesma partição OU outra partição aparecem 3 opções:

    1º "Copiar aqui"

    2º "Mover para cá"

    3º "Criar atalho aqui"

  • Só deixando mais completo compilando os comentários dos colegas e acrescentando mais uma informação.

    Apertar com o botão ESQUERDO e arrastar NA MESMA PARTIÇÃO = move o arquivo

    Apertar com o botão ESQUERDO e arrastar para OUTRA PARTIÇÃO = copia o arquivo

    Apertar com o botão DIREITO e arrastar (na mesma ou em outra partição) = abre uma caixa de opção e nessa é possível selecionar opção:

    1º "Copiar aqui"

    2º "Mover para cá"

    3º "Criar atalho aqui"

    Apertar SHIFT e botão ESQUERDO e arrastar move INDEPENDENTE DE PARTIÇÃO (Não aparece as opções)

    Apertar CONTROL e botão ESQUERDO e arrastar copia INDEPENDENTE DE PARTIÇÃO (Não aparece as opções)

    PARTIÇÃO = unidade do disco - ex.: c: d: e: f:

  • não consegui ver erro na B

  • Gabarito: E

    Assim, para mover um arquivo entre partições diferentes do sistema operacional Windows 10, é possível adotar o seguinte conjunto de ações: Clicar sobre o arquivo com o botão direito do mouse, mantendo-o pressionado e mover o arquivo para a partição de destino e escolher a ação de mover.

    Deus é fiel

  • Letra B está correta. Movendo com o botão esquerdo basta soltar o arquivo.

    Letra E também está correta. Movendo com o botão direito, deve soltar e clicar em "mover para cá".

    Então... Anulável.

  • A questão aborda conhecimentos acerca das formas de copiar ou mover o arquivo entre partições.

    A)    Incorreta – A alternativa erra ao falar que o usuário deve escolher a ação de colar, uma vez que, após executar o caminho mencionado na alternativa, as opções disponíveis serão: “Copiar aqui”, “Mover para cá”, “Criar atalho aqui” e “Cancelar”

     

    B)   Incorreta – Ao clicar sobre o arquivo com o botão arquivo e jogá-lo para outra partição de destino, uma cópia do arquivo será criado na outra partição, o arquivo não será movido.

     

    C)    Incorreta – Após mover o arquivo para a partição de destino, com o botão direito pressionado, o usuário deverá escolher uma das seguinte opções: “Copiar aqui”, “Mover para cá”, “Criar atalho aqui” ou “Cancelar”.

     

    D)   Incorreta – Ao mover o arquivo para a destinação de destino, com o botão direito, o usuário deverá selecionar uma das opções mencionadas da alternativa C.

    E)     Correta – Para mover um arquivo, usando o botão direito do mouse, o usuário deve clicar sobre o arquivo e mover o arquivo para a partição de destino e escolher a ação de mover.

     

    Gabarito – Alternativa E.

  • E

    Clicar sobre o arquivo com o botão direito do mouse, mantendo-o pressionado e mover o arquivo para a partição de destino e escolher a ação de mover

  • E

    No Windows 10 para mover um arquivo de uma pasta pra outra temos varias maneiras de fazer, dentre as várias formas temos a de clicar no arquivo com o botão direito do mouse, segurar e arrastar para uma pasta diferente, aí aparece opções para copiar, mover ou criar atalho, basta escolher a de mover.


ID
3925027
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No processador de texto Microsoft Word, pertencente à suíte de Escritório Microsoft Office 2016, um rodapé permite a inclusão de informações na parte inferior da página. Por padrão, rodapés são incluídos:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva C

    Por padrão, rodapés são incluídos: Em todas as páginas.

  • Todas as páginas. Taí que eu não sabia.

  • Word ou Writer, ao acionar tal funcionalidade, todas as páginas ficam com o rodapé editável.

  • Escritório

  • A questão aborda conhecimentos acerca da localização do rodapé no Word.

    A)     Incorreta – Informações do rodapé serão mostrados em todas as páginas.

     

    B)     Incorreta - Informações do rodapé serão mostrados em todas as páginas. Uma nota de fim que será mostrada na última página.

     

    C)     Correta – Informações do rodapé serão mostradas em todas as páginas. Em todas as páginas.

     

    D)    Incorreta - Informações do rodapé serão mostrados em todas as páginas. Porém, é possível aplicar um determinado cabeçalho somente às páginas ímpares, basta o usuário selecionar o rodapé e ir à guia “Cabeçalho & Rodapé”, em seguida ao grupo “Opções” e selecionar a opção “Diferentes em páginas pares e ímpares”.

    E)     Incorreta - Informações do rodapé serão mostrados em todas as páginas. Porém, é possível aplicar um determinado cabeçalho somente às páginas pares, o caminho a ser seguido é o mesmo da alternativa D.

     

    Gabarito – Alternativa C.


ID
3925030
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A segurança da comunicação entre computadores que oferecem serviços na Internet (servidores) e os computadores dos usuários (clientes) é imprescindível em um ambiente em que se utilize de transações eletrônicas. Com a finalidade de prover segurança aos dados, o mecanismo de criptografia é utilizado entre clientes e servidores. Dessa forma, um protocolo e uma porta de comunicação de redes passíveis de serem utilizados nesse cenário são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • HTTPS - 443 Com segurança

    HTTP - 80 Sem segurança

  • Https e 443.

    Olhe o S de segurança.

    Gab. A.

    HTTPS – Hypertext Transfer Protocol Secure, que também quer dizer “Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro.

  • Gabarito Letra A

    A QUESTÃO QUERIA SABER SOBRE O ACESSO A INTERNET POR MEIO DE UM PROTOCOLO SEGURO.

    * HTTP (protocolo de transferência de hipertexto): protocolo padrão para acessar as paginas web entre um servidor e um cliente da internet é realizado pelo protocolo HTTP.

      *HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure - protoloco de transferência de hipertexto seguro): é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS.

    >Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada.

    --------------------------------------------------------

    OBS: NÃO É PORQUE A PORTA É 80 QUE ELA SERÁ INSEGURA, NA VERDADE O QUE IRÁ DEIXA-LA SEGURA OU NÃO É O PROTOCOLO USADO.

    --------------------------------------------------------

    As portas 80 e 443 são as portas padrão para HTTP e HTTPS respectivamente. Entretanto, em muitas situações, você pode usar outras.

  • Gabarito: A

    HTTPS - junção de dois protocolos -> HTTP (transferência de hipertexto) e SSL (protocolo criptográfico).

    É atribuído à porta 443.

  • Salvo engano, bastava saber que o "S" representa a conexão segura.

  • As portas 80 e 443 são as portas padrão para HTTP e HTTPS respectivamente. Entretanto, em muitas situações, você pode usar outras. Por exemplo, o meu tomcat sobe na porta 8080. ... Quando o número da porta estiver omitido/ausente, será usada a porta 80 se for HTTP ou a 443 se for HTTPS.

  • PROTOCOLO UDP

    Espécie de “irmão” do protocolo TCP, o UDP (User Datagram Protocol) também se baseia no envio de pacotes de informações, mas remove toda a parte de verificação de erros da outra tecnologia. O objetivo dessa opção é acelerar o processo de envio de dados, visto que todas as etapas de comunicação necessárias para verificar a integridade de um pacote (e para reenviá-lo, se necessário) contribuem para deixá-lo mais lento.

    fonte: https://www.tecmundo.com.br/internet/57947-internet-diferenca-entre-protocolos-udp-tcp.htm

  • Sempre aparecem em prova:

    NÚMERO DA PORTA PROTOCOLO DE APLICAÇÃO

    80 http

    443 HTTPS

    25 SMTP

    110 POP3

    143 IMAP

    20 / 21 FTP

    23 TELNET 

    PORTAS UDP NÚMERO DA PORTA PROTOCOLO DE APLICAÇÃO

    69 TFTP

    161 SNMP

    53 DNS

    Rafael Araújo

  • Gab: A

    HTTPS(eguro)

  • As portas 80 e 443 são as portas padrão para HTTP e HTTPS respectivamente. Entretanto, em muitas situações, você pode usar outras. Por exemplo, o meu tomcat sobe na porta 8080. ... Quando o número da porta estiver omitido/ausente, será usada a porta 80 se for HTTP ou a 443 se for HTTPS.

  • s de "salvou a lavoura" rs

  • HTTPS - opera na porta 443 - PROTOCOLO DE TRANSFERÊNCIA DE HYPERTEXTO SEGURO (secure hypertext transfer protocol).

    Fonte: Prof. Deodato Neto

  • Gabarito: Letra A!

    Portas:

    HTTP - 80

    HTTPS - 443

    DNS - 53

    TELNET E SSH - 22 e 23

    FTP - 20 e 21

    DHCP - 67 e 68

    SMTP - 25

    POP3 - 110

    IMAP - 143

  • O "S" ao final sempre é segurança.

  • ♦HTTP: transferência de hipertexto; ◘Porta 80, “Hoitenta, p**a”;

    ♦HTTPS (+SSL/+TLS; Seguro) Porta 443, criptografia assimétrica; usa chave pública e privada.;

    Usa para assegurar identidade;

    by: P.Benites!

    Força e Honra!

  • PC-PR 2021

  • PPMG/2022. A vitória está chegando!!


ID
3979282
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, que tratam da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) n.º 9.394/1996, sobre as finalidades da educação básica:

I - A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
II - A educação básica pode organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
III - Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.

Está(ão) CORRETA(S) as afirmativas 

Alternativas
Comentários
  • Art. 22. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

    Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

    Art. 26. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.  

    Letra: E

    Fonte: planalto.gov.br

  • A questão exige o conhecimento sobre a LEI Nº 9.349/96 - Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN) em especial sobre a educação básica, mas precisamente o que se encontra dentro das disposições gerais. Vejamos:

    I - Correta. A assertiva está em conformidade nos termos do artigo 22 da referida lei. Vejamos: A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

    II - Correta. A assertiva está conforme o artigo 23 da referida lei. Vejamos: A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

    III - Correta. A assertiva está conforme o artigo 23 da referida lei. Vejamos:  Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.   

    Todas as alternativas estão corretas.

    GABARITO: E

  • Mas a pergunta nao era sobre a finalidade?

  • Concordo com a Jamille. O enunciado especificou a análise das alternativas considerando as finalidades da educação básica. Apesar de todas as alternativas estarem corretas de acordo com a LDB, apenas a letra A contempla as finalidades da educação básica, em consonância com o solicitado no enunciado. Para mim a questão deveria ser anulada.

  • Concordo com Jean e Jamille. Eu errei a questão porque fui responder de acordo com as finalidades.


ID
3979285
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Libâneo (1994), a avaliação é uma tarefa complexa que não se resume à realização de provas e atribuição de notas. A mensuração apenas proporciona dados que devem ser submetidos a uma apreciação qualitativa. A avaliação escolar, para o autor,

Alternativas

ID
3979288
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação __________________ contribui para a promoção da aprendizagem por meio da análise da adequação entre o programa de ensino e os conhecimentos dos alunos. Por essa razão, é muito comum que essas avaliações sejam aplicadas no início do ano letivo, momento visto por muitos como mais propício para que o professor faça as alterações necessárias em seu planejamento.

A palavra que preenche corretamente a frase é:

Alternativas
Comentários
  • DIAGNÓSTICA: É aplicada antes do início do período letivo, do bimestre, etc, buscando identificar o nível de conhecimento prévio do aluno. Verifica pré requisitos.

  • Gabarito A

    Avaliação inicial ou diagnótica: é realizada no início do processo de ensino, podendo ser feita no começo do ano ou quando uma nova ideia for problematizada com a turma. Esse tipo de avaliação informa o que os alunos já sabem sobre determinado conteúdo, sendo o ponto de partida para que novos conhecimentos possam ser relacionados com aqueles que o aluno já possui. Pode tanto explicitar a necessidade de um maior exercício do professor de promover espaços de significação daquele novo conhecimento ao avaliar o desconhecimento dos alunos sobre o que será tratado na disciplina, quanto a necessidade do professor de replanejar sua aulas, considerando que os alunos já têm um maior conhecimento daquilo que se pretende ensinar, cabendo ao docente promover espaços para o aprofundamento do conteúdo.

    Avaliação contínua ou formativa: acontece durante todo o processo de ensino e tem como objetivo identificar os avanços dos alunos. A sua importância está na possibilidade do aluno ter um retorno do seu aprendizado; nessa perspectiva, o erro ganha outra dimensão – muito mais do que informar, ele expressa as hipóteses que o aluno tem sobre um conceito naquele momento.

    Avaliação final: acontece no final de cada processo, evidenciando se os propósitos e os planejamentos do professor resultaram, de forma positiva, na aprendizagem dos alunos. Essa avaliação mostra se o que foi ensinado foi realmente aprendido. Sendo assim, não acontece necessariamente ao final do bimestre ou do trimestre, e sim ao final de projetos de trabalho ou de conteúdos determinados.


ID
3979291
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As chamadas “novas tecnologias” oferecem atualmente uma grande facilidade para que o educador possa enriquecer sua prática pedagógica. Porém, o educador deve conhecer o que cada uma dessas facilidades tecnológicas tem a oferecer e como pode ser explorada em diferentes situações educacionais.

Sobre a utilização de tecnologias na escola, analise os itens a seguir e assinale V para verdadeira e F para falsa.

I - O objetivo da educação para as mídias é a formação do usuário ativo, crítico e criativo de todas as tecnologias de informação e comunicação.
II - As facilidades técnicas oferecidas pelos computadores possibilitam a exploração de um leque ilimitado de ações pedagógicas, permitindo uma ampla diversidade de atividades que professores e alunos podem realizar.
III - Para que o professor, no uso das novas tecnologias, desenvolva um trabalho de qualidade, é necessário que ele tenha somente o conhecimento técnico, não necessitando de envolvimento pedagógico.
IV - A utilização de novas tecnologias na escola é importante exclusivamente por possibilitar que as crianças sejam capacitadas em dominá-las.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.  

Alternativas
Comentários
  • Eu acertei a questão, mas entraria com recurso por dois motivos:

    I - O objetivo da educação para as mídias é a formação do usuário ativo, crítico e criativo de todas as tecnologias de informação e comunicação.

    Meu Deus! Realmente o objetivo da educação tecnológica é possibilitar que o aluno seja ativo, crítico e criativo em TODAS as tecnologias de informação e comunicação? Quantas infinitas TICs existem para serem exploradas no mundo, muita das vezes que nem chegaram ao Brasil?

    II - As facilidades técnicas oferecidas pelos computadores possibilitam a exploração de um leque ilimitado de ações pedagógicas, permitindo uma ampla diversidade de atividades que professores e alunos podem realizar.

    Há alguém que fala sobre TIC não ter limite de exploração para o uso em sala de aula? Essa afirmação tem caráter tendencioso.

  • A questão não cabe recurso por muitos motivos dentre eles. Por todo exposto abaixo questão mais certa letra E .

    1- primeiro deve se entender o que são Tics, que não são quaisquer tecnologias veja o conceito:

    Tics: Tecnologias de forma integrada , que reuni distribui e compartilha informações verbais e não verbais com um objetivo comum, um novo recurso na escola para o processo de ensino aprendizagem.

    2- A questão fala do uso das tecnologias na escola, pois bem o aluno tem que dominar "todas" na escola para que sua aprendizagem seja favorecida, por exemplo, tem um jogo chamado kahoot este jogo é um quiz que se joga no computar ou no celular de determinado conteúdo, então se o aluno nunca usou tal recurso, não terá proveito na atividade ficando alheio a ela.

    3- realmente há um leque ilimitado, quantas coisas o professor pode fazer com as tecnologias é claro que ele deve ter em mente que as tecnologias não o substituem e não deve ter um uso indiscriminado sem qualquer finalidade educacional, quando se fala em leque ilimitado, não se fala em uso, mas sim nas possibilidades que o professor ter.


ID
3979294
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Freire (1996), em seu livro “Pedagogia da Autonomia”, afirma que pensar certo coloca ao professor ou, mais amplamente, à escola, o dever de não só respeitar os saberes dos educandos, sobretudo os das classes populares, mas também o de discutir com os alunos a razão de ser de alguns desses saberes em relação ao ensino dos conteúdos. Sobre essa exigência, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) No ensino, há que se provocar o rompimento com a discussão da realidade concreta e a consideração do senso comum para que haja o respeito à ciência.

    Errada! Não há um rompimento com a discussão da realidade concreta, pelo contrário, o que há é a consideração dessa realidade e sua relação com os conteúdos das disciplinas.

    B) O professor tem o dever de não só respeitar os saberes dos alunos, como também discutir com eles a relação desses saberes com os conteúdos da disciplina.

    Certa! Realmente o professor deve respeitar os conhecimentos prévios dos educandos; mais do que isso, deve proporcionar uma relação desses saberes com os conteúdos das disciplinas.

    C) No processo ensino-aprendizagem não importam as experiências informais das ruas e trabalho, mas sim as experiências vividas em salas de aula.

    Errada! Na verdade, importam sim as experiências informais (conhecimentos prévios dos alunos). Inclusive, numa perspectiva freireana, é necessário que essas experiências sejam utilizadas em sala de aula.

    D) O ensino exige criticidade, por isso o senso comum e a experiência cotidiana não devem ser considerados no processo educativo.

    Errada! O senso comum e a experiência cotidiana deverão sim ser utilizadas como bases no processo educativo, com vistas ao favorecimento da construção do conhecimento. No caso do senso comum, este deve ser respeitado para que aos poucos possa ser superado.

    E) Quem ensina deve ter competência e dominar todos os saberes; além disso, quem aprende é objeto de quem ensina.

    Errada! Na perspectiva de Paulo Freire, o educando é sujeito no processo de aprendizagem. Ocorre uma relação dialógica em que tanto o educando quanto o educador ensinam e aprendem.

    GABARITO: alternativa “B”

  • Conforme Freire (1996), ensinar exige respeito aos saberes dos educandos. Deve-se discutir com os alunos a razão de ser de alguns desses saberes em relação com o ensino dos conteúdos. Aproveitar a experiência que os alunos têm.

  • A

    No ensino, há que se provocar o rompimento com a discussão da realidade concreta e a consideração do senso comum para que haja o respeito à ciência.

    B

    O professor tem o dever de não só respeitar os saberes dos alunos, como também discutir com eles a relação desses saberes com os conteúdos da disciplina. (PRIORIDADE DAS IDEIAS DE FREIRE - ALFABETIZAÇÃO)

    C

    No processo ensino-aprendizagem não importam as experiências informais das ruas e trabalho, mas sim as experiências vividas em salas de aula.

    D

    O ensino exige criticidade, por isso o senso comum e a experiência cotidiana não devem ser considerados no processo educativo.

    E

    Quem ensina deve ter competência e dominar todos os saberes; além disso, quem aprende é objeto de quem ensina.

    RESPOSTA LETRA B


ID
3979297
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O atendimento educacional especializado é fruto de um movimento mundial e nacional para uma escola de qualidade para todos, considerado um grande desafio a ser enfrentado pelos sistemas educacionais. Nesse sentido, faz-se necessário espaços localizados nas escolas de educação básica, onde o atendimento educacional especializado AEE seja realizado.

Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.

I - É um serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que elimina as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
II - Essa ação vai ao encontro da Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Exclusiva, que orienta os sistemas educacionais na organização e a oferta de recursos e serviços da educação especial de forma complementar.
III - A Educação Inclusiva não deve ser confundida como Educação Especial, porém, a segunda está inclusa na primeira.
IV - é definida como modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação.

Estão CORRETAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • C


ID
3979300
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

A promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) ocorreu em 13 de Julho de 1990. O Art. 1.º dessa Lei dispõe sobre a proteção

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D

    Art. Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.

  • GAB ( D )

    Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.

    A legislação foi um grande marco na luta pelos direitos humanos das crianças e adolescentes os incluindo como sujeitos de direitos.

  • A questão exige o conhecimento estampado no art. 1º da lei nº 8.096/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente):

    Art. 1º ECA: esta lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente

    Antes da CF/88, somente recebiam a proteção do ECA aqueles que estivessem em situação irregular, ou seja, aqueles que estivessem em situação de carência ou delinquência. Entretanto, atualmente, todos os menores de idade, independente da situação, são sujeitos de direito e recebem a proteção integral conferida pelo ECA.

    Dizer que um infante recebe a proteção integral significa dizer que, além de todos os direitos conferidos às demais pessoas, a criança e o adolescente também recebem um “adicional”, uma completa proteção estatal para lhes assegurar um crescimento digno e próspero, com desenvolvimento físico, moral, espiritual e social.

    GABARITO: D

  • APROFUNDAMENTO ->

    Falar em direito da criança e do adolescente é falar, após o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente, em: proteção integral, absoluta prioridade, melhor interesse e municipalização.

    No tocante à questão da proteção integral, calha registrar que a evolução do tratamento da criança e do adolescente teve quatro fases ou sistemas: 

    a) fase da absoluta indiferença, em que não existiam normas relacionadas a essas pessoas;

    b) fase de mera imputação criminal, em que as leis tinham o único propósito de coibir a pratica de ilícitos por aquelas pessoas (Ordenações Afonsinas e Filipinas, Código Criminal do Império de 1830, Código Penal de 1890); 

    c) fase tutelar, conferindo-se ao mundo adulto poderes para promover a integração sociofamiliar da criança, como tutela reflexa de seus interesses pessoais (Código Mello Mattos de 1927 e Código de Menores de 1979); 

    d) fase da proteção integral, em que as leis reconhecem direitos e garantias às crianças e aos adolescentes, considerando-os como uma pessoa em desenvolvimento. É, pois, na quarta fase que se insere a Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e da Adolescência) (ROSSATO; LÉPORE; CUNHA, 2011, p. 72).

    ojaf.magis

  • ECA

    Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.

  • Ano: 2020 Banca:  Órgão:  Prova: 

    O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária

  • Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.

  • O artigo 1º do ECA dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.

     Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.

    Gabarito: D

  • É incrível como essa questão é recorrente nos concursos, uma informação tão fácil e ainda é tão cobrada dessa forma. Isso demostra mais uma vez que concurso público não é para aventureiros, e que só não atinge o objetivo que desiste. Aqui novamente é importante salientar a diferença doutrinaria entre a “SITUAÇÃO IRREGULAR” e a “PROTEÇÃO INTEGRAL”, e a cada vez que abordar o assunto, buscar fatos históricos inclusive internacionais em outras matérias que são cobradas em concurso como por exemplo, “os direitos humanos e a evolução política do Brasil”, ou ainda a história das Constituições Brasileiras e o surgimento da atual doutrina. Fazendo esses “links” com certeza o conhecimento vai se consolidando ao ponto de melhorar os acertos nas questões. 


ID
3979303
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Propor às crianças a brincadeira do faz-de-conta, como fala Lev Vygotsky, e/ou o jogo simbólico, como descreve Jean Piaget, como condição para o desenvolvimento infantil, requer uma forma de organização dos ambientes de aprendizagem que, na perspectiva do sistema de ensino, é orientada através do(a):

Alternativas

ID
3979306
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Referencial Curricular Nacional (RCN) para a Educação Infantil constitui-se em um conjunto de reflexões de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os educadores que atuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira. São objetivos do RCN - Educação Infantil:

I - Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.
II - Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.
III - Estabelecer vínculos afetivos e de troca somente com crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.
IV - Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
V - Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) alternativa(s): 

Alternativas
Comentários
  • I, II, IV e V, apenas.

  • "Conhecer algumas manifestações culturais..." que me deixou um pouco pensativa com a questão.


ID
3979309
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Durante os encontros para a preparação do ano letivo em uma escola, alguns tópicos foram considerados como os mais importantes. Entre eles, destaca-se o conhecimento da realidade dos estudantes e, por isso, no planejamento das atividades, foi preciso levar-se em conta

Alternativas
Comentários
  • C

    o contexto sociocultural específico da realidade dos alunos.

  • Essa questão exige conhecimentos sobre a importância do planejamento educacional.

    Na visão de José Carlos Libâneo, a importância do planejamento educacional dá-se no sentido de articular a atividade escolar e o contexto social. Nesse sentido, tudo que acontece no meio escolar está impregnado por influências econômicas, políticas e culturais que caracterizam a sociedade classes. Por isso, no planejamento das atividades é preciso levar em conta “o contexto sociocultural específico da realidade dos alunos”.

    As demais alternativas não se enquadram no contexto trazido pela questão.

    GABARITO: alternativa “C”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - direção concursos

    Essa questão exige conhecimentos sobre a importância do planejamento educacional.

    Na visão de José Carlos Libâneo, a importância do planejamento educacional dá-se no sentido de articular a atividade escolar e o contexto social. Nesse sentido, tudo que acontece no meio escolar está impregnado por influências econômicas, políticas e culturais que caracterizam a sociedade classes. Por isso, no planejamento das atividades é preciso levar em conta “o contexto sociocultural específico da realidade dos alunos”.

    As demais alternativas não se enquadram no contexto trazido pela questão.

    GABARITO: alternativa “C”