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Prova COVEST-COPSET - 2019 - UFPE - Médico - Cardiologista


ID
3247813
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sistema linguístico

(1) Entendida como a soma de seus usos, a língua constitui a mais poderosa “engenharia simbólica” à disposição do ser humano. Valemo-nos dessa engenharia tanto para dizer um previsível e elementar “Parece que vai chover” quanto para escrever uma reportagem, um ensaio filosófico ou um poema lírico. A frase banal e a reportagem buscam uma correspondência entre o discurso e o fato, fazendo crer que a realidade a que se referem existe por si, independentemente da linguagem. O ensaio filosófico e o poema lírico têm outra natureza; a “realidade” de ambos é produto da linguagem com que são elaborados. O ensaio consiste em uma proposta de compreender as situações da vida como obra do pensamento racional movido pela associação livre de ideias. Já o poema revela, em sua essência, a captação do mundo dos sentimentos e sua representação por meio de recursos de linguagem em que sobressai a materialidade sonora e rítmica das palavras.

(2) Nossa tarefa, como linguistas e estudiosos da linguagem, é promover a compreensão do papel comum da palavra na construção de todas as espécies de textos. A palavra é, em qualquer caso, uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano moldado pela bitola do senso comum - a exemplo do comentário sobre o tempo -, quer quando sua função é abrir caminhos que produzam fissuras na superfície da realidade imediata, abalando certezas e projetando-nos em outros universos de significação - como se passa na escrita/leitura do ensaio ou do poema lírico.

(3) Para apreender a palavra como forma de construir significado, é preciso ir além de sua utilidade como simples instrumento de comunicação e passar a tratá-la como objeto de observação, de reflexão e de análise. Cabe à escola levar o aluno à percepção e à compreensão de que a palavra desempenha múltiplos papéis em nossa vida, de que os horizontes de nossas experiências simbólicas se ampliam na mesma medida em que se ampliam nossos recursos de expressão. A educação linguística e literária - que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem - é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.

AZEREDO, José Carlos de. A Linguística, o texto e o ensino da língua. São Paulo: Parábola, 2018. p. 63-64. Adaptado.

Todo texto se desenvolve em torno de uma unidade semântica, que configura o que, comumente, se conhece como “seu tema central”. No caso do Texto 1, o tema que lhe confere essa 'unidade semântica” é/são:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? O tema central do texto está relacionado com o fato de a função da palavra, ou seja, da linguagem, dever ser compreendida como objeto de criação e expressão de significados e sentidos.

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3247816
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sistema linguístico

(1) Entendida como a soma de seus usos, a língua constitui a mais poderosa “engenharia simbólica” à disposição do ser humano. Valemo-nos dessa engenharia tanto para dizer um previsível e elementar “Parece que vai chover” quanto para escrever uma reportagem, um ensaio filosófico ou um poema lírico. A frase banal e a reportagem buscam uma correspondência entre o discurso e o fato, fazendo crer que a realidade a que se referem existe por si, independentemente da linguagem. O ensaio filosófico e o poema lírico têm outra natureza; a “realidade” de ambos é produto da linguagem com que são elaborados. O ensaio consiste em uma proposta de compreender as situações da vida como obra do pensamento racional movido pela associação livre de ideias. Já o poema revela, em sua essência, a captação do mundo dos sentimentos e sua representação por meio de recursos de linguagem em que sobressai a materialidade sonora e rítmica das palavras.

(2) Nossa tarefa, como linguistas e estudiosos da linguagem, é promover a compreensão do papel comum da palavra na construção de todas as espécies de textos. A palavra é, em qualquer caso, uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano moldado pela bitola do senso comum - a exemplo do comentário sobre o tempo -, quer quando sua função é abrir caminhos que produzam fissuras na superfície da realidade imediata, abalando certezas e projetando-nos em outros universos de significação - como se passa na escrita/leitura do ensaio ou do poema lírico.

(3) Para apreender a palavra como forma de construir significado, é preciso ir além de sua utilidade como simples instrumento de comunicação e passar a tratá-la como objeto de observação, de reflexão e de análise. Cabe à escola levar o aluno à percepção e à compreensão de que a palavra desempenha múltiplos papéis em nossa vida, de que os horizontes de nossas experiências simbólicas se ampliam na mesma medida em que se ampliam nossos recursos de expressão. A educação linguística e literária - que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem - é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.

AZEREDO, José Carlos de. A Linguística, o texto e o ensino da língua. São Paulo: Parábola, 2018. p. 63-64. Adaptado.

Uma afirmação que ganha grande relevância, em função da ideia central do Texto 1, é:

Alternativas
Comentários
  • “a língua constitui a mais poderosa 'engenharia simbólica' à disposição do ser humano”.


ID
3247819
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sistema linguístico

(1) Entendida como a soma de seus usos, a língua constitui a mais poderosa “engenharia simbólica” à disposição do ser humano. Valemo-nos dessa engenharia tanto para dizer um previsível e elementar “Parece que vai chover” quanto para escrever uma reportagem, um ensaio filosófico ou um poema lírico. A frase banal e a reportagem buscam uma correspondência entre o discurso e o fato, fazendo crer que a realidade a que se referem existe por si, independentemente da linguagem. O ensaio filosófico e o poema lírico têm outra natureza; a “realidade” de ambos é produto da linguagem com que são elaborados. O ensaio consiste em uma proposta de compreender as situações da vida como obra do pensamento racional movido pela associação livre de ideias. Já o poema revela, em sua essência, a captação do mundo dos sentimentos e sua representação por meio de recursos de linguagem em que sobressai a materialidade sonora e rítmica das palavras.

(2) Nossa tarefa, como linguistas e estudiosos da linguagem, é promover a compreensão do papel comum da palavra na construção de todas as espécies de textos. A palavra é, em qualquer caso, uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano moldado pela bitola do senso comum - a exemplo do comentário sobre o tempo -, quer quando sua função é abrir caminhos que produzam fissuras na superfície da realidade imediata, abalando certezas e projetando-nos em outros universos de significação - como se passa na escrita/leitura do ensaio ou do poema lírico.

(3) Para apreender a palavra como forma de construir significado, é preciso ir além de sua utilidade como simples instrumento de comunicação e passar a tratá-la como objeto de observação, de reflexão e de análise. Cabe à escola levar o aluno à percepção e à compreensão de que a palavra desempenha múltiplos papéis em nossa vida, de que os horizontes de nossas experiências simbólicas se ampliam na mesma medida em que se ampliam nossos recursos de expressão. A educação linguística e literária - que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem - é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.

AZEREDO, José Carlos de. A Linguística, o texto e o ensino da língua. São Paulo: Parábola, 2018. p. 63-64. Adaptado.

A continuidade temática do texto constitui uma exigência de sua interpretabilidade. No texto 1, por exemplo, contribuíram para essa continuidade:

1) o fato de palavras como 'língua', 'linguagem', 'palavra' ocorrerem em diferentes pontos do texto, mais de uma vez.

2) o uso de certos conectivos (e, que, como, para, quer...quer), que articulam diferentes segmentos do texto, como períodos e parágrafos.

3) a aproximação semântica que se pode ver entre palavras como: 'comunicação', 'significação', 'interação verbal', 'linguística', 'escrita/leitura'.

4) o uso de um vocabulário erudito e de um padrão culto da língua, deixando o texto mais inteligível e interpretável.

5) retomadas pronominais (como em: “passar a tratá-la”), que exigem, para seu entendimento, que seja recuperado em partes anteriores do texto o objeto referido.

Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? 4) o uso de um vocabulário erudito e de um padrão culto da língua, deixando o texto mais inteligível e interpretável.

    ? Incorreto, o uso de uma linguagem erudita e rudimentar apenas atrapalha a continuidade temática do texto, deixando-o rebuscado e de difícil entendimento.

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ID
3247822
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sistema linguístico

(1) Entendida como a soma de seus usos, a língua constitui a mais poderosa “engenharia simbólica” à disposição do ser humano. Valemo-nos dessa engenharia tanto para dizer um previsível e elementar “Parece que vai chover” quanto para escrever uma reportagem, um ensaio filosófico ou um poema lírico. A frase banal e a reportagem buscam uma correspondência entre o discurso e o fato, fazendo crer que a realidade a que se referem existe por si, independentemente da linguagem. O ensaio filosófico e o poema lírico têm outra natureza; a “realidade” de ambos é produto da linguagem com que são elaborados. O ensaio consiste em uma proposta de compreender as situações da vida como obra do pensamento racional movido pela associação livre de ideias. Já o poema revela, em sua essência, a captação do mundo dos sentimentos e sua representação por meio de recursos de linguagem em que sobressai a materialidade sonora e rítmica das palavras.

(2) Nossa tarefa, como linguistas e estudiosos da linguagem, é promover a compreensão do papel comum da palavra na construção de todas as espécies de textos. A palavra é, em qualquer caso, uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano moldado pela bitola do senso comum - a exemplo do comentário sobre o tempo -, quer quando sua função é abrir caminhos que produzam fissuras na superfície da realidade imediata, abalando certezas e projetando-nos em outros universos de significação - como se passa na escrita/leitura do ensaio ou do poema lírico.

(3) Para apreender a palavra como forma de construir significado, é preciso ir além de sua utilidade como simples instrumento de comunicação e passar a tratá-la como objeto de observação, de reflexão e de análise. Cabe à escola levar o aluno à percepção e à compreensão de que a palavra desempenha múltiplos papéis em nossa vida, de que os horizontes de nossas experiências simbólicas se ampliam na mesma medida em que se ampliam nossos recursos de expressão. A educação linguística e literária - que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem - é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.

AZEREDO, José Carlos de. A Linguística, o texto e o ensino da língua. São Paulo: Parábola, 2018. p. 63-64. Adaptado.

Releia o seguinte fragmento: “A educação linguística e literária - que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem - é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.”. Acerca desse trecho, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? ?A educação linguística e literária - que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem - é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.?

    ? Temos uma metáfora; é feita uma comparação de coisas de mundo diferente sem o uso de qualquer conectivo; usa-se uma linguagem figurativa para se referir ao fato de a educação linguística e literária ser algo que permite ir além (é o que faz que atravessemos o caminho do básico e superficial).

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ID
3247825
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sistema linguístico

(1) Entendida como a soma de seus usos, a língua constitui a mais poderosa “engenharia simbólica” à disposição do ser humano. Valemo-nos dessa engenharia tanto para dizer um previsível e elementar “Parece que vai chover” quanto para escrever uma reportagem, um ensaio filosófico ou um poema lírico. A frase banal e a reportagem buscam uma correspondência entre o discurso e o fato, fazendo crer que a realidade a que se referem existe por si, independentemente da linguagem. O ensaio filosófico e o poema lírico têm outra natureza; a “realidade” de ambos é produto da linguagem com que são elaborados. O ensaio consiste em uma proposta de compreender as situações da vida como obra do pensamento racional movido pela associação livre de ideias. Já o poema revela, em sua essência, a captação do mundo dos sentimentos e sua representação por meio de recursos de linguagem em que sobressai a materialidade sonora e rítmica das palavras.

(2) Nossa tarefa, como linguistas e estudiosos da linguagem, é promover a compreensão do papel comum da palavra na construção de todas as espécies de textos. A palavra é, em qualquer caso, uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano moldado pela bitola do senso comum - a exemplo do comentário sobre o tempo -, quer quando sua função é abrir caminhos que produzam fissuras na superfície da realidade imediata, abalando certezas e projetando-nos em outros universos de significação - como se passa na escrita/leitura do ensaio ou do poema lírico.

(3) Para apreender a palavra como forma de construir significado, é preciso ir além de sua utilidade como simples instrumento de comunicação e passar a tratá-la como objeto de observação, de reflexão e de análise. Cabe à escola levar o aluno à percepção e à compreensão de que a palavra desempenha múltiplos papéis em nossa vida, de que os horizontes de nossas experiências simbólicas se ampliam na mesma medida em que se ampliam nossos recursos de expressão. A educação linguística e literária - que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem - é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.

AZEREDO, José Carlos de. A Linguística, o texto e o ensino da língua. São Paulo: Parábola, 2018. p. 63-64. Adaptado.

Na conclusão do Texto 1, há a proposta para que ultrapassemos a ideia de que a palavra tem sentido e utilidade, apenas, como simples instrumento de comunicação. Essa concepção:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? é relevante porque reforça a necessidade e a conveniência de que seja estimulada a prática da análise e da reflexão linguísticas.

    ? Possuir enorme relevância, não é algo sem consistência, nem contrário, nem utópico (imaginário); mostra que se deve priorizar a multiplicidade e a criticidade do sistema linguístico, indo além do básico e do aparente.

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ID
3247828
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sistema linguístico

(1) Entendida como a soma de seus usos, a língua constitui a mais poderosa “engenharia simbólica” à disposição do ser humano. Valemo-nos dessa engenharia tanto para dizer um previsível e elementar “Parece que vai chover” quanto para escrever uma reportagem, um ensaio filosófico ou um poema lírico. A frase banal e a reportagem buscam uma correspondência entre o discurso e o fato, fazendo crer que a realidade a que se referem existe por si, independentemente da linguagem. O ensaio filosófico e o poema lírico têm outra natureza; a “realidade” de ambos é produto da linguagem com que são elaborados. O ensaio consiste em uma proposta de compreender as situações da vida como obra do pensamento racional movido pela associação livre de ideias. Já o poema revela, em sua essência, a captação do mundo dos sentimentos e sua representação por meio de recursos de linguagem em que sobressai a materialidade sonora e rítmica das palavras.

(2) Nossa tarefa, como linguistas e estudiosos da linguagem, é promover a compreensão do papel comum da palavra na construção de todas as espécies de textos. A palavra é, em qualquer caso, uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano moldado pela bitola do senso comum - a exemplo do comentário sobre o tempo -, quer quando sua função é abrir caminhos que produzam fissuras na superfície da realidade imediata, abalando certezas e projetando-nos em outros universos de significação - como se passa na escrita/leitura do ensaio ou do poema lírico.

(3) Para apreender a palavra como forma de construir significado, é preciso ir além de sua utilidade como simples instrumento de comunicação e passar a tratá-la como objeto de observação, de reflexão e de análise. Cabe à escola levar o aluno à percepção e à compreensão de que a palavra desempenha múltiplos papéis em nossa vida, de que os horizontes de nossas experiências simbólicas se ampliam na mesma medida em que se ampliam nossos recursos de expressão. A educação linguística e literária - que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem - é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.

AZEREDO, José Carlos de. A Linguística, o texto e o ensino da língua. São Paulo: Parábola, 2018. p. 63-64. Adaptado.

Observe a formulação do seguinte fragmento: “A palavra é (...) uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano, quer quando sua função é abrir caminhos na superfície da realidade imediata”. Nesse fragmento, os marcadores sublinhados expressam um sentido de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? ?A palavra é (...) uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano, quer quando sua função é abrir caminhos na superfície da realidade imediata?

    ? Conjunção coordenativa alternativa "quer...quer"; outras com esse valor: ou...ou; seja... seja; nem... nem; já... já; ora... ora; talvez... talvez; entre outras.

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  • Gab. C

    Conjunções coordenativas alternativas: ou; ou ... ou; já ... já; ora ... ora; quer ... quer; seja ... seja.


ID
3247831
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Português é muito difícil”.

Essa afirmação preconceituosa é prima-irmã da ideia de que “brasileiro não sabe português”. Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que realmente falamos e escrevemos no Brasil.

Por isso, achamos que “português é uma língua difícil”: temos de fixar regras que não significam nada para nós. No dia em que nosso ensino se concentrar no uso real, vivo e verdadeiro da língua portuguesa do Brasil, é bem provável que ninguém continue a pensar assim. Todo falante nativo de uma língua sabe essa língua. Saber uma língua, na concepção científica da linguística moderna, significa conhecer intuitivamente e empregar com facilidade e naturalidade as regras básicas de seu funcionamento.

Está provado e comprovado que uma criança, por volta dos 7 anos de idade, já domina perfeitamente as regras gramaticais de sua língua. O que ela não conhece são sutilezas e irregularidades no uso dessas regras, que só a leitura e o estudo podem lhe dar. Nenhuma criança brasileira dessa idade vai dizer, por exemplo: “Uma meninos chegou aqui amanhã”. (...)

Se tantas pessoas inteligentes e cultas continuam achando que “não sabem português” ou que “português é muito difícil”, é porque o uso da língua foi transformado numa ciência esotérica, numa doutrina cabalística que somente alguns iluminados conseguem dominar completamente. (...)

No fundo, a ideia de que “português é muito difícil” serve como um dos instrumentos de manutenção do status quo das classes sociais prestigiadas.

É lamentável que a imagem da língua tenha sido empobrecida e reduzida a uma nomenclatura confusa e a exercícios descontextualizados, práticas que se revelam irrelevantes para, de fato, levar alguém a se valer dos muitos recursos que a língua oferece.

Marcos Bagno. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola, 2015. p. 57-63. Adaptado.

O Texto 2 se reconhece como um comentário expositivo de teor acadêmico-científico. Avaliando as ideias e os argumentos apresentados, podemos avaliá-lo como:

1) pertinente, pois pondera sobre um objeto de discriminação social ainda existente e pouco combatido.

2) contrário a visões tradicionais que imperam em determinados setores sociais de pessoas e comunidades de falantes.

3) oportuno, uma vez que, como outros fatores de discriminação, o 'jeito de falar' de algumas comunidades é objeto de rejeição.

4) categórico e, por vezes, taxativo, pois, no texto, se trata de um despropósito que macula e desprestigia os falares brasileiros.

5) incabível, já que desmerece a norma gramatical literária de Portugal e considera confusa a nomenclatura linguística.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? 5) incabível, já que desmerece a norma gramatical literária de Portugal e considera confusa a nomenclatura linguística.

    ? De forma alguma o texto se enquadra como "incabível"; não desmerece a norma gramatical de Portugal, apenas faz comparações com a norma gramatical ensinada no Brasil, sem desmerecer a de Portugal.

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  • 1) pertinente, pois pondera sobre um objeto de discriminação social ainda existente e pouco combatido. CERTO. Essa afirmação preconceituosa é prima-irmã da ideia de que “brasileiro não sabe português” ( 1 ° parágrafo ).

    2) contrário a visões tradicionais que imperam em determinados setores sociais de pessoas e comunidades de falantes. CERTO. No fundo, a ideia de que “português é muito difícil” serve como um dos instrumentos de manutenção do status quo das classes sociais prestigiadas (5 ° parágrafo).

    3) oportuno, uma vez que, como outros fatores de discriminação, o 'jeito de falar' de algumas comunidades é objeto de rejeição. CERTO. Se tantas pessoas inteligentes e cultas continuam achando que “não sabem português” ou que “português é muito difícil”, é porque o uso da língua foi transformado numa ciência esotérica, numa doutrina cabalística que somente alguns iluminados conseguem dominar completamente (4° parágrafo). 

    4) categórico e, por vezes, taxativo, pois, no texto, se trata de um despropósito que macula e desprestigia os falares brasileiros. CERTO. Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que realmente falamos e escrevemos no Brasil ( 1 ° parágrafo ).

    Simon diz, letra E.


ID
3247834
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Português é muito difícil”.

Essa afirmação preconceituosa é prima-irmã da ideia de que “brasileiro não sabe português”. Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que realmente falamos e escrevemos no Brasil.

Por isso, achamos que “português é uma língua difícil”: temos de fixar regras que não significam nada para nós. No dia em que nosso ensino se concentrar no uso real, vivo e verdadeiro da língua portuguesa do Brasil, é bem provável que ninguém continue a pensar assim. Todo falante nativo de uma língua sabe essa língua. Saber uma língua, na concepção científica da linguística moderna, significa conhecer intuitivamente e empregar com facilidade e naturalidade as regras básicas de seu funcionamento.

Está provado e comprovado que uma criança, por volta dos 7 anos de idade, já domina perfeitamente as regras gramaticais de sua língua. O que ela não conhece são sutilezas e irregularidades no uso dessas regras, que só a leitura e o estudo podem lhe dar. Nenhuma criança brasileira dessa idade vai dizer, por exemplo: “Uma meninos chegou aqui amanhã”. (...)

Se tantas pessoas inteligentes e cultas continuam achando que “não sabem português” ou que “português é muito difícil”, é porque o uso da língua foi transformado numa ciência esotérica, numa doutrina cabalística que somente alguns iluminados conseguem dominar completamente. (...)

No fundo, a ideia de que “português é muito difícil” serve como um dos instrumentos de manutenção do status quo das classes sociais prestigiadas.

É lamentável que a imagem da língua tenha sido empobrecida e reduzida a uma nomenclatura confusa e a exercícios descontextualizados, práticas que se revelam irrelevantes para, de fato, levar alguém a se valer dos muitos recursos que a língua oferece.

Marcos Bagno. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola, 2015. p. 57-63. Adaptado.

É possível constatar afinidade semântica entre algumas palavras do Texto 2 (língua-português; norma-regras; escola-ensino; português-brasileiro; falamos-escrevemos; linguística-concepção científica; entre outras). Essa aproximação de sentidos tem uma função textual, qual seja a de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? língua-português; norma-regras; escola-ensino; português-brasileiro; falamos-escrevemos; linguística-concepção científica.

    ? Observa-se que os sentidos (parte semântica) é continua, o mesmo campo lexical é reproduzido com o intuito de manter a harmonia e a coerência textual.

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ID
3247837
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Português é muito difícil”.

Essa afirmação preconceituosa é prima-irmã da ideia de que “brasileiro não sabe português”. Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que realmente falamos e escrevemos no Brasil.

Por isso, achamos que “português é uma língua difícil”: temos de fixar regras que não significam nada para nós. No dia em que nosso ensino se concentrar no uso real, vivo e verdadeiro da língua portuguesa do Brasil, é bem provável que ninguém continue a pensar assim. Todo falante nativo de uma língua sabe essa língua. Saber uma língua, na concepção científica da linguística moderna, significa conhecer intuitivamente e empregar com facilidade e naturalidade as regras básicas de seu funcionamento.

Está provado e comprovado que uma criança, por volta dos 7 anos de idade, já domina perfeitamente as regras gramaticais de sua língua. O que ela não conhece são sutilezas e irregularidades no uso dessas regras, que só a leitura e o estudo podem lhe dar. Nenhuma criança brasileira dessa idade vai dizer, por exemplo: “Uma meninos chegou aqui amanhã”. (...)

Se tantas pessoas inteligentes e cultas continuam achando que “não sabem português” ou que “português é muito difícil”, é porque o uso da língua foi transformado numa ciência esotérica, numa doutrina cabalística que somente alguns iluminados conseguem dominar completamente. (...)

No fundo, a ideia de que “português é muito difícil” serve como um dos instrumentos de manutenção do status quo das classes sociais prestigiadas.

É lamentável que a imagem da língua tenha sido empobrecida e reduzida a uma nomenclatura confusa e a exercícios descontextualizados, práticas que se revelam irrelevantes para, de fato, levar alguém a se valer dos muitos recursos que a língua oferece.

Marcos Bagno. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola, 2015. p. 57-63. Adaptado.

Avaliando as ideias expressas no Texto 2, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Se tantas pessoas inteligentes e cultas continuam achando que ?não sabem português? ou que ?português é muito difícil?, é porque o uso da língua foi transformado numa ciência esotérica, numa doutrina cabalística que somente alguns iluminados conseguem dominar completamente. (...)

    ? O preconceito linguístico faz com que apenas uma pequena parcela da sociedade saiba as regras da língua, as outras camadas ficam à mercê do desconhecimento.

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ID
3247840
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Português é muito difícil”.

Essa afirmação preconceituosa é prima-irmã da ideia de que “brasileiro não sabe português”. Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que realmente falamos e escrevemos no Brasil.

Por isso, achamos que “português é uma língua difícil”: temos de fixar regras que não significam nada para nós. No dia em que nosso ensino se concentrar no uso real, vivo e verdadeiro da língua portuguesa do Brasil, é bem provável que ninguém continue a pensar assim. Todo falante nativo de uma língua sabe essa língua. Saber uma língua, na concepção científica da linguística moderna, significa conhecer intuitivamente e empregar com facilidade e naturalidade as regras básicas de seu funcionamento.

Está provado e comprovado que uma criança, por volta dos 7 anos de idade, já domina perfeitamente as regras gramaticais de sua língua. O que ela não conhece são sutilezas e irregularidades no uso dessas regras, que só a leitura e o estudo podem lhe dar. Nenhuma criança brasileira dessa idade vai dizer, por exemplo: “Uma meninos chegou aqui amanhã”. (...)

Se tantas pessoas inteligentes e cultas continuam achando que “não sabem português” ou que “português é muito difícil”, é porque o uso da língua foi transformado numa ciência esotérica, numa doutrina cabalística que somente alguns iluminados conseguem dominar completamente. (...)

No fundo, a ideia de que “português é muito difícil” serve como um dos instrumentos de manutenção do status quo das classes sociais prestigiadas.

É lamentável que a imagem da língua tenha sido empobrecida e reduzida a uma nomenclatura confusa e a exercícios descontextualizados, práticas que se revelam irrelevantes para, de fato, levar alguém a se valer dos muitos recursos que a língua oferece.

Marcos Bagno. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola, 2015. p. 57-63. Adaptado.

Analise a formulação do trecho a seguir: “Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que falamos e escrevemos no Brasil”. O sentido do conectivo sublinhado coincide com o sentido expresso na seguinte alternativa:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? ?Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que falamos e escrevemos no Brasil?

    ? Temos uma conjunção subordinativa causal, equivale a "já que", observem quando fazemos o "fato de... faz com que":

    ? JÁ QUE (O FATO DE ? CAUSA) o nosso ensino da língua sempre se basear na norma gramatical literária de Portugal FAZ COM QUE (CONSEQUÊNCIA) as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondam à língua que falamos e escrevemos no Brasil.

    ? Na letra "e" temos essa mesma classificação do "como": A verdade é esta: como (JÁ QUE ? O FATO DE) a língua escolar difere da língua usada informalmente, FAZ COM QUE (CONSEQUÊNCIA) achamos que o português é muito difícil.

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Correta, E

    Tanto o enunciado quanto a assertiva E trazem o sentido CAUSAL do termo "COMO".

    Para corroborar esse entendimento, troque o "COMO" por outras conjunções de valor causal, tais como "já que", "porque", etc. Obs: via de regra, quando o "como" possuir valor de causa, ele será inserido no início do período.

    Ademais, pertinente destacar que o "como" também pode apresentar valor "conformativo" ou "comparativo", sempre dependendo do contexto em que por ventura vier empregado.

    A luta continua !

  • Enunciado:Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que falamos e escrevemos no Brasil” Como exerce a função de Conjunção Causal

    A) Aprendemos como usar a língua fora dos usos falados e escritos em contextos brasileiros. Advérbio de Modo

    B) As regras que aprendemos na escola são como as regras que usamos no dia a dia quando falamos e escrevemos. Conjunção Comparativa.

    C) Como a língua falada no Brasil corresponde à língua usada em Portugal? Advérbio Interrogativo de Modo

    D) Até agora desconhecíamos que a língua é como um sistema que se apreende pelo uso falado e escrito no cotidiano. Conjunção Comparativa

    E) A verdade é esta: como a língua escolar difere da língua usada informalmente, achamos que o português é muito difícil. Conjunção Causal

    Gabarito: E


ID
3247843
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que ler Literatura?

Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos. A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado.

Uma resposta coerente e íntegra à questão levantada no título do Texto 3, poderia ter a seguinte formulação:

1) Pela fruição de uma obra literária, podemos extrapolar a mera contemplação da obra, pois é admissível que divisemos aspectos de seu contexto de produção.

2) A Literatura se manifesta através de textos, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

3) Observando as produções literárias, podemos recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles exibidos pelas ciências, além de poder conhecer as situações em que as obras foram lançadas.

4) O artista transpõe para sua obra (seja um quadro, uma música, um livro) sua visão sobre experiências acumuladas, com as quais podemos tomar contato sem precisar vivenciá-las.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    1) Pela fruição de uma obra literária, podemos extrapolar a mera contemplação da obra, pois é admissível que divisemos aspectos de seu contexto de produção.

    2) A Literatura se manifesta através de textos, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura. ? incorreto, aqui não temos argumentos relevantes que respondam a pergunta do porquê de ler Literatura.

    3) Observando as produções literárias, podemos recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles exibidos pelas ciências, além de poder conhecer as situações em que as obras foram lançadas.

    4) O artista transpõe para sua obra (seja um quadro, uma música, um livro) sua visão sobre experiências acumuladas, com as quais podemos tomar contato sem precisar vivenciá-las.

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Nao entendi essa 4, Ele diz no 2 paragrafo

    Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

    4) O artista transpõe para sua obra (seja um quadro, uma música, um livro) sua visão sobre experiências acumuladas, com as quais podemos tomar contato sem precisar vivenciá-las.

    Todas as obras, não so a literatura


ID
3247846
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que ler Literatura?

Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos. A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado.

A pergunta que consta no título do Texto 3 constitui:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Por que ler Literatura?

    ? O autor usa esse pergunta como uma estratégia de capturar o interesse do leitor; elucida que essa pergunta será desdobrada no decorrer do texto, e o autor apresentará e tentará convencer o leitor para que leia e aprecie a literatura.

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • uma estratégia discursiva para levar o leitor a se interessar pela leitura do texto.

    O autor da evidências de usar estratégias para ter o interesse do leitor :)

    quando vejo uma interrogação já fico curiosa :)


ID
3247852
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que ler Literatura?

Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos. A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado.

Observe o seguinte trecho: “Além de nos mostrar a face do artista, a Literatura permite-nos vislumbrar o cenário no qual o autor produziu sua obra”. Considerando as normas sintáticas da regência verbal, também está conforme tais normas o seguinte enunciado:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? A Literatura permite-nos vislumbrar o cenário ao qual o autor atribuiu um valor significativo.

    ? Atribuiu um valor significativo a alguma coisa (preposição) + artigo definido "o" que acompanha o pronome relativo= ao; retoma corretamente o substantivo "cenário".

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Alguém sabe pq a alternativa D está errada? visto que ela é parecida com o gabarito

  • Complemento..

    a) o cenário em que o autor quis referir-se.

    Referir-se a algo....

    B) o cenário ao qual o autor atribuiu um valor significativo.

    Atribuiu um valor significativo a algo..

    C) o cenário do qual o autor aludiu.

    O verbo aludir é transitivo indireto e pede o uso da preposição (a)

    ao qual o autor aludiu.

    D) o cenário ao qual o autor produziu sua obra.

    O verbo produzir no sentido de gerar é transitivo direto

    (Fonte: Dicionário online dício)

    O autor produziu algo---sua obra ---em algum cenário

    E) A Literatura permite-nos vislumbrar o cenário a que o autor idealizou sua obra.

    Ele idealizou ----sua obra---em algum cenário.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • atribuir algo a alguém


ID
3247855
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que ler Literatura?

Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos. A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado.

Outra norma sintática que se encaixa no âmbito da regência verbal e nominal diz respeito ao acento indicativo da crase. Quanto a essa norma, identifique a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A) O artista transpõe à um quadro, à uma música ou à um livro, sentimentos acumulados em sua visão pessoal. ? temos artigos indefinidos (um, uma); antes desses artigos não temos outro artigo definido, logo não ocorrerá crase (junção de preposição "a" + artigo definido "a").

    B) O artista não é sensível à prazos. Depende de suas inspirações, que podem acontecer à qualquer hora. ? sensível a algo (preposição), mas "prazos" é um substantivo masculino e não é acompanhando de artigo definido feminino, logo não ocorrer crase.

    C) O artista não deseja agradar à si mesmo. À você, espectador, é que ele quer satisfazer. A arte é alheia a gostos pessoais. ? incorreto, não temos artigo definido antes dos pronomes "si" e "você", logo não ocorre crase.

    D) A Literatura - a que devemos destinar tempo e gosto - às vezes, leva a emoções sutis e a sentimentos fantasiosos. ? correto, destinar tempo e gosto a algo (preposição antes do pronome relativo "que"); "às vezes" é locução adverbial com base feminina, crase correta.

    E) Contatar às obras de arte, desde sempre, levou as pessoas à apresentações teatrais e a espetáculos circenses. ? contatar algo (verbo transitivo direto não rege a preposição "a", logo somente artigo definido "as" presente ? as obras); levou as pessoas a algo (preposição), porém o substantivo "apresentações" está no plural e é acompanhando pelo artigo definido "as" e não pelo "a".

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Valeu Arthur Carvalho

  • A regra do Boi nao funciona pra tudo nao rsrs, Contatar "O BOI " ou Contatar AO BOI " rs ,

  • A questão versa sobre conhecimento de crase e quer que o candidato encontre a única alternativa que o seu uso está corretamente empregado. Vejamos:

    a) Em "O artista transpõe à um quadro, à uma música ou à um livro", está incorreta, pois não se usa crase antes de artigo indefinido. INCORRETA.

    b) Em "O artista não é sensível à prazos. Depende de suas inspirações, que podem acontecer à qualquer hora.", 1º erro é que não se usa a crase no singular antes de nome no plural. O 2º erro é a crase empregada incorretamente antes pronome indefinido. INCORRETA.

    c) Em "deseja agradar à si mesmo. À você" , 1º não tem crase antes de pronome obliquo e 2º não tem crase antes de pronome de tratamento. INCORRETA.

    d) Em "- às vezes", temos uma locução adverbial e diante dessa ocorrência temos o evento da crase. CORRETA.

    e) Em "Contatar às obras de arte, desde sempre, levou as pessoas à apresentações ", o 1º caso o verbo CONTRATAR não rege a preposição "a", pois quem contrata, contrata alguém ( sem preposição) e o 2º temos uma palavra no plural e diante disso não pode ocorrer a crase no singular. INCORRETA.

    GABARITO D


ID
3247858
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que ler Literatura?

Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos. A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado.

As normas sintáticas da língua portuguesa conferem à concordância verbal certa distinção social. No que concerne ao uso da chamada 'norma culta', respeitar essas regras é revelar-se linguisticamente competente. Assinale a alternativa em que a relação sintática 'verbo-sujeito' está indicada conforme tais normas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A) Nenhuma das manifestações artísticas recuperam dados mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pela literatura. ? o sujeito é "nenhuma". Logo, nenhuma... recupera.

    B) Qual das manifestações artísticas têm condições de divulgar mais conhecimentos do que aqueles oferecidos pelas ciências? ? o sujeito é o pronome interrogativo, logo o correto é "tem" (terceira pessoa do singular do presente do indicativo).

    C) Houveram diferentes sensações ou estados de ânimo reconhecíveis em autores e obras de nossa literatura romântica. ? verbo "haver" com sentido de "ocorrer"; é impessoal e não deve ser flexionado (houve).

    D) Os artistas tem que transpor para um quadro, uma música, ou um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento. ? o correto é "têm" (concorda com o sujeito que está no plural, cujo núcleo é "artistas").

    E) Os artistas haviam adaptado para um quadro, uma música, ou um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento. ? sujeito no plural e logo após uma locução verbal, dessa forma o verbo "haver" é pessoal e está corretamente flexionado.

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  • Na E-- Não era para ser então : suas visões pessoais?????Pois remete aos artistas. Alguém pode me ajudar?

  • Aprofundando..

    A)

    A concordância acontece com o núcleo do sujeito: Nenhuma.....recuperou..

    B) Na mesma pegada, Qual das manifestações.... QUAL....Tem!

    Cuidado>

    TEM= Singular

    TEM= Plural.

    C)

    Haver no sentido de existir / Ocorrer = Impessoal...

    Houveram diferentes sensações/ Existiram diferentes sensações...

    D) Na mesma lógica da letra B).

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • verbo haver ( não estando no sentindo de existir ou ocorrer ) - tem seu sujeito normal

  • verbo haver quando auxiliar em uma locuçao verbal há concorda

  • Na alternativa E, "sua visão pessoal" não deveria estar no plural ?


ID
3247861
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que ler Literatura?

Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos. A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado.

Assinale a alternativa em que o enunciado apresenta formas verbais conforme as regras de sua conjugação gramatical.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A) Quanto ao contato com as obras literárias, podemos está diante de diferentes sensações ou estados de ânimo. ? o correto é "estar".

    B) Se uma determinada obra manter a fantasia preferida de seu autor, ganha a preferência do público. ? o correto é: se ela mantiver.... ganhará.

    C) Quando os escritores verem que a Literatura brasileira é aceita com distinção, publicaremos mais romances e livros de crônicas. ? o correto é "virem" (futuro do subjuntivo).

    D) Se os artistas disporem de tempo e preparo artístico, teremos muitas surpresas agradáveis. ? o correto é "dispusessem" (pretérito imperfeito do subjuntivo).

    E) O fato de o Brasil estar à frente de outros países, no que se refere à produção de obras artísticas, o torna cada vez mais prestigiado. ? correto.

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A) Estar

    B) Mantiver / ganhará

    C) Virem

    D) Dispuserem

    E) Gabarito

  • GABARITO (E)

    A) Quanto ao contato com as obras literárias, podemos estaR diante de diferentes sensações ou estados de ânimo.

    B) Se uma determinada obra mantIVER a fantasia preferida de seu autor, ganhaRÁ a preferência do público.

    C) Quando os escritores vIrem que a Literatura brasileira é aceita com distinção, publicaremos mais romances e livros de crônicas.

    D) Se os artistas dispUSEREM  de tempo e preparo artístico, teremos muitas surpresas agradáveis.

    E) O fato de o Brasil estar à frente de outros países, no que se refere à produção de obras artísticas, o torna cada vez mais prestigiado.

  • "O fato de o Brasil estar à frente de outros países, no que se refere à produção de obras artísticas, o torna cada vez mais prestigiado."

    Apenas uma dúvida. A colocação pronominal está correta?

  • Para quem possui dúvidas sobre este tópico:

    Os derivados dos verbos ter e vir seguem esta lógica:

    Conjugue como se fosse o "ter" estes verbos:

    Manter

    Entreter

    Reter

    Conter

    Abster-se

    Deter

    Obter

    -Jajá manteu a calma (errado)

    ele "teve"/ ele manteve a calma.

    Conjugue como se fosse o "Vir" os verbos:

    Provir

    Intervir

    Advir

    Desavir

    Sobrevir

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Eu acertei, logo, sou demais! Rumo à posse!
  • colocação pronominal da E "tá sertu"


ID
3247864
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que ler Literatura?

Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos. A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado.

Analise o fragmento: “Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura. Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas”. O conectivo 'porém' expressa um sentido:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Temos uma conjunção coordenativa adversativa "porém"; possui valor semântico de oposição, contraposição, adversidade.

    B) de oposição, e teria a mesma função que o conectivo 'também'. ? "também" é uma palavra denotativa de inclusão e não tem sentido de oposição.

    C) adversativo e poderia exercer a mesma função coesiva que 'no entanto'. ? correto, "no entanto" é uma conjunção com mesma classificação.

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  • Gabarito: C

    Conjunção coordenativa adversativa: mas, porém, contudo, todavia, entretanto e as locuções no entanto, não obstante, nada obstante.

  • Gab. C

    Conjunções coordenativas adversativas: mas, PORÉM, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante, entretanto só que.

    Se liga na dica do Prof. Fernando Pestana: '' DECORE AS CONJUNÇÕEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEES!''.

    Ajuda demais nesse tipo de questão.

  • Adversativasligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante. 

  • Interessante que o mas não se encaixa nesse contexto


ID
3247867
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que ler Literatura?

Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos. A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado.

Observe o uso das vírgulas no seguinte fragmento destacado em: “a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura”. Esse uso se justifica, gramaticalmente, por se tratar de:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva b

    uma enumeração de vários itens, que devem ser percebidos como distintos.

  • vírgula separa itens enumerados ou elementos repetidos.

  • Não seriam itens que deveriam ser percebidos como semelhantes?!

  • enumeração vários itens

  • Usa-se vírgula no interior da oração para separar termos coordenados, que compõem uma enumeração, termos com a mesma função sintática.

    --> "assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura

    gabarito B

  • Principais usos :

    I) Separar nomes de localidades

    Jijoca, 17 de Fevereiro..

    II) Sim ou não como respostas:

    Vai estudar? sim. vou!

    III)Omissão de termos (geralmente verbos)

    Do lado, Uma grande árvore (havia)

    IV) Termos em enumeração ou da mesma função sintática.

    V) Separar Vocativo (Não esqueça: Onde tiver um vocativo terá uma vírgula.

    VI) Separar aposto.

    VII) Palavras ou expressões explicativas ou retificativas:

    ele disse tudo, ou melhor, ...

    Sucesso, Bons estudos Nãodesista!

  • A VÍRGULA ENUMERA ITENS DE MESMA FUNÇÃO SINTÁTICA, E NÃO DISTINTOS... ERRO DA BANCA!


ID
3252415
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação às características anatômicas do coração, assinale a questão incorreta.

Alternativas

ID
3252418
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação às características do sistema de condução do coração, assinale a questão incorreta.

Alternativas

ID
3252421
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação à insuficiência mitral, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3252424
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação à etiologia da insuficiência mitral, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3252427
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação à estenose mitral, assinale a resposta correta.

Alternativas

ID
3252430
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Quanto à ausculta cardiovascular, selecione a alternativa correta.

Alternativas

ID
3252433
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerando a ausculta cardiovascular, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.


1) Estenose Aórtica ( ) Reforço pré-sistólico

2) Insuficiência Aórtica ( ) Sopro em crescendo e decrescendo

3) Estenose Mitral ( ) Click de ejeção

4) Insuficiência Mitral ( ) Sopro aspirativo de alta frequência

5) Estenose Pulmonar Valvar ( ) Sopro irradiado ao dorso


A sequência correta, de cima para baixo é:

Alternativas

ID
3252436
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

 Paciente de 24 anos, sexo feminino, antecedentes de febre reumática, vem evoluindo com dispneia progressiva aos esforços, tosse seca e episódios de palpitações de início e término súbitos, há dois anos. O exame físico evidencia ruflar diastólico em área mitral e P2 hiperfonética. O ecocardiograma revela AE dilatado e área valvar mitral de 0,9 cm2, com escore de Wilkins = 7. Qual o tratamento mais indicado para o caso?

Alternativas

ID
3252439
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 48 anos, sexo masculino, vem com queixa de dor anginosa aos esforços, há 12 meses. Neste período, apresentou um episódio de síncope relacionado a esforços moderados. O exame físico evidencia um sopro sistólico rude +++/6+, em foco aórtico, irradiado à fúrcula esternal e aos vasos do pescoço, com segunda bulha diminuída em área aórtica. O eletrocardiograma (ECG) evidencia sobrecarga ventricular esquerda e o ecocardiograma revela uma valva aórtica calcificada. Qual a etiologia da valvopatia?

Alternativas

ID
3252442
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Quanto à febre reumática, é incorreto afirmar que:

Alternativas

ID
3252445
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação à insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
3252448
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Qual a condição clínica que não se encaixa na insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada?

Alternativas

ID
3252451
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No que tange à endocardite infecciosa, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3252454
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Quanto à clínica da endocardite infecciosa, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
3252457
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No tratamento da endocardite infecciosa, a cirurgia não está indicada no caso de o paciente apresentar:

Alternativas

ID
3252460
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação ao aneurisma de aorta, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
3252463
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O tratamento invasivo está indicado nos seguintes casos de aneurisma de aorta torácica, exceto:

Alternativas

ID
3252466
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 25 anos dá entrada em emergência com quadro de dor precordial de início súbito, de forte intensidade, que aumenta à inspiração profunda e irradia-se ao pescoço. É tabagista ativo. O ECG evidencia supradesnivelamento de segmento ST difuso e infradesnivelamento do segmento PR. Apresenta marcadores de necrose miocárdica alterados. Qual o diagnóstico mais provável?

Alternativas

ID
3252469
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No tamponamento cardíaco, é incorreto afirmar que:

Alternativas

ID
3252472
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Quanto à pericardite constrictiva, analise as afirmativas a seguir.

1) Radioterapia, síndrome pós-pericardiotomia e tuberculose são agentes etiológicos na doença.

2) A presença de insuficiência cardíaca direita, ascite e turgência jugular podem ser marcantes ao exame físico.

3) Estalido de abertura da valva mitral está presente à ausculta.

4) Knock pericárdico (protodiastólico) está presente à ausculta.

5) Há SS ejetivo rude, irradiado aos vasos do pescoço.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • É disso que estou falando.


ID
3252475
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerando pacientes com infarto agudo do miocárdio, com supradesnivelamento do segmento ST, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3252478
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Qual das seguintes contraindicações pode ser considerada como absoluta para o uso dos trombolíticos no infarto agudo do miocárdio, com supradesnivelamento do segmento ST?

Alternativas

ID
3252481
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

JFS, 28 anos, sexo masculino, vai ao ambulatório para realizar parecer cardiológico para atividade física. Assintomático, sem antecedentes pessoais de doenças. Refere mãe hipertensa. O pai foi a óbito subitamente, aos 36 anos, enquanto almoçava. Ao exame, se identifica um ictus propulsivo, e à ausculta: RCR, 3T com B4, sem sopros. FC 94 bpm, PA 120x80 mmHg. O ECG apresenta ritmo sinusal regular, FC 100 bpm, eixo 60°, Sokolow-Lyon de 50 mm. A hipótese diagnóstica mais provável e o exame complementar que deve ser pedido para confirmação diagnóstica são, respectivamente:

Alternativas

ID
3252484
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação a um paciente com cardiomiopatia hipertrófica, alguns fatores de risco na estratificação da morte súbita devem ser investigados, entre eles, história familiar de morte súbita, história pregressa de parada cardíaca, e ainda:

Alternativas

ID
3252487
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Recentemente, o diagnóstico de cardiomiopatia amiloidótica familiar (CAF), por transtirretina, tem sido crescente, e o tratamento específico com o Tafamidis já foi aprovado nos Estados Unidos e na Europa, modificando a história natural da doença. Em um paciente com hipertrofia miocárdica e disfunção diastólica acima de II, sem que uma causa aparente seja identificada, devemos suspeitar da CAF. Qual dos exames abaixo apresenta alta sensibilidade para amiloidose familiar por transtirretina quando positivo?

Alternativas

ID
3252490
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Qual dos radiofármacos abaixo é mais apropriado na avaliação de viabilidade miocárdica e por quê?

Alternativas

ID
3252493
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerando o processo aterosclerótico coronariano, numere a 2.a coluna de acordo com a 1.a

1) Placa aterosclerótica estável           (  ) Ésteres de colesterol
2) Placa aterosclerótica instável          (  ) Capa fibrosa com elevado número de células musculares lisa
3) Macrófagos                                      (  ) Trombose arterial 
4) Plaquetas                                         (  ) Alto conteúdo lipídico
5) Células Espumosas                         (  ) Monócitos ativados

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
3252496
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Quanto à terapêutica do infarto agudo do miocárdio, com supradesnivelamento do segmento ST, assinale a questão incorreta.

Alternativas

ID
3252499
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação à fibrilação atrial, qual das alternativas abaixo é a incorreta?

Alternativas

ID
3252502
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em mulher de 40 anos, com histórico de HAS leve, assintomática e bem controlada com o uso de losartana, em consulta cardiológica de rotina, foi observada a presença de extrassístoles ventriculares isoladas. Foi solicitado um Holter, de 24 horas, que mostrou 9% dos batimentos sendo extrassístoles ventriculares monomórficas, isoladas e bigeminadas. Também foi realizado um ecocardiograma com parâmetros normais. De acordo com as principais diretrizes internacionais e brasileiras vigentes, qual a recomendação de conduta neste caso?

Alternativas

ID
3252505
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Adolescente de 16 anos, do sexo masculino, deu entrada na emergência com quadro de síncope, precedido, imediatamente, por palpitação e com recuperação após 5 minutos da perda de consciência. Na avaliação inicial, encontrava-se consciente e orientado, sem alterações no exame físico. O eletrocardiograma da admissão mostrou padrão de pré-excitação ventricular, caracterizado por intervalo PR curto e onda delta. De acordo com as diretrizes internacionais e brasileiras vigentes, qual seria a melhor conduta no seguimento deste caso?

Alternativas

ID
3252508
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Desde que o implante de stents se tornou padrão, em intervenções coronárias transluminais percutâneas (ICTP), a adoção da terapêutica dupla antiplaquetária (TDA) é mandatória para minimizar o risco de trombose. Sua duração tem sido objeto de vários estudos clínicos randomizados, levando em conta os tipos de stents, variáveis clínicas e condições individuais que produzam impacto negativo na relação entre eficácia antitrombótica e riscos de eventos hemorrágicos. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3252511
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Ao longo de quatro décadas, o número de Intervenções Coronárias Transluminal Percutâneas (ICTP) tem sido crescente em todo o mundo. Tamanha penetração na prática da cardiologia dos dias atuais se fundamenta em vários e diferentes campos, tais como a evolução tecnológica de cateteres, guias, balões e stents, o estabelecimento de protocolos de esquemas antitrombóticos, o desenvolvimento de métodos de imagem intravascular, como o ultrassom intracoronário e a tomografia de coerência ótica, e as avaliações fisiológicas da reserva de fluxo fracionado (FFR). Naturalmente, questões sobre os limites de suas indicações e sobre seus resultados de muito longo prazo continuam a ser debatidos em contraponto à revascularização miocárdica cirúrgica. Em relação ao uso apropriado das ICTP e às opções clínicas para definição de condutas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3252514
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A cardiotoxicidade de certas drogas antineoplásicas tem sido motivo de preocupação para oncologistas e cardiologistas. Nesse sentido, assinale a resposta correta.

Alternativas

ID
3252517
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação à pericardite aguda, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3252520
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Que opção de tratamento não farmacológico da hipertensão arterial sistêmica, dentre as seguintes, teria mais impacto na redução da pressão arterial sistólica para um homem de 45 anos, sedentário, com índice de massa corporal de 35 Kg/m2, que consome diariamente duas latas de cerveja e cuja dieta habitualmente contém cerca de 10 g/dia de sal?

Alternativas

ID
3252523
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Homem de 65 anos, com história de diabetes mellitus (DM), acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI) e taxa de filtração glomerular de 80 mL/min/1,73 m2, mantém a pressão arterial em 145 x 95 mmHg fazendo uso de hidroclorotiazida. Diante desse quadro, qual a conduta mais adequada?

Alternativas

ID
3252526
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre o tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3252529
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente hipertenso, sexo masculino, 76 anos, visita o ambulatório de clínica médica queixando-se de muita constipação intestinal. Faz uso de 02 anti-hipertensivos há vários anos; porém, o médico havia trocado recentemente um desses medicamentos. A constipação surgiu após a primeira semana dessa troca. Assinale a alternativa que indica a medicação responsável por esse efeito colateral.

Alternativas

ID
3252532
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A aferição da Pressão Arterial (PA) deve ser feita de forma atenta e cuidadosa para que os valores obtidos sejam confiáveis. Dentre as medidas abaixo, assinale aquela que não influencia a aferição correta da PA.

Alternativas

ID
3252535
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação ao diagnóstico de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3252538
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Após um evento de tromboembolismo pulmonar, ocorrem alterações respiratórias e hemodinâmicas, estando a mortalidade frequentemente relacionada a essas complicações. Em relação a essas complicações, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3252541
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre a dissecção de aorta, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
3252544
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre a Aspirina na Síndrome Coronariana Aguda, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3252547
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um paciente apresentou fratura cominutiva dos maxilares superiores há 4 semanas, a qual foi corrigida por cirurgia na ocasião. Ele chega à emergência de hospital primário com queixa de precordialgia, de forte intensidade, prolongada, em aperto, com irradiação para o dorso, acompanhada de sudorese profusa e palidez cutâneo-mucosa e com início há 50 minutos. Não há alteração significativa ao exame físico. O ECG apresenta elevação do segmento ST-T de V1 a V6, D1 e aVL. O hospital terciário com serviço cardiológico completo mais próximo está a cerca de 60 minutos de automóvel. Assinale a única conduta correta.

Alternativas

ID
3252550
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

JWN, cavalheiro de 62 anos, hipertenso, dislipidêmico, sedentário, obeso, relata dor retroesternal baixa com duração de 10 minutos e irradiação para o dorso, que surgiu enquanto dirigia para o trabalho. Refere outro episódio semelhante há uma semana. Ao chegar à emergência, estava sem dor, porém, após realização do ECG, apresentou novo episódio álgico semelhante. Faz uso regular de AAS 100 mg/dia, captopril 75 mg/dia, sinvastatina 40 mg/dia. O ECG demonstrou onda T negativa em D2, D3 e aVF. Os marcadores de lesão miocárdica foram checados após 6 horas de dor e apresentaram os seguintes valores: CPK = 176, CKmb = 65, troponina I = 0,01 (valores normais, respectivamente, CPK = 182, CKmb = 10, troponina I < 0,02). Quanto ao caso clínico descrito acima, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3252553
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Dos critérios clínicos listados a seguir, aquele que não está relacionado a um efeito prognóstico adverso, nos pacientes com angina crônica estável, é

Alternativas

ID
3252556
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Avalie as histórias clínicas abaixo, segundo a classificação da Canadian Cardiovascular Society, para angina estável, e analise as proposições abaixo.

1) M.J.L, 56 anos, secretária em consultório médico, relata dor precordial ao segurar seu neto de aproximadamente 22 Kg em seus braços por cerca de 20 min. - CCS II
2) C.J.M, 50 anos, arquiteto, relata dor precordial ao tomar banho sem ajuda. - CCS IV
3) M.L.B, 48 anos, costureira, relata dor precordial ao subir as escadas até o seu atelier e ao caminhar rápido a ladeira até a igreja. - CCS III

Está(ão) correta(s):

Alternativas

ID
3252559
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Acerca da evolução natural da estenose mitral, considere a sequência de ocorrências fisiopatológicas (numeradas de 1 a 9) e complete as lacunas com os respectivos eventos fisiopatológicos.

1) Redução da área efetiva mitral
2 ) ________________________________
3) Aumento da pressão venocapilar pulmonar
4) Aumento da pressão em artéria pulmonar
5) ________________________________
6) Falência do ventrículo direito
7) ________________________________
8) Dilatação do átrio direito
9) ________________________________

As lacunas estão correta e respectivamente preenchidas em:

Alternativas

ID
3252562
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente previamente assintomático desenvolveu insuficiência cardíaca aguda. Ao exame físico, auscultaram-se quarta bulha e sopro sistólico de regurgitação mitral. Qual a manifestação característica desta afecção valvar?

Alternativas

ID
3252565
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Acerca da insuficiência tricúspide, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas

ID
3252568
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

São parâmetros úteis, para avaliação do grau de insuficiência mitral, exceto:

Alternativas

ID
3252571
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em presença de doença reumática aguda, o achado eletrocardiográfico mais frequente e independente da presença de cardite é:

Alternativas

ID
3252574
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre a Cardite Reumática, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3252577
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre as formas clínicas da cardite reumática, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3252580
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 73 anos evolui com dispneia progressiva até os mínimos esforços há 8 meses, com piora há uma semana. Relata edema de membros inferiores que piora ao longo do dia, que à noite não consegue dormir na cama, e usa uma poltrona. Vem com redução do volume de urina há 24 horas, e hoje piorou muito e foi levada à emergência. Diabética e hipertensa há 20 anos. Ao exame, estado geral regular, taquidispneia ++/4, descorada +/4, em anasarca com creptantes pulmonares até 2/3 inferiores de ambos hemotórax, PA = 50/40 mmHg. Acerca desse caso, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3252583
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre a endocardite infecciosa, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas

ID
3252586
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A presença de sopro sistólico ejetivo rude, em foco pulmonar, nas primeiras horas de vida, é compatível com:

Alternativas

ID
3252589
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Qual a cardiopatia mais frequentemente encontrada em portadores de Síndrome de Marfan?

Alternativas

ID
3252592
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Lactente cianótico é submetido à investigação cardiovascular. ECG: hipertrofia do VD; RX do tórax: coração de tamanho normal, proeminência do ventrículo direito; Ecocardiograma: descontinuidade aórtico-septal e dilatação da aorta. Esses dados sugerem o diagnóstico de:

Alternativas