Suponha que a curva da demanda por Q1 seja dada por Q1 = 20 - 4P1 + 2P2, em que P1 é o preço de Q1 e P2 é o preço de outro produto qualquer. No caso de P2 = 2 e P1 = 1, então é correto afirmar que:
Suponha que a curva da demanda por Q1 seja dada por Q1 = 20 - 4P1 + 2P2, em que P1 é o preço de Q1 e P2 é o preço de outro produto qualquer. No caso de P2 = 2 e P1 = 1, então é correto afirmar que:
No caso de dois bens complementares perfeitos (X1 e X2) sendo m = renda do consumidor; P1 = preço de X1 e P2 = preço de X2, então a função de demanda ordinária para qualquer um desses bens será igual:
Preview: Em relação as escolhas ótimas do consumidor, a função de demanda a partir de bens substitutos perfeitos em razão 1:1(X1 e X2), com (M = renda, P1 = preço de X1, P2 = preço de X2) é dada por:
Na teoria dos jogos, num jogo com solução de equilíbrio em estratégia dominante cada jogador:
Dadas as funções de utilidade (I):U(x)= √X; (II): U(x) = X²; (III): U(X) = 2X, em que (X > 0) é a medida da renda do consumidor, então, pela avaliação das preferências em relação ao risco, pode-se afirmar que:
Suponha que a função de utilidade de um consumidor seja dada por U = In x1 + In x2, em que, x1 e x2 são quantidades de dois diferentes bens, P1 = 1 e P2 = 2 são os preços respectivos de x1 e x2. Para uma renda de R$100,00, pode-se afirmar que:
Em regime de concorrência perfeita, se a demanda de mercado for dada por Q = 200 - 0,5P e se a firma detém o comportamento de custo total dado por CT = 10Q + 50, então esse mercado estará em equilíbrio se:
Com relação ao modelo IS-LM numa economia fechada e com governo, sob condição inicial de equilíbrio, assinale a alternativa correta.
Determinada região apresenta funcionalmente suas relações de preço (P), salários (W), produção (Y) e emprego (N), dadas por: Y = Nβ;  β = 0,5; W = 10,0  e  P = 100,0.
Se a população em idade de trabalhar for 50, então a taxa de desemprego baseada no equilíbrio do mercado de trabalho será de: 
No modelo IS-LM:
Em referência à Teoria do Crescimento Econômico,é correto afirmar que:
Considere um modelo keynesiano simples numa economia fechada com governo. Se a função consumo for C = C0 + C1(Y-T); investimento autônomo for I = I0; carga tributária for T = 0; gasto do governo for G = G0; então é correto afirma que:
Considere uma economia simples caracterizada pelas expressões seguintes:
Y = DA; C = C0 + C1YD; YD = Y - T; T = tY; I0 - I1 r; G = G0; X = X0; M= m0 + m1Y,  onde Y = oferta agregada, DZ = demanda agregada, YD = renda disponível, T = carga tributária, I = investimento agregado privado, r = taxa de juros reais, G = gastos públicos, X = exportação.
Com base na descrição acima e interpretações pertinentes aos coeficientes e parâmetros, a media do multiplicados das importações autônomas é dada pela exportação. 
Seja a seguinte função de custo total, CT =Y2 + 50Y + 15, em que Y = nível de produção, então é correto afirmar que:
Na macroeconomia, o controle sobre a oferta monetária é chamado de Política Monetária. Com relação aos mecanismos de controle da quantidade de moeda disponível no sistema econômico, assinale a alternativa correta.
Balassa e  Samuelson  explicam os motivos  de  os  preços em  geral  serem menores nos  países  pobres  do  que  nos  países  ricos.  Segundo  esses  autores, analise  as afirmativas abaixo e, a  seguir, assinale a alternativa correta. 
I.  A  discrepância de  preços  se  deve  à diferença nas  cargas  tributárias entre  os países ricos e os países pobres. 
II.  A  discrepância  se  deve  ao  custo  mais  elevado  de  investimento  em tecnologia nos países pobres. 
III.  A  discrepância  se  deve  à  importância  dos  bens  não  comercializáveis internacionalmente  (bens  non  tradables)  na  determinação  dos  níveis  de preços.  E, nos países  ricos, os  bens e  serviços não  comercilizáveis tendem a ser mais caros do que os  comercilizáveis. 
IV.  As  forças de  trabalho  são menos  produtivas  nos  países pobres  para os  bens comercilizáveis, em  relação aos  países ricos. Nos bens não comercializáveis a  diferença é  desprezível. A menor produtividade nos  comercializáveis  dos países  pobres  implica menores  salários  que  nos  países  ricos.  Isso  significa menores custos de mão-de-obra, logo menores preços. 
A Teoria da Paridade de Poder de Compra (PPC) prevê que:
Considere uma economia caracterizada pelo modelo IS-LM em economia aberta (Mundell-Fleming). O público mantém uma fração "c" de sua moeda na forma de moeda manual; os bancos mantêm uma fração "r" dos depósitos à vista na forma de reservas (o restante é emprestado). Há livre mobilidade de capitais. Supondo tudo o mais constante, assinale a alternativa correta.
Analise as  afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta. 
I.  O  balanço  de  pagamentos  registra  as  transferências, os  pagamentos internacionais  e  o  comércio de  bens  e  serviços  entre  um  país e  o  resto  do mundo.
II.  A  aquisição  por  investidor  estrangeiro  de  ações  da  Petrobrás  é  registrada como débito na conta de capital  brasileira. 
III.  Se  um  país  tem  superávit  no  balanço  de  pagamentos, suas  exportações líquidas serão positivas. 
IV.  Numa  economia  aberta, o  Produto  Nacional  Bruto  é  determinado  pelos gastos  em  produtos domésticos efetuados por  residentes  e  não-residentes do país. 
V.  O  acúmulo  de  estoques  indesejados  é  contabilizado  como  depreciação  nas contas nacionais. 
Sobre as contas nacionais, é correto afirmar que:
O critério de eficiência de Pareto significa que:
A inflação pode proporcionar a redução do déficit público via queda real nos gastos públicos. Está relação está expressa:
A principal característica do bem público é que:
Um dos critérios básicos da tributação é o critério do benefício. Ele estabelece que cada indivíduo deva contribuir para a produção de serviços governamentais, de forma a:
É correto afirmar que a Instrução I13 da Superintendência de Moeda e Crédito (SUMOC):
Até os anos de 1950, a industrialização no Brasil permaneceu restringida em razão:
O PAEG (Plano de Ação Econômica do Govemo) foi lançado:
A partir do início da década de 1980 ganhou adeptos no Brasil a hipótese da "inflação inercial". A respeito dessa hipótese e das proposições para combater a inflação inercial, assinale a alternativa correta.
Nos primeiros momentos da crise da economia cafeeira até 1906, a defesa dos cafeicultores consistia em:
Os superávits do comércio exterior brasileiro nas décadas de 1980 e 1990 serviam para:
Na economia brasileira  das  décadas  de  1980  e  1990, a  inflação  era  alimentada pelos seguintes motivos: 
I.  déficit público e  estrutura monopolista de mercado. 
II.  superdimensão dos  investimentos privados. 
III.  desvalorização cambial e conflitos distributivos. 
IV.  desindexação da economia. 
V.  valorização cambial e déficits comerciais. 
Os planos de estabilização aplicados na década de 1980 fracassaram em razão, entre outros motivos, da persistência de dificuldades associadas à (ao):
A ONU conceitua o Orçamento-programa como sendo:
Conforme a Lei n. 4.320/64, as despesas públicas empenhadas e não pagas até o fmal do exercício são inscritas em:
As doutrinas de bem-estar integradas na análise econômica convencional derivam da formulação consagrada pelo nome de "Ideal de Pareto". Segundo essa formulação:
Em  conformidade  com  a  Constituição  Federal, a  Lei de  Diretrizes Orçamentária (LDO): 
I.  Orienta a elaboração da meta inflacionária. 
II.  Compreende as metas e  prioridades da administração pública federal. 
III.  Dispõe sobre as  alterações na  legislação trabalhista. 
IV.  Estabelece  a  política  de  aplicação  das  agências  financeiras  oficiais  de fomento.