SóProvas



Prova Exército - 2011 - EsFCEx - Oficial - Magistério História


ID
801046
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre as tendências historiográficas no Brasil, em especial a denominada História Social, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • História Social é mais um gênero que ganhou muita notoriedade e espaço entre os historiadores. A tradicional História Geral costumava tomar os acontecimentos como de longa duração, partindo das classes dominantes e considerando suas rupturas apenas em grandes eventos. Novas formas de encarar a História revelaram um passado bem mais rico em detalhes.

    História Social aborda objetos de pesquisa que são alheios ao mundo das elites, parte das classes menos favorecidas na sociedade. Este novo modo de enfocar a História revelou amplos laços sociais e concedeu o papel de protagonistas da História também para classes inferiores.


ID
801049
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.


I. A ruptura historiográfica promovida por Lucien Febvre e March Bloch a partir de 1929 tinha como suposto a prevalência dos fenômenos individuais sobre os coletivos.


II. A linha teórico-metodológica defendida pela Revista dos Annales considerava que o historiador deveria ater-se aos fenômenos de médio e longo prazo, em detrimento daqueles de curta duração.


III. Os princípios fundamentais da historiografia rankeana foram absorvidos pela Escola dos Annales, apesar da sua crítica à prevalência do objeto político-administrativo.

Alternativas
Comentários
  • A chamada escola dos Annales é um movimento historiográfico que se constitui em torno do periódico acadêmico francês Annales d'histoire économique et sociale, tendo se destacado por incorporar métodos das Ciências Sociais à História; há que referir que o seu nascimento é também um reflexo da conjuntura: estávamos em 1929, ano da Grande Crise económica que assolou os Estados Unidos, bem como a Europa: Alemanha e França, em maior escala: os Annales visam ser como um retrato do espectro de '29, uma época de mutações, que iria ser como que a catapulta essencial para um novo tipo de história, a económica, a social.

    Fundada por Lucien Febvre e Marc Bloch em 1929, propunha-se a ir além da visão positivista da história como crônica de acontecimentos (histoire événementielle), substituindo o tempo breve da história dos acontecimentos pelos processos de longa duração, com o objetivo de tornar inteligíveis a civilização e as "mentalidades".

    A escola de Annales renovou e ampliou o quadro das pesquisas históricas ao abrir o campo da História para o estudo de atividades humanas até então pouco investigadas, rompendo com a compartimentação das Ciências Sociais (História, Sociologia, Psicologia, Economia, Geografia humana e assim por diante) e privilegiando os métodos pluridisciplinares.[1]

  •  Os historiadores tradicionais concentram-se nos feitos dos grandes homens, estadistas, generais ou ocasionalmente eclesiásticos. Escrevem a história a partir de documentos e buscam descrever como realmente os fatos aconteceram. Nessa abordagem, os historiadores também não se preocupam com a relação que há entre o individual e o coletivo. 

    Em oposição à história rankeana surge, no século XX, a iniciativa dos Annales. O discurso da primeira geração dos Annales, que tem em Lucien Febvre e em Marc Bloch seus pais fundadores, e na revista Annales d´histoire économique et sociale seu instrumento de ação, apoia-se nos seguintes pressupostos: 
    (a) a oposição à história positivista dominante; 
    (b) a hostilidade ao discurso e à análise políticas; 
    (c) a crença no declínio e ineficácia das ideologias e rejeição ao capitalismo e aos regimes totalitários de direita e esquerda; 
    (d) a valorização do presente no qual emergem as questões do historiador; 
    (e) a abertura a outros temas, como a natureza, a população, os costumes; 
    (f) a ampliação de fontes; 
    (g) a ampliação de métodos, que passam a incluir conceitos e procedimentos da Estatística, da Demografia, da Lingüística, da Psicologia, da Numismática, da Arqueologia, etc; 
    (h) a tentativa de conciliar os antagonismos e superar a germanofobia da geração precedente; 
    (i) a substituição da história factual pela longa duração; 
    (j) a intervenção ativa, por parte do historiador, diante de documentos e arquivos, já que constrói seu material e deve confrontar suas hipóteses com os documentos coletados

  • As alianças que os historiadores dos Annales travaram com outras áreas do conhecimento lhes propiciaram a apropriação de categorias e abordagens originais recolhidas fora do seu campo de atuação. Da Linguística, Antoine Meillet traz o noção de utensilagem mental; da Psicologia toma-se para a História o estudo da sensibilidade e da vida afetiva; da Sociologia retoma-se o conceito durkheimiano de fato social; da Geografia colhe-se o percurso geográfico que passa a integrar o horizonte histórico. 

    A Nova História associada à École des Annales é, sobretudo, uma reação deliberada à história tradicional, partindo do princípio que “tudo tem um passado e que este pode ser reconstituído e relacionado ao restante”(BURKE, 1992, p.11). Os historiadores passaram a interessar-se por toda atividade humana e a preocupar-se mais com a análise das estruturas, tal como no estudo de Fernand Braudel, Le Mediterranean (1949), onde o que realmente importava eram as mudanças econômicas e sociais de longo prazo e mudanças geo-políticas de muito longo prazo. 

    Na Nova História, o homem comum e a cultura popular passam a ser objetos de estudo. Os investigadores despregam-se dos documentos oficiais e passam a examinar outros vestígios, reconhecendo que o homem percebe o mundo através de uma “estrutura de convenções, esquemas e estereótipos, um entrelaçamento que varia de uma cultura para outra”(BURKE, 1992, p.15) e que cria diversos pontos de vista sobre uma mesma situação.


ID
801052
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a sequência correta.


1. Neolítico
2. Paleolítico
( ) Predomínio de caça e coleta
( ) Agricultura
( ) Sedentarização
( ) Domesticação de animais
( ) Manipulação de sementes

Alternativas
Comentários
  • O Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada foi o mais longo: durou cerca de 500 mil anos. Os seres humanos dessa época caçavam, pescavam e coletavam grãos, frutos e raízes. Eram nômades e moravam em cavernas. Vestiam-se com peles de animais, e seus instrumentos de caça ou de luta eram feitos com pedras lascadas. O domínio do fogo foi uma das mais importantes conquistas humanas desse período, porque com isso as pessoas podiam espantar os animais ferozes, aquecer e iluminar o interior das cavernas e cozinhar os alimentos.

    NEOLÍTICO

     homem neolítico procurava moradia próximo aos rios, na intenção de utilizar a terra fértil para a agricultura - outro importante avanço do período. Se antes o homem paleolítico coletava alimentos praticando o ato da caça e da pesca para sobreviver, o homem neolítico passou a produzir o que comer com mais assiduidade, plantando frutos, legumes e vegetais. Com isso, não havia mais a necessidade de vagarem constantemente à procura de alimentos - criando o fenômeno do sedentarismo, ou seja, a permanência em lugar fixado em detrimento do nomadismo.

    São construídas as primeiras moradias, similares a pequenos cubículos feitos de palha e madeira. Geralmente, os neolíticos trabalhavam coletivamente, saindo em numerosos grupos para as poucas atividades de caça e pesca. As mulheres eram responsáveis por garantir o bem-estar das pequenas aldeias, permanecendo com os filhos e cuidando da agricultura. Com mais tempo para interagirem entre si, os neolíticos desenvolveram as primeiras atividades de lazer, descobrindo a arte da cerâmica e a forma de comercializá-la.

    Apesar de indícios científicos apontarem para a Era Paleolítica o surgimento do comércio, foi na Era Neolítica que ele teve melhor aplicação. O homem neolítico cria o dinheiro, que era representado inicialmente por sementes de cores diferentes, para facilitar a troca de mercadorias, muitas vezes cerâmica, armamentos com pedras talhadas, objetos de pederneira e minério. Também data da Era Neolítica a criação do primeiro barco.

    Outro importante avanço é a domesticação dos animais, o que possibilitou maior proximidade deles com o homem (como acontece com o cão) e trouxe mais variações alimentícias, como a criação de gados, cabras e porcos.

    As vestimentas também sofreram alterações do homem paleolítico; devido ao frio intenso da Era Glacial, o homem paleolítico se cobria com pele de animal, enquanto o neolítico passou a fabricar as primeiras roupas com lã, algodão e linho para facilitar na locomoção e trazer mais conforto em relação ao clima mais ameno.

    A Era Neolítica é considerada o último período pré-histórico. Antes de seu fim, ocorreu a Idade dos Metais, que consolidou a importância do bronze na fabricação de armamentos manuais.

    O surgimento da escrita e a criação do Estado nas primeiras civilizações da Antiguidade marcou o fim da Era Neolítica.


ID
801055
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o Egito Antigo, analise as afirmativas abaixo e assinale a resposta correta.


I. Mesmo no período conhecido por pré-história, o Egito já possuía uma civilização desenvolvida.


II. Achados arqueológicos no vale do Nilo mostram que já existia agricultura antes mesmo do sexto milênio a.C.


III. Os achados arqueológicos apontam que em fins do IV milênio a. C já se observava uma estratificação social que deu origem ao Estado egípcio.

Alternativas
Comentários
  • somente III está correta

  • O periodo da pré-historia está entre 2 pilares. a Era Pré-Cambriana e Cambriana , sem vida e com vida, respectivamente. A era pré é datada de bilhões de anos antes das primeiras mutações celulares que deram origem a seres complexos. A era cambriana é dividida em 3, Paleozoica, mesozoica e cenozoica...e apenas na cenozoica aparece o primeiro mamifero. Apenas no 4º milênio, os egípcios tiveram seu reino unificado (desenvolvido).

  • I. Egito não possuía uma civilização desenvolvida antes da escrita ser inventada (ou seja, pré-história)

    II. Antes do sexto milênio, não existia agricultura no vale do Nilo

    III. Em fins do IV milênio, já se observava uma estratificação social que deu origem ao Estado egípcio.

  • Alternativa C que aponta a afirmação lll

    O Egito foi uma das primeiras civilizações como os da Mesopotâmia. Egito é mais famoso.

    APBB


ID
801058
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a Mesopotâmia, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • b) CORRETO - Desenvolveram um importante sistema de canalização dos rios para melhor armazenar a água para sua comunidade.

    Pra mim a letra E também está correta, mas ... 

  • Pois é, fui na alternativa E.

  • Alguém consegue explicar o erro da alternativa E?

  • Creio eu que a alternativa "E" esta incorreta pois a água é somente mais um dos recursos naturais, não quer dizer que não tenham sofrido com outros recursos.

  • EB sendo EB... tbm fui de E

  • Uma possível explicação que inviabiliza a alternativa "E": O regime de cheias do Tigre e do Eufrates não é tão regular como o do Nilo, no Egito; por isso são frequentes inundações violentas e até períodos de seca na região banhada por eles.

    Fonte: História Geral e do Brasil (Vol. 1) Claudio Vicentino

  • CORREÇÃO

    e) A Mesopotâmia era uma terra fértil circundada de regiões desérticas. Recursos naturais como madeira e minérios eram escassos, o que incentivou o comércio com povos vizinhos.

  • a Mesopotâmia não era desértica!

  • Difícil a vida do concurseiro!

    Em 11/04/21 às 14:38, você respondeu a opção E. Você errou!

    Em 21/12/20 às 23:30, você respondeu a opção E. Você errou!

    Em 07/12/20 às 17:58, você respondeu a opção E. Você errou!

    Em 07/10/20 às 15:33, você respondeu a opção E. Você errou!

    Em 07/09/20 às 22:10, você respondeu a opção B. Você acertou!

    Em 19/05/20 às 11:52, você respondeu a opção B. Você acertou!

    Em 15/05/20 às 01:46, você respondeu a opção E. Você errou!

  • ''Mesopotâmia era um 'jardim' e sem irrigação não haveria mais mesopotâmia...''

  • A "B"de cara está correta

    Alternativa "E" : a palavra padecesse está fora de contexto.

    APBB

  • acredito que o erro da E seja pelo fato do seguinte trecho: não padecesse da escassez de recursos naturais.

    apesar da mesopotâmia, terra entre rios, ser muito fértil, as localidades adjacentes não seguiam o mesmo padrão

    A maior parte das regiões vizinhas (da antiga Mesopotâmia) caracteriza-se pela aridez e pela falta de água, o que desestimulou o povoamento e fez com que fosse ocupada por populares organizadas em pequenos grupos que circulavam pelo deserto. 


ID
801061
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante muito tempo, a unificação egípcia em um único Estado foi explicada pelos estudiosos em função de um fator natural. Assinale a opção que contém essa explicação.

Alternativas

ID
801064
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre as cidades-Estados gregas, analise as afirmativas e assinale a resposta correta.


I. O surgimento da polis decorreu do aumento demográfico, fator que causou uma rápida urbanização.


II. As cidades-Estados não se formaram em toda a Grécia Antiga.


III. No fim da época arcaica, Esparta já havia abolido todas as aldeias rurais, pois elas representavam um entrave ao desenvolvimento das cidades- Estados.

Alternativas

ID
801067
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Foi uma característica do Principado Romano:

Alternativas
Comentários
  • Augusto Otaviano, sobrinho de Júlio César, recebeu o titulo de Primeiro Senador, o qual permitia o presidir no Senado. Assim , esse titulo já mostrava o fim da república, pois um poder desse acima do senado mostra uma centralização do poder.

    Claro que este titulo foi concedido mediante ao apoio popular e a força militar para Otávio, logo após ele vencer Marco Antônio, ex general de César.


ID
801070
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre as estruturas sociais dos últimos séculos do Império Romano, analise as afirmativas e assinale a resposta correta:


I. O patrocinium constituía-se em um laço de dependência entre um camponês e um grande proprietário, mediante a entrega de terras camponesas para um latifundiário que arcasse com os tributos.


II. A aristocracia senatorial teve o seu poder reduzido a partir das reformas de Diocleciano (284-305), posteriormente reiteradas por Constantino (306- 337).


III. Os trabalhadores livres urbanos tiveram o direito à vitaliciedade e hereditariedade de suas funções cassadas pelo Estado que, assim, liberava- os para o trabalho no campo.

Alternativas
Comentários
  • Patrocínio ou clientela é uma forma de relacionamento específica na  entre o patrono (em patronuspatroni) e seus clientes (em cliensclientes). A relação era hierárquica, mas as obrigações eram mútuas. O patrono era o protetor, o patrocinador e o benfeitor dos clientes, uma proteção chamada tecnicamente de patrocínio (em patrocinium). Apesar de o cliente tipicamente ser de uma classe social inferior, patrono e clientes podiam ter o mesmo status, mas o primeiro seria mais rico, mais poderoso ou deter maior prestígio, o que garantia sua capacidade de ajudar ou favorecer seus clientes. Do  no topo até um líder municipal no fundo, os laços entre estes grupos eram expressados formalmente na definição legal das responsabilidades dos patronos em relação aos seus clientes. (fonte: wikpédia)

    Letra A

  • I.  Patrocinium, Patrocínio ou clientela foi uma forma específica de relacionamento entre patronos e clientes na antiga sociedade romana, de obrigações mútuas, a relação consistia em serviços de representação legal numa corte, empréstimos, influências em acordos comerciais, casamentos, ou ainda, em apoio às candidaturas dos clientes a cargos políticos ou sacerdotais. Correto

    II. aristocracia senatorial foi sempre a classe social mais elevada do estado romano, mesmo nos últimos tempos do Império. Correção

    III. Os trabalhadores livres das cidades não tiveram à vitaliciedade e hereditariedade de suas funções cassadas pelo Estado, pelo contrário, em alguns tempos da história romana foi preciso a intervenção estatal para resguardar o trabalho dessa classe social, uma vez que a mão de obra escrava gerava aos trabalhadores livres uma competição desleal. Correção


ID
801073
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.


I. As Cruzadas, inseridas no processo de reformas gregorianas, tiveram como um dos seus objetivos mais destacados, o fortalecimento do poder da Igreja sobre a cristandade.


II. O movimento cruzadista objetivava submeter infiéis, cismáticos e hereges ao poder da Igreja.


III. Nos séculos finais da Idade Média, o poder da Igreja limitava-se ao julgamento dos clérigos, pois a sua autoridade não se estendia à população civil.

Alternativas
Comentários
  • d) somente I e II estão corretas.


    As Cruzadas foram expedições militares organizadas pelos papas, reis e nobres europeus ocidentais para tomar a cidade de Jerusalém em posse dos muçulmanos (que os europeus da época chamavam de sarracenos). Houve inúmeras cruzadas entre os séculos XI e XIII. Na maioria das vezes seus objetivos eram também a expulsão de muçulmanos das proximidades territoriais de domínio católico. Submetia infiéis, cismáticos e hereges ao poder da Igreja. Para que os exércitos cristãos fosse formados, a Igreja Católica prometia prêmios em forma de terras para aqueles que voltassem com vida. 

    Durante toda a Idade Média (século V ao XV) a Igreja Católica conquistou e manteve grande poder econômico (possuía inúmeros terrenos), político (influenciava nas decisões dos reinos) e social (estabelecia padrões de comportamento moral).

  • As Cruzadas tiveram vários motivos envolvidos, um deles era a Cisma que ocorrera no Oriente, com movimentos iconoclastas, onde a Igreja católica os julgou hereges. A partir do momento que a Igreja Ortodoxa pediu ajuda para expulsar os muçulmanos, o Ocidente partiu com tudo, viu a oportunidade de reunificar a cristandade e seu Poderio naquela região e submetê-lo as demais parcelas da sociedade ( expandir sua fé).

    LETRA D

    APMBB

  • GABARITO: D

    Porque a ||| está errada? Simples! A igreja católica teve influência e poder em todo o período da Idade Média.


ID
801076
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas sobre a estrutura fundiária medieval e, em seguida, assinale a opção correta.


I. O domínio, grande propriedade herdeira da villa romana, foi típico de todo o território da Europa ocidental.


II. A reserva senhorial da terra (terra indominicata) tendeu à diminuição de sua dimensão entre o período merovíngio (séculos V - VIII) e o carolíngio (séculos VIII - IX).


III. Mansus era a terra entregue ao camponês para a sua produção, constituindo- se na menor parcela de todo o domínio.

Alternativas

ID
801079
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o movimento cruzadista, é correto afirmar:


Alternativas
Comentários
  • a) aos cruzadistas era concedido o privilégio da indulgência, que consistia no perdão dos pecados.


    Ao cruzadista era recompensados com a indulgência, perdão dos pecados,bem como sua esposa, caso lhe permanecesse fiel. Durante a guerra, os bens do cruzados eram administrados pela igreja e suas dívidas eram suspensas temporariamente. Para que os exércitos cristãos fosse formados, a Igreja Católica prometia prêmios em forma de terras para aqueles que voltassem com vida. Muitos foram os combatentes que morreram durante as guerras, pois durante este longo período os muçulmanos foram fortes e combateram os exércitos cristãos, saindo vitoriosos em vários momentos.  

  • A) CORRETA. A IGREJA CATÓLICA PROMETIA AOS QUE FOSSEM LUTAR QUE TERIAM SEUS PECADOS PERDOADOS E SERIAM RICOS.

    B) ERRADO. PRIMEIRAMENTE, PORQUE ANTES DAS CRUZADAS NÃO TINHA COMÉRCIO ENTRE AS CIDADES MEDIEVAIS. SÓ APÓS AS CRUZADAS QUE O COMÉRCIO SE INTENSIFICA COM OS NOVOS MERCADOS.

    C) BOM, NESSA ALTERNATIVA TEM A JUNÇÃO DE DUAS COISA QUE FAZEM PARTE/ FORAM OBJETIVOS DO MOVIMENTO CRUZADISTA, PORÉM ESTÃO MISTURADOS.

    -- AS CRUZADAS TINHAM POR OBJETIVO TOMAR A CIDADE DE CONSTANTINOPLA SIM, MAS ISSO FOI NA 4ª CRUZADA - A CRUZADA VENEZIANA OU CRUZADA DOS COMERCIANTES - PORQUE A CIDADE CAPITAL DO IMPÉRIO BIZANTINO ERA UMA GRANDE AMEAÇA PARA O COMÉRCIO OCIDENTAL.

    -- OS CRUZADOS QUERIAM MESMO ERA TOMAR A CIDADE DE JERUSALÉM DOS ÁRABES.

    D) AS CRUZADAS NÃO FORAM UM MOVIMENTO ESSENCIALMENTE RELIGIOSO, PELO CONTRÁRIO, TIVERAM MOTIVAÇÕES POLÍTICAS, ECONÔMICAS E COMERCIAIS E, TAMBÉM, RELIGIOSA.

    E) DIZEM QUE O TERMO FOI ATRIBUIDO PELAS PESSOAS QUE OS VIAM PASSAR COM ESCUDOS E ARMADURAS COM UMA CRUZ VERMELHA.

  • Discordo que a A seja a correta pois indulgência não se trata de perdão, o perdão é dado através da confissão, a indulgência apenas tira a mancha do pecado e elimina a pena temporal no purgatório.


ID
801082
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito dos tributos que o servo medieval deveria pagar ao seu senhor, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • b) a corveia era o trabalho gratuito que o servo deveria realizar para o senhor feudal durante alguns dias da semana. 


    Mão-morta: taxa que o servo devia pagar ao senhor feudal para permanecer no feudo quando o pai da família morre. 

    Formariage: quando o nobre fosse casar, o servo era obrigado a pagar uma taxa para ajudar no casamento, regra também válida para quando um parente do nobre iria se casar. O casamento entre servos deveria ser aceito pelo suserano.

    Banalidades: pagamentos feitos pelos servos referente ao uso das instalações do castelo, como o forno, o moinho e o celeiro.

    Taxa de Justiça: os servos e os vilões deviam pagar para serem julgados no tribunal do nobre.

ID
801085
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No tocante à estrutura cultural do início da Idade Média, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • e) no campo filosófico, houve uma reinterpretação das obras de Platão, mais adequadas à filosofia cristã. 


    A maioria dos filósofos medievais eram homens da igreja dedicados ao estudo. Conheciam algumas obras dos gregos antigos e de certa forma se sentiam continuadores deles. Por exemplo, Santo Agostinho (final de século IV) tomou emprestado ideias de Platão para um pensamento original. 

  • FIQUEI ENTRE A D E E

    A CORRETA É A LETRA E, PORQUE OS FILOSOFOS ERAM CLÉRIGOS, HOMENS DA IGREJA, E FORAM ELES QUE ESTUDARAM E TRADUZIRAM AS OBRAS GREGAS.


ID
801088
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“No curso do século XVI, o Estado Absolutista emergiu no Ocidente” (ANDERSON, Perry 1985). Com base no pensamento desse autor, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

     

  • Algumas características importantes para sempre termos em mente no que tange aos Estados Modernos

    Direito Romano = leis escritas em detrimento o direito consuetudinário ( costumes)

    Sistema Burocrático = manutenção de privilégios , especialmente, em relação a Nobreza

    Exército Mercenário = não existia uma concepção de Estado Nacional , por isso Mercenários eram contratados.

    Unificação Do Sistema Tributário = a ineficiência do desenvolvimento comercial para os burgueses fez com que o sistema tributário fosse unificado , agora a moeda terá um valor previamente definido e não o valor que o senhor feudal impor em seu território.

    LETRA C

    APMBB


ID
801091
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

De acordo com as análises de Perry Anderson a respeito do fortalecimento do poder real francês no século XV, pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
801094
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito do humanismo do século XV, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • b) o humanismo atribuiu uma absoluta importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, especialmente à racionalidade.


    Idade Média (domínio teocêntrico). Um período de transição (Humanismo). Renascimento (domínio antropocêntrico)


    Os chamados humanistas eram estudiosos da Antiguidade Clássica, ou seja, a filosofia, a literatura, as artes, a historia da Grécia e Roma antigas. Para os humanistas, a cultura clássica representa o modelo de respeito pelas qualidades superiores do ser humano. Acusavam a Idade Média de ter sido uma época na qual o ser humano era visto apenas comum um pecados desprezível. 

    O Humanismo é a filosofia moral que coloca os seres humanos como principais, numa escala de importância. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade


ID
801097
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A agricultura do Velho Mundo tem dois componentes domesticados: plantas e animais. A primeira coisa a notar nas Américas é o papel muito menos proeminente desempenhado pelos animais.” (COOK, Michael A, 2005). De acordo com a reflexão desse autor, sobre a América pré-colombiana, analise as afirmativas abaixo e assinale a resposta correta.


I. Os únicos herbívoros domesticados foram a lhama e a alpaca, prática restrita ao território andino.


II. As plantas domesticáveis mais difundidas foram o milho, vagens e abóbora, originárias do México.


III. O milho, importante cultura no altiplano mexicano, não se difundiu no território da América do Norte.

Alternativas

ID
801100
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Apenas uma das afirmativas sobre o Renascimento é verdadeira. Assinale-a.

Alternativas

ID
801103
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Refletindo sobre a conquista da América e a relação entre Cristóvão Colombo e os índios, analise as afirmativas e assinale a resposta correta.


I. Desde os primeiros contatos, Colombo procurou entender o modo de vida dos povos indígenas.


II. Colombo, em suas cartas, menciona os índios como parte da paisagem descoberta, tais como as plantas, rios e animais.


III. Para Colombo, os índios eram desprovidos de qualquer tipo de cultura, ou seja, não possuíam costumes, ritos e religiões.

Alternativas
Comentários
  • Se colombo não procurou entender o modo de vida dos indigenas, como ele descobriu que os mesmos são desprovidos de cultura, ritos e religião?

  • Excelente questionamento, Franklin. Também não entendi.

  • Também não entendi...

  • Colombo estava preocupado, no primeiro momento, em extrair o que os indios tinham.

  • Cristovão quis entender os valores do ambiente e moradores que são favoráveis aos interesses de sua nação, e não de forma geral como os que marcaram a letra A acham.

  • Não procurou entender é diferente de ver: Ele viu que a cultura deles é diferente da dele e não procurou entender. 

  • confusa!!

  • Para quem já esgotou as quetões grátis:E

  • Ue , como nao possuia costumes • no meu livro de historia esta escrito o ritual antropofagico que horrorizavam os europeus ^_^

  • Riquezas eram as unicas coisas que Cristovão pensava naquele periodo, então ele ignorou os indigenas vendo eles com selvagens e seres nao pensantes (como animais).

    ALT : E

  • A visão do Europeu não era pautada em relações amistosas. A forma de tachar alguém que não conhecemos não quer dizer que realmente essa é a verdade. Colombo não estava preocupado em entender a mentalidade. O conceito sem conhecimento é mais válido para tentar supor o pensamento da maioria dos europeus que vieram para cá no século XVI.

  • colombo tava cagando para entender a vida dos índios kkkkkkkk


ID
801106
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a América Espanhola, é correto afirmar que:


Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Questão com termos específicos

    Repartimiento = é uma forma de servidão coletiva dos índios com os andinos (mita) e com os mexicanos ( cuatequil )

    Hacienda é uma forma de plantation com características diferente da qual estamos acostumados, pois mantinha relações intercoloniais e também com a metrópole


ID
801109
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o documento português denominado Foral entregue pelo Rei aos capitães donatários, no período colonial brasileiro, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) estabelecia os direitos e as obrigações dos donatários.


    O Sistema de Capitanias Hereditárias era regulado por dois documentos jurídicos, que definiram os direitos e os deveres dos donatários. São eles:


    * Carta de Doação: cedia ao donatário uma ou mais capitanias, a administração sobre ela, as suas rendas e o poder legal para interpretar e ministrar a lei.


    * Foral: estabelecia os direitos e deveres dos donatários, como promover a prosperidade da capitania, conceder sesmarias, receber a redízima das rendas da metrópole e a interna da comercialização do pau-brasil e do pescado. 


  • Qual é a fonte dessas informações?

  • FORAL ( Regulamento ) - Direitos e deveres dos capitães donatários e os Direitos da Coroa ( rei)

    Carta de Doação (escritura) - Donatário tinha uma especie da terra e a hereditariedade da capitania ,mas o rei era o verdadeiro proprietário das Capitanias.

    gabarito a

    fonte: boris fausto


ID
801112
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A Igreja bem cedo estabeleceu um compromisso entre escravidão e cristianismo, encontrando na tradição ocidental os argumentos para justificar a escravidão de negros”. (COSTA, Emília Viotti da, 1999).
Refletindo sobre esse contexto, analise as afirmativas e marque a resposta correta.


I. Durante o período colonial, a guerra justa foi o instrumento necessário para legitimar a escravidão daqueles que se opunham ao cristianismo.


II. Em um mundo governado pela providência divina, onde era sagrada a hierarquização social, os negros deviam aceitar a sua condição de escravos.


III. A Igreja recomendava que os senhores castigassem severamente seus escravos, para que eles fossem purificados das transgressões cometidas tanto no passado quanto no presente.

Alternativas
Comentários
  • "Não por acaso, a partir da década de 1570 incentivou-se a importação de africanos, e a Coroa começou a tomar medidas através de várias leis, para tentar impedir o morticínio e a escravização desenfreada dos índios. As leis continham ressalvas e eram burladas com facilidade. Escravizavam-se os índios em decorrência de 'guerras justas', isto é, guerras consideradas defensivas, ou como punição pela prática de antropofagia.."

    Bóris Fausto, História do Brasil

  • I. Durante o período colonial, a guerra justa foi o instrumento necessário para legitimar a escravidão daqueles que se opunham ao cristianismo.

    II. Em um mundo governado pela providência divina, onde era sagrada a hierarquização social, os negros deviam aceitar a sua condição de escravos.

    III. A Igreja recomendava que os senhores castigassem severamente seus escravos, para que eles fossem purificados das transgressões cometidas tanto no passado quanto no presente.


ID
801115
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, relativas ao processo de independência das colônias espanholas na América, e assinale a opção correta.


I. Os conflitos com a Inglaterra, no final do século XVIII, levaram a Espanha a estabelecer regras mais flexíveis de comércio entre suas colônias e o mundo externo.


II. A relativa liberdade comercial decretada pelo governo espanhol para as suas colônias em finais do século XVIII foi motivada pelas rebeliões que ocorreram em território americano.


III. Para a Espanha do final do século XVIII, a abertura do comércio colonial foi uma consequência das posições francesas, ansiosas por subverter o panorama político nas regiões coloniais espanholas.

Alternativas

ID
801118
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com base nos estudos sobre a Revolução Industrial, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    Um dos aspectos que ajudou a criar o ambiente necessário para a Revolução Industrial foi a aceitação do lucro privado e do desenvolvimento econômico como soberanos objetivos da política governamental.


ID
801121
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Teóricos do Absolutismo contribuíram para a criação e o fortalecimento da ideia de que o poder da monarquia decorria da vontade de Deus, que em nome dele o rei governava. Os críticos do Absolutismo irão construir uma outra lógica: a de que o poder do governante emana da nação. Essa visão, contraposta à anterior, busca operar uma inversão quanto ao locus de onde emana o poder, ou seja, uma inversão naquilo que é denominado de:

Alternativas
Comentários
  • O poder real , no estado moderno, diz que o Rei tem o poder soberano , esse que provém de Deus, logo o Rei é a representação de Deus

    Já os teóricos críticos , irão justamente contra esta alegação, pois o poder emana do povo.

    EXEMPLO CLARO: ABSOLUTISMO INGLÊS

    LETRA C

    APMBB


ID
801124
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas sobre o ideário e a organização dos socialistas. Em seguida, assinale a opção correta.


I. O período de 1890 até as vésperas da Primeira Grande Guerra pode ser considerado como de florescimento das organizações partidárias socialistas de massa na Europa.


II. Não há registros da existência de partidos socialistas fora do território europeu antes do final da segunda década do século XX.


III. O avanço da organização dos partidos operários europeus foi inversamente proporcional ao crescimento dos sindicatos e sociedades cooperativas no mesmo período.

Alternativas
Comentários
  • Tanto a afirmativa II quanto a afirmativa III estão erradas. Em relação à afirmativa II, já em 1912, a Internacional Socialista representava os partidos socialista e social-democrata de todos os países europeus e também dos Estados Unidos, do Canadá e do Japão. Sobre a afirmativa III, o avanço da organização dos partidos operários europeus foi, na verdade, uma consequência do crescimento dos sindicatos e sociedades cooperativas no mesmo período.
     A resposta correta é a letra A.


  • ?? cadê i comentário do professor? aqueli ali é de outra questão
  • Gabarito Letra A.

  • Lembrando que a questão fala sobre PARTIDOS SOCIALISTAS e não sobre GOVERNOS SICIALISTAS.

  • GAB-A

    O período de 1890 até as vésperas da Primeira Grande Guerra pode ser considerado como de florescimento das organizações partidárias socialistas de massa na Europa.


ID
801127
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Era muito provável que uma economia mundial cujo ritmo era determinado por seu núcleo capitalista desenvolvido ou em desenvolvimento se transformasse num mundo onde os „avançados? dominariam os „atrasados?; em suma, num mundo de impérios”. (HOBSBAWN, Erik, 1995)
Com base nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e assinale a resposta correta.


I. O período que se estende de 1875 a 1914 pode ser considerado como a fase da história contemporânea em que a cifra de governantes autodenominados de imperadores atingiu seu ponto máximo.


II. O único Estado africano que pode ser considerado como exceção à expansão colonial foi a Etiópia, que resistiu à tentativa de colonização da Itália, o mais fraco dos Estados imperiais europeus.


III. As regiões da África, do Pacífico e do Atlântico Ocidental foram divididas entre os Estados europeus para a colonização.

Alternativas

ID
801130
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a opção correta.


I. A Revolução Russa de 1917 foi favorecida pelos fatores da 1ª Guerra Mundial, como a fome e o desemprego, e contou também com o profundo desgaste do governo dos czares, derrubado em outubro pelos bolcheviques.


II. Após a queda do czarismo, as condições sociais e políticas inquietantes das grandes cidades russas tornaram-se propícias para a eclosão da segunda etapa da revolução, quando os sovietes foram convocados pelos bolcheviques a assumir o poder.


III. A tentativa de promover um avanço militar russo no verão de 1917 foi um fator que colaborou para elevar o nível de descontentamento dos soldados e favorecer o ânimo revolucionário.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E) somente II e III estão corretas

  • nao entendo o porquê da alternativa I estar errada

    Durante a grande guerra, como membro da Tríplice Entente, a Rússia lutou junto com a Inglaterra e a França, contra a Alemanha e a Áustria-Hungria. Com as sucessivas derrotas, a Rússia estava militarmente aniquilada e economicamente desorganizada.

    Em março, o movimento revolucionário foi deflagrado. Os movimentos grevistas iniciados em Petrogrado espalharam-se por vários centros industriais e os camponeses se rebelaram.

    A maior parte dos militares aderiu aos revolucionários e forçaram a abdicação do czar Nicolau II, em fevereiro de 1917.

    Juliana Bezerra

    Professora de História

    todamateria.com.br

  • Rafaela Borgheti você já respondeu sua pergunta. A derrubada do Czar foi em Fevereiro, não Outubro

  • QUEM DERRUBOU O CZARISMO FORAM OS MENCHEVIQUES, NÃO OS BOLCHEVIQUES


ID
801133
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o contexto mundial pós-Segunda Grande Guerra, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • alguém pode me dar uma luz e explicar porque errei? não entendi a resposta da letra E

  • Na minha humilde opinião, a Guerra Fria chegou ao fim porque a URSS quebrou, demonstrando que o comunismo não funciona. Não foi atoa que tivemos a glasnot e a perestroika, duas políticas que fracassaram em salvar a decadente União Soviética.

  • A alternativa correta é sem nexo nenhum! viajou muito pra criar essa alternativa.

  • E? Não pode ser possível.

  • Sem lógica...rsrsrs

  • Com certeza as duas entraram nesse acordo, por isso continuam investindo em armas nucleares até hoje

  • Gabarito letra E

    Mikhail Gorbachev e Ronald Reagan assinam o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário em 1987 que previam a destruição em conjunto de certo número de ogivas nucleares, pondo fim a uma das principais características da Guerra Fria, a “corrida armamentista”.

  • kikkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


ID
801136
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas sobre a política internacional do período entre guerras mundiais e, em seguida, assinale a opção correta.


I. Os regimes liberais do período entre guerras foram derrotados por partidos fascistas.


II. Na América Latina, os governantes que ascenderam ao poder político no período entre guerras possuíam, na sua quase totalidade, coloração política nazi-fascista.


III. Os partidos antiliberais que chegaram ao poder no período entre guerras, apesar das suas diferenças, unificavam-se em torno das suas opções contrárias à revolução e às mudanças sociais próprias dos anos anteriores a 1930.

Alternativas
Comentários
  • GAB C

  • III. Os partidos antiliberais que chegaram ao poder no período entre guerras, apesar das suas diferenças, unificavam-se em torno das suas opções contrárias à revolução e às mudanças sociais próprias dos anos anteriores a 1930.

    O que mais motivou as revoluções, no período entre guerras, foi o descontentamento com as consequências das guerras.

    1. Violência
    2. fome
    3. perda de território

    Teses de Abril : PAZ, PÃO E TERRA;


ID
801139
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a Segunda Grande Guerra, analise as afirmativas e, em seguida, assinale a opção correta.


I. A ampla aliança antifascista fez emergir, no pós-guerra, valores próprios do período iluminista e da fase das grandes revoluções na Europa, tais quais o de que nenhuma desigualdade poderia basear-se no nascimento ou na origem.


II. A grande força do fascismo residiu no seu caráter internacionalista e no forte apoio que agregou fora dos países em que teve origem.


III. Os dramáticos resultados da Segunda Grande Guerra fizeram emergir, na significativa maioria das nações que se opuseram ao Eixo, uma crença na supremacia da economia de mercado.

Alternativas
Comentários
  • AAAAAAAAAAA


ID
801142
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Apenas uma das opções abaixo relaciona três episódios vinculados ao processo de Guerra Fria. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • e) Guerra da Coreia – Crise dos mísseis – Guerra do Vietnã.


    * Guerra da Coreia -  Foi um produto direto do desenlace da Revolução Chinesa e da internacionalização da guerra fria. Em 1950, cinco anos após a Alemanha nazista, os EUA e a URSS, ex- aliados, entraram em conflito pelo controle da Coreia, uma zona de influência, arriscando provocar uma Terceira Guerra Mundial. Após a expulsão dos japoneses da Coreia, os aliados, ainda no Acordo de Potsdam, resolveram dividir o país a altura do paralelo 38. Em 1947, a ONU formou uma comissão temporária para reorganização do país através de eleições, ficando assim dividido: Norte (República Popular Democrática da Coreia/ pró- soviética) e Sul (República da Coreia/ pró- ocidental). Essa divisão seria provisoria, prevendo novas eleições para a formação de uma Coreia unificada e soberana, fato que não ocorreu, prevalecendo a divisão. Ambos os governos reivindicavam jurisdição sobre a totalidade do território, iniciando- se os conflitos entre as duas Coreias.


    * Crise dos mísseis (1962) - Foi um dos momentos de maior tensão da Guerra Fria.  A crise começou quando os EUA divulgaram fotos de um voo secreto feito por espiões sobre Cuba apontando cerca de quarenta sítios para abrigar mísseis nucleares, instalados pelos soviéticos.  A instalação das bases de lançamento foi feita por solicitação da própria Cuba, que queria afastar qualquer tentativa de invasão do país, como a ocorrida no ano anterior na Baía dos Porcos, que contou com a ajuda dos EUA. Depois de muita negociação, os soviéticos concordaram em retirar os mísseis em troca da garantia americana de não invadir a ilha e de retirar mísseis da Turquia apontados para a União Soviética.


    * Guerra do Vietnã - Foi uma guerra da década de 1960, que iniciou com um conflito civil entre o governo e a população. Alegando ajuda ao governo capitalista do Vietnã, os EUA enviaram suas tropas para barrar os conflitos populares. Suas tropas saíram derrotadas, levando os EUA a se retirar do pais no ano de 1973. Após este período, os guerrilheiros do Vietnã, formados por nacionalistas e comunistas, estabeleceram um governo popular, tornando-se oficialmente socialista no ano de 1976. Durante este período, um movimento importante de critica a guerra surgiu nos EUA, o movimento Hippie pregava a paz sobre todas as outras coisas. Eram representados principalmente por artistas da música como Jimi Hendrix e Janis Joplin.

  • a) Guerra do Vietnã – Guerra da Crimeia – Guerra da Coreia.

    Errada, apenas a guerra do Vietnã e a da Coreia que ocorreram na guerra fria, a guerra da Crimeia foi um conflito que se estendeu de 1853 a 1856, na península da Crimeia (no mar Negro), no sul da Rússia e nos Bálcãs teve nada a ver com a guerra fria

    b) Guerra da Coreia – Política do Comunismo de guerra – Crise dos mísseis.

    Errada, a Guerra da Coreia ocorreu sim na guerra fria e a Crise dos mísseis sim, porém O Comunismo de Guerra foi uma estratégia adotada pelos bolcheviques russos durante a guerra civil que ocorreu no país, logo após a , em . 

    c) Crise dos mísseis – Invasão do Afeganistão pela URSS – Massacre de Kronstadt.

    Errada, apenas a Crise do Mísseis ocorreu na guerra fria, A invasão do Afeganistão pela URSS ocorreu na guerra do Afeganistão e o Massacre de Kronstadt foi uma insurreição dos marinheiros soviéticos da cidade portuária de  contra o  da 

    d) Ocupação da Tchecoslováquia pela URSS – Invasão da Hungria pela URSS – Guerra da Crimeia.

    Errada, nenhuma dessas representa conflitos da guerra fria.

    • a Ocupação da Tchecoslováquia pela URSS: Nem pela URSS foi isso aqui foi a política de apaziguamento em que os países vencedores da guerra deram alguns território entre eles a Tchecoslováquia a Alemanha a fim de evitar uma nova guerra o que não aconteceu

    • Invasão da Hungria pela URSS : Aconteceu após o término da segunda guerra mundial ainda não estava na guerra fria

    e) Guerra da Coreia – Crise dos mísseis – Guerra do Vietnã.

    Correta, recomendo que veja o comentário da Giselle

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ocupa%C3%A7%C3%A3o_sovi%C3%A9tica_da_Hungria

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_de_Kronstadt

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_da_Crimeia#:~:text=A%20Guerra%20da%20Crimeia%20foi,da%20R%C3%BAssia%20e%20nos%20B%C3%A1lc%C3%A3s.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunismo_de_guerra

    OBS: Caso eu errei em algo corrija-me essa é uma prova de magistério então...


ID
801145
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o regime socialista soviético nos seus últimos anos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A) apesar da crise econômica e política, manteve o controle sobre o aparato bélico e energético. 

  • Questão mal formulada, esqueceram do desastre em Chernobyl

ID
801148
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em junho de 1831, alguns meses após a abdicação de D. Pedro I, foi aprovada a chamada Lei de Regência pelo parlamento brasileiro. Apenas uma das opções contêm duas medidas estabelecidas por essa lei de caráter liberal. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • É possível responder à questão com base em dois artigos da lei citada, de 14 de Junho de 1831:

    " Art 19. A Regencia não poderá:

      1° Dissolver a Camara dos Deputados 
      2° Perdoar aos Ministros e Conselheiros de Estado, salvo a pena de morte, que será commutada  na immediata, nos crimes de responsabilidade.
      3° Conceder amnistia em caso urgente, que fica competindo a Assemblea Geral , com Sancção da Regencia dada nos termos dos artigos antecedentes.
      4° Conceder Titulos, Honras, Ordens Militares, e Distincções.
      5° Nomear Conselheiros de Estado, salvo no caso em que fiquem menos de tres , quantos bastem para se preencher este numero . 
      6° Dispensar as formalidades, que garantem a liberdade individual.

      Art 20. A Regencia não poderá , sem preceder approvação da Assemblea Geral :

      1° Ratificar Tratados, e Convenções de Governo a Governo.
      2° Declarar a guerra."


    Por exclusão:

    a) Criação das assembleias provinciais (incorreto, uma vez que a lei não faz menção a assembleias provinciais) – permissão para os regentes nomearem conselheiros (incorreto). 

    b) Proibição de concessão de títulos honoríficos pela regência (correto) – permissão para a regência ratificar tratados (incorreto). 

    c) Impedimento de dissolução da Câmara pelos regentes (correto) – impedimento de os regentes concederem anistia (correto). 

    d) Fortalecimento do poder dos deputados ante os regentes – permissão a que os regentes concedessem anistia (incorreto). 

    e) Proibição de decreto de estado de sítio pela regência (incorreto - não mencionada na lei) – permissão para que a regência pudesse declarar guerra (incorreto).

    Resposta correta: alternativa "c"
    fonte: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei_sn/1824-1899/lei-37250-14-junho-1831-563670-publicacaooriginal-87745-pl.html

  • Segundo texto de Basile em HISTÓRIA GERAL DO BRASIL, pág. 227: "... a lei de Regência, de 14 de Junho de 1831,... fortaleceu o poder do Parlamento em detrimento dos regentes. Estes (REGENTES) não podiam dissolver a Câmara dos Deputados, conceder anistias, outorgar títulos honoríficos, suspender as liberdades individuais, decretar estado de sítio, declarar guerr, ratificar tratados e nomear conselheiros, para tanto dependendo do Parlamento.


ID
801151
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre as causas da Guerra do Paraguai, analise as afirmativas abaixo e assinale a resposta correta.


I. As relações entre o Brasil e o Paraguai sempre foram tensas, devido à impossibilidade de os dois países chegarem a um acordo sobre as delimitações de fronteiras e a livre navegação do Rio Paraguai.


II. O ponto de maior tensão para o Brasil na região platina era o Uruguai, pois os grandes proprietários gaúchos não reconheciam a existência de uma fronteira entre os dois países.


III. Com a guerra civil do Uruguai, o Brasil interveio no seu território, estabelecendo o bloqueio naval do porto de Paissandu e se posicionando ao lado do Partido Colorado, atitudes que irritaram profundamente o governo paraguaio.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E

     

  • I. As relações entre o Brasil e o Paraguai sempre foram tensas, devido à impossibilidade de os dois países chegarem a um acordo sobre as delimitações de fronteiras e a livre navegação do Rio Paraguai. ( INCORRETO )

     

    Pois, as relações do Brasil com o Paraguai, na primeira metade do séc.XIX, dependeram do estado das relações entre Brasil e a Argentina. Quando as rivalidades entre os dois países aumentavam, o governo imperial tendia a aproximar-se do Paraguai. Ou seja, as relações entra Brasil e Paraguai não foram sempre tensas dependia do momento histórico.


    II. O ponto de maior tensão para o Brasil na região platina era o Uruguai, pois os grandes proprietários gaúchos não reconheciam a existência de uma fronteira entre os dois países. ( CORRETO )


    III. Com a guerra civil do Uruguai, o Brasil interveio no seu território, estabelecendo o bloqueio naval do porto de Paissandu e se posicionando ao lado do Partido Colorado, atitudes que irritaram profundamente o governo paraguaio. ( CORRETO )

     

    GABARITO: LETRA (E)

    FONTE: HIST.DO BRASIL, 14.ED ATUALIZADA, BORIS FAUSTO.


ID
801154
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No Brasil da segunda metade do século XIX, os grandes movimentos políticos foram o republicanismo e o abolicionismo. Sobre estes movimentos é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Fui "traido" pelo termo "elite açucareira do Norte"! Isso procede? O açúcar não seria do "nordeste"? Norte açucareiro? A região amazônica produzia açúcar no período Colonial? 

  • silmeil, o termo "norte" foi utilizado na alternativa de como era dividio regionalmente o br na época q era divido entre sul e norte. e o atual nordeste na época era o norte.
  • NORTE= produtores de açúcar> PRODUÇÃO era com mão de obra escrava.

    GABARITO= A


ID
801157
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação ao Tenentismo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários

  • Comuna de Manaus fez parte da sequência de movimentos tenentistas ocorridos no Brasil, entre os anos de 1920-1930. A primeira das revoltas aconteceu no Rio de Janeiro, com o nome de Revolta dos 18 no Forte de Copacabana em 1922, no estado de São Paulo, dois anos depois sucedeu a Revolução Paulista em 1924, e nesse mesmo ano no dia 23 de julho é promovida a Comuna de Manaus, terceira revolta tenentista.

    Liderada por tenentes e militares de baixa patente do exército, os fins de desenvolver a Comuna de Manaus eram os mesmos das outras duas revoltas: voto secreto, reformas no ensino público, poder político ao exército e destituição do presidente da república. Todavia, existiu um diferencial nesta terceira revolta tenentista: a queda no preço da borracha. Nesse período a borracha era o produto que movimentava a economia do estado do Amazonas, a queda no valor dessa matéria prima teve início com o fim da Primeira Guerra Mundial. E a redução da exportação de borracha teve impacto direto na vida dos amazonenses; desemprego e miséria eram os agravantes dessa crise de produção


    https://www.infoescola.com/historia/comuna-de-manaus/

  • Complementando o comentário do colega

    → A revolta dos 18 do forte em Copacabana, foi iniciada em 5 de julho de 1922 e encerrada no dia seguinte, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Foi a primeira revolta do movimento tenentista, no contexto república velha.

    → Segundo a tradição, foi concluída uma marcha heroica feitas por dezessete militares e um civil que reivindicavam o fim das oligarquias do poder, combatendo três mil homens das forças governamentais.


ID
801160
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Refletindo sobre o movimento operário de São Paulo na segunda década do século XX, analise as afirmativas e assinale a resposta correta.


I. Pretendia derrubar a burguesia do poder por meio de uma greve geral revolucionária.


II. A ideologia e o método de ação do movimento operário paulista assemelhavam-se ao movimento carioca.


III. O movimento operário de São Paulo pode ser considerado como um movimento de marxistas.

Alternativas
Comentários
  • Questão está equivocadíssima em seu gabarito.

    Cinco anos de graduação em História e essas questões.. Vou te contar.

  • Como o operario quer derrubar quem paga seu salario?:


ID
801163
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o contexto da política de Getúlio Vargas, denominada de “Marcha para o Oeste”, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • e) O principal objetivo do programa era romper com os desequilíbrios regionais a partir da implementação de uma política de migração. 


    Durante a Era Vargas, principalmente a partir de 1937, o Governo Federal promoveu um movimento chamado "Marcha para o Oeste", com o objetivo  de colonizar parte das terras do antigo Estado de Mato Grosso. Segundo Lenharo  “A proposta da "Marcha para o Oeste" era de instalar "pontos avançados de colonização" dirigidos pelo Estado. Vargas formulou diretrizes, administrativamente centralizadas, inspiradas na ótica nacionalista, com o objetivo de ocupar os "espaços vazios" do Oeste e da Amazônia, para criar no "novo espaço" a "nova ordem social". Na sua visão as fronteiras econômicas deveriam coincidir com as fronteiras políticas”. 

  • Marcha par o oeste: Objetivo era integrar economicamente as regiões Norte e Centro-Oeste, pouco povoadas na época.