Sobre as tendências historiográficas no Brasil, em especial a denominada História Social, é correto afirmar:
Sobre as tendências historiográficas no Brasil, em especial a denominada História Social, é correto afirmar:
Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
I. A ruptura historiográfica promovida por Lucien Febvre e March Bloch a partir de 1929 tinha como suposto a prevalência dos fenômenos individuais sobre os coletivos.
II. A linha teórico-metodológica defendida pela Revista dos Annales considerava que o historiador deveria ater-se aos fenômenos de médio e longo prazo, em detrimento daqueles de curta duração.
III. Os princípios fundamentais da historiografia rankeana foram absorvidos pela Escola dos Annales, apesar da sua crítica à prevalência do objeto político-administrativo.
Associe a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a sequência correta.
1. Neolítico
2. Paleolítico
( ) Predomínio de caça e coleta
( ) Agricultura
( ) Sedentarização
( ) Domesticação de animais
( ) Manipulação de sementes
Sobre o Egito Antigo, analise as afirmativas abaixo e assinale a resposta correta.
I. Mesmo no período conhecido por pré-história, o Egito já possuía uma civilização desenvolvida.
II. Achados arqueológicos no vale do Nilo mostram que já existia agricultura antes mesmo do sexto milênio a.C.
III. Os achados arqueológicos apontam que em fins do IV milênio a. C já se observava uma estratificação social que deu origem ao Estado egípcio.
Sobre a Mesopotâmia, é correto afirmar que:
Durante muito tempo, a unificação egípcia em um único Estado foi explicada pelos estudiosos em função de um fator natural. Assinale a opção que contém essa explicação.
Sobre as cidades-Estados gregas, analise as afirmativas e assinale a resposta correta.
I. O surgimento da polis decorreu do aumento demográfico, fator que causou uma rápida urbanização.
II. As cidades-Estados não se formaram em toda a Grécia Antiga.
III. No fim da época arcaica, Esparta já havia abolido todas as aldeias rurais, pois elas representavam um entrave ao desenvolvimento das cidades- Estados.
Foi uma característica do Principado Romano:
Sobre as estruturas sociais dos últimos séculos do Império Romano, analise as afirmativas e assinale a resposta correta:
I. O patrocinium constituía-se em um laço de dependência entre um camponês e um grande proprietário, mediante a entrega de terras camponesas para um latifundiário que arcasse com os tributos.
II. A aristocracia senatorial teve o seu poder reduzido a partir das reformas de Diocleciano (284-305), posteriormente reiteradas por Constantino (306- 337).
III. Os trabalhadores livres urbanos tiveram o direito à vitaliciedade e hereditariedade de suas funções cassadas pelo Estado que, assim, liberava- os para o trabalho no campo.
Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.
I. As Cruzadas, inseridas no processo de reformas gregorianas, tiveram como um dos seus objetivos mais destacados, o fortalecimento do poder da Igreja sobre a cristandade.
II. O movimento cruzadista objetivava submeter infiéis, cismáticos e hereges ao poder da Igreja.
III. Nos séculos finais da Idade Média, o poder da Igreja limitava-se ao julgamento dos clérigos, pois a sua autoridade não se estendia à população civil.
Analise as afirmativas sobre a estrutura fundiária medieval e, em seguida, assinale a opção correta.
I. O domínio, grande propriedade herdeira da villa romana, foi típico de todo o território da Europa ocidental.
II. A reserva senhorial da terra (terra indominicata) tendeu à diminuição de sua dimensão entre o período merovíngio (séculos V - VIII) e o carolíngio (séculos VIII - IX).
III. Mansus era a terra entregue ao camponês para a sua produção, constituindo- se na menor parcela de todo o domínio.
Sobre o movimento cruzadista, é correto afirmar:
A respeito dos tributos que o servo medieval deveria pagar ao seu senhor, é correto afirmar:
No tocante à estrutura cultural do início da Idade Média, é correto afirmar:
“No curso do século XVI, o Estado Absolutista emergiu no Ocidente” (ANDERSON, Perry 1985). Com base no pensamento desse autor, assinale a alternativa correta.
De acordo com as análises de Perry Anderson a respeito do fortalecimento do poder real francês no século XV, pode-se afirmar que:
A respeito do humanismo do século XV, pode-se afirmar que:
“A agricultura do Velho Mundo tem dois componentes domesticados: plantas e animais. A primeira coisa a notar nas Américas é o papel muito menos proeminente desempenhado pelos animais.” (COOK, Michael A, 2005). De acordo com a reflexão desse autor, sobre a América pré-colombiana, analise as afirmativas abaixo e assinale a resposta correta.
I. Os únicos herbívoros domesticados foram a lhama e a alpaca, prática restrita ao território andino.
II. As plantas domesticáveis mais difundidas foram o milho, vagens e abóbora, originárias do México.
III. O milho, importante cultura no altiplano mexicano, não se difundiu no território da América do Norte.
Apenas uma das afirmativas sobre o Renascimento é verdadeira. Assinale-a.
Refletindo sobre a conquista da América e a relação entre Cristóvão Colombo e os índios, analise as afirmativas e assinale a resposta correta.
I. Desde os primeiros contatos, Colombo procurou entender o modo de vida dos povos indígenas.
II. Colombo, em suas cartas, menciona os índios como parte da paisagem descoberta, tais como as plantas, rios e animais.
III. Para Colombo, os índios eram desprovidos de qualquer tipo de cultura, ou seja, não possuíam costumes, ritos e religiões.
Sobre a América Espanhola, é correto afirmar que:
Sobre o documento português denominado Foral entregue pelo Rei aos capitães donatários, no período colonial brasileiro, é correto afirmar que:
“A Igreja bem cedo estabeleceu um compromisso entre escravidão e cristianismo, encontrando na tradição ocidental os argumentos para justificar a escravidão de negros”. (COSTA, Emília Viotti da, 1999).
Refletindo sobre esse contexto, analise as afirmativas e marque a resposta correta.
I. Durante o período colonial, a guerra justa foi o instrumento necessário para legitimar a escravidão daqueles que se opunham ao cristianismo.
II. Em um mundo governado pela providência divina, onde era sagrada a hierarquização social, os negros deviam aceitar a sua condição de escravos.
III. A Igreja recomendava que os senhores castigassem severamente seus escravos, para que eles fossem purificados das transgressões cometidas tanto no passado quanto no presente.
Analise as afirmativas abaixo, relativas ao processo de independência das colônias espanholas na América, e assinale a opção correta.
I. Os conflitos com a Inglaterra, no final do século XVIII, levaram a Espanha a estabelecer regras mais flexíveis de comércio entre suas colônias e o mundo externo.
II. A relativa liberdade comercial decretada pelo governo espanhol para as suas colônias em finais do século XVIII foi motivada pelas rebeliões que ocorreram em território americano.
III. Para a Espanha do final do século XVIII, a abertura do comércio colonial foi uma consequência das posições francesas, ansiosas por subverter o panorama político nas regiões coloniais espanholas.
Com base nos estudos sobre a Revolução Industrial, é correto afirmar que:
Teóricos do Absolutismo contribuíram para a criação e o fortalecimento da ideia de que o poder da monarquia decorria da vontade de Deus, que em nome dele o rei governava. Os críticos do Absolutismo irão construir uma outra lógica: a de que o poder do governante emana da nação. Essa visão, contraposta à anterior, busca operar uma inversão quanto ao locus de onde emana o poder, ou seja, uma inversão naquilo que é denominado de:
Analise as afirmativas sobre o ideário e a organização dos socialistas. Em seguida, assinale a opção correta.
I. O período de 1890 até as vésperas da Primeira Grande Guerra pode ser considerado como de florescimento das organizações partidárias socialistas de massa na Europa.
II. Não há registros da existência de partidos socialistas fora do território europeu antes do final da segunda década do século XX.
III. O avanço da organização dos partidos operários europeus foi inversamente proporcional ao crescimento dos sindicatos e sociedades cooperativas no mesmo período.
“Era muito provável que uma economia mundial cujo ritmo era determinado por seu núcleo capitalista desenvolvido ou em desenvolvimento se transformasse num mundo onde os „avançados? dominariam os „atrasados?; em suma, num mundo de impérios”. (HOBSBAWN, Erik, 1995)
Com base nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e assinale a resposta correta.
I. O período que se estende de 1875 a 1914 pode ser considerado como a fase da história contemporânea em que a cifra de governantes autodenominados de imperadores atingiu seu ponto máximo.
II. O único Estado africano que pode ser considerado como exceção à expansão colonial foi a Etiópia, que resistiu à tentativa de colonização da Itália, o mais fraco dos Estados imperiais europeus.
III. As regiões da África, do Pacífico e do Atlântico Ocidental foram divididas entre os Estados europeus para a colonização.
Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a opção correta.
I. A Revolução Russa de 1917 foi favorecida pelos fatores da 1ª Guerra Mundial, como a fome e o desemprego, e contou também com o profundo desgaste do governo dos czares, derrubado em outubro pelos bolcheviques.
II. Após a queda do czarismo, as condições sociais e políticas inquietantes das grandes cidades russas tornaram-se propícias para a eclosão da segunda etapa da revolução, quando os sovietes foram convocados pelos bolcheviques a assumir o poder.
III. A tentativa de promover um avanço militar russo no verão de 1917 foi um fator que colaborou para elevar o nível de descontentamento dos soldados e favorecer o ânimo revolucionário.
Sobre o contexto mundial pós-Segunda Grande Guerra, é correto afirmar:
Analise as afirmativas sobre a política internacional do período entre guerras mundiais e, em seguida, assinale a opção correta.
I. Os regimes liberais do período entre guerras foram derrotados por partidos fascistas.
II. Na América Latina, os governantes que ascenderam ao poder político no período entre guerras possuíam, na sua quase totalidade, coloração política nazi-fascista.
III. Os partidos antiliberais que chegaram ao poder no período entre guerras, apesar das suas diferenças, unificavam-se em torno das suas opções contrárias à revolução e às mudanças sociais próprias dos anos anteriores a 1930.
Sobre a Segunda Grande Guerra, analise as afirmativas e, em seguida, assinale a opção correta.
I. A ampla aliança antifascista fez emergir, no pós-guerra, valores próprios do período iluminista e da fase das grandes revoluções na Europa, tais quais o de que nenhuma desigualdade poderia basear-se no nascimento ou na origem.
II. A grande força do fascismo residiu no seu caráter internacionalista e no forte apoio que agregou fora dos países em que teve origem.
III. Os dramáticos resultados da Segunda Grande Guerra fizeram emergir, na significativa maioria das nações que se opuseram ao Eixo, uma crença na supremacia da economia de mercado.
Apenas uma das opções abaixo relaciona três episódios vinculados ao processo de Guerra Fria. Assinale-a.
Sobre o regime socialista soviético nos seus últimos anos, é correto afirmar:
Em junho de 1831, alguns meses após a abdicação de D. Pedro I, foi aprovada a chamada Lei de Regência pelo parlamento brasileiro. Apenas uma das opções contêm duas medidas estabelecidas por essa lei de caráter liberal. Assinale-a.
Sobre as causas da Guerra do Paraguai, analise as afirmativas abaixo e assinale a resposta correta.
I. As relações entre o Brasil e o Paraguai sempre foram tensas, devido à impossibilidade de os dois países chegarem a um acordo sobre as delimitações de fronteiras e a livre navegação do Rio Paraguai.
II. O ponto de maior tensão para o Brasil na região platina era o Uruguai, pois os grandes proprietários gaúchos não reconheciam a existência de uma fronteira entre os dois países.
III. Com a guerra civil do Uruguai, o Brasil interveio no seu território, estabelecendo o bloqueio naval do porto de Paissandu e se posicionando ao lado do Partido Colorado, atitudes que irritaram profundamente o governo paraguaio.
No Brasil da segunda metade do século XIX, os grandes movimentos políticos foram o republicanismo e o abolicionismo. Sobre estes movimentos é correto afirmar que:
Com relação ao Tenentismo, é correto afirmar:
Refletindo sobre o movimento operário de São Paulo na segunda década do século XX, analise as afirmativas e assinale a resposta correta.
I. Pretendia derrubar a burguesia do poder por meio de uma greve geral revolucionária.
II. A ideologia e o método de ação do movimento operário paulista assemelhavam-se ao movimento carioca.
III. O movimento operário de São Paulo pode ser considerado como um movimento de marxistas.
Sobre o contexto da política de Getúlio Vargas, denominada de “Marcha para o Oeste”, assinale a alternativa correta.