No estudo de G. Vos, citado por Ladd, a expressão “Filho de Deus” pode ser usada de quatro maneiras diferentes. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
No estudo de G. Vos, citado por Ladd, a expressão “Filho de Deus” pode ser usada de quatro maneiras diferentes. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
“Platão defendia um dualismo de dois mundos, o noumenal e o phenomenal, e um dualismo antropológico de corpo e alma. O corpo não é ipso facto mau, mas um peso e empecilho para alma” (LADD, 2003, p.626). Na teologia paulina, corpo (soma), ocupa um papel importante. “Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado” (I Coríntios 9.27). Para Ladd, nessa passagem Paulo quer dizer que:
Para McGrath, existem três palavras no Antigo Testamento que são as “três principais personificações” de Deus. E elas conduzem naturalmente à doutrina cristã da Trindade.
Os “Cinco pontos do Calvinismo”, são os cinco princípios centrais da soteriologia reformada. Geralmente eles são apresentados por meio da palavra TULIP (processo mnemónico). Após a análise das frases abaixo, indique qual das sequências que correspondem a TULIP:
(1) Eleição incondicional, pois os seres humanos não são predestinados com base em aspectos previstos, como algum mérito, qualidade ou conquista.
(2) Graça irresistível, pela qual os eleitos são inevitavelmente chamados e redimidos.
(3) Liberdade ilimitada, pois Cristo fez uma obra completa.
(4) Identificação total com a natureza de Deus.
(5) Graça irresistível, pela qual os eleitos são inevitavelmente chamados e redimidos.
(6) Perseverança dos santos, pelo fato de que aqueles que são verdadeiramente predestinados por Deus não podem de maneira nenhuma abandonar esse chamado.
(7) Unidade de todos os cristãos, proporcionada pela predestinação.
(8) Total depravação da natureza pecadora do ser humano.
(9) Reconciliação limitada, pois Cristo morreu somente pelos eleitos.
Alguns especialistas elaboraram “modelos de intervenções em crises”. É possível encontrar esquemas de solução de problemas individuais, como o “modelo condutal”, elaborado por Cari Slaikeu. Qual seria a sequência correta desse modelo:
Henry Nouwen, afirmou que “para uma pessoa compassiva nada do que é humano é estranho: nenhuma alegria ou tristeza, nenhuma maneira de viver, nenhuma maneira de morrer”. Ronaldo Satheler Rosa, em seu livro “Cuidado pastoral em tempos de insegurança”, apresenta as “quatro prioridades para o cuidado pastoral no contexto contemporâneo (Goodliff)”. Assinale a alternativa correta.
O conselheiro precisa estar atento às “estratégias de aconselhamento”. Não é possível ser bom conselheiro se não for um bom ouvinte. O Dr. Silas Molochenco afirma que há “cinco níveis essenciais de escuta”. Assinale a alternativa que corresponde aos níveis corretos.
Paulo apresenta nas suas cartas um termo que não procede do Antigo Testamento: Soma Christou (Corpo de Cristo). Para Goppelt, ao utilizar essa expressão, Paulo atribui a ela o sentido de:
Analise a afirmação e marque a opção correta. Jesus, ao utilizar a expressão “Filho do Homem”, reuniu conscientemente em sua pessoa dois conceitos centrais da fé judaica:
I. Messias.
II. Ben Adam.
III. Ebed Yahweh.
IV. Ben Elohim.
V. Bamasha.
No que diz respeito às ideias teológicas específicas da família e do clã é correto afirmar que:
Sobre o Tanak, a escritura sagrada dos Judeus, é correto afirmar que:
Gerstenberger, ao falar sobre as práticas de culto no âmbito da família e do clã afirma que o oficiante do culto era:
De acordo com Gerstenberger, haviam dois procedimentos de natureza religiosa para a escolha do rei e de um comandante do exército, são estes, respectivamente:
Segundo Zenger, no Tanak os cinco primeiros livros possuem, respectivamente, os seguintes nomes:
Sobre a missão no Antigo Testamento Bosch afirma que:
Sobre a missão na igreja cristã primitiva, Bosch afirma que os prosélitos eram atraídos pelo cristianismo, em detrimento do judaísmo, porque:
Conforme Bosch, com respeito à missão, a igreja primitiva falhou em três aspectos, são eles:
Com respeito ao racionalismo dedutivo, Dreher afirma que este foi introduzido no pensamento do cristianismo ocidental por:
No que diz respeito à gênese do movimento ecumênico contemporâneo, o marco inicial, de acordo com Brakemeier, é:
Para responder o item, considere o trecho a seguir.
“Mais um índice negativo foi divulgado esta semana para constatar as deficiências do ensino brasileiro: apenas 32,8% dos professores que trabalham nas séries finais do ensino fundamental (5° ao 9° anos) têm licenciatura na área em que atuam”.
(Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/apenas-328-dos-professores-do-ensino-fundamental-tem-formacao-na-disciplina-em-que-atuam.
Acesso em 12 de junho
de 2014).
Os dois pontos foram utilizados:
Leia o trecho abaixo e, em seguida, escolha a alternativa correta:
“Segundo os cientistas, se quisermos ter qualquer chance de sobreviver a um grande objeto em rota de colisão, a detecção precoce é essencial, já que a maioria das soluções imaginadas para desviar um asteroide levaria anos para ser implantada [...]. Quando ele vier, é preciso estar preparado.”
Os verbos em destaque estão, respectivamente, no:
De acordo com o texto:
Os vocábulos assinalados em “[...] Pode parecer um pormenor irrelevante, mas ajuda a entender por que essa visita aparentemente inócua foi sentida em Israel como uma ameaça. [...]” e “[...] é um muro de arrimo acrescentado por Herodes [...]”, podem ser substituídos, respectivamente, e sem prejuízo semântico por:
Considerando o aspecto semântico presente no título do texto, em que a palavra “pontes”, representaria meios de estabelecer a aproximação e o contato entre israelenses e palestinos, povos separados por barreiras e obstáculos, representados pela palavra “muros”, pode-se considerar que há aí uma relação:
Assinale a alternativa cujo período esteja pontuado de acordo com os padrões normativos.
Assinale a alternativa que destaca adequadamente as sílabas tônicas das palavras.
Analisando a oração: “O substantivo precede o adjetivo”, é correto afirmar, de acordo com os padrões normativos.
I. O verbo poderia vir regido de preposição sem modificar o sentido da oração.
II. Uma alteração na regência do verbo implicaria alteração de sentido.
II. O verbo “preceder” só admite a construção transitiva direta.
Em qual alternativa o sufixo destacado significa instrumento?
O tempo verbal utilizado para indicar uma ação passada em relação a outro momento passado é o:
Figurinhas patrocinadas causam ira
1. O álbum oficial da
Copa do Mundo de 2014 conta com mais de 600 figuri-
2. nhas, entre
jogadores, estádios, escudos e outros símbolos do Mundial. Há,
3. porém, nove cromos
que vêm causando polêmica. Ao comprar os pacotinhos,
4. o colecionador
pode encontrar uma das nove figurinhas patrocinadas. Três
5. patrocinadores da
Copa do Mundo estão presentes em forma de cromo que é
6. encontrado em meio
a fotos de jogadores e estádios. A novidade não agradou
7. os colecionadores.
8. De acordo com o
presidente da Panini, esse tipo de figurinha não é uma
9. exclusividade do
álbum no Brasil. "Esta ação é recorrente em vários países do
10. mundo. "Não
estamos recebendo reclamações de colecionadores. No entanto,
11. caso algum
colecionador entenda que as figurinhas institucionais dos patroci-
12. nadores não fazem
parte integrante do álbum e se sinta prejudicado, a Panini
13. colocará à
disposição o serviço de atendimento ao cliente para a troca gratuita,
14. sempre dentro da
política de atender o consumidor da melhor maneira possí-
15. vel", explicou.
Assinale a alternativa em que os termos em destaque exercem a mesma função sintática no texto.
Assinale a alternativa que esteja de acordo com os padrões normativos.
O perigo que não vemos
Se um asteroide ou cometa com potencial de exterminar a vida na Terra estivesse a caminho neste momento, nós dificilmente saberíamos. Esse fato foi evidenciado ao mundo em fevereiro de 2013, quando um objeto de cerca de 20 metros de diâmetro penetrou na atmosfera e explodiu sobre o norte da Rússia, causando impacto equivalente à detonação de 500 mil toneladas de dinamite. Entre 2000 e 2013, ao menos 26 asteroides com enorme potencial de destruição atingiram a Terra. Nenhum deles foi detectado - e qualquer um poderia causar milhares de mortes se tivesse entrado no ângulo correto e atingido uma cidade. Isso sem falar em impactos não detectados.
Diante de um cenário em que apenas 10% dos asteroides e cometas próximos do nosso planeta são conhecidos, a agência espacial americana (Nasa) resolveu pedir ajuda. Por meio de uma série de concursos batizada de Asteroid Grand Challenge, o órgão recebe ideias de gente de todo o mundo para encontrar e desviar esses objetos. Neste mês, a agência encerrou a terceira etapa do programa, que pedia aos colaboradores que criassem algoritmos (códigos de computador que realizam uma tarefa específica) para detectar ameaças ocultas. Foram 422 participantes de 63 países. “Aplicamos essa experiência em concursos de algoritmos para ajudar a proteger o planeta de asteroides a partir da análise de imagens”, afirmou Jason Crusan, diretor do Laboratório de Torneios da Nasa.
Fora dos laboratórios, a vigilância dos céus é feita, em grande parte, por astrônomos amadores, como o engenheiro Cristóvão Jacques, um dos responsáveis pelo Sonear, sigla em inglês para Observatório do Sul para Pesquisa de Objetos Próximos da Terra, em Minas Gerais. Ao lado de dois amigos, Jacques descobriu, no início deste ano, o primeiro “cometa brasileiro”. No Hemisfério Sul, eles são os guardas dos céus. “O único outro observatório que existia era na Austrália, e foi fechado pela Nasa em julho de 2013”, diz Jacques. Segundo os cientistas, se quisermos ter qualquer chance de sobreviver a um grande objeto em rota de colisão, a detecção precoce é essencial, já que a maioria das soluções imaginadas para desviar um asteroide levaria anos para ser implantada [...]. Quando ele vier, é preciso estar preparado.
(Lucas Bessel e Ana Carolina Nunes, ISTOÉ, 2321, 21/05/2014)
Considerando o conteúdo do texto e a relação com seu título, pode-se afirmar que:
O perigo que não vemos
Se um asteroide ou cometa com potencial de exterminar a vida na Terra estivesse a caminho neste momento, nós dificilmente saberíamos. Esse fato foi evidenciado ao mundo em fevereiro de 2013, quando um objeto de cerca de 20 metros de diâmetro penetrou na atmosfera e explodiu sobre o norte da Rússia, causando impacto equivalente à detonação de 500 mil toneladas de dinamite. Entre 2000 e 2013, ao menos 26 asteroides com enorme potencial de destruição atingiram a Terra. Nenhum deles foi detectado - e qualquer um poderia causar milhares de mortes se tivesse entrado no ângulo correto e atingido uma cidade. Isso sem falar em impactos não detectados.
Diante de um cenário em que apenas 10% dos asteroides e cometas próximos do nosso planeta são conhecidos, a agência espacial americana (Nasa) resolveu pedir ajuda. Por meio de uma série de concursos batizada de Asteroid Grand Challenge, o órgão recebe ideias de gente de todo o mundo para encontrar e desviar esses objetos. Neste mês, a agência encerrou a terceira etapa do programa, que pedia aos colaboradores que criassem algoritmos (códigos de computador que realizam uma tarefa específica) para detectar ameaças ocultas. Foram 422 participantes de 63 países. “Aplicamos essa experiência em concursos de algoritmos para ajudar a proteger o planeta de asteroides a partir da análise de imagens”, afirmou Jason Crusan, diretor do Laboratório de Torneios da Nasa.
Fora dos laboratórios, a vigilância dos céus é feita, em grande parte, por astrônomos amadores, como o engenheiro Cristóvão Jacques, um dos responsáveis pelo Sonear, sigla em inglês para Observatório do Sul para Pesquisa de Objetos Próximos da Terra, em Minas Gerais. Ao lado de dois amigos, Jacques descobriu, no início deste ano, o primeiro “cometa brasileiro”. No Hemisfério Sul, eles são os guardas dos céus. “O único outro observatório que existia era na Austrália, e foi fechado pela Nasa em julho de 2013”, diz Jacques. Segundo os cientistas, se quisermos ter qualquer chance de sobreviver a um grande objeto em rota de colisão, a detecção precoce é essencial, já que a maioria das soluções imaginadas para desviar um asteroide levaria anos para ser implantada [...]. Quando ele vier, é preciso estar preparado.
(Lucas Bessel e Ana Carolina Nunes, ISTOÉ, 2321, 21/05/2014)
“Fora dos laboratórios, a vigilância dos céus é feita, em grande parte, por astrônomos amadores, como o engenheiro Cristóvão Jacques, um dos responsáveis pelo Sonear, sigla em inglês para Observatório do Sul para Pesquisa de Objetos Próximos da Terra, em Minas Gerais. Ao lado de dois amigos, Jacques descobriu, no início deste ano, o primeiro “cometa brasileiro”. No Hemisfério Sul, eles são os guardas dos céus.”
No trecho em destaque, a palavra grifada é um:
Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) As palavras decreto-lei, lugar-comum, amor-perfeito e guarda-mor formam o plural flexionando os dois elementos que as compõem.
( ) Os itens lexicais fruta-pão, padre-nosso e salvo-conduto admitem mais de uma forma de plural.
( ) Os vocábulos manga-rosa, peixe-boi, salário-família e aço-liga formam o plural flexionando apenas o primeiro elemento que os compõe.
( ) As palavras furta-cor, beija-flor, alto-falante e carta-bilhete formam o plural flexionando apenas o segundo elemento que as compõem.
Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Os vocábulos padaria, livrinho, leiteira e ouvinte são formados pelo processo de derivação sufixal.
( ) As palavras reconhecer, conviver, adicionar e abusar são formadas pelo processo de derivação prefixal.
( ) Os vocábulos couve-flor, papel-moeda e beira-mar são compostos por coordenação, sendo que o elemento determinante é a segunda palavra.
( ) As palavras arco-íris, peixe-espada e pontapé são vocábulos compostos,
formados pelo processo de subordinação.
Analise as afirmativas propostas e, em seguida, escolha a alternativa correta.
I. A continuidade instaurada pela coesão textual é, essencialmente, uma continuidade de sentido, que tem base semântica e que pode ser expressa a partir de alguns mecanismos como, por exemplo, a associação.
II. A reiteração é um importante mecanismo de coesão textual e pode ocorrer por meio da repetição de unidades lexicais ou gramaticais, e também pela retomada por hiperônimos ou caracterizadores situacionais.
III. A conexão é um mecanismo de coesão textual que consiste no estabelecimento de relações sintático-semânicas entre determinados termos da oração, ou mesmo entre orações completas, períodos e até parágrafos completos.
IV. A substituição é um mecanismo de base gramatical ou lexical bastante recorrente nos textos, e pode ser materializada pelo uso da elipse e da sinonímia, que contribuem para garantir maior coesão textual.
Escolha a alternativa em que somente há palavras com prefixos de origem latina.