SóProvas



Prova FGV - 2010 - FIOCRUZ - Tecnologista em Saúde - Manutenção de Coleções Biológicas em Saúde


ID
1704883
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Enquanto realizava um inventário das espécies de roedores em uma área de fazendas (dominada por pastagens) no estado de Minas Gerais, um pesquisador questionou-se sobre a possibilidade da composição de espécies ser diferente em áreas preservadas. Para tanto, decidiu incluir em suas amostragens, áreas de dois Parques Nacionais próximos. Assinale a afirmativa que indica como ele deverá proceder para adicionar essas novas áreas em sua licença de coleta.

Alternativas
Comentários
  • O Parque Nacional é Unidade de Conservação do grupo de  Proteção Integral, de acordo com a lei 9985/00 que institui o famoso SNUC-sistema nacional de unidade de conservação-

    De acordo com o artigo 11 paragrafo 3° foi possivel realizar essa questão. Abaixo o artigo 11 do SNUC, que fala sobre Parque Nacional:

    Art. 11. O Parque Nacional tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

    § 1o O Parque Nacional é de posse e domínio públicos, sendo que as áreas particulares incluídas em seus limites serão desapropriadas, de acordo com o que dispõe a lei.

    § 2o A visitação pública está sujeita às normas e restrições estabelecidas no Plano de Manejo da unidade, às normas estabelecidas pelo órgão responsável por sua administração, e àquelas previstas em regulamento.

    § 3o A pesquisa científica depende de autorização prévia do órgão responsável pela administração da unidade e está sujeita às condições e restrições por este estabelecidas, bem como àquelas previstas em regulamento.

    § 4o As unidades dessa categoria, quando criadas pelo Estado ou Município, serão denominadas, respectivamente, Parque Estadual e Parque Natural Municipal.

  • A captura, marcação de animais silvestres in situ, coleta, transporte de material zoológico da fauna silvestre, assim como a manutenção temporária de espécimes de fauna silvestre em cativeiro, devem ser solicitadas por meio do Sisbio, quando envolvem atividades com fins científicos ou didáticos

     

    Contudo...

     

    3o A pesquisa científica depende de autorização prévia do órgão responsável pela administração da unidade e está sujeita às condições e restrições por este estabelecidas, bem como àquelas previstas em regulamento.

     

    Assim: o pesquisador já deve ter a licença emitida pelo Sisbio mas por se tratar de coletas em Parques Nacionais, faz-se necessário a autorização da administração, que é o ICMBio


ID
1704886
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Ao transportar uma cultura de patógenos de uma bancada a outra, um técnico de laboratório, inadvertidamente, derramou seu conteúdo. O procedimento correto é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: letra C.


ID
1704889
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Após terminar com segurança o exame de um material biológico, um técnico de laboratório estava processando o material para descarte, quando ouviu o telefone tocar. Assinale o procedimento adequado na situação.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: letgra E.


ID
1704892
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

As coleções entomológicas contém, em sua grande maioria, insetos alfinetados e armazenados em caixas/gavetas individuais que são armazenadas, por sua vez, em armários apropriados. Com relação à etiquetagem desse material é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1704895
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Em muitas ocasiões, para a correta identificação de algumas espécies de insetos, é necessário extrair dos exemplares as genitálias para exame mais detalhados de suas estruturas. Esse tipo de procedimento gera subconjunto de material biológico de um mesmo animal que deverá ser conservado de forma distinta dos insetos secos. Nesse caso, é considerado um ato de curadoria apropriado:

Alternativas

ID
1704898
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

No SISBIO (Sistema de Autorização e Informação em biodiversidade), o pesquisador estrangeiro poderá obter, como titular, uma licença permanente de coleta se e apenas se:

Alternativas
Comentários
  • INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 154, DE 01 DE MARÇO DE 2007. 

    Art. 11. Licença permanente para a execução das atividades previstas nos incisos I, II e IV do art. 3º poderá ser solicitada por pesquisador com título de doutor ou equivalente, reconhecido no Brasil, e vínculo empregatício efetivo com instituição científica 

  • Art. 11. A licença permanente para a execução das atividades previstas nos incisos I, II

    e IV do art. 3º poderá ser solicitada por pesquisador com título de doutor ou

    equivalente, reconhecido no Brasil, e vínculo empregatício efetivo com instituição

    científica.

    § 1º O pesquisador deverá:

    I - cadastrar e manter atualizados os seguintes dados no SISBio:

    a) nome, CPF, endereço para correspondência e endereço eletrônico;

    b) identificação da instituição científica à qual está vinculado ou pela qual foi indicado;

    e

    c) currículo na Plataforma Lattes do CNPq.

    II - especificar os grupos taxonômicos pretendidos, compatíveis com a sua produção

    científica; e

    III - especificar os destinos do material a ser coletado. 


ID
1704901
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Em relação à coleta de material botânico, fúngico, ou microbiológico, a instrução normativa (IN) 154 do MCT indica que:

Alternativas
Comentários
  • Art. 10. Prescindem de autorização as seguintes atividades, exceto quando realizadas em unidade de conservação ou cavidade natural subterrânea: I - observação e gravação de imagem ou som; II - coleta e transporte de fezes, regurgitações, pêlos, penas e dentes, quando não envolver a captura de espécime; e, III - coleta e transporte de material botânico, fúngico e microbiológico, exceto quando se tratar de vegetais hidróbios ou espécies que constem nas listas oficiais de espécies ameaçadas de extinção. § 1º A exceção prevista no caput deste artigo não se aplica à categoria Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN e às áreas de domínio privado em Área de Proteção Ambiental – APA (redação dada pela Retificação publicada no DOU de 16/06/2015). § 2° - Para realização das atividades mencionadas no caput, em áreas de Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN ou Área de Proteção Ambiental – APA, é estimulada a solicitação de autorização por meio do SISBio (incluído pela Retificação publicada no DOU de 16/06/2015). § 3º No caso da coleta e do transporte previstos no inciso III, o interessado poderá, voluntariamente, registrar-se junto ao SISBio e obter comprovante para eventual apresentação à fiscalização (renumerado de § 2° para § 3° pela Retificação publicada no DOU de 16/06/2015). 


ID
1704904
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Um pesquisador está elaborarando um projeto de pesquisa que envolve a obtenção de amostras de material genético dos espécimes coletados de forma a investigar a filogenia de um grupo taxonômico de interesse. Para esse fim, o pesquisador necessitará:

Alternativas
Comentários
  • Art. 21. O material biológico coletado, quando for o caso, deverá ser depositado em coleção biológica científica. Parágrafo único. O depósito de material biológico para fins de acesso ao patrimônio genético ou ao conhecimento tradicional associado obedecerá à legislação específica. 


ID
1704907
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os profissionais que manipulam substâncias químicas (drogas oncogênicas , antibióticos, hormônios, esteróides, etc.) devem sempre utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) como medida de proteção. Nestes casos, os EPI utilizados são:

Alternativas
Comentários
  • Jaleco descartável ?


ID
1704910
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Sobre os Níveis de Biossegurança em laboratório biológicos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • As classes de riscos são de 1 a 4.

    Vê instrução normativa CTNBio n7 de 06.06.97

  • Resposta correta: letra A

    O nível de biossegurança de um experimento é determinado de acordo com o organismo de mair classe de risco envolvido.Portanto,

    - Nível de Biossegurança 1 - as práticas, o equipamento de segunça e o projeto das instalações são apropriados para trinamento educacional ou treinamento de técnicos e de professores. Neste nível trabalha-se com cepas definidas e caracterizadas por não causarem doenças em homens.

    -Nível de Biossegurança 2 - Neste nível de biossegurança trabalha-se com um maior espectro de agentes nativos de risco moderado. É adequado para qualquer trabalho que envolva sangue humano.

    -Níevel de Biossegurança 3 - Enfatiza as barreiras primarias e secundarias. Envolve microrganismos de risco elevado para o individuo. Os laboratórios com práticas de NB3 devem ser instalados em áreas separadas das áreas de trânsito do prédio.

    - Nível de Biossegurança 4 - Trabalha-se com agentes exóticos de alto risco. As instalações devem ser construidas em um prédio separado ou em uma zona completamente isolada.


ID
1704913
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

A obtenção de material para coleções científicas depende, sobretudo da busca e captura de organismos em seus hábitats. Esta obtenção atualmente envolve o conhecimento dos seguintes assuntos:

Alternativas

ID
1704916
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O terceiro artigo da Instrução Normativa Nº 154 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, publicada em 1° de março de 2007, fixa norma sobre a realização de atividades com finalidade científica ou didática no território nacional, na plataforma continental, no mar territorial e na zona econômica exclusiva.

Analise as afirmativas a seguir. 

I. Coleta de material biológico, captura ou marcação de animais silvestres in situ; manutenção temporária de espécimes de fauna silvestre em cativeiro; transporte de material biológico; recebimento e envio de material biológico ao exterior; realização de pesquisa em unidade de conservação federal ou em cavidade natural subterrânea. 

II. Coleta e extração de material vegetal e animal, realização de pesquisa em unidade de conservação estadual; preparação de material para taxidermia; divulgação dos resultados de pesquisa; captura de animais urbanos e silvestres. 

III. Coleta de animais não silvestres em áreas urbanas, extração de material genético, importação de matrizes para criação, manutenção de organismos em laboratório. 

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • Instrução Normativa do IBAMA nº 154 / 2007

    (...)

    Art. 3º Fixar norma sobre a realização das seguintes atividades, com finalidade científica ou didática no território nacional, na plataforma continental, no mar territorial e na zona econômica exclusiva:

    I - coleta de material biológico;

    II - captura ou marcação de animais silvestres in situ;

    III - manutenção temporária de espécimes de fauna silvestre em cativeiro;

    IV - transporte de material biológico;

    V - recebimento e envio de material biológico ao exterior; e,

    VI - realização de pesquisa em unidade de conservação federal ou em cavidade natural subterrânea.


ID
1704919
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Assinale a alternativa que melhor demonstre o papel do curador de uma importante coleção científica:

Alternativas

ID
1704922
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Atualmente, com relação ao depósito de material biológico em coleções científicas, o curador ou o profissional da instituição científica deve:

Alternativas

ID
1704925
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

O conceito de coleções didáticas envolve a necessidade de uma completa independência das coleções científicas. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir. 

I. Muitos pesquisadores tendem a permanecer isolados sem incentivar a divulgação ou o ensino de ciências.

II. O material didático tem curta duração, frequentemente destruído ou danificado pelo manuseio constante por não profissionais.

III. Um estudante não poderá ter acesso a material tombado em coleções científicas. 

Assinale: 

Alternativas

ID
1704928
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Coleções biológicas em saúde são exemplos de coleções: 

Alternativas

ID
1704931
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

A construção do conhecimento sobre biodiversidade deve ser, necessiariamente, um ato coletivo. O intercâmbio de material entre instituições, realizado por seus curadores, envolve o empréstimo, a permuta e a doação de material utilizado em estudos científicos. 

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir. 

I. A necessidade de reduzir o acervo científico da instituição priorizando temas importantes de forma a ganhar status e importância internacional.

II. O intercâmbio não deve ser realizado apenas curadores, mas em conjunto com os pesquisadores da área.

III. O intercâmbio deve-se à necessidade de ampliação e de uniformização do acervo científico da instituição. 

Assinale: 

Alternativas

ID
1704934
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

A coleta de vários exemplares de uma mesma espécie para as coleções científicas visa somente:

Alternativas

ID
1704937
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Desde abril de 2010, quando foi publicada, a Instrução Normativa nº 160/2007 disciplina o transporte e o intercâmbio de material biológico consignado às coleções. Assim, os principais documentos para garantir o intercâmbio legal de material científico das coleções são:

Alternativas

ID
1704940
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Sobre a informatização das coleções científicas, analise as afirmativas a seguir.  

I. A demanda por coleções científicas informatizadas está crescendo. Tal condição irá otimizar o tempo de consulta e aumentar a disponibilidade de dados de procedência do material na Internet.

II. Centros nacionais de informação ambiental, como o CRIA, formalizam o cadastro de coleções científicas para a divulgação de dados de procedência do material nos acervos.

III. Pesquisadores e sociedades científicas emitiram um alerta sobre o risco de extinção de algumas espécies, caso dados precisos de procedência sejam divulgados livremente, em particular para espécies exploradas comercialmente. 

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • Todas estão corretas.

    Aumentar a disponibilidade de dados de procedência do material na Internet realmente otimiza o tempo de consulta, mas é uma faca de dois gumes: caso dados precisos de procedência sejam divulgados livremente, isso pode ser um facilitador para o crime de comercialização de espécies raras. Bandidos terão informação precisa em tempo real.

    Gabarito B

  • Mas furto qualificado é furto.

  • é furto mas é qualificado kkkkkkkkkkkk


ID
1704943
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Entre as tarefas de um curador de um museu de história natural, não está necessariamente:

Alternativas
Comentários
  • são tarefas do curador:

    catalogar os itens e organizar as coleções.

    organizar exposições de divulgação científica.

    garantir acesso aos itens das coleções a pesquisadores de outras instituições.

    aprovar intercâmbios de material tombado


ID
1704946
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Um curador de uma coleção de Mastozoologia está organizando uma nova exposição temática para o museu de história natural. Idealmente, ele deverá ter uma formação:

Alternativas
Comentários
  •  Mastozoologia, é o ramo da zoologia que se ocupa do estudo dos mamíferos. Assim o curador precisará entender dessa área.

     


ID
1704949
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Um pesquisador está preparando uma exibição num museu de história natural com base em uma coleção de fósseis. Para isso, ele e sua equipe deverão dominar os seguintes assuntos, exceto:

Alternativas
Comentários
  • A formação teórica dos visitantes é irrelevante para o trabalho do pesquisador e de sua equipe.

     


ID
1704952
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As características listadas abaixo são usadas em taxonomia clássica de procariontes, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Plasmídeos

    Os plasmídeos são pequenas moléculas circulares de DNA bacteriano que atuam principalmente em funções adaptativas.

    Os plasmídeos (ou plasmídios) são moléculas extracromossômicas circulares de DNA bacteriano. Essas moléculas destacam-se por sua capacidade de duplicação independente, ou seja, são capazes de se replicar independentemente do DNA cromossomal. Por esse motivo, em uma célula bacteriana, é possível encontrar várias cópias de plasmídeos.

    → Importância dos plasmídeos para as bactérias

    Normalmente os plasmídeos apresentam funções relacionadas com a sobrevivência de bactérias, garantindo vantagem seletiva. É comum, por exemplo, a presença de plasmídeos com genes que garantem resistência a antibióticos. Existem ainda plasmídeos, chamados de plasmídeos de virulência, que aumentam a capacidade da bactéria de causar doença; plasmídeos que protegem contra substâncias que possam causar dano e aqueles que possibilitam a metabolização de vários substratos.

    Os plasmídeos também possuem uma região com genes que são responsáveis por funções como replicação, manutenção e transferência. Essa região é constante, mas as regiões relacionadas com adaptação são variáveis.

    → Classificação dos plasmídeos

    Existem várias formas de se classificar os plasmídeos, sendo a principal a divisão em dois grupos: conjugativos (ou conjuntivos) e não conjugativos (ou não conjuntivos). Denominam-se de conjugativos aqueles que fornecem à célula a capacidade de realizar a conjugação pela presença de um gene conhecido como tra-gene. Os não conjugativos são aqueles que não apresentam genes para a iniciação da conjugação.

    Os plasmídeos também podem ser classificados de acordo com a função desempenhada por eles:

    Plasmídeos de Fertilidade (F): Plasmídeos com a função de iniciar a conjugação;

    Plasmídeos de Resistência (R): Plasmídeos relacionados com a resistência a antibióticos;

    Plasmídeos de degradação: Plasmídeos que garantem à célula a capacidade de produzir enzimas degradativas;

    Plasmídeos de virulência: Garantem à célula a capacidade de causar doenças;

    Plasmídeos Col: Plasmídeos que possuem genes que determinam a síntese de inibidores (colicinas) de bactérias.

    → Utilização dos plasmídeos na Ciência

    Os plasmídeos são importantes para a Ciência, sendo utilizados na Biotecnologia, em uma técnica de DNA recombinante. Essa técnica isola genes de interesse para os seres humanos e insere-os em plasmídeos. Esse novo plasmídeo é inserido em uma bactéria, que, posteriormente, é clonada. O gene de interesse é então ativado, e a bactéria inicia a produção de proteína. A técnica de DNA recombinante é usada, por exemplo, para estudar determinados genes, para melhoramento de organismos e até mesmo para a produção de substâncias que possam ser utilizadas no tratamento de algumas doenças, como é o caso da produção de insulina.


ID
1704955
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre seleção de genes para fins de sistemática molecular, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    .

    Imagino que o uso deva ser só do gene homólogo devido a divergencia do ancestral comum por causa da especiação, a qual interessa a sistematica molecular.


ID
1704961
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Principalmente na região neotropical, as coleções entomológicas são constantemente ameaçadas por pragas urbanas que podem comprometer sua longevidade e a integridade dos espécimes nelas preservados. Entre as principais pragas estão os próprios insetos. Entre os dispositivos abaixo, a técnica que apresenta a melhor relação custo e benefício para evitar que a coleção seja invadida por pragas é o uso de:

Alternativas
Comentários
  • É simples: reaver é derivado de haver; conjugue, logo, o verbo haver, suprima o H e acrescente RE, por exemplo: vós houveste > reouveste


ID
1704964
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Sobre coleções biológicas, analise as afirmativas a seguir. 

I. Coleções didáticas apresentam um caráter de renovação permanente, mas objetos tombados nestas coleções devem satisfazer aos mesmos critérios do que aqueles em coleções destinadas a pesquisa.

II. Coleções de pesquisa são incrementadas com material biológico obtido por coleta financiada por projetos de pesquisa, mas a manutenção desses acervos sofre pela falta de recursos.

III. Coleções regionais são conseqüência do esforço de coleta em uma área geográfica particular e não apresentam a importância de coleções sem tais limitações.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA: C


ID
1704967
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Filo Arthropoda representa mais de metade da biodiversidade nominal já descrita. A sistemática de Arthropoda é dificultada pelos seguintes pontos, exceto:

Alternativas

ID
1704970
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Leia as seguintes frases sobre coleções microbiológicas e assinale a alternativa correta.

I. O intercâmbio de material microbiológico entre instituições depositárias de coleções microbiológicas não é recomendado pela periculosidade associada ao transporte.

II. A informatização e a disponibilização on-line das coleções científicas, apesar de crescente, esbarra em um sentimento de posse de seus curadores, sentimento este incompatível com o fazer ciência da Biologia.

III. Organismos geneticamente modificados devem ser tombados em coleções específicas para esse material e mantidos em local seguro devido ao grau de periculosidade associada a esses organismos.

Assinale: 

Alternativas

ID
1704973
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Sobre legislação, analise as afirmativas a seguir.

I. A convenção sobre diversidade biológica (CDB) recebeu adesão de pelo menos 187 países que reconhecem que os direitos sobre os recursos biológicos são patrimônio comum da humanidade.

II. É competência do INMETRO designar e apoiar a implantação de centros depositários de material biológico para fins patentários, em cumprimento à Lei de propriedade industrial.

III. Uma problemática associada a gestão da propriedade intelectual de coleções brasileiras é a falta de políticas públicas sobre o assunto associada ao confinamento de pesquisa de caráter aplicado às instituições de ensino ou pesquisa e não às empresas.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

    I. A convenção sobre diversidade biológica (CDB) recebeu adesão de pelo menos 187 países que reconhecem que os direitos sobre os recursos biológicos são patrimônio comum da humanidade. ERRADO. A Convenção foi estabelecida durante a notória ECO-92 – a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), realizada no Rio de Janeiro em junho de 1992 – e é hoje o principal fórum mundial para questões relacionadas ao tema. Mais de 160 países já assinaram o acordo, que entrou em vigor em dezembro de 1993. Fonte: https://www.mma.gov.br/biodiversidade/conven%C3%A7%C3%A3o-da-diversidade-biol%C3%B3gica.html

    II. É competência do INMETRO designar e apoiar a implantação de centros depositários de material biológico para fins patentários, em cumprimento à Lei de propriedade industrial. ERRADO. Caberá ao Inpi designar e apoiar a implantação de um centro depositário de material biológico para fins patentários, em cumprimento à Lei de Propriedade Industrial. Fonte: http://www.dpi.inpe.br/referata/arq/12_candinha/11194.pdf

    III. Uma problemática associada a gestão da propriedade intelectual de coleções brasileiras é a falta de políticas públicas sobre o assunto associada ao confinamento de pesquisa de caráter aplicado às instituições de ensino ou pesquisa e não às empresas. CERTO.


ID
1704976
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Entre abelhas gentilmente cedidas para estudo pelo Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZSP), encontrou-se espécimes que foram trabalhados por SCHROTTKY (1910) e que constituem síntipos de algumas espécies descritas por ele dentro de Anthidium Fabricius, 1804. Para não haver problemas futuros quanto à identificação correta das espécies, achamos conveniente designar os respectivos lectótipos, da mesma forma, para uma espécie descrita por MOURE (1957), cujos síntipos se encontram depositados na Coleção de Entomologia Pe. 1.S. Moure do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná (DZUP). 


                               [Retirado de Revista Brasileira de Zoologia 18 (1): 265 - 269, 2001].

Com base no texto acima, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1704979
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Mudanças taxonômicas são relativamente constantes na literatura. Entre essas mudanças, por exemplo, espécies descritas em um gênero podem ser transferidas para outro já conhecido, ou para um novo gênero recém criado. Assinale a alternativa que representa casos em que esse tipo de mudança taxonômica ocorreu.

Alternativas

ID
1704982
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Recentemente um incêndio provocou a destruição de vários espécimes de serpentes depositadas na coleção do Instituto Butantan, entre eles, alguns exemplares de séries tipo (Holótipos e Parátipos). Entre as atribuições do curador desta coleção podemos esperar que ele:

Alternativas
Comentários
  • Excelente ilustração... Concordo plenamente.

    Comentário claro quinem água.


ID
1704985
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Recentemente, a Revista Zootaxa apresentou a descrição de uma nova espécie de lagarto de uma das ilhas do arquipélago de Galápagos. O inusitado desta publicação é que os autores da nova espécie não coletaram exemplares para serem depositados em uma coleção ou museu. A descrição foi feita com base em exemplares observados no campo e nas medidas de um exemplar que depois de analisado e dele extraído uma amostra de sangue para estudos de DNA, o mesmo foi marcado e solto. Os autores justificaram que, por tratar-se de uma espécie ameaçada, coletar exemplares poderia colocar a frágil população sob ameaça de extinção [Zootaxa 2201: 26–29 (2009)]. Embora não tenham claramente infringido o Código de Nomenclatura Zoológica, com essa atitude, os autores provocaram polêmica. Analise as afirmativas sobre a não inclusão de espécimes em coleções. 

I. Sem vouchers depositados, outros pesquisadores, não poderão verificar a validade do taxon.

II. Futuros estudos taxonômicos com o táxon deverão ser restritos a taxonomia molecular.

III. A descrição sem holótipo não representa qualquer problema.

Assinale:

Alternativas

ID
1704988
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os táxons das coleções biológicas são geralmente organizados com base em categorias lineanas. Assinale a opção correta que ordena essas categorias das superiores para inferiores.

Alternativas

ID
1704991
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Existem vários modos de se neutralizar soluções de formalina, de modo que, quando amostras de tecido são colocadas nesta solução, o pH comece a se alterar. Um dos modos de se conseguir neutralização é a adição de carbonato de cálcio. Entretanto essa estratégia pode apresentar problemas para algumas preparações, analise as afirmativas a seguir sobre tais problemas. 

I. A formalina neutralizada se torna ácida quando grandes amostras são fixadas.

II. A formalina neutralizada não perde sua capacidade de fixar o tecido.

III. Tecidos fixados em formalina apresentam distorções que dificultam processamento e a comparação com outros espécimens não fixados dessa forma.

Assinale:  

Alternativas

ID
1704997
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Diferentes meios são utilizados para conservação de espécimes de insetos. Assinale abaixo a técnica de fixação/preservação usada incorretamente no material.

Alternativas

ID
1705000
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Sobre Cabines de Segurança Biológica, analise as afirmativas a seguir.

I Desde que a exaustão seja feita para o lado externo do prédio, qualquer modelo pode ser utilizado.

II. Deve-se usar o modelo adequado ao material trabalhado.

III. Desde que todos no laboratório estejam devidamente protegidos por máscaras, o modelo tradicional pode ser utilizado.

Alternativas

ID
1705003
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

A maioria das Coleções Biológicas assumiu a responsabilidade de manter amostras de fragmentos de tecido de organismos congelados ou em álcool etílico como fonte de material para estudos moleculares. Tais amostras apresentam um novo desafio para a curadoria de forma ordenada desse material. Assinale a alternativa que apresenta a opção correta de curadoria de amostras para fins moleculares.

Alternativas

ID
1705006
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Sobre as coleções biológicas, podemos afirmar que seu status científico depende e está intimamente ligado a:

Alternativas
Comentários
  • Tese superada pela lei n. 13.537/2017.

  • Tese superada pela lei n. 13.537/2017.

  • CARAAAAACA SE ISSO CAISSE NA PCDF LEVARIA GERAL

  • Colega Paulo, não sei se por algum erro meu, mas pesquisando essa Lei só me aparecem conteúdos relativos a outro assunto que não o comentado pela Rubia Bridi...


ID
1705009
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

A Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz teve a sua origem com base em insetos de importância médica pertencentes à Ordem:

Alternativas

ID
1705012
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

É recomendado que cada estirpe em uma coleção de microorganismos seja mantida por, pelo menos, dois procedimentos diferentes. Pelo menos um desses procedimentos deve ser por liofilização ou crio-preservação pois esses métodos:

Alternativas

ID
1705015
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Devido às grandes diferenças com respeito a patogenicidade dos microorganismos, estes têm sido classificados pela Organização Mundial de Saúde de acordo com seu perigo para a comunidade e para o indivíduo trabalhando no laboratório. Os microorganismos classificados no grupo de risco 4 são aqueles com:

Alternativas

ID
1705018
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Zoologia

Representantes da comunidade de zoólogos brasileiros identificaram fatores coincidentes que poderiam constituir sérios impedimentos para a manutenção das coleções zoológicas brasileiras com consequências diretas para a capacidade gerencial da nossa biodiversidade. Assinale abaixo o fator que não estaria relacionado a tal impedimento.

Alternativas

ID
1705021
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Analise os itens sobre funções dos Centros de Recursos Biológicos (CRBs).

I. Preservação de plasmídeos cultivados em células apropriadas.

II. Depositários de material envolvido em processos de patente.

III. Preservação de tecidos de plantas de interesse biotecnológico.

Assinale:

Alternativas

ID
1705024
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Em matéria jornalística publicada sobre o Incêndio que destruiu mais de 500 mil amostras do Instituto Butantan, os seguintes depoimentos foram descritos: O diretor do Instituto afirmou ao Jornal que o estrago foi muito grande, onde o prejuízo material você recupera, mas o científico, não. Na mesma matéria, um respeitado herpetólogo - especialista em répteis e anfíbios da Universidade de São Paulo (USP) falou que o incêndio foi um desastre de proporções incalculáveis, onde perdemos um patrimônio insubstituível da história biológica do País (modificado em parte de matéria publicada no Estadão.com.br em 15 de maio de 2010).

Analise as afirmativas sobre algumas soluções para garantir a manutenção das coleções científicas brasileiras. 

I Seguro financeiro que garanta a reposição de holótipos da coleção danificada ou destruída.

II. Recursos financeiros para ampliação de uma infraestrutura adequada.

III. Utilização de líquidos não-inflamáveis, mais caros, para fixar e preservar os espécimes das coleções científicas.

Assinale: 

Alternativas

ID
1705027
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Na preservação de sifonápteros (pulgas), utilizam-se alguns métodos que incluem diafanização; desidratação; clarificação e montagem entre lâmina e lamínula. Dentre estas técnicas, na clarificação adequada do material científico podem ser utilizados as seguintes substâncias:

Alternativas

ID
1705030
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Sobre a rotulagem de etiquetas para espécimes ou lâminas de espécimes em coleções biológicas relacionada à saúde pública, analise as afirmativas sobre os dados que melhor garantem o caráter científico à coleção.

I. Data e local (País, Estado, Cidade) de coleta.

II. Coletor.

III. Hospedeiro, quando houver.

Assinale: 

Alternativas