SóProvas



Prova FUNCAB - 2013 - IPEM-RO - Economista


ID
968845
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“[...] redefiniu as fronteiras entre as Américas Portuguesa e Espanhola, anulando o estabelecido no Tratado de Tordesilhas: Portugal garantia o controle da maior parte da Bacia Amazônica, enquanto que a Espanha controlava a maior parte da baixa do Prata. Neste Tratado, o princípio do usucapião (utipossidetis), que quer dizer a terra pertence a quem a ocupa, foi levado em consideração pela primeira vez.” 

(Retirado do site: http://www.ibge.gov.br/brasil500/constrterrit/territ_legalizado.html>em27/12/2012)

A redefinição do território colonial brasileiro foi realizada por meio de alguns tratados. O tratado ao qual o texto faz referência é o de:

Alternativas
Comentários
  • O Tratado de Tordesilhas – oficialmente demarcador das fronteiras entre Espanha e Portugal – nunca conseguiu ser totalmente respeitado, sendo portanto substituído pelo Tratado de Madrid, assinado na capital espanhola a 13 de janeiro de 1750, entre os reis de Portugal e da Espanha.

    Este tratado tornou-se responsável por determinar os limites entre as duas colônias sul-americanas, acabando definitivamente com as contendas. O Tratado de Madrid foi preparado cuidadosamente a partir do Mapa das Cortes, favorecendo as colônias portuguesas em prejuízo aos direitos dos espanhóis. Os diplomatas portugueses eram muito espertos e basearam-se no princípio do Uti Possidetis – direito de posse – para definir como se daria a divisão territorial, trabalhando também para a vitória portuguesa. Pelo Uti Possidetis a terra deveria ser ocupada por aqueles já se encontravam estabelecidos nela, com residência fixa e trabalho nas redondezas. Desta forma os portugueses se firmaram no grande território que hoje forma o Brasil.

     

    FONTE: http://www.infoescola.com/historia/tratado-de-madrid-de-1750/

  • LETRA B

     

    O tratado que anulou o estabelecido no Tratado de Tordesilhas foi o de Madri (1750).


ID
968851
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em relação a sua face sudeste, o estado de Rondônia faz fronteira com:

Alternativas
Comentários
  • Mato Grosso e Bolívia. 

  • Há um erro de formulação de questão, tendo em vista que "fronteira" não é o termo adequado para se referir a limite territorial entre Estados de um mesmo país. Assim, em relação a sua face sudeste, Rondônia faz divisa com Mato Grosso e fronteira com a Bolívia.

    Logo, o termo "divisa" é utilizado para a separação de dois estados dentro de um mesmo país, por exemplo: a divisa entre Rondônia e Mato Grosso e quando se tratar de municípios o termo será "limite".

    Fronteira é usada para a separação de Estados distintos, por exemplo: a fronteira entre o Brasil e Bolívia.

  • NORTE - Amazonas

    SUL - Bolívia

    LESTE - Mato Grosso

    OESTE - Acre


  • Fronteira SUDESTE com Bolívia? ai ai kkk

    Alguém ajuda aí kkkkk Buguei

    Rondônia não faz fronteira ao Oeste e Sul com a Bolívia?

    OESTE+SUL=SULDOESTE


ID
968854
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A rede hidrográfica do estado de Rondônia é representada pelo rio Madeira e seus afluentes, que formam bacias hidrográficas significativas. NÃO compõe a hidrografia de Rondônia a seguinte bacia hidrográfica:

Alternativas
Comentários
  • A rede hidrográfica do Estado de Rondônia é representado pelo Rio Madeira e seus afluentes, que formam oito bacias significativas:

    - Bacia do Guaporé

    - Bacia do Mamoré

    - Bacia do Abunã

    - Bacia do Jamari

    - Bacia do Aripunã

    - Bacia do Jacy-Paraná

    - Bacia do Ji-Paraná

    - Bacia do Muntum-Paraná


    Logo, não que se falar que a a bacia hidrográfica do Paraná pertence a hidrografia de Rondônia.


ID
968857
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A origem do nome do atual estado de Rondônia deve-se a uma homenagem ao sertanista Marechal Cândido Rondon, personagem importante na ocupação da região. O início das expedições de Rondon que ampliaram o conhecimento da região Norte foi motivado pela famosa Comissão Rondon, que consistia na:

Alternativas
Comentários
  • QUEM FOI MARECHAL RONDON?

     Parte 1

    Cândido Mariano da Silva Rondon nasceu em Mimoso, no estado do Mato Grosso, no dia 5 de maio de 1865. Filho de Cândido Mariano da Silva e Claudina de Freitas Evangelista da Silva, perdeu os pais muito cedo e foi criado em Cuiabá pelo tio, de quem herdou e incorporou o sobrenome "Rondon".

    Tornou-se professor primário aos 16 anos mas optou pela carreira militar servindo como soldado no 2o Regimento de Artilharia a Cavalo, e ingressando dois anos depois na Escola Militar da Praia Vermelha. Em 1886 entrou para a Escola Superior de Guerra onde assumiu um papel ativo no movimento pela proclamação da República. Fez o curso do Estado Maior de 1ª Classe e foi promovido a alferes (atual "aspirante-aoficial"). Graduou-se como bacharel em Matemática e em Ciências Físicas e Naturais e participou dos movimentos abolicionista e republicano por volta de 1890. Em 1889, Rondon participou da construção das Linhas Telegráficas de Cuiabá, assumindo a chefia do distrito telegráfico de Mato Grosso, e foi nomeado professor de Astronomia e Mecânica da Escola Militar, cargo do qual se afastou em 1892. Entre 1900 e 1906 dirigiu a construção de mais uma linha telegráfica, entre Cuiabá e Corumbá, alcançando as fronteiras do Paraguai e da Bolívia.


    Começou a construir a linha telegráfica de Cuiabá a Santo Antonio do Madeira, em 1907, sua obra mais importante. A comissão do Marechal foi a primeira a alcançar a região amazônica. Nesta mesma época estava sendo feita a ferrovia Madeira-Mamoré, que junto com a telegráfica de Rondon ajudaram a ocupar a região do atual estado de Rondônia. Rondon fez levantamentos cartográficos, topográficos, zoológicos, botânicos, etnográficos e lingüísticos da região percorrida nos trabalhos de construção das linhas telegráficas. Por sua contribuição ao conhecimento científico, recebeu várias homenagens e muitas condecorações de instituições científicas do Brasil e do exterior.

  • Parte 2

    Foi convidado pelo governo brasileiro para ser o primeiro diretor do Serviço de Proteção aos Índios e Localização dos Trabalhadores Nacionais (SPI), criado em 1910. Incansável defensor dos povos indígenas do Brasil ficou famosa a sua frase: "Morrer, se preciso for; matar, nunca."

     


    Entre 1919 e 1925, foi diretor de Engenharia do Exército e, após sucessivas promoções, chegou a general-de-divisão. Em 1930, solicitou sua passagem para a reserva do Exército. Nos anos 40 virou presidente do Conselho Nacional de Proteção aos Índios (CNPI), cargo em que permaneceu por vários anos. Em 1955, o Congresso Nacional conferiu-lhe a patente de marechal. E no ano seguinte, o então estado de Guaporé, passou a ser chamado de Rondônia em homenagem ao seu desbravador. Faleceu no Rio de Janeiro, em 19 de janeiro de 1958, com quase 93 anos.

  • CORRETA:

    a)

    instalação de linhas telegráficas estratégicas pelo interior.


  • Essa é pra não zerar na prova

  • Linhas telegráficas = Marechal Cândido Rondon


ID
968971
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

CAPÍTULO I


Da Criação do Estado de Rondônia


 Art. 1º - Fica criado o Estado de Rondônia, mediante a elevação do Território Federal do mesmo nome a essa condição, mantidos os seus atuais limites e confrontações. 


Art. 2º - A Cidade de Porto Velho - será a Capital do novo Estado.



 A criação do estado de Rondônia efetivou-se através da Lei Complementar n° 41, de 22 de dezembro de 1981, que elevou o Território Federal já existente à condição de Estado, mantendo seus limites e fronteiras. Respectivamente, era Presidente do Brasil e foi instituído como primeiro governante do Estado na ocasião: 

Alternativas
Comentários
  • *O PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar:
    LEI COMPLEMENTAR Nº 41, DE 22 DE DEZEMBRO DE 1981

    CAPÍTULO I - Da Criação do Estado de Rondônia...
    Brasília, 22 de dezembro de 1981; 160º da Independência e 93º da República.

    João Batista de Oliveira Figueiredo

    **Em 22 de dezembro de 1981, Rondônia é elevado à categoria de estado e, em 04 de Janeiro de 1982 é empossado o Coronel Jorge Teixeira de Oliveira como o primeiro governador do 23º estado do Brasil

  • O Estado de RO não foi criado, ele foi elevado a condição de Estado em 81, no período da ditadura militar (64 a 85). Antes de 81 era um território federal. 

     

    Histórico: 

    1943 – Criação do Território Federal do Guaporé. Presidente: Getúlio Vargas. 1º Governador nomeado: Aluízio Pinheiro Ferreira. Obs.: Tinha 4 municípios (Porto Velho, Lábrea, Guajará-mirim e Santo Antônio do Alto do Madeira). Posteriormente ficou só com Porto Velho e Guajará-mirim.

    1956 – Passou a se chamar Território Federal de Rondônia em homenagem ao Marechal Candido Mariano da Silva Rondon. Presidente: JK. 1º Governador deste período (nomeado): Jaime Araújo dos Santos. Obs.: foram criados mais 5 municípios (Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena).

    1981 – O território é elevado a condição de Estado. Presidente: João Baptista Figueiredo. 1º Governado do Estado: Jorge Teixeira de Oliveira (nomeado). Obs.: 1º Governador eleito pelo voto Direto foi Jerônimo Garcia de Santana.

  • GABARITO: Letra D

    Nome---------------------------------------Ano------------Presidente----------------------Governador

    Território Federal do Guaporé ---- 1943 ----- Getúlio Vargas -------------------Aluísio Ferreira

    Território Federal de Rondônia --- 1956 --------------J.K----------------------------José Ribamar ou Jaime Araújo

    Estado de Rondônia ---------------1981/1982 -- João B. Figueiredo --------- Jorge Teixeira de Oliveira.


ID
968974
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sabendo que a elasticidade-preço da demanda do bem X é igual a 1,25, que houve uma diminuição de sua quantidade demandada num percentual de 25% e que seu preço, num instante anterior, era de R$ 10,00, pode-se afirmar que seu preço atual:

Alternativas
Comentários
  • Epd = %dQ / %dP

    1,25 = -25% / %dP

    %dP = 20%

    P (inicial): 10

    P (final): 12

    d = delta (variação).



ID
968977
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A teoria da Economia do “Bem-estar” baseia-se na política de não intervenção, conhecida pela expressão, em francês, laissez-faire e utiliza como medida do bem-estar econômico de uma sociedade:

Alternativas

ID
968980
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A renda de equilíbrio (ye ), equivalente a um nível de oferta agregada (y° ), dada uma função de consumo C= 40 + 0,75y, será de:

Alternativas
Comentários
  • Y=C+I+G


    Como C=40+0,75Y, 

    Y=40+0,75Y, logo 

    0,25Y = 40

    Y=160

    B

  • Essa questão é bastante conceitual, com um pouco de matemática básica.

    Para Keynes (essa matéria é teoria keynesiana, com economia fechada (sem importações e exportações) e sem governo(sem impostos e investimentos do governo), toda a renda é gasta (consumo). Logo, sua renda (Y) é igual seu consumo (C). O consumo de todos (ou sua necessidade de consumo) dá origem a demanda agregada (AD). 

    O equilíbrio acontece quando AD = Y = C (tudo que é feito e comprado com todo o dinheiro disponível).

    No exercício diz-se que Consumo = 40+0,75Y, e pergunta qual a renda (Y) de equilíbrio. Se Y=C, então:

    Y=40+0,75Y.

    Aí é só matemática básica e partir pro abraço!




ID
968983
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Arepresentação gráfica que ilustra as preferências do consumidor, analisando variadas cestas de bens e serviços que ele está disposto a adquirir com determinado nível constante de bem-estar é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Curva de Indiferença:

    uma curva que mostra as combinações de consumo que proporcionam ao consumidor o mesmo nível de satisfação.

    Fonte: http://www.academia.edu/4726146/Curvas_de_Indiferen%C3%A7a


ID
968986
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Seja o equilíbrio do lado real da economia (IS) dado pela equação i = 4 – 0,02y e o equilíbrio do lado monetário expresso por i = 1,5 + 0,03y, onde i representa a taxa de juros e Y, o nível de renda.
Assim, a taxa de juros e o nível de renda que equilibram, simultaneamente, os lados real e monetário dessa economia são:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra E

    Basta igualar as equações:

    4 – 0,02y = 1,5 + 0,03y

    0,05y = 2,5

    y = 50 (letra E)

    Substituindo y = 50 em qualquer uma das equações acima:

    i = 1,5 + 0,03*50 = 1,5 + 1,5 = 3,0%


ID
968989
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Ao comparar taxas de inflação e taxas de d e s emp r e g o , notam- s e determinadas características, a saber: a inflação será positiva se o desemprego estiver abaixo da taxa natural de desemprego (taxa de desemprego compatível com o pleno emprego); a inflação será zero, se a taxa de desemprego for igual à taxa natural e haverá deflação se o desemprego estiver acima da taxa natural de desemprego. Essas afirmações, que mostram uma relação inversa entre inflação e desemprego, referem-se à:

Alternativas
Comentários
  • ilustração gráfica da CURVA de PHILLIPs 

    relação: tx. de desemprego x inflação

    http://www.peoi.org/Courses/Coursessp/mac/Resources/iphillips.gif

    bons estudos!

  • Teoria Evolucionista, biologia;

    Teoria Inercialista, nunca ouvi falar, mas se existir, deve ser da física;

    Cuva de Phillips, relação entre inflação e desemprego (correta);

    Teoria Behaviorista, pedagogia.

    Curva IS-LM, mercado de bens e serviços; e mercado monetário.

     

     

     


ID
968992
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A Poupança Interna é determinada pela expressão:

Alternativas
Comentários
  • Poupança interna = Poupança privada + poupança do governo

    Poupança do governo = O que arrecada (impostos) - o que gasta (gastos)


    Poupança interna = Poupança privada + impostos - gastos do governo

    A

  • destinador (significado): que ou aquele que emite a mensagem destinada a alguém; emissor, locutor.


ID
968995
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Ocorre o equilíbrio do monopolista quando:

Alternativas
Comentários
  • A maximização de lucros ocorre quando Rmg = Cmg, independentemente da estrutura de mercado.


ID
968998
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O deficit operacional é considerado a medida mais apropriada para mostrar as reais necessidades de financiamento do setor público e é determinado pelo(a):

Alternativas
Comentários
  • Déficit operacional (Necessidade de Financiamento do Setor Público – Conceito operacional): é medido pelo déficit primário acrescido dos pagamentos de juros da dívida passada. Em outras palavras, é o déficit nominal, excluindo a correção monetária e cambial. [...] Podemos, então, concluir que o déficit operacional significa: déficit operacional = déficit primário [gastos públicos correntes > receita fiscal corrente] + pagamentos de juros reais

    Fonte adaptada: Celso Natale, Estratégia.

    Gabarito: Letra A.

    Bons estudos!


ID
969001
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Ao analisar os custos de produção de uma empresa, segregados em custos fixos e custos variáveis, num espectro de curto prazo, verifica-se que:

Alternativas

ID
969004
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A estrutura de mercado que é caracterizada pela existência de um relativamente reduzido número de produtores e vendedores que fabricam bens substitutos próximos entre si e que, nos dias atuais, prevalece no mundo ocidental, inclusive no Brasil, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • "Outra situação de mercado imperfeito é o oligopólio, caracterizado pela existência de um reduzido número de produtores e vendedores fabricando bens que são substitutos próximos entre si. Nesse sentido, considerando que todos os produtores são importantes, ou possuem uma faixa significativa do mercado, as decisões sobre o preço e a produção de equilíbrio são interdependentes, porque a decisão de um agente influi diretamente no comportamento econômico dos outros. (PINHO; VASCONCELLOS, 2003)"

    http://www.bnb.gov.br/projwebren/exec/artigoRenPDF.aspx?cd_artigo_ren=1284

  •  a) concorrência perfeita: nenhum participante tem tamanho suficiente para ter o poder de mercado para definir o preço de um produto homogêneo. 

      b) monopólio bilateral: mercado onde coexistem o monopólio da oferta e da demanda, e onde tanto o vendedor quanto o comprador podem influenciar diretamente os preços, ou seja, nesses mercados, tanto o vendedor que está em um monopólio ou oligopólio ou o comprador que está em monopsônio ou oligopsônio podem determinar os preços

      c) concorrência monopolista: são produzidos produtos distintos, porém, com substitutos próximos passíveis de concorrência, não exercendo um monopólio e não vivendo a situação de concorrência perfeita, por isso esse tipo de estrutura de mercado é considerada intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio.

      d) monopsônio: único comprador para o produto de vários vendedores 

      e) CORRETO.



ID
969007
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O estabelecimento de regras particulares ou ações especí f icas implementadas por agências administrativas para interferir direta ou indiretamente em mecanismos de alocação de mercado, decisões de oferta e demanda de consumidores e produtores, define a Regulamentação dos Mercados, que tem como um de seus instrumentos:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    A agência reguladora visa estruturar os monopólios naturais, quando uma empresa, devido à grande economia de escala, pode produz para todo o mercado a um custo menor ao que existiria caso houvesse várias empresas (exemplo: ADASA, SANEAGO).

    • Para que marcou a D

    As agências reguladoras não estruturam a concorrência imperfeita (ou concorrência monopolística), que é caracterizada por inúmeras empresas; produto diferenciado e substitutivos; livre acesso de firmas ao mercado (exemplo: creme dental Close Up, Colgate, Sensodyne)

    Já os incentivos financeiros, por meio de impostos e subsídios, podem reduzir os custos operacionais das empresas reguladas, o que ajuda fomentar a expansão do setor.

    Fonte adaptada: Economia Micro e Macro, de Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos; 4º Ed.


ID
969010
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Joe Bain, na década de 1950, forneceu importantes subsídios ao estudo das barreiras à entrada de concorrentes potenciais em determinado mercado.
Nesses estudos, fator relevante foi a definição de entrada, como sendo:

Alternativas

ID
969013
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Senhoriagem ( Seignoriage ) temo significado de:

Alternativas

ID
969016
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O desenvolvimento econômico tem como metas mudanças de caráter quantitativo nos níveis do produto nacional, alterações na composição do produto e alocação dos recursos nos diversos setores da economia e, tal processo, para ser caracterizado, exige a observação, ao longo do tempo, da existência, entre outros fatores, de:

Alternativas

ID
969019
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A soma dos Impostos Diretos, Impostos Indiretos e Outras Receitas Correntes do Governo, subtraída do Produto Nacional Líquido a preços de mercado, acrescido das Transferências do Governo ao Setor Privado e dos subsídios, tem como resultado a:

Alternativas

ID
969022
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No modelo Harrod-Domar, de crescimento econômico, considerando a função poupança igual a S = 0,25y e uma relação capital-produto igual a 3,0 , pode-se afirmar que, em situação de equilíbrio, a taxa de crescimento da renda é igual a:

Alternativas
Comentários
  • A TAXA DE CRESCIMENTO em Harrod Domar É DADA POR: y=s/v, sendo que v=k/y.

    Assim, Y=0.25y/3 -- y=0.083 ou 8.3%


ID
969025
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O aumento na força de trabalho, derivado do crescimento demográfico e da imigração e o aumento do estoque de capital, são duas das fontes do:

Alternativas

ID
969028
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere as seguintes notações:

 

  • PNLcf = Produto Nacional Líquido, a custo de fatores,
  • d = depreciação, 
  • Ti =Tributos indiretos, 
  • Sub = Subsídios, 
  • RR= Renda Recebida do Exterior e 
  • RE= Renda Enviada ao Exterior.

  Para determinar o Produto Interno Bruto, a preços de mercado, a expressão a ser utilizada deve ser igual a:

Alternativas

ID
969031
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Determinado bem tem sua demanda expressa pela função linear qx = 25 – 1,3p + 0,7p + 18R.
Pode-se afirmar que tal bem é normal e substituto do bem Y , porque os sinais dos coeficientes, na função, são respectivamente:

Alternativas

ID
969034
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Algumas atividades econômicas geram custos a terceiros e, algumas outras, geram benefícios. A educação é uma atividade que gera muitos benefícios, pois uma população mais instruída leva a um governo melhor, o que é benéfico para toda a população, quando tal melhoria não afetar somente o consumidor da educação, mas também, outras pessoas, ou seja, o valor social émaior do que o valor privado. Esse impacto das ações de uma pessoa sobre o bem-estar de outras que não tomam parte da ação, é denominado:

Alternativas
Comentários
  • externalidade.

    Situação resultante da tomada de decisões por organizações econômicas, que acarreta custos ou benefícios para outras pessoas ou organizações que não estavam envolvidas nem foram consultadas.


ID
969037
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Algumas transações que ocorrem no mercado são excluídas, ou não consideradas na determinação do Produto Nacional. Entre elas, está a atividade de:

Alternativas

ID
969040
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma comparação conceitual entre rendimentos decrescentes de escala e a lei dos rendimentos decrescentes aponta que não se deve confundi-los, porque:

Alternativas

ID
969043
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O proprietário de um estabelecimento comercial deseja investir R$ 5.000 na aquisição de frigoríficos. Ele projeta fluxos anuais de R$ 1.500, R$ 1.800, R$ 2.400 e R$ 2.800. Uma análise inicial, utilizando o método de Payback Simples, mostrou que o retorno ocorrerá em:

Alternativas
Comentários
  • ano   fluxo de caixa     Saldo

     0      - 5.000,00         -5.000,00

    1        1.500,00          -3.500,00 

    2        1.800,00          -1.700,00

    3        2.400,00              700,00        

    4        2.800,00           3.500,00

      Cálculo

    2 + 1.700,00/2.400,00 =  2.7083   2 anos  0,7083 *12= 8,5  meses    e  .5*30= 15      


    gab B 

    2 Anos 

    8 Meses

    15 Dias

    Espero ter ajudado


                                              

          

  • por que colocou "2+" por favor gostaria de uma explicação...obrigada.


ID
969046
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Segundo Patrick Gremaud e Bobik Braga, “os cartéis são organizações de produtores ou indústrias dentro de certo setor ou atividade, e determinama política de preços para todos os associados, fixando cotas para cada um. É estabelecido como forma de evitar guerra de preços que pode trazer resultados ruins para todos. Um produtor, individualmente, pode melhorar sua situação se romper o acordo, reduzindo seu preço e conquistando, assim, uma fatia maior de mercado. Essa possibilidade pode se constituir num desestímulo à formação do cartel se os produtores pensarem estrategicamente.” Este é um exemplo de fenômeno ou problema econômico para o qual é de grande utilidade, para melhor compreensão, a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Um dos exemplos clássicos da Teoria dos Jogos no mundo dos negócios aparece quando analisamos um ambiente econômico caracterizado pelo oligopólio – mercados constituídos por pequeno número de firmas, as quais possuem relativo poder de mercado para estabelecer os preços e quantidades de seus produtos.

    Fonte: https://centroeducacionalonline.com.br/teoria-dos-jogos-aplicada-estrategia-de-negocios/#:~:text=Um%20dos%20exemplos%20cl%C3%A1ssicos%20da,seus%20produtos%20%E2%80%93%20pois%20aqui%20a


ID
969049
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere uma função de produção do tipo Cobb-Douglas Y = 2,2 .K0,5 .L0,5 , sendo Y , o produto, K e L , os fatores Capital e Trabalho, cuja disponibilidade é Capital (K) = 100 e Trabalho (L) = 121. Se ambos os fatores forem plenamente empregados, a produtividade média da mão de obra será:

Alternativas
Comentários
  • CALCULANDO A PRODUÇÃO:

    Y = 2,2 .K0,5 .L0,5
    Y = 2,2 .1000,5 .1210,5 #substituído os valores de K e L
    Y = 2,2 . 1001/2 .1211/2 #lembrando que X1/2 = √X
    Y = 2,2 . 10 .11 #resolvidas as raizes quadradas
    Y = 242  #resolvida a multiplicação


    A PRODUTIVIDADE MÉDIA DA MÃO DE OBRA (PMMO) é igual a PRODUÇÃO (Y)/ MÃO DE OBRA(L), logo

    PMMO = Y/L
    PMMO = 242 / 121 = 2



ID
969052
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O salário mensal de determinada categoria de trabalhadores era de R$ 800, em 2011 e R$ 1.000, em 2012. Os índices de custo de vida correspondentes foram de 110 e 220, respectivamente para 2011 e 2012. Pode-se afirmar que o salário real da categoria em 2011, em moeda constante de 2012 é:

Alternativas

ID
969055
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em uma análise gráfica, a curva de demanda de determinado bem sofre um deslocamento para a direita, em relação à posição anterior, motivado por uma alteração na Renda de seus consumidores. No mesmo período, um bem, relacionado ao primeiro, tem uma considerável diminuição em sua demanda. Pode-se af i rmar que os dois bens são, respectivamente:

Alternativas

ID
969058
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma empresa deseja avaliar um investimento em um novo equipamento para produção, cujo custo inicial é de R$ 8.000,00. São esperados retornos anuais, a partir do final do 2º ano, de R$ 2.500,00, R$ 4.000,00 e R$ 2.500,00. Ao final do 4º ano, o equipamento poderá ser negociado por seu valor residual, estimado em R$ 3.200,00. Sendo o custo de capital da empresa igual a 10%, a decisão sobre o investimento deverá ser de:

Alternativas
Comentários
  • VPL = (2.500/1,21 + 4.000/1.331 + 2.500/1,4641 + 3.200/1,4641) – 8.000

      VPL = (2.066,12 + 3.005,26 + 1.707,53 + 2.185,64) – 8.000

      VPL = 8.964,55 – 8.000 = R$ 964,55, positivos. Letra E.


ID
969061
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Certo produto tem suas escalas de oferta e demanda representadas, respectivamente, pelas equações QO =1000 + 28p e QD = 1315 – 42p, sendo QO , a quantidade ofertada, QD , a quantidade demandada e p, o preço. Seu preço de equilíbrio e a quantidade de equi líbrio, no mercado em que atua são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    1000 + 28p = 1315 – 42p => 70p = 315 => p = 4,5

    Q =1000 + 28*4,5 => Q = 1000 + 126 => Q = 1126.

     


ID
969064
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Ocorrendo um aumento de produção no curto prazo, a consequência será uma diminuição:

Alternativas

ID
969067
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A relação existente entre o PIB nominal (PIB monetário igual ao PIB real vezes o nível geral de preços) e o saldo dos meios de pagamento (M1) define:

Alternativas
Comentários
  • Teoria Quantitativa da Moeda (TQM)

    M x V = P x Y

    V = (P x Y) / M

    V = velocidade renda da moeda (gabarito)

    obs.: lembrando que V e Y são constantes para essa corrente teórica


ID
969070
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere que, numa hipótese absurda, as taxas de inflação de três períodos anuais consecutivos foram de 10%, 15% e 20%. A inflação total do período foi, então, de:

Alternativas
Comentários
  • 1,1*1,15*1,2 = 1,518


ID
969073
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A ação esperada do Banco Central visando a diminuir o volume dos meios de pagamento é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    O redesconto é um empréstimo que os bancos comerciais recebem do Banco Central para cobrir eventuais problemas de liquidez. A taxa de juros sobre esses empréstimos é chamada taxa de redesconto. Quanto maior for a taxa de redesconto cobrada pelo Banco Central aos outros bancos, menores serão os valores demandados pelos bancos ao BACEN. Assim, menores serão os valores que esses bancos colocarão a disposição das pessoas para que possam, por exemplo, financiar uma casa. Ocorre, portanto, redução dos meios de pagamentos.

  • LETRA "B"

    O BCB quer tirar dinheiro da economia (diminuir volume de pagamentos)

    a) reduzir a reserva compulsória dos bancos comerciais.

    Se ele reduzir a reserva compulsória, os bancos terão mais dinheiro para emprestar. Isso aumenta a quantidade de dinheiro em circulação na economia.

    b) aumentar a taxa de redesconto bancário.

    Correto. O redesconto é a taxa que o BCB cobra para emprestar dinheiro aos bancos. Se ele aumenta, quer dizer, se ele diz: "olha banco, agora não é mais 10% que eu vou cobrar pra te emprestar, é 40%." Os bancos não vão pegar mais esse dinheiro, o que, por consequência, gera uma diminuição da quantidade de dinheiro na economia.

    c) reduzir a taxa de juros para desconto de títulos comerciais.

    Se ele reduzir a meta da taxa de juros, a SELIC, os bancos acabam por reduzir seus juros ao cliente. Estes, por consequência, vão querer pegar dinheiro emprestado (já que os juros dos bancos estão baratinhos). Essa medida aumenta a quantidade dinheiro na economia.

    d) adquirir títulos da dívida pública.

    Quando o BCB adquire títulos da dívida pública, quer dizer, quando ele compra títulos da dívida pública dos bancos, por exemplo, acaba por colocar dinheiro no mercado.

    e) aumentar a emissão de papel-moeda.

    Ao emitir moeda (colocar $$ em circulação), o BCB aumenta a quantidade de dinheiro na economia.


ID
969076
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Para que a curva IS ( investment-savings ) se desloque para a direita é necessário que se adote qual medida de política econômica?

Alternativas
Comentários
  • veja:

    se reduzem os impostos = as pessoas têm que descontar uma parcela menor de sua renda para pagar seus impostos (sua renda disponível aumenta) = sobra mais grana para as pessoas.

    Isso é o que prega um deslocamento da curva IS para direita!

    bons estudos1