Vias urbanas:
Vias de trânsito rápido: caracterizada por ter o trânsito livre, sem acessibilidade direta e sem travessia de pedestres.
Arterial: vias controladas por semáforos, caracterizadas por interseções em nível que permitem acesso aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais. Possibilita o trânsito entre as regiões da cidade.
Coletora: como o próprio nome, coleta e destina o trânsito dos veículos de acesso rápido.
Local: caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinadas ao acesso local ou áreas restritas.
Para responder a questão, vamos lembrar do conceito de mobilidade e acessibilidade urbana.
De acordo com o Manual de Projeto Geométrico de Travessias Urbanas do DNIT, mobilidade é o grau de facilidade para deslocar-se, é a fluidez. Já a acessibilidade é o grau de facilidade que oferece uma via para conectar a origem de uma viagem com seu destino.
Os conceitos de mobilidade e acessibilidade são inversos. Ou seja, quanto maior a acessibilidade de uma via, menor a sua mobilidade e quanto maior a sua mobilidade, menor sua acessibilidade.
Podemos então dizer que, em vias com menor capacidade de geração de viagens (vias locais), a acessibilidade é maior e a mobilidade é menor. Já nas vias com maior capacidade (vias arteriais), a acessibilidade é menor e mobilidade é maior.
Para você entender melhor, faça a seguinte relação: a via local é a rua da sua casa ou as ruas do seu bairro. Note que nessas ruas, você se desloca facilmente e acessa a vizinhança e os comércios locais, pois há pouco trânsito de veículos. Por isso dizemos que a acessibilidade é alta. No entanto, para você acessar outros pontos da cidade, há limitações. Neste caso você precisa acessar outras ruas e avenidas. É por isso que a mobilidade é baixa.
A figura a seguir, ilustra bem a relação entre mobilidade/acessibilidade das vias (ver figura):
Pensando em acessibilidade:
Locais > Coletoras > Arteriais
Pensando em mobilidade:
Locais < Coletoras < Arteriais
Voltando ao comando da questão:
“As vias ARTERIAIS apresentam maior mobilidade que as vias COLETORAS, que, por sua vez, apresentam menor acessibilidade que as vias LOCAIS."
Gabarito do Professor: Letra A.
Vale lembrar que:
- Via arterial: coleta o tráfego das vias coletoras e o canaliza para as vias expressas e vice-versa.
- Via coletora: coleta o tráfego das vias locais e o canaliza para as vias arteriais e vice-versa.
- Via local: função principal de prover acesso às propriedades adjacentes.
FONTE:
Código de Trânsito Brasileiro (CTB).Lei Nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997. Brasília: 1997.