SóProvas



Prova FUNDATEC - 2020 - Prefeitura de Cristinápolis - SE - Engenheiro Civil


ID
5111845
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cristinápolis - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No dia 12 de setembro de 2019, foi realizado um levantamento referente à infestação por Aedes aegypti e pôde-se observar queda de 3,8 em relação ao último resultado. No mês de julho, o índice era de 5,0 IPP, já no mês de setembro caiu para 1,2 IPP. Desse modo, o risco de surto diminuiu graças ao esforço conjunto entre a população e os agentes de endemias e de saúde do município, através da Secretaria Municipal de Saúde. É um trabalho contínuo dos agentes e conta com a participação efetiva da população. Nesse sentido, como é chamado o mapeamento rápido dos índices de infestação por Aedes aegypti, fundamental para o controle da Vigilância Entomológica no Brasil?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti – LIRAa/LIA

    O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti consistem em um método simplificado para obtenção rápida de indicadores entomológico e permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti . 

    O Sistema LIRAa/LIA auxilia as analises entomológicas e fornece informações sobre índices Predial (% de imóveis positivos, Breteau (% de depósitos positivos) e de tipo de recipiente (tipo de depósito positivos, predominante) com vistas na otimização e direcionamento das ações de controle de vetor, facilita a delimitação de áreas de risco entomológico, permite a avaliação de metodologias de controle além de contribuir para as atividades de comunicação e mobilização por meio de ampla divulgação dos resultados dos índices para os parceiro internos e externos (população).

    Fonte: http://vigilancia.saude.mg.gov.br/index.php/liraa-lia/

  • Por eliminação só pode ser a D.


ID
5111851
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cristinápolis - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia a seguinte notícia divulgada no site da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, de 03/01/2020:

“O Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), teve, em 2019, um grande foco na alfabetização e correção de fluxo dos alunos da rede pública de ensino. Com o objetivo de implementar uma política de Estado que tenha como foco a alfabetização de todos os estudantes da rede pública matriculados nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, com ganhos maiores em Língua Portuguesa e Matemática, o Governo lançou, em 29 de agosto, o programa "Alfabetizar pra Valer". A iniciativa consiste no Pacto Sergipano pela Alfabetização na Idade Certa e visa garantir a melhoria do atendimento escolar aos estudantes do ciclo de alfabetização e contribuir para a elevação do nível de proficiência em leitura e escrita, permitindo a progressão escolar e a prevenção do abandono, da evasão e da distorção idade/série nos anos subsequentes à alfabetização. A expectativa é beneficiar, anualmente, mais de 83 mil crianças nas escolas públicas de Sergipe de Ensino Fundamental.”

Qual o nome do atual Secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe?

Alternativas
Comentários
  • Os cargos mais importantes da política sergipana possuem atualmente os seguintes ocupantes:

    Governador de Sergipe: Belivaldo Chagas.

    Vice-Governadora de Sergipe: Eliane Aquino.

    Presidente da Assembleia Legislativa: Luciano Bispo.

    Presidente do Tribunal de Justiça: Des. Edson Ulisses de Melo.

    Senadores: Alessandro Vieira (2019-2027), Maria do Carmo Alves (2015-2023) e Rogério Carvalho (2019-2027).

    Secretária da Saúde de Sergipe: Mércia Feitosa.

    Secretário de Estado da Fazenda: Marco Antônio Queiroz.

    Secretário de Estado da Educação: Josué Modesto dos Passos Sobrinho.

    Presidente do Tribunal de Contas do Estado: Luiz Augusto Ribeiro.

    Resposta: C

  • "Em solenidade bastante concorrida, realizada na manhã desta terça-feira, 10, o governador do Estado, Belivaldo Chagas, ao lado do superintendente executivo da Educação, professor Everton Siqueira, empossou no cargo de secretário de Estado da Educação o professor Josué Modesto dos Passos Sobrinho."

    Fonte: FENEM-SE

  • Vei que tipo de pergunta é essa


ID
5111854
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cristinápolis - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“A data de 04 de janeiro tem como objetivo conscientizar a população brasileira sobre esta doença genética rara, ainda sem cura. Um corpo frágil pela falta da capacidade de coagular o sangue, necessária para interromper hemorragias. Sem proteínas que ajudam na coagulação, quando uma pessoa sofre um corte e começa a sangrar, é mais difícil estancar o sangramento. Sem tratamento, a doença pode levar à morte. No Brasil, o tratamento é realizado, praticamente de forma exclusiva, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece uma linha de cuidado para tratamento e prevenção de complicações em diversas modalidades a todos os pacientes brasileiros acometidos pela doença. O país tem a quarta maior população mundial de pacientes com essa doença. Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento é feito através da infusão endovenosa dos concentrados de fator deficiente, que tem como objetivo prevenir e tratar as hemorragias.” (Texto Adaptado. Fonte: http://www.jornaldodiase.com.br/, de 05/01/2020).

A notícia acima refere-se à qual doença?

Alternativas
Comentários
  • Hemofilia


ID
5135437
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cristinápolis - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A ABNT NBR 9649:1986 (Projeto de Redes Coletoras de Esgoto Sanitário) fixa as condições exigíveis na elaboração de projeto hidráulico sanitário de redes coletoras de esgoto sanitário, funcionando em lâmina livre. Acerca das condições específicas de dimensionamento hidráulico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Inexistindo dados pesquisados e comprovados, com validade estatística, a norma recomenda o menor valor de vazão de 100 l/s X em qualquer trecho.

    5.1.1.1 Inexistindo dados pesquisados e comprovados, com validade estatística, recomenda-se como o menor valor de vazão 1,5 l/s em qualquer trecho.

    .

    B) Cada trecho do sistema de esgotamento sanitário deve ser verificado pelo critério da tensão trativa média de valor mínimo de 1,00 Pa.

    5.1.4 Cada trecho deve ser verificado pelo critério de tensão trativa média de valor mínimo σ t = 1,0 Pa, calculada para vazão inicial (Qi), para coeficiente de Manning n = 0,013.

    .

    C) A norma não X define declividade máxima admissível uma vez que, quanto maior a declividade, maior a velocidade final, portanto menor a chance de ocorrer falha no sistema.

    5.1.5 A máxima declividade admissível é aquela para a qual se tenha vf = 5 m/s

    .

    D) As lâminas d’água devem ser calculadas admitindo pressurização na tubulação, portanto com preenchimento total X da seção transversal.

    5.1.6 As lâminas d’água devem ser sempre calculadas admitindo o escoamento em regime uniforme e permanente, sendo o seu valor máximo, para vazão final (Qf), igual ou inferior a 75 % do diâmetro do coletor

    .

    E) Nos casos em que a velocidade final é maior que a velocidade crítica, a inclinação do trecho deverá ser aumentada X.

    5.1.5.1 Quando a velocidade final vf é superior a velocidade crítica vc, a maior lâmina admissível deve ser 50 % do diâmetro do coletor, assegurando-se a ventilação do trecho; a velocidade crítica é definida por: vc = 6 (g RH)^1/2, onde g = aceleração da gravidade.

    .

    Gabarito: Letra B


ID
5135440
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cristinápolis - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O Manejo de Águas Pluviais Urbanas é uma das publicações do Programa de Pesquisa em Saneamento Básico que possui como participantes instituições como EPUSP, UFMG, UFPE, UFRN e UFRGS. Segundo essa publicação, os sistemas estruturais compõem uma variedade de estruturas cuja finalidade é a de deter e/ou transportar os deflúvios gerados na bacia e também propiciar a infiltração localizada. Essas obras têm a finalidade de reduzir os impactos provocados pela urbanização. Sobre os sistemas estruturais utilizados para o manejo de águas pluviais urbanas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Esse sistema pode se servir de superfícies permeáveis para promover a infiltração da água no solo, reduzindo o impacto do escoamento à jusante. O escoamento na forma de lâmina sobre as superfícies vegetadas possibilita a remoção de alguns tipos de poluentes. Esses canais podem funcionar secos ou com lâmina d’água.

2. Esses sistemas podem compor a paisagem natural da região. Em geral, localizam-se em baixios ou depressões, para onde converge o escoamento gerado na bacia. Reproduzem o ecossistema natural no qual a atividade biológica atua promovendo a filtragem da água.

3. Projetadas para reter parte do volume escoado na bacia a montante, permitem amortecer a vazão máxima escoada em decorrência da chuva na bacia. O objetivo é impedir a inundação de áreas situadas à jusante. Esses sistemas são concebidos para funcionar “em série” com a rede de drenagem, esvaziando-se completamente entre eventos.

4. Esse dispositivo consiste numa vala escavada no solo (profundidade entre 1,0 e 3,5 m) e revestida internamente com uma manta geotêxtil. É preenchida com brita e cria um reservatório subterrâneo em condições de reter o deflúvio. A água armazenada vai se infiltrando no solo através do fundo e das paredes.


Coluna 2

( ) Bacias de detenção.

( ) Sistemas de biorretenção.

( ) Canais verdes.

( ) Vala de infiltração.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • 1.Canais verdes: Esse sistema pode se servir de superfícies permeáveis para promover a infiltração da água no solo, reduzindo o impacto do escoamento à jusante. O escoamento na forma de lâmina sobre as superfícies vegetadas possibilita a remoção de alguns tipos de poluentes. Esses canais podem funcionar secos ou com lâmina d’água.

    2. Sistemas de biorretenção: Esses sistemas podem compor a paisagem natural da região. Em geral, localizam-se em baixios ou depressões, para onde converge o escoamento gerado na bacia. Reproduzem o ecossistema natural no qual a atividade biológica atua promovendo a filtragem da água.

    3.Bacias de detenção: Projetadas para reter parte do volume escoado na bacia a montante, permitem amortecer a vazão máxima escoada em decorrência da chuva na bacia. O objetivo é impedir a inundação de áreas situadas à jusante. Esses sistemas são concebidos para funcionar “em série” com a rede de drenagem, esvaziando-se completamente entre eventos.

    4.Vala de infiltração: Esse dispositivo consiste numa vala escavada no solo (profundidade entre 1,0 e 3,5 m) e revestida internamente com uma manta geotêxtil. É preenchida com brita e cria um reservatório subterrâneo em condições de reter o deflúvio. A água armazenada vai se infiltrando no solo através do fundo e das paredes.


ID
5135446
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cristinápolis - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Conforme o que estabelece a ABNT NBR 5626:1998, em relação ao ensaio de estanqueidade em peças de utilização e reservatórios domiciliares, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O ensaio deve ser realizado após a execução da instalação predial de água fria, com a instalação com nível de água intermediário, dessa forma as peças de utilização estarão sob condições normais de uso, simulando o pior caso.

( ) Todas as peças de utilização devem estar fechadas e mantidas sob carga, durante o período de 1h. Os registros de fechamento devem estar todos abertos, os reservatórios domiciliares devem estar preenchidos até o nível operacional.

( ) As peças de utilização e os reservatórios domiciliares podem ser considerados estanques se não for detectado vazamento. No caso de ser detectado vazamento, este deve ser reparado, e o ensaio de estanqueidade não precisa ser repetido.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • NBR 5626:1998 - Instalação predial de água fria

    .

    (F) O ensaio deve ser realizado após a execução da instalação predial de água fria, com a instalação com nível de água [intermediário] X, dessa forma as peças de utilização estarão sob condições normais de uso, simulando o pior caso.

    6.3.4.1 O ensaio deve ser realizado após a execução da instalação predial de água fria, com a instalação totalmente cheia de água; dessa forma as peças de utilização estarão sob condições normais de uso

    .

    (V) Todas as peças de utilização devem estar fechadas e mantidas sob carga, durante o período de 1h. Os registros de fechamento devem estar todos abertos, os reservatórios domiciliares devem estar preenchidos até o nível operacional.

    6.3.4.2 Todas as peças de utilização devem estar fechadas e mantidas sob carga, durante o período de 1 h. Os registros de fechamento devem estar todos abertos. Os reservatórios domiciliares devem estar preenchidos até o nível operacional.

    .

    (F) As peças de utilização e os reservatórios domiciliares podem ser considerados estanques se não for detectado vazamento. No caso de ser detectado vazamento, este deve ser reparado, e o ensaio de estanqueidade [não] X precisa ser repetido.

    6.3.4.5 As peças de utilização e reservatórios domiciliares podem ser considerados estanques se não for detectado vazamento. No caso de ser detectado vazamento, este deve ser reparado e o procedimento repetido.

    .

    Gabarito: Letra D


ID
5135452
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cristinápolis - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Assinale a alternativa que representa o quantitativo de blocos necessários para a construção de 10 m² de alvenaria de bloco cerâmico de 14 cm x 19 cm x 29 cm, considerando que as juntas de argamassa horizontal e vertical serão de 1 cm. Considere também que a espessura da alvenaria será de 14 cm sem o reboco.

Alternativas
Comentários
  • total = 10 / (0,20 x 0,30) = 166,67

  • Fico grato pela a resposta. Alguém pode dizer como descrever ou desenvolver o Cálculo?


ID
5135455
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cristinápolis - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A ABNT NBR 5462 (Confiabilidade e Mantenabilidade) apresenta os diferentes tipos de manutenções existentes. Com base na norma, assinale a alternativa que apresenta a definição correta de Manutenção Preditiva.

Alternativas
Comentários
  • ABNT NBR 5462:1994 - Confiabilidade e Mantenabilidade

    A) Manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item.

    2.8.7 Manutenção preventiva

    Manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item.

    .

    B) Manutenção efetuada após a ocorrência de uma pane destinada a recolocar um item em condições de executar uma função requerida.

    2.8.8 Manutenção corretiva

    Manutenção efetuada após a ocorrência de uma pane destinada a recolocar um item em condições de executar uma função requerida.

    .

    C) Manutenção que permite garantir uma qualidade de serviço desejada, com base na aplicação sistemática de técnicas de análise, utilizando-se de meios de supervisão centralizados ou de amostragem, para reduzir ao mínimo a manutenção preventiva e diminuir a manutenção corretiva.

    2.8.9 Manutenção controlada/Manutenção preditiva

    Manutenção que permite garantir uma qualidade de serviço desejada, com base na aplicação sistemática de técnicas de análise, utilizando-se de meios de supervisão centralizados ou de amostragem, para reduzir ao mínimo a manutenção preventiva e diminuir a manutenção corretiva

    .

    D) Manutenção preventiva efetuada de acordo com um programa preestabelecido.

    2.8.10 Manutenção programada

    Manutenção preventiva efetuada de acordo com um programa preestabelecido

    .

    E) Manutenção que não é feita de acordo com um programa preestabelecido, mas depois da recepção de uma informação relacionada ao estado de um item.

    2.8.11 Manutenção não-programada

    Manutenção que não é feita de acordo com um programa preestabelecido, mas depois da recepção de uma informação relacionada ao estado de um item.

    .

    Gabarito: Letra C


ID
5135458
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cristinápolis - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre os procedimentos a serem empregados na execução de aterros, conforme a especificação de serviço do DNIT (108/2009 – ES), analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Os materiais a serem utilizados na execução dos aterros devem ser provenientes das escavações referentes à execução dos cortes e da utilização de empréstimos.

II. O material de escavação de cortes que não é aproveitado nos aterros, seja em razão de sua má-qualidade, volume ou excessiva distância de transporte, e que é depositado fora da plataforma da rodovia recebe a denominação de bota-fora.

III. Durante a execução dos aterros, é necessário controlar e verificar a inclinação dos taludes, seja através do uso de esquadro ou gabarito apropriado.

IV. Em situações de alargamento de aterros, sua execução obrigatoriamente deverá ocorrer de baixo para cima, acompanhada de degraus nos seus taludes.

Alternativas
Comentários
  • DNIT 108/2009 - ES:

    Os materiais a serem utilizados na execução dos aterros devem ser provenientes das escavações referentes à execução dos cortes e da utilização de empréstimos.

    Regra: devem se enquadrar nas classificações de 1ª categoria e de 2ª categoria e atender a vários requisitos, em termos de características mecânicas e físicas:

    • Ser isentos de matérias orgânicas, micáceas e diatomáceas. Não devem ser constituídos de turfas ou argilas orgânicas.
    • Corpo do aterro: capacidade de suporte adequada (ISC ≥ 2%) e expansão ≤ 4%;
    • Camada final: apresentar a melhor capacidade de suporte e expansão ≤ 2%. O atendimento deve ser efetivado através de análise técnico-econômica, considerando as alternativas de disponibilidade de materiais ocorrentes e incluindo-se, pelo menos, 01 (uma) alternativa com a utilização de material com CBR≥ 6%.
    • Em regiões onde houver ocorrência de materiais rochosos e na falta de materiais de 1ª e/ou 2ª categoria, admite-se o emprego de materiais de 3ª categoria (rochas).

    Bota-fora: material de escavação dos cortes, não aproveitado nos aterros (excedente), devido sua má qualidade, ao seu volume, ou à excessiva distância de transporte, e que é depositado fora da plataforma da rodovia, de preferência nos limites da faixa de domínio, quando possível. Local do bota-fora é o lugar estabelecido para depósito de materiais inservíveis.

    Alargamento de aterros: a execução obrigatoriamente deve ser procedida de baixo para cima, acompanhada de degraus nos seus taludes.


ID
5135461
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cristinápolis - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em conformidade com a Lei nº 8.666/1993, as licitações de obras públicas obedecem a uma sequência pré-definida, isto é, inicialmente deve ocorrer a realização de um projeto básico; posteriormente, de um projeto executivo e, por fim, das obras e serviços propriamente ditos. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:


I. A ausência de projeto básico, a sua reprovação pela autoridade competente ou, ainda, a sua indisponibilidade para exame dos interessados em participar do processo licitatório impedem a licitação da obra ou serviço em questão.

II. Sob a condição de autorização por parte da administração, o projeto executivo pode ser desenvolvido simultaneamente à execução da obra e/ou serviço.

III. Um dos itens que obrigatoriamente deverá constar no edital de licitação é o local onde poderá ser examinado e adquirido o projeto básico.

IV. O orçamento detalhado do custo global da obra é parte constituinte do projeto executivo.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  •  Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos:

    a) desenvolvimento da solução escolhida de forma a fornecer visão global da obra e identificar todos os seus elementos constitutivos com clareza;

    b) soluções técnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas, de forma a minimizar a necessidade de reformulação ou de variantes durante as fases de elaboração do projeto executivo e de realização das obras e montagem;

    c) identificação dos tipos de serviços a executar e de materiais e equipamentos a incorporar à obra, bem como suas especificações que assegurem os melhores resultados para o empreendimento, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução;

    d) informações que possibilitem o estudo e a dedução de métodos construtivos, instalações provisórias e condições organizacionais para a obra, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução;

    e) subsídios para montagem do plano de licitação e gestão da obra, compreendendo a sua programação, a estratégia de suprimentos, as normas de fiscalização e outros dados necessários em cada caso;

    f) orçamento detalhado do custo global da obra, fundamentado em quantitativos de serviços e fornecimentos propriamente avaliados;


ID
5135464
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cristinápolis - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca de um determinado ensaio de campo, apontado pela ABNT NBR 6122:2019 como um dos mais comumente realizados para definir parâmetros do solo, analise as características abaixo:


• Parâmetros como resistência e tensão-deformação podem ser obtidos.

• Consiste em uma investigação complementar de campo.

• Utiliza uma sonda cilíndrica no interior do terreno.

• De acordo com o modo de inserção do equipamento no solo, este pode ser classificado como “em pré-furo” ou “autoperfurante”.


As características acima definem que tipo de ensaio?

Alternativas
Comentários
  • a) Dilatômetro - O ensaio dilatométrico (dilatômetro de Marchetti) consiste na cravação de uma lâmina, que possui um

    diafragma. Este diafragma é empurrado contra o solo pela aplicação de uma pressão de gás. O ensaio pode ser usado para determinação da estratigrafia e pode dar indicação da classificação do solo. Propriedades dos materiais ensaiados podem ser obtidas por correlação, sobretudo em depósitos de argilas moles e areias sedimentares.

    b) De Cone - Este ensaio consiste na cravação contínua de uma ponteira composta de cone e luva de atrito. É usado para determinação da estratigrafia e pode dar indicação da classificação do solo. Propriedades dos materiais ensaiados podem ser obtidas por correlações, sobretudo em depósitos de argilas moles e areias sedimentares

    c) De Palheta - Este ensaio é empregado na determinação da resistência ao cisalhamento, não drenada, de solos moles

    d) De Placa - É uma prova de carga direta sobre o terreno, com o objetivo de caracterizar a deformabilidade e resistência do solo sob carregamento de fundações rasas

    e) CORRETA.


ID
5135467
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cristinápolis - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A norma DNIT 031/2006 especifica os procedimentos e os materiais a serem utilizados na execução de camadas do pavimento flexível de estradas de rodagem a partir da utilização de concreto asfáltico usinado a quente. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:


1. O concreto asfáltico é constituído por agregado graúdo, agregado miúdo, material de enchimento filer e ligante asfáltico.

2. A verificação final da qualidade do revestimento de concreto asfáltico inclui a determinação da espessura da camada, verificação dos alinhamentos, o controle do acabamento da superfície e as condições de segurança.

3. O tráfego só pode ser liberado após o completo resfriamento dos revestimentos.

4. Diferentemente do cimento asfáltico, os agregados não precisam estar em uma determinada temperatura, podendo ser empregados na temperatura em que já se encontram.


O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:

Alternativas
Comentários
  • Apenas a 4. está errada. Os agregados devem ser aquecidos a temperatura de 10 a 15ºC acima da temperatura do ligante asfáltico sem ultrapassar os 177ºC. A temperatura do ligante deve se situar entre 107 e 177ºC.

  • QUESTÃO SIMPLES, SÓ DE ANALISAR E VER QUE A QUESTÃO 4 ESTA ERRADA SÓ RESTARIA PELO SOMATORIO A ALTERNATIVA A

  • Concreto asfáltico

    Revestimento nobre constituído por mistura íntima de agregados com material betuminoso de características rigorosamente controladas.


ID
5135470
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cristinápolis - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De acordo com as considerações que a ABNT NBR 9050:2015 faz em relação à acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos, analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Os parâmetros relativos à área de circulação e manobra, como a largura para deslocamento em linha reta, aplicam-se tanto para pessoas adultas em cadeiras de rodas quantos para crianças em cadeiras de rodas infantis.

( ) São elementos essenciais de sinalização em edificações: as informações de sanitários, os acessos verticais e horizontais, números de pavimentos e as rotas de fuga.

( ) O local definido para posicionamento do intérprete de Libras deve ser identificado por meio do símbolo internacional de pessoas com deficiência auditiva, além disso, deve ser assegurado um foco de luz disposto de maneira a iluminar o intérprete desde a cabeça até os joelhos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    (V) Os parâmetros relativos à área de circulação e manobra, como a largura para deslocamento em linha reta, aplicam-se tanto para pessoas adultas em cadeiras de rodas quantos para crianças em cadeiras de rodas infantis.

    (V) São elementos essenciais de sinalização em edificações: as informações de sanitários, os acessos verticais e horizontais, números de pavimentos e as rotas de fuga.

    (V) O local definido para posicionamento do intérprete de Libras deve ser identificado por meio do símbolo internacional de pessoas com deficiência auditiva, além disso, deve ser assegurado um foco de luz disposto de maneira a iluminar o intérprete desde a cabeça até os joelhos.

  • ( ) Os parâmetros relativos à área de circulação e manobra, como a largura para deslocamento em linha reta, aplicam-se tanto para pessoas adultas em cadeiras de rodas quantos para crianças em cadeiras de rodas infantis. VERDADEIRO

    ITEM 4.3 Área de circulação e manobra: Os parâmetros apresentados nesta subseção também se aplicam às crianças em cadeiras de rodas infantis.

    4.3.1 Largura para deslocamento em linha reta de pessoas em cadeira de rodas A Figura 4 mostra dimensões referenciais para deslocamento em linha reta de pessoas em cadeiras de rodas.

    a) Uma pessoa em cadeira de rodas [0,90 m] b) Um pedestre e uma pessoa em cadeira de rodas [1,20 a 1,50 m] c) Duas pessoas em cadeira de rodas [1,50 a 1,80 m]

    ( ) São elementos essenciais de sinalização em edificações: as informações de sanitários, os acessos verticais e horizontais, números de pavimentos e as rotas de fuga. VERDADEIRO

    ITEM 5.2.8.1.2 Em edificações, os elementos de sinalização essenciais são informações de sanitários, banheiros, vestiários, acessos verticais e horizontais, números de pavimentos e rota de fuga

    ( ) O local definido para posicionamento do intérprete de Libras deve ser identificado por meio do símbolo internacional de pessoas com deficiência auditiva, além disso, deve ser assegurado um foco de luz disposto de maneira a iluminar o intérprete desde a cabeça até os joelhos. VERDADEIRO

    ITEM 5.2.8.1.6 O local determinado para posicionamento do intérprete de Libras deve ser identificado com o símbolo internacional de pessoas com deficiência auditiva. Deve ser garantido um foco de luz posicionado de forma a iluminar o intérprete de sinais, desde a cabeça até os joelhos. Este foco não pode projetar sombra no plano atrás do intérprete de sinais.


ID
5135473
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cristinápolis - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De acordo com a ABNT NBR ISO 9001:2015, no que diz respeito ao sistema de gestão da qualidade, executar ações para melhorar o desempenho representa qual das etapas do ciclo PDCA?

Alternativas
Comentários
  • Plan - planejar a ação

    Do - executar a ação

    Check - controlar a ação

    Act - corrigir os desvios do controle

  • A questão aborda conceitos relacionados a metodologias de gerenciamento, não apenas de obras de edificações, mas em processos e atividades diversas. A metodologia tratada aqui é o ciclo PDCA. Primeiramente, é importante observar que se trata de um ciclo, ou seja, sugere a ideia de algo com uma sequência bem definida. 

    A primeira etapa de qualquer processo, incluindo as obras, deve ser o PLANEJAMENTO. Nessa etapa, são definidas as metas (onde chegar) e os métodos (como chegar). A segunda é a EXECUÇÃO, ou seja, é implementar o plano. Em todo processo industrial ou de obra, é preciso estar atento ao monitoramento do que é feito, e é por isso que a VERIFICAÇÃO é a etapa seguinte do ciclo. Essa verificação detecta os problemas do processo, motivo pelo qual a etapa seguinte consiste em AGIR perante a esses problemas e executar ações para melhorar o desempenho. 

    A característica de ciclo é evidenciada uma vez que, se detectado que os métodos não foram adequados para atingir as metas estabelecidas, o planejamento deve ser reajustado e todo o ciclo aplicado novamente. 

    Assim, o ciclo PDCA, significa: planejar (P, do inglês plan), executar (D, do inglês do), verificar (C, do inglês check) e agir (A, do inglês act). 

    A etapa caracterizada pela execução de ações é a etapa Act (Agir) do ciclo. 

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
5135476
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cristinápolis - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De acordo com a ABNT NBR 7190:1997 (Projeto de Estruturas de Madeira), qual a finalidade das classes de umidade?

Alternativas
Comentários
  • As classes de umidade têm por finalidade ajustar as propriedades de resistência e de rigidez da madeira em função das condições ambientais onde permanecerão as estruturas. São quatro classes e a norma em questão refere-se apenas à classe I (madeiras com umidade ambiental < 65% e umidade de equilíbrio de 12%)


ID
5135479
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cristinápolis - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De acordo com o Manual de Projeto Geométrico de Travessias Urbanas do DNIT (Publicação IPR – 740), as vias __________________ apresentam maior mobilidade que as vias ____________, que, por sua vez, apresentam menor acessibilidade que as vias _______________.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • A classificação funcional normalmente é estabelecida de acordo com a mobilidade e acessibilidade permitidas.

    • Mobilidade é o grau de facilidade para deslocar-se.
    • Acessibilidade é o grau de facilidade que oferece uma via para conectar a origem de uma viagem com seu destino.
  • Vias urbanas:

    Vias de trânsito rápido: caracterizada por ter o trânsito livre, sem acessibilidade direta e sem travessia de pedestres.

    Arterial: vias controladas por semáforos, caracterizadas por interseções em nível que permitem acesso aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais. Possibilita o trânsito entre as regiões da cidade.

    Coletora: como o próprio nome, coleta e destina o trânsito dos veículos de acesso rápido.

    Local: caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinadas ao acesso local ou áreas restritas.

  • Para responder a questão, vamos lembrar do conceito de mobilidade e acessibilidade urbana. 

    De acordo com o Manual de Projeto Geométrico de Travessias Urbanas do DNIT, mobilidade é o grau de facilidade para deslocar-se, é a fluidez. Já a acessibilidade é o grau de facilidade que oferece uma via para conectar a origem de uma viagem com seu destino.

    Os conceitos de mobilidade e acessibilidade são inversos. Ou seja, quanto maior a acessibilidade de uma via, menor a sua mobilidade e quanto maior a sua mobilidade, menor sua acessibilidade. 

    Podemos então dizer que, em vias com menor capacidade de geração de viagens (vias locais), a acessibilidade é maior e a mobilidade é menor. Já nas vias com maior capacidade (vias arteriais), a acessibilidade é menor e mobilidade é maior

    Para você entender melhor, faça a seguinte relação: a via local é a rua da sua casa ou as ruas do seu bairro. Note que nessas ruas, você se desloca facilmente e acessa a vizinhança e os comércios locais, pois há pouco trânsito de veículos. Por isso dizemos que a acessibilidade é alta. No entanto, para você acessar outros pontos da cidade, há limitações. Neste caso você precisa acessar outras ruas e avenidas. É por isso que a mobilidade é baixa. 

    A figura a seguir, ilustra bem a relação entre mobilidade/acessibilidade das vias (ver figura):
    Pensando em acessibilidade
    Locais > Coletoras > Arteriais 

    Pensando em mobilidade
    Locais < Coletoras < Arteriais 

    Voltando ao comando da questão: 

    “As vias ARTERIAIS apresentam maior mobilidade que as vias COLETORAS, que, por sua vez, apresentam menor acessibilidade que as vias LOCAIS." 

    Gabarito do Professor: Letra A.

    Vale lembrar que: 
    - Via arterial: coleta o tráfego das vias coletoras e o canaliza para as vias expressas e vice-versa. 
    - Via coletora: coleta o tráfego das vias locais e o canaliza para as vias arteriais e vice-versa. 
    - Via local: função principal de prover acesso às propriedades adjacentes. 

    FONTE: Código de Trânsito Brasileiro (CTB).Lei Nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997. Brasília: 1997.

ID
5135482
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cristinápolis - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação ao que a ABNT NBR 14653-2 define sobre avaliação de imóveis urbanos e suas descrições, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Gleba urbanizável.

2. Lote.

3. Loteamento.

4. Desmembramento.

5. Terreno encravado.


Coluna 2

( ) Porção de terreno resultante de parcelamento do solo urbano.

( ) Subdivisão de gleba em lotes destinados a edificações.

( ) Subdivisão de um terreno em lotes destinados à edificação.

( ) Terreno que não se comunica com a via pública.

( ) Terreno passível de receber obras de infraestrutura urbana, visando o seu aproveitamento eficiente.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • 2. Lote. Porção de terreno resultante de parcelamento do solo urbano.

    3. Loteamento. Subdivisão de gleba em lotes destinados a edificações.

    4. Desmembramento. Subdivisão de um terreno em lotes destinados à edificação.

    5. Terreno encravado. Terreno que não se comunica com a via pública.

    1. Gleba urbanizável. Terreno passível de receber obras de infraestrutura urbana, visando o seu aproveitamento eficiente.

    Gab. B


ID
5135485
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cristinápolis - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A partir das especificações e das recomendações técnicas para instalações elétricas de baixa tensão apontadas pela ABNT NBR 5410:2004, analise as assertivas abaixo, e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Ponto de entrega ou ponto de utilização é o ponto de uma linha elétrica destinado à conexão de equipamentos de utilização.

( ) As instalações devem prever proteções contra choques elétricos, efeitos térmicos e sobrecorrentes.

( ) Os materiais de construção bem como a resistência elétrica do corpo humano são considerados influências externas para a concepção e execução de instalações elétricas.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • ponto de entrega: Ponto de conexão do sistema elétrico da empresa distribuidora de eletricidade

    com a instalação elétrica da(s) unidade(s) consumidora(s) e que delimita as responsabilidades da

    distribuidora, definidas pela autoridade reguladora.

  • Ponto de entrega: conexão do sistema elétrico da distribuidora com a umidade consumidora e que delimita as responsabilidades da distribuidora.

    Ponto de entrada ( numa edificação): Ponto em que uma linha externa Penetra na edificação.

    Ponto de utilização: Ponto de uma linha elétrica destinado à conexão de equipamento de utilização.

  • Ponto de entrega: distribuidora ---- cliente, local onde delimita as responsabilidades da distribuidora com a unidade consumidora.

    Ponto de utilização: ponto destinado à utilização dos equipamentos elétricos.

    Ponto de tomada: ponto de utilização em que o equipamento é alimentado via tomada.

    Princípios NBR 5410: 2004:

    • Proteção contra choques elétricos de qualquer pessoa ou animal pelo contato acidental.
    • Proteção contra efeitos térmicos: construída de modo a excluir qualquer risco de incêndio devido às temperaturas ou arcos elétricos.
    • Proteção contra sobrecorrentes: proteção contra solicitações eletromecânicas excessivas resultantes de sobrecorrentes.
    • Circulação de correntes de falta: condutores "não vivos" devem suportar as correntes eventuais sem atingir temperaturas excessivas.

    @mateusripol

    Qualquer erro, favor me avisar!

    "A repetição é a mãe de todos os dons."


ID
5135488
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cristinápolis - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em conformidade com a ABNT NBR ISO 21500:2012, no que tange aos processos de gerenciamento de projetos, qual o propósito de se criar uma Estrutura Analítica de Projeto (EAP)?

Alternativas
Comentários
  • ABNT NBR ISO 21500:2012

    4.3.12 Criar a estrutura analítica do projeto (EAP)

    O proposto de Criar a estrutura analítica do projeto (EAP) é fornecer uma decomposição da estrutura hierárquica para apresentar o trabalho que necessita ser completado, a fim de alcançar os objetivos do projeto.

    .

    Gabarito: Letra D