-
GABARITO: LETRA B
I. A maioria das pessoas não se preocupa com o lixo ? correto, concordância facultativa com expressão partitiva, concorda com o termo partitivo ou com o termo especificado.
II. Pesquisa-se meios de combater a infestação ? sujeito paciente no plural, o correto é "pesquisam-se meios".
III. O presidente, junto com alguns ministros, compareceu à solenidade de posse do governador.
IV. Houveram motivos para o crescimento do número de escorpiões ? temos o verbo "haver" com sentido de "existir" (=verbo impessoal e que deve ser mantido no singular (=houve).
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
O terceiro item aceita o verbo tanto no singular como no plural? Alguém me responde?
Na minha gramática de concursos indica que, quando possui a vírgula, como nesse caso
O presidente, junto com alguns ministros, compareceu à solenidade de posse do governador
só pode ser utilizado verbo no singular.
Porém, fazendo uma pesquisa este site que citou o Bechara como referência (https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/concordancia-com-sujeito-com-junto-com/30491) indica que há duas possibilidades:
O Sindicato, junto com os trabalhadores, reuniu-se com a diretoria da empresa. OU
O Sindicato, junto com os trabalhadores, reuniram-se com a diretoria da empresa.
-
I - Expressão partitiva - quando na frase vc tem : a maior parte de, a maioria de e afins, o verbo concorda com a expressão, logo ele fica no singular.
II - A partícula "se" nesse caso é apassivadora, e toda partícula apassivadora obedece a regra de concordância: pesquisa-se meios -> meios são pesquisados, logo o certo seria: pesquisam-se meios.
III - O presidente, junto com alguns ministros, compareceu à solenidade de posse do governador. Temos somente um único sujeito na frase: o presidente.
IV - Houveram motivos para o crescimento do número de escorpiões. Haver no sentido de existir é impessoal.
Gab B
-
I. A maioria das pessoas não se preocupa com o lixo. A maioria\ a maior parte\ parte de\ Sempre podem concordar com essas partículas (singular), ou com o próprio sujeito no plural, (as pessoas) (correta)
II. Pesquisa-se meios de combater a infestação. (Pesquisar, verbo transitivo direto, inverta-o e coloque na voz passiva (meios de combater a infecção são PESQUISADOS) correto seria por no plural. (errada)
III. O presidente, junto com alguns ministros, compareceu à solenidade de posse do governador. (O presidente, está demandado pelo artigo O, o alguns minstros é uma explicaçao), o correto é singular.
IV. Houveram motivos para o crescimento do número de escorpiões. (haver no sentido de existir nao varia)
-
Dicas para este tipo de questão:
I.
Quando estamos diante de expressões partitivas a concordância pode ser feita no plural ou singular a depender do caso.
exemplo: A maioria dos condutores Obedece / Obedecem ao semáforo.
II.
Como saber se é índice de indeterminação do sujeito x Partícula apassivadora:
Se vc estiver diante do "se" e ele for VTD= Partícula apassivadora
Se vc estiver diante do "se" e ele for VTI= Índice de indeterminação do sujeito.
III.
A concordância básica é aquela em que o verbo concorda com o sujeito= O presidente- Compareceu.
IV. Haver no sentido de existir ou ocorrer= Sem pessoa, sem sujeito, sem plural.
o que vem após é Objeto direto.
Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!
-
Gabarito: B.
Bárbara, quando o assunto é língua portuguesa é comum acontecer esse tipo de divergência, Fernando Pestana inclusive retratou isso em sua gramática, veja:
"O verbo fica no plural, mas, se a expressão iniciada por com estiver entre vírgulas, o verbo concordará com o primeiro sujeito.
– O ministro com seus assessores chegaram ontem de uma exaustiva viagem.
– O ministro, com seus assessores, chegou ontem de uma exaustiva viagem.
Obs.: Bechara diz que a arbitrariedade independe do uso das vírgulas, pois o com equivale a e, ligando núcleos do sujeito composto. Já o conceituado Rocha Lima, assim como outros gramáticos, entende que a expressão (entre vírgulas) iniciada por com é um adjunto adverbial de companhia, por isso o verbo concorda só com o antecedente do com (ministro). Com deslocamento do sujeito, a concordância é atrativa: Chegou ontem de uma exaustiva viagem o ministro com seus assessores."
Diante de casos em que há pensamentos distintos sobre um mesmo assunto, o mais prudente é marcar a menos errada.
-
Muito obrigada, Rochelle!
-
I. A maioria das pessoas não se preocupa com o lixo. Item errado -( As expressões: a maior parte de, uma porção de, a maioria de + nome no plural, o verbo vai para o singular ou plural e o pronome "se" está empregado corretamente, visto que palavra negativa antes do verbo é caso de atração da próclise, portanto o correto é: A maioria das pessoas não se preocupam com o lixo).
*
II. Pesquisa-se meios de combater a infestação.Item correto -( O verbo quando acompanhado do pronome apassivador "se" concorda sempre com o sujeito (combater a infestação), neste caso está correto o uso do pronome após o verbo, visto que verbo iniciando oração é caso de ênclise. Só para provar que esse "se" é partícula apassivadora notamos que o verbo é transitivo direto fazendo com o que a frase possa ser transportada para voz passiva analítica: Meios de combater a infestação são pesquisados).
*
III. O presidente, junto com alguns ministros, compareceu à solenidade de posse do governador.Item correto - (Corretíssimo de acordo com a regra que diz: o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa, nesse caso o verbo "comparecer no singular concordando com o sujeito presidente")
*
IV. Houveram motivos para o crescimento do número de escorpiões.Item errado -( O verbo haver no sentido de existir, acontecer ou indicando tempo passado o sujeito é impessoal e o verbo fica na 3o pessoa do singular, portanto o correto é: Houve motivos para o crescimento do número de escorpiões).
*
FOCO, FÉ E AÇÃO
-
CORREÇÃO:
I. A maioria das pessoas não se preocupa com o lixo.
II. Pesquisa-se meios de COMBATEREM a infestação.
III. O presidente, junto com alguns ministros, compareceu à solenidade de posse do governador.
IV. HOUVE motivos para o crescimento do número de escorpiões.
-
Alguém tira essa duvida?
O presidente, junto com alguns ministros, compareceu à solenidade de posse do governador.
Aquele A craseado é proibido correto?
-
@flamarion a crase é obrigatório, pois ao substituir a palavra solenidade por evento, que é masculina, ficaria “ao evento”, logo a crase é obrigatória!
-
@weslley feitosa, obrigado pela explicação.
Estava confundindo o "antes" e "depois de verbo".
-
Verbo haver no sentido existir é impessoal (é usado na terceira pessoa do singular) e o verbo concorda com o sujeito paciente na voz passiva sintética. Ex: Meios são pesquisados (voz passiva analítica). Pesquisam-se meios (voz passiva sintética). Com estas duas regras em mente, já era possível resolver a questão por eliminação.
Gabarito: B
-
CORREÇÃO:
I. A maioria das pessoas não se preocupa com o lixo.
II. Pesquisa-se meios de COMBATEREM a infestação.
III. O presidente, junto com alguns ministros, compareceu à solenidade de posse do governador.
IV. HOUVE motivos para o crescimento do número de escorpiões.