SóProvas



Prova IESES - 2015 - IFC-SC - Artes/Música


ID
1590613
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Referente à Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990, marque “V" para as afirmativas verdadeiras e “F" para as afirmativas falsas:

( ) Art. 12. O concurso público terá validade de 02 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

( ) Art. 20 Parágrafo 2º. O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado.

( ) Art. 22. O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

( ) Art. 41. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em Lei.

( ) Parágrafo Único. Mediante autorização do servidor, poderá haver consignação em folha de pagamento a favor de terceiros, a critério da administração e com reposição de custos, na forma definida em regulamento.


A alternativa correta é: 

Alternativas
Comentários
  • Banca sem noção! Cabe recurso na assertiva do artigo 12  e 22. Artigo 12: concurso público terá validade de ATÉ dois anos. (Vide lei) artigo 22: o servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo no qual lhe seja assegurado ampla defesa. Tome nota: este artigo fica superado pelo novo texto do parágrafo primeiro do artigo 41 da CF/88, alterado pela reforma administrativa (emenda constitucional 19/98) que assim dispõe: servidor público estável só perderá o cargo: 1- sentença judicial transitado em julgado 2-processo administrativo garantido ampla defesa 3-avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurado ampla defesa! 

    A QUESTÃO Q516067 IDÊNTICA A ESSA, FOI ANULADA!



  • lixo...... 


  • kkkkkkkkkkkk  A questão com o gabarito mais engraçado que já vi! Que lixo!

  • QUESTÃO ANULADA. Art. 22. O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.(ERRADO)

    8112/90 - ART. 22  Só perderá o cargo:

    Em virtude desentença judicial transitada em julgado;

    Medianteprocesso administrativoem que lhe sejaassegurada ampla defesa;

    Mediante procedimento deavaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar,assegurada ampla defesa.

    Redução e custos, na forma regulamentada pela lei de responsabilidade fiscal.

  • Não saberia nem dá resposta a esta questão!

  • o concurso poderá ter a validade até dois anos e não de dois anos. 

  • ( F) - Art. 12. O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

    (V) - § 2o O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado,
    (V) - Art. 22. O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.
    (V) -  Art. 41. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.
    (F) - Art. 45...§ 1º Mediante autorização do servidor, poderá haver consignação em folha de pagamento em favor de terceiros, a critério da administração e com reposição de custos, na forma definida em regulamento
  • Essa banca é muito contraditória: ora elabora itens cujo erro está justamente na omissão de uma palavra ou expressão, ora coloca uma questão como essa, cheia de itens incompletos ou diferentes da letra da lei, e considera tudo certo. Não existe padrão nessa banca ridícula.

  • triste saber que farei o próximo concurso com essa banca....aff.

  • Primeiramente, solicitaria recurso porque a banca considerou verdadeira a assertiva 1 sendo que o prazo de validade do concurso público é de até 2 anos e a banca considerou sem o "até" "O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período."


    Flw

  • Atenção banca: Querendo me pagar para que eu elabore questões para vocês sem problemas de anulação, favor entrar em contato. Abraços! kkkkkk

  • Há algumas bancas ruins ein.

  • Muito estranho esse gabarito. A questão correta é letra C.


    Veja a lei 8112/90:

    Art. 12. O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

  • Questão absurdamente errada!

  • Questão absolutamente sebosa.

  • Essa questão foi ANULADA. Confiram a questão "Q523255". Foi anulada, de fato. 


  • TEM OUTROS MOTIVOS PARA PERDER O CARGO, JÁ SENDO ESTÁVEL! Então, não se encaixa no item III, a palavra "SÓ".

  • Gabarito ao meu ver errado, pois o concurso tem valide de ATÉ dois anos, é o que diz a lei, não sou eu.

  • Banca merda! Espero nunca prestar um concurso por essa banca bosta!

  • O art. 45 da lei 8112 foi alterado pela lei 13172/2015:

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13172.htm#art3


ID
1590616
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme a Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990, complete a frase:


“Art. 75. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre ____________ horas de um dia e _____________ horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de _________________________, computando-se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos".


A alternativa correta é: 

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.112, Art. 75. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos.


    Bons estudos!

  • LEI 8.112/90 - 25%


    CLT - 20%

  • Se eu fosse da banca também colocaria das 22h às 5h com 20% como alternativa.

  • A Lei  8.112/90 prevê, em seus artigos 68 a 76, uma série de adicionais que podem ser pagos em acréscimo ao vencimento do servidor. São eles: 
    - Adicional de insalubridade;
    - Adicional de periculosidade;
    - Adicional de penosidade;
    - Adicional por serviço extraordinário (hora extra);
    - Adicional noturno; e
    - Adicional de férias.

    O adicional noturno tem o objetivo de remunerar um pouco melhor aquele que se sacrifica, trocando o dia pela noite, quando há a necessidade de realização do trabalho no turno da noite. Como isso vai contra a natureza, é importante proteger esse servidor, o que ocorre basicamente de duas formas: primeiro, considerando  que um período de tempo inferior a 60 minutos conte como uma hora e, segundo, pagando uma remuneração maior por cada hora trabalhada.

    Vejamos, então, o que prevê a lei a respeito:

    "Art. 75.  O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos.

    Parágrafo único.  Em se tratando de serviço extraordinário, o acréscimo de que trata este artigo incidirá sobre a remuneração prevista no art. 73".

    Portanto, se pela previsão legal o trabalho noturno é aquele que ocorre entre as 22h e as 5h do dia seguinte; e se cada hora trabalhada à noite será acrescida em 25%, a resposta correta só pode ser a LETRA C.

    Cuidado para não confundir: para os trabalhadores regidos pela CLT, esse adicional deve ser de no mínimo 20%, previsão diversa do estatuto dos servidores públicos federais
  • Gabarito C

    Art. 75. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos.

  • E não confundir serviço extraordinário com serviço noturno:

    Do Adicional por Serviço Extraordinário

      Art. 73. O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinqüenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

      Art. 74. Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada



    Do Adicional Noturno

      Art. 75. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos.



ID
1590619
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme o Art. 9º da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, é incumbência da União:

Alternativas
Comentários
  • Art. 9º A União incumbir-se-á de:

    I – elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os estados, o Distrito Federal e os municípios;

    II – organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos territórios;

    III – prestar assistência técnica e financeira aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade obrigatória, exercendo sua função redistributiva e supletiva;

    IV – estabelecer, em colaboração com os estados, o Distrito Federal e os municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum;

    V – coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação;

    VI – assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino;

    VII – baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pós-graduação;

    VIII – assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino;

    IX – autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.


    Leia mais: http://www.cpt.com.br/ldb/da-organizacao-da-educacao-nacional#ixzz3h5nTSQhd

  • Putz... quarta vez que respondo essa questão! QC coloca muitas questões duplicadas.

  • A) ERRADO

    Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de:

    (...) VI - assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal

     

    B) ERRADO 

    Art. 10. Os Estados incumbir-se-ão de:

    (...) VII - assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual

     

    C) ERRADO

    Art. 10. Os Estados incumbir-se-ão de:

    (...) III - elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e as dos seus Municípios;

     

    D) CERTO

    Art. 9º A União incumbir-se-á de: 
    (...)  II - organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos Territórios;

     

    Gabarito: D


ID
1590622
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Não definido

O Parágrafo 2º do Art. 1º da Lei nº 12.772 de 28 de dezembro de 2012, estabelece denominações às Classes de Carreira de Magistério Superior de acordo com a titulação do ocupante do cargo. As denominações são:


I. Classe A, com denominações de:
       1) Professor Adjunto A
       2) Professor Assistente A
       3) Professor Auxiliar

II. Classe B, com a denominação de Professor Assistente.

III. Classe C, com a denominação de Professor Adjunto.

IV. Classe D, com a denominação de Professor Associado.

V. Classe E, com a denominação de Professor Titular.


Para o professor ocupar o cargo de Professor Assistente A, é necessário portar o título de: 

Alternativas
Comentários
  • I. Classe A, com denominações de: 
    1) Professor Adjunto A - Título de Doutor
    2) Professor Assistente A - Título de Mestre
    3) Professor Auxiliar - Titulo de Especialista
    II. Classe B, com a denominação de Professor Assistente.Mestre
    III. Classe C, com a denominação de Professor Adjunto.Doutor
    IV. Classe D, com a denominação de Professor Associado. Doutor
    V. Classe E, com a denominação de Professor Titular. Doutor 


ID
1590625
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O conhecimento humano, dependendo dos diferentes referenciais, é explicado diversamente em sua gênese e desenvolvimento, o que condiciona conceitos diversos de homem, mundo, cultura, sociedade educação, etc. Diversos autores têm analisado e comparado as abordagens do processo de ensino aprendizagem classificando e agrupando as correntes teóricas segundo critérios diferentes. Assim, no que se refere à Abordagem Sociocultural, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A relação entre professor e aluno deve ser HORIZONTAL. 

  • Através do diálogo a relação educador-educando deixa de ser uma doação ou imposição, mas uma relação horizontal, eliminando as fronteiras entre os sujeitos. (Freire, 1979, p.68).

    Tendo surgido logo após a Segunda Guerra Mundial a abordagem sociocultural tinha como objetivo , por iniciativa de Paulo Freire, valorizar a cultura popular induzindo democratização. MIZUKAMI (1986 p. 85)​.


ID
1590628
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que diz respeito à teoria crítica e suas contribuições para a construção do currículo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:


( ) A perspectiva crítica de currículo faz uma profunda crítica às bases do pensamento de organização curricular clássica.

( ) Na perspectiva crítica de currículo, as disciplinas são organizadas de forma isolada, inscritas numa grade curricular.

( ) Na perspectiva crítica de currículo, há um questionamento político do papel da educação na sociedade.

( ) Na perspectiva crítica de currículo, os objetivos e conteúdos são definidos e os professores limitam-se a segui-los. 


A sequência correta é: 


Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    Sobre as falsas:

    As disciplinas são integradas.

    Os objetivos e conteúdos do currículo são definidos e flexíveis, e os professores buscam a emancipação e a libertação dos educandos, promovendo a discussão política e o desenvolvimento de um ser social, político, cultural e crítico.

     


ID
1590631
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990 - Art. 97. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço em razão de casamento por:

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.112, Art. 97. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:

    I - por 1 (um) dia, para doação de sangue;

    II - pelo período comprovadamente necessário para alistamento ou recadastramento eleitoral, limitado, em qualquer caso, a 2 (dois) dias;

    III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de :

    a) casamento;

    b) falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos.


    Bons estudos!

  • ***** CONCESSÃO****

     Art. 97. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:

    I -  1 DIA: doação de sangue;

    II - 2 DIAS : para alistamento ou recadastramento eleitoral;

    III -8 DIAS consecutivos em razão de :

     a) casamento;

     b) falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos

  • LEI 8.112/90 - 8 DIAS


    CLT - 3 DIAS


  • Além das licenças e afastamentos, a Lei 8.112/90 traz importantes previsões sobre possíveis concessões, que são hipóteses em que o servidor pode ausentar-se do serviço por determinado número de dias, diante de determinadas situações, sem que sofra qualquer prejuízo, seja na remuneração, na contagem do tempo de serviço etc.

    Tal previsão está inscrita no art. 97 da lei, que assim dispõe:

    "Art. 97.  Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço: 

    I - por 1 (um) dia, para doação de sangue;

    II - pelo período comprovadamente necessário para alistamento ou recadastramento eleitoral, limitado, em qualquer caso, a 2 (dois) dias;

    III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de: 

    a) casamento;

    b) falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos".

    Como você pode ver, as hipóteses de falecimento e casamento dão direito a 8 dias de ausência. E por quê? Porque isso sempre vai garantir uma semana completa, não importa o dia em que comece. 

    E o casamento é uma dessas hipóteses, em que o servidor pode se ausentar do serviço por oito dias.

    Portanto, a resposta correta é a LETRA "D".

  • Das Concessões

    1 dia -> Doação de sangue

    2 dias -> Alistamento ou cadastramento eleitoral

    8 dias -> Casamento / Falecimento

  • GABARITO: D

    Art. 97. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço: III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de : a) casamento;

  • Lembrando que na lei 8.112/90 casar é o mesmo que morrer, ambos o prazo será de 8 dias.


ID
1590634
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Música

"A atividade musical realizada em casa, ou em qualquer ambiente que a pessoa esteja, proporciona fundamentos importantíssimos na formação do indivíduo e seguramente apresenta-se como excelente instrumento didático-pedagógico capaz de provocar grandes avanços em ambiente escolar" (CAMPBELL; DICKSON, 2000). Desde a antiguidade vários filósofos expressaram a importância da música para a educação. A observação que, "o ritmo e a harmonia penetram profundamente nos recessos da alma e lá se estabelecem, fazem surgir à graça do corpo e da mente que só pode ser encontrada em alguém educado da forma correta", foi feita por:

Alternativas
Comentários
  • A música e a educação musical eram muito valorizadas na Grécia; Platão foi um filósofo grego que falou sobre a estética e a ética a respeito da música em muitos de seus textos. Na verdade, sua preocupação central era formar o homem para uma sociedade ideal. “Para Platão, o ideal da educação não é formar o indivíduo por ou para si mesmo, mas formar o cidadão para a polis.” (TEIXEIRA, 2006, p. 26) Nesse Estado ideal, o mais perfeito possível, os cidadãos seriam educados desde a infância para buscar a verdade, praticar o bem e contemplar a beleza. A obra A República discute como seria tal Estado.

     

     

    “Para Platão e todos os gregos, a literatura, a música e a arte têm grande influência no caráter, e seu objetivo é imprimir ritmo, harmonia e temperança à alma. Por isso deve-se preserva-la como tarefa do Estado.” (FONTERRADA, 2008, p. 27) A principal função da música, portanto, seria pedagógica, uma vez que ela era responsável pela ética e estética, o que implicaria na construção da moral e do caráter da nação.

     

     

    Outro conceito filosófico importante é a ideia de virtude. Para Platão, a virtude é o que há de mais precioso, pois somente sendo virtuoso o homem poderia encontrar a felicidade. A tradição popular grega associava o belo e o bem, num ideal que chamavam de kalokagathia. Dessa forma, “o indivíduo que tem valor moral é suscetível de agir belamente e, vice-versa, o indivíduo belo tem a possibilidade de atos moralmente bons.” (ROSENFIELD, 2006, p. 11) Por exemplo, quem realiza uma bela ação se comporta bem, e sua boa ação traz felicidade. Desse modo, o belo e o bom podem ser considerados idênticos. Algumas virtudes, que fazem parte da virtude total que é o Bem, são a valentia, a prudência, a piedade e a justiça. Platão refere-se à virtude como sendo uma harmonia. A justiça é comparada a uma harmonia musical, pois deveria reunir “harmoniosamente três elementos diferentes, exatamente como se fossem três termos numa proporção musical” (A República, 443a), combinando-os numa unidade perfeita e harmoniosa.

    Veja mais em: http://nocmoon.com/2012/07/a-visao-de-platao-sobre-a-musica-e-a-educacao/

    mas ele tem uma crítica à poesia

     

    Platão via a arte com desconfiança. Ele acreditava que a arte não revela o verdadeiro, portanto é mentirosa e não melhora o homem. Por exemplo, no que diz respeito à pintura, ele questiona se sua finalidade é imitar a realidade ou a aparência dos objetos, ao que Glauco responde que é imitar a aparência. Sendo a pintura então uma “arte de imitar”, ela estaria longe da verdade. (A República, 598a) Quanto à poesia, Platão a colocava como inferior à filosofia, uma vez que

     

    “O poeta não possui conhecimento, senão intuição. Essa intuição é irracional, levando o poeta a viver fora de si em constante delírio. Os poetas falam e desconhecem o que falam. O poeta também é um imitador, imitador de terceira mão e por isso distante três graus do ser.” (TEIXEIRA, 2006, p. 76)

     

     


ID
1590637
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Música

Sabemos que foi na Grécia antiga que a música se aproximou da educação de modo especial, segundo Brasil (1998), “era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos, ao lado da matemática e da filosofia”. Podemos assim, destacar algumas funções desta arte, como:

I. Cognitiva.

II. Memorização.

III. Educativa.

IV. Percepção estética.

É correto afirmar:

Alternativas

ID
1590640
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Música

A produção musical católica floresceu em todos os grandes centros urbanos da América Latina a partir de fins do séc. XVI. Podemos assim destacar, como características básicas:

I. A assimilação das técnicas europeias de composição e execução musical.

II. Adaptação das mesmas às condições particulares de cada região do Novo Mundo.

III. A música escrita e executada nessas regiões no período colonial.

IV. Estabelecimento da religião católica como forma de agregação social.

É correto afirmar:

Alternativas

ID
1590643
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Música

Podemos dizer que a MPB surgiu ainda no período colonial brasileiro, a partir da mistura de vários estilos. Entre os séculos XVI e XVIII, misturou-se em nossa terra, as cantigas populares, os sons de origem africana, fanfarras militares, músicas religiosas e músicas eruditas europeias. Também contribuíram, neste caldeirão musical, os:

Alternativas

ID
1590646
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Uma das formas de conhecer a realidade dos contextos pedagógico - musicais é questionando os indivíduos que fazem parte daqueles cenários, como alunos, professores, funcionários da administração, entre outros. Entretanto, são poucos os dados sistematizados que revelam a formação inicial de professores de música sob a perspectiva dos próprios licenciandos, daqueles que recebem a formação e, ao mesmo tempo, atuam como professores. Para fundamentar esta questão encontra-se Pérez Gomez (1995), trazendo pontos convergentes. Inicialmente, o autor identificou quatro perspectivas de formação de professores, são elas:

Alternativas

ID
1590649
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Na contemporaneidade são muitos os estudos que comprovam a eficácia da música como ferramenta auxiliar em sala de aula em diversos níveis da educação básica e até mesmo no ensino superior. Também conhecida como antropologia da música, é uma teoria formulada pelo americano Alan P. Merrian que defende a arte musical como um poderoso meio de interação que através do estímulo da percepção possibilita o ser humano organizar e vivenciar informações de origem sensorial. Referimo-nos a(o):

Alternativas

ID
1590652
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Após 30 anos de atividade no Brasil, ele foi substituído pela Educação Musical, criada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira de 1961. Referimo-nos ao:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta: Letra B

    Na década de 30 o Canto Orfeônico entrou para o currículo da escola regular. A partir de 1961, a disciplina Canto Orfeônico foi substituída na escola regular pela Educação Musical e em 1971, com a lei 5692/71, se tornou Educação Artística. Junto com a reforma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira chegaram os professores polivalentes em artes, que se tornaram responsáveis não somente pela área de música, mas por todas as artes nas escolas.

    Referências:

    http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/webform/projetos/bolsistas/TBC.pdf


ID
1590655
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Música

A televisão começou a se popularizar em meados da década de 1960, influenciando na música. Nesta época, a TV Record organizou o Festival de Música Popular Brasileira. Nestes festivais foram lançados:

Alternativas

ID
1590658
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Música

 A contribuição africana para a música brasileira perpassa pela com a incorporação de seus instrumentos bastante característicos, eminentemente de percussão. As sonoridades destes instrumentos foram, a partir daí, largamente utilizadas na canção popular do Brasil, constituindo então uma das chaves da nossa música. Dentre estes instrumentos estão, por exemplo:


I. Berimbau.

II. Cuíca.

III. Reco-reco.

IV. Atabaques.


É correto afirmar que:

Alternativas

ID
1590661
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Música

Suas composições foram marcadas pela vitalidade e malícia, fizeram grande sucesso entre as camadas nobres da sociedade portuguesa, pois o compositor, transferido para Portugal em 1763, figurou como compositor aclamado na corte portuguesa do século XVIII. Foi, por assim dizer, o primeiro compositor brasileiro a sair do anonimato. Este foi:

Alternativas

ID
1590664
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Música

A TV surgiu no Brasil em 1950. Dos meados ao final da década de 60, a TV obteve grande desenvolvimento através da canção popular brasileira, posta em evidência através dos grandes festivais da época. Nesse contexto, surgiram e foram amplamente divulgados novos talentos da MPB. Elis Regina, por exemplo, já tomava a dianteira de uma nova fase da bossa nova, inclusive ganhando o I Festival de MPB, televisionado pela extinta TV Excelsior. Mais tarde, Elis Regina comandou o programa de grande audiência da TV em sua época, O Fino da Bossa, ao lado de:

Alternativas

ID
1590667
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Música

Deixou um legado no qual encontramos um dos hinos do samba paulista, Trem das Onze, em que a cor local paulistana foi retratada de maneira tanto prosaica como poética. Nesta mesma época, surgiu o conjunto paulista até hoje presente, os Demônios da Garoa, que mantém viva a chama do samba de:

Alternativas

ID
1590670
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Música

Foi responsável pela até então inviável conciliação, na música brasileira, entre os conceitos de universalismo e regionalismo. Ainda mais, gerou grandes transformações na inibida cultura brasileira da época que, possuindo tradições relativamente novas, buscava caminhos pelos quais pudesse percorrer. O texto refere-se a (o):

Alternativas

ID
1590673
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Esta era da história da arte nasceu em meados do século XX e se estende até a atualidade. Este período traz consigo novos hábitos, diferentes concepções, a industrialização em massa, que imediatamente exerce profunda influência na pintura, nos movimentos literários, no universo ‘fashion’, na esfera cinematográfica, e nas demais vertentes artísticas. Esta tendência cultural com certeza emerge das vertiginosas transformações sociais ocorridas neste momento. O texto refere-se a(o):

Alternativas

ID
1590676
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A "história da arte" é uma ciência multidisciplinar que procura estudar de modo objetivo a arte através do tempo, classificando as diferentes formas de cultura, estabelecendo a sua periodização e salientando as características artísticas distintivas e influentes. O estudo da história da arte teve início durante:

Alternativas

ID
1590679
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A pintura é utilizada como elemento decorativo e retratando as cenas do cotidiano. A qualidade das obras é superior, mostrando um maior grau de abstração e a utilização de outros instrumentos que não as mãos, como espátulas. Trata-se do período:

Alternativas

ID
1590682
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Desde a implantação do ensino de artes no Brasil, em 1816, quando se criou a Academia Imperial de BelasArtes e se contratou artistas que ensinavam no Instituto de França3 (OLLÉ, 2007), até a sua inclusão como componente obrigatório no currículo escolar, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), esta disciplina passou por diversas transformações. Essa implantação se deu com:

Alternativas

ID
1590685
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

“Ao avaliar, o professor precisa considerar a história do processo pessoal de cada aluno e sua relação com as atividades desenvolvidas na escola, [...]”. Insistimos que, acatar essa recomendação requer informações e formação específica e continuada, vez que convivemos com informações transitórias e que o conhecimento é sempre provisório, dialeticamente reconstruído. Trata-se de uma recomendação de:

Alternativas

ID
1590688
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística

 Na última década, a Educação musical brasileira vem apresentando um desenvolvimento significativo como área de conhecimento acadêmico-científico. Esse desenvolvimento se revela, por exemplo:


I. Pela abertura de novos cursos de Pós Graduação, em nível de especialização, mestrado e doutorado.

II. Consequente aumento de especialistas, mestres e doutores no país.

III. Pelo número crescente de encontros científicos e publicações na área.

IV. Pelas práticas educativas, conceitos e metodologias.


É correto afirmar

Alternativas

ID
1590691
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

De acordo com este pesquisador, o processo da fala é mais provável de começar com a recordação do falante das informações guardadas na memória permanente. Portanto, se as imagens estão guardadas na memória permanente, os métodos de ensino de uma língua que se utilizam do método audiovisual, proporcionam uma memorização maior e ajudam na recordação dos vocábulos e frases na hora do desempenho verbal durante a comunicação. “O processo de informação mental que nós precisamos para falar depende do uso de imagens em grande escala”. O uso de mídia ilustrada, pode aumentar a duração da atenção pois este método ajuda na concentração durante o aprendizado (prende a atenção). Referimo-nos a:

Alternativas