SóProvas



Prova Marinha - 2010 - COLÉGIO NAVAL - Aluno - 2° Dia


ID
803959
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A economia brasileira, entre os anos 1950 e 1990, passou por transformações sensíveis, fato que condicionou uma mudança gradativa em nosso comportamento comercial, ou seja, deixamos de ser um mero exportador de matérias-primas e passamos a exportar também uma gama de manufaturados. Em função dessas transformações, as quais obedeceram e obedecem a imposições políticas e econômicas internas e externas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários

ID
803962
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O território brasileiro sofre a influência de cinco massas de ar, as quais contribuem decisivamente para que o país possua uma oscilação térmica e pluviométrica muito singular durante o ano. Sobre as referidas massas de ar que atuam no Brasil, é correto afirmar que,

Alternativas
Comentários
  • c) a mTa (massa Tropical atlântica) , quente e úmida, que possui seu centro de formação próximo ao Trópico de Capricórnio, além de atuar em extensas faixas do litoral brasileiro, na Região Sudeste contribui para a formação de chuvas orográficas durante o verão.



    Correção: 

    º mEc (massa Equatorial continental): Originária da Amazônia ocidental - área de baixa latitude e muitos rios. É uma massa de ar quente, úmido e instável. É a que exerce maior influência no Brasil: atinge praticamente todas as regiões durante o verão no hemisfério sul, provocando chuvas.


    º mPa  (massa Polar atlântica): Por se originar no oceano Atlântico, ao sul da Argentina, em uma zona de média latitude (de 30º a 60º), a mPa tem ar frio e úmido. Atua principalmente no inverno. No nordeste oriental (litoral) ocorre o encontro da mPa (ar frio e úmido) com a mTa (ar quente e úmido)  provocando as chuvas frontais durante o inverno.


    º mEa (massa Equatorial atlântica): Massa de ar quente e úmido. Origina- se próximo do arquipélago português dos Açores, na África. Formadora dos ventos alísios de nordeste, atua, principalmente, durante a primavera e o verão no litoral das regiões Norte e Nordeste. Causas chuvas significativas na porção norte do litoral nordestino.


    º mTc (massa Tropical continental): Por ter origem na depressão do Chaco (Paraguai), isto é, em uma zona de altas temperaturas e pouca umidade, é uma massa de ar quente e seco.


    Fonte: ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. O espaço natural brasileiro: clima (Geografia Geral e do Brasil). São Paulo: Ática, 2004. (Volume único).

  • A prof Ana Catia não deu uma aula, ela deu um show.


ID
803965
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O geógrafo brasileiro Aziz Ab'Saber utilizou o conceito de domínio morfoclimático para identificar os domínios paisagísticos I brasileiros. Domínio morfoclimático refere-se a um conjunto espacial de grandes dimensões caracterizado por uma interação coerente entre as feições do relevo, os tipos de solo, as condições de clima e hidrologia e as formas de vegetação. Em função da sua extensão territorial e de suas características físicas, o Brasil possui vários domínios morfoclimáticos. Nesse sentido, destacando-se alguns, é correto afirmar que o domínio

Alternativas
Comentários
  • c) da mata dos Cocais, que separa o domínio amazônico do domínio da caatinga, possui nas palmeiras como a carnaúba e o babaçu seus grandes representantes.


    Correção:


    a) Osolos da Mata Atlântica, principalmente nas encostas das áreas serranas não são profundos  e seus domínios não sofrem fortes oscilações térmicas diurnas. 


    b) No extremo sul do Brasil, mais precisamente no sul do Rio Grande do Sul, na campanha gaúcha, temos formações rasteiras ou herbáceas constituídas por gramíneas. O domínio morfoclimático dessa região é o campos ou prados e não a Mata de Araucárias.


    d) O Pantanal Mato-grossense é drenado  pelo rio Paraguai não pelo Paraná. 


    e) Os mangues apresentam grande variedade de espécies e suas águas ricas em nutrientes da decomposição orgânica são importantes para a vida marinha como ecossistema marinho e costeiro. 


    Fonte: ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2004. (Volume único).

  • Essa questão é suspeita já que MATA DOS COCAIS é zona de transição.

  • Questão mal elaborada, mata dos cocas não é um domínio morfoclimático!!!!


ID
803968
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil possui um grande potencial hidrográfico, destacando-se, nesse contexto, a porção setentrional do país. Em função das I condições naturais que o território nacional apresenta, a Região Norte contribui com uma parcela singular junto a esse potencial, o qual pode ser utilizado de diversas formas. Sobre a bacia hidrográfica amazônica e suas potencialidades, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • D-----A construção da Hidrelétrica de Balbina, no Rio Tocantins, em especial para atender o complexo mineral de Carajás, conjugou o fato desse rio possuir grandes vazões durante o ano com a proximidade da capital paraense, a qual demanda grandes quantidades energéticas.

    VAI SER O RIO UATUMA E NAO O TACANTINS

    A---É tipicamente planáltica e possui um grande poder hidroenergético, destacando-se neste contexto o Rio Amazonas, no entanto, ainda é pouco explorada, visto as grandes distâncias dos grandes centros consumidores do país.

    PLANICIES

    C---O Rio Amazonas, com regime tipicamente pluvio nival, durante o ano possui sua vazão comprometida, uma vez que os afluentes da margem direita perdem suas capacidades de vazões durante o verão no hemisfério sul.

    COMPROMETE P0RRA NENHUMA, AMAZONAS E MISTO

    E---As elevadas pluviosidades sobre esta região, decorrentes das evapotranspirações excessivas, dotaram o Rio Amazonas com o maior potencial hidroenergético instalado do país, especialmente após a construção da Hidrelétrica de Tucuruí.

    MAIOR POTENCIAL HIDRELETRICO INSTALADO ESTA NO PARANA, USINA DE ITAIPU, O AMAZONAS TEM O MAIOR POTENCIAL HIDRELETRICO, MAS NAO INSTALADO

  • a) É tipicamente planáltica e possui um grande poder hidroenergético, destacando-se neste contexto o Rio Amazonas, no entanto, ainda é pouco explorada, visto as grandes distâncias dos grandes centros consumidores do país.

    Errada, o Rio Amazonas é tipicamente planície

    b) Por possuir afluentes tanto no hemisfério norte quanto no hemisfério sul, durante o ano o rio Amazonas apresenta grandes vazões, visto as estações chuvosas se alternarem em ambos os hemisférios, contribuindo assim para o seu grande potencial hídrico.

    Correta, o Rio Amazonas tem um potencial incrível de vazão durante o ano todo

    c) O Rio Amazonas, com regime tipicamente pluvio nival, durante o ano possui sua vazão comprometida, uma vez que os afluentes da margem direita perdem suas capacidades de vazões durante o verão no hemisfério sul.

    Errada, a sua vazão não é comprometida em nenhum período do ano

    d) A construção da Hidrelétrica de Balbina, no Rio Tocantins, em especial para atender o complexo mineral de Carajás, conjugou o fato desse rio possuir grandes vazões durante o ano com a proximidade da capital paraense, a qual demanda grandes quantidades energéticas.

    Errada, aqui na verdade deveria ser a Hidrelétrica de Tucuruí

    e) As elevadas pluviosidades sobre esta região, decorrentes das evapotranspirações excessivas, dotaram o Rio Amazonas com o maior potencial hidroenergético instalado do país, especialmente após a construção da Hidrelétrica de Tucuruí.

    Errada,o Rio Amazonas tem um alto potencial pra gerar energia porém ele não é muito explorado pois caso fosse causaria muitos desastres ambientais e também dificultaria pra gerar energia pras partes mais povoadas do Br como SP


ID
803971
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

"As invasões holandesas que ocorreram no século XVII foram o maior conflito político-militar da Colônia. Embora concentradas no nordeste, elas não se resumiram a um simples episódio regional. Ao contrário, fizeram parte dp quadro das relações internacionais entre os países europeus, revelando a dimensão da luta pelo controle do açúcar e das fontes de suprimento de escravos.[ ...] O ataque a Pernambuco se iniciou em 1630, com a conquista de Olinda. A partir desse episódio, a guerra pode ser dividida em três períodos distintos.[ ...]
O segundo período,entre 1637 e 1644, caracteriza-se por relativa paz, relacionada com o governo do príncipe holandês Maurício de Nassau, que foi o responsável por uma série de importantes iniciativas políticas e realizações administrativas."(Fausto, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2004.p.84 e 85.)

São características do governo Maurício de Nassau, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    O comandante Maurício de Nassau, legítimo representante da companhia das Índias Ocidentas, foi o grande responsável pela consolidação das conquistas holandesas no Brasil.

    Conseqüentemente, houve um aumento significativo da produção açucareira. Além disso, Nassau garantiu uma justiça mais igualitária, a liberdade de culto (os holandeses eram protestantes), e chegou a publicar normas protegen­do a alimentação dos escravos (obrigatoriedade de cultivo de 200 covas de mandioca para os escravos). Politica­mente, permitiu a participação dos senhores de terras no Conselho dos Escabinos, espécie de Câmara Municipal, dirigido por um membro da W.I.C. (Companhia das Índias Orientais), o esculteto. O Recife. foi modernizado e embelezado e uma série de realizações marcaram sua atuação no terreno cultural, como a criação do Observatório Astronômico e de uma biblioteca.

    A política de Nassau, entretanto, entrou em choque como os interesses da W.I.C., que considerava a sua administração muito dispendiosa e personalista. Pressionado, o governador acabou por se demitir em 1643, retirando-se para a Holanda.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Embora calvinista, Nassau implantou a liberdade religiosa, permitindo católicos e judeus professarem livremente suas crenças, o que fez surgir a primeira sinagoga da América Portuguesa. 


ID
803974
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

" A revolta de 1835, também chamada a ' grande insurreição' , foi o ponto culminante de uma série que vinha desde 1807. A revolta desses escravos islamizados, em consequência, não será apenas uma eclosão violenta mas desorganizada, apenas surgida por um incidente qualquer. Será, pelo contrário, planejada nos seus detalhes, precedida de todo um período organizativo(...). Reuniam- se regularmente para discutirem os planos de insurreição, muitas vezes juntamente com elementos de outros grupos do centro da cidade.(...) O movimento vinha sendo articulado também entre os escravos dos engenhos e os quilombolas da periferia. (. . . ) O plano não foi cumprido na íntrega porque houve delação. (...) os escravos, vendo que tinham de antecipar a revolta, lançaram-se à carga de qualquer maneira. (...) Derrotada a insurreição, os seus líderes se portaram dignamente." (Moura, Clóvis. Os Quilombos e a Rebelião Negra. 7 ed. São Paulo, Brasiliense, 1987. pp. 63-69.)

Sobre a rebelião escrava relatada no texto, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gab; B

     

  • Revolta dos Malês foi um levante de escravos de maioria muçulmana na cidade de Salvador, capital da Bahia, que aconteceu na noite de 24 para 25 de janeiro de 1835. Foi a revolta de maior importância do estado. ... Apenas negros africanos tomaram parte na revolta, que contou com cerca de 600 homens.

  • GABARITO : (B)

    Com a Independência do Brasil, que ocorreu de forma conservadora, a crise do escravismo e dos privilégios, principalmente urbanos, de etnia e religião se agravou. Um dos reflexos disso foram as revoltas de escravos, como a Revolta dos Malês que reuniu negros – escravos e libertos -, principalmente de origem islâmica, mas também de outras tradições, insatisfeitos com a situação de escravidão e de submissão a cristãos. 

    força, guerreiros!

  • Podemos matar já quando ele fala " A revolta desses escravos islamizados...", lembre se Revolta dos Malês é aquele na qual os escravos eram de origem muçulmana seu objetivo era libertar os escravos

  • gab - B

    " A revolta de 1835, também chamada a ' grande insurreição' , foi o ponto culminante de uma série que vinha desde 1807. A revolta desses escravos islamizados

    Revolta dos Malês foi uma revolta de escravos que aconteceu na cidade de Salvador, na Bahia, em 1835. Essa foi a maior revolta de escravos da história do Brasil e mobilizou cerca de 600 escravos que marcharam nas ruas de Salvador convocando outros escravos a se rebelarem contra a escravidão. A Revolta dos Malês, que ficou marcada pela grande adesão de africanos muçulmanos, acabou fracassando e os envolvidos foram duramente punidos.


ID
803977
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

"Na madrugada de 11 de maio de 1938, o jovem tenente e seus homens invadiram o Palácio Guanabara, onde então morava Getúlio, tentaram metralhar toda a família presidencial, mas logo eram rechaçados sem dó.[ ...] Mas logo pipocou a primeira bala, no Palácio Guanabara, e já Filinto [Muller] abandonava os camisas-verdes e se punha, 'leal como sempre', ao lado de Vargas. [ ...] sufocada a rebelião, Filinto Muller se pôs à testa da dura repressão que iria ter começo contra os adeptos, em todo o país, da versão brasileira do nazismo de Hitler e do fascismo de Mussolini." (Joel Silveira. Revista Nossa História. Abril 2005. Ano 2/n° 18. p.59. Adaptado)

O texto acima faz referência à ação:

Alternativas
Comentários
  • c) da AIB, Ação Integralista Brasileira, organização nacionalista que pretendia implantar um Estado autoritário no Brasil, de inspiração fascista.


    No Brasil, as hostes fascistas se aglomeravam em torno da Ação Integralista Brasileira (AIB), chefiada pelo sr. Plínio Salgado. Exerciam atração sobre muitas pessoas por causa do programa nacionalista e da proposta de um Estado forte, "acima dos interesses de qualquer classe social em particular". Falavam em combater o "capitalismo financeiro internacional". Defendiam o Estado totalitário, com partido único e sem eleições democráticas. O lema era "Deus, pátria e família", o que revela as ligações com a Igreja Católica. No começo apoiavam Vargas e o Estado Novo. No entanto, a política personalista do presidente levou-a a decretar a ilegalidade de todos os partidos políticos, inclusive da AIB. Decepcionados, os integralistas tetaram tomar o poder à força (fato descrito no enunciado da questão). Foram mortos ou presos. Com exceção de Plínio Salgado autorizado a se exilar em Portugal, do ditador Salazar.
  • Gabarito C

    Ação Integralista Brasileira (AIB) foi um movimento político fascista nacionalista brasileiro criado em 7 de outubro de 1932. Foi fundado por Plínio Salgado, um escritor modernista, jornalista e político, uma figura literária conhecida por sua participação na Semana de Arte Moderna de 1922.

    Salgado desenvolveu o que viria a ser a AIB, com a Sociedade de Estudos Paulista (SEP), um grupo de estudo sobre os problemas gerais da nação. Os estudos da SEP resultariam na criação da AIB, em 1932. O movimento integralista tinha adotado algumas características dos movimentos europeus de massa da época, especificamente do fascismo italiano, mas distanciando-se do nazismo porque o próprio Salgado não apoiava o racismo. No entanto, apesar do slogan "união de todas as raças e todos os povos", o integrante Gustavo Barroso tinha opiniões antissemitas.[1]

    integralismo brasileiro era inspirado em um movimento tradicionalista em Portugal, o integralismo lusitano. Como símbolo, a AIB utilizava uma bandeira com um disco branco sobre um fundo azul, com um sigma maiúscula (Σ) em seu centro. Os integralistas também ficaram conhecidos como camisas-verdes devido aos uniformes que utilizavam. A AIB, assim como todos os outros partidos políticos, foi extinta após a instauração do Estado Novo, efetivado em 10 de novembro de 1937 pelo então presidente Getúlio Vargas.

    A AIB a partir de então, firmou-se como uma extensão do movimento constitucionalista.[carece de fontes] Tão logo o partido iniciou suas atividades, influenciado pelo fascismo italiano,[2][3] começaram a acontecer conflitos com grupos rivais, como a ANL, de forma análoga aos conflitos entre partidos fascistas e socialistas em diversos países à época.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Gente, cuidado pra não confundir as datas

    Intentona Comunista - 1935

    Intentona Integralista - 1938

  • Eu não sabia que a A.I.B fez isso, infelizmente o professor não repassou. Não erro mais.

    Para quem não é assinante:

    Gab > C

  • Eu não sabia que a A.I.B fez isso, infelizmente o professor não repassou. Não erro mais.

    Para quem não é assinante:

    Gab > C

  • Intentona Integralista = NO ESTADO NOVO = 1938

    Intentona Comunista = GOVERNO CONSTITUCIONAL = 1935

    A = Lhufas

    B = 1935

    D = Lhufas

    E = Aliança liberal foi lá em 1930.

    GABARITO C


ID
803980
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

"As Câmaras Municipais, encarregadas da administração local, foram sendo estruturadas paralelamente à formação das primeiras vilas." A atuação das Câmaras, controladas pelos homens-bons, abrangia diversos setores, como o abastecimento, a tributação e a execução das leis.[ ...] Assim, as Câmaras Municipais constituíam poderosos órgãos da administração colonial. (Cotrim, Gilberto. História Global- Brasil e Geral. 8. ed. São Paulo: Saraiva,2005.p.203.)

A categoria dos homens-bons refere-se aos

Alternativas
Comentários
  • Instaladas nas sedes das vilas, eram compostas por 3 ou 4 vereadores. Conhecidos popularmente como “homens bons”, estes vereadores eram pessoas ricas e influentes (geralmente grandes proprietários de terras) da vila, ou seja, integrantes da elite colonial. Somente os integrantes desta elite colonial podiam ser eleitos para exercer o cargo de vereador. Escravos, judeus, estrangeiros, mulheres e degredados não podiam se tornar vereadores.

     

    As Câmaras Municipais eram dirigidas pelo juiz ordinário, escolhido pelos integrantes da elite da cidade.

     

    GABARITO: LETRA E 

    FONTE: https://www.historiadobrasil.net/brasil_colonial/camaras_municipais.htm

     

  • Apesar da tentativa de centralização político-administrativa da colônia, a autoridade dos governadores-gerais por vezes era contrariada por grandes fazendeiros e donatários. Aos poucos, essas lideranças obtiveram a prerrogativa de criar espaços de governança local, as Câmaras Municipais. Sua função era atender demandas de sua localidade, como abastecimento da vila e organizar expedições contra indígenas, além de aplicar as leis vigentes na colônia. Os vereadores eram conhecidos como "homens-bons", sempre detentores de grande influência política e poder econômico.

    Foi nesse contexto, que a ideia de “homem bom” surgiu na colônia para determinar as pessoas que poderiam ocupar cargos políticos na esfera local. Para alcançar a condição de “homem bom”, era necessário que o indivíduo fosse maior de 25 anos de idade, casado ou emancipado, praticante da fé católica e não possuísse nenhum tipo de “impureza racial”. Além disso, estes mesmos homens deveriam ter a posse de terras que legitimavam sua condição social distinta.


ID
803983
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma rocha submetida à ação da água, às oscilações de temperatura e à atuação de seres vivos irá, com o tempo, desintegrar-se e decompor-se. Os minerais que a compõem irão se fragmentar e se separar em pedaços cada vez menores, até dar origem ao solo. No caso brasileiro, em função da sua localização geográfica e de suas características físicas, encontramos uma gama de solos, cada um com suas especificidades. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo, referentes aos diversos tipos de solos existentes no Brasil.

I - O solo de várzea, argiloso e tipicamente das áreas meridionais do país, possui grande riqueza de materiais orgânicos, os quais são utilizados pelas populações ribeirinhas para cultivos de gêneros agrícolas de subsistência.

II - O solo de massapé, arenoso e encontrado em todo o litoral brasileiro, concentra grandes quantidades de nitrogênio e potássio, o . que acabou favorecendo o desenvolvimento de cultivos agrícolas destinados majoritariamente para exportações .

III- O solo de terra roxa, argiloso e comum no norte do Paraná e oeste de São Paulo, em função da decomposição de rochas magmáticas, resultaram em nutrientes importantes, favorecendo a sua utilização no plantio de culturas como o café.

IV - O solo conhecido como salmourão, arenoso e com grande gradiente de fertilidade, especialmente por sua decomposição química e riqueza em materiais orgânicos, contribuiu para que a região Nordeste se tornasse grande produtora e exportadora de cana-de-açúcar.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • d) Apenas a afirmativa III é verdadeira.


    Correção:


    º Solo de várzea: Localizado em uma mata de inundação temporária e de variável composição vegetal, causada pela constante vazão dos rios. São ricos em matéria orgânica. O extrativismo é ainda a maior fonte de renda. Localiza- se na região da Amazônia.


    º Solo Massapê: Formado da composição do gnaisse e do calcário, esse tipo de solo foi muito favorável ao plantio da cana- de- açúcar na Zona da Mata do Nordeste. É um solo escuro, bastante fértil, muito profundo e argiloso.


    º Solo Salmourão: É um solo proveniente da decomposição, principalmente, do granito. Encontra-se distribuído em áreas do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul do Brasil. É bastante arenoso e menos fértil que os demais, além de apresentar certo nível de acidez. No entanto, com as técnicas corretas, também pode ser utilizado na agricultura.


ID
803986
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, referentes ao Segundo reinado.

I - Valendo-se da prerrogativa do padroado, o imperador rejeitou a bula papal que proibia a permanência de membros da maçonaria dentro dos quadros da Igreja Católica.

II - Uma das principais consequências da guerra do Paraguai para o Brasil foi o fortalecimento do Exército brasileiro.

III- Como desfecho da Questão Christie, o imperador D. Pedro II decidiu romper relações diplomáticas com os Estados Unidos.

IV - A Lei de Terras, aprovada em 1850, determinava que as terras públicas só poderiam torna-se propriedade privada por meio da compra.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Objetivos da Lei de Terras

     

    - Estabelecer a compra como única forma de obtenção de terras públicas. Desta forma, inviabilizou os sistemas de posse ou doação para transformar uma terra em propriedade privada.

     

    GAB: LETRA (A)

    FONTE: https://www.historiadobrasil.net/resumos/lei_terras.htm

  • I - Valendo-se da prerrogativa do Beneplácito...

    III - ...decidiu romper relações diplomáticas com a Inglaterra.

     

    Gabarito: A

  • QUESTÃO ESTÁ ERRADA, ASSISTAM AO VÍDEO DA PROFESSORA PARA SABER O PORQUÊ

  • Todo meu respeito a professora, mas acredito que ela se equivocou com o conceito de padroado, pois o que a alternativa I da a entender é que conceituou o beneplácito - que era uma das aptidões do imperador a cerca da igreja - e não o padroado e que por isso a I estaria errado. Sendo o Beneplácito a aptidão de o imperador aceitar ou não uma ordem papal, ou seja, toda ordem do papa passaria pelo imperador, podendo ele aceitar ou não, como na questão religiosa, que não aceitou; o padroado era, sumamente, o apadrinhamento do imperador à igreja.

  • I - A elaboração de uma bula papal por Pio IX que recomendava a excomunhão de católicos maçons não foi acatada pelo Estado brasileiro, afinal o número de católicos ligados à maçonaria era elevado, incluindo padres.


ID
803989
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

"Por já ter acumulado experiências parciais de política econômica planejada, pôde o governo, na gestão Kubitschek, executar sua mais séria e ambiciosa experiência de planejamento integrado: o Programa de Metas [ ...] . O Plano de Metas foi um marco na reelaboração qualitativa das relações entre Estado e economia no país. Integravam-se pela primeira vez, sob o controle do governo, as atividades do capital público e do privado, através de um planejamento que. definia as prioridades de investimento, bem como as estratégias para dirigir os recursos privados para essas áreas."(Mendonça, Sonia Regina de. Estado e Economia no Brasil: Opções de Desenvolvimento. 3. ed. Rio de Janeiro, Graal, s/ d, p.59.)

Sobre o Programa de Metas, no governo Juscelino Kubitschek, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A - Inicialmente eram 30 metas para transformar o Brasil, desenvolvendo "50 anos em 5". Porém foi incluido ao plano a construção de Brasília, somando o total de 31 metas.

  • Gabarito: A

     

    Encontrei a questão abaixo e achei que há relação com a questão acima:

     

    O "planejamento econômico" estava no ar desde os anos 30, influenciado principalmente pelo sucesso da política do New Deal, aplicada por Franklin Delano Roosevelt à Depressão norte-americana. Como governador de Minas (1945-51), JK adotara o binômio energia/transportes como metas de desenvolvimento. O Plano de Metas foi a primeira medida de planejamento econômico 'stricto sensu', no Brasil.

    Constava de 31 metas, agrupadas em cinco setores básicos, para os quais deveriam ser encaminhados todos os investimentos públicos e privados do país: energia, transportes, indústrias de base, alimentação e educação (...). A meta 31, denominada meta síntese, era a construção de Brasília, que foi inaugurada em 21 de abril de 1960.

    Entre 1956 e 1961, a economia brasileira cresceu, em média, 8,1% ao ano (...). A fabricação de automóveis e de material elétrico ultrapassou 25% ao ano. Vários outros setores, como siderurgia, álcalis, celulose e papel, construção e pavimentação de rodovias, ultrapassaram as metas estabelecidas.

                (Revista "Problemas Brasileiros". n. 352. julho/ago/2002. p. 22)

     

    5. A construção de Brasília e a conseqüente transferência do Distrito Federal do Rio de Janeiro para o planalto Central corresponderam a uma estratégia de fundo geopolítico que pretendia

    a) dinamizar a economia das regiões litorâneas mais desenvolvidas com uma industrialização com base nacional.

    b) propiciar a seus moradores amplos espaços públicos de convivência para o exercício da cidadania política.

    c) difundir um planejamento urbano moderno e democrático, integrando as cidades-satélites ao plano Piloto.

    d) por meio de seu zoneamento, integrar as áreas residenciais, comerciais e políticas, garantindo espaços com ausência de segregação.

    e) integrar territorialmente o País com a ocupação dos espaços interiores e ao mesmo tempo isolar geograficamente o centro de decisão política do País.

     

    Fonte: historiaehistoriografianet.blogspot.com/2013/09/banco-de-questoes-brasil-1946-1964_5014.html

    Bons estudos!!!

     

     

  • Inicialmente 30 metas

    BSB meta síntese, totalizando 31 metas.

    Abraços

  • a) foram estabelecidas trinta e uma metas, sendo priorizados os setores de energia, transportes e indústrias de base.

    Correta, foram 31 metas com o objetivo de melhorar principalmente na área de transporte, indústria e energia

    b) o resultado do Programa de Metas foi desastroso, sobretudo a produção industrial que teve uma acentuada queda.

    Errada, aumentou bastante a produção industrial principalmente na de automóveis

    c) foram criados vários mecanismos para impedir a entrada de capitais estrangeiros, como a utilização da Instrução 113 da SUMOC.

    Errada, impedir nada JK queria a entrada de capitais estrangeiros e de empresas principlamente

    d) o principal objetivo do Programa de Metas era a prioridade no setor agrário-exportador, privilegiando o café e a soja.

    Errada, o principal objetivo era desenvolver indústria

    e) com a criação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), em 1959, o foco da industrialização transferiu-se para o Nordeste.

    Errada, a indústria não foi transferida tanto pro NE foi ao contrário diversos nordestinos sairam para ir atrás de melhorias de vida principalmente quando começou a construção de Brasília


ID
803995
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ciências
Assuntos

Segundo estudos conduzidos por uma equipe multidisciplinar da UNICAMP (Universidade de Campinas), o excesso de fluoreto (F¯) contido nas pastas dentais comuns pode provocar em crianças, com idades inferiores a 7 anos de idade, a fluorose, doença caracterizada por manchas esbranquiçadas ou opacas nos dentes em formação, devido à reação com a hidroxiapatita [ Caio (PO4) 6 (OH) 2] , um sólido presente nas camadas superficiais dos dentes, aumentando a porosidade nos dentes, facilitando a quebra e o tingimento dos dentes, este último pela absorção de corantes alimentícios. De acordo com as informações fornecidas, qual propriedade da matéria é comprometida pelo uso continuado de pastas fluoretadas na faixa etária citada?

Alternativas
Comentários
  • "3.Capacidade de um material de absorver energia até seu rompimento."

    Ref: http://www.aulete.com.br/tenacidade

  • Acertei de primeira e adorei o app
  • Em suma, a tenacidade seria a resistência do material em questão, no caso: o dente.

    LETRA C

    APMBB


ID
803998
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ciências
Assuntos

Em relação às Ligações e Funções Químicas, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
804004
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Preencha corretamente as lacunas da sentença abaixo.

Em uma pessoa jovem e com boa saúde, quando ocorre a sístole (contração) dos ventrículos, as grandes artérias _____________e a pressão sanguínea em seu interior atinge, em média, cerca de_______________.


Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Contrair = Constrição do vaso = Diminuição do calibre. Artéria sofre vasodilatação, logo relaxa para aumentar seu calibre.

  • Sistole = contração

    Diástole = relaxamento

    Tais movimentos são do coração, esses movimentos simultâneos equivale aos batimentos. Quando ocorre a contração ventricular ( sístole ventricular ) as artérias, formadas por tecido muscular liso, dilatam-se para comportar a grande pressão sanguínea ( 120mmHg)

    LETRA C

    APMBB


ID
804007
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ciências
Assuntos

Dos elementos abaixo, qual pode formar duas substâncias simples diferentes?

Alternativas

ID
804010
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas sobre fatores que são levados em conta nos processos utilizados para conservar alimentos.

I - Os microrganismos dependem da água líquida para sua sobrevivência.

II - Os microrganismos necessitam de temperaturas adequadas para crescerem e se multiplicarem. A multiplicação de microrganismos, em geral, é mais rápida entre 25°C e 45°C, aproximadamente .

III- As transformações químicas têm maior rapidez quanto maior for a temperatura.

IV - Há substâncias que acrescentadas ao alimento dificultam a sobrevivência ou a multiplicação de microrganismos.

V - No ar há microrganismos que, encontrando alimento, água líquida e temperaturas adequadas, crescem e se multiplicam.

Sobre esse assunto, lê-se em uma embalagem de leite "longa-vida": "Após aberto é preciso guardá-lo em geladeira".

Assinale a opção correta sobre os fatores, dentre os apresentados, que atuam na deterioração rápida do leite, caso uma pessoa NÃO siga tal instrução, principalmente no verão tropical.

Alternativas

ID
804016
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Demorou muito tempo para que a descoberta da equipe alemã do Centro para Pesquisa de Íons Pesados, liderada por Sigurd Hofmann, fosse reconhecida oficialmente pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC, em inglês). Após mais de uma década de seu descobrimento, o elemento de número atômico 112, de nome temporário (ou unúmbio, que em latim quer dizer 112), foi aceito oficialmente na tabela periódica. É que sua existência teve que ser confirmada de maneira independente: até agora apenas quatro átomos foram observados, isso porque além de superpesado ele é muito instável: existe por apenas alguns milionésimos de segundo e depois se desfaz.

Fonte http: / /noticias.terra.com.br/ciencia/ interna/0, , OI3818860- EI238,00.html (Texto adaptado)

Com base nas informações contidas no texto analise as seguintes proposições e classifique-as com F (falso) ou V (verdadeiro) , assinalando a opção correta.

( ) Este novo elemento químico de número atômico 112 será classificado como um elemento de transição.

( ) O elemento químico de número atômico 112 pertence ao período 7 e à coluna 12 ou 2B da classificação periódica dos elementos.

( ) Considerando ser 277 o número de massa de seu isótopo mais estável, esta espécie apresenta 165 prótons e 112 neutrons em seu núcleo.

( ) A 25°C e pressão de 1 atm, seu estado físico deverá ser gasoso.

Assinale a opção que apresenta a sequencia correta de resultados da classificação das afirmações.

Alternativas

ID
804019
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ciências

Leia o texto abaixo.

Cientistas dão novo passo rumo à invisibilidade

Cientistas europeus conseguiram criar, pela primeira vez, uma estrutura microscópica tridimensional que permite fazer um objeto desaparecer, um avanço no desenvolvimento da "capa de invisibilidade", popularizada pelo bruxinho Harry Potter.
Os cientistas produziram materiais compostos artificiais capazes de modificar o deslocamento da luz visível, ao fazê-la deslizar sobre um objeto colocado dentro dessa capa.
(Adaptado do Jornal do Brasil de 19/ 03/2010)

Qual das opções abaixo justifica a invisibilidade citada no texto?

Alternativas

ID
804028
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

"Um importante avanço na indústria automobilística refere-se aos dispositivos chamados conversores catalíticos trifásicos. Esse aparelho, que substitui o cano de escape comum, converte cerca de 95% dos gases nocivos em produtos relativamente inofensivos. No Brasil, as primeiras levas de veículos com esse dispositivo chegaram ao mercado em 92".
(Scarlato e Pontim, "Do Nicho ao Lixo". Atual Edit. )

Esse conversor apresenta um problema a ser resolvido: ele transforma monóxido de carbono (CO) , que é altamente tóxico, em dióxido de carbono (CO2), que, embora seja bem menos tóxico, apresenta um efeito prejudicial de grande preocupação para a sociedade atual.

Assinale a opção que corresponde a este efeito.

Alternativas

ID
804034
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ciências
Assuntos

Fenômenos elétricos e fenômenos magnéticos fazem parte da vida diária das pessoas. Em relação a esses fenômenos, assinale a opção correta de acordo com os conhecimentos da física.

Alternativas
Comentários
  • Seu pensamento está correto.

    A letra B é caso de suspensão dos direitos políticos.

    Não é caso de perda dos direitos políticos.

    Por isso do erro.


ID
804037
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ciências
Assuntos

Os átomos de certo elemento são constituídos - cada um - de 38 prótons, 50 nêutrons e 38 elétrons. Assinale a opção que apresenta os valores corretos de número atômico e número de massa, respectivamente, e do tipo de íon que ele é capaz de formar para atingir a estabilidade.

Alternativas

ID
804040
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ciências
Assuntos

De acordo com a lei da conservação da energia, a energia não pode ser criada nem destruída, podendo apenas ser transformada de uma forma em outra. Baseado nesse princípio, algumas equipes de fórmula l usaram, durante a temporada de 2009, um Sistema de Recuperação da Energia Cinética (em inglês KERS) que proporcionava uma potência extra ao carro de cerca de 80CV durante 6 segundos, melhorando assim as ultrapassagens. Essa energia era acumulada durante as frenagens usando parte da energia cinética do carro, que seria dissipada pelos freios em forma de calor.
Se toda a energia acumulada pelo KERS pudesse ser integralmente utilizada por um elevador para erguer uma carga total de 1000kg, qual seria, aproximadamente, a altura máxima atingida por esse elevador, desprezando-se todos os atritos envolvidos?

Dados: 1 CV = 735W
            g  = 10m/s²


Alternativas

ID
804043
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ciências
Assuntos

Quando átomos do elemento X, o qual está presente no terceiro período e no grupo 17 da moderna classificação periódica, se combinam com átomos do elemento Y, o qual está presente no terceiro período e grupo 2, forma-se um composto

Alternativas
Comentários
  • O elemento X é do grupo 17 da tabela (halogênio), logo, tem 7 elétrons na camada de valência, tendendo assim a receber 1 elétron (ligação iônica) ou compartilhar 1 elétron (ligação covalente).

    O elemento Y está no grupo 2 da tabela (metal alcalino terroso). Metais alcalinos-terrosos tendem a perder 2 elétrons formando íons cátions +2.

    Como um é metal (baixa eletronegatividade) e outro é um Ametal (alta eletronegatividade), a ligação entre eles será iônica.

    Assim, o Y irá perder dois elétrons, e então dois átomos de X irão receber cada um 1e, totalizando 2.

    A reação entre eles será: X-1  +    Y+2 => Cruzando os expoentes, temos X2Y,

    Porém, em termos de composto, a ordem é crescente de eletronegatividade ou seja, primeiro o íon positivo e depois o negativo.

    Logo=> YX2

    Alternativa correta: letra D.

    Espero ter ajudado