SóProvas



Prova Marinha - 2011 - CSM - Primeiro Tenente - Enfermagem


ID
798673
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A avaliação sistemática da qualidade da assistência de enfermagem, verificada através das anotações de enfermagem no prontuário dos pacientes e/ou das próprias condições deste, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • alternativa b

    auditoria em enfermagem é o conjunto de ações utilizadas na avaliação e fiscalização dos prestadores de serviços de saúde e na conferência de contas relativas aos procedimentos executados, do atendimento ao gasto, do custo à qualidade a ser alcançada. 

    Deve efetuar levantamentos dos custos assistenciais para determinar metas gerenciais e subsidiar decisões do corpo diretivo da instituição. Proporcionar aos usuários confiabilidade e segurança na relação Prestador/ Instituição/ Usuário.



  • A palavra auditoria origina-se do latim audire que significa ouvir. No entanto, o termo pode ser melhor explicado pela palavra da língua inglesa audit, o qual tem o sentido de examinar, corrigir e certificar. Sendo assim, a auditoria consiste na avaliação sistemática e formal de uma atividade para determinar se ela está sendo realizada de acordo com os seus objetivos. A auditoria de enfermagem vem atender às necessidades das instituições de saúde no controle dos fatores geradores de processos de alto custo, ela é a avaliação sistemática da qualidade da assistência prestada ao cliente pela análise dos prontuários, acompanhamento do cliente in loco e verificação da compatibilidade entre o procedimento realizado e os itens cobrados na conta hospitalar, visando garantir justa cobrança e pagamento adequado. A auditoria de enfermagem pressupõe avaliação e revisão detalhada de registros clínicos selecionados por profissionais qualificados para verificação da qualidade da assistência, sendo, portanto, uma atividade dedicada à eficácia de serviços, que utiliza como instrumentos o controle e análise de registros como as anotações de enfermagem no prontuário dos pacientes. Também pode avaliar a evolução do paciente. Resposta B Bibliografia Dias TCL, Santos JLG, Cordenuzzi OCP, Prochnow AG. Auditoria em enfermagem: revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Enfermagem, 64(5), 931-937, 2011 Camelo SHH, Pinheiro A, Campos D, Oliveira TL. Auditoria de enfermagem e a qualidade da assistência à saúde: uma revisão da literatura. Rev. Eletr. Enf. 11(4):1018-25, 2009.

ID
798676
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Muitas mulheres iniciam o acompanhamento pré-natal já ultrapassadas as primeiras 8 a 12 semanas de gestação. Esse período de intensa organogênese fetal, é fundamental para estabelecerem-se as bases do acompanhamento adequado. A maioria dos fatores que influenciam, negativamente, o binômio materno-fetal tem sua gênese no seguinte período:

Alternativas
Comentários
  • alternativa d

    O planejamento pré-concepcional deve preceder a gravidez, como um investimento . Um significante 

    percentual das gestações não são planejadas e danos ao desenvolvimento fetal podem ocorrer antes mesmo 

    da percepção da gravidez. A primeira consulta pré-natal geralmente ocorre em torno de 6-8 semanas de idade 

    gestacional, e alterações teratogênicas irreversíveis já podem ter ocorrido. A procura pelo aconselhamento 

    pré-concepcional pode coincidir com a consulta anual de rotina ou consulta específica por infertilidade, 

    abortamento espontâneo, patologia crônica materna ou anormalidade fetal prévia. 



ID
798679
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assina1e a opção que NÄO apresenta fatores de risco para a embolia pulmonar.

Alternativas
Comentários
  • tabagismo É fator de risco para embolia pulmonar, porém não encontrei nada na literatura referente a tuberculose como fator de risco para TEP. Considero essa alternativa para a questão mal formulada.

  • Segundo BRUNNER o tabagismo e tuberculose não se encontram nos fatores de risco. Então a questão é considerada coerente, pois é essa bibliografia que a banca utiliza.


ID
798682
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O choque hemorrágico é uma das maiores causas de mortalidade materna, principalmente nos países em desenvolvimento. Sendo a hemorragia interna mais difícil de ser avaliada, quais os sinais e sintomas clínicos encontrados na instalação do choque hemorrágico moderado?

Alternativas
Comentários
  • Poliúria (aumento da frequencia urinária) não é sintoma de hemorragia, e sim a oligúria, que é o seu oposto, o que já nos leva a descartar as 2 primeiras alternativas. Também observa-sae queda da PA (hipotensão) e sensação de sede. Alternativa E.

  • ambos


ID
798685
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O distrúrbio amnéstico alcoólico e a encefalopatia alcoólica são consequências tardias do consumo de álcool em grande quantidade e por vários anos. Uma enfermeira diante de um paciente com distúrbio amnéstico alcoólico é correto afirmar que ele possui:

Alternativas
Comentários
  • Transtornos Amnésticos: caracterizam-se por uma perturbação da memória devido aos efeitos fisiológicos diretos de uma condição médica geral ou devido a efeitos persistentes de uma substância (isto é, droga de abuso, medicamento ou exposição a toxinas). alternativa A.


ID
798688
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Existem várias formas de tuberculose, a mais frequente e mais contagiosa é a pulmonar. Um paciente pulmonar bacilífero, se não tratado, em um ano pode infectar várias pessoas. Uma vez iniciado o tratamento, o paciente, normalmente, não transmitirá mais a doença em no máximo quantos dias?

Alternativas
Comentários
  • Uma vez iniciado o tratamento a tuberculose deixa de ser transmitida em  no máximo 15 dias. alternativa B.

  • Discordo dessa questão. Se a tuberculose tratada deixa de transmitir a partir de 2 a 3 semanas; o MÁXIMO de dias seriam 3 semanas que não dá 15 dias. Acredito que o mais coerente seria 20 (ou mesmo 25) que estaria mais próximo das 3 semanas.


ID
798691
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O planejamento e o processo decisório como instrumento do processo de trabalho gerencial na prática do enfermeiro foi composto por quatro etapas pré-definidas, com tarefas precisas e limites cronológicos. Assinale a opção que apresenta essas etapas na sequência correta.

Alternativas

ID
798694
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre os distúrbios metabólicos no recém-nascido, qual constitui uma das alterações de melhor prognóstico, por não ter sido estabelecida uma relação direta entre a sua presença e a lesão no sistema nervoso central?

Alternativas
Comentários
  • Alguem sabe explicar??

  • Os distúrbios do magnésio atuam na ação da acetilcolina, ou seja, tanto hiper ou hipomgnesemia atuam diretamente no SNC.

    O mesmo se aplica aos distúrbios glicêmicos, visto que os sintomas NEUROglicopênicos são os primeiros a serem observados em uma crise glicêmica.

    E a hipocalcemia no RN está relacionada a déficits nutricionais, está mais ligado a questões do TGI, amamentação... enfim, espero que tenha sido útil pra alguém, não achei nada descrevendo claramente o porquê de ser hipocalcemia, mas ao meu ver, é a menos coerente.


ID
798697
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O choque afeta todos os sistemas orgânicos podendo desenvolver-se de maneira rápida ou lenta. Em relação aos tipos de choque, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Tamponamento cardíaco é citado por algumas literaturas como : CHOQUE OBSTRUTIVO


ID
798700
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O bloqueio átrio ventricular que apresenta uma falha súbita de condução de um impulso atrial aos ventrículos, sem aumentos progressivos no tempo de condução de ondas P consecutivas é denominado de bloqueio de

Alternativas
Comentários
  • Tipos

    Há dois distintos tipos de bloqueio AV, chamados de "tipo 1" e "tipo 2". Em ambos os tipos, a onda P é impedida de iniciar ocomplexo QRS; mas, no tipo 1, há atrasos crescentes em cada ciclo antes da omissão enquanto, no tipo 2, não há tal padrão.

    Tipo 1

    bloqueio AV de segundo grau do tipo 1 é quase sempre uma doença do nodo atrioventricular. Este bloqueio é caracterizado por um prolongamento progressivo do intervalo PR no eletrocardiograma (ECG) em batidas consecutivas, seguido por uma onda P bloqueada. Após esta queda no complexo QRS, o intervalo PR é reiniciado e o ciclo se repete. Uma das presuposições primárias ao se determinar se um indivíduo tem bloqueio cardíaco AV de primeiro grau é a de que o ritmo atrial deve estar regular. Se o ritmo atrial estiver irregular, pode haver explicações alternativas para a má condução de ondas P aos ventrículos. Esta é quase sempre uma condição benigna para a qual não há tratamento específico necessário. Em casos sintomáticos, atropina ou isoproterenol intravenoso pode transientemente melhorar a condução.

    Em cavalos, bloqueio AV de primeiro grau é considerado normal, frequentemente encontrado em animais em forma atlética, relaxados.

    Tipo 2

    bloqueio AV de segundo grau do tipo 2 é caracterizado no ECG superficial por ondas P, intermitentemente não conduzidas, não precedidas por prolongamento PR e não seguidas por encurtamento PR. A significância médica deste tipo de bloqueio AV é a de que este pode progredir rapidamente para completo bloqueio cardíaco, do qual nenhumritmo de escape ventricular pode emergir. Neste caso, a pessoa pode ter síndrome de Adams-Stokes, parada cardíaca ou morte súbita cardíaca. O tratamento definitivo para este tipo de bloqueio AV é um marcapasso implantado. O bloqueio é usualmente abaixo do nó AV.

  • Bom, no livro Brunner e Suddarth, página 1263 tem uma resposta diferente do gabarito:

    Bloqueio de 1º grau: Todos os impulsos atriais são conduzidos aos ventrículos de forma mais lenta.

    Bloqueio de 2º grau tipo 1: De todos os impulsos conduzidos, apenas 1 falha.

    Bloqueio de 2º grau tipo 2: Alguns falham.

    Bloqueio de 3º grau: Nenhum impulso é conduzido.

    Resumindo: Segundo a definição da literatura citada, a resposta seria a letra B.

    No próprio enunciado diz "O bloqueio átrio ventricular que apresenta uma falha súbita de condução de um impulso atrial aos ventrículos..."

    Não entendi o porquê desse gabarito!


ID
798703
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre os fatores psicológicos predisponentes para o uso abusivo de substâncias é correto destacar:

Alternativas

ID
798706
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo em relação aos tipos de auditoria em enfermagem, e assinale a opção que apresenta a sequência correta.

( ) A auditoria retrospectiva é feita após a alta do paciente.

( ) A auditoria operacional é feita enquanto o paciente está internado.

( ) A auditoria tem como vantagem maior profundidade no trabalho.

( ) A auditoria não tem como objetivo primordial a melhoria dos registros de enfermagem.

( ) A auditoria de enfermagem limita-se à avaliação do cuidado de enfermagem prestado ao paciente.

Alternativas
Comentários
  • discordo da questão,uma vez que a auditoria faz de tudo para não glosar as suas receitas afim de não perder seu credito,então acredito que n seja limitado ao cuidado do paciente.


ID
798709
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As úlceras por pressão são lesões decorrentes de hipóxia celular, que levam à necrose tecidual. No estágio II, essas úlceras caracterizam-se por:

Alternativas

ID
798712
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo MEEKER (1997), a cicatrização de qualquer ferimento é uma resposta complexa do tecido com solução de continuidade causada por uma agressão. Assinale a opção que apresenta a causa mais comum de retardo na cicatrização do ferimento em pacientes no pós- operatório.

Alternativas
Comentários

ID
798715
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Resolução CONAMA n° 358/ 2005 considera os restos de sangue, fezes, urina e saliva, que permanecem nos tubos de coleta após a retirada do material necessário à realização de investigação, como:

Alternativas
Comentários
  • PARA FÍNS DIDÁTICOS:

    Líquidos corpóreos: líquidos originados no corpo humano, limitados para fins desta resolução, em líquidos cefalorraquidiano, pericárdico, pleural, articular, ascítico e amniótico.

     redução de carga microbiana: aplicação de processo que visa à inativação microbiana das cargas biológicas contidas nos resíduos; 

    príon: estrutura proteica alterada relacionada como agente etiológico das diversas formas de encefalite espongiforme;

     classe de risco 4 (elevado risco individual e elevado risco para a comunidade): classificação do Ministério da Saúde que inclui agentes biológicos que representam grande ameaça para o ser humano e para os animais, implicando grande risco a quem os manipula, com grande poder de transmissibilidade de um indivíduo a outro, não existindo medidas preventivas e de tratamento para esses agentes; 


ID
798718
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Lei 7.498, de 25/06/ 1986, e o Decreto 94.406, de 08/ 06/ 1987, que versam sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, determinam como atividade privativa do enfermeiro:

Alternativas
Comentários
  • E as obstetrizes e parteiras? Não é exclusivo!
  • Questão passível de anulação, pois a execução de parto sem distocia cabe ao enfermeiro como integrante da equipe de saúde, portanto não é privativo do mesmo.

    Se fosse algo privativo do enfermeiro nem mesmo os médicos obstetras poderiam exercer tal função.

  • esta questão deve ser anulada. Como parte integrante da equipe, na letra i)Execução e assistência obstétrica em situação de emergência e execução do parto sem distocia.

  • A execução de parto sem distorcia não é atividade privativa do enfermeiro, mas como integrante da equipe de saúde.

    Bjs!

  • parto sem distocia é atividade realizada pelo medico, pelo enfermeiro obstetra ou ainda pelo enfermeiro.. Atividades privativas do Enfermeiro são aquelas que outro profissional não podem realizar sendo pertencente a equipe de enfermagem ou não.


ID
798721
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma ferida no abdômem causada por arma de fogo e uma apendicectomia não perfurada são classificadas, respectivamente, como ferida:

Alternativas

ID
798724
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A educação continuada está inserida na maioria das organizações com o objetivo de capacitar seus profissionais por meio de uma educação reflexiva e participativa.
Assinale a opção que apresenta a finalidade da educação continuada.

Alternativas
Comentários
  • A Educação Continuada é um conjunto de práticas usuais que objetivam mudanças pontuais nos modelos hegemônicos de formação e atenção à saúde. É um processo que busca proporcionar ao indivíduo a aquisição de conhecimentos, para que ele atinja sua capacidade profissional e desenvolvimento pessoal, considerando a realidade institucional e social.

    A educação continuada, tradicional recurso no setor de Saúde, se caracteriza por representar uma continuidade do modelo escolar ou acadêmico, centralizado na atualização de conhecimentos, geralmente com enfoque disciplinar, em ambiente didático e baseado em técnicas de transmissão, com fins de atualização.

    A educação continuada é um processo que inclui as experiências posteriores ao adestramento inicial, que ajudam o pessoal a aprender competências importantes para o seu trabalho. A educação continuada também é definida como algo que englobaria as atividades de ensino após o curso de graduação com finalidades mais restritas de atualização, aquisição de novas informações, com atividade de duração definida e através de metodologias tradicionais. Logo, seguindo essas definições, a opção que apresenta a finalidade da educação continuada é coordenar atividades de residência em enfermagem, já que é uma situações que ocorre após a graduação, destinada a um publico especifico em um assunto também direcionado, além de seguir o modelo tradicional.

    Resposta D

    Bibliografia

    Silva GM, Seiffert MOLB. Silva GM, Seiffert MOLB . Educação continuada em enfermagem: uma pr Educação continuada em enfermagem: uma proposta metodológica . Rev Bras Enferm, Brasília, maio-jun; 62(3): 362-6, 2009.

    http://www.ufjf.br/

  • questão confusa e discordo da afirmativa,acho q essa e passivel de anulação


ID
798727
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os eventos adversos pós-vacina contra a hepatite B, quando se fazem presentes, geralmente são leves e transitórios, com duração menor que vinte e quatro horas. Assinale a opção que apresenta um evento adverso pós-vacina contra a hepatite B.

Alternativas
Comentários
  • ENDURECIMENTO LOCAL

    Todos os demais são eventos adversos da BCG!!!


ID
798730
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo SCHECHTER (1998), a grande dificuldade no diagnóstico da tuberculose na criança decorre do fato de que, na maioria dos casos, é difícil a comprovação pelo achado do Bacilo de KOCH nas secreções. As principais razões da negatividade desses exames são o pequeno número de bacilos nas lesões da infância e a dificuldade de obter-se material adequado do aparelho respiratório, por isso, utiliza-se para confirmação do diagnóstico o seguinte material biológico:

Alternativas
Comentários
  • 1.2. LAVADO GÁSTRICO (INDICADO PARA CRIANÇAS)

    Requer hospitalização, colhido antes do paciente se levantar e em jejum de 12 a 14 horas – Coletar pelo menos 2 amostras em dias consecutivos em frasco estéril contendo solução tampão de carbonato de sódio a 10% para neutralizar a ação do suco gástrico. Enviar ao LACEN em temperatura de 4ºC (Para cultura, viável por até 4 horas).

    Referência:


ID
798733
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De um modo geral, o recém-nascido com distúrbio de trocas gasosas, apresenta os seguintes sinais de insuficiência respiratória:

Alternativas

ID
798736
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em obstetrícia, a coagulação intravascular disseminada pode se apresentar de duas formas clínicas, aguda ou crônica, sendo estas respectivamente:

Alternativas

ID
798739
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A cetoacidose diabética, conforme descrito por BRUNNER (2005), é causada por uma ausência ou quantidade acentuadamente inadequada de insulina. Quais os três principais aspectos clínicos da cetoacidose diabética?

Alternativas

ID
798742
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo WOODS (2005), certos marcadores séricos se elevam no paciente após um infarto agudo do miocárdio. O marcador que se eleva de 6 a 8 horas após o início da isquemia denomina-se

Alternativas
Comentários
  • a mioglobulina é utilizada como marcador precoce e a troponina como marcador tardio.

    Fonte: sociedade brasileira de cardiologia.


ID
798745
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Propiciar a interação afetiva entre pais e filho; estimular os pais a participarem nos cuidados prestados ao filho, valorizando suas experiências anteriores e propondo mudan- ças de atitudes que possam trazer maiores benefícios aos pais e à criança; possibilitar o acompanhamento da amamentação sem rigidez de horários visando esclarecer as dúvidas da mãe e incentivá-la nos momentos de insegurança, são objetivos

Alternativas

ID
798748
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

0 Retinoblastoma é um tumor maligno congênito raro, que pode apresentar-se ao nascimento ou durante os dois primeiros anos de vida. Uma das metas de enfermagem mais importante é ter um alto índice de suspeita desta malignidade, observando as manifestações clínicas. Qual dos sinais abaixo NÃO é uma manifestação clínica desta patologia?

Alternativas

ID
798751
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O interesse pela prescrição de medicamentos por enfermeiros vem crescendo, em muitos países, objetivando:

Alternativas

ID
798754
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com WOODS (2005), as arritmias cardíacas resultam de formação de impulso anormal, condução anormal de impulso ou dos dois mecanismos juntos. A arritmia cardíaca caracterizada por uma frequência atrial de 120 a 250 batimentos por minutos, ritmo regular, ondas P ectópicas, intervalo PR mais curto ou mais longo do que o normal e condução frequentemente normal pelo nó AV e nos ventrículos, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • A- Marca passo atrial migratório- frequência cardíaca é normal ou inferior a 60 batimentos por minuto. Comuns em atletas.

    B- Taquicardia Multifocal Atrial-No eletrocardiograma as ondas P são geralmente apiculadas, separadas por linha isoelétrica, com pelo menos três morfologias distintas, e frequência variável entre 100 e 130 batimentos por minuto.Comuns em intoxicação digitálicas. Ocorrendo principalmente em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), em portadores de diabetes, na insuficiência cardíaca.

    C- Flutter Atrial- a atividade elétrica atrial é coordenada. Assim, os átrios se contraem, mas em uma frequência muito rápida (250 a 350 vezes por minuto), e os ventriculos ( 150 vezes por minutos).

    D- Correta.

    E. Fibrilação Atrial- Ritmo rápido e caótico e desregulado. FC 100 a 175 bpm.


ID
798757
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A demencia constitui uma Síndrome na qual estão comprometidas funções intelectuais como a memória, a linguagem, a capacidade do conhecimento, do reconhecimento e da personali dade. No caso do idoso, a forma mais comum de demência é:

Alternativas

ID
798760
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a Resolução do COFEN 311/ 2007, na Seção I que dispõe sobre as relações com a pessoa, família e coletividade, assinale a opção que apresenta um direito do enfermeiro.

Alternativas

ID
798763
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A principal meta no período pós-operatório imediato consiste em evitar a hipóxia e a hipercapnia. Ambos os sinais podem ocorrer se o paciente apresentar:

Alternativas
Comentários
  • E por que não débito cardíaco diminuído?


ID
798766
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo SCHECHTER (1998), a pneumonia hospitalar é definida como infecção do parênquima pulmonar que ocorre após o período de internação hospitalar superior a:

Alternativas

ID
798769
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A abordagem multiprofissional é de fundamental importância no tratamento da hipertensão e na prevenção das complicações crônicas . Dentre as ações comuns à equipe multiprofissional, destacam-se as seguintes, EXCETO:

Alternativas

ID
798772
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os produtos compostos por microorganismos vivos atenuados constituem material biológico infectante, portanto há a necessidade de serem autoclavados, durante 15 minutos, a uma temperatura entre 121°C e 127°C antes de serem desprezados. Os imunobiológicos infectantes que recebem tratamento antes de serem inutilizados são: vacina contra

Alternativas

ID
798778
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a opção que apresenta uma das complicações agudas do diabetes.

Alternativas

ID
798781
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A reação vacinal com a presença de nódulo local que evolui para pústula, seguida de crosta e úlcera que regride espontaneamente em média entre a quinta e a décima segunda semana, deixando uma pequena cicatriz, é decorrente da vacina contra

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO, LETRA D

    Evolução da lesão vacinal

    A vacina BCG não provoca reações gerais, tais como febre ou mal-estar. Normalmente, nos menores de um ano, grupo prioritário, a reação local da vacina é de evolução lenta e benigna, variando, de indivíduo para indivíduo, de seis a 12 semanas (BRASIL, 2008).

    Desde que a técnica de administração da vacina seja realizada corretamente, a lesão vacinal evolui da seguinte forma:

    • da 1ª à 2ª semana: mácula avermelhada com enduração cujas dimensões variam de 5 a 15 mm;
    • da 3ª à 4ª semana: pústula que se forma com amolecimento do centro da lesão, seguida pelo aparecimento de crosta;
    • 6ª à 12ª semana: cicatriz com 4 a 7 mm de diâmetro, encontrada em cerca de 95% dos vacinados;
    • a partir da 13ª semana: desaparecimento lento da úlcera, deixando como resultado uma cicatriz plana, com diâmetro de 3 mm a 7 mm.

    Em alguns casos, essa cicatrização é mais demorada, podendo prolongar-se até o quarto mês e, raramente, além do sexto mês.

    Fonte: Manual de Recomendações para controle de tuberculose no Brasil. Ministério da Saúde 2011.


ID
798784
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Qual situação caracteriza uma emergência hipertensiva?

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO, LETRA D, apesar de achar que há 2 respostas corretas.

    A crise hipertensiva
     é a entidade clínica com aumento súbito da PA (≥ 180 x 120 mmHg), acompanhada por sintomas, que podem ser leves (cefaléia,  tontura, zumbido) ou graves (dispnéia, dor precordial, coma e até morte), com ou sem lesão aguda de órgãos-alvo.
    É caracterizada por pressão arterial marcadamente elevada e sinais de lesões de órgãos-alvo (encefalopatia, infarto agudo do miocárdio, angina instável, edema agudo de pulmão, eclâmpsia, acidente vascular encefálico).

    Edema agudo de pulmão
    O edema agudo pulmonar hipertensivo deve ser tratado imediatamente com nitroglicerina sublingual, furosemida e morfina, por via venosa. O paciente deve estar sentado, preferencialmente com as pernas pêndulas para fora da maca. O uso de ventilação mecânica não-invasiva tem-se mostrado uma das medidas mais importantes para resolução dos sintomas. O anti-hipertensivo a ser usado geralmente recai sobre o nitroprussiato. Prefere-se nitroglicerina venosa em coronariopatas ou se a PA não for exageradamente elevada (pode-se usar arbitrariamente
    uma pressão sistólica inferior a 180 mmHg como critério). Em portadores de estenose mitral com boa função ventricular pode ser usado beta-bloqueador por via venosa.

    FONTE:Furtado RG, Coelho EB, Nobre F. Urgências e emergências hipertensivas. Medicina (Ribeirão Preto). 2003; 36(2/4):338-44.
    Lopes RD, Feitosa Filho GS. Crise hipertensiva. Rev Soc Bras Clin Med. 2005; 3:113-6.

ID
798787
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo WOODS (2005), assinale a opção que apresenta uma complicação precoce após a inserção de marca-passo temporário.

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO, LETRA B, mas vizualizem que há 2 respostas corretas:

    Complicações precoce após a inserção de marca-passo temporário:


ID
798790
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo SCHECHTER (1998), no tratamento do paciente com queimadura, para previnir a ocorrência de infecção, a balneoterapia deve ser diária. Para esse tratamento que solução deve ser evitada, por inibir a ação da solução de polivinilpirrolidona - iodo e da sulfadiazina de prata?

Alternativas

ID
798793
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo STUART E LARAIA (2002) , no cuidado ao paciente psiquiátrico a maior prioridade das intervenções de enfermagem, reside naquelas que protegem o paciente contra o perigo imediato. Baseado nessa afirmativa é correto afirmar que o paciente apresenta um:

Alternativas

ID
798796
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a Resolução do COFEN 311/ 2007, assinale a opção que apresenta um princípio fundamental da enfermagem.

Alternativas
Comentários
  • Capiciosa essa questão...

    ITEM CORRETO, LETRA C

    PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS 

    A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida da pessoa, família e coletividade. 
    O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais. 
    O profissional de enfermagem participa, como integrante da equipe de saúde, das ações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais, que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, integralidade da assistência, resolutividade, preservação da autonomia das pessoas, participação da comunidade, hierarquização e descentralização político-administrativa dos serviços de saúde. 
    O profissional de enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões. 
    O profissional de enfermagem exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética. 

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - 
    http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/928/codigo-de-etica-dos-profissionai-de-enfermagem-resolucao-cofen-311-2007#ixzz2jOteQjwY

ID
798799
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A enfermeira que realiza um bom posicionamento do paciente idoso no leito está contribuindo para evitar várias complicações como a contratura em flexão, contratura em extensão e a úlcera de decúbito. A imobilização no leito pode acarretar:

Alternativas
Comentários
  • Diminuição da ventilação pulmonar, aumento da osteoporose e diminuição da massa muscular.


ID
798802
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo SCHECHTER (1998), em relação à classificação das cirurgias segundo o potencial de contaminação, é correto afirmar que uma cirurgia potencialmente contaminada é aquela onde ocorre:

Alternativas

ID
798805
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um número crescente e significativo de neoplasias é atribuído, em parte, a fatores relacionados a enfermidades de transmissão sexual. Assinale a opção que apresenta uma dessas neoplasias.

Alternativas
Comentários

ID
798808
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo KAPLAN (2007) , o tipo de esquizofrenia que se caracteriza por uma perturbação acentuada da função motora, rigidez, posturas bizarras, esteriotípicas e maneirismos é denominado de esquizofrenia

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO, LETRA E
    Diferentes Tipos de Esquizofrenia

    Podemos dizer que são todos diferentes, pois existem 6 tipos diferentes de esquizofrenia.
    Esquizofrenia residual:
    Refere-se a uma esquizofrenia que já tem muitos anos e com muitas consequências. Neste tipo de esquizofrenia podem predominar sintomas como o isolamento social, o comportamento excêntrico, emoções pouco apropriadas e pensamentos ilógicos.
    Esquizofrenia simples:
    Normalmente, começa na adolescência com emoções irregulares ou pouco apropriadas, pode ser seguida de um demorado isolamento social, perda de amigos, poucas relações reais com a família e mudança de personalidade, passando de sociável a anti-social e terminando em depressão. É também pouco frequente.
    Esquizofrenia Indiferenciada:
    Apesar desta classificação, é importante destacar que os doentes esquizofrénicos nem sempre se encaixam perfeitamente numa certa categoria. Também existem doentes que não se podem classificar em nenhum dos grupos mencionados. A estes doentes pode-se atribuir o diagnóstico de esquizofrenia indeferenciada.
    Esquizofrenia Paranóide:
    Predominam sintomas positivos como alucinações e enganos, com uma relativa preservação o funcionamento cognitivo e do afectivo, o inicio tende ser mais tardio que o dos outros tipos. É o tipo mais comum e de tratamento com melhor prognóstico, particularmente com relação ao funcionamento ocupacional e à capacidade para a vida independente.
    Esquizofrenia Catatónica:
    Sintomas motores característicos são proeminentes, sendo os principais a actividade motora excessiva, extremo negativismo (manutenção de uma postura rígida contra tentativas de mobilização, ou resistência a toda e qualquer instrução), mutismo, cataplexia (paralisia corporal momentânea), ecolalia (repetição patológica, tipo papagaio e aparentemente sem sentido de uma palavra ou frase que outra pessoa acabou de falar) e ecopraxia (imitação repetitiva dos movimentos de outra pessoa). Necessita cuidadosa observação, pois existem riscos potenciais de desnutrição, exaustão, hiperpirexia ou ferimentos auto-infligidos. O tratamento, portanto, é bem difícil.
    Esquizofrenia Desorganizada:
    Discurso desorganizado e sintomas negativos como comportamento desorganizado e achatamento emocional predominam neste tipo de esquizofrenia. Os aspectos associados incluem trejeitos faciais, maneirismos e outras estranhezas do comportamento. É o tipo que tem tratamento mais complicado.
    Ocorre bem cedo na vida do indivíduo (os primeiros problemas surgem entre os 6 e 7 anos de idade). É bastante severa, tendo sintomas e disfunções mais intensas, além de um tratamento mais difícil. Características psicológicas incluem falta de interesse, ecopraxia, ecolalia , baixo QI e outras anormalidades.

ID
798811
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar riscos à saúde pública ou ao meio ambiente são classificados como resíduos do grupo:

Alternativas

ID
798814
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo BARROS (2002) , NÃO é uma prática recomendada para uma amamentação bem sucedida:

Alternativas

ID
798817
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A resolução ANVISA - RDC 306 de dezembro de 2004, classifica como resíduo do grupo A4 o seguinte material:

Alternativas
Comentários
  • Confuso pois bolsa de sangue entra na categoria A1,e a A4 nao se encaixa tao bem

  • Respondendo o colega,

    A RDC preconiza que as bolsas transfusionais contendo sangue e hemocomponentes rejeitadas por má conservação ou por contaminação pertencem ao Grupo A1. E por terem conteúdo, vão ter que passar por tratamento antes da destinação final.

    as bolsas transfusionais vazias ou com volume residuais pós transfusão, pertencem ao Grupo A4. Essas não possuem conteúdo, ou apenas residuais, logo não precisam passar por tratamento prévio.

    Anexo I - RDC 222/2018

  • Peça anatômica de ser humano = A3- saco vermelho- incinerado/ cremado ou sepultado,


ID
798820
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O principal fator de risco para desenvolvimento da Doença de Membranas Hialinas é a prematuridade. Outros fatores significantes são:

Alternativas