SóProvas



Questões de Instalações Prediais


ID
42643
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Você detectou o seguinte erro de representação numa planta de esgoto: o coletor predial desenhado com linha tracejada. Para adequá-la à representação comumente utilizada e recomendada por Creder (1999), você solicitou ao projetista da instalação que fizesse a representação com linha _______, pois a linha tracejada é utilizada para tubulações ______________.

A sentença é correta se as lacunas forem preenchidas, respectivamente, com

Alternativas
Comentários
  • O projeto foi desenhado de forma unifilar. Em um esquema unifilar, as linhas contínuas representam uma tubulação primárias, as linhas tracejadas são as tubulações secundárias e as linhas pontilhadas são da tubulação de ventilação.

  • De acordo com o livro "Instalações Hidráulicas e Sanitárias, CREDER, Hélio, pág. 398, está assim:


ID
42679
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em uma reunião de coordenação de projetos, ao analisar o projeto de instalações prediais de água, você verificou que faltou identificar na legenda a válvula posicionada acima da bomba de recalque na tubulação que a liga ao reservatório superior. Ela deve ser identificada na legenda como válvula de

Alternativas
Comentários
  • Válvulas de pé e crivo

    Válvulas de pé e crivo
    em corpo e em corte


    Embora duas peças distintas, em virtude do posicionamento acoplado e localizado no início ds canalizações de bombeamento, muitas vezes são tratadas como uma só peça, especialmente nos cálculos de pré-dimensionamentos de perdas.

    São conjuntos fabricados em bronze, ferro fundido, plástico etc, soldáveis, roscáveis, flangeados etc, para tralharem com água, óleo e líquidos não corrosivos e sem golpe, com pressões de serviço de até 1,0 kgf.cm2, , soldáveis, roscáveis, flangeados etc.

    Instalados na extremidade inicial de montante da sucção de modo a garantir o escorvamento da bomba durante algum tempo em que a mesma não estiver funcionando, ou seja, são instalados na entrada das tubulações de sucção das bombas com a finalidade de impedir o retrocesso da água quando o bombeamento é desligado, independente do motivo. Para o seu melhor funcionamento faz-se necessário que a tubulação de sucção, pelo menos seu trecho inicial, esteja na vertical.

    Em instalações com bombas afogadas ou submersas não há necessidade da válvula de pé, pois as bombas permanecem automaticamente escorvadas, mas normalmente o crivo não pode ser dispensado. Os crivos são dispositivos de "coamento", de modo a não permitir o acesso de material sólido grosseiro ou corpos estranhos ao interior da sucção que certamente provocariam entupimentos ou outros danos às partes internas do sistema de bombeamento. Geralmente os de ferro batido são mais baratos que os de cobre ou latão, porém têm menor vida útil.

  • Válvula de gaveta Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Ir para: navegação, pesquisa A stainless steel gate valve

    Uma válvula de gaveta é uma válvula que se abre levantando uma porta/cunha (a dita "gaveta") redonda ou retangular para fora do trajeto do fluido.

    A característica distinta de uma válvula de gaveta é que a superfície de vedação entre a "gaveta" (também chamada "obturador") e o sua sede ("berço") é plana, então válvulas de gaveta são usadas frequentemente quando é desejado um fluxo em linha reta e restrição hídrica mínima. As faces da "gaveta" podem apresentar uma forma de cunha ou podem ser paralelas. Válvulas de gaveta típicas nunca devem ser usadas para regular o fluxo, a menos que elas sejam projetadas especificamente para esse propósito. Válvulas de gaveta típicas são projetadas para ser totalmente abertas ou fechadas, portanto, normalmente, liberar ou obstaculizar completamente o fluxo. Ao abrir a válvula de gaveta, o trajeto do fluxo é aumentado de uma forma altamente não-linear com relação à porcentagem de abertura. Isto significa que a taxa de fluxo não muda com o percurso da coluna. Além disso, uma "gaveta" parcialmente aberta tende a vibrar com o fluxo de fluido. A maioria das mudanças de fluxo ocorre próximo ao fechamento com uma velocidade relativamente alta de fluido que causa o desgaste da "gaveta" e de sua sede e eventuais fugas se usada para regular o fluxo.[1] Quando totalmente aberta, a típica válvula de gaveta não produz obstrução ao trajeto do fluxo, resultando em perdas por atrito muito baixas, logo, baixa perda de carga.[2][3]

    Válvulas de gaveta são caracterizadas como tendo tanto uma haste (tronco) aumentada ou não ascendente. Hastes ascendentes (rising stems) fornecem uma indicação visual da posição da válvula, pois a haste é anexada à gaveta de tal forma que a gaveta e a haste sobem e descem em conjunto, na medida em que a válvula é operada. Válvulas de haste não ascendente podem ter um ponteiro roscado na extremidade superior para indicar a posição da válvula, uma vez que a gaveta se desloca para cima ou para baixo da haste sobre a guia, sem levantar ou abaixar a haste (apenas a porca de manobra, presa à gaveta, se desloca, não elevando-se a haste)[4]. Hastes não ascendentes são usadas no subsolo ou onde o espaço vertical é limitado.

    Tampas (bonnet) proporcionam fechamento hermético para o corpo da válvula. As válvulas de gaveta podem ter um parafuso, em união, ou tampa aparafusada. Tampas roqueáveis (screw-in) são mais simples, oferecendo um selo durável, à prova de pressão. Tampas de junção são adequadas para aplicações que necessitem de controle e manutenção frequentes. Também dão o corpo um aumento de resistência mecânica. Tampas parafusadas são usadas para válvulas maiores e aplicações de maior pressão.



  • Corte esquemático

    O equipamento

    As válvulas de retenção são equipamentos de proteção instaladas visando proteger as instalações hidráulicas do refluxo de água quando do paralisação das bombas. Como função secundária, são importantes para a manutenção da coluna da água durante a paralisação.

    Existem diversos tipos de válvula de retenção e a sua escolha deverá ser feita de acordo com a sua finalidade especifica. Por exemplo, em uma instalação com reservatório hidropneumático, o seu fechamento deverá ser o mais rápido possível para evitar perda de água do reservatório, bem como evitar o choque mais violento da portinhola contra o seu anteparo. Esses tipos de válvulas são providas de molas para o seu fechamento e o conjunto móvel possui baixa inércia. Os outros tipos são os de portinhola articulada, dupla portinhola etc.

    Funcionamento

    Geralmente são instaladas no início das tubulações de recalque, entre a saída das bombas e antes dos registros (válvulas de gaveta), para proteção das bombas contra os golpes de aríete, resultantes da cessação brusca do escoamento, especialmente por falta de energia elétrica. Esse posicionamento é o mais adequado, pois facilita inspeções e consertos eventuais.

    Em função do tipo de válvula que possuem permitem o deslocamento da água num só sentido (Figura VR1). E necessário observar que a instalação deve ser feita de modo a que a portinhola abra no sentido do fluxo. Convencionalmente este sentido é indicado por uma seta gravada em relevo no corpo da válvula.


    Figura VR1 - Corte esquemático de uma válvulas de retenção

     




    As válvulas de retenção podem ser providas de by pass (Figura VR2) desde que se deseje o retrocesso da água retida após a parada das bombas. Esse retrocesso da água pode ser útil, quer para o esvaziamento dos tubos e peças a serem retirados para substituição ou reparo, quer para o escorvamento das bombas providas de válvula de pé com crivo, pois este não sendo perfeitamente estanque, poderá haver entrada de ar no trecho aéreo da sucção após longos períodos de parada, inclusive após inspeções e consertos. Ou seja, válvulas de retenção podem ser equipadas com by-pass, permitindo escoamento da água para a parte da tubulação isolada pela válvula, quando há necessidade de desmontá-la para verificação, conserto ou modificação na instalação encher a linha de sucção, a fim de escorvar as bombas.


    Figura VR2 - Desenhos esquemáticos de uma válvulas de retenção com by-pass

  • RESPOSTA: VÁLVULA RETENÇÃO 

    Qual a sua função?
    Permite a passagem do fluído em apenas um sentido, fechando-se automaticamente por diferenças de pressões, exercidas pelo fluído em conseqüência do próprio escoamento, se houver tendência à inversão no sentido do fluxo. São portando, válvulas de operação automática.

    Onde posso utiliza-la?
    Se você pretende impedir em uma determinada linha qualquer possibilidade de retorno de fluído, esta é a válvula ideal para a sua aplicação!

    Veja alguns exemplos de onde são utilizadas:
    * Linhas de recalque de bombas (imediatamente após uma bomba) quando houver mais de uma bomba em paralelo descarregando no mesmo tronco. As válvulas de retenção servirão nesse caso para evitar a possibilidade da ação de uma bomba que estiver operando sobre outras bombas que estiverem paradas.

    * Linha de recalque de uma bomba para um reservatório elevado. A válvula evitará o retorno do líquido no caso de ocorrer uma paralisação súbita no funcionamento da bomba. 

    * Extremidade livre da linha de sucção de uma bomba, no caso de sistemas com sucção não afogada; a válvula de retenção, denominada "válvula de pé", deve estar suficientemente mergulhada no líquido do reservatório de sucção, e servirá para manter a escorva na tubulação e na própria bomba, isto é, evitar o seu esvaziamento, durante o tempo em que a bomba estiver parada.

    Fonte:
    http://www.jcn.com.br/novo/valvulas/valvulaRetencao.aspx

ID
60511
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A atividade profissional do arquiteto exige, além dos
conhecimentos específicos da formação acadêmica,
conhecimentos de técnicas construtivas e de toda a gama de
projetos complementares. Com relação a esses projetos, julgue os
itens subseqüentes.

O sistema PEX - tubos flexíveis de polietileno reticulado - é um novo sistema de distribuição de água que utiliza tubos flexíveis de alta densidade que permitem que sejam feitas curvas sem a adoção de cotovelos e outros acessórios, como ocorre no sistema tradicional em PVC. O uso desse sistema está condicionado ao sistema de distribuição de água denominado Manifold, no qual a água é distribuída a partir de um quadro com distribuidores, sem conexões intermediárias.

Alternativas
Comentários
  • Claro que possui conexões intermediárias!
  • O sistema PEX predial de instalações hidráulicas composto por tubos flexíveis que pode ser utilizado tanto para água fria quanto para água quente. Também pode ser utilizada em sistemas de aquecimento solar, ar condicionado e sistemas de refrigeração e calefação. É formado por um conjunto de produtos constituído de tubos de polietileno reticulado flexível, os tubos PEX, e conexões metálicas, para execução completa de instalações hidráulicas (colunas, recalque, ramais e sub ramais).

    Cada trecho PEX é composto por dois tubos flexíveis à semelhança de um sistema de uma instalação elétrica. Na instalação elétrica os condutores de eletricidade (fiação) partem de um quadro de distribuição de luz e força (QDLF) dentro de eletrodutos até os pontos de consumo (tomadas, pontos de luz, etc.).



    A vantagem primordial do sistema PEX é garantir acessibilidade total às instalações para que em caso de eventual manutenção, os condutores de fluido possam ser substituídos sem que se quebre paredes. Outra importante propriedade construtiva é ser totalmente compatível com o sistema de paredes divisórias com painéis de gesso acartonado, em franco crescimento mundial.
     

    As conexões da linha PEX podem ser metálicas ou são feitas de polissulfona (PSU), plástico de engenharia de última geração com excelente desempenho hidráulico mesmo sob altas temperaturas, com bolsa metálica inoxidável e ponta embutida com anéis de borracha para vedação. As conexões de polissulfona são indicadas para tubulações de PEX, pois, além do excelente desempenho hidráulico pela baixa rugosidade do material, as conexões em PSU não sofrem corrosão e resistem a temperaturas superiores a 150°C.

    As juntas da linha PEX são as mais simples de serem executadas dentre as soluções flexíveis, pois são executadas por crimpagem com a utilização de ferramentas apropriadas que as tornam mais rápidas e fáceis. Com duplo anel de borracha e anel (bolsa) de crimpagem de aço inox, as vedações das conexões são perfeitas e suportam pressões superiores a 100 m.c.a. 

    FONTE:  http://www.ebah.com.br/content/ABAAAeh2UAF/estudo-sobre-instalacao-pex

  • O PEX é um sistema flexível que apresenta dois tipos de instalação: manifold e derivação.

    O conceito apresentado na questão está correto, porém a tubulação pex não está condicionado ao sistema de distribuição manifold

  • o erro não seria em tubos flexíveis de baixa densidade (PEDB) ?

    Eu tenho anotado e também achei aqui:

    https://www.docsity.com/pt/aula-hidraulica-tubos-e-conexoes/4816139/


ID
60514
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A atividade profissional do arquiteto exige, além dos
conhecimentos específicos da formação acadêmica,
conhecimentos de técnicas construtivas e de toda a gama de
projetos complementares. Com relação a esses projetos, julgue os
itens subseqüentes.

Para o condicionamento de ar de um ambiente, deve-se considerar a medição da temperatura do ar no termômetro de bulbo seco. Nesse tipo de medição, a diferença de temperatura, no tempo t, entre dois pontos quaisquer do ambiente, ao nível de 1,5 m, não deve ser superior a 2 ºC. Além disso, a medição não deve ser feita junto a janelas e portas sujeitas a radiação solar direta.

Alternativas
Comentários
  • "2.2.2 A diferença entre as temperaturas do termômetro de

    bulbo seco, simultâneas, entre dois pontos quaisquer de

    um recinto, ao nível de 1,5 m, não deve ser superior a

    2°C, não devendo a medida de temperatura ser feita junto

    a janelas e portas sujeitas a radiação solar direta."

    ABNT 6401 - NB - 10


ID
60535
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para compatibilizar os projetos de arquitetura com os projetos
complementares - hidráulico, esgoto, elétrico, incêndio,
detalhamento do projeto de arquitetura etc. -, o arquiteto deve
ter conhecimento a respeito de simbologia e cores gráficas. No
que se refere à linguagem e representação de projetos, julgue os
itens a seguir.

A tubulação de água potável deve ser marcada, de forma inconfundível, com a letra P, em branco, sobre a pintura geral de identificação em cor vermelha.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NR-26
    4- Com objetivo de evitar acidentes as tubulações industriais para condução de líquidos ou gases e os eletrodutos, deverão receber a aplicação de cores, em toda sua extensão, a fim de facilitar a identificação do conteúdo ou, alternativamente, ser identificada por meio de faixas de identificação, conforme o disposto a seguir.
    4.1 Quando utilizadas faixas de identificação estas deverão ter um comprimento de 30 cm e ser dispostas sobre a tubulação da seguinte maneira:

    a.Uma vez em cada compartimento, no mínimo;

    b.Em cada ponto de penetração em anteparas, paredes e pisos;

    c.Em cada ponto onde seja possível a desconexão da tubulação;

    d.Ao lado de cada válvula de bloqueio ou ponto de drenagem ou ventilação da tubulação;

    e.Dentro de uma distância de até 9,00 metros de extensão sobre a tubulação, em trechos retilíneos de grande vão, sendo que as condições locais podem exigir uma identificação mais freqüente devido à existência de curvas da tubulação ou à proximidade de tubulações para serviços diferentes.

    4.2 A tubulação de água potável deve ser diferenciada, de forma inconfundível, com a letra P, em branco, sobre a faixa de identificação em verde, quando esta for usada, ou aplicada sobre a tubulação conforme o disposto no item 4.1, se toda a tubulação for pintada com a cor de identificação.
    4.3 Nos casos de tubulações destinadas a materiais para combate a incêndios (água, espuma, líquido gerador de espuma ou gás carbônico) a pintura na cor de identificação deve ser feita em toda a extensão da tubulação.

     


ID
60538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para compatibilizar os projetos de arquitetura com os projetos
complementares - hidráulico, esgoto, elétrico, incêndio,
detalhamento do projeto de arquitetura etc. -, o arquiteto deve
ter conhecimento a respeito de simbologia e cores gráficas. No
que se refere à linguagem e representação de projetos, julgue os
itens a seguir.

Na sinalização de segurança contra incêndio e pânico, a cor verde representa sinal de alerta e perigo.

Alternativas
Comentários
  •  Segundo ABNT NBR 13434-2:2004
    4.3 Cores de sinalização
    As cores de segurança e de contraste são apresentadas na tabela 3.
    4.3.1 Cores de segurança
    A cor da segurança deve cobrir no mínimo 50% da área do símbolo, exceto no símbolo de proibição, onde este valor deve ser no mínimo de 35%.
       4.3.1.1 Vermelha
       Utilizada para símbolos de proibição e identificação de equipamentos de combate a incêndio e alarme.

       4.3.1.2 Verde
       Utilizada para símbolos de orientação e socorro.

       4.3.1.3 Preta
       Utilizadas para símbolos de alerta e sinais de perigo.
    4.3.2 Cores de contraste
    As cores de contraste são a branca ou a amarela, conforme especificado na tabela 3, para sinalização de proibição e alerta, respectivamente. As cores de contraste devem ser fotoluminescentes para a sinalização de orientação e de equipamentos.

  • Esta norma foi CANCELADA. Substituída por : ABNT NBR 16820:2020 - Sistemas de sinalização de emergência — Projeto, requisitos e métodos de ensaio


ID
62719
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere ao tema da proteção contra incêndio, julgue os
itens que se seguem.

A gordura acumulada em coifas utilizadas em cozinhas industriais é um produto inflamável..

Alternativas
Comentários
  • Acredito que classe K

  • CLASSE K: fogo em óleos ou gorduras vegetais ou animais, utilizados na cocção.


ID
62722
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere ao tema da proteção contra incêndio, julgue os
itens que se seguem.

É correto afirmar que, de acordo com a NR 23, a alta temperatura do ar é considerada como causa determinante de um incêndio.

Alternativas
Comentários
  • Pode até ser um dos fatores principais sim, para um incêndio. Mas não é o fator determinante para o mesmo.

  • A NR 23 NÃO FALA SOBRE TEMPERATURA DO AR....EM NENHUM DE SEUS TÓPICOS.


ID
62725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere ao tema da proteção contra incêndio, julgue os
itens que se seguem.

A norma determina que, em uma cozinha, a localização da central de GLP deve ser na parte interna, portanto, fora da ação do vento.

Alternativas
Comentários
  • . Resposta: erradoA referida norma técnica da ABNT determina que um equipamento a gás só pode ser instalado num local dotado de aberturas que provejam ventilação permanente com área total à razão de 1,5 cm² para cada quilocaloria por minuto (kcal/min) de potência térmica nominal do aparelho, ou seja, de 1,5 m²/kcal/min.Para que o fluxo de renovação natural do ar ambiente consumido pela combustão do aparelho ocorra sem dificuldade, as aberturas de ventilação permanente devem ter frestas de pelo menos 8mm na menor dimensão quando, por exemplo, constituídas por grelhas metálicas abrindo para o exterior (situação mais freqüente).

ID
62728
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere ao tema da proteção contra incêndio, julgue os
itens que se seguem.

De acordo com a norma, independentemente da instalação de sprinklers, as cozinhas industriais devem ser dotadas de extintores portáteis.

Alternativas

ID
62731
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere ao tema da proteção contra incêndio, julgue os
itens que se seguem.

Os monta-cargas, utilizados principalmente em indústrias ou em empresas de material de construção, devem ser inteiramente de material resistente ao fogo.

Alternativas

ID
76048
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Nas edificações, o cubículo para o centro de medição elétrica deve atender às seguintes condições:

I. ficar localizado na parte interna da edificação, no pavimento ou no máximo seis metros acima do nível da via pública;

II. ficar localizado externamente da edificação, quando não houver possibilidade de ser executada internamente;

III. ficar no máximo a trinta e cinco metros do ponto de entrega, em zonas de distribuição aérea;

IV. ser único, jamais sendo permitido em ruas com largura inferior a quatro metros.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA

    I. ficar localizado na parte interna da edificação, no pavimento ou no máximo seis metros acima do nível da via pública;
    Resposta errada: o cubículo de medição deve ficar localizado na parte interna da edificação, no pavimento
    no nível da via pública, tão próximo quanto possível da porta principal, ou no pavimento
    imediatamente inferior ao nível da rua, em local de fácil acesso a qualquer tempo.

    II. ficar localizado externamente da edificação, quando não houver possibilidade de ser executada internamente;
    Resposta certa

    III. ficar no máximo a trinta e cinco metros do ponto de entrega, em zonas de distribuição aérea;
    Resposta errada:  o percurso máximo do ramal de entrada tem de ser 25 metros, medido entre o ponto de entrega e o ponto de medição.

    IV. ser único, jamais sendo permitido em ruas com largura inferior a quatro metros.
    Resposta errada:  quando houver necessidade de dois ou mais centros de medição e a localização de um ou mais deles resultarem distância superiora 15 m da caixa geral de distribuição, da caixa secionadora ou da cabina de barramento, eles serão considerados como centros de medição independentes, necessitando ser convenientemente protegi dos com chaves de abertura sob caixa com proteção ou disjuntor.

ID
76069
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Nas edificações, a descarga das escadas de segurança deve se dar

I. em locais com acesso exclusivo para o exterior.

II. ao nível da via pública.

III. no átrio de entrada dos edifícios, quando este não possui outras destinações.

IV. em caminhos sinalizados e compartimentados, quando em subsolo.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Conforme NBR 9077-item 4.11- Descaraga- espaco que fica entre a escada e a via publica- ou area com comunicacao para via publica por corredor ou atrio enclausurado ou por area de pilotis, corredor com ceu aberto - mas nao devem ser usados para estacionamento de veiculos
  • Resposta: Letra A

    Conforme NBR 9077

    Item 3.16 Descarga :

    Parte da saída de emergência de uma edificação que fica entre a escada e o logradouro público ou área externa com acesso a este.
     

    Item 4.11 Descarga  - 4.11.1 Tipos 

    A descarga pode ser constituída por: 

    a)corredor ou átrio enclausurado; 

    b)área em pilotis; 

    c)corredor a céu aberto 

    as escadas devem ser interrompidas ao nível da descarga, não indo até eventual subsolo. O acesso da escada para o subsolo deve ser por outra porta.

  • Errei pois, para mim, essa palavra EXCLUSIVO invalida a questão, pois o local pode dar acesso à outras partes do edifício, desde que também dê acesso ao exterior.

    "I. em locais com acesso exclusivo para o exterior."
    O que vocês acham?
  • Errei por conta da palavra EXCLUSIVO também, Mayla.

    4.11.1.1 A descarga, parte da saída de emergência de uma edificação, que fica entre a escada e a via pública ou área externa em comunicação com a via pública, pode ser constituída por:

    a) corredor ou átrio enclausurado;

    b) área em pilotis;

    c) corredor a céu aberto.

    Nenhuma dessas comunicações podem dar acesso a outras partes da edf? achei muito estranha essa questão

  • Também fique na dúvida por conta do exclusivo. Mas como disse Mari:

    9077 - 1993: 3.16 Descarga Parte da saída de emergência de uma edificação que fica entre a escada e o logradouro público

    Dessa forma compreendo que descarga é da escada até a rua, e não o hall.


ID
76081
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No âmbito da manutenção predial, o processo pelo qual os edifícios perdem as características originais de desempenho, ou seja, sua qualidades funcionais e estéticas, devido ao uso e à ação dos agentes atmosféricos, é denominado

Alternativas
Comentários
  • s.f. Ato ou efeito de degenerar(-se); degeneração.
  • Manutenbilidade - é a capacidade de um item ser mantido ou recolocado em condições de executar suas funções requeridas, sob condições de uso especificadas, quando a manutenção é executada sob condições determinadas e mediante procedimentos e meios prescritos.

    Degenerescência - Ato ou efeito de degenerar(-se); degeneração.

    Morfose - ação de aquirir ou atribuir forma. Formação

    Deglabração - ausência de pêlos numa região do corpo animal

    Degressividade - que vai diminuindo sucessivamente.


ID
78268
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

São máquinas utilizadas nos sistemas de condicionamento de ar:

I. ventiladores;

II. bombas;

III. climatizadores.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Um sistema de AR COND. é composto basicamente de climatizadores (CONDENSADOR e EVAPORADOR), bombas e ventilador.


ID
129622
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando que a instalação elétrica de uma residência deve ser dividida em circuitos terminais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Circuito terminal partem do quadro de distribuição e alimentam diretamente lâmpadas, pontos de tomadas de uso geral e pontos de tomadas de uso específico. é acompanhado da fase e neutro, em toda a instalação. Ao fazer uma ligação em serie deve estar ciente de que quando um ponto for desligado todos os demais que estiverem na mesma serie será desligado.

  •  a)A divisão em circuitos terminais exige o dimensionamento de condutores de maior capacidade nominal. (Errado. Menor capacidade nominal)

     

     b)A divisão em circuitos terminais reduz a interferência entre os pontos de utilização. (Correto)

     

    c)Na instalação trifásica, todos os circuitos terão ligação faseneutro. (Errado. Essa é a ligação monofásica.)

     

     d)Os eletrodomésticos devem ser ligados em série para que, ao se desligar qualquer receptor, o funcionamento dos demais não seja afetado. (Errado. Devem ser ligados em paralelo.)

     

     

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • sou lindo


ID
129625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em referência à telefonia, ao PABX e ao PBX, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Central PABX – É o equipamento responsável pelo estabelecimento das ligações no âmbito de uma rede privada e entre esta e a rede pública. Tem como características principais estar ligada à central de telefonia pública através de linhas tronco, processar automaticamente as chamadas internas (entre ramais) e as chamadas originadas por ramais privilegiados para a rede externa pública, exigir a intervenção da operadora do PABX para completar as chamadas originadas da rede externa pública para os ramais (exceto quando existir sistema DDR) e as chamadas originadas por ramais semi-restritos para a rede externa pública. Podem se classificar ainda em eletromecânicas e eletrônicas;

    Central PBX - Central privada de comutação telefônica que é ligada à rede pública através de linhas tronco e que exige a intervenção da operadora do PBX para completar as chamadas internas (entre ramais) e as externas (entre ramais e a rede pública); e o seu sitema é manual.

    http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_centrais_privadas_de_telefonia.php

  • O PBX é considerado evolução do PABX, equipamento manual que exige a interferência de um operador para completar as chamadas. Para controle de ligações, normalmente o PBX gera informações de bilhetagem, ou seja, qual ramal ligou, para que número, quando, quanto tempo durou a ligação, entre outras. ❌ INCORRETA

    O PABX é considerado evolução do PBX, equipamento manual que exige a interferência de um operador para completar as chamadas. Para controle de ligações, normalmente o PABX gera informações de bilhetagem, ou seja, qual ramal ligou, para que número, quando, quanto tempo durou a ligação, entre outras.

    ✅LETRA C


ID
168970
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Quanto ao uso de alvenaria estrutural em edifícios ou mesmo residências térreas, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Para mim estão erradas as letras A e E, por que "as instalações hidráulicas, elétricas, etc, são de execução mais trabalhosa."?

    Alguém sabe explicar?

  • Gabarito alternativa "A", quanto a alternativa "E", acredito que sua execução é trabalhosa por haver menos opções de onde passar os pontos da instalação, já que por ser alvenaria estrutural não é possível passar por dentro das paredes, e se for para passar embutido no forro para depois descer até o local designado então chega a ser mais trabalhoso mesmo, já que precisa ser feito várias instalações na altura do teto.


ID
169039
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os dispositivos dotados de sensores destinados a avisar uma estação central que existe um foco de incêndio, acionados através da fumaça ou temperatura ambiente, são chamados de

Alternativas
Comentários
  • a.    aspersário. NBR 12615. 3.3. aspersor: dispositivo utilizado nos chuveiros automáticos ou sob comando, para aplicação de agente extintor.

    b.    sprinkler. NBR 10897. 3.21.1. chuveiro automático: dispositivo para extinção ou controle de incêndios que funciona automaticamente quando seu elemento termossensível é aquecido à sua temperatura de operação ou acima dela, permitindo que a água seja descarregada sobre uma área específica.

    c.    agente com extintor. NBR 12615. 3.1. agente extintor: produto utilizado para extinguir o fogo.

    d.    abrigo de incêndio. NBR 13714. 3.1. abrigo: compartimento, embutido ou aparente, dotado de porta, destinado a armazenar mangueiras, esguichos, carretéis e outros equipamentos de combate a incêndio, capaz de proteger contra intempéries e danos diversos.

    e.    detector.


ID
177055
Banca
ESAF
Órgão
MPU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As cores das canalizações de água e ácidos são, respectivamente

Alternativas
Comentários

  • Vermelho
    Água e outras substâncias destinadas a combater o incêndio.

     


    Amarelo 
    Gases não-liquefeitos.

     


    Azul
    Ar comprimido.

     


    Cinza
    Vácuo.

     


    Branco
    Vapor.

     


    Alumínio
    Gases liquefeitos, inflamáveis e combustíveis de baixa viscosidade (Óleo Diesel, gasolina, querosene, óleo lubrificante, solventes).

     


    Laranja 
    Produtos químicos não-gasosos em geral.

     


    Verde 
    Água, exceto a destinada a combater incêndio.

     


    Marrom 
    Materiais fragmentados (minérios), petróleo bruto.

     


    Cinza 
    Eletrodutos.

     


    Preto
    Inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade (Óleo combustível, óleo lubrificante, asfalto, alcatrão, piche).

     


    Púrpura
    Álcalis. As refinarias de petróleo podem usar para identificação de lubrificantes (Usual. Não consta da Norma ABNT).
  • NORMA REGULAMENTADORA Nº 26

     SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA

    (Redação dada pela Portaria SIT 229/2011)

    26.1 Cor na segurança do trabalho

    26.1.5.7 Verde. (126.008-1 / I2)
    O verde é a cor que caracteriza "segurança".

    Deverá ser empregado para identificar:

    - canalizações de água;
    - caixas de equipamento de socorro de urgência;
    - caixas contendo máscaras contra gases;
    - chuveiros de segurança;
    - macas;
    - fontes lavadoras de olhos;
    - quadros para exposição de cartazes, boletins, avisos de segurança, etc.;
    - porta de entrada de salas de curativos de urgência;
    - localização de EPI; caixas contendo EPI;
    - emblemas de segurança;
    - dispositivos de segurança;
    - mangueiras de oxigênio (solda oxiacetilênica).

    26.1.5.8 Laranja. (126.009-0 / I2)
    O laranja deverá ser empregado para identificar:

    - canalizações contendo ácidos;
    - partes móveis de máquinas e equipamentos;
    - partes internas das guardas de máquinas que possam ser removidas ou abertas;
    - faces internas de caixas protetoras de dispositivos elétricos;
    - faces externas de polias e engrenagens;
    - botões de arranque de segurança;
    - dispositivos de corte, borda de serras, prensas.


ID
177061
Banca
ESAF
Órgão
MPU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O projeto de instalações elétricas de uma edificação

Alternativas
Comentários
  • GAB: E

    A iluminação é escolhida em função dos espaços, a disposição dos fios e eletrodutos deve servir ao ambiente, logo, primeiro se posiciona os pontos de luz e posteriormente monta-se os circuitos.


ID
177064
Banca
ESAF
Órgão
MPU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O isolamento térmico mais adequado para as tubulações aparentes de água quente é

Alternativas
Comentários
  • É possível encontrar diversos materiais usados para isolamento térmico, como alumínio corrugado, isopor, lã de vidro, lã de rocha, fibra cerâmica, poliuretano, espuma elastomérica, alumínio liso e inox. 

  • Não entendi pq lã de vidro (apenas) está errado

  • Creio que lã de vidro também esteja correto, mas como a questão pediu o “mais adequado”: Lã de vidro e alumínio corrugado.

ID
177067
Banca
ESAF
Órgão
MPU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No mesmo circuito elétrico devem estar ligados

Alternativas
Comentários
  • Circuitos Independentes devem ser previstos para aparelhos com Corrente Nominal SUPERIOR a 10A (aquecedores, forno elétrico, ar condicionado, ...)

    Circuitos de Iluminação devem ser separados dos Circuitos de Tomadas

    São permitidos Pontos de Iluminação e Tomada no mesmo circuito, de maneira a se evitar que os pontos de Iluminação sejam alimentados, e sua totalidade, por um só circuito, exceto na Cozinha, Copa e Área de Serviço, que devem constituir um ou mais Circuitos Independentes


ID
177088
Banca
ESAF
Órgão
MPU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A NBR 10898/1999 fixa as características mínimas exigíveis para as funções a que se destina, referindo-se essa norma à

Alternativas
Comentários
  • ESTA NBR 10898 TRATA DOS Sistema de iluminação de emergência.

  • NBR 9077 - Saída de Emergência

    NR 26 e NBR 7195 - Sinalização de Segurança

    NBR 9441 - execução de sistemas de detecção e alarme de incêndio

    NBR 10898 - iluminação de emergência

    NBR 12693 - proteção por extintores de incêndio.


ID
177094
Banca
ESAF
Órgão
MPU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A NBR 9077/1993, item 4.7.3.1, alíneas "a" e "b", referese ao dimensionamento de degraus, que devem atender, quanto à altura e à largura, ficando respectivamente estes compreendidos entre

Alternativas
Comentários
  • LETRA A. CORRETO
    De acordo com a NBR 9077 os degraus de escada devem:
    a) ter altura h compreendida entre 16,0 cm e 18,0 cm, com tolerância de 0,05 cm;
    b) ter largura b dimensionada pela fórmula de Blondel:
    63 cm ≤ (2 h + b ) ≤ 64 cm


  • Lembrando que para a 9050 a fórmula é:

    63 cm ≤ (2e+ p ) ≤ 65 cm


ID
196015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Ao se projetar sistemas de ar-condicionado em ambientes que requeiram garantia de máxima qualidade do ar, como ambientes hospitalares, centros cirúrgicos e laboratórios, deve-se considerar os meios de propagação de partículas que podem conduzir microrganismos causadores de infecção hospitalar. Esses meios são classificados como fontes internas e externas. As fontes internas podem ser os usuários; os sistemas de ventilação, como aparelhos de ar-condicionado, nebulizadores, umidificadores ou ventiladores; o próprio piso, entre outros. Já as fontes externas podem ser partículas em suspensão geradas por meios poluidores, poeira de canteiros de obra, o solo, a água, entre outros. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

 

Para garantir a esterilidade do ar e a eficiência no bloqueio da condução dessas partículas nos sistemas de arcondicionado em salas limpas e ambientes controlados, deve-se indicar, no projeto, a localização dos captadores de ar e a especificação de equipamentos dotados de filtros de ar com meio filtrante de carvão ativado.

Alternativas
Comentários
  •  R: Errado

    NBR 13.531. item 2.4.2 Programa de Necessidades (PN)

    Etapa destinada a determinacao das exigencias de carater prescritivo ou de desempenho (necessidades e expectaticas dos usuarios) a serem satisfeitas pela edificacao a ser concebida.

    * dessa forma, acredito que o erro da questao esteja em afirmar que a quantidade e destinacao sera segundo a necessidade do usurario e pela norma 'e o contrario - O que edificio pode satisfazer, quais as necessidades que ele atender, conforme as normas, terreno existente, etc.

    NBR 13.532. item 4.4.3.2 Informacoes tecnicas a produzir: ( no PN)

    . necessarias 'a concepcao arquitetonica / . caracteristicas funcionais ou ativ. de cada ambiente /. exigencias ambientais, niveis de desempenho, inst.especiais

  • essa questão está certa...o gabarito está errado.

    MS-2009 78

  • R: errado. Meio filtrante de carvão ativado é para gases e odores, o que não é o caso da questão (partículas e poeira.

  • O filtro de carvão ativado, ou filtro químico, como também é conhecido, possui propriedades adsortivas pela ocorrência de reação química entre o carvão ativado e os gases e odores a serem filtrados. Esta adsorção ocorre parcialmente no meio filtrante deixando passar parte sem reação, devido a isto podemos afirmar que o filtro de carvão ativado reduz a concentração e não remove totalmente o odor ou gás, esse fato é desconhecido pela maioria dos projetistas de ar condicionado/ventilação e pelos usuários finais.


ID
196018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Ao se projetar sistemas de ar-condicionado em ambientes que requeiram garantia de máxima qualidade do ar, como ambientes hospitalares, centros cirúrgicos e laboratórios, deve-se considerar os meios de propagação de partículas que podem conduzir microrganismos causadores de infecção hospitalar. Esses meios são classificados como fontes internas e externas. As fontes internas podem ser os usuários; os sistemas de ventilação, como aparelhos de ar-condicionado, nebulizadores, umidificadores ou ventiladores; o próprio piso, entre outros. Já as fontes externas podem ser partículas em suspensão geradas por meios poluidores, poeira de canteiros de obra, o solo, a água, entre outros. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O projeto de ar-condicionado deve prever, para salas limpas e ambientes controlados, a especificação de equipamentos cujos captadores de ar sejam localizados longe das fontes poluentes e que sejam dotados de filtros absolutos, que podem ser produzidos com meio filtrante em papel de microfibra de vidro plissado.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA

    PARA SE GARANTIR A ESTERELIDADE DO AR O FILTRO DE CARVÃO ATIVADO É A MELHOR OPÇÃO, POIS ESTE FILTRA odores, gases nocivos, corrosivos ou irritantes.

    FONTE: http://www.airlinkfiltros.com.br/filtros_de_ar_carvao.html?gclid=CISfip-42bECFQQ6nAodBiYAKA
  • Resposta: ERRADA.

    Filtro HEPA  (High Efficiency Particulate Air) é uma tecnologia empregada em filtro de ar  com alta eficiência na separação de partículas. Os filtros HEPA evitam a propagação de bactérias e vírus através do ar, por tanto, são muito importantes para prevenir infecções. O sistemas de filtro HEPA com fins médicos por vezes incorporam sistema de ultravioleta para eliminar bactéria vivas e vírus que ultrapassaram a barreira física do filtro. Algumas unidade são capazes de reter até 99.995% de impurezas, o que assegura um alto nível de proteção e filtragem.

ID
196042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Alguns elementos tradicionalmente utilizados na arquitetura brasileira destacam-se especialmente pela geração de conforto ambiental com ampla economia de energia. Esses elementos podem também aliar a solução em conforto ambiental à função estética do edifício, pelo enriquecimento da composição de fachadas. Com relação a esses elementos, julgue os itens subsequentes.


Os sistemas de pele de vidro são largamente aplicados em fachadas de edifícios comerciais, em parte por proporcionar beleza estética. Mas a razão principal de serem tão valorizados na arquitetura contemporânea está relacionada à propriedade do material, que garante mínima absorção térmica, gerando altos índices de economia de energia e dispensando, em quase todos os casos, o uso de equipamentos de ar-condicionado.

Alternativas
Comentários
  • O beiral é a última fileira de telhas que forma a aba do telhado, constituindo a parte avançada deste sobre o corpo do edifício. Tem a finalidade de provocar a queda das águas pluviais (águas da chuva) de modo que estas não escorram pela fachada do edifício.http://pt.wikipedia.org/wiki/Beiral

    NÃO AUXILIA NA geração de conforto térmico!


  • item CERTO, conforme gabarito cespe, questao 87 dessa prova!
  • Em terrenos acidentados, os melhores traçados são aqueles que interceptam e acompanham as variações topográficas. Vias perpendiculares às curvas de nível, como as citadas na questão, contribuem para aumentar a velocidade das águas das chuvas, causando consequentemente a erosão do solo. Dessa forma, a questão está errada.

  • A razão principal de os panos de vidro serem tão valorizados na arquitetura contemporânea está relacionada à estética do material, que permite tranparência, ampla visibilidade e farta iluminação natural.

    Quanto às propriedades do vidro, ele garante grande incidência solar direta nos ambientes internos da edificação, gerando grande aquecimento e acarretanro a necessidade, em quase todos os casos, do uso de equipamentos de ar-condicionado, para compensar o desconforto gerado pelo efeito estufa dentro desses ambientes fechadosde, o que representa altos índices de gastos de energia.

    Os panos de vidro com película reflexiva reduzem o percentual de incidência direta, mas a sensação térmica resultante não dispensa a necessidade de climatização artificial na edificação.

  • Acredito que a questão 39 está errada porque o vidro garante mínima absorção térmica desde que o seu fator de absorção seja baixo, em torno de até 40%. 


ID
196060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere a projetos de instalações prediais de combate a incêndio, julgue os itens seguintes.


Um dos sistemas largamente utilizados em edifícios multifuncionais, consagrado pela sua eficiência, é o sistema automático de sprinklers. Esse sistema é baseado em uma rede hidráulica cujo projeto deve prever reservatório d’água, colunas, ramais, subramais e pontos onde devem ser localizados aspersores que são acionados automaticamente pela elevação da temperatura.

Alternativas
Comentários
  • certo!

    Um sprinkler é um dispositivo comumente utilizado no combate a incêndios. Ele é composto de uma “armadura”, um elemento sensível, chamado bulbo. O bico de sprinkler é rosqueado a uma tubulação pressurizada e permanece fechado por tampa travada pelo bulbo. As roscas normalmente são de ½” ou ¾” NPT. No interior do bulbo um líquido se expande a uma determinada temperatura de maneira que a cápsula seja rompida, quando um incêndio for iniciado, liberando a água para atuar no combate.

    Dentro da linha de equipamentos fixos de combate a incêndios, os sprinklers tem se mostrado um dos meios mais eficientes e econômicos, que podem diminuir os prejuízos à sua propriedade. Talvez, seja porque são sistemas anti incêndios que funcionam sem a necessidade da ação humana imediata, já que são instalados nos ambientes, produzindo sua “chuva” característica quando a temperatura atinge níveis elevados.

  • Engraçado que na NBR não tem subramais e mesmo assim a CESPE considerou como correta.

     

    Na NBR 10897:2020 ela diz que os componenetes de um sistema de chuveiro automáticos são:

     

    chuveiro

    coluna de alimentação

    coluna principal (riser)

    tubulações gerais (tubos que alimentam as tubulações subgerais, diretamente ou com conexões)

    tubulações subgerais (tubos que alimentam os ramais)

    ramais (tubos aos quais os chuveiros automáticos são fxados)


ID
196063
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere a projetos de instalações prediais de combate a incêndio, julgue os itens seguintes.


O projeto de sistema de sprinklers com reservatório d’água é recomendável para ambientes de guarda de materiais sensíveis como arquivos e bibliotecas, pela rapidez em que se promove a extinção dos focos de incêndio.

Alternativas
Comentários
  • Um sprinkler é um dispositivo comumente utilizado no combate a incêndios. Ele é composto de uma “armadura”, um elemento sensível, chamado bulbo. O bico de sprinkler é rosqueado a uma tubulação pressurizada e permanece fechado por tampa travada pelo bulbo. As roscas normalmente são de ½” ou ¾” NPT. No interior do bulbo um líquido se expande a uma determinada temperatura de maneira que a cápsula seja rompida, quando um incêndio for iniciado, liberando a água para atuar no combate.

    Dentro da linha de equipamentos fixos de combate a incêndios, os sprinklers tem se mostrado um dos meios mais eficientes e econômicos, que podem diminuir os prejuízos à sua propriedade. Talvez, seja porque são sistemas anti incêndios que funcionam sem a necessidade da ação humana imediata, já que são instalados nos ambientes, produzindo sua “chuva” característica quando a temperatura atinge níveis elevados.


  • não existe sprinkler com reservatório de água, simples assim

  • não sei qual o erro dessa!

    Inclusive, na própria NBR 10897:2020, BIBLIOTECA está como risco LEVE.

    Rafael, tem sim reservatório de água....


ID
207172
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa que contém o nome dos elementos que servem para proteger a instalação elétrica contra sobrecargas ou curtos circuitos.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    O disjuntor é um dispositivo de proteção que todas as instalações possuem ou deveriam ter. Ele também pode ser definido como um interruptor automático que protege os circuitos elétricos das instalações, desarmando assim que identifica correntes de curto-circuito ou sobrecarga, sendo fundamental para evitar acidentes e até mesmo incêndios.

  • DISJUNTORES

    Térmicos - protegem contra sobrecargas

    Magnéticos - protegem contra curto-circuitos

    Definição da NBR 5410: Disjuntor: proteção contra correntes de sobrecarga ATRAVÉS DE LÂMINA BIMETÁLICA e correntes de curto‐circuito ATRAVÉS DE DISPARADOR MAGNÉTICO


ID
207187
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação às perdas de cargas que acontecem nas tubulações de água, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra E: é maior quanto maior for o número de conexões.

    Tbm chamada de perda localizada!


ID
207190
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Toda edificação deve ser dotada de um reservatório elevado de água, que deve ter seu volume dimensionado convenientemente. Para isso, temos que levar em conta dois parâmetros. São eles:

Alternativas

ID
207211
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As instalações de combate a incêndios compreendem as que objetivam detectar, informar onde se iniciou o incêndio e debelá-lo tão logo inrompa. Assinale a alternativa que possui apenas elementos da edificação de combate a incêndio

Alternativas
Comentários
  • a)Parede corta-fogo, sinalização e hall de segurança.

    b)Posta corta-fogo, parede corta-fogo e grades de ferro.

    c)Porta corta-fogo, parede corta-fogo e poço de iluminação.

    d)Iluminação de emergência, escada de segurança e elevadores.

    e)Iluminação de emergência, porta corta-fogo e sinalização.

    E

  • Gab. E

    Um sistema eficiente de combate a incêndio pode ter:

    Redes de Hidrantes

    Extintores

    Corrimão

    Escadas com proteção adequada

    Detectores de calor

    Controle de fumaça

    Sprinklers

    Quadros de comando

    Alarmes visuais e sonoros

    Rotas de fuga

    Portas corta-fogo

    Iluminação e sinalização de emergência.


ID
207220
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O Quadro de Distribuição é o centro de distribuição de toda a instalação elétrica de uma residência, portanto, é:

Alternativas

ID
216043
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A NBR 5419, sobre sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), refere:

I. Um SPDA projetado e instalado conforme esta Norma não pode assegurar a proteção absoluta de uma estrutura, de pessoas e bens.
II. A aplicação desta Norma reduz de forma significativa os riscos de danos devidos às descargas atmosféricas.
III. O tipo e o posicionamento do SPDA devem ser estudados cuidadosamente no estágio de projeto da edificação, para se tirar o máximo proveito dos elementos condutores da própria estrutura. Isto facilita o projeto e a construção de uma instalação integrada, permite melhorar o aspecto estético, aumentar a eficiência do SPDA e minimizar custos.
IV. O acesso à terra e à utilização adequada das armaduras metálicas das fundações, como eletrodo de aterramento, podem não ser possíveis após o início dos trabalhos de construção. A natureza e a resistividade do solo devem ser consideradas no estágio inicial do projeto. Este parâmetro pode ser útil para dimensionar o subsistema de aterramento, que pode influenciar certos detalhes do projeto civil das fundações.
V. O projeto, a instalação e os materiais utilizados em um SPDA devem atender plenamente a esta Norma. Não são admitidos quaisquer recursos artificiais destinados a aumentar o raio de proteção dos captores, tais como captores com formatos especiais, ou de metais de alta condutividade, ou ainda ionizantes, radioativos ou não. Os SPDA que tenham sido instalados com tais captores devem ser redimensionados e substituídos de modo a atender a esta Norma.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • 4 Características gerais
    4.1 Deve ser lembrado que um SPDA não impede a ocorrência das descargas atmosféricas.
    4.2 Um SPDA projetado e instalado conforme esta Norma não pode assegurar a proteção absoluta de uma estrutura, de
    pessoas e bens. Entretanto, a aplicação desta Norma reduz de forma significativa os riscos de danos devidos às descargas
    atmosféricas.
    4.3 O nível de proteção do SPDA deve ser determinado conforme a tabela B.6.
    4.4 O tipo e o posicionamento do SPDA devem ser estudados cuidadosamente no estágio de projeto da edificação, para
    se tirar o máximo proveito dos elementos condutores da própria estrutura. Isto facilita o projeto e a construção de uma
    instalação integrada, permite melhorar o aspecto estético, aumentar a eficiência do SPDA e minimizar custos.
    4.5 O acesso à terra e a utilização adequada das armaduras metálicas das fundações como eletrodo de aterramento
    podem não ser possíveis após o início dos trabalhos de construção. A natureza e a resistividade do solo devem ser
    consideradas no estágio inicial do projeto. Este parâmetro pode ser útil para dimensionar o subsistema de aterramento,
    que pode influenciar certos detalhes do projeto civil das fundações.
    4.6 Para evitar trabalhos desnecessários, é primordial que haja entendimentos regulares entre os projetistas do SPDA, os
    arquitetos e os construtores da estrutura.
    4.7 O projeto, a instalação e os materiais utilizados em um SPDA devem atender plenamente a esta Norma. Não são
    admitidos quaisquer recursos artificiais destinados a aumentar o raio de proteção dos captores, tais como captores com
    formatos especiais, ou de metais de alta condutividade, ou ainda ionizantes, radioativos ou não. Os SPDA que tenham sido
    instalados com tais captores devem ser redimensionados e substituídos de modo a atender a esta Norma.

    letra d)


ID
216052
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As instalações hidráulicas prediais frias devem seguir padrões de projeto que satisfaçam os seguintes requisitos:

I. preservar sempre a potabilidade da água servida.
II. garantir o fornecimento de forma contínua.
III. possibilitar o fornecimento em quantidade adequada, de forma contínua, com pressão e velocidade compatíveis com os equipamentos sanitários.
IV. proporcionar conforto na utilização, localização e facilidade de operação do sistema.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • NBR 5626 -
    5.1.2.1 As instalações prediais de água fria devem ser projetadas de modo que, durante a vida útil do edifício que as contém, atendam aos seguintes requisitos:
    a) preservar a potabilidade da água;
    b) garantir o fornecimento de água de forma contínua, em quantidade adequada e com pressões e velocidades compatíveis com o perfeito funcionamento dos aparelhos sanitários, peças de utilização e demais componentes;
    c) promover economia de água e de energia;
    d) possibilitar manutenção fácil e econômica;
    e) evitar níveis de ruído inadequados à ocupação do ambiente;
    f) proporcionar conforto aos usuários, prevendo peças de utilização adequadamente localizadas, de fácil operação, com vazões satisfatórias e atendendo as demais exigências do usuário.
  • Como preservar a potabilidade da água servida, se água servida são águas de esgoto?

  • 5.1.2 Exigências a observar no projeto 5.1.2.1 As instalações prediais de água fria devem ser projetadas de modo que, durante a vida útil do edifício que as contém, atendam aos seguintes requisitos:

    a) preservar a potabilidade da água;

    b) garantir o fornecimento de água de forma contínua, em quantidade adequada e com pressões e velocidades compatíveis com o perfeito funcionamento dos aparelhos sanitários, peças de utilização e demais componentes;

    c) promover economia de água e de energia;

    d) possibilitar manutenção fácil e econômica;

    e) evitar níveis de ruído inadequados à ocupação do ambiente;

    f) proporcionar conforto aos usuários, prevendo peças de utilização adequadamente localizadas, de fácil operação, com vazões satisfatórias e atendendo as demais exigências do usuário

    Alternativas corretas II, III, IV

    ÁGUA SERVIDA SÃO AS ÁGUA UTILIZADAS

  • Alternativa "C", embora eu ache a assertiva I bem questionável, mas todas as outras estão certas, e a única alternativa que engloba as assertivas II, III e IV é a alternativa C.


ID
216055
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Diâmetro Nominal (DN) de um tubo de PVC branco é:

Alternativas

ID
216061
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Conforme normas do Corpo de Bombeiros, dos corredores para as saídas de emergências de um edifício deve ter, no mínimo,

Alternativas
Comentários
  • Afastamento mínimo de 1,20m 

  • NBR 9077

    4.4.2 Larguras mínimas a serem adotadas

    As larguras mínimas das saídas, em qualquer caso, devem ser as seguintes:

    a) 1,10 m, correspondendo a duas unidades de passagem e 55 cm, para as ocupações em geral, ressalvado o disposto a seguir;

    b) 2,20 m, para permitir a passagem de macas, camas, e outros, nas ocupações do grupo H, divisão H-3.


ID
216067
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Conforme normas do Corpo de Bombeiros, as distâncias máximas a serem percorridas para atingir um local seguro (espaço livre exterior, área de refúgio, escada comum de saída de emergência, protegida ou à prova de fumaça), tendo em vista o risco à vida humana decorrente do fogo e da fumaça, devem considerar:

I. o acréscimo de risco quando a fuga é possível em apenas um sentido.
II. o acréscimo de risco em função das características construtivas da edificação.
III. a redução de risco em caso de proteção por chuveiros automáticos ou detectores.
IV. a redução de risco pela facilidade de saídas em edificações térreas.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Exatamente como está na NBR 9077

    4.5.2 Distâncias máximas a serem percorridas

    4.5.2.1 As distâncias máximas a serem percorridas para atingir um local seguro (espaço livre exterior, área de refúgio, escada protegida ou à prova de fumaça), tendo em vista o risco à vida humana decorrente do fogo e da fumaça, devem considerar:

    a) o acréscimo de risco quando a fuga é possível em apenas um sentido;

    b) o acréscimo de risco em função das características construtivas da edificação;

    c) a redução de risco em caso de proteção por chuveiros automáticos;

    d) a redução de risco pela facilidade de saídas em edificações térreas.

  • Gab. B

    para quem gosta de mnemônico:

    CA/FU (ACRÉSCIMO)

    II. o acréscimo de risco em função das CAracterísticas construtivas da edificação.

    I. o acréscimo de risco quando a FUga é possível em apenas um sentido.

    CHU/TE (REDUÇÃO)

    II. a redução de risco em caso de proteção por CHUveiros automáticos ou detectores.

    IV. a redução de risco pela facilidade de saídas em edificações rreas.


ID
216115
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Nos circuitos que alimentam motores, a capacidade nominal do dispositivo de proteção dos condutores poderá atingir de

Alternativas
Comentários
  • Encontrei essa resposta na antiga NB-03
    ...
    22.6 Proteção dos Ramais
    22.6.1 A capacidade nominal dos dispositivos de proteção dos ramais para motores deverá ser de compreendida entre 150% e 300% da corrente nominal do motor, conforme o tipo do motor e o método de partida empregado...


    Porém não encontrei nenhuma referência à esses valores na nova NBR 5410...!!
    Alguém sabe onde localizar essa resposta nas normas atuais?

  • Isso é pergunta de arquitetura?


ID
216136
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para instalação de central de GLP, os recipientes deverão ser instalados em áreas com boa circulação de ar natural e com distanciamentos mínimos de

Alternativas
Comentários
  • NBR 13523 Central e gás liquefeito de Petróleo - GLP

    Afastamento das Tomadas de abastecimento (afastamentos minimos)

    3,0 m de aberturas ( janelas, portas tomadas de ar) das edificações;

    6,0 m de reservatórios que contenham outros fluidos inflamáveis;

    1,5 m de ralos, rebaixos ou canaletas e dos veículos abastecedores;

    3,0 m materiais e fácil combustão e pontos de ignição.


ID
216139
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para o armazenamento de GLP, o compartimento deverá possuir, em seu perímetro, muros ou similares que permitam perfeita ventilação e essa área ventilada deverá ser de, no mínimo,

Alternativas

ID
216592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Quanto aos sistemas de ar condicionado, julgue o item abaixo.

Nos sistemas centrais, a água é resfriada no fan coil, instalado na casa de máquinas, e, depois, segue para os andares por meio de dutos isolados termicamente. A água utilizada retorna à central e é novamente resfriada.

Alternativas
Comentários
  •  R: Errado

    Fain Coil = sistema de resfriamento do Ar e nao da agua

    Chiller= sistema de restriamento da agua

    A agua resfriada no CHILLER, instalado na casa de maquinas, 'e conduzida para os andares por meio de dutos isolados termicamente. A agua utilizada retorna a central e novamente resfriada 


ID
216595
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca dos subsistemas de cabeamento estruturado de dados e voz em
uma edificação, julgue o item abaixo.

Na entrada do edifício, existe uma interface entre o cabeamento interno e o cabeamento backbone. A sala de equipamentos é o local, dentro de um prédio, onde são alojados os elementos de cabeamento.

Alternativas
Comentários
  •  R: Errado

    O ARMARIO de TELECOMUNICACOES - aloja os elementos de cabeamento (racks, etc)

    O sistema de Cabeamento estruturado funciona assim:

    1. Cabeamento Horizontal= vai da tomada ate o armario de telecomunicacoes

    2. Area de trabalho = sao os computadores, telefones, sistema de impressoras, controle

    3. Backbone ( cabamento vertical) = interliga todos os armarios de telecomunicacoes e tb as facilidades de entrada

    4. Armario de Telecomunicacoes=  sao os elementos de cabemento, como os racks ( geralmente tem 1 em cada andar do predio)

    5. Sala de Equipamentos = faz a conexao entre os armarios, o backbone com os equipamentos da rede

    6. Entrada de facilidades= sao os servicos disponiveis, como dados, voz, rede de computadores etc

     

  • Na entrada do edifício, existe uma interface entre o cabeamento externo e o cabeamento backbone. A sala de equipamentos é o local, dentro de um prédio, onde são alojados os equipamentos de maior complexidade que os do armário de telecomunicações.

  • NBR 14565. 3.1.65. Sala de equipamentos: espaço destinado a abrigar os equipamentos de uso comum de toda a rede.


ID
216598
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca dos subsistemas de cabeamento estruturado de dados e voz em
uma edificação, julgue o item abaixo.

O cabeamento backbone consiste nos meios de transmissão (cabos e fios), conectores de cruzamento e terminadores mecânicos, utilizados para fazer a interface entre o cabeamento externo e o cabeamento interno e armário de telecomunicações. Esse armário abriga os equipamentos de telecomunicações, de conexão e instalações, de aterramento e de proteção.

Alternativas
Comentários
  • O subsistema de Cabeação Backbone ou Cabeação Vertical, consiste nos meios de transmissão (cabos e fios), conectores de
    cruzamento (cross-connects) principal e intermediários, terminadores mecânicos,
    utilizados para interligar os Armários de Telecomunicações, Sala de Equipamentos e
    instalações de entrada.

  •  R: Errado

    O Backbone = cabeamento vertical ( faz a ligacao entre os armarios de telecomunicacoes)

    A sala de equipamentos = geralmente fica no 1 andar ou junto com a central, 'e que faz a ligacao do cabeamento externo com o interno.

  • O cabeamento backbone consiste nos meios de transmissão (cabos e fios), conectores de cruzamento e terminadores mecânicos, utilizados para fazer a interface entre o cabeamento externo e o cabeamento interno e armário de telecomunicações. Esse armário abriga os equipamentos de telecomunicações, de conexão e instalações, de aterramento e de proteção. aloja os equipamentos do sistema de cabeamento de telecomunicações.


ID
216601
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca dos subsistemas de cabeamento estruturado de dados e voz em
uma edificação, julgue o item abaixo.

O cabeamento horizontal consiste no subsistema de cabeamento horizontal e compreende os cabos que vão desde a tomada de telecomunicações da área de trabalho até o armário de telecomunicações. Na área de trabalho, os componentes de cabeamento entre a tomada de telecomunicações e a estação de trabalho permitem a flexibilidade de deslocamento, sem comprometer a conexão física.

Alternativas
Comentários
  • Perfeita a definição de cabeamento horizontal. Questão Certa.

  • Para ilustrar os elementos básicos de cabeamento estruturado, conforme a EIA/TIA, seguem as imagens:


  • Senhores,

    A primeira metade do parágrafo está indiscutivelmente correta. O desafio está na segunda metade do parágrafo:

    "Na área de trabalho, os componentes de cabeamento entre a tomada de telecomunicações e a estação de trabalho permitem a flexibilidade de deslocamento, sem comprometer a conexão física."

    No meu entendimento, o cabeamento da área de trabalho não permite flexibilidade de deslocamento. Alguém pode esclarecer essa afirmação?

  • Permite flexibilidade sim. Só o seguinte trecho ficou confuso: "cabeamento horizontal consiste no subsistema de cabeamento horizontal". 

  • NBR 14565. 5.2.3. O subsistema de cabeamento horizontal estende-se desde os distribuidores de piso até as tomadas de telecomunicação conectadas a ele. Deve ser projetado para suportar a maior parte das aplicações existentes e emergentes e deve fornecer uma vida operacional de no mínimo 10 anos.


ID
225337
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A distribuição de água quente nos edifícios poderá ser feita pelos sistemas de aquecimento

I. pleno.
II. central privado.
III. central coletivo.
IV. individual.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • http://www.airtonmaria.com/instalacoes-domiciliares-1/aquecedor-solar---dimensionamento/aquecedor-solar-_-calculos
  • I. pleno. Não existe

    II. central privado. Quando atende somente uma unidade habitacional.

    III. central coletivo. Quando um único conjunto de aquecimento alimenta várias unidades de um edifício.

    IV. individual. Alimenta uma única peça de utilização. Também pode ser local quando pequenos aquecedores elétricos ou a gás alimentam um único compartimento sanitário.


ID
225349
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O sistema de ar condicionado, no qual o ar é resfriado por um líquido que não seja o gás refrigerante, como por exemplo, água ou etileno glicol, é denominado

Alternativas
Comentários
  • Classificação dos Sistemas
    EXPANSÃO DIRETA: sistema onde o refrigerante contido numa serpentina, ao se evaporar, resfria diretamente o ar em contato com ela.
    Tipos mais comuns:
    • aparelhos de janela;
    self-contained com condensação a ar;
    self-contained com condensação a água;
    split-system.
     
    EXPANSÃO INDIRETA: neste sistema, um refrigerante (primário) resfria um fluido intermediário (refrigerante secundário, geralmente a água) que, passando por uma serpentina, retira o calor do ar proveniente dos ambientes, quando em contato com a mesma.
    Componentes:
    fan coil - Ela é controlada para que a quantidade de ar condicionado a ser fornecido ao ambiente seja regulada de acordo com a sua necessidade. A unidade de fan coil é composta por dampers, filtros, ventilador(es), serpentina e dispositivos reguladores (válvulas e atuadores de dampers).
    chiller - Os chillers resfriam a água, que é bombeada, conduzida por meio de tubulações até às serpentinas localizadas nas unidades terminais (fan coils). Neste ponto, há uma elevação em sua temperatura, pela troca de calor com o ar de retorno em contato com a serpentina. A água volta aos chillers para ser novamente resfriada por meio da troca de calor com o refrigerante.
    • torre de resfriamento - Dissipa o calor retirado do edifício pelo sistema de água de arrefecimento, resfriando a água de condensação por processo evaporativo. A torre resfria a água fazendo-a entrar em contato com o ar, resultando em sua evaporação parcial.

    Fonte: http://www.dcc.ufpr.br/wiki/images/d/db/TC038_SPDA.pdf
  • De acordo com a NBR 6401:

    Evaporação indireta: Elemento intermediário (água ou salmora), abastecido por uma central, alimentando vários condicionadores.

    Evaporação direta: Refrigerante entra em ebulição no trocador de calor (diretamente em contato com o ar a ser tratado).
  • http://pt.slideshare.net/edsoncesarreis/condicionado


ID
225352
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O sistema de distribuição de ar é o principal responsável pelo conforto térmico dos usuários. O sistema CV (volume constante)

I. mantém a mesma quantidade de ar nos diferentes ambientes.
II. mantém diferentes quantidades de ar nos diferentes ambientes, em razão da carga térmica deles.
III. estabelece que a temperatura do ar é a média das temperaturas de diferentes locais.
IV. estabelece que a temperatura do ar de insuflamento é variada com base no retorno do ar dos diferentes ambientes.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • A ventilação para o conforto térmico proporciona a renovação de ar e pode ser conseguida com Insuflamento, injetando-se ar novo no ambiente, enquanto o mesmo volume sai livremente. Neste caso é possível determinar a qualidade do ar; Como cada ambiente é singular, a temperatura de insuflamento varia de acordo com a temperatura de saída (retorno) do ar. 



ID
225355
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os tipos de fonte de energia dos sistemas de iluminação de emergência de uma edificação classificam-se em

I. sistema externo de comutação.
II. sistema centralizado de acumuladores.
III. grupo motogerador.
IV. conjunto de blocos autônomos.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • 4.1 Tipos de sistemas Para o efeito de aplicação desta Norma são aceitos os seguintes tipos de sistemas: a) conjunto de blocos autônomos (instalação fixa); b) sistema centralizado com baterias; c) sistema centralizado com grupo motogerador; d) equipamentos portáteis com a alimentação compatível com o tempo de funcionamento garantido; e) sistema de iluminação fixa por elementos químicos sem geração de calor, atuado a distância; f) sistemas fluorescentes à base de acumulação de energia de luz ou ativados por energia elétrica externa.
    4.3 Sistema centralizado com baterias O sistema centralizado com bateria de acumuladores elé- tricos deve ser composto como segue:

ID
225358
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A classificação quanto à complexidade da vistoria e à elaboração de seu relatório final, de acordo com a necessidade do número de profissionais envolvidos e a profundidade na constatação dos fatos, observando a necessidade do cliente e os estados de conservação, é denominada de

Alternativas
Comentários
  • Nivel 1 - Servirá para identificação das anomalias e falhas aparentes e deverá ser elaborada por profissional habilitado (engenheiro ou arquiteto)

    Nível 2 - Vistoria para a identificação de anomalias e falhas aparentes eventualmente identificadas com o auxílio de equipamentos e/ou aparelhos, bem como análises de documentos técnicos específicos, consoante à complexidade dos sistemas construtivos existentes. A Inspeção Predial nesse nível é elaborada por profissionais habilitados em uma ou mais especialidades.

    Nível 3 - É praticamente a mesma coisa do nível 2, acrescida de auditoria técnica conjunta ou isolada de aspectos técnicos, de uso ou de manutenção predial empregada no empreendimento, além de orientações para a melhoria e ajuste dos procedimentos existentes no plano de manutenção.

    Fonte: @dicasdearq


ID
225361
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O conjunto de atividades e recursos que garanta o melhor desempenho da edificação para atender às necessidades dos usuários, com confiabilidade e disponibilidade, é denominado

Alternativas
Comentários
  • Gomide et al. (2006) ,estabelece que a manutenção predial pode ser definida, em linhas gerais, como “o conjunto de atividades e recursos que garanta o melhor desempenho da edificação para atender às necessidades dos usuários, com confiabilidade e disponibilidade, ao menor custo possível”.

    GOMIDE, Tito L. F., PUJADAS, Flávia Z. A., NETO, Jerônimo C. P. F. Técnicas de inspeção e manutenção predial: vistorias técnicas, check-up predial, normas comentadas, manutenção X valorização patrimonial, análise de risco. São Paulo, Editora PINI, 2006.

    LETRA E


ID
229735
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A inspeção predial tem contribuído na sistematização de vistorias em edificações e no desenvolvimento de vários conceitos, como anomalias e falhas. A respeito desse tema, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  R: Letra A

    Letra B.

     O Laudo de Inspeção Predial de Manutenção, portanto, é a ferramenta básica e inicial para a implantação do plano de manutenção que visa o
    aprimoramento técnico da edificação. Tratando-se de serviço com finalidade exclusivamente técnica, sem qualquer compromisso com as causas dos
    problemas apurados, o Laudo de Inspeção Predial de Manutenção não se presta para finalidade judicial.

    Letra C.

    As anomalias e falhas das edificações são originárias de fatores endógenos, exógenos, naturais e funcionais.

    Letra D.

    Os fatores exógenos ou externos, provenientes da intervenção de terceiros na edificação, tais como os danos causados por obra vizinha, choques
    de veículos em partes da edificação, vandalismos etc., podem ameaçar seriamente o prédio, sugerindo-se a imediata correção desses danos.

    Os fatores endógenos ou internos são provenientes de irregularidades, de projeto ou de execução, ou dos materiais utilizados, ou ainda, da combina-
    ção dessas etapas.

    Letra E.

    Os fatores naturais provenientes da imprevisível ação da natureza, tais como as excessivas descargas atmosféricas, as enchentes, os tremores de
    terra e outros, podem causar danos que coloquem em risco a edificação, sendo conveniente a realização de vistoria técnica e orçamento, que consignem a extensão dos problemas e respectivos valores reparadores, visando receber o pagamento correto do sinistro pela seguradora do prédio.

  • Qual a norma dessa questão?

  • Questão da FGV aponta exatamente esse item A como incorreto.


ID
229738
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação aos tipos de manutenção, assinale a opção correta

Alternativas
Comentários
  •  Resposta: Letra A

    . Manutencao Corretiva: acontece APÓS a falha, se algo estraga sera consertado.

    . Manutencao Preventiva: acontece ANTES da falha, é uma relacao de probabilidade, uma manutencao programada para que se evite falhas posteriores.

    .Manutencao Preditiva: como a preventiva, tb acontece ANTES da falha, mas alem de evitar falhas posteriores, deseja melhorar o desempenho.


    A manutenção corretiva é simples e direta: quando uma máquina quebraconserte-a. Este método ( “Se não está quebrada, não conserte” ) de manutenção de maquinaria fabril tem representado uma grande parte das operações de manutenção da planta industrial, desde que a primeira fábrica foi construída e, por cima, parece razoável. Uma planta industrial usando gerência por manutenção corretiva não gasta qualquer dinheiro com manutenção, até que uma máquina ou sistema falhe em operar. É uma técnica de gerência reativa que espera pela falha da máquina ou equipamento, antes que seja tomada qualquer ação de manutenção.  Também é o método mais caro de gerência de manutenção. 


    manutenção Preventiva é programada e ocorre em um horário pré-determinado, com o objetivo de aumentar a eficiência dos processos de produção e das máquinas, reduzindo a quantidade de retrabalhos e garantindo a disponibilidade dos equipamentos, o que evita as interrupções na produção. Permite a identificação precoce de problemas e aumenta significativamente o ciclo de vida dos equipamentos, além disso, reduz as necessidades de despesas de capital e permite um melhor planejamento dos orçamentos. Pode-se dizer que os dados coletados por este método tornam-se a base de construção para manutenção preditiva.

    Manutenção Preditiva tem seus benefícios especialmente em um cenário desfavorável às empresas em termos econômicos, porque esse tipo de manutenção pode ser menos trabalhoso do que a manutenção preventiva. Os programas de manutenção preditiva são baseados no estado real do equipamento e da determinação de quando a manutenção deve ser realizada para minimizar os custos.
    A implantação de novas técnicas e equipamentos como ultra-som, câmeras termográficas e testes de análise de vibração fazem a manutenção preditiva ser uma alternativa viável em determinadas circunstâncias. No entanto, para a maioria dos equipamentos onde seja necessário contar com métricas complexas, o ideal é aplicar osmétodos preventivos de manutenção.

    Em programas preventivos ou corretivos, a decisão final sobre os programas de reparo ou de recondicionamento se baseia na intuição e experiência pessoal do gerente de manutenção. A adição de um programa de gerência preditiva abrangente pode fornecer dados sobre a condição mecânica real de cada máquina e o rendimento operacional de cada sistema de processo. Estes dados habilitarão o gerente de manutenção a programar atividades de manutenção muito mais efetivamente em termos de custo. 

  • a) A manutenção de edificações envolve vários aspectos, incluindo os ambientais. (INCLUI ASPECTOS FUNCIONAIS, AMBIENTAIS, DE CONSTRUÇÃO E INFLUÊNCIAS VIZINHAS)

    b) A manutenção PREVENTIVA é aquela que atua antecipadamente para evitar a reparação.

    c) A reparação está relacionada com as atividades corretivas realizadas ANTES do edifício ou alguns de seus elementos atingirem níveis inferiores ao nível de qualidade mínima aceitável.

    d) A manutenção corretiva é também denominada engenharia de manutenção ou manutenção proativa. (NADA A VER).

    e) A manutenção ROTINEIRA é relacionada às atividades de conservação da edificação, tais como limpeza, entre outras.


ID
229741
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando a influência da gestão da manutenção predial na determinação do valor do imóvel, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    "...A gestão de manutenção predial tem, portanto, importância significativa no valor total do imóvel e, também, nas condições de uso, influenciando na segurança, conforto e demais condições de habitabilidade do imóvel, devendo ser considerada nas análises econômicas de carteira imobiliária..."

    Fonte: http://revista.construcaomercado.com.br/negocios-incorporacao-construcao/89/imprime120529.asp




     

  • a) A variação do valor imobiliário intrínseco é inversamente DIRETAMENTE proporcional à qualidade da edificação e à gestão da manutenção predial.

    b) O acompanhamento da variação do valor da edificação ao longo de sua vida útil, em função do resultado do sistema de manutenção, é de fácil DIFÍCIL apuração.

    c) Nas análises econômicas de carteira imobiliária, recomenda-se considerar a gestão da manutenção predial.

    d) A avaliação imobiliária é a determinação do valor total do imóvel com base exclusivamente no seu valor extrínseco E NO SEU VALOR INTRÍNSECO, ditado pelo mercado.

    e) A boa gestão da manutenção predial não considera o investimento necessário para se obter os benefícios decorrentes da operação do imóvel.
    A adequabilidade na gestão da manutenção predial redunda no equilíbrio entre o grau de investimento da manutenção predial e sua confiabilidade, inclusive do bom desempenho do valor intrínseco, com conseqüente valorização.

ID
229744
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando a influência da manutenção no desempenho da edificação, bem como os vários conceitos inerentes a essa questão, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  R: Letra B

    . Letra A :  segundo Lei de Sitter ( tb conhecida como Lei dos 5) , adiar a manutencao significar aumentar os custos em razao de progessao geometrica em 5 anos

    . Letra C:  O uso da matriz GUT contribui para tomada de decisao, de classificacao e priorizacao das necessidades. Sao parametros tomados para estabelecer prioridades na eliminacao de problemas. Por isso 'e perfeitamente viavel e recomendada para atingir boa qualidade na manutencao.

    . Letra D :  a Vida util total = vida util de projeto + vida util residual + sobrevida

    Vida util de Projeto = é o período em que o componente ou elemento de instalação atende aos critérios da norma. Ou seja 'e o tempo pre-estabelecido na etapa de projeto, exigido pelas normas.

    Vida util Residual = é aquele tempo após a vida útil de projeto, em que há decréscimo do desempenho e para retomar os níveis de exigência adequados há necessidade de manutenção e reformas mais dispendiosas.

    Sobrevida = na qual passa a existir a possibilidade de que os níveis de segurança comecem a ser perigosamente afetados.

    A norma de desempenho esclarece que vida útil é o período de tempo durante o qual o produto pode ser utilizado sobre condições satisfatórias de segurança, saúde e higiene.

    . Letra E Prazo de garantia =  é o período de tempo em que é elevada a probabilidade de que eventuais defeitos embutidos no produto em estado de novo venham a se manifestar.


     


ID
238069
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O número total de interligações internacionais de transmissão de energia elétrica de médio e grande porte que o Brasil possui com países da América do Sul é de

Alternativas
Comentários
  • Pronto..

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..GRITO

  • pelo menos agora se cair em alguma outra banca... eu sei kkkk

  • O Brasil, maior mercado de energia elétrica da região sul-americana, desenvolveu projetos de integração elétrica com Argentina, Uruguai, Venezuela, além da hidrelétrica binacional de Itaipu com o Paraguai.

    http://www.gesel.ie.ufrj.br/app/webroot/files/publications/21_castro159.pdf

    Alguém sabe os demais países?


ID
254614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com base na NBR-14432 e na NBR-9077, julgue os itens
subsecutivos, relativos à prevenção contra incêndio nos projetos de
arquitetura.

A escada à prova de fumaça pressurizada consiste na escada cuja caixa é envolvida por paredes corta-fogo, dotadas de portas corta-fogo, e cujo acesso se dá por antecâmara a prova de fumaça, cuja condição de estanqueidade à fumaça é obtida por método de pressurização.

Alternativas
Comentários
  • A pressurização da escada à prova de fumaça permite a construção sem a antecâmara, pois garante a ausência de fumaça no ambiente.

    NBR-9077- 4.7.15.3  - As escadas pressurizadas dispensam antecâmara, devendo atender a todas as exigências de 4.7.11.1, exceto as alíneas b e c.

    4.7.11 Escadas enclausuradas à prova de fumaça (PF)

    4.7.11.1 As escadas enclausuradas à prova de fumaça (ver Figuras 12, 13 e 14) devem atender ao estabelecido em 4.7.1 a 4.7.4, e ao seguinte:

    a) ter suas caixas enclausuradas por paredes resistentes a 4 h de fogo;

    b) ter ingresso por antecâmaras ventiladas, terraços ou balcões, atendendo as primeiras ao prescrito em 4.7.12 e os últimos em 4.7.14;

    c) ser providas de portas estanques à fumaça e resistentes a 30 min de fogo.




  • Complementando...

    Ao optar pela pressurização mecânica através do ventilador, a antecâmara pode ser suprimida, podendo significar um ganho de área útil para a edificação. No entanto, cabe ressaltar que mesmo sem a necessidade de antecâmara, é obrigatória a previsão de área de resgate com espaço demarcado para o posicionamento de pessoas em cadeiras de rodas, em todos os andares no patamar de acesso à escada


ID
254617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com base na NBR-14432 e na NBR-9077, julgue os itens
subsecutivos, relativos à prevenção contra incêndio nos projetos de
arquitetura.

Para que um prédio seja classificado como edificação em que a propagação do fogo é determinada como difícil, entre as características que deve apresentar, inclui-se a existência de estrutura de concreto armado ou protendido, calculado e executado conforme a NBR-5627.

Alternativas
Comentários
  • NBR 9077
    4.5.2.6 Para que um prédio seja classificado em Z - edIficações em que a propagação do fogo é difícil - e, portanto, a distância máxima a ser percorrida possa ser maior, é necessário que:
    a) sua estrutura seja de concreto armado ou protendido, calculado e executado conforme NBR 5627;
  • X propagação fácil (estruturas e entrepisos combustíveis)

    Y média resistência ao fogo (estrutura resistente ao fogo, mas fácil propagação entrepisos)

    Z propagação difícil (estrutura resistente ao fogo e isolamento entre pavimentos)

  • Consta no site da ABNT que esta norma NBR 5627  foi criada em 01/11/1980  cancelada em 01/12/2001, antes dessa prova que foi aplicada em 2011.

    A NBR 9077 , escrita em 1993, sofreu uma revisão em 2001 que exclui justamente a parte referenciando a NBR 5627.

    O examinador da Cespe não consultou a norma atualizada para realizar essa questão. 

    Essa questão é passível de ser anulada.

  • Gab. Certo

    NBR 9077

    4.5.2.6 Para que um prédio seja classificado em Z - edificações em que a propagação do fogo é difícil - e, portanto, a distância máxima a ser percorrida possa ser maior, é necessário que:

    a) sua estrutura seja de concreto armado ou protendido, calculado e executado conforme NBR 5627;

    b) tenha paredes externas com resistência ao fogo igual ou superior à da estrutura, resistindo, pelo menos, a 2 h de fogo;

    c) tenha isolamento entre pavimentos, o qual é obtido por afastamentos mínimos de 1,20 m entre vergas e peitoris de aberturas situadas em pavimentos consecutivos, com parede ou viga com resistência ao fogo igual à exigida para a laje de entrepiso e nunca inferior a 2 h; esta distância entre aberturas pode ser substituída por aba horizontal que avance 0,90 m da face da edificação, solidária com o entrepiso e com a mesma resistência ao fogo deste;

    d) tenha isolamento entre unidades autônomas, conforme 4.5.2.7.

  • AGORA É A NBR 15200 E 14432


ID
254620
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com base na NBR-14432 e na NBR-9077, julgue os itens
subsecutivos, relativos à prevenção contra incêndio nos projetos de
arquitetura.

De acordo com a classificação das edificações em relação às suas características construtivas, prédios estruturados em madeira são considerados como do tipo Z.

Alternativas
Comentários
  • Código X = Edificações em que a propragação do fogo é fácil = Edificações com estrutura e entrepisos combustíveis = Prédios estruturados em madeira, prédios com entrepisos de ferro e madeira, pavilhões em arcos de madeira laminada e outros.

    Código Y = Edificações com mediana resistência ao fogo = Edificações com estrutura resistente ao fogo, mas com fácil propagação de fogo entre os pavimentos = Edificações com paredes-cortinas de vidro ("cristaleiras"); edificações com janelas sem peitoris (distância entre vergas e peitoris das aberturas do andar seguinte menor que 1,00 m); lojas com galerias elevadas e vãos abertos e outros.

    Código Z = Edificações em que a propagação do fogo é difícil = Prédios com estrutura resistente ao fogo e isolamento entre pavimentos = Prédios com concreto armado calculado para resistir ao fogo, com divisórias incombustíveis, sem divisórias leves, com parapeitos de alvenaria sob as janelas ou com abas prolongando os entrepisos e outros.

ID
254623
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com base na NBR-14432 e na NBR-9077, julgue os itens
subsecutivos, relativos à prevenção contra incêndio nos projetos de
arquitetura.

Considerando-se que, em uma escada, a altura ou a porção vertical de cada degrau (espelho) seja de 0,15 m, é correto afirmar que o maior lanço permitido terá 24 espelhos.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!   O gabarito foi atualizado para "E", após recursos, conforme edital publicado pela banca, e postado no site.

    Justificativa da banca:  Os degraus devem ter altura compreendida entre 16,0 cm e 18,0 cm, com tolerância de 0,05 cm. Por esse motivo, opta-se pela alteração do gabarito.
      Bons estudos!
  • Segundo a norma NBR-9077 - Saídas de emergência em edifícios:
    "4.7.3.2 O lanço mínimo deve ser de três degraus e o lanço máximo, entre dois patamares consecutivos, não deve ultrapassar 3,70 m de altura."
    Então:
    3,70 ÷ 0,15 = 24,66
    A resposta inicial seria: 24 espelhos
  • Concordo com o colega,

    A questão AFIRMA que a altura do degrau é 0,15m, então, como não é permitido passar a altura de 3,70m na referida norma, o máximo de espelhos possíveis são 24.

    Questão correta!!!
  • A NBR 9050 diz diferente da altura da NBR 9077

    Segundo a NBR 9050 6.6.2 Dimensionamento de degraus isolados A dimensão do espelho de degraus isolados deve ser inferior a 0,18 m e superior a 0,16 m. Devem ser evitados espelhos com dimensão entre 1,5 cm e 15 cm. Para degraus isolados recomenda-se que possuam espelho com altura entre 0,15 m e 0,18 m.   6.6.3 Dimensionamento de escadas fixas As dimensões dos pisos e espelhos devem ser constantes em toda a escada, atendendo às seguintes condições: a) pisos (p): 0,28 m < p < 0,32 m; b) espelhos (e) 0,16 m < e < 0,18 m; c) 0,63 m < p + 2e < 0,65 m. 6.6.5 Patamares das escadas 6.6.5.1 As escadas fixas devem ter no mínimo um patamar a cada 3,20 m de desnível e sempre que houver mudança de direção.
  • Questão deveria ter sido anulada.

  • CESPE pecando em raciocínio lógico? Isso é um claro exemplo de proposição FV. A única forma de invalidar um argumento constituído por duas premissas é a primeira ser verdadeira e a segunda falsa. 

  • A questão diz: Com base na NBR-14432 e na NBR-9077...

    A 9077 diz que:

    4.7.3.1 Os degraus devem:

    a) ter altura h (ver Figura 4) compreendida entre

    16,0 cm e 18,0 cm, com tolerância de 0,05 cm;

    Logo não pode ter 15 cm, resposta Errado


ID
254626
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com base na NBR-14432 e na NBR-9077, julgue os itens
subsecutivos, relativos à prevenção contra incêndio nos projetos de
arquitetura.

O tempo requerido de resistência ao fogo (TRRF) das vigas que não pertencem ao sistema responsável pela estabilidade estrutural da edificação não necessita ser maior que 60 min, exceto para edificações com altura superior a 45 m, para as quais o TRRF não necessita ser maior que noventa minutos.

Alternativas
Comentários
  • Conforme NBR 14432
    Anexo A
    h) o TRRF das vigas que não pertençam ao sistema responsável pela estabilidade estrutural da edificação não necessita
    ser maior que 60 min, exceto para edificações com altura superior a 45 m, para as quais o TRRF não necessita
    ser maior que 90 min;

ID
254728
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere à fiscalização de uma obra, que envolve
acompanhamento da aplicação dos recursos, controle da qualidade
dos materiais empregados e conhecimento sobre a documentação
gerada na obra, julgue os próximos itens.

No caso de modificação na posição das alvenarias ou na estrutura, durante a execução das instalações hidráulicas, é permitida alteração do traçado das redes quando necessário, desde que essas alterações não interfiram nos cálculos já aprovados.

Alternativas

ID
310102
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a sistemas de ar-condicionado.

Nos sistemas centrais com mais de 500 TR, os tanques de termo-acumulação são complementos que permitem a fabricação e o armazenamento de gelo nos horários em que as tarifas de energia são menores, bem como a sua utilização nos horários de pico, quando a eletricidade é mais cara.

Alternativas
Comentários

  • O sistema de Termoacumulação tem como objetivo, reduzir o custo que o empreendimento tem com energia elétrica já que o sistema de ar condicionado é visto como o grande vilão deste consumo, a Termoacumulação pode gerar uma economia de até 70% dependendo do segmento e horários de funcionamento do empreendimento.

     Aplicação:
    O sistema de Termoacumulação pode ser implantado desde o inicio do projeto ou em empreendimentos existentes que possuem sistema de ar condicionado e utilizem água com condensação a ar ou a água.

    Conceito:
    O Sistema de Termoacumulação utiliza tanques de água gelada ou gelo que armazenam carga térmica durante a madrugada onde o custo de energia e extremamente baixo, que são utilizadas nos horários de pico onde o custo de energia e mais alto.Fonte: http://www.thermoambiental.com.br/termoacumulacao/termoacumulacao.php
  • Somente a título de complementação:
    "Nos sistemas centrais, a água é resfriada no chiller, instalado na casa de máquinas, e dali segue para os andares por meio de dutos isolados termicamente. A água utilizada retorna à central e é novamente resfriada. Esse sistema pode ou não ser combinado a tanques de termoacumulação, complemento que permite a fabricação e o armazenamento de gelo nos horários em que as tarifas de energia são menores e sua utilização nos horários de pico, quando a eletricidade é mais cara. A termoacumulação é indicada para projetos a partir de 500 TR por hora."
    Fonte: site arcoweb http://www.arcoweb.com.br/tecnologia/conforto-termico-ar-condicionado-24-11-2004.html

ID
310105
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a sistemas de ar-condicionado.

Uma desvantagem dos aparelhos do tipo split, cuja a potência é medida em BTUs/hora, consiste na instalação das partes ruidosas do equipamento nas janelas, deixando-se apenas a unidade evaporadora na área externa.

Alternativas
Comentários
  • O ar condicionado Split tem duas unidades. A interna faz o resfriamento, aquecimento e filtragem do ar. Já a externa abriga o compressor. A vantagem é que como elas são interligadas por tubulações de cobre podem ser posicionadas longe uma da outra, oferecendo mais flexibilidade na hora da instalação. Além disso, como a unidade mais ruidosa fica no lado de fora, o Split é mais silencioso.
    Fonte: http://www.brastemp.com.br/ArCondicionados




  • O ar condicionado é composto de CCE (pra não esquecer): Compressor e condensador (partes ruidosas) e evaporador (parte silenciosa). No sistema split, somente a evaporadora fica dentro do ambiente, localizando o compressor e condensador fora.. por esta razão ele é silencioso. Já no ar condicionado de janela, todos os 3 estão integrados e ficam dentro do ambiente.

    http://www.arcoweb.com.br/tecnologia/conforto-termico-ar-condicionado-24-11-2004.html
  • Evaporadora é interna.

    Condensadora é externa


ID
310108
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a NBR 23, todas as empresas devem possuir:
proteção contra incêndios; saídas suficientes para a rápida retirada
do pessoal em serviço, em caso de incêndio; equipamentos
suficientes para combater o fogo em seu início; e pessoas
preparadas para o uso correto desses equipamentos. Com relação a
esse assunto, julgue os próximos itens.

Devem ser previstos extintores portáteis e(ou) sobre rodas nas proximidades de caldeiras, cabines elétricas, depósitos de gás combustível, casas de máquinas e de elevadores.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    • Extintores portáteis e sobre-rodas (NBR 12692, 12693):
      • não previsão para riscos especiais como caldeiras, cabinas elétricas, casas de máquinas de elevadores, depósitos de gás combustível que deverão possuir aparelhos adequados e exclusivos para eles;
      • não previsão de tipos diferentes em um mesmo piso, de forma a atender princípios de incêndio em materiais diversos;
      • normalmente quando é exigido o extintor sobre-rodas (carretas) instala-se apenas um; sendo que deverão ser projetados atendendo à classe de material que vai queimar, caminhamento, área de cobertura e atendimento exclusivamente no piso em que se encontram.
  • ERRADO.

    Afirmação incorreta, pois deverá ter diferentes tipos de extintores para diferentes tipos de componetes em sinistro.

    Erros de projetos frequentes:

    extintores portáteis e sobre-rodas (NBR 12692, 12693):

    * não previsão para riscos especiais como caldeiras, cabinas elétricas, casas de máquinas de elevadores, depósitos de gás combustível que deverão possuir aparelhos adequados e exclusivos para eles;

    ** não previsão de tipos diferentes em um mesmo piso, de forma a atender princípios de incêndio em materiais diversos;

    *** normalmente quando é exigido o extintor sobre-rodas (carretas) instala-se apenas um; sendo que deverão ser projetados atendendo à classe de material que vai queimar, caminhamento, área de cobertura e atendimento exclusivamente no piso em que se encontram.


ID
310111
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a NBR 23, todas as empresas devem possuir:
proteção contra incêndios; saídas suficientes para a rápida retirada
do pessoal em serviço, em caso de incêndio; equipamentos
suficientes para combater o fogo em seu início; e pessoas
preparadas para o uso correto desses equipamentos. Com relação a
esse assunto, julgue os próximos itens.

As caixas de escadas devem ser providas de portas corta-fogo, que se fechem automaticamente e que possam ser abertas facilmente pelos dois lados.

Alternativas
Comentários
  • As portas de saida de emergencia NUNCA podem abrir para os dois lados! Sempre abre no sentido de evacuação. Portanto esta questão está ERRADA.
  • A questão está certa, pois as portas corta-fogo podem ser abertas pelos dois lados, porem a abertura é voltada para o sentido de fluxo de evacuação do prédio.
  • Devemos tomar cuidado porque a questão pede de acordo com a NR 23 - Norma Regulamentadora de Proteção contra Incêndios (e não NBR, como diz a questão...).
    Segundo a NR:

    PORTAS CORTA-FOGO As caixas de escadas deverão ser providas de portas corta-fogo, fechando-se automaticamente e podendo ser abertas facilmente pelos 2 (dois) lados.

    Fonte: http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr23.htm
  • CUIDADO

    abrir por os dois lados é diferente de sentido de abertura, esse sim, deve ser no sentido de fuga.


ID
310114
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a NBR 23, todas as empresas devem possuir:
proteção contra incêndios; saídas suficientes para a rápida retirada
do pessoal em serviço, em caso de incêndio; equipamentos
suficientes para combater o fogo em seu início; e pessoas
preparadas para o uso correto desses equipamentos. Com relação a
esse assunto, julgue os próximos itens.

Recomenda-se a disposição do painel central do sistema de alarme em locais protegidos, tais como depósitos, ou sob as escadas.

Alternativas
Comentários
  • SISTEMAS DE ALARME

    Nos estabelecimentos de riscos elevados ou médios, deverá haver um sistema de alarme capaz de dar sinais perceptíveis em todos os locais da construção.

    Cada pavimento do estabelecimento deverá ser provido de um número suficiente de pontos capazes de pôr em ação o sistema de alarme adotado.

    As campainhas ou sirenes de alarme deverão emitir um som distinto em tonalidade e altura de todos os outros dispositivos acústicos do estabelecimento.

    Os botões de acionamento de alarme devem ser colocados nas áreas comuns dos acessos dos pavimentos.

    Os botões de acionamento devem ser colocados em lugar visível e no interior de caixas lacradas com tampa de vidro ou plástico, facilmente quebrável. Esta caixa deverá conter a inscrição "Quebrar em caso de emergência".
    Fonte: NR 23 em  http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr23.htm



     

     


     

ID
395071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação à leitura e interpretação de projetos de instalações
prediais, julgue os itens a seguir.

O quadro de ligações funciona como um transformador: ele abaixa a alta voltagem do sistema público até a voltagem de consumo distribuída em circuitos menores.

Alternativas
Comentários
  • ''Antes de entrar nas casas, a energia elétrica ainda passa pelos transformadores de distribuição (também instalados nos postes) que rebaixam a voltagem para 127 ou 220 volts. Em seguida, ela vai para a caixa do seu medidor de energia elétrica, que é o seu relógio de luz.''

    Ou seja, o QD não funciona como transformador e o transformador está na rua, não na residência.

    Fonte:https://www.cpfl.com.br/energias-sustentaveis/eficiencia-energetica/uso-consciente/caminho eletrico/Paginas/default.aspx


ID
395074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação à leitura e interpretação de projetos de instalações
prediais, julgue os itens a seguir.

O sistema hidrossanitário é composto por duas redes separadas: uma fornece água potável para uso e consumo humano e para uso em sistemas mecânicos e de combate a incêndio; a outra despeja escória líquida produzida após o uso da água.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi atualizado para "E", conforme edital publicado pela banca e postado no site.

    Justificativa da banca:  No Brasil o sistema hidráulico não fornece diretamente água potável para ao consumo imediato humano. Desta forma, opta-se pela alteração do gabarito do item.

    Bons estudos!
  • Esta Norma estabelece exigências e recomendações relativas ao projeto, execução e manutenção da instalação predial de água fria. As exigências e recomendações

    aqui estabelecidas emanam fundamentalmente do respeito aos princípios de bom desempenho da instalação e da garantia de potabilidade da água no caso de instalação de água potável.

    NBR 5626. Fala em garantir a potabilidade, e ai?


ID
395083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação à leitura e interpretação de projetos de instalações
prediais, julgue os itens a seguir.

Nas instalações prediais, o condutor de alimentação de entrada de energia é, primeiramente, ligado a uma chave geral e, depois, a um quadro de ligações.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe explicar essa?

    Obrigada desde já.

  • Primeiramente liga - se o condutor de alimentação ( fases que vem da rede da concessionária de energia ) a chave de entrada (disjuntor do padrão) após isso a/as fases irão para o quadro de distribuição.


ID
401176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito dos tipos de representação e da NBR 13531, julgue os itens seguintes.

O projeto de instalações elétricas é parte integrante do projeto executivo.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBR 13531, itens 2.3 e 2.4 , as instalações elétricas (ELE) são consideradas atividades técnicas na elaboração do projeto de edificação. Cada atividade técnica são partes sucessivas em que pode ser divididas em:

    a) levantamento (LV)

    b) programa de necessidades (PN)

    c) estudo de viabilidade (EV)

    d) estudo preliminar (EP)

    e) anteprojeto (AP)

    f) projeto legal (PL)

    g) projeto básico (PB)

    h) projeto para execução (PE)

    Conclui-se que as instalações elétricas terá seu próprio projeto executivo, não fazendo parte assim do projeto executivo da edificação.

  • Não concordo com o gabarito. Acredito que o item deveria ser considerado CERTO. É citado na NBR 13531, no item 2.4.8 (Projeto para Execução) a representação final das informações técnicas da edificação e também a representação das instalações e componentes.

  • 2.3 Atividades técnicas do projeto de edificação e de,seus elementos, instalações e componentes

    a)topografia (TOP);b)sondagens de reconhecimento do solo (SDG);c)arquitetura (ARQ);d)fundações e estruturas (EST);e)instalações elétricas (ELE);f)instalações mecânicas (MEC);g)instalações hidráulicas e sanitárias (HID);h)luminotécnica (LMT);i)comunicação visual (CMV); j)paisagismo (PSG);k)arquitetura de interiores (decoração) (INT);l)impermeabilização (IMP);m)outros

    CADA ATIVIDADE TÉCNICA SEGUE TODAS AS SEGUINTES ETAPAS:

    2.4 Etapas das atividades técnicas do projeto deedificação e de seus elementos, instalações ecomponentes

    a)levantamento (LV);b)programa de necessidades (PN);c)estudo de viabilidade (EV);d)estudo preliminar (EP);e)anteprojeto (AP) e/ou pré-execução (PR);f)projeto legal (PL);g)projeto básico (PB);h)projeto para execução (PE)

     

  • Está ao contrário, na realidade, o Projeto executivo é uma etapa integrante do Projeto elétrico. Assim como todas as outras etapas.

  • Discordo, depende. Ta falando de que Projeto Executivo? Porque se for Projeto Executivo arquitetônico não entra, mas se for Projetos Executivos complementares entra.

    O projeto de instalações elétricas é parte integrante do projeto executivo.

  • Se for Projeto Executivo Arquitetônico não, agora se for Projeto Executivo Completo de Edificações, segundo a NBR 16636, faz parte sim.


ID
542770
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um projeto para edifício judiciário prevê estrutura com lajes colmeia com cabacinhas. Em ambiente que receberá TI (Tecnologia da Informação) e TELECOM (Tecnologia de Telecomunicação), visando a compatibilizar dutos e tubulações com a referida estrutura, será necessário

Alternativas
Comentários
  • a.    utilizar tubulações, caixas de interligação e caixa de derivação externas nos pisos. As caixas de saída devem ficar sempre niveladas com o piso acabado. Caixas de derivação são utilizadas para junção e derivação de canaletas, não sendo adequadas que fiquem externas.

    b.    prever dutos verticais especializados (shafts) para alocar racks, e rebaixo de forro para dutos e tubulações. Racks são gabinetes de equipamentos, não devem ficar fechados em uma área inacessível.

    c.    utilizar tubulações, caixas de interligação e caixa de derivação embutidas apenas nas paredes. O sistema de telefonia pode passar tanto pelas paredes quanto pelos pisos e tetos.

    d.    utilizar tubulações em pipe-racks. Pipe-racks são estruturas para sustentação de tubulações horizontais e verticais, para utilização em indústrias de processo em geral.

    e.    ampliar o pé-direito para permitir o caminhamento dos dutos e das tubulações entre pisos (piso técnico) e entre forros, e instalar dutos verticais especializados (shafts).

  • não entendi a ideia de ampliar o pé direito

ID
543745
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No projeto do alimentador predial deve-se considerar o valor máximo da pressão da água proveniente da fonte de abastecimento, sendo que o mesmo deve possuir resistência mecânica adequada para suportar essa pressão. Nesse contexto, a expressão alimentador predial refere- se

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra B

    Conforme NBR 5626

    3.3 Alimentador predial: Tubulação que liga a fonte de abastecimento a um reservatório de água de uso doméstico.
     

  • a) Coluna de distribuição : à tubulação derivada do barrilete e destinada a alimentar ramais. .

    b) alimentador predial: à tubulação que liga a fonte de abastecimento a um reservatório de água de uso doméstico.

    c) Tubulação de Limpeza: à tubulação destinada ao esvaziamento do reservatório, para permitir sua limpeza e manutenção.

    d)tubulação de extravasão): à tubulação destinada a escoar o eventual excesso de água de reservatórios onde foi superado o nível de transbordamento.

    e) dispositivo de prevenção ao refluxo: componente, ou disposição construtiva, destinado a impedir o refluxo de água em uma instalação predial de água fria, ou desta para a fonte de abastecimento.


ID
543760
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para tomar decisões de projeto referentes ao partido arquitetônico é essencial que a carga térmica a ser gerada no interior do edifício seja considerada, pois observa as exigências funcionais e humanas para os diferentes tipos de clima. São tipos de carga térmica, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Se compararmos com outras fontes de calor, as das instalações elétricas são desprezíveis.
  • Resposta: Letra B

    Denomina-se carga térmica ao calor (sensível ou latente) a ser fornecido ou extraído do ar, por unidade de tempo, para manter no recinto as condições desejadas. Esta quantidade de calor é calculada para duas condições, de modo a nunca termos situações de desconforto térmico nas épocas críticas do ano. 

     

    1. Fontes de calor externo: 

    a)Calor do Sol 

    transferência de calor por condução e convecção através de paredes,tetos, janelas, etc... 

    transferência de calor por radiação através de janelas, paredese teto. 

    b) Infiltração de Ar 

    c) Renovação de Ar



    2. Fontes de calor interno: 

    Pessoas, iluminação artificial, motores, cargas especiais.

  • Resposta: B

    "A previsão da carga térmica a ser gerada no interior do edifício é fundamental no que respeita às decisões de projeto referentes ao partido arquitetônico a ser adotado, sendo sempre função das exigências funcionais e humanas, para os diferentes tipos de clima.

    Em se tratando da carga térmica interna ao edifício, as fontes podem ser classificadas como:

    a) presença humana;

    b) sistemas de iluminação artificial;

    c) motores e equipamentos;

    d) processos industriais;

    e) calor solar."

    FROTA, Anesia Barros; SCHIFFER, Sueli Ramos. Manual de conforto térmico.



ID
543826
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os traçados das redes de distribuição de água, até os pontos de tomada das instalações prediais, podem ser agrupados do modo

I. espinha de peixe.

II. grelha.

III. anel.

IV. sobreposto.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra D

    Em geral, podem ser definidos três tipos principais de redes de distribuição, conforme a disposição dos seus condutos principais: 

    a) Redes em “espinha de peixe” - os condutos principais são traçados, a partir de um conduto principal central, com uma disposição ramificada

    b) Redes “em grelha” - os condutos principais, que são ligados a uma canalização mestre numa extremidade, são mais ou menos paralelos entre si; 


    c) Redes malhadas ou anel – as canalizações principais formam circuitos fechados. 


    retirado: http://www.fcth.br/fesparquivos/CH3/Cap11%20Rede%20agua.pdf
     
  • Rede malhada sem anel: Da tubulação principal partem tubulações secundárias que se intercomunicam, evitando extremidades mortas.

    Rede malhada com anel: Consiste de tubulações mais grossas chamadas anéis, que circundam determinada área a ser abastecida e alimentam tubulações secundárias. As redes em anéis permitem a alimentação de um mesmo ponto por diversas vias, reduzindo as perdas de carga.

    Fonte: 
    http://www.o2engenharia.com.br/o2eng/sistemas-de-abastecimento-de-agua

ID
543829
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Organismos patogênicos podem penetrar e contaminar a rede de distribuição de água em

I. trechos em que a pressão de serviço seja superior à pressão atmosférica.

II. extremidades ou derivações da rede, em que a pressão efetiva de serviço seja superior àquela que atua num sistema de canalizações ou aparelhos sanitários com os quais a rede de água potável esteja conectada.

III. pontos onde ela não esteja suficientemente vedada.

IV. trechos onde haja distribuição piezométrica.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Como ocorre a contaminação

    Os organismos patogênicos podem penetrar numa rede de distribuição onde ela não está completamente vedada e sempre que a pressão de serviço for inferior à atmosferia ou àquela que se verifica em qualquer outro sistema de condutos ou aparelhos sanitários com os quais a rede de água potável está conectada.

    Os defeitos das redes distribuidoras foram enquadrados em 6 grupos:

    1.       Tanques, reservatórios ou condutos abertos constituem os mais simples defeitos;

    2.       As interrupções de distribuição são um convite franco à contaminação;

    3.       O bombeamento direto da rede de distribuição põe muitas vezes em vácuo um encanamento que foi projetado e construído para operar sob pressão. Nas cidades onde é baixa a pressão de serviço na rede distribuidora, é comum o bombeamento direta desta para as instalações internas, quer residenciais quer industriais. Isto significa um aumento nos perigos potenciais de vazamentos, infiltrações e defeitos nos registros;

    4.       A instalação e manutenção deficientes das redes internas duplas que são comuns em edifícios industriais e comerciais em todo o mundo, constituem causa frequente da contaminação do sistema de abastecimento de água potável;

    5.       Debaixo do grupo “Interconexões causadas por negligência”, são incluídas aquelas estabelecidas temprariamente, inadvertidamente ou por falta de atenção, entre o abastecimento de água potável e coletores de esgotos ou águas superficiais fortemente poluídas de esgoto;

    6.       A sinfonagem (“back syphonage”) é uma séria ocorrência e, infelizmente, comum, especialmente na rede domiciliária dos edifícios (retrossifonagem).

    Resp: letra A.

    Fonte: http://revistadae.com.br/artigos/artigo_edicao_18_n_1082.pdf

     


ID
543880
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No dimensionamento de instalações elétricas, os coeficientes de simultaneidade somente podem ser aplicados na determinação de demandas de edifícios, residências, hotéis e flats, de acordo com a quantidade de unidades consumidoras da edificação. Esses coeficientes precisam também ser aplicados às demandas já calculadas do ramal

I. de entrada.

II. alimentador de caixa de distribuição ou cabina de barramento.

III. de distribuição principal.

IV. de distribuição secundário.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Os coeficientes de simultaneidade somente devem ser aplicados na determinação da demanda de edifícios residenciais, hotéis e flats, de acordo com a quantidade de unidades consumidoras da edificação, excluindo-se a Administração.

    Estes coeficientes devem também ser aplicados às demandas já calculadas do ramal de entrada, do ramal alimentador de caixa de distribuição ou cabina de barramentos, do ramal de distribuição principal e do ramal de distribuição secundário

    Fonte: Livro de Instruções Gerais - ELETROPAULO


ID
552100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação a projeto de arquitetura e seus projetos
complementares, julgue os itens subsequentes.

Os mecanismos que compõem um sistema de pressurização de escadas aumentam a segurança em caso de incêndio. Esse sistema requer que haja, em cada andar do edifício, uma sala com maquinário para insuflamento.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe explicar essa belezinha?

  • Acredito que o erro da questão está em dizer que: (...) em cada andar do edifício, uma sala com maquinário para insuflamento.

    O ventilador com motor elétrico fica em sala separada, acredito que no térreo, e não em cada pavimento.


ID
552103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação a projeto de arquitetura e seus projetos
complementares, julgue os itens subsequentes.

O cabeamento estruturado, sistema de transmissão de dados por meio de uma estrutura única flexível, suporta a aplicação de diversas mídias, como as informações de dados e voz, os controles prediais e as imagens.

Alternativas

ID
552112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que concerne a sistemas de climatização e ar condicionado e a
controle térmico de edificações, julgue os próximos itens.

Ao se especificar determinado sistema de ar condicionado para um ambiente, deve-se considerar a energia solar incidente nas fachadas, pois esta é transferida integralmente para o interior da edificação e transformada em carga térmica instantânea.

Alternativas
Comentários
  • INTEGRALMENTE NÃO. PARCIALMENTE

  • NBR 16401-1:2008:

    6.2.1 A envoltória - O calor contribuído pela envoltória resulta da diferença de temperatura externa e interna somada à radiação solar incidente, direta e difusa.

    6.2.1.2 - Deve-se considerar o efeito de retardamento devido à inércia térmica da estrutura.

    Ou seja, não existe essa de carga térmica instantânea. Fora isso, a carga térmica nunca é transferida integralmente, sempre há perdas envolvidas.


ID
552115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que concerne a sistemas de climatização e ar condicionado e a
controle térmico de edificações, julgue os próximos itens.

A ausência de dutos onera significativamente a implantação do sistema de ar condicionado insuflado pelo piso.

Alternativas
Comentários
  • Errado. O sistema de ar condicionado insuflado pelo piso funciona com vários pontos de distribuição de ar para cada estação de trabalho (cada funcionário opera seu ponto como quer). Ele consiste em recolher o ar quente das pessoas e luminárias - ar quente em cima - que é levado para um fan coil e distribuído para baixo do piso elevado, que por sua vez é jogado nas estações de trabalho - ar frio em baixo.

    https://www.webarcondicionado.com.br/insuflamento-de-piso-conforto-termico-individualizado

    Diz que:

    Em relação aos custos, esse sistema pode servir como alternativa tanto para edificações antigas que passarão por modificações quanto para as novas. Isto se deve ao fato de não necessitar de uma passagem para dutos de ar no forro, o que reduz a altura das novas edificações e não necessita de instalações para os ambientes reformulados.

    http://www.engenhariaearquitetura.com.br/2018/06/sistemas-de-insuflacao-pelo-piso-questoes-e-solucoes

    Diz que: Vantagens do sistema:

    entre outras... -Redução de até 80% da quantidade de dutos na edificação;


ID
552118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que concerne a sistemas de climatização e ar condicionado e a
controle térmico de edificações, julgue os próximos itens.

A potência dissipada por equipamentos, inclusive por sistemas de iluminação, deve ser considerada no cálculo de potência a ser admitida em determinado ambiente condicionado.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Lamberts, pág. 357, os principais fatores ou fontes a se considerar no levantamento da carga térmica do ambiente são:

    Climáticas:

    -Insolação

    -Temperatura do ar externo

    -Umidade do ar interno

    Humanas:

    -Ocupantes (depende da atividade física e do número de pessoas do ambiente)

    Arquitetônicos

    -Fechamentos opacos

    -Fechamentos transparentes

    -Iluminação Artificial

    -Outras fontes de calor (como computadores, máquinas, etc)

    -Infiltração e renovação

    Por isso, a afirmativa está correta.

    @arquitetamanuprado


ID
552166
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos sistemas de instalações prediais hidrossanitárias e
de combate a incêndio, julgue os próximos itens.

O hidrômetro, aparelho que faz a leitura e a medição do consumo de água, deve ser instalado em local adequado e acessível à equipe de serviço de águas do estado ou município. A responsabilidade pela instalação do hidrômetro é do proprietário do imóvel.

Alternativas
Comentários
  • Fiquei na duvida, eu respondi errado porque pensei que o local para instalação do hidrometro era responsabilidade do proprietário, mas a ligação do aparelho de medição( Hidrometro) não seria da empresa?

  • NBR 5626

    5.2.3.2 O cavalete, destinado a instalação do hidrômetro,

    bem como o seu abrigo devem ser projetados obedecendo

    às exigências estabelecidas pela concessionária.

    Não sei em outros estados, mas no RN quem faz a instalação do hidrômetro é a concessionária. E só faz se seguir todas as recomendações da mesma.

  • Falando do Estado do Rio de Janeiro, de acordo com a lei 3915/2002, a responsabilidade é da concessionária. A questão deveria ser anulada, tendo em vista que não é regra a responsabilidade ser de um ou de outro.

  • No livro do Hélio Creder, Cap.01, pág. 35, diz:

    "Os hidrômetros serão fornercidos, INSTALADOS e conservados pelo Departamento de Águas, podendo, a seu critério, ser fornecido pelo proprietário, desde que adquirido e instalado pelo Departamento..."

    Por isso marquei errado. =/

  •  

    Quem instala geralmente é a concessionária; 

    Vejam uma decisão sobre uma concessionária que estava cobrando a instalação:

    http://www.defensoria.rj.def.br/noticia/detalhes/9322-Decisao-proibe-cobranca-por-instalacao-de-hidrometro-em-Campos

  • Pelo visto só na cidade / unidade da federação onde esse examinador mora que é responsabilidade do proprietário, pq no resto do brasil é da concessionária. kkkkkkk


ID
552169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos sistemas de instalações prediais hidrossanitárias e
de combate a incêndio, julgue os próximos itens.

Devido à facilidade de utilização e armazenamento, a água é, na maioria dos casos, o meio mais eficaz de combate a incêndios em uma edificação. De acordo com a classificação de risco, para cada tipo de ambiente é definida uma pressão mínima, em libra por polegada quadrada, para se extinguir um incêndio.

Alternativas
Comentários
  • A pressão mínima não é medida em MCA?


ID
552172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos sistemas de instalações prediais hidrossanitárias e
de combate a incêndio, julgue os próximos itens.

Em um sistema de instalação de redes de sprinklers, o dimensionamento do número de sprinklers por área a ser protegida depende do risco das atividades a serem desenvolvidas no ambiente.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    A escolha dos sprinklers, o tipo de instalação, da quantidade, assim como as necessidades de abastecimento de água dependem do risco dos espaços a proteger e da eficácia dos meios de intervenção de incêndio. 


ID
552175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos sistemas de instalações prediais hidrossanitárias e
de combate a incêndio, julgue os próximos itens.

Para efeito de dimensionamento e cálculo de vazão, deve-se considerar que o reservatório de um edifício acumule de uma só vez o volume de água equivalente ao consumo diário, como meio de prevenção contra imprevistos ocasionados pela rede de distribuição

Alternativas
Comentários
  • achei que estava errado pq tinha que ter a taxa de incêndio

  • Não são todos os prédios que têm hidrantes, depende da área da edificação e outros fatores...


ID
553912
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Constituem medidas de segurança contra incêndio nas edificações e áreas de risco:
I. Controle de materiais de acabamento.
II. Brigada de incêndio.
III. Sistema fixo de gases limpos e dióxido de carbono (CO2).
IV. Sistema de proteção contra descargas atmosféricas.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gases Limpos ou Agentes Limpos FM 200 / FE 227


ID
553915
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considere as seguintes definições quanto a regulamentos de segurança contra incêndio nas edificações:
I. Ático é o volume compreendido entre dois pavimentos consecutivos, ou entre o pavimento e o nível superior à sua cobertura.

II. Nível de Descarga é a soma das energias caloríficas possíveis de serem liberadas pela combustão completa de todos os materiais combustíveis contidos em um espaço, inclusive o revestimento das paredes, divisórias, pisos e tetos.

III. Área de Risco é o ambiente externo à edificação que contém armazenamento de produtos inflamáveis, produtos combustíveis e ou instalações elétricas e de gás.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I - Errada - pelo que eu saiba ático é um elemento superior da fachada

    II - Errada - NBR 9077 - 3.36 Nível de descarga: Nível no qual uma porta externa de saída conduz ao exterior.

  • I. Ático é o volume compreendido entre dois pavimentos consecutivos, ou entre o pavimento e o nível superior à sua cobertura.

    NBR 15575 - 3.9 ático ou desvão espaço compreendido entre o telhado e forro  ou laje de forro 

    II. Nível de Descarga é a soma das energias caloríficas possíveis de serem liberadas pela combustão completa de todos os materiais combustíveis contidos em um espaço, inclusive o revestimento das paredes, divisórias, pisos e tetos. -

    NBR -9077:2001 - 3.36 Nível de descarga:Nível no qual uma porta externa de saída conduz ao exterior

    III. Área de Risco é o ambiente externo à edificação que contém armazenamento de produtos inflamáveis, produtos combustíveis e ou instalações elétricas e de gás.

    Gabarito: E

  • Gab. E

    Complementando...

    Para não esquecer mais o que é ÁTICO: espaço compreendido entre o telhado e forro ou laje de forro (a própria letra A parece um Ático de uma casa rs)

  • O conceito II refere-se à carga de incêndio


ID
600769
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Suponha um prédio residencial de 6 pavimentos, com 4 apartamentos por pavimento de 3 quartos cada um e, no térreo, o apartamento do zelador para 4 pessoas. Considere 200 litros de água per capita o consumo diário, uma reserva de incêndio de 20% do consumo diário e o armazenamento para 2 dias de consumo. Conforme sugerido por Hélio Creder(*), a capacidade dos reservatórios inferior e superior, respectivamente, deverá ser de, aproximadamente
(*) Creder, Hélio. Instalações Hidráulicas. Editora: LTC. Rio de Janeiro: 1986.

Alternativas
Comentários
  • 1. Pessoas por apartamento = 6
    2. pessoas por andar = 24 / Pessoas no predio = 144 + 4 (Quarto Zelador) = 148 pessoas
    3. 200l/pessoa = 200 x 148 = 29.600l / dia 
    4. Somar 20% para Incendio = 25.520 litros
    5. Recomenda-se a armazenagem de agua para 2 dias = 71.040 litros
    6. Recomenda-se armazenar 3/5 no reservatorio inferior e 2/5 no inferior
    7. Inferior = 42.624 -> 43.000l / Inferior= 28.416l -> 29.000l

    Bons Estudos!!
  • Também dá p/ usar outra tática sem calcular nada (ai tem que lembrar da norma).
    A banca ao dizer que a referencia é Helio Creder é de lascar, Ele é um ótimo professor. mas ele, assim como qualquer projetista, também usa a norma ABNT.
    1) Lembre que reservatório inferior sempre tem mais água, elimina A e E.
    2)A norma fala em 60% p/ inferior e 40% p/ supeior, elimia a B.
    3)Fica entre C e D, mas como pede uma reserva de incêndio, a D fica muito na tampa da proporção.

    Fiz assim e funcionou.
  • Sempre tira os 20% de emergencia dos 2 dias ao invés de só um dia, que seria o consumo diário?


ID
600772
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Instalação predial de água fria corresponde ao conjunto de canalizações, equipamentos e dispositivos empregados no abastecimento e distribuição de água em edificações. Um projeto adequado de instalação contribui para a redução do consumo de água e energia a valores necessários, suficientes para o bom funcionamento da instalação e satisfação das exigências dos usuários. Em termos de distribuição de água em uma edificação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • letra a) Correto. A distribuição das instalações prediais de água fria podem ser divididas em: distribuição direta e indireta. A distribuição direta acontece quando há continuidade de distribuição da rede pública e a pressão suficiente, não sendo necessário reservatório.
    A distribuição indireta, por sua vez, subdivide-se em:

    1. Distribuição indireta sem recalque - A água potável vem diretamente da rede pública, quando houver pressão suficiente até o reservatório superior, que alimenta por gravidade os pontos de saída de água. Neste caso, só é necessário o reservatório superior.

    2. Distribuição indireta com recalque - Quando a pressão da rede pública não é suficiente para alimentar o reservatório superior, utiliza-se outro de cota reduzida (geralmente no térreo) de onde a água é recalcada, por meio de bombas, para o reservatório superior. Por meio dele, então, distribui-se a água por gravidade aos pontos de utilização. Neste caso, utiliza-se tanto o reservatório superior quanto o inferior.

    3. Distribuição indireta hidropneumática - Este processo dispensa o reservatório superior e a distribuição é ascendente, a partir de um reservatório de aço onde a água fica pressurizada. Este reservatório hidropneumático é alimentado por bombeamento a partir do reservatório inferior. Estes equipamentos requerem manutenção preventiva periódica. Devido seu alto custo, é utilizado somente em casos específicos.

    b) Errado. Alimentador predial é a tubulação compreendida entre o ramal predial e a primeira derivação ou válvula flutuador do reservatório.

    c) Errado. A coluna de distribuição alimenta os ramais. Os ramais, por sua vez alimenta os sub-ramais e, por fim, estes últimos alimentam os pontos de utilização. Basicamente é: reservatório superior -> barrilete -> coluna de distribuição -> ramais -> sub-ramais -> pontos de utilização

    d) Errado. Diâmetro mínimo dos sub-ramais de alimentação  Vaso sanitário com caixa de descarga: 15 mm     ½  (polegada) Vaso sanitário com válvula de descarga 50 mm     2 (polegadas)
    Banheira     15 mm  ½ (polegada) Bebedouro 15 mm   ½ (polegada)
    Bidê             15 mm    ½ (polegada) Chuveiro     15 mm    ½ (polegada)

    disponível em: http://www.labeee.ufsc.br/antigo/arquivos/publicacoes/AguaFria_EGhisi_atualizada.pdf

    e) Errado. Quebrador de vácuo serve para evitar vácuo dentro da tubulação. O regulador de vazão é o aparelho intercalado numa tubulação para manter constante sua vazão, qualquer que seja a pressão a montante.

ID
600775
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca das exigências técnicas mínimas quanto a higiene, segurança, economia e conforto a que devem obedecer as instalações prediais de esgotos sanitários, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A tubulação que recebe diretamente os efluentes de aparelhos sanitários é chamada de ramal de descarga.
    Ramal de esgoto é a tubulação primária que recebe os efluentes dos ramais de descarga diretamente ou a partir de um desconector.
  • De acordo com a Nbr 8160:
    a) Errada. As pias de cozinha ou máquinas de lavar louças instaladas em vários pavimentos sobrepostos devem descarregar em tubos de queda exclusivos que conduzam o esgoto para caixas de gordura coletivas, sendo vedado o uso de caixas de gordura individuais nos andares.

    b) Errada. A tubulação de recalque deve ser ligada à rede de esgoto (coletor ou caixa de inspeção) de tal forma que seja impossível o refluxo do esgoto sanitário à caixa coletora.

    c
     
    c) Errada. Deve ser previsto um tubo ventilador suplementar a cada grupo de no máximo oito bacias sanitárias, contadas a partir da mais próxima ao tubo de queda.

    d) Correta.
    NBR 8160:

    4.2.6.2 Caixas e dispositivos de inspeção
    As caixas de inspeção podem ser usadas para receber efluentes fecais.

    e) Errada. Ramal de descarga: Tubulação que recebe diretamente os efluentes de aparelhos sanitários. 

ID
631189
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O grupo motogerador, quando utilizado, necessita assegurar o tempo de comutação máxima de

Alternativas

ID
631192
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Toda a rede de distribuição predial de água fria será projetada e executada de modo que as pressões estáticas e dinâmicas em qualquer ponto sejam:

I. pressão estática máxima de 500 kPa (50 mca);

II. pressão dinâmica mínima de 1 Kpa (1 mca);

III. pressão estática máxima de 400 Kpa (40 mca);

IV. pressão dinâmica mínima de 5 Kpa (5 mca).

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • NBR 05626 / 98 instalacao predial de agua fria:
    5.3.5.1 Em condições dinâmicas (com escoamento), a
    pressão da água nos pontos de utilização deve ser estabelecida
    de modo a garantir a vazão de projeto indicada
    na tabela 1 e o bom funcionamento da peça de utilização
    e de aparelho sanitário. Em qualquer caso, a pressão
    não deve ser inferior a 10 kPa, com exceção do ponto da
    caixa de descarga onde a pressão pode ser menor do
    que este valor, até um mínimo de 5 kPa, e do ponto da
    válvula de descarga para bacia sanitária onde a pressão
    não deve ser inferior a 15 kPa.
    5.3.5.2 Em qualquer ponto da rede predial de distribuição,
    a pressão da água em condições dinâmicas (com escoamento)
    não deve ser inferior a 5 kPa.

    5.3.5.3 Em condições estáticas (sem escoamento), a pressão
    da água em qualquer ponto de utilização da rede
    predial de distribuição não deve ser superior a 400 kPa
    .

    A questão deve ter tido alteraçao de gabarito. Embora o site aponte a alternativa B como correta, pode colocar todas suas fichas na alternativa C.
  • Talvez o erro do item IV seja o fato de que 5 kpa não é a mesma coisa que 5mca, como está entre parênteses.
  • Concordo com a Adriana. O erro do ítem IV é justamente admitir que 5 kpa é igual a 5 mca. Deveria ser 5 kpa (0,5 mca), semelhante ao ítem III.

  • Glu glu

    Ié ié

    Pegadinha do Malandro


ID
639217
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para limitar a pressão estática máxima do sistema predial de água fria em um edifício de grande altura, considerando a limitação de espaço útil no interior do edifício, recomenda-se:

Alternativas
Comentários
  • Válvula redutora de pressão é uma alternativa melhor do que a caixa de quebra pressão (reservatório intermediário). A caixa de quebra pressão requer novo barrilete e colunas de distriibuição, o que iria onerar a instalação e adicionar peso a estrutura.


ID
639226
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A sinalização de segurança nos ambientes objetiva a prevenção de acidentes através da delimitação, indicação e identificação dos riscos existentes. A cor adotada para

Alternativas
Comentários
  • Conforme a NR 26:
    O branco será empregado em:

    - passarelas e corredores de circulação, por meio de faixas (localização e largura);
    - direção e circulação, por meio de sinais;
    - localização e coletores de resíduos;
    - localização de bebedouros;
    - áreas em torno dos equipamentos de socorro de urgência, de combate a incêndio ou outros equipamentos de emergência;
    - áreas destinadas à armazenagem;
    - zonas de segurança.

    Resposta C.

  • a) amarela

    b)laranja sinaliza ácido

    c)correta!

    d)Vermelho

    e)Verde


ID
703606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Tendo em vista que, de acordo com o seu conceito, as ecocidades
visam diminuir os efeitos adversos que os aglomerados urbanos
exercem sobre o meio ambiente e propõem como diretriz o
incentivo ao uso de sistemas de baixo impacto ambiental, julgue os
itens que se seguem.

O uso de reservatório de água superior é desnecessário nos casos em que, por meio de uma bomba pressurizadora, a captação da água seja feita diretamente do reservatório inferior (cisterna), que alimente diretamente as áreas molhadas a partir do acionamento das torneiras.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se do sistema Hidropneumático.

    Gabarito: certo.

  • Gabarito: Certo

    O sistema descrito é o sistema de abastecimento hidropneumático. Apesar de estar correto, vale destacar que no tocante ao texto associado, que fala de ecocidades e incentivo ao uso de sistemas de baixo impacto ambiental, esse sistema é maiss oneroso que o abastecimento indireto, além de consumir mais energia elétrica.

    Ig: @arquitetamanuprado


ID
703609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Tendo em vista que, de acordo com o seu conceito, as ecocidades
visam diminuir os efeitos adversos que os aglomerados urbanos
exercem sobre o meio ambiente e propõem como diretriz o
incentivo ao uso de sistemas de baixo impacto ambiental, julgue os
itens que se seguem.

Nos sistemas de reaproveitamento de água pluvial, o freio d’água deve ser instalado no interior da cisterna, no final da tubulação de entrada de água da chuva, para reduzir a velocidade de chegada da água, evitando o turbilhonamento e a suspensão de sólidos depositados no fundo da cisterna.

Alternativas
Comentários
  • O princípio é captar água de chuva antes que chegue no solo ou locais com trânsito de pessoas, animais e veículos, para evitar sua contaminação e o uso de equipamentos mais complexos.
    Simples, eficiente, confiável e automático, o sistema economiza água e dinheiro, bem como enfrenta problemas trazidos pela urbanização, como o risco de desabastecimento, racionamento, e ameniza os efeitos da impermeabilização do solo, como enchentes e inundações.

    USOS
    • Alimentação de bacias sanitárias e mictórios
    • Irrigação de jardins, pomares e outros cultivos
    • Limpeza de pavimentos, paredes, pátios, peças e equipamentos industriais e veículos
    • Reserva de incêndio
    • Ar condicionado central ou sistemas de resfriamento
    • Espelhos e fontes d`água
    • Recarga de aquíferos
    FUNCIONAMENTO
    1. O sistema prevê a utilização do TELHADO eCALHAS como captadores da água de chuva, que é dirigida para um FILTRO, autolimpante que remove detritos, e levada para uma CISTERNA (reservatório de água subterrâneo ou externo).
    2. Para evitar que a sedimentação do fundo da  cisternas e misture com a água, esta é canalizada até o fundo, e por meio de um FREIO D`ÁGUA ela brota para cima sem causar turbulência na base. Estocada ao abrigo da luz e do calor, a água armazenada se mantém livre de bactérias e algas durante um longo período, diversos meses.
    3. Outra parte do sistema, o CONJUNTO FLUTUANTE (mangueira, bóia, filtro e válvula de retenção e conector) preso à bomba submersa ou tubo de tomada de água, suga a água logo abaixo da lâmina d`água, local onde ela é mais limpa, aumentando a vida útil da bomba e de todo o sistema.
    4. Para escoar a água excedente, usa-se na cisterna o SIFÃO-LADRÃO, que elimina particulados flutuando e evita entrada de odores, insetos e roedores.
    5. Uma BOMBA de recalque ou pressurizadora alimenta os pontos de consumo (caixa d`água não potável e/ou torneiras externas de uso restrito), e o KIT DE REALIMENTAÇÃO abastece a cisterna ou a caixa de água não potável elevada automaticamente em caso de consumo acima da capacidade ou estiagem.
    6. O sistema pode ser aplicado tanto em residências em construção, com rede hidráulica separada da rede de água potável da rua, e incluir o uso em descarga de banheiros e torneiras externas, como em casas já construídas. Não sendo possível mexer nas instalações existentes, é possível aproveitar a água de chuva externamente, para jardins, limpeza de pisos e calçadas, lavar carros, entre outros usos.


    Fonte: adaptação do site  http://www.ecocasa.com.br/produtos.asp?it=1212


ID
703612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Tendo em vista que, de acordo com o seu conceito, as ecocidades
visam diminuir os efeitos adversos que os aglomerados urbanos
exercem sobre o meio ambiente e propõem como diretriz o
incentivo ao uso de sistemas de baixo impacto ambiental, julgue os
itens que se seguem.

A água da chuva pode ser utilizada prioritariamente em atividades que não incluam sua ingestão por seres humanos, como descarga de vasos sanitários, tarefas de limpeza e rega de jardins. A sua utilização para consumo humano, especialmente em regiões áridas onde sua oferta seja escassa, deve, no entanto, ser precedida de um processo de desinfecção desse tipo de água com cloro ou mesmo com radiação ultravioleta

Alternativas