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Questões de Internet das Coisas


ID
787282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de web jornalismo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O RSS é um sistema que distribui notícias na internet e permite ao usuário ler cada atualização sem ter que ir ao site original que publicou as informações. Esse sistema já é adotado pelos principais sites de notícias da web. Para ler um conteúdo RSS basta instalar um leitor, disponível em sofware livre, usar um navegador que permita essa tecnologia, ou configurar seu acervo de notícias em algum site que possua este recurso.

    A vantagem de utilizar o sistema RSS é estar constantemente atualizado, nas seções de maior interesse e em tempo real, de diferentes canais de informação. E tudo em só lugar. É como ter assinatura das notícias dos sites de sua preferência. Com o RSS o usuário pode concentrar o conteúdo de vários sites. Não será mais necessário entrar em diferentes sites em busca de notícias, elas irão até o usuário. As informações aparecem com link para a íntegra do conteúdo.

    Fonte: Inmetro

  • Gostaria que alguém comentasse a letra a. O monopólio do jornalismo não é mais do jornalista?

  • Tatiana, acredito que a pegadinha está na palavra monopólio. Pois não há um monopólio.


ID
2236210
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O rádio na internet ganhou nova dimensão com transformações em suas características e nas possibilidades de linguagem para os diferentes conteúdos veiculados. Sobre a relação do rádio com a internet, analise as afirmativas.
I - A instantaneidade e o imediatismo tendem a prevalecer sobre as possibilidades de multimidialidade, pois a eficácia do discurso sonoro depende da recepção da mensagem no momento de sua emissão.
II - A incorporação de componentes multimídia pela web favorece a ampliação do alcance de sintonia e da diversificação da audiência.
III - A internet beneficia a relação com o ouvinte ao permitir maior interatividade, novas formas de portabilidade e maior independência em relação à instantaneidade.
IV - Há uma tendência pela valorização da individualidade do ouvinte por meio de recursos como o playlist, como alternativa à programação aberta tradicional.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Qual a relação entre 'componentes multimídia pela web' e sintonia?

  • I - A instantaneidade e o imediatismo tendem a prevalecer sobre as possibilidades de multimidialidade, pois a eficácia do discurso sonoro depende da recepção da mensagem no momento de sua emissão.

     

    Pelo contrario, a instantaneidade e o iediatismo podem ser negociados na internet, já que, diferente do rádio tradicional, na internet o ouvinte pode optar por ouvir os programas em outros momentos. Já a multimidialidade tende a ser incentivada e explorada mais livremente no meio online, visto que esse possibilita muito mais formatos do que os meramente tradicionais.


ID
2236213
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando as possibilidades da comunicação pela internet, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • No ciberespaço, a perspectiva espaço-temporal é INtangível.


    A página da Web é um elemento, uma parte do corpus intangível composto pelo conjunto dos documentos da World Wide Web. Mas pelos links que lança em direção ao restante da rede, pelos cruzamentos ou bifurcações que propõe, constitui também uma seleção organizadora, um agente estruturador, uma filtragem desse corpus. Cada elemento dessa pelota que não pode ser circunscrita é ao mesmo tempo um pacote de informações e um instrumento de navegação, uma parte do estoque e um ponto de vista original sobre esse mesmo estoque. Em uma face, a página da Web forma a gotícula de um todo em fuga, enquanto na outra propõe um filtro singular do oceano de informação (Lévy.1999).


    Fonte: http://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/revistaeletronicadaunifebe/article/viewFile/534/298

  • Intangível:

    que não se pode tanger, tocar, pegar; intocável.

    Gabarito: Alternativa C


ID
2285299
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A tecnologia dos smartphones representa uma quebra de paradigma em relação aos antigos celulares porque se tornou possível no aparelho:

Alternativas
Comentários
  • O FGV repetiu a mesma pergunta em 2016 na prova do IBGE

  • Verdade, Amanda, e eu errei agora pela segunda vez. A primeira foi lá, na prova do IBGE.

  • O que são smartphones e celulares?

    A atribuição básica do celular é ser um telefone portátil que faça ligações e envie mensagens via SMS, embora alguns modelos sejam capazes de acessar a internet por meio do WAP e se conectem por Bluetooth. Estes aparelhos ainda representam a grande maioria dos dispositivos móveis no Brasil, embora o país já passe por uma transição. É considerado um telefone de menor gasto, pois permite planos pré-pagos e os aparelhos geralmente custam menos.

    Já os smartphones são a evolução dos telefones comuns. São mais caros que os celulares, mas trazem tecnologias que vão muito além de ligações e mensagens de texto. Geralmente são maiores em tamanho, com telas sensíveis ao toque e possuem um sistema operacional complexo, como o Android, iOS ou Windows Phone. Em outras palavras, são telefones com a complexidade tecnológica de computadores.

    https://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/03/qual-e-diferenca-entre-smartphone-e-celular-entenda.html


ID
2285302
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As estratégias distintas das duas principais empresas da internet, Google e Facebook, são referência para utilizar uma série de ferramentas derivadas de ambos, dentro dos objetivos de comunicação das organizações. Pode-se definir a estratégia do Google e do Facebook, respectivamente, como:

Alternativas
Comentários
  • Viajada a questão!

  • RIO - Na semana passada, o Facebook anunciou uma série de mudanças na maneira como funciona e em sua aparência. O noticiário das próximas semanas é previsível. Usuários vão reclamar, acusações de quebra de privacidade circularão, uns tantos vão deixar o sistema em protesto. E aí tudo voltará a ser como dantes. Não é que os infelizes não tivessem suas razões. Tinham. Mas já aconteceu e essas coisas se repetem. Enquanto isso, mais um passo foi dado para a criação de uma internet paralela.

    Pois existem duas maneiras de enxergar o que Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, está fazendo. A primeira é justamente a de uma internet paralela. Ela é organizada, bem acabada e absolutamente fechada. Já tem mais de 700 milhões de usuários. A segunda é a de que ele está construindo sobre a internet livre que todos usamos uma nova camada. Esta camada melhora a rede, facilita nossa vida e nos transforma a todos em dependentes do Facebook.

    O Google já é assim. Dependemos dele. A rede é inimaginável sem o Google. Ser o segundo a conquistar tal status não é trivial. O Facebook está quase lá.



    Fonte: https://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/a-web-paralela-do-facebook-2693929#ixzz5KyyTPdCsstest

  • Reportagem sobre acusação de Facebook estar criando uma internet paralela:

    https://www.pressreader.com/brazil/valor-economico/20150511/281883001911076


ID
2696938
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere a notícia abaixo.


            Uso do big data auxilia negócios e esforço de recuperação fiscal


O uso do big data na tomada de decisões está aos poucos se consolidando no mundo dos negócios, com empresas reportando resultados concretos. [...] A empresa iniciou projeto de big data em março do ano passado: o objetivo, de acordo com o especialista de inteligência competitiva, Nilton Brum, foi saber se a base de clientes 'está comprando tudo o que nós podemos vender'.

                                                            (Adaptado de: https://www.dci.com.br)


De acordo com o texto apresentado, inteligência competitiva é a 

Alternativas
Comentários
  • Achei essa questão uma aberração. O enunciado pede para responder "de acordo com o texto" e não há no texto sequer menção a "antecipação das exigências do mercado por meio de gestão estratégica que reúna informações sobre clientes, concorrentes e fornecedores."

     

    Enfim. Segue a definição de Big Data:

     

    Big Data é um termo amplamente utilizado na atualidade para nomear conjuntos de dados muito grandes ou complexos, que os aplicativos de processamento de dados tradicionais ainda não conseguem lidar. Os desafios desta área incluem: análise, captura, curadoria de dados, pesquisa, compartilhamento, armazenamento, transferência, visualização e informações sobre privacidade dos dados. Este termo muitas vezes se refere ao uso de análise preditiva e de alguns outros métodos avançados para extrair valor de dados, e raramente a um determinado tamanho do conjunto de dados. Maior precisão nos dados pode levar à tomada de decisões com mais confiança. Além disso, melhores decisões podem significar maior eficiência operacional, redução de risco e redução de custos.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Big_data

  • Concordo, Monica. De acordo com o texto e com o enunciado "inteligência competitiva" o máximo que daria para marcar seria a letra "a". 

  • Eu fui por eliminação das alternativas e acertei. Letra C. É a mais coerente com a interpretação de inteligência competitiva, para mim.

  • Gabarito letra C

  • Resposta C

    "o objetivo, de acordo com o especialista de inteligência competitiva, Nilton Brum, foi saber se a base de clientes 'está comprando tudo o que nós podemos vender".

    Como alcançar esse objetivo?

    Através da... antecipação das exigências do mercado por meio de gestão estratégica que reúna informações sobre clientes, concorrentes e fornecedores.

  • GABARITO C!

    Inteligência competitiva é uma forma proativa de captar e organizar informações relevantes sobre o comportamento da concorrência, mas também dos clientes e do mercado como um todo, analisado tendências e cenários, e permitindo um melhor processo de tomada de decisão no curto e longo prazo.

    administradores.com.br/


ID
2821978
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A característica de um site ou portal que permite a adaptação a telas de distintos tamanhos, melhorando tanto a exibição em diferentes dispositivos quanto o posicionamento em mecanismos de busca, é chamada

Alternativas
Comentários
  • O design responsivo, como o próprio nome já indica, consegue responder ao tamanho da tela para se adequar da melhor forma. Ao invés de criar dois sites separados, um para mobile (smartphones e tablets) e um para desktops, como também é possível fazer, você faz apenas um site que vai se adaptar muito bem a qualquer tela em que ele for carregado.

    Fonte: https://www.midiatismo.com.br/design-responsivo-entenda-o-que-e-a-tecnica-e-como-ela-funciona

  • Site (ou website) faz referência a uma página disponível e acessível pela internet por meio de um endereço eletrônico específico. Pode ser do tipo institucional, informativo, pessoal e comunitário.

    Portal é uma página na internet em que são apresentados serviços (como e-mails, bate-papo e previsão do tempo, por exemplo) e/ou conteúdos (como notícias e artigos, por exemplo) e que auxiliam os usuários a construir seu caminho pela internet. Podem ter objetivos comerciais (como o portal do globo.com) e/ou institucional (como o portal da Petrobras – https://petrobras.com.br/pt/).

    Existem características valiosas usadas na construção, manutenção e uso de sites e portais que são tidas como pilares da experiência do usuário. Atratividade visual, acessibilidade, navegabilidade, responsividade e interatividade são algumas delas.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que permite a adaptação a telas de distintos tamanhos, melhorando tanto a exibição em diferentes dispositivos:

    A) Certo. Responsividade é a característica ligada à adaptação do layout ao formato de tela do dispositivo utilizado para a sua visualização (TV, tela do computador, smartphone ou tablet) a fim de tornar a experiência do usuário mais agradável e atrativa. O design responsivo otimiza as dimensões dos itens que compõe uma página (imagens e fontes, por exemplo) para que continuem proporcionais.

    B) Errado. Usabilidade é o grau de facilidade na utilização de um dispositivo ou ferramenta. É o modo como um produto ou serviço é empregado para o atingir seu propósito.

    C) Errado. Escalabilidade é a habilidade de aumentar a capacidade de uma página. Pode ocorrer de duas formas: scale up (quando se aumenta a potência do hardware) ou scale out (quando se aumenta o número de nós, ou máquinas distintas, rodando o mesmo site).

    D) Errado. Ergonomia é a capacidade de uma página responder às expectativas dos usuários de modo satisfatório e fornecer-lhes uma navegação confortável. Sobriedade, clareza, estrutura, facilidade, liberdade de navegação, homogeneidade estrutural, tempo de carregamento e otimização de imagens são atributos dessa característica.

    E) Errado. Funcionalidade é a capacidade de uma página de cumprir com algumas funções, como ser encontrada facilmente em buscadores ou proporcionar o contato do usuário com uma organização. Técnicas de SEO (Search Engine Optimization), URL amigável, domínio próprio, integração com as redes sociais e design responsivo são alguns indícios de funcionalidade.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa A é a certa.

    Gabarito do professor: Letra A.


ID
2868868
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação a tecnologias de ensino e ao seu uso, julgue o item que se segue.


Kindle, Lev e iPad são plataformas que possibilitam o armazenamento de grandes acervos de e-books.

Alternativas
Comentários
  • Sendo que o Kindle (Amazon) e o Lev (Saraiva) são e-readers e o iPad (Apple), um tablet.

  • Ipad é plataforma onde???????

  • Um tablet, até onde sei, não é impedido de ser uma plataforma que armazene e-books, bem como fazer a leitura desses.


ID
2868874
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação a tecnologias de ensino e ao seu uso, julgue o item que se segue.


Existem programas semiautônomos, proativos e adaptativos, que utilizam recursos de inteligência artificial. Eles são usados no ensino a distância porque possibilitam a recuperação de informações, a operação de programas, e o monitoramento de recursos de rede utilizados pelos profissionais dessa modalidade de ensino.

Alternativas
Comentários
  • (C)

    Machine learning atuando no ramo da educação.

    Outras que ajudam:

    A técnica machine learning pode ser utilizada para apoiar um processo de data mining.(C)

    O serviço de chatbot, um sistema que permite às grandes corporações oferecer um canal direto com o consumidor, é um dos exemplos tecnológicos utilizado no atendimento ao público, tornando a comunicação entre empresa e cliente mais próxima e personalizada, graças aos avanços da inteligência artificial.(C)

    Existem programas semiautônomos, proativos e adaptativos, que utilizam recursos de inteligência artificial. Eles são usados no ensino a distância porque possibilitam a recuperação de informações, a operação de programas, e o monitoramento de recursos de rede utilizados pelos profissionais dessa modalidade de ensino.(C)

  • Ao responder questões de prova acerca de inteligência artificial, saiba que é possível implementá-la em praticamente qualquer contexto – exceto se for apresentando, pelo examinador, algo muito bizarro.

    Item correto.


ID
2938567
Banca
VUNESP
Órgão
UNICAMP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Leandro Pereira Morais (www.ipea.gov.br), “o momento atual é marcado pelo avanço expansivo, permanente e irreversível da CT&I, caracterizando o que especialistas no tema chamam, por exemplo, de “indústria 4.0”. Os principais pilares dessa “indústria” são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Internet das coisas, Big Data Analytics e Segurança

    Alguém sabe de onde veio essa informação?

    Achei o enunciado: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8224/1/Radar_n54_ci%C3%AAncia.pdf

  • Indústria 4.0 tem 9 pilares:

    Big Data

    Internet das Coisas

    Cibersegurança

    Realidade aumentada

    Robôs autônomos

    Simulações

    Integração de sistemas

    Manufatura aditiva

    Computação em nuvem

  • Para Leandro Pereira Morais, a “Indústria 4.0" representa uma ruptura profunda na vida das pessoas, pois apresenta avanços significativos na tecnologia, na produção e na sociedade, misturando aspectos digital, físico, biológico e cultural. O autor usa como exemplos inteligência artificial, “internet das coisas e dos serviços", big data, computação em nuvem, veículos autônomos, robótica avançada etc, tudo relacionado à cibersegurança.

    Concluímos, portanto, que das alternativas apresentadas, a única que possui os pilares da “Indústria 4.0" é a alternativa E.

    A) ERRADO.

    B) ERRADO.

    C) ERRADO.

    D) ERRADO.

    E) CERTO.

    Gabarito do professor: Letra E.
  • Você quer saber mais sobre os conteúdos cobrados pelas bancas em concursos da área de Comunicação Social? Conheça o Jornalista Concurseiro.

     

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ID
3008995
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre tipos de roteiros para hipermídias, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.


CONCEITO

1. Lineares

2. Hierárquicos

3. Conectados

4. Interativos

5. Multidimensionais


CARACTERÍSTICAS

( ) Prevê a possibilidade de transitar entre os níveis de aprofundamento.

( ) Têm a estrutura como uma sequência obrigatória, com botões pelos quais as informações vão se sucedendo sem a possibilidade de interferência do usuário.

( ) São parecidos com organogramas e se estruturam por botões de voltar ou home page.

( ) O próprio usuário pode definir a ordem das telas.

( ) Aglutinam informações por similaridade, as informações se correspondem mesmo sem ser especificamente comuns entre si através de links e estruturas de hipertexto.

Alternativas

ID
3009046
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Analise as seguintes afirmações sobre a “Teoria da Informação” e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. Entre os pesquisadores chaves desse estudo estão Claude Shannon e Warren Weaver.

II. As reflexões estavam ligadas às pesquisas da engenharia de telecomunicações.

III. Esta teoria ressalta o papel dos “líderes de opinião”, no processo comunicativo.

IV. Entre os objetivos dos estudos estava o de aumentar o rendimento global do processo de transmissão de informação.

V. O “significado” das mensagens era fator crucial para definir a eficácia da transmissão da informação.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    Na Teoria Matemática, Claude Shannon e Warren Weaver preocuparamse com a possibilidade de utilizar os meios ou canais disponíveis com a maior influência possível. Conseguindo, portanto, o máximo de influência com o mínimo de ruído.

    Shannon e Weaver fizeram uma análise apenas técnica do fluxo da informação e não pretenderam entender o conteúdo, nem mesmo o significado, do que era transmitido.

    FONTE: Comunicação para concurso - Estratégia Concursos

  • Se no lugar de "significado" houvesse "canal", a afirmação V estaria correta.

  • "A Mathematical Theory of Communication". Bom, se você considerar que isso é sinônimo de "Teoria da Informação", beleza. Agora, mais honesto seria incluir a expressão 'Matemática' no título da questão.

  • Teoria da Informação ou Teoria Matemática. Meio a tantas formulações subjetivas da banca, essa é a típica questão que é necessário conhecimento sobre o assunto.

  • I. Entre os pesquisadores chaves desse estudo estão Claude Shannon e Warren Weaver. => Correto. Eles formularam o Modelo de Shannon e Weaver constituído por: fonte da informação, transmissor, canal, fonte de rúido, receptor, destinação.

    II. As reflexões estavam ligadas às pesquisas da engenharia de telecomunicações. => Correto. A Teoria e o Modelo tem como base estudos da engenharia de telecomunicações.

    III. Esta teoria ressalta o papel dos “líderes de opinião”, no processo comunicativo. => Errado. Todo o estudo é focado na transmissão da mensagem, não no conteúdo.

    IV. Entre os objetivos dos estudos estava o de aumentar o rendimento global do processo de transmissão de informação. => Correto. A teoria visava a transmissão com o máximo de informação, mínimo de distorção e a máxima economia de tempo e energia. Tudo isso por meio de um canal. 

    V. O “significado” das mensagens era fator crucial para definir a eficácia da transmissão da informação. => Errado. Como dito, a teoria tem como foco o modo de transmissão. Não importa o significado da mensagem, mas sim o que é transmitido e aquilo que é recebido.  


ID
3009100
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre o Webjornalismo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    A) e B) O conceito na internet, é acerca da organização de conteúdos na rede para clientes e usuários de acordo com as necessidades dele. Consiste em um processo de individualização, em que cada leitor pode realizar uma pré-seleção dos assuntos de interesse nos sites, ou seja, isso é a possibilidade de criação de percursos individualizados de leitura, a partir da navegação por hipertexto. Um exemplo é a newsletter, serviço em que o usuário pode indicar sobre quais assuntos deseja receber manchetes e notícias por e-mail. 

    C) O conceito de usabilidade, em linhas gerais, descreve a qualidade de um produto em ser facilmente compreendido pelo usuário. Regulamentado pelo ISO 9241-11, o poder de usabilidade pode ser medido através de quatro parâmetros: eficiência, aprendizagem, flexibilidade e atitude do utilizador. Para Smith e Mayes (1996), a usabilidade atenta basicamente em três aspectos, respectivamente, facilidade de aprendizagem, facilidade de utilização e satisfação no uso do sistema pelo utilizador. (CARVALHO, 2000, p.2)

    D) No wejornalismo de primeira geração os produtos oferecidos foram ou são meras reproduções de partes dos grandes jornais impressos, que passavam a ocupar o espaço na Internet. As primeiras experiências realizadas, o que era chamado então de jornal online na web, não passava da transposição de uma ou duas das principais matérias de algumas editorias para um novo suporte. O wejornalismo de segunda geração, mesmo favorecido pelo desenvolvimento da estrutura técnica da Internet, ainda era ou é atrelado ao modelo do jornal impresso, porém nele começam a ocorrer experiências na tentativa de explorar as características específicas oferecidas pela rede. Nesta fase, o jornal impresso é utilizado como metáfora para a elaboração das interfaces dos produtos.  

    E) A multimidialidade, refere-se à convergência dos formatos das mídias tradicionais. Isso só é possível em função do processo de digitalização da informação e sua disponibilidade em várias plataformas.Essa esfera se baseia em qualidades de interatividade, na relação do individuo com o conteúdo, ao permitir uma correlação entre mídia e linguagem.

    O termo diz respeito a qualquer sistema acompanhado por uma tecnologia multimídia, que transmite uma comunicação por meio de vários meios.

    OBS: não estou conseguindo copiar e colar os links nos quais pesquisei as respostas. Quando publico a resposta as fontes não aparecem. Não sei o motivo (isso não acontecia antes). Se alguém souber me dizer, agradeço a contribuição.


ID
3028678
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O termo interatividade surgiu nos anos 60 como um neologismo do termo interactivity. A interatividade consiste na capacidade de um sistema de comunicação transmitir ou receber informação e, a partir da informação recebida, transformar, evoluir ou até criar novos ambientes virtuais. Segundo os estudiosos da área, existem vários tipos de interatividade. A interatividade

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra C

    Linear – o usuário pode definir o sentido da sequência das ações desenvolvidas no ambiente virtual, mas apenas se movimentando à seguinte ou à precedente. Numa interação linear as ações são mais simples de gerar. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma reativa.

    De suporte – o usuário recebe do sistema apoio sobre o seu desempenho através de simples mensagens de ajuda a complexos manuais. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma reativa.

    Hierárquica – o usuário navega no sistema através de um conjunto predefinido de opções, podendo selecionar um trajeto. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma reativa.

    Sobre objetos – o usuário ativa objetos usando o mouse ou um outro dispositivo apontador para obter respostas do sistema. Estes objetos alteram o seu funcionamento de acordo com determinados fatores.

    Reflexiva – o sistema efetua perguntas que o usuário responde. Este pode comparar as suas respostas com as de outros usuários ou com as de especialistas, permitindo, desta forma, uma reflexão sobre as mesmas. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma proativa.

    De hiperligação – o sistema define as ligações necessárias para garantir que o acesso aos seus elementos, por parte do usuário , seja assegurado por todos os trajetos possíveis ou relevantes, criando um ambiente flexível. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma proativa.

    De atualização – a interatividade entre o sistema e o usuário permite gerar conteúdos atualizados e individualizados em resposta às ações do usuário . Este tipo de interatividade pode variar de um formato simples de perguntas e de respostas até formatos mais complexos que podem incorporar na sua construção componentes de inteligência artificial. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma proativa.

    Construtiva – o usuário constrói um modelo a partir do manuseamento de objetos componentes deste, atingindo um objetivo específico. Para tal, o utilizador tem de seguir uma sequência correta de ações para que a tarefa seja concluída. Este tipo de interatividade é uma extensão do tipo de interatividade de atualização e desenvolve-se de forma proativa.

  • Amanda, qual a fonte? rs, se não for pedir muito.

  • Também gostaria de saber a fonte, Amanda.

  • Também gostaria de saber a fonte, Amanda.

  • A) ERRADO. A interatividade linear é simples e permite ao usuário seguir uma sequência pré-definida, com movimentações limitadas ao passo seguinte e precedente.

    B) ERRADO. A interatividade hierárquica oferece ao usuário um conjunto de opções pré-definidas, podendo então selecionar um caminho.

    C) CERTO

    D) ERRADO. A interatividade reflexiva compara as respostas do usuário com a de outros usuários e especialistas no assunto, retornando um conteúdo que estimula à reflexão e ao julgamento.

    E) ERRADO. Na interatividade de hiperligação, o usuário tem a possibilidade de usar vários caminhos e opções para navegar como quiser, num ambiente flexível.

    Gabarito do professor: Letra C.
     

    Fonte:

    - Primo, Alex Fernando Teixeira e Cassol, Márcio Borges Fortes. Explorando o conceito de interatividade: definições e taxonomias. Informática na Educação. PGIE-UFRGS. Outubro de 1999.
  • Gabarito: interatividade de suporte.

    Interatividade linear – é simples e permite ao usuário seguir uma sequência pré-definida, com movimentações limitadas ao passo seguinte e procedente.

     

    Interatividade hierárquica - oferece ao usuário um conjunto de opções pré-definidas, podendo selecionar um caminho, fazer uma escolha.

     

    Interatividade de suporte – corresponde à possibilidade de um utilizador ser apoiado para utilizar o sistema a que está conectado por meio de mensagens e ajuda de tutoriais.

     

    Interatividade reflexiva - compara as respostas do usuário com a de outros usuários e especialistas no assunto, retornando um conteúdo que estimula à reflexão e o julgamento.

    Interatividade de hiperligação - o usuário tem a possibilidade de usar vários caminhos e opções para navegar como quiser, num ambiente flexível.

    Fonte: Rodrigo Schiavon, do QConcursos.


ID
3388885
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CISAMUSEP - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Qual é o meio de comunicação que é individual ou interpessoal?

Alternativas
Comentários
  • Os meios de comunicação individuais são as ferramentas que possibilitam o contato interpessoal e a disseminação de informações entre uma pessoa e outra ou entre grupos restritos. GABARITO: LETRA D.


ID
3640945
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Internet trouxe mudanças substanciais para o jornalismo, alterando suas rotinas de produção, linguagens e estratégias de relacionamento com o público. No que se refere ao jornalismo digital e a suas características, julgue o item.


O rádio via Web democratiza a produção e o acesso à informação jornalística, uma vez que não é necessário qualquer tipo de autorização do governo para que uma emissora radiofônica divulgue conteúdo pela Internet.

Alternativas
Comentários
  • Lei de Imprensa - Lei 5250/67 | Lei no 5.250, de 9 de fevereiro de 1967

    Art. 1º É livre a manifestação do pensamento e a procura, o recebimento e a difusão de informações ou ideias, por qualquer meio, e sem dependência de censura, respondendo cada um, nos termos da lei, pelos abusos que cometer.

  • GABARITO CERTO

    Siga-me no Instagram: @vitoriadarebeca


ID
3859096
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A interatividade é uma necessidade para se atingir mais consumidores exigentes e ávidos por novidades no mercado. A respeito disso, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • letra b

    Gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos.

    Constatando-se a utilização de vários tipos de mídia no estudo dos games, entende-se que a gamificação construiu uma narrativa transmidiática. A narrativa não esteve concentrada apenas na mídia utilizada como ponto de partida no jogo, a internet, mas também em outras mídias complementares ou periféricas, e em um fluxo de informações em mídia impressa, televisiva, alternativa e outras, exigindo que os jogadores experimentem pedaços da história por diferentes canais, evidenciando uma forma de “entretenimento multiplataforma” (JENKINS, 2008).

  • O que é gamification?

     

    Se refere a aplicação de elementos presentes em games, como regras, competição e pontuação, em atividades realizadas fora do contexto de um videogame. Seu objetivo é proporcionar um ambiente lúdico, simulando a experiência sentida ao participar de um jogo.

    motivação para que o cliente/ audiência cumpra determinadas etapas. Fidelização do cliente.

    Exemplo de case de sucesso:

    O SmartyPig  é uma aplciação que serve como ferramenta de finanças. Em um formato lúdico e visualmente agradável, o app permite que você crie uma poupança online e estabeleça metas como o volume e a frequência dos depósitos.

    Cada objetivo conta com uma barra de progresso que tornaria a experiência, normalmente entediante, ficou muito mais empolgante.

    Fonte: https://rockcontent.com/br/blog/gamification/#:~:text=O%20termo%20gamification%20se%20refere,ao%20participar%20de%20um%20jogo.

  • Interatividade está intimamente relacionada à participação do usuário em etapas do processo de produção e apresentação do conteúdo, ao engajamento e à troca de mensagens. É algo muito mais avançado e benéfico que o fluxo unidirecional e descendente, que mantinha o receptor passivo e acrítico, comum na televisão.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Os games são considerados ferramentas interativas e usados em treinamentos empresariais para estimular a reflexão dos envolvidos e a participação em processos seletivos, reuniões de atualização e aprimoramento, e avaliações de desempenho.

    B) Certo. Gamificação é o nome dado ao uso de elementos estruturais dos jogos em diversas áreas de atuação, como em treinamentos empresariais e na vida pessoal. Seus principais objetivos são despertar a curiosidade dos usuários e incentivá-los a participar das atividades, de modo voluntário, seguindo regras, visando atingir metas e obter recompensas. É uma poderosa ferramenta de engajamento nas redes sociais.

    C) Errado. O desenvolvimento de tecnologias e da internet nas últimas três décadas possibilitaram que indivíduos e organizações obtivessem avanços significativos na produção e utilização de aplicativos. Presentes na rotina das pessoas de modo abrangente, podem ter múltiplos usos, como apoio em atividades profissionais, no lazer e nos estudos.

    D) Errado. O uso de aplicativos é algo relevante para a estratégia de marketing de uma empresa: pode estimular os usuários a participar ativamente em campanhas e em ações que resultem em aumento das vendas, melhor relacionamento com os públicos ou no reconhecimento da marca.

    E) Errado. As redes sociais são canais interativos que possibilitam que indivíduos se relacionem com outras pessoas, divulguem informações, deem (e vejam) opiniões sobre os mais variados assuntos e compartilhem conteúdos entre os usuários.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a B.

    Gabarito do professor: Letra B.
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