- ID
- 561796
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- Petrobras
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Engenharia Agronômica (Agronomia)
- Assuntos
De acordo com a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), a agrobiodiversidade inclui APENAS as
De acordo com a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), a agrobiodiversidade inclui APENAS as
O Bioma Cerrado, que é considerado um Hot Spot, tem sofrido um impacto muito grande em função do aumento das áreas agrícolas em locais originalmente ocupados com vegetação de cerrado. Tem-se como principais problemas relacionados a essa ocupação:
A contaminação biológica é uma das principais causas da perda da biodiversidade, atualmente, no planeta. A algaroba, Prosopis juliflora foi introduzida no semiárido nordestino no início da década de 40 e ocupa atualmente grandes extensões de terras em praticamente todos os estados do Nordeste, tendo sido considerada espécie invasora. Nesse contexto, as espécies invasoras
As perdas de produção agrícola por problemas fitossanitários são estimadas em mais de 30% anualmente, e o Brasil, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é o maior consumidor de agrotóxico. Apesar de os defensivos agrícolas terem uma alta e rápida eficiência, são necessárias aplicações repetidas desses produtos, o que representa grandes quantidades lançadas no ambiente e um alto custo para a aplicação. Esses produtos químicos propiciam uma alta produtividade, mas têm efeitos negativos sobre o solo, o clima, a vegetação, as águas, os animais e o homem, e provocam a seleção de patógenos resistentes, resultantes da forte pressão seletiva de alguns dos produtos. Além disso, seu tempo de degradação no ambiente é da ordem de décadas, o que provoca uma concentração elevada dessas substâncias na cadeia alimentar. O controle biológico de doenças de plantas é definido como a redução de inóculo ou das atividades determinantes da doença, realizada por meio de um ou mais organismos, exceto o homem. Nesse contexto, essa prática é uma alternativa viável para o combate de pragas e patógenos e vantajosa em relação ao controle químico, especialmente em relação ao impacto ambiental, ao custo, à especificidade e ao desenvolvimento de resistência.
Franceschini et al. Biotecnologia aplicada ao controle biológico. Biotecnologia Ciência & Desenvolvimento . n.º 23 . novembro/dezembro 2001 (com adaptações).
A partir das ideias apresentadas no texto acima, julgue os itens a seguir.
Além dos mecanismos básicos de antagonismo, fungos e bactérias usados no controle biológico de doenças deverão ter ação direta no alvo, ser biodegradáveis, ser seletivos em relação a outros organismos, ser pouco tóxicos ao homem e não deverão causar desequilíbrios.
O Decreto no 7.794/2012 institui a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO), com o objetivo de integrar, articular e adequar políticas, programas e ações indutoras da transição agroecológica e da produção orgânica e de base agroecológica, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população, por meio do uso sustentável dos recursos naturais e da oferta e do consumo de alimentos saudáveis. Acerca da PNAPO, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que não apresenta uma boa prática para exploração sustentável das florestas.
O arroz, quando cultivado em campos inundados ou em área de várzea, é uma importante fonte de emissão de CH4, considerando a emissão de gases do efeito estufa, porque há
A sucessão secundária de florestas se dá em ambientes já estabelecidos e se encontra associada a sua renovação, ou seja, qualquer que seja a perturbação (natural ou antrópica), essa passa por uma sequencia de processos em direção ao estabelecimento daquela “ordem anterior”. O processo sucessional pode ser dividido em 3 fases. Existe uma fase em que são incluídos indivíduos “finos e extremamente altos”, ou seja, em intenso crescimento vertical dado a competição por luz. Esta fase é denominada:
O sistema de produção de alimentos orgânicos visa à produção ecologicamente sustentável, economicamente viável e socialmente justa.
A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.
A vermiculita é um mineral da família das argilas micáceas utilizada, no paisagismo, preferencialmente como
Todas as espécies de arbustos são perenes; no entanto, algumas se destacam por perderem suas folhas ou modificarem sua aparência sob algumas condições climáticas. Há uma espécie muito utilizada no paisagismo que perde completamente suas folhas durante o inverno, ficando somente com flores arroxeadas. Trata-se da
Na arborização urbana, são várias as condições exigidas de uma árvore, a fim de que possa ser utilizada sem acarretar inconvenientes. Assinale a alternativa correta sobre as características desejáveis.
Assinale a espécie que não é indicada para arborização urbana em função do seu grande porte.
O memorial descritivo de um projeto paisagístico, obrigatoriamente, deverá conter
Existe um tipo de poluição em que os poluentes adentram o corpo d'água distribuídos ao longo de parte da sua extensão. Sendo este o caso típico da poluição veiculada pela drenagem pluvial natural, a qual é descarregada no corpo d'água desta forma, e não em um único ponto, pode-se afirmar que esse tipo de poluição é a:
No mapeamento e inventário da flora nativa e dos reflorestamentos de Minas Gerais – 2006 foram definidas as seguintes classes da flora nativa e dos reflorestamentos: Campo (de Altitude, Limpo e Sujo), Campo Rupestre, Campo Cerrado, Cerrado Sensu Stricto, Cerradão, Vereda, Floresta Estacional Decidual, Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Ombrófila, Eucalipto e Pinus. Com base nesse estudo, após retificações no mapa da flora nativa e dos reflorestamentos de Minas Gerais é correto afirmar que a classe:
As modificações provocadas em um ambiente, pela introdução de matéria ou energia, de maneira a torná-lo prejudicial ao homem e a outras formas de vida, podem resultar em danos à saúde humana. Alguns danos à saúde do homem podem ser relacionados aos poluentes atmosféricos enumerados na Coluna I. Correlacione corretamente aos seus efeitos da Coluna II.
Coluna I
1. Óxido de enxofre
2. Óxidos de nitrogênio
3. Material particulado
4. Monóxido de carbono
Coluna II
( ) Pode provocar doenças cardíacas e respiratórias (enfizema, bronquites), proporcionam o carreamento de poluentes tóxicos aos pulmões.
( ) Em pequenas quantidades, provoca faringite, conjuntivite, bronquite, perda parcial e temporária do olfato e gosto, em concentrações elevadas, produz forte irritação nos olhos e no aparelho respiratório, podendo causar danos irreversíveis aos pulmões quando combinado com material particulado.
( ) Combina-se com a hemoglobina para formar a carboxi-hemoglobina que substituindo a oxi-hemoglobina pode resultar em carência de oxigênio no organismo, pode causar náuseas, fraqueza, dor de cabeça, tonteira, deficiência de raciocínio e, em doses elevadas, até a morte.
( ) Causam irritações nos olhos e pulmões, podendo levar à morte, dependendo da concentração. O óxido nítrico reduz a capacidade do sangue de transportar oxigênio, causa dificuldades respiratórias, diminuindo a resistência à pneumonia e á gripe.
A sequência correta é:
Os resíduos sólidos são materiais heterogêneos, (inertes, minerais e orgânicos) resultantes das atividades humanas e da natureza, que podem ser parcialmente utilizados, gerando, entre outros aspectos, proteção à saúde pública e economia de recursos naturais. Os resíduos sólidos constituem problemas sanitário, econômico e, principalmente, estético. O papel, papelão e outros produtos celulósicos são constituídos de substâncias:
Existe um termo em áreas degradadas que é definido como o retorno da área degradada a um estado biológico apropriado. Esse termo é chamado:
O segundo maior bioma brasileiro ocupa 21% do território nacional e compreende o conjunto de ecossistemas (savanas, matas, campos, áreas úmidas e matas de galeria), que ocorrem no Brasil Central. Apresenta elevada riqueza de espécies com valores que fazem deste bioma a mais diversificada savana tropical do mundo: plantas herbáceas, arbustivas, arbóreas e cipós somam mais de 7.000 espécies , sendo 44% da flora endêmica.
As características apresentadas referem-se ao bioma:
No Brasil, a maior parte da matéria-prima para as atividades da indústria de celulose vem de reflorestamentos com espécies exóticas. Qual é o Estado que apresenta a maior área refloresta do Brasil?
O Domínio FlorestaAtlântica, para o Estado de Minas Gerais, conforme os limites definidos no Mapa de Biomas do Brasil (IBGE, 2004), caracteriza-se pela predominância de fisionomias florestais ombrófilas (densas e mistas) e estacionais (semideciduais e deciduais). Marque corretamente os aspectos fisionômico-estruturais correspondente à fisionomia Floresta Ombrófila Mista.
Para sobreviver, um ecossistema necessita de um abastecimento contínuo de materiais essenciais. Sobre o ecossistema florestal, analise as assertivas abaixo.
I. A energia é necessária para todos os processos de um ecossistema. A floresta usa energia do sol e pequenas quantidades de outras fontes.
II. O vento é uma fonte externa que, no ecossistema florestal, renova a atmosfera de oxigênio, monóxido de carbono e enxofre. Quando o vento sopra através da floresta, leva consigo qualquer excesso de monóxido de carbono e enxofre acumulados pelos consumidores.
III. Depois de alguns anos, o ecossistema florestal pode entrar em equilíbrio. A água flui para dentro e para fora do ecossistema, e os nutrientes se movem desde o solo até os organismos vivos e voltam ao solo novamente.
É correto o que se afirma em
Na agroecologia, a sustentabilidade deve ser vista, estudada e proposta como sendo uma busca permanente de novos pontos de equilíbrio entre diferentes dimensões que podem ser conflitivas entre si em realidades concretas. Sobre as multidimensões da sustentabilidade no agrossistema, analise as assertivas abaixo.
I. A dimensão cultural da sustentabilidade tem a ver com os processos participativos e democráticos que se desenvolvem no contexto da produção agrícola e do desenvolvimento rural, assim como com as redes de organização social e de representações dos diversos segmentos da população rural.
II. Na dimensão ecológica, ocorrem a manutenção e a recuperação da base de recursos naturais, sobre a qual se sustentam e estruturam a vida e a reprodução das comunidades humanas e demais seres vivos.
III. A dimensão social representa, precisamente, um dos pilares básicos da sustentabilidade, uma vez que a preservação ambiental e a conservação dos recursos naturais somente adquirem significado e relevância quando o produto gerado nos agrossistemas, em bases renováveis, também possa ser equitativamente apropriado e usufruído pelos diversos segmentos da sociedade.
É correto o que se afirma em
Assinale a alternativa INCORRETA com relação às proposições feitas a respeito das matas ciliares:
Analise as proposições a seguir e marque (V) para verdadeira(s) e (F) para falsa(s).
( ) Ações voltadas para o uso racional e manejo dos recursos naturais, como o solo e a água atuam como desincentivo ao desmatamento, à agricultura sustentável e ao aumento da oferta de alimentos, melhorando os níveis de emprego e renda no meio rural.
( ) Microbacias são unidades geográficas naturais, em que fatores ambientais, econômicos e sociais se encontram assemelhados ou em condições homogêneas e, por isso, não se adequam ao estabelecimento de um plano unificado para o controle das interferências das atividades agropecuárias no meio ambiente.
( ) A adoção das microbacias hidrográficas para o planejamento, monitoramento e avaliação do uso dos recursos naturais é um importante passo para projetos de conservação do solo e da água.
( ) Além da caracterização do meio biótico, as ações adotadas na conservação da água e do solo, devem envolver os aspectos socioeconômicos da região, como a situação fundiária, o mercado, a infraestrutura de transporte e energia.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Fazem parte dos objetivos fundamentais da conservação de solos, EXCETO:
Resíduos de origem rural, urbana e industrial tais como os lodos de dejetos animais, lodos de estações de tratamento de efluentes da agroindústria ou mesmo do esgoto de residências têm se constituído como importantes riscos à saúde pública e ao ambiente pela sua destinação e manejo inadequados, principalmente em regiões utilizadas como mananciais para o abastecimento público localizadas próximas a grandes centros. A utilização de tais resíduos na agricultura como fonte de matéria orgânica para os solos e de nutrientes para plantas é considerada uma alternativa ambientalmente vantajosa e enquadra-se nos princípios de reutilização sustentável de resíduos. Com base nestas premissas e considerando-se a recomendação de 40 toneladas/ha de um certo lodo de esgoto contendo 60% de sólidos e as seguintes concentrações totais na matéria seca: mercúrio 2 mg/kg; zinco 120 mg/kg nitrogênio 10 g/kg; e P2O5 5 g/kg, assinale a alternativa INCORRETA:
Dados:
Mol Ca 40 g;
Mg 24 – 3 g;
P 31 g;
O 16 g;
K 39 – 1 g;
H 1 g
O manejo inadequado do solo
tende a alterar as características químicas,
físicas e biológicas, além de acelerar o processo
de degradação do solo e do meio ambiente. Em
vista disso, algumas recomendações gerais de
boas práticas de manejo são feitas pelos
extensionistas, a fim de manter uma boa
estrutura dos solos agrícolas. Sobre tais
práticas, analise as assertivas abaixo e assinale
V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Evitar o uso de equipamentos agrícolas que
possam alterar a estrutura do solo
(principalmente em solos mais suscetíveis à
compactação). Não sendo possível evitar,
procurar utilizar pneus mais finos, reduzindo assim a compactação.
( ) Para o controle da erosão no manejo de
áreas declivosas, deve-se atentar para que
haja o mínimo de mobilização do solo e
sejam evitadas as curvas de nível.
( ) Preservar e aumentar os níveis de matéria
orgânica presentes no solo através do uso
de cobertura verde e manejo de restos
culturais.
( ) Reformular o sistema de produção,
priorizando a rotação de culturas, com o uso
da técnica do plantio direto na palha.
( ) Durante o preparo do solo, procura-se
provocar o máximo de desagregação e
revolvimento do solo, necessário para
facilitar o plantio e/ou semeadura, pois
assim torna-se possível eliminar o acúmulo
de matéria orgânica.
A ordem correta de preenchimento dos
parênteses, de cima para baixo, é:
São diretrizes da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica - PNAPO, EXCETO:
Segundo a definição, agricultura sustentável é aquela que respeita o meio ambiente, é justa do ponto de vista social e consegue ser economicamente viável. A agricultura para ser considerada sustentável deve garantir às gerações futuras a capacidade de suprir as necessidades de produção e qualidade de vida no planeta. Podemos afirmar que:
I. a adoção da Gestão Ambiental e Territorial, em que são feitos estudos para que cada prática agrícola seja executada em áreas e climas em que a cultura vai alcançar maior rendimento com menor desgaste do solo. É levado em conta também, neste sistema, a proximidade da área produtiva com o mercado consumidor, visando diminuir os custos com transporte e a poluição do ar gerada.
II. o uso de técnicas em que não ocorram a poluição do ar, do solo e da água.
III. a prática da agricultura orgânica, pois esta utiliza pesticidas e adubos químicos.
IV. a diminuição de adubos químicos, através da técnica da fixação biológica de nitrogênio por organismos geneticamente modificados.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Em 1972 publicaram o trabalho “O Limite do Crescimento”, defendendo uma perspectiva neomalthusiana e catastrófica, ‘O Desenvolvimento Zero” ou economia de “Estado Estacionário” como único meio de evitar a degradação ambiental. Os países periféricos, segundo estes, deveriam frear seu desenvolvimento econômico, como forma de coibir degradações ambientais. Diante da assertiva e com base na agricultura sustentável podemos AFIRMAR que:
A agricultura tradicional tecnificada é altamente dependente de insumos produzidos industrialmente, entretanto um sistema agroecológico reduz a dependência desses insumos. Para se construir um novo sistema de produção, baseado nos princípios agroecológicos para a agricultura de base familiar é necessário:
I. homogeneizar os ambientes para proporcionar adaptações às condições locais e aproveitamento máximo dos microambientes.
II. evitar as perdas de nutrientes com práticas eficientes de controle de erosão e a utilização de espécies de plantas capazes de recuperar os nutrientes lavados para as camadas mais profundas.
III. aproveitar ao máximo os recursos locais que frequentemente são perdidos e se tornam poluentes, como restos culturais, estercos, cinzas, resíduos caseiros e agroindustriais.
A(s) afirmativa(s) CORRETA(s) está/estão na letra:
Apesar da riqueza dos recursos hídricos brasileiros, o país passa por uma grave crise hídrica. Medidas que poderiam ser adotadas para amenizar o problema a médio e longo seriam:
Atualmente, a associação da produção agrícola e da rentabilidade à diminuição dos impactos ambientais tem sido alvo de inúmeras pesquisas. O reflorestamento é um ramo de atividade que possibilita renda e, além disso, beneficia o meio ambiente. Acerca desse tema, julgue o item seguinte.
As florestas permitem elevada infiltração e armazenamento temporário da água pluvial no solo e no subsolo.
Atualmente, a associação da produção agrícola e da rentabilidade à diminuição dos impactos ambientais tem sido alvo de inúmeras pesquisas. O reflorestamento é um ramo de atividade que possibilita renda e, além disso, beneficia o meio ambiente. Acerca desse tema, julgue o item seguinte.
É recomendável realizar o reflorestamento em solos que sofreram danos físicos e(ou) químicos, como, por exemplo, em solos erodidos e(ou) exauridos.
Nos sistemas silvipastoris há a combinação de árvores e pastagens numa mesma área. As pastagens do gênero Brachiaria podem ser consorciadas. Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA:
As forrageiras do gênero Panicum podem ser cultivadas em sistema silvipastoris, desde que não haja sombreamento acentuado. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
Para que a manutenção de um jardim seja considerada satisfatória todas as operações abaixo devem ser realizadas, EXCETO:
Produtividade agrícola constitui a expressão da produção vegetal em quantidade, por unidade de área e por unidade de tempo. Ao explorar uma propriedade rural, a intenção do produtor é aliar maiores rendimentos aos menores custos. Em qualquer situação, a produtividade obtida é resultante da ação integrada e simultânea dos fatores que compõem cada agroecossistema. Considerando que planta, solo, clima e manejo são os principais fatores que afetam a produtividade agrícola, é correto afirmar que:
Ao longo das últimas décadas o agronegócio brasileiro vem crescendo e se transformando de maneira expressiva. Entretanto, um grande desafio para a agricultura será contornar os problemas decorrentes de décadas de práticas agrícolas de monocultivo e de elevada pressão sobre o ambiente, tais como: a erosão e perda de fertilidade dos solos, assoreamento dos cursos d'água, poluição do solo e da água e emissões de gases de efeito estufa. A produção vegetal, animal e florestal implantada de forma integrada parece ser uma alternativa de mitigar esses problemas.
Dentre as diversas formas de integração, é correto afirmar que o sistema de produção:
O conceito de agro ecossistema, construído a partir dos inter-relacionamentos entre meio ambiente e organismos, traz para os estudos agrários uma necessária visão sistêmica de ecossistema, de modo que, segundo o ecólogo Eugène Odum, “... uma corrente de energia conduza a uma estrutura trófica, a uma diversidade biótica e a ciclos biogeoquímicos.”
Nesse contexto o pilar da civilização e da vida humana sobre o planeta Terra, no sentido mais amplo, é atribuído
Com relação aos recursos naturais, ao desenvolvimento agrícola sustentável e aos programas brasileiros de Boas Práticas Agrícolas (BPA), analise as afirmativas a seguir.
I. O desenvolvimento agrícola sustentável visa ao atendimento das necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às próprias necessidades.
II. O MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), para apoiar o produtor, elabora projetos e programas direcionados para a assistência técnica, o financiamento e a normatização das práticas rurais sustentáveis.
III. Os programas de BPA, submetidos à legislação específica, são obrigatórios, ao contrário do Sistema da Qualidade (ISO) e dos Programas de Qualidade Total, que são de aplicação voluntária.
Está correto o que se afirma em
Considerando o histórico da intervenção do homem na paisagem natural em todo o planeta, o Brasil tem uma história recente, porém importante no cenário internacional.
Em relação a essa história, analise as afirmativas a seguir.
I. A mais antiga manifestação do paisagismo no Brasil ocorreu na primeira metade do século XVII em Pernambuco, por determinação do Príncipe Maurício de Nassau, que exigiu a utilização exclusiva de plantas nativas.
II. Com a denominação de HORTO REAL, foi fundado, em 1808, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro pelo príncipe Dom João VI, com o propósito inicial de implantar árvores e palmeiras nativas do Brasil.
III. Em 1932, Roberto Burle Marx inicia sua carreira profissional, valorizando espécies da nossa flora, empregando-as nos seus projetos, além de ter sido responsável pela introdução de diversas espécies tropicais exóticas.
Está correto o que se afirma em
Um grande desafio para a agricultura será contornar os problemas decorrentes de décadas de práticas agrícolas de mono cultivo e de elevada pressão sobre o ambiente, tais como, a erosão e a perda de fertilidade dos solos, o assoreamento dos cursos d'água, a poluição do solo e da água e as emissões de gases de efeito estufa. Diante desse cenário, o sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) torna-se uma alternativa viável de produção para recuperação de áreas alteradas ou degradadas. A integração de árvores com pastagens e/ ou com lavouras pode se dar em rotação, consórcio ou sucessão, na mesma área.
Nesse contexto, assinale a afirmativa correta.
A agroecologia utiliza os ecossistemas naturais como modelos para a produção agropecuária. Baseado nessa premissa, complete as lacunas a seguir:
_____________ é o número de espécies existentes em uma comunidade. Juntamente com o fluxo de energia, a entrada de matéria para manutenção dos organismos se dá pela _____________. Nos ecossistemas, uma das formas de regulação das populações é a _____________ e a estabilidade é função da sua _____________.
A sequência correta é
O Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura, também denominado Plano ABC − Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, abarca os programas:
Considerando-se as necessidades e fontes de financiamento de estratégias de transição para o desenvolvimento sustentável, o Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono − ABC, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apresenta, para o período de 2011 a 2020, estimativas de recursos que são da ordem de R$ 197 bilhões, mediante financiamentos com fontes orçamentárias ou por meio de linhas de crédito. Deste total, cerca de R$ 157 bilhões seriam recursos disponibilizados via crédito rural, para financiar as atividades necessárias ao alcance das metas físicas de cada programa.
Quanto aos prazos totais e a respectiva ordem de apresentação dos projetos, é correto:
De acordo com Altieri (2004:31), em sua obra Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável: Embora os agroecossistemas tradicionais variem com as circunstâncias geográficas e históricas, muitas características estruturais e funcionais são compartilhadas pelos diferentes sistemas, pois eles:
I. contêm um grande número de espécies;
II. exploram toda uma gama de microambientes com características distintas, tais como solo, água, temperatura, altitude, declividade ou fertilidade, seja em um único campo de cultivo, seja em uma região;
III. mantêm os ciclos de materiais e resíduos através de práticas eficientes de reciclagem;
IV. têm como suporte interdependências biológicas complexas, resultando em um certo grau de supressão biológica de pragas.
Está correto o que consta em
Em Agroecologia, Altieri (2004: 62-63), considera que “Qualquer que seja o método utilizado para avaliar a sustentabilidade das pequenas propriedades, ele deve fornecer um indicador da situação de, no mínimo, quatro atributos”, que poderão ser avaliados utilizando uma série de indicadores-chave de natureza socioeconômica, ambientais e culturais, como, por exemplo,
A utilização de um ou mais sistemas alternativos de produção proporciona aumento das possibilidades referentes às interações complementares entre os vários componentes dos agroecossistemas, resultando na geração de efeitos positivos. São sistemas alternativos e diversificados de produção:
I. Sistemas de cultivos múltiplos ou de policultivos.
II. Rotação de culturas.
III. Cultivos de cobertura.
IV. Sistemas agroflorestais.
V. Agricultura orgânica.
Está correto o que consta em
Segundo Borghetti e Silva (2007): Viveiros adubados; Utilização de adubação e alimento suplementar; Viveiros com baixa renovação de água e ração completa; Viveiros com renovação de água e aeração, são conhecidos na Piscicultura como sistemas de cultivo empregados na
A Ecologia se refere ao sistema natural de cada local, envolvendo o solo, o clima, os seres vivos, bem como as inter-relações entre esses três componentes. Trabalhar ecologicamente significa manejar os recursos naturais respeitando a teia da vida.
(PRIMAVESI, 2008)
O manejo agroecológico dos solos se baseia em:
I. Solos vivos e agregados (bem estruturados).
II. Biodiversidade.
III. Proteção do solo contra o aquecimento excessivo, o impacto da chuva e o vento permanente.
IV. Bom desenvolvimento das raízes.
V. Autoconfiança do agricultor.
Está correto o que consta em
De acordo com Serviço Florestal Brasileiro, o Manejo Florestal Sustentável é a administração da floresta para obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação
A floresta amazônica oferece serviços ambientais fundamentais, dentre os quais inclui-se a manutenção
Atualmente, o modelo agrícola com alta especialização, menor diversidade e maior uso de produtos químicos é usual no Brasil. Eles poluem o solo, os rios, causando também problemas de saúde na população. Para tornar a agricultura sustentável, é INCORRETO:
O planejamento de atividades agrícolas é um desafio, pois o espaço rural depende dos recursos naturais disponíveis, do ciclo de vida das lavouras, da vegetação nativa ou plantada, da fauna, da sazonalidade de mercado, do escoamento e condições de venda dos produtos etc. Em qualquer empreendimento rural, as perguntas que se fazem são:
I. Quais serão os produtos a serem produzidos, em quais quantidades e para quando?
II. Quais serão os recursos disponíveis e as reais condições de mercado?
III. Quais serão as empresas que buscam os produtos?
IV. Quais os segmentos que desconsideram a incerteza da atividade agrícola?
Está correto o que consta APENAS em
A Agroecologia é um novo paradigma produtivo, uma constelação de ciências, técnicas e práticas para uma produção ecologicamente sustentável, no campo. A Agroecologia propõe alternativas sustentáveis para substituir as práticas predadoras da agricultura capitalista (LEFF, 2002). Neste caso,
Foi percebido por alguns produtores rurais que suas plantações, em áreas próximas a fragmentos de mata, possuem menor índice de pragas agroflorestais, contribuindo para custos mais baixos de produção. A categoria de serviço ecossistêmico que se relaciona ao combate natural de pragas agroflorestais é o Serviço de
Assinale a alternativa INCORRETA:
Em relação a agroecologia, é correto afirmar que
Sobre plantas daninhas, assinale a afirmativa INCORRETA.
Atualmente, a associação da produção agrícola e da rentabilidade à diminuição dos impactos ambientais tem sido alvo de inúmeras pesquisas. O reflorestamento é um ramo de atividade que possibilita renda e, além disso, beneficia o meio ambiente. Acerca desse tema, julgue o item seguinte.
As florestas permitem elevada infiltração e armazenamento
temporário da água pluvial no solo e no subsolo.
A mata atlântica da região sul da Bahia é uma floresta tropical úmida muito rica em espécies e com alto grau de endemismo. Um fator que vem contribuindo para a conservação de parte da biodiversidade dessa floresta é o cultivo tradicional do cacau sob a mata raleada. Nesse sistema de plantio, conhecido como cabruca, conserva-se apenas uma parte selecionada das árvores da mata nativa, substituindo-se o sub-bosque por cacaueiros.
R. H. R. Sambuichi. Fitossociologia e diversidade de espécies arbóreas em cabruca (mata atlântica raleada sobre plantação de cacau) na região sul da Bahia, Brasil. 2002 (com adaptações).
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue o item que se segue.
A região retratada no texto apresenta diversas espécies
existentes somente naquela localidade.
Julgue o item seguinte, relativo a resíduos sólidos, organismos geneticamente modificados, unidades de conservação e condições e padrões de lançamento de efluentes.
As pesquisas científicas desenvolvidas em estação ecológica,
em parque nacional, em refúgio de vida silvestre e em floresta
nacional são permitidas somente com a autorização prévia do
órgão responsável pela administração da unidade e devem estar
sujeitas às condições e restrições estabelecidas.
Acerca da implementação e da manutenção de parques e jardins, julgue o item subsequente.
Implantados geralmente em espaços vazios, com espécies
exóticas e visando, sobretudo, a padrões estéticos, os parques
urbanos têm papel na conservação da natureza.
Acerca de aspectos físicos, químicos, biológicos e de produtividade dos solos, julgue o seguinte item.
Além de serem indicadoras da qualidade do solo, as bactérias
exercem importante função na decomposição da matéria
orgânica, na ciclagem de nutrientes e na fixação biológica de
nitrogênio.
No que se refere à capacidade de uso, manejo e conservação do solo, julgue o item que se segue.
Os grupos do sistema de capacidade de uso do solo incluem
as terras não adequadas para cultivos anuais, perenes,
pastagens e de reflorestamento, as quais, contudo, são
apropriadas para proteção da flora e da fauna silvestre, para
recreação ou mesmo para armazenamento de água.
Atualmente, tem sido aplicado a culturas, como em algumas hortícolas e frutícolas, o conceito de produção integrada. Sobre os princípios da produção integrada, analise as sentenças a seguir:
(1) Deve ser aplicada de forma holística, pois está baseada na formulação de normas levando em consideração as características próprias de cada ecossistema e a importância do bem-estar e da exploração racional dos recursos naturais.
(2) Equilibrar os ciclos de nutrientes, reforçar a diversidade biológica local, minimizar perdas, propor o manejo ótimo dos recursos naturais e de técnicas utilizadas na agricultura;
(3) Utilizar métodos que fomentem o aumento e a conservação da fertilidade intrínseca do solo;
(4) Não podem ser aplicados quaisquer produtos químicos, porque a agricultura integrada segue, em linhas gerais, os princípios da agricultura orgânica.
São princípios básicos desse conceito de produção:
A agricultura orgânica, representando todos os sistemas alternativos à agricultura convencional, dispõe de marco regulatório oficial no Brasil, desde a publicação da Lei nº 10.831, de 23 de dezembro de 2003, regulamentada pelo Decreto nº 6.323, de 27 de dezembro de 2007, aos quais, ao longo do tempo, somaram-se diversos decretos e instruções normativas complementares. Para além do arcabouço jurídico existente e suas frequentes atualizações, são necessários o conhecimento e a compreensão da nomenclatura referente às diferentes vertentes da alternativa orgânica na produção agropecuária, empregados em diferentes condições ambientais, com base em vários princípios filosóficos, tendo em comum a base científica e a sustentabilidade. Nesse contexto, é correto afirmar que a:
Atualmente, estudos relacionados com o solo, como componente importante do funcionamento e qualidade dos diversos ecossistemas, estão sendo desenvolvidos. Para isso, a utilização de indicadores físicos, químicos, microbiológicos e visuais tem papel primordial, visto que todo manejo do solo causa intrinsecamente alterações em seus atributos com consequências nas suas funções. O uso adequado de indicadores tem possibilitado o monitoramento e a avaliação de diferentes ecossistemas, facilitando a seleção de sistemas de uso e manejo do solo que mantenham sua qualidade ambiental e sustentabilidade. Segundo Visser e Parkinson (1992), um bom indicador deve preencher os seguintes requisitos:
Assinale a alternativa incorreta.
As técnicas de plantio impactam de diferentes formas o solo, sendo que algumas conservam mais as características físicas do solo e devem ser aplicadas. Considere as recomendações de I a V.
I. Adubo verde não deve ser usado em áreas de cultivo intensivo, pois há maior uso de arado, grade em implementos para seu plantio aumenta a compactação do solo.
II. Grade pesada provoca a quebra da camada compactada em subsuperfície chamada "pede-grade".
III. Plantio direto é recomendado mesmo com a aplicação de herbicidas.
IV. Crotalária não deve ser usada como adubo verde em lavouras de milho mecanizada, pois suas sementes se misturam aos grãos colhidos por colheitadeiras de plataforma.
V. Capina com enxada rotativa deve ser evitado por facilitar a erosão devido a desagregação de partículas.
São recomendações para o preparo do solo APENAS: