- ID
- 71188
- Banca
- FCC
- Órgão
- TRT - 3ª Região (MG)
- Ano
- 2009
- Provas
- Disciplina
- Engenharia Elétrica
- Assuntos
A haste reta com captor Franklin é um tipo de
A haste reta com captor Franklin é um tipo de
Um sistema de proteção contra descargas atmosféricas do tipo Franklin foi concebido para prover a segurança de uma edificação com largura e comprimento de 40 m.
A altura e a as condições de utilização desse prédio determinam um ângulo de proteção de 45º.
Sabendo-se que serão utilizados captores a uma altura de 15m, o número mínimo de captores necessários é igual a:
A instalação de um sistema de pára-raios não está isenta de falhas, podendo a construção protegida, nesse caso, ser atingida por uma descarga atmosférica. Em função disso, existem diferentes níveis de proteção, que fundamentam os projetos desse tipo de sistema. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.
Os níveis de proteção definidos e aceitos, de acordo com norma brasileira específica para o assunto, são quatro. Desses, o menos severo com relação à perda de patrimônio é o primeiro deles, justificado pela aplicação a construções onde não é rotineira a presença de pessoas.
A norma técnica brasileira que cuida da especificação dos sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) é a:
A Norma brasileira determina qual deve ser o espaçamento médio para os condutores de descida não naturais para os Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA). Assinale a alternativa que contém o espaçamento determinado.
Determinada instalação elétrica possui sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), motores e equipamentos eletrônicos. A respeito do aterramento dessa instalação, é correto afirmar que
Acerca dos sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), assinale a opção correta.
Em relação a aterramento e sistemas de proteção de descargas atmosféricas, assinale a opção correta.
Nas instalações elétricas, a construção, a manutenção e a utilização de um sistema de aterramento e das malhas de terra possibilitam, dentre outras coisas, estabilidade e segurança à instalação. A esse respeito, de acordo com o estabelecido em Norma e pelas técnicas de construção, verifica-se que
Uma instalação elétrica em uma indústria de processo possui sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e apresenta, instalados em sua planta, motores elétricos de indução, sistema de iluminação e equipamentos eletrônicos. O sistema de aterramento dessa instalação deve ter
O projeto de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) necessita de diversas informações sobre o local da edificação a ser protegida, entre elas a obtida pelo mapa isoceráunico da região, a saber:
Em um sistema de proteção contra descarga atmosférica externa isolado do volume a proteger, os subsistemas de captor e o condutor de descida deverão ser instalados
suficientemente afastados do volume a proteger, de maneira a reduzir a probabilidade de centelhamento perigoso, quando da ocorrência de uma descarga de origem atmosférica, consistindo de um impulso atmosférico de vários quiloampères. Esse sistema é montado em uma edificação que serve como escritório da manutenção e almoxarifado de uma indústria de combustível. Na parte superior dessa edificação, será colocada a quantidade de mastros necessária para receber captores que irão garantir a proteção da edificação. De acordo com a NBR 5419:2001 ABNT, o espaçamento entre os condutores de descidas e as instalações metálicas do volume dessa edificação a proteger, em m, será de
O aterramento elétrico tem como função proteger o usuário das descargas atmosféricas, de cargas estáticas acumuladas nas carcaças dos equipamentos, além de facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteção, através da corrente desviada para a terra. De acordo com a Norma 5410/97, os sistemas de aterramento das instalações de baixa tensão usando uma simbologia própria. Assim, TN-C tem por significado
Julgue os itens seguintes, acerca de sistemas de proteção contra
descargas atmosféricas (SPDA).
Condutores admitidos para uso na construção de um SPDA incluem o cobre, o alumínio e o aço galvanizado a quente ou embutido no concreto. Entre esses materiais, apenas o alumínio não é apropriado para eletrodo de aterramento.
Julgue os itens seguintes, acerca de sistemas de proteção contra
descargas atmosféricas (SPDA).
Estruturas comuns, como as de teatros, áreas esportivas e igrejas, são classificadas, quanto ao nível convencionado, de proteção I. Nesse nível, é livre e a critério do projetista o espaçamento entre condutores de descida não naturais no volume abrangido pelo SPDA, enquanto, para os demais níveis de proteção, esse espaçamento é fixado em norma.
O mapa isoceráunico de uma região indica
De acordo com a norma ABNT NBR 5419, o fator que NÃO é considerado na determinação da exigibilidade de SPDA é
O Método da Esfera Rolante, também conhecido como Eletrogeométrico ou de Esfera Fictícia, constitui um dos métodos para dimensionamento da proteção contra
Com relação aos critérios de dimensionamento de subestações para sistemas de transmissão, julgue o item subsequente , considerando a rede básica do SIN.
A norma NBR 5419 não se aplica a
I. sistemas ferroviários.
II. sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica externos às estruturas.
III. veículos, aeronaves, navios e plataformas marítimas.
Das afirmações acima:
Existem basicamente dois tipos de SPDA.
Com relação a sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), julgue os itens a seguir.
Os eletrodos de aterramento de um SPDA devem ser instalados preferencialmente nos locais externos ao volume a proteger.
Com relação a sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), julgue os itens a seguir.
O cálculo da densidade de descargas atmosféricas para a terra em determinado local (em raios para a terra) depende do número médio de dias de trovoada por ano.
Com relação a sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), julgue os itens a seguir.
Em edificação onde há o predomínio de instalações de um centro de processamento de dados é obrigatória a instalação de SPDA.
Com relação a sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), julgue os itens a seguir.
Um SPDA propicia a proteção de pessoas e equipamentos elétricos ou eletrônicos contra os efeitos indiretos causados por raios, sempre e quando esses equipamentos estiverem dentro da área coberta pelo SPDA.
Segundo a NBR5419, um SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas) projetado e instalado não pode assegurar a proteção absoluta de uma estrutura, de pessoas e bens. Entretanto, a aplicação desta norma reduz, significativamente, os riscos de danos devidos às descargas atmosféricas. São características de um SPDA, exceto:
Em relação a subestações de energia e seus equipamentos elétricos, julgue os itens subsequentes.
O para-raio de óxido de zinco, conectado em paralelo ao condutor da linha de transmissão que chega à subestação, tem a finalidade de provocar curto-circuito na rede para direcionar uma descarga atmosférica integralmente para a terra.
O elemento principal na condução de uma descarga atmosférica deve ser o fio__________________e deverá ser interligada à (ao) _________________.
As palavras que completam as lacunas, na ordem em que aparecem, são
Julgue os próximos itens, relativos aos para-raios.
Os para-raios que utilizam resistores não lineares, para proteger linhas de transmissão, são instalados em paralelo com a fase que deve ser protegida, e atuam ceifando a tensão que está acima de determinado valor.
Julgue os próximos itens, relativos aos para-raios.
Os para-raios instalados nos telhados de edifícios e os instalados nas linhas de transmissão que operam com tensão de 230 kV ou superior possuem o mesmo princípio de funcionamento.
Julgue os próximos itens, relativos aos para-raios.
O dimensionamento do para-raios instalado no telhado de um edifício comercial deve considerar o tipo de comércio que será realizado no edifício, especialmente em casos de armazenamento de materiais inflamáveis ou fogos de artifício.
Julgue os próximos itens, relativos aos para-raios.
Os para-raios do tipo óxido de zinco podem ser utilizados como substitutos dos para-raios do tipo Franklin.
O modelo de SPDA que tem como característica o volume de proteção parabólico, sendo também conhecido como esfera deslizante capaz de cobrir as áreas com maior probabilidade de incidência de raios é o tipo
A necessidade de instalação de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) é uma precaução para que se evitem prejuízos ou até como exigência de seguradoras, tendo em vista que os raios causam danos físicos às instalações e às pessoas. Com relação à instalação de SPDA, assinale a alternativa correta.
Considerando um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), assinale a alternativa correta.
Considere:
I. Método clássico de dimensionamento de rede de captores de raios, em que os ângulos de proteção variam com a altura do elemento captor, onde a construção é envolvida por um cone cujo ângulo da geratriz com a vertical é estabelecido em função do nível de proteção necessário e da altura da construção.
II. Método que utiliza malha de condutores acima da edificação a ser protegida, cujo reticulado é definido de acordo com quatro níveis possíveis.
III. Método que tem sua origem relacionada aos critérios de projeto de proteção contra descargas atmosféricas em linhas de transmissão e subestações.
Os métodos de projeto da proteção contra descargas atmosféricas I, II e III denominam-se, respectivamente,
A NBR 5419 estabelece as normas relativas à proteção de estruturas contra descargas atmosféricas.
Em conformidade com as definições dessa norma, um exemplo de componente natural de um SPDA é (são)
Julgue os item a seguir, com relação a aterramento e a SPDA.
Devido às características elétricas, as seções mínimas dos componentes do SPDA feitos de cobre são maiores que as de alumínio; por exemplo, em captores e anéis intermediários, a seção mínima é de 70 mm² para o cobre e de 35 mm² para o alumínio.
Julgue os item a seguir, com relação a aterramento e a SPDA.
De acordo com as necessidades levantadas, no projeto dos captores podem ser utilizados, em conjunto ou isoladamente, os métodos de ângulo de proteção, esfera rolante, condutores em malha ou gaiola.
Julgue os item a seguir, com relação a aterramento e a SPDA.
Para diminuir o risco de centelhamento perigoso ou descarga elétrica inadmissível, os condutores de descida devem ser dispostos de modo que a corrente percorra diversos condutores em paralelo e o comprimento desses condutores seja o menor possível.
No que se refere ao dimensionamento de fios e aos cabos elétricos, julgue o item subsecutivo.
De acordo com a NBR-15920, para determinar a seção econômica de um condutor para dado circuito, é necessário combinar os custos de compra e instalação com os custos de perdas de energia que surgem durante a vida econômica de um cabo, expressos em valores econômicos comparáveis, referidos a um mesmo ponto no tempo.
Em um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), a norma recomenda uma inspeção visual anualmente. Para estruturas destinadas a grandes concentrações públicas (por exemplo: hospitais, escolas, teatros, cinemas, estádios de esporte, centros comerciais e pavilhões), indústrias contendo áreas com risco de explosão e depósitos de material inflamável, inspeções completas devem ser efetuadas periodicamente, em intervalos de
O dimensionamento e especificação corretos de materiais, equipamentos e dispositivos constituem fatores determinantes no desempenho de uma instalação elétrica industrial. Em relação a esse tema, assinale a afirmativa correta.
A altura mínima de dois captores para um sistema de proteção contra descarga atmosférica tipo Franklin, em um prédio com largura e comprimento iguais a, respectivamente, 8 e 12 metros, cujo ângulo de proteção é de 45°, é de
Uma edificação é protegida contra descargas atmosféricas por meio de dois para-raios do tipo Franklin. Sabendo-se que os seus ângulos de proteção são de 60º , e que o comprimento e a largura da edificação são iguais a 16 e 6 metros, a altura dos captores desses para-raios, em metros, é:
Determinada subestação de um sistema de transmissão em extra-alta tensão apresenta para-raios de ZnO instalados nas entradas de linhas de transmissão que chegam à subestação. A respeito desses equipamentos, julgue o item que se segue.
Além da porcelana e de componentes internos, como resistores não lineares e centelhadores, um para-raios contém um dispositivo de alívio de pressão, cuja função básica é disparar um nível de tensão definido, desviando, assim, eventuais surtos para a terra, e não para a parte interna do equipamento.
Determinada subestação de um sistema de transmissão em extra-alta tensão apresenta para-raios de ZnO instalados nas entradas de linhas de transmissão que chegam à subestação. A respeito desses equipamentos, julgue o item que se segue.
Há restrições técnicas na instalação de para-raios no interior das subestações, principalmente próximo a transformadores, portanto, qualquer para-raios, de ZnO ou convencional, deve ser instalado somente na entrada e na saída de linhas de transmissão
Determinada subestação de um sistema de transmissão em extra-alta tensão apresenta para-raios de ZnO instalados nas entradas de linhas de transmissão que chegam à subestação. A respeito desses equipamentos, julgue o item que se segue.
Os centelhadores em para-raios atuam como limitadores de corrente de surto.
A respeito de curtos-circuitos e de proteção de sistemas elétricos, julgue o próximo item.
Os para-raios de óxido de zinco instalados nas linhas de transmissão, nas entradas das subestações, visam fornecer proteção do sistema elétrico contra o efeito Corona.
Determinada subestação de um sistema de transmissão em extra-alta tensão apresenta para-raios de ZnO instalados nas entradas de linhas de transmissão que chegam à subestação. A respeito desses equipamentos, julgue o item que se segue.
Além da porcelana e de componentes internos, como resistores
não lineares e centelhadores, um para-raios contém um
dispositivo de alívio de pressão, cuja função básica é disparar
um nível de tensão definido, desviando, assim, eventuais surtos
para a terra, e não para a parte interna do equipamento.
Determinada subestação de um sistema de transmissão em extra-alta tensão apresenta para-raios de ZnO instalados nas entradas de linhas de transmissão que chegam à subestação. A respeito desses equipamentos, julgue o item que se segue.
Determinada subestação de um sistema de transmissão em extra-alta tensão apresenta para-raios de ZnO instalados nas entradas de linhas de transmissão que chegam à subestação. A respeito desses equipamentos, julgue o item que se segue.
Os centelhadores em para-raios atuam como limitadores de
corrente de surto.
Considerando o projeto dos captores de um SPDA, de acordo com a norma ABNT NBR 5419, relacione abaixo, a coluna da
direita com a coluna da esquerda.
I. Método Franklin ( ) esfera rolante
II. Modelo eletrogeométrico ( ) rede de condutores dispostos no plano horizontal ou
III. Método Faraday inclinado sobre o volume a proteger
( ) ângulo de proteção
( ) rede de condutores envolvendo todos os lados do
volume a proteger
( ) esfera fictícia
Representa, de cima para baixo, a sequência correta entre as colunas, o que consta em
Em relação ao posicionamento das descidas de SPDA não isolados, de acordo com a ABNT NBR 5419, o material da parede onde os condutores de descida serão instalados deverá ser considerado, sendo que
Segundo a NBR 9050, as medidas necessárias para a manobra de cadeiras de rodas sem deslocamento são, em metros, respectivamente, para rotação de 90º e 180º iguais a
Em subestações há para-raios, transformadores de potencial (TPs) e transformadores de corrente (TCs), entre outros equipamentos. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.
A corrente de descarga máxima de um para-raios que protege
um transformador de potência dependerá da tensão residual do
para-raios.
Sobre a proteção contra descargas atmosféricas, considere:
I. Os solos bons condutores, como os de formação calcária e os solos de aluvião, estão menos sujeitos à descargas atmosféricas
que os solos maus condutores, como os graníticos e xistosos.
II. Captor tipo Franklin, conector Split Bolt e conexões exotérmicas são elementos que compõem um SPDA.
III. Os eletrodos de aterramentos mais utilizados são os de alumínio revestidos de cobre por eletrodeposição e os de titânio.
Está correto o que se afirma em
Os para-raios são utilizados para prevenir os danos provocados por descargas atmosféricas em redes de transmissão e distribuição de energia. A respeito desse equipamento e das tecnologias envolvidas, assinale a opção correta.
Com relação aos equipamentos denominados para-raios, considere:
I. Varistores de óxido metálico são dispositivos usualmente empregados como para-raios em subestações e têm a função de limitar as sobretensões de qualquer natureza.
II. Para-raios são instalados distantes dos principais equipamentos das subestações de modo a reduzir a probabilidade de incidência de descargas atmosféricas nesses equipamentos.
III. Para-raios são equipamentos que podem contribuir com a confiabilidade, a economia e a continuidade de serviço dos sistemas elétricos.
Está correto o que consta em
Uma edificação de 30 m de altura ocupa uma área quadrada de 144 m2 no terreno. Em seu topo existe um para-raios do tipo Franklin com ângulo de proteção de 30° . Para que esse para-raios proteja a edificação, a sua altura em relação ao solo deve ser igual a:
A norma NBR-5419, recomenda que a resistência de aterramento seja inferior a
Para o projeto de um Sistema de Proteção contra Descargas atmosféricas (SPDA), deve-se levar em conta o índice ceráunico (Td) da localidade, índice que indica o número de
Qual dos métodos a seguir é utilizado para o dimensionamento de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) diretas?
Uma pessoa que esteja nas proximidades de um eletrodo de aterramento durante uma descarga atmosférica ficará sujeita a uma
Qual das alternativas não apresenta uma parte constituinte de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas?
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
_____ refere-se ao sistema completo destinado a ___________ uma estrutura contra os efeitos das ________________.
É composto de um sistema __________ e de um sistema ______________________________.
A respeito do sistema de proteção de circuitos elétricos, marque V para verdadeiro e F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Os riscos de corrosão provocada pelo meio ambiente, ou pela junção de metais diferentes, devem ser cuidadosamente considerados no projeto do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.
( ) Em caso de aplicações não previstas, a compatibilidade dos materiais deve ser avaliada.
( ) Materiais ferrosos expostos, utilizados em uma instalação de SPDA, devem ser galvanizados a
quente.
Referente às dimensões mínimas dos materiais do SPDA, correlacione a coluna da esquerda com a da direita e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. Cobre
II. Alumínio
III. Aço galvanizado a quente ou embutido em concreto
( ) 70mm²
( ) 50mm²
( ) 35mm²
Com base na NBR 5419, sobre proteção contra descargas atmosféricas, correlacione as colunas abaixo. Em seguida, assinale a alternativa que contém a associação correta.
1. A norma se aplica.
2. A norma não se aplica.
( ) Aeronaves.
( ) Estruturas comuns utilizadas para fins comerciais.
( ) Plataformas marítimas.
( ) Estruturas comuns agrícolas.
( ) Estruturas comuns residenciais.
( ) Sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica
externos às estruturas.
Sobre as definições estabelecidas na NBR5419, analise as afirmações abaixo, marque V para verdadeiro e F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Descarga atmosférica: descarga elétrica de origem atmosférica entre uma nuvem e a terra ou entre nuvens, consistindo em um ou mais impulsos de vários quiloampères.
( ) Raio: a faísca visual resultante de uma descarga atmosférica para a terra.
( ) Sistema externo de proteção contra descargas atmosféricas: sistema que consiste em subsistema de captores e subsistema de aterramento.
( ) Sistema interno de proteção contra descargas atmosféricas: conjunto de dispositivos que
reduzem os efeitos elétricos e magnéticos da corrente de descarga atmosférica dentro do
volume a proteger.
Segundo critérios da norma NBR-5419, da ABNT, informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A integração dos aterramentos da instalação é recomendada.
( ) O modelo eletrogeométrico é um dos modelos de proteção admitidos.
( ) É recomendável que a resistência de aterramento tenha valor aproximado de 100 ohms.
Assinale a alternativa que apresenta o método / modelo que faz uso das esferas rolantes para determinar a proteção contra descargas atmosféricas.
São exemplos de Métodos de Proteção contra descargas atmosféricas, exceto
De acordo com a NBR 5419: 2015, são materiais admitidos como eletrodos de aterramento cravados no solo o
Dentre os métodos de proteção contra descargas atmosféricas, qual consiste em cobrir a parte superior da construção com uma malha captora de condutores elétricos nus?
Assinale a alternativa que corresponde ao método de proteção contra descargas atmosféricas descrito no texto a seguir.
“Consiste em se determinar o volume de proteção propiciado por um cone, cujo ângulo de geratriz com a vertical varia segundo o nível de proteção desejado e para uma determinada altura de construção”.
Sobre a NR5419, uma referência obrigatória para projeto e instalação de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas SPDA, analise as afirmativas abaixo.
I. Os elementos de fixação do SPDA devem ser de cobre, bronze ou aço inoxidável.
II. Emendas são permitidas apenas em condutores de descida.
III. Hastes verticais ou inclinadas são tipos de eletrodos que podem ser utilizados para aterramento.
IV. Quaisquer elementos condutores expostos, isto é, que do ponto de vista físico possam ser atingidos pelos raios, devem ser isolados do SPDA.
Estão corretas apenas as afirmativas
Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Os captores de silício são indicados em instalações cujo aterramento local são inferiores a 12 Ω, característica de solos fofos ou de pedregulhos.
( ) O método Franklin consiste em se determinar o volume de proteção propiciado por um cone, cujo ângulo de geratriz com a vertical varia segundo o nível de proteção desejado.
( ) O método de Faraday consiste em cobrir a parte superior da construção com uma malha captora de condutores elétricos nus.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A respeito da ameaça de descarga atmosférica na NBR 5419, a ZPR2 é definida como
Segundo a NBR-5419, qual dos dados abaixo não depende da classe de proteção de um SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas)?
Sobre o método de seleção de nível de proteção normalizado pela NBR-5419 e que é usado para avaliar se um SPDA deve ou não ser implementado, e qual o nível de proteção é aplicável, considere as seguintes proposições:
I. Estruturas isoladas em grandes áreas ou com altura superior a 25 m devem, necessariamente, possuir SPDA.
II. A avaliação do risco de exposição considera, entre outros fatores, o tipo de ocupação da estrutura a ser protegida.
III. Há quatro níveis de proteção (I, II, III e IV), sendo o nível I o mais eficiente (até 98% de proteção) e o nível IV o menos eficiente (até 80% de proteção).
Está correto o que consta em
Um sistema de para-raios do tipo Franklin foi instalado em um prédio com superfície quadrada de lado igual a L. Foram utilizados quatro captores e o ângulo de proteção adequado ao local foi de 45° .
A altura mínima desses captores deve ser igual a:
Com relação à proteção de estruturas contra descargas atmosféricas, pode-se afirmar que: