SóProvas



Questões de Transtornos relacionados a traumas e estressores


ID
213733
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um dos transtornos psicopatológicos mais comuns em crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual é o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), que pode ser identificado a partir de uma série de sintomas, entre os quais se incluem

Alternativas
Comentários
  • Critérios Diagnósticos para Transtorno de Estresse Pós-Traumático (DSM-IV)

    D. Sintomas persistentes de excitabilidade aumentada (não presentes antes do trauma), indicados por dois (ou mais) dos seguintes quesitos:

    (1) dificuldade em conciliar ou manter o sono
    (2) irritabilidade ou surtos de raiva
    (3) dificuldade em concentrar-se
    (4) hipervigilância
    (5) resposta de sobressalto exagerada. 
  • Gabarito E.

    "Crianças ou adolescentes podem desenvolver transtornos de humor, de ansiedade, alimentares, dissociativos, hiperatividade e déficit de atenção, assim como enurese e encoprese (Briere & Elliott, 2003; Cohen, Mannarino, & Rogal, 2001; Runyon & Kenny, 2002). Entretanto, o transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) é a psicopatologia mais citada como decorrente do abuso sexual. É estimado que mais da metade das crianças vitimizadas sexualmente desenvolvem sintomas que o caracterizam (Cohen, 2003):

    (1) experiência contínua do evento traumático, ou seja, lembranças intrusivas, sonhos traumáticos, jogos repetitivos, comportamento de reconstituição, angústia nas lembranças traumáticas;

    (2) evitação e entorpecimento de pensamentos e lembranças do trauma, amnésia psicogênica, desligamento; e, (3) excitação aumentada, verificada por meio de transtorno do sono, irritabilidade, raiva, dificuldade de concentração, hipervigilância, resposta exagerada de sobressalto e resposta autônoma a lembranças traumáticas (American Psychiatric Association, 2002)."

    Fonte: https://www.scielo.br/j/epsic/a/VBVgM5NKDxG8HPRwssjCPbm/?lang=pt&stop=next&format=html


ID
938071
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um dos sintomas característicos do sujeito que sofre de estresse pós-traumático é o da resposta de sobressalto exagerada ( resposta musculoesquelética súbita, que varia da simples contração de grupos musculares até o assumir de posturas de defesa em resposta a estímulos inócuos: normalmente barulho ou som alto). Os pacientes assustam-se facilmente. Tais sintomas têm correlação neurobiológica interessante, pois traduzem uma di f iculdade na aval iação discriminatória do estímulo e uma incapacidade de modular a resposta, no mais das vezes, extrema e estereotipada. Entre as patologias comórbidas ao TEPT mais frequentes NÃO devemos citar:

Alternativas
Comentários
  • Epilepsia se trata de um transtorno nerurologico que nao tem nenhuma ligacao ao TEPT

  • Epilepsia tem causa orgânica, não estando relacionada com TEPT. 

  • De acordo com o DSM-V indivíduos com TEPT são 80% mais propensos do que aqueles sem o transtorno a ter sintomas que satisfazem os critérios diagnósticos de pelo menos um outro transtorno mental (p. ex., transtornos depressivos, bipolares, de ansiedade ou por uso de substância). Os transtornos por uso de substância e o transtorno da conduta comórbidos são mais comuns no sexo masculino do que no feminino. 
    Entre militares e veteranos de combate norte-americanos enviados para as guerras recentes no Afeganistão e no Iraque, a concomitância de TEPT e lesão cerebral traumática branda é de 48%. Embora a maioria das crianças pequenas com TEPT também apresente pelo menos um outro diagnóstico, os padrões de comorbidade são diferentes dos de adultos, com transtorno de oposição desafiante e transtorno de ansiedade de separação predominando. Por fim, existe comorbidade considerável entre TEPT e transtorno neurocognitivo maior e alguns sintomas sobrepostos entre esses transtornos.
    Dentre as alternativas a única que não caracteriza um transtorno mental é a epilepsia. 

    GABARITO: C

ID
1455379
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é um dos problemas de saúde mental mais associados à vitimização por violência. Ele atinge crianças, adolescentes e adultos após experiência pessoal, testemunho ou conhecimento de eventos que põem em risco a vida ou a integridade física, própria ou de outros. Apesar da alta prevalência do TEPT na população geral, nem todas as pessoas que experienciam um mesmo evento traumático desenvolvem o transtorno.

Estudos sobre os fatores de risco e de proteção para o desenvolvimento do TEPT revelam que:

Alternativas
Comentários
  • A atenção é para compreensão da questão: concorrer não é disputar, e sim, ter a mesma pretensão, ou seja, as intervenções psicoterápicas e prevenção do desenvolvimento do TEPT tem a mesma finalidade.

  • Questão capciosa, pois na alternativa "A" há o emprego de dois termos que levam a crer que seria uma alternativa falsa, são eles: concorrem e prevenção.Acredito que há dois erros lógicos na cosntrução da afirmativa.Primeiramente se há concorrência no sentido de afluir em uma mesma direção(ter a mesma pretensão, como a colega falou) deveria fazer referência a um outro termo que tem a mesma intenção, pois nõa há resposta, nem no enunciado e nem na alternativa, a pergunta, concorre com quem???Pois, a prevenção é a finalidade(resultado) e não agente que faz a ação.

    Segundo, se há um TEPT em curso a intervenção não seria preventiva (profilática), pois em termos lógicos o evento desencadeante já ocorreu.Além do mais não há prevenção de TEPT, como seria isso???Como é a prevenção de algo que já está em curso.Aliás,não falamos em prevençaõ, mas estratégias de enfrentamento de situações problemas ou sintomas, e não do transtorno em si.

    Alternativa "B", relamnete está errada, pois no livro do Aaron BEck, Terapia Cognitiva para os Transtornos de Ansiedade, há a instrução de não ser empregado qualquer tipo de evitação(esforços de supressão) cognitiva ou comportamental dos sintomas intrusivos levaria a um aumento da frequencia destes.Pg 513

    Fonte: https://books.google.com.br/books?id=_k9CDQAAQBAJ&pg=PA513&lpg=PA513&dq=estrat%C3%A9gias+cognitivas+e+comportamentais+de+evita%C3%A7%C3%A3o+das+lembran%C3%A7as&source=bl&ots=5uVrNqlvch&sig=nVazzp0YRurbgtlodg9FMQsP940&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwi-stPC55LUAhUJl5AKHZK3DfcQ6AEIMjAB#v=onepage&q=estrat%C3%A9gias%20cognitivas%20e%20comportamentais%20de%20evita%C3%A7%C3%A3o%20das%20lembran%C3%A7as&f=false

     

  • Queria entender o por quê da alternativa C estar errada. `/

  • A alternativa C está errada, pois resilência não é um fator de risco, mas um fator protetivo.

     

  • a ( V )intervenções psicoterápicas após o evento estressor concorrem (contribuiem) para a prevenção do desenvolvimento do TEPT;

    b ( F ) estratégias cognitivas e comportamentais de evitação das lembranças constituem fatores de proteção ;

    c ( F  )a resiliência (pelo contrário) e o precário apoio social após o trauma são fatores de risco no desenvolvimento dos sintomas desadaptativos;

    d (F  )a exposição a situações traumáticas prévias diminui  (aumenta) o impacto do trauma e é um fator de proteção para o TEPT;

    e ( F ) existe um risco maior de desenvolvimento do TEPT na população vítima de desastres naturais na comparação com a violência urbana. (sem base cientifica essa informacao, dado relativo)

  • Marquei a letra A, por ser a mais provável, porém concordo com o que o Cléber pontuou. Achei a questão muito mal formulada e propicia a erros.

  • Sobre a dúvida que circula o fato da intervenção psicoterápica ser considerada preventiva ao desenvolvimento do TEPT quando realizada após ocorrência do evento estressor: há de se considerar que os critérios têm que permanecerem por mais de um mês para serem classificados como TEPT.

    Assim, se houve exposição ao evento estressor e logo se deu a intervenção psicoterápica, a chance de não se desenvolver para TEPT é maior (critérios durando menos de um mês NÃO configura TEPT).

    Dessa forma, a psicoterapia funciona como mecanismo de prevenção ao TEPT.

  • Gab A

    intervenções psicoterápicas após o evento estressor concorrem (contribuem) para a prevenção do desenvolvimento do TEPT;


ID
1973812
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
Prefeitura de Bom Jesus - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Complete a segunda coluna de acordo com a primeira.

(1) Transtorno de ansiedade generalizada
(2) Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)
(3) Fobia social
(4) Transtorno de ansiedade de separação

( ) Medo persistente e intenso de situações em que a pessoa julga estar exposta à avaliação de outros, ou se comportar de maneira humilhante ou vergonhosa.
( ) Caracterizado(a) por ansiedade excessiva em relação ao afastamento dos pais ou seus substitutos, não adequada ao nível de desenvolvimento, que persiste por, no mínimo, quatro semanas, causando sofrimento intenso e prejuízos significativos em diferentes áreas da vida da criança ou adolescente.
( ) A pessoa acometida dessa psicopatologia está sempre muito preocupada com o julgamento de terceiros em relação a seu desempenho em diferentes áreas e necessita exageradamente que lhe renove a confiança, que a tranquilize. Apresenta dificuldade para relaxar, queixas somáticas sem causa aparente e sinais de hiperatividade autonômica (ex. palidez, sudorese, taquipnéia, tensão muscular e vigilância aumentada).
( ) Em consequência à exposição a um acontecimento que ameace a integridade ou a vida, nas pessoas com essa psicopatologia são observadas alterações importantes no seu comportamento, como inibição excessiva ou desinibição, agitação e reatividade emocional aumentada, hipervigilância, além de pensamentos obsessivos com conteúdo relacionado à vivência traumática (em vigília e em pesadelos durante o sono). Também é observado comportamento de evitar estímulos associados ao evento traumático.

A opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • ( 3) Medo persistente e intenso de situações em que a pessoa julga estar exposta à avaliação de outros, ou se comportar de maneira humilhante ou vergonhosa. 

    ( 4) Caracterizado(a) por ansiedade excessiva em relação ao afastamento dos pais ou seus substitutos, não adequada ao nível de desenvolvimento, que persiste por, no mínimo, quatro semanas, causando sofrimento intenso e prejuízos significativos em diferentes áreas da vida da criança ou adolescente. 

    ( 1) A pessoa acometida dessa psicopatologia está sempre muito preocupada com o julgamento de terceiros em relação a seu desempenho em diferentes áreas e necessita exageradamente que lhe renove a confiança, que a tranquilize. Apresenta dificuldade para relaxar, queixas somáticas sem causa aparente e sinais de hiperatividade autonômica (ex. palidez, sudorese, taquipnéia, tensão muscular e vigilância aumentada). 

    ( 2) Em consequência à exposição a um acontecimento que ameace a integridade ou a vida, nas pessoas com essa psicopatologia são observadas alterações importantes no seu comportamento, como inibição excessiva ou desinibição, agitação e reatividade emocional aumentada, hipervigilância, além de pensamentos obsessivos com conteúdo relacionado à vivência traumática (em vigília e em pesadelos durante o sono). Também é observado comportamento de evitar estímulos associados ao evento traumático. 

    Gente, nem precisou responder as demais para chegar na correta!!!!!!

  • Era só responder a primeira e já matava a questão.

  • hhehehe tomara que caia uma dessas na minha prova


ID
2124556
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

João (35 anos) estava sendo avaliado por um psicólogo, que constatou que ele apresentava os seguintes sintomas: fadiga constante, distúrbios de sono, enxaquecas e diminuição do desejo sexual; falta de concentração, lentificação do pensamento, alterações de memória, impaciência, labilidade emocional, sentimento de solidão, baixa autoestima, desânimo e desconfiança; incapacidade para relaxar, incremento da agressividade, perda da iniciativa, irritabilidade e aumento do consumo de substâncias; perda do interesse pelo trabalho e até pelo lazer, absenteísmo e tendência ao isolamento. Apesar de João ter se dedicado muitos anos ao estudo e realizado altos investimentos financeiros para se preparar para atuar na sua área profissional, abandonou seu posto de trabalho, devido a conflitos com os demais membros de sua equipe. O psicólogo elaborou um laudo psicológico, sugerindo na conclusão que João apresentava sintomatologia relacionada a

Alternativas
Comentários
  • C) Burnout.

    O enunciado já acusa a resposta trazendo a sintomatologia típica da burnout, ainda associou a contexto de trabalho. Resposta, letra C.

  • João (35 anos) estava sendo avaliado por um psicólogo, que constatou que ele apresentava os seguintes sintomas: fadiga constante, distúrbios de sono, enxaquecas e diminuição do desejo sexual; falta de concentração, lentificação do pensamento, alterações de memória, impaciência, labilidade emocional, sentimento de solidão, baixa autoestima, desânimo e desconfiança; incapacidade para relaxar, incremento da agressividade, perda da iniciativa, irritabilidade e aumento do consumo de substâncias; perda do interesse pelo trabalho e até pelo lazer, absenteísmo e tendência ao isolamento. Apesar de João ter se dedicado muitos anos ao estudo e realizado altos investimentos financeiros para se preparar para atuar na sua área profissional, abandonou seu posto de trabalho, devido a conflitos com os demais membros de sua equipe.

    trecho em destaque que caracteriza

    GABARITO C

  • João (35 anos) estava sendo avaliado por um psicólogo, que constatou que ele apresentava os seguintes sintomas: fadiga constante, distúrbios de sono, enxaquecas e diminuição do desejo sexual; falta de concentração, lentificação do pensamento, alterações de memória, impaciência, labilidade emocional, sentimento de solidão, baixa autoestima, desânimo e desconfiança; incapacidade para relaxar, incremento da agressividade, perda da iniciativa, irritabilidade e aumento do consumo de substâncias; perda do interesse pelo trabalho e até pelo lazer, absenteísmo e tendência ao isolamento. Apesar de João ter se dedicado muitos anos ao estudo e realizado altos investimentos financeiros para se preparar para atuar na sua área profissional, abandonou seu posto de trabalho, devido a conflitos com os demais membros de sua equipe. O psicólogo elaborou um laudo psicológico, sugerindo na conclusão que João apresentava sintomatologia relacionada a Burnout.

  • Gabarito C

    A) Errada. Não há sintomas ou presença de obsessões ou compulsões

    B) Errada. Não foi descrito nenhum trauma ou evento estressor

    C) Correta. Sintomas relacionados a estresse ocupacional, exaustão emocional, redução pessoal e profissional;

    D) Errada. Não há descrição de episódio maníaco


ID
2328808
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entre os sintomas presentes no Transtorno de Estresse Pós-traumático − TEPT está o sentimento de revivescência, em que a pessoa age ou sente como se o evento

Alternativas
Comentários
  • Entre os sintomas presentes no Transtorno de Estresse Pós-traumático − TEPT está o sentimento de revivescência, em que a pessoa age ou sente como se o evento estivesse acontecendo de novo.

  • "estivesse acontecendo de novo" por meio de lembranças, sonhos e reações dissociativas.

    ITEM B


ID
2351704
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Marta testemunhou a morte de um homem baleado por um assaltante à porta do banco em que possui conta bancária. Passou a ter lembranças angustiantes e recorrentes do episódio, sem que pudesse controlá-las, embora tentasse evitá-las; demorava a dormir e quando já dormia, acordava lembrando-se de sonhos relacionados ao assassinato presenciado; adiava sua ida ao banco, mesmo quando muito precisava, pois a cena lhe vinha à mente, na entrada do estabelecimento, o que lhe causava mal-estar e seu corpo paralisava como se estivesse na eminência do episódio vivido; não conseguia mais ficar feliz, mesmo quando algo favorável ocorria; seus familiares preocupavam-se com ela dizendo que estava muito lenta, percebiam-na irritadiça e passou a ter surtos de raiva, o que não era seu costume; passou a se sobressaltar com pequenos fatos e a manter-se hipervigilante; começou a ter dificuldade de concentrar-se em leituras, atividade anterior constante. Transtornada com os sintomas que desenvolveu, procurou ajuda profissional em uma clínica de Psiquiatria e Psicologia. Para determinar um diagnóstico, a equipe consultou o Manual de Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais – DSM 5 e considerou uma diferença entre o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e o transtorno de estresse agudo é que no TEPT a perturbação

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o DSM5, no TEPT o transtorno dura mais de um mês!

  • Essa questão cabe recurso para ANULAÇÃO ou MUDANÇA DO GABARITO, visto que no DSM 5 é citado: 

    "transtorno de estresse agudo é distinto do TEPT porque o padrão sintomático no primeiro ocorre dentro de um mês depois do evento traumático e cede dentro do período daquele mês. Se os sintomas persistirem por mais de um mês e satisfizerem os critérios de TEPT, o diagnóstico muda de transtorno de estresse agudo para TEPT." (página 279)  - Essa passagem demonstra que a alternativa C está CORRETA, pois a assertiva pede a diferença entre estes quadros clínicos.

    Só pra descarrego de consciência: 

    "O transtorno de estresse agudo é distinto do TEPT porque seu padrão sintomático é restrito à duração de 3 dias a 1 mês depois da exposição ao evento traumático" (página 286)

  • O gabarito foi alterado. A banca considerou correta a resposta C, que condiz com o que se encontra no DSM-V.

  • GABARITO C

  • DSM-V - Transtorno de estresse pós-traumático e transtorno de estresse agudo.

    Nos transtornos de adaptação, o estressor pode ser de qualquer gravidade em vez da gravidade e do tipo exigidos pelo Critério A do transtorno de estresse agudo e do transtorno de estresse pós-traumático. Ao fazer a distinção entre transtornos desses dois diagnósticos pós-traumáticos, existem considerações tanto temporais como do perfil sintomático. Transtornos de adaptação podem ser diagnosticados imediatamente e persistir por até seis meses depois da exposição ao evento traumático, enquanto o transtorno de estresse agudo só pode ocorrer entre três dias e um mês da exposição ao estressor. Além disso, o TEPT não pode ser diagnosticado até que se tenha passado pelo menos um mês da ocorrência do estressor traumático. O perfil de sintomas exigido pelo TEPT e pelo transtorno de estresse agudo os diferencia dos transtornos de adaptação. Com relação aos perfis sintomáticos, um transtorno de adaptação pode ser diagnosticado após um evento traumático quando um indivíduo exibe sintomas de transtorno de estresse agudo ou de TEPT que não satisfazem nem excedem o limiar diagnóstico dos transtornos. Um transtorno de adaptação também deverá ser diagnosticado para indivíduos que não tenham sido expostos a um evento traumático, mas ainda assim exibem o perfil sintomático pleno de transtorno de estresse agudo ou TEPT.

     

    Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/channel/UCpGeLjPDDFZii0PVP84LU7w?view_as=subscriber

  • O transtorno de estresse agudo não pode ser diagnosticado até três dias depois de um evento traumático. Apesar de o transtorno poder progredir para o transtorno de estresse pós-traumático depois de um mês, ele também pode ser uma resposta de estresse temporária que cede dentro de um mês da exposição ao trauma e não resulta em TEPT. Aproximadamente metade dos indivíduos que acabam desenvolvendo TEPT apresenta-se inicialmente com transtorno de estresse agudo. A piora dos sintomas durante o mês inicial pode ocorrer, com frequência em virtude de estressores de vida presentes ou outros eventos traumáticos subsequentes.

    GAB C-

    DSM 5 284

    • estresse agudo: sintomas de 3 dias a 1 mês a partir do evento traumático;
    • TEPT agudo: sintomas de 1 mês a 3 meses a partir do evento traumático;
    • TEPT crônico: sintomas de 3 meses a 6 meses a partir do evento traumático;
    • TEPT tardio: sintomas após 6 meses a partir do evento traumático (mais raro);

    Gabarito: C


ID
2355829
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“Como soldado de infantaria do Exército durante a guerra no Iraque, Jesse presenciou o assassinato de crianças e de mulheres. Foi uma experiência horrível para qualquer um. Após convocar um ataque de helicóptero sobre uma casa onde viu caixotes de munição serem carregados, ele ouviu gritos de crianças vindos de dentro. Não sabia se estavam lá, recorda Jesse. De volta à sua casa, no Texas, ele sofreu flashbacks horríveis.” (Welch, 2005.) Qual é o diagnóstico de Jesse?

Alternativas
Comentários
  • Transtorno do estresse pós-traumático (TEPT)

    Transtorno da ansiedade generalizada (TAG)

    Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

  • Meu povo, o que é TF mesmo? brancão!

     

  • Agora tenho que decorar as siglas dos transtornos psíquicos também. É cada uma.

  • TF: Transtorno Fictício.

  • Gab . D

    Evento traumático: (comum em soldados de guerra ou segurança pública).

    Sintomas que predomina: Reações dissociativas (flashbacks).

    CID F43.10 ou 309.81


ID
2609908
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Mulheres expostas à violência doméstica apresentam maior risco para desenvolver o TEPT − Transtorno de Estresse Pós-Traumático. Conforme DMS-V, para o diagnóstico diferencial do TEPT, é necessário identificar

Alternativas
Comentários
  • PARA O DIAGNOSTICO DIFERENCIAL = identificar se há exposiçao permanente de violência, por meio de agressões e ameaças. Pois se a pessoa vive nessa circunstancia, ela não poderia ser diagnosticada com TEPT, ela ainda vive a situaçao de violência concretamente. 

  • Excelente, Ju Murad! Obrigada!

  • A FCC sempre faz comparação do TEPT com o Transtorno de Estresse Agudo. A alternativa A se refere a ele.

    Segundo o DSM-V o Transtorno de Estresse Agudo é distinto do TEPT porque seu padrão sintomático é restrito à duração de 3 dias a 1 mês depois da exposição ao evento traumático.

    Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/channel/UCpGeLjPDDFZii0PVP84LU7w?view_as=subscriber

  • Gabarito errado, pois não é necessária exposição PERMANENTE a evento traumático para o diagnóstico de TEPT

  • Diagnóstico diferencial: Transtorno de Estresse Pós Traumático e Transtorno de Estresse Agudo

    --> identificar se há exposição permanente de violência, por meio de agressões e ameaças (a FCC sempre faz comparação do TEPT com o Transtorno de Estresse Agudo)

    --> o Transtorno de Estresse Agudo é distinto do TEPT porque seu padrão sintomático é restrito à duração de 3 dias a 1 mês depois da exposição ao evento traumático

    "Mulheres expostas à violência doméstica apresentam maior risco para desenvolver o TEPT − Transtorno de Estresse Pós-Traumático. Conforme DMS-V, para o diagnóstico diferencial do TEPT, é necessário identificar se a duração dos sintomas típicos está entre três dias e um mês após a exposição ao evento traumático."

    PARA O DIAGNOSTICO DIFERENCIAL = identificar se há exposiçao permanente de violência, por meio de agressões e ameaças. Pois se a pessoa vive nessa circunstancia, ela não poderia ser diagnosticada com TEPT, ela ainda vive a situaçao de violência concretamente. 

  • Para realizar o diagnóstico diferencial do TEPT é necessário analisar se não se trata de um caso de Transtorno de Estresse Agudo, conforme a alternativa A. A Letra B trata-se de um critério diagnóstico do TEPT, mas não do diferencial. Acredito que caberia recurso ...


ID
2636812
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Trabalhadores cujo exercício laboral apresentam respostas cognitivas, emocionais, comportamentais, fisiológicas e sociais a eventos traumáticos ou estressantes tendem a ser diagnosticados com um dado tipo de transtorno mental denominado Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). Isso devido à exposição a um evento traumático, que pode ocorrer a partir da experiência direta, do testemunho do evento, ao saber que o evento ocorreu com um parente próximo ou amigo íntimo, ou pelo contato repetido com detalhes aversivos do evento. Em relação a esse transtorno e seus sintomas, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • É um transtorno que os estímulos que antes eram neutros são associados a uma resposta incondicionada de medo.

  • (Gabarito: c)

     

    "O transtorno de estresse pós-traumático pode ser compreendido e analisado por meio de interações operante-respondentes. No paradigma respondente, um estímulo incondicionado (situações próximas da morte) gera uma resposta incondicionada (respostas emocionais de dor, medo, ansiedade, tristeza). Estímulos que eram neutros (terremoto, tsunami) são emparelhados ao estímulo incondicionado, gerando estímulos condicionados, que eliciam respostas condicionadas, de medo de terremoto, por exemplo. Então esta resposta condicionada, não sendo extinta, permanece mesmo que haja um novo pareamento."

     

    Fonte: https://www.comportese.com/2012/06/transtorno-de-estresse-pos-traumatico-tept-uma-explicacao-analitico-comportamental

  • Classicamente, os sintomas dividem-se em duas categorias: sintomas negativos, que refletem uma perda ou diminuição das funções normais, e sintomas positivos, que acrescentam ou adicionam algo a essas funções.

     

    Sintomas positivos

    Existem dois tipos de sintomas positivos:

     

    ·         Delírios
    As pessoas com esquizofrenia têm, com frequência, convicções ilusórias que recusam a abandonar mesmo quando lhes são apresentavas provas concretas de que estão erradas. Podem, por isso, desenvolver paranoias, ter delírios persecutórios, místicos, de grandeza ou convencer-se que são outras pessoas.

     

    ·         Alucinações
    Outro sintoma relativamente comum entre as pessoas com esquizofrenia é a sensação de que estão a ver, ouvir, cheirar, saborear ou tocar em coisas que não estão realmente lá. A mais frequente destas alucinações sensoriais é, por exemplo, ouvir vozes, muitas vezes críticas ou de comando.

     

    Sintomas negativos

    A esquizofrenia pode ter sintomas que se traduzem por défices. Há algo que está "em falta". As pessoas afetadas pela doença podem:

    ·         Isolar-se da família e dos amigos e evitar atividades sociais;

    ·         Ter dificuldade em sentir ou expressar emoções;

    ·         Sentir falta de energia e motivação;

    ·         Deixar de ter interesse nas atividades do dia a dia.

     

  • DSM V

    • a) sofrimento psicológico intenso ou prolongado;
    • b) no TEPT sabe-se qual foi o evento causal ou precipitante;
    • d) redução da capacidade de sentir emoções positivas;

    Gabarito: C


ID
2649691
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a transtornos de estresse pós-traumático (TEPT), julgue o item que se segue.

No TEPT agudo, a perturbação tem duração mínima de dois dias e máxima de quatro semanas após o evento traumático, enquanto no TEPT os sintomas encontram-se presentes após um mês e as perturbações não estão primariamente relacionadas a efeitos fisiológicos causados por alterações de substâncias no organismo.

Alternativas
Comentários
  • Não sei se o CESPE alterou o gabarito ou anulou a questão. Se não o fez, deveria, porque o gabarito fornecido (CERTO) está equivocado. A assertiva está incorreta. O Transtorno de Estresse Agudo, conforme o DSM-5, página 281, possui duração que vai de três dias (não dois) a um mês do evento traumático.

  • Sim, no DSM V fala mínimo 3 dias

  • Justificativa do CESPE para anular a questão: "A utilização da nomeclatura “TEPT  agudo” em vez da “TEA” prejudicou o julgamento objetivo do item."

    Ou seja... no DSM-5 há Transtorno de estresse pós-traumáticoTranstorno de Estresse Agudo... mas não Transtorno de estresse pós-traumático Agudo.


ID
2649694
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a transtornos de estresse pós-traumático (TEPT), julgue o item que se segue.

As intervenções terapêuticas indicadas para o TEPT incluem terapias cognitivas e comportamentais; reprocessamento e dessensibilização de traumas por meio do movimento ocular (EMDR); psicoterapia psicodinâmica; interrogatório psicológico (debriefing); e psicoeducação e apoio.

Alternativas
Comentários
  • Debriefing (interrogatório): "descrito como o termo genérico para as intervenções imediatas após um trauma (geralmente no período de até três dias), procura aliviar o estresse com o objetivo de evitar patologias de longa duração, por meio da reconstrução narrativa da experiência e da ventilação catártica de seus impactos penosos. O Debriefing Psicológico (DP) promove a normalização do sofrimento e fornece uma “psicoeducação” em relação aos sintomas presumidos e métodos para sua melhoria.

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbp/v25s1/a14v25s1.pdf


ID
2649697
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a transtornos de estresse pós-traumático (TEPT), julgue o item que se segue.


O tratamento de TEPT pode incluir a EMDR, que se baseia em exposição (com múltiplas exposições breves e ininterruptas ao material traumático), movimento ocular, lembrança e verbalização de memórias traumáticas de um ou mais eventos.

Alternativas
Comentários
  • (Gabarito: certo)

    "EMDR é uma modalidade altamente eficaz de tratar TEPT. Consiste em uma estimulação bilateral (toques, movimentos dos olhos ou sons) usados enquanto os pacientes são convidados a: a) focar uma imagem que represente o evento traumático, bem como emoções, sensações e cognições negativas internalizadas sobre eles mesmos relativas ao evento; b) relatar imagens, sentimentos, pensamentos, ou sensações corporais que ocorrerem durante o processo. O modelo do EMDR considera que a memória é armazenada em redes associadas que se organizam em torno do mais antigo evento relacionado e seus afetos associados. Essas redes de memória são compreendidas como contendo pensamentos, imagens, emoções e sensações relacionadas."

    Fonte: http://www.ufrrj.br/seminariopsi/2011/boletim2011-1/boletim.pdf#page=66


ID
2721097
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A afetividade é um dos aspectos que deve ser avaliado durante a realização do exame do estado mental. Ainda que o paciente não expresse verbalmente como se sente, o afeto é expresso por meio de gestos, do olhar, da postura e do tom de voz. Referente às manifestações da afetividade nos principais transtornos mentais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • b- Embotamento é sintoma negativo;

     

  • F43.1 Estado de “stress” pós -traumático : CID 10

    Os sintomas típicos incluem a revivescência repetida do

    evento traumático sob a forma de lembranças invasivas (“flashbacks”), de sonhos

    ou de pesadelos; ocorrem num contexto durável de “anestesia psíquica” e de

    embotamento emocional, de retraimento com relação aos outros, insensibilidade ao

    ambiente, anedonia, e de evitação de atividades ou de situações que possam

    despertar a lembrança do traumatismo.

  • Embotamento afetivo é um tipo de comportamento em que o indivíduo se apresenta com dificuldades em expressar emoções e sentimentos

  • gab: A

    Anedonia X Apatia

    Ambas frequentes nos transtornos mentais, nem sempre estão presentes simultaneamente. A anedonia se aproxima mais de uma alteração das emoções que do humor e do sentimento: a pessoa não sente prazer (uma reação emocional mais aguda a certas atividades que causam “bem-estar mental”), mas ainda pode ter seu humor e sentimentos bem ativos (mesmo que seja na forma de um humor depressivo, por exemplo). Já a apatia é a incapacidade de sentir afetos, o que quer dizer que estão comprometidos desde o humor até os sentimentos e as emoções, como que numa ausência completa de experiência afetiva (ou uma espécie de “afeto neutro/indiferente”).

    Em psicologia/psiquiatria, que trabalha com a elaboração de diagnósticos, um erro de diferenciação entre esses dois termos pode culminar em erros de conduta.

    https://meucerebro.com/anedonia-vida-em-preto-e-branco/


ID
2825296
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma característica central do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) é que seu desenvolvimento está ligado a um evento traumático. De acordo com o DSM-V, seus sintomas podem ser divididos nas seguintes categorias:

Alternativas
Comentários
  • D) reexperimentação comportamental, esquiva, choro compulsivo e alterações cognitivas intermitentes.É PERSISTENTE

  • Transtorno de estresse pós-traumático

    A. Exposição a episódio concreto ou ameaça de morte, lesão grave ou violência sexual em uma (ou mais) das seguintes formas:

    1. Vivenciar diretamente o evento traumático.

    2. Testemunhar pessoalmente o evento traumático ocorrido com outras pessoas.

    3. Saber que o evento traumático ocorreu com familiar ou amigo próximo. Nos casos de episódio

    concreto ou ameaça de morte envolvendo um familiar ou amigo, é preciso que o evento

    tenha sido violento ou acidental.

    4. Ser exposto de forma repetida ou extrema a detalhes aversivos do evento traumático (p. ex.,

    socorristas que recolhem restos de corpos humanos; policiais repetidamente expostos a

    detalhes de abuso infantil).

    Nota: O Critério A4 não se aplica à exposição por meio de mídia eletrônica, televisão, filmes

    ou fotografias, a menos que tal exposição esteja relacionada ao trabalho.

    B. Presença de um (ou mais) dos seguintes sintomas intrusivos associados ao evento traumático,

    começando depois de sua ocorrência:

    1. Lembranças intrusivas angustiantes, recorrentes e involuntárias do evento traumático.

    2. Sonhos angustiantes recorrentes nos quais o conteúdo e/ou o sentimento do sonho estão

    relacionados ao evento traumático.

    3. Reações dissociativas (p. ex., flashbacks) nas quais o indivíduo sente ou age como se o

    evento traumático estivesse ocorrendo novamente. (Essas reações podem ocorrer em um

    continuum, com a expressão mais extrema na forma de uma perda completa de percepção

    do ambiente ao redor.)

    4. Sofrimento psicológico intenso ou prolongado ante a exposição a sinais internos ou externos

    que simbolizem ou se assemelhem a algum aspecto do evento traumático.

    5. Reações fisiológicas intensas a sinais internos ou externos que simbolizem ou se assemelhem

    a algum aspecto do evento traumático.

    C. Evitação persistente de estímulos associados ao evento traumático, começando após a ocorrência do evento, conforme evidenciado por um ou ambos dos seguintes aspectos:

    1. Evitação ou esforços para evitar recordações, pensamentos ou sentimentos angustiantes

    acerca de ou associados de perto ao evento traumático.

    2. Evitação ou esforços para evitar lembranças externas (pessoas, lugares, conversas, atividades,

    objetos, situações) que despertem recordações, pensamentos ou sentimentos angustiantes

    acerca de ou associados de perto ao evento traumático.

  • D. Alterações negativas em cognições e no humor associadas ao evento traumático começando

    ou piorando depois da ocorrência de tal evento, conforme evidenciado por dois (ou mais) dos

    seguintes aspectos:

    1. Incapacidade de recordar algum aspecto importante do evento traumático (geralmente devido

    a amnésia dissociativa, e não a outros fatores, como traumatismo craniano, álcool ou

    drogas).

    2. Crenças ou expectativas negativas persistentes e exageradas a respeito de si mesmo, dos

    outros e do mundo (p. ex., “Sou mau”, “Não se deve confiar em ninguém”, “O mundo é perigoso”,

    “Todo o meu sistema nervoso está arruinado para sempre”).

    3. Cognições distorcidas persistentes a respeito da causa ou das consequências do evento

    traumático que levam o indivíduo a culpar a si mesmo ou os outros.

    4. Estado emocional negativo persistente (p. ex., medo, pavor, raiva, culpa ou vergonha).

    5. Interesse ou participação bastante diminuída em atividades significativas.

    6. Sentimentos de distanciamento e alienação em relação aos outros.

    7. Incapacidade persistente de sentir emoções positivas (p. ex., incapacidade de vivenciar sentimentos

    de felicidade, satisfação ou amor).

    E. Alterações marcantes na excitação e na reatividade associadas ao evento traumático, começando ou piorando após o evento, conforme evidenciado por dois (ou mais) dos seguintes aspectos:

    1. Comportamento irritadiço e surtos de raiva (com pouca ou nenhuma provocação) geralmente

    expressos sob a forma de agressão verbal ou física em relação a pessoas e objetos.

    2. Comportamento imprudente ou autodestrutivo.

    3. Hipervigilância.

    4. Resposta de sobressalto exagerada.

    5. Problemas de concentração.

    6. Perturbação do sono (p. ex., dificuldade para iniciar ou manter o sono, ou sono agitado).

    F. A perturbação (Critérios B, C, D e E) dura mais de um mês.

    G. A perturbação causa sofrimento clinicamente significativo e prejuízo social, profissional ou em

    outras áreas importantes da vida do indivíduo.

    H. A perturbação não se deve aos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., medicamento,

    álcool) ou a outra condição médica.

    FONTE: DSM V

    Gabarito: B

  • reexperimentação, esquiva, alterações negativas persistentes em cognições e humor e excitabilidade aumentada.

    letra b

  • Já errei outras, mas essa eu consegui acertar pelo sintoma excitabilidade aumentada. Palavra-chave.

    Tept --- excitabilidade aumentada

  • TEPT: acima de um mês;

    Stress agudo: de 3 dias até um mês.

  • Eu achei a E correta, por se falar em evitação e em trauma remanescente.

  • DSM V

    Classes de sintomas do TEPT (isolados ou combinados)

    • excitação/estímulo autonômico;
    • intrusão/revivescência/reexperimentação;
    • humor negativo/disforia;
    • dissociação;
    • evitação/esquiva;

    Gabarito: B


ID
3302386
Banca
AOCP
Órgão
SUSIPE-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao Transtorno de Estresse Pós-Traumático, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3390499
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O transtorno de estresse agudo é distinto do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) porque seu padrão sintomático, depois da exposição ao evento traumático, é restrito à duração de

Alternativas
Comentários
  • Grabarito Letra C

    O transtorno de estresse agudo tem um padrão sintomático que pode durar de três dias a um mês. Se esse padrão persistir por mais de um mês, caracteriza-se como Transtorno de Estresse Pós- Traumático.

  • C - 3 dias a um mês

    No transtorno de estresse agudo, as pessoas passaram por um evento traumático, vivendo-o diretamente (p. ex., como uma lesão grave ou ameaça de morte) ou indiretamente (p. ex., testemunhar eventos acontecendo com outras pessoas, ter conhecimento de eventos que ocorreram a familiares ou amigos íntimos). As pessoas têm memórias recorrentes do trauma, evitam estímulos que façam com que se lembrem do trauma, e se sentem mais alertas. Os sintomas começam em 4 semanas depois do evento traumático e duram no mínimo 3 dias, mas, ao contrário do , não duram mais de 1 mês. As pessoas com esse transtorno podem experimentar .

  • O transtorno de estresse agudo tem um padrão sintomático que pode durar de três dias a um mês. Se esse padrão persistir por mais de um mês, caracteriza-se como Transtorno de Estresse Pós- Traumático.

    No transtorno de estresse agudo, as pessoas passaram por um evento traumático, vivendo-o diretamente (p. ex., como uma lesão grave ou ameaça de morte) ou indiretamente (p. ex., testemunhar eventos acontecendo com outras pessoas, ter conhecimento de eventos que ocorreram a familiares ou amigos íntimos).

    As pessoas têm memórias recorrentes do trauma, evitam estímulos que façam com que se lembrem do trauma, e se sentem mais alertas.

  • Isso Mesmo Gabarito Letra C. Três dias a um mês se passar disso já é Transtorno de estresse pós -traumático

  • TEA - 3 dias a 1 mês

    TEPT - 1 mês - 6 mês (crônico)

    Transtorno de Adaptação - início imediato, persistindo por 6 meses

    • estresse agudo: sintomas de 3 dias a 1 mês a partir do evento traumático;
    • TEPT agudo: sintomas de 1 mês a 3 meses a partir do evento traumático;
    • TEPT crônico: sintomas de 3 meses a 6 meses a partir do evento traumático;
    • TEPT tardio: sintomas após 6 meses a partir do evento traumático (mais raro);

    Gabarito: C


ID
3460582
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Ângulo - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para o DSM – 5, característica essencial é o desenvolvimento de sintomas típicos que duram de três dias a um mês após a exposição a um ou mais eventos traumáticos que podem ser: exposição a guerra, ameaça ou episódio real de agressão pessoal violenta, assalto, roubo, acidente grave, sequestro entre outros eventos. Esse critério diagnóstico se refere a

Alternativas
Comentários
  • Para não confundir:

    • estresse agudo: sintomas de 3 dias a 1 mês a partir do evento traumático;
    • TEPT agudo: sintomas de 1 mês a 3 meses a partir do evento traumático;
    • TEPT crônico: sintomas de 3 meses a 6 meses a partir do evento traumático;
    • TEPT tardio: sintomas após 6 meses a partir do evento traumático (mais raro);

    Gabarito: D


ID
3506662
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Quixeramobim - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quando o estímulo estressor permanece, levando o sujeito a somatizar um infarto, úlceras, psoríase, pânico, diz-se que está instalado um estresse no nível de

Alternativas
Comentários
  • Oi? Não entendi essa.

  • Será q as outras áreas também sofrem com isso? Pq as bancas só dão bola fora com psi.

    N sei de onde tiram o povo pra elaborar questão.

  • Na Síndrome de Adaptação Geral, do Hans Selye, ela elenca três fases: ALERTA, RESISTÊNCIA e EXAUSTÃO

    (1°) Alerta (eustress) - uma fase positiva e benéfica para o sujeito. Momento que ele entra em contato com determinada situação que ocasiona uma sensação de alerta, ansiedade, que requisita atenção do sujeito. Momento que surge um objeto estressor, consigo lidar com ele e obtenho a homeostase novamente.

    (2°) Fase de Resistência é o momento do qual há uma quebra da resistência da pessoa.

    (3°) Fase da exaustão – momento que sujeito não consegue se adaptar satisfatoriamente, e começam a surgir doenças graves (o surgimento de uma DOENÇA diferencia a Fase de Resistência da Fase de Exaustão.

    ACREDITO QUE A RESPOSTA CORRETA SEJA A LETRA D

    Quando ele diz: "estímulo estressor permanece, levando o sujeito a somatizar um infarto, úlceras, psoríase", vc entende que já surgiu uma doença (exaustão). E a própria questão pergunta em qual nível de estresse esse trecho está relacionado.

  • Ao meu ver, a resposta correta é a D: Exaustão.

    Como sempre, não temos comentários dos professores.

  • fonte: comic sans, só pode.


ID
3508612
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Ribeirão Claro - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo o DSM – 5, sobre Transtorno Relacionado a Trauma e Estressores é incorreto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Que eu saiba o TEPT surge até o terceiro mês, nesse período de seis meses desenvolve-se o TEPT tardio.

  • TEPT Agudo -3 meses

    TEPT Crônico +3 meses

    TEPT Tardio +6 meses


ID
3539293
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao Transtorno de Estresse Pós-Traumático e seus sintomas, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Achou + de 1 resposta correta?! Volta para o enunciado! rs

    Gab.: B

    Fenômenos regressivos, tais como voltar a molhar a cama, falar infantilmente ou chupar o dedo.

  • Sinceramente, não acho que a assertiva seja coerente, pois no DSM5, na página 276, diz: "A regressão do desenvolvimento, como a perda da fala em crianças pequenas, pode ocorrer".

  • De acordo com o DSM-V, são critérios diagnósticos para o Transtorno do Estresse Pós-traumático (309.81):

    Nota: Os critérios a seguir aplicam-se a adultos, adolescentes e crianças acima de 6 anos de idade. Para crianças com menos de 6 anos, consulte os critérios correspondentes a seguir.

    A. Exposição a episódio concreto ou ameaça de morte, lesão grave ou violência sexual em uma (ou mais) das seguintes formas:

    1. Vivenciar diretamente o evento traumático.
    2. Testemunhar pessoalmente o evento traumático ocorrido com outras pessoas.
    3. Saber que o evento traumático ocorreu com familiar ou amigo próximo. Nos casos de episódio concreto ou ameaça de morte envolvendo um familiar ou amigo, é preciso que o evento tenha sido violento ou acidental.
    4. Ser exposto de forma repetida ou extrema a detalhes aversivos do evento traumático (p. ex., socorristas que recolhem restos de corpos humanos; policiais repetidamente expostos a detalhes de abuso infantil).

    Nota: O Critério A4 não se aplica à exposição por meio de mídia eletrônica, televisão, filmes ou fotografias, a menos que tal exposição esteja relacionada ao trabalho.

    B. Presença de um (ou mais) dos seguintes sintomas intrusivos associados ao evento traumático, começando depois de sua ocorrência:

    1. Lembranças intrusivas angustiantes, recorrentes e involuntárias do evento traumático.
    Nota: Em crianças acima de 6 anos de idade, pode ocorrer brincadeira repetitiva na qual temas ou aspectos do evento traumático são expressos.

    2. Sonhos angustiantes recorrentes nos quais o conteúdo e/ou o sentimento do sonho estão relacionados ao evento traumático.
    Nota: Em crianças, pode haver pesadelos sem conteúdo identificável.

    3. Reações dissociativas (p. ex., flashbacks) nas quais o indivíduo sente ou age como se o evento traumático estivesse ocorrendo novamente. (Essas reações podem ocorrer em um continuum, com a expressão mais extrema na forma de uma perda completa de percepção do ambiente ao redor.)
    Nota: Em crianças, a reencenação específica do trauma pode ocorrer na brincadeira.

    4. Sofrimento psicológico intenso ou prolongado ante a exposição a sinais internos ou externos que simbolizem ou se assemelhem a algum aspecto do evento traumático.

    5. Reações fisiológicas intensas a sinais internos ou externos que simbolizem ou se assemelhem a algum aspecto do evento traumático.

    C. Evitação persistente de estímulos associados ao evento traumático, começando após a ocorrência do evento, conforme evidenciado por um ou ambos dos seguintes aspectos:

    1. Evitação ou esforços para evitar recordações, pensamentos ou sentimentos angustiantes acerca de ou associados de perto ao evento traumático.

    2. Evitação ou esforços para evitar lembranças externas (pessoas, lugares, conversas, atividades, objetos, situações) que despertem recordações, pensamentos ou sentimentos angustiantes acerca de ou associados de perto ao evento traumático.

    D. Alterações negativas em cognições e no humor associadas ao evento traumático começando ou piorando depois da ocorrência de tal evento, conforme evidenciado por dois (ou mais) dos seguintes aspectos:

    1. Incapacidade de recordar algum aspecto importante do evento traumático (geralmente devido a amnésia dissociativa, e não a outros fatores, como traumatismo craniano, álcool ou drogas).
    2. Crenças ou expectativas negativas persistentes e exageradas a respeito de si mesmo, dos outros e do mundo (p. ex., “Sou mau", “Não se deve confiar em ninguém", “O mundo é perigoso", “Todo o meu sistema nervoso está arruinado para sempre").
    3. Cognições distorcidas persistentes a respeito da causa ou das consequências do evento traumático que levam o indivíduo a culpar a si mesmo ou os outros.
    4. Estado emocional negativo persistente (p. ex., medo, pavor, raiva, culpa ou vergonha).
    5. Interesse ou participação bastante diminuída em atividades significativas.
    6. Sentimentos de distanciamento e alienação em relação aos outros.
    7. Incapacidade persistente de sentir emoções positivas (p. ex., incapacidade de vivenciar sentimentos de felicidade, satisfação ou amor).

    E. Alterações marcantes na excitação e na reatividade associadas ao evento traumático, começando ou piorando após o evento, conforme evidenciado por dois (ou mais) dos seguintes aspectos:

    1. Comportamento irritadiço e surtos de raiva (com pouca ou nenhuma provocação) geralmente expressos sob a forma de agressão verbal ou física em relação a pessoas e objetos.
    2. Comportamento imprudente ou autodestrutivo.
    3. Hipervigilância.
    4. Resposta de sobressalto exagerada.
    5. Problemas de concentração.
    6. Perturbação do sono (p. ex., dificuldade para iniciar ou manter o sono, ou sono agitado).

    F. A perturbação (Critérios B, C, D e E) dura mais de um mês.

    G. A perturbação causa sofrimento clinicamente significativo e prejuízo social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.

    H. A perturbação não se deve aos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., medicamento, álcool) ou a outra condição médica. 

    Determinar o subtipo:
    Com sintomas dissociativos: Os sintomas do indivíduo satisfazem os critérios de transtorno de estresse pós-traumático, e, além disso, em resposta ao estressor, o indivíduo tem sintomas persistentes ou recorrentes de:

    1. Despersonalização: Experiências persistentes ou recorrentes de sentir-se separado e como se fosse um observador externo dos processos mentais ou do corpo (p. ex., sensação de estar em um sonho; sensação de irrealidade de si mesmo ou do corpo ou como se estivesse em câmera lenta).
    2. Desrealização: Experiências persistentes ou recorrentes de irrealidade do ambiente ao redor (p. ex., o mundo ao redor do indivíduo é sentido como irreal, onírico, distante ou distorcido).

    Nota: Para usar esse subtipo, os sintomas dissociativos não podem ser atribuíveis aos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., apagões, comportamento durante intoxicação alcoólica) ou a outra condição médica (p. ex., convulsões parciais complexas).

    Especificar se:

    Com expressão tardia: Se todos os critérios diagnósticos não forem atendidos até pelo menos seis meses depois do evento (embora a manifestação inicial e a expressão de alguns sintomas possam ser imediatas).

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Realmente essa alternativa não faz sentido, pois comportamentos podem sim estar ligados diretamente ao TEPT.

  • Ajudou bastante, Samara!

  • acho que o gabarito correto é D, pois os sintomas são da depressão.


ID
3577483
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Marilena - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Paciente, feminina, estava dirigindo e presenciou um grave acidente, que proporcionou ferimentos sérios aos envolvidos. Sentiu-se imensamente tensa, nervosa e impotente, relembrando e revivendo o ocorrido com frequência, mesmo tentando fugir dessas lembranças, as quais se repetem há, aproximadamente, três meses. Ela relata sentir demasiado medo, sofrimento, não quer mais sair de casa nem executar suas ocupações. Esses eventos correspondem ao diagnóstico de

Alternativas
Comentários
  • Letra e - estresse pós-traumático.

    Critérios Diagnósticos:

    A. Exposição a episódio concreto ou ameaça de morte, lesão grave ou violência sexual ...

    B. Presença de um (ou mais) dos seguintes sintomas intrusivos ...

    C. Evitação persistente de estímulos associados ao evento traumático ...

    D. Alterações negativas em cognições e no humor ...

  • Lembrando apenas que se os sintomas fossem os mesmos, mas o lapso temporal entre a exposição ao evento e os sintomas fosse de 3 dias a 1 mês, o diagnóstico seria o de estresse agudo. Nesse tipo de questão, mais do que os sintomas propriamente ditos, o que vai trazer o diagnóstico diferencial é justamente o tempo de duração.

    • estresse agudo: sintomas de 3 dias a 1 mês a partir do evento traumático;
    • TEPT agudo: sintomas de 1 mês a 3 meses a partir do evento traumático;
    • TEPT crônico: sintomas de 3 meses a 6 meses a partir do evento traumático;
    • TEPT tardio: sintomas após 6 meses a partir do evento traumático (mais raro);

    Gabarito: E


ID
3615304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de transtornos psicológicos e do trabalho do psicólogo.


Uma pessoa que fica refém de bandidos em um assalto, é ameaçada com arma de fogo apontada para sua cabeça e sofre agressões verbais como forma de pressão dos bandidos para conseguir das autoridades recursos para escapar, desenvolve estresse pós-traumático.

Alternativas
Comentários
  •  Percebe-se que fatores individuais biopsicossociais podem fazer com que uma pessoa desenvolva TEPT e outra não.

    GABARITO : ERRADO

  • Uma pessoa que fica refém de bandidos em um assalto, é ameaçada com arma de fogo apontada para sua cabeça e sofre agressões verbais como forma de pressão dos bandidos para conseguir das autoridades recursos para escapar, pode desenvolver estresse pós-traumático.

    • Assim como outros transtornos, o indivíduo pode desenvolver ou não, a depender de n outras variáveis. Logo, afirmar que o sujeito desenvolve é arbitrário e incorreto.

    Gabarito: Errado

  • A pessoa pode desenvolver ou não. Nem todas que passam por tais eventos desenvolvem...

    Uma pessoa que fica refém de bandidos em um assalto, é ameaçada com arma de fogo apontada para sua cabeça e sofre agressões verbais como forma de pressão dos bandidos para conseguir das autoridades recursos para escapar, desenvolve estresse pós-traumático.


ID
3672913
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2010
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o desenvolvimento do Transtorno de Estresse Pós-Traumático, podemos dizer que:

Alternativas
Comentários
  • De 3 dias a 1 mês, tem-se o Transtorno de Estresse Agudo.

    De 1 mês a 6 meses, nós temos o Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT)

    Após os 6 meses, nós teríamos o TEPT em sua forma crônica.

  • após 3 meses é considerado crônico!!

  • Cuidado com os comentários equivocados que podem induzir os demais colegas ao erro.

    DSM V

    • estresse agudo: sintomas de 3 dias a 1 mês a partir do evento traumático;
    • TEPT agudo: sintomas de 1 mês a 3 meses a partir do evento traumático;
    • TEPT crônico: sintomas de 3 meses a 6 meses a partir do evento traumático;
    • TEPT tardio: sintomas após 6 meses a partir do evento traumático (mais raro);

    Gabarito: D


ID
3719113
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Hiperatividade neurovegetativa, com hipervigilância, estado de alerta e insônia, associadas frequentemente a uma ansiedade, depressão ou ideação suicida podem ser sinais do seguinte transtorno:

Alternativas
Comentários
  • Transtorno Fóbico-Ansioso 

    se caracteriza, exatamente, pela prevalência da Fobia, sintoma, entre os demais sintomas de ansiedade, ou seja, um medo anormal, desproporcional e persistente diante de um objeto ou situação específica.

    Transtorno de Salim kkkkkkkkkkkk é o nome de um médico

    TEPP : Entre os sintomas estão pesadelos ou lembranças repentinas (flashbacks), fuga de situações que relembrem o trauma, reações exageradas a estímulos, ansiedade e humor deprimido. Hiperexcitabilidade psíquica e psicomotora: taquicardia, sudorese, tonturas, dor de cabeça, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, irritabilidade, hipervigilância.

    Transtorno de mutação : Não existe

    Transtorno de associação: Não existe.

  • O TEPT pode ter ideação suicida? O DSM V não fala nada respeito.
  • Pessoal, não vamos confundir critérios diagnósticos (que precisam ser preenchidos para que seja feito o diagnóstico do transtorno) com questões diagnósticas relativas a gênero, idade, risco de suicídio, etc. que trazem questões associadas, via de regra comuns, mas que não necessariamente devem ser preenchidas. Em momento algum a questão trouxe que tentativas de suicídio e/ou ideação são critérios para diagnosticar o TEPT. Interpretação, meu povo.

    O DSM V dispõe:

    • O TEPT está associado a ideação suicida e tentativas de suicídio, e a presença do transtorno pode indicar quais indivíduos com essa ideação acabam elaborando um plano de suicídio ou de fato tentam cometer suicídio.

    Gabarito: C


ID
3724549
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Mauá - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para responder à questão, considere o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5).

Qual dos transtornos abaixo é um dos Transtornos Relacionados a Trauma e Estressores?

Alternativas
Comentários
  • DSM V

    Os transtornos relacionados a trauma e estressores incluem transtornos nos quais a exposição a um evento traumático ou estressante está listada explicitamente como um critério diagnóstico e reúnem:

    • Transtorno de apego reativo;
    • Transtorno de interação social desinibida;
    • Transtorno de estresse pós-traumático;
    • Transtorno de estresse agudo;
    • Transtornos de adaptação.

    A característica essencial do transtorno de interação social desinibida é um padrão de comportamento que envolve uma conduta excessivamente familiar e culturalmente inapropriada com pessoas estranhas. Esse comportamento excessivamente familiar viola os limites sociais da cultura (p. 269).

    Gabarito: A

  • TRAUMAS E ESTRESSORES DSM-V:

    1. T. apego reativo
    2. T. de interação social Desinibida (gab. da questão)
    3. T. Estresse pós-traumático
    4. T. Estresse agudo
    5. T. Adaptação
    6. outros

    “Ninguém conseguirá destruir os seus sonhos, a menos que você permita que isso aconteça.”


ID
4825834
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O transtorno do estresse pós-traumático apresenta alguns critérios para seu diagnóstico, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Na classificação de quadro agudo, a duração dos sintomas é inferior a 1 mês.

    • estresse agudo: de 3 dias a 1 mês da exposição ao evento;
    • TEPT agudo: de 1 a 3 meses da exposição ao evento;
    • TEPT crônico: de 3 a 6 meses da exposição ao evento;
    • TEPT tardio: após 6 meses da exposição ao evento.

    Gabarito: A

  • De acordo com o DSM V, o Critério A2 do DSM-IV referente à reação subjetiva ao evento traumático (p. ex., experimentar “medo, impotência ou horror”) foi eliminado, não fazem mais parte do Criterio A


ID
4884226
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Pedro do Rosário - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“É a doença psiquiátrica que provoca oscilações imprevisíveis no humor, variando entre depressão, que consiste em tristeza e desânimo, e mania, impulsividade e característica excessivamente extrovertida.”


O transtorno citado acima é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

  • Gabarito D.

    "transtorno bipolar é uma alteração mental grave em que a pessoa apresenta oscilações de humor que podem variar desde depressão, em que há profunda tristeza, até mania, em que há euforia extrema, ou hipomania, que é uma versão mais leve da mania."


ID
4902658
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), segundo o DSM-5.

Alternativas
Comentários
  • DSM V

    O TEPT é mais prevalente no sexo feminino do que no masculino ao longo da vida. Mulheres na população em geral sofrem TEPT de duração maior do que os homens. Pelo menos parte do risco maior de TEPT no sexo feminino parece ser atribuível a uma probabilidade maior de exposição a eventos traumáticos, como estupro e outras formas de violência interpessoal (p. 278).

    • a) são fatores de risco;
    • c) possível diagnóstico em adolescentes/crianças, porém crianças têm critérios específicos;
    • d) mulheres, no geral, sofrem TEPT de duração maior do que os homens.

    Gabarito: B


ID
4932697
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-IV-TR aponta que enquanto no Transtorno de Estresse Pós-Traumático, o estressor deve ser de natureza extrema, no Transtorno da Adaptação, o estressor pode ter qualquer

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C) Segundo o DSM-V (pág 287) TRANSTORNOS DE ADAPTAÇÃO tópico B. 1. - "Sofrimento intenso desproporcional à gravidade ou à intensidade do estressor, considerando-se o contexto cultural e os fatores culturais que poderiam influenciar a gravidade e a apresentação dos sintomas."

  • Nível de questão: puro decoreba!

  • Questão deduzível de certo modo. Quanto fala sobre a natureza "extrema" do estressor no TEPT, deduz-se que ele vá pedir um comparativo de gravidade também no transtorno de adaptação.

  • Eu me senti na quarta série respondendo essa questão. "Complete....... tracinho no final e tudo kkkkklklkklkkllkkkk


ID
5003851
Banca
INSTITUTO MAIS
Órgão
AHM-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o estresse infantil, é correto afirmar que

Alternativas

ID
5003866
Banca
INSTITUTO MAIS
Órgão
AHM-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEP), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Transtorno de Estresse Pós-Traumático - DSM V

    A. Exposição a episódio concreto ou ameaça de morte, lesão grave ou violência sexual em uma (ou

    mais) das seguintes formas:

    1. Vivenciar diretamente o evento traumático.

    2. Testemunhar pessoalmente o evento traumático ocorrido com outras pessoas.

    3. Saber que o evento traumático ocorreu com familiar ou amigo próximo. Nos casos de episódio

    concreto ou ameaça de morte envolvendo um familiar ou amigo, é preciso que o evento

    tenha sido violento ou acidental.

    4. Ser exposto de forma repetida ou extrema a detalhes aversivos do evento traumático (p. ex.,

    socorristas que recolhem restos de corpos humanos; policiais repetidamente expostos a

    detalhes de abuso infantil).

    Nota: O Critério A4 não se aplica à exposição por meio de mídia eletrônica, televisão, filmes

    ou fotografias, a menos que tal exposição esteja relacionada ao trabalho.

    B. Presença de um (ou mais) dos seguintes sintomas intrusivos associados ao evento traumático,

    começando depois de sua ocorrência:

    1. Lembranças intrusivas angustiantes, recorrentes e involuntárias do evento traumático.

    Nota: Em crianças acima de 6 anos de idade, pode ocorrer brincadeira repetitiva na qual

    temas ou aspectos do evento traumático são expressos.

    2. Sonhos angustiantes recorrentes nos quais o conteúdo e/ou o sentimento do sonho estão

    relacionados ao evento traumático.

    Nota: Em crianças, pode haver pesadelos sem conteúdo identificável.

    3. Reações dissociativas (p. ex., flashbacks) nas quais o indivíduo sente ou age como se o

    evento traumático estivesse ocorrendo novamente. (Essas reações podem ocorrer em um

    continuum, com a expressão mais extrema na forma de uma perda completa de percepção

    do ambiente ao redor.)

    Nota: Em crianças, a reencenação específica do trauma pode ocorrer na brincadeira.

    4. Sofrimento psicológico intenso ou prolongado ante a exposição a sinais internos ou externos

    que simbolizem ou se assemelhem a algum aspecto do evento traumático.

    5. Reações fisiológicas intensas a sinais internos ou externos que simbolizem ou se assemelhem

    a algum aspecto do evento traumático.

    C. Evitação persistente de estímulos associados ao evento traumático, começando após a ocorrência

    do evento, conforme evidenciado por um ou ambos dos seguintes aspectos:

  • DSM V

    • a) a duração da perturbação crônica é superior a 3 meses e inferior a 6 meses;
    • b) é mais prevalente no sexo feminino;
    • d) existem critérios específicos p/ diagnosticar o TEPT em crianças menores de 6 anos;
    • e) o critério não se aplica à exposição por meio de mídia eletrônica, televisão, filmes ou fotografias;

    Gabarito: C


ID
5128342
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Maracajá - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Preencha os conceitos com o número correto. 


(1) Transtorno Borderline

(2) Transtorno de estresse pós-traumático

(3) Fobia social

(4) Transtorno de ansiedade de separação


( ) Esforços desesperados para evitar abandono real ou imaginado; Perturbação da identidade: instabilidade acentuada e persistente da autoimagem ou da percepção de si mesmo.

( ) Caracterizado(a) por ansiedade excessiva em relação ao afastamento dos pais ou seus substitutos, não adequada ao nível de desenvolvimento, que persiste por, no mínimo, quatro semanas, causando sofrimento intenso e prejuízos significativos em diferentes áreas da vida da criança ou adolescente.

( ) A pessoa acometida dessa psicopatologia está sempre muito preocupada com o julgamento de terceiros em relação a seu desempenho em diferentes áreas e necessita exageradamente que lhe renove a confiança, que a tranquilize. Apresenta dificuldade para relaxar, queixas somáticas sem causa aparente e sinais de hiperatividade autonômica (ex. palidez, sudorese, taquipnéia, tensão muscular e vigilância aumentada).

( ) Em consequência à exposição a um acontecimento que ameace a integridade ou a vida, nas pessoas com essa psicopatologia são observadas alterações importantes no seu comportamento, como inibição excessiva ou desinibição, agitação e reatividade emocional aumentada, hipervigilância, além de pensamentos obsessivos com conteúdo relacionado à vivência traumática (em vigília e em pesadelos durante o sono). Também é observado comportamento de evitar estímulos associados ao evento traumático.


Alternativas
Comentários
  • A questão pode ser resolvida mediante algumas palavras-chave que direcionam a respeito de qual transtorno está sendo feita referência. Vejamos:

    BORDERLINE

    • Esforços desesperados para evitar abandono real ou imaginado; Perturbação da identidade: instabilidade acentuada e persistente da autoimagem ou da percepção de si mesmo;

    ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO

    • Caracterizado(a) por ansiedade excessiva em relação ao afastamento dos pais ou seus substitutos, não adequada ao nível de desenvolvimento, que persiste por, no mínimo, quatro semanas, causando sofrimento intenso e prejuízos significativos em diferentes áreas da vida da criança ou adolescente.

    FOBIA SOCIAL

    • A pessoa acometida dessa psicopatologia está sempre muito preocupada com o julgamento de terceiros em relação a seu desempenho em diferentes áreas e necessita exageradamente que lhe renove a confiança, que a tranquilize. Apresenta dificuldade para relaxar, queixas somáticas sem causa aparente e sinais de hiperatividade autonômica (ex. palidez, sudorese, taquipnéia, tensão muscular e vigilância aumentada).

    TEPT

    • Em consequência à exposição a um acontecimento que ameace a integridade ou a vida, nas pessoas com essa psicopatologia são observadas alterações importantes no seu comportamento, como inibição excessiva ou desinibição, agitação e reatividade emocional aumentada, hipervigilância, além de pensamentos obsessivos com conteúdo relacionado à vivência traumática (em vigília e em pesadelos durante o sono). Também é observado comportamento de evitar estímulos associados ao evento traumático.

    Gabarito: A


ID
5439565
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da dor, do estresse e de experiências estressantes, julgue o próximo item.

Um estímulo pode ser estressor em um dado momento e ser neutro em outro momento, para a mesma pessoa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

  • Gabarito: certo!

    Segundo o próprio Straub, mais importante do que o evento estressor em si é a forma como o sujeito lida com ele. Considerando isto, com os recursos de enfrentamento que o sujeito dispõe, ele poderá vivenciar os eventos de forma diferente.

  • Spector (2009) afirma que um fator estressante no trabalho se caracteriza por uma condição ou situação que requer uma reação adaptativa por parte do funcionário. Ser repreendido, ter pouco tempo e ser informado da possibilidade de ser demitido são todos exemplos de fatores estressantes no emprego. O desgaste no trabalho é uma reação negativa, por parte de um funcionário, a um fator estressante. como raiva. 
    A percepção do funcionário e sua avaliação do fator estressante constituem partes essenciais do processo de estresse ocupacional. A avaliação é a extensão na qual uma pessoa interpreta um evento ou uma situação como pessoalmente ameaçadora; e nem todo mundo verá a mesma situação como um fator estressante do emprego (Spector, 2009).
    Spector, P. E. Psicologia nas organizações. São Paulo: Saraiva Educação S.A, 2009.
    Gabarito do Professor: CERTO 

ID
5439568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da dor, do estresse e de experiências estressantes, julgue o próximo item.

A resposta de estresse sempre envolve variáveis psicológicas e fisiológicas, sendo a dor um dos maiores estressores da humanidade.

Alternativas
Comentários
  • A dor é um dos maiores estressores das pessoas e isso envolve condições fisiológicas e psicológicas.

  • Fiquei meio confusa quanto a afirmação de que a resposta de estresse sempre envolve variáveis psicológicas e fisiológicas, alguma referência elucidativa?

  • O estresse é uma resposta disfuncional do organismo em que há liberação, por exemplo, de cortisol em excesso provocando uma cascata de sensações físicas e mentais no indivíduo.

    "Estresse (físico, psicológico ou social) é um termo que compreende um conjunto de reações e estímulos que causam distúrbios no equilíbrio do organismo, freqüentemente com efeitos danosos." 

    (Júlio de Mello Filho e Mauro Diniz Moreira - 1992)

  • Sempre?

  • A questão solicita conhecimentos sobre o estresse.


    O estresse é um estado de tensão de um organismo submetido a um agente estressor, considerado como características tanto fisiológicas, como a dor, o frio, a fome, os estados infecciosos, quanto psicológicas.


    Lembremos que, somos diferentes uns dos outros e por isso, reagimos de diferentes maneiras a vários eventos; alguns reagem sob forma de grande estresse, outros não são afetados. Assim, para identificar situações estressoras, deve-se realizar uma avaliação cognitiva dos estressores potenciais, considerando o funcionamento psicológico do indivíduo,  que envolve:

    “Se uma situação ou um evento ameaça o bem-estar individual; e se existem recursos pessoais suficientes disponíveis para lidar com a demanda. (Straus, 2014)


    Quanto a dor ser o maior estressor da humanidade, já foi afirmado pela banca em 2010 em uma prova para Psicólogo do Ministério da Saúde. Importante estar atento aos comandos de questões anteriores da banca.



    Gabarito da professora: CERTO.


    FONTE: STRAUB, R. Psicologia da saúde. Porto Alegre: Artmed, 2014.



ID
5502760
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Paciente feminina, 39 anos, sofreu violência sexual há um mês e, em atendimento psicológico, tem relatado: insônia e que quando dorme tem pesadelos; irritabilidade; que se assusta com extrema facilidade e que aparecem memórias intrusas do trauma durante o dia. Tem evitado falar com pessoas que souberam do que lhe ocorreu e ir a ambientes que se assemelhem ao local do crime. Ao descrever a situação, apresentou sudorese, taquicardia, choro e aumento de movimentos corporais, mesmo sentada. Sobre esse caso, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Sintomas clássicos de transtorno de estresse pós-traumático. 

    Vejam o que diz o DSM-V:

    • A característica essencial do transtorno de estresse pós-traumático é o desenvolvimento de sintomas característicos após a exposição a um ou mais eventos traumáticos. As reações emocionais ao evento traumático (p. ex., medo, desespero, horror)

    • Os eventos traumáticos do Critério A sofridos diretamente incluem, mas não se limitam a, exposição a guerra como combatente ou civil, ameaça ou ocorrência real de agressão física (ata�que físico, assalto, furto, abuso físico infantil), ameaça ou ocorrência real de violência sexual (p. ex., penetração sexual forçada, penetração sexual facilitada por álcool/droga, contato sexual abusivo, abuso sexual sem contato, tráfico sexual), sequestro, ser mantido refém, ataque terroris�ta, tortura, encarceramento como prisioneiro de guerra, desastres naturais ou perpetrados pelo homem e acidentes automobilísticos graves.

    • O evento traumático pode ser revivenciado de diversas maneiras. É comum que a pessoa tenha lembranças recorrentes, involuntárias e intrusivas do evento (Critério B1)

    • Estímulos associados ao trauma são evitados de maneira persistente (p. ex., sempre ou quase sempre). O indivíduo costuma fazer esforços deliberados para evitar pensamentos, lembranças, sentimentos ou diálogos a respeito do evento traumático

    • Indivíduos com TEPT podem irritar-se facilmente e até mesmo adotar um comportamento físico e/ou verbal agressivo com pouca ou nenhuma provocação (p. ex., gritar com os outros, envolver-se em brigas, destruir objetos) (Critério E1).

    • Os sintomas geralmente se manifestam dentro dos primeiros três meses depois do trauma, embora possa haver um atraso de meses, ou até anos, antes de os critérios para o diagnóstico serem atendidos.

    Fonte: DSM-V

    Meu Canal YT : EstudaPsi

  • Classes de sintomas (isolados ou combinados) de TEPT e como aparecem na questão:

    • excitação/estímulo autonômico: (sudorese, taquicardia, aumento de movimentos corporais);
    • intrusão: (pesadelos, memórias intrusas);
    • humor negativo: (irritabilidade, choro)
    • dissociação:
    • evitação/esquiva: (evitado pessoas e lugares).

    Gabarito: A