SóProvas



Questões de Backup em Banco de Dados


ID
5800
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Uma das tarefas que um administrador de um banco de dados realiza é o backup dos bancos de dados. No SQL Server 2000, para esta tarefa, o administrador conta com quatro tipos diferentes de procedimentos de backup, que estão disponíveis através da ferramenta Enterprise Manager. Assinale a opção que NÃO corresponde a um destes tipos de backup.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Não existe o tipo compactado para o SQL Server 2000.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     


ID
27601
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2004
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A respeito dos processos de backup disponíveis no Oracle 9i, assinale a afirmativa correta

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o DBA Oracle Rodrigo Almeida O RMAN (Recovery Manager) é um aplicativo fornecido pela própria Oracle Corporation desde a versão sete de seus bancos de dados. O objetivo do aplicativo é gerenciar todos o backup através de repositórios ou catálogos, é um aplicativo por linha de comando muito parecido com o bom amigo SQL*PLUS, também executado sobre diversas plataformas, como Windows, Linux e Unix.
    É muito poderoso em recursos, e, ao mesmo tempo, fácil e seguro na proteção dos backups. Permite realizar diversos tipos de backups, como backup completo (banco de dados offline), incremental (banco de dados online) e por backupset (cópia incremental apenas dos blocos alterados), além de recursos com flashback recovery (recuperação rápida de dados), duplicate auxiliary database (duplicação do banco de dados para uma máquina local ou remota), recovery block (recuperação apenas do bloco de dados corrompida) e o Tablespace Point-In-Time Recovery (TSPITR), recuperação de um ou mais objetos em uma base auxiliar até um determinado período.
    O melhor de tudo isso é que o RMAN lhe permite outras funcionalidades, como garantir a consistência do backup, política de retenção, exclusão de backups obsoletos, listagem completa e sumarizada por backup, personalização de backup para cada banco de dados, criação de scripts automatizados, pacotes e views específicos no banco de dados.

ID
29008
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No PostgreSQL, o utilitário que pode ser acionado para efetuar um backup de um banco de dados é o

Alternativas
Comentários
  • O pg_dump é um utilitário para salvar um banco de dados do PostgreSQL em um arquivo script ou de exportação.Sintaxe:pg_dump [-a | -s] [-b] [-c] [-C] [-d | -D] [-f arquivo] [-F formato] [-i] [-n | -N] [-o] [-O] [-R] [-S] [-t tabela] [-v] [-x] [-X palavra_chave] [-Z 0...9] [-h hospedeiro] [-p porta] [-U nome_do_usuário] [-W] nome_bd
  • A idéia por trás do Método SQL-dump é gerar um arquivo texto contendo comandos SQL que, ao serem processados pelo servidor, recriam o banco de dados no mesmo estado em que este se encontrava quando o arquivo foi gerado. O PostgreSQL disponibiliza o programa utilitário pg_dump para esta finalidade.

     

    http://pgdocptbr.sourceforge.net/pg80/backup.html

  • Quem não tem acesso:  - -> E

  • No PostgreSQL, utilizamos o pg_dump para realizar backup de um banco de dados. Um comando para gerar um arquivo de backup seguirá o padrão pg_dump bd_origem > arquivo_dump. 


ID
118840
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere:

I. Define o esquema físico do banco de dados.

II. Gerencia backup, performance e recuperação de dados do banco de dados.

III. Administra a descrição dos dados corporativos.

IV. Responsabiliza-se pela qualidade e compatibilidade dos modelos de dados da empresa.

As definições acima são características das funções da administração de dados (AD) e da administração de banco de dados (BD). A correta associação dos itens I, II, III e IV com as suas respectivas funções é

Alternativas
Comentários
  • Funções do Administrador de Banco de Dados (BD):

    Instalar o SGBD 
    Criar os BDs 
    Fornecer autorização de acesso 
    Especificar regras de integridade e de segurança 
    Fazer backup e recovery, carga e descarga 
    Otimizar o desempenho 
    Criar o esquema interno e conceitual 
    Definir estrutura de dados e métodos de acesso 
    Esquema e modificações na organização física 
    Criar índices e o dicionário de dados 
     
    Funções do Administrador de Dados (AD):

    Definir o projeto lógico 
    Modela e observa os dados do ponto de vista semântico, de integração e de negócio 
    da empresa 
    Responsabiliza?se pela qualidade e compatibilidade dos modelos de dados da empresa 
    Administra a descrição dos dados corporativos 

    Portanto a resposta correta é a letra: D
  • I. Define o esquema físico do banco de dados. (BD

    II. Gerencia backup, performance e recuperação de dados do banco de dados. (BD)

    III. Administra a descrição dos dados corporativos. (AD)

    IV. Responsabiliza-se pela qualidade e compatibilidade dos modelos de dados da empresa. (AD)

  • Administrador de Dados (DA – Data Administrator): pessoa que tem a responsabilidade central pelos dados. Decidi, que dados devem ser armazenados no banco de dados, além de estabelecer normas para manter e tratar esses dados.

    Administrador de banco de Dados (DBA): O trabalho do DBA é criar o banco de dados e implementar os controles técnicos necessários para pôr em prática as diversas decisões sobre normas tomadas pelo administrador de dados (DA). Responsabilidades do DBA:

    - Assegurar que o sistema operará com desempenho adequado;

    - Autorizar o acesso ao banco de dados, coordenar e monitorar seu uso;

    - Adquirir recursos de software e hardware conforme necessidade;

    - É responsável por problemas como falhas na segurança e demora no tempo de resposta do sistema.

    Alternativa: D


ID
121618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca dos mecanismos de segurança e controle de concorrência
dos sistemas de banco de dados, julgue os itens que se seguem.

Um dump é um procedimento para realizar backup dos bancos de dados, porém, nesse processo, não é possível restaurar esquemas de banco de dados e listas de controle de acesso.

Alternativas
Comentários
  • Um dump (despejo) de banco de dados, ou database dump, contém um registro da estrutura de tabela e/ou dados de um banco de dados e normalmente está na forma de uma lista de declarações SQL. Um dump de banco de dados é muito usado para realização de cópia de segurança de um banco de dados, desta forma seus conteúdos podem ser rearmazenados em caso de perda de dados. Bancos de dados corrompidos podem ser frequentemente recuperados pela análise do dump.


    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dump_de_banco_de_dados


ID
121684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Aqua Data Studio, suíte de ferramentas de administração de banco
de dados para Oracle, consiste de oito diferentes ferramentas, que,
segundo o fabricante, gerenciam todos os aspectos de um banco de
dados Oracle. Considerando os conceitos pertinentes a esse banco
de dados e o seu uso em ferramentas de front-end, julgue os itens
de 106 a 115.

Caso se crie banco de dados Oracle no modo NOARCHIVELOG, não se poderá iniciar a execução de ferramenta de backup online enquanto a instância estiver no ar.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o gabarito desta questão esta incorreto. Vejam:

    "In NOARCHIVELOG mode you cannot perform online tablespace backups, nor can you use online tablespace backups taken earlier while the database was in ARCHIVELOG mode. To restore a database operating in NOARCHIVELOG mode, you can use only whole database backups taken while the database is closed. Therefore, if you decide to operate a database in NOARCHIVELOG mode, take whole database backups at regular, frequent intervals"
    Fonte: http://download.oracle.com/docs/cd/B28359_01/server.111/b28310/archredo002.htm
  • O parâmetro está associado ao processo de segundo plano ARCn, que armazena automaticamente os redo logs online quando o modo ARCHIVELOG é definido.

    No modo NOARCHIVELOG:

    - os dados dos arquivos de redo log online são sobregravados sempre que ocorre uma alternacia de log.

    - é possível recuperar os dados commitados.

    - no caso de falha somente a SGA é perdida.

    Então.... esse papo de que não pode executar o backup enquanto a instância está no ar... sei não. Acho que o erro está aí, não tem nada a ver uma coisa com a outra.

  • Acredito que aqui temos uma pegadinha.  Em backups, temos conceitos de backups físicos e backups lógicos.  No oracle a ferramenta para backup lógico (exp ou expdp - a partir do 10g) pode ser utilizado com o banco aberto e de forma online, já os backups físicos, no modo noarchivelog, só poderão ser feitos offline.

  • Archived Redo Log Files - O Oracle Database pode ser configurado para que os arquivos redo log files que forem preenchidos possam ser arquivados através de processos em segundo plano na flash recovery area antes que sejam reutilizados pelo sistema. Redo log files que são arquivados pelo sistema são chamados de archived redo log files.

    Quando o banco de dados é configurado para gerar archived redo log files diz-se que ele está no modo ARCHIVELOG. Quando um banco de dados não está configurado para trabalhar desta forma diz-se que eles esta no modo NOARCHIVELOG.

    Uma das vantagens de usar um banco de dado no modo ARCHIVELOG  é: quando uma falha no disco causar uma perda de parte ou de todos os dados de um banco de dados, o banco de dados pode ser reconstruído juntamente com todas as suas transações realizadas se você tiver o backup dos datafiles, dos control datafiles  e todos os arquivos de redo log files criados desde o último backup.

     Os redo log files onlines e os archived contém todos os registros das operações realizadas desde o último backup. Este processo de reconstrução é chamado de media recovery.

     Um banco de dados que esteja no modo ARCHIVELOG pode ser backupeado quando estiver online. 

    Um banco de dados que esteja no modo NOARCHIVELOG pode ser backupeado enquanto esta montado, mas não enquanto esta em uso. Essa opção fica indisponível, caso o BD esteja no modo NOARCHIVELOG.

    Isso significa que não se possa iniciar a execução da ferramenta de backup online?. O erro da questão pode estar nessa afirmativa.

  • Quando estava fazendo a questão também achei que o gabarito fosse correto, entretanto, ao ler novamente, a questão diz que "não se poderá iniciar a execução de ferramenta de backup online enquanto a instancia estiver no ar". A instancia estar no ar não significa que a mesma esteja no estado OPEN. Se ela estiver no estado MOUNT permitiria o backup online.

ID
187936
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Simplificadamente, trata-se de uma cópia da informação contida em um banco de dados local ou remoto, sendo, na prática, uma réplica dos dados originais atuais, guardados em local seguro, com objetivo de resguardar as informações. Trata-se do

Alternativas
Comentários
  • Hum, hum..nao acredito q caiu uma questao dessas pra area de TI.
  • Gabarito B

    Essa estava tão fácil que gerou dúvidas... hehe...

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Essa estava fácil mesmo.


ID
195466
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca das tecnologias de alta disponibilidade para SGBDs, julgue
os itens subsequentes.

Algumas das características desejáveis em um SGBD para a obtenção de alta disponibilidade são: backup online ou roll forward journalling; replicação, que é o espelhamento em um servidor secundário; e recuperação de falha, que significa a capacidade de comutação "a quente" para um servidor secundário.

Alternativas
Comentários
  • Recuperação de falha siginifica capacidade de comutação a quente para outro servidor ????

    Gostaria de saber de onde o CESP tira estas afirmações. comutação a quente esta relacionada com troca de Hardware, não faz sentido utiliza-la nesta contexto. A definição da intel para o termo é a seguinte:

    "A comutação a quente é um recurso suportado pela Advanced Host Controller Interface (AHCI) e Intel® RST. A comutação a quente permite que dispositivos sejam removidos e inseridos enquanto o sistema está em execução."
  • * Online Backup --> roll forward journalling,

    * Replication --> mirroring to secondary server

    * Fault Recovery --> hot switch to secondary server.


    http://www.firstsql.com/highavailability.html 


ID
230074
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sejam as seguintes assertivas sobre os tipos de backups existentes no Oracle 11g:

I. Um backup completo é também chamado de backup de nível 1. Este é um backup que contém todos os blocos de dados.
II. Um backup online é aquele que é ativado através de um browser.
III. O termo backup lógico refere-se a uma cópia estruturada dos dados existentes nas tabelas, realizada através de ferramentas como o Recovery Manager.

Marque a alternativa corretaemrelação às assertivas acima.

Alternativas
Comentários
  • I - Level 0 é full backup
    II - Backup online = Hot Backup ou backup enquanto os usuários estão usando o banco.
    III - O backup lógico é o processo de extrair dados no formato SQL no qual é utilizado para recuperar dados perdidos. A principal desvantagem deste método é que o tempo de recuperação é alto.
  • Backups Lógicos: Que contêm dados e\ou definições de objetos. Um exemplo comum de backup lógico é o famoso export\import através do datapump pois ele gera nada mais do que um arquivo binário com as definições de estrutura, índices, grants, dados (e o que mais você quiser) para importação.

    Backups Físicos: Que contém os arquivos físicos do banco de dados como datafiles, archive logs ou controlfiles. Podem ser feitos pelo banco (RMAN ou manualmente com o BEGIN\END BACKUP) ou diretamente pelo usuário administrador via servidor.

    Fonte:http://profissionaloracle.com.br/blogs/feliperomeu/2011/09/26/introducao-ao-rman-conceitos-de-backup-e-recover/



ID
230083
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Qual das alternativas a seguir NÃO está relacionada com uma das opções de backup existentes no SQLServer 2008?

Alternativas
Comentários
  • Complete.
  • Prezado Mario Filho,

    Agradeço muito o seu esclarecimento à respeito da questão
  • Os dois principais modos de backup são o Full e o Differential:

    Full Backp - realiza uma cópia completa dos dados e do log de transações

    Differential Backup - armazena os dados alterados desde o último Full Backup.

    Obs: Full e Differential podem ser realizados em toda a base de dados, um filegroup ou em arquivos individuais do banco de dados.

    Backups subsidiários:

    Transaction log - log das transações do banco de dados.

    Partial backup - armazena cópia de todos os filegroups com opção READ_WRITE. Para realizar o partial backup, deve-se utilizar Transact-SQL, pois não há como realizar esse tipo de backup via management studio.


    De acordo com a Microsoft: Filegroup`s são coleções de arquivos e são usados ??para ajudar no posicionamento de dados e tarefas administrativas, como operações de backup e restauração.

ID
230116
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sejam as seguintes assertivas sobre as propriedades de uma transação chamadas de propriedades ACID:

I. A letra C da propriedade ACID significa concorrência . Isto é, o estado de um banco de dados deve ser mantido consistente mesmo quando houver concorrência entre duas ou mais consultas.
II. A letra A da propriedade ACID significa atomicidade . Isto é, uma operação de atualização deve ser restrita a uma única tabela.
III. A letra D da propriedade ACID significa disponibilidade . Isto é, os dados de um banco de dados devem ser protegidos, geralmente através de cópias backup , de modo que estejam disponíveis quando necessário.

Marque a alternativa correta em relação às assertivas acima.

Alternativas
Comentários
  • I. A letra C da propriedade ACID significa concorrência Consistência. Isto é, o estado de um banco de dados deve ser mantido consistente mesmo quando houver concorrência entre duas ou mais consultas transações.
    II. A letra A da propriedadeACID significa atomicidade . Isto é, uma operação de atualização deve ser restrita a uma única tabela.Uma transação deve ser completada totalmente ou desfeita totalmente.
    III. A letra D da propriedade ACID significa disponibilidade durabilidade. Isto é, os dados de um banco de dados devem ser protegidos, geralmente através de cópias backup , de modo que estejam disponíveis quando necessário. Os dados depois de comitado no BD devem ser permanente até que outra transação os desfaçam.
  • Não concordo de jeito nenhum com essa Questão... facil fácil eu anularia ela!! 

    A - Atomicidade
    C - Consistência
    I - Isolamento
    D - Durabilidade

    Nada haver concorrência... pois a concorrência que da a consistência, ou seja é pela concorrência que mostra a propriedade de consistencia... 
    Muito mau elaborada essa Questão!!!
  • Nestor, consistência não significa concorrência. Os dados devem ser consistentes, tendo concorrência ou não tendo concorrência.
  • Anularia como, Netor? Não vejo nada de errado com a questão.
  • O erro na alternativa I está na palavra "concorrência". O certo seria: Consistência. 

    Na alternativa II Atomicidade é: Uma transação é uma unidade de processamento atômica; ela deve ser realizada em sua totalidade ou não ser realizada de forma alguma.

    Na alternativa III o correto seria: Durabilidade ou permanência. As mudanças aplicadas ao banco de dados pela transação confirmada precisam persistir no banco de dados. Essas mudanças não devem ser perdidas por causa de

    alguma falha.



  • Nestor Barbosa, concorrência estaria mais ligada com a prorpriedade ISOLAMENTO. 

    A propriedade CONSISTÊNCIA  tem a ver com  a segurança que nenhuma transação irá ferir alguma REGRA DE INTEGRIDADE DO BANCO DE DADOS

  • Atomicidade: Em uma transação envolvendo duas ou mais partes de informações discretas, ou a transação será executada totalmente ou não será executada, garantindo assim que as transações sejam atômicas.

    Consistência: A transação cria um novo estado válido dos dados ou em caso de falha retorna todos os dados ao seu estado antes que a transação foi iniciada.

    Isolamento: Uma transação em andamento mas ainda não validada deve permanecer isolada de qualquer outra operação, ou seja, garantimos que a transação não será interferida por nenhuma outra transação concorrente.

    Durabilidade: Dados validados são registados pelo sistema de tal forma que mesmo no caso de uma falha e/ou reinício do sistema, os dados estão disponíveis em seu estado correto.


ID
236284
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Salvar apenas os blocos do banco de dados que foram alterados desde o último backup completo é função específica

Alternativas
Comentários
  • Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3pia_de_seguran%C3%A7a


    Qualquer estratégia de cópia de segurança inicia com um conceito de repositório dos dados.

    Num modelo não estruturado, o repositório pode ser armazenado em mídias de armazenamento com informações mínimas sobre o que e quando foi armazenado. Apesar da simplicidade de implementação, torna-se difícil recuperar as informações caso necessário.

    Já um repositório global e incremental armazena várias cópias do dado. Originalmente, uma cópia de segurança completa é feita, de todos os arquivos. Posteriormente, cópias incrementais podem ser feitas, somente dos arquivos que foram modificados desde a última iteração de cópia incremental ou completa. Restaurar o sistema a um certo momento requer localizar a cópia completa obtida antes do momento dado e todas as cópias incrementais realizadas entre a cópia completa e o momento. Esse modelo oferece um alto nível de segurança de recuperação, e pode ser usado com diferentes tipos de dispositivos de armazenamento. Por outro lado, desvantagens incluem lidar com diferentes cópias incrementais e altos requisitos de armazenamento.

    Num repositório global e diferencial, após a cópia de segurança completa ser feita, cada cópia diferencial captura todos os arquivos criados ou modificados desde a cópia completa, apesar de alguns já poderem ter sido incluídos numa cópia diferencial anterior. Sua vantagem é que a restauração envolve recuperar somente a última cópia de segurança completa e a última cópia diferencial.

  • Não era para ser diferencial?
  • Nina,
       Concordo plenamente com você. Só acertei essa questão porque tentei ir na que tinha mais lógica. Mas quando olhei pra questão, a primeira coisa que me veio à cabeça foi "backup diferencial". Grande abraço.
  • Essa questao deveria ser anulada.
    Tipos de backup
    Full
    : faz copia de todos os arquivos, independente de terem sido alterados. Eh mto longo e caro, geralmennte realizado semanal ou mensalmente.
    Diferencial: Faz o bck apenas dos arquivos modificados a partir do ultimo full. Requer menor capacidade de armazenamento e resulta em bcks mais rapidos.
    incremental: copia apenas arquivos modificados a pártir do ultimo diferencial. Ao contrario do diferencial, se for feito um bck incremental apos outro incremental, o segundo bck nao contera os arquivos do primeiro.
    copia: copia secundaria de determinado volume de backup.
    migracao: os dados de um volume sao migrados para outro(qdo ha suspeita de midia corrompida).
    Fonte: bacula, ferramenta livre de backup, 2001.

    Portanto, trata-se de um backup diferencial, e nao incremental.
    Ant!
  • Concordo com os amigos acimam que citaram o backup diferencial, mas como não temos esta opção a mais correta no caso seria o backup/cópia de seguranaça incremental.
  • Segundo Manoel Veras (2012,p.246),"
    Backup Diferencial ou Cumulative:
    Faz o backup de todos os dados desde o último backup full;
    Backup Incremental: Faz o backup de todos os dados desde o último backup full ou do último backup incremental, o que aconteceu mais recentemente. (LEMBREM-SE DE LÓGICA MATEMÁTICA)
    "
    Conclusão: O que mais se encaixa na resposta correta seria o BACKUP DIFERENCIAL, contudo como não há esta opção para marcarmos, a opção mais correta é BACKUP INCREMENTAL.  LEMBREM-SE DE LÓGICA "Verdadeiro" OU "Falso = VERDADEIRO



    Bibliografia:

    Datacenter - Componente Central da Infraestrutura de TI
    Autor: Manoel Veras
  • Pessoal,

    Melhor do que decorar o "conceito" é tentar entender, pois encontramos informações conflitantes na literatura, e se formos pegar ao pé da letra teremos problemas.
    Tenhamos em mente as estratégias que existem e como elas ficariam numa política implementada:
    Estratégias:
    1 - Backup Total;
    2 - Backup Diferencial;
    3 - Backup Incremental.

    Para uma política de backup, é caro implementá-la utilizando todas as estratégias. O comum é escolher dentre duas:
    - Total (com uma frequência - ex: a cada 30 dias) + Incremental (diário) - Total de mídias: 1 do total + X (uma para cada dia do incremental)
    - Total (com uma frequência - ex: a cada 30 dias) + diferencial (diário) - Total de mídias: 1 do total + 1 do diferencial (pois é cumulativo)
    Olhando para as estratégias, quando a política é executada (importante isso), na fita vai estar apenas os blocos alterados desde o último backup, independente de como foi implementada a política. Assim, a reposta poderia ser duas: (cópia de segurança incremental/diferencial). Marcamos o item que nos foi dado para ser a resposta - letra C. Nunca poderiam estar as duas opções, o que tornaria a questão facilmente anulável .

    PS: Preste atenção que você não deve levar em consideração as outras fitas dos backups incrementais dos dias anteriores.

ID
236914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em determinado centro de dados (datacenter), algumas
rotinas de cópias de arquivos (backup) devem ser implementadas.
Para esse fim, o datacenter dispõe de um robô de backup, um
software que controla, organiza e classifica as fitas de backup.
Dispõe, ainda, de local apropriado para armazenamento dos dados.
Não há nenhum serviço que demande leitura e escrita durante todo
tempo.

Considerando os procedimentos de backup e rotinas descritos na
situação acima, julgue os itens que se seguem.

Na situação considerada, uma rotina apropriada de backup para os arquivos do banco de dados seria a realização do backup incremental seguido do diferencial, porque um complementa o outro em backup de arquivos de banco de dados; além disso, a recuperação só usaria a última fita de backup para a restauração do banco.

Alternativas
Comentários
  • Errado pelo fato de que o backup incremental apaga o bit ARCHIVE. Se em seguida eu fize rum backup diferencial, nenhum arquivo será copiado. O ideal é fazer backups diferenciais e, em intervalos mais longos, fazer backups incrementais para não sobrecarregar a fita de backup diferencial.

     

    Conceitos

    bit archive : quando ligado indica que o backup deverá copiar aquele arquivo, pois ele foi alterado.

    Full: copia tudo e apaga todos os bits archive

    Copia: copia tudo deixando os bits archvie intactos

    Incremental: copia todos os arquivos com bit archive ativos (alterados desde o último backup) e apaga o bit archive

    Diferencial: copia todos arquivos com bit archive ativo deixando o bit archive intacto. Como resultado, teremos sempre a cópia de todos os arquivos alterados desde o último backup.

  • Alguem Saberia dizer qual sequencia mais logica dos tipos de backup para uma organizacao?
    Qual tipo utilizaria para recuperar um arquivo ou pasta especifica!
  • Gabarito Errado

    Oi Willian, pra mim a melhor sequência seria um Backup Total aos domindos e durante a semana backups incrementais todos os dias.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Prezados,

    Um backup diferencial não complementa um incremental, nem o contrário. Ambos complementam um backup total. Esquemas de backup são feitos com um backup total seguido de diferenciais, ou um backup total seguido de incrementais. Não obstante, a recuperação utilizando somente a última fita (no caso um backup diferencial) não daria certo, você teria que recuperar o último backup total e o último backup diferencial.

    Portanto a questão está errada.
    Gabarito: ERRADO.
  • Olá William!

    Na verdade não existe uma regra de ouro. A organização deve definir uma política, que pode ser baseada em vários fatores, como por exemplo as unidades de backup disponíveis e a quantidade de alterações nos arquivos.

     

     

     

  • É muito bom ve o CESPE escrevendo BACKUP ao inves de "becape". 


ID
320533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca de backup, recuperação, administração, configuração, tunning e detecção de problemas em banco de dados, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
339142
Banca
COSEAC
Órgão
DATAPREV
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A afirmação que descreve uma diferença básica entre um backup lógico e um backup físico é:

Alternativas
Comentários
  • Quais são os tipos de backup?

    Falando agora diretamente de Oracle nós temos dois tipos de backups:

    Backups Lógicos: Que contêm dados e\ou definições de objetos. Um exemplo comum de backup lógico é o famoso export\import através do datapump pois ele gera nada mais do que um arquivo binário com as definições de estrutura, índices, grants, dados (e o que mais você quiser) para importação.

    Backups Físicos: Que contém os arquivos físicos do banco de dados como datafiles, archive logs ou controlfiles.

    Podem ser feitos pelo banco (RMAN ou manualmente com o BEGIN\END BACKUP) ou diretamente pelo usuário administrador via servidor.

    Fonte: http://www.oracle.com/technetwork/pt/articles/database-performance/conceito-backup-e-recover-em-oracle-1384601-ptb.html



ID
344971
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Ao tratar de backup e recover trabalhando com RMAN no Oracle 10g, o parâmetro que deverá ser usado para ativar o arquivo de monitoração é

Alternativas

ID
344974
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Para remover do catálogo uma parte do conjunto do backup no Oracle10g, basta digitar

Alternativas

ID
344977
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

RMAN> drop catalog
Recovery catalog owner is RMAN
enter drop catalog command again to con?rm catalog removal
RMAN> drop catalog

Assinale a opção que indica o resultado do comando acima.

Alternativas

ID
458932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com base nos conceitos de backup e restore de banco de dados,
julgue os itens a seguir.

Um dump é uma cópia do banco de dados que reside fisicamente separada do banco de dados em uso. Pode-se dizer que o dump é uma fotografia de um determinado estado do banco de dados.

Alternativas
Comentários
  • Um dump (despejo) de banco de dados, ou database dump, contém um registro da estrutura de tabela e/ou dados de um banco de dados e normalmente está na forma de uma lista de declarações SQL. Um dump de banco de dados é muito usado para realização de cópia de segurança de um banco de dados, desta forma seus conteúdos podem ser rearmazenados em caso de perda de dados.


ID
458938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com base nos conceitos de backup e restore de banco de dados,
julgue os itens a seguir.

Quando acontece uma falha de media, o sistema de recuperação deve restaurar o banco de dados a um estado prévio reconhecido como válido. Nesse caso, todas as transações que ocorreram após a falha devem ser refeitas.

Alternativas
Comentários
  • A meu ver a assertiva está ERRADA, pois:

    Quando acontece uma falha de media, o sistema de recuperação deve restaurar o banco de dados a um estado prévio reconhecido como válido. Nesse caso, todas as transações que ocorreram após a falha devem ser desfeitas.

    De acordo com as propriedades de transações de banco de dados (Atomicidade, Consistência, Isolamento, Durabilidade), no que refere-se à Atomicidade, uma transação é uma unidade de processamento atômica que deve ser executada integralmente até o fim ou não deve ser executada de maneira alguma. (Fonte: Prof. Diego Carvalho, Estratégia Concursos).

    Com certeza essa questão caberia recurso.

  • Pra mim, trata-se de 1 questão pipocada de erro (pra não dizer outra palavra com rima igual!!!).

    Segundo [1], Uma transação é uma unidade atômica de trabalho, que deve ser concluída totalmente ou não ser feita de forma alguma. Portanto, o gerenciador de recuperação do SGBD precisa acompanhar as seguintes operações:

    ■ BEGIN_TRANSACTION. Esta marca o início da execução da transação.

    ■ READ ou WRITE. Operações de leitura/escrita.

    ■ END_TRANSACTION. marca o final da execução da transação.

    ■ COMMIT_TRANSACTION. Esta sinaliza um final bem-sucedido da transação, de modo que quaisquer mudanças (atualizações) executadas pela transação podem ser seguramente confirmadas (committed) ao banco de dados e não serão desfeitas.

    ■ ROLLBACK (ou ABORT). Esta operação sinaliza que a transação foi encerrada sem sucesso, de modo que quaisquer mudanças ou efeitos que a transação possa ter aplicado ao banco de dados precisam ser desfeitos.

    Tendo os conceitos acima em mente, vamos picotar a questão (pra não dizer outra palavra com rima igual!!!)

    Quando acontece uma falha de media, -- aqui vejo o primeiro erro. Nem sempre uma falha de media provoca ROLLBACK nas transações. Depende do tipo de falha e se ela afetou os setores onde os dados estão guardados.

    o sistema de recuperação deve restaurar o banco de dados a um estado prévio reconhecido como válido. Nesse caso, todas as transações que ocorreram após a falha -- o ROLLBACK nao alcança apenas as transações após a ocorrência da falha, mas após o último COMMIT.

    devem ser refeitas. -- não é refeita, e sim desfeita, como bem apontou o nobre Luciano Nemo.

    Fonte:

    [1] SBD, E&N


ID
622120
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca de backup e tunning de banco de dados, julgue os
seguintes itens.

A combinação dos backups normal e diferencial, embora mais demorada que a combinação normal e incremental, principalmente se os dados forem alterados com frequência, facilita a restauração de dados, porque o conjunto de backup geralmente é armazenado em menos discos ou fitas.

Alternativas
Comentários
  • http://www.jorgebarata.eti.br/tipos-de-backup-conceitos
  • Backups diferenciais são similares aos backups incrementais, pois ambos podem fazer backup somente de arquivos modificados. No entanto, os backups diferenciais são acumulativos — em outras palavras, no caso de um backup diferencial, uma vez que um arquivo foi modificado, este continua a ser incluso em todos os backups diferenciais (obviamente, até o próximo backup completo).
    Isto significa que cada backup diferencial contém todos os arquivos modificados desde o último backup completo, possibilitando executar uma restauração completa somente com o último backup completo e o último backup diferencial.
    Assim como a estratégia utilizada nos backups incrementais, os backups diferenciais normalmente seguem a mesma tática: um único backup completo periódico seguido de backups diferenciais mais frequentes.
    O efeito de usar backups diferenciais desta maneira é que estes tendem a crescer um pouco ao longo do tempo (assumindo que arquivos diferentes foram modificados entre os backups completos). Isto posiciona os backups diferenciais em algum ponto entre os backups incrementais e os completos em termos de velocidade e utilização da mídia de backup, enquanto geralmente oferecem restaurações completas e de arquivos mais rápidas (devido o menor número de backups onde procurar e restaurar).
    Dadas estas características, os backups diferenciais merecem uma consideração cuidadosa.

    http://web.mit.edu/rhel-doc/4/RH-DOCS/rhel-isa-pt_br-4/s1-disaster-backups.html#S2-DISASTER-BACKUPS-TYPES
  • Em que universo alternativo backup diferencial "geralmente é armazenado em menos discos ou fitas"? O examinador viajou muito nesse gabarito. Essa questão está errada(!). O backup diferencial salva todos os dados novos e aqueles alterados desde o último backup completo, logo exige + mída (+disco +fita).
    A facilidade na restauração dos dados (em detrimento do backup incremental) é justificada pelo fato de ser necessário somente o último backup completo e o último backup diferencial.
  • Geraldo, eu também tinha feito esse mesmo raciocínio, mas depois entendi o que a questão de fato quis dizer com menos mídas. Como no back up incremental eu faça o back up somente do que alterou, eu acabo tendo várias mídias com as alterações. Já no back up diferencial, eu sempre faço o back up de tudo que foi alterado, assim, acontece que eu só preciso do último back up diferencial com o normal para fazer o restore.

    abs

ID
661717
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sobre backup e recuperação do banco de dados Oracle é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • TEnho pouca experiência com banco, mas acho que a qustão D também está correta, pois acredito que um banco no modo archivelog pode fazer backup completo de forma aberta disponível para o uusário. Peço aos colegas que me corrijam se estiver errado.
  • Raimundo, você está certo. Do Site da Oracle:
    "You can take a full database backup when the database is shut down or while the database is open."
  • @Raimundo, para backup completo é preciso estar no estado mount, e não aberto... 
    e para backup incompleto é preciso estar no estado de nomount.

    Startup 
     1 - nomount
     2 - mount
     3 - open 
  • Concordo com os colegas que falaram que o item D está correto. Porém nesta questão era preciso usar a lógica da ESAF e identificar o item mais correto. Assim, como para fazer um backup completo eu posso estar com o banco aberto e disponível para uso, mas nesse caso ele deve estar no modo archieved e o item E está correto em qualquer situação, então considerei a E mais correta e marquei esta opção.

  • Concordo com os colegas que falaram que o item D está correto. Porém nesta questão era preciso usar a lógica da ESAF e identificar o item mais correto. Assim, como para fazer um backup completo eu posso estar com o banco aberto e disponível para uso, mas nesse caso ele deve estar no modo archieved e o item E está correto em qualquer situação, então considerei a E mais correta e marquei esta opção.

  • Concordo com os colegas que falaram que o item D está correto. Porém nesta questão era preciso usar a lógica da ESAF e identificar o item mais correto. Assim, como para fazer um backup completo eu posso estar com o banco aberto e disponível para uso, mas nesse caso ele deve estar no modo archieved e o item E está correto em qualquer situação, então considerei a E mais correta e marquei esta opção.

  • REDO LOG

    Esse arquivo é uma cadeia contínua e cronológica de cada vetor de alteração (“instruções” para desfazer um DML de alteração – insert, update, delete). Uma utilidade de fácil entendimento desses arquivos é na recuperação de uma base após um problema que necessite “voltar” o backup. Para que não haja perda de trabalho até o momento do crash ou erro, os arquivos de redo log podem ser aplicados ao backup para refazer o trabalho, adiantando-os no tempo até o momento em que o dano ocorreu.

    John Watson afirma que o redo log pode ser dividido em dois tipos: redo log online e o redo log arquivado (os archives).

    Fonte: http://raphaeloafernandes.blogspot.com.br/2013/05/um-pouco-sobre-redo-log-file-e-archive.html

  • a) As informações dos arquivos de controle do banco de dados não podem ser usadas para orientar a progressão automatizada da recuperação porque não trazem dados sobre a estrutura de arquivos e o número atual de sequência do registro que está sendo gravado.

    A questao se refere aos arquivos de redo logs, usados justamente para fazer o q a questao afirma: trazer o banco de volta ate o ponto no tempo em q ocorreu a falha.

    b) O backup de datafiles e dos arquivos de controle do banco de dados só poderá ser feito quando o banco de dados estiver fechado ou o tablespace estiver off-line.

    Errado. Existe o backup a quente, ou on line, q eh feito enquanto o BD esta em producao. Nesse caso, o banco deve ser configurado no modo ARCHIVELOG.

    c) O backup dos datafiles de um tablespace individual ou o de um arquivo de controle são exemplos de backups completos.

    Errado. Um backup completo eh feito a frio, ou seja, quando o banco esta desligado; nesse estado, os arquivos fornecem uma imagem completa do BD no estado em q ele estava no momento em q foi desligado.

    d) Os backups completos são executados quando o banco de dados está aberto e disponível para uso.

    Errado, conforme alternativa anterior.

    e) O registro redo é um conjunto de arquivos que protegem os dados alterados do banco de dados alojados na memória e que não foram gravados nos datafiles.

    os redo logs podem ser usadas para orientar a progressão automatizada da recuperação pois trazem dados sobre a estrutura de arquivos e o número atual de sequência do registro que está sendo gravado.

  • Following a clean shutdown, all of the files that constitute a database are closed and consistent with respect to the current point in time. Thus, a full backup taken after a shutdown can be used to recover to the point in time of the last full backup. A full backup taken while the database is open is not consistent to a given point in time and must be recovered (with the online and archived redo log files) before the database can become available.


    Um backup completo online pode ser feito sem problemas, mas há de se observar que não será consistente e deverá ser "completado" com os arquivos de redo (tanto online quanto arquivado).


    Fonte: https://docs.oracle.com/cd/A57673_01/DOC/server/doc/SCN73/ch23.htm


ID
661867
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação a backup e restore no SQL Server 2008, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • No SQL Server 2008, é possível restaurar um backup de banco de dados que foi criado usando o SQL Server 2000, SQL Server 2005ou o SQL Server 2008. Porém, backups master, model e msdb que foram criados

    usando-se SQL Server 2000 ou SQL Server 2005 não podem ser restaurados pelo SQL Server 2008. Além disso, backups do SQL Server 2008 não podem ser restaurados por nenhuma versão anterior do SQL Server.

    Fonte: https://pedrogalvaojunior.wordpress.com/2011/03/02/utilizando-backup-de-filegroup-no-sql-server-parte-ii/


ID
757960
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em relação aos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD), analise as seguinte afirmativas.

I. A estrutura de arquivos de dados é armazenada no catálogo do SGBD separadamente do programa de acesso aos dados.

II. O módulo do SGBD para o processamento de consulta e otimização é responsável por criar automaticamente índices que tornem as consultas mais efcientes.

III. O módulo de armazenamento temporário (buffering) de partes do banco de dados em memória é somente utilizado nos processos de backup e recuperação do banco de dados.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Os caras nem leem a questão e vem comentar aqui dando uma de sabichão, ai inventam alguma coisa para se adequar a resposta, provando que não sabem. A letra C afirma que a I é a unica correta e o cara me vem falar q está errada.
  • 1.  A informação armazenada no catálogo é chamada metadados e descreve a estrutura do banco de dados.  A estrutura dos arquivos de dados é armazenada no catálogo do SGDB separadamente do programa de acesso.

    2. O módulo do SGBD para o processamento de consulta e otimização é responsável pela escolha eficiente do plano de execução da consulta (query) baseado nas estruturas de armazenamento existentes. A opção de qual index criar e manter é parte do projeto físico do banco de dados e seu ajuste (tunning), que é de responsabilidade do DBA e sua equipe.

    3. O módulo de armazenamento temporário (buffering) de partes do banco de dados em memória. Em outros casos, o SGBD pode utilizar o sistema operacional para fazer o armazenamento temporário dos dados no disco.

    fonte: Navathe


ID
769477
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A criação de um histórico de backups pode ser feita por meio da realização do backup do banco de dados e do arquivo de log de transações, retendo-os por um período especificado.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    O backup/restauração do log de transações é recomendado quando o sistema não tolera nenhum tipo de perda de dados. Exemplo: em um supermercado com 200 lojas, onde todas acessam ao mesmo servidor de banco de dados, é feito um backup completo à meia noite, e um backup incremental ao meio dia. E se às 10 da manhã ocorrer perda de dados, os dados entre meia noite e 10 da manhã serão perdidos?

    Com o log de transação, é possível restaurar todos os dados desse período, para que não haja nenhuma perda.

  • Pode, não quer dizer que seja feita dessa maneira sempre. Estilo CESPE de ser.


ID
769522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos aos procedimentos de backup de banco de dados.


A fim de que a recuperação de um banco de dados seja capaz de recompor todos os dados sem nenhuma perda em caso de falha, é necessário que seja realizado backup do log de transações ativas.

Alternativas
Comentários
  • Alguém comenta plz.
  • Quando ocorre uma falha que obriga realizar uma recuperação do banco de dados essa recuperação é feita restarando o último backup, porém do momento em que esse backup foi realizado até o momento em que a falha ocorreu, outras transações foram executadas. Para realizar a recuperação sem a perda de dados é necessário recuperar o último backup e aplicar todas as transações que ocorreram até o momento da falha, isso é feito através do log de transações.
    Bons estudos!
  • GAB: CERTO

    Se um banco de dados usar o  total ou log de transação em massa, você deverá fazer backup do log de transações com regularidade suficiente para proteger os dados e impedir que o . Isso trunca o log e oferece suporte à restauração do banco de dados para um período específico.

    Fonte: https://docs.microsoft.com/pt-br/sql/relational-databases/logs/troubleshoot-a-full-transaction-log-sql-server-error-9002?view=sql-server-ver15


ID
769531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O uso de backups diferenciais em conjunto com backups de log de transação reduz o tempo de restauração do banco de dados em caso de falha, comparando-se a situações em que os backups diferenciais não tenham sido criados.

Alternativas
Comentários
  • Backups diferencias tendem a diminuir o tempo de resutauração, em contra partida possuem um tamanho maior, ao contrário do bakcup incremental.

    Bakcup incremental: Ocupa menos espaço em disco, mas em contrapartida, sua resutauração é mais demorada.

    Backup diário: realiza o backup dos arquivos que foram alterados no dia.

    Backup normal (Global ou Total): realiza o backup de todos os arquivos.

    Backup cópia: igual ao backup normal, porém quando existe marcação da tag de backup por arquivo, este não desmarca.
  • Questionável esta questão (para não dizer ERRADA mesmo).
    Em uma restauração baseada em backups diferenciais, deve-se: a) Restaurar o último backup full b) Restaurar o último backup diferencial c) Restaurar TODOS os backup's de log feitos Depois do último backup diferencial.     Se a restauração for baseado em backups FULL (quando não se usa backup's diferenciais) , basta: a) Restaurar o último backup full b) restaurar TODOS os backups de log feitos após o último backup full.   Ou seja, a primeira opção NÃO REDUZ o tempo de restauração, pelo contrário, aumenta, pois sempre teremos que restaurar um backup a mais (o backup diferencial)
  • O uso de backups diferenciais em conjunto com backups de log de transação reduz o tempo de restauração do banco de dados em caso de falha, comparando-se a situações em que os backups diferenciais não tenham sido criados.

    Lendo em alguns sites vi que existem 3 tipos de backups mais utilizados nos Bancos de Dados: Backup Full, Backup Diferencial e Backup de Log de transações, este podendo ser utilizado em conjunto com os outros dois primeiros.

    "...o maior propósito de um backup diferencial é reduzir o numero de transactions log’s backups que precisam ser restaurados em um processo de restore..." [1]

    "...Caso seja feito um backup com as opções “default”(full) conforme abaixo, o tamanho do backup full será igual ao tamanho das páginas utilizadas dentro do espaço reservado para este banco, somado ao tamanho do log das transações que estavam ativas durante a execução do backup, que pode durar desde minutos até horas, para garantir a consistência dos dados armazenados, o arquivo de backup full contém esta porção do log de transações...'' [2]

    Logo se for utilizado apenas um Backup Full a quantidade de transactions log´s a ser recuperada será maior que no caso em que foi utilizado o backup diferencial, e pelo visto esses transactions log´s é o fator que pesa na hora de restaurar.
    Sendo assim, é mais rápido um restore de bkp diff + alguns logs transactions do que bkp full + logs transactions.
    OBS1 - Não encontrei nada que mencionasse explicitamente a existência de Backups incrementais...
    OBS2 - Eu pensaria nisso na hora da prova?? Nunca, nem sabia que funcionava assim.
    OBS3 - Eu acertarei da próxima vez? Agora sim !
    Links:
    [1] - http://marcosfreccia.wordpress.com/tag/backup/
    [2] - http://edvaldocastro.com/2012/02/11/bkps-full-diff-log/
  • certo

    Situações em que os backups diferenciais não tenham sido criados, são duas:

    1. Backup Full - Restore mais rápido mais rápido que o diferencial.

    2. Backup Incremental - Restore mais lento que o diferencial

  • A análise é a seguinte:

    I) A afirmativa diz: "O uso de backups diferenciais em conjunto com backups de log de transação reduz o tempo de restauração do banco de dados em caso de falha, comparando-se a situações em que os backups diferenciais não tenham sido criados."

    Quais as situações em que os backups diferenciais não tenham sido criados? É a situação em que apenas a "Política de becape Normal" tenha sido usado.

    II) Qual política de becape possui maior velocidade de restauração? É a "Política de becape Normal,Total ou Completa" pois não precisamos procurar o arquivo em diversos DISCOS. Apenas em 1. Então se a velocidade de restauração da Política Normal é maior, seu tempo é menor que a Política Diferencial. Então o tempo de restauração da Política Diferencial é maior que a Normal.

    III) A questão diz que "O uso de backups diferenciais em conjunto com backups de log de transação reduz o tempo de restauração" que é o oposto que o item II desta análise diz. Logo a questão está..... HOUSTON WE HAVE A PROBLEM...

    a) A questão não quer abordar o assunto de "Políticas de Becape" da matéria de "Suporte e Infraestrutura de Informação" e sim o assunto "Auditoria e Segurança de Banco de Dados" da matéria de "Bancos de Dados".

    b) Dessa forma, o que a questão realmente que saber é se o candidato é onisciente e sabe, de alguma forma por sorte ou obra do acaso, que em algum lugar há um autor que escreveu em algum livro em algum momento exatamente isso que a questão afirma.

    IV) Como Fulano de tal escreveu na página X do seu livro Pararapapá 3 edição exatamente isso que está escrito...

    V) Lie down

    VI) Try not to cry

    VII) Cry a lot

    VIII) Get over it

    IX) Stand up

    X) Stop waisting your precious time with this shit

    XI) Move on 

    XII) There are plenty fish in the ocean

  • Depois de muita leitura da Teoria, segue análise. Utilizei também conclusões do Henrique Vieira de 25 de Novembro de 2013 às 21:03.

    O uso associado de Backups de Log de Transação pode deixar o processo de restauração de becape mais lento ou mais rápido dependendo do tipo de restauração do becape que você for utilizar. De ante mão, já sabemos que o uso exclusivo da restauração de Becape Incremental é mais lento (usa o disco de becape Normal + todos os discos do Incremental) do que o da restauração de Becape Diferencial (só usa dois discos: o do Becape Total / Normal ou do último Becape Incremental e do uso último Becape Diferencial) e claro que a restauração do Becape Normal é mais rápido / eficiente (utiliza apenas um disco, no caso, o último criado).

    Agora, ao utilizar associando o uso de Backups de Log de Transação pode comprometer o tempo de a restauração do Banco de Dados:

    a) Na restauração do Becape Incremental (que é o mais lento) se tornaria mais lento ainda ao utilizar associando APENAS os Logs de Transações por ele gerado no Becape Incremental. Lembrando ainda que seria aplicado a todos os discos gerados no Becape Incremental;

    b) Na restauração do Becape Normal (que é o mais rápido) se tornaria mais lento que o Diferencial ao utilizar associando ao processamento de TODOS os Logs de Transações por ele gerado no Becape Normal;

    c) Na restauração do Becape Diferencial (que é o segundo mais rápido) se tornaria mais rápido que a restauração Normal, pois utilizaria associando APENAS os Logs de Transações por ele gerado no Becape Diferencial;

    Dessa forma a alternativa está CERTA.

    Obs. Vale ressaltar que tanto no Becape Incremental há necessidade de se fazer o Becape Normal antes. Destaca-se também que o Becape Diferencial pode ser iniciado também depois do Becape Incremental ou do Becape Normal.


ID
769537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Mediante o uso de backups de log, é possível executar rollfoward do banco de dados em qualquer momento, minimizando a possibilidade de perda de dados em caso de falha.

Alternativas
Comentários
  • O modelo de recuperação completa usa backups de log para evitar a perda de dados no intervalo mais amplo de cenários com falhas e o backup e a restauração do log de transações (backups de log) são necessários. A vantagem de usar backups de log é que eles permitem que você restaure um banco de dados em qualquer ponto no tempo contido dentro de um backup de log (recuperação pontual). É possível usar uma série de backups de log para efetuar roll forward de banco de dados em qualquer momento determinado contido em um dos backups de log. Lembre-se de que para minimizar o tempo de restauração, você pode suplementar cada backup completo com uma série de backups diferenciais dos mesmos dados.

    Supondo que é possível fazer backup do log ativo após ocorrer um desastre, você pode restaurar o banco de dados até o ponto de falha sem perder os dados. As desvantagens de usar backups de log são que eles requerem espaço de armazenamento e aumentam o tempo e a complexidade da restauração.

    fonte:http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms190217(v=sql.100).aspx

  • E o checkpoint?

  • Rollforward aqui é um conceito utilizado como o contrário de rollback, ou seja, refazer os efeitos daquelas transações que foram confirmadas no banco de dados. Assim, podemos ver que, com a utilização de um backup dos logs, pode-se protegê-los contra a ocorrência de falhas, possibilitando a restauração das transações ocorridas no banco de dados até a realização do backup.

    Gabarito: E


ID
769543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Os procedimentos de recuperação de um banco de dados devem prever uma sequência de operações que se inicie com a restauração de um backup diferencial, quando ele existir.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva errada.
    Existem basicamente cinco tipos de backup: cópia, diário, diferencial, incremental e normal. Não detalharei todas as diferenças entre eles, mas apenas o básico para o entendimento da questão. Seja um arquivo qualquer ou um registro no banco de dados, ambos possuem uma flag de backup. Se houver sido feita a cópia de segurança desse item em seu estado atual, ele terá sua flag atualizada para "backupados", ou seja, existe uma cópia para eles caso ocorra uma falha. Pois bem, o backup normal realiza uma cópia de todos os arquivos ou registros e altera a sua flag de backup, enquando que o diferencial realiza a cópia de todos os arquivos que não foram copiados desde o último backup normal ou incremental e não altera a sua flag.
    Agora que temos conhecimento suficiente, vamos responder a questão. O que você faria se ocorresse uma tragédia natural e seu servidor de banco de dados  fosse destruído? Obviamente não seria a restauração do backup diferencial, mas do normal. Se não há mais dados, deverão ser trazidos todos: backup normal. Esse é o início, recuperar o último backup normal e depois os diferenciais ou incrementais.
    Apenas para complementar, a diferença básica entre o backup incremental e o diferencial é que o primeiro altera a flag de backup o último não. A semelhança dos dois é que ambos realizam a cópia apenas dos arquivos ou registros que não estão marcados desde o último backup normal ou incremental.
  • Seria restauração a partir do backup FULL ou NORMAL.
  • A assertiva estaira correta da forma que se encontra abaixo:

    Os procedimentos de recuperação de um banco de dados devem prever uma sequência de operações que se inicie com a restauração de um backup completo e posterioremente os backups incrementais na ordem correta ou o backup diferencial, quando ele existir.
  • Os amigos citaram apenas a solução para falhas catastróficas ou problemas de disco. Mas existem outras falhas que o SGDB deve saber recuperar.

    As falhas mais conhecidas são:

    Falha de Sistema

    Erro de Transação

    Condições de Execeção detecados pela Transação ou Erros Locais

    Imposição de Controle e Concorrência

    Falha de Disco

    Problemas Físicos ou Catastróficos



    As quatro primeiras falhas normalmente são recuperadas através do Log do Sistema, não necessitando de restauração de backup total, diferencial.. etc.

  • Os backups diferenciais requerem que se restaure primeiro o backup completo associado. Como eles contêm somente as modificações que ocorreram desde o último backup completo, esses backups não podem ser restaurados primeiro nem de forma individual.

    Gabarito: E


ID
837361
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos e tecnologias de armazenamento de dados.

Pela técnica de deduplicação, procura-se basicamente por dados idênticos, eliminando-se as redundâncias e armazenando-se apenas uma única instância do dado. De acordo com essa técnica, os dados redundantes são substituídos por referências para o dado único e, caso seja necessário recuperar a informação, todas as referências ao dado são reconstituídas nas informações originais. Entretanto, a técnica de deduplicação não pode ser aplicada em conjunto com outras técnicas, a exemplo da de compressão de dados.

Alternativas
Comentários
  • Entretanto, a técnica de deduplicação não pode ser aplicada em conjunto com outras técnicas, a exemplo da de compressão de dados. ERRADO (Ela pode ser aplicado com outras técnicas).

  • Segundo Manoel Veras (2009,p.254),"A deduplicação de dados é uma nova tecnologia para gerenciar o crescimento de dados e fornecer proteção de dados. Para eliminar dados redundantes do storage, essa técnica de backup salva uma única cópia de dados idênticos e substitui todas as outras por indicadores que apontam para essa cópia."


    fonte: 
    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI
    AUTOR: MANOEL VERAS

  • Não pode ser aplicado é diferente de "não dará muitos resultados". Compressão em cima de dedup pode, mas não vai dar ganho significativo.

  • ERRADO

    Pode ser aplicado com outras técnicas SIM

    DEDUPLICAÇÃO

    • serve para remover dados duplicados no backup (reduz o espaço de armazenamento após esse processo)

    Definição mais técnica: a Deduplicação, procura por dados idênticoselimina as redundâncias e armazena apenas uma única instância do dado. Os dados redundantes são substituídos por referências para o dado único e, caso seja necessário recuperar a informação, todas as referências ao dado são reconstituídas nas informações originais.

    exemplo:

    Grupo de Dados:

    A,B,C,A,D,B,A,D

    Processo de Deduplicação aplicado:

    A,B,C,D

  • Pela técnica de deduplicação, procura-se basicamente por dados idênticos, eliminando-se as redundâncias e armazenando-se apenas uma única instância do dado. De acordo com essa técnica, os dados redundantes são substituídos por referências para o dado único e, caso seja necessário recuperar a informação, todas as referências ao dado são reconstituídas nas informações originais. Entretanto, a técnica de deduplicação não pode ser aplicada em conjunto com outras técnicas, a exemplo da de compressão de dados. errado

    Pode ser aplicada em conjunto com outras técnicas

    Bendito serás!!


ID
891115
Banca
ESPP
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O processo de recuperação dos dados gravados, após a realização do backup, é conhecido como:

Alternativas

ID
893959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação a sistemas de gerenciamento de banco de dados,
julgue os itens seguintes.

Os algoritmos undo-redo, buferização e fuzzy de checkpoint consistem em técnicas de realização de becape de bancos de dados.

Alternativas
Comentários

ID
910321
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere:

I. O módulo de nuvem do Oracle Secure Backup é implementado por meio da interface SBT do Oracle Recovery Manager (RMAN). A interface SBT permite que bibliotecas de backup externas sejam perfeitamente integradas com este recurso. Consequentemente, os administradores do banco de dados podem continuar a usar suas ferramentas de backup existentes para realizar backups em nuvem.

II. O Oracle Secure Backup aproveita a capacidade do RMAN para criptografar backups e garantir a segurança dos dados. A segurança e a privacidade dos dados são especialmente importantes em ambientes compartilhados, acessíveis publicamente, como a nuvem de armazenamento.

III. A integração com o mecanismo do banco de dados Oracle permite que o Oracle Secure Backup identifique e ignore o espaço não utilizado (blocos) no banco de dados. Os usuários também se beneficiam dos recursos sofisticados de compressão do RMAN. No momento de transmissão de backups em redes mais lentas, como a Internet pública, qualquer redução no tamanho do backup é percebida diretamente como um aumento no desempenho do backup.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • I. O módulo de nuvem do Oracle Secure Backup é implementado por meio da interface SBT do Oracle Recovery Manager (RMAN). A interface SBT permite que bibliotecas de backup externas sejam perfeitamente integradas com este recurso. Consequentemente, os administradores do banco de dados podem continuar a usar suas ferramentas de backup existentes para realizar backups em nuvem. 

    a) O Oracle Secure Backup é integrado ao RMAN do Oracle e a SBT permite a integração com vários dispositivos

    b) Caso a ferramenta que o administrador de backup dos diversos sites seja compatível com o modelo descrito é possível a integração dos backup sim

    Correta

    II. O Oracle Secure Backup aproveita a capacidade do RMAN para criptografar backups e garantir a segurança dos dados. A segurança e a privacidade dos dados são especialmente importantes em ambientes compartilhados, acessíveis publicamente, como a nuvem de armazenamento. 

    a) Considerando que trata-se de uma ferramenta baseada em RMAN, os recuros de segurança do RMAN são herdados.

    Correta

    III. A integração com o mecanismo do banco de dados Oracle permite que o Oracle Secure Backup identifique e ignore o espaço não utilizado (blocos) no banco de dados. Os usuários também se beneficiam dos recursos sofisticados de compressão do RMAN. No momento de transmissão de backups em redes mais lentas, como a Internet pública, qualquer redução no tamanho do backup é percebida diretamente como um aumento no desempenho do backup

    a) As afirmações sobre os blocos de Banco de Dados e recursos sofisticados do RMAN são verdadeiras, já que o OSB é baseado no RMAN.

    Correta


    Fonte:

  • I. O módulo de nuvem do Oracle Secure Backup é implementado por meio da interface SBT do Oracle Recovery Manager (RMAN). A interface SBT permite que bibliotecas de backup externas sejam perfeitamente integradas com este recurso. Consequentemente, os administradores do banco de dados podem continuar a usar suas ferramentas de backup existentes para realizar backups em nuvem. 

    a) O Oracle Secure Backup é integrado ao RMAN do Oracle e a SBT permite a integração com vários dispositivos

    b) Caso a ferramenta que o administrador de backup dos diversos sites seja compatível com o modelo descrito é possível a integração dos backup sim

    Correta

    II. O Oracle Secure Backup aproveita a capacidade do RMAN para criptografar backups e garantir a segurança dos dados. A segurança e a privacidade dos dados são especialmente importantes em ambientes compartilhados, acessíveis publicamente, como a nuvem de armazenamento. 

    a) Considerando que trata-se de uma ferramenta baseada em RMAN, os recuros de segurança do RMAN são herdados. Correta

    III. A integração com o mecanismo do banco de dados Oracle permite que o Oracle Secure Backup identifique e ignore o espaço não utilizado (blocos) no banco de dados. Os usuários também se beneficiam dos recursos sofisticados de compressão do RMAN. No momento de transmissão de backups em redes mais lentas, como a Internet pública, qualquer redução no tamanho do backup é percebida diretamente como um aumento no desempenho do backup

    a) As afirmações sobre os blocos de Banco de Dados e recursos sofisticados do RMAN são verdadeiras, já que o OSB é baseado no RMAN.

    Correta


    Fonte: <http://docs.oracle.com/cd/E26569_01/index.htm>

  • I. O módulo de nuvem do Oracle Secure Backup é implementado por meio da interface SBT do Oracle Recovery Manager (RMAN). A interface SBT permite que bibliotecas de backup externas sejam perfeitamente integradas com este recurso. Consequentemente, os administradores do banco de dados podem continuar a usar suas ferramentas de backup existentes para realizar backups em nuvem. 

    a) O Oracle Secure Backup é integrado ao RMAN do Oracle e a SBT permite a integração com vários dispositivos

    b) Caso a ferramenta que o administrador de backup dos diversos sites seja compatível com o modelo descrito é possível a integração dos backup sim

    Correta

    II. O Oracle Secure Backup aproveita a capacidade do RMAN para criptografar backups e garantir a segurança dos dados. A segurança e a privacidade dos dados são especialmente importantes em ambientes compartilhados, acessíveis publicamente, como a nuvem de armazenamento. 

    a) Considerando que trata-se de uma ferramenta baseada em RMAN, os recuros de segurança do RMAN são herdados. Correta

    III. A integração com o mecanismo do banco de dados Oracle permite que o Oracle Secure Backup identifique e ignore o espaço não utilizado (blocos) no banco de dados. Os usuários também se beneficiam dos recursos sofisticados de compressão do RMAN. No momento de transmissão de backups em redes mais lentas, como a Internet pública, qualquer redução no tamanho do backup é percebida diretamente como um aumento no desempenho do backup

    a) As afirmações sobre os blocos de Banco de Dados e recursos sofisticados do RMAN são verdadeiras, já que o OSB é baseado no RMAN.

    Correta


    Fonte: <http://docs.oracle.com/cd/E26569_01/index.htm>

  • O Secure Backup Cloud Module é um pacote de software baseado no Oracle Secure Backup que oferece a possibilidade de backup de dados para a nuvem. Os backups podem ser criptografados, e o módulo é integrado com o Oracle Recovery Manager(rman) e Enterprise Manager.

  • Referência:

    http://computerworld.com.br/negocios/2008/09/22/oracle-open-world-banco-de-dados-11g-em-nuvem-da-amazon/

  • "....qualquer redução no tamanho do backup é percebida diretamente como um aumento no desempenho do backup..."

     

    Putzzz..... Achei essa informação meio tensa....


ID
928615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca da administração do
PostgreSQL.

Com relação a cópias de segurança (backups), é correto afirmar que o pg_dumpall pode ser executado para criar cópias de segurança de várias bases de dados; o programa psql pode restaurar dados a partir apenas de cópias de segurança criadas com o pg_dump; os arquivos de uma base de dados podem ser copiados via comando tar, desde que o servidor PostgreSQL esteja em execução.

Alternativas
Comentários
  • A sentença "os arquivos de uma base de dados podem ser copiados via comando tar, desde que o servidor PostgreSQL esteja em execução." falso, deve-se sempre usar os comandos padrões do postgres para administrá-lo.
  • "Com relação a cópias de segurança (backups), é correto afirmar que o pg_dumpall pode ser executado para criar cópias de segurança de várias bases de dados;"
    - Verdadeiro: o pg_dumpall é usado para cópias de múltiplos databases ou todos os databases em contraste com o pg_dump.

    "o programa psql pode restaurar dados a partir apenas de cópias de segurança criadas com o pg_dump;"
    - Verdadeiro: vai pela lógica, sem crise.

    "
    os arquivos de uma base de dados podem ser copiados via comando tar, desde que o servidor PostgreSQL esteja em execução"
    - Falso: o comando 'tar' é do Unix, não é um comando do pg. O que existe é um argumento do pg_dump chamado 'tar format (-Ft)' que gera um arquivo manipulável pelo comando 'tar' do Unix.

    Fonte: 
    http://www.postgresql.org/docs/8.4/static/app-pgdump.html
  • um erro esta no: " O programa psql pode restaurar dados a partir apenas de cópias de segurança criadas com pg_dump".

    "a partir apenas" restringe a pissibilidade para uma unica opção(você se apregoa ao "pode" e mais na frente ele muda), o psql restaura da saída do pg_dumpall também.

    Já o outro seria o: " desde que o servidor PostgreSQL esteja em execução".

    O comando tar pode fazer isso que foi dito sem a restrição imposta na frase.  Obs.: comando tar só existe para o linux e a questão não fecha o que falou a um S.O. .


ID
947311
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em relação à estrutura e administração de banco de dados, julgue os itens subsequentes.

O becape de dados que consiste na utilização de uma combinação dos tipos normal e diferencial exige menos espaço de armazenamento, sendo o método de cópia mais rápido. No entanto, a recuperação de arquivos copiados segundo esse método pode ser difícil e lenta, visto que o conjunto de becape pode estar armazenado em vários discos ou fitas.

Alternativas
Comentários
  • O backup dos dados que utiliza uma combinação de backups normal e incremental exige menos espaço de armazenamento e é o método mais rápido. No entanto, a recuperação de arquivos pode ser difícil e lenta porque o conjunto de backup pode estar armazenado em vários discos ou fitas.

    O backup dos dados que utiliza uma combinação dos backups normal e diferencial é mais longo, principalmente se os dados forem alterados com freqüência, mas facilita a restauração de dados, porque o conjunto de backup geralmente é armazenado apenas em alguns discos ou fitas.


    fonte: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc784306(v=ws.10).aspx

  • Complementando: para uma restauração mais rápida, pode ser utilizado apenas o backup normal

  • ERRADO.

    No becape diferencial, a cópia é MAIS LENTA e a restauração é MAIS RÁPIDA.

  • "O becape de dados que consiste na utilização de uma combinação dos tipos normal e diferencial exige menos espaço de armazenamento".... exige menos espaço de armazenamento em relação a que??

     

  • Criação Restauração rápido

    IN - cremental CO - completo

    DI - ferencial DI - ferencial

    CO - completo IN - cremental Lento

  • O becape de dados que consiste na utilização de uma combinação dos tipos normal e diferencial exige menos espaço de armazenamento, sendo o método de cópia mais rápido. A recuperação de arquivos copiados segundo esse método pode ser rápida em relação ao incremental , visto que o conjunto de becape pode estar armazenado em vários discos ou fitas.

  • O becape de dados que consiste na utilização de uma combinação dos tipos normal e diferencial exige menos espaço de armazenamento, -- Certo se vc considerar normal + diferencial em relação a normal + normal!!!

    sendo o método de cópia mais rápido. -- aqui está o erro!!! O método de cópia mais rápido seria normal + incremental.

    No entanto, a recuperação de arquivos copiados segundo esse método pode ser difícil e lenta, visto que o conjunto de becape pode estar armazenado em vários discos ou fitas. -- aqui vejo outro erro!!! Para a recuperação, vc precisará de apenas 2 conjuntos, q é o normal + diferencial (o diferencial vai acumulando; sendo assim, posso usar o mesmo conjunto para ele)

  • O becape de dados que consiste na utilização de uma combinação dos tipos normal e diferencial exige menos espaço de armazenamento, sendo o método de cópia mais rápido. No entanto, a recuperação de arquivos copiados segundo esse método pode ser difícil e lenta, visto que o conjunto de becape pode estar armazenado em vários discos ou fitas. errado

    cópia lenta e recuperação rápida

    Bendito serás!!


ID
960928
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A exportação de banco de dados é uma das formas de backup mais conhecida e, em certos casos, mais utilizada. Sobre as características desta forma de backup, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Em um arquivo, não no sistema operacional.

    b) Você pode selecionar o que quer exportar, sejam tabelas povoadas ou apenas a extrutura.

    c) São permitidas sim. Um exemplo é o phpMyAdmin, você pode fazer por ele.

    d) Posso exportar de um banco de dados em produção e colocar no de desenvolvimento, e vice-versa, ou qualquer outro, pois ele cria os esquemas e estruturas.

    e) CERTA. Você escolhe o que quer exportar.


ID
991855
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a becape e tunning de banco de dados em um sistema de gerenciamento Oracle.

Em um becape físico do banco de dados, somente os arquivos de dados devem ser copiados.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Quando realizamos um becape, este deverá ser realizado com todos os dados do banco de dados, incluindo as tabelas, relacionamentos, dados, formulários, etc.

  • Faz-se necessário o backup do metadados e das logs de transação.

  • Gabarito:

    Errado

  • Gabarito Errado

    Metadados e logs de transação também são copiados.

     

    Vamos na fé !

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1047253
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca de administração de bancos de dados.

Os becapes de um banco de dados garantem a recuperação dos dados perdidos em um incidente, desde que associado a ele seja aplicada a técnica de recuperação conhecida como backward recovery ou roll back.

Alternativas
Comentários
  • a técnica a ser aplicada é o rollfoward, que é justamente pegar o backup do log de transação e commitar o que não foi comitado no momento do incidente

  • roll back - Para tratamento de transações não finalizadas antes do incidente.

  • http://www.dicionarioinformal.com.br/becape/ ;)
  • No meu entendimento utiliza-se estas téncincas para recuperação de erros e não de dados .
    Recuperação para trás ou por retorno (Backward Recovery)

    Recuperação para frente ou por avanço (Forward Recovery)

  • Se o banco de dados não estiver em um estado válido, você pode usar a  backward recovery (recuperação reversa), ou rollback, para recuperar o banco de dados para um estado válido, desfazendo o problema de transações. O SGBD realiza backward recovery lendo o log das transações problemáticas e aplicando as imagens anteriores para desfazer suas atualizações.

    Fonte:

    [1] CONCEPTS OF DATABASE MANAGEMENT Eighth Edition


ID
1055050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No que diz respeito à desduplicação, julgue o item abaixo.

A desduplicação de dados é uma técnica de becape que gerencia o crescimento explosivo de dados, fornece proteção e elimina dados redundantes do armazenamento, salvando uma única cópia dos dados idênticos e substituindo todas as outras por referência para essa cópia.

Alternativas
Comentários
  • Questão retirada de um blog, link: http://datacenter10.blogspot.com.br/2008/12/o-que-deduplicao.html

    "A desduplicação examina a redundancia dos dados que vão para backup. Em muitos casos é possível sair de um backup de 15TB para 1 TB. A taxa de redução do backup vai depender do tipo de dado a ir para backup, dos períodos de retenção, da frequencia de full backups e da tecnologia de deduplicação utilizada. A desduplicação de dados é uma nova tecnologia para gerenciar o crescimento explosivo de dados e fornecer proteção de dados. Para eliminar dados redundantes do armazenamento, essa técnica de backup salva uma única cópia de dados idênticos e substitui todas as outras por indicadores que apontam para essa cópia."

  • Senhores a título de curiosidade esta questão foi retirada conforme o livro do Manoel Veras, inclusive o próprio blog que o colega citou retirou deste livro abaixo.

    Bibliografia:

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS-2009/ PÁGINA 254


  • Eu marquei errado porque esse "fornece proteção" me pareceu bastante vago...

  • Já tinha visto em outras questões como deduplicação esse desduplicação é a primeira vez.

  • Gabarito Certo

    A desduplicação é ideal para operações altamente redundantes como o backup, que exige copiar e armazenar repetidamente o mesmo conjunto de dados diversas vezes para fins de recuperação durante períodos de 30 a 90 dias. Como resultado, empresas de todos os portes dependem do backup e recuperação com desduplicação para obter backup e recuperação rápidos, seguros e econômicos.

    Como funciona a desduplicação de dados

    A desduplicação segmenta o fluxo de dados de entrada, atribui um identificador exclusivo aos segmentos de dados e compara esses segmentos aos dados armazenados anteriormente. Se o segmento for exclusivo, ele será armazenado no disco. No entanto, se um segmento de dados recebido for uma duplicação do que já foi armazenado, uma referência será criada e ele não será armazenado novamente.

    Por exemplo, um arquivo ou volume a partir do qual é feito backup semanal cria um volume significativo de dados duplicados. Os algoritmos de desduplicação analisam os dados e armazenam apenas os segmentos compactados e exclusivos de um arquivo. Esse processo pode fornecer uma média de redução de 10 a 30 vezes nos requisitos de capacidade de armazenamento, com políticas médias de retenção de backup sobre os dados corporativos normais. Isso significa que as empresas podem armazenar de 10 a 30 TB de dados de backup em 1 TB de capacidade de disco físico, o que gera grandes benefícios econômicos.

    Benefícios da desduplicação de dados

    Eliminar dados redundantes pode reduzir consideravelmente os requisitos de armazenamento e melhorar a eficiência da largura de banda. Como o armazenamento primário se tornou mais barato no decorrer do tempo, as empresas costumam armazenar diversas versões das mesmas informações, para que novos funcionários possam reutilizar trabalhos concluídos anteriormente. Algumas operações, como o backup, armazenam informações extremamente redundantes.

    A desduplicação reduz os custos de armazenamento, pois menos discos são necessários. Ela também melhora a recuperação de desastres, pois há muito menos dados a transferir. Em geral, dados de backup e de arquivamento incluem muitos dados duplicados.

    Os mesmos dados são armazenados repetidas vezes, consumindo espaço de armazenamento desnecessário em disco ou fita, eletricidade para resfriar as unidades de disco ou fita e largura de banda para replicação. Isso cria uma rede de ineficiência de custos e recursos dentro da organização.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Cuidado com essas afirmações(questões tiradas de blog, wikipedia etc) que muitos usam pra descaracterizar a banca. Não esqueçam q o contrario tbm acontece(o autor do blog retirar questões de livros, e não citar fonte)


ID
1151230
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considerando o banco de dados PostgreSQL 8.4, assinale a alternativa que representa o comando utilizado para efetuar backup do banco de dados.

Alternativas
Comentários
  • o  pg_dump: o utilitário que pode ser acionado para efetuar um backup de um banco de dados.


  • pg_restore é um utilitário para restaurar um banco de dados do PostgreSQL, a partir de uma cópia de segurança criada pelo pg_dump que é o utilitario de backup de um BD (: 

    http://pgdocptbr.sourceforge.net/pg80/app-pgrestore.html

  • Rodrigo Marcelo, faltou você dizer que o comando referido faz backupe do PostgreSQL. Da forma que você falou fica parecendo que é de qualquer banco. Por exemplo, o mysql usa mysql dump.


ID
1176025
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os seguintes itens, acerca de sistemas de gerenciamento de bancos de dados (SGBD) e de cópias de segurança de dados.

No caso de a atualização de dados ocorrer com frequência e de esses dados serem considerados de alto valor, recomenda-se a implementação de becapes diferenciais.

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica?


    pq pra mim deveria ser incremental

  • Correta.


    Backup diferencial

    Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). Se você estiver executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.


    Backup incremental

    Um backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). Se você utilizar uma combinação dos backups normal e incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados.


    No Backup Incremental, se algum backup intermediário for perdido, a recuperação será prejudicada.

    Ou seja, o risco de não conseguirmos efetuar o recovery é maior no Backup Incremental do que no Diferencial, portanto quando lidamos com "dados de alto valor", como afirma a questão, o Backup Diferencial é mais recomendado.


    Fonte:

    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc784306(v=ws.10).aspx

  • boa barba ruiva!


    entendi o lance do incremental!


    faz sentido mesmo


    como precisa de todos os backups incrementais para recuperar, pode ser que um deles fique corrompido


    valeu barba

  • Acrescentando:

    Método de backup

    Descrição

    Completo (normal)

    Cópia de tudo, marca como backup

    Incremental

    Cópia só do que mudou, marcando como backup

    Diferencial

    Cópia do que mudou, sem marcar como backup (acumulativo)

    Cópia

    Cópia sem marcar como backup

    Diário

    Feito no dia

    gabarito: correto


ID
1177342
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Uma empresa, que só trabalha nos dias úteis, de 8 h às 17 horas, decidiu fazer o seu plano de backup do SGBD Oracle da seguinte forma, sempre após as 19 horas:

segunda-feira: backup incremental diferencial nível 1
terça-feira: backup incremental diferencial nível 1
quarta-feira: backup incremental cumulativo nível 1
quinta-feira: backup incremental diferencial nível 1
sexta-feira: backup incremental nível 0
sábado: backup completo (full-backup)

Caso ocorra uma falha com perda total da base durante a quinta-feira, qual o conjunto mínimo de backups que a empresa deve usar para montar a base como estava na quinta-feira no início do expediente?

Alternativas
Comentários
  • No Oracle, quando fazemos backups utilizando o RMAN, além da opção do backup FULL, temos também a opção de utilizarmos os backups incrementais. No RMAN, o termo "backup incremental" é utilizado para fazer referência a dois tipos: incremental diferencial e incremental cumulativo. O backup incremental inicial é conhecido como backup Nivel-0 (nível zero). Cada backup incremental realizado após o inicial é chamado de backup Nivel-1 (nível um). Os backups incrementais Nivel-1 podem ser cumulativos ou diferenciais:


    backup incremental cumulativo registra todos os blocos alterados tendo como referência o último backup Nivel-0.Obackup incremental diferencial registra todos os blocos alterados tendo como referência o último backup incremental, seja ele um backup incremental Nivel-0 ou Nivel-1.

    A decisão entre usar backups diferenciais ou cumulativos é baseada principalmente em onde desejamos gastar o tempo e a quantidade de espaço em disco disponível.

    Usar backups incrementais cumulativos significa que cada backup incremental se tornará progressivamente maior e mais demorado até que outro Nível-0 seja executado, mas durante uma operação de recuperação, somente dois conjuntos de backups (Backup sets) serão necessários (O Nivel-0 e o último Nivel-1).

    Os backups incrementais diferenciais somente registram as alterações referentes desde o último backup. Portanto, cada conjunto deles poderá ser menor ou maior do que o anterior, sem nenhuma sobreposição em seus blocos de dados. Entretanto, uma operação de recuperação poderá ser mais demorada pelo fato de terem mais conjuntos de backups para serem lidos em vez de apenas dois como no cumulativo (por exemplo: O Nivel-0, e vários Nivel-1).

    http://eduardolegatti.blogspot.com.br/2012/07/rman-backup-incremental-cumulativo-vs.html


ID
1211563
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca dos conceitos de armazenamento de dados, julgue o item a seguir.

As principais motivações para a implementação de sistemas de replicação local incluem o provimento de alternativa a soluções de becape, a viabilização da recuperação rápida, a simplificação de plataformas de testes e a facilitação da migração de dados.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva correta.

     

    "Um grande uso da replicação heterogênea, além dos já mencionados, é possibilitar a migração entre versões, sistemas operacionais, arquiteturas ou SGBDs diferentes com um tempo mínimo de parada, pois não é preciso ter o sistema indisponível durante uma lenta operação de Backup e Restore: apenas "vira-se a chave" para que a aplicação passe a utilizar o novo servidor, que foi constantemente atualizado. Desta forma, um cliente que comprou um AIX em uma máquina nova e muito poderosa, pode migrar seu banco de dados que atualmente está em um antigo servidor Intel de 32 bits com um tempo de indisponibilidade muito pequeno, mesmo tradando-se de um banco de dados na casa de Terabytes".

     

     Vide https://www.devmedia.com.br/configurando-uma-solucao-de-replicacao-para-alta-disponibilidade-no-oracle-revista-sql-magazine-104/25964


ID
1215217
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No que se refere a becape e restauração de dados, julgue os próximos itens.

Mesmo com a realização de becapes totais e incrementais dos bancos de dados, é possível haver perda de dados em casos de desastres.

Alternativas
Comentários
  • O desastre pode ocorrer entre os backups incrementais.

  • Na TI, nada funciona com 100% de certeza.

  • As mídias do becape ficavam na casa do dono da empresa, que ficava a 1km de distância da empresa, mas aí veio um sharknado - que é um furacão que passou pelo oceano e arrastou junto vários tubarões - e destruiu tudo em um raio de 4 km´s.


ID
1215220
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No que se refere a becape e restauração de dados, julgue os próximos itens.

O becape total de um banco de dados permite que esse banco seja restaurado a qualquer ponto temporal específico.

Alternativas
Comentários
  • Não é a qualquer ponto temporal, o ponto de restauração é de acordo com a ultima vez que o becape foi efetuado.

  • Está errado, pois se houve alguma alteração/deleção em um dado em um dado momento o backup total só consegue recuperar o estado do dado no momento da realização do backup.

  •  só conseguirá recuperar dados até o momento da realização do becape total. NÃO ANTES/DEPOIS


ID
1226827
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No que diz respeito à arquitetura e aos conceitos de banco de dados, julgue os próximos itens.

O becape de um banco de dados é efetuado em fitas DAT, e o acesso a esses dados, feito de forma sequencial, é mais lento.

Alternativas
Comentários
  • Correta. A fita DAT é um recurso de armazenamento de cópias de segurança de alta capacidade, mas de baixa velocidade de acesso, porque exige o acesso sequencial. Se a informação está no final da fita, será preciso passar pelo início sempre.

  • Eu diria que PODE ser efetuado em fitas DAT, não que É efetuado em fitas DAT.

  • Questão fácil de anular. Ninguém entrou com recurso?

  • Questão típica de anulação, "PODE SER EFETUADO".

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1237993
Banca
FCC
Órgão
MPE-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O tipo de backup de um banco de dados conhecido como diferencial compreende salvar

Alternativas
Comentários
  • Letra C, O backup diferencial é para copiar os arquivos ‘diferentes’ em relação ao último backup completo realizado.

  • Gabarito Letra C
     

    Backup IncreMental

    OCASIÃO: Realiza um backup dos arquivos que foram alterados ou novos desde o último backup, de qualquer tipo. (backup de atualização).

    ATRIBUTO DE ARQUIVO: MARCA (O atributo de arquivo é desmarcado).

    VANTAGEM: Menor quantidade de armazenamento de dados Backups mais rápidos

    DESVANTAGEM: A restauração completa do sistema pode levar mais tempo do que se for usado o backup normal ou diferencial.

    bons estudos


ID
1318888
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No SQL Server, um backup diferencial captura os dados que mudaram desde o momento do último backup

Alternativas
Comentários
  • Para fazer um backup diferencial é necessário ter um primeiro backup completo. Após ser feito o primeiro backup completo o backup diferencial copia todos os arquivos criados ou modificados a partir do último diferencial ou completo.


ID
1334281
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A extração de backups de bancos de dados é um processo que deve ser meticulosamente planejado, pois implica risco de sérios danos. Analise as seguintes afirmativas sobre esse tópico no âmbito do MS SQL Server.

I. Backups diferenciais são mais rápidos e ocupam bem menos espaço que backups completos, mesmo para bancos de dados intensamente modificados.

II. A recuperação de um backup diferencial D requer a preservação do backup base C e de todos os backups diferenciais anteriores a D criados após a criação de C.

III. Backups diferenciais são especialmente úteis quando as modificações sobre um extenso banco de dados ocorrem de forma distribuída e uniforme, isto é, quando não estão concentradas em determinados reduzidos subconjuntos dos dados.

Analise se:

Alternativas
Comentários
  • Um backup diferencial baseia-se no backup de dados completo anterior mais recente. Um backup diferencial captura apenas os dados que foram alterados desde o backup completo completo.

    I - Backups diferenciais exigem menos disco, fita ou espaço de unidade de rede que os backups incrementais.

        Tempo de backup é mais rápido do que backups completos ou incrementais.

    II - A recuperação é mais simples, pois exige apenas o último Backup Completo e o último Diferencial que foram realizados. Entretanto é demorado.

    III - A criação de um backup diferencial pode ser muito rápida se comparada à criação de um backup completo. Um backup diferencial registra apenas os dados que mudaram desde o backup completo no qual se baseia o backup diferencial. Isso facilita os backups de dados frequentes, o que diminui o risco de perda de dados.

    • Backups de banco de dados de diferencial são especialmente úteis se um subconjunto de um banco de dados é modificado mais frequentemente do que o restante do banco de dados. Nesses casos, backups de banco de dados de diferencial lhe permitem fazer backup frequentemente sem a sobrecarga de backups de banco de dados completos.

    http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms175526.aspx

    e) nenhum é verdeira

  • II. A recuperação de um backup diferencial requer a preservação do backup base C e de todos os backups diferenciais anteriores a D criados após a criação de C

    Resposta: A restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.

  • O erro da alternativa I está no trecho: "mesmo para bancos de dados intensamente modificados". Se você modificar bastante o backup incremental levará em consideração essa alteração.

  • A alternativa I é tão relativa que não consigo dizer que é 100% certa nem que é 100% errada. Enfim.....


ID
1365757
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Recovery Manager - RMAN é um utilitário de banco de dados que faz o backup, restauração e recuperação de bancos de dados Oracle 11g. Este utilitário

Alternativas
Comentários
  • d - Trata-se do catálogo de dados, que difere do repositório de dados justamente porque é capaz de armazenar informações de vários bancos de dados ao mesmo tempo.

  • A) Os status possíveis são: Disponível, indisponível e expirado. Para visualizar o status utilize o comando crosscheck


    B) Os incrementais também recebem um tag, caso não seja especificada na linha de comando o RMAN definirá uma TAG única.


    C) Apenas dois formatos são possíveis: image copy (cópia bit a bit) e backup set (arquivo no formato do RMAN).


    E) Suporta sim paralelismo, é um parâmetro na execução do RMAN.


    Fonte: https://docs.oracle.com/cd/B19306_01/backup.102/b14192/bkup002.htm#CEGGGDIJ
               RMAN Recipes for Oracle Database 11g: A Problem-Solution Approach


ID
1379743
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação ao Backup de bancos de dados Oracle 11g, assinale a alternativa que contém o(s) parâmetro(s) da linha de comando, com a sintaxe correta, que permite(m) ao utilitário expdp do Oracle não incluir as tabelas que iniciam com SCC e SAV em um dado pump de dados, rodando em um sistema operacional Linux.

Alternativas

ID
1386052
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Paulo foi solicitado a realizar um backup físico em uma base de dados Oracle em modo ARCHIVELOG, com a base aberta e gerando transações. Este tipo de backup é conhecido como ...I... . Utilizou para isso um cliente de banco de dados Oracle que executa tarefas de backup e recuperação e automatiza a administração de estratégias de backup, conhecido pela sigla .... II... .

As lacunas I e II são preenchidas, correta e respectivamente, por

Alternativas
Comentários
  • Quais são os tipos de backup?

    Falando agora diretamente de Oracle nós temos dois tipos de backups:

    Backups Lógicos: Que contêm dados e\ou definições de objetos. Um exemplo comum de backup lógico é o famoso export\import através do datapump pois ele gera nada mais do que um arquivo binário com as definições de estrutura, índices, grants, dados (e o que mais você quiser) para importação.

    Backups Físicos: Que contém os arquivos físicos do banco de dados como datafiles, archive logs ou controlfiles.

    Podem ser feitos pelo banco (RMAN ou manualmente com o BEGIN\END BACKUP) ou diretamente pelo usuário administrador via servidor.

    Backups Consistentes e inconsistentes

    Dentro dos backups físicos ainda temos dois subtipos que também são muito importantes.

    - Backups Consistentes (também conhecidos como cold backup): Feitos com a base “desligada” ou em modo mount.

    Consiste basicamente em fazer um backup sem que a base esteja com transações ativas, garantindo assim que todas as transações previamente realizadas estejam consistentes.

    A característica deste tipo de backup é que há a garantia de que todos os SCNs estão idênticos, ou seja, todas as alterações que estavam no redo log e no buffer estão gravadas nos datafiles.

    - Backups Inconsistentes (também conhecidos como hot backup): Feitos com a base aberta e gerando transações.

    Como o banco está sendo constantemente utilizado antes, durante e depois do backup os SCNs geralmente nunca batem (daí o nome inconsistente), o que faz o sistema depender dos archived logs para posterior recuperação.

    Conforme podemos analisar das afirmações é certo que backups inconsistentes necessitam que a base esteja em modo ARCHIVELOG.

    Fonte: http://www.oracle.com/technetwork/pt/articles/database-performance/conceito-backup-e-recover-em-oracle-1384601-ptb.html

  •  gabarito: c) hot backup e RMAN


ID
1395916
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O processo de recuperação de bancos de dados, depois de acidentes que envolvem perda de dados, baseia-se na replicação de dados. Nesse processo, o banco de dados deve retornar a um estado consistente, o mais próximo possível do estado que tinha no momento da falha.

Assinale a opção que identifica um elemento essencial para esse processo e o motivo da sua importância.

Alternativas
Comentários
  • O log de transações é um componente crítico do banco de dados e, se houver uma falha do sistema, será necessário que o log de transações retorne seu banco de dados a um estado consistente.

  • Temos que escolher uma alternativa que apresente corretamente um elemento essencial para a recuperação de dados e, posteriormente, associe de forma correta um motivo ao conceito.

    a) A descrição do motivo da importância do elemento estaria corretamente associada ao log. Esses dispositivos permitem o registro das transações mais recentes, de modo a incorporá-las nos backups diferenciais. ERRADA

    b) Os arquivos de log, de modo a permitir a recuperação de transações, guardam os estados “antes” e “depois” para aquelas em que há modificação de dados. A associação está correta e o log é realmente essencial para a recuperação de dados. CERTA

    c) A alternativa não está lá muito clara, mas podemos presumir que as transações recém-confirmadas provavelmente não terão sido escritas nos backups ainda, já que ele cita que são os “dos últimos dias”. Assim, a recuperação dessas transações estaria melhor associada ao log. ERRADA

    d) O registro de todas as operações confirmadas desde o último backup completo é um backup diferencial, não um arquivo com checkpoints. Aliás, esses checkpoints são pontos dentro do log que marcam o ponto em que as transações a partir dali precisam ser recuperadas em caso de falha. ERRADA

    e) O espelhamento não é a única maneira de se obter dados recuperáveis. Tá certo que termos várias cópias dos dados é algo positivo para a recuperação, mas esse processo pode ser realizado através de outros mecanismos, como backup e o log. ERRADA

    Gabarito: B


ID
1401550
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A extração de backups na administração de bancos de dados de grande porte é uma questão crítica, tanto por questões de segurança como de desempenho. Backups diferenciais (differential backup) caracterizam-se pela captura dos dados que foram alterados:

Alternativas
Comentários
  • Um backup diferencial fornece um backup dos arquivos que foram alterados desde que foi feito um backup completo. Um backup diferencial normalmente salva somente os arquivos que são diferentes ou novo desde o último backup completo, mas isso pode variar nos diferentes programas de backup. Juntos, um backup total e um backup diferencial incluem todos os arquivos no seu computador, alterados e não alterados. 


    Fonte: https://support.microsoft.com/kb/136621/pt-br
  • Letra c

  • Gabarito: (C) desde a extração do último backup completo;

    • Backup diário ou diferencial: realizado todos os dias, é bastante aplicado a sistemas críticos para a empresa, que apresentam atualizações constantes;
    • Backup completo (semanal ou mensal): indicado em caso de demandas que não apresentam muita urgência, em sistemas menos críticos e de menor manipulação;
    • Backup incremental: nessa modalidade, arquivos novos são adicionados a partir de um backup completo. É normalmente aplicado para informações que não são alteradas com o passar do tempo, como banco de imagens e vídeos que não são modificados, mas apenas alimentados com novos arquivos.

ID
1448275
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um backup no SGDB Oracle 11g Release 2 pode ser consistente ou inconsistente.

Para fazer um backup consistente, é necessário que o banco de dados

Alternativas
Comentários
  • Feitos com a base “desligada” ou em modo mount.

    Consiste basicamente em fazer um backup sem que a base esteja com transações ativas, garantindo assim que todas as transações previamente realizadas estejam consistentes.

    Fonte: http://www.oracle.com/technetwork/pt/articles/database-performance/conceito-backup-e-recover-em-oracle-1384601-ptb.html


ID
1493062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O tratamento de vários aspectos em um ambiente de trabalho de tecnologia de informação e comunicação pode ser segmentado em três equipes distintas, conforme descrito a seguir.

• Equipe de infraestrutura, que atua no levantamento de necessidades de computação e de comunicação de clientes e usuários, visando o desenvolvimento e manutenção de componentes de hardware, redes de computadores, gerenciadores de bancos de dados, interfaces com usuário, arquiteturas e códigos.

• Equipe de aplicações, que atua no levantamento de necessidades de informação de clientes e usuários, visando o desenvolvimento e manutenção de aplicações, software aplicativo, bancos de dados, interfaces com usuário, arquiteturas e códigos.

• Equipe de operações, que gerencia rotineiramente todos os recursos desenvolvidos pelas equipes de infraestrutura e aplicações, monitorando o contínuo funcionamento desses sistemas e aplicações, recebendo demandas dos usuários, detectando desvios, realizando pequenos ajustes e solicitando alterações de maior complexidade.

Tendo como referência as informações apresentadas, julgue o item subsequentes, a respeito dos conceitos de desenvolvimento e manutenção de sistemas e aplicações.

Na manutenção de um banco de dados que suporta o funcionamento de uma aplicação, é recomendável que a responsabilidade pelo backup e(ou) restore do banco de dados seja alocada à equipe de infraestrutura, e não à equipe de operações

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar porque que a questão está errada? Pelo que entendi a equipe de infraestrutura visa desenvolvimento e manutenção de gerenciadores de banco de dados. Não entendi o erro.

  • com certeza anulada, nunca vi nem li em lugar algum que politica de backup e e executada pela equipe de operacoes

  • A ISO 27.002 de 2013 considera os backups como controle de Segurança nas Operações, ou seja procedimento operacional. Portanto errada

  • Para responder essa questão tomei como base o a Função de Gerenciamento das Operações que pertence ao Estágio Operação do Serviço da Itil v3.

    "Gerenciamento de Operações de TI Função responsável pela gestão continua e manutenção de uma infra-estrutura de TI de uma organização, para assegurar a entrega do nivel acordado de serviço de TI ao negocio. Suas funções são : Manter o status para atingir a estabilidade do s processos e atividades cotidanas na organização Propor melhorias para alcançar um serviço melhorando a umcutso reduzido enquanto mantém a estabilidade Uso de habilidades operacionais para diagnosticar e resolver qualquer falha que ocorra na peração de TI Consiste em duas sub-operações : 1 Controle de operações ( composto por equipe de operadores que garante exxecução e monitoramento das atividades operacionais e eventos na infra estrutura como gerenciamento de console, agendamento de jobs, backup e restauração e impressão. 2 – Gereciamento das instalações – gerenciam a parte fisica do ambiente de TI. Como : datacenters, Sites Recovery, contratos de data centers tercerizados, consolidação."

    Fonte: http://pedrofcarvalho.com.br/PDF/ITIL_OPERACAO_SERVICOS.pdf

  • Gaba: ERRADO

    • Equipe de infraestrutura - manutenção, trocar toner e colocar papel na impressora e trocar teclado e memoria de PC

    • Equipe de aplicações - analistas/desenvolvedores criam sistemas e desenvolvem código

    Equipe de operações, que gerencia rotineiramente todos os recursos desenvolvidos pelas equipes de infraestrutura e aplicações, monitorando o contínuo funcionamento desses sistemas e aplicações, recebendo demandas dos usuários, detectando desvios, realizando pequenos ajustes e solicitando alterações de maior complexidade.

     

    FONTE/DOUTRINA/JURISPRUDENCIA/P*DAS GALAXIA: CESPE

     

  • nishi...

  • Essa matéria já é complexa, e o cespe ainda fica cagando.


  • Creysson, pode me dizer em q parte da Norma esta dizendo isso? Estou com ela aberta aqui e não tem nada disso.

  • Pessoal, não sou da área de TI e muitos dos termos que vejo nos comentários de questões dessa área eu não entendo.

    Reparei que em várias questões é citado nos comentários um tal de "Método Nishimura".... Alguém poderia, por favor, explicar o que significa isso?

    Abs e obrigado!


ID
1499986
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em um sistema de bancos de dados, o mecanismo de fail-over corresponde, especificamente, a

Alternativas
Comentários
  • - Failover Clustering 

    Banco de dados de uma organização traz informações importantes e muitas vezes crítica. O tempo de inatividade do computador, seja de manutenção programada ou falha de hardware é um fato da vida, mas algumas operações , tais como aqueles para os varejistas on-line, tem que ficar correndo em volta do relógio. Para responder a este problema, os fornecedores de software adicionado a capacidade de failover clusters de servidores. O software , rodando em vários computadores, sente quando se está off-line e pedidos rotas para os computadores restantes. Os usuários podem notar uma diminuição no tempo de resposta , mas o servidor continua funcionando . 

    - Automático e Manual Failover 

    Um failover de servidor é automático quando um computador desenvolve um problema físico e desliga . O servidor observa automaticamente se o computador não estiver respondendo e remove-lo de sua lista de computadores disponíveis. Um failover manual ocorre quando um administrador de banco de dados informa ao servidor para remover um computador de serviço. Dessa forma, a equipe de computador pode fazer a manutenção de rotina no computador e trazê-lo de volta em serviço quando terminar a manutenção . 

  • Failover = atua quando uma falha acontece no servidor primário, fazendo com que o cluster deixe de operar no modo normal para operar no modo de desastre. Perceba na figura abaixo que durante o modo desastre as requisições são feitas na estrutura disponível para o failover.

    Failback = o cluster do servidor primário volta para a execução normal

    GAB E.


ID
1528015
Banca
IDECAN
Órgão
Banestes
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um backup é uma cópia de um ou mais arquivos armazenada em um local separado do original, e em diversas mídias para segurança e confiabilidade do backup. Um backup ajuda a impedir que os dados sejam totalmente perdidos ou alterados, e tem-se a possibilidade de recuperação, caso algo aconteça. Diante do exposto, analise.

I. O backup total corresponde a uma cópia integral de todos os dados e/ou arquivos e compõe o sistema.

II. O backup incremental é uma cópia que inclui apenas os arquivos e dados alterados desde a última cópia incremental ou total.

III. Backups diferenciais não são acumulativos.

IV. O backup utilizado de maneira emergencial, e que normalmente antes de alguma alteração crucial no sistema, pode não afetar a rotina de backups organizados da empresa é o backup de cópia.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Um backup incremental é uma cópia dos dados criados e modificados desde a última execução de backup, tanto incremental quanto completa. Um backup diferencial é uma cópia dos dados criados e modificados desde o último backup completo.


ID
1617433
Banca
ZAMBINI
Órgão
PRODESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Na versão gratuita do SQL Server 2005 não é instalado a ferramenta responsável por toda a automatização de rotinas (jobs) do banco de dados, tais como backup, reorganização de índices, shrink dos arquivos do banco de dados.


Qual é a ferramenta do SQL Server Management Studio (SSMS) que possibilita a automatização dessas tarefas?


Alternativas

ID
1793056
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Uma solução bastante utilizada para backup é a deduplicação de dados. Em relação a essa técnica, é incorreto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A deduplicação funciona como se fosse um atalho para um dado já escrito em backup. Quando há pouca redundância de dados, não será possível criar atalhos para os dados "dobrados" em backup, logo, há pouco ganho de espaço. Alternativa letra A

  • Muito pelo contrário ele requer muita redundância já que ele consegue eliminá-la.

     

    Manoel Veras

    Datacenter

  • Concurso da Pâmela.


ID
1794469
Banca
FCC
Órgão
MPE-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em uma empresa, os dados dos seus bancos de dados de sistemas de informação são salvos em cópias de segurança, através de procedimentos formais de backup, testes e restauração, porém não existe um acordo temporal para o retorno destes dados em caso de incidente (crise ou desastre). As informações se tornam acessíveis no momento que for possível. Essa situação de proteção de dados é classificada como de nível:

Alternativas
Comentários
  • Nível de Contingência: Os dados são salvos em cópias de segurança, através de procedimentos formais de backup, testes e restauração, porém não existe um acordo temporal para o retorno destes dados em caso de incidente (crise ou desastre). As informações de tornam acessíveis no momento que for possível;


    Fonte: http://iso27000.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=55:contcontdisp&catid=34:seginfartgeral&Itemid=53


ID
1797541
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue o item subsequente, com base nos conceitos de modelagem relacional dos dados e de administração de dados.

O becape quente, que é realizado com o banco de dados desligado, pode ser executado por meio de scripts shell, no Linux/Unix, ou por meio de batch, no Windows, sendo sempre obrigatório copiar todo o conteúdo do banco de dados.

Alternativas
Comentários
  • Backup Quente (Hot backup), backup realizado com o banco de dados online, ou seja inconsistente. O backup HOT é um dos principais tipos de backup realizados nos ambientes de produção, pois não é necessário a parada do banco de dados, quando está em modo ARCHIVELOG, porém, uma estratégia de backup HOT pode envolver a utilização de níveis de backups incrementais, como:

    Backup incremental nível 0, ou backup base;

    Backup incremental nível 1, 2, 3 e 4.

    Ao colocar esses níveis de backup na sua estratégia, irá ganhar performance, redução de volumetria de backup gerado e aumentar o nível de disponibilidade dos dados, dando mais eficiência à recuperação. Acho que é a opção mínima de backup para o ambiente de produção.

     

    http://imasters.com.br/artigo/12321/oracle/uma-visao-geral-sobre-backup-e-recover?trace=1519021197&source=single

  • Gabarito: ERRADO

    sendo mais claro para explicar o que é um backup quente:

    backup realizado com o banco de dados em funcionamento é chamado de backup quente. Ele é a melhor escolha quando um banco deve funcionar continuamente e é grande demais para um backup rápido.

    Outro ponto importante a ser analisado é a capacidade de recuperar partes do banco, ao invés do todo. O backup quente é realizado por partes e, dessa maneira, pode-se recuperá-lo também por frações.

    A questão diz que é obrigatório que seja copiado todo o conteúdo do banco de dados, eis o erro da questão, pois é realizado em partes.

    caso queira ir mais afundo sobre o assunto, eis o link das informações

    https://blog.diferencialti.com.br/backup-em-camada-quente-e-fria/#:~:text=O%20backup%20realizado%20com%20o,demais%20para%20um%20backup%20r%C3%A1pido.

  • Minha contribuição.

    Backup quente ~> sistema ligado.

    Backup frio ~> sistema desligado.

    Fonte: Prof. Deodato

    Abraço!!!


ID
1847293
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação às estruturas que fazem parte de um banco de dados Oracle e que possuem um papel importante na reconstrução do banco de dados a partir de um backup,

Alternativas
Comentários
  • a) CERTA

    b) ERRADA. O redo guarda por algum tempo (ele é cíclico) as informações que são alteradas. Se o banco estiver em modo archive, ele redireciona essas informações para o archivelog.

    c) ERRADA. Não existe offline redo logs. A UNDO Tablespace armazena os dados das transações finalizadas e assim é possível fazer o undo.

    d) ERRADA. 

    As informações que o arquivo de controle possui são:

    Nome do banco de dados

    Data de criação do banco de dados

    Os nomes e localizações de cada datafile e redo log associados ao banco de dados

    Informações sobre as tablespaces

    Possíveis datafiles com status offline

    O histórico de logs

    Sobre os archives gerados

    Backupsets e backup pieces, gerados pelo RMAN

    Backups de datafiles e informações de redo log

    Cópia de datafiles

    O valor atual do número da sequência do log

    Informações de checkpoint

    Fonte: http://imasters.com.br/artigo/10434/oracle/o-que-e-control-file/

    e) ERRADA. A menor estrutura de armazenamento do oracle é o bloco.


ID
1897606
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Analise os comandos Oracle RMAN para extração de backups a seguir:

I. BACKUP INCREMENTAL LEVEL 0 DATABASE;

II. BACKUP INCREMENTAL LEVEL 1 CUMULATIVE DATABASE;

III. BACKUP INCREMENTAL LEVEL 1 DATABASE;

É correto afirmar que o comando:

Alternativas
Comentários
  • I-Backup incremental inicial do banco (level 0): leva todos os blocos do banco
    II-backup incremental cumultativo: leva todos os blocos alterados tendo como referência o último backup Nivel-0 (inicial)
    III-Backup diferencial: leva todos os blocos alterados tendo como referência o último backup incremental, seja ele um backup incremental Nivel-0 ou Nivel-1


ID
1932589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca dos sistemas gerenciadores de banco de dados MySQL e PostgreSQL, julgue o item subsequente.

Na administração do MySQL 5.6, ao se executar o becape full lógico por meio do aplicativo mysqldump, recomenda-se verificar a integridade dos dados antes de realizar o becape. Nesse caso, a sintaxe correta é a mostrada a seguir.

mysqldump -u usuario -p senha --check-all-db --all-databases > arquivo.sql

Alternativas
Comentários
  • não existe esta opção '--check-all-db'

    http://dev.mysql.com/doc/refman/5.6/en/mysqldump.html#mysqldump-option-summary

  • sintaxe correta para o backup de um banco de dados que está rodando no MySQL em um servidor Linux:

    mysqldump -u usuario -p nome_banco > arquivo_backup.sql

  • fui tentar chutar essa

     

    me dei mal

     

    pqp

     

    essas questoes assim tem que deixar na conta do papa mesmo

  • Para verificar a integridade dos dados antes de realizar o becape usa-se mysqlcheck. Não é o mysqldump.

    EX: mysqlcheck c -u root -p --all-databases

  • Gabarito: ERRADO

    O mysqldump de fato executa um becape lógico, ele produz um conjunto de comandos SQL que possam reconstruir as tabelas e os dados. Contudo, não existe nenhuma recomendação para verificação da integridade dos dados antes do becape. O comando está com todos os parâmetros corretos, exceto, o –check-all-db que não existe na documentação oficial.

    https://dev.mysql.com/doc/refman/5.7/en/mysqldump.html

  • Aquela questão em branco.

  • Se o banco não estiver íntegro, o backup é o menor dos problemas. Mas o SGBD garante a integridade.


ID
2063092
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um problema em um disco causou uma falha catastrófica em um banco de dados.

Para recuperá-lo, e levá-lo a um estado consistente o mais próximo possível do momento em que a falha ocorreu, o administrador desse banco deve usar a último backup do banco em conjunto com o último backup do

Alternativas
Comentários
  • Todo banco de dados do SQL Server tem um log de transações que registra todas as transações e modificações feitas no banco de dados a cada transação.

     

    O log de transações é um componente crítico do banco de dados. Se houver uma falha no sistema, você precisará que o log retorne o seu banco de dados a um estado consistente. Nunca exclua ou mova esse log, a menos que você compreenda totalmente as implicações de fazer isso.

     

    fonte: https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms190925.aspx

  • ✅Gabarito(D)

    Para poder recuperar-se de falhas que afetam transações, o sistema mantém um log para registrar todas as operações de transação que afetam os valores dos itens de banco de dados, bem como outras informações de transação que podem ser necessárias para permitir a recuperação de falhas. O log é um arquivo sequencial, apenas para inserção, que é mantido no disco, de modo que não é afetado por qualquer tipo de falha, exceto por falha de disco ou catastrófica. 

    Fonte: Sistema de Banco de Dados 6° Edição - Pearson Education - Elmasri - Navathe


ID
2382574
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Replicação de banco de dados é a cópia dos dados de uma base de dados original para outra base, permitindo que sejam disponibilizados em um ou mais sites. A cópia instantânea e fiel dos dados e transações, efetuada em qualquer momento, é conhecida como replicação

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    1) Replicação síncrona (sincronizada) Neste tipo de sincronização, a replicação da ação é feita instantaneamente. Se alguma cópia do banco é alterada, essa alteração será imediatamente aplicada a todos os outros bancos dentro da transação. A replicação síncrona é apropriada em aplicações comerciais onde é exigido um nível de atualização muito preciso em todos os servidores envolvidos. Desvantagem: Existem algumas desvantagens neste tipo de replicação. Mas, dentre as principais, podemos citar:  Perda sensível de desempenho; Uma das grandes explicações para isso é que ao executar uma ação na base “central”, ela irá instantaneamente replicar para as demais dentro da mesma transação do usuário, ou seja, a ação não retorna o “ok final” para o usuário que executou a ação sem que as demais bases estejam atualizadas.

    2) Replicação assíncrona (não sincronizada) Neste modelo a replicação não é instantânea. O replicador monta um histórico das ações a serem replicadas e em um determinado momento é feita a replicação entre as bases de dados relacionadas. A alteração será propagada e aplicada para outra base em um segundo passo, dentro de uma transação separada. Esta poderá ocorrer em segundos, minutos, horas ou até dias depois, dependendo da configuração pré-estabelecida. Desvantagem  Consumo de recursos das máquinas envolvidas acima do normal no momento da replicação; Isso é um fator negativo, pois o SGBD perde o poder de resposta nos momentos que está replicando. Logicamente, esta é uma verdade apenas para grandes volumes de dados.  As informações nas máquinas envolvidas não estarão o tempo todo atualizadas. Este é um dos grandes problemas da replicação, as máquinas envolvidas na replicação ficarão desatualizadas até que o processo de replicação seja iniciado.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     


ID
2506078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um técnico pretende implantar a seguinte política de becape para sua organização:


• becape no servidor de banco de dados, a ser realizado todas as noites, diretamente em um HD externo conectado ao servidor via porta USB;

• becape no servidor de arquivos, a ser realizado a cada dois dias, diretamente em um SSD instalado em outro servidor.


Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    A resposta mais simples e objetiva venceu hehe....

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Questão que infelizmente requer mais a nossa  interpretação do que o conhecimento em BACKUP(BECAPE). Não tem jeito: faz parte do processo seletivo! 

    Analisando as alternativas:

    a) A política do servidor de arquivos poderia ser alterada para ser realizada todos os dias, mesmo que a mídia de destino esteja em outro servidor.

    Correta. É uma alternativa que está bem completa e é a mais correta das demais. Óbvio que deixa margem para interpretação , entretanto nada de mais. 

     

     

    b) A execução do becape no servidor de arquivos será mais rápida caso se opte pela utilização de DVD em lugar de SSD.

    Errada. O tamanho máximo de um DVD é muito pouco se comparando  ao SSD.

     

     

    c) Relativamente ao servidor de arquivos, a política em apreço é inexequível, visto que só é possível utilizar dispositivos SSD como mídias de becape se eles estiverem instalados localmente, ou seja, diretamente à placa-mãe da máquina.

    Errada. O trecho só é possível ... dá a seguinte ideia de que só existe apenas esse recurso: SSD para becapes.

     

    d) Caso se queira reduzir a periodicidade mínima dos becapes do servidor de banco de dados, deve-se levar em conta o fato de que a opção por um HD externo conectado ao servidor via porta USB requer que essa periodicidade seja de, no mínimo, seis horas.

    Errada. A programação de backup pode ser feita a qualquer hora.

     

     e) Relativamente ao servidor de banco de dados, a política em questão é inexequível, pois só é possível usar HD externo para esse fim mediante conexão desse dispositivo diretamente à placa-mãe.

    Errada. Há outras possibilidades também.

  • a) O fato da mídia de destino do backup estar em outro servidor em nada influencia na periodicidade do backup. A realização do backup diário poderia trazer algum problema relativo a um maior espaço consumido em disco ou algo do gênero, mas não é o que está sendo dito na alternativa. Não há erro. CERTA

    b) O armazenamento terciário, como é o caso do DVD, é mais lento que um dispositivo de armazenamento secundário, como é o caso de um SSD. ERRADA

    c) Não há tal restrição. Você poderia, por exemplo, realizar um backup através de um SSD externo conectado em um cabo USB. ERRADA

    d) Essa restrição também não existe. A periodicidade do backup vai depender da política de backup da organização, sendo influenciada pelo tempo que demora para gerar o arquivo de backup, o tamanho dos dados, dentre outros fatores. ERRADA

    e) Um HD externo não fica ligado diretamente à placa mãe dentro do computador, por isso mesmo que ele é externo! Esses dispositivos costumam usar a entrada USB para transferir dados. ERRADA

    Gabarito: A

  • A política do servidor de arquivos poderia ser alterada para ser realizada todos os dias, mesmo que a mídia de destino esteja em outro servidor.


ID
2561902
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Para atualizar as linhas da tabela backup_employees de forma que corresponda à tabela employees, um Analista de Sistemas utilizou a instrução abaixo em um banco de dados Oracle aberto e em condições ideais.


MERGE INTO backup_employees bac

..I.. (SELECT * FROM employees) emp

ON (bac.employee_id = emp.employee_id)

..II..

UPDATE SET

bac.name = emp.name,

bac.job_id = emp.job_id,

bac.salary = emp.salary*1.5,

bac.commission = emp.commission,

DELETE WHERE (emp.commission IS NOT NULL)

..III..

INSERT VALUES(emp.employee_id, emp.name, emp.job_id,

emp.salary, emp.commission);


Para que a sintaxe da instrução esteja correta, as lacunas I, II e III devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    MARGE
    Realiza operações de inserção, atualização ou exclusão em uma tabela de destino com base nos resultados da junção com a tabela de origem. Por exemplo, você pode sincronizar duas tabelas inserindo, atualizando ou excluindo linhas em uma tabela com base nas diferenças encontradas na outra tabela.

    BEGIN
    SET NOCOUNT ON;
        MERGE Production.UnitMeasure AS target
        USING (SELECT @UnitMeasureCode, @Name) AS source (UnitMeasureCode, Name)
        ON (target.UnitMeasureCode = source.UnitMeasureCode)
        WHEN MATCHED THEN <-Ação quando os Registros coincidirem
            UPDATE SET Name = source.Name
        WHEN NOT MATCHED THEN <-Ação quando os Registros NÃO coincidirem
            INSERT (UnitMeasureCode, Name) VALUES (source.UnitMeasureCode, source.Name)
        OUTPUT deleted.*, $action, inserted.* INTO #MyTempTable;
    END;
    GO


ID
2561905
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um Analista de Sistemas deseja fazer um backup completo de um banco de dados SQL Server chamado vendas para um disco cujo caminho é definido por 'Z:\servidor_backup\vendas.bak', formatando a mídia e comprimindo o banco de dados, utilizando Transact-SQL. Para isso, terá que utilizar o comando

Alternativas
Comentários
  • https://docs.microsoft.com/pt-br/sql/relational-databases/backup-restore/create-a-full-database-backup-sql-server#span-data-ttu-id82ac3-263a-nametsqlprocedurea-usando-transact-sqlspanspan-classsxs-lookupspan-data-stu-id82ac3-263a-nametsqlprocedurea-using-transact-sqlspanspan

  • Para matar a questão bastava saber / lembrar que a sintaxe básica de um backup de database no SQL Server é "BACKUP DATABASE nome_da_database".

     

    Gabarito: (B)

     

    https://docs.microsoft.com/pt-br/sql/relational-databases/backup-restore/create-a-full-database-backup-sql-server


ID
2673331
Banca
FADESP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Caso ocorra uma falha catastrófica em um banco de dados às 12h, supondo-se que foi realizado um backup às 21h do dia anterior, para recuperar a situação do banco de dados ao momento mais próximo antes da falha é necessário:

Alternativas
Comentários
  • ✅Gabarito(E) 

    Tem um artigo na devmedia que fala sobre o cenário proposto.

    Vamos então exemplificar um pouco esse ponto. Digamos que nós confiamos única e exclusivamente em backups completos, desta forma, realizamos todas as manhãs às 3:00 um backup, e o servidor sofre um acidente crítico às 2:00 da manhã. Neste caso, seríamos capazes de restaurar o backup do banco de dados completo que foi realizado às 3:00 da manhã anterior e teríamos perdido todos os outros registros no decorrer das últimas horas antes do incidente.

    No nosso exemplo anterior, isto significa que podemos restaurar o backup completo das 03:00 e depois aplicarmos cada um dos arquivos de log existentes, em seguida, supondo que tenhamos uma cadeia de log completa que se estenda desde o backup completo que estamos usando como base para a restauração do banco de dados até a tomada realizada às 02:45, ou seja, 15 minutos antes do acidente.

    Na verdade, se o registro atual ainda estiver acessível após o acidente, o que nos permitiria realizarmos um backup do log, poderíamos ser capazes de minimizar a perda de dados para bem próximo de zero. 

    Fonte: https://www.devmedia.com.br/database-backup-como-recuperar-logs-de-transacao/31784


ID
2673340
Banca
FADESP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Quanto a tipos de backups, considere as assertivas a seguir.


Backup ___, realiza-se com o banco de dados off-line.

Backup ___, realiza-se com o banco de dados online.

Backup ___, realiza-se uma cópia dos arquivos pertinentes ao funcionamento do banco de dados.

Backup ____, realiza-se uma copia das instruções SQL que serão capazes de reconstruir determinado banco de dados.


Os termos que preenchem respectivamente as lacunas dos enunciados são

Alternativas
Comentários
  • Tipos de Backup:

     

    Quente: O sistema pode permanecer em execução enquanto é realizado as cópias de segurança;

    Frio: O sistema não pode permanecer em execução, neste caso ele precisa ficar off-line (sem que haja intervenção de algum usuário acessando o sistema) para realizar as cópias de segurança;

    Físico: Se refere a estrutura/funcionamento do banco de dados;

    Lógico: Se refere as instruções contidas nos banco de dados;


ID
2752093
Banca
FAURGS
Órgão
BANRISUL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O Oracle 11g oferece três alternativas para backup. Uma opção é o backup lógico, que envolve ler um conjunto de registros da base de dados e escrevê-los em um arquivo. O utilitário _________ é empregado para este tipo de backup. As duas outras alternativas são backups físicos, que envolvem copiar os arquivos que constituem a base de dados. O Oracle oferece apoio a backups físicos off-line e ________. O utilitário RMAN (Oracle-supplied Recovery Manager) é utilizado para os backups físicos. Backups físicos off-line consistentes ocorrem quando a base de dados é desligada normalmente usando as opções normal, immediate ou transactional do comando __________. Já o outro tipo de backup físico pode ser usado em qualquer base de dados rodando em modo __________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • ✅Gabarito(B) 

    Oracle Data Pump 

    É uma alternativa nas operações de exportação/importação dos dados, introduzido na versão 10G do banco de dados Oracle, mais rápida e flexível aos tradicionais EXP e IMP, que foram muito utilizados nas versões anteriores do Oracle Database.

    RMAN (Recovery Manager) 

    É uma ferramenta de backup e recover de banco de dados, criada e fornecida pela Oracle; a mesma oferece opções de backup, restauração e recuperação. Esta ferramenta é recomendada pela Oracle como seu método preferencial de backup e recuperação.

    Tipos de Backup 

    Backups Lógicos: Que contêm dados e\ou definições de objetos. Um exemplo comum de backup lógico é o famoso export\import através do datapump pois ele gera nada mais do que um arquivo binário com as definições de estrutura, índices, grants, dados (e o que mais você quiser) para importação.

    Backups Físicos: Que contém os arquivos físicos do banco de dados como datafiles, archive logs ou controlfiles.

    Cold Backup (Offline): Da mesma forma que em um backup de sistema operacional, neste tipo de backup também faremos uma cópia física.

    Hot Backup (On-Line): Assim como os demais backups físicos, esse tipo de backup também é feito a partir da cópia dos arquivos físicos para uma mídia diferente daquela onde estão os arquivos originais.

    Recuperação (Geralmente envolvem duas fases:)

    Restaurar o arquivo físico, que nada mais é do que pegar o arquivo do backup e deixar o mesmo disponível para a database (conhecida como Fase de Restore).

    Recuperar os dados aplicando os on-line\archived redo a fim de trazer a base ao ponto mais atual antes de falha (conhecida como Fase de Recover).

    Fontes 

    https://www.devmedia.com.br/backup-no-oracle-parte-2/2154

    https://www.oracle.com/br/technical-resources/articles/sql/new-features-of-data-pump-12c.html

    https://www.oracle.com/br/technical-resources/articles/database-performance/concept-backup-and-recover-em-oracle.html

    https://www.oracle.com/br/technical-resources/articles/database-performance/recovering-tables-com-o-rman-12c.html


ID
2763664
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em relação às operações de backup e recuperação no MySQL 5.7, é correto afirmar que o utilitário:

Alternativas
Comentários
  • mysqldump - Um programa de backup de banco de dados

     

    O utilitário do cliente mysqldump executa backups lógicos , produzindo um conjunto de instruções SQL que podem ser executadas para reproduzir as definições originais do objeto de banco de dados e os dados da tabela. Ele despeja um ou mais bancos de dados MySQL para backup ou transferência para outro servidor SQL. O comando mysqldump também pode gerar saída em CSV, outro texto delimitado ou formato XML.

     

    Letra B

     

    Fonte: https://dev.mysql.com/doc/refman/5.5/en/mysqldump.html

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • ri alto


ID
2788870
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Mesmo em sistemas robustos, como os SGBDs comerciais, não há garantia de funcionamento com 100% de perfeição. Logo os SGBDs são dotados de mecanismos de recuperação de falhas que possibilitam restaurar o estado do banco de dados para um estado consistente anterior à falha.

Alternativas
Comentários
  • D - Verdadeiro. Podem ocorrer falhas lógicas das aplicações, do sistema operacional, e falhas de hardware.


ID
2791603
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sobre o backup no MySQL é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • The  client utility performs , producing a set of SQL statements that can be executed to reproduce the original database object definitions and table data. It dumps one or more MySQL databases for backup or transfer to another SQL server. The  command can also generate output in CSV, other delimited text, or XML format.

  • Alternativa correta: A.

    Copia e cola da documentação: https://dev.mysql.com/doc/refman/8.0/en/mysqldump.html

    a) Correta: conforme primeiro parágrafo da documentação;

    b) Errada: conforme documentação também: "It is not intended as a fast or scalable solution for backing up substantial amounts of data. [...] For large-scale backup and restore, a  backup is more appropriate...";

    c) Errada: não opera com tabelas InnoDB. "mysqlhotcopy works only for backing up MyISAM and ARCHIVE tables." (https://dev.mysql.com/doc/refman/5.6/en/mysqlhotcopy.html);

    d) Errada: realiza backups lógicos. Backups físicos são feitos copiando os arquivos das tabelas;

    e) Errada: executa um backup físico. (demorei pra achar o erro dessa, segue fonte: https://dev.mysql.com/doc/mysql-backup-excerpt/5.7/en/backup-types.html).


ID
2834386
Banca
FCC
Órgão
CREMESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O Recovery Manager (RMAN) é um recurso do Oracle 11g que executa tarefas de backup e recuperação, automatizando o trabalho das estratégias de backup de um DBA. O ambiente do RMAN possui componentes mínimos e opcionais que incluem:

I. Área de disco na qual o banco de dados pode armazenar e manipular os arquivos envolvidos no backup e recuperação. A localização desta área é indicada no parâmetro DB_RECOVERY_FILE_DEST.

II. Componente que controla os dispositivos durante o backup e recuperação, gerenciando o carregamento, labeling e descarregamento. Os dispositivos são chamados de SBT − System Backup to Tape.

III. Executável que interpreta comandos, direciona sessões do servidor para executar os comandos e registra as atividades no arquivo de controle do target database.

Os componentes de I a III são, correta e respectivamente,

Alternativas

ID
2857570
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No gerenciador de bancos de dados MongoDB, os comandos para exibir a lista de bancos de dados presentes no servidor e para gerar um backup são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • nunca vi nada em MongoDB, mas a palavra dump caguetou a opção correta

  • a) show dbs e mongodump.

    Quem trabalhacom MONGDB usa muito o primeiro comando, assim como o Show collections. O mongodump faz um download de todo dominio de uma collection.

  • No MongoDB, podemos utilizar o comando show dbs para exibir a lista de bancos de dados disponíveis no servidor. Já para gerar um backup, há uma série de estratégias, incluindo a utilização do utilitário mongodump, que gera um arquivo BSON contendo os dados do servidor, o que possibilita sua restauração através do utilitário mongorestore.


ID
3069133
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um projeto da Fazenda Municipal sobre a recuperação de bancos de dados vai aplicar a técnica da recuperação adiada, na qual as alterações observadas no banco de dados são salvas

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak

  • Pensei assim: Recuperação adiada: Algo estava interrompendo, então precisei adiar. Então após a transação ter sido executada, eu faço a recuperação! Gab. C


ID
3106237
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No SQL Server, em condições ideais, para criar um backup diferencial do banco de dados sanasa para o arquivo D:\backups\backupSANASA.bak utiliza-se o comando

Alternativas
Comentários
  • What is sample syntax for a differential database backup?

    BACKUP DATABASE AdventureWorks TO DISK = 'C:\Temp\DatabaseBackups\AdventureWorks_Full.bak'

    GO 

    BACKUP DATABASE AdventureWorks TO DISK = 'C:\Temp\DatabaseBackups\AdventureWorks_Diff_1.bak' WITH DIFFERENTIAL

    GO

    BACKUP DATABASE AdventureWorks TO DISK = 'C:\Temp\DatabaseBackups\AdventureWorks_Diff_2.bak' WITH DIFFERENTIAL

    .

    What is the sample syntax for a differential database restore?

    RESTORE DATABASE AdventureWorks FROM DISK = 'C:\Temp\DatabaseBackups\AdventureWorks_Full.bak' WITH NORECOVERY

    GO 

    RESTORE DATABASE AdventureWorks FROM DISK = 'C:\Temp\DatabaseBackups\AdventureWorks_Diff_1.bak' WITH NORECOVERY

    GO

    RESTORE DATABASE AdventureWorks FROM DISK = 'C:\Temp\DatabaseBackups\AdventureWorks_Diff_2.bak' WITH RECOVERY

    Fonte: https://www.mssqltips.com/sqlservertip/1233/differential-database-backups-for-sql-server/

  • Sabendo que na sintaxe há "WITH DIFFERENTIAL" e que RMAN é do Oracle, dá para chegar no GAB B.


ID
3189580
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
IFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Dadas as afirmativas relativas a procedimentos de backup e recuperação em um SGBD MySQL,

I. O aplicativo mysqldump que acompanha o MySQL pode ser utilizado para realizar backups completos dos bancos de dados, tanto do esquema quanto dos dados das tabelas.

II. No MySQL, é possível criar um backup único para todos os bancos de dados existentes.

III. A única maneira de se fazer backup de tabelas com campos do tipo Blob seria copiar o conteúdo do banco de dados diretamente no sistema de arquivos ou através do aplicativo mysqlcopy.

IV. Para realizar ou restaurar um backup do banco de dados no MySQL, é necessário parar o serviço do servidor temporariamente para evitar inconsistência de dados.

verifica-se que estão corretas apenas 

Alternativas
Comentários
  • http://www.criarweb.com/artigos/161.php

    https://www.devmedia.com.br/tecnicas-de-backup-e-restauracao-de-dados-no-mysql/1474


ID
3220078
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O backup de um banco de dados pode ser feito por meio de uma arquitetura que possui um site primário e um site remoto ou secundário. Nessa arquitetura,

Alternativas
Comentários
  • C

  • c-

    The Always On availability groups active secondary capabilities include support for taking backups on secondary replicas. Backup operations can put significant strain on I/O and CPU (with backup compression). Offloading backups to a synchronized or synchronizing secondary replica allows you to use the resources on server instance that hosts the primary replica for your tier-1 workloads.

    https://docs.microsoft.com/en-us/sql/database-engine/availability-groups/windows/active-secondaries-backup-on-secondary-replicas-always-on-availability-groups?view=sql-server-ver15


ID
3400411
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EMPREL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um assistente de operações necessita executar backups do arquivo de dados on-line de um banco de dados Oracle enquanto o banco de dados estiver disponível para uso. Nesse sentido, ele precisa mudar o modo de operação do Oracle. Qual é o modo de operação que possibilita ao assistente de operações realizar o backup do banco?

Alternativas
Comentários
  • - Backups Inconsistentes (também conhecidos como hot backup): Feitos com a base aberta e gerando transações.

    Como o banco está sendo constantemente utilizado antes, durante e depois do backup os SCNs geralmente nunca batem (daí o nome inconsistente), o que faz o sistema depender dos archived logs para posterior recuperação.

    Conforme podemos analisar das afirmações é certo que backups inconsistentes necessitam que a base esteja em modo ARCHIVELOG.

    Fonte: https://www.oracle.com/br/technical-resources/articles/database-performance/concept-backup-and-recover-em-oracle.html


ID
3411463
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Comparando-se os tipos de backup lógico e físico do sistema gerenciador de bancos de dados MySQL 8.0, é correto afirmar que o backup do tipo

Alternativas
Comentários
  • Backup físico: cópia dos arquivos físicos do banco de dados, como os arquivos de dados e logs.

    Backup lógico: "dump" do banco de dados, com as definições de estruturas, configurações, dados etc.

    O backup físico é, ceteris paribus, mais rápido de ser executado do que o lógico. Por outro lado, tende a apresentar um número maior de problemas de compatibilidade.

    GABARITO: A

  • Mysql 8.0

    https://dev.mysql.com/doc/refman/8.0/en/backup-types.html

    Características do backup físico:

    O backup consiste em cópias exatas dos diretórios e arquivos do banco de dados. Normalmente, esta é uma cópia de todo ou parte do diretório de dados do MySQL.

    Os métodos de backup físico são mais rápidos que lógicos porque envolvem apenas cópia de arquivo sem conversão.

    A saída é mais compacta do que para o backup lógico.

    Os backups são portáteis apenas para outras máquinas que possuem características de hardware idênticas ou semelhantes.

    Os backups podem ser executados enquanto o servidor MySQL não estiver em execução. Se o servidor estiver em execução, é necessário executar o bloqueio apropriado para que o servidor não altere o conteúdo do banco de dados durante o backup.

    Características do backup lógico:

    O backup é feito consultando o servidor MySQL para obter a estrutura do banco de dados e informações de conteúdo.

    O backup é mais lento que os métodos físicos, porque o servidor deve acessar as informações do banco de dados e convertê-las para o formato lógico. Se a saída for gravada no lado do cliente, o servidor também deverá enviá-la para o programa de backup.

    A saída é maior que a do backup físico, principalmente quando salva em formato de texto.

    O backup não inclui arquivos de log ou de configuração ou outros arquivos relacionados ao banco de dados que não fazem parte dos bancos de dados.

    Os backups armazenados no formato lógico são independentes da máquina e altamente portáteis.

    Backups lógicos são executados com o servidor MySQL em execução. O servidor não está offline.


ID
3532462
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O RMAN é um utilitário do SGBD Oracle 11g, projetado para backup e recuperação dinâmica de arquivos de banco de dados Oracle. Uma de suas ferramentas é o Block Change Tracking que

Alternativas
Comentários
  • Block Change Tracking (BCT). Com esse recuso habilitado, as alterações nos blocos são rastreadas através de um arquivo de rastreamento (tracking file). Os logs das alterações aplicadas aos blocos serão gravados no tracking file e, no momento do backup, o RMAN consultará esse arquivo para identificar quais blocos deverão ser lidos para serem adicionados ao backup, tornando-o mais rápido.

    Fonte:https://marcussoaresoracle.wordpress.com/2013/02/26/habilitando-block-tracking-change/

  • Alternativa C

    realiza a otimização dos arquivos dos backups incrementais, utilizando um arquivo de rastreamento para manter todos os registros dos blocks que foram alterados dentro de cada um dos datafile desde a realização do último backup.


ID
3558316
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.


___________ é um gestor de backup e restauração para banco de dados Oracle criado pela Oracle Corporation que permite backup e restauração de banco de dados Oracle, possibilitando alta disponibilidade e recuperação de desastres. Foi projetado para trabalhar intimamente ligado ao servidor, proporcionando detecção de dados corrompidos durante backup e restauração e otimizando o desempenho e consumo do espaço durante o backup.

Alternativas

ID
3569278
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2012
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação a sistemas de gerenciamento de banco de dados, julgue o item seguinte.


Os algoritmos undo-redo, buferização e fuzzy de checkpoint consistem em técnicas de realização de becape de bancos de dados.

Alternativas
Comentários
  • São para a recuperação de falhas e não de Backup.

  • Nunca nem vi

  • Os algoritmos undo-redo, buferização e fuzzy de checkpoint consistem em técnicas de realização de becape de bancos de dados. errado

    a recuperação de falhas 

    Bendito serás!!


ID
3662236
Banca
FEPESE
Órgão
CIASC
Ano
2017
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre operações de backup e recovery em SGBDs Oracle.


  1. O RMAN (Recovery Manager) está disponível em distribuições Oracle somente a partir da versão 9i. 
  2. O Oracle Data Guard trabalha com bancos de dados sobressalentes (em standby) de modo a melhorar a segurança dos dados da companhia, principalmente com relação a desastres e eventos de corrupção de dados. 
  3. O backup dos datafiles, control files e archived redo logs do Oracle constitui um backup físico do banco de dados. 
  4. A melhor estratégia de backup é aquela que tem como foco e base a realização de backups lógicos, principalmente a partir da versão 10g do Oracle, quando os backups físicos passaram a perder relevância em função do aperfeiçoamento das ferramentas de backup lógico do Oracle.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • - Lembre-se!:

     Pessoa jurídica não pode ser sujeito ativo de crimes contra a pessoa, contra o patrimônio, etc. Somente nos crimes contra o meio ambiente!

    Nunca se esqueça disso! A pessoa jurídica somente pode ser sujeito ativo nos crimes cometidos contra o meio ambiente, previstos na Lei n.º 9.605/1998, apesar da previsão constitucional do §5. °, do art. 173, da CF/88, de responsabilidade penal nos crimes contra o sistema financeiro nacional e contra a ordem econômica.

  • ✅Gabarito(A)

    1 - RMAN foi introduzida na versão 8.0 do Oracle.

    4 - Os backups físicos são a base de qualquer estratégia sólida de backup e recuperação. Os backups lógicos são um complemento útil aos backups físicos em muitas circunstâncias, mas não são proteção suficiente contra a perda de dados sem backups físicos.

    Fonte: https://www.profissionaloracle.com.br


ID
3665887
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O tratamento de vários aspectos em um ambiente de trabalho de tecnologia de informação e comunicação pode ser segmentado em três equipes distintas, conforme descrito a seguir.
Equipe de infraestrutura, que atua no levantamento de necessidades de computação e de comunicação de clientes e usuários, visando o desenvolvimento e manutenção de componentes de hardware, redes de computadores, gerenciadores de bancos de dados, interfaces com usuário, arquiteturas e códigos. 
Equipe de aplicações, que atua no levantamento de necessidades de informação de clientes e usuários, visando o desenvolvimento e manutenção de aplicações, software aplicativo, bancos de dados, interfaces com usuário, arquiteturas e códigos. 
Equipe de operações, que gerencia rotineiramente todos os recursos desenvolvidos pelas equipes de infraestrutura e aplicações, monitorando o contínuo funcionamento desses sistemas e aplicações, recebendo demandas dos usuários, detectando desvios, realizando pequenos ajustes e solicitando alterações de maior complexidade.

Tendo como referência as informações apresentadas, julgue o item subsequente, a respeito dos conceitos de desenvolvimento e manutenção de sistemas e aplicações.

Na manutenção de um banco de dados que suporta o funcionamento de uma aplicação, é recomendável que a responsabilidade pelo backup e(ou) restore do banco de dados seja alocada à equipe de infraestrutura, e não à equipe de operações.

Alternativas
Comentários
  • Pelo que entendi: Considera-se os backups como controle de Segurança nas Operações, ou seja procedimento operacional.

  • Conforme o texto:

    Equipe de infraestrutura atua no levantamento de necessidades de computação e de comunicação de clientes;

    Equipe de aplicações atua no levantamento de necessidades de informação de clientes e usuários, visando o desenvolvimento e manutenção de aplicações;

    Equipe de operações gerencia rotineiramente todos os recursos desenvolvidos pelas equipes de infraestrutura e aplicações;

    A questão quer verificar de quem é a responsabilidade pelo backup durante a manutenção de um banco de dados.

    Acredito que seja da equipe de operações, conforme o trecho do texto.

  • Imagine o seguinte cenário: vc trabalha em uma empresa chamada ZNE(Negócios Enrolados, tipo essa aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ek3emOHAVXo)

    Vc tem uma equipe de infra e de banco; o SGBD da ZNE mantém os dados e um backup diario é realizado. Num belo dia, a base de dados é corrompida e a ZNE precisa fazer a recuperação. A pergunta q não quer calar, é: Quem é responsavel pelo backup e recuperação?

    Quando vc faz um backup, ele fica em alguma midia, mantida pela infra, embora gerenciada pelo BD.

    É nessa ferida q a questao está tocando. E a infra não pode ter responsabilidade pelo backup e(ou) restore do banco de dados, mas apenas por manter o backup na midia, fazer os testes periodicos pra ver se os backups não estão corrompidos etc...statar e recuperar o backup em si não é papel na infra.

    OBS: trabalhei numa multinacional 1 tempo atras na qual uma base corrompeu e o pessoal do BD foi na infra tirar satisfação; a infra jogou a responsabilidade pro BD; ficou 1 ping pong..um jogando pro outro...só pararam quando o CEO deu suspensão em todo o time do BD - No caso, so escapou o chefe, q era eu e q estava passando as férias na minha cidade natal(P*A*U Amarelo, no caso!!!).

  • Pra mim não seria de nenhum dos 3 .

  • Na manutenção de um banco de dados que suporta o funcionamento de uma aplicação, é recomendável que a responsabilidade pelo backup e(ou) restore do banco de dados seja alocada à equipe de infraestrutura, e não à equipe de operações. errado

    responsabilidade é da equipe operacional

    Bendito serás!!


ID
3676840
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2012
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A exportação de banco de dados é uma das formas de backup mais conhecida e, em certos casos, mais utilizada. Sobre as características desta forma de backup, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3683386
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2009
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere:
    I. Define o esquema físico do banco de dados.
    II. Gerencia backup, performance e recuperação de dados do banco de dados.
    III. Administra a descrição dos dados corporativos.
    IV. Responsabiliza-se pela qualidade e compatibilidade dos modelos de dados da empresa.
As definições acima são características das funções da administração de dados (AD) e da administração de banco de dados (BD). A correta associação dos itens I, II, III e IV com as suas respectivas funções é

Alternativas
Comentários
  • Aprenda! Incompleto pra o CESPE é certa!

  • Administrador de Dados (DA – Data Administrator): pessoa que tem a responsabilidade central pelos dados. Decidi, que dados devem ser armazenados no banco de dados, além de estabelecer normas para manter e tratar esses dados.

    Administrador de banco de Dados (DBA): O trabalho do DBA é criar o banco de dados e implementar os controles técnicos necessários para pôr em prática as diversas decisões sobre normas tomadas pelo administrador de dados (DA). Responsabilidades do DBA:

    - Assegurar que o sistema operará com desempenho adequado;

    - Autorizar o acesso ao banco de dados, coordenar e monitorar seu uso;

    - Adquirir recursos de software e hardware conforme necessidade;

    - É responsável por problemas como falhas na segurança e demora no tempo de resposta do sistema.

    Alternativa: D

  • - Administrador de Dados/Projetista de Banco de Dados (AD) = Arquiteto, Projeto Conceitual para Lógico, A identificação dos dados que devem ser armazenados no banco de dados, escolhendo a estrutura correta para representar e armazenar dados, e, a avaliação das necessidades de cada grupo de usuários para definir as visões.

         

    - Administração de Banco de Dados (DBA) = Implementar o Projeto Físico, falha ou desempenho do BD

                                    • Definir o esquema conceitual (às vezes conhecido como lógico)

                                    • Definir o esquema interno

                                    • Contatar com os usuários

                                    • Definir restrições de segurança e integridade

                                    • Monitorar o desempenho e responder a requisitos de mudanças.

     

    - Analista/Desenvolvedor de Banco de Dados = Implementa o Projeto Conceitual

    GAB D


ID
3696046
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Os backups de bancos de dados, a execução de procedimentos de restauração de teste nos backups e o armazenamento de cópias de backups em um local externo seguro evitam:


Alternativas
Comentários
  • pergunta estranha... de certa forma parecem todas corretas


ID
4867561
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O uso de técnicas de backup e restauração é fundamental para garantir a segurança dos registros armazenados no banco de dados. Sobre backup, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

  • Dica para meus concorrentes:

    Becape Diferencial--> diferença entre o último becape Completo

    Ou seja, o Completo rege o que o Diferencial vai salvar. C e depois D(assim como no alfabeto).

    o Becape Integral salva tudo que foi modificado após o último becape, seja o último integral, completo ou parcial, não importa.

    O diferencial é apenas referente ao último becape completo.

    Abraço do amigo!

  • Backup Incremental visa o incremento da informação após a criação do backup normal. Se for feito um backup incremental após outro incremental, o segundo backup não irá conter os dados do primeiro, mas apenas os dados alterados entre os dois backups. O ciclo de backups sempre é iniciado com a criação de um backup normal.


ID
5164420
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O comando do sistema gerenciador de bancos de dados mySQL (versão 8.0) para que se realize o backup de um banco de dados, direcionando esse backup para um arquivo, é:

Alternativas
Comentários
  • Por exemplo, você deseja gerar o backup de um único banco de dados, execute o seguinte comando. O comando irá gerar o backup do banco de dados “ sakila ” com estrutura e dados no arquivo sakila_20200424.sql .

    mysqldump -u root -p sakila > C: \ MySQLBackup \ sakila_20200424.sql

    B - mysqldump nome-do-banco-de-dados > nome-do- -arquivo.sql

    Fonte: https://www.sqlshack.com/how-to-backup-and-restore-mysql-databases-using-the-mysqldump-command/

    Traduzida para português

  • Backup: mysqldump -u [user] -p [database] > filename.sql

    Restore: mysql -u [user] -p [batabase] < filename.sql

  • Gabarito: B

    Use para exportação:

    mysqldump -u username -p databasename > filename.sql

    Use para importação:

    mysqldump -u user -p database < backup.sql


ID
5533468
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere uma aplicação de gestão acadêmica com constantes requisições de alteração. Diariamente, os dados desse sistema são exportados do SGBD para um arquivo de dump. Para incluir o arquivo de dump no backup deve(m) ser realizada(s) cópia(s) do(s) tipo(s):

Alternativas
Comentários
  • Dump = despejo de memória é uma reprodução de tudo o que está na memória em um determinado momento da execução do programa. Em geral isto é feito em um momento de erro.

    Backup completo ou full

    Consiste na cópia completa dos dados, com o backup anterior sendo descartado para dar lugar a um novo backup full. Nesse modelo, todos os dados sempre são copiados a cada execução do backup.

    GAB A.