SóProvas



Prova COPESE - UFPI - 2017 - UFPI - Analista de Tecnologia da Informação


ID
2492044
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Juventino Tibúrcio da Silva, aprovado em concurso público para exercer cargo em caráter efetivo na esfera federal sob os ditames da lei 8.112/1990, cumpriu todos os trâmites normais e teve o seu ato de provimento publicado no dia 01/03/2017. A posse de Juventino no cargo aconteceu dia 10/04/2017. Juventino não pode comparecer ao ato de posse e foi representado através de procuração específica pelo seu primo Natanael Constantino de Sousa. Na posse, foi feita a assinatura do respectivo termo, no qual constaram as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado. Quanto à posse de Juventino Tibúrcio da Silva, observando o que determina a lei 8.112/90, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra b. Posse tem que ocorrer em até 30 dias do ato de provimento. 

  • Resposta letra B.

    30 dias pra tomar posse contados do ato de provimento, 15 dias pra entrar em exercício contados da data da posse.

    Lembrando que ela pode sim ser feita por procuração específica. :) 

  • Gab. B

    NOMEAÇÃO>-------30dias------->POSSE>------15dias------>EXERCÍCIO

     

  • LEI 8.112/90

    Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    § 1o  A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.                       (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     § 3o  A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

     

    GABARITO: LETRA B

  • Não me atentei nas datas. Mas é uma boa questão.

  • A posse está atrasada!

       § 1  A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento

  • GABARITO: LETRA B

    Da Posse e do Exercício

    Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    § 1  A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.

    § 3  A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

    FONTE: LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • Eita que eu matava esse primo!! *Posse- 30 dias; *Exercício-15 dias; *Procuração específica.
  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o artigo 13, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    § 1º A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.

    § 2º Em se tratando de servidor, que esteja na data de publicação do ato de provimento, em licença prevista nos incisos I, III e V do art. 81, ou afastado nas hipóteses dos incisos I, IV, VI, VIII, alíneas "a", "b", "d", "e" e "f", IX e X do art. 102, o prazo será contado do término do impedimento.

    § 3º A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

    § 4º Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.

    § 5º No ato da posse, o servidor apresentará declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública.

    § 6º Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo previsto no § 1º deste artigo."

    Analisando as alternativas

    Tendo em vista os dispositivos elencados acima, conclui-se que, por a posse de Juventino não ter respeitado o prazo legal, qual seja, 30 (trinta) dias contados da publicação do ato de provimento, houve irregularidade na posse. Cabe ressaltar que o ato de provimento foi publicado em 01/03/2017 e a posse ocorreu em 10/04/2017, logo, o prazo de 30 (trintas) dias foi extrapolado.

    Gabarito: letra "b".


ID
2492047
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Otoniel Mobílio da Rocha, servidor federal concursado, é submetido a processo administrativo e demitido do cargo que exercia no serviço público. Otoniel recorre judicialmente desta decisão e, quase dois anos após o ato de demissão, obtém uma sentença favorável invalidando a decisão que o afastou do exercício do cargo. Otoniel Mobílio retorna ao serviço público. A lei 8.112/90 prevê esta situação definindo que a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens, é chamada de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

    Eu APROVEITO o Disponivel

    Eu REINTEGRO o DEMITIDO

    Eu READAPTO o incapacitado

    Eu REVERTO o Aposentado

    Eu RECONDUZO o Reprovado e o Ocupante do cargo do reintegrado

     

     

    Tudo posso naquele que me fortalece!

  • Gabarito: letra D

     

     

    Recondução: segundo definição do artigo 29 da Lei Federal 8.112/90, é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado em decorrência de inabilidade em estágio probatório relativo a outro cargo ou reintegração do anterior ocupante.

     

    Reversão: é o retorno à atividade de servidor aposentado por invalidez, quando, por junta médica oficial, forem declarados insubsistentes os motivos da aposentadoria, de acordo com a redação do artigo 25 da Lei 8.112/90.

     

    Aproveitamento: é a designação dada à utilização do servidor público posto em disponibilidade em cargo vago de natureza e vencimento compatíveis com o anterior. Trata-se de poder discricionário da Administração Pública, de acordo com o teor da súmula nº 39 do STF: `a falta de lei, funcionário em disponibilidade não pode exigir, judicialmente, o seu aproveitamento, que fica subordinado ao critério de conveniência da Administração.

     

    Reintegração: é a designação que indica o reingresso de funcionário estável cuja demissão foi invalidada por sentença judicial ou mesmo por anulação pela própria Administração.

     

    Readaptação: é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica. Exemplo: no caso de professora que sofre problemas com as cordas vocais e é readaptada para atividades administrativas em escola pública.

     

     

    Fonte: Irene Patrícia Nohara - Direito Administrativo - pgs 652-653. Edição 2013.

  • INvalidade de demissão - reINtegração

  • Gab D

    8.112/90 Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

  • GABARITO: LETRA D

    Da Reintegração

    Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    FONTE: LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • ReINtegração. INjustiça.
  • Questão deve ser respondida segundo o que dispõe o estatuto dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei nº 8.112/90).

    O conhecimento exigido diz respeito sobre as formas de provimento de cargo público. Nesse sentido, José dos Santos Carvalho Filho afirma que (2015, p. 641), “Provimento é o fato administrativo que traduz o preenchimento de um cargo público”.

    Na lição de Carvalho Filho (2015, p. 644), “Uma das formas de reingresso é a reintegração. Ocorre a reintegração quando o servidor retorna a seu cargo após ter sido reconhecida a ilegalidade de sua demissão. O fato gerador dessa modalidade de provimento é o reconhecimento da ilegalidade, por sentença judicial, do ato que extinguiu a relação jurídica estatutária. O art. 41, § 2º, da CF assegura ao ex-servidor o direito de retornar a seu cargo, desde que invalidada por sentença judicial o ato anterior de demissão”.

    Dito isso, notamos que o enunciado narra um contexto que se amolda na forma de provimento denominada reintegração. Logo, o candidato deverá assinar a alternativa que a mencione. Passemos à análise individual das assertivas com os dispositivos legais necessários para a resolução:

    A) Incorreta: recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de (art. 29): I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; II - reintegração do anterior ocupante.

    B) Incorreta: reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado (art. 25): I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou II - no interesse da administração (...).        

    C) Incorreta: aproveitamento é a volta do servidor em disponibilidade (Art. 30).

    D) Correta: reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens (art. 28).

    E) Incorreta: readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica (art. 24).

    GABARITO: D.

    Referência:

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 641. 


ID
2492050
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere aos direitos e vantagens do servidor consignados na lei 8.112/1990, além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as vantagens de adicionais, gratificações e indenizações, sendo que a lei determina também que as vantagens pecuniárias não serão computadas, nem acumuladas, para efeito de concessão de quaisquer outros acréscimos pecuniários ulteriores, sob o mesmo título ou idêntico fundamento. À respeito do conteúdo fixado na lei 8.112/1990 sobre os adicionais, gratificações e indenizações, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a)  ERRADA: Art. 49 § 1o  As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

    b) CORRETA: B   Art. 49. § 2o  As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.

    c) ERRADA:  Art. 51.  Constituem indenizações ao servidor: ajuda de custo; diárias; transporte; auxílio-moradia.  

    d) ERRADA: Art. 54.  A ajuda de custo é calculada sobre a remuneração do servidor, conforme se dispuser em regulamento, não podendo exceder a importância correspondente a 3 (três) meses.

    e) ERRADA: § 1o  A diária será concedida por dia de afastamento, sendo devida pela metade quando o deslocamento não exigir pernoite fora da sede, ou quando a União custear, por meio diverso, as despesas extraordinárias cobertas por diárias.  

     

  • Correta, B

    Indenizações > NÃO se incorporam ao vencimento ou provento.

    Gratificações + Adicionais > SE incorporam ao vencimento ou provento

    Fórmula: Vencimento + Vantagens = Remuneração.

  • Alteração recente sobre a ajuda de custo:

     

    Art. 54. A ajuda de custo corresponderá ao valor de um mês de remuneração do servidor na origem ou, na hipótese do caput do art. 56, ao valor de uma remuneração mensal do cargo em comissão. (Redação dada pela Medida Provisória nº 805, de 2017)

  • Atualização. A Medida Provisória n. 805, de 2017 teve a sua vigência encerrada, sem que fosse convertida em lei. Logo, a ajuda de custo voltou a ser da importância de até 3 (três) meses da remuneração do servidor. (artigo 54 da Lei n. 8.112/90).

  • GABARITO: LETRA B

    Das Vantagens

    Art. 49.  Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens:

    § 2  As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.

    FONTE: LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o § 1º, do artigo 49, da citada lei, "as indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito."

    Letra b) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela. Conforme o § 2º, do artigo 49, da citada lei, "as gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei."

    Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois dispõe o artigo 51, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 51. Constituem indenizações ao servidor:

    I - ajuda de custo;

    II - diárias;

    III - transporte.

    IV - auxílio-moradia."

    Letra d) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o artigo 54, da citada lei, "a ajuda de custo é calculada sobre a remuneração do servidor, conforme se dispuser em regulamento, não podendo exceder a importância correspondente a 3 (três) meses."

    Letra e) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o § 1º, do artigo 58, da citada lei, "a diária será concedida por dia de afastamento, sendo devida pela metade quando o deslocamento não exigir pernoite fora da sede, ou quando a União custear, por meio diverso, as despesas extraordinárias cobertas por diárias."

    Gabarito: letra "b".


ID
2492053
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Teófilo Pinho Barbosa, servidor federal, com cargo no Ministério da Educação, tem como sede para exercício do seu cargo a cidade de Brasília. Teófilo foi designado para exercer uma atividade de suas funções fora da sede e recebeu diárias relativas aos dias que deveria se ausentar da sede em benefício do serviço público. Por motivo superior alheio à sua vontade, Teófilo não pode empreender viagem e permaneceu na sede, mesmo já tendo recebido as diárias. Teófilo comunicou à sua chefia imediata o fato. Diante desta situação, o chefe imediato de Teófilo diria a ele que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta D.

    art 59º - o servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivod, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de cinco dias.

  • GABA: D

  • Art. 58.  O servidor que, a serviço, afastar-se da sede em caráter eventual ou transitório para outro ponto do território nacional ou para o exterior, fará jus a passagens e diárias destinadas a indenizar as parcelas de despesas extraordinária com pousada, alimentação e locomoção urbana, conforme dispuser em regulamento.                        

            § 1o  A diária será concedida por dia de afastamento, sendo devida pela metade quando o deslocamento não exigir pernoite fora da sede, ou quando a União custear, por meio diverso, as despesas extraordinárias cobertas por diárias.                     

            § 2o  Nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigência permanente do cargo, o servidor não fará jus a diárias.

            § 3o  Também não fará jus a diárias o servidor que se deslocar dentro da mesma região metropolitana, aglomeração urbana ou microrregião, constituídas por municípios limítrofes e regularmente instituídas, ou em áreas de controle integrado mantidas com países limítrofes, cuja jurisdição e competência dos órgãos, entidades e servidores brasileiros considera-se estendida, salvo se houver pernoite fora da sede, hipóteses em que as diárias pagas serão sempre as fixadas para os afastamentos dentro do território nacional.                      

            Art. 59.  O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.

            Parágrafo único.  Na hipótese de o servidor retornar à sede em prazo menor do que o previsto para o seu afastamento, restituirá as diárias recebidas em excesso, no prazo previsto no caput.

  • GAB-D

    ART.59 O SERVIDOR QUE RECEBER DIÁRIAS E NÃO SE AFASTAR DA SEDE , POR QUALQUER MOTIVO , FICA OBRIGADO A RESTITUÍ-LA AS INTEGRALMENTE , NO PRAZO DE 5 DIAS.

    FORÇA! SERTÃO BRASIL ! DEPEN 2018.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõem os artigos 58 e 59, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 58. O servidor que, a serviço, afastar-se da sede em caráter eventual ou transitório para outro ponto do território nacional ou para o exterior, fará jus a passagens e diárias destinadas a indenizar as parcelas de despesas extraordinária com pousada, alimentação e locomoção urbana, conforme dispuser em regulamento.

    § 1º A diária será concedida por dia de afastamento, sendo devida pela metade quando o deslocamento não exigir pernoite fora da sede, ou quando a União custear, por meio diverso, as despesas extraordinárias cobertas por diárias.

    § 2º Nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigência permanente do cargo, o servidor não fará jus a diárias.

    § 3º Também não fará jus a diárias o servidor que se deslocar dentro da mesma região metropolitana, aglomeração urbana ou microrregião, constituídas por municípios limítrofes e regularmente instituídas, ou em áreas de controle integrado mantidas com países limítrofes, cuja jurisdição e competência dos órgãos, entidades e servidores brasileiros considera-se estendida, salvo se houver pernoite fora da sede, hipóteses em que as diárias pagas serão sempre as fixadas para os afastamentos dentro do território nacional.

    Art. 59. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.

    Parágrafo único. Na hipótese de o servidor retornar à sede em prazo menor do que o previsto para o seu afastamento, restituirá as diárias recebidas em excesso, no prazo previsto no caput."

    Analisando as alternativas

    Considerando os dispositivos elencados acima, conclui-se que Teófilo Pinho Barbosa, por ter recebido diárias relativas aos dias que deveria se ausentar da sede em benefício do serviço público, não ter realizado a viagem e ter permanecido na sede, o chefe imediato de Teófilo lhe dirá que ele deverá restituir as diárias integralmente no prazo de 5 (cinco dias).

    Gabarito: letra "d".


ID
2492056
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O servidor público federal está sujeito a penalidades disciplinares quando do exercício do cargo público. O art. 127 da lei 8.112/90 diz que são penalidades disciplinares impostas ao servidor a advertência, a suspensão, a demissão, a cassação da aposentadoria ou disponibilidade, a destituição do cargo em comissão e a destituição de função comissionada. Em se tratando das penalidades ao servidor público, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •   Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.

            § 1o  Será punido com suspensão de até 15 (quinze) dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinação.

  • GAB LETRA C. Está incorreta, pois a suspensão não será de 45 dias, mas sim de 15 dias e somente no caso de não haver uma justificava válida para tal recusa.

  • A) Art. 128.  Na aplicação das penalidades serão consideradas a natureza e a gravidade da infração cometida, os danos que dela provierem para o serviço público, as circunstâncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes funcionais.

    B) Art. 128. Parágrafo único.  O ato de imposição da penalidade mencionará sempre o fundamento legal e a causa da sanção disciplinar. 

    C)
    Art. 129. § 1o  Será punido com suspensão de até 15 (quinze) dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinação.

    D) Art. 129. § 2o  Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço.

     E) Art. 131.  As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8112cons.htm




       

  • Gabarito, C
     

    Prescrição


    >Demissões e similares > 5 anos

    >Suspensão > 2 anos

    >Advertência > 180 dias


    Apagar do Registro Funcional


    >Suspensão > 5 anos

    >Advertência > 3 anos

  • SUSPENSÃO

    Prazo: até 90 dias

    *recusa de inspeção médica: 15 dias

  •  

    Será punido com suspensão de até 45 (quarenta e cinco) dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinação. O gabarito da questão é a letra C. Pois o prazo correto é de 15 dias, e não 45 dias.

     

     

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está correta, pois dispõe o artigo 128, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 128. Na aplicação das penalidades serão consideradas a natureza e a gravidade da infração cometida, os danos que dela provierem para o serviço público, as circunstâncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes funcionais.

    Parágrafo único. O ato de imposição da penalidade mencionará sempre o fundamento legal e a causa da sanção disciplinar."

    Letra b) Esta alternativa está correta, pelos motivos elencados na alternativa "a".

    Letra c) Esta alternativa está incorreta e é o gabarito em tela. Conforme o § 1º, do artigo 130, da citada lei, "será punido com suspensão de até 15 (quinze) dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinação."

    Letra d) Esta alternativa está correta, pois, conforme o § 2º, do artigo 130, da citada lei, "quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinquenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço."

    Letra e) Esta alternativa está correta, pois dispõe o artigo 131, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    Parágrafo único. O cancelamento da penalidade não surtirá efeitos retroativos."

    Gabarito: letra "c".

  • Gab. C

    até 15 dias


ID
2492059
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Maria Nervina da Luz Costa, é servidora pública federal, exercendo cargo de caráter efetivo desde junho de 2006. Maria Nervina responde a processo administrativo disciplinar que, após todos os trâmites regulares e procedimentos normais previstos em lei, é finalizado e conclui pela prática da inassiduidade habitual. Pelo que disciplina a lei 8.112/90 ao tratar das penalidades disciplinares impostas ao servidor público federal, é possível afirmar que Maria Nervina deverá

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos: crime contra a administração pública; abandono de cargo; inassiduidade habitual;improbidade administrativa; incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição;  insubordinação grave em serviço; ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem; aplicação irregular de dinheiros públicos; revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo; lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional; corrupção; acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas;

    Complementando...

     

    Art. 139.  Entende-se por inassiduidade habitual a falta ao serviço, sem causa justificada, por sessenta dias, interpoladamente, durante o período de doze meses.

  • Maria está no serviço público De Metida

  • GAB. LETRA D

    O que é inassiduidade habitual? É quando o servidor falta ao serviço de forma intencional por 60 dias INTERCALADOS dentro do período de 12 meses.

    O que é abandono de cargo? É quando o servidor falta ao serviço de forma intencional por + de 30 dias CONSECUTIVOS dentro de período de 12 meses.

    Em ambos os casos acima a penalidade que deverá ser aplicada é a de DEMISSÃO segundo a lei 8.112.

  •   Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

         

           III - inassiduidade habitual;

  • GABARITO: LETRA D

    Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    III - inassiduidade habitual;

    FONTE: LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o inciso III, do artigo 132, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 132. A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    (...)

    III - inassiduidade habitual;"

    Analisando as alternativas

    Tendo em vista o que foi explanado, pode-se afirmar que, no caso em tela, Maria Nervina deverá ser demitida do serviço público por ter cometido inassiduidade habitual e ser esta a penalidade disciplinar prevista na lei 8.112/90.

    Gabarito: letra "d".


ID
2492062
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Protásio Bueno Rosa é servidor público federal sendo remunerado como professor em uma universidade federal, com carga horária de 20 horas semanais e exerce ainda a atividade remunerada de médico, também com carga horária de 20 horas semanais, em hospital público. Protássio é intimado a responder a processo administrativo por acumulação de cargo público. Consultado por Protássio sobre o que diz a lei 8.112/90, você diria a ele que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E  

    Art. 118.  § 2o  A acumulação de cargos, ainda que lícita, fica condicionada à comprovação da compatibilidade de horários.

  • GABARITO: Letra E

    De acordo com o Art. 118 da Lei 8.112/1990, "Ressalvados os casos previstos na Constituição, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos".

    A Constituição Federal aborda a vedação á acumulação remunerada de cargo, empregos e funções públicas no art. 37, XVI, permitindo que ocorra acumulação somente nos seguintes casos e desde que ocorra a COMPATIBILIDADE de horários:

                a)  a de dois cargos de professor;

                b)  a de um cargo de professor com outro, técnico ou científico;

                c)  a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;

     

  • Mas a questão não diz que ele dá aula de medicina, nem que trabalha com pesquisa no hospital...

  • d) A lei 8.112/1990 permite casos de acumulação de cargos no serviço público mas apenas para o exercício de dois cargos de professor. Ai esta o erro da letra D.

  • A acumulação de cargos, ainda que lícita, fica condicionada à comprovação da compatibilidade de horários.

  • GABARITO: LETRA E

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI: 

    a) a de dois cargos de professor;

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; 

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;

    FONTE: CF 1988

  • GAB E

     

    Art. 118 LEI 8.112/90

     

    A ACUMULAÇÃO FICA CONDICIONADA À COMPROVAÇÃO DA COMPATIBILIDADE DE HORÁRIOS.

     

     

    ART. 37 CF/88

     

    PERMITE ACUMULAÇÃO SOMENTE NOS SEGUINTES CASOS DESDE QUE OCORRA COMPATIBILIDADE DE HORÁRIOS:

     

    ★ DOIS CARGOS DE PROFESSOR;

    ★ UM CARGO DE PROFESSOR COM OUTRO TÉCNICO OU CIENTÍFICO;

    ★ DOIS CARGOS OU EMPREGOS PRIVATIVOS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE, COM PROFISSÕES REGULAMENTADAS.

     

     

     

     

  • ALTERNATIVA E)

     

    A acumulação entre 1 cargo de professor e de 1 cargo de médico (técnico ou científico) não é vedada (Alínea b, inciso XVI, do Art 37 CF).

    Art.  37. XVI – é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI.

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;

  • Complementando o comentário do colega André Aguiar:

    O entendimento atual tanto da jurisprudência, quanto da AGU, é o de que não existe mais o limite de 60 horas semanais para a análise da compatibilidade de carga horária.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos constitucionais referentes à Administração Pública.

    Dispõe o artigo 118, da lei 8.112 de 1990, o seguinte:

    "Art. 118. Ressalvados os casos previstos na Constituição, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos.

    § 1º A proibição de acumular estende-se a cargos, empregos e funções em autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista da União, do Distrito Federal, dos Estados, dos Territórios e dos Municípios.

    § 2º A acumulação de cargos, ainda que lícita, fica condicionada à comprovação da compatibilidade de horários.

    § 3º Considera-se acumulação proibida a percepção de vencimento de cargo ou emprego público efetivo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que decorram essas remunerações forem acumuláveis na atividade."

    Com efeito, conforme o inciso XVI, do artigo 37, da Constituição Federal, "é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:

    a) a de dois cargos de professor;

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;"

    Nesse sentido, dispõem o inciso I, do Parágrafo único, do artigo 95, da Constituição Federal, e a alínea "d", do inciso II, do § 5º, do artigo 128, da Constituição Federal, o seguinte:

    "Art. 95. Os juízes gozam das seguintes garantias:

    (...)

    Parágrafo único. Aos juízes é vedado:

    I - exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou função, salvo uma de magistério;

    (...)

    Art. 128. O Ministério Público abrange:

    (...)

    § 5º Leis complementares da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público, observadas, relativamente a seus membros:

    (...)

    II - as seguintes vedações:

    (...)

    d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério;"

    Analisando as alternativas

    Considerando o que foi explanado, conclui-se que, por o cargo de médico ser considerado científico, Potássio, o qual já ocupa um cargo de professor, poderá acumular os cargos públicos em tela, desde que seja comprovada a compatibilidade de horários, visto que Potássio irá acumular um cargo de professor com um científico, encontrando, assim, tal situação respaldo legal e constitucional.

    Gabarito: letra "e".


ID
2492065
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Eronaldo Rocha Pinho se aposentou do serviço público federal. Após a sua aposentadoria, Eronaldo é submetido a processo administrativo disciplinar e responsabilizado por aplicação irregular de dinheiros públicos enquanto estava em atividade e exercício no cargo público. De acordo com o regime disciplinar da lei 8.112/1990, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  

    Gabarito: B

     

    Art. 134.  Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão.

     

     Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

            I - crime contra a administração pública;

            II - abandono de cargo;

            III - inassiduidade habitual;

            IV - improbidade administrativa;

            V - incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição;

            VI - insubordinação grave em serviço;

            VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

            VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos;

            IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;

            X - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional;

            XI - corrupção;

            XII - acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas;

            XIII - transgressão dos incisos IX a XVI do art. 117.

  • GABARITO: B

     

    É so pensar assim: Se ele fosse servidor ativo então a pena seria de demissão, sendo assim ele nem teria chances de se aposentar. Sabendo que as punições atingem os inativos tb, pronto, vai que é tua.

     

    Bons estudos. 

  • fez besteira no passado eronaldo vai pagar no futuro kkk. 

     Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão.

     

  • GABARITO: LETRA B

    Art. 134.  Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão.

    Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos;

    FONTE: LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o inciso VIII, do artigo 132, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 132. A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    (...)

    VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos;"

    Nesse sentido, conforme o artigo 134, da citada lei, "será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão."

    Analisando as alternativas

    Levando em consideração os dispositivos elencados acima, conclui-se que Eronaldo, por ter se aposentado do serviço público federal e cometido falta punível com demissão (aplicação irregular de dinheiros públicos), enquanto estava em atividade e exercício no cargo público, deverá ter como penalidade a sua aposentadoria cassada.

    Gabarito: letra "b".


ID
2492068
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A prescrição é um instituto que tem como finalidade dar ao servidor indiciado um prazo para que a Administração Pública possa aplicar a ele uma punição ou penalidade. É, portanto, dentro do regime administrativo disciplinar, o prazo estabelecido por lei para a autoridade julgadora aplicar as penalidades em razão da infração funcional cometida. Com relação à prescrição da ação disciplinar disposta na lei 8.112/1990, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

      Art. 142.  A ação disciplinar prescreverá:

            I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

            II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;

            III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência. a alternativa "c" diz 90 dias

            § 1o  O prazo de prescrição começa a correr da data em que o fato se tornou conhecido.

            § 2o  Os prazos de prescrição previstos na lei penal aplicam-se às infrações disciplinares capituladas também como crime.

            § 3o  A abertura de sindicância ou a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição, até a decisão final proferida por autoridade competente.

     

  • Gabarito, C

    Prescrição


    >Demissões e similares > 5 anos

    >Suspensão > 2 anos

    >Advertência > 180 dias


    Apagar do Registro Funcional


    >Suspensão > 5 anos

    >Advertência > 3 anos

  • 18025 ASD
    180...Advertência
    2.......Suspensão
    5.......Demissão

  • Gabarito C

    Complementando os comentários

    Prescrição do direito de requerer - art.110

     

    5 anos - atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial e créditos resultantes das relações de trabalho;

     

    120 dias - demais casos

  •  Art. 142.  A ação disciplinar prescreverá:

            I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

            II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;

            III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência. 

            § 1o  O prazo de prescrição começa a correr da data em que o fato se tornou conhecido.

            § 2o  Os prazos de prescrição previstos na lei penal aplicam-se às infrações disciplinares capituladas também como crime.

            § 3o  A abertura de sindicância ou a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição, até a decisão final proferida por autoridade competente.

  • GABARITO: LETRA C

    Das Penalidades

    Art. 142.  A ação disciplinar prescreverá:

    I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

    II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;

    III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência.

    FONTE:LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta.

    Dispõe o artigo 142, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 142. A ação disciplinar prescreverá:

    I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

    II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;

    III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência.

    § 1º O prazo de prescrição começa a correr da data em que o fato se tornou conhecido.

    § 2º Os prazos de prescrição previstos na lei penal aplicam-se às infrações disciplinares capituladas também como crime.

    § 3º A abertura de sindicância ou a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição, até a decisão final proferida por autoridade competente.

    § 4º Interrompido o curso da prescrição, o prazo começará a correr a partir do dia em que cessar a interrupção."

    Analisando as alternativas

    Considerando o que foi explanado, percebe-se que apenas o contido na alternativa "c" se encontra incorreto, na medida em que a prescrição ocorrerá em 180 (cento e oitenta) dias, quanto às infrações puníveis com a advertência.

    Gabarito: letra "c".


ID
2492071
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Plano de Seguridade Social do Servidor Público é custeado com o produto da arrecadação de contribuições sociais obrigatórias dos servidores dos três Poderes da União, das autarquias e das fundações públicas. De acordo com o que está previsto na lei 8.112/1990 com relação à Seguridade Social do Servidor, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) CERTA: § 1o O servidor ocupante de cargo em comissão que não seja, simultaneamente, ocupante de cargo ou emprego efetivo na administração pública direta, autárquica e fundacional não terá direito aos benefícios do Plano de Seguridade Social, com exceção da assistência à saúde. 

  • O servidor público ocupante de cargo em comissão, sem vínculo efetivo com a União, autarquias e fundações públicas federais, contribui obrigatoriamente para o Regime Geral de Previdência Social (Nota Técnica 495/2011/CGNOR/DENOP SRH/MP)

  • ART. 183  §1º

  • CARGO EM COMISSÃO ===>> RGPS

     

    CARGO EFETIVO ===>> RPPS

  • GABARITO: LETRA A

    Da Seguridade Social do Servidor

    Art. 183.  A União manterá Plano de Seguridade Social para o servidor e sua família.

    § 1 O servidor ocupante de cargo em comissão que não seja, simultaneamente, ocupante de cargo ou emprego efetivo na administração pública direta, autárquica e fundacional não terá direito aos benefícios do Plano de Seguridade Social, com exceção da assistência à saúde.

    FONTE: LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • GAB A

     

    Art. 183 Lei 8.112/90  

     

    a) § 1.º O servidor ocupante de cargo em comissão, mesmo que não seja simultaneamente ocupante de cargo ou emprego efetivo na administração pública direta, autárquica e fundacional, [NÃO] terá direito aos benefícios do Plano de Seguridade Social, inclusive

    [COM EXCEÇÃO DA] assistência à saúde.

     

      Se o servidor ocupante de cargo em comissão for titular de cargo de provimento efetivo na Administração Pública federal, ele estará sujeito ao Plano de Seguridade Social aplicável aos servidores públicos.

     

      O servidor público ocupante de cargo em comissão, sem vínculo efetivo com a União, autarquias e fundações públicas federais, contribui origatoriamente para o Regime Geral de Previdência Social.

     

    b) § 3.º Será assegurada ao servidor licenciado ou afastado sem remuneração a manutenção da vinculação ao regime do Plano de Seguridade Social do Servidor Público, mediante o recolhimento mensal da respectiva contribuição, no mesmo percentual devido pelos servidores em atividade, incidente sobre a remuneração total do cargo a que faz jus no exercício de suas atribuições, computando-se, para esse efeito, inclusive, as vantagens pessoais.

     

    c) § 2.º O servidor afastado ou licenciado do cargo efetivo, sem direito à remuneração, inclusive para servir em organismo oficial internacional do qual o Brasil seja membro efetivo ou com o qual coopere, ainda que contribua para regime de previdência social no exterior, terá suspenso o seu vínculo com o regime do Plano de Seguridade Social do Servidor Público enquanto durar o afastamento ou a licença, não lhes assistindo, neste período, os benefícios do mencionado regime de previdência.

     

    d) Art. 183 caput A União manterá Plano de Seguridade Social para o servidor e sua família.

     

    e) Art. 184 O Plano de seguridade Social compreende um conjunto de benefícios e ações que atendam às finalidades de garantir meios de subsistência nos eventos de doença, invalidez, velhice, acidente em serviço, inatividade, falecimento e reclusão, bem como a proteção à maternidade, à adoção e à paternidade e também prestar assistência à saúde.

    O plano de Seguridade Social visa a dar cobertura aos riscos com as seguintes finalidades:

    I - garantir meios de subsistência nos eventos de doença, invalidez, velhice, acidente em serviço, inatividade, falecimento e reclusão.

    II - proteção à maternidade, à adoção e à paternidade.

    III - assistência à saúde.

     

    Material Estratégia. Prof. Herbert e Erick

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e o capítulo referente ao Poder Legislativo.

    Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está incorreta e é o gabarito em tela. Conforme o § 1º, do artigo 183, da citada lei, "o servidor ocupante de cargo em comissão que não seja, simultaneamente, ocupante de cargo ou emprego efetivo na administração pública direta, autárquica e fundacional não terá direito aos benefícios do Plano de Seguridade Social, com exceção da assistência à saúde."

    Letra b) Esta alternativa está correta, pois, conforme o § 3º, do artigo 183, da citada lei, "será assegurada ao servidor licenciado ou afastado sem remuneração a manutenção da vinculação ao regime do Plano de Seguridade Social do Servidor Público, mediante o recolhimento mensal da respectiva contribuição, no mesmo percentual devido pelos servidores em atividade, incidente sobre a remuneração total do cargo a que faz jus no exercício de suas atribuições, computando-se, para esse efeito, inclusive, as vantagens pessoais."

    Letra c) Esta alternativa está correta, pois, conforme o § 2º, do artigo 183, da citada lei, "o servidor afastado ou licenciado do cargo efetivo, sem direito à remuneração, inclusive para servir em organismo oficial internacional do qual o Brasil seja membro efetivo ou com o qual coopere, ainda que contribua para regime de previdência social no exterior, terá suspenso o seu vínculo com o regime do Plano de Seguridade Social do Servidor Público enquanto durar o afastamento ou a licença, não lhes assistindo, neste período, os benefícios do mencionado regime de previdência."

    Letra d) Esta alternativa está correta, pois, dispõem os artigos 184 e 185, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 184. O Plano de Seguridade Social visa a dar cobertura aos riscos a que estão sujeitos o servidor e sua família, e compreende um conjunto de benefícios e ações que atendam às seguintes finalidades:

    I - garantir meios de subsistência nos eventos de doença, invalidez, velhice, acidente em serviço, inatividade, falecimento e reclusão;

    II - proteção à maternidade, à adoção e à paternidade;

    III - assistência à saúde.

    Parágrafo único. Os benefícios serão concedidos nos termos e condições definidos em regulamento, observadas as disposições desta Lei.

    Art. 185. Os benefícios do Plano de Seguridade Social do servidor compreendem:

    I - quanto ao servidor:

    a) aposentadoria;

    b) auxílio-natalidade;

    c) salário-família;

    d) licença para tratamento de saúde;

    e) licença à gestante, à adotante e licença-paternidade;

    f) licença por acidente em serviço;

    g) assistência à saúde;

    h) garantia de condições individuais e ambientais de trabalho satisfatórias;

    II - quanto ao dependente:

    a) pensão vitalícia e temporária;

    b) auxílio-funeral;

    c) auxílio-reclusão;

    d) assistência à saúde."

    Letra e) Esta alternativa está correta, pelos motivos elencados na letra "d".

    Gabarito: letra "a".


ID
2492074
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sobre Modelos de Banco de Dados, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • modelo conceitual: independente de paradigma (rede, hierárquico, relacional) e independe de implementação de banco de dados (Oracle, SQL Server, etc)

    modelo lógico: dependente de paradigma (rede, hierárquico, relacional) e independe de implementação de banco de dados (Oracle, SQL Server, etc)

    modelo físico: dependente de paradigma (rede, hierárquico, relacional) e depende de implementação de banco de dados (Oracle, SQL Server, etc)

  • Gabarito C

    By the Book

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     

  • Modelos de Dados: descrição formal da estrutura de um banco de dados.


    Modelo Conceitual: modelo de dados abstrato, que descreve a estrutura de um banco de dados de forma independente de um SGBD particular.

     

    Modelo lógico: modelo de dados que representa a estrutura de dados de um banco de dados conforme vista pelo usuário do SGBD.

     

    Modelo Físico: é uma representação gráfica do detalhamento físico das estruturas dos dados que o banco de dados irá armazenar. Este modelo é dependente do SGBD em que será implementado.

  • O comentário da Rosana é digno de prêmio! haha, esquematizou muito bem! Obrigado!!

  • Lembre-se disso , conceitual independe do SGBD.

  • GABARITO LETRA C

    LETRA A) A modelagem de banco de dados, por mais que seja próximo ao usuário, ela deve seguir uma certa formalidade e padronização;

    LETRA B) Independente da quantidade de LINGUAGENS DE MODELAGEM, elas não são as indicadas na questão... Eu conheço apenas a UML, mas pode ser que exista mais

    LETRA D) O modelo conceitual nunca deverá ser usado em baixo nível

    LETRA E) O modelo físico não tem um alto nível de abstração, na realidade ele é bem mais próximo da máquina.


ID
2492077
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um banco de dados relacional consiste em uma coleção de tabelas, cada uma com um nome único atribuído. Sobre o modelo relacional, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • e) Na álgebra relacional, as operações de seleção, localização e união (é uma operação binária) são chamadas de operações unárias por operarem em uma relação. 

  • Não achei em nenhum lugar essa definição dada na "D".

  • d) A instância de um banco de dados corresponde ao instantâneo dos dados no banco de dados em um determinado instante de tempo.

    CORRETA. A instância é uma fotografia do banco em um determinado momento. Se não me engano esse conceito está no livro do Silberchatz ou do Navathe

    e) Na álgebra relacional, as operações de seleção, localização e união são chamadas de operações unárias por operarem em uma relação. 

    ERRADA. Além da união ser uma operação binária, como disseram acima, não existe a operação localização.

  • Para Silberschatz:
    Nome que se dá à coleção das informações armazenadas no banco de dados em um determinado momento: Instância

  • Há seis operações fundamentais na álgebra relacional:

    Seleção

    Projeção

    Produto cartesiano

    União

    Diferença entre conjuntos

    Renomear

    ** Não há operação de LOCALIZAÇÃO


ID
2492080
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Na abordagem Entidade-Relacionamento (ER), o modelo de dados é representado através de um modelo Entidade-Relacionamento (modelo ER). Analise as afirmativas a seguir, relacionadas a essa técnica.

I. Usualmente, um modelo ER representado através de um diagrama gráfico conhecido como "diagrama entidade-relacionamento";

II. Entidade é um conjunto de objetos da realidade modelada sobre os quais se deseja manter informações no banco de dados;

III. Relacionamento define um conjunto de associações ou relações entre atributos de um mesmo banco de dados;

IV. A cardinalidade de um atributo define o número de valores que este atributo pode estar associado a uma ocorrência da entidade-relacionamento a qual ele pertence.


Está CORRETA a opção:

Alternativas
Comentários
  • III-Relacionamento define um conjunto de associações ou relações entre atributos (entidades) de um mesmo banco de dados;

    ERRADA.

  • Uma das abordagens de modelagem semântica mais conhecida e certamente uma das mais usadas é a abordagem chamada entidades/relacionamentos (E/R), baseada no modelo de entidades/relacionamentos.

     


    - Entidades -> é uma coisa que poder ser identificada distintamente. 

        Existem entidades regulares e fracas.

        Uma entidade fraca é uma entidade cuja existência depende de alguma outra entidade, no sentido de que ela não pode existir se essa outra entidade também não existir. 

        Ex. Dependente não existe sem Empregado.

    Dependente, nesse caso, seria uma entidade fraca.

    Empregado, nesse caso, seria uma entidade regular ou forte.

     


    - Propriedades -> Entidades e relacionamentos tem propriedades.

        Ex. Empregado tem um número de empregado, um nome, um salário, etc.
        
        As propriedades podem ser:

        - Simples ou compostas
        - Chave
        - Univalorada ou multivalorada
        - Em falta
        - Básica ou derivada

     

    - Relacionamentos -> é uma associação entre entidades. 

        Ex. Existe um relacionamento entre departamentos e empregados, representando um fato de que certos departamentos empregam certos empregados. 

        As entidades envolvidas em determinado relacionamento são ditas participantes desse relacionamento. 

        O número de participantes em determinado relacionamento é chamado grau desse relacionamento.

        O relacionamento E/R pode ser de um para um, de um para muitos ou de muitos para muitos. 
     

  • II está INCORRETA. Pra mim, gabarito errado.

    Segue a explicação:

    Segundo Abrahan Silberschatz, 5ª Edição,

    Definição de Entidade(p. 135): "Uma entidade é uma 'coisa' ou 'objeto' no mundo real, que é distinguível de todos os outros objetos."

    Definição de Conjunto de Entidades(p. 136): "Um conjunto de entidades é um conjunto de entidades do mesmo tipo que compartilham as mesmas propriedades ou atributos."

    Ainda segundo Elmasri e Navathe, 6ª Edição:

    Definção de Entidade (p. 135): "O objeto básico que o modelo ER representa é uma entidade, que é algo no mundo real com uma existência independente (...) cada entidade possui atributos - as propriedades específicas que a descrevem."

    Definição de Conjunto de Entidades (p. 136): "Um banco de dados em geral contém grupos de entidades que são semelhantes. Por exemplo, uma empresa que emprega centenas de funcionáros pode querer armazenar informações semelhantes com relação a cada um dos funcionários. Essas entidades de funcionário comparilham os mesmos atributos, mas cada uma tem o(s) próprio(s) valor(es) para cada atributo. Um tipo de entidade define uma coleção (ou conjunto) de entidades que têm os mesmos atributos."

     

    Pelas definições acima, conclui-se que entidade não é "um conjunto de objetos da realidade". Essa definição cabe à conjunto de entidades.

     

     

  • Destrinchando....

     

    I. Usualmente, um modelo ER representado através de um diagrama gráfico conhecido como "diagrama entidade-relacionamento"; O famoso DER

    II. Entidade é um conjunto de objetos da realidade modelada sobre os quais se deseja manter informações no banco de dados;

    Este CONJUNTO DE OBJETO gera dúvidas, mas creio que a banca refere aos ATRIBUTOS como os OBJETOS

    Ex: entidade PESSOA possui conjunto de objetos NOME, IDADE, SEXO, CPF ....

    III. Relacionamento define um conjunto de associações ou relações entre atributos de um mesmo banco de dados;

    Relacionamento apenas entre entidades Exemplo  |CLIENTE|(1,1)--------(0,N)[PEDIDO|

    Entidades CLiENTE e PEDIDO. As relações geram as cardinalidades EX: Um cliente pode ter no mínimo 0 pedido e no máximo N, mas isso não é uma regra fixa vai depender dos requisitos levantados do negócio em questão. Determinada empresa ,por exemplo, para ser cliente precisa ter  ao menos 1 pedido, não podendo existir clientes sem pedidos ( ou seja para ser cadastrado é preciso efetuar pedido).

    IV. A cardinalidade de um atributo define o número de valores que este atributo pode estar associado a uma ocorrência da entidade-relacionamento a qual ele pertence.

    Não concordo com esta está correta só acertei por eliminação;;; cardinalidade entre entidade apenas a meu ver

  • Acredito que a confusão na alternativa II acontece por causa da fonte utilizada pelo examinador.

    Seguem abaixo algumas definições idênticas à apresentada nessa questão.

     

    Entidade é um conjunto de objetos da realidade modelada sobre os quais se deseja manter informações no banco de dados.

    Fonte: Projeto de banco de dados: Volume 4 da Série Livros didáticos informática UFRGS - Carlos Alberto Heuser - 2009

     

    Entidade pode ser entendida como uma “coisa” ou algo da realidade modelada onde deseja-se manter informações no banco de dados.

    Fonte: https://www.devmedia.com.br/tecnologias-de-banco-de-dados-e-modelagem-de-dados-parte-2/1871

     

    Parece que essa definição também aparece no livro "Sistema de Banco de Dados" do Navathe e Elmasri, mas não consegui confirmar.

     

    Conceito esse já usado em outras questões:

     

    Ano: 2012 Banca: MPE-RS Órgão: MPE-RS Prova: Técnico em Informática - Apoio ao Usuário

     

    Em bancos de dados que seguem o modelo ER, a definição “conjunto de objetos da realidade modelada sobre os quais se deseja manter informações no banco de dados” corresponde

    a) à entidade.

    b) ao relacionamento.

    c) à cardinalidade.

    d) ao elemento.

    e) ao atributo.

     

    Resposta: A

  • Vamos lá, questão muito vaga.

     

    I. Usualmente, um modelo ER é representado através de um diagrama gráfico conhecido como "diagrama entidade-relacionamento";

    Verdade, faltou é

    II. Entidade é um conjunto de objetos da realidade modelada sobre os quais se deseja manter informações no banco de dados;

    objetos da realidade ? humm... muito vago. Pode existir uma entidade Cargo e cargo seria um objeto da realidade? Na minha opinião: Afirmativa Incorreta.

    III. Relacionamento define um conjunto de associações ou relações entre atributos de um mesmo banco de dados;

    Incorreta. Fácil, relacionamentos são entre entidades.

    IV. A cardinalidade de um atributo define o número de valores que este atributo pode estar associado a uma ocorrência da entidade-relacionamento a qual ele pertence.

    E essa? Cardinalidade de um atributo?! como assim?! cardinalidade são dos relacionamentos.


ID
2492083
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Assinale a opção que apresenta SOMENTE exemplos de sistemas gerenciadores de banco de dados.

Alternativas
Comentários
  • mSQL (ou mini SQL) é um SGBD de peso leve criado pela empresa Hughes Technologies Pty Ltd. Ele foi primeiramente desenvolvido em 1994 e encontra-se atualmente em sua versão 3.7 liberada em 8 de maio de 2005.

    Zope Object Data Base (ou ZODB) é um banco de dados transacional orientado a objetos livre utilizado pelo servidor de aplicação Zope para armazenamento transparente de objetos Python. É incluso como parte do servidor de aplicações web Zope, mas também pode ser usado independentemente. Características do ZOBD incluem: transações, histórico/cancelamento, armazenamento transparente conectável, cache embutido, controle de concorrência multiversão (MVCC) e escalabilidade através da rede (usando ZEO). O ZODB é um repositório de dados Python maduro que possui centenas e milhares de sistemas rodando sobre ele atualmente.

    wiki


ID
2492086
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca da linguagem SQL (Structure Query Language), para cada afirmativa abaixo, informe se é verdadeira (V) ou falsa (F). Em seguida, marque a opção que corresponde à sequência CORRETA.


( ) A linguagem SQL possui comandos para definição de dados, consulta e atualização.

( ) Os tipos de dados básicos para os atributos são: bit, decimal e caractere.

( ) O comando CREATE TABLE é usado para especificar uma nova relação, dando-lhe um nome e especificando seus atributos e restrições iniciais.

Alternativas
Comentários
  • ( V ) A linguagem SQL possui comandos para definição de dados, consulta e atualização.

    Correto. Aqui temos a DDL e a DML.

     

    ( F ) Os tipos de dados básicos para os atributos são: bit, decimal e caractere.

     

     

    ( V ) O comando CREATE TABLE é usado para especificar uma nova relação, dando-lhe um nome e especificando seus atributos e restrições iniciais.  

    Correto. CREATE TABLE comando SQL para criar uma nova relação (TABELA).


ID
2492089
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Assinale a opção que apresenta SOMENTE padrões de projeto criacionais.

Alternativas
Comentários
  • Padrões de Projetos Criacionais:

     

    - Factory Method (encapsulamento)

    - Abstract Factory(criação de família)

    - Builder (Complexidade)

    - Prototype (Instância)

    - Singleton (única instância)

     

  • a) Prototype e Singleton  (Gabarito)
    b) Proxy (Estrutura) e Singleton (Criação)
    c) Command (Comportamento) e Iterator (Comportamento)
    d) Factory Method (Criação) e Adapter (Estrutura)
    e) Template Method (Comportamento) e Abstract Factory (Criação)

  • Uma frase que aprendi no cursinho:

    "A Fábrica Abstrata constrói protótipos únicos"

    Fábrica = Factory Method

    Abstrata = Abstract Factory

    constrói = builder

    único = singleton

    Bons estudos;

  • A resposta do Uilson Frota está ok, só faltou o Prototype. Então ficaria,

    "A Fábrica Abstrata Constroi um Protótipo Único"

    Fábrica = Factory Method

    Abstrata = Abstract Factory

    Constroi = Builder

    Protótipo = Prototype

    Único = Singleton

  • a-

    prototype é criação de objetos a partir de prototipo, basicamente criando clones a partir dele

  • cada um com os seus mnemônicos :D

    ======= RESUMO =====

    COMPORTAMENTAIS

    TSIO Chain State Visita e Interpreta Comando MedMem

     

    * Strategy: define uma família de algoritmos, encapsula cada um, e faz deles intercambiáveis.

    * Chain of Responsibility: encadeia os objetos receptores, passando a solicitação ao longo da cadeia até que um objeto a trate.

    * Iterator: acessar sequencialmente os elementos de um objeto.

    * State: permite que um objeto mude o seu comportamento quando o seu estado interno mudar.

    * Command: encapsula uma requisição como um objeto, deixando-o parametrizar clientes com diferentes requisições.

    * Observer: quando um objeto muda de estado, todos os seus dependentes são notificados e atualizados automaticamente.

    * Visitor: representa uma operação a ser executada sobre os elementos da estrutura de um objeto.

    * Memento: captura e externaliza o estado interno de um objeto, de forma que ele possa ser recuperado depois.

    * Mediator: encapsula a forma como um conjunto de objetos interage.

    * Template Method: esqueleto de um algoritmo em uma operação, deferindo alguns passos para as subclasses.

    * Interpreter: dada uma linguagem, define uma representação para sua gramática juntamente com um interpretador para as sentenças dessa linguagem.

    == CRIACIONAIS ==

    Prototype FAB Singleton

    * Abstract Factory: interface para criar famílias de objetos relacionados.

    * Builder: criação de objeto complexo com representações diferentes, construindo partes de objetos passo a passo.

    * Factory Method: define uma interface para criar um objeto, mas deixa as subclasses decidirem qual classe instanciar.

    * Prototype: cria objetos usando uma instância prototípica (clone).

    * Singleton: garante que uma classe possua apenas uma única instância e provê um ponto de acesso global a ela.

    == ESTRUTURAIS ==

    AFF Puta e Bridge Decora Composto

     

    * Adapter: converte a interface de uma classe em outra . 

    * Bridge: desacopla uma interface de sua implementação. 

    * Composite: compõe zero ou mais objetos similares de forma que eles possam ser manipulados como um só (montagem de árvore). 

    * Decorator: anexa responsabilidades adicionais a um objeto dinamicamente. 

    * Proxy: substituto ou ponto de acesso através do qual um objeto possa controlar o acesso a outro. 

    * Façade: interface unificada para um conjunto de interfaces de um subsistema. 

    * Flyweigth: usa compartilhamento para suportar grandes quantidades de objetos, tornando o objeto mais leve que o original.


ID
2492092
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A respeito de padrões de projeto, existem os padrões que descrevem maneiras comuns de organizar classes e objetos em um sistema e há aqueles que fornecem estratégias testadas para modelar a maneira como os objetos colaboram entre si em um sistema. Está-se falando, respectivamente, dos padrões de projeto

Alternativas
Comentários
  • Os padrões de projeto citado pelo GoF - Gang of Four são:

    - Criacionais

    - Estruturais

    - Comportamentais

     

    Letra E

  • e-

    padroes de ciração: na etapa de criação dos objetos. Criação de objetos pela para subclasse é escopo da classe, enquanto q para outros objetos é escopo do objeto.

     

    padroes estruturais - composição da classe e objetos. No escopo de classe, usam herança. No de objetos, formas de agragar objetos.

     

    padroes comportamento - como classes/objetos interagem


ID
2492095
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Dentre os tipos de serviços usados na SOA (Service Oriented Architecture), assinale a opção que apresenta o tipo de serviço que geralmente pode ser representado em um diagrama, além de ser orientado a tecnologia.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Tipos de serviços usados na SOA:

    - Business services;

    - Entity services;

    - Functional services;

    - Utility services;

    Functional services

    Functional services do not represent business-related tasks or functions. Rather it usually can be represented in a sequence diagram. In other words, it is usually a technology-oriented service and not a business oriented one. Task services can be thought of as controller of composition of services and hence its reusability is usually lower.

    Business services

    Business service can be defined as the logical encapsulation of business functions. It has to be relevant to the business of the organization is running. An easy way to determine whether a service is a business service is to ask whether the service can be created without the consultation of business managers. If not, the service isn’t probably a business service.

    Entity services

    An entity service usually represents business entities (e.g. Employee, Customer, Product, Invoice etc.). Such entity service usually expose CRUD (create, read, update, delete) operations.

    Utility services

    Utility services offers common and reusable services that are usually not business centric. They might include event logging, notifications exception handling etc.

    Fonte: http://www.comp.nus.edu.sg/~seer/book/2e/Ch10.%20Service%20Oriented%20Architecture.pdf

  • Alguém tem uma fonte sem ser essas de artigo? 


ID
2492098
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No mercado atual, Web Services é a plataforma tecnológica mais associada à realização de

Alternativas
Comentários
  •  

    SOA -  Service Orented Architecture: paradigma de desenvolvimento de aplicações cujo objetivo é criar módulos funcionais chamados de serviços, com baixo acoplamento e permitindo a reutilização de código.

    Em uma arquitetura baseada em objeto , uma classe é o bloco fundamental. Cria-se classes e mapeamento do relacionamento entre elas.

     

     

    SOA e Web Services em Java -  Cleuton Sampaio

     

  • Gabarito A

    Service-Oriented Architecture (SOA), pode ser traduzido como arquitetura orientada a serviços, e é um estilo de arquitetura de software cujo princípio fundamental prega que as funcionalidades implementadas pelas aplicações devem ser disponibilizadas na forma de serviços. Frequentemente estes serviços são conectados através de um "barramento de serviços" (enterprise service bus, em inglês) que disponibiliza interfaces, ou contratos, acessíveis através de web services ou outra forma de comunicação entre aplicações. A arquitetura SOA é baseada nos princípios da computação distribuída e utiliza o paradigma request/reply para estabelecer a comunicação entre os sistemas clientes e os sistemas que implementam os serviços.

    Além da perspectiva estritamente técnica, a arquitetura orientada a serviços também se relaciona com determinadas políticas e conjuntos de "boas práticas" que pretendem criar um processo para facilitar a tarefa de encontrar, definir e gerenciar os serviços disponibilizados.

    A arquitetura orientada a serviços também se insere em um processo de reorganização dos departamentos de tecnologia da informação das organizações, permitindo um melhor relacionamento entre as áreas que dão suporte tecnológico à empresa e as áreas responsáveis pelo negócio propriamente dito, graças a maior agilidade na implementação de novos serviços e reutilização dos ativos existentes.

    “SOA é uma abordagem arquitetural corporativa que permite a criação de serviços de negócio
    interoperáveis que podem facilmente ser reutilizados e compartilhados entre aplicações e empresas.”

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     

  • questao generica da porra

     

    pra mim, atualmente, webservice está mais associado com REST, logo modelos HTTP

     

    mas enfim

  • Melhoremos a pergunta para facilitar o entendendimento:

    No mercado atual, Web Services é a plataforma tecnológica mais associada à implementação de:
     

    a) SOA.

    b) WSDL.

    c) documentos XML.

    d) SOAP.

    e) modelos HTTP.

  • WebServices é uma das formas de implementação (realização) da arquitetura SOA.


ID
2492101
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma corporação ou organização empresarial em um único sistema capaz de facilitar o gerenciamento de seus negócios é denominado

Alternativas
Comentários
  • O ERP é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações do negócio.

    ERP é a espinha dorsal dos negócios eletrônicos, uma arquitetura de transações que liga todas as funções de uma empresa, por exemplo, de processamento de pedido de vendas, controle e gerenciamento de estoque, planejamento de produção e distribuição e finanças.[3]

     

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_integrado_de_gest%C3%A3o_empresarial

  • Gabarito B

    ERP é uma sigla derivada do nome Enterprise Resource Planning que, traduzido ao pé da letra, significa “Planejamento dos recursos da empresa”.

    O que é sistema ERP?

    ERPs são que softwares que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.

     

    Em termos gerais, sistema ERP é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios; o ERP possibilita um fluxo de informações único, contínuo e consistente.

    O sistema erp é composto por módulos integrados entre si, a partir de uma base de dados única e não redundante; cada módulo contempla uma área da empresa e sua integração permite entender os processos que evolvem a operacionalidade do negócio, servindo de apoio à tomada de decisões de todos os setores e quebrando barreiras impostas pelas estruturas departamentais

    Basicamente os sistemas erp encontrados no mercado são compostos por uma estrutura básica (própria de cada desenvolvedor) que permite ser customizada em função das particularidades das empresas que adquirem o software. O custo e a rapidez com que essas customizações podem ser desenvolvidas e implementadas criam um grande diferencial entre as empresas desenvolvedoras que contam (ou pelo menos deveriam contar) com equipes especialistas em todas as áreas abrangidas pelo sistema.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     


ID
2492104
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modelo cascata é um dos paradigmas mais antigos da engenharia de software. Dentre os problemas às vezes encontrados quando se aplica o modelo cascata, tem-se:

Alternativas
Comentários
  • Modelo em Cascata( ciclo de vida clássico )( modelo sequencial linear (Tradicional)(Waterfall)(Rígido)(MOnopolítico

    .                É o pai pouco utilizado

    ·                Sugere uma abordagem sistemática sequencial e linear

    ·                A fase seguinte não deve iniciar antes que a fase precedente tenha sido concluída.

    ·                Inicia no nível de sistema e progride até a manutenção

    ·                O modelo em cascata é o menos flexível e mais simples

    ·                Metodologias em cascatas possuem fases bem definidas executadas sequencialmente. Além disso, não há sobreposição entre as fases, isto é a fase seguinte somente pode ser executada após a finalização da fase anterior.

     

     

    Letra D

     

    Sommerville e Pressman

     

  • Gabarito D

    Modelo em Cascata (do inglês: Waterfall Model) é um modelo de desenvolvimento de software seqüencial no qual o desenvolvimento é visto como um fluir constante para frente (como uma cascata) através das fases de análise de requisitos, projeto, implementação, testes (validação), integração, e manutenção de software. A origem do termo cascataé frequentemente citado como sendo um artigo publicado em 1970 por W. W. Royce; ironicamente, Royce defendia um abordagem iterativa para o desenvolvimento de software e nem mesmo usou o termo cascata. Royce originalmente descreve o que é hoje conhecido como o modelo em cascata como um exemplo de um método que ele argumentava ser um risco e um convite para falhas.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     

  • Vamos aos comentários.

    O modelo cascata é o paradigma mais antigo da engenharia de software. Entretanto, ao longo das últimas três décadas, as críticas a este modelo de processo fez com que até mesmo seus mais ardentes defensores questionassem sua eficácia [Han95]. Entre os problemas às vezes encontrados quando se aplica o modelo cascata, temos:

    1) Projetos reais raramente seguem o fluxo sequencial que o modelo propõe. Embora o modelo linear possa conter iterações, ele o faz indiretamente. Como consequência, mudanças podem provocar confusão à medida que a equipe de projeto prossegue.

    2) Frequentemente, é difícil para o cliente estabelecer explicitamente todas as necessidades. O modelo cascata requer isso e tem dificuldade para adequar a incerteza natural que existe no início de muitos projetos.

    3) O cliente deve ter paciência. Uma versão operacional do(s) programa(s) não estará disponível antes de estarmos próximos do final do projeto. Um erro grave, se não detectado até o programa operacional ser revisto, pode ser desastroso.

    Fonte: Pressman (2011) pg. 60 e 61.

    #SóNinja

  • Os compromissos devem ser assumidos em um estágio inicial do processo, o que dificulta que atendam às mudanças de requisitos dos clientes. Em princípio, o modelo em cascata deve ser usado apenas quando os requisitos são bem compreendidos e pouco provavelmente venham a ser radicalmente alterados durante o desenvolvimento do sistema.

    Sommerville.


ID
2492107
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir, relacionadas ao paradigma da prototipação em engenharia de software.


I. Na etapa inicial, faz-se uma reunião com os envolvidos para definir os objetivos gerais do software;

II. O projeto rápido leva à construção de um diagrama com as necessidades do cliente;

III. O protótipo na grande maioria das vezes é projetado sem a preocupação com a qualidade e com o funcionamento a longo prazo;

IV. Assim como no ciclo de vida clássico, a prototipação objetiva a funcionalidade do produto e não a qualidade.


Está CORRETA a opção:

Alternativas
Comentários
  • Por que o item III na parte ".. com o funcionamento a longo prazo" está certo?

    Obrigado, bons estudos.

  • Alternativa correta: B.

     

    II - Acho que está errada porque leva à construção de um protótipo com as necessidades do cliente. 

     

    IV - Não objetiva nem a funcionalidade e nem a qualidade. O objetivo é elucidar os requisitos para se chegar na especificação. 


ID
2492110
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O Processo Unificado (PU) consiste em uma tentativa de aproveitar melhor os recursos dos modelos tradicionais de processo de software, mas buscando implementar melhores princípios do desenvolvimento ágil de software. Assim, sobre o PU, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: A. 

     

    a) CORRETA: UP depende de UML para modelar os sistemas;

    b) ERRADA: RUP é focado na arquitetura. Isso vem dito no início do framework;

    c) ERRADA: Caso de uso é um exemplo de uma interação do ator com o sistema;

    d) ERRADA: A fase de concepção atua depois da comunicação com o cliente e levantamento dos principais requisitos. Ela faz apenas o desenvolvimento e testes alfa;

    e) ERRADA: O produto deve ser testado em partes e como um todo (integração), para garantir que funciona corretamente. 

  • a-

    O processo unificado é um framework para concepção de processos adaptavel. As principais caracteristicas:

    1- dirigido por casos de uso. ponto de vista do usuario. 

    2- centrado na arquitetura- funcionalidades incrementadas a um conjunto de classes

    3- interativo e incremental

    4- focado em riscos. sao tratados 1° o sproblemas mais dificeis. 

  • A fase de concepção do PU envolve tanto a atividade de comunicação com o cliente quanto a de planejamento.

    .

    At.te

    Foco na missão❢

  • Essa questão possui duas respostas corretas, A e D. Para atestar que a D também está correta, basta olhar o gráfico das baleias do RUP e reparar que existe sim, na fase de concepção, uma grande quantidade de atividade da disciplina de modelagem de negócio, por exemplo.

  • Seis boas práticas fundamentais são recomendadas:

    4. Modelar o software visualmente. Usar modelos gráficos da UML para apresentar visões estáticas e dinâmicas do software.

    Sommerville


ID
2492113
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A medição é um processo de fundamental importância no desenvolvimento de um software. Sobre esse tema, para cada afirmativa abaixo, informe se é verdadeira (V) ou falsa (F). Em seguida, marque a opção que corresponde à sequência CORRETA.


( ) Os termos medida, medição e métrica, embora usados com frequência de forma intercambiável, possuem diferenças sob o contexto da engenharia de software.

( ) Uma métrica ajuda na avaliação dos modelos de análise e projeto, além de facilitar o projeto de testes mais eficazes.

( ) Na atividade de coleção, as métricas são coletadas, computadas e ferramentas matemáticas são aplicadas para a análise.

( ) A métrica ponto de função é uma métrica orientada a tamanho.

Alternativas
Comentários
  • A métrica pontos de função é classificada como orientada à função. O problema é que um dos objetivos dela é medir o tamanho funcional do software. Daí não sei como diferenciar o que o examinador está falando.

  • LETRA E

    flashfs ' Orientada a Função significa que ela se baseia em Requisitos Funcionais.
    Para MEDIR O TAMANHO do software usa-se as FUNCIONALIDADES DO SISTEMA do ponto de vista do usuário.

  • GABARITO LETRA E)

    Na atividade de coleção, as métricas são coletadas, computadas e ferramentas matemáticas são aplicadas para a análise.(INCORRETA => As métricas do software, seja de desempenho ou não, podem ser coletadas durante várias etapas, porém a principal é durante a coleta de requisitos funcionais e não funcionais)

    A métrica ponto de função é uma métrica orientada a tamanho.(INCORRETA => Não confundir tamanho do software, com tamanho funcional do software, no primeiro é relacionado a tamanho real(quantidade de linhas de código, quantidade de bytes na build final, por exemplo) e o segundo é relacionado a quantidade de funções que o software fornece)


ID
2492116
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Sobre a Norma ISO 9001:2008, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

     

    De acordo com a 9001, "todos os requisitos desta Norma são genéricos e destinados a ser aplicáveis a todas as organizações, independentemente de seu tipo, tamanho e do produto e serviço que provê."

  • Sávio Luiz,

    Se puder citar o tópico da norma em seus comentários, facilita para quem deseja marcá-la. Nesse caso, a resposta encontra-se no item 1 - Escopo.

     

    Obrigada e bons estudos!

     

     

  • GABARITO: C

    A ISO publica normas internacionais relativas a todos os domínios de atividades, EXCETO no campo dos eletro-eletronicos e telecomunicaçoes. LOGO, a alternativa INCORRETA é "C"

  • Gabarito  C 

    A ISO 9001:2008 pretende ser genérica e aplicável a todas as organizações, independentemente do tamanho, tipo e categoria de produto.  É reconhecido, no entanto, que nem todos os requisitos do presente padrão irá necessariamente ser relevante para todas as organizações.

    Fonte:http://qualityspace.blogspot.com.br/2012/02/aplicacao-da-norma-iso-90012008.html

    Lembrando que a ISO atualizada é a 2015!!

    A norma ISO 9001:2015 está com a sua estrutura de requisitos de forma mais padronizada e de acordo com o ciclo PDCA, faz uma nova abordagem sobre riscos e oportunidades de melhoria e chega reforçando a responsabilidade da alta direção para o sistema de gestão da qualidade.

    Fonte: http://www.8idea.com.br/blog/quais-os-conceitos-alterados-na-iso-9001-2015/


ID
2492119
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Acerca do Modelo Integrado de Maturidade e de Capacidade (CMMI, v1.2), para cada afirmativa abaixo, informe se é verdadeira (V) ou falsa (F). Em seguida, marque a opção que corresponde à sequência CORRETA.


( ) O CMMI para Desenvolvimento tem como objetivo auxiliar as organizações na melhoria de seus processos de desenvolvimento e manutenção de produtos e serviços.

( ) O CMMI para Desenvolvimento consiste de dois modelos: o +IPPD e o sem +IPPD.

( ) Os modelos que fazem parte do CMMI para Desenvolvimento contêm práticas que cobrem Gestão de Projeto, Gestão de Processo e Engenharia de Software, mas deixam de fora a Engenharia de Sistemas e a Engenharia de Hardware.

( ) O CMMI possibilita abordar melhoria e avaliação de processos utilizando duas representações diferentes: contínua e por estágios.

Alternativas
Comentários
  • No CMMIv3 o complemento IPPD foi removido. Questão desatualizada

  • Na questão fala a versão do CMMI. 

  • As questões da copese-UFPI só usam guias,frameworks, metologias ultrapassadas, nunca cobram as versões mais novas, agora em 2020 no concurso da ALEPI tinha cobit 4 no edital, aí da pra vê o nível.


ID
2492122
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Assinale a opção CORRETA sobre Governança de TI e o modelo COBIT 4.1.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    O COBIT define e conceitua os seguintes Recursos de TI:

     

    Aplicações: Sistemas que processam informações. É importante salientar que o COBIT usa a palavra Sistemas de uma forma ampla, ou seja, não se restringe apenas a um determinado software. Pode ser, por exemplo, o preenchimento de um formulário em Papel que seguirá um determinado fluxo.

    Dados: Aqui há um ponto falho no COBIT, na minha opinião particular. O COBIT não faz uma diferenciação clara entre dados e informações. Desta forma, Dados, neste conceito, podem ser dados capturados, processados e gerados por sistemas de informação, em qualquer formato usado pelo negócio.

     

    Infraestrutura: O COBIT define que infraestrutura abrange, tanto recursos de TI (hardware, rede, sistemas operacionais, etc), quanto instalações físicas que suportem o processamento das informações.

     

    Pessoas: Equipe necessária para fazer com que os processos sejam executados. Como ainda não alcançamos a época de Star Wars, o ser humano ainda continua sendo indispensável para o bom funcionamento das organizações.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     

  • 2017 e ainda cobra COBIT 4.1.

  • Gestão de Software e Entrega de Produto são duas das áreas de foco na Governança de TI. (Errado). Gestão de software e Entrega de Produto não são áreas de Foco na governança de TI.

    O modelo de controle do COBIT contribui para definir os objetivos de controle gerenciais a serem considerados, embora não consiga identificar os recursos de TI mais importantes a serem utilizados. (Errado)

    Os recursos de TI identificados no COBIT podem ser definidos como: aplicativos, informações, infraestrutura e pessoas. (certo)

    No modelo COBIT, o domínio "Entregar e Suportar (DS)" responsável por prover cada uma das soluções, transferindo-as para tornarem-se serviços. (Errado). O domínio responsável por prover cada umas das soluções, transferiondo-as para tornarem-se serviços é o dominio Adquirir e Implementar (AI).

     

    O modelo de maturidade do COBIT para o gerenciamento dos processos de TI é baseado na avaliação da organização, permitindo que ela seja pontuada de um nível de maturidade não-existente (nível 1) a otimizado (nível 3). 

  • Alternativa correta: C. 

     

    b) e c) O cobit identifica precisamente os recursos de TI (aplicaticos, informações, pessoas, infraestrutura). OBS.: notem que as questões fazem afirmações opostas, então uma das duas estará correta. 

     

    d) ERRADA: quem faz isso é o domínio Adquirir e Implementar. 

     

    e) ERRADA: São 6 níveis. 

  • A questão misturou diversos conceitos:

     

     

    a) Gestão de Software e Entrega de Produto são duas das áreas de foco na Governança de TI.

    As 5 áreas foco da governança de TI são: Alinhamento Estratégico, Entrega de Valor, Gestão de Risco, Gestão de Recursos e Mensuração do Desempenho .

     

    b) O modelo de controle do COBIT contribui para definir os objetivos de controle gerenciais a serem considerados, embora não consiga identificar os recursos de TI mais importantes a serem utilizados.

     

    c) Os recursos de TI identificados no COBIT podem ser definidos como: aplicativos, informações, infraestrutura e pessoas.

     

    d) No modelo COBIT, o domínio "Entregar e Suportar (DS)" responsável por prover cada uma das soluções, transferindo-as para tornarem-se serviços.

    O domínio responsável por prover a solução é o Adquirir e Implementar(AI). Entregar e Suportar(DS) usa as soluções providas no domínio AI.

     

    e) O modelo de maturidade do COBIT para o gerenciamento dos processos de TI é baseado na avaliação da organização, permitindo que ela seja pontuada de um nível de maturidade não-existente (nível 1) a otimizado (nível 3). 

    Os níveis de maturidade do COBIT 4.1 variam de 0 a 5:

    5- Otimizado

    4- Gerenciado e Mensurável

    3- Processo Definido

    2- Repetível/Intuitivo

    1- Inicial/Ad hoc

    0- Inexistente

     

     

    @papirobizurado


ID
2492125
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Um dos critérios mais importantes para julgar uma linguagem de programação é a facilidade com que os programas podem ser lidos e entendidos. Assinale a opção que apresenta características que afetam a legibilidade de uma linguagem de programação.

Alternativas
Comentários
  • Afetam para bem ou para mal? enunciado fraco

  • Pois é tive o mesmo pensamento NIcolas. Ficou muito vazio!

  • Gab: B

    respondendo as perguntas afetam para o bem! kkkkk

  • "Esta relacionada na facilidade de leitura dos códigos. Quanto mais fácil for conseguir ler o programa, mais fácil será entender o código e também descobrir erros na programação" linhadocodigo


ID
2492128
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

"As linguagens de programação possuem características distintas. Uma dessas características diz respeito à possibilidade de combinar um conjunto relativamente pequeno de construções primitivas, em um número relativamente pequeno de maneiras para construir as estruturas de controle e de dados de uma linguagem".


Assinale a opção que apresenta a característica de que trata o texto.

Alternativas
Comentários
  • Ortogonalidade

    Conjunto relativamente pequeno de construções primitivas [...]

     

    Copiaram e colaram essa definição do livro :

    Conceitos de Linguagens de Programação - Robert W. Sebesta


ID
2492131
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O conceito de programação orientada a objeto foi amplamente difundido a partir da evolução da linguagem de programação Smalltalk, em sua versão 80. Sobre o paradigma de programação orientada a objetos, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • d) Toda e qualquer linguagem orientada a objetos suporta encapsulamento e herança múltipla. ERRADO! C++ aceita herança múltipla, java e smalltalk não.

  • LETRA D

    É importante gravar, JAVA não suporta herança múltipla.

  • GABARITO LETRA D)

    O erro da questão é HERANÇA MÚLTIPLA, vale ressaltar que a herança por si só não é critério para uma linguagem orientada a objetos, mesmo que fosse, existem linguagem que não implementam herança múltipla diretamente(pode ser alcançada através da herança simples),como por exemplo o JAVA.


ID
2492134
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

As unidades concorrentes em Java são métodos denominados run, cujo código pode estar em execução simultânea com outros métodos (de outros objetos) e com o método main. Uma das maneiras de definir uma classe com um método run é definir uma subclasse da classe Thread predefinida e substituir o método run. Sobre a classe Thread da linguagem Java, para cada afirmativa abaixo, informe se é verdadeira (V) ou falsa (F). Em seguida, marque a opção que corresponde à sequência CORRETA.


( ) A classe provê diversos métodos para controle de execução de threads, sendo o método start responsável por iniciar a execução do thread.

( ) O método sleep é utilizado para forçar um método a atrasar sua execução até que o método run de outra thread tenha completado sua execução.

( ) O método yield, que não possui parâmetros, é um pedido do thread em execução para entregar o processador voluntariamente.

Alternativas
Comentários
  • start() Inicia a execução do thread (só pode ser invocado uma invocado uma vez).

    sleep(t) Faz com que o thread o thread fique suspenso por fique suspenso por t segundos.

    yield() Faz com que a execução do thread do thread corrente seja corrente seja imediatamente suspensa, e outro thread seja escalonado.

    http://www.inf.puc-rio.br/~inf1621/java2.pdf

  • Quem não tem acesso:  - -> E


ID
2492137
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir que trata dos modelos de referência OSI e TCP/IP.


I. As camadas de apresentação, sessão e transporte estão presentes nos dois modelos;

II. Os dois modelos se baseiam no conceito de uma pilha de protocolos independentes;

III. A camada de transporte, no modelo OSI, determina que tipo de serviço deve ser fornecido à camada de sessão;

IV. No modelo de referência TCP/IP, os protocolos TELNET e DNS pertencem à camada de rede.


Estão CORRETAS somente as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I. Errado. Só rede e transporte estão presente das duas.

    II e III estão certas.

    IV. Errado. Fazem parte da camada de aplicação. Camada de rede são as IPV4, IPV6....

     

    Resposta Letra C.

  • Como uma camada oferece serviço àquela imediatamente acima este item III esta correto, Como também a camada de apresentação define ostipos de serviços oferecidos a camada de aplicação.

    7.Aplicação

    6. Apresentação

    5. Sessão

    4. Transporte.

    3. Rede

    2. Enlace

    1. Física

  • Telnet - dns - fazem parte da camada de aplicação. 

    modelo OSI                              Modelo tcp/ip

    7-Aplicação --------------------Aplicação

    6-Apresentação--------------------Aplicação

    5-Sessão  --------------------Aplicação

    4-Transporte -------------------Transporte 

    3-Rede---------------------------- Rede  

    2-Enlace -------------------------Acesso a Rede  

    1-Fisica  -------------------------Acesso a Rede

  • I. As camadas de apresentação, sessão e transporte estão presentes nos dois modelos;
    Errado, no TCP/IP as camadas de Aplicação, Apresentação e Sessão estão numa unica camada que é a camada de Aplicação

    II. Os dois modelos se baseiam no conceito de uma pilha de protocolos independentes;
    Correto, pilha de protocolos, conforme o dado vai passando pela camada, cada uma coloca uma informação e que será desfeito no destino, ou seja, o ultimo que entra é o primeiro a ser retirado.

    III. A camada de transporte, no modelo OSI, determina que tipo de serviço deve ser fornecido à camada de sessão;
    Correto, cada camada usa os serviços prestados pela camada imediatamente abaixo e acrescenta novas funcionalidades e características.

    IV. No modelo de referência TCP/IP, os protocolos TELNET e DNS pertencem à camada de rede.
    Errado, são da camada de aplicação

    #ninja


ID
2492140
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Um conjunto ordenado de itens a partir do qual podem ser eliminados itens em uma extremidade e no qual podem ser inseridos itens na outra extremidade é denominado de

Alternativas
Comentários
  • Fila

    Características

     

    FIFO (First in First out)

     

    Inserções são realizadas em um extremo e remoções em outro

     

    Situação de fila vazia é representada por f=r=0

     

    para retirada , move-se o ponteiro f

     

    São necessários dois ponteiros : Início de fila e Retarguarda

     

     

    Estrutura de Dados e Seus Algoritmos - Jayme Szwarcfiter

  • Gabarito: A.

     

    As características de filas e pilhas, principalmente, são cobradas em diversas questões de estrutura de dados.

     

    Fila

     

    FIFO

    Manipulação de elementos em extremos diferentes: ENQUEUE (insere no final); DEQUEUE (retira do início)

     

    Pilha

     

    LIFO

    Manipulação no mesmo extremo (topo): PUSH (insere); POP (retira); TOP (lê)

  • a-

    //exemplo de fila em java

    import java.util.LinkedList;

    import java.util.Queue;

    public class QueueExample

    {

      public static void main(String[] args)

      {

        Queue q = new LinkedList<>();

     

        // Adds elements {0, 1, 2, 3, 4} to queue

        for (int i=0; i<5; i++)

         q.add(i);

     

        // Display contents of the queue.

        System.out.println("Elements of queue-"+q);

     

        // To remove the head of queue.

        int removedele = q.remove();

        System.out.println("removed element-" + removedele);

     

        System.out.println(q);

     

        // To view the head of queue

        int head = q.peek();

        System.out.println("head of queue-" + head);

     

        // Rest all methods of collection interface,

        // Like size and contains can be used with this

        // implementation.

        int size = q.size();

        System.out.println("Size of queue-" + size);

      }

    }

  • A) Fila: Inserção em uma extremidade e Remoção em OUTRA extremidade. Essas extremidades são únicas, ou seja, a inserção é sempre de uma mesma extremidade e remoção sempre uma outra extremidade.

    B) Pilha: Inserção e Remoção sempre na mesma extremidade. Essa extremidade é única.

    C) Lista Simples: Inserção e Remoção podem ser feitas em qualquer das duas extremidades e também no meio da lista. Operações de inserção e remoção que não sejam no final da lista implicarão em deslocar os elementos para abrir um espaço (inserção) ou preencher um espaço (remoção).

    D) Lista Encadeada: Inserção e Remoção poder ser feitas em qualquer das extremidades e também no meio da lista. Não há necessidade de deslocar os elementos ao inserir ou remover um elemento, basta atualizar os ponteiros que apontam para cada elemento, de modo de cada um aponte para o próximo.

    E) Árvore: Inserção e Remoção pode ocorrer em qualquer parte da árvore. O tipo de árvore influi sobre a possibilidade ou não de poder inserir elementos no meio de ramos da árvore ou se apenas nas extremidades da árvores (nós folhas).

     

    O enunciado da questão pede "Um conjunto ordenado de itens a partir do qual podem ser eliminados itens em uma extremidade e no qual podem ser inseridos itens na outra extremidade é denominado de ". Pois bem:

    - "conjunto ordenado de itens" : Fila, Pilha, Lista simples e Lista Encadeada.

    - "podem ser eliminados itens em uma extremidade e no qual podem ser inseridos itens na outra extremidade" : Por tratar da possibilidade e não exclusividade em ter somente inserção e remoção nas extremidades, Filas, Listas Simples e Listas Encadeadas cumprem esse requisito, pois nas três podem ser eliminados itens em uma extremidade e podem ser inseridos itens em outra extremidade. A Pilha fica excluída, pois permite inserção e remoção na mesma extremidade.

     

    Se o enunciado pedisse "... podem ser eliminados itens APENAS em uma extremidade e no qual podem APENAS ser inseridos itens na outra extremidade ..." a alternativa correta seria a A), Fila, pois excluiria também as alternativas C) e D) que permitem inserção/remoção no meio da lista, porém do jeito que foi escrito as alternativas A), C) e D), podem ser respostas da questão.

     

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
2492143
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A camada de aplicação do modelo OSI contém uma série de protocolos comumente necessários para os usuários. Um destes protocolos constitui a base para a World Wide Web, sendo conhecido como

Alternativas
Comentários
  • O Hypertext Transfer Protocol, sigla HTTP (em português Protocolo de Transferência de Hipertexto) é um protocolo de comunicação (na camada de aplicação segundo o Modelo OSI) utilizado para sistemas de informação de hipermídia, distribuídos e colaborativos.[1] Ele é a base para a comunicação de dados da World Wide Web.

     

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Hypertext_Transfer_Protocol

  • Gabarito C

    HTTP é sigla de HyperText Transfer Protocolque em português significa "Protocolo de Transferência de Hipertexto". É um protocolo de comunicação entre sistemas de informação que permite a transferência de dados entre redes de computadores, principalmente na World Wide Web(Internet).

    O HTTP é o protocolo utilizado para transferência de páginas HTML do computador para a Internet. Por isso, os endereços dos websites (URL) utilizam no início a expressão "http://", definindo o protocolo usado. Esta informação é necessária para estabelecer a comunicação entre a URL e o servidor Web que armazena os dados, enviando então a página HTML solicitada pelo usuário.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     


ID
2492146
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assinale a opção INCORRETA sobre linguagens de marcação para hipertextos.

Alternativas
Comentários
  • Pelo que pesquisei é um tipo do elemento input

     

    Input Type Search

    The <input type="search"> is used for search fields (a search field behaves like a regular text field).

     

    https://www.w3schools.com/html/html_form_input_types.asp

  • Letra E

    Na verdade é o elemento 'header' quem faz tudo isso!

    <header>O elemento header representa um grupo de introdução ou elementos de navegação. O elemento header pode ser utilizado para agrupar índices de conteúdos, campos de busca ou até mesmo logos.

    http://fabrica.ms.senac.br/2014/10/novos-elementos-e-atributos-do-html5/


ID
2492149
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Tanto a Internet quanto o ATM (Asynchronous Transfer Mode) foram concebidos para redes geográficas distribuídas. A necessidade de conectar um grande número de computadores dentro das dependências de empresas e universidades deu origem à rede local, sendo a mais difundida a rede

Alternativas
Comentários
  • Ethernet é uma arquitetura de interconexão para redes locais - Rede de Área Local (LAN) - baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento e sinais elétricos para a camada física, em formato de pacotes e protocolos para a subcamada de controle de acesso ao meio (Media Access Control - MAC) do modelo OSI.[1] A Ethernet foi padronizada pelo IEEE como 802.3. A partir dos anos 90, ela vem sendo a tecnologia de LAN mais amplamente utilizada e tem tomado grande parte do espaço de outros padrões de rede como Token Ring, FDDI e ARCNET.[1]

     

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ethernet


ID
2492152
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Sobre estruturas de dados e seus tipos, para cada afirmativa abaixo, informe se é verdadeira (V) ou falsa (F). Em seguida, marque a opção que corresponde à sequência CORRETA.


( ) Inteiro e caractere são tipos primitivos de dados.

( ) Em uma lista encadeada, cada elemento ocupa posição sucessiva ao elemento anterior.

( ) Uma variável do tipo apontador sempre armazena o endereço de memória da posição onde se encontra o elemento a ser acessado.

( ) O tipo de dado abstrato constitui uma ferramenta útil para especificar as propriedades lógicas de um tipo de dado.

Alternativas
Comentários
  • Em 13/09/2017, às 11:22:10, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 06/09/2017, às 20:32:28, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 11/08/2017, às 11:01:30, você respondeu a opção E.Errada!

  • Por que a oção 2 é falsa ? 

    Por que é errado dizer que numa lista encadeada, cada elemento ocupa posição sucessiva ao elemento anterior ?

  • Tipos primitivos típicos incluem caractereinteiro (representa um subconjunto dos números inteiros, com largura dependente do sistema; pode possuir sinal ou não), ponto flutuante (representa o conjunto dos números racionais), booleano (lógica booleana, verdadeiro ou falso) e algum tipo de referência (como ponteiro ou handles).

     

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tipo_de_dado#Tipo_primitivo_e_composto

  •  

    Deduz que o item II refere-se ao espaço de memória não contiguo (provavelmente) utilizado pelas lista encadeadas, o uso de ponteiros para endereçamento da memória.

  • acredito q a II esteja errada por dois motivos: não necessariamente cada elemento estará no espaço sussessivamente após o outro, isso eh para vetores,  e segundo, o primeiro elemento da lista não está a frente de ninguém. 

  • Pra mim todas as assertivas estão corretas. A assetiva II está correta pois é verdade afirmar que "Em uma lista encadeada, cada elemento ocupa posição sucessiva ao elemento anterior.". O examinador não entrou no mérito de posições contíguas na memória, pois nesse caso sim seria errada, já que em uma lista encadeada os elementos podem estar espalhados na memória e não necessariamente em ordem (posições sucessivas). Porém, do ponto de vista lógico, em uma lista simples ou encadeada os elementos ocupam posição sucessiva ao elemento anterior.

     

    A banca não foi feliz. Poderia ter sido anulada por não existir alternativa com resposta.

  • Gabarito: D

     

    A afirmativa II está incorreta pelos motivos que o Mateus citou. Não necessariamente os elementos de uma lista encadeada estarão em fila ou dispostos de forma sucessiva.

     

    Exemplificando, se temos uma lista encadeada com os elementos: A B C D E F, não necessariamente eles estarão nessa posição.

    O elemento A pode apontar para F que aponta para C que aponta para B que aponta para D que aponta para E e por aí vai. Não existe a obrigatoriedade de posição sucessiva. A lista simplesmente apontará para o próximo. 

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
2492155
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

A ideia da ordenação por bolha (Bubble Sort) é percorrer o vetor de elementos sequencialmente e, em cada passagem comparar cada elemento com seu sucessor, fazendo-o chegar ao topo da sequência. Dado que n é o número de elementos do vetor, a complexidade do pior caso desse algoritmo é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    Algoritmo - Melhor / Médio / Pior (caso)

     

    Insertion - n [melhor] / n^2 [médio e pior]

    Selection - n^2

    Bubble - n [melhor] / n^2 [médio e pior]

    Quick - n log n [melhor e médio] / n^2 [pior]

    Merge - n log n

  • Bubble Sort

    Se arrasta por todo array comparando com os elementos adjacentes ou X e X+1.

    Como Vantagens podemos mencionar que são algoritmos simples e arquivos pequenos.

    Como desvantagens podemos mencionar é necessário percorrer o algoritmo várias vezes e é pouco eficiente.

    Com relação a sua complexidade temos que:

    Pior condição: On²

    Condição média: On²

    Melhor condição: On

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
2492158
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados

O método mais simples para eliminar um registro de uma árvore de busca multidirecional é

Alternativas
Comentários
  • Reter a chave na árvore e marcá-la, de alguma maneira,como representando um registro eliminado é a forma mais simples para eliminar um registro.

     

    Isso pode ser feito definido-se um ponteiro para o registro correpondente à chave como null ou alocando um campo de sinalizador extra para cada chave, a fim de indicar se ela foi eliminada ou não. Evidentemente, o espaço ocupado pelo próprio registro pode ser recuperado. Dessa forma, a chave permanece na árvore como uma diretriz para as subárvores, mas não representa um registro dentro do arquivo.

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
2492161
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados

Analise as afirmativas a seguir, relacionadas a árvores de busca:


I. A altura de uma árvore binária corresponde ao nível máximo de suas folhas e, por conveniência, a altura de uma árvore nula é igual a 0;

II. Caso o nó ser eliminado em uma árvore de busca binária não possua filhos, ele poderá ser eliminado sem ajustes posteriores na árvore;

III. A inserção em árvore B sempre provoca o desbalanceamento da árvore, incrementando o número máximo de nós acessados para localizar determinada chave;

IV. Uma árvore B de ordem n é uma árvore de busca multidirecional e balanceada onde cada nó não-raiz contém n/2 chaves.


Estão CORRETAS somente a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Uma árvore de busca multidirecional e balanceada, de ordem n, na qual cada nó não-raiz contém pelo menos n/2 chaves, é chamada árvore-B
    de ordem n
    . Observe que a barra indica divisão de inteiros de modo que uma árvore-B de ordem 11 contém, pelos menos, 5 chaves em cada nó
    não-raiz, como acontece com uma árvore-B de ordem 10.
     

  • Esta alternativa IV é questionável! faltou especificar que seria no mínimo n/2 chaves e no máximo n-1 chaves

    Estaria correta se fosse: Uma árvore B de ordem n é uma árvore de busca multidirecional e balanceada onde cada nó não-raiz contém no mínimo n/2 chaves.

     

    Achei que estava errada por isso.

  • A altura de uma árvore é determinada pela maior quantidade de links encontrada entre a raiz e as folhas.    

                     A

                  /     \           -              Altura  = 3 ( Maior número de links : A - B - E - F)

               B        C

             /    \

           D       E

                        \

                           F

  • cara, a I é super verdadeira, vejam a definição:

    A profundidade de uma árvore binária significa o nível máximo de qualquer folha na árvore. 

    Equivale ao tamanho do percurso mais distante da raiz até qualquer folha.

  • Força Guerreiro!!!!!!