I. Dentre os fatores que beneficiaram a concentração industrial na região Sudeste, no início do século XX, pode-se destacar o desenvolvimento de uma rede bancária, criada por conta da presença de centros de produção de café. Correto.
II. Em geral, nas florestas tropicais existe baixa diversidade de aves, insetos, répteis e anfíbios devido à pouca disponibilidade de água e alimentos para a fauna local. Errado.
(alternadamente úmido e seco)
- é o clima predominante na maior parte do
- é um clima quente e semi-úmido com uma estação chuvosa (verão) e outra seca (inverno). Neste tipo de clima está o Cerrado, típico da do Brasil é formada por plantas tropófilas, ou seja, plantas adaptadas a uma estação seca e outra úmida. Há também o predomínio de arbustos com galhos retorcidos, cascas grossas e raízes profundas, para ajudar a suportar o período de seca.
Quase 50% da vegetação dos foi destruída devido ao crescimento da agropecuária no Brasil.
O cerrado é cortado por 3 grandes bacias hidrográficas (Tocantins, São Francisco e Prata) contribuindo muito para a da região que é realmente surpreendente, por exemplo, existem mais de 700 espécies de aves, quase 200 espécies de répteis e mais de 190 mamíferos.
III. Em termos gerais, o espaço geográfico se difere do espaço natural, pois este último não sofre as consequências das práticas econômicas, sociais, culturais e cotidianas presentes nas sociedades, que envolvem tanto o meio rural quanto o meio urbano. Errado.
Pois este último, o espaço natural, sofre sim as consequências antrópicas do homem. GABARITO – B.
O que é espaço geográfico e espaço natural?
O espaço geográfico é, de modo geral, aquele que reúne os processos e resultados das atividades humanas. Ele sempre sofre modificações ao longo da construção das sociedades, sendo agente e produto.
Enquanto o espaço natural é aquele intocado pelo homem, a natureza em si sem interferência, o espaço geográfico é o meio utilizado e transformado pela ação humana.
.
É no espaço geográfico que encontramos as ações e consequências econômicas, sociais, culturais e cotidianas, envolvendo tanto o meio rural quanto o meio urbano.
Essas transformações acontecem desde o surgimento do ser humano, na pré-história. Sociedades primitivas e tribos já utilizavam dos recursos naturais para o desenvolvimento da vida em sociedade, modificando o espaço natural para geográfico. Até mesmo os povos nômades utilizavam e modificam a natureza, encaixando-se nesse conceito!
Assim, um exemplo de espaço natural é um bioma nativo, como florestas e campos. Já um exemplo de espaço geográfico são as cidades, as vilas, ou as construções humanas na natureza, como hidrelétricas ou currais.
Este conceito é fundamental na Geografia, pois ele é o principal objeto de estudo dessa área. Entendê-lo é compreender o papel que essa ciência possui e sua aplicação na realidade, seja no aspecto social, econômico, político ou natural.
Fonte: https://beduka.com/blog/materias/geografia/o-que-e-espaco-geografico/