SóProvas



Prova CCV-UFC - 2013 - UFC - Analista de Tecnologia da Informação - Rede de Computadores


ID
2791183
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a opção que apresenta uma configuração de rede que pode ser utilizada por um host.

Alternativas
Comentários
  • Como resolver essa questão de maneira rápida?

  • Vendo qual máscara é maior que o endereço...ela tem que ser menor pra poder endereçar...só que a opção A é estranha, pois até onde sei 255 é usado pra fazer broadcast naquela rede...pensando bem, como essa rede tem o CIDR de /21, significa que o endereço de broadcast dela deveria ser os últimos 11 bits 1's...mas não é o que acontece, já que 202 é 11001010 , isto é, seus últimos 3 bits são 010...

  • Alguém comenta a resolução? Maioria errou.

  • Alguém comenta a resolução? Maioria errou.


ID
2791186
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere o cenário abaixo e assinale a opção em que as máscaras de sub-rede estão configuradas de maneira que todos os hosts possam ser utilizados e haja o menor desperdício de IPs nas sub-redes.

Laboratório 1: sub-rede deve conter 32 hosts.
Laboratório 2: sub-rede deve conter 28 hosts.
Laboratório 3: sub-rede deve conter 15 hosts.
Laboratório 4: sub-rede deve conter 5 hosts.

Alternativas
Comentários
  • Laboratório 1) São necessários 32 hosts, logo serão necessários 6 bits para o endereçamento dos hosts.

    OBS: 5 bits dariam os 32 endereços (2^5 = 32), mas não seriam suficientes para 32 hosts, pois dentro os endereços dois deles são reservados (endereço de rede e de broadcast).

    Logo no último octeto da máscara restariam 2 bits para o endereçamento de sub-rede (8-6=2), colocando no octeto teríamos: 11000000 binário => 192 decimal.

    Máscara final 255.255.255.192.

    Laboratório 2) Como são 28 hosts 5 bits para o endereçamento de hosts já são suficientes, com isso restam 3 bits para a máscara de sub-rede (8-3 = 5). Teríamos: 11100000 binário => 224 decimal.

    Máscara final 255.255.255.224

    Laboratório 3) 16 hosts, porém 4 bits não seriam o suficiente, por causa do endereço de rede e de broadcast. No caso seriam também 5 bits assim como no laboratório 2. Logo final da máscara 224.

    Máscara final 255.255.255.224

    Laboratório 4) 5 hosts, 3 bits são suficientes para o endereçamento dos hosts, pois 2^3 = 8. Teríamos 11111000 binário e 248 em decimal.

    Máscara final 255.255.255.248


ID
2791189
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os protocolos ARP (Address Resolution Protocol) e ICMP (Internet Control Message Protocol) têm papel fundamental em toda rede que utiliza endereços IP. Nesse contexto, assinale a opção que apresenta a afirmação verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • A) ICMP não foi feita pra transportar dados, apenas mensagens. Portanto, apesar de se comportar muito como o UDP, e não ter entrega garantida, não faz sentido usar um protocolo da camada de transporte, já que não tem payload...sendo assim, por ser um protocolo de mensagens de controle, ele já funciona 100% na camada de rede com o modelo de pergunta/resposta.

    B) Apesar do texto estar certo, os códigos não são esses.

    C) A idéia do ARP é receber um endereço IP e devolver o seu endereço físico (MAC). O RARP que faz o contrário.

    D) Gabarito. Com esse código de erro, a mensagem icmp vai passando por todos os nós da rede, até chegar à sua origem.

    E) O campo tag é usado para designar VLANS.

  • O erro da questão B porque os códigos estão invertidos

    ECHO REPLY - 0

    ECHO REQUEST - 8


ID
2791192
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Cabeamento estruturado é um sistema que envolve cabos e hardware de conexão, capaz de atender às necessidades de telecomunicações e TI dos usuários de edifícios comerciais. Assinale a opção que apresenta a afirmação correta sobre as normas de cabeamento estruturado.

Alternativas
Comentários
  • qual o erro da alternativa A?

  • Está dividida em 5 partes: C0,C1,C2,C3 e C4


ID
2791195
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma rede tipo campus (Campus Area Network – CAN) pode ser projetada usando um modelo hierárquico, geralmente composto de três camadas (núcleo, distribuição e acesso). Nesse contexto, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2791198
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre os meios físicos de transmissão, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) Cabos de par trançado podem transmitir apenas sinais digitais e a largura de banda depende da espessura do fio e da distância percorrida. (Cabos de par trançado podem transmitir tanto sinais digitais como analógicos, não sendo exclusivo de sinais digitais. Até mesmo porque o sinal digital é uma soma infinita de sinais analógicos (série de Fourier)).

    B) Fibras ópticas do tipo multimodo são mais utilizadas do que as fibras do tipo monomodo para transmitir dados a longas distâncias, pois seu núcleo é maior. (Totalmente pelo contrário, as fibras monomodo alcançam distâncias maiores pois o núcleo é menor).

    C) Diferentes padrões de LAN podem usar os pares trançados de formas diferentes. A Ethernet de 100 Mbps usa apenas dois dos quatro pares, enquanto a Ethernet de 1000 Gbps usa os quatro pares. (No padrão 1000baseT é utilizado os 4 pares ao invés de dois como é o caso do 100baseTx).

    D) Os cabos de cobre e fibra óptica são considerados meios de transmissão não guiados, em que as informações são transmitidas por fios, fazendo-se variar alguma propriedade física, como tensão ou corrente. (Meios não guiados são tecnologias sem fio por exemplo)

    e) As fibras ópticas chegam a distâncias maiores do que os cabos de par trançado e não sofrem interferências eletromagnéticas, porém, elas têm um baixo nível de segurança contra escutas, pois são mais suscetíveis a interceptações. (As fibras ópticas são muito mais sensíveis do que cabos de par trançado oferecendo muito mais segurança em relação a escutas).


ID
2791201
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Hoje em dia, duas técnicas de comutação diferentes são usadas pela rede: comutação de circuitos e comutação de pacotes. Assinale a afirmativa correta sobre as técnicas de comutação.

Alternativas
Comentários
  • A) A comutação de circuitos é mais tolerante a falhas que a comutação de pacotes.

    É o contrário, já que se um dispositivo de comutação falhar, então a comutação por pacotes poderá pegar outro caminho. No caso do circuito, todo o tráfego de dados é interrompido.


    B) A comutação de circuitos está sujeita a atrasos de enfileiramento, uma vez que usa transmissão store-andforward.

    Não faz sentido haver atrasos, uma vez que é reservada uma largura de banda para este tipo de comutação.


    C) Na comutação de pacotes, todos os pacotes seguem a mesma rota e podem sofrer atrasos de transmissão e enfileiramento.

    Na verdade, os pacotes se baseiam no melhor esforço, ou seja, existe caminho melhor, este será percorrido, o que pode acontecer de o pacote 1º chegar depois do pacote 2º.


    D) Do ponto de vista do uso do enlace, a comutação de pacotes é menos eficiente, pois desperdiça largura de banda ao fazer retransmissão de pacotes perdidos.

    Outra questão que não faz sentido, já que a comutação por circuito reserva uma determinada largura de banda, o que pode ser maior do que o necessário. Diferente da comutação por pacotes que leva em consideração o tamanho total do dado e o fatia em pequenas partes.


    E) O sistema telefônico tradicional é baseado na comutação de circuitos, mas a comutação de pacotes ganhou terreno com o aumento da adoção da tecnologia VOIP. 

    Resposta correta, exemplos disso: Skype, WhatsApp..


    Civis pacem parabellum


ID
2791204
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre os modelos de referência OSI/ISO e TCP/IP, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A D) está errada pois o OSPF é da camada de enlace do TCP/IP.

  • O protocolo OSPF substituiu o protocolo RIP, (Camada de Rede) e ele é uns dos protocolos de roteamento mais empregados, sendo suportado pela maioria dos roteadores, assim como por servidores que implementem os sistemas operacionais Linux e Unix. Versátil, o OSPF pode ser empregado tanto a redes de pequeno quanto grande porte.

  • a) O fato de uma das primeiras versões do TCP/IP fazer parte do UNIX de Berkley, sendo distribuída de forma gratuita, fez com que o TCP/IP fosse rapidamente adotado, criando uma grande comunidade de usuários. (GABARITO)

     

    b) Os protocolos do modelo TCP/IP surgiram primeiro, e esse modelo foi criado como uma descrição dos protocolos existentes.

     

    c) No modelo TCP/IP, os protocolos IP, ICMP são protocolos da camada de rede, TCP e UDP são protocolos da camada de transporte e DNS é da camada de aplicação.

     

    d) O modelo OSI tem 7 camadas e, nesse modelo, os protocolos SMTP e FTP são da camada de aplicação, enquanto o OSPF é da camada de rede.

     

    e) O modelo OSI/ISO foi concebido antes dos protocolos correspondentes terem sido criados, por isso o deixou muito genérico.

     

     

    At.te

    Foco na missão!

  • Questão de TI sobre "dados históricos" é pura falta de criatividade.


ID
2791207
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre o uso de VLANs (LANs virtuais), assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Praticamente igual a conectar duas grandes redes.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Discordo do gabarito, pois VLANs diferentes podem se comunicar usando um switch L3.. Só é necessário roteador se na rede existir apenas switchs L2.

  • Concordo com o Ivanildo, porém iria na B por eliminação.

  • Do you need a layer 3 switch for VLANs?

    Since VLANs exist in their own layer 3 subnet, routing will need to occur for traffic to flow in between VLANs. This is where a layer 3 switch can be utilized. A Layer 3 switch is basically a switch that can perform routing functions in addition to switching.

  • Seguem duas fontes que encontrei...

    As VLANs dividem os domínios de transmissão em um ambiente de rede. Sempre que os hosts de um VLAN precisam se comunicar com os hosts de outro VLAN, o tráfego deve ser roteado entre eles. Isto é conhecido como o roteamento entre VLANs. Nos switches Catalyst, a configuração é feita com a criação de interfaces de Camada 3 (interfaces virtuais de switch [SVIs]).

    Fonte: https://www.cisco.com/c/pt_br/support/docs/lan-switching/inter-vlan-routing/41860-howto-L3-intervlanrouting.html

    .

    As estações pertencentes a mesma VLAN conseguem comunicar entre si, entretanto estações de VLANs distintas não conseguem falar uma com a outra. Para que estações pertencentes a VLANs diferente possam se comunicar, deve existir um elemento que realize a conexão entre domínios broadcasts diferentes, como um roteador.

    Fonte: http://www.ic.uff.br/~debora/praticas/enlace/


ID
2791210
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A topologia de uma rede refere-se a como os dispositivos de rede estão conectados. Assinale a afirmativa correta sobre as topologias de rede.

Alternativas
Comentários
  • Pra quem não tem acesso é a E.
  • D. Na topologia anel, todos os hosts interligam-se entre si, ponto a ponto, através de cabos e dispositivos de interligação adequados.

    Numa topologia em Malha ou Mesh, os computadores e Redes Locais interligam-se entre si, ponto a ponto, através de cabos e dispositivos de interligação adequados. Assim, existem diversos caminhos para se chegar ao mesmo destino.

    Fonte: https://sites.google.com/site/disciplinadeiccr/Home/topologias-logicas-e-topologias-fisicas/4--topologia-em-malha-ou-mesh


ID
2791213
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre as diferenças entre hub e switch, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Na verdade sempre é usado CSMA/CD, mas por eliminação e pela primeira afirmativa "Em um hub, todas as estações estão em um domínio de colisão" é a letra A.

  • Hub é um polo concentrador de fiação e cada equipamento conectado a ele fica em um seguimento próprio. Por isso, isoladamente um hub não pode ser considerado como um equipamento de interconexão de redes, ao menos que tenha sua função associada a outros equipamentos, como repetidores. Os hubs mais comuns são os hubs Ethernet 10BaseT (conectores RJ-45) e eventualmente são parte d bridges e roteadores. Os Hub’s permitem dois tipos de ligação entre si.

    Cascateamento: Define-se como sendo a forma de interligação de dois ou mais hub's através das portas de interface de rede (RJ-45, BNC, etc);

    Empilhamento: Forma de interligação de dois ou mais hub’s através de portas especificamente projetadas para tal (Daisy-chain Port). Desta forma, os hub’s empilhados tornam-se um único repetidor. Observar que cada fabricante possui um tipo proprietário de interface para esse fim o que limita o emprego do empilhamento para equipamentos de um mesmo fabricante em muitos casos.

    switch-funções de pontes e roteadores e hardware especial que lhe confere baixo custo e alta eficiência. Ele possui barramentos internos comutáveis que permitem chavear conexões, tornando-o temporariamente dedicado a dois nós que podem assim usufruir toda capacidade do meio físico existente.permite a troca de mensagens entre várias estações ao mesmo tempo e não apenas permite compartilhar um meio para isso, como acontece com o hub.


ID
2791216
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre os elementos de interconexão de redes de computadores, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2791219
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O balanceamento de carga ajuda a distribuir requisições entre múltiplos dispositivos, como servidores. Ele pode ser feito utilizando software ou através de um hardware dedicado, às vezes chamado de Layer 4-7 router. Considere os passos a seguir:

Passo 1) Cliente conecta ao balanceador de carga, utilizando IP e porta desse dispositivo.
Passo 2) Balanceador de carga escolhe qual dos servidores vai receber a requisição e altera o IP de destino (e talvez a porta) do pacote para o IP/porta do servidor escolhido.
Passo 3) Servidor escolhido recebe a requisição e responde ao cliente através da rota padrão, que é o balanceador de carga.
Passo 4) Balanceador de carga intercepta o pacote de retorno e muda o IP de origem (e talvez a porta) para seu próprio IP/porta.
Passo 5) Cliente recebe a resposta do balanceador de carga.

O funcionamento descrito acima se refere a qual tecnologia utilizada para fazer balanceamento de carga?

Alternativas

ID
2791222
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre o SNMP (Simple Network Management Protocol), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GetBulk Request foi introduzido na versão 2 e é utilizado para consulta de dados em grande volume.


ID
2791225
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O funcionamento do SNMP (Simple Network Management Protocol) é baseado no uso de entidades gerentes e agentes. Sobre estes gerentes e agentes, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Esse tipo de mensagem pode ser por exemplo avisando que algum recurso está se esgotando e não necessita da solicitação do gerente

    gabarito: B

  • Os agentes são responsáveis por atualizar informações gerenciáveis de um gerente, através do envio de requisições. (Errado). Quem envia requisições é o gerente.


    Os gerentes podem enviar mensagens Trap para um agente, sem a necessidade de uma requisição prévia deste último. Errado. Quem envia mensagens TRAP são os agentes apenas.

  • Sim, é a B.

    O agente envia mensagens trap ao gerente.

  • Sim, é a B.

    O agente envia mensagens trap ao gerente.

  • Uma dos conceitos que guardo é esse

    Response - Agente até Gerente

    Trap - Agente até Gerente

    Quanto aos demais são do Gerente até o Agente (Se tiver algum outro conceito me avise aqui)


ID
2791228
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A MIB (Management Information Base) é responsável pelo armazenamento das informações gerenciáveis, em soluções de gerência baseadas no SNMP (Simple Network Management Protocol). Sobre a MIB, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2791231
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A porta padrão utilizada pelo SNMP (Simple Network Management Protocol), para o envio de requisições Get e Set, consiste na:

Alternativas
Comentários
  • O protocolo SNMP utiliza o UDP para como protocolo de transporte e utiliza as seguintes portas:


    161 - Para requisições e respostas do cliente

    162 - Envio de TRAPS para o servidor


ID
2791234
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As LANs sem fio estão cada vez mais em uso. O principal padrão utilizado para esses tipos de rede é o 802.11. Sobre o 802.11, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a LAN 802.11a, utiliza OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing - multiplexação ortogonal por divisão de frequência) para transmitir até 54 Mbps na banda ISM mais larga, de 5 GHz.

     

    Fonte: Redes de computadores - Andrew S. Tanenbaum - 5ª Edição - 2011

  • Gabarito: E.


    802.11b - 2,4 GHz / 11 Mbps.

  • Gabarito E

    802.11a


    Velocidade de Transferência:


    6 Mbit/s ~ 0.72 MB/s

    9 Mbit/s ~ 1.07 MB/s

    12 Mbit/s ~ 1.43 MB/s

    18 Mbit/s ~ 2.15 MB/s

    24 Mbit/s ~ 2.86 MB/s

    36 Mbit/s ~ 4.29 MB/s

    48 Mbit/s ~ 5.72 MB/s

    54 Mbit/s ~ 6.44 MB/s



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • 802.11b não utiliza OFDM. Mas sim CCK.

  • Gabarito: Letra E

    Letra D) A padrão 802.11b, por sua vez, atua na frequência de 2,4GHz com capacidade teórica de 11Mbps.

    Letra E) O padrão 802.11a atua na faixa de frequência de 5GHz com capacidade teórica de transmissão de dados a 54Mbps.


ID
2791237
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A segurança da informação é um tópico que causa grande preocupação, principalmente quando se usa redes sem fio. São considerados métodos de segurança para redes que seguem o padrão 802.11:

Alternativas
Comentários
  • Basta entrar nas configurações do seu roteador e constatar os protocolos de segurança.

  • b-

    O padrão WEP tem como algoritmo de criptografia o RC4 (Ron’s Cipher 4). Trata-se de um algoritmo de fluxo (stream cipher) que utiliza um mecanismo de verificação de integridade CRC32 (Cyclic Redundancy Check) de 32 bits.

    Sobre o WPA2, seu diferencial está no fato de o mesmo ter abandonado a criptografia de fluxo e o RC4 e adotado o CCMP (Conter Mode with Cipher Block) como novo sistema de criptografia que faz uso do algoritmo de criptografia AES (Advanced Encryption Standard) que se baseia em algoritmo de criptografia por blocos (block cipher).

    ______________________________________________________________________________________________________________

    AES, DES e RC4 sao algoritmos de encriptacao simetrica

    RSA e MD5 sao assimetrica


ID
2791240
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O Bluetooth é uma tecnologia para redes LANs sem fio. Sobre esta tecnologia, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Discdordo do gabarito. Segundo https://www.gta.ufrj.br/grad/09_1/versao-final/bluetooth/Page918.htm o BT GERALMENTE é ad hoc, mas existem outras formas... Na questão é bastante frisado o termo APENAS, restringindo a possibilidade de outro tipo de conexão.

    Por favor corrijam-me se eu estiver equivocado...

  • C - A scatternet é a junção de piconet's

    D - Não há o que se falar em primária ou secundária, mas sim em: master, slave e estacionária.

  • Bluetooth é uma rede ad hoc (Forouzan).

    .

    .

    .

    At.te

    Foco na missão ❣

  • O que é piconet?

    piconet é uma rede Blootooth formada por até 8 dispositivos, sendo 1 mestre e os demais escravos. Todos os dispositivos estão sincronizados ao relógio e sequência de salto de frequência (hopping) do mestre.


ID
2791243
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O padrão _________ permite a interconexão de dispositivos de computação e comunicação e ainda acessórios, utilizando ondas de rádio sem fio de curto alcance, baixa potência e baixo custo. Por outro lado, o padrão _________ define uma rede metropolitana sem fio de banda larga que permite conexão de dispositivos sem fio à Internet em velocidade de megabits/s, em vez de usar cabo ou tecnologias DSL. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto acima.

Alternativas
Comentários
  • 802.15 - Bluetooth

    802.16 - WiMAX

    "O padrão _802.15_ permite a interconexão de dispositivos de computação e comunicação e ainda acessórios, utilizando ondas de rádio sem fio de curto alcance, baixa potência e baixo custo. Por outro lado, o padrão _802.16_ define uma rede metropolitana sem fio de banda larga que permite conexão de dispositivos sem fio à Internet em velocidade de megabits/s, em vez de usar cabo ou tecnologias DSL. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto acima."

     

    GABARITO ALTERNATIVA A

     

  • IEEE 802.3 Ethernet (LAN)

    IEEE 802.5 Token Ring (LAN)

    IEEE 802.11 Wi-Fi (WLAN)

    IEEE 802.15 Bluetooth (WPAN)

    IEEE 802.16 WiMAX (WMAN)

    IEEE 802.20 Mobile-Fi (WWAM)


ID
2791246
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O ATM (Asynchronous Transfer Mode) é uma tecnologia de comunicação de dados de alta velocidade. Sobre o ATM é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • ATM:

    .: Orientada à conexão;

    .:  Circuito Virtual;

    .: Célula de tamanho fixo;

    .: 53 bytes ( 48 bytes carga útil + 5 bytes cabeçalho)

    .: Pode dividir a largura de banda de um enlace de camada física entre diferentes usuários;

    .

    .

    At.te

    Foco na missão 


ID
2791249
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em uma rede ATM, as conexões entre pontos terminais são compostas por três elementos: TPs (transmission paths – rotas de transmissão), VPs (virtual paths - rotas virtuais) e VCs (virtual circuits - circuitos virtuais). Sobre estes três elementos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Basicamente fica assim:

    Uma TP( rota de transmissão) possui uma ou mais várias VP( rota virtual)e está, por sua vez, possui vários VC( canais virtuais.

    TP > VP > VC


    Sobre as alternativas:


    A) Um VP é composto por um conjunto de TPs (VC)


    B) Um VC é composto por um conjunto de TPs. Totalmente incorreta.


    C) Um VP é composto por um conjunto de VCs. CORRETA, gabarito da questão


    D) Um VC é composto por um conjunto de VPs. Ordem invertida, um VP é um conjunto de VC


    E) Um VP ( TP ) consiste na conexão física entre um ponto terminal e um switch ATM ou entre dois switches ATM.


ID
2791252
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Entre as características do MPLS (multiprotocol label switching), inclui-se:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar o erro das alternativas 'C' e 'E'? Acertei a questão mas quase que marco uma destas outras.

  • Quanto a letra "E", o pacote chega ao switch, que consulta o label em uma tabela e o troca antes de encaminhar ao próximo switch.


ID
2791255
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O cabeçalho do MPLS genérico tem 4 bytes. Dentre as informações contidas nos campos do cabeçalho MPLS, podemos citar corretamente:

Alternativas
Comentários
  • No cabeçalho MPLS, possuímos, somente, 4 campos, são eles:

    Label - Define o valor do rótulo;

    Exp - Define a classe de serviço;

    S (Stack)- Informa se há ou não empilhamento de etiquetas;

    TTL - Define tempo de vida do MPLS;

    Gabarito alternativa B

  • b-

    rotulo MPLS - 20 bits

    traffic class (exp) - 3 bits

    S (stacking bit) - 1 bit

    TTL - 8 bits


ID
2791258
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Dentre as técnicas que podem melhorar o QoS (Qualidade de Serviço), assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2791261
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O IntServ (Serviços Integrados) é um modelo criado para implementar qualidade de serviço (QoS) na Internet. Sobre este modelo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Intserv é uma arquitetura de qualidade de serviço, que tem o propósito de garantir níveis de qualidade de serviço fim a fim, através de recursos reservados e estabelecimento de chamada. Ele utiliza-se do protocolo RSVP (Resource Reservation Protocol, protocolo de reserva de recursos) para sinalizar as necessidades de QoS para cada dispositivo ao longo da rede, permitindo que vários transmissores enviem os dados para vários grupos de receptores, eliminando o congestionamento da rede.

    Os serviços integrados (Intserv) possuem duas classes de serviços: serviço de carga garantido e serviço de carga controlada.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • a) Garante uma melhor escalabalidade que o DiffServ. Incorreta, DiffServ possui mais escalabilidade.

    b) Define três classes de serviços: garantidos, controlados por carga e condicionados por tráfego. Incorreta, conforme o colega Ibsen mencionou, são duas classes de serviços: Garantidos e Serviços Controlados.

    c) Um roteador deve sempre admitir uma nova especificação de fluxo, descartando comprometimentos anteriores. Incorreta, um dos problemas com IntServ, que cada roteador irá armazenar informações de cada fluxo.

    d) Utiliza o ICMP (Internet Control Management Protocol) como protocolo de sinalização para efetuar a reserva de recursos. Incorreta, utilizam RSVP para sinalização.

    e) Quando uma fonte necessita fazer uma reserva de recurso, ele sempre precisa definir uma especificação de fluxo, incluindo o recurso que precisa reservar e a caracterização de tráfego do fluxo.

    Correta, GABARITO DA QUESTÃO, pois o IntServ precisará, sempre!, definir uma FlowSpec- especificação de fluxo - que possui uma Resource Spec ( RSpec) com os recursos que a aplicação deseja reservar e um Traffic Spec(TSpec) com as caracteristicas do fluxo.


ID
2791264
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Dentre as características do DiffServ (Serviços Diferenciados), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • [1]

    intServ: o cliente indica requisitos especificos de QoS ao provedor.

    diffServ: O provedor especifica QoS para classes de serviços.

    Fonte:

    [1] Comer

  • Resumo:

    • Arquitetura IntServ
    1. Serviços integrados
    2. visa garantir a qualidade de serviço (QoS)
    3. IntServ é um modelo para fornecer QoS em redes através da construção de um circuito virtual
    4. Para redes privadas menores
    5. Técnica de reserva de largura de banda

    • Arquitetura Diffserv
    1. Serviços Diferenciados
    2. visa garantir a qualidade de serviço (QoS)
    3. Proposto para prover, de maneira flexível e escalável, a diferenciação de serviços em uma rede.
    4. DiffServ é um modelo para fornecer QoS na Internet diferenciando o tráfego
    5. DiffServ é muito adequado para a Internet.
    6. Disponibiliza uma quantidade maior de tipos de serviços, em relação ao IntServ.


ID
2791267
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um fluxo de dados pode ser caracterizado de diferentes formas. Selecione a opção que apresenta a definição correta de uma destas características.

Alternativas
Comentários
  • jitter caiu numa prova minha na faculdade, acertei lindamente, prof até elogiou minha resposta, nunca mais esqueci

  • A = Largura de banda = diferença entre maior de menor frequencia ( hz )

    C = Atraso = Tempo desde o inicio da transmissão até ele chegar ao destino, fim a fim = diferença de tempo entre o instante em que o transmissor envia o primeiro bit do pacote e o instante que o receptor recebe este bit é definido como atraso fim-a-fim.

    D = Conceito de confiabilidade

    E = Parece algo relacionado com o controle de erros do TCP n sei ao certo.


ID
2791270
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que inclui a faixa de endereços IPs (versão 4), reservada para o roteamento Multicast.

Alternativas
Comentários
  • Alocação de endereços multicast

    Os endereços da Classe D (isto é, endereços no intervalo 224.0.0.0 a 239.255.255.255) são reservados para tráfego multicast...

    Fonte: Sistemas Distribuídos - George Coulouris, Jean Dollimore, Tim Kindberg, Gordon Blair


ID
2791273
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre o Multicast, assinale a alternativa verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

  • A = Vários pacotes a vários receptores ou um pacote a vários nós

    B = Varias Spanning Tree

    C = Cada roteador precisa manter apenas uma árvore por grupo, em vez de m árvores. Além disso, os roteadores que não fazem parte da árvore não realizam trabalho para dar suporte ao grupo. Por esse motivo, abordagens de árvore compartilhada, como as árvores baseadas em núcleo, são usadas em multicasting para grupos esparsos na Internet como parte dos protocolos populares como o multicast independente de protocolo, ou PIM (Protocol Independent Multicast)

    D = DVMRP a árvoré é construída para multicast depois podada

    E = Protocolo Multicast do tipo estado de enlace

    GAB C

    Forouzan + Tanenbaum


ID
2791276
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre as características do protocolo IGMP (Internet Group Management Protocol), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Incorreta, IGMP não cria grupos e sim os gerencia;

    .

    b) Incorreta, IGMP não faz o rotamento multicast, tal responsabilidade é dos protocolos DVMRP ou PIM

    .

    c) Incorreta, na verdade, o IGMP possui mais mensagens como: Leave message, group specific query

    .

    d) Incorreta, não há correlação entre IGMP e SNMP

    .

    e) GABARITO DA QUESTÃO


ID
2791279
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre DAS (Direct Attached Storage) e NAS (Network Attached Storage), é correto afirma:

Alternativas

ID
2791282
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre SAN (Storage Area Network), é correto afirmar:

Alternativas

ID
2791285
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em Voz sobre IP, protocolo H.323:

Alternativas
Comentários
  • Série H.450.x, para introduzir alguns serviços suplementares ao H.323 que são comuns aos sistemas telefônicos. Eles adaptam o H.323 à Telefonia IP.

    Essa série constitui-se de recomendações para: protocolos genéricos (H.450.1), transferência de chamadas (H.450.2), desvio de chamadas (H.450.3), retenção de chamadas (H.450.4), retenção e retomada de chamadas (H.450.5), espera de chamadas (H.450.6), indicação de mensagens em espera (H.450.7), identificação de nomes (H.450.8) e procedimentos de completar chamadas se ocupado (H.450.9), oferta de chamada (H.450.10), intrusão em chamadas (H.450.11) e características de informações comuns adicionais de rede (H.450.12)

    fonte: https://memoria.rnp.br/newsgen/0111/h323.html

  • Um Directory Gatekeeper interliga tanto Gatekeepers locais quanto usuários globais. ERRO

    Um gateway H.323 é um equipamento que interliga uma rede H.323 somente a outra rede H.323. ERRO

    Permite não somente a realização de chamadas, mas também serviços agregados como chamada em espera, redirecionamento de chamadas, identificação de chamadas e FAX. OK

    O Gatekeeper controla todas as chamadas da rede H.323, incluindo autorizações de quem pode realizar chamadas, para onde as chamadas podem ser realizadas e que codificadores de voz são autorizados. ERRO

    O Multipoint Controller Unit (MCU) auxilia a realização de conferência de áudio através do recebimento do áudio de todos os participantes e do redirecionamento de cada áudio para cada um dos outros participantes. ERRO


ID
2791288
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em Voz sobre IP, o protocolo SIP:

Alternativas
Comentários
  • O STUN (Simple Traversal of User Datagram Protocol [UDP], por meio da Network Address Translators [NATs]), é um servidor que permite que clientes NAT (ex.: computadores protegidos por firewall) realizem chamadas telefônicas a um provedor VoIP que se encontre fora da rede local.

    Fonte: https://www.3cx.com.br/voip-sip/stun-server/

    Bons estudos!

  • a) Utiliza somente o protocolo UDP por questão de eficiência na realização de chamadas. [ERRADO. UDP ou TCP na porta 5060]

    b) Pode ser usado em conjunto com o protocolo STUN para que as chamadas de usuários sob NAT atravessem o firewall e alcancem outros usuários também sob NAT. [CORRETO]

    c) Inclui a mensagem REGISTER para registro de usuário, INVITE para realização de chamada e CANCEL para desistência de qualquer operação iniciada. [ERRADO. REGISTER informa ao servidor a localização atual do usuário]

    d) Utiliza o conceito de Proxy para o controle de usuários e registro de chamadas; para garantir isso sempre roteia o áudio das chamadas (daí o seu nome). [ERRADO. Utiliza o conceito de User Agent para controle de clientes]

    e) Requer que cada terminal implemente pelo menos 3 algoritmos de compressão de voz (codecs) diferentes para garantir que qualquer aparelho será capaz de ligar para qualquer outro aparelho. [ERRADO. SIP não determina uso de CODECs específicos]


ID
2791291
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O uso de RTP e RTCP em ligações VoIP:

Alternativas
Comentários
  • RTP - transmissão de dados (canal de comunicação próprio)

    SIP ou H.323 - sinalização da chamada, outro canal específico

  • LETRA C

    #     RTP (Real Time Tranport Protocol)

    É um protocolo de transporte implementado na camada de aplicação.Ele não tem uma porta específica, no entanto, a porta UDP deve ser em número PAR e dinâmica. Como principal característica apenas transporta os dados sem nenhum tipo de controle.

    #     RTCP (Real-Time Transport Control Protocol)

    É um procotolo da camada de aplicação que prover informações de controle sobre as sessões RTP. Tal protocolo não transporta fluxo, apenas disponibiliza relatorios do fluxo RTP.

  • SIP ---> Inicia a sessão de comunicação

    RTP ---> Transfere a voz e dados multimídias

    RTCP ---> protocolo de Controle

    JittLer ---> variação da Latência

    termos bem comuns quando o assunto é VoIP

    pertencelemos!

  • A

    Deve usar criptografia ou então usar o protocolo SRTP por segurança. -> não precisa usar

    B

    Auxilia a recuperação dos dados de áudio em caso de perdas de pacotes, já que o protocolo RTP mantém um carimbo de tempo em cada pacote. -> não faz recuperação, nem controle de nada, além do mais usa UDP.

    C

    Requer a alocação de uma porta para RTP e outra porta para o RTCP, além das portas usadas pelos protocolos SIP ou H.323. -> sim

    D

    Em conferência a três ou mais participantes, aumenta o tráfego exponencialmente em relação ao número de participantes, já que o áudio de cada participante vai para cada um dos outros participantes. -> apenas o RTCP que aumenta o tráfego mas é linearmente.

    E

    Requer atualização da infraestrutura da rede, pois os relatórios de perda de pacotes e jitter mostrados pelo RTCP devem ser usados por um mecanismo de controle de Qualidade de Serviço (QoS). -> não requer.

    Gab C


ID
2791294
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre videoconferência, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. QoS


ID
2791297
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre videoconferência, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • b.


ID
2791300
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre protocolos de videoconferência, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Acho que a letra D está errada pois para videoconferencia os fluxos de audio e video são separados. Questão muito bagunçada.

  • a certa seria a B na minha opinião