SóProvas



Prova CCV-UFC - 2017 - UFC - Psicólogo - Escolar e Educacional


ID
2758885
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do tema do fracasso escolar, a obra A Produção do Fracasso Escolar, juntamente com o conjunto da produção de sua autora Maria Helena Souza Patto, pode ser considerada uma obra de referência, e para alguns até mesmo um livro clássico da psicologia escolar brasileira, para as pesquisas e intervenções na interface psicologia e educação, contribuindo para o desenvolvimento de uma perspectiva crítica de análise do fracasso escolar. De acordo com essa perspectiva, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2758888
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A queixa escolar (problemas de aproveitamento, de relações pessoais, de comportamento, evasão...) é um dos temas centrais no campo da psicologia escolar/educacional e está atrelada a forma de conceber e sistematizar o ato educativo. Historicamente, diversos acontecimentos foram importantes na produção das formas de pensar e agir diante das dificuldades de escolarização. Analise as afirmações abaixo.

I. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) se baseava numa concepção psicológica em que o fracasso escolar está relacionado ao desenvolvimento de aptidões naturais de cada indivíduo.
II. No mundo ocidental, o fracasso escolar se torna preocupação efetiva após a implementação, principalmente ao final do século XIX, de sistemas nacionais de ensino, sustentados numa política educacional propriamente dita que foi impulsionada por ideais nacionalistas.
III. A psicologia científica nascente em fins do século XIX e início do século XX ao ser utilizada para explicar o fracasso escolar, cumpre função ideológica análoga às teorias racistas do século XIX ao encobrir desigualdades sociais sob as vestes de supostas e a-históricas desigualdades psicológicas, em geral, de natureza interna ao indivíduo.

Marque a alternativa correta.

Alternativas

ID
2758891
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma das experiências exitosas e que tem inspirado outras práticas quanto ao atendimento à queixa escolar é o Serviço Orientação à Queixa Escolar (SOQE) vinculado ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Quanto ao SOQE é incorreto afirmar:

Alternativas

ID
2758894
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A crítica à atuação do psicólogo escolar formulada há algumas décadas, tornou comum defender a consideração dos aspectos sociais e/ou culturais. No entanto, encontramos diferenças importantes na forma de compreendê-los e de estabelecer qual seu valor explicativo na produção do ato educativo e de suas vicissitudes. Quanto a isso, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • gabarito é a letra E que define a Teoria da Carência Cultural


ID
2758897
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A formulação de alternativas ao modelo tradicional de atuação em psicologia escolar/educacional tem gerado importantes experiências pelo país. Uma dessas, é o plantão institucional, desenvolvido junto ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e voltado ao trabalho com profissionais de instituições educativas ou que estejam nas interfaces Educação e Assistência Social ou Educação e Saúde. Acerca do plantão institucional, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • criadoras dessa modalidade de atendimento, o termo “plantão” tem função mais inspiradora do que realista, já que o trabalho não se refere às práticas médicas de atendimento das urgências, mas sim a uma disponibilidade da equipe em acolher essas demandas que, por vezes, são formuladas a partir de uma situação emergencial. A dinâmica dessas reuniões é bastante informal e todos têm direito à palavra. De maneira geral, partimos das inquietações e dos impasses relatados pelos profissionais acerca do cotidiano institucional A falta de reconhecimento por parte dos chefes ou ainda a insatisfação com as políticas públicas educacionais são lamentações que vêm acompanhadas de um sentimento de imobilidade e de impotência frente a uma tarefa sentida como hercúlea. Impotência que adoece o sujeito e que enfraque- ce as relações institucionais, como podemos ver nas altas incidências de afastamentos por motivos de saúde dos profissionais ligados à Educação http://www.revistas.usp.br/estic/article/download/81010/84656/

ID
2758900
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicologia escolar/educacional brasileira tem se fortalecido ao longo de sua história, ainda que tenha sido influenciada por pesquisas e teorias produzidas em outros países, principalmente na Europa e EUA. Leia as sentenças abaixo sobre a construção histórica da psicologia escolar/educacional brasileira e assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • eu fui por eliminação

    a) ERRADO o conhecimento psicológico e o campo educacional estão juntos desde o surgimento da psicologia no brasil, no final do do século XIX e início do século XX

    b) ERRADO na verdade, o desenvolvimento dos testes psicológicos aproximou a psicologia da educação (ex: os testes de inteligência de Binet)

    c) ERRADO pelo contrário, até a década de 80 a psicologia escolar entendia a queixa escolar como um problema individual do aluno ou da família, sendo fortemente criticada por isso, principalmente nos trabalhos de Maria Helena de Sousa Patto

    d) GABARITO

    e) ERRADO atualmente a psicologia escolar no Brasil tem uma produção acadêmica mais voltada para entender os processos sociais e da própria escola que criam as demandas, o caminho é mais o da problematização

  • encontrei uma fonte mais apropriada para o gabarito

    Aliás, a medicina ocupou um lugar fundamental na constituição da Psicologia Educacional. Na passagem do século, freqüentemente os estudos de psicologia e de antropologia foram conduzidos por médicos-pesquisadores, muitas vezes preocupados com as relações entre raça, clima e personalidade, desenvolvendo temas de Criminologia e Psiquiatria Forense, visando a compreensão e solução de problemas sociais através de programas de Medicina Social. A influência desta vertente médica da psicologia tornou-se ainda maior nos meios educacionais a partir do momento em que a presença de médicos no corpo docente das escolas normais passou a ser usual.

    fonte: artigo "O FRACASSO ESCOLAR COMO OBJETO DE ESTUDO: ANOTAÇÕES SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DE UM DISCURSO (1988)" - Maria Helena Souza Patto


ID
2758903
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma possibilidade não-tradicional de atuação em psicologia escolar foi desenvolvida originalmente junto ao Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília e se caracteriza por ser institucional, preventiva e relacional. Sobre esse modelo de atuação em psicologia escolar é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • B. Nessa proposta, a ênfase da atuação do psicólogo escolar está em analisar e intervir na relação professor-aluno, entendido como o núcleo do processo ensino-aprendizagem.

     Esse documento ancora-se no modelo teórico de atuação institucional, preventiva e relacional na psicologia escolar elaborado por Araujo (2003), e também no Procedimento de Atendimento e Intervenção nas Queixas Escolares (PAIQUE), proposto por Neves (2001, 2011).

    http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/24842/1/2017_RosimeireAfonsoDutraFreitas.pdf


ID
2758906
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre as dimensões da atuação institucional preventiva relacional, desenvolvida pelas autoras Claisy M. Marinho-Araújo e Sandra F. C. de Almeida, é incorreto afirmar:

Alternativas

ID
2758909
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Historicamente, a intersecção psicologia e educação foi pensada e se realizou de diversas formas. Sobre as relações psicologia e educação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO GERADO PELO SITE D


ID
2758912
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um tema central para pensarmos a psicologia escolar/educacional, como teoria e prática, é a relação entre sujeito, sociedade e educação, especialmente em seus dispositivos educativos formais. Analise as afirmações abaixo e marque a opção correta.

Alternativas

ID
2758915
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao campo da psicologia escolar/educacional, analise as sentenças abaixo.

I. A Psicologia da Educação define-se como campo teórico-prático circunscrito à aplicação dos conhecimentos da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem a questões educacionais.
II. A Psicologia da Educação tem por finalidade colaborar para melhor compreensão dos fenômenos educativos, desenvolvimento de ações, estratégias e formas de intervenção em situações educacionais, contribuindo para práticas educacionais mais eficazes.
III. O construtivismo cognitivo e o socioconstrutuvismo são duas concepções do psiquismo importantes no campo da psicologia da educação.

Marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • gabarito gerado pelo sistema C. Possivlemente por conta da restrição do conhecimento que afirmação expõe com circunscrito/restrito da aplicação do conhecimento quando a educacional ser uma área com uma vasta aplicação.


ID
2758918
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Henri Wallon é um dos teóricos clássicos estudados na interface psicologia e educação. Sobre sua teoria, analise as afirmativas abaixo.

I. Para Wallon, o ser humano é determinado por uma dupla história: biológica e social.
II. Os estágios do desenvolvimento se sucedem em uma sequência fixa de modo linear, em que o estágio superior tem como aspecto central a ampliação do anterior.
III. Alternância, predominância e integração funcionais são princípios que regem o desenvolvimento da pessoa humana.
IV. Para Wallon, a orientação vocacional era uma das formas da atuação do psicólogo escolar contribuir para a educação atender as necessidades individuais e sociais.
V. Wallon concordava com a postura espontaneísta dos escolanovistas.

Marque a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • b)

    Somente as sentenças I, III e IV são verdadeiras.


ID
2758921
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da inserção da psicologia como teoria e prática no campo educacional, marque a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    Apesar de atualmente o arcabouço teórico e metodológico da Psicologia clínica não subsidiar a prática no campo educacional, o termo unânime delimita muito e faz com que a questão esteja INCORRETA


ID
2758924
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Psicologia de Jean Piaget pode ser corretamente definida como:

Alternativas
Comentários
  • e) Construtivista, interacionista e genética.

  • Já li textos que o colocavam como maturacionista. Vygostsky chegou a ler parte da teoria piagetiana, e o acusou de não dar a ênfase necessária a intereção social... Existe tamb uma questão, da própria CCV, que o classifica como maturacionista. Não lembro qual prova.

    Encontrei esse texto que o ratifica como não maturacionista:

    Outro aspecto: isso não tem nada a ver com a tese de que “o modelo piagetiano é fortemente marcado pela maturação” (DAVIS; OLIVEIRA, 1990, p. 46). Já discorremos sobre esse assunto e aqui reiteramos: a teoria de Piaget não é maturacionista; apesar de ele reconhecer que a maturação é uma condição necessária, embora não suficiente, do desenvolvimento. É uma teoria da possibilidade. Isso significa que os sujeitos buscam adaptar-se ao meio. Para isso, até as categorias de inteligibilidade do real, que Kant acreditava serem dadas a priori, são construídas, desde que o sujeito queira e o meio lhe faça solicitações nesse sentido. E isso não tem relação com o caráter universal do modelo piagetiano.

    Fonte: www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/article/view/5778/3949

    Título do texto: ALGUNS EQUÍVOCOS EM RELAÇÃO À EPISTEMOLOGIA E PSICOLOGIA GENÉTICAS (kkkk)


ID
2758927
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da Teoria piagetiana, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  a) A autonomia moral se inicia somente no operatório formal. (Incorreta)

  • O grupo INRC é o grupo das transformações por inversão e reciprocidade: corresponde ao período lógico-abstrato, quando o ser humano torna-se capaz de empregar uma lógica independente da manipulação de objetos.


    I - Transformação idêntica

    N - Inversa

    R - Recíproca

    C - Correlativa (a inversa da recíproca)

  •  a) A autonomia moral se inicia somente no operatório formal. (Incorreta. OPERATÓRIO CONCRETO- 7 A 11 OU 12 ANOS-, A PARTIR DOS 9 ANOS)


  • Pessoal, alguém sabe algum material que faça relação com o desenvolvimento moral de piaget e as fases do desenvolvimento (operacional, concreto etc)... ??


ID
2758930
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As teorias de Jean Piaget, Lev Vigotski e Henri Wallon se tornaram referências clássicas na psicologia, especialmente no estudo do desenvolvimento humano, sendo assim importantes influências na interface psicologia e educação. A esse respeito, relacione os termos mais característicos à teoria desses autores:

1. H. Wallon
2. J. Piaget
3. L. Vigotski 

( ) Adaptação
( ) Campos Funcionais
( ) Internalização
( ) Equilibração 
( ) ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal)

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • As opções de resposta dessa questão não estão corretas. Tem duas vezes o msm autor
  • Letra E

  • Wallon dá o nome de pessoa ao campo funcional que coordena os demais. ... A pessoa, como campo funcional, cumpre um papel integrador importante, mas não absoluto. A cognição desenvolve-se de maneira dialética, em um constante processo de tese, antítese e síntese entre os campos funcionais.

    Fonte: Wikipedia

  • Angela, algumas questões desse tipo podem repetir a mesma referência duas ou mais vezes.

    Bons estudos!


ID
2758933
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre as contribuições de Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vigotski para a compreensão do fenômeno educativo, é correto afirmar.

Alternativas
Comentários
  • letra A- Para Vygotsky aprendizagem e desenvolvimento estão INTER-RELACIONADOS


    letra B- A lei da Prontidão foi elaborada por Edward Thorndike :

    A lei da prontidão 


    Desde que um organismo esteja preparado e predisposto a estabelecer a conexão entre o estímulo e a resposta o resultado será agradável e a aprendizagem efetiva; caso contrário esta não se efetivará e o resultado será desagradável.


    letra D- Vygotsky fala que sem a intervenção do outro não há desenvolvimento.Através da mediação o sujeito internaliza conceitos externos,num processo de formação das funções psiquicas superiores.

  • Letra E


ID
2758936
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Teoria Histórico-Cultural, cujo um dos principais expoentes é Lev Vigotski, tem sido nas últimas décadas uma referência importante para o desenvolvimento teórico e prático da psicologia escolar brasileira. Sobre a contribuição de Vigotski para as práticas educativas, marque a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A letra E(RESPOSTA DA QUESTÃO) traz uma concepção restrita quanto a visão da aprendizagem para Vygotsky, limitando a um tipo de técnica para se chegar a ZDP.




ID
2758939
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Cada vez mais, discute-se em que medida o cotidiano educacional tem sido patologizado, fenômeno também comumente denominado de medicalização. Sobre esse tema, analise as sentenças abaixo.

I. De modo geral, o fenômeno da medicalização se refere à redução de questões sociopolíticas, coletivas a questões individuais, biológicas.
II. A crítica à medicalização do cotidiano escolar significa resguardar o campo educacional da Medicina, sobretudo recusando por completo o uso e desenvolvimento de psicofármacos.
III. A Psicologia Escolar, ao longo da história, sempre se contrapôs ao fenômeno da medicalização.
IV. O fenômeno da medicalização, de modo geral, relaciona-se com o fato dos remédios não se restringirem mais ao campo da terapêutica médica e passarem a objetos de consumo, seguindo a lógica de mercado.

Marque a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Isso não é verdade! A raiz de 16 pode ser tanto +4 quanto -4.


ID
2758942
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido alvo de debates e preocupação também no campo educacional. Apesar de ainda envolto com polêmicas, seu diagnóstico tem se expandido para a idade adulta. Leia atentamente os itens abaixo.

I. Déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos.
II. Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.
III. Os sintomas devem se tornar plenamente manifestos antes dos três anos de idade.
IV. Os sintomas devem causar prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo no presente.
V. Essas perturbações não devem ser mais bem explicadas por deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) ou por atraso global do desenvolvimento.

Conforme o DSM V, são critérios diagnósticos do TEA:

Alternativas
Comentários
  • Critério C no DSM-V sobre o diagnóstico de TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA( PÁG.50)


    C. Os sintomas devem estar presentes precocemente no período do desenvolvimento (mas podem

    não se tornar plenamente manifestos até que as demandas sociais excedam as capacidades

    limitadas ou podem ser mascarados por estratégias aprendidas mais tarde na vida).



    ASSERTIVA III- INCORRETA

  • A gravidade baseia-se em prejuízos na comunicação social e em padrões restritos ou repetitivos de comportamento.

    C. Os sintomas devem estar presentes precocemente no período do desenvolvimento (mas podem

    não se tornar plenamente manifestos até que as demandas sociais excedam as capacidades

    limitadas ou podem ser mascarados por estratégias aprendidas mais tarde na vida).

    D. Os sintomas causam prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, profissional ou

    em outras áreas importantes da vida do indivíduo no presente.

    E. Essas perturbações não são mais bem explicadas por deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento

    intelectual) ou por atraso global do desenvolvimento..

    Nota: Indivíduos com um diagnóstico do DSM-IV bem estabelecido de transtorno autista, transtorno

    de Asperger ou transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação devem receber o

    diagnóstico de transtorno do espectro autista.

    Autismo Infantil (F84.0) - Autismo Atípico(F84.1) - Asperger (F84.5) e Transtorno Global do desenvolvimento Não especificado (F84.9) são diagnosticados como TEA.

    Sindrome RETT (F84.2) e Transtorno desintegrativo da infância (F84.3) = Não considerar TEA, estão mais relacionados aos transtornos de comunicação social e possui características clínicas genéticas e comportamentais.

    Força Guerreiros.

    DSM 5 pág. 51


ID
2758945
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) tem sido alvo de estudos, pesquisas, debates e preocupação não só no meio acadêmico, mas também entre familiares de alunos e profissionais da educação. Ainda que sua existência seja contestada por muitos, o diagnóstico de TDAH ou a sua “suspeita” tem se difundido no cotidiano das instituições educativas. Sobre os critérios diagnósticos do TDAH presentes do DSM V, marque a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A) A desatenção como manifestação de comportamento opositor, desafio e/ou hostilidade pode ser indicativo de TDAH. (INCORRETA)


    Caracteriza-se como Transtorno de conduta CID 10 - F.91


ID
2758948
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) é uma das entidades que participa do “Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade”. Esse Fórum desenvolve diversas ações, mobilizações e eventos e produções acadêmicas. Uma das preocupações iniciais desse Fórum foi com a proliferação de laudos assinalando a Dislexia e o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) como explicações para as vicissitudes escolares de diversos alunos. Nessa perspectiva, marque a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    É feito por uma avaliação muito mais complexa que somente exames neurológicos.

  • Gabarito: A

    Outras formas de diagnóstico são:

    – Consultas

    – Avaliação Multidisciplinar

    – Processamento Auditivo e Audiometria

    – Treinamento Auditivo em Cabine.

    Normalmente, não são aplicadas todas, mas atualmente há a valorização da avaliação multidisciplinar, não sendo comum a super valorização dos exames neurológicos de forma separada.


ID
2758951
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma das temáticas cada vez mais frequentes na atuação do psicólogo escolar/educacional é a inclusão. O psicólogo que atua na educação deve possuir referenciais teóricos, técnicas e estratégias de ação para efetivar as propostas inclusivas. A Teoria Histórico-Cultural tem sido uma das referências teóricas de destaque nos últimos anos. Leia as afirmações abaixo e marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • e) A formação e atuação do psicólogo escolar, numa perspectiva Histórico-Cultural, podem ser beneficiadas pelo estudo e uso da lógica dialética para compreender a formação do psiquismo e os rumos da educação inclusiva.

  • Opte sempre pela alternativa mais genérica... vaga e contingente. Atente-se sempre aquelas que contém o famoso "pode ser".


ID
2758954
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em 2005, o Ministério da Educação – MEC, por meio da Secretaria de Educação Superior/SESu e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão/SECADI, implementa o Programa Incluir (Acessibilidade nas Universidades Federais brasileiras) com objetivo de impulsionar o desenvolvimento de políticas institucionais de acessibilidade nas Instituições de Ensino Superior. Sobre a inclusão educacional, marque a opção incorreta.

Alternativas

ID
2758957
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O tema da inclusão tem sido alvo de inúmeros debates e produções acadêmicas e dispositivos legais. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) também produziu eventos, debates, textos e mesmo premiou e divulgou experiências exitosas sobre esse tema. Acerca da relação psicologia e inclusão educacional, marque a opção incorreta.

Alternativas

ID
2758960
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O tema das Altas Habilidades/Superdotação no Brasil não tem recebido muita atenção da academia, mídia e políticas governamentais, principalmente, se comparado a outros sujeitos compreendidos na Educação Especial. Analise as sentenças abaixo.

I. Podem ser indicativos de Altas Habilidades/Superdotação: aprender com rapidez, ter boa memória, criatividade, pensar por analogias, questionar regras/autoridade e perfeccionismo.
II. Os alunos com Altas Habilidades/Superdotação, ao não serem identificados, muitas vezes se encontram no grande contingente de fracassos escolares por manifestarem desinteresse e frustação pelas atividades rotineiras de sala de aula.
III. A condição de Altas Habilidades/Superdotação, por ter como uma de suas manifestações a ampla diversidade de interesses, está sempre associado ao Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH).

Marque a opção correta.

Alternativas

ID
2758963
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os estudos sobre violência nas instituições que teria por função educar, especialmente as escolas, assinalam que os atos violentos tendem a ser traumáticos pois produzem sequelas não somente nos que sofrem, mas também em quem pratica e em quem testemunha. Além disso, o lugar simbólico de formação humana, socialização tende a ser destituído pela ocorrência desses atos. Sendo assim, o fenômeno da violência no espaço escolar tem se tornado cada vez mais preocupante. Sobre o tema da violência nas escolas, marque a alternativa correta.

Alternativas

ID
2758966
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No Brasil, o tema da violência motivou a produção de várias pesquisas. Dentre elas, destacam-se as pesquisas feitas em cooperação do Ministério da Educação (MEC) com entidades e organismos internacionais. Além do mapeamento do fenômeno da violência, encontram-se nessas produções as percepções dos diversos participantes do cenário escolar e estratégias e recomendações para o enfrentamento desse fenômeno. A respeito das estratégias, ações e recomendações para o enfrentamento da violência, marque a opção incorreta.

Alternativas

ID
2758969
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Muito se fala do bullying no cotidiano escolar e acadêmico. Entretanto, esse uso indiscriminado e sua própria formulação têm levado vários pesquisadores a questionar o alcance analítico desse conceito. Isso não quer dizer que os fenômenos e os sofrimentos que busca descrever não existam. Em relação a esse tema, leia as sentenças abaixo.

I. Numa perspectiva sistêmica, os fatores fundamentais para a compreensão do bullying são as características dos sujeitos envolvidos e os fatores próprios à escola.
II. Bullying pode designar situações, principalmente entre jovens, em que uma pessoa ou um grupo age intencional e repetidamente com violência física, simbólica e/ou psicológica contra um terceiro produzindo o isolamento, humilhação e/ou depreciação deste.
III. Um dos poucos consensos entre estudiosos e pesquisadores é que o bullying é produzido por ambientes nos quais reina a ausência de limites e carência afetiva.

Marque a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  

    II. Bullying pode designar situações, principalmente entre jovens, em que uma pessoa ou um grupo age intencional e repetidamente com violência física, simbólica e/ou psicológica contra um terceiro produzindo o isolamento, humilhação e/ou depreciação deste.

    Com o intuito de enriquecer as discussões sobre o conceito  bullying procura-se neste trabalho fazer uma descrição relacional sistêmica desse fenômeno. Esta compreensão está pautada no paradigma sistêmico, que, para Vasconcellos (2002), se fundamenta nos pressupostos complexidade, instabilidade e intersujetividade.

    A complexidade refere-se à pluralidade de fatores envolvidos e à necessidade de contextualização dos fenômenos, assim como à causalidade recursiva ou circular, contrária à causalidade linear de causa-efeito. Relaciona-se a este pressuposto o princípio da totalidade, segundo o qual se considera que uma mudança ocorrida em uma parte/membro do sistema repercute em alterações em todo o sistema. 

    A instabilidade diz respeito à constante transformação do mundo, reconhecendo-se a indeterminação, imprevisibilidade e incontrolabilidade de alguns fenômenos, uma vez que a modificação em uma das partes gera modificações - por vezes imprevisíveis - no todo, que, por sua vez, afeta o curso de um sistema.

    Intersubjetividade significa que não há uma realidade neutra, independente do observador. 

    Partindo do exposto acima, uma análise sistêmica do bullying precisa considerar a complexidade das relações entre os vários sistemas envolvidos na situação emergente: o alvo, o autor, as testemunhas, a(s) turma(s) envolvida(s), o/a(s) professor/a(s), a escola, as famílias dos envolvidos, a comunidade à qual pertence a escola, a cultura na qual estão inseridos, as regras, os valores e outros fatores. 

     

  • o artigo que juliana está citando é esse: http://www.scielo.br/pdf/pe/v17n2/v17n2a07.pdf


ID
2758972
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O fenômeno da indisciplina, na maioria das vezes por estar associado com outras temáticas, nem sempre é abordada diretamente nas produções acadêmicas. No entanto, existem pesquisas que assinalam o aumento do interesse sobre esse tema nas pesquisas educacionais desde os meados dos anos 2000. Além disso, trata-se de uma das queixas mais recorrentes por parte dos professores, nos diversos níveis de ensino, tornando-se assim, objeto frequente da intervenção do psicólogo escolar. A respeito do tema da indisciplina no campo educacional e da contribuição da psicologia para compreender e intervir dos atos indisciplinados, marque a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro da A é porque não necessariamente o sujeito está na autonomia, pode estar na fase heteronôma ou de anomia e mesmo assim ocorrer a indisciplina.


ID
2758975
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um dos principais campos de atuação da Psicologia refere-se à sua inserção no contexto escolar e educacional. O profissional desta área trabalha com atividades como avaliação educacional, formação de professores, orientação profissional, gestão escolar e a formação docente. Além destes, há outros espaços de atuação emergentes, como o das políticas públicas educacionais, a pós-graduação e o Ensino Superior que podem ser considerados importantes campos de atuação do psicólogo escolar e educacional. Partindo dessa consideração marque a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A psicologia escolar NÂO destina-se, exclusivamente, ao atendimento dos alunos através de serviços de orientação, como foi exposto no enunciado da questão.


ID
2758978
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando a relevante importância da contribuição da psicologia escolar/educacional nas soluções de problemas encontrados nas IES, uma vez que esta pode ser considerada uma das áreas de maior produção cientifica da psicologia aplicada, segundo estudos de Serpa e Santos (2001), pode-se reconhecer como estratégias de atuação da psicologia educacional no ensino superior:

I. Um Serviço de Atendimento ao Universitário que se apresente como um modelo adequado na organização e otimização deste atendimento, permitindo uma abordagem de diferentes problemas com tratamento interdisciplinar.
II. Repensar e reestruturar a formação profissional, com a adoção de medidas curriculares que privilegiem a formação ampla e generalista, com atenção ao atendimento ao universitário e ao adulto.
III. Possuir uma equipe de atendimento aos discentes que tenha como requisito obrigatório a constituição multi e interdisciplinar, numa abordagem que considere a diversidade de cada profissional implicado.

Marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • lazer*


ID
2758981
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A atuação do psicólogo que prioriza medidas e diagnósticos clínicos foi motivo de controvérsias dentro e fora da Psicologia. As críticas às práticas psicológicas realizadas no contexto escolar questionavam a visão reducionista do indivíduo e dos processos que ocorre no contexto escolar/educacional. Patto (2004), identificou que a Psicologia Escolar não poderia se ocupar mais com teorias que reproduzissem o status quo e não considerassem a dimensão social da escola. A partir dessa formulação é incorreto afirmar que:

Alternativas

ID
2758984
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para lidar com o fracasso escolar no ensino superior, o psicólogo educacional precisa se inserir em um contexto marcado por ideais mercadológicos, uma vez que este tipo de ensino no Brasil está caracterizado por uma expansão, sobretudo em função da privatização e massificação do ensino desde que se voltou à formação para o mercado de trabalho. Isto faz com que nem sempre a formação de graduação apresente a qualidade esperada. Marque a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
2758987
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Ensino Superior é um campo em que o psicólogo vem ganhando espaço para atuar, principalmente para minimizar o fracasso escolar. Para tal, busca implementar diversas estratégias de atuação que minimizem essa condição. Dessa forma, ele se coloca como profissional que é capaz de atuar e ao mesmo tempo se posicionar para compreender sua atuação diante do fracasso escolar.

I. A atuação do psicólogo escolar no Ensino Superior deve buscar a superação dos modelos tradicionalmente adotados pela ciência psicológica pautados na culpabilização, fragmentação e individualização do processo de ensino e aprendizagem.
II. O psicólogo escolar tem importância fundamental para a construção de uma educação de qualidade, que busca a socialização do conhecimento historicamente produzido e que forme pessoas participativas e atuantes na transformação da sociedade.
III. O psicólogo evita a participação em atividades acadêmicas que tenham como intuito propiciar o protagonismo discente, mesmo que sejam atividades culturais ou artísticas, para que assim a atuação seja de fato algo exclusivo dos alunos.

Marque a alternativa correta.

Alternativas

ID
2758990
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Patto (1999), a inclusão social a ser vivida no contexto escolar e educacional só é possível a partir de políticas públicas de educação que garantam amplamente esse direito. Não sendo assim, a exclusão escolar deve ser considerada como forma de violação dos direitos humanos. Pode-se assim considerar contribuição efetiva da psicologia para a educação inclusiva:

I. Utilização da referência e prática clínico-terapêutica no contexto educacional como instrumento de compreensão e contextualização do cotidiano escolar e da realidade social.
II. Desenvolvimento de competências e habilidades, bem como compromisso ético, político e social do psicólogo escolar e educacional em um campo de atuação que implique noções de saúde, qualidade de vida e cidadania.
III. Participação na produção de políticas públicas de proteção à infância e à adolescência, buscando novas formas do processo de avaliação e das estratégias de intervenção psicológica.

Marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: C

    I. Utilização da referência e prática a parte incorreta está em clínico-terapêutica no contexto educacional como instrumento de compreensão e contextualização do cotidiano escolar e da realidade social.

    II. Desenvolvimento de competências e habilidades, bem como compromisso ético, político e social do psicólogo escolar e educacional em um campo de atuação que implique noções de saúde, qualidade de vida e cidadania. VERDADEIRO

    III. Participação na produção de políticas públicas de proteção à infância e à adolescência, buscando novas formas do processo de avaliação e das estratégias de intervenção psicológica. VERDADEIRO


ID
2758993
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Educação Superior tem como finalidade central a formação para a vida em sociedade, o que implica em uma inserção ativa de seus indivíduos no sentido de transformá-la, para superar as limitações que lhe impedem de ser um espaço de crescimento coletivo e individual. Analise as proposições abaixo e marque a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.

    A importância da Psicologia Escolar já tem sim seu reconhecimento


ID
2758996
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A construção do projeto político-pedagógico requer a reorganização das formas de gestão da escola tendo em vista favorecer a ampla participação de todos os integrantes da escola nas decisões administrativo-pedagógicas ali desenvolvidas. Para este fim, a atuação do Psicólogo escolar é considerada uma importante contribuição que pode ser entendida a partir das seguintes proposições de atuação:

I. Desenvolvimento de habilidades comunicativas e inter-relacionais na escola que facilitem no processo de efetivação da proposta pedagógica e evidenciem a complexidade das práticas educativas.
II. Promoção e formação de uma estrutura de consciência sobre as condições de trabalho docente e as principais dificuldades vivenciadas no processo pedagógico.
III. Apoio na construção de um projeto político pedagógico que supere a cisão existente entre os sentidos das atividades pedagógicas para o professor e os resultados (significados) concretos de suas ações.

Marque a alternativa correta.

Alternativas

ID
2758999
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Martínez (2003) há uma série de ações que caracterizam o papel do psicólogo escolar na construção e implantação de uma proposta pedagógica educacional. Elas, em seu conjunto, revelam a indispensável qualidade desse profissional no ambiente educacional. Nesse sentido, pode-se considerar impertinente a seguinte forma de atuação na construção de um projeto político pedagógico:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C

    Além disso, Martínez (2003) exibe vários aspectos da atuação do psicólogo na construção e implantação da proposta pedagógica da escola, tais como:

    (a) dar assessoria no planejamento, realizado em conjunto com a comunidade escolar, de ações correspondentes a cada etapa do trabalho;

    (b) monitorar a evolução do processo;

    (c) promover espaços para a resolução de conflitos e a busca de soluções para as dificuldades encontradas;

    (d) incentivar a avaliação processual dos resultados obtidos;

    (e) coordenar a realização de projetos de trabalhos específicos que demandam conhecimentos e habilidades relativas ao campo da psicologia;

    (f) participar ativamente na formação continuada de professores; e

    (g) colaborar no sistema de seleção de professores e coordenadoras pedagógicas.

    As referidas atividades se articulariam com as outras possibilidades tradicionais de trabalho para contribuir para a real efetivação da proposta pedagógica no contexto educativo. 

    fonte: http://www.scielo.br/pdf/psoc/2015nahead/1807-0310-psoc-2015aop004.pdf


ID
2759002
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em acordo com Wanderer e Pedroza (2010), é possível entender que o psicólogo escolar pode possuir um papel de mediação que não sobrepõe seus conhecimentos de autoridade científica aos dos outros integrantes da comunidade escolar. Antes, permite estar com o outro na vivência e análise dos conflitos, levando-os a desenvolver formas próprias de superação. Partindo dessa linha de análise, a efetiva contribuição do psicólogo escolar à construção de um Projeto Político Pedagógico participativo poderá ser confirmada nas seguintes afirmativas:

I. Desenvolvimento de atividades, pautando-se na individualidade, deficiências e dificuldades de aprendizagem do aluno e na queixa do professor frente às condições de trabalho, seguindo o modelo clinico-terapêutico.
II. Apresentação de uma proposta de trabalho para construção do Projeto Político Pedagógico onde possa haver primordialmente uma abertura de espaço para a escuta da escola, ainda que sejam apresentadas por isso dificuldades que tencionem a realização desse trabalho.
III. A inserção da comunidade escolar na discussão do Projeto Político Pedagógico e sua elaboração, como forma de superação da divisão histórica em termos de hierarquia e autoridade.

Marque a alternativa correta.

Alternativas