Sejam X e Y dois bens. Se o preço do bem X
cair, e o efeito substituição for absolutamente
maior que o efeito renda sobre a quantidade
consumida de X, então pode-se afirmar que:
Sejam X e Y dois bens. Se o preço do bem X
cair, e o efeito substituição for absolutamente
maior que o efeito renda sobre a quantidade
consumida de X, então pode-se afirmar que:
Qual afirmação é mais consistente com a Teoria Novo Clássica?
Ao contrário da competição perfeita, na competição monopolística os bens são:
Em economia, um bem público é aquele que:
Das contas nacionais temos as definições de Produto Interno Bruto (PIB), Produto Nacional Bruto (PNB) e Produto Interno Líquido (PIL). Numa economia fechada e sem governo, podemos afirmar que:
Considere uma economia descrita com base nas seguintes equações:
Y = C + I + G
Y = 5.000
G = 1.000
T = 1.000
C = 250 + 0,75(Y – T)
I = 1.000 – 50 r
Onde, Y é a renda, C é o consumo, I é o
investimento, G são os gastos do governo, T é a
arrecadação do governo e r é a taxa de juros.
Coeteris paribus, suponha que G aumente para $$
1.250. Dado esse aumento, a poupança privada
(Sp), a poupança pública (Sg), e a poupança
nacional (Sn), serão respectivamente de:
Tudo mais constante, no modelo IS-LM uma diminuição no consumo autônomo desloca a curva:
No curto prazo, é provável que um déficit no orçamento do governo:
Em geral, bancos centrais trabalham sob a égide Novo-Keynesiana. Assim, a política monetária definida de acordo com uma regra de Taylor sob o pressuposto de preços rígidos pode ser caracterizada como um compromisso entre:
Grosso modo, os instrumentos de política econômica podem ser reunidos em quatro blocos: (i) políticas fiscais, (ii) políticas cambiais e comerciais, (iii) políticas de renda e, (iv) política monetária. Com relação a política monetária, assinale o instrumento mais ágil e eficaz utilizado pelo Banco Central do Brasil, no curto prazo, para controle da taxa de juros e da oferta de moeda.
A UFC contratou a empresa Limpex para realizar os serviços de conservação e limpeza pelo valor total de R$ 300.000,00. Sob o aspecto orçamentário, essa despesa deve ser classificada como:
Uma experiência recente de planejamento fiscal foi calcada na Lei de Responsabilidade Fiscal. Essa Lei procura balizar os gastos públicos, pois:
O período compreendido entre 1968 e 1973 é comumente conhecido como “Milagre Econômico”. Com relação a esse período, pode-se afirmar que:
Com relação aos princípios gerais da tributação, é sabido que a guerra fiscal entre os Estados Membros da Federação fere diretamente o:
Com a inflação elevada no início dos anos 80, o governo Sarney (1985- 1989) elaborou três planos de estabilização: o Plano Cruzado, o Plano Bresser e o Plano Verão. Apesar do esforço, nenhum deles foi eficaz. Assinale a opção correta acerca dos planos econômicos citados.
A abertura comercial brasileira ocorrida na década de 1990, iniciada pouco antes do governo de Fernando Collor e continuada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, foi um período de extrema relevância na história econômica do país, pois,
Em 2008, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o "tsunami" sofrido pela economia mundial resultaria em apenas uma "marolinha" no Brasil.
O país inicialmente escapou do risco de contágio da crise de subprime que assolava os EUA. Em meio a uma política de subsídios, gastos governamentais e incentivo ao crédito, o Brasil registrou 7,5% de crescimento em 2010 - o maior ritmo em 24 anos.
Com relação a crise financeira de 2008, pode-se afirmar que:
Depois da implantação do Plano Real, em 1994, a dívida pública brasileira aumentou consideravelmente. Qual opção abaixo é considerada a mais correta na explicação desse fenômeno?
Marque a alternativa correta.
A respeito das Necessidades de Financiamento do Setor Público, é correto afirmar que:
O Orçamento público pode ser desmembrado em Plano plurianual (PPA), Lei de Diretrizes orçamentárias (LDO) e Lei orçamentária anual (LOA). Com relação a essas peças orçamentárias, é correto afirmar que:
Nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n° 101/00), no tocante à Operação de Crédito por Antecipação de Receita Orçamentária, é correto afirmar:
Se a média de percentagens, taxas e/ou proporções for calculada, então a medida de tendência central que deve ser usada nesta situação é a:
O ROI (Return On Investment ou, em português, Retorno Sobre Investimento) é uma das maneiras mais tradicionais de se fazer a previsão dos prováveis proventos auferidos num projeto social. Com relação a essa métrica, temos que:
Se 2010 é o ano base para os cálculos do PIB real, sabemos com certeza que o PIB nominal:
No caso da União, a Proposta Orçamentária:
Os fluxos globais de capital para os países em desenvolvimento aumentaram significativamente durante os anos noventa. Do ponto de vista do processo de planejamento econômico, observando as crises financeiras ocorridas no Leste Asiático e na América-Latina, que tipo de influxo seria relevante para o país anfitrião?
Marque a opção correta.
Com relação aos números-índice a seguir, pode-se afirmar que:
Se a média aritmética é multiplicada pelo coeficiente de variação, então o valor resultante é classificado como:
Barreyro (2018) sugere que o AHELO (Assessment of Higher Education Learning Outcomes) parece um ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) global ou um PISA (Programme for International Student Assessment) da educação superior. A autora também argumenta que as críticas às avaliações em larga escala, em provas como a do Provão, por exemplo, se estendem ao AHELO. Seguindo essa linha argumentativa, assinale a alternativa que não se enquadra numa crítica.
O Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) apoia a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior (Ifes). Com relação a esse Plano, é incorreto afirmar que:
O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) possui diretrizes que, apoiadas em pressupostos acadêmicos e políticos, se articulam no plano macroeducacional com os processos avaliativos. Marque a alternativa que não se enquadra como uma diretriz.
Quando se trata de mensuração da qualidade do ensino superior, cada vez mais as propostas estão se distanciando de abordagens baseadas em insumos (número de aulas, tempo de estudo e carga de trabalho de discentes, número de professores, etc) e convergindo para abordagens baseadas em produtos, como é o caso do AHELO (Assessment of Higher Education Learning Outcomes); a ideia seria realizar uma prova que avaliasse diretamente o desempenho dos alunos em nível global, e válida em diversas culturas, línguas e diferentes tipos de instituições. O Organismo internacional que vem trabalhando constantemente nessa linha é:
O instrumento que sintetiza o planejamento estratégico das IFES é o:
O Inep elabora e computa Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Os indicadores revelam, em uma escala de 1 a 5, qual é a avaliação dos cursos de graduação e das Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras. Três são os indicadores mais importantes: Conceito Enade; Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).
Analise as seguintes sentenças:
I. O Conceito Enade (CE) é um indicador de qualidade calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação no Enade. O indicador é resultante da média ponderada da nota padronizada dos concluintes na prova de Formação Geral e na de Conhecimento Específico.
II. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que agrega diferentes variáveis: resultados da avaliação de desempenho de estudantes, ou seja, o Conceito Enade; titulação e regime de trabalho do corpo docente; percepções dos estudantes sobre a organização didático-pedagógica, infraestrutura e as oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional. O indicador é calculado somente para cursos com, no mínimo, dois concluintes participantes no Enade.
III.O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é calculado por IES e considera a média dos CPC dos cursos avaliados da instituição, no triênio de referência, ponderada pelo número de matrículas, além da média dos conceitos da avaliação trienal da Capes dos programas de pós-graduação stricto sensu, ponderada pelo número de matrículas. Para instituições sem programas de pós-graduação stricto sensu avaliados pela Capes, o IGC é a média ponderada dos CPC de seus cursos de graduação.
São corretas as sentenças: