SóProvas



Prova CEFET-BA - 2010 - EBAL - Bibliotecário Documentalista


ID
864094
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O nome BRIC foi criado pelo economista americano Jim O’Neill, do grupo Goldman Sachs, para designar

Alternativas
Comentários
  • Hoje é BRICS - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Representam os cinco principais países emergentes do mundo.
  • a questão apenas está refrindo-se aos BRIC (Brasil, Rússia, India e China). Posteriormente foi inserida a África do SUl (S de South Africa)
  • México e Coreia do Sul seriam os únicos comparáveis aos BRICS, mas suas economias foram excluídas inicialmente por já terem alcançado grau de desenvolvimento mas avançado. A força do BRICS vem do tamanho de sua população que alcança 40% da população mundial. São também 1/4 das terras do planeta. Não podemos esquecer:
    1) Petróleo = Rússia e Brasil
    2) Produtos Agrícolas = Brasil
    3) Mão de obra farta e barata = China
    4) Potencial para o desenvolvimento de mais produtos com as inovações científicas e tecnológicas = China e Índia.

  • Brasil, Rússia, Índia e China

    O termo BRIC foi criado pelo economista Jim O’Nill, em 2001, para referir-se aos quatro países que apresentarão maiores taxas de crescimento econômico até 2050. BRIC são as inicias de Brasil, Rússia, Índia e China, países em desenvolvimento, que, conforme projeções, serão maiores economicamente que o G6 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália).

    O BRIC não é um bloco econômico, e sim uma associação comercial, onde os países integrantes apresentam situações econômicas e índices de desenvolvimento parecidos, cuja união visa à cooperação para alavancar suas economias em escala global.

    http://www.brasilescola.com/geografia/bric.htm

    Bons estudos!
  • O termo BRIC foi criado pelo economista Jim O'Neill em seu estudo “Building Better Global Economic BRICs", de 2001, para designar as economias de países em desenvolvimento que seriam promissoras para as próximas décadas: Brasil, China, India e Rússia.

    A resposta correta é a letra B. 


ID
864097
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O governo de Manoel Zelaya foi derrubado por golpe militar, em junho de 2009, e o presidente do Congresso, Roberto Micheletti, foi nomeado presidente interino. Houve protestos contra os militares e a suspensão das liberdades civis, além da condenação ao golpe pela comunidade internacional.

O texto se refere a um acontecimento recente, ocorrido

Alternativas
Comentários
  • Correta letra "C" Honduras
  • Entenda a crise política em Honduras: Manuel Zelaya foi derrubado por um golpe militar em 28 de junho de 2009.
    Lobo venceu eleições em novembro; Congresso foi contra volta de Zelaya.

    O presidente de Honduras, Manuel Zelaya, que voltou ao país em 21 de setembro, havia sido derrubado por um golpe militar em 28 de junho e obrigado a deixar o país rumo à Costa Rica. Ele governava desde 2006 e, segundo os golpistas, pretendia incluir nas cláusulas das eleições presidenciais de novembro deste ano uma consulta sobre a possibilidade de mudar a Constituição do país para poder se reeleger. Isso foi usado como argumento para o golpe. 
    Zelaya foi prontamente substituído no poder por Roberto Micheletti, presidente do Congresso. Micheletti teve o apoio de setores conservadores, embora ambos sejam do mesmo partido político, o Partido Liberal, que saiu rachado da crise. 
    Os golpistas também acusam Zelaya de corrupção, o que o presidente deposto nega. O governo interino tem uma ordem de prisão contra Zelaya por "traição" e prometia prendê-lo caso ele voltasse ao país.
    O golpe criou uma grave crise política em Honduras, com manifestações de rua e embates entre partidários pró e contra Zelaya.
    A atitude dos militares foi condenada pela comunidade internacional, liderada pelo presidente norte-americano, Barack Obama, pela União Europeia e por governos latino-americanos, Brasil entre eles, representados pela OEA (Organização dos Estados Americanos) - que suspendeu o novo governo de Honduras, negando sua legitimidade. Vários fundos de ajuda econômica ao país, que é um dos mais pobres da América Latina, foram cortados.
    O governo interino que apoiou sua derrocada se fortificou no poder, desafiando pedidos e pressões internacionais para que permitisse a volta do presidente deposto.
    Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1313155-5602,00-ENTENDA+A+CRISE+POLITICA+EM+HONDURAS.html


ID
864100
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Segundo Márcia N. Tornello, “o mundo que amplia as redes de transportes e derruba barreiras à circulação de mercadoria ergue muros contra o livre trânsito de pessoas”.

Sobre os muros e as barreiras atuais, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) O muro construído por Israel, na Cisjordânia, território unicamente palestino, tem sido apoiado por todos os países do mundo, pois o governo judeu alega questões de segurança antiterrorista.
( ) A legislação contra o imigrante, na UE, tenta frear o fluxo humano, dentre outras formas, com detenções e repatriamentos de imigrantes ilegais.
( ) O avanço do muro que separa os EUA do México, aliado aos efeitos da crise econômica, foi capaz de conter, definitivamente, a imigração ilegal de mexicanos em território norte-americano.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Comentários
  • A) Em 2002, Sharon ordenou a construção do muro do concreto ao redor da Cisjordânia para separar as populações judaicas e árabes. A justificativa era impedir a entrada de terroristas em Israel, sobretudo na cidade de Jerusalém onde viviam promovendo atentados. Na prática, o muro segregou os territórios palestinos, limitou a circulação de pessoas e mercadorias pela região e permitiu a Israel reafirmar o controle sobre àreas que deveriam se entregues aos palestinos pelo Acordo de Oslo.

    C) O muro não conteve definitivamento a imigração ilegal de mexicanos.

ID
864103
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A respeito da censura política na internet, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) Todos os países de regime autoritário controlam o acesso de seus cidadãos à internet com o propósito de preservar sua cultura.
( ) A censura política pela internet passou a ser adotada pelo MERCOSUL, após a entrada da Venezuela, país de regime autoritário, nesse bloco.
( ) A restrição à internet visa, dentre outros fatores, bloquear o acesso a informações referentes aos direitos humanos, como é o caso da China.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Comentários
  • O propósito não é preservar a cultura e sim "proteger" a população das verdades que podem causar revolta. Todos as ditaduras tentam controlar os meios de comunicação, e a internet é o maior meio de comunicação global que existe. A população, quando privada dos meios de comunicação, principalmente da imprensa livre, não fica sabendo o que seu governo faz de errado.
  • Correta letra "C"
  • China aumenta restrições ao acesso à internet
    Governo exige que usuários se identifiquem perante provedores e legaliza a eliminação de posts ou páginas com 'informação ilegal'.

    A China aumentou nesta sexta-feira as restrições ao acesso à internet, exigindo que usuários se identifiquem com seus nomes reais perante os provedores e legalizando a eliminação de posts ou páginas com "informação ilegal". A identificação com os nomes reais poderia reduzir o status da web como um fórum de debate livre e muitas vezes anônimo, em que os chineses podem reclamar da corrupção e dos abusos oficiais.

    Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2012-12-28/china-aumenta-restricoes-ao-acesso-a-internet.html

ID
864106
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Mais de um século depois da abolição, a biologia comprovou que o conceito de raça não se aplica à espécie humana. Vários estudos indicam que as diferenças genéticas entre um negro africano e um loiro escandinavo podem ser menores do que entre dois irmãos da mesma cor. (Atualidades / Vestibular + ENEM: mundo urbano. São Paulo: Abril, 2010. p, 181).

Quanto à desigualdade social no Brasil, pode-se afirmar.

Alternativas
Comentários
  • A correta é a alternativa B

    b) As ações afirmativas, a exemplo da reserva de cotas nas universidades, empresas e concursos públicos, estabelecem tratamento distinto a setores da sociedade historicamente discriminados.

  • As ações afirmativas são medidas especiais, tomadas pelo Estado, pela iniciativa privada ou pela sociedade civil organizada, que buscam combater discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero, etc. Com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, essas ações promovem a  maior participação de minorias no processo político, no acesso à educação, à saúde, ao emprego e outros direitos básicos.
    A resposta correta é a letra B.



ID
864109
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Mais da metade da população mundial já vive nas cidades e os problemas decorrentes desse fato tendem a se agravar, principalmente nos países pobres, onde o crescimento é muito mais acelerado.
As informações contidas no texto e os conhecimentos em relação aos problemas enfrentados pelas grandes cidades do mundo permitem afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Sem dúvida, a alternativa correta é a letra A.
    a) A falta de coleta de lixo, em aglomerações urbanas de países pobres, provoca contaminação da água, e a ausência de galerias pluviais torna as enchentes, nessas áreas, mais graves, ocasionando doenças, a exemplo da leptospirose.
  • A assertiva da letra A é a que está mais  coerente com o enunciado da questão.

ID
864112
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Dentre os países considerados focos de tensão e preocupação mundial na área nuclear, podem ser citados

Alternativas
Comentários
  • Após dois testes nucleares realizados pela Coréia do Norte, e o clima de instabilidade política no Irã, a comunidade internacional - emcabeçada, sempre, pelos Estados Unidos - pressiona esses dois países para que cessem seus programas nucleares. 
  • A Arma Nuclear na Atualidade – Irã, Coréia do Norte e o Mundo

     
    Percebemos, no momento atual, uma aparente contradição das grandes potências. Não permitem que outros países desenvolvam armas nucleares ou que realizem enriquecimento de urânio. Há algumas ressalvas, como é o caso do Brasil, que enriquece urânio com fins pacíficos.
    Existe um verdadeiro monopólio em torno dos armamentos nucleares no qual prevalece a política do “quem já tem, mantém, quem não tem, não desenvolve”. Existe também o Tratado de Não-Proliferação Nuclear, outra aparente contradição, criada pelos Estados Unidos. O Brasil foi um dos diversos países a assiná-lo.
    Até poucos anos as atenções estavam voltadas para a Coréia do Norte, que ameaçava criar sua própria bomba atômica. Todos os tipos de sanções foram aplicadas, ferindo a já instável economia do país. No entanto a arma foi criada e hoje existe uma imensa tensão entre Coréia do Norte e potências de todo o mundo.
     A nova polêmica agora gira em torno do Irã: país persa que ameaça a  problemática região (Oriente Médio) e que desafia o mundo. Sanções já foram aplicadas, mas a exemplo da Coréia do Norte, a nação islâmica – embora negue o anseio de desenvolver armas nucleares – continua enriquecendo urânio.
    Muitas vozes se levantam a favor do país persa, acusando de hipócrita os EUA e os demais países possuidores da bomba, como Inglaterra, França e Israel. Mas no que concerne a essa questão, um fator crucial é deixado de lado. O fator “contexto”. O contexto no qual os EUA criaram a bomba foi o da Segunda Guerra Mundial, em que o perigo nazista se fazia presente. O contexto no qual as bombas atômicas se multiplicaram foi no da Guerra Fria, com a bipolaridade entre União Soviética e EUA, juntamente com a corrida armamentista. Ou seja, uma realidade completamente diferente da atual.
    Não há justificativas para a existência de tal arma no mundo atual, muito menos para a construção da mesma por outros países. O Irã é um país notadamente repressor, cujo líder político, Mahmoud Ahmadinejad, nega o holocausto e diz que Israel deve ser riscado do mapa. Só há uma maneira de riscar um país do mapa. Considerando-se todos esses fatores, percebe-se que não há contradição alguma no comportamento norte-americano e europeu. O que deve ocorrer agora – e já há um princípio disso – é o desarmamento nuclear gradativo e uma forte política de não proliferação. O mundo em que vivemos é outro, então deve-se lutar com afinco para que não haja uma regressão.

ID
864115
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Um país degradado, onde cerca de um quarto de seus habitantes depende da ajuda humanitária para sobreviver, deu lugar a ações criminosas, a partir dos quais piratas atacam navios no Oceano Índico.

Essa é uma afirmativa que se aplica

Alternativas
Comentários
  • A Somália fica no litoral leste da África que é banhado pelo Oceano Índico. Faz divisa com a etiópia e o Quênia. Os piratas Somalis atacam no mar vermelho. Desde 1998 há relatos deste tipo de atividade. Os ataques aumentaram os custos com transporte marítimo e impediram a remessa de remessas assistenciais de alimentos. 90% das remessas do Programa Alimentar Mundial são enviados pelo mar.

ID
864118
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A natureza é a base da nanotecnologia. Entretanto, copiar esse processo natural é tarefa difícil. Sobre o assunto, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) A nanotecnologia pode ser aplicada em diversas áreas do conhecimento, devido ao seu caráter multidisciplinar.
( ) Os microprocessadores e equipamentos eletrônicos em geral, além dos filtros de proteção solar, entre outros, são feitos com base na nanotecnologia.
( ) A utilização da nanotecnologia em células-tronco adultas, no campo da medicina, contornou o dilema ético e científico que envolve células-tronco obtidas da destruição de embriões.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Comentários
  • ( V ) A nanotecnologia pode ser aplicada em diversas áreas do conhecimento, devido ao seu caráter multidisciplinar.
    ( V ) Os microprocessadores e equipamentos eletrônicos em geral, além dos filtros de proteção solar, entre outros, são feitos com base na nanotecnologia.
    ( F ) A utilização da nanotecnologia em células-tronco adultas, no campo da medicina, contornou o dilema ético e científico que envolve células-tronco obtidas da destruição de embriões.

ID
864121
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas teve como principal resultado o Acordo de Copenhague.

A partir dessa informação, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas teve como principal resultado o Acordo de Copenhague que trouxe como meta para o Brasil a redução das emissões de gases de efeito estufa causado pelo desmatamento da floresta amazônica.





  •  
    E) ERRADO
     
    O “Acordo de Copenhague” diz ainda que os países desenvolvidos se comprometeram em cortar 80% de suas emissões até 2050
  • Resposta correta: b

    Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2011, também chamada Conferência de Durban ouCimeira de Durban (oficialmente United Nations Climate Change Conference ou COP17) foi realizada entre os dias 28 de novembro e 11 de dezembro de 2011, em DurbanÁfrica do Sul. Esta conferência, organizada pelas Nações Unidas, reuniu os líderes mundiais para estabelecer um novo tratado para limitar as emissões de carbono. Foi a 17ª conferência realizada pelaUNCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima).[1]

    A conferência concordou através de um acordo juridicamente vinculativo que inclui todos os países, que será preparada em 2015, e para entrar em vigor em 2020. Houve progressos também em relação a criação de um Fundo Climático Verde para a qual uma estrutura de gestão foi adotada. O fundo distribuirá US $ 100 bilhões por ano para ajudar os países pobres a se adaptarem aos impactos do clima.

    Enquanto o presidente da conferência, Maite Nkoana-Mashabane, declarou-lo um sucesso, cientistas e grupos ambientalistas alertaram que a conferência não foi suficiente para evitar o aquecimento global, sendo necessária ação mais urgente.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Confer%C3%AAncia_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas_sobre_as_Mudan%C3%A7as_Clim%C3%A1ticas_de_2011

  • Quando o assunto abordar mudanças climáticas e for referente à aprovação de acordos e cumprimento de objetivos, é bom lembrar que não existe unanimidade muito menos que os objetivos serão plenamente alcançados, pois existem interesses de ordem política e econômica divergentes entre as nações.
    Temos como exemplo emblemático os Estados Unidos da América que se recusa a aderir ao protocolo de kyoto, com a alegação de que tal adesão interferiria negativamente na economia do país.
    Só com tal informação, já seria possível eliminar as alternativas “a” e “e”.  Ajudaria a resolver a questão lembrar que os desmatamentos contribuem para a emissão de gases de efeito estufa – e nada mais natural que o Brasil se comprometer a reduzir o desmatamento, que é um fato histórico do nosso país.
  • o negócio tá e sério , quando falar em desmatamento .


ID
864127
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O conceito de biodiversidade envolve o conhecimento da variedade de seres vivos num território, assim como seu material genético.

Sobre a questão da biodiversidade no planeta, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Correto.
    c) A rapidez com que as espécies de animais e vegetais se tornam extintas está relacionada com a velocidade de destruição dos ecossistemas pelas sociedades humanas acima da capacidade de reprodução da natureza.

ID
864133
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Quanto à escassez da água para utilização humana, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) O cenário de escassez de água deve-se apenas à irregularidade na sua distribuição, pois o aumento das demandas e a degradação da qualidade da água constituem uma questão de mau gerenciamento do seu uso.
( ) A disputa pela água escassa tem feito surgir situações hidroconflitivas, especialmente no Oriente Médio, onde a competição pelo controle do vale do rio Jordão é um dos pontos da explosiva questão palestina.
( ) O Brasil é um dos poucos países do mundo a não enfrentar o estresse hídrico em decorrência de fatores, como a baixa densidade demográfica, a elevada pluviosidade e a reduzida contaminação dos mananciais.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Comentários
  • ( F ) O cenário de escassez de água deve-se apenas à irregularidade na sua distribuição, pois o aumento das demandas e a degradação da qualidade da água constituem uma questão de mau gerenciamento do seu uso.
    ( V ) A disputa pela água escassa tem feito surgir situações hidroconflitivas, especialmente no Oriente Médio, onde a competição pelo controle do vale do rio Jordão é um dos pontos da explosiva questão palestina.
    ( F ) O Brasil é um dos poucos países do mundo a não enfrentar o estresse hídrico em decorrência de fatores, como a baixa densidade demográfica, a elevada pluviosidade e a reduzida contaminação dos mananciais.

ID
864136
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Bahia, apesar de ainda ocupar posição desprivilegiada no ranking do IDH brasileiro, tem apresentado crescimento nos seus indicadores, como

Alternativas

ID
864139
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com a ABNT/NBR 6028/2003 (Resumo), pode-se afirmar que o resumo

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

     

    A) ERRADO. Essa característica se refere ao resumo informativo.

    B) ERRADO. O resumo indicativo não é constituído de análise crítica.

    C) CORRETO.

    D) ERRADO. A denominação correta é recensão.

    E) ERRADO. OS resumos informativos indicam uma visão completa do documento, incluindo finalidades, metodologia, resultados e conclusões.

  • Será que é o mestre Fernando Mesquita aqui?1

  • Será?

  • Será ? hahahaha


ID
864142
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre o Código de Ética Profissional do Bibliotecário, conforme Resolução CFB nº 042, de 11 de janeiro de 2002, publicada no Diário Oficial da União de 14/01/2002, Seção I, p. 64, pode-se afirmar que a alternativa que se refere à Seção II — Dos deveres e obrigações — é a que fala em

Alternativas
Comentários
  • CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA
    RESOLUÇÃO CFB N.º 42 DE 11 DE JANEIRO DE 2002.
    Dispõe sobre Código do Ética do Conselho
    Federal de Biblioteconomia.

    ..............................................................
    SEÇÃO II – DOS DEVERES E OBRIGAÇÕES
    Art.2º - Os deveres do profissional de Biblioteconomia compreendem, além do exercício de suas atividades:

    ..............................................................
    e) contribuir, como cidadão e como profissional, para o incessante desenvolvimento da sociedade e dos princípios legais que regem o país.

    ..............................................................
  • RESOLUÇÃO CFB N.º 42 DE 11 DE JANEIRO DE 2002

    Seção II - DOS DEVERES e OBRIGAÇÕES

    Art.2º - Os deveres do profissional de Biblioteconomia compreendem, além do exercício de suas atividades:

    a) dignificar, através dos seus atos, a profissão, tendo em vista a elevação moral, ética e profissional da classe;

    b) observar os ditames da ciência e da técnica, servindo ao poder público, à iniciativa privada e à sociedade em geral;

    c) respeitar leis e normas estabelecidas para o exercício da profissão;

    d) respeitar as atividades de seus colegas e de outros profissionais;

    e) contribuir, como cidadão e como profissional, para o incessante desenvolvimento da sociedade e dos princípios legais que regem o país.

    Gab. D

  • RESOLUÇÃO 207/2018

    CAPÍTULO III

    DOS DEVERES DO BIBLIOTECÁRIO

    Art. 5º – São deveres do bibliotecário:

    a) preservar o cunho liberal e humanista de sua profissão, fundamentado na liberdade da investigação científica e na dignidade da pessoa humana;

    b) exercer a profissão aplicando todo zelo, capacidade e honestidade em seu exercício;

    c) observar os ditames da ciência e da técnica;

    d) contribuir para o desenvolvimento da sociedade e respeitar os princípios legais que regem o país;

    ...


ID
864145
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para Lancaster (2004), um sistema de recuperação da informação que permite que uma busca combine os termos de qualquer maneira é denominado

Alternativas
Comentários
  • Lancaster, 2004. p. 39. "Os termos podem ser combinados entre si de qualquer forma no momento em que se faz a busca."

    Resposta certa: letra e

  • Acrescentando...

    Conforme Lancaster (2004, p. 38-39, 50):

    Índices pré-coordenados:

    1 - É difícil representar a multidimensionalidade das relações entre os termos.

    2 - Os termos somente podem ser listados numa determinada sequência (a, B, C, D, E), o que implica que o primeiro termo é mais importante do que os outros.

    3 - Não é fácil (senão completamente impossível) combinar termos no momento em que se faz uma busca.

     [...]. Um sistema de recuperação da informação que permite que uma busca combine os termos de qualquer maneira é frequentemente denominado pós-coordenado (outras denominações empregadas têm sido pós-combinação ou manipulatório).

    A respeito dos sistemas pós-coordenados é possível afirmar que:

    1. Os termos podem ser combinados entre si de qualquer forma no momento em que se faz a busca.
    2. Preserva-se a multidimensionalidade das relações entre os termos.
    3. Todo termo atribuído a um documento tem peso igual - nenhum é mais importante do que outro (embora a indexação ponderada, possa ser utilizada).

    Gab. E


ID
864148
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

É um dos quatro órgãos ligados a órgãos públicos federais responsáveis pela manutenção financeira e de infraestrutura do Programa de Comutação Bibliográfica – Comut – o indicado na alternativa

Alternativas
Comentários
  • "O Programa de Comutação Bibliográfica (Comut) é um esforço conjunto do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por intermédio do IBICT e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); e do Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Secretaria de Ensino Superior (Sesu). O Comut tem por objetivo facilitar o acesso à informação necessária ao desenvolvimento educacional, científico e tecnológico do País."

    Fonte: Historico COMUT  no site do IBICT.

    Resposta certa: D

  • Ministério da educação e tecnologia (Por intermédio do IBICT e FINEP)

                                                      +

    Ministério da educação (Por intermédio da CAPES e SESU)


ID
864151
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com o AACR2, títulos equivalentes devem ser registrados na ordem indicada por sua sequência ou por seu layout na fonte principal de informação, separados por

Alternativas
Comentários
  • Segundo a regra 1.1D2 da AACR2 As regras sobre títulos equivalente são aplicaveis ao 2º nível de descrição. Dê após o título principal, o preimeiro título equivalente, introduzido ou precedido do sinal de igualdade. 
    O sinal de dois pontos (:) é utilizado para subtítulo segundo a 1.1E.
    A barra é a pontuação que separa o título do indicador de responsabilidade no MARC campo 245.
    O ponto e vírgula separa as várias indicações de responsabilidade, os vários autores.

ID
864154
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quanto ao detalhamento na descrição bibliográfica, são recomendados três níveis de descrição, especificando os elementos mínimos que devem ser registrados por bibliotecas e outras agências catalogadoras.
A alternativa que corresponde ao primeiro nível de descrição é a que contém as seguintes informações:

Alternativas
Comentários
  • 1- Primeiro nível de descrição 
    Título principal / primeira indicação de responsabilidade, se diferir do cabeçalho da 
    entrada principal em forma ou número, ou se não houver cabeçalho de entrada 
    principal. – Indicação de edição. – Detalhes específicos do material (ou do tipo de 
    publicação). – Primeiro editor etc., data de publicação etc. – Extensão do item. – 
    Nota(s). – Número normalizado 

ID
864157
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em biblioteconomia,

Alternativas
Comentários
  • A errada -o título alternativo é a segunda parte do título principal em certas obras, constituindo cada uma delas um título distinto, interligados pela partícula ou, ou por seu equivalente em outras línguas.

    B- Certa - 

    C- errada - O título uniforme é o título particular sob o qual um documento que apareceu sob  títulos variantes é identificado para fins de catalogação.

    D - errada - Substitua por um travessão (sem espaço) as reticências que aparecem nos  títulos

    E - Caso não haja indicação do local e/ou editor mencionar s.l. e/ou s.n. sem colchetes.

     


ID
864160
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quanto à Classificação Decimal de Dewey (CDD), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A notação da CDD atende a essas características da letra E, mas "A CDD é uma notação" é bem "???????". A CDD é um sistema de classificação, a notação é parte/instrumento do sistema de classificação. Eu hein


ID
864163
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Figueiredo (1983), devido à falta de políticas da biblioteca, uma das falhas é a existência de uma mesa de referência, como uma barreira física à interação usuário-bibliotecário.
Esse é um caso que corresponde à fase

Alternativas
Comentários
  • 3.2 FALHAS DEVIDAS À FALTA DE POLÍTICA NAS BIBLIOTECAS :

    • existência de uma mesa de referência como uma barreira física à interação usuário–bibliotecário;
    • falta de políticas que digam respeito ao tempo para busca, incluindo o suporte de pessoal auxiliar;
    • falta de políticas ditando os deveres do bibliotecário;
    • falta de capacitação em serviço e falta de supervisão

ID
864166
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com Baptista (2007), antes do planejamento formal, existem várias técnicas de prospecção que podem ser utilizadas para fornecer ideias e envolver os vários segmentos dos usuários e dos empregados da organização. Nesse sentido, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) Brainstorm é uma técnica de geração de ideias, que tem como objetivo estimular respostas criativas em um grupo de pessoas, sendo a espontaneidade incentivada, além da procura do levantamento de um maior número de ideias para orientar a solução do problema.
( ) Técnica de grupo focal tem como objetivo realizar a discussão da análise ambiental externa, determinando e formulando estratégias para equacionar os fatores que influenciam a organização ou o negócio.
( ) Delphi ou Delfo é uma técnica de natureza quantitativa, livre de influência individual, e que envolve pessoas experientes no tema em questão, sendo seu objetivo principal identificar tendências.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Comentários
  • O grupo focal é o método de coleta de dados considerado por alguns autores como uma espécie de entrevista. Para a aplicação da técnica, reúne-se um grupo relacionado com o problema a ser explorado e um moderador para assegurar que o assunto será discutido sem distorções. As vantagens da técnica consistem na obtenção de um maior número de informações com riqueza de detalhes.

    Gab. D

    BATISTA, Sofia Galvão; CUNHA, Murilo Bastos da. Estudo de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 2, p. 168-184, maio/ago. 2007.