I - Na avaliação de dois ou mais projetos, faz-se necessário o cálculo da rentabilidade do projeto incremental para decidir qual o mais rentável.
Correto. Nesses casos a TIR não indica qual é o melhor projeto a investir, sendo necessário utilizar um outro método para análise como o cálculo do VPL, por exemplo. Logo esta é uma DESVANTAGEM da TIR.
II - Em princípio, a taxa interna de retorno independe da taxa mínima de atratividade para os procedimentos iniciais de sua determinação.
Correto. Para calcular a TIR não é necessário possuir nenhuma outra taxa, apenas conhecer todo o fluxo de caixa do projeto. Logo esta pode ser apontada como uma VANTAGEM da TIR.
III - Para projetos com vidas úteis diferentes, não há a necessidade de igualar as vidas úteis.
Correto. Para calcular a TIR de cada projeto não é necessário igualar as suas vidas úteis. É uma VANTAGEM da TIR.
IV - A taxa interna de retorno não permite analisar projetos que apresentam apenas fluxos negativos de caixa ou de custos.
Correto. Quando temos apenas fluxos positivos ou apenas fluxos negativos em um projeto, sem nenhuma inversão, é impossível calcular a TIR. Logo, é uma DESVANTAGEM da TIR.
Gabarito: A
Questão com várias imprecisões.
I - A análise incremental só existe em projetos do tipo mutuamente exclusivos, consideração desconsiderada pela banca.
IV - Em projetos com fluxos negativos, podem existir mais de uma TIR. A TIR pode ser encontrada, pelo chamada regra de Descartes.
Só a IV é uma devantagem, de fato. Na I, é somente uma característica desse tipo de projeto.
Att,