SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2014 - CEFET-RJ - Bibliotecário Documentalista


ID
1184386
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ao descrever a missão profissional do bibliotecário, Ortega y Gasset propõe que o bibliotecário seja um “filtro que se interpõe entre a torrente de livros e o homem".
Nesse contexto, a literatura em Biblioteconomia consagrou essa proposição e atribuiu a Ortega y Gasset a imagem do bibliotecário como um

Alternativas
Comentários
  • Propôs, que o bibliotecário seja o mediador/avaliador entre o documento e o usuário.

    Gab. E.


ID
1184389
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O processo de planejamento estratégico, desde a identificação do problema até o diagnóstico, conclui-se com um documento no qual se formalizam a missão, os objetivos, as políticas, as diretrizes, as metas e as estratégias. Nesse processo, à luz dos ambientes interno e externo, os gestores de unidades de informação devem compreender que a(s)

Alternativas
Comentários
  • Nesssa questão desconsiderei o inicio da questão e foquei em seu final, me ajudou a responder. Quando focamos na parte, "[...] Nesse processo, à luz dos ambientes interno e externo, os gestores de unidades de informação devem compreender que a(s)..." podemos verificar que o examinador quis nos remeter ao roteiro de Bryson.

    Mandato (estatuto, regimento)

    Missão - propósito da organização, razão de existir.

    Análise amb. externo - pressupõe a consideração de oportunidades e ameaças, que são forças incontroláveis pela unidade de informação.

    Análise amb. interno -desempenho da UI, são observados organização, recursos humanos, marketing, finanças e tecnologia.

    Questão estratégica - elo entre análise realizada e os objetivos almejados pela organização.

    Obstáculo - barreiras que poderão se contrapor às questões estratégicas.

    Proposta estratégica - viáveis e de acordo com a filosofia e política adotada pela organização.

     

    Qualquer erro so comunicar!!!!!


ID
1184392
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ao catalogar um livro recém-publicado, o bibliotecário verificou que uma palavra grafada de modo incorreto constava do título, conforme mostrado a seguir:
Educação tecnologica : uma concepção em disputa
Considerou, então, registrar o título sem destacar o erro, mas corrigindo-o, apesar do fundamento de que o título deve ser transcrito tal como aparece no item. Desse modo e, de acordo como o AACR2, o título foi indicado como:

Alternativas
Comentários
  • Nesse caso, não se aplica a regra 1.0F1 sobre incorreções e o uso do [sic] ou i.e. Mas sim a regra 1.0G1: Acrescente acentos e outros sinais diacríticos, omitidos nos dados encontrados na fonte de informação, de acordo com o uso da língua empregada no contexto.

  • Dica: i.e. significa "isto é"


ID
1184395
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No processo de seleção e aquisição, o bibliotecário viu- -se diante da necessidade de verificar a ocorrência e o número de itens sobre determinado assunto, na biblioteca sob sua gestão.
Considerando que a biblioteca adota o sistema de localização relativa, mesmo para os diferentes tipos de materiais, o bibliotecário utilizou, para aquela verificação, o catálogo

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

     

    Catálogo decisório: registra as decisões de catalogação da equipe.

    Catálogo topográfico: indica a localização da obra no acervo.

    Catálogo biobibliográfico: lista autorizada.

    Catálogo de assuntos: reúne as entradas temáticas em ordem alfabética ou sistemática (também conhecido como catálogo ideográfico).

    Catálogo de registro: livro de registro.

     

  • "Catálogo topográfico

    O catálogo topográfico, assim denominado por indicar a topografia, isto é, a localização de todos os itens no acervo, possui algumas utilidades. É organizado pelo número de chamada, ou seja, pela ordem dos itens no acervo. Constitui-se de um registro bibliográfico completo relativo a cada um dos itens, ao qual se acrescentam os volumes ou exemplares existentes, com seus respectivos números de registro.

    [...] serve ao inventário do acervo [...] Serve também ao desenvolvimento de coleções, como forma de averiguar a quantidade de itens sobre determinado assunto." (MEY; SILVEIRA, 2009, p. 205)

    "Catálogo de assuntos ou 'de autoridade' de assuntos

    [...] abrange os termos ou símbolos autorizados para representação dos assuntos dos itens. Compreende, também, as fontes pesquisadas, os termos não utilizados (UP = usado para), que indicam a remissiva 'ver', os termos relacionados com o assunto (TE = termo específico; TG = termo geral; TR = termo relacionado), que indicam a remissiva 'ver também', e o número de classificação correspondente, que deve ser empregado sempre que o termo for o primeiro dos pontos de acesso de assunto." (MEY; SILVEIRA, 2009, p. 198)

    MEY, Eliane; SILVEIRA, Naira. Catalogação no plural. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009.

    Há exemplos com os catálogos aqui: http://www2.eca.usp.br/prof/fmodesto/disc/RDI/cris/tipos%20de%20cat%C3%A1logos.doc

    Gabarito: B


ID
1184398
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na catalogação de uma coletânea de autorias e títulos diversos, publicada sob coordenação e título coletivo, em que todas as partes têm especial importância, embora não apareçam no restante da descrição, deve ser redigida nota específica, indicada no AACR2, como

Alternativas
Comentários
  • 1.7B

    A) Com:

    Se a descrição for de uma parte com título individual, incluída em um item sem título coletivo, faça uma nota iniciada pela conjunção "Com:", seguida das outras partes na ordem em que aparecem

    C) Resumo:

    Redija um resumo sucinto e objetivo do conteúdo do item, se isto não ficar claro em outra parte da descrição

    D) Conteúdo:

    Use como títulos das notas formais os cabeçalhos das partes citadas


ID
1184401
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As estatísticas de circulação proporcional por classes de assunto, relativas a determinado período, e a média de uso de coleções em classes de assuntos específicos, expressas com porcentagem dos totais respectivos, constituem um dos métodos de avaliação de coleções, no âmbito de sua circulação, denominado

Alternativas
Comentários
  • Letra C - Fator de uso.

    É uma metodologia para avaliação de coleções que tem como objetivo a avaliação da coleção através de seu uso pela comunidade. A partir de registros de cicruclação, procura-se avaliar a adequação do acervo à comunidade que deve servir. Os estudos de uso podem ser realizados tanto pela abordagem de toda a coleção ou por amostragens de títulos. 

     

    Info adicional: O trabalho mais famoso sobre metodologias de avaliação de coleções é o de Lancaster, que as classifica em: quantitativas, qualitativas e fatores de uso. 


ID
1184404
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Há uma atividade do Serviço de Referência presencial ou virtual de determinada biblioteca, que consiste na promoção contínua, por meio de clippings e sumários correntes, de informações relativas ao seu acervo, que são baseadas em interesses verificados em perfis de usuários reais. Essa atividade denomina-se

Alternativas

ID
1184407
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considere os seguintes autores e títulos:
SILVA, Ana Célia da. Desconstruindo a discriminação do negro no livro didático.
SILVA, Jair Batista da. Racismo e sindicalismo.
SILVA, Tomaz T. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação.
SILVA, Tomás. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do Currículo.
E o segmento da Tabela Cutter-Sanborn:
585 Silo
586 Silv
587 Silve
As notações equivalentes aos autores e títulos, segundo a tabela Cutter-Sanborn, acrescidas da identificação dos títulos, são:

Alternativas
Comentários
  • TA REPREENDIDO


ID
1184410
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O repertório cuja compilação implica a descrição de textos em primeira mão, à vista do original, é a bibliografia

Alternativas

ID
1184413
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ao selecionar materiais especiais de informação para uma biblioteca universitária, com previsão de alta demanda por usuários reais e potenciais, o bibliotecário elegeu as características físicas como critério relativo a aspectos adicionais do documento.
Esse critério foi adotado por

Alternativas
Comentários
  • Características físicas levam fatores de uso, resistência e durabilidade. Gabarito: A

  • Critérios relativos a aspectos adicionais do documento 

    Características físicas. Abrangem os aspectos materiais dos itens a  serem selecionados.

     

    Na aplicação deste critério, o bibliotecário, em face do uso pre­tendido para o material e as características dos usuários, verificará  se os caracteres tipográficos foram bem escolhidos, têm boa legibili­dade, tamanho apropriado, etc. Verificará se a encadernação é resis­tente para o uso em biblioteca, fazendo, inclusive, uma estimativa de sua durabilidade e das possibilidades ou necessidade de futuros  reparos. Analisará também a qualidade do papel, submetendo-o a escrutínio semelhante ao da encadernação. As características físicas são muito importantes para materiais com previsão de alta demanda ou dirigidos para públicos específi­cos. Em certos países, existe uma florescente indústria editorial dirigida para a população de terceira idade, com livros impressos em formato grande e com letras aumentadas. No Brasil, a indústria  de livros infantis tem procurado utilizar material resistente e ade­quado para crianças, podendo-se apontar a produção de livros in­fantis em plástico, pano, etc. (VERGUEIRO, 2010, p. 23)

    VERGUEIRO, Waldomiro. Seleção de materiais de informação: princípios e técnicas. 3. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2010.

    Gabarito: A


ID
1184416
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo a NBR 14724, da ABNT, na estrutura de um trabalho acadêmico, constituem elemento opcional e elemento obrigatório, respectivamente, o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

  • GABARITO: B

     

    a) apêndice (opcional) e a epígrafe (opcional)

    b) índice (opcional) e a capa (obrigatório)

    c) sumário (obrigatório) e a lista de ilustrações (opcional)

    d) resumo em língua estrangeira (obrigatório) e as referências (obrigatório)

    e) Resumo em língua vernácula (obrigatório) e a folha de aprovação (obrigatório)

  • a) Apêndice (opcional) / Epígrafe (opcional)

    b) Índice (opcional) / Capa (obrigatório)

    c) Sumário (obrigatório)/ Lista de ilustrações (opcional)

    d) Resumo em língua estrangeira (obrigatório) / Referências (obrigatório)

    e) Resumo na língua vernácula (obrigatório) / Folha de aprovação (obrigatório)

    Resposta: B

  • Gabarito: Letra B.

    Letra A está errada porque apêndice e epígrafe são opcionais.

    Letra B está certa. Índice é opcional e capa é obrigatório.

    Letra C está errada Sumário é obrigatório e lista de ilustrações é opcional.

    Letra D está errada Resumo em língua estrangeira é obrigatório e referências também é obrigatório.

    Letra E está errada Resumo em língua vernácula é obrigatório e folha de aprovação também é obrigatório. 


ID
1184419
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo a NBR 15287, da ABNT, na estrutura de um projeto de pesquisa, constituem elemento opcional e elemento obrigatório, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     

    a) capa (opcional) e o sumário (obrigatório)

    b) folha de rosto (obrigatório) e o apêndice (opcional)

    c) lista de tabelas (opcional) e o glossário (opcional)

    d) lista de ilustrações (opcional) e o anexo (opcional)

    e) folha de rosto (obrigatório) e as referências (obrigatório)


ID
1184422
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As bibliotecas universitárias, teoricamente, estão mais engajadas na busca por melhorias na qualidade da prestação de seus serviços via web. Para isso, essas bibliotecas apoiam-se no planejamento estratégico e na

Alternativas
Comentários
  • Gestão participativa.


ID
1184425
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um bibliotecário, fundamentado pela teoria da classificação, dividiu uma classe em subdivisões menores e sucessivas. Para tal, ele não omitiu nenhum nível nem se esqueceu de tomar para base da divisão importantes características.
Sendo assim, verifica-se que o princípio de classificação por ele aplicado nessa situação foi o da

Alternativas
Comentários
  • "Na divisão de uma classe em subdivisões menores e sucessivas, nenhum nível deve ser omitido, nenhuma característica importante deve ser esquecida de ser tomada para base de subdivisão. Entende-se por modulação a apresentação gradativa dos vários níveis de subdivisão" (PIEDADE, 1983, p. 29)

    PIEDADE, M. R. Introdução à teoria da classificação. 2. ed. rev. amp. Interciência: Rio de Janeiro, 1983.


ID
1184428
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na Classificação Decimal Universal, as tabelas podem sofrer diversos tipos de reformulações. A expansão é a reformulação de uma tabela além dos limites assinalados pelo esquema de classificação, mediante a criação de novas facetas e de novos níveis de subdivisão.
A expansão pode ser por

Alternativas
Comentários
  • nova subdivisão a partir de uma notação básica, não é criado pelo classificação , vem a partir de um códico externoao esquema e ocorre a partir de indicações do prório sistema. 

  • Letra B.

     

    "1) EXPANSÃO: é a reformulação de uma tabela além dos limites assinalados pelo sistema, mediante a criação de novas facetas e novos níveis de subdivisões. Todo expansão proporciona maior especificidade. A expansão pode ser: 

    • por extensão: quando idealizada pelo classificador e permite a criação de novas subdivisões, a partir de uma notação básica. Ex.: A história do Brasil na segunda edição média da CDU. Ver p. 1004 da Edição-Padrão;

    • por extrapolação: não é criada pelo classificador, mas é tomada de um sistema ou de um código externo ao esquema de classificação. Ex.: A classe 630*2 silvicultura. 

    • por intrapolação: quando a expansão se realiza a partir de indicações do próprio sistema de classificação. Ex.: Tudo o que aparece com o sinal ≅ (subdividir como)." (SOUZA, Sebastião. CDU: como entender e utilizar a Edição-padrão Internacional em Língua Portuguesa. 3. ed. rev. atual. Brasília: Thesaurus, 2004. 108 p.)


ID
1184431
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A necessidade de instrumentos mais sensíveis de medição, capazes de identificar e de registrar elementos relativos à qualidade, fez com que um grupo de bibliotecários desenvolvesse e implementasse, em 2002, uma avaliação apoiada numa metodologia chamada SERVQUAL, já adotada por outras bibliotecas.
As 5 dimensões analisadas por esse modelo são: tangibilidade, confiabilidade, receptividade, além de

Alternativas
Comentários
  • O método SERVQUAL avalia o que considera serem as 5 dimensões mais relevantes na prestação de serviços de qualidade:

    Confiabilidade (Reliability);

    Garantia (Assurance);

    Tangíveis (Tangibles);

    Empatia (Empathy);

    Capacidade de resposta (Responsiveness).

     

    Gabarito E.

  • O Servqual foi desenvolvido apresentando 22 itens que permitem verificar as expectativas e percepções dos clientes em cinco dimensões ou determinantes da qualidade. Estas dimensões são consideradas essenciais na avaliação da qualidade dos serviços prestados. Segundo Nitecki e Hernon (2000), as dimensões são as seguintes:

    ·         Tangibilidade: aparência física das instalações, equipamentos e aparência das pessoas;

    ·         Confiabilidade: habilidade em fazer o serviço prometido com confiança e precisão;

    ·         Receptividade: disposição para ajudar o usuário e fornecer um serviço com rapidez;

    ·         Garantia: conhecimento técnico e cortesia do funcionário e sua habilidade em transmitir segurança;

    ·         Empatia: atendimento individualizado aos usuários.

  • Outros nomes:

    Receptividade = Presteza = Compreensão = Capacidade de resposta = Responsividade

     

    Garantia = Segurança.

  • Regra do Cristiano Ronaldo: CR7 = CRSET

    Confiabilidade: Desempenho e resultado do serviço de forma eficiente e confiável;

    Receptividade / Responsividade  Seria a vontade de prestar o serviço dos operadores no que se refere a ajudar ou realizar a atividade;

    Segurança / Garantia: Conhecimento técnico e cortesia do funcionário e sua habilidade em transmitir segurança;

    Empatia: Avalia a intereção com o cliente, demonstrando atenção e se preocupando com o entendimento dos consumidores.

    Tangibilidade: Mensura tudo que é tangível na prestação do serviço: aparência física das instalações, equipamentos e aparência das pessoas;


ID
1184434
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Numa biblioteca, a indexação realizada de maneira mais específica resultará em uma recuperação da informação com níveis de revocação menores e com um índice maior de

Alternativas
Comentários
  • Precisão: a capacidade que o Sistema de Recuperação da Informação tem de recuperar apenas documentos úteis; a relação entre os itens úteis e o total de itens recuperados


ID
1184437
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A criação de um sistema cooperativo abrangente, operando integralmente na internet, com vistas a criar mecanismos de acesso livre à informação científica, para uso da comunidade brasileira em C&T, é uma proposta da(s) Biblioteca(s)

Alternativas
Comentários
  • Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)

    Sobre a BDTD

    Histórico

    Contato

    Acesse a BDTD

     

    Sobre a BDTD

     

    A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) tem por objetivo integrar, em um único portal, os sistemas de informação de teses e dissertações existentes no país e disponibilizar para os usuários um catálogo nacional de teses e dissertações em texto integral, possibilitando uma forma única de busca e acesso a esses documentos.

    O IBICT coleta e disponibiliza apenas os metadados (título, autor, resumo, palavra-chave etc) das teses e dissertações, sendo que o documento original permanece na instituição de defesa. Dessa forma, a qualidade dos metadados coletados e o acesso ao documento integral são de inteira responsabilidade da instituição de origem.

    Tecnologia

    A BDTD utiliza as tecnologias do Open Archives Initiative (OAI) e adota o modelo baseado em padrões de interoperabilidade consolidado em uma rede distribuída de bibliotecas digitais de teses e dissertações.

    Nessa rede, as instituições de ensino e pesquisa atuam como provedores de dados e o IBICT opera como agregador, coletando metadados de teses e dissertações dos provedores, fornecendo serviços de informação sobre esses metadados e expondo-os para serem coletados por outros provedores de serviços, em especial pela Networked Digital Library of Theses and Dissertation (NDLTD), da Virginia Tech University http://www.ndltd.org

    A BDTD opera em dois níveis de integração. Para instituições que já possuem um repositório de teses e dissertações usando tecnologia própria, o IBICT apóia tecnicamente na implementação do Protocolo OAI-PMH para que opere sobre o repositório local e gere registros de metadados em XML/mtd3-br. No caso das instituições que desejam implantar suas bibliotecas digitais e se integrar à BDTD, o IBICT desenvolveu o Sistema TEDE, disponível para download em http://wiki.ibict.br/index.php/TEDE. O sistema gera bibliotecas digitais de teses e dissertações institucionais. É distribuído pelo IBICT, gratuitamente, em um pacote contendo o Sistema TEDE, a metodologia de implantação, os manuais operacionais e de usuário, a documentação e treinamento.

    Ferramenta de Busca

    Permite ao usuário consultar o repositório BDTD para realizar buscas simples ou avançadas, recuperando resultados resumidos ou detalhados e ter acesso ao repositório de origem da

    tese ou dissertação para leitura, impressão ou download do arquivo.

    Fonte: http://www.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/biblioteca-digital-Brasileira-de-teses-e-dissertacoes-bdtd

     


ID
1184440
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Saber ouvir, ter prazer em se comunicar, mostrar-se disponível, apresentar curiosidade, criatividade, iniciativa, abertura de espírito, discrição e adaptabilidade são características do profissional de referência relativas às

Alternativas
Comentários
  • Conforme Accart (2012, p. 80-81):

    As qualidades do profissional de referência

    As qualidades intelectuais e comportamentais estão entre as qualidades exigidas com mais frequência, em particular:

    -saber ouvir, ter prazer em se comunicar, mostrar-se disponível;

    -mostrar curiosidade, criatividade, iniciativa, abertura de espírito, discrição e adaptabilidade.

    As competências técnicas são igualmente importantes:

    -preocupação com a ordem e espírito metódico;

    -capacidade de se expressar oralmente e por escrito;

    -sentido da precisão e espírito de síntese;

    -capacidade de entender sob todos os aspectos um problema que lhe seja exposto;

    -capacidade de traduzir o problema em função do sistema de informação utilizado. A última capacidade requer do profissional um duplo conhecimento: o conhecimento dos usuários e dos instrumentos de trabalho. Com efeito, uma resposta pode ser pertinente do ponto de vista do sistema de informação utilizado, mas não do ponto de vista do usuário. A noção de pertinência reveste-se aqui de todo seu significado.

    Gab. E


ID
1184443
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para o êxito do projeto de uma rede de referência virtual, é indispensável divulgar a rede junto aos usuários potenciais. Cada biblioteca parceira coloca em sua página inicial um vínculo para o sítio ou endereço de correio eletrônico da rede e se empenha em fazer a sua promoção junto aos seus usuários. Considerando-se a redação do estatuto de uma rede de referência virtual, o item utilizado, nesse caso, é a

Alternativas
Comentários
  • "3. Visibilidade

    Para o êxito do projeto é indispensável divulgar a rede [nome da rede] junto aos usuários potenciais. Cada biblioteca parceira coloca em sua página inicial um vínculo para o sítio ou endereço de correio eletrônico da rede [nome da rede] e se empenha em fazer sua promoção junto a seus usuários" (ACCART, 2012, p. 242)

    ACCART, J. P. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Brasília: Briquet de Lemos, 2012.


ID
1184446
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na construção de um plano de marketing, a definição do público-alvo, o dimensionamento do produto/serviço e o estabelecimento dos canais de comunicação estão relacionados à

Alternativas
Comentários
  • alguém sabe explicar por que é a letra D? 

  • Quando se define o público alvo para determinado produto ou serviço e escolhe o canal de comunicação que será divulgado, você está determinando o mercado em que irá atuar.


ID
1184449
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Criado pelo MEC/SESU, em novembro de 2004, tem o objetivo de permitir, através da internet, o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando uma biblioteca virtual à disposição de professores, alunos, pesquisadores e da população em geral.
Essa descrição corresponde ao

Alternativas

ID
1184452
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O RSS é um termo abrangente que pode significar Rich Site Summary, RDF Site Summary ou Really Simple Syndication, dependendo da versão utilizada.
Trata-se de termo da família XML, voltado especialmente para

Alternativas
Comentários
  • captura automática e distribuição de conteúdos de sítios Web

  • O que é RSS?

    A sigla RSS tem mais de um significado. Alguns a definem como RDF Site Summary, outros a denominam Really Simple Syndication. Há ainda os que a entendem como Rich Site Summary. RSS é um padrão desenvolvido em linguagem XML que permite aos responsáveis por sites e blogs divulgarem notícias ou novidades destes. Para isso, o link e o resumo daquela notícia (ou a notícia na íntegra) é armazenado em um arquivo de extensão .xml, .rss ou .rdf (é possível utilizar outras extensões). Este arquivo é conhecido como feed ou feed RSS.

    https://www.infowester.com/rss.php


ID
1184455
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Não definido

Um pesquisador utilizou uma metodologia de pesquisa qualitativa derivada indutivamente do estudo do fenômeno que representa. O fenômeno foi descoberto, desenvolvido e provisoriamente verificado por meio de sistemática coleta e análise de dados, que juntamente com a teoria possuíam relação recíproca.
A metodologia utilizada pelo pesquisador foi a(o)

Alternativas

ID
1184458
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segundo Kotler (1998), a tarefa da organização é determinar as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados alvos e atender às satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que os concorrentes, de maneira a preservar ou ampliar o bem-estar dos consumido- res/clientes e da sociedade.
A afirmação acima refere-se ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • Gab B

    Para Kotler, “a orientação de Marketing Societal exige que as empresas incluam considerações sociais e éticas em suas práticas de Marketing”. Ou seja, as organizações devem manter um equilíbrio entre lucro, satisfação dos desejos dos consumidores e interesse público.

  • Achei a questão bem mal formulada

  • de maneira a preservar ou ampliar o bem-estar dos consumido- res/clientes e da sociedade.

    MATA A CHARADA

  • REDE DE MARKETING – é a famosa pirâmide como Hinode, Polishop, entre tantas outras, que você entra, indica um, indica outro e assim vai, conhecido também como marketing multinível.  

    MARKETING SOCIETAL – organizações precisam se conscientizar do impacto que a empresa e seus produtos causam na sociedade e no meio ambiente.

    COMPOSTO DE MARKETING – é o famoso 4Ps (produto, preço, praça e promoção).  

    PESQUISA DE MERCADO – ferramenta usada para conhecer melhor o consumidor, entendendo quais são suas necessidades, expectativas em relação ao produto ou a empresa, podendo definir o público alvo da empresa.  

    VARIÁVEIS COMPORTAMENTAIS –  faz parte das variáveis de segmentação do mercado que observa também o comportamento, demografia, psicográfica e geográfica.

  • questão mal elaborada e distorcida com a resposta...