SóProvas



Questões de Relações Públicas


ID
19618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O setor de serviços é também denominado setor terciário. No âmbito da economia, sua expansão representa uma das maiores mudanças verificadas no século XX. Costuma ser o setor que mais emprega em diversos países. O comércio, o turismo, os serviços financeiros, de transporte, de atividades públicas e privadas de segurança, de saúde e educação, entre  outros, fazem parte desse ramo. O marketing em geral e, particularmente, o marketing de serviços, por relacionarem as necessidades e desejos dos consumidores com a satisfação, qualidade e lucratividade, revestem-se de especial importância para o setor que pressupõe uma relação de contato direta entre a empresa e o consumidor.
Internet: (com adaptações).
Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os itens seguintes.

Em marketing, a qualidade dos serviços é perceptível tanto nos aspectos intangíveis - confiabilidade, responsabilidade, segurança, empatia - quanto nos aspectos tangíveis.

Alternativas
Comentários
  • Uma boa definição pode ser a seguinte: Serviço é um desempenho,essencialmente intangível, que não resulta na propriedade de algo. O serviçopode ou não estar ligado a um produto físico.Assim, serviços são desempenhos no tempo e espaço que geram valorpara o cliente por meio de uma transformação, uma experiência de serviço.
  • Segundo Kotler " A execução de um serviço pode ou não estar ligada a um produto concreto" Ou seja, no momento da execução de determinado serviço o cliente pode está avaliando tanto os aspectos tangíveis como intangíveis. Por exemplo, na apresentação, entrega, assistência técnica, treinamento, instalação ou garantia de um determinado bem associado a um serviço.
  • A qualidade nos serviços é perceptível em 5 dimensões:

    - CONFIABILIDADE, RESPONSIVIDADE, EMPATIA, SEGURANÇA  => INTANGÍVEIS

    - TANGIBILIDADE  =>  TANGÍVEL


  • SERVQUAL:

    1.  Confiabilidade — habilidade de prestar o serviço de modo confiável e exatamente como prometido.
    2. Capacidade de resposta — disposição de ajudar clientes e fornecer pronto serviço.
    3. Segurança — conhecimento e cortesia de funcionários e sua habilidade de transmitir confiança e segurança.
    4. Empatia — atenção individualizada dispensada aos clientes.
    5. Itens tangíveis — aparência de instalações físicas, equipamentos, funcionários e material de comunicação.


ID
85015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens a seguir, com relação à etiqueta empresarial.

Se for necessário fazer uma crítica a alguém, deve-se fazê-la nominalmente, quando toda a equipe estiver presente, para que todos possam aprender com o erro.

Alternativas
Comentários
  • Deve-se chamar a atenção da pessoa em questão, porém deve ser uma crítica construtiva, e somente você (gerente, superior, observador do fato) deve estar com a pessoa no momento.E completamente equivocado se chamar a atenção de alguém perante outros."Não faça com os outros o que você não gostaria que fosse feito com você".
  • Pode até colocar o assunto numa reunião, para uma ideia construtiva, mas sem identificar nomes e ficar fazendo a pessoa pagar vergonha.

  • "Puxar a orelha" reservadamente e elogiar em público,

  • Isso é expor a pessoa a situação vexatória - postura antiética.


ID
85459
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca da etiqueta empresarial, julgue os itens subseqüentes.

Os diversos aspectos da etiqueta empresarial são universais e constantes.

Alternativas
Comentários
  • Exemplo disso são costumes adotados em cada país. Olhar nos olhos e apertar as mãos é uma forma de etiqueta no ocidente, mas em diversos orientais, isso pode ser encarado como ofensa ou falta de polidez.
  • Questão Errada

    Em determinados locais aperto de mão ou olho-no-olho pode significar ofensa ou falta de educação.
  • Na minha opinião o erro está em dizer que os costumes são CONSTANTES, uma vez que os costumes de etiqueta mudam com o passar do tempo e com a aderência de novas tecnologias. A respeito dos aspectos UNIVERSAIS acho que podem ser aceitos, a maior parte (não toda) a etiqueta empresarial tem pontos universais.
  • o erro estar em constante, pois toda etica é universal, mas os valores vai depender de cada cultura.

ID
85462
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca da etiqueta empresarial, julgue os itens subseqüentes.

Segundo a etiqueta empresarial, durante uma reunião na organização, deve-se evitar discordar ou manifestar opiniões contrárias acerca do assunto que esteja em análise.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    Em uma reunião devemos falar sobre nossas idéias e, quando achar que devemos discordar, não devemos nos acanhar. Apenas devemos fazê-lo sem causar constrangimento e sem ofender os colegas.
     

  • O objetivo da REUNIÃO é exatamente esse: reunir diversas pessoas para que se discutam idéias e cheguem a uma melhor solução para um problema.

ID
85465
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca da etiqueta empresarial, julgue os itens subseqüentes.

No ambiente de trabalho, mesmo que se esteja no meio de uma conversação que demore mais que o necessário, deve-se evitar responder antes que o interlocutor tenha concluído o seu pensamento.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva CORRETA

    É necessário que o interlocutor conclua o seu pensamento, para que logo em seguida, você exponha a sua opnião.

    Além de não interromper com sua resposta, não poderá de maneira nenhuma demonstrar falta de interesse pelo que o outro está falando, um exemplo bem comum é quando o individuo fica olhando para o relógio e suspirando... não pode!

    Bons estudos.

  • a banca sempre tentando nos enganar..


ID
85894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca da etiqueta empresarial, julgue os itens subseqüentes.

Caso tenha se esquecido de desligar o seu celular e ele toca durante uma reunião, o funcionário deve desculpar-se pelo ocorrido e desligar o aparelho sem atendê-lo.

Alternativas
Comentários
  • Isso é relativo, se a ligação for importante, convém informar aos participantes (de preferência já tê-lo feito com antecedência), atender rapidamente e, mesmo assim, pedir desculpas pelo incoveniente.
  • Concordo plenamente com o colega, pois, se a reunião é indispensável (participação obrigatória do referido funcionário) e, um cliente POTENCIAL programou ligar-lhe em horário coincidente com a reunião, creio que o atendimento se faz necessário e certamente as desculpas e justificativas posteriores serão aceitas (conforme relatado pelo colega).


    Bons estudos
  • Sim isso é o que qualquer outro faria desligaria e pediria desculpa pelo ocorrido

    Mas tem exceçoes como por exemplo se fosse uma ligaçao de extrema urgencia 

    a pessoa pediria licença para atender a ligaçao


    Sendo o correto em momento de uma reuniao é deixar o celular no silencioso e para vibrar caso estivesse esperando uma ligaçao se nao o apropriado é desligar "mas nunca deixar no volume alto" impedindo assim o contragimento de interromper quem esta falando 
  • Na prática, se voce está em uma reunião com subordinados, voce atende o telefone, se voce está em uma reunião com superiores voce não atende...

  • CERTO. Boas maneiras.

  • A BANCA CESPE QUANDO FAZ PROVAS DE CERTO OU ERRADO NÃO QUER OPINIÕES, NÃO QUER SUBJETIVISMO, AFINAL A QUESTÃO É OBJETIVA..TEM GENTE QUE FICA E se isso..e se aquilo..e se SEI LÁ MAIS O QUÊ..

  • Em minha opinião a ordem que as ações aparecem no enunciados não são as atitudes mais adequadas, no caso em questão deve-se primeiro desligar o aparelho e depois desculpar-se

    imaginem o celular tocando e o funcionário ao mesmo tempo pedindo desculpas

  • Se tivesse isso, ou aquilo, ou aquilo outro a questão estaria mencionando. Como não mencionou, devemos apenas responder CERTO ou ERRADO e ponto final.

  • Eu mesmo não

  • eu não

  • Ficar com duvidinha no "e se" perde um concursinho hehe

  • Rapaz, essa questão é bem severa né, não quer que VC pense em sua mãe doente, em algo que seja se suma importância que VC tenha que entender, é etiqueta empresarial e pronto, ponto final. Essa é a teoria, o que a banca quer é a teoria mesmo, na prática é bem diferente todos sabemos, entretanto na teoria é o fantástico mundo de Bob. Se quer acertar a questão, tem que marcar a que a banca quer e pronto. Essa eu errei, pq pensei como ser humano, mas no mundo dos negócios, é selva de pedra, tem que seguir a cartilha rsrs


ID
85897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca da etiqueta empresarial, julgue os itens subseqüentes.

Para encerrar uma conversação que já demorou mais do que o necessário, recomenda-se olhar repetidamente para o relógio de modo que o interlocutor perceba a necessidade de sua finalização

Alternativas
Comentários
  • Isso é uma tremenda falta de educação, isso sem falar da falta de respeito com quem está falando.
  • Olha isso é questao de bom senso 

    Você gostaria que alguem ao falar com você ficasse olhando para o relogio com o intuito de finalizar a converssa

    Logo penssaria que essa pessoa nao tem o minimo de respeito 
  • ERRADO.

    Comportamento inadequado.

  • Uma questão dessa não cai na minha prova kkkkk.

  • Eu faço exatamente isso quando já passou a hora da aula e o prof. não finaliza

  • kkkkkkkkkkkkkk eu

  • Está certo. Isso ou dizer para a pessoa calar a boca.

  • Não entendi o erro da questão, na minha opinião todo mundo faz isso, inclusive eu, além disso, eu abano a cabeça, me levanto, dou fungadas, coloco as mãos na cabeça, puxo os cabelos discretamente e olho pra cima como implorando por deus pra pessoa entender que não quero mais conversar. Eu entraria com recurso nessa questão.


ID
85900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca da etiqueta empresarial, julgue os itens subseqüentes.

A etiqueta empresarial no que tange ao modo de vestir pressupõe que o funcionário acompanhe todas as tendências da moda e vista-se de modo a demonstrar que a organização está atualizada nesse aspecto.

Alternativas
Comentários
  • errada,pelo contrário o funcionário deve se vestir de forma discreta e simples.
  • ERRADO

    Deixe os modismos de lado, pois nem sempre são apropriados para o ambiente de trabalho, pois a moda às vezes torna-se inimiga da elegância, e no trabalho você deve sempre tentar aliar a elegância ao conforto, pois você não conseguirá desempenhar suas atividades caso esteja incomodado com a roupa, ou sapatos, por exemplo.
    Também não significa que é proibida, se quiser optar pela moda, analise se o que ela mostra combina com seu biótipo, e é claro com o ambiente onde você trabalha. N`N
     Analise se o que a moda mostra combina com seu biótipo, e é claro com o ambiente onde você trabalha.  Analise se o que a moda mostra combina com seu biótipo, e é claro com o ambiente onde você trabalha.  Analise se o que a moda mostra combina com seu biótipo, e é claro com o ambiente onde você trabalha.   Não seguir as tendências da moda, não quer dizer que o funcionário está desatualizado e não acompanhando as mudanças, pois é seu empenho profissional que é avaliado. Basta ter discernimento para saber adequar o visual á sua atividade profissional e as diversas situações de trabalho.

    Se você ficar em dúvida decida sempre pelo modelo clássico.  Mesmo porque pessoas verdadeiramente elegantes se conservam fiéis a um estilo, com pequenas variantes e algumas concessões aos modismos. Em geral, elas optam pela versatilidade e pelo conforto.  
  • Questão Errada!
    [Direto ao assunto] Etiqueta Empresárial: Um boa imagem profissional, social e pessoal. Requer posturas, hábitos adequados, novas competências e atitudes dentro das organizações. Está ligado ao convívio harmonioso e comportamento social.
    Bons estudos =]

  • ERRADO.

    Em uma empresa a vestimenta deve ser condizente com o ambiente e não acompanhar as tendências da moda. Sobriedade.

  • Gente, errei de novo. Marquei como CERTO, pois o funcionário precisa se vestir bem, com roupas adequadas, ou seja, necessariamente roupas de grife, caras, é pra isso que ele ganha salário. É obrigação do servidor acompanhar as últimas tendências da moda e se possível acompanhar presencialmente eventos em Milão, Barcelona e no São Paulo Flashion Week. Penso que um funcionário, mesmo em dias de muito calor, deve ir de cachecol e gola rulê tamanha a elegância que esses adereços agregam na imagem do empregado.


ID
86341
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca da etiqueta empresarial, julgue os itens subseqüentes.

A etiqueta empresarial está restrita ao modo de se portar à mesa em uma reunião de negócios, à postura ao sentar-se e à forma de se falar ao telefone com clientes, fornecedores, colegas e superiores no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • A etiqueta empresarial permite ao profissional tornar-se agradável, viver com mais segurança e espontaneidade. Ela mostra que a boa apresentação pessoal, tanto no que se refere a atitudes quanto ao modo de se vestir, é o resultado do balanceamento ideal entre o bom gosto e o bom senso. A mesma capacidade que o profissional tem para ocupar o cargo deve transparecer na sua preocupação em se autoproduzir para exercer sua função adequadamente.Dicas de etiqueta empresarial: * Pontualidade é ponto de honra * Roupas discretas, sem modismos * Nunca se esqueça de que a primeira impressão é a que fica * Tenha sempre cartões profissionais disponíveis * Porta aberta não significa "entre" * Pare à porta, sorria, peça licença. Ao ser autorizado entre, cumprimente com um "bom dia" ou expressão adequada para o horário, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado por ele * Ao conversar olhe nos olhos * Aprenda a ouvir * Não se distraia durante a conversa * Postura: não cruze os braços, não se sente de qualquer jeito jogando o corpo na cadeira (mesmo se estiver cansado), como também não se sente na beirada da cadeira. Ao sentar-se esteja bem acomodado, porém ereto e de forma adequada
  • Não entendi porque a afirmativa não está correta ?
  • Por motivo da palavara "restrita".



    Sds.
  • Boa observação colega!
  • Parabénes, temos que prestar atenção nos detalhes
  • A etiqueta empresarial não é algo restrito ao que foi dito no enunciado, é muito mais amplo e aborda diversos pontos importantes como: Formas de postura,vestimentas adequadas ao exercício da função,não utilizar girias,ser educado,manter-se com uma boa aparencia (barba bem aparada ou até mesmo , sem barba)Ser gentil e não interromper um diálogo quando se está com pressa,mostrar-se interessado em um assunto, entre outras.

    Espero ter ajudado.

    Questão errada
  • Restrita jamais ! :)

  • Palavras exclusivas sempre deixam a questão com 90% de chances de está errada.

  • meus olhos ja estao me enganando, nao vi a palavra "restrita"


ID
86344
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca da etiqueta empresarial, julgue os itens subseqüentes.

Na eventualidade de se estar em meio a uma conversação, no ambiente de trabalho, que tenha demorado mais que o necessário, deve-se mudar abruptamente de assunto, de modo a deixar clara a necessidade da finalização da conversa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    Abruptamente: Rapidamente, sem esperar, de supetão, de modo abrupto.

    Etiqueta empresarial
    é, na realidade, um conjunto de regras cerimoniosas de trato entre as pessoas e que são estabelecidas sempre a partir do bom senso e do bom gosto. Na Era do Conhecimento em que vivemos, a etiqueta requer uma série de atitudes e hábitos que podem fazer a diferença, no momento em que se pretende conquistar um emprego ou até mesmo uma promoção. Isso requer posturas, hábitos adequados, novas competências e atitudes dentro das organizações e, sobretudo, fora dela, como em ocasiões de confraternização, participação em eventos e viagens a negócios. Alguns profissionais perdem oportunidades por desconhecerem a melhor forma de conduzirem as relações e comportamentos, seja diante de seus clientes, de seus colegas ou de seus superiores.

    Bons Estudos =]
  • Apesar de acertar essa questão, considero-a um tanto quanto subjetiva. Se a reunião foi marcada para iniciar às 16:00 hora, por exemplo, e para  terminar às 17:00 horas mas por causa de alguém que desconheça as regras de etiqueta, chegar até às 18:00, vc não vai direcionar o assunto para o encerramento? E se vc tiver um compromisso importantíssimo marcado para as 17:30 por exemplo?
  • "Tenho que ir, vou dar banho no meu peixe"


ID
222412
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Prestação de contas, transparência e informação de
qualidade são atributos cada vez mais presentes na comunicação
das instituições com os seus públicos. Por meio de projetos e de
produtos e serviços implantados, a comunicação permite
participação, desenvolvimento social, transformação de
realidades e melhores práticas de cidadania.

Regina E. César. Movimentos sociais, comunidade e cidadania, In:
Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva
dialógica e transformadora
. Orgs: Margarida M. Kunsch, Krohling Kunsch
e Waldermar L. Kunsch. São Paulo: Summus, 2007 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os próximos itens.

Informar permanentemente os públicos sobre a atuação das organizações é uma atividade de comunicação voltada para a transparência nas relações instituição-sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Transparência e publicidade são dois valores presentes na comunicação pública, entre estado e sociedade. Vale a pena conferir a lei de acesso à informação, que completou um ano.
  • Profas. Cintia Moreno e Janaina Carvalho: 

    Correto. A transparência é um dos conceitos ligados ao exercício da responsabilidade social, que implica também o desenvolvimento de práticas de comunicação, diálogo e interação com os públicos da empresa (como colaboradores, consumidores, clientes, fornecedores, meio ambiente, governo e sociedade) alimentando a confiança na empresa.


ID
222421
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Prestação de contas, transparência e informação de
qualidade são atributos cada vez mais presentes na comunicação
das instituições com os seus públicos. Por meio de projetos e de
produtos e serviços implantados, a comunicação permite
participação, desenvolvimento social, transformação de
realidades e melhores práticas de cidadania.

Regina E. César. Movimentos sociais, comunidade e cidadania, In:
Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva
dialógica e transformadora
. Orgs: Margarida M. Kunsch, Krohling Kunsch
e Waldermar L. Kunsch. São Paulo: Summus, 2007 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os próximos itens.

Não é possível garantir desenvolvimento social, transformação de realidade ou cidadania se não houver ética.

Alternativas
Comentários
  • https://www.youtube.com/watch?v=NKhm40SgWGw

  • GAB C

     

    A ética é premissa para qualquer ação de responsabilidade social, já que significa o compromisso da organização com a comunidade, o meio ambiente e o futuro.


ID
270169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, acerca de imagem empresarial.

Uma vez que as questões públicas podem levar a mudanças no relacionamento da organização com seus diversos públicos, o acompanhamento dessas questões e a gestão de seus possíveis impactos compete ao profissional de relações públicas.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Essa é uma das atribuições do RP.

ID
270172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, acerca de imagem empresarial.

Questões públicas de natureza política, como, por exemplo, eleições, composição de ministérios e escândalos de corrupção, causam os mesmos impactos nas empresas, não importando a natureza da atividade empresarial por elas desenvolvida.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Questão simples. É claro que a depender do tamanho, da abrangência e do tipo de problema em questão, isso trará um feixe diversificado de problemas e também a variedade e intensidade com os quais esses problemas atingirão a organização.

ID
521215
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2005
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Muitas empresas praticam, atualmente, a gestão do relacionamento com o cliente – o chamado CRM – uma abordagem empresarial destinada a entender e influenciar o comportamento dos clientes, por meio de comunicações significativas para melhorar as compras, a retenção, a lealdade dos clientes, bem como a lucratividade da empresa. Nessa perspectiva, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) No CRM as relações não são transacionais, ou seja, focadas na venda imediata sem pensar numa relação mais duradoura. O objetivo do CRM é construir relacionamentos para aumentar as vendas futuras. 

    b) Como já se conhece o perfil do cliente as mensagens são personalizadas. Assim o marketing, malas diretas, contatos são feitos direcionados para as necessidades e interesses de cada cliente reduzindo o custo. Já pensou você entrar em contato com um cliente para oferecer um produto que não o interessa? Com certeza isso seria um desperdício de tempo e dinheiro.

    c) O início da alternativa está correto: aumentar a lucratividade por cliente. Mas vendas casadas são proibidas, logo não é um objetivo do CRM.

    d) O início da alternativa também está correto: aumentar os Índices de retenção e lealdade dos clientes são objetivos do CRM. Mas redução do valor do cliente está totalmente errado. Reduzir o custo do cliente sim, reduzir o valor do cliente não.

    e) A personalização das mensagens aumentam o retorno sobre o investimento em comunicação justamente porque, como as mensagens são personalizadas, elas são mais eficazes em fazer com que os clientes comprem.

  • RECRUTAMENTO de clientes por meio de práticas de CRM? Não entendi a letra B como correta. O CRM é uma estratégia de gestão de relacionamento com cliente, quer dizer, ele já foi captado; o que se faz com esta abordagem é em busca de entender seu padrão de compra, suas preferências, para alcançar sua fidelidade e para direcionar corretamente os esforços da empresa na busca de reter clientes - o próprio enunciado indica isso. E não é exatamente prática de RELACIONAMENTO COM CLIENTE enviar mala-direta para bases de dados compradas. Então a palavra RECRUTAMENTO não me parece bem aplicada. 

  • Questão de 2005 de CRM, acredito estar desatualizada para os preceitos atuais.


ID
521221
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2005
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O Sistema de Informação de Marketing (SIM) é a forma de uma empresa organizar um conjunto de informações de mercado, de modo a viabilizar a tomada de ações gerenciais consistentes. Esse sistema engloba, entre outras coisas, a coleta e tratamento de dados externos (obtidos de fontes externas à empresa) e o de dados internos (obtidos dentro da própria organização).
Sobre estes últimos, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
564751
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O Customer Relationship Management revolucionou a forma como as empresas se relacionavam com os seus clientes até então. Apesar de bastante utilizado hoje nas empresas modernas, é importante lembrar que, para trazer os resultados esperados, um dos maiores ERROS a serem evitados no processo de implementação do CRM é

Alternativas
Comentários
  • CRM não é somente instalar um software no computador da empresa. O CRM é uma filosofia, uma estratégia e um processo que trata das pessoas com quem a empresa se relaciona. Softwares são sim parte desse processo, mas somente isso não trará resultados para a empresa. Muitos pensam que, quando se fala em CRM, terão um custo muito grande, mas existem softwares gratuitos pra baixar no google para já poder implementar essa estratégia na empresa. 

  • GABARITO: B


ID
564772
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma pesquisa realizada recentemente, em vários países, indica dois fatores que condicionam a força de vendas de uma empresa, que são a qualidade dos produtos e serviços e a qualidade do atendimento ao público. O ombusdman de uma empresa tem chamado a atenção do departamento comercial para o fato de a qualidade no atendimento ao cliente ser uma das maiores fragilidades da organização, se comparada com a concorrência. Tendo em conta a filosofia do Marketing de Relacionamento, qual deve ser o papel de um Relações Públicas, nesse caso?

Alternativas
Comentários
  • Letra E

     

    Problema é na qualidade do atendimento, logo, deve-se fazer treinamento com os vendedores para aumentar a qualidade.

     

    Bons estudos !!!

  • Gabarito: Letra E

    Ombudsman é uma palavra sueca que significa representante do cidadão. É o mesmo que ouvidor. 

    fonte: www.ouvidoria.ufg.br


ID
565894
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O varejista tem de tomar decisões a respeito da amplitude e da profundidade de seu sortimento de produtos.
PORQUE
Os varejistas utilizam ferramentas promocionais, tais como propaganda, venda pessoal, promoção de vendas e relações públicas, para atingir os clientes.
A esse respeito, conclui-se que

Alternativas

ID
867949
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

.............................. orienta(m) a administração quanto a problemas públicos e quanto às posições e às imagens da empresa.


Assinale a alternativa que completa a sentença com a opção conceitual correta.

Alternativas

ID
1184458
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segundo Kotler (1998), a tarefa da organização é determinar as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados alvos e atender às satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que os concorrentes, de maneira a preservar ou ampliar o bem-estar dos consumido- res/clientes e da sociedade.
A afirmação acima refere-se ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • Gab B

    Para Kotler, “a orientação de Marketing Societal exige que as empresas incluam considerações sociais e éticas em suas práticas de Marketing”. Ou seja, as organizações devem manter um equilíbrio entre lucro, satisfação dos desejos dos consumidores e interesse público.

  • Achei a questão bem mal formulada

  • de maneira a preservar ou ampliar o bem-estar dos consumido- res/clientes e da sociedade.

    MATA A CHARADA

  • REDE DE MARKETING – é a famosa pirâmide como Hinode, Polishop, entre tantas outras, que você entra, indica um, indica outro e assim vai, conhecido também como marketing multinível.  

    MARKETING SOCIETAL – organizações precisam se conscientizar do impacto que a empresa e seus produtos causam na sociedade e no meio ambiente.

    COMPOSTO DE MARKETING – é o famoso 4Ps (produto, preço, praça e promoção).  

    PESQUISA DE MERCADO – ferramenta usada para conhecer melhor o consumidor, entendendo quais são suas necessidades, expectativas em relação ao produto ou a empresa, podendo definir o público alvo da empresa.  

    VARIÁVEIS COMPORTAMENTAIS –  faz parte das variáveis de segmentação do mercado que observa também o comportamento, demografia, psicográfica e geográfica.

  • questão mal elaborada e distorcida com a resposta...


ID
1307491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O marketing organizacional, ou marketing institucional,
consiste em atividades empreendidas para criar, manter ou
modificar as atitudes e comportamentos do público-alvo com
relação a uma organização.
Philip Kotler; Gary Armstrong. Princípios de marketing . Rio de Janeiro:
LTC – Livros Técnicos e Científicos, 1999, p. 461 (com adaptações).

Com relação ao tema tratado no texto acima, julgue o próximo item.

O marketing institucional não tem caráter estratégico para empresas sem fins lucrativos e cujo compromisso principal seja a responsabilidade social, pois elas não dependem da venda de produtos e devem priorizar suas atividades sociais e comunitárias.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, o marketing institucional tem um papel fundamental para empresas sem fins lucrativos, como as OSCIPs, já que elas se utilizam das técnicas tradicionais de marketing com o objetivo de ressaltar, valorizar, divulgar e multiplicar suas atividades junto aos públicos e assim obter maior apoio do Estado e da sociedade.

  • O marketing institucional é voltado para a obtenção, preservação e melhoria de imagem da empresa. Não está voltado para a venda de produtos. 

  • O Marketing Institucional não pode ser considerado como uma técnica adicional de vendas ou como forma de economizar anúncios na mídia. Seu objetivo é trabalhar a identidade, a formação e a consolidação da imagem de uma organização (ou projeto). Para isso, presta-se às atividades de “polimento de imagem”, na busca de sólida reputação e reconhecimento público para a empresa. Utilizado para formar, manter, consolidar ou mudar o conceito público de uma organização, é o sentido mais usual em que se emprega a expressão marketing institucional, voltado para a obtenção, preservação e melhoria de imagem da empresa no mercado.


    Como ferramenta do marketing, a propaganda institucional no passado era definida como uma comunicação que se restringia em apresentar a marca e as qualidades de uma organização, sem mostrar os produtos e serviços ofertados ao mercado. Atualmente a propaganda institucional é definida como uma comunicação com ênfase na preocupação ambiental ou social, e, em alguns casos, cultural .

  • Vide o Greenpeace.

  • Segundo Margarida Kunsch, entre as correntes de pensamento dedicadas ao marketing institucional "aquele que os benefícios e práticas podem ser aplicados NÃO SOMENTE a produtos e serviços, mas também na promoção de ideias, causas e programas sociais"


    Fonte: Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada - Margarida Maria Kunsch


ID
1356475
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O diretor de marketing de uma empresa do setor de energia prevê, no seu planejamento anual, ações de relações públicas para consolidar sua imagem no mercado.

Sendo assim, deveria investir em ferramentas de comunicação tais como

Alternativas
Comentários
  • Por quê não seria a alternativa A também?

  • A alternativa "A" está ligada a propaganda e na questão ele pede as ações que estão ligadas a relações públicas. 

  • Objetivos de relações públicas

    1.  Gerenciamento da reputação

    Os profissionais de RP procuram criar e gerenciar a reputação de uma empresa.

    2.  Lobby

    É o gerenciamento das comunicações com funcionários públicos.

    Os profissionais de RP podem querer informar os líderes do governo a respeito de certas atividades e de como elas contribuem para o bem estar do público.

    3.  Gerenciamento de eventos especiais

    É o gerenciamento dos eventos que foram planejados no plano de CIM.

    Marketing esportivo e patrocínio de eventos culturais são duas grandes áreas gerenciadas pela área de RP. 

    4.  Redação de pronunciamentos e assessoria de imprensa

    O RP cria pronunciamentos para vários funcionários da empresa.

    Também podem preparar respostas dos funcionários para perguntas que serão feitas por jornalistas.

    5.  Desenvolvimento de publicações

    RP é incumbido de desenvolver e produzir muitas publicações emitidas pela empresa, como relatórios anuais, revistas e manuais. 

  • Consolidar uma marca nada mais é que torná-la impactante, grande e visível. Qualquer "zé-das-couves" pode colocar seu produto numa propaganda de TV ou internet. Isso não vai garantir que essa marca seja forte ou consolidada. Somente os grandes têm apoio da cultura de massa, da mídia, e etc. Sua presença é firme em eventos, shows, filmes, moda, arte, comportamento... Por isso, LETRA B.

  • Relações Públicas, em comunicação, é o conjunto de atividades informativas, coordenadas de modo sistemático, relacionadas ao intercâmbio de informações entre uma empresa ou organização e sua clientela, imprensa, grupo social e/ou público alvo. Estas destinam estabelecer e manter o equilíbrio e o bom entendimento entre as duas partes e por vezes expandir ou estabilizar a imagem e/ou identidade da instituição ativa perante a opinião pública


    gab D


    todas as outras alternativas falam de PROMOÇÃO DE VENDAS.


  • Alternativa A. Errado. Exemplo de propaganda.

    Alternativa B. Errado. Investimento em vendas pessoais.

    Alternativa C. Errado. Investimento em merchandising (modalidade de propaganda).

    Alternativa D. Correto. Descreve corretamente exemplo de relações públicas.

    Alternativa E. Errado. Exemplos de marketing direto.

    Resposta: D

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    Relações Públicas são um conjunto de campanhas ou programas internos (direcionados aos clientes internos  da  organização,  tais  como  os  funcionários)  ou  programas  externos  (direcionados  aos clientes  externos),  que  são  elaboradas  para  fortalecer  a  imagem  da  organização.  O  objetivo é gerenciar o relacionamento da empresa com o seu público de interesse. Por exemplo: patrocínio de eventos, assessoria de imprensa, etc.


ID
1535959
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a verdadeira aplicação do conceito de marketing dos serviços de saúde que pode benefciar a organização, o bem-estar das pessoas e o da sociedade em geral.

Alternativas
Comentários
  • A letra E e B são muito parecidas. 


  • GM Roberto, oferecer produtos em larga escala não é função do departamento de Marketing e sim do de produção. 

  • Interpretação B: Oferecer produtos em grande quantidades,com preços menores e facilidade de acesso aos clientes. Errado, pois o marketing tem o objetivo de trazer valor ao produto, ou seja, é através da soma Custo+Beneficio, não significa que o produto ou serviço será com preço menor,tudo depende da necessidade do cliente e o limite de compra do mesmo. A alternativa E : Entrega de valor aos consumidores gerenciamento dos relacionamentos com eles e a promoção dos objetivos organizações. Aqui basicamente disse o objetivo do marketing, ou seja, a entrega de valor que está associada ao custo e benefício, satisfazendo as necessidades do cliente e os objetivos da organização(Eficácia).

ID
1622809
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Kotler (2006), reconhecido por seus estudos e publicações sobre marketing, destaca o diferencial para serviços e mais recentemente fala do marketing holístico de serviços que, segundo ele, “exige marketing externo, interno e interativo”. O primeiro é “processo normal de preparo, determinação de preço, distribuição e promoção de um serviço aos clientes”; o segundo cuida da preparação dos funcionários e o terceiro das habilidades destes no trato com o cliente.

A partir do texto apresentado, analise as afirmativas.

I - As empresas estão entendendo que grande parte do sucesso com os consumidores dos seus serviços depende do preparo e da relação estabelecida com os funcionários.

II - As quatro características principais dos serviços que afetam o programa de marketing são atendimento, volatilidade, variabilidade e vencimento.

III - Endomarketing significa “marketing para dentro” ou interno. É toda e qualquer ação do marketing voltada para a satisfação e aliança do público interno com o intuito de melhor atender aos clientes externos.

IV - Segundo alguns autores, marketing envolve cultura, estratégia e tática, portanto pode ser expresso como um conjunto de crenças e valores que motivam a organização a atender às necessidades do cliente através de um caminho lucrativo.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Ligação entre:

    EMPREGADOS < ---- > EMPRESA = Marketing Interno

    EMPRESA         < ---- > CLIENTES = Marketing Externo

    EMPREGADOS < ---- > CLIENTES = Marketing Interativo

    Erro da alternativa:

    II - Os serviços apresentam quatro características principais, que afetam enormemente a elaboração de programas de marketing: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade.

    Resumão:

    Intangibilidade: Não se pode pegar.

    Inseparabilidade: São produzidos e consumidos simultaneamente.

    Variabilidade: Depende de quem, onde e quando são produzidos.

    Perecibilidade: Não podem ser estocados ou guardados.

    Avante!

  • Marketing Interno = Empresa > Funcionários

    Marketing Externo = Empresa > Clientes

    Marketing Interativo = Funcionários > Clientes

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------

    Características do Marketing

    V IS P I

    Variabilidade/ Heterogeneidade - Um serviço é diferente em cada prestação/ varia.

    Inseparabilidade/ Simultaneidade - É consumido no mesmo tempo que é prestado

    Perecibilidade - Não é possível reaproveitar uma cadeira ociosa (não foram vendidas todas as passagens) em um vôo de uma empresa de viagens aéreas

    Intangibilidade - Serviço não é "palpável" - Isso é um desafio a ser superado, uma estratégia é "tangibilizar" com aspectos de aparência por exemplo.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------

    3 P's -Pessoas -Plataformas -Processos

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------

    Fonte: Meus Resumos


ID
1648561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o item subsecutivo acerca de noções de mercado, marketing, público-alvo e relações públicas.

O composto de marketing, também chamado de quatro Ps — produto, preço, praça e promoção —, é o conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para atingir seus objetivos de marketing.

Alternativas
Comentários
  • O marketing se ocupa de muitas decisões envolvendo o processo de entrega de valor aos clientes. Uma das formas de classificar suas atividades são os chamados 4 Ps de Marketing, também chamados de Mix de Marketing ou composto de Marketing. Eles reúnem a maior parte das suas atividades:

    Produto: decisões sobre a variedade, qualidade, design, nome da marca, embalagem, garantias, devoluções etc. Ciclo de vida: nascimento, crescimento, maturidade, declínio e morte.

    Preço: preço da tabela, políticas de descontos, prazo de pagamento, condições de financiamento.

    Praça: distribuição, cobertura, estoque, transporte.

    Promoção: SENTIDO DE COMUNICAÇÃO (composto de comunicação ou composto promocional), promoções de vendas, propagandas, força de vendas, relações públicas e marketing direto.

    Avante!

  • Os 2 p's do marketing são visões de ferramenta da empresa.

    Preço
    Produto - variedade/qualidade/características/design
    Praça - Em que locais estar presente, estocagem, transporte
    Promoção
  • Os 4 Ps do marketing também chamados de Mix de Marketing ou Composto de Marketing representam os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. Quando os 4 estão em equilíbrio tendem a influenciar e conquistar o público.

  • Gabarito: Certo


ID
1648564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o item subsecutivo acerca de noções de mercado, marketing, público-alvo e relações públicas.

Relações públicas e marketing são duas áreas fundamentais na perspectiva da comunicação organizacional integrada.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a American Marketing Association: "Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e o seu público interessado".

    Relações Públicas: variedade de programas destinados a promover ou proteger a imagem de uma empresa ou de seus produtos.

    (Apostila A casa do concurseiro)

    Avante!

  • Gabarito: Certo


ID
1648567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o item subsecutivo acerca de noções de mercado, marketing, público-alvo e relações públicas.

A comunicação mercadológica é aquela dirigida ao público interno e que atua nos processos comunicativos internos da organização.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação mercadológica é aquela que contempla as ações desenvolvidas por uma empresa no sentido de reforçar a imagem das suas marcas, produtos e serviços, colocando-as favoravelmente no mercado e , evidentemente, aumentando as suas vendas e, por extensão, a sua receita.
     Para tal, as empresas ou entidades lançam mão de um amplo mix de comunicação, que inclui o esforço publicitário, o relacionamento com a mídia, o atendimento ao cliente (SAC), uma eficiente estrutura de distribuição e toda a sua competência em marketing.

    Avante!

  • Comunicação Organizacional é aquela voltada para a comunicação dos processos internos da organização.

  • Ele falou em comunicação interna : voltada para o público interno .

    Mercadológica objetiva a venda e é voltada ao público extern

  • Gabarito: Errado.


ID
1648573
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito do atendimento, da relação da organização com o consumidor e da comunicação direta, julgue o item subsequente.

O marketing direto se caracteriza pela massificação das mensagens dirigidas ao público, por intermédio do marketing.

Alternativas
Comentários
  • EPA!

    Questão pega ratão!

    A principal característica do Marketing Direto é a comunicação direta entre a empresa e o consumidor atual ou potencial, por telefone, correio ou internet, que adiciona diversas vantagens ao processo de vendas. O Marketing Direto, também chamado de Marketing UM A UM, além de atuar sobre as vendas, tem um forte papel na retenção dos clientes e é muito importante para construção e manutenção do relacionamento.

    OBS: Vantegens:

    - O cliente tem acesso aos produtos e serviços sem sair de casa.

    - O cliente se sente especial por ter atenção especial.

    - O vendedor contata o cliente sem precisar se deslocar.

    - Entre outros.

    Avante!

  • O erro da questão esta em dizer que, o Marketing Direto se caracteriza pela massificação das mensagens dirigidas ao público. O marketing direto, é aquele que foca seus esforços no público que de fato tem interesse em determinado produto ou serviço, sem intermediários.

  • De acordo com Kotler (2012), um canal de nível zero, também chamado canal de marketing direto, consiste em um fabricante que vende diretamente ao consumidor final, como vendas porta a porta.


ID
1693015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o item subsequente, no que concerne a conquista e manutenção de clientes.

Hoje em dia, grande parte das empresas pratica o verdadeiro marketing de massa, uma vez que um número reduzido de vendedores vende determinado produto-padrão para qualquer cliente que aparecer


Alternativas
Comentários
  • Marketing de massa é a produção, a distribuicão e a promocão em massa de um mesmo produto, sem que haja um maior nível de segmentação de mercado. É uma estratégia de marketing, onde os profissionais tomam a decisão de produzir, distribuir em massa e tentar atrair todos os tipos de compradores.


ID
1693018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o item subsequente, no que concerne a conquista e manutenção de clientes.

Atualmente inúmeras organizações utilizam a percepção subliminar do consumidor, que lhes permite influenciar seu comportamento e controlá-lo sistematicamente.


Alternativas
Comentários
  • Percepção subliminar ocorre sempre que um estímulo apresentado abaixo dos limites da percepção consciente é reconhecido como influenciando nossos ... são frequentemente usados de modo subliminar para induzir consumidores a ... o subconsciente sem passar pelo nível consciente pode então mostrar seu valor.

     

    gab errado


ID
1693021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o item subsequente, no que concerne a conquista e manutenção de clientes.

O objetivo da unidade de CRM (Customer Relationship Management) é administrar as informações detalhadas a respeito de cada cliente e de todos os pontos de contato estabelecidos com ele. 


Alternativas
Comentários
  • É a Gestão do Relacionamento com o Cliente. Seu objetivo principal é colocar o cliente no centro dos processos da empresa de modo a viabilizar aquele tipo de percepção que permite antecipar as necessidades atuais e potenciais do cliente.

  • Esta corretissima. 
    O objetivo da unidade de CRM (Customer Relationship Management) é administrar as informações detalhadas a respeito de cada cliente e de todos os pontos de contato estabelecidos com ele. 
     

     


ID
1693024
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o item subsequente, no que concerne a conquista e manutenção de clientes.

A observação casual não é considerada ponto de contato com o cliente, visto que não há relação entre os agentes –– organização e cliente –– nesse tipo de experiência. 


Alternativas
Comentários
  • A observação casual  é considerada ponto de contato com o cliente


ID
1756300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em relação a vendas e comunicação integrada de marketing (CIM), julgue o item que se segue. 

A CIM, devido ao fato de estimular a reflexão a respeito das formas pelas quais o cliente estabelece contato com a empresa e sobre como a empresa comunica seu posicionamento de marca, contribui para o desenvolvimento de brand equity e para o aumento das vendas.

Alternativas
Comentários
  • A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo (Bueno, 2010).

    Tradicionalmente, a comunicação empresarial tem sido trabalhada como o somatório de atividades realizadas independentemente por departamentos, divisões ou assessorias que, necessariamente, não se articulam, ou seja, não há uma unidade, tendo em vista objetivos, valores e uma missão comum. Na prática, o que é pior, além da falta de um planejamento comum, estes departamentos ou assessorias competem entre si, definindo instâncias particulares de decisão dentro das empresas ou entidades, seguindo a velha fórmula de "aqui quem manda sou eu". A comunicação interna fica entregue à área de Relações Públicas, os jornalistas editam os house organs, a publicidade é responsabilidade dos profissionais de marketing, as relações governamentais ficam a cargo de um lobista, e assim por diante.


    O Brand Equity é um termo da área do marketing, que significa o valor adicional que se atribui a algum produto ou serviço. Esse valor influencia na forma como o consumidor pensa, sente e age em relação à marca, assim como nos preços, na parcela de mercado e na lucratividade proporcionada pela marca à empresa [1] . O Brand Equity representa um importante ativo intangível que corresponde a um valor psicológico e financeiro da organização.

    A AMA (American Marketing Association) traz a palavra marca definida como um nome, sinal, termo, símbolo ou design, ou um conjunto de todas essas palavras, com o intuito de diferenciar um produto ou serviço de um grupo de fornecedores.


    gab CERTO


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o_integrada


ID
1756306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em relação a vendas e comunicação integrada de marketing (CIM), julgue o item que se segue. 

As vendas podem ser potencializadas por meio da combinação de ações, como a promoção de vendas para incentivar o consumo — por exemplo, oferta de prêmios a clientes —, e atividades promovidas pelas relações públicas — por exemplo, organização de palestras informativas sobre produtos promocionais. 

Alternativas
Comentários
  • Promoção de vendas é um dos quatro aspectos do promocional mix. Refere-se ao conjunto de ferramentas usadas para desenvolver e acelerar as vendas de um produto ou de um serviço. Consiste num conjunto diversificado de incentivo a curto prazo que visa estimular a compra ou venda de um produto ou serviço:

    • Amostras: São ofertas de uma quantidade de produtos para o experimento do cliente, que busca a aprovação do produto sem o vínculo de compra;
    • Cupões: Certificados que garantem aos compradores vantagens em relação a compra ou a sorteios definidos pelo empreendedor;
    • Brindes promocionais: são artigos úteis, com o nome do anunciante impresso neles, dado como presente aos consumidores;
    • Brindes: são mercadorias oferecidas gratuitamente ou a baixo custo como incentivo à compra de determinado produto;
    • Recompensas por preferência: São algumas bonificações para os clientes que tem uma certa regularidade de compra ou de uso dos serviços da empresa, nesta modalidade selos de trocas também são levados em consideração por esta ferramenta.
    • Promoção no ponto de venda: Uma das formas mais comuns de promoção de venda, onde são trabalhados os expositores e pontas de gondolas a fim de atrair a atenção dos consumidores.
    • Concursos e sorteios: São encontrados normalmente em grandes campanhas que possibilitam ao consumidor obter alguma coisa, normalmente um prémio,como carros, casas etc.
    • Pacotes ou descontos promocionais: oferece aos consumidores descontos sobre os preços normais do produto.


    Embora Relações Públicas tenham ligação íntima com o Marketing em termos de ferramenta mercadológica, elas podem ser exercidas por pessoas de diferentes formações acadêmicas, pois apresentam particularidades próprias.

    No Brasil existem várias escolas de Relações Públicas, onde os profissionais que emergem desses cursos abrem seu próprio espaço e criam associações de classe, tentando manter sua identidade frente a profissionais oriundos de outras áreas.

    Diante das atividades que podem ser realizadas pelo profissional de Relações Públicas, veremos abaixo algumas que podem ser exercidas por profissionais oriundos de outras áreas:

    a) Relacionamento Com a Imprensa: Repassar informações de interesse público, visando atrair a atenção sobre a organização e seus produtos (e serviços). Minimizar o efeito de críticas, campanhas difamatórias ou acidentes ocorridos que envolvam a organização.

    b) Comunicações Corporativas: Criar informes (internos e/ou externos) a fim de promover a compreensão do funcionamento da organização.

    c) Lobby (Tráfico de Influência): Trabalho feito junto aos legisladores (ou outros órgãos do governo) visando criar normas específicas, ou minimizar o efeito de normas que prejudiquem a organização (ou seus produtos e serviços).


    gab CERTO


ID
1771432
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Na elaboração do Planejamento Estratégico de Comunicação, a assessoria de Relações Públicas de uma instituição do Judiciário constatou as seguintes informações: a instituição ainda é pouco conhecida pelo público; a população tem grande interesse em ingressar com ações no sistema judiciário; a crise econômica limitou os recursos do órgão; e o aumento de programas populares tornou mais acessível termos e procedimentos jurídicos para os cidadãos.

Esse tipo de informação é proveniente da ferramenta de análise do Planejamento Estratégico: 

Alternativas
Comentários
  •  a instituição ainda é pouco conhecida pelo público;=  Fraquesa

     a população tem grande interesse em ingressar com ações no sistema judiciário; =Oportunidade

    a crise econômica limitou os recursos do órgão; =Ameaça

     e o aumento de programas populares tornou mais acessível termos e procedimentos jurídicos para os cidadãos =Força

  • Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.

  • GABARITO LETRA B


ID
1810006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere a atividades de marketing e relações públicas nas organizações, julgue o item a seguir.

Na concepção da comunicação integrada, a gestão da comunicação institucional e interna da organização cabe ao gestor de marketing

Alternativas
Comentários
  • E cabe a quem?



  • Ao Assessor de Imprensa. Em uma Assessoria de Comunicação, a qual integra serviços os mais variados, como Assessoria de Imprensa, Relações Públicas, Publicidade e Marketing, os demais proporcionais reportam-se ao Jornalista, Assessor de Imprensa;. 

  • ''O gestor de marketing volta-se para a comunicação externa, orientada para o público-externo para fins mercadológicos. Os profissionais indicados para a comunicação institucional seriam o de RP, jornalista institucional e até o publicitário, mas o gestor de marketing não'', segundo Paolla Maletti. 


  • Se o objetivo do marketing é a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, é preciso conhecer esses clientes para poder cumprir o objetivo. Portanto, o gestor de marketing começa obtendo informações.


    Quanto ao ambiente de marketing, o gestor deve analisar os fatores incontroláveis, que são as tendências da economia, da política e da demografia. Por exemplo, se a população está envelhecendo no Brasil, essa tendência demográfica gera uma série de oportunidades para a criação de novos produtos para a terceira idade.


    Além disso, o gestor de marketing deve ficar atento aos avanços tecnológicos, às mudanças culturais e ao ambiente ecológico ou natural, que também podem causar forte impacto no mercado em que atua e na sua própria empresa.


    Além do ambiente externo, o gestor de marketing deve analisar o mercado no qual está inserido, levando em conta os fornecedores, concorrentes, intermediários (varejistas, por exemplo) e clientes.


  • Existem vários tipos de comunicações que ocorrem em uma organização. Apesar de cada uma ter propósito e públicos específicos, as comunicações se complementam para atingir os objetivos maiores propostos no Planejamento de Comunicação Integrada.

    A comunicação institucional atua na construção e manutenção da identidade, imagem e reputação corporativas, bem como na influência da organização nos ambientes onde está localizada. Visa atingir colaboradores, formadores de opinião, mídia, comunidades nas redondezas, ambientalistas, órgãos públicos, acionistas e consumidores. Geralmente é realizada por profissionais das áreas de relações públicas e de jornalismo.

    A comunicação mercadológica foca na comercialização de produtos e serviços, e na perpetuação de relacionamentos entre organização e clientes. Seu enfoque são os consumidores, revendedores e distribuidores. Pode, em alguns casos, e sob a direção do marketing, trabalhar com o público interno em ações de endomarketing. As ações dessa área são geridas e executadas, na maioria das vezes, por profissionais de marketing ou da publicidade e propaganda.

    A comunicação interna tem como objetivo garantir a coesão de interesses e de valores entre a organização e os colaboradores. Na busca por diálogo e troca de mensagens, esse departamento pode realizar a gestão e planejamento de veículos de comunicação interna, gestão e planejamento de eventos, desenvolvimento de pesquisas e gerenciamento de crises entre a empresa, o público interno e a ouvidoria. Jornalistas e relações públicas costumam trabalhar em parceria com profissionais dos Recursos Humanos para desenvolver essas atividades.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está errada. Na concepção da comunicação integrada, a gestão da comunicação institucional e interna da organização cabe ao gestor de comunicação, não ao de marketing.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Bibliografia:

    - Kunsch, Margarida. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Summus Editorial. 5ª. edição. 2003.
  • A afirmação da questão está errada. Na concepção da comunicação integrada, a gestão da comunicação institucional e interna da organização cabe ao gestor de comunicação, não ao de marketing.


ID
1810009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere a atividades de marketing e relações públicas nas organizações, julgue o item a seguir.

A principal função da comunicação institucional é transmitir credibilidade, de modo a construir imagem e reputação positivas perante os públicos da organização.

Alternativas
Comentários
  • A Comunicação Institucional é uma área da Comunicação que implica conhecer as instituições e compartilhar suas propriedades (histórico, visão, missões, valores, filosofia e políticas), não se limitando apenas na divulgação institucional e mercadológica. Pode-se considerá-la como um meio de estruturar a comunicação externa e interna da Instituição através de planejamentos, implementações, gerenciamentos e uso de tecnologias. O profissional especializado em Comunicação Institucional é apto para elaborar e implantar políticas de comunicação, tendo como principais funções definir os objetivos de comunicação da Instituição, interagir com o público interno e externo (e avaliar os resultados dessa interação) e criar projetos utilizando diversas mídias existentes.


    A Comunicação Institucional é responsável, por intermédio do departamento de relações públicas, pela formação da identidade e imagem positiva de uma instituição, ressaltando perspectivas relacionadas com a missão e a ideologia da organização. Está ligada a aparência corporativa que evidencia o lado público das instituições, formando uma personalidade organizacional. Desta forma, elaborar a Comunicação Institucional é conhecer e compartilhar características de uma empresa, sobretudo seus valores. Elas buscam preservar e consolidar sua imagem com os clientes e parceiros e, se ocorrer alguma crise, precisam de alguém que ajude a manter essa imagem de respeito intacta junto à imprensa

  • Certa

    a comunicação institucional procura a construção de uma imagem positiva,com credibilidade e boa reputação.

  • Em uma organização, pública ou privada, podem ser praticados vários tipos de comunicação: institucional, administrativa, interna, mercadológica e pública. Apesar do fato de que cada um tem particularidades, objetivos e públicos específicos, todos os tipos de comunicação se complementam e convergem para atingir os objetivos maiores propostos no Planejamento de Comunicação Integrada.

    A comunicação institucional atua na construção e manutenção da identidade, imagem e reputação corporativas, bem como na influência da organização nos ambientes onde está localizada. Visa a transmitir credibilidade para os públicos de interesse, como colaboradores, formadores de opinião, mídia, comunidades nas redondezas, ambientalistas, órgãos públicos, acionistas e consumidores. Geralmente é realizada por profissionais das áreas de relações públicas e de jornalismo.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está certa.

    Gabarito do Professor: CERTO.

    Bibliografia:

    - Kunsch, Margarida. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Summus Editorial. 5ª. edição. 2003.

ID
1810018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação ao planejamento estratégico de comunicação organizacional e ao planejamento de comunicação, julgue o item que se segue.

Propaganda, publicidade, promoção de vendas, merchandising, relações públicas, marketing direto e eventos são ferramentas do composto de comunicação que podem ser selecionadas no planejamento de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Dentro dos 4 P's do marketing, temos a promoção e para desenvolvê-la o profissional dispõe de uma gama de possibilidades denominada de composto de comunicação (ou mix de promoção, ou mix de comunicação de marketing). O qual inclui todas essas ferramentas que foram descritas na questão e outras.


    O marketing mix foi formulado primeiramente por Jerome McCarthy em seu livro Basic Marketing[6] e trata do conjunto de pontos de interesse para os quais as organizações devem estar atentas se desejam perseguir seus objetivos de marketing[carece de fontes]. Os 4 Ps resultam da simplificação dos doze elementos constituintes do marketing mix identificados por Borden [3] [4] e congregam todas as variáveis do marketing mix em quatro "variáveis básicas"[7] : Produto (Product), Preço (Price), Praça (Place; ponto de venda/distribuição) e Promoção (Promotion).


    GAB CERTO

  • Segundo Margarida Kunsch, fazem parte da Comunicação Mercadológica (integrante do Composto da Comunicação), portanto podem ser selecionadas para o planejamento de comunicação:

    - Marketing

    - Propaganda

    - Promoção de vendas

    - Ferias e exposições

    - Merchandising

    - Venda Direta

    - Publicidade

  • A comunicação de marketing é o modo pelo qual a organização se comunica com seus públicos consumidores com o intuito de informá-los, relembrá-los, convencê-los ou manter o relacionamento. Atua também na fidelização do cliente, na experimentação de produtos ou serviços, no posicionamento da marca, na consolidação da imagem positiva, no aumento das vendas e no valor gerado para os acionistas.

    O Mix de Comunicação de Marketing diz respeito ao conjunto de atividades e meios escolhidos durante o planejamento de comunicação para estabelecer contato, interação e/ou relacionamento com os clientes (sejam eventuais, recorrentes ou em potencial). Temos, como exemplos, propaganda, publicidade, relações públicas, merchandising, patrocínio, eventos, promoção de vendas, marketing direto, folhetos e catálogos, venda direta (ou venda pessoal) e marketing de relacionamento.

    Propaganda é qualquer forma paga de anúncio, promoção e divulgação de mensagem não pessoal de produtos, serviços ou ideias, veiculada em meios de comunicação de massa, por um anunciante identificado.

    Publicidade é um conjunto de atividades que visa despertar no público-alvo o desejo pelo produto, serviço ou ideia apresentada (objetivo promocional) ou dar prestígio ao anunciante (objetivo institucional). Geralmente é paga e realizada sem intenção de ocultar o nome e os propósitos do anunciante. Tem relação direta com os termos slogan, target, teaser, budget e recall.

    Promoção de vendas é a união de elementos mercadológicos, exercidos na mídia e fora dela por um período pré-determinado, destinado a estimular experiências com um produto, aumentar a demanda e levar o consumidor até o produto.

    Merchandising é a somatória de ações realizadas no ponto de venda, onde é apresentado o produto certo, na quantidade adequada, por um preço justo, no momento ideal, com o impacto visual e exposição coerentes com a realidade. Envolve arrumação, embalagem, destaque, boa exposição, design e material promocional. Pode até envolver ações de distribuição de amostras (ou unidades) de produtos, prestação gratuita de serviços, degustação de alimentos e bebidas, mas não é uma regra.

    Relações Públicas é a variedade de programas e esforços de promoção elaborados com as finalidades de formar atitudes e opiniões favoráveis a uma organização, marca ou produto, e estabelecer relacionamentos duradouros com públicos de interesse.

    Marketing direto é uma ferramenta que busca interagir diretamente com os consumidores e prospects; individualiza a comunicação entre a organização e o cliente, tem mais condições de mensurar as respostas e possibilita transações em qualquer lugar. Como exemplos, temos a mala direta, telemarketing, televendas e e-mail marketing.

    Evento é a concentração de pessoas e/ou entidades, realizada em data e local previamente estabelecidos, com objetivos específicos. Podem ser classificados de acordo com a extensão (municipal, nacional, etc), dimensão (pequeno, grande, etc), objetivos (institucional ou promocional), tipo (folclórico, cívico, etc) e por espécie (expositivos, dialogais, etc).

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a questão está certa.

    Gabarito do professor: CERTO.


    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

ID
1810057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca da interface entre atividade de relações públicas e administração de empresas, bem como entre relações públicas e gestão de pessoas, julgue o item subsecutivo.

Marketing social e cultural são atividades próprias da comunicação institucional.

Alternativas
Comentários
  • A Comunicação Institucional é uma área da Comunicação que implica conhecer as instituições e compartilhar suas propriedades (histórico, visão, missões, valores, filosofia e políticas), não se limitando apenas na divulgação institucional e mercadológica. Pode-se considerá-la como um meio de estruturar a comunicação externa e interna da Instituição através de planejamentos, implementações, gerenciamentos e uso de tecnologias. O profissional especializado em Comunicação Institucional é apto para elaborar e implantar políticas de comunicação, tendo como principais funções definir os objetivos de comunicação da Instituição, interagir com o público interno e externo (e avaliar os resultados dessa interação) e criar projetos utilizando diversas mídias existentes.


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o_institucional


    GAB CERTO

  • GAB C
     

    Conforme Margarida Kunsch, a Comunicação Institucional abrange:

    Relações Públicas

    Jornalismo empresarial

    Assessoria de imprensa

    Editoração multimídia

    Imagem corporativa

    Propaganda institucional

    Marketing social

    Marketing cultural

  • Em uma organização, pública ou privada, podem ser praticados vários tipos de comunicação: institucional, administrativa, interna, mercadológica e pública. Apesar do fato de que cada um tem particularidades, objetivos e públicos específicos, todos os tipos de comunicação se complementam e convergem para atingir os objetivos maiores propostos no Planejamento de Comunicação Integrada.

    A comunicação institucional atua na construção e manutenção da identidade, imagem e reputação corporativas, bem como na influência da organização nos ambientes onde está localizada. Visa a transmitir credibilidade para os públicos de interesse, como colaboradores, formadores de opinião, mídia, comunidades nas redondezas, ambientalistas, órgãos públicos, acionistas e consumidores. Geralmente é realizada por profissionais das áreas de relações públicas e de jornalismo.

    O marketing social é uma vertente do marketing que usa os mesmos princípios, técnicas, ferramentas e estratégias da sua área de origem para buscar algo diferente: incentivar o público-alvo a adotar comportamentos e compartilhar hábitos que beneficiam tanto o indivíduo como a coletividade. Baseia-se na autenticidade e no comprometimento da organização com causas sociais. Temos, como exemplos, campanhas de vacinação, de prevenção a acidentes de trânsito e de proteção ao meio ambiente.

    De acordo com Muylaert (1995), marketing cultural “é o conjunto de recursos de marketing que permite projetar a imagem de uma empresa ou entidade, através de ações culturais...é uma das ferramentas de comunicação mais seguras para que o produto, associado a determinado evento, tenha reforçada a imagem desejada".

    Podemos dizer que marketing social e de marketing cultural são atividades usadas pela comunicação institucional para atingir seus objetivos. Não podemos, no entanto, afirmar que são atividades exclusivas dessa área da comunicação.

    Com base nessa explicação, concluímos que a questão está certa.

    Gabarito do Professor: CERTO.

    Bibliografia:

    - Nancy, R. Lee & Kotler, Philip. Marketing social. Saraiva Educação S.A. 2019.

    - Muylaert, Roberto. Marketing Cultural & Comunicação Dirigida. 4 ed. São Paulo: Globo, 1995.

    - Kunsch, Margarida. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Summus Editorial. 5ª. edição. 2003.


ID
1810060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca da interface entre atividade de relações públicas e administração de empresas, bem como entre relações públicas e gestão de pessoas, julgue o item subsecutivo.

Cabe ao profissional de relações públicas estabelecer diálogo entre a organização e os stakeholders, que são seus públicos estratégicos.

Alternativas
Comentários
  • Mais do que uma ação de relações públicas para gerenciamento de crises, o relacionamento com stakeholders deve ser incorporado à gestão da empresa. É o que propõe o conceito de responsabilidade social empresarial (RSE), definido pelo Ethos como a forma de gestão que se caracteriza pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade.

  • certa

    Q754808 - Cabe ao profissional de Relações Públicas criar e manter canais de comunicação em via de mão dupla, proporcionando o fluxo de informação entre a organização e seus públicos tanto de fora para dentro quanto de dentro para fora.


ID
1837657
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito do planejamento de comunicação organizacional, julgue o item que se segue.

A análise SWOT pode ser utilizada para avaliar os ambientes externo e interno da organização.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO 

     

    Através da Matriz SWOT, você pode analisar  os pontos positivos e negativos de sua empresa, e assim definir os objetivos futuros.

    Força e Fraqueza = Ambiente interno

    Oportunidade e Ameaça = Ambiente externo

  • Para as organizações subsistirem e se sobressaírem no cenário em que atuam, é necessário realizar constantes análises. A análise SWOT, acrônimo dos termos em inglês Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), consiste em verificar a situação de aspectos internos e de aspectos externos para tomada de decisões, formulação de estratégias e priorização das ações.

    No âmbito interno, encontramos os pontos fortes e fracos, ambos sob controle direto da organização e, portanto, podem ser configurados e aprimorados. Os pontos fortes referem-se às habilidades, competências, recursos e fatores situacionais positivos. Os pontos fracos dizem respeito às limitações internas, carências e dificuldades que podem impactar negativamente o desempenho organizacional.

    No âmbito externo, temos as oportunidades e as ameaças, ambas sob controle do mercado e de questões mais abrangentes, como a política e economia do país. As oportunidades são fatores ou tendências favoráveis que podem ser aproveitados pela organização (como o aquecimento da economia para aumentar as vendas). Já as ameaças são aspectos ou tendências externas desvantajosas, que podem prejudicar a subsistência, frear o crescimento ou levar a organização a adotar novos caminhos de atuação (como a entrada de um concorrente de peso no mercado).

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está certa.

    Gabarito do professor: CERTO.


    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Armstrong, Gary. Princípios de marketing. Tradução: Sabrina Cairo. Revisão técnica: Dilson Gabriel dos Santos e Francisco Alvarez. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

ID
2104312
Banca
Gestão Concurso
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma cliente fez um comentário negativo e foi ofendida no Facebook de uma conhecida lavanderia. A partir daí, iniciou-se uma discussão ofensiva que foi copiada e “viralizada” nas redes sociais. A repercussão negativa motivou a marca a deletar sua conta no Facebook. Dias depois , a Lavanderia criou uma nova conta que também recebeu um número sem fim de comentários negativos.

Levando em consideração essas informações, analise os itens seguintes:

I. A empresa deve ouvir a queixa do cliente com atenção para saber se algum dos processos foi falho e dar um prazo para a resposta.

II. As organizações podem lançar mão dos meios que dispuserem, visando à proteção e manutenção da marca, mesmo que, às vezes, isso signifique responder de forma mais ríspida aos clientes.

III. Caso seja constatada a falha, corrija a origem do problema e, dentro do prazo prometido, desculpese com o cliente.

IV. Ofereça uma solução prática, como trocar o produto, refazer o serviço ou oferecer descontos para futuras negociações

É CORRETO apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • d)

    I,III e IV


ID
2157961
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere ao endomarketing©, julgue o item subsequente.


Por meio de ações de comunicação institucional, o endomarketing© procura fixar a imagem da instituição de forma positiva junto aos seus funcionários.

Alternativas
Comentários
  • Alguém que acertou poderia, por favor, comentar? Qual a 'chave' da questão - comunicação institucional? Porque a segunda parte está correta - é vender positivamente a empresa para o funcionário. Alguém? Obrigado desde já.

  • De acordo com a professora Paolla Marletti (Estratégia):

    "Uma bela “casca de banana” ... O endomarketing procura fixar a imagem das instituições de forma positiva junto ao público interno (não só os funcionários, daí já tiramos um erro), mas não necessariamente por meio da comunicação institucional… Na verdade, ele aplica conceitos de marketing para a promoção desses conceitos."

  • Valeu, Kemylla.

  • Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover.

    Fonte: https://marketingdeconteudo.com/endomarketing/

  • Errei novamente. Tá difícil.

  • Endomarketing - 1- Trabalho interno da empresa que consiste em aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas da organização e a todos os aspectos do ambiente humano da empresa. O endomarketing considera que todos os funcionários da empresa são clientes e fornecedores internos e que a empresa em si se constitui em um microssistema de marketing. 2- Modalidade de marketing voltado para todos os segmentos de público diretamente envolvidos com a empresa e que pode funcionar como mensageiros da imagem institucional. Por meio de ações de comunicação interna, o endomarketing procura fixar positivamente a imagem corporativa junto a seus funcionários, fornecedores, prestadores de serviço, acionistas, revendedores, franqueados etc., gerando um clima propício ao melhor desempenho, qualidade e produtividade. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça e Barbosa, p. 92

  • Por meioda comunicação interna.

  • O conjunto de ações de marketing voltado para colaboradores de uma organização, que trata o público interno como cliente, que contribui para a diminuição da rotatividade, que colabora para a atração de profissionais capacitados e que melhora o desempenho das atividades, é chamado de endomarketing.

    O endomarketing está intimamente envolvido com ações das áreas de Recursos Humanos (ao lidar com a motivação, o treinamento e a valorização dos funcionários) e de Comunicação (ao possibilitar e/ou incentivar o diálogo para melhoria de processos).

    Apesar de lidar com aspectos institucionais, o endomarketing procura fixar a imagem organizacional positiva junto aos colaboradores por meio da comunicação interna, não da institucional.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está errada.

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • O Endomarketing também é chamado de Marketing interno, que é uma estratégia de marketing focada no capital humano de uma empresa. A base do "Endomarketing" é o relacionamento.

  • Por meio de ações de comunicação institucional, o endomarketing© procura fixar a imagem da instituição de forma positiva junto aos seus funcionários.

    Por meio de ações de comunicação interna, o endomarketing© procura fixar a imagem da instituição de forma positiva junto aos seus funcionários.

    Comunicação Institucional = pra fora

    Comunicação Interna = pra dentro

  • Por meio de ações de comunicação institucional, o endomarketing© procura fixar a imagem da instituição de forma positiva junto aos seus funcionários.

    Por meio de ações de comunicação interna, o endomarketing© procura fixar a imagem da instituição de forma positiva junto aos seus funcionários.

    Comunicação Institucional = pra fora

    Comunicação Interna = pra dentro


ID
2157964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere ao endomarketing©, julgue o item subsequente.


Para o endomarketing©, os funcionários da empresa são clientes e fornecedores internos, e a organização constitui, em si, um microssistema de marketing.

Alternativas
Comentários
  • Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover.

    Fonte: https://marketingdeconteudo.com/endomarketing/

  • GAB C

    Endomarketing

    Técnicas de comunicação de marketing, utilizadas dentro de uma organização, que têm como público, seus colaboradores. É uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos, no âmbito das áreas da administração.

    O endomarketing é uma ferramenta utilizada pelas empresas para convencer seus funcionários a comprar uma ideia, e vender o produto para os funcionários é tão importante quanto para os clientes, portanto, o endomarketing é o elemento de ligação entre o cliente, o produto e o funcionário.

    O termo endomarketing foi criado pelo professor Saul Bekin, em 1995, em seu livro Conversando sobre endomarketing. 

    (Luiz Cézar Silva dos Santos)

  • Definição extraída de: Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça e Barbosa, p. 92

    Endomarketing - 1- Trabalho interno da empresa que consiste em aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas da organização e a todos os aspectos do ambiente humano da empresa. O endomarketing considera que todos os funcionários da empresa são clientes e fornecedores internos e que a empresa em si se constitui em um microssistema de marketing. 2- Modalidade de marketing voltado para todos os segmentos de público diretamente envolvidos com a empresa e que pode funcionar como mensageiros da imagem institucional. Por meio de ações de comunicação interna, o endomarketing procura fixar positivamente a imagem corporativa junto a seus funcionários, fornecedores, prestadores de serviço, acionistas, revendedores, franqueados etc., gerando um clima propício ao melhor desempenho, qualidade e produtividade. 


ID
2284720
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Marketing é um processo social e gerencial por meio do qual pessoas e grupos obtêm aquilo que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor. A partir desse conceito, julgue o item seguinte a respeito de marketing nas relações públicas.

O marketing institucional se utiliza de ferramentas de comunicação com o fim de que exclusivamente organizações com fins lucrativos obtenham e mantenham posição de respeito e prestígio perante seus públicos.

Alternativas
Comentários
  • errado na parte : exclusivamente organizações com fins lucrativos  ( o mkr institucional vale para todas as organizações)

     

    O Marketing Institucional não pode ser considerado como uma técnica adicional de vendas ou como forma de economizar anúncios na mídia. Seu objetivo é trabalhar a identidade, a formação e a consolidação da imagem de uma organização (ou projeto). Para isso, presta-se às atividades de “polimento de imagem”, na busca de sólida reputação e reconhecimento público para a empresa. Utilizado para formar, manter, consolidar ou mudar o conceito público de uma organização, é o sentido mais usual em que se emprega a expressão marketing institucional, voltado para a obtenção, preservação e melhoria de imagem da empresa no mercado.

  • Marketing Institucional é a estratégia responsável pelo conjunto de ações de comunicação de uma empresa para com seu público. Tem com objetivo construir e fortalecer a imagem de uma marca no mercado no que diz respeito não só as diretrizes de qualidade e oferta dos seus produtos e/ou serviços. Mas também aos seus valores sociais e culturais.

    As ações de marketing institucional devem comunicar ao público, de forma atrativa e em caráter de relacionamento, o conjunto de missão, visão e valores que a empresa tem.

  • marketing institucional se utiliza de ferramentas de comunicação com o fim de que exclusivamente organizações com fins lucrativos obtenham e mantenham posição de respeito e prestígio perante seus públicos.

    errado


ID
2676733
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A fonte de informações inicial para a elaboração de uma estratégia de gestão da marca e posicionamento de um banco é:

Alternativas
Comentários
  • A estratégia de gestão da marca e o posicionamento devem estar atrelados à visão, missão e valores da empresa. É a base que norteia todo o plano de comunicação.
  •  fonte de informações inicial para a elaboração de uma estratégia de gestão da marca e posicionamento de um banco é: D. a visão, a missão e os valores da organização

  • Para elaborar uma estratégia de gestão da marca e posicionamento, é necessário conhecer bem a organização. Podemos resumir em duas etapas:

    - olhar para dentro e analisar a essência organizacional, identificando a missão, visão e valores - compreender o mercado em que a organização atua, quais são seus pontos fortes, aspectos a melhorar, seu diferencial competitivo e seus concorrentes.

    Cumprida essa etapa, damos início ao estabelecimento das estratégias de marketing e de relações públicas, num plano de comunicação integrado. Observamos a implementação dessas estratégias por meio de ações. Por fim, avaliamos os resultados obtidos no exercício e os usamos como parâmetros para planejamentos futuros.

    A fonte de informações inicial, portanto, é a visão, missão e valores da organização, que norteiam todas as demais decisões estratégicas.

    A) ERRADO.

    B) ERRADO.

    C) ERRADO.

    D) CERTO.

    E) ERRADO.

    Gabarito do professor: Letra D.

    Fonte:

    - Denise, Dalmarco. Gestão de marketing e branding. Editora Senac São Paulo. 2019.
  • A fonte de informações inicial para a elaboração de uma estratégia de gestão da marca e posicionamento de um banco é: a visão, a missão e os valores da organização;

  • Visão = Futuro ideal, como a empresa se vê daqui determinado tempo, em que lugar quer chegar, como quer estar no futuro.

    Missão: Razão de existir

    Valores: princípios, pressupostos básicos, no que acredita ser um norte.

    Com base nesses três que vou definir meu posicionamento, qual o público-alvo, como fortelecerei a marca, baseado nos princípios da empresa, na sua minha visão e na missão que ela tem de existir.

    GABARITO D


ID
2892964
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca do marketing institucional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • letra d

    Marketing Institucional é a estratégia responsável pelo conjunto de ações de comunicação de uma empresa para com seu público. Tem com objetivo construir e fortalecer a imagem de uma marca no mercado no que diz respeito não só as diretrizes de qualidade e oferta dos seus produtos e/ou serviços. Mas também aos seus valores sociais e culturais.

    Marketing institucional que, conforme Boone e Kurtz “[...] envolve tentativas de influenciar outros a aceitar as metas de uma organização, a receber seus serviços ou contribuir de alguma forma com ela [...]”.

    Endomarketing pode ser entendido como o Marketing voltado para as ações dentro da empresa, também conhecido como Marketing Interno.

    Marketing cultural é usar a cultura para aumentar a visibilidade de uma empresa.

    Marketing cultural é toda ação de marketing que usa a cultura como meio de comunicação para difundir o nome, produto ou fixar a imagem de uma empresa patrocinadora.

    Marketing pessoal é composto por um conjunto de estratégias que visam aprimorar suas características profissionais e pessoais.

    Personal Branding nada mais é que a gestão da sua marca pessoal. Envolve você descobrir o que o torna único, a determinar o seu posicionamento e a comunicar melhor a sua promessa única de valor, para então alcançar relevância e influência para determinado público alvo. Seja esse público mais específico como os seus colegas de trabalho ou amplo como o mercado global.

  • "envolve tentativas de influenciar outros a aceitar as metas de uma organização"...essa parte me pegou!

  • Gabarito do Professor:
    Marketing é o conjunto de processos, técnicas, ferramentas e estratégias que possibilita a troca entre pessoas (físicas ou jurídicas), visando à satisfação de uma necessidade ou de um desejo de clientes por meio da oferta de produtos ou serviços.

    Marketing institucional é uma vertente do marketing que lida com ideias e trocas simbólicas, e está intimamente relacionado à imagem organizacional. Seu principal objetivo é criar uma percepção positiva nos públicos; em última instância, no entanto, visa ao lucro por meio da comercialização de produtos e serviços, à manutenção da base de clientes e à conquista crescente do mercado.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. A vinculação da imagem do patrocinador aos valores positivos identificados em produções culturais é o fundamento do chamado marketing cultural, mas isso NÃO está restrito às iniciativas do setor privado.

    B) Errado. Personal marketing é um termo em inglês que traduzido significa marketing pessoal. É uma estratégia de marketing usada para promover uma pessoa, destacar seus atributos positivos e atrair a atenção de outras pessoas, especialmente com objetivos profissionais.

    C) Errado. O objetivo principal do marketing institucional é fortalecer a imagem de uma organização perante o público-alvo. Aumentar as vendas é um alvo, mas de importância menor.

    D) Certo. De acordo com Boone e Kurtz (2009), o marketing institucional é definido como um conjunto de estratégias e ações que visam a influenciar outros a aceitar as metas de uma organização, a consumir os respectivos produtos, a receber os respectivos serviços ou a contribuir de alguma forma com ela. Para esses autores, o marketing institucional busca influenciar o público a “vestir a camisa".

    E) Errado. O endomarketing trata o público interno como cliente, o que contribui para a diminuição da rotatividade, a atração de profissionais capacitados e melhor desempenho de suas atividades. Não tem relação ou é conhecido como marketing institucional.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D é a correta.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Boone, Louis E. & Kurtz, David L. Contemporary Marketing. Cengage Learning. 2009.

    - Souza, Flávia Clemente de. Os usos do marketing institucional na era digital. Intercom. XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Rio de Janeiro – 7 a 9 de maio de 2009.

ID
2989075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação a atendimento ao público, julgue o item subsecutivo.


Os stakeholders de determinada empresa são grupos de indivíduos que, ao se relacionarem com a empresa, podem afetar ou ser afetados pela realização de seus objetivos organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • Stakeholder, é um dos termos utilizados em diversas áreas como gestão de projetos, comunicação social administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.

    fonte: Wikipédia

  • Stakeholder significa público estratégico e descreve uma pessoa ou grupo que tem interesse em uma empresa, negócio ou indústria, podendo ou não ter feito um investimento neles.

    Em inglês stake significa interesse, participação, risco. Holder significa aquele que possui. Assim, stakeholder também significa parte interessada ou interveniente.

  • Stakeholder é um termo inglês criado por Robert Edward Freeman e cuja tradução significa detentor de interesses ou parte interessada. Na área da comunicação, a palavra stakeholder caracteriza os públicos estratégicos de uma organização, ou seja, os grupos de pessoas que possuem vínculos com a organização e que podem influenciar e por esta serem influenciado.

    Diante dessa explicação, concluímos que o enunciado da questão está correto.

    Gabarito do professor: CERTO.

     

    Fonte:

    - Freeman, R. Edward. Strategic Management: A Stakeholder Approach. Pitman. 1984.

ID
2989081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca de opinião pública, julgue o próximo item.


A distribuição, uma das propriedades da opinião pública, se refere a posicionamento assumido ao se analisar o conjunto das opiniões a respeito de determinado tema.

Alternativas
Comentários
  • não confundir distruibuição e direção. conceitos diferentes. autor inverteu na questão.

    gabarito: questão errada.

    Distribuição é a forma como as opiniões individuais sobre um tema estão agrupadas. Assim, podemos encontrar situações de consenso absoluto, onde todos têm a mesma opinião, até uma situação de total dissenso, onde cada um tem uma opinião diferente. A distribuição observada nos dá, portanto, uma idéia do possível conflito em torno de algum assunto. Citando um exemplo recente, a lei da Prefeitura de São Paulo proibindo o consumo de cigarros em bares e restaurantes é apoiada, segundo dados divulgados pelo Instituto Datafolha e pelo IBOPE, por cerca de três quartos dos eleitores. Apesar de toda a polêmica que aparece na imprensa, as pesquisas indicam que não existe um clima real de conflito e que a lei provavelmente está sendo obedecida sem grande resistência por parte dos freqüentadores de bares e restaurantes. 

    Quando falamos da direção da opinião pública, estamos nos referindo a um posicionamento que aparece ao analisar-se o conjunto das opiniões a respeito do tema em questão. A análise da direção da opinião pública pressupõe que para cada tema de interesse público existem escolhas a serem feitas. A direção informa basicamente se determinado grupo está a favor ou contra alguma coisa. Quando as pesquisas mostram que 63% dos eleitores apóiam o Plano Real, temos uma indicação da inclinação favorável da opinião pública sobre esse assunto. 

    fonte: Opinião Pública, Campinas, vol. III, nº 3, Dezembro, 1995, p.171-185 

    Rubens Figueiredo Diretor do CEPAC Sílvia Cervellini Gerente de Planejamento e Atendimento do IBOPE Opinião 

  • ERRADO.

    O posicionamento assumido ao se analisar o conjunto das opiniões a respeito de um tema refere-se ao conceito de direção, e não ao de distribuição. Este refere-se à forma como as opiniões individuais estão agrupadas.

    Fonte: O link abaixo é de um pdf com toda a parte de conhecimentos específicos da prova do SLU-DF comentada. Achei em busca no google.

    https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/SLU_DF_19/arquivos/6_449_SLUDF_006_00_COM_JUST.PDF

  • A opinião pública possui cinco propriedades: distribuição, direção, intensidade, coerência e latência.

    Distribuição diz respeito à forma como as opiniões individuais sobre certo assunto estão agrupadas, podendo variar do total dissenso (opiniões diferentes entre todos as pessoas) ao consenso absoluto (todos têm a mesma opinião).

    Já a Direção se refere ao posicionamento das opiniões, se uma pessoa ou grupo de pessoas é favorável ou contra o tema em discussão.

    Por esse motivo, o enunciado da questão está errado.

    Gabarito do professor: ERRADO.

ID
2989135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considerando que as exigências do marketing moderno vão além do desenvolvimento de um produto ou serviço de qualidade, sendo necessária a comunicação das empresas entre si, com seus públicos e com partes potenciais envolvidas no negócio, julgue o item subsecutivo.


Mesmo que defina o conteúdo da mensagem de uma propaganda institucional com base em um mix de comunicação de marketing que inclua planejamento e apelos racionais ou emocionais, o comunicador não é capaz de prever o efeito de sentido que a mensagem causará no público-alvo

Alternativas
Comentários
  • Por mais que se espere obter sucesso, não há como ter certeza do impacto que causará.

  • Onde está o erro?

  • Baseado em uma pesquisa no google, talvez o gabarito seja respondido. Fiz grifos para marcar a ideia da resposta da banca.

    Propaganda Institucional

    2. A Propaganda Institucional é uma forma de publicidade que não se refere ao produto em si, e sim à empresa ou instituição, visando a disseminação de ideias no intuito de moldar e influenciar a opinião pública, motivando comportamentos desejados por uma instituição ou provocando mudanças na imagem pública desta instituição. Fala-se da sua importância para a sociedade, dos empregos que ela gera, da sua contribuição pro progresso do país, enfim, das coisas boas que a empresa faz. Assim, cria-se uma imagem positiva da marca. É utilizado para criar no público um estado de confiança nas instituições , o qual se refletirá no futuro em suporte e apoio da população a estas instituições. Neste sentido, a Propaganda Institucional tem servido em muito para que sejam atingidos os objetivos das Relações Públicas. Ela aborda dados informativos a respeito da instituição, almejando mostrar transparência de seus produtos e serviços prestados promovendo assim, filosofia, marca e imagem de uma empresa, instituição ou órgão público; também pode ser veiculada a responsabilidade social e a promoção de ações estratégicas da organização, nunca deixando de lado a ética.

    8. Um dos propósitos do uso da Propaganda Institucional por parte de uma organização é o de influenciar a opinião pública sobre um determinado tema, quer seja motivando o público-alvo a tomar determinadas atitudes de interesse da organização, quer criando uma aceitabilidade por parte deste público sobre determinados temas, posturas ou atitudes da organização. Sobretudo durante a Segunda Guerra Mundial a Propaganda Institucional foi utilizada para tais fins. O meio utilizado por excelência neste período era o pôster, que era amplamente distribuído e divulgado, sobretudo nos Estados Unidos da América. Ao trazer a figura do 'Tio Sam' despindo-se de sua vestimenta tradicional e colocando um uniforme de operário, com os seguintes dizeres: Defender a liberdade americana é tarefa de todos . Outras tantas propagandas da época conclamam os trabalhadores urbanos para evitar atrasos e faltas, comparando tais atitudes com colaboracionismo e traição.

    Fonte:https://pt.slideshare.net/daianelins/yves-behar

  • Eu acredito que é possível pois, antes de jogar uma propaganda no ar a empresa ou instituição procura focar no perfil do consumidor e para isso existem as pesquisar de perfil, os levantamentos, em fim, creio que existe todo um conjunto antes de se lanças qualquer propaganda, caso contrários seria um caso displicente.

  • Gabarito E

    "o comunicador não é capaz de prever o efeito de sentido que a mensagem causará no público-alvo"

    Efeito de sentido é o tom da mensagem = ironia, duplo sentido, ambiguidade, humor...

    O comunicador planeja a mensagem e utiliza o efeito de sentido para expressá-la. É uma ferramenta que ele controla.

  • O comunicador, ao planejar o conteúdo e usar apelos racionais e emocionais na mensagem, é capaz de prever o efeito de sentido que essa causará no público-alvo. Esse profissional sabe que a emoção e a razão podem desenvolver afinidade, simpatia, medo, aceitação ou outros sentimentos, e que ambas (emoção e razão) contribuem significativamente para a mudança de comportamento ou de pensamento do consumidor. Por isso, ao usar tais táticas, ele enxerga as consequências e possibilidades de sucesso em seu objetivo.

    Por esse motivo, a afirmação da questão está errada.

    Gabarito do professor: ERRADO.
  • Então agora os profissionais de comunicação leem mentes?

  • Ele é sim capaz de prever.

    A questão não fala de certeza, fala em previsão. Possível prever sim, pois caso contrário não precisaria de pesquisa e planejamento. Acredito que seja mais por aí.

  • A Cespe sendo Cespe...
  • Gente, é possível prever sim. O marketing tem ferramentas, pesquisas que possibilitam prever, dar um direcionador das suas ações. O que ele não faz é cravar que a previsão é um fato.

  • PREVER:

    1. ter ideia antecipada de (algo que vai acontecer); antever.

    2. observar com antecedência e concluir sobre as prováveis consequências; conjecturar, supor, presumir.

    Dá pra supor? Sim, dá pra ter uma ideia.


ID
2989138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considerando que as exigências do marketing moderno vão além do desenvolvimento de um produto ou serviço de qualidade, sendo necessária a comunicação das empresas entre si, com seus públicos e com partes potenciais envolvidas no negócio, julgue o item subsecutivo.


Um programa bem elaborado de divulgação de mensagens, que mescle a atividade de relações públicas com outros elementos do mix de comunicação de marketing, como a promoção, torna o produto mais concreto para o cliente.

Alternativas
Comentários
  • programa de marketing que envolve os 4 P`s: Produto( pode englobar os serviços oferecidos) , preço, praça (como o cliente chega até a empresa) e promoção (promover a marca).

  • O mix de comunicação de marketing, ou composto de comunicação e promoção, é a união de cinco atividades diferentes que se complementam: propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, relações públicas e marketing direto.

    As relações públicas são a somatória de esforços para manter uma imagem positiva da organização perante seus públicos e um relacionamento próximo com estes. Envolve a realização de eventos, assessoria de imprensa, gerenciamento de imagem, lobby, entre outras.

    Baseia-se em três aspectos: elevada credibilidade; possibilidade de angariar compradores desprevenidos; possibilidade de tornar o produto mais concreto para o potencial comprador.

    Promoção de vendas é a união de ações que dá suporte às vendas e à propaganda, a fim de torná-las efetivas e mediatizar o consumo. Envolve a idealização e confecção do material promocional, a preparação de manuais e treinamento para vendedores, concursos e incentivos para revendedores e assistência técnica e garantias para os consumidores, entre outras.

    Com isso em mente, podemos concluir que o enunciado da questão está correto.
    Gabarito do professor: CERTO.

    Fonte:

    - Kotler, P. Administração de marketing: a edição do milênio. 10 ed. Prentice-Hall. 2000.
  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    Isso mesmo! A comunicação integrada de marketing (ou mix de comunicação de marketing) tem por objetivo combinar diversas ferramentas de comunicação (tais como propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, relações públicas e marketing direto), com o objetivo de se  comunicar de forma objetiva e construir relacionamentos com os clientes. Ou seja, trata-se de adotar uma “visão de 360 graus” do consumidor, com o objetivo de compreender como as diferentes formas de comunicação podem influenciar o comportamento do consumidor.  

    Isso, de fato, torna o produto mais “concreto” ao cliente.

  • esse "concreto" veio só pra bagunçar


ID
2989174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito das relações públicas nas organizações modernas, dos mecanismos motivacionais, das estratégias de marketing e das relações humanas, julgue o item seguinte.


Os profissionais de comunicação detêm a liberdade de utilizar método, meio ou técnica que desperte motivações inconscientes e que possam influenciar seu público de interesse e estimular os objetivos de comunicação da empresa; todas as ações de endomarketing são válidas quando se trata de criar um ambiente favorável no interior das organizações.

Alternativas
Comentários
  • qual seria o erro dessa questão?

    o "todas"?

  • GABARITO: ERRADO

    "todas as ações de endomarketing são válidas quando se trata de criar um ambiente favorável no interior das organizações."

    Não são as ações de endomarketing, mas sim as ações da comunicação interna.

    Comunicação interna: informa ao público interno da organização sobre os mais diversos assuntos que contribua com os processos da empresa.

    Endomarketing: vende a imagem da empresa fazendo com que os colaboradores se sintam engajados e motivados com o seu trabalho.

    Jesus: meu único Senhor e Salvador!

  • Essa questão englobou vários conceitos em um único enunciado e procurou confundir o candidato. Vamos dividir os pontos para melhor entendimento:

    - Os profissionais de comunicação NÃO detêm a liberdade de utilizar método, meio ou técnica para despertar motivações inconscientes em seu público de interesse. O Código de Ética dos Profissionais de Relações Pública veda essa prática no artigo 2.

    - Os profissionais de comunicação podem, e tem como objetivo, influenciar seu público de interesse e estimular os objetivos de comunicação da empresa, desde que usem os métodos, meios e técnicas corretas, legais e éticas

    - O endomarketing é o conjunto de ações de marketing voltadas para o público interno de uma organização. Seu objetivo é transformar colaboradores em clientes internos, visando sua atração e permanência. Por isso, quem planeja e executa o endomarketing são os profissionais de marketing, não os profissionais de comunicação.  

    Diante dessa explicação, concluímos que a questão está errada.

    Gabarito do professor: ERRADO.
  • errada

    JUSTIFICATIVA - ERRADO. O Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, ao dispor sobre as responsabilidades gerais, estabelece que é vedado ao profissional de relações públicas se utilizar de qualquer método, meio ou técnica para criar motivação inconsciente que prive a pessoa de seu livre-arbítrio e lhe tire a responsabilidade por seus atos.

  • nishimura mito

  • Fiquei com uma dúvida cruel, pois a CESPE não é muito confiável. Ao ler o enunciado, deu para perceber que estava faltando o fator da ética, porque "os fins não justificam os meios".

  • "...todas as ações de endomarketing são válidas quando se trata de criar um ambiente favorável no interior das organizações."

    Esse ambiente é favorável a quem? E se for aos interesses dos próprios empresários em detrimento dos colaboradores? Vai desprezar o elemento ético da conduta? Nem tudo o que é legal é moral. Portanto, gabarito ERRADO.

    Confesso que errei, e continuei em dúvida após ler os comentários, porque o mais curtido não traz o problema principal da questão. Mas ao ler o comentário do Lucky Shin, eu finalmente entendi o ponto principal. =)


ID
2989177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito das relações públicas nas organizações modernas, dos mecanismos motivacionais, das estratégias de marketing e das relações humanas, julgue o item seguinte.


O conceito de endomarketing inclui ações de marketing dirigidas ao público interno, tanto nas empresas voltadas para o lucro quanto nas organizações governamentais e do terceiro setor, observando-se as condutas de responsabilidade social.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Já o endomarketing tem o papel de vender a imagem da empresa, seus produtos e/ou serviços internamente. Dessa forma, faz com que os colaboradores se tornem propagadores da marca. Para colocar isso em prática, são usadas estratégias e ferramentas do marketing.

    Diferente do marketing interno, o endomarketing tem um caráter comercial, tratando o público como clientes. O objetivo é fazê-los acreditar na marca, vestirem a camisa da empresa, defenderem um propósito e o que a organização oferece.

    Provocando esse sentimento de pertencimento a algo maior, os profissionais tendem a ficar mais engajados com a empresa, melhorarem o desempenho e ainda promovem a marca da organização, melhorando a visibilidade dela no mercado e, consequentemente, os resultados.

    Fonte: https://blog.solides.com.br/marketing-interno-e-endomarketing/

    Jesus: meu único Senhor e Salvador!

  • A palavra endomarketing é a união de duas palavras: endo (de dentro, para dentro) e marketing (comercialização). Podemos concluir, portanto, que endomarketing são ações voltadas para dentro da organização, ou seja, para seu público interno, com o objetivo de trata-lo como cliente. O criador desse conceito, Bekin, defende que os colaboradores, quando encarados dessa forma, têm maior apreço pela organização e por isso, permanecem mais tempo nela e servem como atração para novos funcionários. 

    O endomarketing pode ser praticado em organizações de todos os tipos: as que visam ao lucro, governamentais e do terceiro setor.

    Portanto, a afirmação da questão está correta.

    Fonte:
    - Bekin, Saul Faingaus. Conversando sobre endomarketing. São Paulo: Makron Books, 1995.

    Gabarito do professor: CERTO.
  •  

    GABARITO CERTO

     

    De fato, o endomarketing é um tipo de “marketing” dirigido ao público interno (aos funcionários da organização) e está presente tanto nas empresas privadas quanto nas organizações públicas.

    Para Bekin (2004), a comunicação interna é a espinha dorsal do Endomarketing. A comunicação interna é o principal meio utilizado para fortalecer o relacionamento entre a organização e os colaboradores. É através da comunicação que cada pessoa tem acesso às informações sobre: objetivos; estratégias; valores; novos produtos; campanhas de Marketing; feedback sobre seu desempenho; a forma de expor suas necessidades, ideias, expectativas e críticas.

    Fonte: Material Estratégia Concursos - prof. Stefan Fantini

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini 

    De fato, o endomarketing é  um tipo de “marketing” dirigido ao público INTERNO (aos funcionário da organização) e está presente tanto nas empresas privadas quanto nas organizações públicas.


ID
3007498
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

De acordo com Torquato (2015), quais unidades especializadas da área de comunicação coletiva estão relacionadas com o público externo?

Alternativas
Comentários
  • Unidades especializadas da área de comunicação coletiva relacionadas com o público externo:

    Publicidade Institucional;

    Publicidade Comercial e Industrial;

    Marketing Cultural;

    Relações Públicas Governamentais.

    Fonte:  Torquato (2015), p. 110

  • Gabarito do Professor

    De acordo com Torquato, a comunicação coletiva está associada a atos de comunicação indiretos, unilaterais e públicos, nos quais o comunicador é sempre grupal (instituição ou pessoa institucionalizada), o meio é sempre transformador, o processo de emissão/recepção é sempre indireto, e o destinatário é uma massa heterogênea, amorfa e anônima em relação ao comunicador. Suas atividades e serviços são responsáveis pela formação da imagem institucional das organizações e irradiam mensagens tanto para os públicos internos quanto externos.

    As atividades relacionadas ao público interno são: editoração, identidade visual, jornalismo e relações públicas empresariais.

    As atividades relacionadas ao público externo são: publicidade institucional, publicidade comercial e industrial, marketing cultural e relações públicas governamentais.

    De acordo com a explicação acima, a unidade especializada da área de comunicação coletiva relacionada com o público externo presente dentre as alternativas é o marketing cultural.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Fonte de pesquisa:

    - Torquato, Gaudêncio. Comunicação nas organizações: Empresas privadas, instituições e setor público [conceitos, estratégias, planejamento e técnicas]. Summus Editorial. 2015.

ID
3013945
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o item.


Uma forma de compreender a função cidadão da atividade de relações públicas está na leitura adequada da informação e da comunicação como condição de existência da profissão. Essa comunicação, mais que levar conteúdos, deve oferecer espaços de troca e criar fluxos descendentes e ascendentes, os quais construirão momentos de socialização e participação para os indivíduos nela envolvidos.

Alternativas
Comentários
  • Uma forma de compreender a função cidadão da atividade de relações públicas está na leitura adequada da informação e da comunicação como condição de existência da profissão. Essa comunicação, mais que levar conteúdos, deve oferecer espaços de troca e criar fluxos descendentes e ascendentes, os quais construirão momentos de socialização e participação para os indivíduos nela envolvidos. Resposta: Certo.

  • GABARITO: CERTO

    As relações públicas devem prezar pelo uso da linguagem cidadã: clareza, assertividade e simplicidade. Dessa forma o cidadão pode se conectar com as atividades propostas pela organização a partir de uma participação mais consciente, o que cria fluxos de informações: todos os lados tem abertura para partilhar ideias, críticas, sugestões, etc. Esse fortalecimento da comunicação entre organização-cidadão deve ser sempre buscado para que haja uma melhoria nesse setor tão importante que é o marketing/RP.

    Sugiro a leitura da Cartilha da linguagem cidadã criada pela GESPÚBLICA sobre o tema.

  • As Relações Públicas são um conjunto de atividades que buscam estabelecer e manter relacionamento próximo de uma organização com seus públicos de interesse. Uma de suas funções, a mediadora, usa diferentes meios de comunicação para possibilitar o intercâmbio de informações entre os envolvidos, a comunhão de ideias e atitudes, e participação destes usando a comunicação bidirecional (alternância contínua e amistosa de papeis entre emissor e receptor) e os fluxos descendentes (informação da alta direção para subordinados) e ascendentes (informação dos colaboradores para a alta direção).

    Gabarito do professor: CERTO.

    Fonte:

    - Kunsch, Margarida M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 2ª. edição. Summus Editorial. 2002.
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.


ID
3209869
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O marketing moderno exige mais do que desenvolver um bom produto, estabelecer preços atraentes e torná-lo acessível aos clientes. O mix de comunicação de marketing é composto de cinco formas principais de comunicação.

Assinale a opção que apresenta essas formas de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

    A) Propaganda, promoção de vendas, relações públicas, vendas pessoais e marketing direto.

    B) Anúncios em rádio, televisão, jornais, revistas e banners na Internet.

    A alternativa B fala sobre uma das formas que é a PUBLICIDADE que tipicamente é feita através de jornais, rádio e televisão.

    Uma de suas vantagens é o volume e geralmente, o baixo custo em relação ao volume de pessoas atingidas.

    C) Cupons, concursos, prêmios, convites e promoções.

    A alternativa C fala sobre uma das formas que é a PROMOÇÃO DE VENDAS que são comunicações que tentam impulsionar as vendas em um determinado período seja com descontos, promoções ou outras coisas do tipo.

    D) Matérias em jornais, artigos em revistas, aparição em programas de rádio e TV e interação em mídias sociais.

    A alternativa D fala sobre uma das formas que é a PUBLICIDADE que tipicamente é feita através de jornais, rádio e televisão.

    Uma de suas vantagens é o volume e geralmente, o baixo custo em relação ao volume de pessoas atingidas.

    E) Telemarketing, mala direta, e-mail marketing, mídias sociais e mensagens via SMS.

    A alternativa E fala sobre uma das formas que é o MARKETING DIRETO que é semelhante à publicidade, mas há uma analise e segmentação do público alvo da campanha.

    Ainda é uma forma de comunicação em massa, mas tem um alvo definido e além disso, é um canal de comunicação mensurável, então saberemos os resultados.

    PESSOAL, NÃO SOU ESPECIALISTA NA ÁREA, SÓ ESTOU TENTANDO FIXAR O CONTEÚDO E CONSEQUENTEMENTE AJUDAR, PORTANTO SE HOUVER ERRO SÓ SINALIZAR!!


ID
3293239
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Assim como as empresas, os mercados também se modificam ao longo dos anos, adaptando-se às transformações econômicas, políticas e sociais.

Uma característica do mercado, atualmente, é a

Alternativas
Comentários
  • Mercado é o espaço, físico ou virtual, em que operações de compra e venda, e consequente transferência de propriedade, ocorrem baseadas na lei da oferta e da procura. Pode ser classificado segundo o tipo da transação (concorrência perfeita, concorrência imperfeita, oligopólio, oligopsônio, monopólio, monopsônio e monopólio bilateral), o canal de comercialização (nível um – venda direta; nível dois – venda pelo varejo; nível três – venda pelo atacado; nível quatro – venda pelo atacado que vende para o varejo) e o tipo de mercadoria (genéricos ou especializados).

    Os mercados, assim com as organizações, sofrem influência da situação econômica, política e social, das mudanças climáticas e variações sazonais, das inovações tecnológicas, do surgimento ou desaparecimento de novos participantes, e dos hábitos de consumo.

    Vamos analisas alternativas:

    A) Errado. O mercado atualmente é caracterizado pela diversificação de produtores e fornecedores, e não pela monopolização.

    B) Certo. A atuação ética e responsável deixou de ser um diferencial para ser um requisito essencial para a manutenção e sobrevivência das organizações no mercado.

    C) Errado. A busca por produtos e serviços hoje é baseada não somente em preços reduzidos, mas na conduta ética e legal das organizações.

    D) Errado. Os lucros excessivos para os empresários na maioria das vezes decorrem de práticas ilegais e envolvem exploração de colaboradores, de matéria-prima ou de pressões no mercado consumidor. A simpatia por atitudes que tragam lucros para os empresários ainda é uma prática nas organizações, mas essas vantagens pecuniárias não podem ser decorrentes do desrespeito às leis ou à ética.

    E) Errado. O mercado também pode ser praticado no ambiente digital, no qual a utilização de recursos tecnológicos é praticamente ilimitada.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a B.

    Gabarito do professor: Alternativa B.

  • A atuação ética e responsável das organizações é uma exigência hoje em dia.

  • Ética, posicionamentos relacionados a sustentabilidade e movimentos sociais são uns dos pontos chave na hora da escolha do cliente, basta olhar as redes sociais. Então toda questão q se refira a o olhar atual dos consumidores em relação às marcas, se tiver a opção " exigência por uma atuação ética ", geralmente é a opção certa.

  • Mercado é o espaço, físico ou virtual, em que operações de compra e venda, e consequente transferência de propriedade, ocorrem baseadas na lei da oferta e da procura. Pode ser classificado segundo o tipo da transação (concorrência perfeita, concorrência imperfeita, oligopólio, oligopsônio, monopólio, monopsônio e monopólio bilateral), o canal de comercialização (nível um – venda direta; nível dois – venda pelo varejo; nível três – venda pelo atacado; nível quatro – venda pelo atacado que vende para o varejo) e o tipo de mercadoria (genéricos ou especializados).

    Os mercados, assim com as organizações, sofrem influência da situação econômica, política e social, das mudanças climáticas e variações sazonais, das inovações tecnológicas, do surgimento ou desaparecimento de novos participantes, e dos hábitos de consumo.

    Vamos analisas alternativas:

    A) Errado. O mercado atualmente é caracterizado pela diversificação de produtores e fornecedores, e não pela monopolização.

    B) Certo. A atuação ética e responsável deixou de ser um diferencial para ser um requisito essencial para a manutenção e sobrevivência das organizações no mercado.

    C) Errado. A busca por produtos e serviços hoje é baseada não somente em preços reduzidos, mas na conduta ética e legal das organizações.

    D) Errado. Os lucros excessivos para os empresários na maioria das vezes decorrem de práticas ilegais e envolvem exploração de colaboradores, de matéria-prima ou de pressões no mercado consumidor. A simpatia por atitudes que tragam lucros para os empresários ainda é uma prática nas organizações, mas essas vantagens pecuniárias não podem ser decorrentes do desrespeito às leis ou à ética.

    E) Errado. O mercado também pode ser praticado no ambiente digital, no qual a utilização de recursos tecnológicos é praticamente ilimitada.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a B.

    Gabarito do professor: Alternativa B.


ID
3458161
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PRODEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

É correto afirmar que, nas organizações públicas, a elaboração do plano de marketing é um exercício de planejamento estratégico que

Alternativas
Comentários
  • Planejamento estratégico é um processo continuo que, por meio do conhecimento, formula estratégias que direcionam os esforços de uma organização para a realização das atividades e o cumprimento dos objetivos no contexto mercadológico em que está inserida.

    Plano de marketing é um conjunto de atividades programadas cujos objetivos são analisar e entender o mercado para atender suas necessidades e demandas.

    Em organizações públicas, o marketing visa valorizar e satisfazer os cidadãos por meio da elaboração de políticas públicas e da prestação adequada de serviços públicos em troca do pagamento de impostos, taxas e tributos e a da aprovação de desempenho (quer seja nas eleições ou nas avaliações realizadas por órgãos de controle).

    Podemos afirmar que um plano de marketing em organizações públicas não difere na estrutura do conceito em relação ao realizado em outros tipos de organização; o que muda são os objetivos e as maneiras de avaliar as atividades realizadas. Basicamente o plano de marketing é composto por oito etapas: análise dos ambientes interno, externo e setorial; definição do público-alvo; definição do posicionamento de mercado; definição dos objetivos e metas; definição das estratégias e ações de marketing; definição de recursos e orçamentos; definição de métricas para controle e avaliação; e definição do cronograma e dos responsáveis.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. A elaboração do plano de marketing não se inicia com a alocação de recursos públicos. O aumento de arrecadação não tem relação direta com a área de marketing, mas com as previsões orçamentárias e o planejamento anual do governo.

    B) Errado. A elaboração do plano de marketing não se inicia com a substituição de gestores.  O plano contínuo de capacitação não tem relação direta com a área de marketing, mas com atividades ligadas à área de recursos humanos.

    C) Errado.  A elaboração do plano de marketing não se inicia com a transformação do espaço público. A ocupação e usufruto do bem público pelos cidadãos podem ser objetivos do plano de marketing, como no caso da construção de uma praça pública.

    D) Errado. A elaboração do plano de marketing não se inicia com a definição de propósitos. Antes, é necessário realizar uma análise do ambiente para identificar quais são as necessidades para, então, definir propósitos.

    E) Certo. A elaboração do plano de marketing basicamente pode ser descrita seguindo a ordem proposta nesta alternativa: diagnóstico (por meio da análise ambiental interna e externa); posicionamento; e objetivos estratégicos.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a E.

    Gabarito do professor: Alternativa E.

    Bibliografia:

    - Andrade, Arnaldo Rosa de. Planejamento estratégico: formulação, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 2012.
  • Gabarito E


ID
3979846
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A coluna da esquerda apresenta elementos do Composto de Comunicação de Marketing e a da direita, a definição de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.


1 - Propaganda

2 - Relações Públicas

3 - Promoção de vendas

4 - Venda direta


( ) Variedade de programas e esforços de promoção elaborados com a finalidade de formar atitudes e opiniões favoráveis a uma organização, marca ou produto.

( ) Comunicação oral face a face com o público-alvo que permite maior interação com o consumidor, grande potencial de customização e geração de resposta do cliente.

( ) Qualquer forma paga de anúncio, promoção e divulgação de mensagem não pessoal de produtos, serviços ou ideias, veiculada em meios de comunicação de massa, por um anunciante identificado.

( ) Conjunto de elementos mercadológicos, exercidos na mídia e fora dela por um período pré-determinado, destinado a estimular experiências com um produto, aumentar a demanda e levar o consumidor até o produto.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação de marketing é o modo pelo qual a organização se comunica com seus públicos consumidores com o intuito de informá-los, relembrá-los, convencê-los ou manter o relacionamento. Atua também na fidelização do cliente, na experimentação de produtos ou serviços, no posicionamento da marca, na consolidação da imagem positiva, no aumento das vendas e no valor gerado para os acionistas.

    O Mix de Comunicação de Marketing diz respeito ao conjunto de atividades e meios escolhidos para estabelecer a comunicação com os clientes (sejam eventuais, recorrentes ou em potencial). Temos, como exemplos, propaganda, publicidade, relações públicas, merchandising, patrocínio, eventos, promoção de vendas, marketing direto, folhetos e catálogos, venda direta (ou venda pessoal) e marketing de relacionamento.

    Vamos associar os itens da coluna da direita com os da coluna esquerda:

    2 - Relações Públicas = Variedade de programas e esforços de promoção elaborados com as finalidades de formar atitudes e opiniões favoráveis a uma organização, marca ou produto, e estabelecer relacionamentos duradouros com públicos de interesse.

    4 - Venda direta = Comunicação oral face a face com o público-alvo que permite maior interação com o consumidor, grande potencial de customização e geração de resposta do cliente.

    1 – Propaganda = Qualquer forma paga de anúncio, promoção e divulgação de mensagem não pessoal de produtos, serviços ou ideias, veiculada em meios de comunicação de massa, por um anunciante identificado.

    3 - Promoção de vendas = Conjunto de elementos mercadológicos, exercidos na mídia e fora dela por um período pré-determinado, destinado a estimular experiências com um produto, aumentar a demanda e levar o consumidor até o produto.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa B apresenta a sequência certa (2, 4, 1, 3).

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

ID
4985653
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A pesquisa de mercado é uma ferramenta de grande importância para que os profissionais de marketing possam avaliar seus produtos ou clientes e definir estratégias de ação junto aos stakeholders. Sobre esse instrumento NÃO é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Erro da C: não há uma grande taxa de respostas, mas somente retorno rápido, dos poucos que respondem.

  • Quem responde email de pesquisa de satisfação???

  • A pesquisa quantitativa é apropriada para medir opiniões, atitudes e preferências, além de estimar o potencial ou volume de vendas de um negócio.

    JUREI QUE APENAS A QUALITATIVA TERIA ESSA APROPRIAÇÃO.


ID
4985665
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A atenção ao público interno de uma organização é uma preocupação de marketing que resultou no estabelecimento do Endomarketing, uma recente segmentação dos estudos de mercado, da qual pode-se afirmar que, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Passível de anulação. A única exceção entre as alternativas quanto ao papel do Endomarketing é a letra D. O Endomarketing não se limita em enxergar o colaborador como um mero cliente interno - vai muito além disso.

  • Até a alternativa (E) seria mais plausível de estar em desacordo do que a (B).

    Já que o Endomarketing não se limita a fazer que o funcionário compre a imagem organizacional ou faça divulgação para familiares tão somente. Isso se estenderia a relacionamentos secundários também como amigos, grupos religiosos, etc.

  • Justamente. Inclusive, só errei por ter marcado a D, mais ideal ao que se pede como "exceção";

  • Está errado o gabarito, a questão pede a assertiva errada(exceto), a resposta mais acertada seria a letra D. Acho que a banca é tão ruim que perdeu o gabarito e o examinador não lembrava mais da resposta.

  • Com todo respeito a alternativa do gabarito não faz nenhum sentido, visto que, o ENDOMARKETIG é algo visto e feito para d entro, o funcionário é visto como cliente SIM, e isto surge em virtude da concorrência, o intuito e ver o funcionário como colaborador. Então a questão ai deveria esta como ANULADA .