SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2019 - UNIRIO - Engenheiro - Eletricista


ID
3228625
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Segundo a Microsoft, o Windows 8 disponibiliza a possibilidade de armazenar em cache os arquivos ou fazer backups de diferentes versões dos mesmos. Esse recurso se chama Histórico de Arquivos e vem desabilitado por default.


Esse recurso exige um(a)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    O Histórico de Arquivos faz o backup regular das versões de seus arquivos nas pastas Documentos, Músicas, Imagens, Vídeos e Área de Trabalho e dos arquivos do OneDrive disponíveis offline em seu computador. Com o tempo, você terá um histórico completo dos seus arquivos. Se os originais forem perdidos, danificados ou excluídos, você poderá restaurar todos eles. Também é possível procurar e restaurar as diferentes versões de arquivos. Por exemplo, para restaurar uma versão mais antiga de um arquivo (mesmo que ela não tenha sido excluída ou perdida), você pode procurá-la em uma linha do tempo, escolher a versão desejada e restaurá-la. 

    FONTE: SUPPORT.MICROSOFT.COM

    FELIZ NATAL

  • LETRA B

  • O histórico de arquivos permite ter uma gestão de diferentes versões de um arquivo.

    Este é um recurso que o ONEDRIVE já oferece para os arquivos que estão dentro da pasta.

    No entanto, para aplicar isto a todo o computador, é necessário ter um disco externo ou um disco em rede. Neste caso, não exige-se o OneDrive.

    Resposta certa, alternativa b).

  • ENTÃO COMO SE TIVESSE UMA CAIXA ESCONDIDA GUARDANDO TUDO QUE VC POSTAR OU POR NO COMPUTADOR, QUANDO VC PERDER ALGO, NÃO PERDERAR Q VERDADE.

  • É um fato típico da CESGRANRIO disponibilizar alternativas bem parecidas em sentido, como por exemplo B, C e D. Quando alternativas como estas forem a maioria, se tratando desta banca, eu já descarto as demais.

  • Dica de material pra galera que vai fazer a prova do Concurso BB dia 26/09 e ainda não se sente preparada:

    https://abre.ai/c6yq

    Lembre-se: Um dia sem estudar é um dia a mais entre você e seu objetivo!


ID
3228631
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao analisar uma reclamação sobre uma aplicação Web que não funcionava bem em um computador específico, cuja configuração de software é muito antiga, um atendente de Help Desk suspeitou que o problema fosse a versão do JavaScript disponível no navegador Chrome desse computador.

Para obter um relatório que inclui a versão do JavaScript sendo executado (Como em “JavaScript: V8 7.5.288.30”), o que esse atendente deve digitar no campo destinado à URL?

Alternativas
Comentários
  • CHROME://VERSION ------> Será exibido um relatório com diversas informações referentes ao chrome.

  • Assertiva E

    chrome://version

  • Caí que nem uma pata na letra A.

  • Essa foi boa, temos que ser até profissional de TI pra fazer as provas.

  • LETRA E

  • o navegador Chrome nao suporta mais Java , questao desatualizada

  • Gabarito: alternativa E

    De início você acha que é uma questão para profissional de T.I., mas depois de outra lida vê que a resposta tá no enunciado:

    " suspeitou que o problema fosse a versão do JavaScript "

    Bons estudos

  • QUESTAO PARA ROLAR CABEÇAS. KKK

  • você estuda e estuda informática, mas sempre terá algo que não saberá

  • Questão de lógica, também de obviedade Perguntou a versão, versão, versão do Java no Browser Logo... Crhome version, version, version. Simples assim
  • Queria que questões como essas caíssem em minha prova.

  • eu caí bem direitinho na pegadinha kkkkkkkkk

  • Pensei que version daria a versão do Chrome e status daria mais informações do que está sendo rodado no chrome...


ID
3228634
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um cliente de correio-eletrônico, como o Mozilla Thunderbird, pode acessar suas caixas de mensagem por dois protocolos básicos.

Qual protocolo realiza o sincronismo entre o cliente e o servidor de e-mail, replicando as ações de leitura ou troca de diretório no servidor e permitindo que as mensagens sejam guardadas tanto na máquina local quanto no servidor?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    IMAP: (Internet Message Access Protocol) é o protocolo de e-mail que acessa a caixa de e-mail e SINCRONIZA todas as Caixas, Pastas e Subpastas da Conta de E-mail. O IMAP é ideal para Clientes que possui a conta de e-mail Configurada em vários computadores e Smartphones.

    Este é um protocolo de comunicação de via dupla, uma vez que as alterações feitas no cliente de e-mail são transmitidas ao servidor. Ultimamente, este protocolo ganhou mais popularidade entre os gigantes provedores de e-mail, como o Gmail. 

    FONTE: WWW.INFORMÁTICANOTA10.COM.BR

    FELIZ NATAL

  • Gab.: A - IMAP (porta 143 ou 993 "para conexões criptografadas") - Protocolo de acesso à mensagem da internet que permite o acesso aos emails de uma conta diretamente no servidor. Baixando apenas as mensagens para a máquina do usuário quando solicitado, ou seja, apenas baixa a mensagem quando clica nela.

    Dessa forma, o cliente pode acessar as mensagens sem excluí-las do servidor, permitindo o acesso de vários clientes em diversos dispositivos.

    PS:

    -POP3 (porta 110 ou 995 "para conexões criptografadas") - Protocolo que permite baixar as mensagens para a máquina do usuário, apagando-as do servidor.

    -SMTP (portas 25 e 587) - Protocolo de ENVIO das mensagens "não criptografa e nem as autentica" quando enviadas. Para que isso ocorra ele deve ser associado ao protocolo TLS ou seu antecessor SSL, transformando-se em SMTPs (o s após o P é de seguro). Passando a utilizar a porta 465 para o envio de mensagens criptografadas.

    -Por fim, resumidamente, o protocolo NNTP armazena num banco de dados uma vasta gama de informações em que o usuário pode, seletivamente, baixar parte dessa informação que for de seu interesse. Já o TCP/IP é um CONJUNTO ou PILHA de protocolos de comunicação.

  • Felipe (AFT), Por padrão, o protocolo IMAP não baixa as mensagens para o computador. Mas nada impede que o usuário possa baixá-las manualmente. Permitindo, assim, que as mensagens possam ficar armazenadas tanto no servidor (por padrão) quanto na máquina do usuário (manualmente).

  • Þ   IMAP: (Internet Message Access Protocol - Protocolo para Acesso de Mensagens via Internet) utilizado em substituição ao POP3 para permitir que uma mensagem seja lida diretamente pelo browser (navegador) ou em um programa cliente de e-mail (Microsoft Outlook, Mozilla Thunderbird, etc.) SEM que ela seja retirada do servidor de entrada (servidor de recebimento das mensagens). O protocolo IMAP usa a porta 143. Dessa forma, você pode acessar o seu Gmail (por exemplo) da sua residência, do seu smartphone, ou de qualquer computador do mundo, e sua mensagem estará disponível para leitura. 

    GAB = A

  • Assertiva A

    IMAP -> Para recepção/envio de email

    Eu imaginei um "i" bem grande no meio do MAPa enviando e recebendo e-mails.

  • cuidado com os comentários pois, a diferensa entre os protocolos ''POP3 e o IMAP '' é que:

    o POP3=obriga que a msg seja baixada no pc / já o IMAP= o padrão e que as msgs fiquem no servidor POREM, SE A PESSOA QUISER BAIXAR PRO PC A PESSOA PODERÁ.

  • LETRA A

  • uma característica a ser levada em concideraçao é o fato de que o IMAP é o único que pode gerenciar as propriedade dos dados no servidor.

  • O POP3 pode deixar as mensagens salvas no servidor, basta marcar a opção "manter cópias no servidor".

    O IMAP pode ser baixado manualmente para o computador.

    QUESTÃO COM DOIS GABARITOS!

  • Aqui é válido o mnemônico muito utilizado: O Pop 3 Puxa para a máquina.Protocolo que permite baixar as mensagens para a máquina do usuário, apagando-as do servidor.

  • Por padrão, ao usar POP3 para receber as mensagens, elas são apagadas do servidor de recebimento.

  • Quando configuramos um cliente de e-mail exemplo Outlook com o protocolo IMAP, por padrão fica uma cópia da mensagem no servidor.

    Quando configuramos com o protocolo POP ele baixa todas em mensagem do servidor e apaga por padrão!, para que isso não aconteça é necessário ir em configurações avançadas do outlook e marca par deixar uma cópia no servidor,

    como por padrão o IMAP deixar uma cópia no servidor o gabarito é A

  • O POP3 é quem baixa automaticamente e deleta da provedora.

    O IMAP, em regra, acessa e gerencia na provedora, mas nada impede que a mensagem possa ser baixada, só não será apagada da provedora de forma automática.

  • O Protocolo IMAP é o protocolo que permite manipular a mensagem mantendo sincronismo entre cliente e provedor de email.

    Resposta certa, alternativa a).

  • Lembre-se:

    POP => Puxa (a mensagem não é mantida no servidor);

    IMAP => Mantém (a mensagem é mantida no servidor).

  • "[...] e, por fim, também é possível acessar servidores de notícias NNTP por meio dos navegadores. O protocolo NNTP é um antigo protocolo de compartilhamento de notícias em grupos da Internet, na antiga rede USENET. Tal serviço era acessado por meio de aplicativos clientes específicos de notícias. Porém, com o advento da Web, esse serviço passou a ser acessado por meio dos navegadores também."

    https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2019/02/05084756/Recurso-Inform%C3%A1tica-PRF.pdf

  • IMAP - Ao ler uma mensagem de email usando IMAP, você não está realmente baixando ou armazenando em seu computador; em vez disso, você está lendo a partir do serviço de email.

    NNTP - é um protocolo muito antigo utilizado na Usenet para envio de notícias.

    POP3 - é um protocolo que permite que um computador local faça a conexão em um servidor e baixe as mensagens no cliente de e-mail, como Outlook (Windows), Mail (Mac OS X), entre outros.

    SMTP - No Hotmail (atual Outlook) e similares, os servidores SMTP são responsáveis por empacotar as mensagens enviadas pelo usuário e enviá-las de forma segura.

    TCP/IP - protocolo de comunicação padrão para todos os computadores.

  • A             

    POP       IMAP

                 A

    G              N

    A                T

                      É

                  M


ID
3228637
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A Autoridade Certificadora (AC) emite certificados digitais com o objetivo de atestar a associação entre uma chave pública e uma entidade que pode ser uma pessoa física, pessoa jurídica, cliente de rede ou servidor de rede.


Quando um certificado é emitido para uma pessoa física, o certificado digital contém a assinatura digital apenas da(o)

Alternativas
Comentários
  • Gab. B.

    ***

    Geralmente o certificado digital irá conter

    -Nome da pessoa ou entidade associada à chave;

    -Chave pública;

    -Validade do documento;

    -Nome e assinatura da entidade emissora - Autoridade Certificadora;

    -Número de série.

    ***

    O certificado digital garante CIA.-Confidencialidade-Integridade-Autenticidade.

  • Gaba: B

    Os dados básicos que compõem um certificado digital são:

     ~> Versão e número de série do certificado;

    ~> Dados que identificam a AC que emitiu o certificado;

    ~> Dados que identificam o dono do certificado (para quem ele foi emitido);

    ~> Chave pública do dono do certificado;

    ~> Validade do certificado (quando foi emitido e ate quando é válido);

    ~> Assinatura digital da AC emissora e dados para verificação da assinatura

    (Fonte:https://cartilha.cert.br/livro/cartilha-seguranca-internet.pdf página 86)

  • Gabairto Leltra B

     

    * Certificado digital permite a identificação segura do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos.

    I) É gerado e assinado por uma terceira parte confiável, autoridade Certificadora (AC). GABARITO

    II) associa uma entidade ( pessoa, processo, servidor) a um par de chaves criptográficas.

    III)criptografia: processo de embaralhamento dos dados codificação e garante a confidencialidade (sigilo).

  • LETRA B

  • Certificado digital garante a CONFIDENCIALIDADE?

  • Certificado digital é um documento eletrônico assinado digitalmente por uma terceira parte confiável - chamada autoridade certificadora.

  • Quando compramos Certificado Digital seja PF ou PJ, apenas a AC- Autoridade certificadora passa a assinar os documentos digitais, pois não é necessário assinar manual.

  • Marquei como: C

    Errei

  • Os Dados e a Chave Pública são informações do portador do certificado.

    A Assinatura Digital será da AC emissora.

  • Certificado Digital é um documento eletronico assinado digitalmente por uma terceira parte confiável, chamada Autoridade certificado, e que cumpre a função de associar uma entidade (pessoa, processo, servidor) um part de chaves criptográficas com o intuito de tornar as comunicações mais confiáveis e auferindo maior confiabilidade na autenticidade.

    Quando utilizado em conjunto com outros recursos, a certificação digital é capaz de garantir a AUTENTICIDADE, INTEGRIDADE E NÃO-REPÚDIO, E ATÉ CONFIDENCIALIDADE.

  • Questão confusa, acredito que passível de anulação conforme o gabarito.

    Quando diz que o certificado foi emitido PARA, o nome que aparece é do possuidor do CD, ou seja, nesse caso específico poderia ser a letra A. Agora quando diz EMITIDO POR aí sim seria da AC.

    Em outra interpretação poderia ser alternativa C, quando é verificado os dado do certificado.

    Se mais algum colega tem o mesma linha de racíocinio por favor comenta!

  • ✅Gabarito letra B.

    Certificado digital contém a assinatura digital apenas da AC

    Os certificados digitais são emitidos por autoridades certificadoras que são as entidade que dão autenticidade a informação. Para que seja feita essa validação é preciso saber qual foi a autoridade certificadora que emitiu aquele certificado, por isso os certificados digitais são assinados digitalmente pelas AC que os emitiram.

    • Emitiu = Assinatura da AC.

    Autoridade certificadora.

    É uma entidade pública ou privada, subordinada à hierarquia da ICP-Brasil, que consiste em:

    • Emitir
    • distribuir
    • revogar
    • gerenciar certificados digitais.

    Informações presentes no certificado digital ( IMPORTANTE! )

    • Nome da pessoa ou entidade a ser associada à chave pública
    • Período de validade do certificado
    • Chave pública
    • Nome e assinatura da entidade que assinou o certificado
    • número de série

    Use-as com sabedoria

    Bons estudos!✌

  • Quando existe uma assinatura digital em algum elemento, o objetivo da assinatura é você ser capaz de atestar que realmente aquela parte assinou o elemento apresentado.

    Ora, em um certificado digital, emitido por uma Autoridade Certificadora, a única assinatura necessária é a da própria AC, pois é necessário saber se o certificado é verdadeiro, não é mesmo?

    Logo, a assinatura digital da AC servirá para atestarmos a veracidade do certificado digital.

    Resposta certa, alternativa b).


ID
3228640
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

P obtém aprovação para ingressar no serviço público federal, tendo tomado posse e entrado em exercício nos prazos legais. Sendo profissional altamente qualificado na sua área de conhecimento, logo após entrar em exercício, também logra aprovação para cursar mestrado no exterior do país. Baseado na Lei n° 8.112/1990, P requer licença com vencimentos para manter seu vínculo com o serviço público.


O referido estatuto do servidor, no caso de período em que ocorre o estágio probatório, veda a concessão de licença para

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    O servidor em estágio probatório NÃO pode abrir a MATRACA!

    Licenças que NÃO poderão ser concedidas ao servidor em estágio probatório.

    MA - Mandato classista;

    TRA - Tratar de assunto particular; e

    CA – Capacitação.

    FONTE: WWW.ESPAÇOJURÍDICO.COM.BR

    FELIZ NATAL

  • Gabarito: A

    A Lei 8.112 prevê 10 licenças. Para capacitação e mestrado, o servidor terá de completar 5 anos de efetivo exercício na função e ainda dependerá que o mestrado seja considerado de interesse da administração.

    As licenças previstas são:

    I ? Da licença por motivo de doença em pessoa da família (artigo 83)

    II ? Da licença por motivo de afastamento do cônjuge (artigo 84)

    III ? Da licença para o serviço militar (artigo 85)

    IV ? Da licença para atividade política (artigo 86)

    V ? Da licença para capacitação (artigo 87)

    VI ? Da licença para tratar de interesses particulares (artigo 91)

    VII ? Da licença para o desempenho de mandato classista (artigo 92)

    VIII ? Da licença para tratamento de saúde (artigo 202)

    IX ? Da licença à gestante, à adotante e da licença-Paternidade (artigo 207)

    X ? Da licença por acidente de serviço (artigo 211)

     

    Lei 8.112, Art. 87.  Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    Parágrafo único.  Os períodos de licença de que trata o caput não são acumuláveis. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     

  • GABARITO: A

    Conforme a Lei 8112/90, a cada 5 anos de efetivo exercício no serviço público o servidor tem direito a até 3 meses de licença para participar de curso de capacitação profissional, no interesse da Administração Pública. Estes 3 meses não configuram uma garantia, mas sim o limite definido ao servidor público. Dessa forma, se o curso do qual o agente decidiu participar, tiver duração de 2 (dois) meses, este será o prazo da sua licença. Os períodos são inacumuláveis (art. 87). 

    A licença capacitação será concedida sem prejuízo da remuneração do servidor. Para cálculo do período de 5 (cinco) anos, será computado todo o tempo de exercício de cargo, no serviço público federal, inclusive o compreendido no estágio probatório, não obstante a licença não possa ser concedida ao servidor durante o período do estágio

    (Carvalho, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 4. ed. - Salvador: JusPODIVM, 2017. fl. 870).

  • É vedado ao servidor público federal em estágio probatório:

    MA - Mandato classista;

    TRA - Tratar de assunto particular; e

    CA – Capacitação.

    Fica suspenso o estágio probatório nos seguintes casos:

    Doença em pessoa da família

    Afastamento do cônjuge

    Atividade política

    Organismo que o Brasil coopere

    Participação de curso de formação para outro cargo federal

  • MA TRA CA....

  • Em se tratando de servidor em estágio probatório, aplica-se a norma do art. 20, §4º, da Lei 8.112/90, que assim estabelece:

    "Art. 20 (...)
    § 4o  Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal."

    De seu turno, o art. 81 traz o rol de licenças a que fazem jus os servidores públicos. Confira-se:

    "Art. 81.  Conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família;

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    III - para o serviço militar;

    IV - para atividade política;


    V - para capacitação;

    VI - para tratar de interesses particulares;

    VII - para desempenho de mandato classista."

    Da conjugação destes preceitos legais, percebe-se que, dentre as licenças indicadas pela Banca, a única que não pode ser fruída pelo servidor em estágio probatório é aquela contida na letra A (para capacitação), porquanto prevista no inciso V. Logo, não contemplada dentre aquelas que podem ser objeto de gozo pelo servidor durante tal estágio.


    Gabarito do professor: A


ID
3228643
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

F é servidor da UNIRIO e tem ciência de que ocorrerá vacância simultânea dos cargos de Reitor e de Vice-Reitor. Para emitir nota com informações para seus colegas, consulta o Estatuto da UNIRIO e verifica que o referido instrumento normativo determina que a indicação para responder pela reitoria cabe ao

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Art. 14, § 3º, do Estatuto da Unirio.

  • Mais uma questão cuja classificação não tem nada a ver com o assunto!!!


ID
3228646
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Q é servidor público e postulou readaptação por ter sofrido limitações que impediriam o exercício no cargo público originário que ocupava. Ao submeter-se à inspeção de saúde, foi diagnosticado como totalmente incapaz para o serviço público.

Nesse caso, nos termos da Lei n° 8.112/1990, o servidor Q será

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Seção VII

    Da Readaptação

    Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    § 1  Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

    FELIZ NATAL

  • D) Aposentadoria por invalidez permanente.

  • GABARITO:D

     

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

     

    Da Readaptação

     

            Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

     

            § 1o  Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado. [GABARITO]

     

            § 2o  A readaptação será efetivada em cargo de atribuições afins, respeitada a habilitação exigida, nível de escolaridade e equivalência de vencimentos e, na hipótese de inexistência de cargo vago, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.               (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Conforme disposto no Art. 24, §1º, da Lei 8.112/90:

    Art. 24 - Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    §1º - Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

    GAB: D

  •         Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • APOSENTADO

  • Em se tratando de servidor considerado totalmente incapaz para o serviço público, a única alternativa viável para a Administração consistiria na concessão de aposentadoria por invalidez, que tem apoio no art. 186, I, da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 186.  O servidor será aposentado:

    I - por invalidez permanente, sendo os proventos integrais quando decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, especificada em lei, e proporcionais nos demais casos;"

    Logo, dentre as opções fornecidas, a única correta está na letra D.


    Gabarito do professor: D


ID
3228649
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O servidor público W foi demitido do serviço público, após processo administrativo disciplinar. Inconformado, ele propôs ação judicial, buscando o retorno ao serviço público, tendo obtido decisão favorável, após dez anos de duração do processo.


Nos termos da Lei n° 8.112/1990, quando invalidada a demissão por decisão judicial, ocorre a denominada

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Seção IX

    Da Reintegração

    Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

    FELIZ NATAL

  • Reintegração – é a volta de servidor estável (para a LC nº 840/11 não necessita ser estável) para a esfera da administração quando invalidada a sua demissão através de sentença judicial transitada em julgado.
  • GABARITO:B

     

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

     

    Da Reintegração

     

            Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. [GABARITO]

     

            § 1o  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

     

            § 2o  Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.

  • ReINtegração: retorno do servidor INjustiçado;

    Sempre funciona comigo! Rs

  •       Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

  • GABARITO: B

    Aproveito o Disponível;

    Reintegro o Demitido;

    Reverto o Aposentado;

    Reconduzo o Inabilitado;

    Readapto o Incapacitado.

  • Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    *********** Reintegração é o retorno do cargo por invalidação da demissão******************

  • Seção IX

    Da Reintegração

           Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

           § 1  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

           § 2  Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.

    GABARITO - B

  • Questão deve ser respondida segundo o que dispõe o estatuto dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei nº 8.112/1990).

    O conhecimento exigido diz respeito ao instituto da reintegração. Reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens (art. 28).

    Dito isso, e considerando que o enunciado requer que o candidato assinale a alternativa que esteja em consonância com a referida situação hipotética, passemos à análise individual das assertivas:

    A) Incorreta: a anulação da demissão impõe a reintegração do servidor (art. 28).

    B) Correta: nos exatos termos do art. 28.

    C) Incorreta: a anulação da demissão impõe a reintegração do servidor (art. 28). Por seu turno, recondução é a volta do servidor reprovado em Estágio probatório ou decorrente de reintegração do anterior ocupante (Art. 29).

    D) Incorreta: nos termos comentados na “A”.

    E) Incorreta: nos termos comentados na “A”. Por seu turno, repristinação é o "fenômeno" por meio do qual ocorre a revogação de uma lei que havia revogado outra, fazendo com que esta última volte a ter vigência.

    GABARITO: LETRA B.

  • Olá, pessoal. Postei parte da lei 8.112 em áudio/vídeo toda atualizada até 2021, referenciada, com anotações e resumos no meu canal do youtube, que se chama "tio san concurseiro" (a foto do canal é um boneco do Saitama usando óculos e mochila de estudo). Além dela também tenho áudio/vídeo da lei de improbidade administrativa, da lei do processo administrativo federal e outras. Espero que ajude e bons estudos a todos!


ID
3228652
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

K, cidadão no pleno exercício dos seus direitos políticos, requereu a um certo órgão público o reconhecimento de determinado benefício a que, no seu entender, faria jus. Ao procurar informações no órgão competente, recebeu a noticia de que seu requerimento tinha grande probabilidade de ser deferido, embora o agente público que havia fornecido tal informação já tivesse ciência de que houvera o seu indeferimento.

Nesse caso, consoante as normas do Decreto n° 1.171/1994, o tal agente público que prestou essa informação a K violou o direito à

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Das Regras Deontológicas

    VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

    FELIZ NATAL

  • GABARITO: LETRA C

    Das Regras Deontológicas

    VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.


ID
3234172
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um sistema linear, causal e discreto tem como resposta ao impulso unitário a expressão

h(n) = [5(2)n + 10(3)n-1]u(n-1)+8δ(n)
onde u(n) é o degrau unitário discreto.

Aplicando-se as propriedades da Transformada Z, a expressão da Função de Transferência H(z) desse sistema é

Alternativas

ID
3234175
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considere o sinal limitado no tempo e matematicamente definido por: v(t) = 4tu(t) - 4tu(t-5), onde o sinal u(t) é definido como o degrau unitário, que vale 1 para t 0 e vale 0 para t<0.

Aplicando-se a Transformada de Fourier (TF) sobre esse sinal v(t), resultará na função complexa V(ω).

Com base nos dados fornecidos, qual o valor do módulo lV(ω)l para ω = 0?

Alternativas

ID
3234196
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Eletrônica
Assuntos

Juntamente com o processador e os dispositivos de memória, os módulos de entrada e saída (E/S) também são um elemento-chave de um microcomputador digital. Dispositivos de armazenamento de massa de dados, como discos rígidos magnéticos, discos ópticos e de estado sólido, são acessados através de módulos de E/S.

A interface serial com unidades de disco, amplamente utilizada nos microcomputadores, capaz de atingir taxas de transferência de até 6,0 Gbps, é:

Alternativas

ID
3234202
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O armazenamento de dados em um microcomputador digital é normalmente organizado em diferentes níveis de hierarquia de memória, com o objetivo de obter o melhor compromisso entre três principais parâmetros de desempenho: capacidade de armazenamento, custo por bit da memória e velocidade de acesso.

Nos diferentes níveis de hierarquia de memória, observa-se que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO (E).

    As memórias cache do tipo SRAM apresentam maior velocidade de acesso do que uma memória principal do tipo DRAM, mas possuem maior custo por bit.

    SRAM - Stática - Mais rápida e Não precisa ter seus dados atualizados milésimos de segundo.

    DRAM - Dinâmica - Mais Lenta e Seus dados precisam ser atualizados por milésimos de segundos, caso contrário, serão perdidos.

  • Há vários tipos de memórias, cada uma com características distintas em relação a

    Custo (preço por bit), Capacidade para o armazenamento e Velocidade de acesso.

    A memória ideal seria aquela que é barata, de grande capacidade e acesso rápido.

    Infelizmente, a memória rápida é custosa e de pequena capacidade. E a memória de grande capacidade, embora mais barata, apresenta baixa velocidade de acesso.

  • RAID é o acrônimo de “Redundant Array of Independent Disks”, que significa Matriz Redundante de Discos Independentes. Trata-se da tecnologia que agrupa dois ou mais hard drives e/ou memórias SSDs em arranjos para trabalho conjunto, em computadores e outros sistemas de armazenamento de dados.

    A) errada pois dispositivos com grandes capacidades geralmente TEM CUSTO MAIS BAIXO como HDs, Sistema RAID combina dois ou mais sistemas de armazenamento.

    B) RAID é com discos e ssds, e nao com memoria principal

    c) novamente RAID nao é feito com memorias principais

    d) a memoria CACHE fica dentro do processador e é de rápido acesso

    e) correta, gabarito


ID
3234214
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um sinal x(t) em banda base, com frequências positivas na faixa de 0 a B Hertz (Hz), é modulado com uma portadora senoidal, resultando no sinal y(t) = x(t)cos(2πfct), (sendo fc >> B), que é amplificado e transmitido com uma potência de ρ Watts (W) através de uma fibra ótica.

Considerando-se que a fibra não distorce o sinal, apenas atenua-o em 3 dB, a largura de banda (em Hz) e a potência (em W) do sinal recebido são, respectivamente,

Alternativas

ID
3234217
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Eletrônica
Assuntos

Em sistemas de telefonia fixa com comutação por circuitos, a comutação digital é realizada utilizando-se a técnica

Alternativas

ID
3234220
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um motor elétrico trifásico, com 20 HP de potência máxima no eixo do motor, possui seus enrolamentos disponíveis para as ligações Delta ou Estrela. Considere que esse motor possui rendimento de 80%, fator de potência indutivo de 0,64 nas duas configurações e está conectado a um sistema elétrico com níveis de tensão 220/127 volts.

Os valores, em ampères, das correntes elétricas nas linhas desse motor, nas configurações Delta e Estrela, respectivamente, são:

Dado
1 HP = 746 W

Alternativas

ID
3234223
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um sistema elétrico equilibrado na configuração Estrela é composto por uma fonte e uma carga. A sequência de fases é ACB, e o ângulo da fase B da fonte é igual a zero.

Sabendo-se que o fator de potência da carga é igual a 0,866 capacitivo, o ângulo da corrente de linha da fase A é igual a

Alternativas
Comentários
  • V<-120

    Z<-30

    I = V / Z

    I = (-120) - (-30) = -90

    letra C


ID
3234226
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considere um transformador trifásico de 1,0 MVA, com tensão de linha de 500 kV no primário, 10 kV no secundário e com reatância de 0,1 p.u.

A reatância no lado de baixa, em ohms, é igual a

Alternativas
Comentários
  • Z=S/V

    Z=1mva/10kv

    Z=100

    Z1=100*0,1

    Z1=10

  • na formula, Z no caso é corrente certo?

  • Gabarito B

    Zb = Impedância de Base

    Zpu = Impedância em pu

    V = Tensão de Base

    M = Potência de Base

    Zb = V²/M = 10.000²/1.000.000 = 100

    Zb*Zpu = 100*0,1 = 10 ohms


ID
3234229
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Uma instalação elétrica industrial solicita uma potência aparente de 2.500 kVA com fator de potência igual a 0,7, perfazendo, assim, uma demanda máxima.

Sabendo-se que a demanda média da indústria é de 1.540 kW, o fator de carga dessa instalação é igual a

Alternativas
Comentários
  • 1540 / 0,7 = 2200 VA

    2200 / 2500 = 0,88


ID
3234244
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Suponha que a notação (x)y represente o número x na base y, e seja S a soma das seguintes parcelas:

S = (10001101)2 + (A4)16

O valor de S na base 10 é

Alternativas
Comentários
  • 10001101 = 2^7+0+0+0+2^3+2^2+0+2^0 = 128+8+4+1=141

    A4 = 10*16^1+4*16^0 = 160+4 =164

    S = 141+164=305

  • Dica de material pra galera que vai fazer a prova do Concurso BB dia 26/09 e ainda não se sente preparada:

    https://abre.ai/c6yq

    Lembre-se: Um dia sem estudar é um dia a mais entre você e seu objetivo!

  • essa questão só na base do chute pra acertar.


ID
3234247
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um material condutor, cujo coeficiente de temperatura a 20 ºC é de 0,004, apresenta nessa condição uma resistência elétrica de 5 ohms.

Quando esse material for submetido a uma temperatura de 70 ºC, o valor de sua resistência elétrica, em ohms, será de

Alternativas
Comentários
  • Rf = Ro * [ 1 + α (T - To)]

    onde:

    α = coeficiente de temperatura;

    To = 20º C.

    Rf = 5 * [1 + 0,004 (70 - 20)] = 6,0 Ohms


ID
3234250
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um dielétrico, quando sujeito à ação de um campo elétrico externo, apresenta a polarização de suas partículas elementares.

Em um dielétrico líquido não polar, submetido a um campo elétrico externo, apenas é admissível a existência da polarização

Alternativas

ID
3234253
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Para a correta escolha de um para-raios de resistor não linear a óxido de zinco, faz-se necessária a especificação de uma série de características do para-raios.

Uma dessas características é a Tensão Residual que, segundo a NBR 16050, é descrita como a(o)

Alternativas

ID
3234256
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Uma subestação industrial, alimentada com tensão de linha de 13,8 kV, utiliza para a medição de tarifação um transformador de potencial (TP) de 13800/115 V, que introduz um erro de relação de -0,2%.

Quando um voltímetro ideal, conectado no secundário do TP, indica uma tensão de 114 V, o valor verdadeiro da tensão no primário do TP, em volts, é

Alternativas
Comentários
  • Kp = 13800/115 = 120

    Erro = 100 - FCR ---> FCR = 100,2% = 1,002

    FCR = Kr/Kp --> Kr = 1,002 x 120 = 120240

    Logo:

    V1/V2 = Kr

    V1 = 120240 x 114 = 13707,36 V


ID
3234259
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Uma função do disjuntor (número funcional 52) é interromper as correntes de defeito de um dado circuito do sistema elétrico, durante o menor espaço de tempo possível. Para tanto, os disjuntores são providos de meios para a interrupção do arco elétrico, sendo classificados de acordo com esse meio de extinção ou da tecnologia empregada.

Um exemplo é o disjuntor a

Alternativas
Comentários
  • Alguns disjuntores de média tensão utilizam gás hexafluoreto de enxofre (SF6) para a extinção do arco elétrico e como meio isolante. A interrupção em gás SF6 é efetuada sem estiramento do arco e sem a gerações de sobretensões. Estas características garantem aos disjuntores vida elétrica elevada e à instalação limitadas solicitações dinâmicas, dielétricas e térmicas.

    Fonte: Library ABB


ID
3234262
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O relé de distância (número funcional 21) opera quando a medida dos parâmetros de impedância série do circuito protegido é inferior aos limites predeterminados (ou ajustados).

Sendo assim, esse relé pode ser aplicado para proteção

Alternativas

ID
3234265
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O acionamento de motores pode ocasionar redução na tensão da rede devido à alta corrente de partida (ou corrente de inrush).

Esse problema de queda na tensão pode ser mitigado, se for utilizado o seguinte dispositivo que auxilia a partida de motores:

Alternativas

ID
3234268
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Uma linha de produção é composta por quatro motores de indução monofásicos, operando em condições nominais. Cada motor tem potência nominal de 2 cv e fator de potência nominal de 0,8. A potência medida na saída do ramal que alimenta os motores é 10 kVA.

Adotando-se 1 cv igual a 750 W, o valor do rendimento, em %, da linha de produção é

Alternativas
Comentários
  • 8cv = 6000 W

    6000 = V * I * 0,8 * n

    6000 = 10000 * 0,8 * n

    n = 0,75


ID
3234274
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um motor de indução trifásico bobinado, com rotor ligado em estrela, possui escorregamento de 4% em suas condições nominais. Sua resistência do rotor por fase é 0,2 Ω.

Mantendo-se a tensão terminal e o torque de saída do motor constantes, o valor da resistência, em Ω, que deverá ser adicionada ao circuito do rotor, de modo que o escorregamento seja de 10%, é

Alternativas
Comentários
  • Ra = resistência acrescentada à resistência do rotor;

    Rf = resistência final para escorregamento de 10%;

    Rr = resistência inicial do rotor = 0,2 Ohms;

    (4/10) = (Ra/Rf); Rf = 0,5 Ohms;

    Ra = Rf - Rr = 0,5 - 0,2 = 0,3 Ohms (GABARITO LETRA B)

    OBS: Para melhor entendimento desse exemplo, ver livro de Máquinas Elétricas do Fitzgerald e Kingsley, 7 ed, tópico 6.7.1


ID
3234277
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um transformador monofásico de 1 kVA, 1000/100 V, é ligado como autotransformador elevador 1000/1100 V.

Considerando-se que, nessa configuração, as correntes nominais das bobinas sejam mantidas, a razão entre a potência transferida por condução e a potência transferida pelo circuito magnético no autotransformador é

Alternativas
Comentários
  • alguém pode explicar essa ?

  • Gabarito D

    Potência de entrada e saída é o total de potência que entra e sái. = S1

    Potência do enrolamento é a potência nominal do transformador. = 1kVA = S2

    A tensão na bobina série do Auto trafo é proporcional ao número de espiras da bobina série.

    A tensão na bobina comum no Autotrafo é proporcional ao número de espiras da bobina comum.

    (Vse/Vc) = (Nse/Nc)

    Temos a seguinte relação de potência no Autotrafo:

    S1/S2 = (Nse + Nc)/Nse ou como as espiras são proporcionais às respectivas tesões: S1/S2 = (Vse + Vc)/Vse

    Temos que: Vc = 1000v e Vse = 100v

    Assim: S1/1kVA = (100 + 1000)/ 100

    S1 = 11kVA

    Vemos que a potência transferida pelo circuito magnético é de 1kVA

    A potência total do autotransformador é 11kVA = 1kVa (via circuito magnético) + 10kVA (por condução)

    Assim a razão entre a potência transferida por magnetismo e por condução são: 10kVA/1kVA = 10 ou 1000v/100v = 10

    Gabarito D 10

    Para mais esclarecimentos sobre autotransformadores assistam esse aula no link abaixo.

    https://www.youtube.com/watch?v=Ex02RHgXhW0

  • A Potência de saída pode ser dividida em dois termos (Potência de condução + Potência Transferida circuito magnético) e definida como:

    S_saída= S_cond. + S_transf. = (N1/N2)*S_transf + S_transf.

    A relação S_cond / S_transf = N1/N2 = V1/V2=1000/100 =10

    Logo pelo comando da questão a resposta teria que ser letra D (10)

    S_saída = (N1+N2)/N2 * Snom

    .