-
Criptografia simétrica só oferece confidencialidade. è a criptografia assimétrica que oferece, além da confidencialidade, integridade, autenticidade e irretratabilidade
-
Discordo do Ronald,
Nenhum dos tipos de Criptografia, nem qualquer algoritmo garante a autenticidade ou integridade, no máximo, pode-se garantir esses ultimos no caso para algum dos lados.
-
Criptografia Assimétrica fornece autenticidade sim ao meu ver; porém, integridade acredito que o Hash forneça.
-
Se os dados não estiverem íntegros, a decriptação não irá funcionar devido ao hash estar diferente. (O cálculo do hash está inserido nas operações de criptografia, logo pode-se dizer que a criptografia garante a integridade)
Dessa forma a criptografia assimétrica fornece INTEGRIDADE, AUTENTICIDADE (a mensagem só será legivel com o par de chaves correto criptografando e decriptografando) e NÃO-REPÚDIO (IRRETRATABILIDADE).
-
A criptografia simétrica garante a confidencialidade (sigilo) e integridade, mas não garante irretratabilidade e autenticidade.
-
Como que a criptografia Simétrica ou Assimétrica oferece integridade se elas não possuem, em si, uma função hash?
A criptografia simétrica realiza um embaralhamento dos dados por meio de uma chave...e essa chave é compartilhada e usada tanto para criptografar quanto decriptografar.
A criptografia assimétrica realiza o processo utilizando duas chaves (dois números primos grandes são fundamentais), uma pública e a outra privada.
Agora, INTEGRIDADE e autenticidade são oferecidos por meio de hashs criptográficas, MAC ( Código de Autenticação de Mensagem) e Certificados de Autenticação.
Fonte: Kurose, 6ª edição, página 507.
Resposta: Errado
Obs.: Se eu estiver falando muita bosta, respondam aí por favor ou (melhor) mande uma msg!
-
A criptografia através de cifras ocorre com a cifração da mensagem original através de operações de transposição e substituição de seus caracteres, resultando numa mensagem cifrada. Para decifração basta aplicar o processo inverso.
A criptografia Simétrica garante: a confidencialidade e a integridade.
MODO 1- Nos algoritmos simétricos uma chave é usada tanto para criptografar quanto para descriptografar. Garantindo assim a confiabilidade (sigilo) e a integridade (não alteração).
A criptografia Assimétrica garante: a confidencialidade, integridade, autenticidade e a irretratabilidade ou não repúdio.
MODO 1 - A chave pública do destinatário que pode ser conhecida por todos é utilizada para cifrar o texto claro. Por sua vez, a chave privada dele deve permanecer secreta e é utilizada para decifrar o texto cifrado. Podemos notar que a confidencialidade está garantida, pois somente a chave privada do destinatário pode decifrar a mensagem criptografada e somente ele possui essa chave, não a distribuindo para ninguém. Esse processo nos garante a confidencialidade da informação (sigilo).
MODA 2 - A minha chave privada (do remetente) é usada para cifrar o texto claro e a respectiva chave pública para decifrar a mensagem criptografada. Como somente a minha chave pública pode decifrar a mensagem o destinatário tem certeza que quem enviou a mensagem foi eu. Neste caso, busca-se garantir a autenticidade (irretratabilidade e não repúdio).
Fonte:https://www.devmedia.com.br/criptografia-assimetrica-criptografando-e-descriptografando-dados-em-java/31213
-
- criptografia SIMETRICA : (I.N.A) integridade (chave pública = Decifra), não-repúdio e autenticidade.
- criptografia ASSIMETRICA: ((C)INA) (Confidencialidade), integridade, não-repúdio e autenticidade.
-
muita gente falando besteira, pois é possível sim que a chave simétrica garanta a autenticidade. é só a chave secreta ser compartilhada por apenas duas pessoas, nesse caso, é possível garantir autenticidade. no entanto, é claro que não é tão legal, visto que o principal objetivo da chave secreta é garantir a confidencialidade.
se eu estiver errado, é só mandar mensagem.
-
Em regra, a chave assimétrica requer maior esforço computacional do que a chave simétrica.
-
Através da criptografia obtemos diversas propriedades importantes como a confidencialidade (sigilo da informação), integridade (garantia que a mensagem não foi alterada), autenticidade (quem foi a autor da mensagem) e irretratabilidade ou não repúdio (capacidade de não negar a construção da mensagem). Temos ainda que a criptografia Simétrica garante a (confidencialidade e a integridade), enquanto que a criptografia Assimétrica garante a (confidencialidade, integridade, autenticidade e a irretratabilidade ou não repúdio).
Logo, Simetrica... (simetrico - Vem de Igual) - imaginem duas ou mais pessoas trocando mensagens ou arquivos. Onde todos tem a mesma chave para ler e editar, ou seja, todos podem EDITAR QUALQUER COISA (impossivel garantir a AUTENTICIDADE e a IRRETRATABILIDADE em relação ao original;
Assimetrica ..(Assimetrico - coisas diferentes). Essa sim, imaginem uma pessoa faz o documento, mensagem etc. E atribui ao codificar uma chave (privada) em que só ela pode editar esse arquivo. E ao compartilhar, sede uma chave para desodificar (Publica), que permite apenas a leitura; Garantido assim: CONFIDENCIALIDADE, INTEGRIDADE como qualquer tipo de cripitografia, que age em pró de terceiros que não possuem qualquer autorização. E a chave assimetrica garante ainda: AUTENTICIDADE, e a IRRETRATABILIDADE ou NÃO REPUDIO, pois possui uma certeza de quem fez e pode alterar esse arquivo ou mensagem.
Fonte maior site de DESENVOLVEDORES DE SOFTWARE do Brasil, solução para programadores que trabalham com programação, consequentimente cripitografia e segurança da informaçãao em geral.
https://www.devmedia.com.br/criptografia-assimetrica-criptografando-e-descriptografando-dados-em-java/31213