SóProvas



Prova CESPE - 2010 - INCA - Tecnologista Júnior – Prevenção do Câncer


ID
1319377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Controle social é a forma pela qual se garante o direito de participação da sociedade na formulação, implementação e controle da política e ações de saúde. Ele se dá por meio dos conselhos de saúde e das conferências de saúde. Julgue o próximo item, referente aos conselhos de saúde.

Os conselhos de saúde são órgãos colegiados deliberativos.

Alternativas
Comentários
  • Lei Nº 8.142Art. 1º, § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

  • GABARITO: CERTO

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.

    LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.


ID
1319380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Controle social é a forma pela qual se garante o direito de participação da sociedade na formulação, implementação e controle da política e ações de saúde. Ele se dá por meio dos conselhos de saúde e das conferências de saúde. Julgue o próximo item, referente aos conselhos de saúde.

Os conselhos de saúde atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

Alternativas
Comentários
  • 8.080

     

    Art. 33. Os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

     

    Art. 14A

    I - decidir sobre os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, em conformidade com a definição da política consubstanciada em planos de saúde, aprovados pelos conselhos de saúde; 

  • geovana, a 14A fala sobre as Comissões.

    o art. 33 já resolve nosso problema

  • § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.


ID
1319383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

É permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa, desde que aprovados pelo respectivo conselho de saúde.

Alternativas
Comentários
  • Art. 38 lei 8080/90 não é permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

  • Lei 8080/90. Art. 38. Não será permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

     

    CF/88. Art. 199, § 2º É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.


ID
1319386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O processo de planejamento e orçamento do SUS será descendente, do nível federal até o local, ouvidos seus órgãos consultivos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 36 da L 8080. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • LEI Nº 8.080

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União

  • Esquema para ninguem errar:

    Orçamento e planejamento =  Municipios --->  Estados/DF---> União l Local p/ federal (Ascendente) 

    Distribuição dos valores = União---> Estados/DF ---> Municipios l Federal para local (Decrescente/descendente)

     

    Lembrando que "Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do SUS e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária."

     

    Bons estudos!

  • Art. 36 da L 8080. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendentedo nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • Cespe 2010

    As ações e serviços públicos de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizados em nível de complexidade crescente.

  • errado = ascendente; local ao federal; respectivos conselhos de saúde

    ___________

    Questões, artigos mais cobrados e suas frequências e resumos (área da saúde, veterinária, nutrição, alimentos, vigilância sanitária e ambiental) de R$ 1,00 a R$10,00. Veja informações no meu perfil.


ID
1319389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do SUS e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Art 36 - Lei 8.080/1990

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do
    Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

  • Letra da Lei. 

  • Art 36 lei 8.080

     

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

  • QUESTÃO :

    O PLANEJAMENTO e ORÇAMENTO do Sistema Único de Saúde (SUS) :

    Os PLANOS de SAÚDE serão :

    A base das : ATIVIDADES E PROGRAMAÇÕES DE CADA NÍVEL DE DIREÇÃO DO SUS .

    Seu FINANCIAMENTO será : previsto na respectiva PROPOSTA DAS NORMAS ORÇAMENTÁRIAS .

    GABARITO : CERTO .

    OBS :

    GESTÃO do FUNDO NACIONAL DE SAÚDE - FNS :

    A GESTÃO DOS RECURSOS DO FNS É EXERCIDA PELO DIRETOR do

    EXECUTIVO ( sob a orientação e supervisão da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde ) .

    OBSERVANDO O :

    PLANO NACIONAL DE SAÚDE e o

    PLANEJAMENTO ANUAL (MINISTÉRIO DA SAÚDE) nos termos das normas definidoras dos :

    ORÇAMENTOS ANUAIS ,

    DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS e

    PLANOS PLURIANUAIS .

    A EMENDA Constitucional Nº 29/2000 E A LEI Complementar Nº 141/2012 QUE REGULAMENTOU O FNS , DISPÕEM :

    QUE OS RECURSOS DOS :

    ESTADOS , DISTRITO FEDERAL e DOS MUNICÍPIOS , destinados às ações e serviços públicos de saúde E OS TRANSFERIDOS PELA UNIÃO PARA A MESMA FINALIDADE :

    SERÃO APLICADOS POR : FUNDO DE SAÚDE ( que será ACOMPANHADO e FISCALIZADO por : CONSELHO DE SAÚDE ) .

    A Lei Orgânica da Saúde - Lei Nº 8.080/1990 - Lei que disciplinou as TRANSFERÊNCIAS INTER/GOVERNAMENTAIS DE RECURSOS FINANCEIROS na área da saúde .

    - Lei Nº 8.142/1990 - estabelecem que os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde - SUS serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob a fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

    A Lei Nº 8.142/90 :

    Estabelece que compete ao CONSELHO DE SAÚDE controlar a execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

    Dispõe ainda que, para receberem os recursos

    de que trata o Art. 3º dessa Lei ,

    OS MUNICÍPIOS, os ESTADOS e o DISTRITO FFEDERAL DEVERÃO CONTAR COM :

    I - FUNDO de saúde .

    II - CONSELHO de saúde , com composição paritária de acordo com o Decreto n° 99.438, de 7 de agosto de 1990;

    III - PLANO de saúde ;

    IV - RELATÓRIOS DE GESTÃO que permitam o controle de que trata o § 4° do art. 33 da Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990;

    V - CONTRAPARTIDA de recursos para a saúde no respectivo orçamento ;

    VI - COMISSÃO de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto o prazo de dois anos para sua implantação.

    Parágrafo único. O não atendimento pelos Municípios, ou pelos Estados, ou pelo Distrito Federal, dos requisitos estabelecidos neste artigo, implicará em que os recursos concernentes sejam administrados, respectivamente, pelos Estados ou pela União.

     

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO III

    Do Planejamento e do Orçamento

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária

    LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1319392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

As ações de vigilância da saúde devem desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de entornos e ambientes mais seguros e saudáveis.

Alternativas
Comentários
  • Ano: 2010 Banca:  Órgão:  Provas:  

    A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

    As ações de vigilância da saúde devem desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de entornos e ambientes mais seguros e saudáveis.

    Ano: 2004 Banca:  Órgão:  Provas:  

    Os fatores determinantes e condicionantes da saúde incluem a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

    Ano: 2017 Banca:  Órgão:  Prova: 

    À luz do disposto na Lei Orgânica da Saúde, julgue o item que se segue. Nesse sentido, considere que a sigla SUS, sempre que utilizada, refere-se a Sistema Único de Saúde.

    Faz parte do campo de atuação do SUS colaborar com a proteção do meio ambiente, bem como fiscalizar e inspecionar a água consumida pela população.

    Ano: 2009 Banca:  Órgão:  Prova: 

    A chamada abordagem ecossistêmica da saúde enfatiza as relações entre saúde e meio ambiente, não apenas em sua vertente tradicional - poluição, saneamento, contaminação etc. -, mas também estudando os riscos modernos: monocultura, transgênicos, fontes energéticas, mudanças climáticas etc.


ID
1319395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

A média complexidade deve desenvolver mecanismos e parâmetros de avaliação do impacto a curto, médio e longo prazo das ações e serviços prestados em todos os níveis da atenção à saúde.

Alternativas

ID
1319398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

A atenção básica deve realizar, na rede de serviços básicos de saúde, ações de caráter individual ou coletivo, voltadas para a promoção da saúde e prevenção do câncer, bem como ao diagnóstico precoce e apoio à terapêutica de tumores, aos cuidados paliativos e às ações clínicas para o seguimento de doentes tratados.

Alternativas
Comentários
  • https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0874_16_05_2013.html


ID
1319401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item abaixo, referente à participação da comunidade no SUS.

A participação da comunidade é uma das três diretrizes da organização do SUS, junto com a descentralização e o atendimento integral.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o erro (não sei pq foi anulada) está em resumir a 3 diretrizes..
    Vide Lei 8.080 art. 7

  • O atendimento integral ou integralidade não é diretriz mas sim um princípio. 


ID
1319404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à Rede Câncer.

Rede Câncer é uma ferramenta de integração das diversas parcerias, desde que sejam públicas, visando o compartilhamento de conhecimento e recursos, para o controle do câncer.

Alternativas
Comentários
  • Rede Câncer é uma ferramenta de integração das diversas parcerias, desde que sejam públicas, visando o compartilhamento de conhecimento e recursos, para o controle do câncer.

    Existem também com redes privadas.


ID
1319407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à Rede Câncer.

A Rede Câncer tem, entre outros, o objetivo de promover a geração de conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológico no campo da atenção oncológica.

Alternativas

ID
1319410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue o item a seguir.

A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade.

Alternativas
Comentários
  • CERTA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA

    IV- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida,que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

  • Questão correta, acredito que outra semelhante ajude a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - TRT - 17ª Região (ES) - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação Disciplina: Ética na Administração Pública

    A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos indiretamente por todos; por isso, exige-se, como contrapartida, que ele aja conforme a moralidade administrativa.

    GABARITO: CERTA.

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). A REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio (recolhimento de impostos, por exemplo), e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.

     

    O povo é o patrão do servidor público. Ao maltratar o povo que procura o atendimento, o funcionário público está prejudicando seu próprio patrão, afinal é pelo imposto pago pelo cidadão que o servidor público é remunerado.

     

    Atender o cidadão com respeito e celeridade não é um favor do servidor público é uma obrigação. Se há problemas entre os governos ou prefeituras e o funcionalismo, não é a população quem deve pagar o pato. A mediação de conflitos trabalhistas e previdenciários deve ser feita pelo meio sindical. As oposições devem se apresentar e mostrar condições de dialogar com o governo, defendendo os interesses da categoria, mas sem prejudicar a população, que no fim das contas é que sai prejudicada com os impasses.

     

    Obs.: Legalidade + Moralidade + Finalidade = os princípios são normas.

  • jesus , o que ele filosofou ai que nao entendi nada kkkk


ID
1319413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue o item a seguir.

O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

Alternativas
Comentários
  • Muito pelo contrário ele deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

    •  

  • ERRADA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA (DECRETO 1171/94)

    V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendidocomo acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante dasociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

  • Se ler rápido erra fácil, fácil..

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

     

    O servidor já está tendo uma recompensa natural pela simples função que desempenha.

     

    Refira-se que, embora a norma enfatize o bem-estar do próprio servidor, é claro que, se o trabalho é voltado para terceiros (a coletividade), não há dúvidas de que representa, também, acréscimo ao bem-estar do próximo, ou seja, dos destinatários diretos do trabalho realizado pelo servidor, e não apenas ao bem-estar do próprio servidor.

     

    --- > Interpretar todos os atos conforme a lei e fazer um bom trabalho com atuação correta em benefício de si mesmo e da sociedade é o maior patrimônio do servido público.

     

    --- > É um bem que repercute pelo êxito de suas atividades para atendimento das necessidades coletivas.

     

    --- > Sentimento de colaboração e satisfação.

  • O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

  • O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

  • Baita pegadinha! Haja

    (Não deve ser)


ID
1319416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto pela Vida propõe uma agenda de repolitização do SUS com a sociedade e a busca de financiamento adequado.

Alternativas
Comentários
  • O PACTO PELA DEFESA DO SUS QUE PROPOE A REPOLITIZAÇÃO E GARANTIA DE FINANCIAMENTO.

  • PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

    O Pacto em Defesa do SUS deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde,  a Promoção da Cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito e a garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.

    O Pacto de Gestão do SUS estabelece Diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação Social e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.


ID
1319419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto em Defesa do SUS define as prioridades para o SUS.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    As 3 dimensões deste Pacto

    1 Pacto pela Vida

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em

    torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de

    saúde da população brasileira.

    São seis as prioridades pactuadas:

    A. Saúde do Idoso;

    B. Controle do câncer do colo do útero e da mama;

    C. Redução da mortalidade infantil e materna;

    D. Fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza;

    E. Promoção da Saúde;

    F. Fortalecimento da Atenção Básica.

    2 Pacto em Defesa do SUS

    1. Expressar os compromissos entre os gestores do SUS com a consolidação da Reforma Sanitária Brasileira, explicitada na defesa dos princípios do Sistema Único de Saúde estabelecidos na Constituição Federal.

    2. Desenvolver e articular ações, no seu âmbito de competência e em conjunto com os demais gestores, que visem qualificar e assegurar o Sistema Único de Saúde como política pública.


    3 Pacto de Gestão

    Estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação e Controle Social; Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

  • PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

    O Pacto em Defesa do SUS deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde,  a promoção da cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito e a garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.

    O Pacto de Gestão do SUS estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação Social e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

  • O PACTO é um esforço do SUS, EFETIVADO em 2016, PELAS 3 ESFERAS DE e GESTÃO : (União, Estados e Municípios).

    APROVADO PELO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE .

    Existe 3 PACTOS :

    1 PACTO PELA VIDA ;

    2 PACTO PELA DEFESA e

    3 PACTO PELA GESTÃO ) .

    JULGUE :

    O PACTO DEFESA do SUS : DEFINE PRIORIDADES para o SUS :

    GABARITO : ERRADO .

    ARGUMENTAÇÃO :

    Quem define PRIORIDADES é a saúde : prioridade para a vida ...rs

    CERTO SERÁ :

    1 PACTO PELA VIDA :

    DEFINE PRIORIDADES PARA PROMOVER A SAÚDE .

    COMENTÁRIOS DE OUTROS PACTOS :

    2 PACTO PELA DEFESA DO SUS :

    Promover POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DE SAÚDE para a sociedade ( todos seres humanos ).

    SAÚDE :

    Direito de todos.

    Dever do Estado.

    Defender : fundamento , normas, diretrizes = normas a serem executadas no setor de atendimento conforme a CONSTITUIÇÃO FEDERAL .

    3 PACTO DE GESTÃO = ADMINISTRAÇÃO do trabalho do SUS :

    ADMINISTRAR / ORGANIZAR AS AÇÕES E SERVIÇOS do SUS : recursos : materiais , operacionais e financeiros :

    PLANEJAR = programar ;

    PACTUAR entre os gestores ;

    DESCENTRALIZAR , REGIONALIZAR e INTEGRALIZAR as ações ;

    FINANCIAR ;

    REGULAR ;

    INCLUIIR A SOCIEDADE ( EDUCAÇÃO DA SAÚDE e PARTICIPAÇÃO SOCIAL ).


ID
1319422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto de Gestão estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da participação e do controle social.

Alternativas
Comentários
  • 7. Participação e Controle Social

    A Participação Social no SUS é um princípio doutrinário e está assegurado

    na Constituição e nas Leis Orgânicas da Saúde (8080/90 e

    8142/90) e é parte fundamental deste pacto. fonte : http://www.saude.mppr.mp.br/arquivos/File/volume1.pdf



  • III - O PACTO DE GESTÃO DO SUS

    [..]

    Reitera a importância da participação e do controle social com o compromisso de apoio à sua qualificação.

    Explicita as diretrizes para o sistema de financiamento público tripartite: busca critérios de alocação equitativa dos recursos; reforça os mecanismos de transferência fundo a fundo entre gestores; integra em grandes blocos o financiamento federal e estabelece relações contratuais entre os entes federativos.


ID
1319425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Nesse sentido, julgue o item subsequente, relativo às regiões de saúde.

As regiões de saúde são recortes territoriais em espaço geográfico contínuo, identificadas pelos gestores municipais e estaduais a partir de identidades comuns culturais, econômicas ou sociais e da existência de interligações por redes de comunicação, infraestrutura ou transportes.

Alternativas
Comentários
  •  Questao Correta.

    Decreto 7.508/11  que Regulamenta a Lei 8.080/90.

     

     Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.

     

    Bons Estudos............

  • Pessoal,

     

    CORRETA

     

    DECRETO Nº 7.508

    Art. 2o  Para efeito deste Decreto, considera-se:

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

     

    Bons estudos!

  • ART 4º DEC 7.508 

     

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

     

    Art. 4o  As Regiões de Saúde serão instituídas pelo Estado, em articulação com os Municípios, respeitadas as diretrizes gerais pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite - CIT

  • GABARITO: CERTO

    Art. 2º Para efeito deste Decreto, considera-se:

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

    FONTE: DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.


ID
1319428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Nesse sentido, julgue o item subsequente, relativo às regiões de saúde.

As regiões de saúde podem ser intermunicipais, intermunicipais, interestaduais e fronteiriças.

Alternativas
Comentários
  • As regiões podem ter os seguintes formatos:

    Regiões intraestaduais, compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado;

    Regiões Intramunicipais, organizadas dentro de um mesmo município de grande extensão territorial e densidade populacional; 

    Regiões Interestaduais, conformadas a partir de municípios limítrofes em diferentes estados; 

    Regiões Fronteiriças, conformadas a partir de municípios limítrofes com países vizinhos. 

  • Pessoal,

     

    ERRADO

     

    Pactos pela vida, em defesa do SUS e de gestão

    2. Regionalização

     

    Região ou na macrorregião deve ser pactuado na CIB, a partir da realidade de cada estado. Em alguns estados com mais adensamento tecnológico, a alta complexidade pode estar contemplada dentro de uma Região.

    m.As regiões podem ter os seguintes formatos:

    I. Regiões Intraestaduais, compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado;

    I.Regiões Intramunicipais, organizadas dentro de um mesmo município de grande extensão territorial e densidade populacional;

    I.Regiões Interestaduais, conformadas a partir de municípios limítrofes em diferentes estados;

    IV.Regiões Fronteiriças, conformadas a partir de municípios limítrofes com países vizinhos.

     

    Bons estudos!


ID
1319431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das ações e serviços públicos de saúde, julgue o item a seguir.

As ações e serviços públicos de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizados em nível de complexidade crescente.

Alternativas
Comentários
  • Questao Correta.

     Lei 8.080/90  -   Art. 8º  . As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

     

    Bons Estudos..........

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO III

    Da Organização, da Direção e da Gestão

    Art. 8º As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1319434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das ações e serviços públicos de saúde, julgue o item a seguir.

As ações e serviços públicos de saúde não são considerados de relevância pública, podendo sua execução ser feita diretamente ou por terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

Alternativas
Comentários
  • lei 8.080

    Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

    Parágrafo único. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público

     

  • GABARITO: ERRADO

    As ações e serviços públicos de saúde não são considerados de relevância pública. Essa aí matou rsrs. Se for levar em consideração o que temos na saúde pública hj, está até certo...Oh God!

     

    Constituição Federal - Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

    FONTE: CF 1988


ID
1323427
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo recente relatório da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC) /OMS (World Cancer Report 2008), o impacto global do câncer mais que dobrou em 30 anos. Estimou-se que, no ano de 2008, ocorreram cerca de 12 milhões de casos novos de câncer e 7 milhões de óbitos. Nesse cenário, torna-se fundamental que os recursos e esforços sejam direcionados no sentido de orientar as estratégias de prevenção e controle de câncer. 


Tendo texto acima como referência inicial, julgue o item seguinte.

A ocorrência do câncer é mensurada pela taxa de incidência e geralmente expressa por 10.000 pessoas/ano.

Alternativas
Comentários
  • Estimativas para o ano de 2018 das taxas brutas e ajustadas de incidência por 100 mil habitantes e do número de casos novos de câncer, segundo sexo e localização primária* (TABELA 1)

    Referência: INCA - Estimativa 2018


ID
1323433
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo recente relatório da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC) /OMS (World Cancer Report 2008), o impacto global do câncer mais que dobrou em 30 anos. Estimou-se que, no ano de 2008, ocorreram cerca de 12 milhões de casos novos de câncer e 7 milhões de óbitos. Nesse cenário, torna-se fundamental que os recursos e esforços sejam direcionados no sentido de orientar as estratégias de prevenção e controle de câncer. 


Tendo texto acima como referência inicial, julgue o item seguinte.

Taxa de mortalidade por câncer representa o numero total de mortes, geralmente expressa por 10.000 habitantes em um determinado período.

Alternativas

ID
1323436
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo recente relatório da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC) /OMS (World Cancer Report 2008), o impacto global do câncer mais que dobrou em 30 anos. Estimou-se que, no ano de 2008, ocorreram cerca de 12 milhões de casos novos de câncer e 7 milhões de óbitos. Nesse cenário, torna-se fundamental que os recursos e esforços sejam direcionados no sentido de orientar as estratégias de prevenção e controle de câncer. 


Tendo texto acima como referência inicial, julgue o item seguinte.

Uma característica fundamental de muitos cânceres é que a incidência e as taxas de mortalidade aumentam exponencialmente com o aumento da idade do indivíduo.

Alternativas

ID
1323439
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo recente relatório da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC) /OMS (World Cancer Report 2008), o impacto global do câncer mais que dobrou em 30 anos. Estimou-se que, no ano de 2008, ocorreram cerca de 12 milhões de casos novos de câncer e 7 milhões de óbitos. Nesse cenário, torna-se fundamental que os recursos e esforços sejam direcionados no sentido de orientar as estratégias de prevenção e controle de câncer. 


Tendo texto acima como referência inicial, julgue o item seguinte.

A epidemiologia descritiva não pode fazer uso de dados secundários (dados preexistentes de mortalidade e hospitalizações, por exemplo) e primários (dados coletados para o desenvolvimento do estudo).

Alternativas

ID
1323442
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao câncer de mama, julgue o item a seguir.


O câncer de mama é o segundo tipo mais comum de câncer entre as mulheres.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

    (INCA), o câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil e no mundo,

    excluindo o câncer de pele não melanoma.

    Fonte: Diretrizes para a detecção precoce do câncer de mama no Brasil / Instituto Nacional de Câncer

    José Alencar Gomes da Silva – Rio de Janeiro: INCA, 2015.

  • Justamente, como a questão não exclui o melanoma, o câncer de mama seria o segundo. Questão equivocada!

  • Como a questao não exclui o c.a de pele, seria o segundo tipo mais frequente em mulheres, acho que a questão seria passível de recurso.
  • Boa observação o inca sempre fala sobre a exceção do não-melanoma, a banca deveria ter feito o mesmo.


ID
1323448
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao câncer de mama, julgue o item a seguir.


O número de casos novos de câncer de mama esperados para o Brasil em 2010 é de aproximadamente 50.000 casos novos, com um risco estimado de 49 casos a cada 100 mil mulheres.

Alternativas

ID
1323451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao câncer de mama, julgue o item a seguir.


Os fatores de risco relacionados à vida reprodutiva da mulher (menarca tardia, nuliparidade, idade da primeira gestação a termo acima dos 30 anos de idade, anticoncepcionais orais, menopausa precoce e terapia de reposição hormonal) estão bem estabelecidos em relação ao desenvolvimento do câncer de mama.

Alternativas
Comentários
  • São fatores de risco para o câncer de mama: Idade, obesidade, menarca precoce, menopausa tardia, primeira gravidez após os 30 anos, nuliparidade, exposição a radiações ionizantes, terapia hormonal, ingestão regular de álcool.

  • Gab E

  • Menarca precoce e menopausa tardia


ID
1323454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao câncer de mama, julgue o item a seguir.


A idade continua sendo um dos mais importantes fatores de risco. As taxas de incidência aumentam rapidamente até os 50 anos e, posteriormente, esse aumento ocorre de forma mais lenta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado 

    incidência aumenta APÓS 50 anos

  • A idade continua sendo um dos mais importantes fatores de risco. As taxas de incidência aumentam rapidamente até os 50 anos e, posteriormente, esse aumento ocorre de forma mais lenta. Essa mudança no comportamento da taxa é conhecida na literatura como “Clemmesen’s hook”, e tem sido atribuída ao início da menopausa.


    https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/pab/1/unidades_casos_complexos/unidade27/unidade27_ft_cancer.pdf

  • A idade continua sendo um dos mais importantes fatores de risco. As taxas de incidência aumentam rapidamente até os 50 anos e, posteriormente, esse aumento ocorre de forma mais lenta. Essa mudança no comportamento da taxa é conhecida na literatura como “Clemmesen’s hook”, e tem sido atribuída ao início da menopausa


ID
1323457
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao câncer de mama, julgue o item a seguir.


A amamentação, a prática de atividade física e a alimentação saudável, com a manutenção do peso corporal, estão associadas a um menor risco de desenvolvimento do câncer de mama.

Alternativas

ID
1323460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à epidemiologia e ao envelhecimento, julgue o próximo item.


Uma das consequências do crescimento da população idosa é o aumento da demanda por serviços médicos e sociais.

Alternativas

ID
1323466
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à epidemiologia e ao envelhecimento, julgue o próximo item.


Estudos epidemiológicos têm mostrado que doenças e limitações são consequências inevitáveis do envelhecimento.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da questão ?

     

  • doenças e limitações são sim evitáveis no envelhecimento


ID
1323469
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à epidemiologia e ao envelhecimento, julgue o próximo item.


O uso de serviços preventivos, a eliminação de fatores de risco e a adoção de hábitos de vida saudáveis são pouco importantes na determinação do envelhecimento saudável.

Alternativas

ID
1323472
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca dos estudos epidemiológicos, julgue o item a seguir.


Uma característica fundamental dos estudos epidemiológicos é que o status de exposição dos participantes é determinado por fatores outros que não a randomização.

Alternativas

ID
1323475
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca dos estudos epidemiológicos, julgue o item a seguir.


Uma vantagem dos estudos observacionais é que fatores externos outros podem estar correlacionados tanto com o fator de exposição (exemplo: tabagismo) quanto à doença de interesse do estudo (exemplo: enfisema pulmonar).

Alternativas
Comentários
  • Os estudos observacionais constituem a única forma de estudar efeitos colaterais das diferentes terapias e também algumas contraindicações. servem para se comparar algo em relação a um desfecho, mas não pode alocar essa amostra, por exemplo, quando se quer estudar casos de câncer de pulmão em homens e mulheres. O desfecho é o câncer de pulmão e a comparação é entre homens e mulheres.

    A questão está errada porque os estudos observacionais não são fatores externos que podem ser correlacionados com o fator exposição. 


ID
1323481
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca dos estudos epidemiológicos, julgue o item a seguir.


Estudos epidemiológicos são frequentemente caracterizados como observacionais.

Alternativas
Comentários
  • Correto, os estudos observacionais estudam uma certa enfermidade em um grupo de pessoas. Por exemplo, casos de câncer de mama em mulheres, câncer de próstata em homens. Frequentemente são caracterizados assim pois seus estudos estão voltados para uma população específica ou para alguma característica comuns entre as pessoas que possuem certa enfermidade. 

  • Os estudos epidemiológicos podem ser classificados em observacionais ou experimentais. Porém os mais frequentes são os observacionais.


ID
1323484
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca dos estudos epidemiológicos, julgue o item a seguir.


Os estudos analíticos caracterizam a prevalência de um fator de risco e ou a ocorrência de uma doença em uma população.

Alternativas
Comentários
  • Estudos analíticos são aqueles delineados para examinar a existência de associação entre uma exposição e uma doença ou condição relacionada à saúde. Os principais delineamentos de estudos analíticos são: a) ecológico; b) seccional (transversal); c) caso-controle (caso-referência); e d) coorte (prospectivo).

  • Estudos analíticos- compara resultados. Estudos descritivos- distribuição da doenca em tempo e lugar.

ID
1323487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca dos estudos epidemiológicos, julgue o item a seguir.


Os estudos descritivos identificam características pessoais, localização geográfica e períodos de tempo que podem estar associados a um risco baixo ou elevado de câncer.

Alternativas

ID
1323490
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca dos estudos epidemiológicos, julgue o item a seguir.


Os estudos analíticos são mais apropriados para testar hipóteses, por exemplo, medindo a associação entre a exposição de um individuo a um fator de risco e a doença subsequente.

Alternativas

ID
1323496
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O hábito de consumo de tabaco é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão. A respeito dessa neoplasia, julgue o item que se segue.


Estima-se que 80% a 90% da incidência de câncer de pulmão seja atribuída ao fumo.

Alternativas

ID
1323499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem

O hábito de consumo de tabaco é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão. A respeito dessa neoplasia, julgue o item que se segue.


Comparados aos não fumantes, os tabagistas têm cerca de cinco vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão.

Alternativas

ID
1323505
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O hábito de consumo de tabaco é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão. A respeito dessa neoplasia, julgue o item que se segue.


Importantes fatores de risco para o câncer de pulmão são: exposição ao asbesto, ao gás radioativo radônio e à poluição do ar, assim como infecções pulmonares de repetição e a deficiência ou o excesso de vitamina A.

Alternativas

ID
1323508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ainda em relação ao câncer de pulmão, julgue o item subsequente.


O câncer de pulmão é o tipo mais comum de câncer no mundo, e o que mais conduz ao óbito.

Alternativas

ID
1323511
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ainda em relação ao câncer de pulmão, julgue o item subsequente.


Esse tipo de câncer é geralmente detectado em estágios iniciais, uma vez que a sintomatologia nos estágios iniciais da doença é comum.

Alternativas

ID
1323517
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ainda em relação ao câncer de pulmão, julgue o item subsequente.


A sobrevida média cumulativa total em cinco anos varia entre 50% e 60% em países desenvolvidos, e 20% nos países em desenvolvimento.

Alternativas

ID
1323520
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ainda em relação ao câncer de pulmão, julgue o item subsequente.


Não há evidências na literatura de que pessoas com história familiar de câncer de pulmão apresentem risco aumentado para o aparecimento da doença.

Alternativas

ID
1323526
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ainda em relação ao câncer de pulmão, julgue o item subsequente.


Ao final do século XX, o câncer de pulmão se tornou uma das principais causas de morte evitável.

Alternativas

ID
1323529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ainda em relação ao câncer de pulmão, julgue o item subsequente.


Segundo dados do INCA, as regiões Norte e Nordeste do Brasil apresentam as mais altas taxas de incidência de câncer de pulmão.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Segundo um levantamento da Orizon a região Sul tem um índice elevado de incidência de câncer do pulmão


ID
1323535
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito dos estudos de coorte, julgue o item seguinte.


Esses estudos contribuem para se entender como o tabaco, a radiação ionizante e outros fatores ambientais ou ocupacionais podem aumentar o risco de câncer.

Alternativas
Comentários
  • Relação de causa/efeito

  • Relação de causa/efeito


ID
1323538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito dos estudos de coorte, julgue o item seguinte.


Uma característica dos estudos de coorte é que os participantes são randomizados pelos fatores de exposição (exemplo:sujeito exposto e não exposto).

Alternativas
Comentários
  • Estudo de coorte é um tipo de estudo em que o investigador limita-se a observar e analisar a relação existente entre a presença de fatores de riscos ou características e o desenvolvimento de enfermidades, em grupos da população.

  • A randomização ocorre nos estudos epidemiológicos experimentais como ex. no ensaio clínico randomizado. A randomização é o mesmo que aleatorização, ou seja, distribui os pacientes ao acaso, mesma probabilidade. 

    No estudo de coorte o pesquisador mede mas não intervém por se tratar apenas de um estudo observacional.


ID
1323541
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito dos estudos de coorte, julgue o item seguinte.


Todos os estudos de coorte fazem análises retrospectivas dos casos estudados e dos fatores de risco.

Alternativas
Comentários
  • faz análise prospectiva

  • Um dica: muito cuidado com questões que falam TUDO, SEMPRE, TODOS normalmente são erradas!

  • existe o estudo de coorte retrospectivo e o prospectivo


ID
1323547
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito dos estudos de coorte, julgue o item seguinte.


A maioria dos estudos de coorte tem como objetivo primário a comparação da incidência do desfecho entre indivíduos expostos (IE) e não expostos (I0), o que é feito a partir do cálculo de medidas de associação baseadas em diferenças de incidências (IE - I0) ou em razão de incidências (IE ÷ I0).

Alternativas

ID
1323550
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito dos estudos de coorte, julgue o item seguinte.


Um estudo que, por exemplo, correlacione a dieta e a atividade física com o câncer de cólon e reto entre chineses que migraram para os Estados Unidos da América e chineses moradores de Shangai é considerado classicamente um estudo de coorte.

Alternativas
Comentários
  • Estudos ecológicos.

  • "Estudos de coorte fazem parte do grupo de estudos observacionais de cunho epidemiológico que se propõem a observar, em uma população previamente definida, qual será a incidência de determinada doença ou fenômeno relacionado à saúde ou doença"

    retirei este trecho da internet


ID
1323556
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação ao câncer de colo uterino, julgue o item que se segue.


Sua incidência é elevada tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento, sendo o segundo tipo mais frequente de câncer em mulheres no Brasil..

Alternativas
Comentários
  • Tipos de câncer mais frequentes em mulheres:

    1 mama

    2 coloretal

    3 utero

    4 pulmão

    5 estômago

    Fonte:INCA.


ID
1323559
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação ao câncer de colo uterino, julgue o item que se segue.


O HPV é condição necessária e único fator de risco para o desenvolvimento, manutenção e progressão das lesões intraepiteliais.

Alternativas

ID
1323565
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação ao câncer de colo uterino, julgue o item que se segue.


É estimado que uma redução de cerca de 20% da mortalidade por esse câncer pode ser alcançada por meio do rastreamento de mulheres na faixa etária de 25 a 65 anos com o teste de Papanicolaou e tratamento das lesões precursoras com alto potencial de malignidade ou carcinoma in situ.

Alternativas
Comentários
  • É estimada que uma redução de cerca de 80% da mortalidade por câncer de colo de útero possa ser alcançada por meio do rastreamento de mulheres na faixa etária de 25 a 65 anos, com o testede Papanicolaou e tratamento das lesões precursoras com alto potencial de malignidade ou carcinoma in situ.

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000400012

     


ID
1323568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação ao câncer de colo uterino, julgue o item que se segue.


No Brasil, a vacina quadrivalente contra HPV 6, 11, 16 e 18, desenvolvida para a prevenção de infecção pelos tipos virais mais comuns nas verrugas genitais (HPV 6 e 11) e no câncer do colo do útero (HPV 16 e 18), é indicada para a faixa etária de 9 a 26 anos; e a vacina bivalente contra HPV dos tipos 16 e 18, associados ao câncer do colo do útero, é indicada para faixa etária de 10 a 19 anos de idade.

Alternativas
Comentários
  • Deveria esta errada..

    Conforme registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), essas vacinas têm indicações para faixas etárias distintas. A vacina quadrivalente tem indicação para mulheres e homens entre 9 e 26 anos de idade, e a vacina bivalente tem indicação para mulheres a partir de 9 anos, sem restrição de idade..

     

  • Acredito que a questão esteja desatualizada. Aguardo o comentário do professor.

    Força e Fé!

  • ATUALIZAÇÃO HPV 2019

    MENINOS : 9 A 14 ANOS

    MENINAS: 11 A 14 ANOS

  • se lascar, nem olhei o ano da questão. Se fosse atual acertaria. Questão de 2010

  • questão desatualizadas, meninas 9 a 14 anos meninos 11 a 14 anos...
  • Vacina contra HPV

    Também têm direito à imunização portadores do vírus HIV de 9 a 26 anos ou pessoas com câncer em uso de quimioterapia e radioterapia (ambos os sexos), além de quem já foi submetido a algum transplante de órgão. No primeiro caso (HIV/Aids), são necessárias três doses — com intervalo de dois e seis meses. Para os demais, permanece o esquema atual: duas com um espaço de seis meses entre uma e outra.


ID
1323571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem

Com relação ao câncer de colo uterino, julgue o item que se segue.


O teste Papanicolau convencional constitui a principal estratégia utilizada em programas de rastreamento voltados ao controle do câncer do colo do útero, mas, devido ao seu alto custo, há dificuldade de implementação do programa de prevenção nas regiões mais pobres do país.

Alternativas

ID
1323577
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação ao câncer de colo uterino, julgue o item que se segue.


A coinfecção por agentes infecciosos como o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e Chlamydia trachomatis não é considerada fator que contribui para a etiologia do câncer de colo uterino.

Alternativas

ID
1323580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em bioestatística, o teste de hipótese permite a tomada de decisões racionais em situações que envolvam incertezas. O procedimento para determinar qual de dois tratamentos é o mais eficiente envolve a seleção de duas amostras e a comparação dos resultados obtidos. 


Nesse contexto, julgue o item a seguir.

Em estudos caso-controle, quando se quer comparar dois grupos através de suas respostas em uma variável dicotômica, usa-se o teste t de Student.

Alternativas
Comentários

ID
1323583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em bioestatística, o teste de hipótese permite a tomada de decisões racionais em situações que envolvam incertezas. O procedimento para determinar qual de dois tratamentos é o mais eficiente envolve a seleção de duas amostras e a comparação dos resultados obtidos.

 
Nesse contexto, julgue o item a seguir.

O teste exato de Fisher, equivalente ao teste do x2, é utilizado para amostras pequenas.

Alternativas

ID
1323586
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em bioestatística, o teste de hipótese permite a tomada de decisões racionais em situações que envolvam incertezas. O procedimento para determinar qual de dois tratamentos é o mais eficiente envolve a seleção de duas amostras e a comparação dos resultados obtidos. 


Nesse contexto, julgue o item a seguir.

O teste do x2, proposto por Karl Pearson, serve para verificar se a frequência com que um determinado acontecimento observado em uma amostra se desvia significativamente ou não da frequência com que ele é esperado.

Alternativas

ID
1323589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em bioestatística, o teste de hipótese permite a tomada de decisões racionais em situações que envolvam incertezas. O procedimento para determinar qual de dois tratamentos é o mais eficiente envolve a seleção de duas amostras e a comparação dos resultados obtidos. 


Nesse contexto, julgue o item a seguir.

Risco relativo é uma relação (ratio) da probabilidade de o evento ocorrer no grupo exposto contra o grupo de controle (não exposto), sendo muito utilizado em estudos de caso-controle.

Alternativas
Comentários
  • Risco relativo(RISCO DE UM EVENTO ACONTECER/PARA DESENVOLVER A DOENÇA) é uma relação (ratio) da probabilidade de o evento ocorrer no grupo exposto contra o grupo de controle (não exposto), sendo muito utilizado em estudos de caso-controle(JÁ CONHECEMOS O EVENTO).


    GAB: ERRADO



ID
1323592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em bioestatística, o teste de hipótese permite a tomada de decisões racionais em situações que envolvam incertezas. O procedimento para determinar qual de dois tratamentos é o mais eficiente envolve a seleção de duas amostras e a comparação dos resultados obtidos.

 
Nesse contexto, julgue o item a seguir.

A razão de chances (do inglês odds ratio) é definida como a razão entre a chance de um evento ocorrer em um grupo e a chance de ocorrer em outro grupo. A razão de chances precisa ser sempre igual ou maior que zero.

Alternativas
Comentários
  • bem estranho esse gabarito.

    Visto que a associação:

    menor que 1 não tem associação e

    maior que 1 tem associação de causa efeito.

  • Lembre-se dos aspectos importantes sobre a razão de chances (ODDS RATIO):

    ·       A Razão de Chances não é um dado linear.

    ·       O efeito nulo ocorre quando a razão de chances é igual a 1. Perceba que isso ocorre pelo fato de a chance de algo ocorrer sobre a chance de algo não ocorrer é a mesma.

    ·       Não é possível ter uma razão de chances negativa.

    ·       É possível calcular o intervalo de confiança para a razão de chances.

    Portanto, de fato é correto afirmar que a razão de chances precisa ser sempre igual ou maior que zero.

    Resposta: C


ID
1323595
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em bioestatística, o teste de hipótese permite a tomada de decisões racionais em situações que envolvam incertezas. O procedimento para determinar qual de dois tratamentos é o mais eficiente envolve a seleção de duas amostras e a comparação dos resultados obtidos. 


Nesse contexto, julgue o item a seguir.


As variáveis mensuráveis contínuas podem assumir apenas valores inteiros, sem intermediários possíveis. Elas também são chamadas de merísticas ou discretas.

Alternativas
Comentários
  • As variáveis mensuráveis contínuas podem assumir apenas valores inteiros, sem intermediários possíveis. Elas também são chamadas de merísticas ou discretas.

     

    Variáveis Discretas: características mensuráveis que podem assumir apenas um número finito ou infinito contável de valores e, assim, somente fazem sentido valores inteiros. Geralmente são o resultado de contagens. Exemplos: número de filhos, número de bactérias por litro de leite, número de cigarros fumados por dia.

     

    Variáveis Contínuas: características mensuráveis que assumem valores em uma escala contínua (na reta real), para as quais valores fracionais fazem sentido. Usualmente devem ser medidas através de algum instrumento. Exemplos: peso (balança), altura (régua), tempo (relógio), pressão arterial, idade.

     

    Gabarito: ERRADA.


ID
1323598
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os produtos da queima do tabaco contêm mais de 2.000 compostos químicos e aproximadamente 60 deles são carcinogênicos. Acerca dos cânceres relacionados ao tabagismo, julgue o próximo item.


A nicotina é o segundo componente mais comum do fumo do tabaco.

Alternativas
Comentários
  • 1º lugar - Monóxido de Carbono

    2º lugar- Nicotina

    amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído e acroleína, entre outras substâncias...


ID
1323601
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os produtos da queima do tabaco contêm mais de 2.000 compostos químicos e aproximadamente 60 deles são carcinogênicos. Acerca dos cânceres relacionados ao tabagismo, julgue o próximo item.


O fumo pode levar a lesão do DNA e a mutações de oncogenes e genes supressores de tumor, sendo a mutação mais frequente a do K-ras.

Alternativas

ID
1323604
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os produtos da queima do tabaco contêm mais de 2.000 compostos químicos e aproximadamente 60 deles são carcinogênicos. Acerca dos cânceres relacionados ao tabagismo, julgue o próximo item.


Programas de controle do tabagismo devem ser direcionados a adolescentes, pois a maioria dos adultos que fumam iniciam o uso do tabaco durante a adolescência.

Alternativas

ID
1323607
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os produtos da queima do tabaco contêm mais de 2.000 compostos químicos e aproximadamente 60 deles são carcinogênicos. Acerca dos cânceres relacionados ao tabagismo, julgue o próximo item.


As mulheres que fumam têm um risco maior de desenvolver câncer de pulmão do que os homens que também fumam. As causas podem estar relacionadas a mutações específicas ou mesmo ao efeito do estrógeno no sexo feminino.

Alternativas

ID
1323610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os produtos da queima do tabaco contêm mais de 2.000 compostos químicos e aproximadamente 60 deles são carcinogênicos. Acerca dos cânceres relacionados ao tabagismo, julgue o próximo item.


Estudos mostram que crianças com sete anos de idade nascidas de mães que fumaram dez ou mais cigarros por dia durante a gestação apresentam atraso no aprendizado, quando comparadas a outras crianças, filhas de mães não fumantes: observou-se atraso de três meses para a habilidade geral, de quatro meses para a leitura e de cinco meses para a matemática.

Alternativas

ID
1323613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os produtos da queima do tabaco contêm mais de 2.000 compostos químicos e aproximadamente 60 deles são carcinogênicos. Acerca dos cânceres relacionados ao tabagismo, julgue o próximo item.


A absorção da fumaça do cigarro por aqueles que convivem em ambientes fechados com fumantes (fumo passivo) pode causar um maior risco de doença por causa do tabagismo, independentemente do tempo de exposição à fumaça.

Alternativas

ID
1323616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em estudos oncológicos, com muita frequência, a principal resposta de interesse é o tempo entre o início da observação do paciente e a ocorrência de um evento com significado especial. A esse respeito, julgue o item subsequente.


Sobrevida livre de doença pode ser definida como o tempo decorrido entre o início do estudo e a morte do paciente.

Alternativas

ID
1323619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em estudos oncológicos, com muita frequência, a principal resposta de interesse é o tempo entre o início da observação do paciente e a ocorrência de um evento com significado especial. A esse respeito, julgue o item subsequente.


A censura é um evento comum em estudos clínicos e sem maiores repercussões na análise de sobrevida.

Alternativas

ID
1323622
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em estudos oncológicos, com muita frequência, a principal resposta de interesse é o tempo entre o início da observação do paciente e a ocorrência de um evento com significado especial. A esse respeito, julgue o item subsequente.


O gráfico utilizado para medir a fração de pacientes vivos por certo período de tempo é conhecida como fórmula de Greenwood.

Alternativas

ID
1323625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em estudos oncológicos, com muita frequência, a principal resposta de interesse é o tempo entre o início da observação do paciente e a ocorrência de um evento com significado especial. A esse respeito, julgue o item subsequente.


A análise univariada tem as vantagens de ser de execução relativamente fácil, eliminar covariáveis irrelevantes e avaliar o valor prognóstico de cada variável de maneira independente.

Alternativas

ID
1323628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em estudos oncológicos, com muita frequência, a principal resposta de interesse é o tempo entre o início da observação do paciente e a ocorrência de um evento com significado especial. A esse respeito, julgue o item subsequente.


Fatores prognósticos são importantes para prever a evolução da doença, definir subgrupos com diferentes riscos, orientar o planejamento de ensaios clínicos, além de propor ideias e questões para estudos futuros.

Alternativas

ID
1323631
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em estudos oncológicos, com muita frequência, a principal resposta de interesse é o tempo entre o início da observação do paciente e a ocorrência de um evento com significado especial. A esse respeito, julgue o item subsequente.


O valor de p expressa a probabilidade de que a correlação encontrada entre as variáveis em um estudo seja devida ao acaso, ou seja, quando o valor de p é <0,05, é provável que a diferença se deva ao acaso.

Alternativas

ID
1323634
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os ensaios clínicos são a extensão médica das experiências científicas. Em pesquisa clínica, os ensaios clínicos são enquadrados em quatro tipos. Acerca de ensaios clínicos, julgue o próximo item.


Os estudos da fase I visam estabelecer o espectro de ação clínica, ou resposta, de uma substância ou combinação de drogas.

Alternativas
Comentários
  • Ensaio Clínico de Fase I: os primeiros estudos a serem conduzidos em seres humanos, normalmente num número reduzido de voluntários saudáveis (20-80). Têm por objetivo proceder a uma avaliação inicial da segurança e tolerabilidade do novo medicamento, bem como do perfil farmacocinético e farmacodinâmico. 

    http://www.roche.pt/corporate/index.cfm/farmaceutica/ensaios-clinicos/tipos-de-um-ensaio-clinico/

     

  • A questão fala de padrões de procedimento. No popular, é padronizar a forma como o cliente será atendido. Trata-se, portanto, de execução e não de controle.

    Lembrando que é possível aferir o controle próprio da atividade, por meio de indicadores, mas não é o caso da questão.


ID
1323637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os ensaios clínicos são a extensão médica das experiências científicas. Em pesquisa clínica, os ensaios clínicos são enquadrados em quatro tipos. Acerca de ensaios clínicos, julgue o próximo item.


Estudos da fase II são desenhados para se definir a relação entre a dose e a toxicidade de determinado medicamento. Servem, ainda, para testar modos diferentes de administração de um mesmo tratamento.

Alternativas
Comentários
  • Fase II: cerca de 100 a 300 indivíduos que têm a doença ou condição para a qual o procedimento está sendo estudado participam desta fase, que tem como objetivo obter mais dados de segurança e começar a avaliar a eficácia do novo medicamento ou procedimento. Os testes de fase II, geralmente diferentes dosagens assim como diferentes indicações do novo medicamento também são avaliadas nesta fase. 

  • GABARITO ERRADO DO Q CONCURSO!!!

    Os estudos de fase II são os primeiros estudos de avaliação de dose em resposta ao tratamento, bem como avaliam o perfil de segurança do medicamento sob investigação. Servem, ainda, para determinar diferentes modos de administração de um mesmo tratamento (RESPOSTA RETIRADA DE UM LIVRO DA EDITORA SANAR).

  • A pesquisa clínica é usualmente classificada em 4 fases: I, II, III e IV.

    Devemos antes lembrar que, para se estudar clinicamente um medicamento, ele já deverá ter sido aprovado em testes pré-clínicos, ou seja, aspectos de segurança são avaliados em animais de experimentação antes da aplicação dessa droga em seres humanos.

    Quando essa medicação está pronta para ser testada no ser humano, as fases de investigação clínica iniciam-se e seguem uma após a outra, até que o maior volume possível de informações sobre o medicamento seja obtido.

    Fase I: refere-se ao uso do medicamento pela primeira vez em um ser humano, geralmente um indivíduo saudável e que não tem a doença para a qual o medicamento está sendo estudado. Nesta fase serão avaliadas diferentes vias de administração e diferentes doses, realizando-se testes iniciais de segurança e de interação com outras drogas ou álcool. Cerca de 20 a 100 indivíduos participam dessa fase.

    Fase II: cerca de 100 a 300 indivíduos que têm a doença ou condição para a qual o procedimento está sendo estudado participam desta fase, que tem como objetivo obter mais dados de segurança e começar a avaliar a eficácia do novo medicamento ou procedimento. Os testes de fase II, geralmente diferentes dosagens assim como diferentes indicações do novo medicamento também são avaliadas nesta fase. 

    Fase III: depois de concluído o estudo piloto, grandes estudos multicêntricos acompanham milhares de pacientes, 5 a 10 mil, em geral, dependendo da patologia em questão com a doença em questão, por um período maior de tempo, geralmente sendo comparados a outros tratamentos existentes e recomendados para o mesmo problema.

    Durante esta fase se espera obter maiores informações sobre segurança, eficácia e interação de drogas. Ao participar de uma pesquisa em fase III, o voluntário poderá receber ou o novo tratamento ou o tratamento habitual (ou placebo). O objetivo desta fase de estudo é comparar ambos os tratamentos e estabelecer a superioridade de um sobre o outro. A análise dos dados obtidos na fase III pode levar ao registro e aprovação para uso comercial do novo medicamento ou procedimento, pelas autoridades sanitárias.

    Fase IV: após um medicamento ou procedimento diagnóstico ou terapêutico ser aprovado e levado ao mercado, testes de acompanhamento de seu uso são elaborados e implementados em milhares de pessoas, possibilitando o conhecimento de detalhes adicionais sobre a segurança e a eficácia do produto. Um dos objetivos importantes dos estudos fase IV é detectar e definir efeitos colaterais previamente desconhecidos ou incompletamente qualificados, assim como os fatores de risco relacionados. Esta fase é conhecida como Farmacovigilância.

    https://www.fcm.unicamp.br/fcm/cpc-centro-de-pesquisa-clinica/pesquisa-clinica/quais-sao-fases-da-pesquisa-clinica

  • Vias de administração são estabelecidas na Fase 1.


ID
1323640
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os ensaios clínicos são a extensão médica das experiências científicas. Em pesquisa clínica, os ensaios clínicos são enquadrados em quatro tipos. Acerca de ensaios clínicos, julgue o próximo item.


Os estudos da fase III são realizados para se confirmar se os resultados obtidos na fase anterior são aplicáveis em uma grande parte da população doente. Nessa fase, o medicamento já foi aprovado para ser comercializado.

Alternativas
Comentários
  • Ensaio Clínico de Fase III: estudos comparativos, geralmente multicêntricos, necessários para demonstrar a segurança, eficácia e benefício terapêutico de um novo medicamento por comparação com um medicamento padrão e/ou placebo. Estes estudos são necessários para a submissão às Autoridades Regulamentares do pedido de Autorização de Introdução no Mercado (AIM). Nestes ensaios são envolvidos entre centenas e milhares de doentes.

    Os ensaios clínicos de fase I a III são essenciais para a aprovação do novo medicamento pelas autoridades competentes.

    NOTA! O estudo de fase IV, nessa fase o medicamento já foi aprovado para ser comercializado.


ID
1323643
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os ensaios clínicos são a extensão médica das experiências científicas. Em pesquisa clínica, os ensaios clínicos são enquadrados em quatro tipos. Acerca de ensaios clínicos, julgue o próximo item.


O método quantitativo de reunir dados de vários estudos relativos a um mesmo assunto, com o objetivo de reduzir as deficiências da literatura, é conhecido como meta-análise.

Alternativas